Prova 1
1. Descreva sucintamente
sobre as mudanças biológicas por quem passa pela adolescência (P.21)
As mudanças biológicas estão relacionadas à
fase da adolescência, onde há o amadurecimento biológico, tornando o indivíduo
capaz de reproduzir sexualmente. Nessa
fase o indivíduo passa por uma profunda reorganização de seus relacionamentos
sociais. Aumentam a interação com os
amigos e colegas; diminui o controle de suas ações por parte dos adultos;
aumenta a aproximação com indivíduos do sexo oposto; aumenta
o número de colegas, amigos e conhecidos, visando um compartilhamento de seus
interesses, valores, crenças e atitudes. (Nil)
Segundo Cole, além dos hormônios do
crescimento, também ocorre um aumento na fabricação de dois hormônios
gonadotróficos, ou seja, aqueles que são produzidos pelas gônadas sexuais
(gonad-seeking). Essas gônadas ou órgãos sexuais primários correspondem aos
ovários, nas meninas, e aos testículos, nos meninos. Neles, esse tipo de
hormônio estimula os testículos e as glândulas supra-renais a produzirem a
testosterona, hormônio responsável pela produção do esperma.(grupo)
2. Defina sucintamente, segundo a literatura do módulo : adolescência (P.8)
Adolescência corresponde ao período de vida
entre a infância e a idade adulta (12 aos 18 anos). É um período em que o
indivíduo passa por uma série de alterações físicas e biológicas, uma fase
conhecida também como puberdade, onde há um amadurecimento biológico, tornando
o indivíduo capaz de reproduzir sexualmente. Os principais sinais dessas
mudanças nos meninos são a explosão no índice de crescimento físico, o
aparecimento de acnes, de pelos nas axilas e nas regiões pubianas, alterações
na voz. Nas meninas, além do rápido índice de crescimento há o desenvolvimento
dos seios, o aumento do útero e o início da primeira menstruação. (Nil)
Pesquisa realizada concluiu-se que não existe
uma definição precisa para as palavras adolescência e juventude. No entanto,
boa parte dos estudiosos concorda que a adolescência é a fase que vem depois da
infância, por volta dos 12 anos, e termina antes da juventude, por volta dos 18
anos. Contudo, muitos também alegam que adolescência e juventude não podem ser
vistas como sinônimos, pois a primeira antecede a juventude que, por sua vez,
corresponde ao início da idade adulta. Conceituada em uma única definição.
(grupo)
3. Descreva de forma
sucinta como era a adolescência na nossa sociedade entre os séculos XVIII
e XIX. (P.9)
O termo adolescência foi definido nos séculos
XVIII e XIX por conta das mudanças sociais e econômicas que exigiu uma melhor
precisão e delimitação dos grupos etários para a regulamentação das leis
trabalhistas. Os jovens com idade entre 13 e 15 anos eram vistos como
crianças e o limite estava mais ligado à dependência do indivíduo de sua
família do que às mudanças em seu corpo. Com essas mudanças, as escolas
se viram obrigadas a se adaptar às mudanças culturais do período, como por
exemplo, a separação entre a formação primária e a secundária, para facilitar a
educação da classe operária. (Nil)
A adolescência é um termo muito recente em
nossa sociedade, que foi se definindo entre os séculos XVIII e XIX. As mudanças
sociais e econômicas daquele período produziram a necessidade de melhor
precisão e delimitação dos grupos etários para a regulamentação das leis
trabalhistas. Naquela época, os jovens de idade entre 13 e 15 anos eram vistos
como crianças e o limite da infância estava mais ligado à dependência do
indivíduo de sua família do que às mudanças biológicas com seu corpo. (grupo)
4. Segundo a literatura
do módulo, descreva possíveis diferenças entre as condições de vida de um
adolescente de uma família de
baixa renda e um adolescente de classe média. (P. 11 e 12)
O fator econômico é muito significativo para o
desenvolvimento da adolescência, e cada povo, de acordo com sua cultura, possui
uma ideia diferente de adolescência. Na classe mais privilegiada economicamente
ainda há o velho hábito de comemorar o aniversário de 15 anos (debutante) em
grande estilo, considerando que a jovem já está pronta para ser apresentada à
sociedade.
