Prova 1
1. Disserte sobre a importância da música na
Educação infantil. (p.61)
Na educação infantil, a música estimula o
desenvolvimento de várias habilidades e competências humanas. Ela é utilizada
na escola como um objeto lúdico e expositivo e representa um meio de
estabelecer vínculos interpessoais e promover a socialização. O ato de cantar
ou produzir sons, potencializa a integração do ritmo com a habilidades
psicomotoras individuais bem como, promove a sociabilidade. Toda a ação musical
colabora para o desenvolvimento infantil (nil)
A música é muito importante na
educação infantil, o educador deve fazer uso dela por meio de jogos musicais,
rodas cantadas e outras atividades pedagógicas.
Ao cantar em grupo, as crianças
compartilham sua energia e expressam sua alegria e espontaneidade. Produzir
sons em grupos promove a sociabilidade e a integração, e produzir sons por meio
de instrumentos improvisados colabora com o desenvolvimento infantil,
possibilita a descoberta de ritmo e o exercício da coordenação motora.
O tipo de música a ser
trabalhado dependendo bom senso do
educador. Precisa ter um equilíbrio, não tocando somente cantiga de rodas e nem
só música veiculadas pela mídia, tomando sempre o cuidado para que as letras das
músicas sejam apropriadas para as crianças.
Por meio de algumas músicas
associadas à dança podemos explorar, estimular e facilitar o desenvolvimento
das capacidades motoras e da criatividade de nossas crianças. ( prova)
2. Vitor da Fonseca (2003) define algumas funções da Psicomotricidade na Educação, cite duas delas e explique (P.42, 43)
* Aperfeiçõar a conduta consciente e o ato mental
em que emerge a elaboração e a execução do ato motor;
* Elevar as sensações e as percepções a
níveis de conscientização, simbolização e conceitualização(nil)
·
Mobilizar
e reorganizar as funções psíquicas emocionais e relacionais do indivíduo em toda
a sua dimensão experimental, desde bebê
até a velhice;
·
Aperfeiçoar
a conduta consciente e o ato mental em que emerge a elaboração e a execução do
ato motor. (prova)
3. Comente a frase: "a atividade física
também pode ser entendida como uma linguagem" (p.9)
A atividade física pode ser entendida como
linguagem por expressar e comunicar uma ideia ou um sentimento humano.
Progressivamente essa forma de linguagem foi se adequando a ponto de se tornar
um poderoso instrumento de expressão com eficiência e eficácia, além de um meio
mais econômico de construção de inúmeros artefatos.(nil)
No início, a atividade física
era sim considerada como linguagem, já que através dos movimentos expressava e
comunicava um sentimento humano. Com o tempo ela foi evoluindo e se adequando a
ponto de se tornar um poderoso instrumento de expressão e um eficiente, eficaz
e econômico meio de construção de inúmeros artefatos. (resposta de prova)
4. Comente a frase do livro texto: "ademais, as meninas não são as únicas excluídas, pois os meninos mais novos e considerados fracos ou mau jogadores frequentam bancos de reserva durante as aulas e recreio" P. 129, 130, 131
Essa frase reflete bem as práticas preconceituosas e contradiz com a
tese de que a Educação Física deve estar a serviço de uma nova forma de pensar,
sentir e praticar o movimento, tendo em vista uma sociedade plural, solidária,
tolerante, que respeita e compreende as diferença, demonstrando assim, a
continuidade de uma história de visão biologizante e positivista, no início do
século XX, que reproduzia nas quadras as diferenças e as desigualdades que
presenciamos no cotidiano (SOARES 1994).(nil)
Essas
afirmações deixam clara a continuidade
das práticas preconceituosas e excludentes, apesar do movimento contra essas
atitudes, e também contradiz com a tese de que as aulas de educação física, na
versão da co-educação devem estar a serviço de uma nova forma de pensar, sentir
e praticar o movimento, tendo em vista uma sociedade plural, solidária,
tolerante, que respeita e compreende as diferenças. (nil)
Quando começam a crescer, as
crianças se divide por gênero e as meninas constumam serem excluídas da
educação física por serem consideradas mais fracas. Mas como o motivo da
exclusão é o fato de serem mais fracas, elas não são as únicas a serem
excluídas, já que também os meninos considerados fracos, franzinos sofrem esse
mesmo tipo de preconceito, sendo deixado de lado, comportamento esse que pode
gerar um certo trauma nas crianças que sofrem essa exclusão.
