Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Antropologia Cultural - Questionário

Partindo do conceito de miscigenação, explique porque o Brasil é considerado um país com pluralidade étnica.
No Brasil, uma grande parte  dos colonizadores portugueses se misturou com índios e africanos, e como os escravos africanos trazidos ao Brasil pertenciam a várias  etnias e nações,  nosso país passou a contar com uma grande pluralidade étnica. (grupo)

Explique o etnocentrismo a partir da chegada dos espanhóis à América.         
O etnocentrismo ocorreu com a discriminação dos espanhóis em relação a crença dos indígenas (Maias), que era baseada na doutrina cristã, dizendo que tinham por missão ensinar a religião “correta” para os primitivos, desvalorizando a cultura deles.O etnocentrismo aqui pode ser visto na pregação de Deus pelos jesuítas para os índios, desvalorizando a crença que os índios tinham. (grupo)

Defina o que é etnocentrismo apresentando-o no contexto brasileiro.
O etnocentrismo é a tendência que o indivíduo tem de menosprezar a cultura alheia, caracterizando-a como inferior a sua. 

O  etnocentrismo  é  a  tendência  que  o  indivíduo  tem  de  menosprezar  a cultura alheia, caracterizando-a como inferior a sua. com a chegada dos portugueses ao Brasil, foi feita uma interpretação artificial e errônea sobre os indígenas, que eles eram ingênuos e não sabiam apreciar as coisa boas que eles deram como vinho e pão. (grupo)

Explique o significado de mito como elemento cultural de um povo.
O mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. Ele é de grande valia, pois através do mito podemos conhecer a história de um povo, como foram adquiridos seus costumes, valores, etc. (grupo)

O ser humano constrói seu processo de humanização sozinho? Justifique.
Não, um exemplo é o caso das “meninas-lobo”, onde Amala e Kamala por não terem sido inseridas em nenhum grupo social e serem criadas por lobos, não apresentavam características do comportamento humano e possuíam hábitos semelhantes aos daqueles animais.

Porque é nocivo para um grupo social crer que seus valores, crenças ou ideologias são os únicos que podem ser considerados corretos?
Essa postura de crer que seus valores, crenças ou ideologias são os únicos corretos é um pré-conceito, e muitas vezes podem gerar intolerância. Sendo assim, devemos tentar entender e respeitar as diversidades culturais. (grupo)

Faça a diferenciação entre a cultura imaterial, real e a cultura ideal.
Cultura imaterial – É a aprendizagem  de uma cultura, ou seja, cada um recebe as crenças, os modos de vida da sociedade a que pertence o comportamento, hábitos e valores.
Cultura Real – É apresentada de várias maneiras, de acordo com o ponto de vista de cada um.
Cultura Ideal – Consiste em um conjunto de comportamentos que embora propagados como corretos, nem sempre são realmente praticadas. É a maneira como a sociedade deseja que os membros se comportem. (grupo)

”A antropologia Cultural analisa a essência humana e o que determinamos grupos sociais criam historicamente.” A partir desta afirmação explique  a característica onto-societária do homem.
O homem é um ser social, aprende com os outros indivíduos, e ao utilizar suas habilidades, estuda a sua realidade e tenta explicá-la. (grupo)

Quais foram os artifícios usados por Cortez (1519) na conquista da cidade do México?
Os espanhóis estimularam lutas internas, queimaram livros para apagar a religião nativa, usaram armas de fogo, mataram indígenas, causaram epidemias, destruíram seus monumentos, entre outros. (grupo)

Relacione 3 itens que justifiquem a importância da comunicação como arma de dominação de uma cultura sobre a outra.
1º As pessoas que exercem uma maior influência sobre as demais, muitas vezes utilizam-se da comunicação para propagar seus pensamentos, idéias e opiniões, valendo-se dela para manter sua influência.
2º A comunicação no ambiente escolar é extremamente importante para que ocorra a construção do conhecimento de várias culturas, e não somente sua reprodução.
3ª Os livros didáticos ensinam o  que lhes convém,  e com a comunicação, podemos descobrir a verdade e termos nossa própria visão de vários fatos. (grupo) 

O folclore é trabalhado em nossas escolas de forma pontual. Defenda em poucas palavras como estudo e pesquisa no trabalho de um professor
Nosso trabalho como educador deve sempre se preocupar em resgatar a nossa identidade, e para não esquecê-la devemos trabalhar o folclore revivendo através de lendas, músicas e  brincadeiras, nossos costumes e tradições. Esse tema, entretanto, não deveria ser trabalhado somente em agosto (quando se comemora o folclore), pois por apresentar muitos elementos, podemos aproveitar o tema e abordar de forma lúdica, as regras, brincadeiras antigas, confecção de brinquedos, parlendas, jogos, contribuindo assim para a preservação de nossa história e também aprender outras culturas.

Discorra sobre a discriminação racial contra os negros, sob o ponto de vista de Gilberto Freire.
Para Freire, a desigualdade social no Brasil não se relacionava a discriminação racial, mas é resultado das diferenças de classe. Os negros desfrutavam de mobilidade social e oportunidades de expressão cultural, não desenvolvendo assim uma consciência de serem negros. (grupo)

Desde a metade do século XVI a população de origem africana tem sua presença marcada no Brasil. Relate os motivos pelos quais vieram para o Brasil. Pg. 31
Eles vieram para o Brasil para trabalhar, porque os índios eram preguiçosos e não forneciam mão de obra suficiente, então os africanos eram capturados e mandados para o Brasil para o trabalho escravo. (grupo)

Descreva a constituição do povo brasileiro a partir da concepção de brasilíndio.
Os brasilíndios são os filhos gerados por pais brancos, na maioria portuguesa, com mulheres índias. (grupo)

Por que se pode afirmar que a Língua Portuguesa não foi incorporada integralmente no inicio da constituição do povo brasileiro?
Porque o tupi, introduzido pelos jesuítas,  era utilizado na comunicação dos portugueses com os nativos,   tornando-se a língua materna dos mamelucos. (grupo)

Explique, com pelo menos um argumento, como uma civilização tão desenvolvida como a Asteca pode ser dominada pelos espanhóis.
Os espanhóis haviam conseguido aliados entre a população indígena, e eles estavam muito bem informados sobre seu inimigo. (grupo)

Descreva o que eram e qual a importância dos quilombos no regime de escravidão do Brasil.
Os quilombos eram estabelecimentos de negros que escapavam da escravidão pela fuga e recompunham, no Brasil, formas de organização social. Eles foram de grande importância no regime de escravidão do Brasil visto que se tornaram um importante elemento de resistência à opressão. (grupo)

Leia e explique o trecho a seguir: " A expansão portuguesa no Brasil somada às práticas econômicas que utilizavam os nativos como mão-de-obra ajudou a difusão de uma imagem heróica do bandeirantismo. Pg. 30
Essa imagem heróica do bandeirantismo deu-se por considerá-los desbravadores do território brasileiro, por terem  escravizado os indígenas e também por serem os responsáveis pela descoberta do ouro. (grupo)


Prova N3
Descreva o que eram e qual a importância dos quilombos no regime de escravidão do Brasil.
Os quilombos eram estabelecimentos de negros que escapavam da escravidão pela fuga e recompunham, no Brasil, formas de organização social. Eles foram de grande importância no regime de escravidão do Brasil visto que se tornaram um importante elemento de resistência à opressão. (prova)

Explique, com pelo menos um argumento, como uma civilização tão desenvolvida como a Asteca pode ser dominada pelos espanhóis.
Os espanhóis haviam conseguido aliados entre a população indígena, e eles estavam muito bem informados sobre seu inimigo.
(prova)

Defina Antropologia Cultural destacando a importância de seu estudo na formação de professores
Resgatar a individualidade, e também trabalhar, através de lendas, músicas e brincadeiras nossos costumes e tradição. Deve-se lembrar que não só em agosto, onde se comemora o folclore, aproveitando de forma mais lúdica, propiciando brincadeiras antigas propiciando outras.
Podemos definir a Antropologia Cultural como uma possibilidade de compreendermos quem somos por intermédio da observação atenta do comportamento do outro. (prova)

Quais foram os artifícios usados por Cortez (1519) na conquista da cidade do México?

Os espanhóis estimularam lutas internas, queimaram livros para apagar a religião nativa, usaram armas de fogo, mataram indígenas, causaram epidemias, destruíram seus monumentos, entre outros. (prova)






Nenhum comentário:

Postar um comentário