Já uma jovem economicamente menos
privilegiada, enfrenta muitas vezes, a responsabilidades de uma vida adulta,
com uma gravidez inesperada ou com a necessidade de trabalhar para ajudar no
sustento de sua família. (Nil)
Os jovens de classe média, com certeza,
possuem um período mais longo de preparação. Nesse momento, tomam importantes
decisões acerca de sua vida, como a escolha de uma carreira universitária. Já o
jovem de classe operária pode cursar uma escola técnica onde aprenderá um
ofício e ingressará no mundo de trabalho mais rapidamente. Outros jovens, ainda,
nem sequer chegam ao Ensino Médio, pois deixam de frequentar a escola para
trabalhar e ajudar na renda familiar. (grupo)
Prova 2
1. Quais elementos o
educador deva levar em consideração, segundo a literatura do módulo para ter um
bom relacionamento grupal? (P. 28)
Realização de operações
formais em algumas áreas (pensamento sistemático).Formação da identidade.
Diante das ideias trazidas até aqui, é importante ressaltar que para o educador
ter um bom relacionamento, uma boa dinâmica grupal com seus alunos adolescentes,
é preciso estar atento a todas as especificidades que o jovem encontra no
decorrer dessa fase e que são fundamentais para a construção de sua identidade
e da convivência em sociedade. (grupo)
2. Descreva pelo menos um
fator de mudança biossociocomportamental por que passa o adolescente com
relação aos domínios: biológico, comportamental e social. (P.26)
Biológica >
Desenvolvimento de características sexuais secundárias;
Comportamental > Formação
da identidade;
Social > Relações
sexuais. (NIL)
Quadro
Um – A mudança biosociocomportamental – a transição para a idade adulta
Domínio
biológico Capacidade para a
reprodução biológica. Desenvolvimento de características sexuais secundárias.
Alcance do tamanho do adulto.
Domínio
comportamental Realização
de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático). Formação da
identidade.
Domínio
social
Relações sexuais. Mudança
para a responsabilidade fundamental por si mesmo. Início da responsabilidade
pelas próximas gerações. (grupo)
3. Descreva segundo
Erikson, os principais fatores pelo qual o adolescente desenvolve sua
personalidade. (P.26)
São os seguintes fatores:
O julgamento que ele faz
dos outros;
O julgamento que os
outros fazem dele;
Como ele vê o julgamento
dos outros;
Como ele mantem em sua
mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre outras
pessoas; (Nil)
Para Erikson, o
adolescente desenvolve sua identidade por meio de um processo que depende dos
seguintes fatores: O julgamento que ele faz dos outros. O julgamento que os
outros fazem dele. Como ele vê o julgamento dos outros. Como ele mantém em sua
mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre outras
pessoas. O jovem tem um comportamento mais reflexivo que o leva a se preocupar
com sua imagem social e sua integração, mas que também considera suas ideias e
convicções individuais (grupo)
4. Descreva de forma
sucinta as principais alterações sofridas pelos adolescentes com relação a sua
interação com familiares, amigos e colegas. (P.21)
Na fase da adolescência
ocorrem alterações na relação dos jovens com seus familiares, amigos e colegas.
Eles passam por uma profunda reorganização de seus relacionamentos sociais,
envolvendo um aumento da interação com os amigos e colegas, onde passam mais
tempo com colegas do que com a família; a diminuição do controle de suas ações
por parte dos adultos; maior aproximação com indivíduos do sexo oposto e o
aumento do numero de amigos, tendo em vista o compartilhamento de seus
interesses. Nil)
Outra
resposta - Além das mudanças de caráter biológico, na adolescência também
ocorrem alterações no modo como os jovens interagem com seus familiares, amigos
e colegas. De acordo com Cole (2003), esses indivíduos passam por uma profunda
reorganização de seus relacionamentos sociais. Essa reorganização envolve
quatro mudanças importantes:
-
Aumento da interação com os amigos e colegas. Nessa fase, os jovens aumentam
significativamente o tempo que passam com seus colegas, não lhes restando muito
tempo para passarem com seus familiares;
-
Diminuição do controle de suas ações por parte dos adultos;
-
Aumento da aproximação com indivíduos do sexo oposto;
-
Aumento do número de colegas, amigos e conhecidos, tendo em vista a preferência
dos adolescentes por compartilhar seus interesses, valores, crenças e atitudes.
Como
se pode observar, na adolescência é comum o indivíduo vivenciar um número bem
maior de relacionamentos do que quando ainda era criança. Dessa forma, os adolescentes
tornam-se mais distantes de seus pais e, geralmente, recorrem aos seus colegas
e amigos quando precisam de algum conselho ou opinião. (grupo)
Prova 3
1- A
partir da literatura estudada no modulo, cite 2 tipos de organização familiar
desde a origem da humanidade, segundo Bock. ( P. 39)
De acordo com pesquisa do
antropologo L. H. Morgan, desde a origem da humanidade, ficaram
demonstrados os seguintes tipos de organização familiar: Família
consanguínea – formada pelo casamento entre irmãos e irmãs
pertencentes ao mesmo grupo; Família punaluana – um grupo
de homens casados com um grupo de mulheres; Família sindiásmica – composto
pela união de casais, sem a obrigação de morarem juntos; Família
patriarcal – casamento de um homem com várias mulheres; Família
monogâmica – composta pelo casamento de duas pessoas, com a
obrigação de morarem juntas, e que defende a fidelidade e o controle do homem
sobre os demais membros da família. Essa configuração familiar garante o
direito de herança aos filhos legítimo. (Nil)
-
Família consanguínea: formada pelo casamento entre irmãos e irmãs no interior
de um grupo.
-
Família punaluana: um grupo de homens conjuntamente casado com um grupo de
mulheres. Esse tipo de organização familiar foi um dos primeiros a impedir o
casamento entre irmãos.
-
Família sindiásmica ou de casal: casamento composto pela união de casais que
não tinham a obrigação de morarem juntos. O casamento existia enquanto ambos
desejassem.
-
Família patriarcal: o casamento de um só homem com várias mulheres.
- Família monogâmica:
composta pelo casamento de duas pessoas, com obrigação de morarem juntas. Nessa
união está inclusa a fidelidade, o controle do homem sobre a mulher e os
filhos, a garantia da descendência por consanguinidade e, portanto, a garantia
do direito de herança aos filhos legítimos, isto é, a garantia da propriedade
privada.(grupo
2- Descreva
segundo, Serrão e Beleeiro a experiência proporcionada pela fase inicial de um
grupo. (P.28)
De acordo com Serrão, em um grupo, quando há respeito às ideias
individuais, haverá um fortalecimento da autoestima de seus integrantes e
ajudará a conviver com pessoas diferentas em vários contextos.
Ao iniciar um grupo, todos chegam trazendo o que é “seu”, Cercados de
desconfianças e timidez, observa cada gesto, cada ideia, às vezes procura
chamar a atenção com suas ideias, seu jeito de ser, e na medida em
que percebe que é aceito pelos integrantes do grupo, vai se soltando. Entre um
aperto de mão, um gesto de carinho, de respeito, de admiração, vai sentindo sua
importância para o grupo, na medida em que percebe que suas ideias são bem
aceitas e compartilhadas. (Nil)
Serrão
e Baleerio (1999, p. 139), de maneira bem simples e direta, descrevem a
experiência proporcionada pela fase inicial de formação de um grupo: Quando um
grupo se inicia, todos chegam trazendo o que é seu. Desconfiados, apreensivos,
alegres, interessados, observadores, distraídos, esperançosos, temerosos,
tímidos, expansivos, silenciosos, resistentes, eles vêm se aproximando em busca
de algo, cada um com seu jeito, sua forma, seu temperamento, sua história de
vida, seu desejo, seu destino.