As aulas de educação física
devem ser oferecidas a todos. Deve estar a serviço de uma forma de pensar,
sentir e praticar movimentos, tendo em vista a sociedade plural, solidária,
tolerante que compreenda e respeita as diferenças. Essa frase é a reprodução
nas quadras das diferenças e desigualdades que presenciamos no cotidiano.
( prova)
Prova
2
1- Comente:
a Psicomotricidade é uma área de estudo multidisciplinar; abrange o individuo
de modo global: CORPO+MENTE+MOVIMENTOEXPRESSÃO+AFETIVIDADE : P 45
A psicomotricidade está ligada ao
desenvolvimento integral do ser humano, estudando seu movimento associado ao
ambiente, à cognição, à emoção e as significações e relaciona cada movimento
com o seu contexto. Dessa forma, ao medir as experiências dos educandos é
necessário que se observe as múltiplas dimensões existentes em cada expressão,
gesto, movimento, em cada interação social, assim abarcando o indivíduo de modo
global. Cabe ao educador promover a educação psicomotora para colaborar no
desenvolvimento integral de seus educandos.(nil)
2-
Quais as contribuições que a prática de exercícios oferece para a contribuição
da vida saudável. P.10
A prática de exercícios físicos
pode possuir um sentido compensatório
para os desvios posturais, para os períodos de crescimento físico, gravidez,
convalescença, contribuindo para a longevidade de seu praticante. Essa prática
contribui também para elevar a autoestima e facilita a aproximação com outras
pessoas. A prática de exercícios físicos faz bem e nos traz uma compensação que
pode servir como uma forma de equilíbrio diante das tensões do mundo atual.(nil)
Outra resposta - A prática de exercícios
físicos contribui para o bem-estar, a prevenção de doenças, a manutenção da
saúde, além de preparar o indivíduo para
competições, desenvolver aptidão física
específica para determinado fins, como a guerra
3-O
desenvolvimento motor pode ser tratado, tanto por pesquisadores, quanto
educadores como produto ou como um processo. Diferencie as duas abordagens. P.22
Como produto, o desenvolvimento motor é visto apenas sob a
perspectiva do desempenho das habilidades motoras do sujeito.
Como processo ele é visto
de uma forma mais ampla. É definido pela observação das aptidões humanas
(relações entre o homem, seu ambiente, seu comportamento e suas habilidades
motoras). Nesse caso, abrange um desenvolvimento integral do indivíduo.(nil)
Outra resposta - Como processo, o
desenvolvimento motor envolve as necessidades biológicas subjacentes, ambientais e ocupacionais, que influenciam o desenvolvimento motor e as
habilidades motoras do indivíduo desde o período neonatal até a velhice.
Como produto, o desenvolvimento motor
pode ser considerado como descritivo ou normativo, sendo analisado por fases
(período neonatal, infância, adolescência e idade adulta), que refletem o real
interesse do pesquisador.
4-
Qual é o significado de recreação no âmbito escolar?
Recreação designa recreio ou
prazer; sentir satisfação, divertir-se numa atividade esportiva. A recreação é
uma prática prazerosa em que os alunos, de forma descontraídos, participam de
atividades e pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização,
alem de desenvolver as habilidades psicomotoras da criança. É uma ferramenta
muito importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor,
linguístico e moral. (nil)
Prova 3
1 – Qual a relação dos avanços
tecnológicos com o sedentarismo? P.47
O sedentarismo está diretamente
relacionado ao avanços tecnológicos, tendo em vista o conforto e a praticidade
que isso nos proporciona na vida diária. Muitas vezes preferimos ir de carro até
a padaria que fica ao lado da nossa casa, quando poderíamos ir à pé; utilizamos
o elevador do prédio para subir uma pequena escada quando deveríamos subir caminhando,
fazemos uso da escada rolante do shopping para chegar até o andar superior
quando poderíamos subir à pé, se quer levantamos do sofá para ligar a TV pois temos o controle remoto em nossas mãos,
e assim ficamos estáticos num sofá por longo tempo o que é prejudicial, enfim,
os avanços tecnológicos estão ai para nosso conforto, porém, ele é o grande
responsável pela vida sedentária do homem moderno. (nil)
Outra resposta - Os avanços tecnologicos gera um modelo de vida semdentária, com esse avanço surgiram os controles remotos, computadores,carros e máquinas automotizadas, entre outros e todo esse avanço favorece o sedentarismo, pois as pessoas preferem ficar sentadas ao invéns de práticar esportes, corrida ou caminhada. ( Andreia/Itaim)
2- Na educação infantil devemos nos
preocupar em desenvolver 3 habilidades motoras. Quais são elas? Comente P. 23
São elas: Locomoção, Estabilidade e
Manipulação.
·
A locomoção se dá quando a criança explora os
potenciais motores de seu corpo, movimentam-se em relação aos espaços onde se
encontram;
·
A estabilidade se dá na luta constante contra a
força da gravidade, visando o controle da musculatura para que possa permanecer
em pé;
·
A manipulação visa o controle e a precisão na
manipulação de objetos como alcançar, segurar e soltar objetos.(nil)
Outra resposta - Locomoção- quando a criança explora os potencias motores de seu corpo, movimentando-se em relação aos espaços onde se encontra.
Estabilidade - é a batalha travada diariamente contra a força da gravidade.Essa habilidade da maior controle sobre a musculatura e permite que o individuo fique em pé, contrariando a força da gravidade.
Manipulação - engloba a progressão dos atos de alcançar, segurar e soltar objetos. até que a criança atinja maior controle e precisão na manipulação de objetos da vida cotidiana. (Andreia/Itaim).
3- Cite três orientações para
elaboração de programas destinados as crianças e comente-as. P.134
·
Proporcionar
atividades com atendimento individualizado, introduzindo variações que permitam
a experimentação por parte do educando;
·
Possibilitar
a inclusão e a integração de todos os alunos com trabalho em duplas ou em
pequenos grupos;
·
Oferecer
situações concretas nas quais os alunos percebam o seu progresso. (Nil)
Outra resposta
- -Cada aula deve ser cuidadosamente preparada em termos de conteúdos e estratégia, além de estar ligada ás aulas anteriores.
-Em todas as aulas ,introduzir e manter os procedimentos organizacionais de modo a favorecer a segurança física e espiritual de todos os alunos.
-Devem ser oferecidas situações concretas nas quais os alunos percebem o seu progresso.
O importante é que o professor realize o seu trabalho, embora saiba que existam fatores externos que muitas vezes não favorecem o planejado processo de ensino-aprendizagem. (Andreia/Itaim)
4- Diferencie os conceitos: movimento,
aprendizado motor, movimento motor, habilidade motora. P.23
Outra Resposta:
·
Movimento é a alteração na posição de quaisquer
parte do corpo;
·
Aprendizado motor são variações do comportamento
motor em função das experiências vividas pelo indivíduo;
·
Movimento motor são aspectos biológicos e mecânicos
que propiciam e influenciam os movimentos
Habilidade motora reflete no padrão de movimento
baseado na precisão, no controle e na acuidade do indivíduo.Outra Resposta:
Movimento - alteração na(s) posição(ões) de quaisquer parte do corpo
Aprendizado motor- variações do comportamento motor em função das experiências vividas pelo individuo.
Habilidade motora-padrão de movimento baseado na precisão, no controle e na acuidade do individuo. (Andreia/Itaim)
Prova 4
1. Comente a afirmação: A
Educação Física é conteúdo obrigatório no currículo escolar, porém ainda se vê apenas
como atividade recreativa e desvinculada do processo de alfabetização. P.137
Outra resposta- Muitas instituições educacionais, principalmente as de ensino público, preocupam-se apenas com a inclusão desta disciplina no currículo, já que é obrigatória por lei, sem ter qualquer preocupação com a qualidade da mesma. Esta disciplina é vista apenas como uma forma de descontração e lazer no ambiente escolar. É preciso que ela tenha objetivos que vá além de mera diversão ou descontração, que ela contemple, assim como as outras, a formação de indivíduos autônomos, traçando metas para o desenvolvimento dos aspectos biológicos, físico e psicológico, aumentando sua auto-estima e do aspecto sociológico, proporcionando ao aluno subsídios para sua sociabilidade.
A Educação Física tem se tornado apenas um
momento de descontração. Não há uma valorização desta disciplina no currículo
escolar. A escola e os profissionais não conseguem justifica-la ou mesmo
dar-lhe uma identidade própria capaz de inseri-la no contexto escolar como
disciplina com finalidades, objetivos, conteúdos e métodos eficazes para a
formação de indivíduos autônomos. Essa realidade precisa se mudada.(nil)
Outra resposta- Muitas instituições educacionais, principalmente as de ensino público, preocupam-se apenas com a inclusão desta disciplina no currículo, já que é obrigatória por lei, sem ter qualquer preocupação com a qualidade da mesma. Esta disciplina é vista apenas como uma forma de descontração e lazer no ambiente escolar. É preciso que ela tenha objetivos que vá além de mera diversão ou descontração, que ela contemple, assim como as outras, a formação de indivíduos autônomos, traçando metas para o desenvolvimento dos aspectos biológicos, físico e psicológico, aumentando sua auto-estima e do aspecto sociológico, proporcionando ao aluno subsídios para sua sociabilidade.
Embora sendo uma disciplina obrigatória por lei, as aulas de
Educação Física tem sido vista como uma atividade recreativa por excelência.
Destituída do necessário vínculo com o processo de alfabetização, no cotidiano
escolar as aulas que possuem a motricidade humana como foco de estudo tem dado
vez aos conteúdos (de sala de aula), nos quais as crianças precisam de reforço, ou ainda este espaço na
escola tem servido como recompensa ou castigo, balisando comportamentos dos
estudantes nas situações teóricas – em sala de aula.
2. Qual
a importância da percepção da imagem corporal para o desenvolvimento completo
da criança? P.41
A imagem corporal é um aspecto de destaque na relação do ser com
o seu desenvolvimento completo. É a partir dela que reconhecemos nossa
movimentação no tempo e no espaço, e aprendemos a lidar com objetos e
pessoas que nos cercam, com o meio em
que vivemos.
3. Explique
o conceito de lateralidade. P.35
A base orgânica da motricidade e da
percepção pe constituída pelo sistema nervoso, onde cada hemisfério cerebral é
responsável pelo controle da atividade de uma parte do organismo. Sendo assim,
o hemisfério esquerdo controla a atividade da parte direita do corpo e o
direito da parte esquerda. Existe ainda um hemisfério dominante que determina
se o indivíduo é destro ou canhoto, ou seja, se o hemisfério dominante é o
esquerdo a pessoa é destra e se for direito a pessoa é canhota. Existe também
indivíduo sem uma dominância indefinida, que é identificado como ambidestro.
4. Compare o que a Lei de diretrizes e bases de 1961, LDB 4024/61, previa para as aulas de Educ. Física com a LDB 9394/96, atual. Pg. 141
Até a promulgação da LDB 9.394/96, cada disciplina ou atividade tinha a
responsabilidade de planejar, implementar, criar estratégias e os processos de
avaliação próprios ou de forma isolada. Assim sendo, a maioria das disciplinas
trabalhavam de forma paralela enquanto as atividades (Educação Física,
Artística e Inglês) nem pertenciam à grade curricular dado ao seu carater cunho
prático sem ter um porquê. Hoje, os programas de educação física são adequados
a todos os alunos com atividades variadas e lúdicas. (prova)
Prova 5
1. Descreva as fases do
desenvolvimento psicomotor na infância? P.42
1ª fase – Organização da estrutura motora
e da percepção. O bebê possui condições fisiológicas de reflexo e anatômicas,
desde o nascimento, mas para que se manifestem, é necessário que sejam estimuladas
e assim provoquem reações.
2ª fase - Organização do plano motor desenvolve-se novas possibilidades de
movimentação espacial e relacionamento social.
3ª fase – O desenvolvimento motor fica mais
evidente e seus movimentos tornam-se espontâneos.
4ª fase – É uma etapa de transição no
desenvolvimento psicomotor, quando são especificadas as habilidades motoras.
2.Como as aulas de educação Física
podem integra-se aos conteúdos de língua portuguesa,Estudos sociais,programas
de saúde e educação artística? P.144
Um professor que tenha uma atitude investigativa pode usar o conteúdo das aulas de Educ. Física junto com algumas estratégias, e assim auxiliar o aluno na compreensão de alguns aspectos ligados a essas disciplinas (compreensão de regras, expressão corporal, idéia de cidadania, noções temporo-espaciais, etc.).
Um professor que tenha uma atitude investigativa pode usar o conteúdo das aulas de Educ. Física junto com algumas estratégias, e assim auxiliar o aluno na compreensão de alguns aspectos ligados a essas disciplinas (compreensão de regras, expressão corporal, idéia de cidadania, noções temporo-espaciais, etc.).
3. O guia dos brinquedos e do brincar (Abrinq) sugere
brinquedos em função do desenvolvimento e da aprendizagem a qual se quer
alcançar com as crianças. Cite duas atividades principais e dois brinquedos
sugeridos de cada faixa etária a seguir:
de 0 a 18 meses; de 18 a 36 meses e de 3 a 6 anos.
0/18- explorara, apertar botões e mover alavancas; brinquedos móbiles, brinquedos de puxar e empurrar;
18/36 - dirigir veículos, manipular objetos - brinquedos cavalinho de pau, triciclo, objetos para caixa de areia;
3/6 anos cenários para brincar e ambientes, movimentar-se no espaço; brinquedos fantasias, telefones de brinquedos, triciclo maior
0/18- explorara, apertar botões e mover alavancas; brinquedos móbiles, brinquedos de puxar e empurrar;
18/36 - dirigir veículos, manipular objetos - brinquedos cavalinho de pau, triciclo, objetos para caixa de areia;
3/6 anos cenários para brincar e ambientes, movimentar-se no espaço; brinquedos fantasias, telefones de brinquedos, triciclo maior
4. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem o desenvolvimento
da Educação Física, na escola em três temas, a saber: Conhecimento e Controle
do Corpo, Atividades Rítmicas e Expressivas e Conhecimento sobre os Jogos, Esportes,
Dança, Lutas e Ginástica. Escolha um deles e comente.
Atividades
rítmicas e expressivas – Essas atividades são formadas pelas cantigas e danças
do repertório infantil, pelas rodas e brinquedos cantados e também pelas
ladainhas de pular corda.
Atividades
rítmicas e expressivas que são as rodas e brinquedos cantados,
cantigas e danças do repertório da criança, pular corda e outro.
Prova N3
1. Cite os principais aspectos da dança criativa.
2. No que se
constituem as Habilidades de estabilidade?
3. Segundo os
autores quais são os registros dos primeiros movimentos feitos pelo ser humano?
Comente o trecho
da Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96: § 3º a educação física, integrada à
proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação
básica.
4. Compare o que a Lei de
diretrizes e bases de 1961, LDB 4024/61, previa para as aulas de Educ. Física com
a LDB 9394/96, atual. Pg. 141
Nenhum comentário:
Postar um comentário