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Obrigado,
Nivaldo.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Matrícula:
Turma:
Módulo:
12
Tutora:
Data
de Entrega:
Carga
horária validada: 10 horas.
Conferência:
A formação docente no Brasil e sua amplitude
Conferencista:
Paulo Nathanael
Quais
os principais motivos, segundo o autor, da inadequação na formação dos alunos
brasileiros?
Uma
das causas dessa inadequação é o modelo educativo que está uso, pois o mesmo é
herdado do passado com várias adaptações dos modelos europeus e modelos
americanos e que não encontram climatizações suficientes entre nós, já que esses
modelos visavam educar uma elite, visto que a educação sempre foi um processo
elitizado. Na época da colônia a educação era voltada apenas para uma minoria,
(os ricos), e não visava uma preparação do indivíduo, e sim, aumentar o status
elitista da época. No século XX, com a industrialização, urbanização e mudança
social no Brasil se impôs a educação popular, mas essa imposição não foi
correspondida na educação escolar, nos currículos e na didática, o que se viu
foi a oferta de educação do passado e que não está em consonância com a realidade
do mundo moderno.
Essa
mistura de educação do mundo antigo com alguns esforços para uma mudança no
processo educativo, no currículo do processo didático é que está fazendo essa
escola sem sucesso - Não tem sido capaz de transmitir à população brasileira aquilo
que ela precisa para exercer a sua cidadania e contribuir para o
desenvolvimento da nossa sociedade.
O
Brasil está defasado em sua estrutura escolar, e não é por falta de Leis. Nossa
LDB é uma das melhores para a educação, mas não é possível educar ninguém, sem
que a pessoa a ser educada tenha absoluta consciência de que os princípios
aprendidos sejam aplicados no dia a dia de cada um. Não se pode ter apenas
conhecimento teórico, e sim conhecimento pleno de sua aplicabilidade.
Em
resumo, os principais problemas da inadequação na formação dos alunos
brasileiros estão relacionados ao fato de ensinar a teoria sem que haja uma
aplicabilidade, pois, só se aprende
aplicando aquilo que se aprendeu; e na
falta de integração entre os processos didáticos tradicionais e a nova
tecnologia educacional e da comunicação que hoje são da preferência dos jovens.
E se não há por parte da escola empenho nesse sentido, é evidente que a
educação ficará prejudicada. Se a
escola não transmitir aos seus alunos um
nível de formação para suas capacidades futuras, dificilmente veremos pesquisas
diferentes daquelas que são mostradas constantemente, apontando índices
baixíssimos no aproveitamento dos alunos, em todos os níveis de ensino, colocando
nosso país em posições humilhantes no ranking internacional. Em um país jovem
como o Brasil, o grande desafio é mudar esse quadro negativo, já que estamos
falando de um país muito rico em recursos naturais e tecnológicos. Com uma educação de qualidade, certamente em
pouco tempo chegará a um lugar de destaque pela sua grandeza.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor:
Turma:
Módulo:
11
Data
de Entrega:
Conferência:
Preconceito
Lingüístico
Conferencista:
Marcos
Bagno
Carga
horária validada: ___horas.
O que é preconceito
lingüístico? Quais são segundo o autor seus principais mitos?
O preconceito linguístico é acreditar
que não falamos bem nossa própria língua, que pessoas com baixo nível de
escolaridade ou que trocam algumas letras falam errado e principalmente a
pressão pelo conhecimento da gramatica acreditando que assim se faz um grande
escritor mas para esse fim se usa técnicas de redação.
Também é preconceito classificar
determinados estados ou regiões como os que melhor falam ou escrevem nossa
língua, já que na colonização cada região teve uma influencia diferente.
São mitos: regiões que falam melhor,
quem fala bem escreve bem, quanto menos o acesso ao estudo, pior a pronuncia e
escrita, somente os portugueses de Portugal falam bem e outros.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Matrícula:
Turma:
Módulo:
11
Tutora:
Data
de Entrega:
Conferência:
Preconceito Lingüístico
Conferencista:
Marcos Bagno
Carga
horária validada: 10 horas.
O que é preconceito lingüístico? Quais
são segundo o autor seus principais mitos?
É
um conjunto de idéias sem fundamentação científica que circula na sociedade em
torno da linguagem na maneira de falar, o que, segundo o Marcos são mitos, um
folclore em torno de como falamos.
Nenhuma
língua do mundo é um bloco homogêneo compacto. Toda e qualquer língua falada
por seres humanos apresenta variação. No Brasil há mais de 200 línguas faladas
e, embora o português brasileiro seja a língua predominante, ela apresenta uma
grande variabilidade que se deve a várias questões como origem geográfica –
onde cada região se tem uma maneira diferente de falar; a profissão das
pessoas; a faixa etária e, principalmente a classe social e o nível de
escolaridade das pessoas. É preciso começar rever a questão do monolinguismo no
Brasil, tendo em vista a existência de várias línguas além da variação que há
na própria língua português.
Há
um mito de que o brasileiro não sabe falar direito o português, e que só em Portugal
se fala bem.
Essa
idéia está relacionada com o nosso passado colonial, pois achamos que não somos
donos da nossa língua e que ela é emprestada dos portugueses. A verdade é que qualquer
pessoa fala bem a sua língua materna, aquela que aprendeu com os pais ou na sua
comunidade.
Outro mito está relacionado com
o fato de que a língua portuguesa é muito difícil. Na verdade isso tem muito a
ver com a nossa tradição escolar enraizada na nomenclatura normativa, na
análise sintática.
Há
também uma tese de que as pessoas sem instrução falam tudo errado. Até pela
própria formação da sua história, nossa sociedade é muito elitizada, muito
hierarquizada. Moramos num país que tem a pior distribuição de renda do mundo,
e isso se faz também no acesso à escolarização, à leitura e a escrita, nessa
desigualdade há a diferença da linguagem literária.
O mito
de que o lugar onde melhor se fala o português no Brasil é no Maranhão se dá
pelo fato de que o povo maranhense faz uso do pronome tu com a concordância
clássica.
As
pessoas acham que a melhor maneira de falar é reproduzir o que está escrito,
mas sabemos que não é possível.
Para
o autor, o ensino gramatiqueiro baseado na nomenclatura e na reflexão não tem
um bom rendimento para a vida prática útil e cultural do cidadão no início da
escolarização. Portanto, nessa fase, o importante é levar as pessoas a ler e
escrever muito, deixando para o ensino médio o trabalho de gramática, porque é
quando a pessoa vai começara entrar em contato com as outras ciências como a
biologia, física e química.
O
mais importante de tudo é que nos conscientizamos de que o preconceito
lingüístico é um disfarce para o preconceito social, mais forte, mais enraizado
na nossa sociedade.
Pois
quando discriminamos uma pessoa pela sua maneira de falar, estamos
discriminado-a como cidadão, como ser social, e isso é muito injusto.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor:
Turma:
Módulo:
10
Data
de Entrega:
Conferência:
O
que sabemos e o que não sabemos sobre o Universo
Conferencista:
Marcelo
Gleiser
Carga
horária validada: ___ horas.
O ensino de
Ciências tem se tornado mais acessível ao público em geral e mais presente na
própria escola, o que tem propiciado esta "popularização"? Comente.
A existência de novos materiais,
trazendo para a escola a ciência simplificada e que despertem a curiosidade
desde a educação infantil e que segue para a educação básica além de uso de
programa de entretenimento familiar para mostrar o quanto a ciência está
presente no dia a dia.
A curiosidade sobre a ciência está na
nossa cozinha, quando nos perguntam sobre como o bolo cresce, na nossa sala
quando perguntam como aparece a imagem na tv, no nosso quintal quando perguntam
sobre a cor do céu o o calor do sol e na hora de dormir, perguntando sobre a
presença ou ausência da lua e das estrelas.
O informar, esclarecer, através de
livros, internet ou qualquer outro meio torna a ciência menos complicada e traz
para a nossa realidade, tornando mais popular.
No Brasil também pela presença de
representantes nosso realizando grandes trabalhos, o que desperta o desejo não
só de ser jogador de futebol, vôlei ou piloto de velocidade mas também um
conhecedor dos astros e das formulas.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor:
Turma:
Módulo: 9
Módulo: 9
Matrícula:
Data de Entrega:
Conferência: A Organização do Trabalho Pedagógico na Forma de Projetos
Conferencista: Marcos Cardiolli
Carga horária validada: 10 horas.
Qual é a
contribuição do desenvolvimento do trabalho pedagógico na forma de projetos
para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem?
A utilização de projetos na prática pedagógica proporciona um novo
meio de ensino envolvendo diretamente o aluno.
O projeto em si, trabalha em qualquer concepção pedagógica abrangendo
diversas áreas e aderindo terminologias que podem ser usadas dentro de uma
proposta de ensino.
Contudo este processo proporciona uma ação coletiva envolvendo os alunos
em um plano sistematizado de aprendizagem, onde acontece uma troca de
experiência e constroem um conjunto de saberes e noções básicas sobre
determinado assunto.
Esses saberes escolares transformados em didática são traduzidos na
linguagem do aluno, onde a escola passa a ser uma experiência de saber através
da troca do conhecimento.
A criança valorizando esse trabalho, muitas vezes acaba por construir
o conhecimento de forma a aprender coisas novas, revê e produz novas coisas
e conhecimentos.
Em várias décadas, já foi inserido o projeto nas organizações tanto no
ensino superior como também na educação à distância e nas escolas em geral,
através das propostas pedagógicas.
Com este procedimento o professor trabalha uma lista de conteúdos
dentro da sala de forma a conscientizar e transmitir o saber a seus alunos de
forma diferente registrando assim, etapas de planejamento para um processo de
organização pedagógica mais satisfatória e prazerosa aos alunos.
RELATO
– ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor:
Turma:
Módulo: 8
Matrícula:
Data de Entrega:
Conferência: Tecnologia aplicada à Educação
Conferencista: Carmem Lúcia Prata
Carga horária validada: 10 horas.
Qual é a
contribuição da tecnologia para o desenvolvimento do trabalho na escola?
A tecnologia pode ajudar e muito o desenvolvimento do trabalho na
escola pois se aplicada de modo correto, a tecnologia torna o conteúdo a
ser ensinado mais interativo, pois os alunos não vão apenas ficarem sentados
escutando o professor falar retoricamente durante toda a aula, não serão apenas
exposição.
Quando o aluno entrar no programa (ou objeto como esta no site do
RIVED) o aluno terá que em primeiro lugar aprender a usar o programa (que deve
ter uma navegação simples) e formar uma estratégia para conseguir o melhor
resultado possível.
Em outras palavras, vai haver interação entre aluno e conteúdo e
com isso pode até melhorar o relacionamento entre os alunos que terão que
pensar em conjunto como chegar ao resultado (alguns objetos são jogos) e também
o relacionamento entre Alunos e professores, pois o professor também será um aprendiz. A função do
professor será realmente a de intermediador do conhecimento e não provedor,
pois os alunos muitas vezes tem mais conhecimento de informática do que seus professores. Desta forma,
os profissionais da educação vão funcionar muito mais como lideres de uma equipe,
lembrando que trabalhar em equipe é uma das prerrogativas que o mercado de
trabalho exige.
Por fim, a escola do futuro é uma escola com grande conteúdo
tecnológico, altamente Interativo e altamente estimulante. Será mais humana, antenada e
menos enfadonha para os alunos. Mas para que isso se torne realidade é preciso que
escola e profissionais da educação saibam utilizar seu conteúdo de modo efetivo e
eficiente, pois não estamos
migrando apenas para um novo meio de transmissão de conteúdos, mas
transformando a forma de aprender.
Conferência - Módulo 7
Aluno:
Tutor:
Turma:
Módulo: 7
Data de Entrega:
Conferência: “Cidade Escola Aprendiz”
Conferencista: Gilberto Dimenstain
Carga horária validada: _10__horas.
Qual a importância da relação comunidade/escola para a melhoria da qualidade da educação? Comente.
CIDADE ESCOLA APRENDIZ
Segundo o jornalista Gilberto Dimenstain, seu projeto surgiu da vontade de criar uma experiência entre bairro e escola, onde não houvesse separação entre a comunidade e a escola e sim uma continuidade, a escola assumindo o bairro e vice-versa, como se fosse uma escola de período integral. Uma parceria onde a criança possa trabalhar na comunidade com artes, teatro, culinária e tudo que a comunidade pode oferecer. Como exemplo ele citou uma discussão em sala de aula sobre drogas e sexualidade e as crianças gostariam de assistir o filme do Cazuza, mas não havia poder financeiro para isso. Assim, foi feita uma parceria com o cinema do bairro onde eles pudessem ver o filme à tarde pagando apenas (um real) e todos assistiram e puderam levantar várias discussões sobre o tema.
A ideia do Projeto Cidade Escola Aprendiz surgiu em 1997, quando morava em Nova York. Aproveitando a experiência que teve lá, onde os terrenos vazios eram utilizados para espaços culturais e na Índia onde a educação informal era feita em estação de trem e também em Salvador onde as crianças usavam a sua cultura na aprendizagem e as escolas formais que tinham o conhecimento voltado para cidadania trazendo o cotidiano para sala de aula, voltados para internet, resolveu trazer isso para são Paulo (Vila Madalena), montando uma escola, onde antes era um ponto de drogas, criando o chamado café aprendiz com todos objetos recicláveis, feitos pelos próprios jovens, onde cada aluno assumia uma responsabilidade, unindo a família, escola e sociedade.
Para ele, o jovem pode aprender muitas coisas fora da sala de aula, como: noções de português trabalhando numa rádio do bairro, de química, trabalhando na culinária.
Voltando de Nova York, observou a insegurança de classe média, onde blindava seus carros e colocava muros altos em suas casas, como acontece no Jardim América, que é uma utopia Inglesa, as drogas imperavam, como até hoje. Foi onde ele resolveu trocar os jardins, as drogas e os espaços vazios pelo conhecimento. Queria criar um acolhimento comunitário.
A esquina do beco, foi toda enfeitada com bolas de gude. Muitos filhos de Marginais foram estudar lá, chegando até assaltar sua casa dele. Posteriormente teve seus pertences devolvidos por uma mãe que matriculou seu próprio filho.
Ele trabalha com cooperativismo, com um grupo de formadores altamente treinados ( Psicólogos, Psiquiatras, pedagogos e etc
Na zona oesta, onde trabalha, há uma enorme diversidade cultural porém, todos tratados igualmente e, com isso, o pobre supera o rico, porque sabe que tem que ter mais garra para se sobressair.
A comunidade ajuda a todos, de todas as formas: o médico, o oftalmologista e outros profissionais são parceiros, oferecendo seus serviços.
Para ele os educadores tem a função de ajudar as pessoas a serem autônomas e terem responsabilidades.
- a união da escola, família e comunidade não tem como dar errado, desde que feita dentro da legalidade.
A responsabilidade por esse projeto é enorme. Exige uma equipe séria, na busca de dados concretos em um trabalho extremamente técnico.
Dimenstain enfatiza a importância do desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos, inclusive em termos neurológicos e dia que a educação pública, está longe de uma escola de qualidade e, para chegar a isso, ela precisa três elementos básicos. São eles: pais engajados, professores motivados e diretores como líderes das comunidades.
