Minha N2 Resultado final : 2
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. A OBRA DE WALLON:
2. LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE PSICOMOTRICIDADE.
3. LEIA AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES SOBRE OS OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL.
4. TENDO COMO BASE OS ESTUDOS DE PSICOMOTRICIDADE, A ESCRITA PODE SER ENTENDIDA COMO UM:
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. A FUNÇÃO DA ESCOLA E A DAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA SÃO RESPECTIVAMENTE:
·
ampliar o
acervo cultural e dar oportunidade para a alfabetização motora.
·
ortografizar e recrear
o aluno, oferecer exercício físicos com material.
·
alfabetizar o
aluno; treinar os esportes como o futebol e o basquetebol.
·
ampliar o
acervo socioafetivo, alfabetizar e treinar todos os esportes.
·
2. OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO:
·
exercícios,
luta, recreação, esportes e dança.
·
dança, jogos
individuais, esporte e recreação.
·
tarefas
motoras, esportes e atividade muscular.
·
ginástica,
luta, dança, esporte e jogo.
·
3. UMA ATIVIDADE QUE ENVOLVE A REPRESENTAÇÃO DE
MÍMICA REFERE-SE:
·
a qualidades
físicas.
·
à expressão
corporal.
·
ao esquema
corporal.
·
à orientação
espaço-temporal.
·
4. A IDÉIA DE QUE A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA,
considerada como ação pedagógica e psicológica, utiliza-se dos meios da
Educação Física para interferir no comportamento da criança é defendida por:
·
Piaget e
Rousseau.
·
Rousseau e Skinner.
·
Skinner e
Piaget.
·
Louis Picq e
Pierre Vayer.
Resultado final : 1.5
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. OS
PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO, POR EXEMPLO,
·
preparar o
corpo para a competição.
·
favorecer a
aptidão física do aluno.
·
dar ocupação
à criança e ao jovem.
·
manter a saúde
e prevenir as doenças.
2. É
IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A SE CONSCIENTIZAR DO PRÓPRIO CORPO,
POIS:
·
dá consciência
do equilíbrio corporal em diversas posições.
·
é importante
para a consciência do equilíbrio.
·
é o primeiro
elemento de domínio do comportamento.
·
é importante
nomear as partes do corpo.
3. A OBRA DE
WALLON:
·
busca um
conceito para unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade
representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.
·
discute o
conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos.
·
reconhece a
importância do movimento na construção da personalidade.
·
analisa o
comportamento por meio do movimento.
4. AS AULAS
DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVEM CONSIDERAR:
·
somente as experiências
dos deficientes.
·
as experiências
e a maturidade dos alunos.
·
os recursos
econômicos e físicos da escola.
·
somente o
nível dos alunos deficientes
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. ENTRE OS
TIPOS DE EXERCÍCIOS QUE ESTIMULAM A COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL ESTÃO EXERCÍCIOS
DE:
·
quicar a
bola.
·
manejo de
bola com os pés.
·
corrida e
saltos.
·
arremesso.
2. OS CONTEÚDOS
DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO:
·
tarefas
motoras, esportes e atividade muscular.
·
ginástica,
luta, dança, esporte e jogo.
·
dança, jogos
individuais, esporte e recreação.
·
exercícios,
luta, recreação, esportes e dança.
3. OS
CONTEÚDOS INDICADOS PARA 3.A E 4.A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVEM:
·
compor-se
apenas de atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada.
·
principalmente
respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes.
·
respeitar o
pensamento do professor, pois ele comanda os exercícios.
·
respeitar o
nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças.
4. “É A
CONSCIÊNCIA DO PRÓPRIO CORPO, DE SUAS PARTES, DAS SUAS POSTURAS E ATITUDES,
TANTO EM REPOUSO COMO EM MOVIMENTO.” O TEXTO REFERE-SE:
·
ao esquema
corporal.
·
à orientação
temporal.
·
à
estruturação espacial.
·
à capacidade
física
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. A
DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA É QUE:
·
a primeira
tem caráter de competição, e a segunda é lúdica.
·
a primeira é o
gesto sem análise, e a segunda tem fundamento.
·
a primeira
possui intenção, e segunda refere-se ao esporte.
·
a primeira é,
por exemplo, jogo, e a segunda é esporte.
2. OS
CONTEÚDOS INDICADOS PARA 3.A E 4.A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVEM:
·
respeitar o
pensamento do professor, pois ele comanda os exercícios.
·
compor-se
apenas de atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada.
·
respeitar o
nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças.
·
principalmente
respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes.
3. A
COORDENAÇÃO VISOMOTORA É A COORDENAÇÃO DE MOVIMENTOS QUE SE ORIENTAM PELA
VISÃO. SÃO EXEMPLOS DE ATIVIDADES VISOMOTORAS, EXCETO EXERCÍCIOS DE:
·
recepção.
·
salto.
·
lançamento.
·
recepção e
lançamento.
4. SOBRE O
ENSINO PRÉ-ESCOLAR, LEIA AS SEGUINTES AFIRMATIVAS.
·
I. É destinado a crianças de 2 a 3 anos (jardins-de-infância).
II. Sua principal finalidade é desenvolver hábitos, habilidades e atitudes que tornem a criança apta a ingressar no Ensino Fundamental.
III. É denominado de pré-infantil.
Agora, assinale a alternativa correta.
II. Sua principal finalidade é desenvolver hábitos, habilidades e atitudes que tornem a criança apta a ingressar no Ensino Fundamental.
III. É denominado de pré-infantil.
Agora, assinale a alternativa correta.
·
Somente a
afirmativa III está correta.
·
Somente a afirmativa
II está correta.
·
Somente a
afirmativa I está correta.
·
As
afirmativas I e III estão corretas
Resultado final : 1.5
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. AS FUNÇÕES DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS SÃO
RESPECTIVAMENTE:
- alfabetizar
todos os alunos e aumentar o acervo cultural e motor dos alunos.
- alfabetizar os alunos
e padronizar os jogos, as atividades motoras e lúdicas.
- ortografizar e treinar
alunos para representar os campeonatos da escola.
- oferecer condições
para alfabetização e treinar o corpo para a ortografização.
2. POR COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A DISTRIBUIÇÃO DA:
- estatura pela massa de
gordura.
- quantidade de alimento
pelo peso.
- massa corporal
pela estatura.
- massa de gordura pela
massa óssea.
3. FAZER ROTAÇÃO DOS BRAÇOS É UM PROCEDIMENTO RELACIONADO À CATEGORIA DE
MOVIMENTO ATIVIDADE:
- estática.
- locomotora.ERRADA
- não-locomotora.
- manipulativa.
4. OS CONTEÚDOS INDICADOS PARA 3.A E 4.A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
DEVEM:
- compor-se apenas de
atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada.
- respeitar o
nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças.
- principalmente
respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes.
- respeitar o pensamento
do professor, pois ele comanda os exercícios
1. PARA A LINHA DE PIAGET, CITADO POR
WADSWORTH E DE GALLAHUE, A CRIANÇA DA 1.ª SÉRIE ENCONTRA-SE, RESPECTIVAMENTE,
NO PERÍODO:
- formal e movimento especializado.
- operatório concreto e
movimento fundamental.
- pré-operatório e sensório-motriz.
- pós-operatório e movimento rudimentar.
2. AS FUNÇÕES DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO
FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS SÃO RESPECTIVAMENTE:
- alfabetizar os alunos
e padronizar os jogos, as atividades motoras e lúdicas.
- ortografizar e treinar
alunos para representar os campeonatos da escola.
- oferecer condições
para alfabetização e treinar o corpo para a ortografização.
- alfabetizar todos os alunos e aumentar o acervo cultural e
motor dos alunos.
3. SOBRE O MATERIAL PEDAGÓGICO, É
INCORRETO AFIRMAR QUE:
- dá agilidade.
- dá independência ao movimento, o que o torna mais artificial.
- desperta o sentido rítmico.
- dá sentido à forma.
4. COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO DE UMA
PROPOSTA DESTINADA AOS ALUNOS, UM BOM PROFESSOR DEVE:
- improvisar as aulas, controlar seus alunos e realizar
avaliações em todos.
- rever o conteúdo teórico, analisar o nível dos alunos e
pensar no material.
- rever a prática, rever a sua aptidão física pessoal e
controlar seus alunos.
- rever o conteúdo teórico e planificar as aulas pensando no
material.
Resultado
final : 1.5 ( uma esta errada.....confirmar)
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. AS AULAS
DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVEM CONSIDERAR:
- as experiências e a
maturidade dos alunos.
- somente o nível dos
alunos deficientes.
- somente as
experiências dos deficientes.
- os recursos econômicos
e físicos da escola.
2. O PERÍODO
DENOMINADO DE “VOLTA À CALMA” DEVE TER:
- 20 minutos.
