Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ed. Corpo e Movimento - Provas OnLine - N2

Minha N2   Resultado final : 2

EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. O MOVIMENTO DE PINÇA FAVORECE:


  •  a coordenação óculo-nodal.
  •  o aprendizado de idiomas.
  •  o aprendizado de atividades catárticas.
  •  o aprendizado da leitura e da escrita.

2. LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE PSICOMOTRICIDADE.



  • I. A educação psicomotora está relacionada à educação mental da expressão motora.
    II. Dupré afirma que existe uma relação entre o desenvolvimento das funções motoras, do movimento, da ação e do desenvolvimento das funções psíquicas.
    III. A psicomotricidade educa os movimentos por meio de atividades desorganizadas.

    Pode-se afirmar que:

  •  somente a afirmativa II está correta.
  •  as afirmativas II e III estão corretas.
  •  somente a afirmativa I está correta.
  •  as afirmativas I e II estão corretas.

3. POR COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A DISTRIBUIÇÃO DA:


  •  massa de gordura pela massa óssea.
  •  estatura pela massa de gordura.
  •  quantidade de alimento pelo peso.
  •  massa corporal pela estatura.

4. A OBRA DE WALLON:


  •  analisa o comportamento por meio do movimento.
  •  reconhece a importância do movimento na construção da personalidade.
  •  busca um conceito para unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.
  •  discute o conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos

Resultado final : 2

EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. A OBRA DE WALLON:


  •  discute o conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos.
  •  reconhece a importância do movimento na construção da personalidade.
  •  analisa o comportamento por meio do movimento.
  •  busca um conceito para unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.

2. LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE PSICOMOTRICIDADE.



  • I. A educação psicomotora está relacionada à educação mental da expressão motora.
    II. Dupré afirma que existe uma relação entre o desenvolvimento das funções motoras, do movimento, da ação e do desenvolvimento das funções psíquicas.
    III. A psicomotricidade educa os movimentos por meio de atividades desorganizadas.

    Pode-se afirmar que:

  •  as afirmativas II e III estão corretas.
  •  somente a afirmativa I está correta.
  •  as afirmativas I e II estão corretas.
  •  somente a afirmativa II está correta.

3. LEIA AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES SOBRE OS OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL.



  • I. A Educação Física Infantil deve estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais por meio do movimento.
    II. A Educação Física Infantil deve, basicamente, realizar as instruções individuais e coletivas.
    III. A Educação Física Infantil deve contribuir para a aquisição de hábitos higiênicos.

    Agora, assinale a alternativa correta.

  •  Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  •  Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  •  As afirmativas I, II e III estão corretas.
  •  Somente as afirmativas II e III estão corretas.

4. TENDO COMO BASE OS ESTUDOS DE PSICOMOTRICIDADE, A ESCRITA PODE SER ENTENDIDA COMO UM:


  •  instrumento de apreensão.
  •  exercício psicomotor.
  •  instrumento da expressão gráfica.
  •  exercício de dominação

Resultado final : 2

EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. A FUNÇÃO DA ESCOLA E A DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO RESPECTIVAMENTE:


  •  ampliar o acervo socioafetivo, alfabetizar e treinar todos os esportes.
  •  ampliar o acervo cultural e dar oportunidade para a alfabetização motora.
  •  alfabetizar o aluno; treinar os esportes como o futebol e o basquetebol.
  •  ortografizar e recrear o aluno, oferecer exercício físicos com material.

2. OS CONTEÚDOS INDICADOS PARA 3.A E 4.A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVEM:


  •  respeitar o pensamento do professor, pois ele comanda os exercícios.
  •  principalmente respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes.
  •  respeitar o nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças.
  •  compor-se apenas de atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada.

3. O MOVIMENTO DE PINÇA FAVORECE:


  •  o aprendizado de atividades catárticas.
  •  a coordenação óculo-nodal.
  •  o aprendizado de idiomas.
  •  o aprendizado da leitura e da escrita.

4. TENDO COMO BASE OS ESTUDOS DE PSICOMOTRICIDADE, A ESCRITA PODE SER ENTENDIDA COMO UM:


  •  instrumento de apreensão.
  •  exercício psicomotor.
  •  instrumento da expressão gráfica.
  •  exercício de dominação

Resultado final : 2

EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. EM TERMOS LEGAIS, A PARTIR DE 1996 AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO:


  •  consideradas como uma atividade recreativa, de lazer ou esportes facultativos para os alunos do Ensino Fundamental.
  •  componente curricular obrigatório inserido no projeto escolar e cujos conteúdos são, dentre outros, jogos e danças.
  •  componente curricular distinto do projeto escolar e cujas atividades são somente os esportes coletivos, como o futebol.
  •  consideradas como um componente curricular com treinos e competições desde a 1.ª série do Ensino Fundamental.

2. A COORDENAÇÃO VISOMOTORA É A COORDENAÇÃO DE MOVIMENTOS QUE SE ORIENTAM PELA VISÃO. SÃO EXEMPLOS DE ATIVIDADES VISOMOTORAS, EXCETO EXERCÍCIOS DE:


  •  recepção.
  •  recepção e lançamento.
  •  lançamento.
  •  salto.

3. POR COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A DISTRIBUIÇÃO DA:


  •  quantidade de alimento pelo peso.
  •  massa de gordura pela massa óssea.
  •  massa corporal pela estatura.
  •  estatura pela massa de gordura.

4. FAZEM PARTE DO GRUPO CONTROLE E CONHECIMENTO DO CORPO AS ATIVIDADES QUE PRETENDEM:


  •  entrar e pular corda e sair com segurança, fluência e habilidade.
  •  reconhecer em si e no outro os membros inferiores e superiores.
  •  correr para frente e para trás, saltar corda e bater a bola com as mãos.
  •  nomear as partes do corpo e aplicá-las no jogo da cultura queimada
Resultado final : 1.5
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Parte superior do formulário
1. A FUNÇÃO DA ESCOLA E A DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO RESPECTIVAMENTE:
·          ampliar o acervo cultural e dar oportunidade para a alfabetização motora.
·          ortografizar e recrear o aluno, oferecer exercício físicos com material.
·          alfabetizar o aluno; treinar os esportes como o futebol e o basquetebol.
·          ampliar o acervo socioafetivo, alfabetizar e treinar todos os esportes.
·          
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO:
·          exercícios, luta, recreação, esportes e dança.
·          dança, jogos individuais, esporte e recreação.
·          tarefas motoras, esportes e atividade muscular.
·          ginástica, luta, dança, esporte e jogo.
·          
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. UMA ATIVIDADE QUE ENVOLVE A REPRESENTAÇÃO DE MÍMICA REFERE-SE:
·          a qualidades físicas.
·          à expressão corporal.
·          ao esquema corporal.
·          à orientação espaço-temporal.
·          
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A IDÉIA DE QUE A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA,
considerada como ação pedagógica e psicológica, utiliza-se dos meios da Educação Física para interferir no comportamento da criança é defendida por:
·          Piaget e Rousseau.
·          Rousseau e Skinner.
·          Skinner e Piaget.
·          Louis Picq e Pierre Vayer.
Resultado final : 1.5
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Parte superior do formulário
1. OS PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO, POR EXEMPLO,

·          preparar o corpo para a competição.
·          favorecer a aptidão física do aluno.
·          dar ocupação à criança e ao jovem.
·          manter a saúde e prevenir as doenças.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A SE CONSCIENTIZAR DO PRÓPRIO CORPO, POIS:

·          dá consciência do equilíbrio corporal em diversas posições.
·          é importante para a consciência do equilíbrio.
·          é o primeiro elemento de domínio do comportamento.
·          é importante nomear as partes do corpo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A OBRA DE WALLON:

·          busca um conceito para unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.
·          discute o conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos.
·          reconhece a importância do movimento na construção da personalidade.
·          analisa o comportamento por meio do movimento.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVEM CONSIDERAR:

·          somente as experiências dos deficientes.
·          as experiências e a maturidade dos alunos.
·          os recursos econômicos e físicos da escola.
·          somente o nível dos alunos deficientes
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Parte superior do formulário
1. ENTRE OS TIPOS DE EXERCÍCIOS QUE ESTIMULAM A COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL ESTÃO EXERCÍCIOS DE:
·          quicar a bola.
·          manejo de bola com os pés.
·          corrida e saltos.
·          arremesso.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO:
·          tarefas motoras, esportes e atividade muscular.
·          ginástica, luta, dança, esporte e jogo.
·          dança, jogos individuais, esporte e recreação.
·          exercícios, luta, recreação, esportes e dança.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. OS CONTEÚDOS INDICADOS PARA 3.A E 4.A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVEM:
·          compor-se apenas de atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada.
·          principalmente respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes.
·          respeitar o pensamento do professor, pois ele comanda os exercícios.
·          respeitar o nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. “É A CONSCIÊNCIA DO PRÓPRIO CORPO, DE SUAS PARTES, DAS SUAS POSTURAS E ATITUDES, TANTO EM REPOUSO COMO EM MOVIMENTO.” O TEXTO REFERE-SE:
·          ao esquema corporal.
·          à orientação temporal.
·          à estruturação espacial.
·          à capacidade física
Parte inferior do formulário

Resultado final : 2
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Parte superior do formulário
1. A DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA É QUE:
·          a primeira tem caráter de competição, e a segunda é lúdica.
·          a primeira é o gesto sem análise, e a segunda tem fundamento.
·          a primeira possui intenção, e segunda refere-se ao esporte.
·          a primeira é, por exemplo, jogo, e a segunda é esporte.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. OS CONTEÚDOS INDICADOS PARA 3.A E 4.A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVEM:
·          respeitar o pensamento do professor, pois ele comanda os exercícios.
·          compor-se apenas de atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada.
·          respeitar o nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças.
·          principalmente respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A COORDENAÇÃO VISOMOTORA É A COORDENAÇÃO DE MOVIMENTOS QUE SE ORIENTAM PELA VISÃO. SÃO EXEMPLOS DE ATIVIDADES VISOMOTORAS, EXCETO EXERCÍCIOS DE:
·          recepção.
·          salto.
·          lançamento.
·          recepção e lançamento.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. SOBRE O ENSINO PRÉ-ESCOLAR, LEIA AS SEGUINTES AFIRMATIVAS.
·         I. É destinado a crianças de 2 a 3 anos (jardins-de-infância).
II. Sua principal finalidade é desenvolver hábitos, habilidades e atitudes que tornem a criança apta a ingressar no Ensino Fundamental.
III. É denominado de pré-infantil.

Agora, assinale a alternativa correta.
·          Somente a afirmativa III está correta.
·          Somente a afirmativa II está correta.
·          Somente a afirmativa I está correta.
·          As afirmativas I e III estão corretasParte inferior do formulário
Resultado final : 1.5
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Parte superior do formulário
1. AS FUNÇÕES DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS SÃO RESPECTIVAMENTE:
  •  alfabetizar todos os alunos e aumentar o acervo cultural e motor dos alunos.
  •  alfabetizar os alunos e padronizar os jogos, as atividades motoras e lúdicas.
  •  ortografizar e treinar alunos para representar os campeonatos da escola.
  •  oferecer condições para alfabetização e treinar o corpo para a ortografização.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. POR COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A DISTRIBUIÇÃO DA:
  •  estatura pela massa de gordura.
  •  quantidade de alimento pelo peso.
  •  massa corporal pela estatura.
  •  massa de gordura pela massa óssea.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. FAZER ROTAÇÃO DOS BRAÇOS É UM PROCEDIMENTO RELACIONADO À CATEGORIA DE MOVIMENTO ATIVIDADE:
  •  estática.
  •  locomotora.ERRADA
  •  não-locomotora.
  •  manipulativa.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. OS CONTEÚDOS INDICADOS PARA 3.A E 4.A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVEM:
  •  compor-se apenas de atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada.
  •  respeitar o nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças.
  •  principalmente respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes.
  •  respeitar o pensamento do professor, pois ele comanda os exercícios
Parte inferior do formulário

1. PARA A LINHA DE PIAGET, CITADO POR WADSWORTH E DE GALLAHUE, A CRIANÇA DA 1.ª SÉRIE ENCONTRA-SE, RESPECTIVAMENTE, NO PERÍODO:
Parte superior do formulário
  •  formal e movimento especializado.
  •  operatório concreto e movimento fundamental.
  •  pré-operatório e sensório-motriz.
  •  pós-operatório e movimento rudimentar.
Parte inferior do formulário
2. AS FUNÇÕES DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS SÃO RESPECTIVAMENTE:
Parte superior do formulário
  •  alfabetizar os alunos e padronizar os jogos, as atividades motoras e lúdicas.
  •  ortografizar e treinar alunos para representar os campeonatos da escola.
  •  oferecer condições para alfabetização e treinar o corpo para a ortografização.
  •  alfabetizar todos os alunos e aumentar o acervo cultural e motor dos alunos.
Parte inferior do formulário
3. SOBRE O MATERIAL PEDAGÓGICO, É INCORRETO AFIRMAR QUE: 
Parte superior do formulário
  •  dá agilidade.
  •  dá independência ao movimento, o que o torna mais artificial.
  •  desperta o sentido rítmico.
  •  dá sentido à forma.
Parte inferior do formulário
4. COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO DE UMA PROPOSTA DESTINADA AOS ALUNOS, UM BOM PROFESSOR DEVE:
Parte superior do formulário
  •  improvisar as aulas, controlar seus alunos e realizar avaliações em todos.
  •  rever o conteúdo teórico, analisar o nível dos alunos e pensar no material.
  •  rever a prática, rever a sua aptidão física pessoal e controlar seus alunos.
  •  rever o conteúdo teórico e planificar as aulas pensando no material.

Parte superior do formulário
Resultado final : 1.5 ( uma esta errada.....confirmar)
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVEM CONSIDERAR:
  •  as experiências e a maturidade dos alunos.
  •  somente o nível dos alunos deficientes.
  •  somente as experiências dos deficientes.
  •  os recursos econômicos e físicos da escola.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O PERÍODO DENOMINADO DE “VOLTA À CALMA” DEVE TER:
  •  20 minutos.
  •  mais de 10 minutos.
  •  de 5 a 10 minutos.
  •  15 minutos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A OBRA DE WALLON:
  •  discute o conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos.
  •  reconhece a importância do movimento na construção da personalidade.
  •  busca um conceito para unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.
  •  analisa o comportamento por meio do movimento.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. POR COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A DISTRIBUIÇÃO DA:
  •  massa corporal pela estatura.
  •  quantidade de alimento pelo peso.
  •  massa de gordura pela massa óssea.
  •  estatura pela massa de gordura
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. SÃO NÍVEIS DO ESQUEMA CORPORAL A SEREM ALCANÇADOS NO PERÍODO PRÉ-ESCOLAR, EXCETO:
  •  expressar-se oralmente.
  •  nomear partes do corpo.
  •  apontar partes do corpo.
  •  movimentar partes do corpo.
2. A MÚSICA É UM RECURSO INTERESSANTE, POIS:
  •  possibilita que a criança tenha contato com outros materiais e perceba a importância de ter cuidado com os objetos dos amigos.
  •  possibilita que a criança trabalhe a coordenação motora fina.
  •  possibilita que a criança tenha contato com diversos ritmos, auxiliando dessa forma o desenvolvimento motor.
  •  está relacionada a processos cognitivos.
3. OS PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO, POR EXEMPLO,
  •  preparar o corpo para a competição.
  •  dar ocupação à criança e ao jovem.
  •  manter a saúde e prevenir as doenças.
  •  favorecer a aptidão física do aluno.
4. CRESCER E DESENVOLVER-SE SÃO PROCESSOS HUMANOS DEFINIDOS, RESPECTIVAMENTE, COMO:
  •  ligados aos fatores físicos e aos fatores motores.
  •  aspectos segmentares e aspectos dependentes do meio.
  •  ligados aos aspectos físico-motores e aos aspectos intelectuais e afetivos.
  •  ligados aos aspectos intelectuais e afetivos e aos aspectos físico-motores
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Top of Form 1
1. SOBRE A ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL, LEIA AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.
·         I. A orientação espacial organiza-se a partir da relação com o outro.
II. O próprio corpo é a referência para a orientação espacial.
III. O desenvolvimento motor está relacionado ao desenvolvimento da orientação espacial.

Agora, assinale a alternativa correta.
·         Somente as afirmativas II e III estão corretas.
·         Somente as afirmativas I e III estão corretas.
·         Somente as afirmativas I e II estão corretas.
·         As afirmativas I, II e III estão corretas.

Bottom of Form 1
Top of Form 2
2. ESCOLHA AS ATIVIDADES MAIS RECOMENDADAS PARA OS ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL.
·         Jogos lúdicos e danças simples.
·         Lutas, esportes e danças simples.
·         Competições, estafetas e esportes.
·         Jogos, danças e esportes coletivos.

Bottom of Form 2
Top of Form 3
3. LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE PSICOMOTRICIDADE.
·         I. A educação psicomotora está relacionada à educação mental da expressão motora.
II. Dupré afirma que existe uma relação entre o desenvolvimento das funções motoras, do movimento, da ação e do desenvolvimento das funções psíquicas.
III. A psicomotricidade educa os movimentos por meio de atividades desorganizadas.

Pode-se afirmar que:
·         somente a afirmativa II está correta.
·         as afirmativas II e III estão corretas.
·         somente a afirmativa I está correta.
·         as afirmativas I e II estão corretas.

Bottom of Form 3
Top of Form 4
4. PARA A LINHA DE PIAGET, CITADO POR WADSWORTH E DE GALLAHUE, A CRIANÇA DA 1.ª SÉRIE ENCONTRA-SE, RESPECTIVAMENTE, NO PERÍODO:
·         pós-operatório e movimento rudimentar.
·         pré-operatório e sensório-motriz.
·         formal e movimento especializado.
·         operatório concreto e movimento fundamental.
Bottom of Form 4