Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Novas Linguagens em Educação - Questões de Prova

1. As tecnologias da Informação modificaram as formas como as pessoas se relacionam com o tempo e o espaço. Analise e discuta essa afirmativa, aponte argumentos para suas respostas.
As modificações produzidas na forma como as pessoas se relacionam com o tempo e o espaço geradas pelas tecnologias podem ser percebidas quando conversamos com pessoas de outros lugares do mundo, utilizando a internet ou um aparelho de telefone, como se esta pessoa estivesse na nossa frente ou quando recebemos notícias em questões de segundos de um fato ocorrido em outro país do outro lado do mundo, graças as tecnologias, o mesmo acontece com a educação, como é possível enriquecer e proporcionar a educação utilizando tecnologia.
2. Analise o uso das mídias na educação, apontando aspectos positivos e refletindo sobre os cuidados necessários para sua utilização.
Como existem diversos tipos de mídias, vou falar especificamente da televisão, onde hoje existem diversas possibilidades de enriquecer o ensino em sala de aula, utilizando este recurso, seja através de filmes, programas específicos por classificação etária ou gênero, documentários, assim como, vídeo aulas em DVD ou via internet, é possível observarmos o material e após fazermos um trabalho de analise e debate sobre o que assistimos em sala de aula, realizando um levantamento de questões importantes. É bom ressaltar que todas as mídias devem ser usadas como um complemento e não como único recurso no processo de ensino/aprendizagem.

3. Ao pensarmos no uso da tecnologia em nossa sociedade aponte duas invenções tecnológicas e seus usos um positivo e outro negativo. Discuta a questão do uso da tecnologia para o bem ou para o mal da sociedade.
Televisão, pode ser utilizada para a utilização de programas educativos, assim como usar para vídeo conferencias, por exemplo: proporcionando a educação a distancia. O uso negativo pode ser apontado sobre a influencia que a TV trás, como no filme quarto poder, onde a mídia pode manipular a opinião dos telespectadores.
A internet também pode ser utilizada para promover o ensino a distancia, já o lado negativo trata-se do uso da internet para a exploração sexual tanto de adultos quanto de crianças.

Vantagens e desvantagens das tecnologias da informação: (dependem do uso que se faz delas)
- a tecnologia nuclear, por exemplo, pode ser usada como geradora de energia em benefício de uma região como pode ser usada para criar mísseis que pode devastar essa mesma região;
- A internet, como fonte de informação e comunicação pode divulgar valores universais, tais como: princípios éticos, caráter, respeito ao próximo, assim como pode veicular materiais de grupos terroristas, conteúdos de natureza racista, pedofilia, entre outros.
- A TV tanto pode apresentar programas educativos, informações culturais e de interesse social como pode, com seu poder de sedução, induzir os cidadãos à atitudes incoerentes.

4. Com as três ondas qual tipo de alterações na vida cotidiana dos seres humanos?
As três ondas foram: a agrícola, industrial e digital, na primeira nos éramos fadados a vivermos com o necessário e seguíamos o caminho dos nossos pais e antepassados, já na segunda onda os indivíduos  passaram a produzir bem além do que era necessário para viver, surgindo assim a troca e conseqüentemente o dinheiro, então surge a terceira onda a digital com isso a globalização e a mudança no tempo e espaço conhecidos até então pelo homem. 

5. Discuta a respeito do uso das tecnologias na educação rádio televisão computadores e suas implicações na prática pedagógica. Descreva duas atividades utilizando uma dessas tecnologias.
As tecnologias da Informação são de grande importância para o desenvolvimento pessoal e intelectual dos indivíduos , sendo assim, usarei o exemplo do uso do computador e da internet onde poderemos ensinar uma criança as quatro operações da matemática, através de um jogo educativo, ou assistirmos a um filme na internet e discutirmos sobre valores sociais como honestidade por exemplo. Além de diversas possibilidades como aprender outras línguas, pesquisar determinado assunto em enciclopédia virtual e por aí vai.

6. Quais os impactos do uso da internet para a construção do conhecimento e a divulgação das informações? Existe realmente uma globalização?
A internet causa grande impacto por proporcionar aos alunos uma apresentação mais agradável dos conteúdos, além de proporcionar ciberespaços que favorecem a aprendizagem tanto coletiva como individual. Seu uso torna a aprendizagem mais rápida, já que a troca de informação no ambiente virtual é praticamente imediata. Há uma globalização já que a internet quebra os limites do tempo e do espaço.

7. Segundo Porto (2006) novas formas de pensar, de agir de comunicar-se são introduzidos como hábitos corriqueiros. Nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. Defina as tecnologias instrumentais intelectuais e educacionais.
Tecnologias instrumentais são aquelas que trazem  conforto e rapidez ao nosso cotidiano, como por exemplo, as máquinas e os aparelhos (telefone, microondas, computador, rádio, etc.).
Tecnologia intelectual está relacionada à fala, à escrita e aos hipertextos que exterioriza no pensamento.
Tecnologias educacionais são todas as ferramentas que facilitam  o processo de aprendizagem dos indivíduos, desde a louza e giz até os computadores e a internet. Estas tecnologias estão sendo incorporadas cada vez mais às salas de aula, como os jogos virtuais, enciclopédias virtuais entre outras.

8. Fale sobre as tecnologias industriais, educacionais e da informação.
Com as tecnologias industriais o homem passou a buscar novos recursos, para possuir obter conforto, rapidez, comodidade, isto também se refletiu na educação uma vez que através das tecnologias educacionais o processo de ensino aprendizagem passa a ser mais imediato devido a troca imediata de informações proporcionadas pela internet, como jogos educacionais, enciclopédias, vídeo aulas e etc, tudo isto colabora para o desenvolvimento e a aprendizagem do homem, vejamos assim: Tecnologia – industrial = computador; educacional = aulas virtuais, informação = conteúdo ministrado.


- as tecnologias instrumentais trazem conforto, rapidez e qualidade às tarefas cotidianas. Exemplos: carros, eletrodomésticos, computadores e telefones.
- as tecnologias intelectuais quase sempre exteriorizam, objetivam, virtualizam uma função cognitiva, uma atividade mental. Exemplos: a linguagem, a escrita e os hipertextos.
- as tecnologias educacionais ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Exemplos: livros didáticos, laboratórios de ciências, recursos audiovisuais e computadores

9. Fale sobre as três ondas civilizatórias e demonstre como fazem parte do cotidiano.
As três ondas civilizatórias são: agrícola, industrial e digital e podemos percebê-las em diversas situações no nosso cotidiano. Exemplificando, imagine tomar um suco de caixinha no café da manhã? Pois bem. O suco é industrializado, mas precisou da fruta ( matéria prima) e de uma tecnologia para acondicioná-lo de forma que mantivesse seu sabor e qualidade, como se fosse feito na hora. Nessa ação se pode perceber as três ondas civilizatórias no nosso cotidiano, lembrando ainda que, para o produto chegar à nossa mesa se fez necessário a divulgação do mesmo, entrando ai, o papel das tecnologias digitais (rádio, TV, jornais e  internet para essa divulgação.                   

10. Quais as inteligências apresentadas por Gardner. Explique.
 Para Gardner, o ser humano apresenta várias inteligências e todas são importantes para um cidadão produtivo na sociedade:
- Inteligência lingüística: relaciona-se a expressão oral, verbal ou escrita destacam-se como possuidores dessa inteligência os grandes jornalistas, políticos eloqüentes, escritores e poetas;
- Inteligência lógico-matemática: essa inteligência vai além de cálculos matemáticos, abarcando pensamento científico, possui um bom nível desse tipo de inteligência os engenheiros, administradores, economistas, matemáticos e físicos;
- Inteligência corporal-cinestésica: diz respeito aos movimentos corporais, envolvendo saber expressar emoção por meio da dança, e linguagem corporal, bailarinos e atletas possuem uma boa inteligência corporal.
- Inteligência espacial: refere-se a visualização do espaço e a criação de imagens mentais a partir dele, facilitando sua representação e a orientação do mesmo, representam essa inteligência, pilotos e navegadores, bons jogadores de xadrez.
- Inteligência musical: caracteriza-se pelo reconhecimento de padrões sonoros, ritmos e batidas e, pelo manuseio de instrumentos musicais esse tipo de inteligência está presente em compositores, cantores e músicos;
- Inteligência interpessoal: caracteriza-se pela capacidade de estabelecer contato com os outros e criar empatia, sabendo colocar-se no lugar dos outros e interpretar suas reações. Embaixadores, religiosos, psicólogos, professores costumam apresentar um grande nível dessa inteligência;
- Inteligência intrapessoal: relaciona-se a capacidade de autoconhecimento e automotivação, sabendo lidar com frustrações e como superá-las. É a capacidade de encarar a vida com otimismo e de reagir positivamente em situações de insucesso.

11. A internet pode servir como tecnologia educacional. Como? Explique e exemplifique.
Sim, facilitando através do seu uso o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, por exemplo, um aluno com dificuldades em matemática poderá fazer uso de um jogo educativo/ programa específico, que o ajudará em sua compreensão e o ajudará neste processo de ensino. 

12. A Teoria das inteligências múltiplas aponta 7 inteligências, como a educação poderá possibilitar o desenvolvimento dessas inteligências? Em que medida as tecnologias da educação pode auxiliar nesse desenvolvimento?
Através de uma pedagogia de projetos, onde é necessário motivar os educando a se envolverem em suas aprendizagens, participando de todo o processo, desde a aquisição da informação até a construção do conhecimento, as tecnologias contribuem oferecendo recursos para assimilação da construção deste conhecimento.
Antes, eram consideradas inteligentes, quem obtinham boas notas em matemática e português, a partir da teoria das inteligências de Gardner entendemos que existem vários tipos de inteligências e que todas devem ser trabalhadas para desenvolver melhor suas habilidades que podem estar em diferentes áreas.
As tecnologias da educação podem auxiliar muito nesse desenvolvimento já que através de pesquisas como na internet, por exemplo, o aluno tem acesso a várias informações de assuntos que mais lhe interessa e o professor também tem a possibilidade de pesquisar através de sites, ou mesmo CD-ROM matérias que podem desenvolver diferentes inteligências em seus alunos e ampliar seus conhecimentos e oportunidades.

Articule a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) com o uso das tecnologias educacionais.
Através de uma pedagogia de projetos, onde é necessário motivar os educandos a se envolverem em suas aprendizagens, participando de todo o processo, desde a aquisição da informação até a construção do conhecimento, as tecnologias contribuem oferecendo recursos para assimilação da construção deste conhecimento.
Antes, eram consideradas inteligentes, quem obtinham boas notas em matemática e português, a partir da teoria das inteligências de Gardner entendemos que existem vários tipos de inteligências e que todas devem ser trabalhadas para desenvolver melhor suas habilidades que podem estar em diferentes áreas.
As tecnologias da educação podem auxiliar muito nesse desenvolvimento já que através de pesquisas como na internet, por exemplo, o aluno tem acesso a várias informações de assuntos que mais lhe interessa e o professor também tem a possibilidade de pesquisar através de sites, ou mesmo CD-ROM matérias que podem desenvolver diferentes inteligências em seus alunos e ampliar seus conhecimentos e oportunidades.

13. Quais as mudanças na prática docente decorrente do uso de mídia na Educação? Das mídias que foram apresentadas no livro aponte 4 e desenvolva seu uso em sala de aula.
As mudanças podem ser percebidas através do uso de novas tecnologias na sala de aula, como por exemplo, televisão, aparelho de som, computadores, etc, hoje é comum verificarmos que em muitas escolas há o uso da internet, de DVD´s onde através de seu uso é possível tratarmos dos mais diversos temas, contidos em filmes e documentários, ou o uso de enciclopédias online, ou em dvd´s também, esta mudança proporcionou um aumentos dos recursos usados para adquirirmos conhecimentos.
[As tecnologias na educação podem auxiliar o professor a elaborar aulas ricas em recursos, que antecipam os alunos por múltiplos canais sensoriais, bem como auxiliar na construção do conhecimento pelo educando respeitando estilos e ritmos de aprendizagem diferenciados. Ex. os alunos podem pesquisar sobre animais extintos nos sites de pesquisas e montar um livro sobre esses animais. Assistir um filme e elaborar uma comparação entre a época do filme com a atual]

14. As competências exigidas até o fim do século XIX diziam respeito à capacidade técnica, atualmente temos novo elenco de competências, articule o uso das técnicas com essas exigências do mercado.
Atualmente com as transformações sociais, e conseqüentemente as transformações nas relações de trabalho, novas são as exigências para participação produtiva na sociedade. Como por exemplo, 1-Domínio da leitura e escrita 2- Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas 3- Capacidade analisar, interpretar situações 4- capacidade de compreender e atuar em seu entorno social, 5- Capacidade p/compreender criticamente os meios de comunicação, 6- cap. de acessar e usar melhor as informações 7- cap de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

15. As tecnologias da informação possibilitam acesso de todos à informação. Discuta esta afirmativa e aponte questões.
Acredito que sim, porém com alguns detalhes a serem avaliados, por exemplo se esta informação for disseminada pela televisão, ela irá abranger um número X de pessoas, caso esta mesma informação seja disseminada pela internet ela irá abranger um numero Y de pessoas, pois como foi visto no decorrer do estudo desta matéria, existem mais televisores do que geladeiras nas residências brasileiras, então quando pensamos em computadores/internet  a distancia que a informação é levada comparada a TV é menor, mas , é importante ressaltar que o acesso a internet e a compra de computadores vem aumentando consideravelmente.

16. Quais as implicações para o trabalho do professor em sala de aula do uso com computador e de todos os seus aplicativos: editoração de texto, apresentações, jogos e internet?
Em primeiro lugar é necessário esquecermos do modulo tradicional de ensino, e fazer com que os alunos se envolvam no processo de ensino/aprendizagem. Por exemplo ao usarmos o computador na sala de aula para ensinarmos língua portuguesa é possível acessarmos um programa para editoração de textos onde o aluno poderá criar um texto, formatá-lo, inserir imagens, transformando a aula que era feita através de copia de ditado, em algo mais atrativo, ou fazer palavras cruzadas online, para reforçar o vocabulários, existem um infinidade de possibilidades. 

17. No livro texto a autora apresenta uma série de tecnologias que fazem parte de nosso dia-a-dia hoje, mas que partiram de invenções científicas. Aponte duas dessas descobertas científicas e discuta as alterações delas decorrentes no cotidiano e na relação entre o tempo e espaço
 Luz elétrica, alavancou o desenvolvimento industrial e hoje praticamente tudo gira em torno dela. Internet, criada para fins militares hoje está cada dia mais presente em nossas vidas. 

18. No item os códigos da modernidade a autora destaca o trabalho de Bernardo Toro (2002) articule essas sete competências propostas com o trabalho pedagógico. 
1-     Domínio da leitura e da escrita; hoje como futuros pedagogos precisamos proporcionar aos educandos, cada vez mais meios de desenvolverem a leitura e escrita que é uma questão de sobrevivência em nossa sociedade.
2-     Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas; proporcionar aos alunos vivencias que propiciem viver democraticamente e positivamente solucionando os problemas de forma construtiva.
3-     Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações; serem produtivos na escola, trabalho e na vida, o professor deve ensinar os educandos a se expressarem.
4-     Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social; fornecer informações de formação para serem cidadãos de bem, reverter problemas em oportunidades
5-     Receber criticamente os meios de comunicação; sem se deixar manipular pela mídia, como pessoa, aprender a interagir com os as diversas linguagens expressivas dos meios de comunicação criando novas formas de pensar, sentir e atuar no convívio social.  
6-     Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada; capacidade de decidir em grupo.
7-     Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.  Se forma cotidianamente através de um modelo de ensino e aprendizagem autônomo e cooperativo.
O professor deve ser uma orientador e um motivador para a aprendizagem.

20. As três ondas propostas por Alvin Toffler (1995) e apresentadas pela autora no livro texto dizem  respeito a quais tipos de alterações na vida cotidiana dos seres humanos?
A primeira onda é a agrícola, onde produzia apenas o necessário para a sobrevivência da família ou grupo, só era produzido e consumido o necessário, com a segunda onda a industrial, surge a produção de produtos além do que o necessário, onde os produtos passam a ser produzidos em grade escala, na terceira onda a digital, surge a internet e com ela grandes possibilidades de compra e venda de produtos, relacionamentos profissionais e pessoas e assim vai, com ela surge uma lista infindável de possibilidades o que colabora para a globalização da sociedade mundial.

22. O que é interatividade?
É quando nós interagimos com alguém ou alguma coisa como por exemplo um jogo onde para que ele execute um comando devemos clicar em sua tela, ou quando um programa de tv faz um jogo ao vive e ao ligarmos para a emissora e respondermos uma determinada pergunta, estaremos ganhando um premio, isto é interatividade



Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, naEducação a Distância).

Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos.

Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.

As TICs representam um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.



O que é tecnologia da informação?
O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos
tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está
fundamentada nos seguintes componentes:
• hardware e seus dispositivos e periféricos;
• software e seus recursos;
• sistemas de telecomunicações;
• gestão de dados e informações.

A Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, e a maneira como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.


Tecnologias da Educação são os livros didáticos, recursos áudio visuais, computadores, lousa eletrônica, TV, radio e outros colaboram no sentido de ampliar o potencial humano, seja físico ou intelectual, ampliando as possibilidades do professor ensinar e o aluno aprender.

As ondas civilizatórias:
- primeira onda: agrícola – na sociedade agrícola, predominam os grupos que vivem isolados de outros grupos, produzindo e consumindo o necessário para sua sobrevivência e as informações são propagadas de geração para geração. Aqui, o símbolo de poder é a terra;

- segunda onda: industrial – marcada pela revolução industrial, com melhorias na agricultura. Produzia alimentos além do consumido e com a transferência de mão de obra do campo para a cidade, em decorrência do avanço industrial. Nessa época, o poder dependia do capital financeiro de cada um.
Aqui, passa a produzir e consumir informação e cultura de forma massificada (imprensa, rádio e TV), com informações de forma simplificadas para todos.
A escola é massificada para atender a sociedade industrial, formando e preparando cidadãos para o trabalho na indústria, uma educação que privilegiava o desenvolvimento de habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas;

- terceira onda: digital ou sociedade da informação – nessa época, onde o símbolo de poder é conhecimento, com ênfase à interatividade, com grande divulgação de informações, principalmente com a chegada da internet, onde o sujeito é colocado como produtor e consumidor de informações

As transformações necessárias para qualificar a educação abrangem:
- Reestruturação dos Currículos;
- Formação adequada de professores;
- Inserção de tecnologias da informação e da comunicação (bons materiais impressos; televisão e vídeo; e computador conectado à internet).

- Tecnologias Instrumentais:
Essas tecnologias trazem conforto, rapidez e qualidade às tarefas cotidianas. É impossível imaginar uma viagem de ida e volta no mesmo dia de São Paulo à Salvador, se não fossem os aviões; falar com um parente distante em tempo real, se não fosse o telefone e a internet ou até mesmo vê-lo em tempo real por meio de Webcam, conectado à internet; assistir os jogos da copa do mundo, se não fosse a TV; acompanhar a apuração dos resultados das eleições em poucas horas se não fosse a TV.
- Tecnologias intelectuais:
Essas tecnologias destacam-se na língua oral e escrita e agora, nos hipertextos, como forma de representar o conhecimento. Essas tecnologias exteriorizam uma função cognitiva e mental (ao falar, exterioriza seu pensamento, e ao escrever, exterioriza sua memória e ao tecer um texto, estabelecem relações.
 - Tecnologias Educacionais:
Em geral, as tecnologias ampliam o potencial humano, seja físico ou intelectual.
As tecnologias educacionais colaboram no sentido de ampliar as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Essas tecnologias vão desde a lousa, o giz até o computador conectado à internet que, quando utilizados adequadamente auxiliam no processo educacional. O computador, por exemplo, oferece uma infinidade de possibilidades de acesso à informação e a comunicação, de criação e simulação.

É preciso buscar o desenvolvimento da inteligência de forma coletiva, a partir da vivência do grupo, das trocas e do aprofundamento, interagir para a resolução de problemas e a realização de tarefas, a reunião de pessoas competentes em seus domínios de conhecimento para trabalhar em projetos comuns, valorizando assim, as competências individuais e articulando essas competências de forma harmoniosa no desenvolvimento de trabalho em grupo.
Para se formar cidadãos atuantes em seu entorno social com posturas democráticas que saibam analisar os fatos e receber criticamente as informações, trabalhar o conhecimento como um todo complexo, construído a partir de complexas interações do sujeito com os outros sujeitos e com o mundo, respeitando as particularidades de cada um.