Minha N2
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS1. "A avaliação aberta é uma forma autêntica de avaliação que permite ao aluno usar altos níveis de raciocínio por uma variedade de estilos de escrita"
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Como se pode medir a velocidade da correnteza de um rio?
- A bolinha é solta na água e o cronômetro ligado, o barbante marca a distância percorrida em 30 segundos. Uma trena mede a distância percorrida. Calcula-se a velocidade dividindo a distância percorrida por 30.
- Coloca-se o cronômetro dentro da água e aperta, deixa-se apertado por um minuto e observa-se o resultado.
- Soltando uma bolinha de tênis na água para ver aonde ela vai, daí mede-se a distância.
- Usa-se uma trena ou um barbante para medir a distância entre as duas bordas do rio. O cronômetro vai medir o tempo que levou para andar de um lado para outro.
2. Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar que
- para germinar as sementes possuem as mesmas necessidades umas das outras.
- o processo reprodutivo pode ser visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais.
- as plantas geradas por meio da semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
- o cruzamento assexuado é aquele que gera as plantas a partir das sementes.
3. Mapas conceituais são diagramas propostos para mostrar como alguém entende um tópico em particular.
- Os conceitos são circulados e unidos por traços a outros conceitos com os quais têm relação. Sobre esse método, é correto afirmar que
- dependendo do assunto que está sendo tratado, o mapa conceitual acaba tornando-se um diagrama confuso, mesmo que o professor tenha bastante experiência com seu uso.
- os problemas conceituais ou erros raramente aparecem nos mapas conceituais.
- por meio desse método, o professor consegue identificar as ideias preliminares e os conceitos equivocados dos alunos.
- ele serve para avaliar alunos com alto grau de inteligência visual. Os demais alunos não conseguiriam montar um mapa conceitual.
4. Associe os termos da primeira coluna com os conceitos da segunda.
- (a) Conteúdos atitudinais.
(b) Conteúdos conceituais.
(c) Conteúdos procedimentais.
( ) Conhecimentos construídos pela humanidade ao longo da história. Engloba fatos e princípios.
( ) Atitudes que se esperam dos alunos a partir de valores universais.
( ) Referem-se ao saber fazer: técnicas e métodos.
A sequência correta é:
- b, c, a.
- a, b, c.
- c, b, a.
- b, a, c
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Sobre a
relação entre o aluno, o professor e a construção do conhecimento é correto
afirmar que




2. Assinale a
única afirmação incorreta a respeito do tema transversal Ambiente.




3. Há várias
estratégias para o ensino de Ciências. Todas elas exigem atenção, disciplina e
muito suporte do professor.
Sobre as estratégias de ensino, assinale a
alternativa correta.




4. Para
minimizar os efeitos medo e nojo, o professor pode




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Sobre a
energia, podemos afirmar que




2. Bruner
(1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser ensinado com
eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em
qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa que




3. O ser
humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua
sobrevivência, de




4. O método
utilizado diferencia as várias ciências.
A ciência desenvolvida em laboratório usa a
dedução, tal como a Matemática ou a Lógica, mas esse não é o único método
empregado. Empregam-se também a




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. O
conhecimento científico




2. Os alunos
possuem diferentes níveis de raciocínio.
De acordo com a Taxonomia de Bloom, os níveis são:
conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. A partir do
que você aprendeu sobre os tipos de raciocínio da Taxonomia de Bloom, assinale
a alternativa correta.




3. Os PCN
propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares. Assinale
a alternativa que explica essas mudanças.




4. Por mais
aparentemente simples que os organismos vivos possam parecer, na verdade, estes
se apresentam como complexas estruturas.
Sobre esses seres, afirmamos que




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Assinale a
única afirmação incorreta a respeito do tema transversal Ambiente.




2. Leia
abaixo:
"A importância da experiência na aquisição do
conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele
afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência
ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no
domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar
que




3. O ser
humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua sobrevivência,
de




4. Há
professores que acreditam que eles ensinam e os alunos aprendem, isto é, que o
conhecimento pode ser transmitido para os alunos.
Acreditam numa determinada epistemologia em que o
indivíduo, ao nascer, nada tem em termos de conhecimento - é uma folha em
branco, uma tábula rasa. A esse pressuposto epistemológico, dá-se o nome de




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Na meta 1
- fundamentos ecológicos - os alunos deverão




2. O efeito
novidade numa visita dirigida ocorre quando os alunos




3. Assinale a
alternativa correta.




4. Há
professores que acreditam que eles ensinam e os alunos aprendem, isto é, que o
conhecimento pode ser transmitido para os alunos.
Acreditam numa determinada epistemologia em que o
indivíduo, ao nascer, nada tem em termos de conhecimento - é uma folha em
branco, uma tábula rasa. A esse pressuposto epistemológico, dá-se o nome de




Resultado
final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Entre os
recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas aulas
são válidas para ensinar Ciências?




2. Sobre a
relação entre o aluno, o professor e a construção do conhecimento é correto
afirmar que




3. Ao
planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande
porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve




4. Por mais
aparentemente simples que os organismos vivos possam parecer, na verdade, estes
se apresentam como complexas estruturas.
Sobre esses seres, afirmamos que




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Sobre a
energia, podemos afirmar que




2. Bruner
(1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser ensinado com
eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em
qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa que




3. O ser
humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua
sobrevivência, de




4. O método
utilizado diferencia as várias ciências.
A ciência desenvolvida em laboratório usa a
dedução, tal como a Matemática ou a Lógica, mas esse não é o único método
empregado. Empregam-se também a




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas
aulas são válidas para ensinar Ciências?




2.
Bruner (1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser
ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer
criança, em qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa
que




3. Ao
planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande
porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve




4.
Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar
que




Resultado
final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar
que




2. Em
qual alternativa os conteúdos conceituais são bem representados?




3.
Sobre a forma de produção de eletricidade, podemos dizer que




4.
Sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula antes da visita a uma
instituição, podemos dizer que




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO
DE CIÊNCIAS
1. Há
várias estratégias para o ensino de Ciências. Todas elas exigem atenção,
disciplina e muito suporte do professor.
Sobre as estratégias de ensino,
assinale a alternativa correta.




2.
Assinale a alternativa verdadeira.




3.
Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar
que




4. Em
qual alternativa os conteúdos conceituais são bem representados?




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Através
das concepções psicológicas e filosóficas apresentadas no texto:
"Princípios
orientadores do ensino de Ciências I", verifique qual dos métodos foi
utilizado por Descartes.




2.
Atualmente, as previsões meteorológicas são fundamentais para o gerenciamento
de uma série de atividades produtivas humanas.
A
respeito da meteorologia e da previsão do tempo, podemos dizer que




3. Durante o
processo de ensino-aprendizagem no ensino sobre plantas, o que é proporcionado
aos alunos?




4. Sobre o
currículo, assinale a alternativa correta.




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE HISTÓRIA
1. LEIA
ABAIXO:
É importante que as crianças percebam
que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso
constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:




2. NA
SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX,
dois processos históricos desencadearam
profundas modificações nas dinâmicas da sociedade e na natureza da sociedade
brasileira. Assinale a alternativa que indica esses processos.




3. ENTRE
MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA
HISTÓRICA:
todas as pessoas têm história e o
registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos.
Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:




4. A
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM
RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE HISTÓRIA
1. O
TRABALHO COM A LINHA DA VIDA LEVA A CRIANÇA A REGISTRAR OS FATOS MAIS MARCANTES
DE SUA VIDA, ANO A ANO.
A importância desse trabalho consiste
em:




2.
ENTRE MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA
HISTÓRICA:
todas as pessoas têm história e o
registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos.
Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:




3. COM
O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 - 1945),
houve alterações nas relações
econômicas entre os países capitalistas e socialistas. Assinale a alternativa
que indica uma das transformações que ocorreram nesse período.




4. PARA
UM TRABALHO DE RESGATE DE MEMÓRIA SOBRE UM DETERMINADO LOCAL,
é fundamental a utilização de pelo
menos dois tipos de fontes - documentos escritos e orais (a partir da
realização de entrevistas). Sobre esse segundo tipo de fonte (orais a partir de
entrevistas), é correto afirmar que:




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Em
relação às atividades lúdicas, assinale com a letra V as afirmações verdadeiras
e com a letra F as falsas.
( ) As atividades lúdicas devem ser
incorporadas ao ensino de Ciências Naturais.
( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.
( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.
A sequência correta é:




2. Para
minimizar os efeitos medo e nojo, o professor pode




3. O
ser humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua
sobrevivência, de




4. No
ensino por ciclos a fase do envolvimento permite ao aluno




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas
aulas são válidas para ensinar Ciências?




2.
Bruner (1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser
ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer
criança, em qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa
que




3. Ao
planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande
porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve




4.
Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar
que




Resultado
final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Num
ciclo de investigação, questões apropriadas para investigar são as que




2. O
livro didático é, muitas vezes, um dos únicos recursos didáticos disponíveis em
sala de aula.
Por consequência, sua escolha deve ser
levada a sério. Muitos livros e apostilas acabam não passando pela avaliação do
Ministério de Educação e Cultura (MEC), que avalia os livros destinados
principalmente ao ensino público. Como o professor deve proceder para ter um
bom livro didático em sala de aula?



3.
Griffin e Simington sugerem que a visita dirigida seja dividida em três
momentos:
exploração com o professor, exploração
motivadora e confraternização. O que caracteriza a exploração motivadora?




4. Por
mais aparentemente simples que os organismos vivos possam parecer, na verdade,
estes se apresentam como complexas estruturas.
Sobre esses seres, afirmamos que




Resultado final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Associe os termos da primeira coluna com os conceitos apresentados
na segunda.
Termos Conceitos
(a) Educação Ambiental.
(b) Meio ambiente.
(c) Valor.
(d) Comunidade.
(e) Território.
( ) Cada escola e as pessoas a ela vinculadas (alunos, professores,
pais e funcionários).
( ) Espaço delimitado onde o aluno vive.
( ) Processo educativo que permite aos indivíduos adquirirem
conhecimentos e desenvolver valores, atitudes e comportamentos que os
levem a uma interação com o meio ambiente, favorecendo a
sustentabilidade ambiental.
( ) Conjunto de elementos biofísicos, socioeconômicos e culturais que
interagem criando um espaço no qual os homens constroem a
dinâmica de sua vida.
( ) Ideia ou convicção que condiciona as percepções, atitudes e
comportamentos de uma pessoa.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
e, a, d, c, b.
a, b, d, c, e.
d, e, a, b, c.-correta
c, d, e, b, a.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Associe os termos da primeira coluna com os conceitos apresentados
na segunda.
Termos Conceitos
(a) Educação Ambiental.
(b) Meio ambiente.
(c) Valor.
(d) Comunidade.
(e) Território.
( ) Cada escola e as pessoas a ela vinculadas (alunos, professores,
pais e funcionários).
( ) Espaço delimitado onde o aluno vive.
( ) Processo educativo que permite aos indivíduos adquirirem
conhecimentos e desenvolver valores, atitudes e comportamentos que os
levem a uma interação com o meio ambiente, favorecendo a
sustentabilidade ambiental.
( ) Conjunto de elementos biofísicos, socioeconômicos e culturais que
interagem criando um espaço no qual os homens constroem a
dinâmica de sua vida.
( ) Ideia ou convicção que condiciona as percepções, atitudes e
comportamentos de uma pessoa.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
e, a, d, c, b.
a, b, d, c, e.
d, e, a, b, c.-correta
c, d, e, b, a.
2. Para os diversos experimentos possíveis, são muitos os recursos que
podem ser usados nas aulas de Ciências.
Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor.
Mas o importante é construir conceitos a partir dos experimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a concepção que está na base
dessa afirmação.
Nacionalismo.
Liberalismo.
Construtivismo.-correta
Humanismo.
podem ser usados nas aulas de Ciências.
Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor.
Mas o importante é construir conceitos a partir dos experimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a concepção que está na base
dessa afirmação.
Nacionalismo.
Liberalismo.
Construtivismo.-correta
Humanismo.
3. O que acontece com a magnetita quando a aproximamos do papel
alumínio?
É atraída, pois a magnetita puxa objetos finos e leves.
É atraída somente no lado brilhante, pois o lado fosco é papel.
Não atrai, pois a magnetita não atrai o alumínio.-correta
É atraída, pois a magnetita gruda em objetos prateados.
alumínio?
É atraída, pois a magnetita puxa objetos finos e leves.
É atraída somente no lado brilhante, pois o lado fosco é papel.
Não atrai, pois a magnetita não atrai o alumínio.-correta
É atraída, pois a magnetita gruda em objetos prateados.
4. O efeito novidade numa visita dirigida ocorre quando os alunos
visitam o endereço eletrônico da instituição antes da visita para
identificar as novidades que o local pode oferecer.
concentram-se na atividade organizada pelo professor porque é
novidade e eles gostam.
procuram preencher as fichas entregues pelo professor e observar os
panfletos do local visitado para conhecer as novidades.
não têm familiaridade com o local visitado, por isso tenderão a
exagerar no comportamento exploratório interferindo na aprendizagem
predeterminada pelo professor.-correta
visitam o endereço eletrônico da instituição antes da visita para
identificar as novidades que o local pode oferecer.
concentram-se na atividade organizada pelo professor porque é
novidade e eles gostam.
procuram preencher as fichas entregues pelo professor e observar os
panfletos do local visitado para conhecer as novidades.
não têm familiaridade com o local visitado, por isso tenderão a
exagerar no comportamento exploratório interferindo na aprendizagem
predeterminada pelo professor.-correta
Resultado
final : 1 (Confirmar)
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Observe atentamente o esquema abaixo e assinale a alternativa correta.





2.
Conforme as etapas do método experimental, que é de fato objetivo e aplica-se a
fatos concretos, analise as questões abaixo verificando sua veracidade




3.
Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas
aulas são válidas para ensinar Ciências?




4.
Assinale a alternativa que mostra a etapa da explicação durante uma atividade
realizada através dos ciclos.




Resultado
final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Sobre o
currículo, assinale a alternativa correta.




2. Quais
cuidados um professor deve ter ao convidar seus alunos para participarem de
atividades fora da sala de aula?




3. Sobre o
sistema respiratório, assinale a alternativa correta.




4. Sobre os
animais é correto afirmar que




Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Mapas conceituais são diagramas propostos para mostrar como alguém entende um
tópico em particular.
Os conceitos são circulados e unidos
por traços a outros conceitos com os quais têm relação. Sobre esse método, é
correto afirmar que




2. Como
se pode medir a velocidade da correnteza de um rio?




3.
Sobre o telencéfalo, é correto afirmar que




4. O
ensino de Ciências apresentou várias mudanças ao longo da história do Brasil.
Sobre a evolução do ensino de Ciências
no Brasil, é correto afirmar que




1. NA ATUALIDADE,
diferentes formas de abordar e ensinar a História e
a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram
no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o
caminho percorrido por elas.
Nas décadas de 1960 e 70, sob o
domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia
contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de
ideias de caráter moralizante e cívicas.
As mudanças ocorridas na elaboração de novas
teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em
nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda
que simultaneamente.
Durante o século XIX, a partir da definição
do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o estudo da
História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte
europeia.
As abordagens de caráter marxista pouca
influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração
no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
2. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO
DOS MITOS DEVE SER FEITA:
sem a intervenção dos professores, ou seja,
apenas os alunos devem avaliar-se mutuamente, além de ser proposta uma
autoavaliação para cada criança, que assim também aprende sobre suas
responsabilidades.
esporadicamente, sem nenhum tipo de registro
mais organizado: as crianças devem se sentir livres para aprender o que
quiserem e realizarem seus trabalhos da forma que acham mais interessante.
de diversas maneiras: a partir
das observações cotidianas do trabalho da criança, das suas produções escritas
e participações orais, bem como a partir de exercícios de autoavaliação.
a partir de provas que cobrem se o aluno
decorou os conteúdos dos mitos e as informações sobre os respectivos povos, bem
como, provas orais também devem ser realizadas.
3. É IMPORTANTE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS PERCEBAM ALGUMAS RELAÇÕES
SOBRE O FENÔMENO TEMPO:
algumas coisas do passado continuam vivas nos dias
de hoje; outras, deixaram de existir. São as relações de permanência e de
mudança que a escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
que os professores mostrem às crianças que
tudo o que ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive
com saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo
é movido pelas mudanças.
que os trabalhos desenvolvidos juntamente com
as crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado – afinal, as
mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em
relação ao que era antigamente.
que o professor pense em formas
de mostrar que algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem
mudanças, para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que
aconteceu no passado não existe mais.
que as crianças memorizem os conceitos de
mudança e de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o
seu significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu
futuro.
4. LEIA:
Buscar a construção ou resgatar a identidade local
tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo
mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar
projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um
trabalho importante, pois:
faz com que os professores possam conhecer
melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas
atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a
partir do devido acompanhamento.
leva às crianças o conhecimento dos
personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada
como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem
enquanto agentes históricos.
possibilita a construção de provas que levem
as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a
partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela
pesquisa.
faz com que cada uma das crianças
e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos
laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas
enquanto gentes históricos
1. Sobre o deslocamento de nosso
planeta Terra pelo espaço sideral, podemos dizer que
a translação, também denominada revolução, gera a
noção de dia e noite.
a Terra gira ao redor de si mesma, enquanto o Sol
gira ao seu redor.
a
Terra, além de girar em torno de si, também realiza um movimento em torno
do Sol.
o movimento de rotação provoca as sensações de
estações anuais.
2. Assinale a alternativa que mostra a
etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos ciclos.
Os alunos buscam, através de pesquisas, informações
que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
A partir da observação os alunos e o professor
interagem sobre o material trazido em sala de aula.
Os
alunos analisam, com o auxílio do professor, os resultados das observações,
tentando interpretá-los.
Através do trabalho coletivo, os alunos construíram
o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
3. Sobre a relação entre o aluno, o
professor e a construção do conhecimento é correto afirmar que
as
regras têm o objetivo de possibilitar o desenvolvimento da busca pelo
conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
o conhecimento se inicia quando o aluno passa a
frequentar a escola, participando da construção do conhecimento.
na pedagogia direcional, acredita-se que tudo que o
aluno constrói o auxiliará na construção de novos conhecimentos.
a figura autoritária do professor ajuda no
aprendizado dos alunos por manter a tranquilidade durante a prática docente.
4. O conhecimento científico
é habitualmente obscuro e pouco preciso.
é dogmático justamente porque reconhece ser
infalível.
é
comunicável graças à exatidão e à clareza com que é formulado.
registra os fatos, fixa-se neles e pouco procura
explicá-los ou estabelecer relações com outros fatos.
1. Assinale a alternativa que mostra a
etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos ciclos.
A partir da observação os alunos e o professor
interagem sobre o material trazido em sala de aula.
Através do trabalho coletivo, os alunos construíram
o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
Os alunos buscam, através de pesquisas, informações
que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
Os alunos analisam, com o auxílio do
professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los.
2. Leia abaixo:
"A importância da experiência na aquisição do
conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele
afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência
ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no
domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar
que
o homem só começa a pensar quando se encontra frente às
facilidades.
o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
3. As máquinas simples são exemplos de
equipamentos que
utilizam a força humana para complementar seu
efeito.
baseiam-se no fundamento de reserva energética e do princípio da
comodidade humana.
precisam ser aperfeiçoados para serem empregados em
benefício humano.
produzem economia de energia humana, já
que transmitem ou modificam o emprego de sua força.
4. Assinale com a letra V as afirmativas
verdadeiras e com a letra F as falsas.
( ) A extinção de espécies decorre unicamente da
captura das plantas e dos animais.
( ) A introdução de plantas e animais originários de outros ecossistemas compromete a manutenção da biodiversidade.
( ) A perda da biodiversidade se deve ao baixo valor econômico a ela atribuído.
( ) A biodiversidade brasileira é uma das mais privilegiadas e pirateadas do mundo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses acima é:
( ) A introdução de plantas e animais originários de outros ecossistemas compromete a manutenção da biodiversidade.
( ) A perda da biodiversidade se deve ao baixo valor econômico a ela atribuído.
( ) A biodiversidade brasileira é uma das mais privilegiadas e pirateadas do mundo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses acima é:
V, F, F, F
F, V, V, V
V, F, V, F
F, V, F, V
1. uma amostra de solo foi colocada com água em um vidro com tampa e
agitada vigorosamente.
RESP; a distribuição dos componentes
do solo em camadas deve-se ao tamanho dos grãos ou partículas do sedimento.
2. porque ensinar ciências?
RESP; e um direito de todos ter uma
formação cientifica para o desenvolvimento do raciocinio subjetivo, mas sem a
preocupaçâo com a autonomia dos alunos.
3. o efeito novidade de uma visita
ocorre quando os alunos.
RESP; não tem familiaridade com o
local visitado por isso tenderão a exagerar no comportamento exploratório
interferindo na aprendizagem predeterminada pelo professor.
4. sobre o currículo, assinale a
alternativa correta.
RESP; a partir da década de 1970, o
currículo foi entendido como instrumento de análise sobre o que realmente
ocorre nos processos de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário