Prova 1
1. De acordo com a
literatura estudada quais os entraves que as instituições educacionais podem
causar à aprendizagem dos alunos? (P.7)
Como entraves podemos citar
a rigidez e o despreparo de algumas escolas para lidar com a diversidade
cultural de seus alunos, evidenciada por atitudes pessimistas ou negativas de
educadores , por problemas de organização curriculares etc. (Nil)
2. A aprendizagem pode ser abordada de diferentes pontos de vista. Descreva quais são eles. (P.7)
Do ponto de vista
biológico, psicológico, cognitivo e sociocultural. (Nil)
3. Quais os comentários mais comuns que costuma-se ouvir referente às dificuldades de aprendizagem das crianças? (P.16)
É esforçado mas não
consegue aprender; é muito distraído, perde objetos com frequência e parece
desorientado; não consegue expressar com clareza; é atrapalhado, tropeça e cai
com frequência; realiza e compreende bem as tarefas, mas não consegue aprendê-las.
(Nil)
4. As relações familiares e as condições socioculturais contribuem para a estruturação da personalidade do individuo. Descreva as características da personalidade do individuo que foi influenciado negativamente por esse meio. (P.9)
Esses indivíduos
apresentam características de fragilidade, agressividade, é altruísta, inseguro
e proativo, dependendo de suas relações com os pais e a sociedade. (Nil)
Prova 2
Quais
aspectos a serem considerados pelo professor para identificar se uma criança
apresenta um distúrbio de comportamento ou se, simplesmente, requer uma atenção
especial em seu desenvolvimento? P.78
- É
necessário conhecer o desenvolvimento normal da criança, suas características
peculiares e cada etapa do seu desenvolvimento, alem da inter-relação de
fatores como idade, sexo, fatores genéticos, familiares, sociais e condições
educacionais.
- É
necessário reconhecer que alguns problemas de comportamento não caracterizam
uma patologia da personalidade, mas pode ser de caráter transitório.
- É preciso
saber avaliar a interferência da alteração de condutas e desajustes à situação
escolar e se elas dificultam a aprendizagem e a relação da criança com amigos,
professores e familiares. (Nil)
O que são
esquemas, segundo Piaget? P.12
Para Piaget,
os esquemas correspondem a estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os
indivíduos se adaptam às experiências proporcionadas pelo meio. Ou seja, é como
se fosse fichas (esquemas) de um arquivo (estrutura mental), que correspondem
aos conhecimentos e registros da memória, permitindo-nos reconhecer e
interpretar os estímulos do ambiente. Os esquemas são construídos sobre as
experiências repetidas e refletem o nível atual da criança, de compreensão e
conhecimento do mundo. (Nil)
As causas do
fracasso escolar durante muito tempo foram buscadas na famílias e no aluno.
Quais influências e fatores determinam esse tipo de pensamento? P.23
Esses
fatores foram influenciadas por concepções médica e psicológicas, em
decorrência de fatores genéticos e dificuldades orgânicas e
psicológicas, fatores esses que acabaram sendo validados para
explicar o fracasso escolar. (Nil)
O que
devemos considerar para compreender o processo de aprendizagem? P.8
É necessário
considerarmos que todos os indivíduos, independente do contexto sociocultural a
que pertence, são dotados de características de compreensão de mundo diferente
e singular. No entanto, é necessário considerar as especificidades individuais
como um processo natural do ser humano, pois todos somos diferentes e essa
diferença existe em todas as sociedades. (Nil)
Para
compreendermos o processo de aprendizagem é preciso considerar que ele resulta
da relação entre as condições externas ao indivíduo – seu contexto familiar,
social, cultural e educativo – e de suas condições internas – suas
características individuais, orgânicas e psicológicas. (Nil)
Prova 3
1. Quais as condições necessárias para a
aprendizagem? P.8 e 9
Essas condições passam
pelas dimensões biológica, sociocultural e emocional:
- A dimensão
biológica corresponde aos fatores neurofisiológicos do indivíduo, relacionado ao
desenvolvimento do sistema nervoso central. Os problemas relacionados a essas
funções interferem na aprendizagem, pois estão relacionadas à percepção, a
atenção, a memória e a concentração.
- A dimensão
sociocultural diz respeito às circunstâncias sociais, econômicas e culturais a
que o indivíduo está submetido e que pode reduzir seu potencial de
aprendizagem.
- A dimensão
emocional (psico-afetiva) refere-se à maneira de encarar os desafios do meio e
à disponibilidade afetiva para aprender.(Nil)
Outra resposta
Vejamos agora, rapidamente, as condições
necessárias à aprendizagem, a partir de três dimensões: biológica,
sociocultural e emocional.
A dimensão biológica corresponde aos fatores
neurofisiológicos do indivíduo. Pertence a essa dimensão o ciclo de
desenvolvimento do sistema nervoso central, conhecido por maturação, problemas
relacionados à dinâmica das funções cerebrais, seja por lesões mínimas no
cérebro ou por outros fatores que possam interferir nas funções elementares da
aprendizagem, tais como percepção, atenção, memória e concentração, entre
outras.
A dimensão sociocultural da aprendizagem
corresponde às circunstâncias sociais, econômicas e culturais as quais o
indivíduo está submetido e que podem limitar ou reduzir seu potencial de
aprendizagem.
A dimensão psicoativa corresponde aos fatores
psicológicos sobre os quais não é possível falar sem levar em consideração as
disposições biológicas e socioculturais do indivíduo. Essa dimensão refere-se à
maneira de encarar os desafios do meio e à disponibilidade afetiva para
aprender (resp do grupo)2. Na escola tradicional tendem a valorizar dois tipos de inteligência. Quais são e de que forma isso pode prejudicar o aluno? P.15 e 16
As escolas,
normalmente valorizam mais as inteligência Linguística e a lógico-matemática e
isso é prejudicial porque alunos que têm bom desempenho em outras habilidades
menos valorizadas pela escola podem ser vistos como menos inteligentes e isso
pode levá-los ao fracasso escolar e na frustração dos objetivos da escola e do
aluno. Quanto mais possibilidades os alunos tiverem para manifestar suas
habilidades diferenciadas, maior a possibilidade de aprendizagem. Por isso, a
escola deve considerar igualmente todas as inteligências ao elaborar seu
projeto pedagógico.(Nil)
Outra resposta
Tradicionalmente, as escolas tendem a valorizar
dois tipos de inteligência: a linguística e a lógico-matemática.
Na tradicional configuração de escola, o aluno que
aprende melhor utilizando outras habilidades que não aquelas valorizadas pelo
ambiente escolar acabam prejudicado; fato que, na maioria das vezes, incorre em
fracasso escolar e na frustração dos objetivos da escola e do próprio
aluno. No entanto, a compreensão da variedade de influências internas e
externas exercidas sobre essa relação é de fundamental importância para não
incorrermos em dois equívocos: a) o primeiro refere-se à perigosa associação
que se faz entre o nível de inteligência do aluno com os resultados de sua
aprendizagem na escola.
Muitas vezes, esse tipo de avaliação dá margem para
que ocorram equívocos, pois o aluno pode, por exemplo, ter um ótimo
aproveitamento na realização de uma prova, mas obter esse resultado
simplesmente porque memorizou os conteúdos, sem tê-lo aprendido;
b) o segundo equívoco é o de impor ao
educando a categoria de “pouco inteligente” apenas devido ao seu baixo
desempenho escolar. Isso seria, no mínimo, injusto se considerarmos o fato de
que a escola não tem demonstrado, de modo geral, considerar todas as formas de
habilidades e inteligências expressas pelos alunos em suas avaliações.(resp do grupo)3. Cite uma crítica que as perspectivas atuais relacionadas a inteligência fizeram a visão psicométrica. P.11
Tais críticas foram no sentido de
a visão psicométrica ignorar as habilidades específicas potenciais e as
diferenças individuais;
A inteligência como fator inato
ao indivíduo gerar obstáculos ao desenvolvimento, pois influencia a conduta do
educador a não investir em todas as potencialidades do aluno;
A inteligência, não sendo definida
a priori,
não pode ser mensurada, mas potencializada por meio da educação.(Nil)
Outra resposta
Nas últimas décadas, novos estudos sobre a
inteligência teceram algumas críticas à visão psicométrica, fato que os tornou
gradativamente bastante influentes. Dentre tais críticas podemos destacar:
A inteligência vista como capacidade geral, tal
como na visão psicométrica, ignora as habilidades específicas potenciais e as
diferenças individuais;
A inteligência vista como fator inato ou intrínseco
ao indivíduo gera obstáculos ao desenvolvimento, uma vez que influencia a
conduta do educador que acaba por não investir em todas as potencialidades do
aluno;
A inteligência, quando verificada, testada por
instrumentos padronizados ignora o papel do contexto sociocultural e as
diferenças subjacentes a eles;
A inteligência não é definida a priori, portanto não pode ser mensurada, mas potencializada por meio da educação. (resp do grupo)
A inteligência não é definida a priori, portanto não pode ser mensurada, mas potencializada por meio da educação. (resp do grupo)
4. A teoria da carência cultural ampliou a visão do
fracasso escolar na década de 70. Explique-a. P.24
Na década de 1970 o fracasso
escolar passou a ser concebido por perspectivas mais amplas, graças a teoria da
carência
cultural, que contribuiu ao afirmar que o êxito na escola estaria
diretamente relacionado ao sistema socioeconômico e cultural do educando. Essa teoria
teve grande influência na educação brasileira, estimulando a criação de
programas que pudesse recuperar o atraso e diminuindo a carência dos alunos. Com
isso foram definidas formas de garantir a igualdade de condições de
aprendizagem aos alunos carentes culturalmente.(Nil)
Outra resposta
Somente na década de 1970, o fracasso escolar
passou a ser concebido a partir de perspectivas mais amplas. A teoria da
carência cultural foi uma das contribuições para aquele momento histórico, ao
afirmar que o êxito na escola estaria diretamente relacionado ao sistema
socioeconômico e cultural em que se insere o educando. Essa teoria influenciou
profundamente a educação brasileira, instigando a criação de programas
compensatórios no sentido de recuperar o atraso e diminuir o estado de carência
dos alunos. Essas ações foram defendidas como formas de garantir a igualdade de
condições de aprendizagem aos alunos “carentes culturalmente”, ou seja, àqueles
que, devido à sua condição socioeconômica desfavorecida, não possuíam os
subsídios considerados necessários a uma educação integral.
A teoria da carência cultural logo sofreu críticas
acirradas por influenciar a concepção acerca do fenômeno do fracasso a partir
de uma abordagem preconceituosa. Segundo os críticos, essa abordagem favorecia
a desigualdade social e o assistencialismo, já que consideravam que as classes
menos favorecidas, devido a sua condição socioeconômica, eram inferiores
culturalmente.
A teoria da carência cultural contribuiu para
certo imobilismo nos meios educacionais que, de maneira fatalista, não se viam
em condições de resolver o problema do fracasso escolar de maneira efetiva. (resp
do grupo)
Prova 4
1. Quais áreas do
conhecimento Gardner baseou-se para identificar a existência de múltiplas
inteligências? P.14
Na Psicologia, na
Neuropsicologia, na Antropologia, na Biologia e na Estatística (prova)
2. Quais são as
características da dimensão biológica da aprendizagem? P.8
A dimensão biológica
corresponde aos fatores neurofisiológicas do indivíduo. Pertence a essa
dimensão o ciclo de desenvolvimento do sistema nervoso central, conhecido por
maturação, problemas relacionados à dinâmica das funções cerebrais, seja por
lesões mínimas no cérebro ou por outros fatores que possam interferir nas
funções elementares da aprendizagem, tais como percepção, memória e
concentração, entre outras. (prova)
3. O que significa
inteligência para Piaget? P.12
Para Piaget, a
inteligência é um recurso mental organizado que está a serviço adaptação do
indivíduo no mundo em que vive. É a própria engrenagem e funcionamento das
estruturas mentais. Essa organização mental da experiência ocorre a partir da
interação de quatro componentes que são, de acordo com ele, os esquemas, a
assimilação, a acomodação e a equilibração. (prova)
4. O que significa distúrbios de aprendizagem, segundo Collares? P.17
É um termo genérico que
se refere a um grupo heterogêneo de alterações manifestas por dificuldades
significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita,
raciocínio ou habilidades matemáticas. Essas alterações são intrínsecas ao
indivíduo, devido à disfunção do sistema nervoso central. Os distúrbios de
aprendizagem não está diretamente ligados a essas alterações ou influências e
sim, por outras condições desfavoráveis como alteração sensorial, retardo
mental, distúrbios social ou emocional, ou influências hambientais como
diferenças culturais, instrução deficiente e fatores psicogênicos. (prova)
Prova 5
1. Quais são os problemas perceptivos mais comuns
em crianças com dificuldades de aprendizagem?
Os problemas perceptivos que mais se destacam na
criança com dificuldade de aprendizagem são os de discriminação visual e os de
discriminação auditiva.A criança com deficiência perceptiva tem dificuldade
para distinguir, diferenciar, analisar estímulos sutilmente semelhantes, mas
com significados muito diferentes, comprometendo a sua compreensão de muitos
dos materiais de aprendizagem. Como exemplo, podemos citar o caso de crianças
que apresentam problemas em identificar as diferenças entre sons e letras, confundindo-as.(grupo)
2. Quais são os fatores relacionados à dimensão
sociocultural que dificultam a aprendizagem?
A dimensão sociocultural da aprendizagem
corresponde às circunstâncias sociais, econômicas e culturais as quais o
indivíduo está submetido e que podem limitar ou reduzir seu potencial de
aprendizagem. Entre esses fatores, encontram-se incluídos a desnutrição,
pobreza e desorganização familiar, fraca interação entre adultos e crianças,
quer no plano lúdico, quer no plano linguístico.(grupo)
3. Cite as queixas mais comuns de pais que tem
filhos com problemas emocionais?
Os problemas emocionais quase sempre acompanham as
dificuldades de aprendizagem. Às vezes correspondem à origem da dificuldade,
outras vezes, são consequência.
É comum
ouvirmos pais e educadores queixarem-se de que seus filhos e alunos, cujo
histórico já apresenta dificuldades de aprendizagem, são “nervosos”,
“desorganizados”, “tímidos”, “instáveis”, “dependentes”, “agressivos”, entre
outras adjetivações.(grupo)
4. De acordo com Piaget como se pode afirmar que a criança tem dificuldade de aprendizagem?
Prova N3
1. Os testes de inteligência foram criados por
Alfred Binet e Theodore Simon. Descreva qual o objetivo desses testes.
O objetivo desse teste era avaliar as mais
variadas funções como julgamento, compreensão e raciocínio, para detectar
o nível de inteligência ou retardo mental nas escolas de Paris em
crianças e adultos. (grupo)
2. Se o governo investisse mais em recursos educacionais
acabaria com o problema da educação no Brasil?
Creio que acabar não seria a palavra correta, pois
investir apenas em recursos não seria o ideal, a educação brasileira
sofre com diversos problemas, falta de escola, equipamentos, estruturas das mais
diversas, capacitação e reciclagem de profissionais entre outras. Além da
necessidade de reformular efetivamente o sistema educacional de nosso
país. (grupo)
3. Quais circunstâncias estão relacionadas à
dimensão sociocultural da aprendizagem?
A dimensão sociocultural da aprendizagem
corresponde as circunstâncias sociais, econômicas e culturais as quais o
individuo está submetido e que podem limitar ou reduzir sua capacidade de
aprender, como por exemplo: desnutrição, pobreza, desorganização
familiar. (grupo)
4. O que significa inteligência para Howard
Gardner?
Para
Gardner, a inteligência é a integração articulada de vários fatores ou
habilidades que formam a base de diferenças individuais. Gardner
defende a teoria das múltiplas inteligências, para ele a inteligência é a
habilidade de resolver problemas ou criar dentro de
ambientes culturais. (grupo)
Muito bom seu site!!!
ResponderExcluirParabéns me ajudou muito