Para isso, tem que ser criado uma carreira nova no mundo pedagógico: O Pedagogo comunitário, que faria todo tipo de contato com a comunidade, levando as crianças em fábricas de refrigerantes, de carros, etc. para ver como funcionam as coisas, observar e viver essa experiência.
Em sua entrevista, o jornalista destaca a grande importância e contribuição de Rubens Alves para seu projeto e sobretudo, para a educação brasileira. Rubens Alves escreveu um livro sobre o aprendiz com um olhar crítico e sábio trazendo sempre muita poesia em tudo que faz.
No final, Gilberto Dimenstein comentou sua religiosidade e diz que cada pessoa tem um papel a ser cumprido na vida e que a dele é ser um fazedor de fontes para viabilizar o potencial das pessoas.
Atividade Complementar - Módulo 6
Aluno:
Turma:
Matrícula:
Módulo: 6
Tutor:
Data de Entrega:
Data de Entrega:
Conferência: Construindo a Escola com Saberes e Prazeres
Conferencista: Sandra Cornelsen
Carga horária validada: 10 horas.
Segundo a autora como deve se organizar um empreendimento educacional?
Segundo Sandra Cornelsen, para se organizar um empreendimento educacional bem sucedido, não basta ser simplesmente um pedagogo e nem apenas um empreendedor, mas é indispensável que se faça parcerias com professores e pais, além de outros profissionais como gestor, etc. É importante também que os empreendedores sejam educadores e que tenham um ideal voltado para uma educação construtivista, uma educação onde se constrói a inteligência com a participação da criança, do professor e dos pais, que tenham idéias claras do que se quer e de qual o tipo de público se pretende atingir, que se faça pesquisas, que se estude muito e que se tenha pronto um projeto pedagógico, além de espaço amplo, principalmente no caso de escola infantil, já que a criança necessita de muito espaço para brincar.
É preciso saber em que momento e para que momento esta escola esteja caminhando, o que o mercando está procurando e seus reais objetivos.
Para a autora, a escola tem que ter o objetivo de ensinar e que as crianças saiam sabendo. Ela tem que proporcionar caminhos para que a criança tenha o prazer de aprender, de ir para a escola, de fazer boas relações com os amigos, professores e funcionários, de questionar aquilo que está sendo ensinado, dos objetivos daquilo que está aprendendo. A criança deve ter o direito de aprender com prazer, de ter o ensino de primeira à oitava série da educação infantil prazeroso, já que elas ficam na escola quase a metade da sua vida. Dessa forma, além de possibilitar um aprendizado de melhor qualidade para as crianças, contribui muito também na formação do professor
Para Sandra, só se constrói uma escola quando se faz parcerias com professores, pai, mãe e outros, e que haja acessorias tanto pedagógica como administrativa, assim como a participação de professores com formação especializada, e claro, com uma boa comunicação.
A escola está sempre em construção, em movimento e o acompanhamento dessa construção deve ser passada aos pais e para isso é necessário um comunicador capacitado.
Não basta investimento pedagógico, mas também investimento físico, onde entraria a necessidade de um gestor para planejar o caminho correto para se investir.
É indispensável uma união e um consenso entre pedagogo e administrador, para que possa haver um equilíbrio nesse investimento, um trabalho com todo o pessoal da equipe: professores, direção, gestão, coordenação e funcionários. Deve haver também cumplicidade e objetivos comuns na construção dessa filosofia pedagógica, um alimentador pedagógico, da criação pedagógica, da teoria pedagógica que esteja sempre construindo, inovando e buscado. Para se ter qualidade é preciso investir em grupos de estudos contando com a presença de todos onde possam falar e serem ouvidos, com relações de cumplicidades.
Atividade Complementar - Módulo 5
Aluno:
Tutor:
Turma:
Matrícula:
Módulo: 5
Data de Entrega:
Conferência: Qualidade em Educação a Distância
Conferencista: Jairo Jorge
Carga horária validada: 10 horas.
Como a Educação a distância pode contribuir para a melhoria da educação no Brasil?
A educação a distância pode e deve contribuir muito para a melhoria da educação no Brasil pela democratização do acesso ao ensino e aprendizado, agregando elementos tradicionais do ensino aos mais inovadores; ou seja, tutores capacitados, livros didáticos, aulas bem elaboradas, vídeo aula adequada ao conteúdo, aulas e provas via internet e satélite é uma boa forma de utilizar a educação e a tecnologia. Esses são passos e exigências para a garantia da qualidade.
Há ainda no Brasil o conceito negativo do ensino a distancia fazendo com que muitas pessoas não consigam perceber a qualidade dessa modalidade de ensino. Qualidade essa que depende muito dos instrumentos utilizados, da estrutura, da capacitação dos professores, assim como do material utilizado. É importante termos em mente que a má qualidade não é inerente aos cursos à distância, já que cursos presenciais também estão sujeitos a boa ou má qualidade também.
A educação a distância torna possível à pessoas ou grupos de pessoas terem acesso a educação, podendo levar a mais pessoas a busca de conhecimento e uma formação universitária através dessa facilidade no ensino à distância.
A medida que as instituições particulares e privadas passam a conhecer a educação a distância, sua tecnologia e desenvolvimento, sua dinâmica, a utilização de diversos recursos de qualidade, esse preconceito tende minimizar, e com isso aumentar seus investimentos nesse segmento de ensino.
O IESDE é um bom exemplo de instituição focada no ensino à distância que se utiliza de tecnologias, livros e bons tutores para mediação dos alunos, garantindo assim, a qualidade que se deseja.
Uma medida para garantir a qualidade no ensino, tanto para no ensino presencial, quanto à distância, foi a adoção da 1ª Reforma Democrática da Educação Superior implementada pelo MEC, que tem por finalidade estabelecer mecanismos de avaliação que possibilitam a geração e análise de indicadores que permitem o estabelecimento de padrões mínimos de qualidade.
Outra estratégia para elevar o nível de qualidade da educação a distância é garantir financiamento para a Educação.
A democratização do ensino é outro fator que contribui diretamente no aumento do grau de escolaridade e o EAD tem contribuído bastante neste aspecto, abrangendo populações de regiões distantes e de difícil acesso à rede de ensino, cujas condições econômicas são pouco favoráveis. Para Jairo Jorge, quebrando a desigualdade educacional, é possível quebrar a desigualdade de renda em até 50% e possibilitar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em até 9% ao ano.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutora:
Turma:
Módulo: 3
Data de Entrega:
Conferência: Um Caso de Amor com a Vida
Conferencista: Rubem Alves
Carga horária validada: _10__horas.
Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.
“O professor não deve nos dar as respostas pois, somente as perguntas nos leva ao conhecimento”
Rubem Alves inicia sua conversa com uma crítica sobre o conteúdo dos currículos, destacando, principalmente, o contexto literário que, muitas vezes, traz textos obscuros e descontextualizados, acabando por inibir o interesse do aluno que não se enxerga dentro daquela realidade.
Rubem aponta algumas questões fundamentais para a educação começando pela “leitura” que é um ponto chave da educação. Segundo ele, é através dela que adquirimos conhecimentos e vontade para adquirir mais e mais conhecimentos.
Outra questão importante que deve ser abordada é a falta de eficiência e de sentido do currículo escolar por tratar de assuntos que não estão em nosso cotidiano e nem no de nossas crianças. São conhecimentos que em muitas vezes não serão colocados em prática no dia a dia. Para ele, os professores precisam usar exemplos presentes na vida diária das crianças onde elas encontrarão sentido para estar aprendendo determinado assunto. Esse novo modelo, segundo ele, é baseado em “Piaget’.
Rubem considera o fator Ecologia um tema indispensável a ser abordado na Educação, já que as questões ambientais são fundamentais para uma boa prática educativa, por estarem diretamente relacionadas à preservação da vida.
Outro ponto discutido por ele é a questão da criação de novas Leis de Diretrizes e Bases – LDB para a educação. Ele acredita que é necessário mudar a mente dos professores e não criar novas estruturas. Sua idéia não é mudar as estruturas da educação mas sim, a mentalidade dos professores.
Um outro ponto é a questão de quando começar o processo de alfabetização, que segundo ele, não existe um momento determinado para que as crianças venham a aprender a ler e a escrever. Este momento pode variar de uma criança para outra.
Ele defende que a alfabetização se dá no momento em que a criança fica curiosa por desvendar o mistério de um livro, por exemplo, ao ouvir a professora ler um livro e querer fazer isto também. Para ele os professores precisam ser contadores de histórias, pois desta forma ele irá despertar o gosto pela leitura de seus alunos.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor:
Turma:
Matrícula:
Módulo: 4
Data de Entrega:
Conferência: Como Fazer Televisão de Qualidade para Crianças;
Conferencista: Beatriz Rosemberg
Carga horária validada: _10__horas.
Quais são os elementos que caracterizam um trabalho de qualidade na programação televisiva para crianças? Comente.
Primeiramente, para se fazer um trabalho de qualidade na programação televisiva para crianças deve-se pensar no programa como um todo, desde sua concepção, organização, criação, roteiro, história, confecção, etc. até sua finalização, observando e acompanhando todas as etapas para que sejam bem cumpridas.
Para isso é necessário que se tenha uma boa equipe multidisciplinar composta por pessoas das mais diversas áreas que compõem a equipe, como pedagogos, roteiristas, atores, professores de diversas áreas, jornalistas, manipuladores de bonecos, figurinistas entre outros, tendo em vista um objetivo em comum.
Devem-se pensar nas necessidades de cada faixa etária e inserir elementos atrativos e de seu interesse, despertar a curiosidade e sua criatividade.
Segundo Beatriz Rosemberg, a televisão é uma forma de entretenimento e diversão e deve ser levados em conta esses fatores “passa-tempo e diversão”, na hora de criar um programa televisivo de qualidade.
Para Beatriz Rosemberg as formatações e conteúdos para cada faixa etária devem ser da seguinte forma:
- Pré-Escola (Bebês) – de 0 a 3 anos
Deve-se trabalhar o ritmo, a cor (alegre), o som (música) e a forma;
Estrutura mais simples, evitar a poluição visual; incluindo informações de forma simples e lúdica; Introduzindo novas palavras ao vocabulário.
Ex: O personagem Astolfo no programa Cocoricó representa os bebês e seus textos atraem este público infantil.
- Pré-Escola – de 3 a 6 anos
Deve-se apresentar um conteúdo mais amplo com a utilização de diversos elementos como a brincadeira, cor, canção, ritmo, letras rimadas com o intuito de levar um conteúdo científico, reprise.
A linguagem deve ser simples, mas feita com cuidado desde o 1º momento;
Já pode apresentar histórias lineares;
Utilização de conceitos do Construtivismo.
Ex: História do Cocô no programa Cocoricó na qual ensina noções básicas de digestão.
- Ensino Fundamental I - De 7 a 10 anos
Aqui, trabalha-se a necessidade de movimento e ação dessas crianças.
Histórias com bom enredo, ação e aventura, personagens na qual a criança possa se identificar e até mesmo um pouco de violência (desde que tenha consequências como dor, remorsos, preocupação) e conflitos, são elementos que compõe programas para tal faixa etária e que são atrativos para estas crianças despertar a curiosidade e o interesse.
Ex: O Programa X-Tudo na qual fala explicitamente em educação, mas de forma lúdica e ensina conceitos, além de apresentar experiências em diversas áreas (culinária, ciências, física, entre outras).
As crianças entre 3 e 10 anos também gostam de se identificar com os personagens apresentados em tais programas, esta é uma forma de atrair este público para este tipo de programação.
Para Rosemberg, “A criança é um ser que está em formação”.
Deve-se lembrar que quando é gerido um novo programa, a televisão leva em conta não somente a diversão e o entretenimento ou a qualidade apresentada de um programa, mas também os índices de audiência e o retorno financeiro e econômico, mesmo para a TV Cultura.
Conferência: Um Caso de Amor com a Vida
Aluno:
Módulo: 3
Data de Entrega:
Conferencista: Rubem Alves
Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.
“O professor não deve dar as respostas, pois somente as perguntas faz agente conhecer”
Rubens Alves aponta algumas questões fundamentais para a educação, uma das questões iniciais é a “leitura” que é um ponto chave da educação, segundo Rubens Alves é através dela que adquirimos conhecimentos e vontade para adquirir mais e mais conhecimento. Outra questão importante é o currículo escolar, que em sua opinião é ineficiente e sem sentido por tratar de assuntos que não estão em nosso cotidiano e nem no de nossas crianças, são conhecimentos que em muitas vezes não serão colocados em pratica no dia a dia. Para ele os professores precisam usar exemplos presentes na vida diária das crianças onde elas encontrarão sentido para estar aprendendo determinado assunto. Esse novo modelo segundo ele é baseado em “Piaget’.
Outro ponto discutido por ele é a questão da criação de novas Leis de Diretrizes e Bases - LDB, para a educação, ele acredita que é necessário mudar a mente dos professores e não criar novas estruturas, Rubens Alves não tem interesse em mudar as estruturas da educação, mas sim a mentalidade dos professores.
Outro ponto é a questão da alfabetização, que segundo ele não existe um momento determinado para que as crianças venham a aprender a ler e a escrever, este momento pode variar de uma criança para outra.
Ele defende que a alfabetização se dá no momento em que a criança fica curiosa por desvendar o mistério de um livro, por exemplo, ao ouvir a professora ler um livro e querer fazer isto também. Para ele os professores precisam ser contadores de histórias, pois desta forma ele irá despertar o gosto pela leitura de seus alunos
RELATO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO MÓDULO 3
ALUNO:
TUTOR:
TURMA: UNICID SP
MODULO: 3
DATA DE ENTREGA: ___/___/____
CONFERÊNCIA: UM CASO DE AMOR COM A VIDA
CONFERENCISTA: RUBEM ALVES
Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.
As questões fundamentais apontadas por Rubem Alves foram:
Currículo Escolar
Ecologia
Leitura, Escrita e Elaboração de Texto
O papel do professor
Alfabetização na Educação Infantil
Um Caso de Amor À Vida
Currículo Escolar
Rubem Alves inicia a conversa com uma crítica sobre o conteúdo dos currículos, destacando, principalmente, o contexto literário que, muitas vezes, traz textos obscuros e descontextualizados, acabando por inibir o interesse do aluno que não se enxerga dentro daquela realidade. Ele também critica métodos de avaliação voltados para a Interpretação de texto que acabam dando origem à produção de um novo texto, já que é impossível saber exatamente o que se passava pela cabeça do autor no momento da sua produção literária.
Ecologia
Rubem Alves considera Ecologia o principal tema a ser abordado na Educação. As questões ambientais são fundamentais para uma boa prática educativa, por estarem diretamente relacionadas à preservação da vida.
Leitura, Escrita e Elaboração de Texto
Ouvir uma leitura é o melhor caminho para se tornar um bom leitor. Para tal, é preciso favorecer esta aprendizagem disponibilizando material adequado e organizando o ambiente de forma agradável para a realização dessa prática. Por meio da observação é que se estabelece o desejo de descobrir os segredos das letras, afirma.
