Minha N2
Resultado final : 2
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. O ALUNO COM DISLEXIA DEVE:
2. DE ACORDO COM AS IDEIAS DE VYGOTSKY ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM,
3. DE ACORDO COM PERRENOUD, O SURGIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR MUDOU O ESTATUTO E A VISIBILIDADE DAS DESIGUALDADES SOCIAIS PORQUE:
4. DAS ALTERNATIVAS ABAIXO, ASSINALE AQUELA QUE CORRESPONDE A UM SINTOMA DE HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE.
N2 do colega Ary Júnior
Resultado final : 2
Resultado final : 2
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. NO QUE SE REFERE AO PAPEL DA ESCOLA JUNTO AO ALUNO DISLÉXICO, PODEMOS DIZER QUE:
- o professor deve permitir que o aluno disléxico utilize gravador e calculadora na sala de aula.
- a escola não tem o que fazer junto a esse aluno, pois o problema é neurológico.
- a escola deve reforçar a utilização de vários textos para o treino na leitura pelo aluno.
- o professor deve aplicar prova separadamente para esse aluno disléxico.
2. O TDAH ENVOLVE DOIS GRUPOS DE SINTOMAS,
- relacionados respectivamente à Desatenção e à Hiperatividade/Impulsividade. No que se refere a esses sintomas, é correto afirmar que:
- algumas crianças apresentam mais impulsividade e hiperatividade do que desatenção e vice-versa.
- a hiperatividade manifesta-se somente na infância.
- o déficit de atenção deve ser um problema manifestado somente na sala de aula.
- o sintoma do déficit de atenção é detectado por qualquer indício de desatenção.
3. SÃO POSSÍVEIS INDICADORES DE DISLEXIA:
- dificuldade em aprender o alfabeto, as tabuadas e sequências como meses e ano.
- falta de criatividade e tendência a esquecer eventos passados.
- dificuldade para dormir e focalizar a atenção na aula.
- dificuldade em manifestar afeto de relacionamento interpessoal.
4. NO QUE SE REFERE AO PAPEL DA ESCOLA NA SUPERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR, PODEMOS AFIRMAR QUE:
- a escola deve voltar-se para um projeto educativo que atenda à diversidade de características e às necessidades dos alunos.
- a escola fica impossibilitada de alguma ação, pois não possui os recursos pedagógicos necessários.
- a escola deve encaminhar o aluno para um tratamento psicológico a fim de que os seus problemas de aprendizagem sejam superados.
- a escola deve individualizar o ensino, organizando os alunos com dificuldade em uma sala de aula separados dos demais.
Resultado final : 2
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. NA PERSPECTIVA DE PIAGET,
·
o
desequilíbrio cognitivo pode atrapalhar o desenvolvimento da inteligência.
·
quanto
mais inteligente for a criança, maior deve ser a exigência da escola.
·
a inteligência é construída na relação com o
meio externo.
·
a
inteligência é inata, portanto o ambiente não pode influenciá-la.
2. NO QUE SE REFERE AO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO-HIPERATIVIDADE, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
é um transtorno que decorre de problemas
neurobiológicos.
·
é
um transtorno que não influencia no processo de aprendizagem.
·
é
um transtorno que decorre de condições sociais e familiares inadequadas.
·
é
um transtorno que decorre de problemas emocionais.
3. O ATO DE MENTIR PODE, DEPENDENDO DE ALGUNS FATORES, SER CONSIDERADO UM DISTÚRBIO DE COMPORTAMENTO. PODEMOS DIZER ENTÃO QUE A MENTIRA:
·
quando
utilizada sistematicamente e intensamente pela criança pode ser uma forma
maliciosa de querer enganar as pessoas de modo a obter privilégios.
·
deve
ser reprimida com rigor, de modo que a criança não apresente um comportamento
desviante.
·
é um mecanismo que, quando utilizado com
intensidade e freqüência por crianças pequenas pode indicar uma forma de se
defender.
·
deve
ser ignorada pelo adulto, quando for realizada por crianças pequenas.
4. NA ESCOLA É COMUM A OCORRÊNCIA DE FURTOS POR PARTE DE ALUNOS. NESSE TIPO DE SITUAÇÃO É DESEJÁVEL QUE:
·
a
situação do furto seja ignorada pelo professor, pois o fato de ter furtado não
caracteriza o aluno como tendo um problema de caráter.
·
a
escola aplique uma suspensão ao aluno.
·
o professor procure compreender a situação e o
contexto do furto, procurando observar as motivações que levaram o aluno a
furtar.
·
a
família se encarregue de repreender o aluno, eximindo a escola dessa responsabilidade
Resultado final : 2
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. DE ACORDO COM A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS
MÚLTIPLAS,
·
crianças
que apresentam baixo desempenho escolar são menos inteligentes.
·
alguns
não conseguem aprender porque possuem defasagem na sua inteligência geral.
·
a inteligência se manifesta por meio de várias habilidades, que devem ser
valorizadas pela escola.
·
a
escola deve priorizar o desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas e
verbais de seus alunos, pois são mais importantes ao aprendizado.
2. DAS ALTERNATIVAS ABAIXO, ASSINALE A QUE CORRESPONDE UNICAMENTE A UM SINTOMA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO.
·
Perguntar
freqüentemente à professora, demonstrando que não compreendeu a explicação.
·
Distrair-se facilmente com visões e sons irrelevantes.
·
Brincar
enquanto a professora explica o conteúdo da aula.
·
Interromper
a aula levantando-se da carteira com freqüência.
3. O ATO DE MENTIR PODE, DEPENDENDO DE ALGUNS FATORES, SER CONSIDERADO UM DISTÚRBIO DE COMPORTAMENTO. PODEMOS DIZER ENTÃO QUE A MENTIRA:
·
deve
ser reprimida com rigor, de modo que a criança não apresente um comportamento
desviante.
·
deve
ser ignorada pelo adulto, quando for realizada por crianças pequenas.
·
quando
utilizada sistematicamente e intensamente pela criança pode ser uma forma
maliciosa de querer enganar as pessoas de modo a obter privilégios.
·
é um mecanismo que, quando utilizado com intensidade e freqüência por
crianças pequenas pode indicar uma forma de se defender.
4. NO QUE SE REFERE AO PAPEL DA ESCOLA JUNTO AO ALUNO DISLÉXICO, PODEMOS DIZER QUE:
·
a
escola não tem o que fazer junto a esse aluno, pois o problema é neurológico.
·
o professor deve permitir que o aluno disléxico utilize gravador e
calculadora na sala de aula.
·
a
escola deve reforçar a utilização de vários textos para o treino na leitura
pelo aluno.
·
o
professor deve aplicar prova separadamente para esse aluno disléxico
Resultado final : 2
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. O ESQUEMA CORPORAL É
UM DOS ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR QUE SE CARACTERIZA COMO SENDO:
·
a capacidade de nomear e perceber o passado, presente e futuro.
·
a constituição da motricidade fina.
·
a capacidade de a criança perceber qual a parte dominante do seu
corpo.
·
a capacidade da criança em ter
consciência dos membros de seu corpo, uns em relação aos outros e aos
sentimentos que tem em relação ao seu corpo.
2. O ALUNO COM DISLEXIA DEVE:
·
freqüentar aulas na classe especial.
·
não realizar os deveres de casa.
·
realizar as avaliações escritas em um
tempo maior que os demais alunos.
·
negar-se a realizar atividades que considera difícil.
3. NO QUE SE REFERE AO PAPEL DA ESCOLA NA SUPERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR, PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
a escola fica impossibilitada de alguma ação, pois não possui os
recursos pedagógicos necessários.
·
a escola deve voltar-se para um projeto
educativo que atenda à diversidade de características e às necessidades dos
alunos.
·
a escola deve individualizar o ensino, organizando os alunos com
dificuldade em uma sala de aula separados dos demais.
·
a escola deve encaminhar o aluno para um tratamento psicológico a
fim de que os seus problemas de aprendizagem sejam superados.
4. A FUGA É UM COMPORTAMENTO CARACTERIZADO PELO ABANDONO SÚBITO DE UMA SITUAÇÃO E/OU LOCAL. NA ESCOLA, ESSE COMPORTAMENTO PODE INDICAR QUE A CRIANÇA:
·
está passando por dificuldades de
aprendizagem e relacionamento.
·
não tem responsabilidade.
·
não gosta de estudar.
·
possui algum distúrbio mental.
Resultado final : 2
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. PARA FAVORECER O
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR SAUDÁVEL, O PROFESSOR DEVE:
- desenvolver
atividades lúdicas onde as crianças possam expressar-se com o corpo.
- ensinar a criança os conceitos:
dentro–fora, acima–abaixo, direita–esquerda.
- encaminhar a criança a um
psicomotricista.
- utilizar cadernos quadriculados.
2. A TIMIDEZ EXCESSIVA DA
CRIANÇA DEVE SER ENCARADA PELA ESCOLA COMO:
- um indicador de que a criança será
mais inteligente que as demais, pois não se deixará levar por conversas
durante a aula.
- um comportamento normal, pois cada
criança apresenta uma maneira de ser e suas características devem ser
respeitadas.
- uma forma da criança afirmar sua
superioridade sobre os demais alunos.
- uma
dificuldade que deve ser superada com o auxílio da escola para não
influenciar no seu aprendizado e relacionamento interpessoal.
3. A PROFESSORA RAQUEL RESOLVEU
LEVAR AS CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA PARA REALIZAREM UMA ATIVIDADE DE PICOTAR PAPÉIS
E COLAGEM.
- Essa atividade contribuiu para o desenvolvimento:
- da percepção e respiração.
- do esquema corporal.
- da estruturação espaço-temporal.
- da
coordenação motora fina.
4. UMA DAS CRÍTICAS
REALIZADAS À TEORIA DA CARÊNCIA CULTURAL PARA EXPLICAR O FRACASSO ESCOLAR É A
DE QUE TAL PREMISSA:
- ignora os problemas emocionais que
podem estar implicados na questão do fracasso.
- acaba
reforçando uma visão preconceituosa sobre as classes menos favorecidas,
contribuindo para a difusão da idéia de
que
são inferiores culturalmente.
- não apresenta soluções práticas
para questão do fracasso escolar.
- não considera a importância da
família na promoção do sucesso escolar
Resultado final : 2
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR SAUDÁVEL, O PROFESSOR DEVE
- encaminhar
a criança a um psicomotricista.
- ensinar
a criança os conceitos: dentro–fora, acima–abaixo, direita–esquerda.
- desenvolver
atividades lúdicas onde as crianças possam expressar-se com o corpo.
- utilizar
cadernos quadriculados.
2. É POSSÍVEL IDENTIFICARMOS DOIS TIPOS DE DISLEXIA. SÃO ELES:
- dislexia
visual e auditiva.
- dislexia
da linguagem e dislexia do pensamento.
- dislexia
emocional e afetiva.
- dislexia
psicomotora e visomotora.
3. NO QUE SE REFERE À RELAÇÃO DA ESCOLA JUNTO AO ALUNO QUE APRESENTA
DISTÚRBIO DE COMPORTAMENTO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- a
escola pode influenciar no surgimento ou o agravamento desse distúrbio.
- a
escola deve requerer a presença de uma pessoa da família para acompanhar o
aluno durante as aulas.
- quando
detectado o distúrbio, o aluno deve ser matriculado em escola especial.
- sempre
que for identificado o distúrbio, a escola deve encaminhar o aluno para
acompanhamento psiquiátrico.
4. A TIMIDEZ EXCESSIVA DA CRIANÇA DEVE SER ENCARADA PELA ESCOLA COMO:
- um
comportamento normal, pois cada criança apresenta uma maneira de ser e
suas características devem ser respeitadas.
- um
indicador de que a criança será mais inteligente que as demais, pois não
se deixará levar por conversas durante a aula.
- uma
dificuldade que deve ser superada com o auxílio da escola para não
influenciar no seu aprendizado e relacionamento interpessoal.
- uma
forma da criança afirmar sua superioridade sobre os demais alunos
Resultado final : 2
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. O ATO DE MENTIR PODE, DEPENDENDO DE ALGUNS FATORES, SER CONSIDERADO
UM DISTÚRBIO DE COMPORTAMENTO. PODEMOS DIZER ENTÃO QUE A MENTIRA:
- é
um mecanismo que, quando utilizado com intensidade e freqüência por
crianças pequenas pode indicar uma forma de se defender.
- deve
ser reprimida com rigor, de modo que a criança não apresente um
comportamento desviante.
- deve
ser ignorada pelo adulto, quando for realizada por crianças pequenas.
- quando
utilizada sistematicamente e intensamente pela criança pode ser uma forma
maliciosa de querer enganar as pessoas de modo a obter privilégios.
2. DENTRE AS CAUSAS EXTERNAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA,
PODEMOS RESSALTAR:
- os
problemas de motivação cultural e a maturação.
- a
orientação pedagógica deficiente e os problemas psicomotores.
- a
dificuldade familiar e os problemas neurológicos.
- a
orientação pedagógica deficiente e os problemas de motivação cultural.
3. O TDAH ENVOLVE DOIS GRUPOS DE SINTOMAS,
- relacionados
respectivamente à Desatenção e à Hiperatividade/Impulsividade. No que se
refere a esses sintomas, é correto afirmar que
- algumas
crianças apresentam mais impulsividade e hiperatividade do que desatenção
e vice-versa.
- o
déficit de atenção deve ser um problema manifestado somente na sala de
aula.
- o
sintoma do déficit de atenção é detectado por qualquer indício de
desatenção.
- a
hiperatividade manifesta-se somente na infância.
4. A FUGA É UM COMPORTAMENTO CARACTERIZADO PELO ABANDONO SÚBITO DE UMA
SITUAÇÃO E/OU LOCAL. NA ESCOLA, ESSE COMPORTAMENTO PODE INDICAR QUE A CRIANÇA:
- está
passando por dificuldades de aprendizagem e relacionamento.
- não
gosta de estudar.
- não
tem responsabilidade.
- possui algum distúrbio mental
DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM
1. DAS
ALTERNATIVAS ABAIXO, ASSINALE AQUELA QUE CORRESPONDE A UM SINTOMA DE
HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE
Agredir
o professor e os colegas em sala de aula.
Ter
dificuldade em realizar suas tarefas em silêncio e de esperar sua vez de falar.CORRETA
Rebelar-se
durante a aula, questionando os conteúdos trabalhados pela professora.
Desrespeitar
a opinião dos colegas e da professora.
2. SOBRE A
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA COM TDAH, PODEMOS AFIRMAR QUE:
deve
ser uma educação autoritária, de modo a assegurar o respeito do aluno aos
limites impostos.
a
escola deve suprimir as atividades que exigem do aluno atenção e concentração.
o
aluno com TDAH deve ser educado numa classe especial, separado dos demais para
que não atrapalhe a aula.
o
aluno com TDAH necessita de uma ambiente escolar estruturado, organizado e
motivador.CORRETA
3.
PSICOMOTRICIDADE É A INTEGRAÇÃO DAS FUNÇÕES MOTORAS, AFETIVAS E COGNITIVAS.
PODEMOS DIZER ENTÃO QUE:
os
comportamentos motor, emocional e intelectual são determinados pela maturação
do sistema nervoso parassimpático.
a
educação infantil deve propiciar a expressão por meio do movimento, pois ele
auxilia o desenvolvimento das funções da inteligência.CORRETA
as
crianças que apresentam problemas psicomotores possuem deficiência mental e uma
dificuldade de se relacionar emocionalmente com o meio.
as
crianças pequenas, ao contrário dos adultos, necessitam se expressar por meio
da inteligência e do pensamento lógico.
4. SÃO
POSSÍVEIS INDICADORES DE DISLEXIA:
falta
de criatividade e tendência a esquecer eventos passados.
dificuldade
em aprender o alfabeto, as tabuadas e seqüências como meses e ano.CORRETA
dificuldade
para dormir e focalizar a atenção na aula.
dificuldade
em manifestar afeto de relacionamento interpessoal.
DIMENSÕES DA
NÃO-APRENDIZAGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário