Minha N2
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. PODEMOS AFIRMAR QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA
RESILÊNCIA É NECESSÁRIA A INTERAÇÃO DE VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE UM INDIVÍDUO.
·
Dentre essas interações estão:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber, interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em diferentes áreas do desenvolvimento.
Podemos afirmar que:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber, interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em diferentes áreas do desenvolvimento.
Podemos afirmar que:
·
somente a I
está correta.
·
somente II e
III estão corretas.
·
somente I, II
estão corretas.
·
I,
II e III estão corretas.
2. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A
ALTERNATIVA CORRETA.
·
I. A família é quem dá os primeiros parâmetros sobre educação, desejo e
linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
·
Somente II e
III estão corretas.
·
Somente I e
III estão corretas.
·
I,
II e III estão corretas.
·
Somente II
está correta.
3. SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO
BULLYING É:
·
educação de
cunho repressor.
·
carência
afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos
pais.
·
traumas de
infância, ausência dos pais e intimidações.
·
deixar que o
filho desenvolva o autocuidado.
4. SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
nunca pode
ocorrer contra si próprio.
·
felizmente,
algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a escola e a
família, em que a violência absolutamente não ocorre.
·
dentre as
formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por
acidentes de transporte e os homicídios.
·
infelizmente,
ainda há poucos registros sobre a violência praticada contra jovens
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. PODEMOS
AFIRMAR QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESILÊNCIA É NECESSÁRIA A INTERAÇÃO DE
VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE UM INDIVÍDUO.
·
Dentre essas interações estão:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber, interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em diferentes áreas do desenvolvimento.
Podemos afirmar que:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber, interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em diferentes áreas do desenvolvimento.
Podemos afirmar que:
·
I,
II e III estão corretas.
·
somente a I
está correta.
·
somente I, II
estão corretas.
·
somente II e
III estão corretas.
2. A PARTIR
DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO PIAGET,
·
assinale as principais características do indivíduo presentes no Período
Operatório Formal.
·
Ação ou
reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do jogo
simbólico.
·
Nesse momento
de seu desenvolvimento, o indivíduo é capaz de considerar dois ou mais aspectos
da situação; começa a perder o egocentrismo e a capacidade para classificar e
seriar.
·
Essa etapa é
marcada pela ausência da linguagem; dá-se a aprendizagem da coordenação dos
sentidos pelo comportamento motor e não existe ainda a função simbólica.
·
Nessa
fase dá-se a regulação da vida afetiva do indivíduo e a sua autonomia com
relação aos mais velhos; estabelece-se o respeito às regras e noção de
companheirismo.
3. EM RELAÇÃO
ÀS AMIZADES, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, OS MENINOS:
·
geralmente
acreditam ter um amigo imaginário.
·
têm
amizades menos íntimas que as meninas, e mais numerosas.
·
escolhem um
único e fiel amigo com quem dividem todas as dúvidas e segredos.
·
preocupam-se
apenas em estabelecer sua independência financeira.
4. UMA DAS
FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
·
praticar
exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
·
conceder
maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
·
sérias
punições aos agressores.
·
aplicação de
um código de conduta rígido nas escolas
Resultado final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE A
QUESTÃO DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE CONSIDERAR CORRETO QUE:
·
I. ao final dessa fase, o jovem deve possuir o equilíbrio emocional
necessário para exercer sua sexualidade de maneira segura, evitando a gravidez
indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.
Assinale a alternativa correta.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.
Assinale a alternativa correta.
·
Somente
I e II são corretas.
·
Somente
II está correta. (incorreta)
·
Somente I e
III são corretas.
·
Somente II e
III são corretas.
2. PODEMOS
AFIRMAR QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESILÊNCIA É NECESSÁRIA A INTERAÇÃO DE
VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA DE UM INDIVÍDUO.
·
Dentre essas interações estão:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber, interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em diferentes áreas do desenvolvimento.
Podemos afirmar que:
I. a interação entre os fatores de risco e proteção presentes no ambiente familiar, na comunidade, na escola em que o indivíduo pertence.
II. confluência entre indivíduo e ambiente para que ele possa perceber, interpretar e superar desafios ou dificuldades.
III. a interação entre a competência cognitiva, a sociocomportamental, a física, a afetiva, a espiritual de modo a tornar o indivíduo bem-sucedido em diferentes áreas do desenvolvimento.
Podemos afirmar que:
·
I,
II e III estão corretas.
·
somente I, II
estão corretas.
·
somente II e
III estão corretas.
·
somente a I
está correta.
3. SOBRE A
IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA PROFISSÃO PARA O JOVEM, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
I. é muito importante que o professor promova atividades que auxiliem os
alunos no momento da escolha profissional.
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
·
Somente a III
está correta.
·
Somente II e
III estão corretas.
·
Somente
a I está correta.
·
Somente a II
está correta.
4. AS FRASES
ABAIXO VERSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
·
I. Em alguns momentos, a escola pode impedir seus alunos à atividade
reflexiva.
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
·
Somente II e
III estão corretas.
·
Somente
I e III estão corretas.
·
Somente a I
está correta.
·
Somente I e
II estão corretas
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
- I. A família é quem dá os
primeiros parâmetros sobre educação, desejo e linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
- Somente
II e III estão corretas.
- Somente
II está correta.
- I, II e III estão corretas.
- Somente
I e III estão corretas.
2. PODEMOS AFIRMAR QUE O PERÍODO TOTAL DA DURAÇÃO DA PUBERDADE NAS
MENINAS É DE:
- 2
a 5 anos.
- 1
a 3 anos.
- 1
a 2 anos.
- 2 a 4 anos.
3. O BULLYING PODE SER CARACTERIZADO COMO:
- empatia,
bondade, sabedoria.
- crueldade,
humilhação, intimidação.
- sofrimento,
timidez, fragilidade.
- medidas
punitivas por parte dos professores.
4. UMA DAS FORMAS DE A ESCOLA PROMOVER A VIOLÊNCIA É:
- trabalhar
a criatividade de seus alunos.
- incitar
competições entre as classes.
- negar ao aluno
o direito de diálogo.
- abolir
a submissão e o conformismo dos alunos de suas práticas disciplinares
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. PODEMOS
AFIRMAR QUE UMA PESSOA CONSEGUE DESENVOLVER RESILIÊNCIA QUANDO:
·
I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
·
somente
I e IV estão corretas.
·
somente III e
IV estão corretas.
·
somente II e
III estão corretas.
·
somente I e
II estão corretas.
2. NOSSA
SOCIEDADE POSSUI ALGUNS PADRÕES CULTURAIS QUE ACABAM POR INFLUENCIAR O JOVEM NA
ESCOLHA DE SUA FUTURA PROFISSÃO.
·
Identifique as alternativas que contêm afirmações corretas com relação
aos nossos padrões culturais.
·
Em
nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são menos
privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
·
Em nossa
sociedade, as profissões ligada s ao trabalho manual são igualmente
privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho intelectual.
·
Em nossa
sociedade, a medicina e a advocacia são profissões que jamais perderam ou
perderão o prestígio.
·
Em nossa
sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são mais privilegiadas que
as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
3. COM AS
TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, A ESCOLA PODE SER
DEFINIDA COMO UMA INSTITUIÇÃO:
·
que exclui os
que têm dificuldades para acompanhá-la.
·
da
sociedade, que educa para a vida social e promove igualdade para todos.
·
que não
promove a integração de seu membros.
·
que promove a
diferença social.
4. DIANTE DAS
AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
·
I. A família é quem dá os primeiros parâmetros sobre educação, desejo e
linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
·
Somente II e
III estão corretas.
·
I,
II e III estão corretas.
·
Somente I e
III estão corretas.
·
Somente II
está correta
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. SEGUNDO
ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
·
carência
afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos
pais.
·
deixar que o
filho desenvolva o autocuidado.
·
traumas de
infância, ausência dos pais e intimidações.
·
educação de
cunho repressor.
2. O QUE É UM
BULLIE?
·
Pessoa que é
cúmplice do bullying.
·
Os membros do
projeto Educando para a Paz.
·
Pessoa
que pratica o bullying.
·
Pessoa que
combate o bullying.
3. ERIK
ERIKSON AFIRMA QUE PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA IDENTIDADE SÓLIDA É
NECESSÁRIO QUE:
·
forme sólidas
amizades.
·
ele tenha uma
boa estrutura familiar.
·
seja um jovem
equilibrado físicamente e socialmente.
·
ele
consiga moldar sua identidade nas esferas sociais e individuais.
4. NO PERÍODO
DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
·
a capacidade
de planejamento e tomada de decisões.
·
o
conhecimento dos próprios limites.
·
a busca
contínua por novos desafios.
·
as alterações
emocionais
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE
ADULTA.
- Podemos afirmar que uma das
principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem,
é:
- a
capacidade para se reproduzir biologicamente.
- o
aumento do número de amigos.
- a
capacidade de subsistência, de se sustentar.
- o
início da formação da identidade.
2. SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
- dentre
as formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por
acidentes de transporte e os homicídios.
- nunca
pode ocorrer contra si próprio.
- felizmente,
algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a
escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
- infelizmente,
ainda há poucos índices sobre a violência praticada contra jovens.
3. UMA DAS FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
- praticar
exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
- aplicação
de um código de conduta rígido nas escolas.
- conceder
maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
- sérias
punições aos agressores.
4. A MAIORIA DOS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A ADOLESCÊNCIA CONCORDA QUE:
a
adolescência é apenas uma fase biológica.
- a
adolescência é apenas uma construção social.
- envolve
questões biológicas e sociais.
- a
adolescência é um produto do mercado financeiro
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. SEGUNDO
ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
·
carência
afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte dos
pais.
·
deixar que o
filho desenvolva o autocuidado.
·
traumas de
infância, ausência dos pais e intimidações.
·
educação de
cunho repressor.
2. O QUE É UM BULLIE?
·
Pessoa que é
cúmplice do bullying.
·
Os membros do
projeto Educando para a Paz.
·
Pessoa que
pratica o bullying.
·
Pessoa que
combate o bullying.
3. ERIK ERIKSON AFIRMA QUE PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA IDENTIDADE SÓLIDA É NECESSÁRIO QUE:
·
forme sólidas
amizades.
·
ele tenha uma
boa estrutura familiar.
·
seja um jovem
equilibrado físicamente e socialmente.
·
ele consiga
moldar sua identidade nas esferas sociais e individuais.
4. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
·
a capacidade
de planejamento e tomada de decisões.
·
o conhecimento
dos próprios limites.
·
a busca
contínua por novos desafios.
·
as alterações
emocionais
Resultado final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. PODEMOS
AFIRMAR QUE UMA PESSOA CONSEGUE DESENVOLVER RESILIÊNCIA QUANDO:
·
I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
·
somente III e
IV estão corretas.
·
somente II e
III estão corretas.
·
somente I e II
estão corretas.
·
somente I e IV
estão corretas.
2. QUAL ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A UMA DIFERENÇA ENCONTRADA NA CONDUTA DO ADOLESCENTE SE COMPARADA AO DE UMA CRIANÇA?
·
O adolescente
passa a ter grande dificuldade para fazer novas amizades.
·
O adolescente
fica mais tempo com os colegas e recebe menos orientações dos adultos.
·
O jovem
distancia-se de todas as amizades estabelecidas durante a infância.
·
O jovem
convive mais tempo com a família.
3. QUAIS ATITUDES TÍPICAS DOS ADOLESCENTES, QUANDO ESTÃO JUNTO AOS AMIGOS, QUE CONTRIBUEM PARA QUE ELES EXPLOREM E FORTALEÇAM A PRÓPRIA IDENTIDADE?
·
As reuniões
junto aos familiares.
·
O afastamento
da família.
·
A lealdade, a
intimidade e as conversas íntimas.
·
As
transgressões e os comportamentos hostis.
4. OS DOIS ASPECTOS QUE PROMOVEM UM PROJETO DE MORTE E NÃO UM DE VIDA PARA NOSSOS JOVENS SÃO:
·
escolas
descompromissadas com o desenvolvimento de cidadãos conscientes e falta de
apoio do governo.
·
destruição
planejada da natureza e falta de cuidados com milhões de crianças e jovens que
vivem abandonados.
·
desestrutura
familiar e falta de incentivo e participação, por parte da comunidade, de
projetos que promovam a cidadania.
·
falta de
planejamento das políticas públicas e uso indevido de materiais de apoio nas
escolas
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE OS
ASPECTOS QUE O JOVEM DEVE CONSIDERAR NO MOMENTO DE DECIDIR SOBRE SUA ATIVIDADE
PROFISSIONAL FUTURA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
I. para fazer uma boa escolha profissional, é
necessário levar em consideração se haverá trabalho na área escolhida na época
em que o jovem completar seus estudos.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha profissional.
Escolha a alternativa correta.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha profissional.
Escolha a alternativa correta.
·
Somente I e II
estão corretas.
·
Somente a I
está correta.
·
Somente I e III
estão corretas.
·
Somente a II
está correta.
2. TOMANDO COMO BASE ALGUNS DADOS HISTÓRICOS SOBRE A EDUCAÇÃO, ANALISE AS SEGUINTES AFIRMATIVAS:
·
I. A partir da Revolução Industrial, os pais
passaram a trabalhar fora de casa e houve a necessidade de um lugar que
educasse para a vida pública, que ensinasse o cumprimento das regras, leis e
rotinas.
II. Com o crescimento das classes trabalhadoras, a escola sofria pressões para atender a todas as classes sociais.
III. Pressionada a abrir suas portas e não podendo mais atender somente à camada mais privilegiada economicamente, a escola teve como papel principal a profissionalização do estudante.
Assinale a alternativa que contém somente a(s) afirmativa(s) correta(s)
II. Com o crescimento das classes trabalhadoras, a escola sofria pressões para atender a todas as classes sociais.
III. Pressionada a abrir suas portas e não podendo mais atender somente à camada mais privilegiada economicamente, a escola teve como papel principal a profissionalização do estudante.
Assinale a alternativa que contém somente a(s) afirmativa(s) correta(s)
·
I, II e III.
·
I e III.
·
I e II.
·
II.
3. DE ACORDO COM OS ESPECIALISTAS, AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO ORGANISMO, APENAS DAS MENINAS, POR VOLTA DOS 12 ANOS SÃO:
·
maior
sensibilidade e vida social ativa.
·
mudança da
personalidade e dos interesses pessoais.
·
mudança da voz
e aumento da musculatura.
·
aparecimento
dos seios, aumento do útero e a primeira menstruação.
4. O CONSUMO PRECOCE DE ÁLCOOL É PREJUDICIAL POR:
·
comprometer a
coordenação motora.
·
diminuir a
concentração de vitamina A no sangue.
·
ser responsável
pela queda do metabolismo corporal.
·
provocar queda
precoce de cabelo
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. ATIVIDADES
QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
·
separar os
agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
·
estratégias
que identifiquem os agressores.
·
estratégias
que responsabilizem os pais e responsáveis.
·
estratégias que
promovam solidariedade, tolerância e respeito às diferenças.
2. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
·
I. A família é quem dá os primeiros parâmetros
sobre educação, desejo e linguagem ao indivíduo.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
II. A família é o eixo central das articulações entre o individuo e o meio social.
III. Os filhos encontram modelos para viverem em sociedade na maneira com que seus pais se comportam.
·
Somente I e
III estão corretas.
·
Somente II
está correta.
·
I, II e III
estão corretas.
·
Somente II e
III estão corretas.
3. A PARTIR DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PIAGET, ASSINALE AS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NO PERÍODO OPERATÓRIO CONCRETO.
·
Nessa fase o
indivíduo já está apto a realizar a ação ou reconstrução de uma cena
presenciada; presença da linguagem e presença do jogo simbólico.
·
Nessa fase
tem-se a ausência da linguagem; a aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo
comportamento motor e não existe a função simbólica.
·
O indivíduo é
capaz de considerar dois ou mais aspectos da situação; começa a perder o
egocentrismo e já é capaz de classificar e seriar os vários objetos que o
cercam.
·
Autonomia e
regulação da vida afetiva; respeito às regras e noção de companheirismo.
4. ASSINALE QUAL A ALTERNATIVA QUE MELHOR COMPLETA A SEGUINTE SENTENÇA: “AS MUDANÇAS BIOLÓGICAS ASSOCIADAS À PUBERDADE...
·
afetam o lado
social e psicológico dos jovens.
·
não
comprometem a dinâmica familiar dos jovens.
·
afetam o
comportamento dos jovens, deixando-os mais agressivos.
·
afetam
somente os relacionamentos de amizade dos jovens
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE A
IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA PROFISSÃO PARA O JOVEM, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
I. é muito importante que o professor promova
atividades que auxiliem os alunos no momento da escolha profissional.
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
·
Somente a I
está correta.
·
Somente II e
III estão corretas.
·
Somente a II
está correta.
·
Somente a III
está correta.
2. É COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O EXERCÍCIO DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
·
Sobre essa questão é correto afirmar que:
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.
Assinale a alternativa correta.
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.
Assinale a alternativa correta.
·
Somente a I
está correta.
·
I, II e III
estão corretas.
·
Somente a II
está correta.
·
Somente I e II
estão corretas.
3. O BULLYING PODE SER CARACTERIZADO COMO:
·
sofrimento,
timidez, fragilidade.
·
empatia,
bondade, sabedoria.
·
crueldade,
humilhação, intimidação.
·
medidas
punitivas por parte dos professores.
4. O BULLYING NÃO É UMA PRÁTICA EXISTENTE SÓ NAS ESCOLAS, ELA TAMBÉM PODE SER ENCONTRADA:
·
I. nos relacionamentos entre amigos.
II. nos locais de trabalho.
III. nas relações familiares.
Assinale a alternativa correta:
II. nos locais de trabalho.
III. nas relações familiares.
Assinale a alternativa correta:
·
I, II e III
estão corretas.
·
Somente II e
III estão corretas.
·
Somente a I
está correta.
·
Somente I e III
estão corretas
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. O CONSUMO
PRECOCE DE ÁLCOOL É PREJUDICIAL POR:
·
comprometer a
coordenação motora.
·
ser
responsável pela queda do metabolismo corporal.
·
provocar
queda precoce de cabelo.
·
diminuir a
concentração de vitamina A no sangue.
2. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
·
as alterações
emocionais.
·
a busca
contínua por novos desafios.
·
a capacidade
de planejamento e tomada de decisões.
·
o conhecimento
dos próprios limites.
3. SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
·
Podemos afirmar que uma das principais mudanças de
domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem, é:
·
o início da
formação da identidade.
·
a capacidade
de subsistência, de se sustentar.
·
o aumento do
número de amigos.
·
a capacidade
para se reproduzir biologicamente.
4. OS DOIS ASPECTOS QUE PROMOVEM UM PROJETO DE MORTE E NÃO UM DE VIDA PARA NOSSOS JOVENS SÃO:
·
desestrutura
familiar e falta de incentivo e participação, por parte da comunidade, de
projetos que promovam a cidadania.
·
destruição
planejada da natureza e falta de cuidados com milhões de crianças e jovens que
vivem abandonados.
·
escolas
descompromissadas com o desenvolvimento de cidadãos conscientes e falta de
apoio do governo.
·
falta de
planejamento das políticas públicas e uso indevido de materiais de apoio nas
escolas
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. UMA DAS
FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
·
conceder
maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
·
praticar
exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.
·
sérias
punições aos agressores.
·
aplicação de
um código de conduta rígido nas escolas.
2. SOBRE O TEMA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
I. ao trabalhar com adolescentes não é necessário
levar em consideração as diferenças individuais e socioculturais.
II. é importante que o professor disponha de informação científica sobre sexualidade quando trabalha esse assunto com seus alunos.
III. o professor deve aceitar a idéia de igualdade entre os sexos e aplicá-la ao dia-a-dia da sala de aula.
Assinale a alternativa correta.
II. é importante que o professor disponha de informação científica sobre sexualidade quando trabalha esse assunto com seus alunos.
III. o professor deve aceitar a idéia de igualdade entre os sexos e aplicá-la ao dia-a-dia da sala de aula.
Assinale a alternativa correta.
·
Somente I e
III estão corretas.
·
Somente a I
está correta.
·
Somente a III
está correta.
·
Somente II e
III estão corretas.
3. QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A PREOCUPAÇÃO MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
·
I. o medo de gostar dessas novas pessoas e de
perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
·
I, II e III
estão corretas.
·
Somente a III
está correta.
·
Somente I e
II estão corretas.
·
Somente I e
III estão corretas.
4. NO CAMPO DA FÍSICA E DA ENGENHARIA, RESILIÊNCIA SIGNIFICA:
·
capacidade de
resistir a doenças e infecções com ou sem a ajuda de medicação.
·
a capacidade
de um material em resistir às intempéries do tempo.
·
a energia de
deformação máxima que um material é capaz de armazenar sem sofrer alterações
permanentes.
·
um
agrupamento de moléculas que armazenam energia de deformação
Resultado final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. O
PRESTÍGIO, A VISIBILIDADE E A IMPORTÂNCIA DE UMA PROFISSÃO É DADA DEVIDO A:
·
especificidades
de cada profissão.
·
especificidades
de cada empresa.
·
questões do
mercado, econômicas e políticas.
·
questões
tradicionais e familiares.
2. ERIK ERIKSON AFIRMA QUE PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA IDENTIDADE SÓLIDA É NECESSÁRIO QUE:
·
seja um jovem
equilibrado físicamente e socialmente.
·
forme sólidas
amizades.
·
ele consiga
moldar sua identidade nas esferas sociais e individuais.
·
ele tenha uma
boa estrutura familiar.
3. SOBRE OS ASPECTOS QUE O JOVEM DEVE CONSIDERAR NO MOMENTO DE DECIDIR SOBRE SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL FUTURA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
I. para fazer uma boa escolha profissional, é
necessário levar em consideração se haverá trabalho na área escolhida na época
em que o jovem completar seus estudos.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha profissional.
Escolha a alternativa correta.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha profissional.
Escolha a alternativa correta.
·
Somente a II
está correta.
·
Somente I e III
estão corretas.
·
Somente a I
está correta.
·
Somente I e
II estão corretas.
4. QUAIS ATITUDES TÍPICAS DOS ADOLESCENTES, QUANDO ESTÃO JUNTO AOS AMIGOS, QUE CONTRIBUEM PARA QUE ELES EXPLOREM E FORTALEÇAM A PRÓPRIA IDENTIDADE?
·
As reuniões
junto aos familiares.
·
O afastamento da
família.
·
A lealdade, a
intimidade e as conversas íntimas.
·
As
transgressões e os comportamentos hostis
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. SOBRE A
QUESTÃO DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE CONSIDERAR CORRETO QUE:
·
I. ao final dessa fase, o jovem deve possuir o
equilíbrio emocional necessário para exercer sua sexualidade de maneira segura,
evitando a gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.
Assinale a alternativa correta.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.
Assinale a alternativa correta.
·
Somente I e
III são corretas.
·
Somente II
está correta.
·
Somente I e II
são corretas.
·
Somente II e
III são corretas.
2. O QUE É UM BULLIE?
·
Os membros do
projeto Educando para a Paz.
·
Pessoa que
combate o bullying.
·
Pessoa que é
cúmplice do bullying.
·
Pessoa que
pratica o bullying.
3. A ADOLESCÊNCIA NÃO É IGUAL PARA TODOS OS JOVENS, POIS TAMBÉM INFLUENCIAM ESSE PROCESSO:
·
fatores
econômicos e crenças socioculturais de cada jovem.
·
alguns
fatores genéticos apenas.
·
as diferenças
biológicas e raciais de cada jovem.
·
o coeficiente
de inteligência (Q.I.) de cada um.
4. COM RELAÇÃO À QUESTÃO DA AIDS, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PREVÊM:
·
agir de modo
solidário em relação aos portadores da doença.
·
proteger os
alunos e ajudá-los a evitar novos relacionamentos amorosos.
·
fazer
campanhas televisivas de prevenção.
·
divulgar os
resultados das pesquisas sobre a doença
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. HÁ ALGUNS
ASPECTOS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS JOVENS DE HOJE.
SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
I. a história de cada jovem vai determinar como as
influências externas se manifestam na vida de cada um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
·
Somente II e
III estão corretas.
·
Somente a II
está correta.
·
Somente I e II
estão corretas.
·
Somente I e
III estão corretas.
2. NO CAMPO DA FÍSICA E DA ENGENHARIA, RESILIÊNCIA SIGNIFICA:
·
a capacidade
de um material em resistir às intempéries do tempo.
·
um
agrupamento de moléculas que armazenam energia de deformação.
·
capacidade de
resistir a doenças e infecções com ou sem a ajuda de medicação.
·
a energia de
deformação máxima que um material é capaz de armazenar sem sofrer alterações
permanentes.
3. SOBRE OS ASPECTOS QUE O JOVEM DEVE CONSIDERAR NO MOMENTO DE DECIDIR SOBRE SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL FUTURA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
I. para fazer uma boa escolha profissional, é
necessário levar em consideração se haverá trabalho na área escolhida na época
em que o jovem completar seus estudos.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha profissional.
Escolha a alternativa correta.
II. o prestígio de uma profissão está ligada somente ao mercado de trabalho e aos índices de empregabilidade.
III. as questões sociais interferem profundamente na hora da escolha profissional.
Escolha a alternativa correta.
·
Somente I e III
estão corretas.
·
Somente I e
II estão corretas.
·
Somente a I
está correta.
·
Somente a II
está correta.
4. O MERCADO DE TRABALHO PODE SER DEFINIDO COMO:
·
a procura e a
oferta da força de trabalho.
·
a oferta de
trabalho em um contexto.
·
a escolha
incorreta da profissão.
·
a diversidade
das profissões
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. AS
CONSEQÜÊNCIAS SOFRIDAS POR QUEM É ALVO DE BULLYING SÃO:
·
crises de
fúria e agressões.
·
fracasso
escolar, somente.
·
crises de
depressão e de baixa auto-estima.
·
alegria e
coragem.
2. AS AFIRMAÇÕES ABAIXO VERSAM SOBRE O REFLEXO DO TRABALHO DA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
·
I. O trabalho da escola deve se voltar para a
realidade social da comunidade em que está inserida.
II. O trabalho da escola deve impor regras sociais, estabelecer regras de convivência e comportamento.
III. O trabalho da escola deve renovar e reconstruir conhecimentos.
Podemos dizer que:
II. O trabalho da escola deve impor regras sociais, estabelecer regras de convivência e comportamento.
III. O trabalho da escola deve renovar e reconstruir conhecimentos.
Podemos dizer que:
·
somente I e III
estão corretas.
·
somente a II
está correta.
·
somente II e
III estão corretas.
·
somente a I
está correta.
3. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
·
I. Em alguns momentos, a escola pode impedir seus
alunos à atividade reflexiva.
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
·
Somente a I
está correta.
·
Somente II e
III estão corretas.
·
Somente I e III
estão corretas.
·
Somente I e
II estão corretas.
4. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A VIDA ADQUIRIDO NA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
·
I. O professor transforma a informação em
conhecimento.
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao conhecimento.
Podemos dizer que:
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao conhecimento.
Podemos dizer que:
·
somente I e II
estão corretas.
·
somente a III
está correta.
·
somente a II
está correta.
·
somente I e
III estão corretas
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. A PARTIR
DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET, ASSINALE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
DO INDIVÍDUO PRESENTES NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO.
·
Ausência da
linguagem; aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo comportamento motor e
não existe a função simbólica.
·
Ação ou
reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do jogo
simbólico.
·
Regulação da
vida afetiva; autonomia; respeito às regras e noção de companheirismo.
·
É capaz de
considerar dois ou mais aspectos (1) da situação; começa a perder o
egocentrismo e capacidade para classificar e seriar.
2. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
·
respectivamente, a quais conceitos da comunicação
familiar?
·
Responsividade
e intensidade.
·
Intimidade e
intensidade.
·
Métodos de
controle e autocuidado.
·
Autocuidado e
tom emocional familiar.
3. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
·
I. Em alguns momentos, a escola pode impedir seus
alunos à atividade reflexiva.
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
II. Os valores morais e coletivos não são apreendidos na escola.
III. Preparar as crianças para viverem no mundo adulto é um dos papéis que a escola pode exercer.
Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ções) correta(s):
·
Somente I e III
estão corretas.
·
Somente II e
III estão corretas.
·
Somente a I
está correta.
·
Somente I e
II estão corretas.
4. A PSICOLOGIA SOCIAL, AO ESTUDAR GRUPO, AFIRMA QUE:
·
a
solidariedade mecânica é encontrada naqueles grupos que se formam de acordo com
nossas simpatias e antipatias pelas pessoas, automaticamente.
·
a
solidariedade orgânica é aquela que se forma em uma organização, sem
escolhermos nossos colegas.
·
a maioria dos
grupos é de solidariedade orgânica, pois é mais freqüente o agrupamento de
indivíduos que compartilham as mesmas idéias.
·
solidariedade
é essencial em todos os grupos, independente do tipo
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. A
RESPONSIVIDADE ESTÁ RELACIONADA À POSTURA DE PAIS:
- que fazem um
planejamento familiar adequado à sua condição financeira.
- mais atentos às necessidades dos filhos.
- que punem
corretamente os filhos quando fazem algo errado.
- que sabem
procurar ajuda profissional para resolver as dificuldades de convivência
com seus filhos.
2.
SOBRE A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE CONSIDERAR CORRETO QUE:
- I. ao final dessa fase, o jovem
deve possuir o equilíbrio emocional necessário para exercer sua
sexualidade de maneira segura, evitando a gravidez indesejada e as doenças
sexualmente transmissíveis.
II. para compreender a sexualidade humana é necessário entender que vai além do âmbito biológico, devendo ser encarada também como uma questão afetiva.
III. não é necessário respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.
Assinale a alternativa correta.
- Somente I e
III são corretas.
- Somente II
está correta.
- Somente I e II são corretas.
- Somente II e
III são corretas.
3. A
PSICOLOGIA SOCIAL, AO ESTUDAR GRUPO, AFIRMA QUE:
- a
solidariedade orgânica é aquela que se forma em uma organização, sem
escolhermos nossos colegas.
- solidariedade
é essencial em todos os grupos, independente do tipo.
- a
solidariedade mecânica é encontrada naqueles grupos que se formam de
acordo com nossas simpatias e antipatias pelas pessoas, automaticamente.
- a maioria dos grupos é de solidariedade
orgânica, pois é mais freqüente o agrupamento de indivíduos que
compartilham as mesmas idéias.
4. PARA
QUE A ESCOLA SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
- evitar
promover a parceria entre professores a alunos.
- manter a
tradição metodológica dos conteúdos trabalhados.
- preservar os
alunos das ameaças externas do mundo adulto.
- que haja uma articulação entre essa
instituição e a vida
Resultado
final : 1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1.
SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
- Podemos afirmar que uma das
principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem,
é:
- o início da formação da identidade.
- a capacidade
para se reproduzir biologicamente.
- o aumento do
número de amigos.
- a capacidade
de subsistência, de se sustentar.
2. AS
PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES ENTRE OS JOVENS SÃO:
- descaso da
família.
- brigas de
gangues, assaltos e furtos.
- óbitos por acidentes, homicídios e
suicídios.
- uso de
drogas, agressões e doenças.
3. NOS
MENINOS É MAIS COMUM O CONSUMO DE MACONHA, COCAÍNA E ÁLCOOL PRINCIPALMENTE
PORQUE:
- eles são
submetidos a “rituais de passagem” para entrada no mundo adulto.
- desejam
pertencer à um determinado grupo.
- acreditam que
assim farão mais sucesso entre as meninas.
- precisam provar sua coragem e
masculinidade socialmente.
4. NO
PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
- a busca
contínua por novos desafios.
- o
conhecimento dos próprios limites.
- as alterações emocionais.
- a capacidade
de planejamento e tomada de decisões
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1.
SABEMOS QUE A ADOLESCÊNCIA MARCA A TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA A IDADE ADULTA.
- Podemos afirmar que uma das
principais mudanças de domínio psicológico, que ocorre na vida do jovem,
é:
- a capacidade
para se reproduzir biologicamente.
- o aumento do
número de amigos.
- a capacidade
de subsistência, de se sustentar.
- o início da formação da identidade.
2.
SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
- dentre as
formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por
acidentes de transporte e os homicídios.
- nunca pode
ocorrer contra si próprio.
- felizmente,
algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a
escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
- infelizmente, ainda há poucos índices
sobre a violência praticada contra jovens.
3. UMA
DAS FORMAS DE SE COMBATER O BULLYING É:
- praticar exemplos que demonstrem de
atitudes de respeito.
- aplicação de
um código de conduta rígido nas escolas.
- conceder
maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
- sérias
punições aos agressores.
4. A
MAIORIA DOS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A ADOLESCÊNCIA CONCORDA QUE:
- a
adolescência é apenas uma fase biológica.
- a
adolescência é apenas uma construção social.
- envolve questões biológicas e sociais.
- a
adolescência é um produto do mercado financeiro
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. QUAL
A POSSÍVEL CONSEQÜÊNCIA DE SE DEIXAR OS FILHOS SOZINHOS EM CASA?
- I. A probabilidade de esses
jovens/crianças recorrerem aos vizinhos em busca do tom familiar.
II. Diminuição das habilidades sociais e notas escolares mais baixas.
III. Maior dificuldade em obedecer às regras e de se relacionar afetivamente com outras pessoas.
- Somente a I
está correta.
- Somente a II está correta.
- Somente a III
está correta.
- I e II estão
corretas.
2. O
MERCADO DE TRABALHO PODE SER DEFINIDO COMO:
- a oferta de
trabalho em um contexto.
- a escolha
incorreta da profissão.
- a procura e a oferta da força de
trabalho.
- a diversidade
das profissões.
3.
DECORRENTE DA PREOCUPAÇÃO COM A PRECOCIDADE DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL,
- houve um movimento por parte dos
educadores, psicólogos, padres e médicos que tinha o pressuposto de que o
trabalho era prejudicial:
- ao
desenvolvimento social.
- à sociedade
como um todo.
- ao desenvolvimento das crianças.
- ao
crescimento industrial.
4. A
ADOLESCÊNCIA NÃO É IGUAL PARA TODOS OS JOVENS, POIS TAMBÉM INFLUENCIAM ESSE
PROCESSO:
- alguns
fatores genéticos apenas.
- as diferenças
biológicas e raciais de cada jovem.
- o coeficiente
de inteligência (Q.I.) de cada um.
- fatores econômicos e crenças socioculturais
de cada jovem
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA COM RELAÇÃO À QUESTÃO DA RESILIÊNCIA.
- I. Os professores devem trabalhar
com seus alunos valores que os apóiem nas tomadas de decisão para a
resolução dos problemas.
II. A escola deve visar trabalhar o tema da resiliência com seus alunos adolescentes, visto que estão a passar por um período importante para a constituição da personalidade.
III. Fatores herdados geneticamente não podem gerar uma conduta resiliente.
IV. A auto-estima não é um aspecto diretamente relacionado ao desenvolvimento da resiliência.
Podemos afirmar que:
- somente I e II estão corretas.
- somente I e
IV estão corretas.
- somente II e
III estão corretas.
- somente a I
está correta.
2. TOMANDO
COMO BASE ALGUNS DADOS HISTÓRICOS SOBRE A EDUCAÇÃO, ANALISE AS SEGUINTES
AFIRMATIVAS:
- I. A partir da Revolução
Industrial, os pais passaram a trabalhar fora de casa e houve a
necessidade de um lugar que educasse para a vida pública, que ensinasse o cumprimento
das regras, leis e rotinas.
II. Com o crescimento das classes trabalhadoras, a escola sofria pressões para atender a todas as classes sociais.
III. Pressionada a abrir suas portas e não podendo mais atender somente à camada mais privilegiada economicamente, a escola teve como papel principal a profissionalização do estudante.
Assinale a alternativa que contém somente a(s) afirmativa(s) correta(s):
- I, II e III.
- II.
- I e II.
- I e III.
3. A
ADOLESCÊNCIA NÃO É IGUAL PARA TODOS OS JOVENS, POIS TAMBÉM INFLUENCIAM ESSE
PROCESSO:
- alguns
fatores genéticos apenas.
- as diferenças
biológicas e raciais de cada jovem.
- fatores econômicos e crenças
socioculturais de cada jovem.
- o coeficiente
de inteligência (Q.I.) de cada um.
4. PARA
QUE A ESCOLA SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
- evitar
promover a parceria entre professores a alunos.
- preservar os
alunos das ameaças externas do mundo adulto.
- que haja uma articulação entre essa
instituição e a vida.
- manter a tradição metodológica dos conteúdos trabalhadosResultado final : 2
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO
E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
respectivamente,
a quais conceitos da comunicação familiar?
Métodos
de controle e autocuidado.
Responsividade
e intensidade.
Autocuidado
e tom emocional familiar.
Intimidade
e intensidade.CORRETA.
2. SEGUNDO PAULO FREIRE, PODEMOS
DEFINIR EDUCAÇÃO BANCÁRIA COMO UMA PRÁTICA:
em
que o professor privilegia as idéias de seus alunos contabilizando essas idéias
como um investimento.
que
centraliza o ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição de
seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade.CORRETA
que
não privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus
colegas, com seus alunos e com a comunidade.
que
privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas,
com seus alunos e com a comunidade.
3. O RITMO DAS MUDANÇAS DA PUBERDADE
DEPENDE DAS INTERAÇÕES COMPLEXAS DADAS ENTRE FATORES:
genéticos
e ambientais.CORRETA
genéticos
apenas.
sazonais.
biológicos.
4. NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA, DENTRE
OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA,
ESTÃO:
as
alterações emocionais.
a
busca contínua por novos desafios.
a
capacidade de planejamento e tomada de decisões.
o
conhecimento dos próprios limites.CORRETA
INTERVENÇÃO E
APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
• respectivamente, a quais conceitos da comunicação familiar?
• Métodos de controle e autocuidado.
• Responsividade e intensidade.
• Autocuidado e tom emocional familiar.
• Intimidade e intensidade.CORRETA.
1. A RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
• respectivamente, a quais conceitos da comunicação familiar?
• Métodos de controle e autocuidado.
• Responsividade e intensidade.
• Autocuidado e tom emocional familiar.
• Intimidade e intensidade.CORRETA.
2. SEGUNDO PAULO
FREIRE, PODEMOS DEFINIR EDUCAÇÃO BANCÁRIA COMO UMA PRÁTICA:
• em que o professor privilegia as idéias de seus alunos contabilizando essas idéias como um investimento.
• que centraliza o ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição de seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade.CORRETA
• que não privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
• que privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
• em que o professor privilegia as idéias de seus alunos contabilizando essas idéias como um investimento.
• que centraliza o ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição de seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade.CORRETA
• que não privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
• que privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus colegas, com seus alunos e com a comunidade.
3. O RITMO DAS
MUDANÇAS DA PUBERDADE DEPENDE DAS INTERAÇÕES COMPLEXAS DADAS ENTRE FATORES:
• genéticos e ambientais.CORRETA
• genéticos apenas.
• sazonais.
• biológicos.
• genéticos e ambientais.CORRETA
• genéticos apenas.
• sazonais.
• biológicos.
4. NO PERÍODO DA
ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
• as alterações emocionais.
• a busca contínua por novos desafios.
• a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
• o conhecimento dos próprios limites.CORRETA
• as alterações emocionais.
• a busca contínua por novos desafios.
• a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
• o conhecimento dos próprios limites.CORRETA
1.
QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A
PREOCUPAÇÃO MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
I.
o medo de gostar dessas novas pessoas e de perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
Somente
a III está correta.
I,
II e III estão corretas. (confirmar)
2.
É COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O
EXERCÍCIO DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
Sobre
essa questão é correto afirmar que:
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.
Assinale a alternativa correta.
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.
Assinale a alternativa correta.
I, II
e III estão corretas. (confirmar)
Somente
a I está correta.
Somente
a II está correta.
Somente
I e II estão corretas.
3.
SABEMOS QUE O TOM EMOCIONAL FAMILIAR ESTÁ RELACIONADO À AFETIVIDADE DE UMA
RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS.
Quais
são os efeitos de um “bom tom” na vida de crianças e adolescentes?
Aumento
da empatia, do altruísmo. (confirmar)
Desenvolvimento
excessivo da auto-estima.
Um
rendimento escolar abaixo da média.
Dificuldade
de responder mais seguramente às adversidades da vida.
mais
atentos às necessidades dos filhos. (confirmar)
que
sabem procurar ajuda profissional para resolver as dificuldades de convivência
com seus filhos.
que
punem corretamente os filhos quando fazem algo errado.
que
fazem um planejamento familiar adequado à sua condição financeira.
Resultado final :1.5
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. AS PRINCIPAIS CAUSAS DE
MORTES ENTRE OS JOVENS SÃO:
- brigas de gangues, assaltos
e furtos.
- uso de drogas, agressões e
doenças.
- óbitos por acidentes, homicídios e suicídios.
- descaso da família.
2. O RITMO DAS MUDANÇAS DA
PUBERDADE DEPENDE DAS INTERAÇÕES COMPLEXAS DADAS ENTRE FATORES:
- genéticos e ambientais.
- genéticos apenas.
- sazonais.
- biológicos.
3. ATIVIDADES QUE COMBATEM
O BULLYING INCLUEM:
- estratégias que promovam solidariedade,
tolerância e respeito às diferenças.
- separar os agressores da
sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
- estratégias que
responsabilizem os pais e responsáveis.
- estratégias que identifiquem
os agressores.
4. HÁ ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS
QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS JOVENS DE HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO,
É CORRETO AFIRMAR QUE:
- I. a história de cada jovem
vai determinar como as influências externas se manifestam na vida de cada
um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
- Somente II e III estão
corretas.
- Somente I e III estão
corretas.
- Somente I e II estão
corretas.
• sazonais.
• biológicos.
4. NO PERÍODO DA
ADOLESCÊNCIA, DENTRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE FAVORECEM O
DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA, ESTÃO:
• as alterações emocionais.
• a busca contínua por novos desafios.
• a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
• o conhecimento dos próprios limites.CORRETA
• as alterações emocionais.
• a busca contínua por novos desafios.
• a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
• o conhecimento dos próprios limites.CORRETA
1.
QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A
PREOCUPAÇÃO MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
I.
o medo de gostar dessas novas pessoas e de perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
Somente
a III está correta.
I,
II e III estão corretas. (confirmar)
2.
É COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O
EXERCÍCIO DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
Sobre
essa questão é correto afirmar que:
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.
Assinale a alternativa correta.
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.
Assinale a alternativa correta.
I, II
e III estão corretas. (confirmar)
Somente
a I está correta.
Somente
a II está correta.
Somente
I e II estão corretas.
3.
SABEMOS QUE O TOM EMOCIONAL FAMILIAR ESTÁ RELACIONADO À AFETIVIDADE DE UMA
RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS.
Quais
são os efeitos de um “bom tom” na vida de crianças e adolescentes?
Aumento
da empatia, do altruísmo. (confirmar)
Desenvolvimento
excessivo da auto-estima.
Um
rendimento escolar abaixo da média.
Dificuldade
de responder mais seguramente às adversidades da vida.
mais
atentos às necessidades dos filhos. (confirmar)
que
sabem procurar ajuda profissional para resolver as dificuldades de convivência
com seus filhos.
que
punem corretamente os filhos quando fazem algo errado.
que
fazem um planejamento familiar adequado à sua condição financeira.INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1.
SOBRE A VIOLÊNCIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
- infelizmente,
ainda há poucos índices sobre a violência praticada contra jovens. CORRETA
- felizmente,
algumas instituições sempre são protetoras da sociedade, tais como a
escola e a família, em que a violência absolutamente não ocorre.
- nunca pode
ocorrer contra si próprio.
- dentre as
formas de violência familiar podemos destacar os suicídios, os óbitos por
acidentes de transporte e os homicídios.
2.
PODEMOS DIZER QUE A FAMÍLIA POSSUI IMPORTANTE FUNÇÃO SOCIAL POR:
- incentivar o
desenvolvimento do autocuidado.
- discutir com
os filhos a importância da responsabilidade social.
- ensinar os
filhos a conviver com as diferenças culturais.
- transmitir cultura da família
estabelecida ao longo das gerações. CORRETA
3.
ATIVIDADES QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
- separar os
agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
- estratégias que promovam
solidariedade, tolerância e respeito às diferenças. CORRETA
- estratégias
que responsabilizem os pais e responsáveis.
- estratégias
que identifiquem os agressores.
4. DE
ACORDO COM OS ESPECIALISTAS, AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE
OCORREM NO ORGANISMO, APENAS DOS MENINOS, POR VOLTA DOS 12 ANOS SÃO:
- a voz fica mais grossa, a musculatura
córporea aumenta. CORRETA
- o
aparecimento de pêlos, ocorrência da menarca.
- a mudança da
personalidade e dos interesses pessoais.
- maior
sensibilidade e vida social ativa
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. A
PARTIR DA LEITURA DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO, VERIFIQUE QUAIS SÃO AS CORRETAS.
- I. A escola deve ser considerada a
única instituição capaz de promover a educação e a socialização.
II. Ao realizar um trabalho de desenvolvimento pessoal e social, tanto a escola como seus professores constroem um novo ser e um novo mundo, possibilitando novas formas de sentir, de agir e de querer.
III. É a relação entre todos que estão na escola que permite a expressão das questões pessoais sob as mais variadas formas, que possibilitam a descoberta de que é possível somar diferenças, garantindo a existência do individual dentro do coletivo.
Podemos dizer que:
- somente II e III estão corretas.
CORRETA
- somente a I
está correta.
- somente a II
está correta.
- somente a III
está correta.
2. EM
RELAÇÃO ÀS AMIZADES, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, OS MENINOS:
- têm
amizades menos íntimas que as meninas, e mais numerosas. CORRETA
- escolhem um
único e fiel amigo com quem dividem todas as dúvidas e segredos.
- geralmente
acreditam ter um amigo imaginário.
- preocupam-se
apenas em estabelecer sua independência financeira.
3. A
MAIORIA DOS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A ADOLESCÊNCIA CONCORDA QUE:
- a
adolescência é apenas uma construção social.
- a
adolescência é apenas uma fase biológica.
- envolve questões biológicas e
sociais. CORRETA
- a
adolescência é um produto do mercado financeiro.
4. A
RIQUEZA DA LINGUAGEM TRANSMITIDA DO ADULTO PARA A CRIANÇA E A QUANTIDADE DE
CONVERSAS DE QUE A CRIANÇA PARTICIPA REFEREM-SE,
- respectivamente, a quais conceitos
da comunicação familiar?
- Autocuidado e
tom emocional familiar.
- Métodos de
controle e autocuidado.
- Responsividade
e intensidade.
- Intimidade e intensidade. CORRETA
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. O BULLYING
NÃO É UMA PRÁTICA EXISTENTE SÓ NAS ESCOLAS, ELA TAMBÉM PODE SER ENCONTRADA:
- I. nos
relacionamentos entre amigos.
II. nos locais de trabalho.
III. nas relações familiares.
Assinale a alternativa correta:
- I, II e III estão corretas.
- Somente I e
III estão corretas.
- Somente a I
está correta.
- Somente II e
III estão corretas.
2. ATIVIDADES
QUE COMBATEM O BULLYING INCLUEM:
- estratégias que promovam solidariedade,
tolerância e respeito às diferenças.
- estratégias
que identifiquem os agressores.
- separar os
agressores da sala de aula comum, colocando-os em salas especiais.
- estratégias
que responsabilizem os pais e responsáveis.
3. A PARTIR
DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PIAGET, ASSINALE AS CARACTERÍSTICAS
PRESENTES NO PERÍODO OPERATÓRIO CONCRETO.
- Autonomia e regulação
da vida afetiva; respeito às regras e noção de companheirismo.
- Nessa fase o
indivíduo já está apto a realizar a ação ou reconstrução de uma cena
presenciada; presença da linguagem e presença do jogo simbólico.
- O indivíduo é capaz de considerar dois
ou mais aspectos da situação; começa a perder o egocentrismo e já é capaz
de classificar e seriar os vários objetos que o
cercam.
- Nessa fase
tem-se a ausência da linguagem; a aprendizagem da coordenação dos sentidos
pelo comportamento motor e não existe a função simbólica.
4. ENTRE OS
ADOLESCENTES QUE FICAM SOZINHOS EM CASA, SEM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO, SAEM-SE
MELHORES OS QUE:
- ficam com os
pais no trabalho.
- ficam na casa
dos amigos.
- passam o
tempo fora de casa.
- ficam em casa sozinhos e desenvolvem o
autocuidado
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. PARA QUE A ESCOLA
SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
·
que haja uma
articulação entre essa instituição e a vida.
·
manter a
tradição metodológica dos conteúdos trabalhados.
·
evitar
promover a parceria entre professores a alunos.
·
preservar os
alunos das ameaças externas do mundo adulto.
2. AS AMIZADES, MUITO IMPORTANTE NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO JOVEM PORQUE:
·
apóiam seu
comportamento rebelde e suas transgressões.
·
possibilitam o
compartilhamento dos mesmos interesses, gostos, idéias crenças e atitudes.
·
influenciam
apenas no modo de vestir do indivíduo.
·
incentivam o
maior contato do jovem com a família.
3. A PSICOLOGIA SOCIAL, AO ESTUDAR GRUPO, AFIRMA QUE:
·
a maioria dos
grupos é de solidariedade orgânica, pois é mais freqüente o agrupamento de
indivíduos que compartilham as mesmas idéias.
·
solidariedade
é essencial em todos os grupos, independente do tipo.
·
a
solidariedade mecânica é encontrada naqueles grupos que se formam de acordo com
nossas simpatias e antipatias pelas pessoas, automaticamente.
·
a
solidariedade orgânica é aquela que se forma em uma organização, sem
escolhermos nossos colegas.
4. AS FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A VIDA ADQUIRIDO NA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
·
I. O professor transforma a informação em
conhecimento.
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao conhecimento.
Podemos dizer que:
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao conhecimento.
Podemos dizer que:
·
somente I e
III estão corretas.
·
somente a III
está correta.
·
somente a II
está correta.
·
somente I e II
estão corretas
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. AS
TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO ORGANISMO DE UM INDIVÍDUO POR
VOLTA DOS 12 ANOS DE IDADE, É CONHECIDA POR:
- puberdade.
- adolescência.
- polução
noturna.
- desenvolvimento.
2.
SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
- traumas de
infância, ausência dos pais e intimidações.
- carência
afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e autoridade por parte
dos pais.
- educação de
cunho repressor.
- deixar que o
filho desenvolva o autocuidado.
3. QUAL
ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A UMA DIFERENÇA ENCONTRADA NA CONDUTA DO
ADOLESCENTE SE COMPARADA AO DE UMA CRIANÇA?
- O jovem
distancia-se de todas as amizades estabelecidas durante a infância.
- O adolescente
fica mais tempo com os colegas e recebe menos orientações dos adultos.
- O jovem
convive mais tempo com a família.
- O adolescente
passa a ter grande dificuldade para fazer novas amizades.
4. AS
FRASES ABAIXO VERSAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA A VIDA ADQUIRIDO
NA ESCOLA. QUAIS DELAS ESTÃO CORRETAS?
- I. O professor transforma a
informação em conhecimento.
II. A curiosidade é vista como um estado que nos propulsiona a viver intensamente a incrível aventura do conhecimento.
III. O simples fato de viver em sociedade já garante ao sujeito o acesso ao conhecimento.
Podemos dizer que:
- somente a II
está correta.
- somente I e
II estão corretas.
- somente I e
III estão corretas.
- somente a III
está correta
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. COM
AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, A ESCOLA PODE SER
DEFINIDA COMO UMA INSTITUIÇÃO:
- que exclui os
que têm dificuldades para acompanhá-la.
- que promove a
diferença social.
- da sociedade,
que educa para a vida social e promove igualdade para todos.
- que não promove a integração de seu membros.
2.
NOSSA SOCIEDADE POSSUI ALGUNS PADRÕES CULTURAIS QUE ACABAM POR INFLUENCIAR O
JOVEM NA ESCOLHA DE SUA FUTURA PROFISSÃO.
- Identifique as alternativas que
contêm afirmações corretas com relação aos nossos padrões culturais.
- Em nossa sociedade,
as profissões ligadas ao trabalho manual são mais privilegiadas que as
profissões ligadas ao trabalho intelectual.
- Em nossa
sociedade, a medicina e a advocacia são profissões que jamais perderam ou
perderão o prestígio.
- Em nossa
sociedade, as profissões ligada s ao trabalho manual são igualmente
privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho intelectual.
- Em nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são menos privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
3.
SEGUNDO PAULO FREIRE, PODEMOS DEFINIR EDUCAÇÃO BANCÁRIA COMO UMA PRÁTICA:
- que não
privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus
colegas, com seus alunos e com a comunidade.
- que
privilegia o saber do professor a partir de sua inter-relação com seus
colegas, com seus alunos e com a comunidade.
- em que o
professor privilegia as idéias de seus alunos contabilizando essas idéias
como um investimento.
- que centraliza o ensino nas mãos do professor e mantém os alunos numa posição de seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade.
4.
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA PROFISSÃO PARA O JOVEM, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- I. é muito importante que o
professor promova atividades que auxiliem os alunos no momento da escolha
profissional.
II. a escola dificulta a escolha profissional do jovem quando promove atividades que possibilitem sua postura reflexiva, tendo em vista que o aluno tende a criticar qualquer opção de ocupação futura.
III. muitas escolas confundem seus alunos ao lhes fornecer informativos sobre diferentes profissões.
Assinale qual a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
- Somente a III
está correta.
- Somente a I
está correta.
- Somente a II
está correta.
- Somente II e
III estão corretas
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. NOS
MENINOS É MAIS COMUM O CONSUMO DE MACONHA, COCAÍNA E ÁLCOOL PRINCIPALMENTE
PORQUE:
- precisam
provar sua coragem e masculinidade socialmente.
- desejam
pertencer à um determinado grupo.
- eles são
submetidos a “rituais de passagem” para entrada no mundo adulto.
- acreditam que assim farão mais sucesso entre as meninas.
2. A
PARTIR DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET, ASSINALE AS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS DO INDIVÍDUO PRESENTES NO PERÍODO SENSÓRIO MOTOR.
- Imitação ou
reconstrução de uma cena presenciada; presença da linguagem e presença do
jogo simbólico.
- Surgem os
esquemas para as operações lógicas de seriação e de classificação e ocorre
o aperfeiçoamento dos conceitos de causalidade, de espaço, de tempo e
velocidade.
- Regulação da
vida afetiva; autonomia; respeito às regras e noção de companheirismo.
- Ausência
da linguagem; aprendizagem da coordenação dos sentidos pelo comportamento
motor e não existe a função simbólica.
3.
QUANDO OS PAIS SE DIVORCIAM E VOLTAM A SE RELACIONAR COM OUTRAS PESSOAS, A PREOCUPAÇÃO
MAIS COMUM DE SEUS FILHOS É:
- I. o medo de gostar dessas novas
pessoas e de perdê-las novamente.
II. o fato de os pais estarem menos disponíveis para eles.
III. a impossibilidade de ver os pais unidos novamente.
- I,
II e III estão corretas.
- Somente a III
está correta.
- Somente I e
II estão corretas.
- Somente I e III estão corretas.
4. HÁ
ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOS JOVENS DE
HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- I. a história de cada jovem vai
determinar como as influências externas se manifestam na vida de cada um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.
- Assinale qual a opção que contém
as afirmativas corretas.
- Somente I e
III estão corretas.
- Somente II e
III estão corretas.
- Somente
I e II estão corretas.
- Somente a II
está correta
Resultado
final : 1
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. NA
PSICOLOGIA, RESILIÊNCIA SIGNIFICA:
- é sinônimo de
resignação.
- capacidade
para enfrentar desequilíbrios emocionais decorrentes de agressões físicas.
- habilidade de
se adaptar a diferentes circunstâncias e de se reequilibrar frente às
adversidades. CERTA
- dificuldade
de se acomodar e de se reequilibrar constantemente frente às adversidades.
2. AS
PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES ENTRE OS JOVENS SÃO:
- brigas de
gangues, assaltos e furtos.
- uso de
drogas, agressões e doenças.
- descaso da
família.
- óbitos por acidentes, homicídios e suicídios.CERTA
3. DE ACORDO
COM OS ESPECIALISTAS, AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS/CORPORAIS QUE OCORREM NO
ORGANISMO, APENAS DOS MENINOS, POR VOLTA DOS 12 ANOS SÃO:
- o
aparecimento de pêlos, ocorrência da menarca.
- a voz fica
mais grossa, a musculatura córporea aumenta.CERTA
- a mudança da
personalidade e dos interesses pessoais.
- maior sensibilidade e vida social ativa.
4. QUAL A
PRIMEIRA FORMA DE VIOLÊNCIA QUE UMA PESSOA PODE SOFRER POR PARTE DA FAMÍLIA?
- Abandono.
- Falta de
alimentação.
- Agressão
física.
- Negação de
afeto. CERTO
Resultado
final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA
1. AS
AFIRMAÇÕES ABAIXO VERSAM SOBRE O REFLEXO DO TRABALHO DA ESCOLA. QUAIS DELAS
ESTÃO CORRETAS?
- I. O trabalho da escola deve se
voltar para a realidade social da comunidade em que está inserida.
II. O trabalho da escola deve impor regras sociais, estabelecer regras de convivência e comportamento.
III. O trabalho da escola deve renovar e reconstruir conhecimentos.
Podemos dizer que:
- somente a II
está correta.
- somente I e
III estão corretas.
- somente a I
está correta.
- somente II e III estão corretas.
2. COM
O INÍCIO DAS TRANSFORMAÇÕES BIOLÓGICAS QUE MARCAM A PUBERDADE, A GLÂNDULA DA
HIPÓFISE É ATIVADA E LIBERA:
- hormônios
cerebrais.
- endorfinas.
- hormônios do
crescimento.
- hormônios da tireóide.
3. É
COMUM OS JOVENS SE DEIXAREM LEVAR PELA IMAGEM DE STATUS SOCIAL QUE O EXERCÍCIO
DE UMA DETERMINADA PROFISSÃO PODE LHES OFERECER.
- Sobre essa questão é correto
afirmar que:
I. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa remuneração condizente.
II. nem sempre o prestígio social de uma profissão significa que essa ocupação seja mais ou menos importante que as demais.
III. uma profissão que oferece prestígio hoje pode não oferecê-lo em um futuro próximo.
Assinale a alternativa correta.
- I, II e III
estão corretas.
- Somente I e
II estão corretas.
- Somente a I
está correta.
- Somente a II está correta.
4. COM
AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, A ESCOLA PODE SER DEFINIDA
COMO UMA INSTITUIÇÃO:
- que promove a
diferença social.
- que não
promove a integração de seu membros.
- que exclui os
que têm dificuldades para acompanhá-la.
- da sociedade,
que educa para a vida social e promove igualdade para todos
Resultado final : 2
1. ASSINALE QUAL A ALTERNATIVA QUE MELHOR COMPLETA A SEGUINTE
SENTENÇA: “AS MUDANÇAS BIOLÓGICAS ASSOCIADAS À PUBERDADE...
.afetam somente os relacionamentos de amizade dos jovens.
SENTENÇA: “AS MUDANÇAS BIOLÓGICAS ASSOCIADAS À PUBERDADE...
.afetam somente os relacionamentos de amizade dos jovens.
· . afetam o lado social e psicológico dos
jovens. correta
· não comprometem a dinâmica familiar dos jovens.
. afetam o comportamento dos jovens, deixando-os mais agressivos.
. afetam o comportamento dos jovens, deixando-os mais agressivos.
2. HÁ ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PROFISSIONAL
DOS JOVENS DE HOJE. SOBRE ESSA QUESTÃO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
I. a história de cada jovem vai determinar como as
influências externas se manifestam na vida de cada um.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a II está correta.
II. hoje os adolescentes preocupam-se principalmente em escolher uma profissão que poderá trazer-lhe sucesso profissional.
III. nossa sociedade se responsabiliza pelas escolhas de cada um dos indivíduos.
Assinale qual a opção que contém as afirmativas corretas.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a II está correta.
·
Somente
I e II estão corretas.( correta)
·
3. PODEMOS AFIRMAR QUE UMA PESSOA CONSEGUE DESENVOLVER RESILIÊNCIA
QUANDO:
I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
I. é capaz de encarar seus problemas de frente.
II. evita falar e pensar sobre os problemas.
III. refugia-se na utilização de substâncias psicoativas.
IV. encara os problemas com criatividade e bom humor.
Pode-se afirmar que:
·
somente
I e IV estão corretas.(correta)
·
somente III e IV estão corretas.
somente II e III estão corretas.
somente I e II estão corretas.
somente II e III estão corretas.
somente I e II estão corretas.
·
4. SEGUNDO ESPECIALISTAS, UMA DAS CAUSAS DO BULLYING É:
educação de cunho repressor.
carência afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e
educação de cunho repressor.
carência afetiva, ausência de limites e afirmação de poder e
·
autoridade por
parte dos pais.(correta)
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, DENTRE OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDOS PARA QUE O INDIVÍDUO TORNE-SE RESILIENTE SÃO:
INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, DENTRE OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDOS PARA QUE O INDIVÍDUO TORNE-SE RESILIENTE SÃO:
. riqueza de estímulos e interações;
consciência do significado de limites
e capacidade para tolerar frustrações (. correta)
. produtividade; controle das alterações
emocionais; busca da independência.
. capacidade de planejamento e tomada de decisões;
autoconfiança; oportunidades para
perceber as próprias potencialidades.
. capacidade de reflexão sobre a identidade; necessidade de afirmação pessoal; valorização das questões amorosas e sentimentos de confiança instável.
. capacidade de reflexão sobre a identidade; necessidade de afirmação pessoal; valorização das questões amorosas e sentimentos de confiança instável.
2. NOSSA SOCIEDADE POSSUI ALGUNS PADRÕES
CULTURAIS QUE ACABAM POR INFLUENCIAR
O JOVEM NA ESCOLHA DE SUA FUTURA PROFISSÃO.
Identifique as alternativas que contêm afirmações corretas com relação aos nossos padrões culturais.
. Em nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são menos privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.(correta)
. Em nossa sociedade, as profissões ligada s ao trabalho manual são igualmente privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho
Identifique as alternativas que contêm afirmações corretas com relação aos nossos padrões culturais.
. Em nossa sociedade, as profissões ligadas ao trabalho manual são menos privilegiadas que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.(correta)
. Em nossa sociedade, as profissões ligada s ao trabalho manual são igualmente privilegiadas que asprofissões ligadas ao trabalho
intelectual.
. Em nossa sociedade, a medicina e a advocacia são profissões que jamais perderam ou perderão o prestígio.
. Em nossa sociedade, a medicina e a advocacia são profissões que jamais perderam ou perderão o prestígio.
. Em nossa sociedade, as profissões ligadas
ao trabalho manual são mais privilegiadas
que as profissões ligadas ao trabalho intelectual.
3. O BULLYING PODE SER CARACTERIZADO
COMO:
medidas punitivas por parte dos professores.
crueldade, humilhação, intimidação.(correta)
empatia, bondade, sabedoria.
sofrimento, timidez, fragilidade.
medidas punitivas por parte dos professores.
crueldade, humilhação, intimidação.(correta)
empatia, bondade, sabedoria.
sofrimento, timidez, fragilidade.
4. UMA DAS FORMAS DE SE COMBATER O
BULLYING É:
aplicação de um código de conduta rígido nas escolas.
conceder maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
praticar exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.(correta)
sérias punições aos agressores
aplicação de um código de conduta rígido nas escolas.
conceder maior liberdade no ambiente escolar para com os alunos.
praticar exemplos que demonstrem de atitudes de respeito.(correta)
sérias punições aos agressores
Nenhum comentário:
Postar um comentário