Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História
N1-1
1) Como a história pode ajudar para que a criança desenvolva a
criatividade e a cidadania?
Para que a história possa ajudar a
desenvolver a criatividade e a cidadania é necessário que o aluno não seja um
mero espectador, ele precisa questionar os fatos e considerar-se parte de todo
o processo. Deve-se incentivar o aluno a desenvolver um olhar crítico diante
dos fatos e o questionamento do porque eles ficaram marcado na história,
deve-se ajudar na formação de cidadãos capazes de atuarem plenamente na
sociedade em que vivem.
O ensino de história pode lhe
dar subsídios para que compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual
está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva. O objetivo
mais relevante do ensino da História é a noção de identidade, vinculada à
reflexão sobre cidadania.
2) Quais as sugestões apontadas pelos autores do livro texto
para o Eixo Natureza e Sociedade? 32
Para esse eixo os autores sugerem que as atividades
que vamos desenvolver com os alunos devem transmitir algumas noções
relacionadas aos seres vivos, à natureza e ao homem e de como nós como
indivíduos podemos interagir com essas categorias.
As sugestões apontadas
pelos autores estão relacionadas às atividades que serão desenvolvidas e que
tem como finalidade transmitir noções relacionadas aos seres vivos, à natureza
e ao próprio homem como elemento que pertence, usufrui e interage com essas
categorias, dentro de um espaço e período de tempo. (Nil)
3)Explique a afirmação... “ os estudos históricos devem abranger
3 aspectos: identidade social a partir
da relação entre o particular e o geral (cultura
e localidade), noção de diferença e semelhança, o eu e a percepção do outro e
finalmente noções de diferença e semelhança (Souza – FTPH) Análise cada um dos 3
aspectos.
Identidade social a partir da relação
entre o particular e o geral (cultura e localidade) – o conhecimento histórico
desenvolve no aluno uma consciência mais crítica e humana. Através deste
conhecimento ele estabelece relações entre identidade individual e coletiva,
relacionando assim o particular e o geral através de uma perspectiva temporal.
Desta forma sente-se por parte das transformações históricas ao reconhecer a
sua localidade e outros em tempos diferentes, além de reconhecer e ter
admiração pelas conquistas humanas, conquistando a sua própria identidade
social.
-Identidade Social->a história sempre deve partir da
individualidade de cada pessoa (sua história particular) e do grupo a que
pertence, sua localidade.
- Noções de diferenças e semelhanças-> refletindo na história
da humanidade, perceberão diferenças e semelhanças com sua própria história e a
do seu grupo social
4) No que consiste o conceito de sujeito histórico? 50
Sujeito histórico é todo aquele que direta ou
indiretamente participa da ação social, podemos dizer que o sujeito social está
em todos os contextos históricos e suas características principais é a luta
pela transformação, eles podem ser desde os heróis, como pessoas simples em
suas atividades cotidianas.
O sujeito histórico é o agente da ação
social, escolhido pelos historiadores como foco de análise e importante para a
compreensão dos estudos sobre a história. Ele consiste nas ações dos sujeitos
ou de um grupo nas suas atividades cotidianas, ou seja, diferentes elementos do
jogo social, desde líderes e figuras heroicas, até gente simples em suas ações.
(Nil)
N1-2
1) No que consiste a chamada História Nova? Análise suas
principais características
A história nova são os fatos recentes da
atualidade, são importantes porque através dela podemos abrir um leque de
discussões sobre o assunto por exemplo: a política poderá trabalhar com os dias
de hoje fazendo uma viagem ao tempo como se fosse uma linha do tempo para poder
explicar sobre os tipos de governo existentes.
2) Exemplifique com formas de trabalhar a
História de forma interdisciplinar.
Trabalhando por exemplo a história da
vida do aluno podemos construir um livro com ilustração sobre os principais
fatos que marcaram a vida daquele aluno até a data de hoje, outro modo de
trabalhar seria um teatro com os principais fatos da vida.
3) Como posso trabalhar na Ed. Infantil os conceitos
fundamentais para o estudo de história (fato
histórico, sujeito histórico e tempo histórico)?
Na educação infantil podemos trabalhar
com o lúdico da criança, como um teatro de fantoches, uma história contada de
uma forma mais ativa com a participação de todos ou deixar a turminha contar a
história quanto eles se referem a muito mais tempo atrás, já tem a noção
temporal espacial.
4) Explique a frase: “ O universo de sistemas simbólicos oferecidos pela cultura é, justamente , o
universo d descobertas da criança ( Souza –
FTPH)
Quer dizer que a criança aprende
brincando desde muito cedo, é normal as meninas brincarem de casinha e boneca e
os meninos de bola e carrinhos, a nossa sociedade já ensina que as meninas tem
que ser boa mãe e dona de casa e os meninos o tão famoso sonho de ser jogador
de futebol, mas as coisas estão mudando pois a mulher tem conquistado cada dia
mais seu espaço e temos excelentes chefes
de cozinha homens, enfim o professor deve aproveitar esta bagagem que o
aluno traz de casa para explorar e criar cada vez mais aulas criativas que
despertem o interesse e a curiosidade do aluno tornando a escola um ambiente
agradável, algo prazeroso e não uma obrigação.
N1-3
1) Diferentes tipos de fontes que podem ser utilizados pelo
Historiador. Quais são estas fontes? Exemplifique. 83
As fontes do historiador são: documentos
escritos, relatos orais (histórias, orais de testemunhas oculares dos fatos
passados), objetos, construções antigas, ruinas, esqueletos, fósseis, livros,
cartas, obras de arte, etc...
São fontes
utilizadas pelos historiadores para recuperar o passado humano: Os jornais, as revistas, os documentos
oficiais, as obras de artes entre outros. Além dessas, também pode ser
considerados registros históricos os restos de esqueletos e de casas, objetos
de uso domésticos dos mais variados como vestuário, desenhos, livros, cartas,
esculturas, pintura etc. (Nil)
2) Análise os conceitos de fato, sujeito e tempo histórico.
50/60
Fato histórico e o fato ou evento
histórico importante para entender o passado, mas não basta ver o fato passado,
é preciso tbém entender a realidade que o sujeito histórico vive e como era o
pensamento dominante em seu tempo “o tempo histórico”. Se formos entender os
fatos passados a partir da nossa realidade atual não compreenderão eventos como
a inquisição ou então teremos a tendência de achar os povos do passado um
conjunto de bárbaros e ignorantes.
Fato histórico pode ser entendido como um acontecimento ou evento
com significado importante para a compreensão do passado;
Sujeito histórico é o agente da ação social, escolhido pelos
historiadores como foco de análise e importante para a compreensão dos estudos
sobre a história.
O tempo histórico é aquele que conta as ações do homem sobre o espaço.
São periodos ou espaço de tempo que marcam determinados acontecimentos, para
que a humanidade tenha uma referencia temporal que possa ser compartilhada por
diversas pessoas (nil)
3) As noções sobre “educação e criança” se transformaram ao
longo da história. Explique esta frase, exemplificando. 21
A criança da idade média para nossa
época passou a ser considerada de maneira diferente, podemos dizer que a
criança era vista como um adulto incompleto e não eram levados em consideração as
nuances próprias de sua idade. A escola se modificou com a ação de pensadores
como Montessori, Hosseau, Pestalozzi e Decroly que levariam em consideração,
entre outras coisas o seu desenvolvimento motor e sensorial.
Até o século XVII a sociedade não dava
muita atenção à criança. Na Idade Média ela era vista como adulto em miniatura
e, desde muito nova, era inserida no mundo adulto de forma brutal. Sua
socialização e transmissão de valores e de conhecimentos não eram asseguradas
pelas famílias.
As tranformaçõesda concepção de criança
começaram com as reformas religiosas, trazendo um novo olhar sobre as crianças
e sua aprendizagem. No século XIX, com Rousseau,Pestalozzi,Decroly,Froebel
e Montessori, surgem iniciativas isoladas como a criação de creches, asilos e
internatos, que aliás, eram vistas como instituições destinadas a cuidar de
crianças pobres, o que apenas encobria o problema e não tinha capacidade de
buscar transformações mais profundas na realidade social dessas crianças, essa
realidade se estende até os dias atuais.
4) Explique o trecho a seguir exemplificando: qualquer pessoa,
independente de idade, sexo, quer dizer é um agente da história” (Souza – FTPH) 119
Hoje em dia não temos mais história
tradicional constituída de heróis, como foi ensinada a história do Brasil, por
muitas décadas, onde somente uma pequena quantidade de homensricos, políticos
importantes ou generais eram atores da história de nosso país. Na realidade
estas pessoas servem somente como catalisadores, ou seja tiveram a perspicácia
de identificar as demandas populares e serem sujeitos pronunciantes desse
processo, mas tal história não se faria sem a participação popular, como
exemplo temos muitos, vou citar Getúlio Vargas que somente se manteve no poder
porque com sua politica trabalhista conseguiu o apoio da massa. Mas tbém é
preciso compreender que esses personagens da história tradicional foram uma
necessidade da época pois era preciso criar um sentimento nacionalista em uma
nação incipiente como o Brasil do final do século XIX e início do século XX.
O texto acima mostra
que o sujeito histórico não se restringe mais aos grandes heróis, ou seja, todo
e qualquer indivíduo é considerado sujeito histórico pois cada um tem a sua
própria história. Sendo assim, é importante mostrar para nossas crianças que
elas também fazem a história, tanto quanto os grandes heróis, e que a sua
história também pode ser contada.(Nil)
N1-4
1) O que o Referencial Curricular Nacional para Educação
Infantil (RCNEI) sugere como conteúdos e atividades a serem desenvolvidos com a criança? 26
Ele sugere as atividades em movimentos,
artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e
matemática. O RCNEI é um documento dividido em três volumes e procura
instrumentalizar os educadores na prática educativa cotidiana, com as crianças
em creche e pré-escolas, respeitando-se a diversidade cultural do país.
O RCNEI
sugere que inúmeros conteúdos e atividades como artes visuais, música,
linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática sejam desenvolvidos
cotidianamente com as crianças em sala de aula, levando em consideração
aspectos de compreensão da realidade natural, social e cultural da criança.
(Nil)
2) Utilizando fontes visuais para analisar o registro da
história pense e escreva uma proposta de utilização para crianças de 5 a 7
anos. 84
Tenho como proposta uma aula dinâmica,
onde a criança pode vir conhecer o corpo humano, onde traremos bonecos, e
colocaremos setinhas em cada parte do corpo a qual iremos explicar uns aos
outros, falaremos para que serve cada órgão e ossos do nosso corpo humano e com
isso eles se descobrirão sozinhos. Devemos sempre trabalhar a coordenação
motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua
escrita relacionando letras, objetos, sons, discriminando e visualizando as famílias
silábicas, visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático tbém.
O trabalho com fotografia pode ser uma
fonte bem interessante. É possível se identificar, por meio da imagem impressa
no papel, elementos de uma sociedade do passado e proporcionar reflexões sobre
comportamentos registrados através dela. O professor pode também trabalhar as
questões da técnica fotográfica, dos materiais utilizados e as diferentes
lembranças que as pessoas têm sobre essa mesma época que a fotografia registrou.
(Nil)
3) No que consiste a chamada História Positivista? 51
A chamada história positivista está
relacionada a uma linha de pensamento que surgiu com o filósofo e pensador
Augusto Conte, a história positivista aborda uma visão determinada e registrada
como sendo apenas esta a história corrente legal abordando como única e
verdadeira os fatos dos heróis, suas datas e feitos, destacando sempre a
história dos vencedores, sendo esta história aplicada nas escolas a pouco
tempo, e podendo até os dias de hoje em certas regiões do Brasil e do mundo ser
encontrado, deixando de lado a história como ciência.
A história positivista consiste na noção
quase mítica dadas a alguns personagens, que narram uma história com sentido
fabuloso, mágico e divino e com caráter de verdade inquestionável. Essa
história tradicional se concentra nos grandes feitos dos grandes homens,
estadistas, generais e eclesiásticos, deixando para a humanidade um papel secundário no drama da
história.
4) Análise e explique a frase a seguir: “...os grupos sociais
são diferentes por várias razões como: estão localizados em espaços geográficos diferentes portanto precisam se adaptar a eles; estão
organizados em diferentes épocas...ou ainda esses grupos podem viver no mesmo
espaço e no
mesmo tempo histórico, mas tem vidas diferentes dependendo da sua cultura
material...ou do grupo a que pertencem” (Souza – FTPH) 140
A formação da história do homem
relaciona com a construção do homem no tempo e espaço, os grupos fazem a parte
da vida humana defendendo uma causa ou lutando por um ideal ou algo como a
própria frase diz: os grupos são diferentes por várias razões históricas, como
a localização que estão, podendo os aspectos geográficos influenciar na
ideologia e energia do grupo, ou o mesmo grupo pode ser diferente pois a
história está num processo onde cada lugar ocorre uma temporalidade diferente,
influenciando na formação do grupo, podemos usar como exemplo o grupo de
trabalhadores em todo o tempo e sociedade os trabalhadores, estavam presentes
mas apenas com as ideias socialistas e sua consciência política que se deram
conta de sua importância no fluxo e na vida da história humana, estes
trabalhadores podem estar organizados de diferentes formas seja no campo ou na
cidade e em várias épocas da história, ou ainda no mesmo local de trabalho,
cada qual com sua função e utilidade, atualmente os trabalhadores são
diversificados, mas ocorre ainda a divisão social de sua importância dentro da
sociedade pós moderna.
A pesar de tantas diferenças, a criança
deve entender que isso não significa superioridade de um grupo sobre o outro e
sim o diverso. O estudo do cotidiano de uma cultura/vida em diferentes tempos e
espaços propicia à criança a familiarização com outros tempos históricos e
culturas, podendo assim, confrontá-las com o seu, para que comece a pensar
sobre a existência de um modo de viver diferente do seu e sobre uma história
onde a sua se insere. (Nil)
1) Pense e escreva uma proposta de utilização para crianças
utilizando fontes sonoras para analisar o registro da história. 44
Colocar músicas de várias épocas para
que seja analisado as mudanças de estilo musical que caracterizavam cada época
e tbém trabalhar produções de músicas sobre assuntos atuais e do passado, após
pesquisas, traz bons resultados.
2) O que se entende por tempo social? Exemplifique. 151
Se entende que esse tempo natural é
preenchido pelo fazer da humanidade, quer dizer, com o passar do tempo, os
homens e mulheres constroem cidades, tem ideias, desenvolvem projetos, fazem guerras,
vivem sua vida cotidiana, quando a criança começa a entender essas coisas
significa que ela entende o que é tempo social.
Entende-se como tempo natural
que é preenchido pelo fazer da humanidade, ou seja, com o passar do tempo os
homens e mulheres constroem cidades, tem ideias, desenvolvem projetos, fazem
guerras, vivem sua vida cotidiana, é no estudo do tempo social que as crianças
começam a ter noção de história. (prova)
3) Quais os seis eixos propostos pelo RCNEI para atuação junto
às crianças? 26
Os eixos propostos são: Movimento, artes
visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
4) Explique a frase: “ ao
desenvolver uma nova abordagem da construção da história, os indivíduos são
colocados como sujeitos da história,
capazes de compor as fileiras da História e de sua construção com as suas
atividades e atitudes ( Souza – FTPH) 51
Esta sendo criada uma nova visão para
relatar a história, uma nova linguagem para narrar a história, observa-se o
resgate daqueles que haviam sido excluídos por ela.
De acordo com
o texto, o sujeito histórico não se restringe apenas aqueles que detém o poder
ou aos heróis, mas a todo indivíduo. Criou-se uma nova visão para relatar a
história, uma nova linguagem para narrar a história. Observa-se o resgate
daqueles que haviam sido excluídos por ela. (prova)
2 - Qual a diferença entre tempo
histórico e tempo cronológico?
Tempo
histórico é aquele utilizado pelos historiadores, e está focado nos fatos e nos
acontecimentos de curto e longo espaço de tempo e não no calendário. Ex. o
período da Idade Média, a Idade Moderna, a Ditadura Militar no Brasil, etc.
Já o tempo
cronológico esta relacionado ao calendário, com datas específicas (exata). Ex.
o descobrimento do Brasil, a Independencia do Brasil, etc (nil)
3 - O que é fato histórico? Como poder
ser trabalho em uma criança do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental?
Exemplifique.(32/40
Fato
histórico são ações significativas, eventos políticos, festas cívicas e ações
históricas que marcam para sempre um determinado momento importante.
Em sala de
aula, o fato histórico pode ser trabalhado a partir de atividades cotidianas; a
leitura ou a dinâmica de histórias em sala de aula é uma boa forma de se
trabalhar esse tema, alem de poder utilizar os recursos visuais (filme),
fazendo conversação entre o fato histórico mostrado no filme e aquele
trabalhado em sala de aula.(Nil)
4 - Relacione resgate da memória e
construção de identidade. P.151 portal
O
resgate da memória é muito importante na construção da identidade pois, o que
cada pessoa tem a contar sobre sua vida é fundamental para resgatar a história
de um determinado período e faz com que cada um de nós se sinta inserido na
sociedade, por meio de nossos laços culturais e afetivos.(Nil)
Quais as mudanças ocorridas na concepção de
infância, de acordo com Philippe Ariès, entre a Idade Média e a Modernidade? (
21)
Na idade média, assim
que as crianças eram desmamadas passavam a serem consideradas como “mini
adultos”, a prova disso são os retratos das crianças daquela época já vestidas
como adultos e com características totalmente diferente do que vemos hoje nas
crianças.
A infância constitui
uma realidade que começou a ganhar contorno a partir dos séculos XVI e XVII. A
partir do renascimento a integração da criança no mundo adulto se tornou cada
vez mais tarde e a marcar, com fronteiras bem definidas, o tempo da infância,
progressivamente ligado ao conceito de aprendizagem e de escolarização
Nenhum comentário:
Postar um comentário