Quanto à elaboração de texto, Rubem Alves acredita que é preciso incorporar elementos do ambiente para que tudo o mais ganhe sentido, para que dessa apropriação, se estruture uma identidade com o meio, estimulando o desejo de produzir textos. Não basta propor temas para as crianças, é preciso construir esse processo junto com elas.
O Papel do Professor
Rubem Alves compara a sala de casa à sala de aula. Na sala de casa, local em que as famílias se reúnem para conversar sobre vários assuntos, assistir e ouvir diferentes mídias, desejos de se informar e de conhecer mais são provocados em função dos diálogos e das informações trazidas pelos veículos de comunicação. O mesmo ocorre na sala de aula. São os diálogos os fios condutores, que estabelecem relações entre alunos e professores, estimulando a busca pelo conhecimento. Diante dessa afirmação, qual é o maior desafio do professor?
Muitos responderiam que o maior desafio está em transmitir o conhecimento, porém, para Rubem Alves, quando se provoca o desejo de conhecer, uma estapa do desafio foi vencida. E como isso é possível? Ora, somente a pergunta faz com que aprendamos. O ato de perguntar conduz à procura pela resposta e essa procura não é nada mais nada menos do que a busca pelo conhecimento.
O professor auxilia o aluno a encontrar as respostas de que ele precisa. Este processo denomina-se “ação cooperativa” e pode transformar a escola. Mas por que na maioria das vezes isso não ocorre? Porque em muitos casos é preciso mudar a cabeça e o coração do professor que comumente se vê apenas como aquele que transmite, ao passo que se ele mesmo se enxergasse muito mais que o centro do processo, ou seja, se o professor se sentisse parte dele, a própria sociedade mudaria sua visão.
O Professor de Educação Infantil
O professor de educação infantil é, para a criança, como uma espécie de feiticeiro, de mestre zem, um verdadeiro mágico. O espaço lúdico, o jogo de liberdade de imaginação, da troca, do estabelecimento do senso de dignidade e da confiança é que farão a diferença neste contexto. A criança deverá encontrar no professor um centro manso no qual ela poderá girar e se desenvolver tranquilamente e sem medo. Nesta fase, não deve haver preocupação quanto à alfabetização que esconde os seus segredos na forma como as histórias são apresentadas e não nas letras, sílabas e palavras. É o encanto que desperta na criança o desejo de descobrir o segredo que a leitura encerra. Assim como ocorre o princípio da oralidade é que se estrutura a aprendizagem da língua como um todo. A criança aprende a falar ouvindo o que os outros falam e é pela observação que elas vão construindo o seu conhecimento. Contudo, esse processo não se dá uniformemente. É preciso respeitar o momento de cada um, podendo variar de criança para criança, dependendo do meio em que ela está inserida, dos materiais, da forma que a leitura lhe é apresentada, do contato com os elementos da leitura, da idade mental e da faixa etária. O que ocorre em muitos casos, é o desrespeito dos pais a tais considerações, ao se preocuparem demasiadamente na transmissão do conhecimento, antes mesmo que a criança atinja maturidade para tal e, com isto, acabam prejudicando o processo de aprendizagem, conclui Rubem Alves.
Um Caso de Amor À Vida
Por que o amor?
O Amor além de ser prazeroso é o que faz a gente guardar as lembranças.
E educar é um ato de amor. É preciso amar para educar, é preciso ouvir o que as crianças têm a dizer. Ouvindo, é possível descobrir as suas idéias, os seus sonhos e isso, é respeitar as crianças. Isso é Educação. Uma educação saudável compreende ferramentas e brinquedos. As ferramentas são as coisas necessárias para uma vida prática, tais como o conhecimento, a linguagem e todas as coisas úteis. Já os brinquedos é que proporcionam a felicidade a alegria e o prazer, conclui Rubem Alves.
Vida
Por fim, Rubem Alves encerra a entrevista de forma magistral, comparando o jardim da casa em que mora aos Jardins de Infância, sinônimo de simetria, de beleza e de evolução. Quando ele diz que o jardim é muito mais importante que a justiça ele alerta sobre a crise ecológica e a destruição das espécies, chamando a atenção para a vida como símbolo de preservação, concluindo, desta forma, que sem vida, não há justiça.
"Na tentativa de criar um espaço singular para que um tipo especial de educação fosse realizado, por algum tempo, o alemão Friedrich Froebel (1782-1852), pensou em uma palavra que pudesse explicar esse espaço denominado por ele de Kindergarten. Assim surgiram os Jardins da Infância".
LEMBRETE PEDAGÓGICO, assumindo um compromisso com a educação para que o futuro da nação, seja bem mais reflexivo, inclusivo, dinâmico e democrático. Traga suas idéias e junte-se aos grandes pensadores! Divulque, comente e participe!!!
LUCIENE HELOÍSA ANDRÉ
Conferência: Um Caso de Amor com a Vida - Mód 3
Módulo: 3
Data de Entrega:
Conferência: Um Caso de Amor com a Vida
Conferencista: Rubem Alves
Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.
“O professor não deve dar as respostas pois somente as perguntas faz agente conhecer”
Rubens Alves aponta algumas questões fundamentais para a educação, uma das questões inicias é a “leitura” que é um ponto chave da educação, segundo Rubens Alves é através dela que adquirimos conhecimentos e vontade para adquirir mais e mais conhecimento. Outra questão importante é o currículo escolar, que em sua opinião é ineficiente e sem sentido por tratar de assuntos que não estão em nosso cotidiano e nem no de nossas crianças, são conhecimentos que em muitas vezes não serão colocados em pratica no dia a dia. Para ele os professores precisam usar exemplos presentes na vida diária das crianças onde elas encontrarão sentido para estar aprendendo determinado assunto. Esse novo modelo segundo ele é baseado em “Piaget’.
Outro ponto discutido por ele é a questão da criação de novas Leis de Diretrizes e Bases –LDB, para a educação, ele acredita que é necessário mudar a mente dos professores e não criar novas estruturas, Rubens Alves não tem interesse em mudar as estruturas da educação mas sim a mentalidade dos professores.
Um outro ponto é a questão da alfabetização, que segundo ele não existe um momento determinado para que as crianças venham a aprender a ler e a escrever, este momento pode variar de uma criança para outra.
Ele defende que a alfabetização se dá no momento em que a criança fica curiosa por desvendar o mistério de um livro, por exemplo, ao ouvir a professora ler um livro e querer fazer isto também. Para ele os professores precisam ser contadores de histórias, pois desta forma ele irá despertar o gosto pela leitura de seus alunos.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno: __________________________________________________________
Tutor:___ ___________________________________________Turma:___ ______
Módulo: 4 Data de Entrega:_ ___/___/_____
Conferência: Como Fazer Televisão de Qualidade para Crianças
Conferencista: Beatriz Rosemberg
Carga horária validada: _10__horas.
Beatriz Rosemberg, atua na TV Cultura desde que era estagiária, é Coord. de Núcleo Infanto Juvenis, Consultora de Entretenimento do Núcleo Infanto Juvenil da TV Cultura, Consultora de Entretenimento Educativos de Crianças e Jovens, Faz parte do Júri Coca-Cola e Vencedora de vários Prêmios de Programação Infantil.
São muitos os elementos, envolve desde a escolha de programas internacionais e nacionais aos profissionais envolvidos. Não precisa ser divertido ou educativo, cada programa tem um objetivo principal, por exemplo o XTudo, é uma revista para crianças de 07 a 10 anos, é um programa educativo tem ciência, as experiências agradam muito as crianças, além de ser um complemento para a escola ( fazer experiência em casa e ler ), nesse programa exibido foi mostrado como fazer um submarino passo a passo, tudo agrada as crianças nessa faixa estaria.
No programa do Cocoricó, por exemplo, usa bonecos como a indiazinha que traz a cultura indígena para as crianças, mostrando a quantidade de palavras indígenas que temos na nossa língua, como por exemplo, abacaxi, pipoca, maracujá, jabuticaba, jacaré, caju, etc. tudo isso através da música TU TU TU TUPI TUPI GUARANY, fala que “ todo mundo tem um pouco de índio dentro de si ” isso faz com que a criança treine o olhar. Ou no programa onde, de forma bem clara, foi passado para as crianças sobre o processo digestivo, sobre o Cocô, sem deixar que a criança se encante com o que está assistindo, dando um resultado bom, onde a criança aprende, diverti e interage. É uma educação disfarçada, para Beatriz, as escolas poderiam estar levando mais desse universo para as salas de aula.
O Castelo Ra Tim Bum, é feito para uma outra faixa etária, enfim tudo é feito visando todas faixas etárias, e na grade de programação da TV Cultura entre um e outro programa essas faixas etárias são visíveis, fazendo assim, com que a criança não fique tanto tempo na frente da TV, pois essa é uma grande preocupação dos pais que vão as Conferências de Beatriz Rosemberg.
A qualidade é uma verdade política dela, pois para fazer esses programas ou escolhe-los estão envolvidos profissionais de todas as áreas, como pedagogos, músicos, nutricionistas, professores de todas as áreas, bons atores, maquiadores etc., sempre com um objetivo comum.
Muitos dos que trabalham na TV Cultura já têm dentro de si um mundo infantil, e isso ajuda no desenvolvimento infantil.
A identificação da criança é muito grande com esses programas e seu universo, poucas vezes são feitos testes para saber a aceitação, muitas vezes esses programas são feitos no sentimentos e são exibidos.
A programação da Cultura tem a preocupação de passar a criança à noção de si própria e do mundo que a cerca.
Fazer com que a criança se interesse por programas mais saudáveis é uma preocupação da TV Cultura, por isso dos cuidados quando falam de sentimentos, resolverem conflitos, violências, para que isso possa ser trabalhados isso nelas, através das estórias é passado para a criança que muitas vezes atos doem, isso as leva a uma reflexão.
O parâmetro para saber a qualidade dos programas são: ser divertido, ter bom cenário, forma, qualidade, ganhando em vantagens nos conteúdos dos programas tanto nacionais como internacionais.
Programa de qualidade, “dão audiência para as crianças”, enfatiza Beatriz, as crianças gostam de coisas que são boas, que são legais, que são bem feitas.
Quanto às premiações, ela diz que quem escolhe são profissionais da área, que são qualificados para isso.
Ela finaliza, falando de seu livro que fala de Dieta de TV, são dicas para os pais e não receitas.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor: Turma:
Módulo: 5 Data de Entrega:
Conferência: Qualidade em Educação a Distância
Conferencista: Jairo Jorge
Carga horária validada: - horas.
Como a Educação a distância pode contribuir para a melhoria da educação no Brasil?
Jairo Jorge inicia a conferência falando sobre os desafios que o Brasil deverá enfrentar para a educação, o Brasil deve investir mais em conhecimento quebrar a desigualdade educacional investindo na capacitação de educadores e melhorar a capacidade de produzir, ciência e tecnologia, investindo na produção científica,
Os critérios para a qualidade da educação segundo ele é sermos portadores de conhecimento, ‘precisamos decodificar o mundo’. O Brasil criou as avaliações para descobrir onde está acertando e onde está o problema na educação brasileira.
A educação a distancia e um instrumento para quebrar a desigualdade existente no Brasil quanto ao ensino superior,
A democratização do ensino é fator que contribui diretamente no aumento do grau de escolaridade e o ensino a distancia tem contribuído muito neste aspecto, abrangendo populações de regiões distantes e de difícil acesso à rede de ensino, cujas condições econômicas são desfavoráveis.
O conceito de educação a distancia pode ser de qualidade ou não assim como a educação presencial. Apesar de existir ainda muita resistência por parte da sociedade a educação a distancia é o caminho para o crescimento dos indicadores e da alfabetização no país, pois segundo ele estamos atrasados nessa modalidade. Precisamos convencer professores empresários e a sociedade que a educação a distância pode ter qualidade, para isso o estado tem que fazer o seu papel, ex: da UAB que oferece cursos a distancia sendo universidade federal, isso pode quebrar esse preconceito.
A educação a distância tornou-se fundamental frente ao crescimento da população brasileira que já está em mais de 170 milhões de habitantes. A EAD permite a democratização do acesso, e agrega perfeitamente elementos tradicionais do ensino mais inovadores, ou seja, livros, professores, vídeo aula, internet e satélite, são bases substanciais para este método educativo que aproxima educação e tecnologia
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor: Turma: Matrícula:
Módulo: 5 Data de Entrega:
Conferência: Qualidade em Educação a Distância
Conferencista: Jairo Jorge da Silva, Ministro Interino da Educação e Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação.
Carga horária validada: ___horas.
Como a Educação a distância pode contribuir para a melhoria da educação no Brasil?
De acordo com os 4 pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer, aprender a ser), a educação é a bússola e também o mapa.
A educação a distância pode contribuir para a melhoria da educação no Brasil; pois o EAD permite a democratização do acesso ao ensino e aprendizado, agregando elementos tradicionais do ensino aos mais inovadores; ou seja, tutores capacitados, livros didáticos, aulas bem elaboradas, vídeo aula adequada ao conteúdo, aulas e provas via internet e satélite são uma boa forma de utilizar a educação e a tecnologia.
Esses são passos e exigências para a garantia da qualidade.
Às vezes, há o conceito negativo do ensino a distancia faz com que muitas pessoas não consigam perceber a qualidade no ensino a distância, mas um ensino a distância pode ter ou não qualidade dependendo dos instrumentos utilizados, da estrutura, da capacitação dos professores, material utilizado. Mas não ter qualidade não é inerente aos cursos a distância, cursos presenciais também estão sujeitos a ter qualidade ou não.
Como a educação a distância torna possível o acesso de grupos de pessoas na qual não teriam acesso a educação, então pode-se levar a muito mais pessoas tal educação.
A medida em que as instituições particulares e privadas passam a conhecer a educação a distancia, sua tecnologia e desenvolvimento, sua dinâmica, a utilização de diversos recursos de qualidade, poder-se-á minimizar o preconceito que existe hoje.
Um bom exemplo atual, referencial em inteligência educacional, tem-se o IESDE que utiliza-se de tecnologias, livros e bons tutores para mediação dos alunos, acaba por garantir a qualidade que se deseja.
Uma medida para que se tenha qualidade no ensino, tanto para a o ensino presencial, quanto para a educação a distância, foi a adoção da 1ª Reforma Democrática da Educação Superior implementada pelo MEC, que tem por finalidade estabelecer mecanismos de avaliação que possibilitam a geração e análise de indicadores que permitem o estabelecimento de padrões mínimos de qualidade.
A ampliação da oferta de cursos de nível superior também é indispensável e, por fim, a instituição de um marco regulatório, com base em documentos legais que são discutidos por deputados e senadores representantes dos anseios da sociedade
Uma estratégia para elevar o nível de qualidade da educação a distância é garantir financiamento para a Educação. A Fundep, por exemplo, é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como fundação de apoio universitário, que tem por finalidade principal apoiar as atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento tecnológico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e oferecer soluções em gestão de projetos para entidades públicas, empresas, indústrias e do terceiro setor.
O Combate a Assimetria no índice de escolaridade que, em certas regiões do nordeste como, por exemplo, a Bahia, cujo índice de repetência chega a 31%, diferentemente de São Paulo que estima-se em 6%, também precisa ser efetivo.
A democratização do ensino é um outro fator que contribui diretamente no aumento do grau de escolaridade e o EAD tem contribuído bastante neste aspecto, abrangendo populações de regiões distantes e de difícil acesso à rede de ensino, cujas condições econômicas são pouco favoráveis. Para Jairo Jorge, quebrando a desigualdade educacional, é possível quebrar a desigualdade de renda em até 50% e possibilitar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em até 9% ao ano.
Investimento na qualidade através da capacitação e treinamento de professores, educação continuada é primordial para a qualidade do ensino a distância.
Atualmente têm-se 3 pilares de avaliação para garantia da qualidade de ensino. São eles:
ENADE – avaliação tanto dos alunos que estão ingressando quanto dos que estão saindo das universidades;
Avaliação Institucional: avaliação da instituição quanto à responsabilidade social e preocupação com o desenvolvimento regional;
Avaliação do Curso: estrutura, laboratórios, inteligência educacional, corpo docente, dentre outros.
Estes mecanismos de avaliação e de regulação são capazes de buscar a qualidade na educação.
É desta maneira que a educação a distância pode contribuir sim para a melhoria da educação no Brasil.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ALUNO
TUTORA: Turma:
MODULO :5 DATA DE ENTREGA:
CONFERENCIA: QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CONFERENCISTA: JAIRO JORGE
CARGA HOARIARA 10 HORAS
Como a Educação a distância pode contribuir para a melhoria da educação no Brasil?
Um dos principais desafios para educação no Brasil do século XXI é melhorar a capacidade de produzir conhecimento, ciência e tecnologia, investindo na produção científica, que hoje compreende 1,8% de todo o percentual mundial, colocando o Brasil na 15ª posição. Para tal, é preciso disponibilizar maior aplicação de recursos na educação, impulsionando, desta forma, o aumento do grau de escolaridade da população, cuja média não ultrapassa 3 anos entre os 20% considerados mais pobres e 10 anos, entre os 20% considerados mais ricos, um baixíssimo índice, se comparado à Coréia, por exemplo, um país relativamente pequeno, que possui aproximadamente 40 milhões de habitantes, mas que de 1981 para cá teve um salto de 0,05% para 2,4% na produção científica , passando a ocupar o 17º lugar no ranking mundial, em função do investimento na educação cujo número de alunos no ensino superior passou de 8.000 para 3,5 milhões de universitários neste período, comprovando que a elevação do capital humano está diretamente relacionado ao investimento na educação, afirma o professor Jairo Jorge.
E quais são as providências que estão sendo tomadas para se alcançar este patamar?
- Uma estratégia para elevar esse nível é garantir financiamento para a Educação. A Fundep, por exemplo, é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como fundação de apoio universitário, que tem por finalidade principal apoiar as atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento tecnológico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e oferecer soluções em gestão de projetos para entidades públicas, empresas, indústrias e do terceiro setor.
- O Combate a Assimetria no índice de escolaridade que, em certas regiões do nordeste como, por exemplo, a Bahia, cujo índice de repetência chega a 31%, diferentemente de São Paulo que estima-se em 6%, também precisa ser efetivo.
- A democratização do ensino é um outro fator que contribui diretamente no aumento do grau de escolarida e o EAD tem contribuído bastante neste aspecto, abrangendo populações de regiões distantes e de difícil acesso à rede de ensino, cujas condições econômicas são pouco favoráveis.
- Investimento na qualidade (capacitação, treinamento e educação continuada de profissionais).
- aplicação de instrumentos que permitam avaliar os conteúdos e os métodos de aprendizagem, tais como, Prova Brasil (avaliação das turmas de 4ª e 8ª séries), os SINAIS (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) conforme os três pilares:
- ENADE – avaliação tanto dos alunos que estão ingressando quanto dos que estão saindo das universidades;
- Avaliação Institucional: avaliação da instituição quanto à responsabilidade social e preocupação com o desenvolvimento regional;
- Avaliação do Curso: estrutura, laboratórios, inteligência educacional, corpo docente, dentre outros.
Uma outra medida foi a adoção da primeira Reforma Democrática da Educação Superior implementada pelo MEC, que tem por finalidade estabelecer mecanismos de avaliação que possibilitam a geração e análise de indicadores que permitem o estabelecimento de padrões mínimos de qualidade, resultando numa regulação, que é papel do Estado, implicando no crescimento da Educação Superior. Tais critérios são definidos por uma Comissão Independente e Autônoma, que visa colocar a Universidade no centro do desenvolvimento regional, promovendo a integração entre trabalhadores, sociedade e setor empresarial na busca pela produção do conhecimento.
A “republicanização” da universidade sem que se perca sua autonomia científica e didática, proporcionando a ampliação da oferta de cursos também é indispensável e, por fim, a instituição de um marco regulatório, com base em documentos legais que são discutidos por deputados e senadores representantes dos anseios da sociedade. Tais políticas é que garantem os padrões de qualidade, acrescenta.
A educação a distância tornou-se uma exigência e necessita avançar rapidamente frente ao crescimento populacional que já está em mais de 170 milhões de habitantes. O EAD permite a democratização do acesso que agrega perfeitamente elementos tradicionais do ensino aos inovadores, ou seja, livros, aula, vídeo aula, internet e satélite, são bases substanciais para este método educativo que aproxima educação e tecnologia. O IESDE, por exemplo, referencial em inteligência educacional, que ao atender requisitos básicos como um bom tutor, mediação nas turmas (número de alunos por turma), tecnologia e vídeo aulas, material didádico de boa qualidade, enfim, todo investimento na educação e nos profissionais, sem se preocupar apenas com a sustentabilidade, tem demonstrado grande preocupação frente a esse desafio nacional, acabando por garantir a qualidade que se deseja e, são estes diferenciais, formação e valorização do professor, educação continuada e qualificação por meio da tecnologia, associados à difusão da modalidade que deve ser promovida por meio de debates apontando qualidades e mostrando a importância da inclusão, é que romperão as barreiras da discriminação frente a esta modalidade, não só da educação que por si só já é conservadora, bem como dos educadores que necessitam de esclarecimentos para se convencerem da idoneidade do método e da própria sociedade como um todo. É desta maneira que a educação a distância pode contribuir sim para a melhoria da educação no Brasil, conclui o professor Jairo Jorge da Silva, Ministro Interino da Educação e Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor: Turma: Matrícula
Módulo: 6 Data de Entrega:
Conferência: Construindo a Escola com Saberes e Prazeres
Conferencista: Sandra Cornelsen
Carga horária validada: ___horas.
Segundo a autora como deve se organizar um empreendimento educacional?
Sandra Cornelsen é idealizadora de 3 escolas:
- Xodó da Vovó em Foz de Iguaçu
- Palmares em Curitiba
- Terra Firme (na qual atua até hoje).
Ela considera todos os empreendimentos que idealizou como empreendimentos de sucesso. Para Sandra Cornelsen, “Sucesso por estarem vivas, por fazerem um bom trabalho, por terem o respeito do público em geral e porque formaram grandes crianças”.
Além disso, em sua visão, “O educador é um grande empreendedor porque vende ideias e, quem vende ideias, tem que convencer muitas pessoas”.
Mas para organizar um empreendimento educacional, só isso não basta; é necessário:
- Ter um ideal de educação claro e embasado em teorias;
- Saber exatamente o que quer e qual público atingir;
- Analisar qual linha seguir (padrões europeus, americanos ou próprios) para construção de todo o projeto pedagógico e da filosofia da escola;
- Investir em pessoal (que deve ter uma boa base, uma boa formação) e infra-estrutura (é muito importante uma boa manutenção da escola);
- Ter coesão e bom relacionamento pessoal de toda equipe (direção, coordenação, professores funcionários em geral), focada nos objetivos da escola;
- Preocupar-se com o mercado e, se possível, fazer parcerias com escolas com perfis semelhantes;
- Fazer um planejamento estratégico;
- Programar os recursos financeiros;
- Saber delegar para o administrativo (que nem sempre é um pedagogo);
- Investir em conhecimento;
- Deve-se ter cuidado com a mídia utilizada e ter, se possível, uma boa assessoria.
As escolas nas quais Sandra Cornelsen idealizou tem ideal construtivista na qual a escola é construída pela própria escola, pelos alunos, professores e pais; visando sempre o aprendizado com muito prazer, o aprender de cada um, onde nunca se acaba o processo de construção.
Abaixo um exemplo de proposta pedagógica, da escola Palmares, na qual Cornelsen foi sócia:
A Palmares propõe um trabalho pedagógico diferenciado na qualidade, na forma, na prática; um trabalho aberto às relações e às diferenças humanas, responsável e consciente enquanto projeto coletivo (e para o coletivo). É preciso garantir um excelente nível de trabalho com conteúdos de fato importantes. É preciso pensar modos de abordagem e reflexões que ajudem na formação de mentes criativas e críticas.
É preciso olhar a possibilidade de um mundo solidário e saber que relações de respeito é que vão construí-lo. E é preciso acreditar e batalhar na direção disso tudo!
É preciso olhar a possibilidade de um mundo solidário e saber que relações de respeito é que vão construí-lo. E é preciso acreditar e batalhar na direção disso tudo!
E, como segundo exemplo, a fundamentação teórica da Terra Firme, escola na qual atua até hoje:
Jean Piaget - com o desenvolvimento da inteligência e do pensamento lógico.
"É construindo suas representações que as crianças se apropriam da realidade."
"É construindo suas representações que as crianças se apropriam da realidade."
André Lapierre - através da psicomotricidade relacional. "Nossos projetos educativos são múltiplos e variados, mas sempre flutuantes."
Henry Wallon - através da teoria do desenvolvimento. "É privilegiando espaços de intimidade que distinguiremos entre a emoção e a afetividade."
Emilia Ferreiro - Através do construtivismo.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor: Turma: Módulo:6 Data de Entrega:____/___/_____
Conferência: Construindo a Escola com Saberes e Prazeres
Conferencista: Sandra Cornelsen
Carga horária validada: ___horas.
Segundo a autora como deve se organizar um empreendimento educacional?
Segundo Sandra Cornelsen para se construir uma escola/instituição atual que uni saberes e prazeres, primeiramente têm que se ter em mente que esta escola tem que ser pensada, idealizada, moldada como um empreendimento além de uma instituição de ensino. Com este pensamento aí sim pode dar início a construção desta, respeitando todo o projeto e a infra-estrutura que serão necessários para fazê-lo. Ensino construtivista, atual, instigador, do aprender brincando, pelo simples prazer de saber, aonde a criança vá porque gosta e não por obrigação,onde os professores ensinam com prazer e tendo parcerias dos pais, dos alunos e dos profissionais da educação.
A escola será bem sucedida se seus clientes estiverem satisfeitos, fazendo assim fluir todo o planejamento arrojado e diferenciado das demais instituições como aprender sem necessariamente ter aplicação de provas.
Assim deve surgir o pedagogo/empreendedor que vende suas idéias criando seu público e demonstrando ter na sua escola: acessoria pedagógica e de imprensa que é necessária hoje para divulgação; professores com formação especializada no projeto da escola idealizadora,quando se fazem necessárias parcerias como na área administrativa e também na implantação de sistemas digitais indispensáveis em toda estrutura moderna, principalmente de ensino. É sabido que esta visão de escola/empresa que é imprescindível não agrada aos pais dos alunos, que ainda vêem a escola como a segunda casa de seus filhos, ou seja, aquela escola/família. E eles estão certos, pois a escola tem que ter este lado humanitário e que a criança, seu saber, aprendizado e bem estar devem estar sempre em primeiro lugar, mas sem a visão empresa e tudo que envolve um bom funcionamento para que esta empresa prospere e caminhe sem problemas este bem estar do próprio aluno corre risco.
Não precisam ser radicais, mas tem que ser analisado cada problema individualmente, ser maleável, aberta as emergências, horários disponíveis e prioridades como o setor financeiro, pensando neste somente para a parte pedagógica, pois o pedagogo também tem que ser um gestor analisando o que é melhor para á estrutura física como a arrumação de uma pia e até a compra de um jogo que vai te ajudar em uma aula de matemática o que o pedagogo/gestor faria? Entra aí um consenso, o idealismo que a escola propõe com investimento em pessoal, manutenção, no pedagógico e numa equipe atuante e coerente, enfim, colocando o administrativo a serviço do pedagógico.
Quem quer abrir uma escola deve ter em mente e adquirir para si energia, autoconfiança, flexibilidade, criatividade, auto-motivação, comunicação, perseverança, integridade, liderança, iniciativa, resistência à frustração, objetivos, saber negociar e persuadir e sensibilidade administrativa...Isso não é fácil, sabemos que ninguém pode possuir todas estas características, assim você pode achar um sócio que complemente seus ideais e sonhos tendo assim metas e adjetivos em comum que ajudam no sucesso do futuro empreendedor/pedagogo.
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno:
Tutor: Turma:
Módulo: 6 Data de Entrega:
Conferência: Construindo a Escola com Saberes e Prazeres
Conferencista: Sandra Cornelsen
Carga horária validada: 10 horas.
Segundo a autora como deve se organizar um empreendimento educacional?
Ao iniciar um empreendimento qualquer educacional ou não,precisamos ter em mente algumas questões básicas, ou seja, a participação da teoria, que é a semente da idéia, o conceito e o conhecimento teórico amparado, por assim dizer por outro importante componente que seria o aspecto pratico desse empreendimento como que um dando suporte ao outro e vice-versa.
Fica claro então, como muitas vezes já ouvimos que não adianta termos uma idéia sem conseguir construí-la nem tampouco, o que nos parece ainda pior e contraproducente, construir algo sem qualquer embasamento teórico.
Em se tratando de empreendimento educacional, portanto, é muito importante definir antes de mais nada, a linha de pensamento teórico, pedagógico que se quer seguir na área de educação, isto é , ter convicção, confiança de todo aparato cientifico, conceitual que se quer implantar e , em torno da idéia formada, dar-lhe “corpo”, apoio com propostas práticas como clientela almejada,espaço físico, localização, vizinhança, acessibilidade,vocação do bairro (residencial, comercial, cultural, etc), manutenção, montagem do aparato interno, externo, capital humano (muito importante) comprometido, entre outras questões, assessoramento vários( gestão, administração, finanças , tecnologia, transporte ,comunicação, psicologia, atualização, suporte técnico das mais diferentes áreas quando se fizer necessário, etc).
Interessante notar que, o que nos deve mobilizar e acreditar num projeto não é, necessariamente, a certeza que dará certo ou não, mas trilhá-lo sempre com segurança daquilo que se procura, mantendo, com isso, a motivação o que de certa forma leva, por si só , a ser altamente contagiante mantendo a idéia de que “a roda não pode parar de girar”.
KKKKK,sou porque eu achei tão bonitinho seus sapinhos pulando vc os tirou.Disse que quando a gente fica mais velho volta a ser criança,acho que é isto que acontece com você.Brincadeiras a parte seu blog está uma delícia devo confessar que não resisto e sempre dou uma espiadinha.Sou não entendi porque a Nèia precisa se esconder atras do rosto de outra pessoa.Mas isso não é da minha conta cada um segue o que quer.Felicidades
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