Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Organização do Trabalho Pedagógico - provas online - n2

 Minha N2
Resultado final : 2
Realizada em 11/11/11
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

1. Sobre as implicações didático-pedagógicas da escola, assinale a alternativa correta.

  • Ensinar consiste em dominar os conteúdos e adequar métodos e estratégias de ensino para que o aluno aprenda.
  • As ações do professor junto aos alunos são permeadas por crenças e valores.
  • É importante que professores e funcionários da escola discutam sobre as concepções individuais de cada educando.
  • A fragmentação disciplinar auxilia no entendimento dos conteúdos específicos.

2. Sobre a prática docente, assinale a alternativa correta.

  • Para Pimenta e Lima, a profissão de educador é uma prática social.
  • O professor não precisa estar em constante aprendizado.
  • Segundo Pimenta e Lima, a prática docente tradicional é imutável.
  • O professor deve desenvolver, no aluno, a capacidade de ouvir apenas a si mesmo.

3. Segundo Foucault, as relações de poder em uma sociedade estão associados

  • ao sujeito histórico, subjetivado.
  • ao poder que é absorvido pela alma.
  • a um poder estático.
  • aos sujeitos que são formados pelas práticas que lhe foram impostas.

4. A aprendizagem era controlada pela avaliação diagnóstica na fase

  • do planejamento participativo.
  • instrumental.
  • do planejamento regulamentado.
  • do planejamento descritivo.

Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 

1. Por avaliação inicial, podemos compreender tarefas avaliativas
 que buscam quantificar e valorar os conhecimentos prévios dos alunos.
 que são normalmente associadas aos conteúdos mínimos.
 que visam a conhecer melhor o aluno: suas competências curriculares, seu estilo de aprendizagem, seus interesses etc.
 estruturadas somente no conhecimento que os alunos já possuem.

2. O Realismo é a doutrina
 que considera todos os objetos de conhecimento e suas representações.
 que considera os objetos de conhecimento independentes da nossa consciência.
 que, quando subordinada ao pensamento, revela o objeto em questão.
 ligada a toda existência, a todas as ideias existentes na vida humana.

3. Sobre as implicações didático-pedagógicas da escola, assinale a alternativa correta.
É importante que professores e funcionários da escola discutam sobre as concepções individuais de cada educando.
 A fragmentação disciplinar auxilia no entendimento dos conteúdos específicos.
 As ações do professor junto aos alunos são permeadas por crenças e valores.
 Ensinar consiste em dominar os conteúdos e adequar métodos e estratégias de ensino para que o aluno aprenda.

4. O que é uma avaliação escolar?
É uma classificação visando destacar os melhores alunos.
 É medir a inteligência dos alunos.
 É um dos elementos presentes no processo ensino-aprendizagem.
 É verificar se o aluno possui nota para mudar de série


Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
1. Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
Para Lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas.
 sociais.
 culturais.
 cognitivas. 

lingüísticas.

2. O plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto de aulas. Isso significa que o plano de aula:
 relaciona-se com o projeto de trabalho.
 e o Projeto Político Pedagógico podem ser tomados como sinônimos.
 é indicado para os professores que não possuem experiência docente.
 configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.

3. Nos projetos de trabalho devemos estruturar atividades que
 contribuam para a socialização dos alunos levando-os a adentrar sociedades que em outro momento não seria possível, como em favelas, por exemplo.
 busquem incentivar, estimular, proporcionar, valorizar os conhecimentos das crianças, familiares e professores. 

explorem ao máximo as possibilidades dos alunos em seu tempo livre, como em fins de semana e feriados.
 auxiliem na construção da visão individualizada que o aluno deve ter do mundo, da sociedade em que vive.

4. Leia abaixo:
Trabalhar em sala de aula utilizando projetos de trabalho possibilita operacionalizar um planejamento mutante, inovador, desprendendo-se de um planejamento singular e repetitivo, porque:
 desponta, hoje, como uma das grandes propostas relacionadas ao planejamento.
 o mais importante não é que o professor consiga dar toda a sua matéria, mas sim que os alunos adquiram os significados que estão disponíveis no assunto em questão. 

o mais importante é que o professor consiga dar toda a sua matéria, pois, assim, os alunos adquirem os significados disponíveis em todos os assuntos trabalhados no projeto.
 podemos propor atividades rápidas, para não cansar os alunos.

1. Sobre as faculdades humanas descritas por Gardner, assinale a alternativa correta.

  • As atividades de resta-um e dominó auxiliam a desenvolver a capacidade lógico-matemática.
  • A capacidade de reproduzir e descriminar sons, peças teatrais etc. é chamada de cinestésica.
  • A lingüística busca abordar trabalhos com charges e histórias em quadrinhos em sala de aula.
  • A capacidade de interagir com outras pessoas é intitulada de interpessoal.

3. Segundo Paulo Freire, quais características e qualidades do professor progressista são construídas na prática pedagógica?
Humildade, tolerância, respeito, impaciência, comprometimento, amorosidade e firmeza.
 Humildade, respeito, impaciência, firmeza, comprometimento, amorosidade e alegria.
 Paciência e impaciência, humildade, tolerância, ensinar a ouvir e respeito.
 Humildade, amorosidade, tolerância, tensão entre paciência e impaciência, coragem, decisão, segurança e alegria.

O que é uma avaliação escolar? 
É uma classificação visando destacar os melhores alunos.
É medir a inteligência dos alunos.
É um dos elementos presentes no processo ensino-aprendizagem.
É verificar se o aluno possui nota para mudar de série.
1. Sobre a Didática, assinale a alternativa correta.
   É uma forma de facilitar o trabalho do educador e a aprendizagem
do educando.correta
  

2. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os PCN
e os temas transversais reforçam e institucionalizam
   a transmissão de conteúdos.correta

3. Sobre os estudos culturais, assinale a alternativa correta.
   A educação utiliza-se de vários recursos.correta

4. Leia abaixo:
O documento que propicia uma visão clara do que, de quando e por
quanto tempo vai ser estudado, assim como quais os objetivos,
conteúdos e a profundidade do estudo, é o
   plano de trabalho do professor.correta

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
1. A representação tem efeitos específicos, ligados, sobretudo, à produção de
identidades culturais.
 sujeitos.
 identidades sociais.
 identidades culturais e sociais.

2. Segundo Stuart Hall, a identidade de um indivíduo é definida
Coerentemente.
 Biologicamente.
 Unificadamente.
 Historicamente.

3. Os PCN buscam salientar que a escola é socialmente onipotente e que fracassa na sua missão educativa devido, exclusivamente, aos seus problemas
externos.
 internos.
 com alunos.
 internos e externos.

4. Para se falar em avaliação escolar, precisamos nos remeter
antes de tudo ao processo cognitivo de assimilação de informações e conhecimentos.
 a todas as teorias concernentes às diferentes formas de avaliação pensadas até hoje.
 ao pressuposto da hereditariedade, pois apresentou resultados mais satisfatórios.
 ao processo histórico da construção dos conceitos: avaliação e inteligência.


Leia o depoimento a seguir:
"esta abordagem consiste nas tendências ou enfoques que ressaltam o sujeito, dando ênfase a relações interpessoais e à vida psicológica e emocional do indivíduo. É o chamado 'ensino centrado no aluno'."
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
 abordagem humanista.

Leia o trecho a seguir.
É a diretriz orientadora das ações educativas na escola, expressando as concepções de homem, sociedade, educação, conhecimento, escola, dentre outras, que justifiquem e fundamentem as práticas da instituição.
O texto é o conceito de:
projeto político-pedagógico.

Segue abaixo:
As tendências pedagógicas definem o papel da educação e do homem no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula através dos elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Leia o parágrafo abaixo e assinale a qual pedagogia ele se refere.
A escola modela o comportamento humano através de técnicas específicas que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem no sistema social global.
pedagogia liberal tecnicista.

Sobre as críticas voltadas aos pcn, o que é correto afirmar?
 temas transversais foram excluídos dos currículos e ignorados nas práticas sociais e escolares.

Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
Para lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas.
cognitivas.

O QUE É CORRETO AFIRMAR SOBRE  o MULTICULTURALISMO ?
NOS AUXILIA NA FABRICAÇÃO DE IDENTIDADE

A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.

O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?
as situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.

Leia o trecho que segue.
É a "apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar". (Luckesi, 1984, p. 211 apud Vasconcellos, 2000, p. 80). Essa afirmação define
plano.

Para Silva, o nexo íntimo e estreito entre educação e identidade social, entre escolarização e subjetividade, é assegurado precisamente pelas seguintes experiências corporificadas no currículo:

 cognitivas e afetivas.

A educação continuada deve estar voltada para
 as necessidades socioculturais, econômicas e tecnológicas.

Sobre as diretrizes curriculares nacionais, o que é correto afirmar?
e procedimentos na educação fundamental, segundo a ceb 4/98, expressas pelo conselho nacional de educação.
são construídas a partir de níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã.

A creche e a escola de educação infantil são espaços
socializadores.

2. Observe abaixo:
Para Libâneo, é necessário ter preparo teórico-prático para superar a visão fragmentada do ensino em prol de uma visão interdisciplinar, exigindo-se para isso várias habilidades.
A habilidade descrita abaixo relaciona-se com quais exigências apontadas pelo autor?
"capacidade de problematizar situações, de pensar crítico, de aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade."
ensinar a pensar criticamente

Leia o depoimento a seguir.
Como trabalho final, os alunos precisam construir um texto. Escolhem o tema, a forma de desenvolver o artigo, as obras a serem pesquisadas, o problema a ser levantado e a hipótese a ser defendida ou negada. Esses alunos têm a possibilidade de criar, de serem autores. Em suas próprias vidas é isso que precisam constantemente fazer.
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
 pedagogia relacional.

O currículo que se concretiza nos parâmetros curriculares nacionais e em documentos é o currículo
 formal.

Sobre a pedagogia liberal, assinale a alternativa correta.
na pedagogia liberal renovada e progressivista, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.

Para Ariès, o sentimento de família, o sentimento de classe e o sentimento de raça surgem como manifestações de uma mesma preocupação,
a uniformidade.

O que é realismo?
 é a doutrina que considera os objetos de conhecimento independentes da nossa consciência.

Leia abaixo:
A instituição escolar não pode fazer de conta que o mundo é harmonioso, que não existem a devastação do meio ambiente, as guerras, a fome, a violência, porque tudo isso está presente e traz consequências para o momento em que vivemos e para os momentos futuros. Diferentemente, a escola deve trazer para dentro de seus espaços o mundo real, do qual crianças e professores fazem parte. Fazendo isso,
mostra clareza da própria função social, do homem que quer formar e do tipo de prática pedagógica correspondente

Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s)
conhecimento.

Considerando as competências necessárias para a prática do professor, Nóvoa enumera e valoriza duas competências, que são:
organizar e compreender o conhecimento.

Atualmente, a preocupação elementar da didática diz respeito às condições e aos modos de melhorar e potencializar a aprendizagem dos alunos.
Na concepção de Libâneo, a didática baseia-se na:
concepção de homem e sociedade.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?
significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.


Sobre os três modelos pedagógicos e epistemológicos desenvolvidos por Fernando Becker, assinale a alternativa correta:
a pedagogia relacional é aquela que acredita que tudo que o aluno construiu em sua vida auxilia na construção de novos conhecimentos

Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo:
da escola, dos alunos e dos professores.

O plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto de aulas. Isso significa que o plano de aula
configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.

Observe abaixo:
Professores, toda a equipe técnica e funcionários da escola devem dispor de momentos para discutir concepções individuais com o coletivo da escola, para que todos trabalhem numa mesma direção, garantindo o cumprimento da função social da instituição. Posto isso, conclui-se que
envolvendo professores.
o professor deve estar atento às novidades e consciente de que está contribuindo para que a escola cumpra o seu papel na sociedade.

Como é definida a identidade de um indivíduo?
 historicamente.

Como é o ensino na tendência pedagógica relacional?
o conteúdo é completamente interativo.


Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira.
planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de educação.


Projeto de trabalho ou metodologia de projetos é o tipo de proposta de trabalho que (gabarito)
 oportuniza mais participação do aluno no processo de aprendizagem, pois permite o questionamento, a tomada de decisão e o desenvolvimento do pensamento crítico.

O que é necessário para que a informação descrita abaixo se concretize? "em sala de aula, essa identidade traduz-se em desenvolver no aluno a sua criticidade através do diálogo, no confronto de ideias e práticas, na capacidade de ouvir, ouvir-se e autocriticar-se."
o professor, para melhorar o seu desempenho, deve dar ênfase ao processo crítico-reflexivo


1. Assinale a alternativa que se refere às áreas de conhecimentos propostas para serem trabalhadas com a Educação Infantil:
Matemática, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, música.


2. Sobre a Pedagogia Liberal, assinale a alternativa correta.
Na Pedagogia Liberal Renovada e Progressivista, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.


4. Sobre a modernidade tecnológica, assinale a alternativa correta.
 Ela criou um sujeito consumidor, que acredita em liberdade, igualdade e fraternidade, lema da Revolução Francesa

Sobre a modernidade tecnológica, assinale a alternativa correta
a modernidade trouxe com ela um imenso consumismo entre pessoas que buscam liberdade.


O que dará mais segurança ao professor na sua prática educativa?
O plano de trabalho.
O plano de aula.
O planejamento de ensino-aprendizagem.
     O regime escolar

1. Nessa sala de aula, o professor age como orientador, conselheiro e catalisador junto ao grupo, visando a uma reflexão em comum.
A relação professor-aluno é não-diretiva, sem nenhuma forma de poder, obrigação e ameaça. É valorizada a vivência grupal, na forma de autogestão. As matérias escolares são vistas como instrumentos complementares colocados à disposição do aluno, mas não são exigidas, pois o importante são os conhecimentos resultantes das experiências vividas pelo grupo.
Essa descrição relaciona-se com qual das pedagogias propostas por Libâneo?

  • Pedagogia Progressista Libertária.

2. Como é o ensino na Tendência Pedagógica Relacional?


  • O conteúdo é completamente interativo.

3. Os projetos de trabalho nas séries iniciais estão sempre


  • inacabados.

4. Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo

  • da escola, dos alunos e dos professores.

1. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam
  • a transmissão de conteúdos e uma única cultura.
3. Leia o depoimento a seguir:
  • As aulas são expositivas e nelas tudo é sintetizado e explicado de forma que possam, passivamente, receber as informações e anotá-las, pensando que suas anotações, uma vez memorizadas, podem ser transformadas em notas. Triste realidade.
    Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
  • Pedagogia Diretiva.
4. Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento o que é correto afirmar?
  • Projetos devem ser estruturados para que os alunos percebam a realidade social retratada pela tecnologia.

  1. Leia o depoimento a seguir:
As aulas são expositivas e nelas tudo é sintetizado e explicado de forma que possam, passivamente, receber as informações e anotá-las, pensando que suas anotações, uma vez memorizadas, podem ser transformadas em notas. Triste realidade.       
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
   Pedagogia Diretiva.
  
2. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam                                                                    
a transmissão de conteúdos e uma única cultura.
3. Leia abaixo:                                                                                                        
O(s) documento(s) que tem(têm) como objetivo estabelecer uma referência curricular nacional e servir de eixo norteador na elaboração dos currículos para os diversos níveis de ensino do Brasil é (são)
   os Parâmetros Curriculares Nacionais.
4. Jussara Hoffmann salienta que as tarefas avaliativas, numa visão mediadora, são planejadas tendo como referência principal
   sua finalidade e a clareza de intenções do professor sobre o uso que fará dos seus resultados.

1. PARA HALL, A IDENTIDADE PLENAMENTE UNIFICADA, COMPLETA, SEGURA E COERENTE É:
·                                  uma fantasia.
·                                
3. CONSIDERANDO AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR, NÓVOA ENUMERA E VALORIZA DUAS COMPETÊNCIAS, QUE SÃO:
·                                  organizar e compreender o conhecimento.
·                                

4. NEIL POSTMAN AFIRMOU QUE, ASSIM COMO A INFÂNCIA FOI INVENTADA, ELA PODERIA DEIXAR DE EXISTIR.


·                                  A televisão, as relações sociedade-criança, pais-filhos, o processo de escolarização e, principalmente, a homogeneização.

4. O PLANO DE AULA CONSTITUI-SE DA PROPOSTA DE TRABALHO DO PROFESSOR PARA UMA DETERMINADA AULA, OU CONJUNTO DE AULAS. ISSO SIGNIFICA QUE O PLANO DE AULA:

configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.


·   4. LEIA A DESCRIÇÃO ABAIXO.

·         Não há comunicação entre professor e aluno, o educador faz "comunicados" e depósitos que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem; nessa distorção da visão de educação não há saber.

Essa tendência pedagógica relaciona-se com a concepção de:

·          Educação Bancária.


1. 2. Segue abaixo:
As tendências pedagógicas definem o papel da Educação e do homem no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula através dos elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Leia o parágrafo abaixo e assinale a qual pedagogia ele se refere.

A escola modela o comportamento humano através de técnicas específicas que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem no sistema social global
.
  • Pedagogia Liberal Tecnicista.

3. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
  • Visa a compreender a realidade sobre a qual vai atuar, refletindo sobre a transformação desta.

4. Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo
  • da escola, dos alunos e dos professores.

2. Leia abaixo:

Partindo do princípio de que o sentido filosófico dá sentido à prática docente e o sentido político direciona sua ação pedagógica, Luckesi configura a Educação em três funções: Educação redentora, Educação reprodutora e Educação transformadora.A concepção teórica de Educação redentora está presente quando a Educação

  • redime a sociedade, investindo na formação das mentes das novas gerações.

3. Segue abaixo:

Documento construído a partir do relacionamento entre os níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã, e tem como pano de fundo os princípios e fins da Educação Nacional, é (são)

  • as Diretrizes Curriculares Nacionais.

4. O que nos revela a pós-modernidade?

  • Alterações na sociedade consumista.

  Sobre a Pedagogia Progressista, assinale a alternativa correta:


  • A Pedagogia Progressista tem a preocupação com as questões sociopolíticas da educação.

3. Sobre os PCN e suas propostas para as séries iniciais do Ensino Fundamental, o que é correto afirmar?

Arte - produção cultural e apreciação estética são expressões recorrentes do eixo.

3.       O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?

Significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.


O documento que propicia uma visão clara do que, de quando e por quanto tempo vai ser estudado, assim como quais os objetivos, conteúdos e a profundidade do estudo, é o
plano de estudos.

Leia o texto a seguir escrito pelo educador Danilo Gandin
“decidir que tipo de sociedade e de homem que se quer e que tipo de ação educacional é necessário para isso; verificar a que distância se está desse tipo de ação e até que ponto está se contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir essa distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar, agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados." nesse parágrafo, o autor refere-se ao:
planejamento.

Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento o que é correto afirmar?
projetos devem ser estruturados para que os alunos percebam a realidade social retratada pela tecnologia.

A frase "envolve os conteúdos complementares escolhidos por cada sistema de ensino e estabelecimentos escolares" refere-se a qual destas alternativas?
parte diversificada.

O conhecimento de que se dispõe sobre os processos de aprendizagem,
Sobre a finalidade do ensino e sobre como formar integralmente as pessoas para que sejam capazes de compreender e intervir na sociedade, com o objetivo de melhorá-la, leva a entender que:
os professores, em sua prática docente, devem organizar os seus conteúdos a partir de um enfoque globalizador.

O referencial curricular nacional para a educação infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam.
a transmissão de conteúdos e uma única cultura.


Para Vygotsky, os mecanismos de mudanças individuais teriam suas raízes na cultura e sociedade, sendo a linguagem um processo extremamente.
Social


Na área da educação, o que significa currículo?
compêndios dos conhecimentos e valores que identificam o processo social


Leia o trecho a seguir.
É a diretriz orientadora das ações educativas na escola, expressando as concepções de homem, sociedade, educação, conhecimento, escola, dentre outras, que justifiquem e fundamentem as práticas da instituição. O texto é o conceito de:
projeto político-pedagógico.

Segue abaixo:
As tendências pedagógicas definem o papel da educação e do homem no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula através dos elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Leia o parágrafo abaixo e assinale a qual pedagogia ele se refere.
A escola modela o comportamento humano através de técnicas específicas que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem no sistema social global.
pedagogia liberal tecnicista.

Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
Para Lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas.
cognitivas.

O que é correto afirmar sobre o multiculturalismo? 
nos auxilia na fabricação de identidades. 

A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.


O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?.
as situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.


Para Silva, o nexo íntimo e estreito entre educação e identidade social, entre escolarização e subjetividade, é assegurado precisamente pelas seguintes experiências corporificadas no currículo:
cognitivas e afetivas.


A educação continuada deve estar voltada para
as necessidades socioculturais, econômicas e tecnológicas.


Sobre as diretrizes curriculares nacionais, o que é correto afirmar?
são construídas a partir de níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã.

Observe abaixo
Para Libâneo, é necessário ter preparo teórico-prático para superar a visão fragmentada do ensino em prol de uma visão interdisciplinar, exigindo-se para isso várias habilidades.
A habilidade descrita abaixo relaciona-se com quais exigências apontadas pelo autor?
"capacidade de problematizar situações, de pensar crítico, de aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade."
ensinar a pensar criticamente


Sobre a pedagogia liberal, assinale a alternativa correta. 
na pedagogia liberal renovada e progressivista, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.

Para Ariès, o sentimento de família, o sentimento de classe e o sentimento de raça surgem como manifestações de uma mesma preocupação,
a uniformidade.

O que é realismo?
é a doutrina que considera os objetos de conhecimento independentes da nossa consciência.
Leia abaixo:
A instituição escolar não pode fazer de conta que o mundo é harmonioso, que não existem a devastação do meio ambiente, as guerras, a fome, a violência, porque tudo isso está presente e traz consequências para o momento em que vivemos e para os momentos futuros. Diferentemente, a escola deve trazer para dentro de seus espaços o mundo real, do qual crianças e professores fazem parte. Fazendo isso,
mostra clareza da própria função social, do homem que quer formar e do tipo de prática pedagógica correspondente.

Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s).
conhecimento.

Considerando as competências necessárias para a prática do professor, Nóvoa enumera e valoriza duas competências, que são:
organizar e compreender o conhecimento.

Atualmente, a preocupação elementar da didática diz respeito às condições e aos modos de melhorar e potencializar a aprendizagem dos alunos.
Na concepção de Libâneo, a didática baseia-se na
.
concepção de homem e sociedade.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?
significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.

Sobre os três modelos pedagógicos e epistemológicos desenvolvidos por Fernando Becker, assinale a alternativa correta:
a pedagogia relacional é aquela que acredita que tudo que o aluno construiu em sua vida auxilia na construção de novos conhecimentos

O plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto de aulas. Isso significa que o plano de aula
configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.

Observe abaixo:
Professores, toda a equipe técnica e funcionários da escola devem dispor de momentos para discutir concepções individuais com o coletivo da escola, para que todos trabalhem numa mesma direção, garantindo o cumprimento da função social da instituição. Posto isso, conclui-se que
o professor deve estar atento às novidades e consciente de que está contribuindo para que a escola cumpra o seu papel na sociedade.

Como é o ensino na tendência pedagógica relacional?
o conteúdo é completamente interativo.

A aprendizagem era controlada pela avaliação diagnóstica na fase:
instrumental.

Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira.
planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de educação.

Para Fernando Hernández, os projetos de trabalho refletem uma nova maneira de pensar e fazer educação, currículo e diversidade. Nesse contexto, o tema está vinculado ao emergente, a uma concepção _____________ do conhecimento. A palavra que preenche a lacuna é
transdisciplinar.

Sobre a modernidade tecnológica, assinale a alternativa correta.
a modernidade trouxe com ela um imenso consumismo entre pessoas que buscam liberdade.

Projeto de trabalho ou metodologia de projetos é o tipo de proposta de trabalho que
oportuniza mais participação do aluno no processo de aprendizagem, pois permite o questionamento, a tomada de decisão e o desenvolvimento do pensamento crítico.

O que é necessário para que a informação descrita abaixo se concretize?
"em sala de aula, essa identidade traduz-se em desenvolver no aluno a sua criticidade através do diálogo, no confronto de ideias e práticas, na capacidade de ouvir, ouvir-se e autocriticar-se."
o professor, para melhorar o seu desempenho, deve dar ênfase ao processo crítico-reflexivo.

Assinale a alternativa que se refere às áreas de conhecimentos propostas para serem trabalhadas com a Educação Infantil:
Matemática, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, música.
Num planejamento de aula, o que o professor deve indicar para a realização dos planos de aula?
Descrever os conteúdos a serem trabalhados.


A creche e a escola de Educação Infantil são espaços
socializadores.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir.
A _________ é uma prática reflexiva da liberdade, e não a liberação de um poder coercitivo, mas a escolha de um certo estilo de existência, escolha de uma conduta de vida.
ética.

Assinale a alternativa correta sobre o processo de ensino na perspectiva de Mizukami.
Na Abordagem Sociocultural, o homem é o sujeito da educação.

Jussara Hoffmann salienta que as tarefas avaliativas, numa visão mediadora, são planejadas tendo como referência principal.
sua finalidade e a clareza de intenções do professor sobre o uso que fará dos seus resultados.
.
A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.

O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?
as situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.

2. Observe abaixo:
Para Libâneo, é necessário ter preparo teórico-prático para superar a visão fragmentada do ensino em prol de uma visão interdisciplinar, exigindo-se para isso várias habilidades.
A habilidade descrita abaixo relaciona-se com quais exigências apontadas pelo autor?
"capacidade de problematizar situações, de pensar crítico, de aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade."
ensinar a pensar criticamente.

3. Os PCN buscam salientar que a escola é socialmente onipotente e que fracassa na sua missão educativa devido, exclusivamente, aos seus problemas (
 internos.

Leia o depoimento a seguir.
Como trabalho final, os alunos precisam construir um texto. Escolhem o tema, a forma de desenvolver o artigo, as obras a serem pesquisadas, o problema a ser levantado e a hipótese a ser defendida ou negada. Esses alunos têm a possibilidade de criar, de serem autores. Em suas próprias vidas é isso que precisam constantemente fazer.
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
 pedagogia relacional.

O currículo que se concretiza nos parâmetros curriculares nacionais e em documentos é o currículo
 formal.

Sobre a pedagogia liberal, assinale a alternativa correta.
na pedagogia liberal renovada e progressivista, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.

Para Ariès, o sentimento de família, o sentimento de classe e o sentimento de raça surgem como manifestações de uma mesma preocupação,
a uniformidade.

O que é realismo?
 é a doutrina que considera os objetos de conhecimento independentes da nossa consciência.

Leia abaixo:
A instituição escolar não pode fazer de conta que o mundo é harmonioso, que não existem a devastação do meio ambiente, as guerras, a fome, a violência, porque tudo isso está presente e traz consequências para o momento em que vivemos e para os momentos futuros. Diferentemente, a escola deve trazer para dentro de seus espaços o mundo real, do qual crianças e professores fazem parte. Fazendo isso,
 mostra clareza da própria função social, do homem que quer formar e do tipo de prática pedagógica correspondente

Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s)
 conhecimento.

Considerando as competências necessárias para a prática do professor, Nóvoa enumera e valoriza duas competências, que são:
organizar e compreender o conhecimento.

Atualmente, a preocupação elementar da didática diz respeito às condições e aos modos de melhorar e potencializar a aprendizagem dos alunos.
Na concepção de Libâneo, a didática baseia-se na:
 concepção de homem e sociedade.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?
 significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.


Sobre os três modelos pedagógicos e epistemológicos desenvolvidos por Fernando Becker, assinale a alternativa correta:
a pedagogia relacional é aquela que acredita que tudo que o aluno construiu em sua vida auxilia na construção de novos conhecimentos

Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo:
 da escola, dos alunos e dos professores.

O plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto de aulas. Isso significa que o plano de aula
configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.

Observe abaixo:
Professores, toda a equipe técnica e funcionários da escola devem dispor de momentos para discutir concepções individuais com o coletivo da escola, para que todos trabalhem numa mesma direção, garantindo o cumprimento da função social da instituição. Posto isso, conclui-se que
envolvendo professores.
o professor deve estar atento às novidades e consciente de que está contribuindo para que a escola cumpra o seu papel na sociedade.

2. Segundo Stuart Hall, a identidade de um indivíduo é definida
Coerentemente.
 Biologicamente.
 Unificadamente.
 Historicamente.

Como é definida a identidade de um indivíduo?
historicamente.

Como é o ensino na tendência pedagógica relacional?
 o conteúdo é completamente interativo.


A aprendizagem era controlada pela avaliação diagnóstica na fase :
 instrumental.

Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira.
 planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de educação.

Projeto de trabalho ou metodologia de projetos é o tipo de proposta de trabalho
oportuniza mais participação do aluno no processo de aprendizagem, pois permite o questionamento, a tomada de decisão e o desenvolvimento do pensamento crítico.

O que é necessário para que a informação descrita abaixo se concretize?
"em sala de aula, essa identidade traduz-se em desenvolver no aluno a sua criticidade através do diálogo, no confronto de ideias e práticas, na capacidade de ouvir, ouvir-se e autocriticar-se."
 o professor, para melhorar o seu desempenho, deve dar ênfase ao processo crítico-reflexivo

1. Assinale a alternativa que se refere às áreas de conhecimentos propostas para serem trabalhadas com a Educação Infantil:
Matemática, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, música.

2. Sobre a Pedagogia Liberal, assinale a alternativa correta.
Na Pedagogia Liberal Renovada e Progressivista, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.


3. O currículo que se concretiza nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em documentos é o currículo
formal.


4. Sobre a modernidade tecnológica, assinale a alternativa correta.
 Ela criou um sujeito consumidor, que acredita em liberdade, igualdade e fraternidade, lema da Revolução Francesa


1. Nessa sala de aula, o professor age como orientador, conselheiro e catalisador junto ao grupo, visando a uma reflexão em comum.
A relação professor-aluno é não-diretiva, sem nenhuma forma de poder, obrigação e ameaça. É valorizada a vivência grupal, na forma de autogestão. As matérias escolares são vistas como instrumentos complementares colocados à disposição do aluno, mas não são exigidas, pois o importante são os conhecimentos resultantes das experiências vividas pelo grupo.
Essa descrição relaciona-se com qual das pedagogias propostas por Libâneo?

Pedagogia Progressista Libertária.
2. Como é o ensino na Tendência Pedagógica Relacional?

O conteúdo é completamente interativo.


3. Os projetos de trabalho nas séries iniciais estão sempre

inacabados.

4. Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo

da escola, dos alunos e dos professores.

Parte superior do formulário
1. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam
a transmissão de conteúdos e uma única cultura.

 3. Leia o depoimento a seguir:
As aulas são expositivas e nelas tudo é sintetizado e explicado de forma que possam, passivamente, receber as informações e anotá-las, pensando que suas anotações, uma vez memorizadas, podem ser transformadas em notas. Triste realidade.
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
Pedagogia Diretiva.
4. Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento o que é correto afirmar?
Projetos devem ser estruturados para que os alunos percebam a realidade social retratada pela tecnologia.
1. PARA HALL, A IDENTIDADE PLENAMENTE UNIFICADA, COMPLETA, SEGURA E COERENTE É:
·                                  uma fantasia.
·                               

3. CONSIDERANDO AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR, NÓVOA ENUMERA E VALORIZA DUAS COMPETÊNCIAS, QUE SÃO:

·                                  organizar e compreender o conhecimento.
·                                

4. NEIL POSTMAN AFIRMOU QUE, ASSIM COMO A INFÂNCIA FOI INVENTADA, ELA PODERIA DEIXAR DE EXISTIR.


·                                  A televisão, as relações sociedade-criança, pais-filhos, o processo de escolarização e, principalmente, a homogeneização.


3. COM OS PROJETOS DE TRABALHO, PRETENDE-SE PERCORRER O CAMINHO QUE VAI DA INFORMAÇÃO AO(S):
conhecimento.


4. O PLANO DE AULA CONSTITUI-SE DA PROPOSTA DE TRABALHO DO PROFESSOR PARA UMA DETERMINADA AULA, OU CONJUNTO DE AULAS. ISSO SIGNIFICA QUE O PLANO DE AULA:
configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.



1. A AVALIAÇÃO SERÁ FORMATIVA QUANDO:

·          concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.
           Parte inferior do formulário

3. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
  • Visa a compreender a realidade sobre a qual vai atuar, refletindo sobre a transformação desta.

Leia abaixo:

Partindo do princípio de que o sentido filosófico dá sentido à prática docente e o sentido político direciona sua ação pedagógica, Luckesi configura a Educação em três funções: Educação redentora, Educação reprodutora e Educação transformadora.A concepção teórica de Educação redentora está presente quando a Educação
  • redime a sociedade, investindo na formação das mentes das novas gerações.

3. Segue abaixo:

  • Documento construído a partir do relacionamento entre os níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã, e tem como pano de fundo os princípios e fins da Educação Nacional, é (são)
  • as Diretrizes Curriculares Nacionais.

4. O que nos revela a pós-modernidade?

  • Alterações na sociedade consumista.

Sobre a Pedagogia Progressista, assinale a alternativa correta:

  • A Pedagogia Progressista tem a preocupação com as questões sociopolíticas da educação.

Sobre os PCN e suas propostas para as séries iniciais do Ensino Fundamental, o que é correto afirmar?

  • Arte - produção cultural e apreciação estética são expressões recorrentes do eixo.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?

  • Significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.
O documento que propicia uma visão clara do que, de quando e por quanto tempo vai ser estudado, assim como quais os objetivos, conteúdos e a profundidade do estudo, é o:
plano de estudos.

Leia o texto a seguir escrito pelo educador Danilo Gandin.
“decidir que tipo de sociedade e de homem que se quer e que tipo de ação educacional é necessário para isso; verificar a que distância se está desse tipo de ação e até que ponto está se contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir essa distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar, agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados." nesse parágrafo, o autor refere-se ao:
planejamento.

Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento o que é correto afirmar?
projetos devem ser estruturados para que os alunos percebam a realidade social retratada pela tecnologia.

A frase "envolve os conteúdos complementares escolhidos por cada sistema de ensino e estabelecimentos escolares" refere-se a qual destas alternativas?
parte diversificada.

A avaliação será formativa quando:
concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.

Para Hall, a identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é
uma fantasia.

O conhecimento de que se dispõe sobre os processos de aprendizagem,
Sobre a finalidade do ensino e sobre como formar integralmente as pessoas para que sejam capazes de compreender e intervir na sociedade, com o objetivo de melhorá-la, leva a entender que:
os professores, em sua prática docente, devem organizar os seus conteúdos a partir de um enfoque globalizador.

O referencial curricular nacional para a educação infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam.
a transmissão de conteúdos e uma única cultura.

Leia o depoimento a seguir:
As aulas são expositivas e nelas tudo é sintetizado e explicado de forma que possam, passivamente, receber as informações e anotá-las, pensando que suas anotações, uma vez memorizadas, podem ser transformadas em notas. Triste realidade. Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
pedagogia diretiva.

Para Vygotsky, os mecanismos de mudanças individuais teriam suas raízes na cultura e sociedade, sendo a linguagem um processo extremamente.
social

Na área da educação, o que significa currículo?
compêndios dos conhecimentos e valores que identificam o processo social

Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
Para Lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas.
cognitivas.

O que é correto afirmar sobre o multiculturalismo?
nos auxilia na fabricação de identidades. 

A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.

O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?
 as situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.

Leia o trecho que segue.
É a "apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar". (Luckesi, 1984, p. 211 apud Vasconcellos, 2000, p. 80). Essa afirmação define
plano.

Para Silva, o nexo íntimo e estreito entre educação e identidade social, entre escolarização e subjetividade, é assegurado precisamente pelas seguintes experiências corporificadas no currículo:
cognitivas e afetivas.

A educação continuada deve estar voltada para
as necessidades socioculturais, econômicas e tecnológicas.

Sobre as diretrizes curriculares nacionais, o que é correto afirmar?
são construídas a partir de níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã.

A creche e a escola de educação infantil são espaços
socializadores.

Observe abaixo:
Para Libâneo, é necessário ter preparo teórico-prático para superar a visão fragmentada do ensino em prol de uma visão interdisciplinar, exigindo-se para isso várias habilidades.
A habilidade descrita abaixo relaciona-se com quais exigências apontadas pelo autor?
"capacidade de problematizar situações, de pensar crítico, de aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade."
ensinar a pensar criticamente. 


Para Fernando Hernández, os projetos de trabalho refletem uma nova maneira de pensar e fazer educação, currículo e diversidade. Nesse contexto, o tema está vinculado ao emergente, a uma concepção _____________ do conhecimento. A palavra que preenche a lacuna é
transdisciplinar.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir.
A _________ é uma prática reflexiva da liberdade, e não a liberação de um poder coercitivo, mas a escolha de um certo estilo de existência, escolha de uma conduta de vida.
 ética.

Assinale a alternativa correta sobre o processo de ensino na perspectiva de Mizukami.
Na Abordagem Sociocultural, o homem é o sujeito da educação.

2. O que é correto afirmar sobre o multiculturalismo?                     

Nos auxilia na fabricação de identidades.


1. Segue abaixo:
  • Qual das alternativas a seguir se refere às temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas, ou seja, não encontra assento em nenhum campo já constituído?
  • Transdisciplinaridade.

Parte superior do formulário
3. A decisão de planejar
  • é perceber a necessidade de situar-se entre o teórico e metodológico.
 1. A representação tem efeitos específicos, ligados, sobretudo, à produção de
identidades culturais.
 sujeitos.
 identidades sociais.
 identidades culturais e sociais.

4. Para se falar em avaliação escolar, precisamos nos remeter
antes de tudo ao processo cognitivo de assimilação de informações e conhecimentos.
 a todas as teorias concernentes às diferentes formas de avaliação pensadas até hoje.
 ao pressuposto da hereditariedade, pois apresentou resultados mais satisfatórios.
 ao processo histórico da construção dos conceitos: avaliação e inteligência.

Leia o trecho a seguir.
É a diretriz orientadora das ações educativas na escola, expressando as concepções de homem, sociedade, educação, conhecimento, escola, dentre outras, que justifiquem e fundamentem as práticas da instituição.
O texto é o conceito de:
projeto político-pedagógico.

Segue abaixo:
As tendências pedagógicas definem o papel da educação e do homem no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula através dos elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Leia o parágrafo abaixo e assinale a qual pedagogia ele se refere.
A escola modela o comportamento humano através de técnicas específicas que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem no sistema social global.
pedagogia liberal tecnicista.

O que é correto afirmar sobre o multiculturalismo?
são múltiplas vozes no espaço educativo.

O QUE É CORRETO AFIRMAR SOBRE  o MULTICULTURALISMO ?
 NOS AUXILIA NA FABRICAÇÃO DE IDENTIDADE

A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.

O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?
as situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.

A educação continuada deve estar voltada para
 as necessidades socioculturais, econômicas e tecnológicas.

Sobre as diretrizes curriculares nacionais, o que é correto afirmar?
e procedimentos na educação fundamental, segundo a ceb 4/98, expressas pelo conselho nacional de educação.
são construídas a partir de níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã.
1. Nessa sala de aula, o professor age como orientador, conselheiro e catalisador junto ao grupo, visando a uma reflexão em comum.
A relação professor-aluno é não-diretiva, sem nenhuma forma de poder, obrigação e ameaça. É valorizada a vivência grupal, na forma de autogestão. As matérias escolares são vistas como instrumentos complementares colocados à disposição do aluno, mas não são exigidas, pois o importante são os conhecimentos resultantes das experiências vividas pelo grupo.
Essa descrição relaciona-se com qual das pedagogias propostas por Libâneo?
2. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam                               
a transmissão de conteúdos e uma única cultura.
1. OS PCN BUSCAM SALIENTAR QUE A ESCOLA É SOCIALMENTE ONIPOTENTE E QUE FRACASSA NA SUA MISSÃO EDUCATIVA DEVIDO, EXCLUSIVAMENTE, AOS SEUS PROBLEMAS:
internos.


3. COM OS PROJETOS DE TRABALHO, PRETENDE-SE PERCORRER O CAMINHO QUE VAI DA INFORMAÇÃO AO(S):

conhecimento.


4. O PLANO DE AULA CONSTITUI-SE DA PROPOSTA DE TRABALHO DO PROFESSOR PARA UMA DETERMINADA AULA, OU CONJUNTO DE AULAS. ISSO SIGNIFICA QUE O PLANO DE AULA:

configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.

   
4. LEIA A DESCRIÇÃO ABAIXO.

·         Não há comunicação entre professor e aluno, o educador faz "comunicados" e depósitos que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem; nessa distorção da visão de educação não há saber.

Essa tendência pedagógica relaciona-se com a concepção de:

·          Educação Bancária.
·
1. Nessa sala de aula, o professor age como orientador, conselheiro e catalisador junto ao grupo, visando a uma reflexão em comum.
A relação professor-aluno é não-diretiva, sem nenhuma forma de poder, obrigação e ameaça. É valorizada a vivência grupal, na forma de autogestão. As matérias escolares são vistas como instrumentos complementares colocados à disposição do aluno, mas não são exigidas, pois o importante são os conhecimentos resultantes das experiências vividas pelo grupo.
Essa descrição relaciona-se com qual das pedagogias propostas por Libâneo?
  • Pedagogia Progressista Libertária.

2. Segue abaixo:
As tendências pedagógicas definem o papel da Educação e do homem no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula através dos elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Leia o parágrafo abaixo e assinale a qual pedagogia ele se refere.

A escola modela o comportamento humano através de técnicas específicas que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem no sistema social global
.
  • Pedagogia Liberal Tecnicista.

3. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
  • Visa a compreender a realidade sobre a qual vai atuar, refletindo sobre a transformação desta.

4. Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo
  • da escola, dos alunos e dos professores.

1. Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s)


  • conhecimento.


2. Leia abaixo:

Partindo do princípio de que o sentido filosófico dá sentido à prática docente e o sentido político direciona sua ação pedagógica, Luckesi configura a Educação em três funções: Educação redentora, Educação reprodutora e Educação transformadora.A concepção teórica de Educação redentora está presente quando a Educação

  • redime a sociedade, investindo na formação das mentes das novas gerações.

3. Segue abaixo:

Documento construído a partir do relacionamento entre os níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã, e tem como pano de fundo os princípios e fins da Educação Nacional, é (são)

  • as Diretrizes Curriculares Nacionais.

4. O que nos revela a pós-modernidade?

  • Alterações na sociedade consumista.

  Sobre a Pedagogia Progressista, assinale a alternativa correta:


  • A Pedagogia Progressista tem a preocupação com as questões sociopolíticas da educação.

3. Sobre os PCN e suas propostas para as séries iniciais do Ensino Fundamental, o que é correto afirmar?

Arte - produção cultural e apreciação estética são expressões recorrentes do eixo.

5.       O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?

Significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.


A frase "envolve os conteúdos complementares escolhidos por cada sistema de ensino e estabelecimentos escolares" refere-se a qual destas alternativas?
parte diversificada.

A avaliação será formativa quando:
concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo

Para Hall, a identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é
uma fantasia.

A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.

O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?.
as situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.

A educação continuada deve estar voltada para
as necessidades socioculturais, econômicas e tecnológicas.

1. Leia o texto a seguir.
A dimensão da construção e da descoberta inusitada era absolutamente ignorada. O planejamento era espaço do professor, isso quando não utilizava instruções programadas, organizadas por especialistas que impunham não só os objetivos, o modo de aprender e de avaliação, como também a suposta seqüência racional do conteúdo.
Podemos dizer que o trecho lido se refere à fase
 instrumental.
 do princípio básico.
 do planejamento participativo.
 do planejamento globalizado.

2. "Ninguém sabe tudo e ninguém a tudo ignora" refere-se aos
fatores de contexto do planejamento participativo.
 pressupostos do planejamento normativo.
 fatores de contexto do planejamento normativo.
 pressupostos do planejamento participativo.

3. O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?
Considerar apenas as relações diretas da prática e seus problemas.
 As situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.
 O aluno deve vivenciar, de perto, a realidade na qual está inserido.
 O ensino deve se adequar ao momento contemporâneo.

4. Assinale a alternativa correta sobre o processo de ensino na perspectiva de Mizukami.
Na Abordagem Humanista são investigados os processos do indivíduo.
 Na Abordagem Sociocultural, o homem é o sujeito da educação.
 A Abordagem Cognitivista é um produto com transmissão de idéias.
 A Abordagem Tradicional é caracterizada pelo primado do objeto.

A AVALIAÇÃO SERÁ FORMATIVA QUANDO:                                         
concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.

A frase "envolve os conteúdos complementares escolhidos por cada sistema de ensino e estabelecimentos escolares" refere-se a qual destas alternativas?  
parte diversificada
Atualmente, a preocupação elementar da didática diz respeito às condições e aos modos de melhorar e potencializar a aprendizagem dos alunos.
Na concepção de Libâneo, a didática baseia-se na:  
concepção de homem e sociedade.

Na área da educação, o que significa currículo?
compêndios dos conhecimentos e valores que identificam o processo social

Num planejamento de aula, o que o professor deve indicar para a realização dos planos de aula?
•  Descrever os conteúdos a serem trabalhados.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?
significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.

O QUE É CORRETO AFIRMAR SOBRE  o MULTICULTURALISMO ?
 NOS AUXILIA NA FABRICAÇÃO DE IDENTIDADE

O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?
as situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.

O que é realismo?
é a doutrina que considera os objetos de conhecimento independentes da nossa consciência.

O referencial curricular nacional para a educação infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam
a transmissão de conteúdos e uma única cultura.

Observe abaixo:
Professores, toda a equipe técnica e funcionários da escola devem dispor de momentos para discutir concepções individuais com o coletivo da escola, para que todos trabalhem numa mesma direção, garantindo o cumprimento da função social da instituição. Posto isso, conclui-se que
o professor deve estar atento às novidades e consciente de que está contribuindo para que a escola cumpra o seu papel na sociedade.

Observe abaixo
Para Libâneo, é necessário ter preparo teórico-prático para superar a visão fragmentada do ensino em prol de uma visão interdisciplinar, exigindo-se para isso várias habilidades.
A habilidade descrita abaixo relaciona-se com quais exigências apontadas pelo autor?
"capacidade de problematizar situações, de pensar crítico, de aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade."              
ensinar a pensar criticamente.

Para Vygotsky, os mecanismos de mudanças individuais teriam suas raízes na cultura e sociedade, sendo a linguagem um processo extremamente.
social

Projeto de trabalho ou metodologia de projetos é o tipo de proposta de trabalho que
oportuniza mais participação do aluno no processo de aprendizagem, pois permite o questionamento, a tomada de decisão e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Sobre a modernidade tecnológica, assinale a alternativa correta.
a modernidade trouxe com ela um imenso consumismo entre pessoas que buscam liberdade.

Sobre as críticas voltadas aos pcn, o que é correto afirmar?
temas transversais foram excluídos dos currículos e ignorados nas práticas sociais e escolares.

Sobre as diretrizes curriculares nacionais, o que é correto afirmar?
são construídas a partir de níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã

Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira.
planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de educação.

Sobre o Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta.                                                                              
 É a diretriz das ações educativas na escola, com a função de  proporcionar mudanças e novas estratégias.
Sobre os três modelos pedagógicos e epistemológicos desenvolvidos por Fernando Becker, assinale a alternativa correta:
a pedagogia relacional é aquela que acredita que tudo que o aluno construiu em sua vida auxilia na construção de novos conhecimentos

A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.

1. Assinale a alternativa que se refere às áreas de conhecimentos propostas para serem trabalhadas com a Educação Infantil:
Matemática, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, música.


2. Sobre a Pedagogia Liberal, assinale a alternativa correta.
Na Pedagogia Liberal Renovada e Progressivista, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.


3. O currículo que se concretiza nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em documentos é o currículo
formal.


4. Sobre a modernidade tecnológica, assinale a alternativa correta.
 Ela criou um sujeito consumidor, que acredita em liberdade, igualdade e fraternidade, lema da Revolução Francesa


1. Nessa sala de aula, o professor age como orientador, conselheiro e catalisador junto ao grupo, visando a uma reflexão em comum.
A relação professor-aluno é não-diretiva, sem nenhuma forma de poder, obrigação e ameaça. É valorizada a vivência grupal, na forma de autogestão. As matérias escolares são vistas como instrumentos complementares colocados à disposição do aluno, mas não são exigidas, pois o importante são os conhecimentos resultantes das experiências vividas pelo grupo.
Essa descrição relaciona-se com qual das pedagogias propostas por Libâneo?

Pedagogia Progressista Libertária.


2. Como é o ensino na Tendência Pedagógica Relacional?

O conteúdo é completamente interativo.


3. Os projetos de trabalho nas séries iniciais estão sempre

inacabados.

4. Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo

da escola, dos alunos e dos professores.

1. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam
a transmissão de conteúdos e uma única cultura.


2. Leia a descrição abaixo.
Não há comunicação entre professor e aluno, o educador faz "comunicados" e depósitos que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem; nessa distorção da visão de educação não há saber.
Essa tendência pedagógica relaciona-se com a concepção de
Educação Bancária.

3. Leia o depoimento a seguir:
As aulas são expositivas e nelas tudo é sintetizado e explicado de forma que possam, passivamente, receber as informações e anotá-las, pensando que suas anotações, uma vez memorizadas, podem ser transformadas em notas. Triste realidade.
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
Pedagogia Diretiva.
4. Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento o que é correto afirmar?
Projetos devem ser estruturados para que os alunos percebam a realidade social retratada pela tecnologia.
4. Jussara Hoffmann salienta que as tarefas avaliativas, numa visão mediadora, são planejadas tendo como referência principal
   sua finalidade e a clareza de intenções do professor sobre o uso que fará dos seus resultados.

1. PARA HALL, A IDENTIDADE PLENAMENTE UNIFICADA, COMPLETA, SEGURA E COERENTE É:

·                                  uma fantasia.
·                                

3. CONSIDERANDO AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR, NÓVOA ENUMERA E VALORIZA DUAS COMPETÊNCIAS, QUE SÃO:

·                                  organizar e compreender o conhecimento.
·                                

4. NEIL POSTMAN AFIRMOU QUE, ASSIM COMO A INFÂNCIA FOI INVENTADA, ELA PODERIA DEIXAR DE EXISTIR.


·                                  A televisão, as relações sociedade-criança, pais-filhos, o processo de escolarização e, principalmente, a homogeneização.


3. COM OS PROJETOS DE TRABALHO, PRETENDE-SE PERCORRER O CAMINHO QUE VAI DA INFORMAÇÃO AO(S):
conhecimento.


4. O PLANO DE AULA CONSTITUI-SE DA PROPOSTA DE TRABALHO DO PROFESSOR PARA UMA DETERMINADA AULA, OU CONJUNTO DE AULAS. ISSO SIGNIFICA QUE O PLANO DE AULA:
configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.


3. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
  • Visa a compreender a realidade sobre a qual vai atuar, refletindo sobre a transformação desta.

Leia abaixo:

Partindo do princípio de que o sentido filosófico dá sentido à prática docente e o sentido político direciona sua ação pedagógica, Luckesi configura a Educação em três funções: Educação redentora, Educação reprodutora e Educação transformadora.A concepção teórica de Educação redentora está presente quando a Educação
  • redime a sociedade, investindo na formação das mentes das novas gerações.

3. Segue abaixo:

  • Documento construído a partir do relacionamento entre os níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã, e tem como pano de fundo os princípios e fins da Educação Nacional, é (são)
  • as Diretrizes Curriculares Nacionais.

4. O que nos revela a pós-modernidade?

  • Alterações na sociedade consumista.

Sobre a Pedagogia Progressista, assinale a alternativa correta:

  • A Pedagogia Progressista tem a preocupação com as questões sociopolíticas da educação.

Sobre os PCN e suas propostas para as séries iniciais do Ensino Fundamental, o que é correto afirmar?

  • Arte - produção cultural e apreciação estética são expressões recorrentes do eixo.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?

  • Significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.

A frase "envolve os conteúdos complementares escolhidos por cada sistema de ensino e estabelecimentos escolares" refere-se a qual destas alternativas?
parte diversificada.

A avaliação será formativa quando:
concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.

Na área da educação, o que significa currículo?
compêndios dos conhecimentos e valores que identificam o processo social


1. Segue abaixo:
  • Qual das alternativas a seguir se refere às temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas, ou seja, não encontra assento em nenhum campo já constituído?
  • Transdisciplinaridade.

Parte superior do formulário
3. A decisão de planejar
  • é perceber a necessidade de situar-se entre o teórico e metodológico.
 1. A representação tem efeitos específicos, ligados, sobretudo, à produção de
identidades culturais.
 sujeitos.
 identidades sociais.
 identidades culturais e sociais.


4. Para se falar em avaliação escolar, precisamos nos remeter
antes de tudo ao processo cognitivo de assimilação de informações e conhecimentos.
 a todas as teorias concernentes às diferentes formas de avaliação pensadas até hoje.
 ao pressuposto da hereditariedade, pois apresentou resultados mais satisfatórios.
 ao processo histórico da construção dos conceitos: avaliação e inteligência.

4. O PLANO DE AULA CONSTITUI-SE DA PROPOSTA DE TRABALHO DO PROFESSOR PARA UMA DETERMINADA AULA, OU CONJUNTO DE AULAS. ISSO SIGNIFICA QUE O PLANO DE AULA:

configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.

Parte superior do formulário
1. A AVALIAÇÃO SERÁ FORMATIVA QUANDO:

·          concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.
·          

2. Leia abaixo:

Partindo do princípio de que o sentido filosófico dá sentido à prática docente e o sentido político direciona sua ação pedagógica, Luckesi configura a Educação em três funções: Educação redentora, Educação reprodutora e Educação transformadora.A concepção teórica de Educação redentora está presente quando a Educação

  • redime a sociedade, investindo na formação das mentes das novas gerações.

3. Segue abaixo:

Documento construído a partir do relacionamento entre os níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã, e tem como pano de fundo os princípios e fins da Educação Nacional, é (são)

  • as Diretrizes Curriculares Nacionais.

4. O que nos revela a pós-modernidade?

  • Alterações na sociedade consumista.

  Sobre a Pedagogia Progressista, assinale a alternativa correta:

  • A Pedagogia Progressista tem a preocupação com as questões sociopolíticas da educação.

3. Sobre os PCN e suas propostas para as séries iniciais do Ensino Fundamental, o que é correto afirmar?

Arte - produção cultural e apreciação estética são expressões recorrentes do eixo.

6.       O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?

Significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.

1. Leia o texto a seguir.
A dimensão da construção e da descoberta inusitada era absolutamente ignorada. O planejamento era espaço do professor, isso quando não utilizava instruções programadas, organizadas por especialistas que impunham não só os objetivos, o modo de aprender e de avaliação, como também a suposta seqüência racional do conteúdo.
Podemos dizer que o trecho lido se refere à fase
 instrumental.
 do princípio básico.
 do planejamento participativo.
 do planejamento globalizado.

2. "Ninguém sabe tudo e ninguém a tudo ignora" refere-se aos
fatores de contexto do planejamento participativo.
 pressupostos do planejamento normativo.
 fatores de contexto do planejamento normativo.
 pressupostos do planejamento participativo.

3. O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?
Considerar apenas as relações diretas da prática e seus problemas.
 As situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.
 O aluno deve vivenciar, de perto, a realidade na qual está inserido.
 O ensino deve se adequar ao momento contemporâneo.

4. Assinale a alternativa correta sobre o processo de ensino na perspectiva de Mizukami.
Na Abordagem Humanista são investigados os processos do indivíduo.
 Na Abordagem Sociocultural, o homem é o sujeito da educação.
 A Abordagem Cognitivista é um produto com transmissão de idéias.
 A Abordagem Tradicional é caracterizada pelo primado do objeto.


Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Parte superior do formulário
1. Segue abaixo:
  • O(s) documento(s) construído(s) a partir do relacionamento entre os níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã, o(s) qual(quais) tem(têm) como pano de fundo os princípios e fins da Educação Nacional, é (são)
  • as Diretrizes Curriculares Nacionais.
2. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo.
  • Para Lévy, o _________ seria um texto móvel, caleidoscópico, que apresenta suas facetas, gira, dobra-se e desdobra-se à vontade frente ao leitor.
  • hipertexto.
3. Sobre as críticas voltadas aos PCN, o que é correto afirmar?
  • A maioria dos temas transversais foi excluída dos currículos e ignorada nas práticas sociais e escolares
4. Observe abaixo:
  • Para Libâneo, é necessário ter preparo teórico-prático para superar a visão fragmentada do ensino em prol de uma visão interdisciplinar, exigindo-se para isso várias habilidades.
    A habilidade descrita abaixo relaciona-se com quais exigências apontadas pelo autor?

    Capacidade de problematizar situações, de pensar criticamente, de aplicar conceitos como forma
    de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade.
  • Ensinar a pensar criticamente.