- mais de 10 minutos.
- de 5 a 10 minutos.
- 15 minutos.
3. A OBRA DE
WALLON:
- discute o conceito de
psicomotricidade como a educação dos movimentos.
- reconhece a
importância do movimento na construção da personalidade.
- busca um conceito para
unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade representam as
expressões das relações do indivíduo com o meio.
- analisa o
comportamento por meio do movimento.
4. POR
COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A DISTRIBUIÇÃO DA:
- massa corporal pela
estatura.
- quantidade de alimento
pelo peso.
- massa de gordura pela
massa óssea.
- estatura pela massa de
gordura
EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
1. SÃO NÍVEIS
DO ESQUEMA CORPORAL A SEREM ALCANÇADOS NO PERÍODO PRÉ-ESCOLAR, EXCETO:
- expressar-se
oralmente.
- nomear partes do
corpo.
- apontar partes do
corpo.
- movimentar partes do
corpo.
2. A MÚSICA É
UM RECURSO INTERESSANTE, POIS:
- possibilita que a
criança tenha contato com outros materiais e perceba a importância de ter
cuidado com os objetos dos amigos.
- possibilita que a
criança trabalhe a coordenação motora fina.
- possibilita que a
criança tenha contato com diversos ritmos, auxiliando dessa forma o
desenvolvimento motor.
- está relacionada a processos
cognitivos.
3. OS
PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO, POR EXEMPLO,
- preparar o corpo para
a competição.
- dar ocupação à criança
e ao jovem.
- manter a saúde e
prevenir as doenças.
- favorecer a aptidão
física do aluno.
4. CRESCER E DESENVOLVER-SE
SÃO PROCESSOS HUMANOS DEFINIDOS, RESPECTIVAMENTE, COMO:
- ligados aos fatores
físicos e aos fatores motores.
- aspectos segmentares e
aspectos dependentes do meio.
- ligados aos aspectos
físico-motores e aos aspectos intelectuais e afetivos.
- ligados aos aspectos
intelectuais e afetivos e aos aspectos físico-motores
1. SOBRE A
ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL, LEIA AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.
·
I.
A orientação espacial organiza-se a partir da relação com o outro.
II. O próprio corpo é a referência para a orientação espacial.
III. O desenvolvimento motor está relacionado ao desenvolvimento da orientação espacial.
Agora, assinale a alternativa correta.
II. O próprio corpo é a referência para a orientação espacial.
III. O desenvolvimento motor está relacionado ao desenvolvimento da orientação espacial.
Agora, assinale a alternativa correta.
·
Somente as afirmativas II e III estão
corretas.
·
Somente
as afirmativas I e III estão corretas.
·
Somente
as afirmativas I e II estão corretas.
·
As
afirmativas I, II e III estão corretas.
2. ESCOLHA AS
ATIVIDADES MAIS RECOMENDADAS PARA OS ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO
FUNDAMENTAL.
·
Jogos lúdicos e danças simples.
·
Lutas,
esportes e danças simples.
·
Competições,
estafetas e esportes.
·
Jogos,
danças e esportes coletivos.
3. LEIA AS AFIRMAÇÕES
ABAIXO SOBRE PSICOMOTRICIDADE.
·
I.
A educação psicomotora está relacionada à educação mental da expressão motora.
II. Dupré afirma que existe uma relação entre o desenvolvimento das funções motoras, do movimento, da ação e do desenvolvimento das funções psíquicas.
III. A psicomotricidade educa os movimentos por meio de atividades desorganizadas.
Pode-se afirmar que:
II. Dupré afirma que existe uma relação entre o desenvolvimento das funções motoras, do movimento, da ação e do desenvolvimento das funções psíquicas.
III. A psicomotricidade educa os movimentos por meio de atividades desorganizadas.
Pode-se afirmar que:
·
somente
a afirmativa II está correta.
·
as
afirmativas II e III estão corretas.
·
somente
a afirmativa I está correta.
·
as afirmativas I e II estão corretas.
4. PARA A LINHA DE
PIAGET, CITADO POR WADSWORTH E DE GALLAHUE, A CRIANÇA DA 1.ª SÉRIE ENCONTRA-SE,
RESPECTIVAMENTE, NO PERÍODO:
·
pós-operatório
e movimento rudimentar.
·
pré-operatório
e sensório-motriz.
·
formal
e movimento especializado.
·
operatório concreto e movimento
fundamental.
Obrigado pela ajuda!!!
ResponderExcluir