GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR - QUESTIONÁRIO1. Conceitue “Escola Democrática” a partir da idéia de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico.
Numa escola democrática, a construção do PPP se dá coletivamente, contando com a participação de todos os segmentos envolvidos na vida escolar, respeitando as idéias e valores de cada um.
Outra resposta - A escola democrática é aquela que leva em consideração a participação de todos, docentes, discentes e a comunidade onde está inserida, tem um projeto político pedagógico em desenvolvimento e um processo de atualizações contínuo não se restringindo a discussões e reflexões, mas sim, colocando em prática o plano de ação coletivo e aferindo os resultados.
Outra resposta - A escola democrática é aquela que leva em consideração a participação de todos, docentes, discentes e a comunidade onde está inserida, tem um projeto político pedagógico em desenvolvimento e um processo de atualizações contínuo não se restringindo a discussões e reflexões, mas sim, colocando em prática o plano de ação coletivo e aferindo os resultados.
Outra resposta - Escola democrática se dá pela participação entre os funcionários, professores e estudantes deixando que as crianças escolham o que desejam fazer dentro das normas do Projeto Pedagógica, pois assim haverá mais interesse entre elas. A idéia é contribuir para a realização desta complexa tarefa. A escola assume grande importância, sendo influenciada por condições sociais históricas, culturais, econômico e político.
Outra resposta - A construção de uma escola democrática em seu projeto político pedagógico pressupõe uma forma de gestão preocupada com a participação de todos os membros da comunidade escolar – alunos e seus pais, professores, funcionários e direção. Atualmente não se concebe uma escola sem o mínimo de abertura ao diálogo com aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem para a concepção do ensino e promoção da aprendizagem.
ESCOLA DEMOCRÁTICA
Uma escola democrática é aquela que na construção do seu projeto político pedagógico se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores e funcionários. Esse ambiente de ensino coloca os alunos como atores centrais do processo educacional e os educadores participam facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes.
2. Quais os desafios a que é chamada a escola considerando as atuais condições do mundo do trabalho globalizado?Armar um sistema educacional para toda a vida do aluno, que os coloque em contato com o contínuo aumento dos conhecimentos, das fontes de informação e das transformações atuais, sendo assim, um passaporte que o capacite à cidadania e ao mundo do trabalho.
Outra resposta - A perda de centralidade política e econômica e financeira faz causar a crise que enfrentamos atualmente. Necessitando trabalhar como administrador em cima de cifras e tecnologias destinadas a baratear e aperfeiçoar o ensino, a rotina administrativa, as funções docentes, os currículos, as grades e as seriações considerando estes desafios pertinentes ao trabalho globalizado.
Outra resposta - Armar um sistema educacional que coloque o aluno em contato contínuo com o aumento dos conhecimentos e das fontes de informação e das transformações atuais no mundo do trabalho e nas relações sociais que vem causando impactos e desestabilizando a humanidade. É preciso criar novos conteúdos de formação, novas formas de organização e de gestão da educação exigidas nas escolas, podendo assim, capacitar o cidadão, deixando-o mais competitivo para o mundo do trabalho.
Outra resposta - Com as novas exigências e a grande competitividade no mercado globalizado, assim como as novas relações entre trabalho, ciência e cultura, a escola deve adequar seu projeto pedagógico, por meio do qual possa formar cidadãos intelectuais e produtores para atender as demandas postas pela globalização da economia e a reestruturação produtiva. É preciso também, alargar o conceito de escola, reconhecer e reforçar sua autonomia e promover a associação entre escolas e a sua integração em territórios educacionais mais vastos, e adotar modalidades de gestão específicas e adaptadas à diversidade das situações existentes.
3. Quais são os principais desafios na atualidade para a administração escolar?
Em época de paradoxos e muitas incertezas, a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim. Deve-se nessa administração, se aprofundar uma série de contratos, o contrato entre educadores e entre eles os estudantes. Construir e mostrar o regimento escolar, as normas legais e de convivência. Despertar o compromisso dos professores com a aprendizagem, desenvolver lideranças, valorização e motivação. Afinal, as escolas atuais necessitam de lideres capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problema em grupo, capazes de trabalhar juntos com os professores e colegas, ajudando-os a identificar suas necessidades de capacitação.
4. Quais são as ações que desencadeiam uma ampliação horizontal e vertical dos valores de democracia dentro da escola?
Os gestores precisam trabalhar com os professores a concepção de escola que desejam por em prática e de acordo com essa concepção, como definir o projeto pedagógico da escola e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
A instalação de um clima favorável ao trabalho, a aprendizagem, a redução da dependência vertical, com a construção da autonomia e a ampliação da integração horizontal, pela participação conjunto nas decisões e a conseqüente assunção das responsabilidades, a busca da melhoria da qualidade do trabalho escolar. Só assim é possível dizer que a educação baseada em estrutura verticalizada, é rigidamente hierarquizada, não abrigando espaços significativos para mudanças, participação e criatividade
A instalação de um clima favorável ao trabalho, a aprendizagem, a redução da dependência vertical, com a construção da autonomia e a ampliação da integração horizontal, pela participação conjunto nas decisões e a conseqüente assunção das responsabilidades, a busca da melhoria da qualidade do trabalho escolar. Só assim é possível dizer que a educação baseada em estrutura verticalizada, é rigidamente hierarquizada, não abrigando espaços significativos para mudanças, participação e criatividade
5. Quais as transformações necessárias para a atuação da escola na construção da cidadania dos agentes que nela atuam?
Somente numa escola onde se pratique e viva a gestão democrática é possível, efetivamente, formar para a cidadania, pois há a participação efetiva de todos. Além disso, é preciso haver qualidade na formação dos alunos.
Outra resposta - Somente numa escola onde se pratique e viva a gestão democrática é possível, efetivamente, formar para a cidadania, pois há a participação efetiva de todos; além disso, é preciso haver qualidade na formação dos alunos. Através da gestão democrática onde todos os envolvidos na escola participam com ideais e sugestões e criticas sendo possível então trabalhar com as necessidades de toda a comunidade escolar, com ética e moral, com conceitos de cidadania e sociedade (além dos conhecimentos teóricos e étnicos, através da convivência, da capacidade de assumir responsabilidade e desafios, formando pessoas autônomas preparadas para vida
Outra resposta - As transformações necessárias da escola consiste em oferecer um tipo de formação que não é facilmente adquirida em outro lugar, pois a escola é o reflexo da sociedade. As mudanças estão relacionadas a uma reforma na escola, no sistema educacional e nas novas políticas e incentivo na sua área da educação, abarcando as dimensões cientifica, técnicas, éticas e humana, influindo na formação de todos que por ela passarem.
6. Segundo Kuenzer (1999, p.175) um dos eixos a serem contemplados na formação dos professores do Ensino Médio e Profissional é o eixo da Ética. Comente esta afirmativa.
Envolve a compreensão das finalidades e responsabilidades de cada um no processo educativo, em sua relação com a construção de relações sociais e produtivas segundo os princípios de solidariedade, democracia e justiça social.
Outra resposta - para a formação dos professores, mais do que nunca a ética é importante e sustentável na sua conduta profissional, uma ética profissional e humana que não é reduzida a uma ética corporativista, não pode ser uma ética dentro de uma corporação contra outras éticas, a ética profissional é aquela que é fundada na ética humana, isto é, aquela ética do profissional que trabalha comprometida com a formação humana, com bem estar humano, com o bem comum, com a qualidade de vida humana em geral para todos. Esta ética humana não está restrita, é uma ética para toda humanidade.
Outra resposta - È compreender as finalidades e responsabilidade sociais e individuais no campo da educação em sua relação com a construção de relações sociais e produtivas segundo os princípios de solidariedade da democracia e da justiça social "
7. Segundo os estudos mais recentes responda. O que faz de um estabelecimento de ensino uma escola de qualidade?
A participação de toda equipe escolar, definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos os profissionais com intuito de promover a aprendizagem continua dos alunos. Discutir e por em prática formas de avaliação, obter um diagnostico que responda as necessidades de cada aluno e fazendo com que a avaliação seja para reforçar os pontos fracos e se necessários corrigir seus rumos, que efetivamente consiga que os alunos aprendam, mesmo os menos privilegiados socialmente.
A participação de toda equipe escolar, definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos os profissionais com intuito de promover a aprendizagem continua dos alunos. Discutir e por em prática formas de avaliação, obter um diagnostico que responda as necessidades de cada aluno e fazendo com que a avaliação seja para reforçar os pontos fracos e se necessários corrigir seus rumos, que efetivamente consiga que os alunos aprendam, mesmo os menos privilegiados socialmente.
Outra resposta - Uma escola de qualidade tem como principio a ser cumprido, uma educação comprometida com os domínios de conteúdos que habilitem ao mundo do trabalho, comprometido com a sabedoria de viver em sociedade respeitando as diferenças, comprometida com a construção de um mundo mais justo e humano para todos independentemente de raça, cor, credo, ou opção de vida. A gestão da educação na atualidade necessita ser compreendida a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
8. Qual relação a ser estabelecida entre o contexto social e econômico da atualidade e a gestão da educação
O mundo atual está globalizado, tudo o que acontece é conhecimento em tempo real em qualquer parte do mundo. A sociedade, com tanto avanço tecnológico está cada vez mais exigente e interada com o que acontece. A gestão escolar deve preocupar-se em acompanhar a rapidez e os avanços que ocorrem e criar propostas e planos de acordo com a nova realidade sócio-econômico da atualidade.
O mundo atual está globalizado, tudo o que acontece é conhecimento em tempo real em qualquer parte do mundo. A sociedade, com tanto avanço tecnológico está cada vez mais exigente e interada com o que acontece. A gestão escolar deve preocupar-se em acompanhar a rapidez e os avanços que ocorrem e criar propostas e planos de acordo com a nova realidade sócio-econômico da atualidade.
Outra resposta - Atualmente está em destaque a idéia do econômico sobre o social, seja em termos de postura geral, seja em termos de políticas governamentais. A educação passou a ser vista como uma escada para o crescimento profissional, com isso aumentou os atritos entre os dois grandes tipos de escola e formação: a profissionalizante e a de cultura geral, com a primeira sobrepondo à segunda.
9. QUAL A RELAÇÃO A SER ESTABELECIDA ENTRE O CONTEXTO SOCIAL E O ECONÔMICO DA ATUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR?
Em torno das pessoas, configura-se um contexto mundial que penetra na vida de cada um através dos meios de comunicação e da tecnologia nas suas formas mais evoluídas. Sempre que a sociedade sofre mudanças significativas em suas bases econômicas, sociais e tecnológicas, novas atribuições passam a ser exigidas da escola, da Educação e da sua gestão, já que a escola está inserida na "sociedade global" refletindo os impactos e exigindo novos conteúdos de formação, de organização de gestão. Sendo assim, a gestão da Educação nas suas atividades necessita ser compreendida a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas.
outra resposta - Reitera-se a preeminência do "econômico" sobre o "social", seja em termos de postura geral, seja em termos polítcas governamentais, agravando-se a tradicional fraqueza institucional da área social. Por outro lado, a escola e a Educação passam a ser vistas como momentos de um processo de crescimento profissional. Aumentam os atritos entre os dois grandes tipos de escola e formação.
10. Elabore uma situação problema que tenha o foco o papel da organização escolar no mundo globalizado, levando em consideração a formação de cidadania
A escola precisa estar organizada, ter uma meta, um objetivo, um horizonte a ser alcançado de forma que transponha, que vá além do universo ideal da cidadania, que a teoria vinculadas a organização do espaço escolar, cidadania, qualidade de ensino, gestão democrática, entre outros faça parte da rotina diária da escola e daqueles que são sujeitos no espaço escolar. É importante entender que não é somente papel da escola (educação) buscar mecanismo que propiciem ideais democráticas que conduzem a uma sociedade mais justa, solidária e humana.
11. Relacione e explique 10 características de um bom professor
Qualificação profissional - está apto a exercer a profissão; Dedicação aos alunos; Amor a profissão acolher com amor; Está aberto a aprender com os alunos; Busca continua para aprender, de conhecimento; Se interar de tudo que acontece no interior e exterior para resolver alguns problemas; estar sempre atualizada; aprender a conhecer, a pensar, fazer e ser junto com os alunos
12. Características de um bom professor
As características do professor estão muito ligadas à sua personalidade e ao seu caráter. Estas características são também individuais e dependem da situação e da matéria.
Não basta ter conhecimento teórico para uma boa atuação docente. Observa-se que alguns professores, apesar de terem conhecimento, habilitação e domínio do assunto, não o transmitem de forma clara e coesa ou, não estabelecem uma ligação prática do assunto ao contexto vivenciado pelo aluno, de modo a auxiliá-lo a compreender o tema abordado
1. Ser exigente e manter a disciplina.
2. Ter conhecimento científico e metodológico (Conhecer bem a matéria e ter o domínio do conteúdo)
3. Prepara cada aula de forma específica, identificando claramente o objetivo de cada lição e aula.
4. É dedicado e responsável, exige muito de si mesmo.
5. Cria um ambiente agradável para o aprendizado
6. É flexível, está sempre disposto a dar e receber (aconselhar e escutar).
7. Dá instruções claras e ser bem organizado.
8. Coopera com os outros professores.
9. É Participativo e comprometido com a escola e seus alunos
10. Importa-se em conhecer a comunidade e os recursos locais.
11. Respeita as opiniões dos alunos, reagindo sempre de maneira construtiva.
12. Tem senso de humor, expressa seus sentimentos e atitudes.
13. Tenha capacidade crítico-reflexiva
14. Tem um relacionamento amigável com os alunos, mantendo a disciplina.
15. Gostar de ensinar e gostar de gente,
16. Gostar do que faz além de empenhar-se em cumprir seu papel da melhor maneira possível.
17. Ter capacidade e fracilidade de se relacionar e se comunicar com os alunos
18. Estimula e utiliza as tecnologias disponíveis na escola
19. Envolvem pais, alunos e os outros professores com os seus projetos para a escola;
20. Possuiu uma postura trans/interdisciplinar. Trabalha pautado na realidade e na sociedade que temos
21. Buscar sempre aprender (atualização profissional)
13. Descreva os componentes da cultura escolar.
Valores, crenças e pressupostos, relação teórica pratica, os significados no ensino, na escola e o aprendizado dos alunos, cultura escolar e tudo como se dão as coisas no interior da escola
Valores, crenças e pressupostos, relação teórica pratica, os significados no ensino, na escola e o aprendizado dos alunos, cultura escolar e tudo como se dão as coisas no interior da escola
14. Quais as características de um processo formativo que considere a complexidade da educação brasileira e a realidade social vigente.
Educação brasileira é fruto de todo um contexto histórico; transformações ocorridas pelas necessidades políticas econômicas e sociais no momento que todo o ocorrido na educação teve razão de ser. Hoje a complexidade da educação escolar pública brasileira, principalmente no ensino fundamental e médio, é a violência e o bulling que é praticada pelos responsáveis dos alunos que não estão preocupados com a segurança. A falta de professores no ensino público por causa desse problema faz com que se contratem professores ma preparados
Educação brasileira é fruto de todo um contexto histórico; transformações ocorridas pelas necessidades políticas econômicas e sociais no momento que todo o ocorrido na educação teve razão de ser. Hoje a complexidade da educação escolar pública brasileira, principalmente no ensino fundamental e médio, é a violência e o bulling que é praticada pelos responsáveis dos alunos que não estão preocupados com a segurança. A falta de professores no ensino público por causa desse problema faz com que se contratem professores ma preparados
15. A liderança é um atributo importante na atuação do gestor escolar. A partir desta afirmação relacione cinco atitudes que demonstram a atuação de um líder
- Tomada de decisões com condições objetivas.
- Possibilitar um ambiente de solidariedade humana, respeito, cooperação, dividir a autoridade e responsabilidade entre todos os setores da escola.
- Ter uma postura de acordo com as constantes mudanças e avanços do mundo atual visando concretizar um ensino com mais criatividade deixando prevalecer a qualidade do processo de ensino–aprendizagem.
- Ser democrático com a comunidade escolar, permitindo o diálogo aberto, ajudando suprir as necessidades e procurar atingir seus objetivos propostos.
- Ser competente para desenvolver sua habilidade e construir uma escola participativa.
16. A liderança é um atributo importante na atuação do gestor escolar. A partir desta afirmação relacione cinco atitudes que demonstram a atuação de um líder- Assumir a competência primordial da escola: educar, ensinar/aprender.
- Dinamizar os conteúdos curriculares de maneira a provocar a participação do aluno.
- Lutar pela valorização dos profissionais da educação, fortalecendo sua formação inicial e continuada, propiciando condições de trabalho.
- Entender que os alunos provenientes das classes populares são sujeitos concretos que tem uma rica experiência e possuidores de diferentes saberes.
- Criar e institucionalizar instâncias colegiadas na escola.
- Criar o Conselho de Diretores de Escolas Básicas, por município, nos moldes do conselho de diretores das Escolas Técnicas Federais (Conditec).
- Definir a política global da escola por meio do PPP elaborada de baixo para cima, contando com a participação de todos os segmentos da escola.
- Desocultar os interesses envolvidos nas decisões, reforçando o diálogo e construindo formas alternativas de superação das propostas oficiais e verticais.
- Fortalecer as relações entre as escolas e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Delegacias, Coordenadorias Regionais e Instituições de Ensino Superior.
- Reivindicar a participação das escolas na definição das políticas públicas para a educação.
17. A partir dos estudos feitos sobre gestão participativa elabore uma situação problema que tenha como foco o papel da organização escolar no mundo globalizado, considerando a formação da cidadania.
A escola deixou de ser apenas um local de aprendizagem sistemática, ela passou a ser de grande importância para o desenvolvimento social dos indivíduos, a atuação da escola tem saído dos muros e chegado as famílias, hoje temos na escola um local para trabalharmos junto com a família e comunidade à qual a escola está inserida, problemas do cotidiano como drogas, violência sexual, entre outras coisas um grande exemplo disso é a mobilização contra bulling onde as escolas se mobilizam para acabar e denunciar este problema.
A escola deixou de ser apenas um local de aprendizagem sistemática, ela passou a ser de grande importância para o desenvolvimento social dos indivíduos, a atuação da escola tem saído dos muros e chegado as famílias, hoje temos na escola um local para trabalharmos junto com a família e comunidade à qual a escola está inserida, problemas do cotidiano como drogas, violência sexual, entre outras coisas um grande exemplo disso é a mobilização contra bulling onde as escolas se mobilizam para acabar e denunciar este problema.
18. A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos que inicia com um processo de transformação da natureza, criando um mundo humano, o mundo da cultura" (SAVIANI, 1991). A partir desta afirmativa, explique o que significa a produção do trabalho material e trabalho não material produzido pelo homem.
A produção de trabalho material é tudo aquilo feito e criado pelo homem que é palpável que podemos tocar com as mãos. Já o trabalho “não material” é aquele produzido pelo conhecimento, ou seja, trata-se do capital intelectual e este não pode ser medido ou tocado.
19. A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos que inicia com um processo de transformação da natureza, criando um mundo humano, o mundo da cultura" (SAVIANI, 1991). A partir desta afirmativa, explique o que significa a produção do trabalho material e trabalho não material produzido pelo homem.
Trabalho material – é aquela intervenção humana sobre a natureza, sobre o mundo que se consubstancia em objeto, em uma mercadoria, é a produção de um determinado valor de uso que tem concretude, corporeidade, o homem necessita antecipar em idéias os objetivos da ação, o que significa que ele representa mentalmente os objetivos reais.
Trabalho material – é aquela intervenção humana sobre a natureza, sobre o mundo que se consubstancia em objeto, em uma mercadoria, é a produção de um determinado valor de uso que tem concretude, corporeidade, o homem necessita antecipar em idéias os objetivos da ação, o que significa que ele representa mentalmente os objetivos reais.
Trabalho não-material – consiste de idéias, teorias e valores, conteúdos de pensamentos que conduzem o homem a ação, não se consubstancia em uma objetivação. A educação pertence a essa categoria, se você lesar um aluno porque deu uma educação de baixa qualidade, você lesou-o para sempre porque não tem concerto. A educação é aquela que forma ou deforma o ser humano.
20. Quais as medidas que você, como gestor, tomaria para tornar uma escola democrática?
- Levaria os alunos as buscarem conhecimento de uma forma mais ativa ao invés de receberem passivamente dos professores;
- Resolveria os problemas de forma reflexiva;
- Tomaria decisões firmes, porém com sabedoria;
- Não permitiria que os muros da escola fossem o limite ou seja faria ações para integrar escola,aluno, família e comunidade;
- Tentaria transformar a escola em uma escola participativa. (não é minha resposta)
21. Quais as medidas que você, como gestor, tomaria para tornar uma escola democrática?
A participação de todos é essencial para tornar uma escola democrática, a escola precisa ser encarada como uma comunidade educativa que mobiliza atos sociais em torno de um projeto comum. É importante a participação de toda a comunidade escolar nos projetos da escola, como desenvolver teatros, eventos culturais, esportivos, pois isso vai gerar um clima de proximidade e confiança entre a comunidade e a escola.
22. Cite 3 formas efetivas de participação coletiva em uma gestão escolar.
- Respeitar o aluno
- Dar espaço físico aos professores e alunos
- Preparar aulas com força de vontade e competência
Acredito que a escola, o aluno e a comunidade precisam estar participando ativamente para que a gestão escolar tenha sucesso.
23. Explique a responsabilidade sobre a Gestão da Educação dentro do contexto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas:
As políticas e a Gestão da Educação no Brasil, caracterizando políticas de governo e não de estado. Nesse sentido, vários desafios são colocados para a sociedade uma vez que o contexto educacional é mediado pelo contexto político, econômico, social e cultural. É necessária as condições da oferta do ensino de qualidade, organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da instituição; mecanismos de informação e da comunicação entre todos os segmentos da escola; gestão democrática/participativa, incluindo condições administrativas, financeiras e pedagógicas. Participação de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos.
As políticas e a Gestão da Educação no Brasil, caracterizando políticas de governo e não de estado. Nesse sentido, vários desafios são colocados para a sociedade uma vez que o contexto educacional é mediado pelo contexto político, econômico, social e cultural. É necessária as condições da oferta do ensino de qualidade, organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da instituição; mecanismos de informação e da comunicação entre todos os segmentos da escola; gestão democrática/participativa, incluindo condições administrativas, financeiras e pedagógicas. Participação de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos.
24. Explique a responsabilidade sobre a Gestão da Educação dentro do contexto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
As políticas e a Gestão da Educação no Brasil, caracteriza políticas do governo, a importância dessa disciplina é justificada pelo seu compromisso e formação do cidadão. Vários desafios são colocados para sociedade, uma vez que o contexto educacional é mediado pelo contexto político, econômico, social e cultural. É necessária as condições de oferta de ensino de qualidade, organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da instituição, há necessidade de formação de professores que vão trabalhar com esses alunos no sentido de devolver a sociedade um novo cidadão mais completo e lúcido, mais em condição de atuar na sociedade contribuindo para o seu enriquecimento. São necessários mecanismos de informação e da comunicação entre todos os segmentos da escola; gestão democrática; participativa incluindo condições administrativas, financeiras e pedagógicas, participação de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos.
25. Existem alguns valores de fundamental importância para a educação na atualidade. Eleja 5 valores e justifique sua escolha
Dignidade da pessoa humana >valor absoluto que tem cada ser humano. A pessoa é fim, e não meio. A pessoa tem valor e não preço.
Respeito mútuo >valor que leva alguém a tratar outrem com grande atenção, consideração e com muito respeito.
Tolerância >valor que manifesta nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo opostas às nossas.
Igualdade de direitos >valor onde todos os homens são submetidos à lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.
Capacidade de convivência >valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em
Dignidade da pessoa humana >valor absoluto que tem cada ser humano. A pessoa é fim, e não meio. A pessoa tem valor e não preço.
Respeito mútuo >valor que leva alguém a tratar outrem com grande atenção, consideração e com muito respeito.
Tolerância >valor que manifesta nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo opostas às nossas.
Igualdade de direitos >valor onde todos os homens são submetidos à lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.
Capacidade de convivência >valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em
comunidade, na escola, na família, na igreja, nos parques, enfim, em todos os
lugares onde se concentram pessoas, de modo a garantir uma convivência
harmoniosa.
Diálogo >valor que num momento da interação entre dois ou mais indivíduos, em busca de um acordo.
Diálogo >valor que num momento da interação entre dois ou mais indivíduos, em busca de um acordo.
26. Existem alguns valores de fundamental importância para a educação na atualidade, eleja 05 valores e justifique sua escolha.
Diálogo – valor enquanto troca de idéias, compreensões, troca de experiências que possibilitam a consciência coletiva, que possibilita superar o individualismo, superar bloqueios e os escudos que as pessoas colocam se defendendo.
Capacidade de convivência – valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim em todos os lugares onde se concentram pessoas de modo a garantir uma convivência harmoniosa.
Respeito mutuo – valor que leva alguém a tratar com outro alguém com grande atenção, consideração e muito respeito.
Tolerância - valor que manifesta nos outros maneira de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmos opostos a nossa.
Igualdade de direitos – valor onde todos os homens são submetidos a lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.
27. Qual a real importância da participação coletiva no direcionamento dos destinos de uma escola?
Trabalhar coletivamente para defender e ampliar a democracia, formar por meio de conteúdos não materiais, preparar todos os indivíduos para exercer a cidadania, favorecer o crescimento dos indivíduos como cidadãos e o crescimento da sociedade enquanto sociedade democrática, fazer da escola publica um valor nacional.
28. Quais as transformações é que a escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado e dessa forma o desempenho dos alunos tem influencia sobre o acesso as oportunidades sociais da vida em sociedade e assim a escola proporcionará uma vida futura de todos que por elas passarem
A escola, como uma instituição socializadora do saber sistematizado, oferece um tipo de formação que não é facilmente adquirido em outro lugar. Ela propicia a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber científico, técnico, ético e humano. O desempenho (êxito ou fracasso acadêmicos) da escola para com seus alunos tem muita influência sobre o acesso às oportunidades sociais da vida em sociedade.
O tipo de formação oferecido e administrado pela escola dependerá a vida futura de todos que por ela passarem.
29. Projeto Político Pedagógico (PPP)
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
- Missão
- Clientela
- Dados sobre a aprendizagem
- Relação com as famílias
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longos prazos”, diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.
- Clientela
- Dados sobre a aprendizagem
- Relação com as famílias
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longos prazos”, diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.
Projeto Político Pedagógico: ação intencional. Compromisso sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um tipo de sociedade e Pedagógico: no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade”
PPP - É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes mais permanentes, que abarcam conceitos subjacentes à educação:
- Conceitos Antropológicos: (relativos à existência humana)
- Conceitos Epistemológicos: aquisição do conhecimento
- Conceitos sobre Valores: pessoais, morais, étnico...
- Político: direcionamento hierárquico, regras...
- Conceitos Epistemológicos: aquisição do conhecimento
- Conceitos sobre Valores: pessoais, morais, étnico...
- Político: direcionamento hierárquico, regras...
PPP - É ele que indicará a direção, o norte, os rumos da escola. Retrata a cara da escola, sua identidade como é compreendido por OLIVEIRA (1990). O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola.
Exercícios das páginas 15 e 16 da apostila
Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
Na globalização você pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, como por exemplo, China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.
Esse fenômeno proporciona maior visibilidade à política interna dos países em um cenário global, com maior velocidade na interação social, passando os acontecimentos a ter um impacto não apenas local, mas mundial em um efeito imediato.O termo globalização designa um fenômeno de abertura das economias e das respectivas fronteiras em resultado do acentuado crescimento das trocas internacionais de mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais, da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação, proporcionados quer pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações, quer pela crescente abertura das fronteiras ao comércio internacional.
Gestão é sinônimo de Administração, então quando estamos falando de “Gestão de Empresas” seria o mesmo que dizer Administração de Negócios, o mesmo se refere a Gestão de Marcas = Administração de Marcas e outros empregos da palavra Gestão. Gerir, assim como administrar, tem a ver com todo o controle e ações propostas envolvendo um conjunto que pode envolver pessoas, empresa, produtos, serviços, clientes. Gerir é conseguir controlar com eficiência, ou busca-se isso
Educação é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.
A educação não é uma verdade eterna e imutável, mas é uma realidade que se transforma ao longo dos tempos guardando consigo um pouco de tudo que vai transformando.
A educação acontece em qualquer lugar e tempo e não é produto exclusivo das salas de aulas. Ela acontece quando transmitimos aos nossos filhos os ensinamentos e valores que recebemos de nossos pais. Quando paparicamos nossas crianças e as guiamos pelo caminho que acreditamos ser o melhor.
A educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comunidade escolar.
A educação é diferente em cada cultura, o que nos remete e faz atentar para o fato de que é preciso antes de tudo ouvir as pessoas a quem se pretende educar.
Escola ou colégio é qualquer estabelecimento ou instituição de educação. Essa ideia surgiu da filosofia dos gregos antigos, onde eles se reuniam em praças públicas para praticar filosofia e trocar ideias.
Uma escola é formada por diferentes pessoas, sendo o diretor aquele que dirige, o professor quem ensina e dá as aulas, e o aluno aprende e estuda os ensinamentos do professor. As matérias estudadas em uma escola variam muito, dependendo da época, do local ou do nível de ensino, incluindo Linguagem, Matemática, História, Ciência, Geografia, Educação Artística, Educação Física, Educação Religiosa, Física, Biologia, Química e outras.
Na teoria, a escola deveria ser um espaço para se trabalhar valores sociais, ética e cidadania na busca de uma sociedade justa e ciente de sua força política. Na prática, confunde-se a escola como um espaço preparatório para vestibulares e para o mercado de trabalho, formando pessoas ambiciosas e descompromissadas socialmente. Escola pode se referir a uma instituição de ensino ou a uma corrente de pensamento com características padronizadas que formam certas áreas do conhecimento e da produção humana.
Compromisso é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios. Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos. A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém.
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).
O conhecimento não pode ser inserido num computador por meio de uma representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada. Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: científica, prática e técnica.
Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico
Gestão e Organização Escolar
Aula 1 – Gestão da Educação
Resumo elaborado por Nanci Fachini
► Educação
■ É um processo tipicamente humano, porque ela possui intencionalidade e atividade.
■ “A educação supõe um processo tipicamente humano, que se realiza de forma intencional e integradora
para organização do comportamento mais conveniente para cada sujeito em seu entorno próprio, e
determinado pela aquisição de conhecimentos, automatização de formas de atuação e a interiorização de
atitudes que lhe atribuem valor em seu conjunto e em suas peculiaridades”. (Gento, 1996).
■ A educação é um processo de trabalho, um processo de produção:
▪ Trabalho material.
▪ Trabalho não material.
■ A educação pertence à categoria de trabalho não material.
► Gestão da Educação
■ É a tomada de decisões.
■ É o conhecimento na organização social e econômica atual.
■ É a importância da educação e sua gestão, no processo de transmissão, assimilação do conhecimento
científico.
■ Gestão → do latim: gestio – õnis.
■ Gestão é administração, tomada de decisões, organização, direção.
■ Gestão da Educação é a formação para o exercício da cidadania.
■ É a responsável por garantir a qualidade da educação.
■ É a relação das pessoas com o conhecimento.
▪ Todo saber tem um sabor inestimável.
▪ A escola é o lócus adequado para fornecer o passaporte da cidadania.
Gestão e Organização Escolar
Aula 2 – As Mudanças no Mundo do Trabalho, a Gestão Democrática da Educação e a
Função Social da Escola
Resumo elaborado por Nanci Fachini
► Existe uma relação intrínseca entre as transformações do mundo do trabalho e a função social da escola.
► A Gestão da Educação vai garantir a direção na formação da cidadania e a educação como mediação no
seio da prática social global.
► As transformações se deram nas tecnologias microeletrônicas, ocasionando uma grande revolução em
todas as frentes da vida e da produção da existência.
► As contribuições tecnológicas e violências geram desafios para a educação e sua gestão.
■ Plano econômico-social, ético-político, cultural e educacional.
►Como lidar com a violência e o desemprego?
1. Desenvolvimento para o mundo do trabalho → transformações no mundo do trabalho.
2. Aprender sempre → Gestão da Educação.
3. Flexibilização → flexibilidade de aprendizagens.
■ A flexibilidade contêm dois conceitos:
a) Ordem Capitalista →competitividade, individualidade.
b) Ótica democrática → concepção humana → trabalha com a competência.
4. Desafios das escolas:
a) Lidar com as éticas do mundo atual.
b) superação da mídia.
► Gestão da Educação
■ Carta Constitucional Brasileira.
■ Carta Magna – Lei 9394/96
● Lei 9394/96 – Art. 14
“Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação
básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios”:
I – Participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP)
da escola.
II – Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Art. 15
“Os sistemas de ensino assegurarão, às unidades escolares públicas de educação básica que os
integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira,
observadas as normas gerais de direito financeiro”.
Art. 3º
Princípios que deverão embasar o ensino e a construção da autonomia da escola.
● Constituição Brasileira – Constituição Federal – Art. 206
“O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II _ Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III _ Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e
privadas de ensino;
IV _ Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V – Valorização dos profissionais do ensino, garantindo, na forma da lei, plano de carreira para o
magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público
de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela
União;
VI – Gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
“(...) a capacidade de linguagens, incorporando, além da língua portuguesa, a língua estrangeira
e as novas formas trazidas pela semiótica; a autonomia intelectual, para resolver problemas
práticos, utilizando os conhecimentos científicos, buscando aperfeiçoamento continuamente; a
autonomia moral, por meio da capacidade de enfrentar novas situações que exigem
posicionamento ético; finalmente a capacidade de comprometer-se com o trabalho, entendido em
sua forma mais ampla de construção do homem e da sociedade, por meio da responsabilidade,
da crítica, da criatividade”. (Kuenzer, 2003).
“Gestão democrática é um processo de aprendizado e de luta política que não se circunscreve
aos limites da prática educativa, mas vislumbra, nas especificidades dessa prática social e de
sua relativa autonomia, a possibilidade de criação de canais de efetiva participação e de
aprendizado do ‘jogo’ democrático e, consequentemente, do repensar, das estruturas do poder
autoritário que permeiam as relações sociais e, no seio dessas, as práticas educativas”.
(Dourado, 1998).
VII _ Garantia de padrão de qualidade.
► Gestão Democrática da Educação
■ “A Gestão Democrática da Educação é hoje, um valor já consagrado no Brasil e no mundo, embora ainda
não totalmente compreendido e incorporado à prática social e incorporado à prática educacional
brasileira e mundial.
É indubitável sua importância como um recurso de participação humana e de formação para a cidadania.
É indubitável sua necessidade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
É indubitável sua importância como fonte de humanização.” (Ferreira, 2001).
■ “A Gestão Escolar constitui uma dimensão da educação institucional cuja prática põe em evidência o
cruzamento de intenções reguladoras e o exercício do controle por patê da administração educacional,
as necessidades sentidas pelos professores de enfrentar seu próprio desenvolvimento profissional no
âmbito mais imediato do seu desempenho e as legítimas demandas dos cidadãos de terem interlocutor
próximo que lhes dê razão e garantia de qualidade na prestação coletiva deste serviço educativo”.
(Sacristã, 1995).
Gestão e Organização Escolar
Aula 3 – A Gestão da Educação como Realidade Política
Resumo elaborado por Nanci Fachini
► Política, na Antiga Grécia, vem da Polis que significa: cidade.
► Ser político é participar das decisões da sociedade.
► A escola é o lócus de formação para a cidadania.
► Relação Educação e Sociedade
■ A escola oferece um tipo de formação que não é, facilmente, adquirida em lugar algum.
■ “A escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado, existindo para
propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso a esse saber”. (Salviani, 1991).
■ A formação abarca as dimensões científica, técnico, ética, e humana que se constituem de elementos
cognitivos e elementos atitudinais.
■ A passagem pela escola, assim como o desempenho desta com os alunos e alunas, têm influência
relevante sobre o acesso às oportunidades sociais da vida em sociedade.
■ A escola é “lócus de reprodução e lócus de produção de políticas, orientações e regras”. (Lima, 2002).
■ A escola tem que ser de excelente qualidade e para que isso ocorra, tem que haver a administração da
educação com:
▪ Qualidade de formação;
▪ Profissionais competentes;
▪ Ensino de qualidade;
▪ Relação de respeito.
► Cultura Organizacional da Escola
■ Muitos professores trabalham, ainda, mecanicamente com seus alunos.
■ Estamos num mundo de avanço tecnológicos, e os professores têm que entender e absorver essa
globalização e passar para seus alunos.
▪ Globalitarismo é:
- Globalização + totalitarismo = globalitarismo.
■ Precisamos trabalhar com os alunos a contra-hegemonia, alicerçada na:
▪ Solidariedade;
▪ Fraternidade;
▪ Igualdade;
▪ Liberdade.
► “O ensino possui o fascínio das coisas vitais”. (Antonio Gramsci).
Gestão e Organização Escolar
Aula 4 – Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
Resumo elaborado por Nanci Fachini
► A Organização da Escola, a elaboração do Projeto Político Pedagógico, vem atender a uma norma que é
das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96.
► A importância da gestão democrática para a educação, tornando parceiros nesta empreitada:
● Estabelecimentos de ensino – Art. 12;
● A importância da participação dos docentes – Art. 13;
● A importância dos sistemas de ensino – Art. 14.
► A lei é comprometida com a democracia.
► Projeto Político Pedagógico (PPP)
■ “É um ensaio de leitura do contexto sócio-político-econômico-cultural da comunidade local e da
comunidade global”.
■ É a identidade da escola.
■ É um documento fonte/instrumento das políticas educacionais em ação na escola.
■ É construído coletivamente.
■ Seus objetivos são precisamente expressos.
■ É um documento que garante a formação da cidadania.
■ O PPP deve conter não só a formação do cidadão, mas as formas operacionais que devem garantir essa
formação.
■ O PPP nasce com o propósito de assumir uma ou mais categorias de análise, capaz (es) de favorecer a
compreensão da realidade.
▪ Identidade da Unidade Escolar.
▪ Experiência concreta para o agir da escola.
▪ Relação singular global:
- dimensão local.
- dimensão global.
► Gestão Democrática da Educação
■ Possibilita a realização de todos na construção do seu próprio projeto de formação humana.
■ “... pensar e definir gestão democrática da educação para uma formação humana, (...) contemplando o
currículo escolar de conteúdos e práticas baseadas na solidariedade, e nos valores humanos que
compõem o construto ético da vida humana em sociedade.
E, como estratégia, acredito que o caminho é o diálogo, quando o reconhecimento da infinita diversidade
do real se desdobra numa disposição generosa de cada pessoa para tentar incorporar ao movimento do
pensamento algo da inesgotável experiência da consciência dos outros”. (Ferreira, 2000).
■ O elemento mais importante é o diálogo.
Gestão e Organização Escolar
Aula 5 – Gestão da Educação e as Políticas de Formação de Profissionais da Educação
Resumo elaborado por Nanci Fachini
► Gestão da Educação
■ É uma prática de apoio à prática educativa.
■ “Gestão da Educação ou Administração da Educação no âmbito das políticas que as norteiam e
configuram a cidadania de seus atores, exige que se analise e reflita sobre a formação de profissionais
da educação que dirigem a educação e formam os homens e mulheres brasileiros”. (Ferreira, 2003).
► Formação dos Profissionais da Educação
■ Formação
- É composta de 2 termos:
• Forma e ação
▪ São de diversas ordens:
› do ponto de vista científico.
› do ponto de vista técnico.
› do ponto de vista ético.
› do ponto de vista político.
■ UNESCO – Conferência Mundial sobre Educação Superior.
• Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação – Paris, 1998.
■ Plano Decenal de Educação para Todos (1993 – 2003).
■ Profissionalização
• Desenvolvimento sistemático da educação.
■ Progresso dos conhecimentos científicos e Tecnológicos.
■ Quadro de responsabilidades preestabelecidas.
■ Critérios éticos que regem a atividade.
■ Contextos e características culturais.
■ Filme: “Sociedade dos Poetas Mortos”.
■ Capacitação de Dirigentes
• Eixos de Formação
› Contextual.
› Institucional.
› Teórico-prático (práxis).
› Ético.
› Investigativo.
■ Curso de Pedagogia
• Forma dirigentes educacionais.
• “A atuação do profissional de educação no campo da gestão, requer o desenvolvimento de
determinadas competências/habilidades que precisam ser tematizadas e experienciadas no decorrer
do programa de formação que articule de forma sistemática teórica e prática.
Essa é a responsabilidade do curso de pedagogia que forma dirigentes para o ensino, a pesquisa e a
extensão”.
■ Marcos Teóricos
1. O entendimento das políticas educacionais no contexto sócio-político-cultural, que as engendram,
bem como de seus desdobramentos nos diversos níveis e instâncias do público, visando a
instrumentalização para intervenção no plano político, pedagógico e curricular.
2. O entendimento da escola como uma construção histórica e sócio-cultural e, portanto, em
permanente mudança.
3. O entendimento dos parâmetros que orientam os processos de gestão educacional, considerando as
relações entre o mundo do trabalho, da cultura e as relações sociais.
■ Qual é o maior compromisso do dirigente?
• “Uma prática de gestão comprometida com a formação de homens e mulheres brasileiros fortes e
capazes de dirigir seus destinos, os destinos da nação e os do mundo, tem que possuir a força do
conhecimento, a emancipação que possibilita o equilíbrio da afetividade nas relações, a competência
em todas as atividades e a riqueza firme do caráter que norteia as nações”. (Ferreira, 2003).
Gestão e Organização Escolar
Aula 6 – A Administração da Escola
Resumo elaborado por Nanci Fachini
► Administrar a Escola:
■ É conhecer a escola para saber, a partir de suas funções, de seus compromissos, de suas
responsabilidades, como administrá-la, para que ela, realmente, cumpra essas responsabilidades e
compromissos.
■ É renovação nos métodos de gestão escolar.
■ É reposição da escola em geral e da escola pública, como lócus fundamental, para a formação da
cidadania.
■ É receber criticas que, porém, não devem ser generalizadas.
■ É dinamizar a escola e a educação.
■ A escola para ter vida necessita do que?
• preparação de aulas com competência e vontade de ensinar.
• respeitar o aluno.
• ser dinamizada, tornando-a mais qualificada e inclusiva.
• dar mais espaço (físico, escolar), para professores e alunos.
• Responsabilizarmo-nos mais.
• estimular o controle democrático da comunidade.
• tornar a escola um valor nacional.
• brigar para modificar o peso relativo da política educacional vis-à-vis as demais políticas
governamentais, em particular a política econômica e financeira.
■ Problemas e soluções
• decisões governamentais têm que ser vinculadas com as necessidades sociais de um país.
• correlação de forças para reivindicações.
• capacidade social, vinculada à capacidade individual.
• Institucionalidade política → ler na sociedade a necessidade social dos alunos; competência de uma
formação de qualidade.
• Disposição ética para mudar, para se abrir para o outro, para a construção de uma nova sociedade. É
uma disposição de dentro para fora.
Gestão e Organização Escolar
Aula 7 – Projeto Pedagógico: a autonomia coletivamente construída na escola
Resumo elaborado por Nanci Fachini
► Autonomia da escola
■ É a oportunidade da escola se auto definir enquanto identidade, enquanto configuração de instituição,
para tomada de decisões, subsidiada pelo poder público.
► Estado Mínimo significa dar pouca sustentação a sociedade civil, e enquanto sociedade política, o Estado
Mínimo abstem-se de suas obrigações então, descentraliza-se as decisões, em nome de uma chamada
autonomia da escola.
► Autonomia Decretada é a desresponsabilização do Estado Mínimo com a Unidade Escolar, com o Sistema
Educacional Brasileiro.
► Autonomia Construída é aquela que é conquistada pela escola, que se apóia não no Estado Mínimo e sim,
na construção da identidade da escola, colaborativamente com o Estado.
► Gestão da Educação
■ É a tomada de decisões, consciente e lúdica.
► Projeto Político Pedagógico (PPP).
■ Projeto é a meta, mas torna-se concreto e gerador de movimento quando transposto para a compreensão
das pessoas e por elas assumido.
■ O PPP é um empreendimento, organização de ação em função de necessidades e desejos de sujeitos
concretos.
■ Princípio norteador de um Projeto Pedagógico
• Sua intencionalidade é a base pela qual se desenvolve o trabalho escolar.
■ “O Projeto Pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação
do seu papel social e a clara definição dos caminhos, formas operacionais e ações a serem
empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo. Seu processo de construção aglutinará
crenças, convicções, conhecimentos da comunidade escolar, do contexto social e científico, constituindo-
se em compromisso político e pedagógico coletivo”. (Veiga, 1998).
■ O Projeto Pedagógico
• Cria significa à medida que nos questionamos sobre o que queremos com a escola e os rumos a
seguir.
• Tem como meta a preparação e a capacitação política dos cidadãos de uma nova sociedade.
• Recriar seres humanos novos, críticos, criativos, capazes de preparar as condições que tornarão
possíveis novas estruturas sociais pautadas na fraternidade, na solidariedade, na justiça social e na
verdadeira cidadania para todos.
• Criar novas metas sociais que venham contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais justa e
humana.
• Clarificar as questões prioritárias e propor, alternativas de solução.
• Decisões sobre a seleção de valores a serem consolidados. A busca de pressupostos teórico-
metodológicos, a identificação das maiores aspirações das famílias em relação à escola.
■ Direção
• Direção X Autoritarismo
› Autoritarismo é a exarcebação de autoridade, é abuso do poder, é a expressão individualista de
interesses pessoais que não refletem os interesses coletivos. É a personalização da incompetência
por abuso de poder e descompromisso com o coletivo.
› Direção é a função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de atividade na
realização de um programa/projeto. Ela não se impõe. É uma influência consciente sobre
determinado/específico contexto com a finalidade de ordenar, manter, aperfeiçoar e desenvolver uma
programação planejada e projetada coletivamente. É a “condução” da construção coletiva do PPP da
escola.
■ Pensar e fazer o PPP
1. Assumir a competência primordial da escola: educar, ensinar/aprender.
2. Dinamizar os conteúdos curriculares de maneira a provocar a participação do aluno.
3. Lutar pela valorização dos profissionais da educação, fortalecendo sua formação inicial e continuada,
propiciando condições de trabalho.
4, Entender que os alunos provenientes das classes populares são sujeitos concretos que tem uma rica
experiência e possuidores de diferentes saberes.
5. Criar e institucionalizar instâncias colegiadas na escola.
6. Criar o Conselho de Diretores de Escolas Básicas, por município, nos moldes do conselho de
diretores das Escolas Técnicas Federais (Conditec).
7. Definir a política global da escola por meio do PPP elaborada de baixo para cima, contando com a
participação de todos os segmentos da escola.
8. Desocultar os interesses envolvidos nas decisões, reforçando o diálogo e construindo formas
alternativas de superação das propostas oficiais e verticais.
9. Fortalecer as relações entre as escolas e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação,
Delegacias, Coordenadorias Regionais e Instituições de Ensino Superior.
10. Reivindicar a participação das escolas na definição das políticas públicas para a educação.
Gestão e Organização Escolar
Aula 8 – Participação e Gestão Democrática Escolar
Resumo elaborado por Nanci Fachini
►Participação
■ O termo participação origina-se do latim → participationis, que quer dizer: pertencer a.
■ A participação na Gestão Escolar é fundamental. Porém, para que haja participação é preciso que a
escola saia detrás dos seus “muros” e vá até a comunidade, para seduzi-la à participação.
■ O significado mais poderoso da democracia não é formado pela capciosa retórica política, mas nos
detalhes da vida cotidiana”. (Apple & Beane, 1997).
■ Educação é a mediação entre a sociedade e política educacional.
EDUCAÇÃO
↓
Mediação
↓ ↓
Política Educacional sociedade
■ “Cultura de nós” → significa cultivar a coletividade e a convivência com todos que irão trabalhar na escola.
E educação torna-se disciplinada e amorosa.
■ Filme: “Ao Mestre com Carinho”.
►Gestão Escolar Democrática
■ Propõe aos jovens que abandonem o papel passivo de consumidores do saber e assumam o papel ativo
de “elaboradores de significados”.
■ Reconhece que as pessoas adquirem conhecimento tanto pelo estudo de fontes externas, quanto pela
participação em atividades complexas que requerem a construção de seu próprio conhecimento.
• Participação → ação → decisão.
■ A Gestão Escolar Democrática só pode ser participativa.
■ Requer que os problemas, eventos e questões que surgem no decorrer de nossa vida sejam considerados
de forma inteligente e reflexiva.
■ Possibilita aos alunos se tornarem instruídos e capazes
■ Modo de vida democrático é participação com todos pensando, refletindo, agindo.
■ É um processo criativo de buscar formas de ampliar horizontalmente e verticalmente os valores da
democracia.
■ Os educadores têm que ser democráticos, humildes, “descer do seu pedestal” e de sua arrogância
■ A direção tem que ser firme, mas com sabedoria.
■ Ela desenvolve-se e realiza-se através da efetiva participação.
■ Envolve um conjunto de valores, principalmente o valor universal que é o da participação.
■ Envolve a participação nos movimentos sociais e na escola.
■ Deve fortalecer os indivíduos e grupos em geral silenciados.
■ Criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais coma a escola.
■ A construção coletiva da cidadania só é possível através da participação efetiva dentro da escola, local
onde se dá a aprendizagem de tudo, não só dos conteúdos científicos, como também o da convivência,
que possibilita a participação cidadã e coletiva na sociedade.
■ Se as escolas de uma sociedade democrática não trabalham para defender e ampliar a democracia, são
socialmente inúteis ou perigosas. Na melhor as hipóteses educarão pessoas que, de forma individualista,
vão viver sua vida e ganhar seu pão indiferentes às obrigações da cidadania, como também, em participar
do modo de vida democrático em geral.
Ao contrário, as escolas de uma sociedade democrática existem e trabalham para defender e ampliar a
democracia, através da conscientização que se efetiva através da participação de todos na construção
coletiva da cidadania.
Gestão e Organização Escolar
Aula 9 – Gestão Democrática da Educação: modalidades de participação da comunidade escolar
Resumo elaborado por Nanci Fachini
► Participação é conquista, ação, é destinada a autopromoção humana.
■ Modalidades de participação:
• É autopromoção.
• É conquista.
■ A maior virtude da educação é ser instrumento de participação política.
■ Participação e formação para a cidadania.
■ Projeto de Cidadania
• Um projeto de cidadania é aquele que compreende todos os elementos necessários à formação para a
Cidadania. Ele compreende:
Ø Noção de formação.
Ø Noção de participação, de autopromoção, de auto-definição.
Ø Noção de sujeito social.
Ø Noção de liberdade, igualdade, comunidade.
Ø Noção de direitos e de deveres.
- Constituição Brasileira, 1988.
- LDB – Lei 9394/96.
■ Modalidades de participação da escola
• “A escola tem de ser encarada como uma comunidade educativa, permitindo mobilizar o conjunto dos
atores sociais e dos grupos profissionais em torno de um projeto comum. Para tal, é preciso realizar um
esforço de demarcação dos espaços próprios de ação, pois só clarificação destes limites se pode
alicerçar uma colaboração efetiva”. (Nóvoa, 1995).
► Liberdade
■ Vem do latim → libertaz – atis, quer dizer: ser livre.
■ O funcionamento de uma organização escolar vai delimitar, aos sujeitos que nela vive, profissionais da
educação, professores, supervisores, orientadores, diretores, funcionários, alunos e pais, como organizá-
la, dentro dos seus “territórios e de suas “demarcações”.
■ “A escola dirige-se a todos, é aberta a todos e trata de formar a liberdade”. (Snyders).
■ Liberalismo
• A liberdade é o primeiro dos direitos individuais.
• A liberdade se afirma na autonomia e na independência do indivíduo em relação à autoridade política e
social, e na dependência desta autoridade diante das vontades individuais.
■ Baruch Spinoza (1632-1677)
• O conceito de liberdade tem uma interconexão orgânica com o conceito de necessidade”.
• Pesquisar o conceito de ética de Spinoza.
■ Friedrich Hegel (1770 – 1831)
• Concepção da unidade dialética entre liberdade e necessidade.
■ Antônio Gramsci (1891-1937)
• A liberdade se manifesta na ausência de toda forma de opressão e a maior forma de opressão é a
ignorância.
► A Estrutura Pedagógico-administrativa da Escola
■ Se configura a partir da participação e no coletivo de todos, na educação, dentro do espaço escolar.
► A Estrutura Social da Escola
■ É a relação com a comunidade.
► O Projeto Político Pedagógico
■ Construído e desenvolvido coletivamente.
► Órgãos da Gestão Escolar
■ Conselho Escolar.
■ Conselho de Classe.
■ Associação de Pais e Mestres (APM).
■ Grêmio Estudantil.
► Pilares para a Educação no Século XXI – Relatório da UNESCO
1. Aprender a conhecer;
2. Aprender a fazer;
3. Aprender a conviver e
4. Aprender a ser.
■ “Da escola espera-se que ela promova a capacidade de discernir, de distinguir, de pensar que supõe
assumir o mundo, a realidade histórica como uma matéria perceptível e com objetividade que nos permita
sua maior compreensão e intervenções deliberadas. Da escola se espera o fortalecimento de sujeitos
que capazes de elaborar conhecimentos, contingências e estruturas, possam imaginar outros mundos
ainda não concretizados e neles investir com paixão para construir tempos e lugares que ampliem as
alternativas da realização humana e sócia”. (Linhares, 1986).
Módulo 4 – Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico
Aula 10 – Por uma nova organização do trabalho pedagógico:planejamento e Avaliação Educacional na Contemporaneidade
Resumo elaborado por Nanci Fachini
► Hoje, a contemporaneidade está exigindo que as pessoas tenham tomadas de decisões sérias,
comprometidas e muito atualizadas, por parte dos gestores educacionais.
► A Nova Organização do Trabalho Pedagógico precisa ser alicerçada no planejamento e consequentemente na
avaliação. Binômio: planejamento/Avaliação (Insubstituível e Indissolúvel).
► Que tipo de Planejamento vamos trabalhar?
■ Concepção Tecnocrática → concepção autoritária, planejamento em gabinetes.
■ Concepção Democrática →comprometido em devolver planejamento e avaliação de forma participativa.
■ Planejamento Participativo
• “O controle necessário é o que se fará na construção coletiva do projeto acadêmico/educacional à luz dos
princípios e elementos mencionados e do saber científico na sua forma mais elaborada que possibilite o
domínio de conteúdos e de habilidades cognitivas superiores que devem ser estudados, discutidos,
rediscutidos e incorporados à prática gestora que o profissional da educação deverá exercer o âmbito
educacional escolar”. (Ferreira, 2001).
• Características do Planejamento Participativo
1. Processo de formação da consciência crítica na comunidade;
2. Necessidade de tomar decisões concretas de enfrentamento dos problemas;
3. Necessidade de organizar o trabalho pedagógico.
• “A educação como acontecimento ético significa uma ação constitutivamente ética, isto é, não como uma”.
relação com o outro entendida em termos econômicos, de intercâmbio e simetria, mas como a prática da
hospitalidade e acolhimento ao recém chegado.
Nesse sentido, concebe a educação na relação e na experiência do outro, da alteridade no sentido de superar
a educação técnico-científica, que tem sido defendida pelo humanismo conservador apregoado pelo
neoliberalismo.
Assim, a educação como acontecimento ético, culmina em uma ética sensível ao sofrimento”. (Ferreira, 2003).
► Organização do Trabalho Pedagógico na Escola
■ Ela pode ser entendida a partir de 4 pilares básicos:
1. Políticas (normas)
• São as orientações mais gerais do processo, as direções de mudanças a serem efetuadas.
• São as diretrizes ou linhas de ações que definem ou norteiam práticas, como normas, leis e orientações.
2. Planejamento (elaboração de planos)
• É o processo de elaboração de planos de ação, que obedece e operacionaliza diretrizes com vistas à sua
concretização.
3. Gestão (tomar decisões do controle de qualidade)
• É o processo de coordenação da execução de uma linha de ação.
4. Avaliação (executar o planejado)
• É um processo de análise ou julgamento da prática.
• Constitui a instância crítica, da operacionalização ou melhoria de uma linha de ação ou execução de um
plano.
► Prática Profissional da Supervisão ou Coordenação do Trabalho Pedagógico
1. Política: coordenação da interpretação/implementação e “coleta” de subsídios para o desenvolvimento de
novas políticas mais comprometidas com as realidades educacionais.
2. Planejamento: coordenação, construção e elaboração coletiva do projeto acadêmico/educacional,
implementação coletiva, coordenação da “vigilância” sobre seu desenvolvimento e
necessárias reconstruções.
3. Gestão: coordenação de todo o desenvolvimento das políticas, do planejamento e da avaliação construído e
desenvolvido coletivamente.
4. Avaliação: análise e julgamento das práticas educacionais em desenvolvimento a partir de uma construção
coletiva de padrões.
■ “Compete à Gestão Democrática da Educação o compromisso de possibilitar uma formação continuada que se
alicerce nos princípios constitucionais de liberdade e solidariedade e no exarada em todos os documentos
mundiais que garantem os direitos dos cidadãos. A cidadania mundial só se concretizará quando o estatuto
teórico da formação continuada se alicerçar numa nova ética humana mundial solidária que respeite as
diferenças e garanta um continuum de formação humana a todos os seres vivos até o término de suas vidas,
superando a maldade instituída no mundo pelo individualismo hedonista, competitivista e narcisista e
instalando, através da construção coletiva e solidária, a bondade necessária à verdadeira construção humana”.
(Ferreira, 2003)
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