Mãos
soltas e olhares inquietos começam a ver outros seres, outros olhos, e ao se
darem as mãos somam afetos, alegrias, preocupações, carinhos, medos.
Um
grupo se forma quando todos encontram nele seu lugar, lugar flexível,
garantindo a cada um, sua importância, seu significado. Eu, você, o outro – nós.
Diante das ideias
trazidas até aqui, é importante ressaltar que para o educador ter um bom
relacionamento, uma boa dinâmica grupal com seus alunos adolescentes, é preciso
estar atento a todas as especificidades que o jovem encontra no decorrer dessa
fase e que são fundamentais para a construção de sua identidade e da
convivência em sociedade. (grupo)
3- Com
relação as amizades e a formação de grupos de amigos quais são as principais
diferenças entre o comportamento de meninas e meninos. (P.27)
As meninas costumam ter
um relacionamento de amizade mais intenso e ciumento. Também buscam ter um
comportamento bastante semelhante ao das amigas. Diferentemente das meninas, os
meninos têm amizades menos íntimas e mais numerosas. Nesse momento, eles estão mais
preocupados em se mostrar independentes afetivamente dos pais e de outros
adultos.(grupo)
4- Descreva
a importância da família segundo Lacan. (P. 39/40)
Lacan destaca a
importância da família com relação à transmissão da cultura, à repressão dos instintos,
à manutenção dos ritos, costumes e tradições e a aquisição e uso da língua
materna.
Para ele, a família é o
eixo central de articulações entre o indivíduo e o meio social. É a família a
responsável por dar os primeiros parâmetros sobre a educação, desejos e
linguagem, ja que os filhos seguem como modelo o comportamento dos pais para
viverem em sociedade. (Nil)
Lacan
afirmou a importância da família com relação à transmissão da cultura, à
repressão dos instintos, à manutenção dos ritos, costumes e tradições, bem
como, à aquisição e uso da língua materna.
Ou seja, a família é o
eixo central das articulações entre o indivíduo e o meio social, transmitindo
estruturas de condutas e representações que governam os processos fundamentais
do desenvolvimento psíquico (LACAN, 1982, p. 16). Lacan também afirma que essa
organização é a responsável por dar os primeiros parâmetros sobre educação,
desejos e linguagem, pois é na maneira como os pais se comportam que os filhos
encontram os modelos para viverem em sociedade. (grupo)
Prova
4
1. Diante da literatura
estudada no módulo descreva sucitamente o impacto de famílias separadas na vida
do adolescente. (P.40)
O adolescente costuma ser
bastante ambivalente com relação aos novos relacionamentos amorosos do pai ou
mãe, relutando em aceitar os novos parceiros por medo de perdê-los (pais) ou
por acreditar na possibilidade de vê-los juntos novamente, fica claro que
existe um papel crucial da família na construção dos projetos de vida de seus
filhos, principalmente dos adolescentes que estão passando pela transição e
expectativa de entrada no mundo adulto. (prova)
A família tem um papel
crucial na construção dos projetos de vida de seus filhos, principalmente dos
adolescentes que estão passando por uma fase de transição e expectativa de
entrada no mundo adulto. E quando há a separação dos pais os adolescentes
relutam em aceitar novos relacionamentos, talvez por medo de uma possível
ameaça da perda dos pais, em decorrência do novo relacionamento ou até mesmo
por acreditarem na possibilidade de verem seus pais juntos novamente. (Nil)
2. Qual aspecto que se
desenvolve, segundo os psicólogos nos filhos que ficam sozinhos em casa? P.41
Segundo psicólogos, as
crianças que ficam em os cuidados de um adulto tendem a desenvolver o
“autocuidado”, que é a habilidade de se cuidar, buscando quais são as necessidades
do corpo e da mente e evitando hábitos prejudiciais à qualidade de vida. (Nil)
3. Descreva sucitamente
segundo a literatura do módulo de que forma a escola pode se constituir como um
elemento violento para com seus alunos. P.48
A violência que ocorre na
escola pode se dar de professor para aluno (vice-versa) na forma de
autoritarismo, desrespeito, preconceito e assédio moral. Hoje não podemos
esquecer do bullyng que também é praticado de várias forma na escola (prova).
A escola pode se
constituir em um elemento violento para com seus alunos pela relação entre
aluno e professor que, na maioria dos casos, são práticas autoritárias e a
falta de diálogo entre aluno e professor. Mas a maior violência exercida por
parte da escola é o poder que ela usa sobre seus alunos para impedi-los de
pensar, de expressar suas capacidades, tratando-os como meros reprodutores de
conhecimento. (Nil)
4. Segundo a literatura
do módulo descreva as três grandes causas de mortalidade entre os jovens. P.45
As três principais causas
de mortalidade entre os jovens são:
-
Óbitos por
acidentes de transportes – indicativo da violência cotidiana e de convivência;
- Homicídios –
indicativos das manifestações da violência que resultam em morte;
-
Suicídios –
violência contra si próprio (Nil)
Prova 5
1. Descreva segundo a literatura do modulo o que é bullying ?
Ofender, humilhar, espalhar boatos, fofocar, expor ao ridículo em público, fazer de bode expiatório, acusar, isolar, designar áreas de trabalho ou tarefas ruins, negar férias e feriados no local de trabalho, dar socos, tapas, chutes, insultar, ostracizar, sexualizar, fazer ofensas étnicas ou de gênero, enfim, todas essas atitudes podem e devem ser consideradas como prática de bullying. (grupo)
1. Descreva segundo a literatura do modulo o que é bullying ?
Ofender, humilhar, espalhar boatos, fofocar, expor ao ridículo em público, fazer de bode expiatório, acusar, isolar, designar áreas de trabalho ou tarefas ruins, negar férias e feriados no local de trabalho, dar socos, tapas, chutes, insultar, ostracizar, sexualizar, fazer ofensas étnicas ou de gênero, enfim, todas essas atitudes podem e devem ser consideradas como prática de bullying. (grupo)
O bullying pode ser
entendido como um conjunto de atos praticados por estudantes, porém, hoje
muitos estudos já defendem que o bullying não é praticado somente em escolas,
ou seja, é também em locais de trabalho, em relacionamentos, nas famílias etc.
(grupo)
2. Descreva segundo a
literatura do modulo duas alternativas para obter a paz na escola? P.61
Esse programa pode ser definido como um conjunto de estratégias psicopedagógicos que se fundamentam sobre princípios de solidariedade, tolerância e respeito às diferenças. Recebeu o nome “Educar para a Paz” por acreditar que a não violência é o maior anseio das crianças envolvidas no fenômeno, bem como de toda a sociedade. Envolve toda a comunidade escolar, inclusive os pais e a comunidade em que se insere a escola. As estratégias do programa incluem o trabalho individualizado com os envolvidos em bullying, visando à inclusão e o fortalecimento da autoestima das “vítimas” e a canalização da agressividade do “agressor” por meio de ações proativas. O “programa também conta com o envolvimento de toda escola, pais e a comunidade em geral” (FANTE, 2005).(Grupo)
Esse programa pode ser definido como um conjunto de estratégias psicopedagógicos que se fundamentam sobre princípios de solidariedade, tolerância e respeito às diferenças. Recebeu o nome “Educar para a Paz” por acreditar que a não violência é o maior anseio das crianças envolvidas no fenômeno, bem como de toda a sociedade. Envolve toda a comunidade escolar, inclusive os pais e a comunidade em que se insere a escola. As estratégias do programa incluem o trabalho individualizado com os envolvidos em bullying, visando à inclusão e o fortalecimento da autoestima das “vítimas” e a canalização da agressividade do “agressor” por meio de ações proativas. O “programa também conta com o envolvimento de toda escola, pais e a comunidade em geral” (FANTE, 2005).(Grupo)
As alternativas para
trazer paz na escola podem ser definidas como uma ação que se inicia pela
formação de grupos protetores solidários aos alunos vítimas de bullying. Bem
como os grupos de pais solidários responsáveis por auxiliar os estudantes nas
brincadeiras do recreio dirigido, juntamente aos “alunos-solidários”.
Segundo Fante, a
interiorização de valores humanistas, bem como a discussão de
situações-problema de cada grupo ou classe são estratégias que visam à educação
das emoções e o autocontrole, sendo desenvolvidas semanalmente. (Nil)
3. Descreva segundo a
literatura do modulo 3 crenças que motivam comportamentos que levam a competividade bullying e a agressividade. P.59
São comportamentos que costumam levar à competitividade, bullyng e agressividade:
São comportamentos que costumam levar à competitividade, bullyng e agressividade:
- Preciso
disso agora. A gratificação tem que vir imediatamente.
- Certo
estará quem tiver mais força.
- Não
se envolva.
- É
importante vencer o outro antes que ele o ultrapasse.
- Esteja
à frente, de qualquer jeito.
- As
mulheres são objetos.
- Os
homens não têm sentimentos.
- Minhas
opiniões estão corretas e as suas estão erradas.
- A
agressão é a forma adequada de lidar com a divergência.
- Dinheiro
e objetos são mais importantes do que relacionamentos.
- Os
bonzinhos chegam por último.
- Você
não é responsável, a menos que lhe peguem.
- Dinheiro
é poder. Você poderá obter o que quiser ou resolver qualquer problema com
dinheiro.
- Fale
sobre pessoas, e não com as pessoas.
- Culpe
os outros por seus problemas.
- Só
me ouvirão se eu falar alto ou mostrar quem é que manda.
- A
infância é superestimada. Cresça depressa para poder seguir em frente com sua
vida.
- Busque
sempre ser o primeiro.
- Esses
filhos são seus, não meus.
- Seus
problemas não são da minha conta (Nil)
4. Segundo a literatura
do modulo descreva 3 sintomas que indicam que os jovens estão consumido
álcool?
Vale notar ainda que
podemos saber se um jovem está consumindo álcool se apresentar pelo menos três
dos seguintes sintomas: mudanças bruscas de humor; isolamento social; tonturas
e enjoos; inapetência; andar cambaleante; vermelhidão da face; tremores e
sonolência; agressividade. Ao diagnosticar o problema, os pais devem manter o
diálogo aberto, mostrando o certo e o errado. Outra atitude importante, por
parte dos pais, é buscar ajuda especializada para si mesmo. (grupo)
Prova N3
1.
Descreva sucintamente segundo a literatura do modulo de que forma a escola pode
se constituir como um elemento violento para com seus alunos?
A
violência que ocorre na escola pode se dar de professor para aluno (vice-versa)
na forma de autoritarismo, desrespeito, preconceito e assédio moral. Hoje não
podemos esquecer do bullyng que também é praticado de várias forma na escola
2.
A noção de adolescência encontra-se pouco definida,contudo existem
algumas conceituações.Descreva um conceito que explique adolescência.
Hoje
há um consenso entre os estudiosos que a adolescência é a fase que vem depois
da infância, por volta dos 12 anos, terminando antes da juventude, por volta
dos 18 anos.
3.
Quais elementos o educador deve levar em consideração segundo a
literatura do modulo para ter um bom relacionamento grupal?
O
educador deve estar atento aos alunos e as modificações que eles sofrem nesta
fase, deve buscar compreender e ajudar sempre que possível, além de manter um
bom diálogo com o grupo.
4.
Descreva a importância da família segundo o psicanalista Lacan
abordado no presente módulo.
Segundo Lacan, a família
é responsável pela transmissão de cultura, repressão dos instintos, manutenção
dos ritos, costumes e tradições. A família é o eixo central do indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário