Prova 1
1. Descreva sucintamente o que são leis científicas. Pg. 29
* Leis científicas são enunciados universais que devem ser suscetíveis de reformulação ou refutação.Segundo alguns autores, a verdade de uma lei científica é provisória. O que hoje aceitamos como verdadeiro poderá ser desmentido, graças à novas observações e descobertas, ou seja, a verdade dos fatos sempre está sujeita à revisões.
Outra resposta - As leis científicas estabelecem relações necessárias entre dois fenômenos. São enunciados universais que devem ser suscetíveis de reformulação ou refutação. Se valerem absolutamente para todos os casos, não são leis científicas.
2. Explique o que é solo, e por que é importante ensinar sobre ele.
* O solo, também chamado de terra, é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica proveniente da decomposição de animais e plantas. É importante ensinar sobre ele para que as crianças aprendam desde cedo as condições primordiais para sua proteção e conservação.
Outra resposta - O termo solo pode se referir às camadas mais superficiais de um terreno, onde as plantas geralmente crescem e a maior parte dos animais vive. O estudo dos solos é uma atividade instrutiva para toda criança, de área rural ou urbana, de qualquer região do país. Aprender sobre os diversos aspectos do que é um solo, como se forma e varia, como é utilizado, pode despertar a curiosidade e contribuir de maneira significativa na proteção desse recurso.
3. Considere a afirmação abaixo:
Um problema que existe, ainda hoje, em muitas salas de aula, é um ensino dicotomizado entre a ciência do quadro de giz (meramente reprodutiva, preocupado com a memorização de conceitos científicos) e a “ciência” do cotidiano do aluno (mais próxima do aluno e usada por ele para explicar a realidade). Que proposta para o ensino de Ciências Naturais os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem para superar este ensino dicotomizado? Pg. 76
* Para superar o ensino dicotomizado, os PCNs propõe um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o ser humano como parte do universo e como individuo, contribuindo para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, no modo de intervir na natureza, em como utilizar seus recursos, e para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência, sociedade e tecnologia.
Outra resposta - Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem uma proposta para o ensino de Ciências Naturais, como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o ser humano como parte do universo e como indivíduo. Assim, a apropriação de seus conceitos e procedimentos pode contribuir para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para compreensão e valoração dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, sociedade e tecnologia.
4. Cite 02 características do conhecimento teológico, segundo a leitura do módulo fundamentos teológicos e praticas do ensino de Ciências. Pg. 11
* O conhecimento teológico é caracterizado pelo resultado das crenças que os seres humanos têm das divindades em termos da fé. Ele se origina da aceitação pelos seres humanos dos dados da revelação divina da nossa fé e nos dá a resposta para muitas questões que podem ser respondidas por outros níveis de conhecimento.
Outra resposta - O conhecimento teológico é constituído por um conjunto de conhecimentos oriundos da aceitação, pelos homens, dos dados da revelação divina, da fé. O conhecimento teológico apresenta respostas para questões que o homem não pode responder com os demais níveis de conhecimento
Outra resposta - O conhecimento teológico apresenta respostas para questões que o homem não pode responder e é constituído por conhecimentos originários da aceitação, pelos homens, dos dados da revelação divina, da fé.
Prova 2
1. A aprendizagem por ciclos é um dos modelos mais conhecidos e com maior efetividade para o ensino de ciências. A aprendizagem por ciclos é atualmente dividida em cinco estágios: envolvimento, exploração, explicação, elaboração e aprofundamento e avaliação. A fase de exploração é um excelente momento para engajar os alunos em investigação. Cite 3 atividades realizadas pelos alunos na fase de exploração. Pg.203
Na fase da exploração, os alunos coletam evidências, dados, anotam e organizam as informações obtidas, compartilham as observações, fazendo assim um trabalho cooperativo, ajudando-os a construírem uma experiência em comum enquanto investigam.
2. Um grande filósofo que teve grande influência para o desenvolvimento da ciência foi Kant. Cite resumidamente alguma de suas idéias pgs. 41 e 42
Kant analisa a razão como instrumento de conhecimento e conclui que só conhecemos as aparências e fenômenos e não os seres entre si, não podemos conhecer as coisas em si, somente as revestidas com a nossa subjetividade.
3. Segundo o capítulo Parâmetros curriculares nacionais: introdução, descreva três elementos presentes na sua estrutura organizacional pg. 69
1- Os objetivos gerais do Ensino Fundamental constituem referência principal para definição de áreas e temas. 2- A avaliação nos PCNs é um elemento que visa favorecer a melhoria da qualidade da aprendizagem, e não uma “arma” contra o aluno. 3- Os conteúdos são apresentados como blocos no interior de cada área, e devem estar presentes em todo ensino fundamental.
4. Considere a afirmação abaixo:
A idéia do homem, como dono da natureza ou senhor absoluto dela, foi reforçada durante muito tempo nas escolas quando se ensinava a partir de uma concepção antropocêntrica, na qual o ser humano esta no centro, numa posição de destaque em relação aos outros seres vivos e, portanto, a natureza esta a seu dispor. Pergunta-se: Como é a prática pedagógica, defendida no bloco temático Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ciências Naturais, para derrubar esta concepção antropocêntrica de ensino?
A prática pedagógica defendida seria voltada para a reconstrução da relação “ser humano versus natureza”, e ampliar o conhecimento de como a natureza se comporta e como vida se processa. Nessa nova concepção, o homem e a natureza dependem um do outro para sua sobrevivência, devendo haver um respeito pelos bens naturais, para que nosso planeta seja preservado.
Prova 3
1. No capítulo: Ensinado assuntos controversos, a autora afirma que não existe uma “verdade científica”, pois a ciência é uma produção humana e, portanto, sujeito a equívocos, distorções e fragilidades típicas do ser humano em sua busca de novos conhecimentos. Mais adiante, a autora comenta que há alguns assuntos da ciência contemporânea que são bastante polêmicos, e que é imprescindível ao professor que, mais que conhecer estes temas, seja capaz de propor uma discussão de forma eficaz em sala de aula. Cite 3 temas polêmicos da ciência contemporânea mencionadas pela autora. Pg. 231
* Terapia congênita, aborto e evolução, alimentos geneticamente transformados e uso de células-tronco embrionárias.
2. Cite 2 características do conhecimento científico, segundo a leitura do módulo Fund. Teórico e Prático Ciências. Pg. 12
* Uma característica do conhecimento científico é que ele é analítico, pois quando estuda um fato, a ciência o decompõe em partes para depois reconstruí-lo (análise e síntese) e outra característica é que requer exatidão e clareza, não se eximindo obviamente de algum erro ou inexatidão.
3. O planeta Terra tem um raio de quase
* A sismologia é o estudo do comportamento das ondas sísmicas ao atravessar as diversas partes internas do planeta. Essas ondas elásticas propagam-se gerando deformações, sendo gerados por explosões artificiais e, sobretudo, pelos terremotos. As ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção e das características do meio atravessado. As informações sobre a velocidade das ondas sísmicas no interior da terra permitiram reconhecer 3 camadas principais: crosta, manto e núcleo tem seus estado físico, temperatura, pressão e espessura.
4. Segundo o módulo Fund.Teórico e Prático de Ciências, o filósofo Francis Bacon propunha uma forma específica para o estudo da natureza. Qual era esta forma? pg. 41
* Bacon propunha o método indutivo como sendo o único pelo qual se pode conhecer natureza e fazer a ciência progredir. Aconselhou a observação e a experimentação para o estudo da natureza e menosprezou a dedução como forma valida de raciocínio, inclusive nas ciências.
Prova 4
1. Segundo o capítulo ‘ As Concepções epistemológicas do Professor, como um dos determinantes do processo ensino aprendizagem, cite duas características da pedagogia relacional. PG. 60
A pedagogia relacional tem como característica a construção o conhecimento (construtivismo). O professor defensor dessa pedagogia acredita que o aluno só aprenderá e construirá um novo conhecimento se agir sobre o material apresentado pelo professor, e esses materiais devem apresentar um problema que estimule o aluno a refletir e a investigar.
* Na pedagogia relacional o professor acredita que tudo que o aluno constrói em sua vida serve de patamar para a construção do seu conhecimento e esse processo se inicia desde o seu nascimento. O processo de aprendizagem se dá pela construção (construtivismo), onde não há lugar para autoritarismo, pelo contrário, aluno e professor constroem juntos o conhecimento, sem abrir mão das regras, mas que elas tenham o objetivo de construir uma disciplina intelectual, de forma a possibilitar uma boa convivência e um ambiente propicio para o processo ensino-aprendizagem.
* Na pedagogia relacional o professor acredita que tudo que o aluno constrói em sua vida serve de patamar para a construção do seu conhecimento e esse processo se inicia desde o seu nascimento. O processo de aprendizagem se dá pela construção (construtivismo), onde não há lugar para autoritarismo, pelo contrário, aluno e professor constroem juntos o conhecimento, sem abrir mão das regras, mas que elas tenham o objetivo de construir uma disciplina intelectual, de forma a possibilitar uma boa convivência e um ambiente propicio para o processo ensino-aprendizagem.
2. Considere o texto abaixo a respeito da avaliação no ensino de ciência coerentemente a concepção de conteúdos e aos objetivos propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos em relação a aprendizagem de conceitos,de procedimentos e de atitudes. A partir do exposto pergunta-se como é a avaliação defendida pelos parâmetros nacionais para as ciências naturais. PG.81
A avaliação pode ser realizada ao se solicitar que o aluno interprete algumas situações determinadas, cujo entendimento demanda os conceitos que estão sendo aprendidos, ou seja, que interpretem uma figura, um texto, um problema, etc. Essas situações tornam possível avaliar-se tanto a evolução conceitual quanto a aprendizagem de procedimentos, sendo que esse tipo de avaliação faz parte do processo ensino-aprendizagem.
* É uma avaliação considerada favorecedora da melhoria da qualidade da aprendizagem, deixando de funcionar como arma contra o aluno (punitiva). É realizada em cada ciclo e se constituem em indicadores para a reorganização do ensino-aprendizagem. O professor deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação à aprendizagem de conceitos, de procedimentos e de atitudes
3. Segundo a leitura do módulo Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências, as ciências podem ser classificadas de duas formas diferentes: as naturais e as humanas,descreva a diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de conhecimentos que pertencem a cada uma delas. Pag.22
Ciência naturais: estuda os fatos do mundo real, que podemos ver, sentir ou perceber por meio de aparelhos. Ex: calor, força. Ciências humanas: estuda os fatos relacionados à mente, aos conflitos humanos, à família, aos grupos sociais, à população.
As ciências naturais estudam fatos reais, que podem ser vistos, tocados ou sentidos, mesmo que por meio de aparelhos. Como exemplo, podemos citar um móvel, que pode ser visto e ser tocado, uma força, que pode ser sentida, o calor ou o frio, que podemos sentir. A física, a química, a biologia, a geologia e a astronomia são exemplos de ciências naturais.
Já as ciências humanas estudam os fatos relacionados à mente humana, aos conflitos, aos grupos sociais, à família à população. A história, a psicologia, a economia são exemplos de ciências humanas.
As ciências naturais estudam fatos reais, que podem ser vistos, tocados ou sentidos, mesmo que por meio de aparelhos. Como exemplo, podemos citar um móvel, que pode ser visto e ser tocado, uma força, que pode ser sentida, o calor ou o frio, que podemos sentir. A física, a química, a biologia, a geologia e a astronomia são exemplos de ciências naturais.
Já as ciências humanas estudam os fatos relacionados à mente humana, aos conflitos, aos grupos sociais, à família à população. A história, a psicologia, a economia são exemplos de ciências humanas.
4. Considere o texto abaixo:
A investigação é uma importante estratégia no ensino de ciências. Ela é uma atividade multifacetada, que envolve observar, perguntar, examinar livros e outras fontes de informação para ver o que já conhecido, planejar investigações revendo o que já sabe de luz de evidências usando ferramentas, para analisar e interpretar dados, propor respostas, explicações, previsões e finalmente comunicar os resultados. Considerando que a habilidade e competência do professor são imprescindíveis nas aulas como investigação, cite três características que o professor precisa ter. Pag. 170
Investigação - fazer perguntas que requeiram habilidade de raciocínio - esperar o aluno responder e não o interromper no meio da resposta - agradecer a contribuição dos alunos, fazendo reforço positivo às respostas.
Numa aula de investigação, um bom professor é aquele que, entre outras qualidades, saiba planejar suas atividades e é centrado no assunto, porém flexível para na mediação das questões dos alunos; um professor que avalia o conhecimento prévio dos alunos antes de começar a aula e usá-los como base para introduzir os assuntos; um professor que estuda os comentários dos alunos, ficando atento aos conceitos alternativos que possam aparecer durante a aula; um professor que leva em consideração os interesses dos alunos e baseia as aulas nas pressuposições dos alunos.
Numa aula de
investigação o professor pode ser caracterizado por propor questões que exige
auto nível de raciocínio dos alunos, por atuar na sala como facilitador, explorando
os interesses da turma. Nas aulas de investigação é indispensável que tenha
habilidade e competência na preparação de um ambiente que estimule os alunos à
aprendizagem, que seja organizado, que tenha habilidade de questionamento e que
saiba fazer uso até mesmo de sua linguagem corporal, para facilitar a
compreensão dos alunos.
Numa aula de investigação, um bom professor é aquele que, entre outras qualidades, saiba planejar suas atividades e é centrado no assunto, porém flexível para na mediação das questões dos alunos; um professor que avalia o conhecimento prévio dos alunos antes de começar a aula e usá-los como base para introduzir os assuntos; um professor que estuda os comentários dos alunos, ficando atento aos conceitos alternativos que possam aparecer durante a aula; um professor que leva em consideração os interesses dos alunos e baseia as aulas nas pressuposições dos alunos.
Prova 5
1. Podemos além de classificar as ciências em naturais e humanas, classifica-la em ciências formais e ciências factuais. Descreva sucintamente as principais características de cada uma delas
* Ciências formais: está ligada a matemática e a lógica, estudam as ideias e os fenômenos da maneira como eles aparecem.
Ciências factuais: estão relacionadas a área de humanas e estudam os fenômenos como eles são, seu objeto de estudo é real, existe e tem características percebidas através dos sentidos.
Outra resposta - Outra classificação também é possível no conjunto das ciências: Ciências Formais (Matemática e Lógica) e Ciências Factuais (Naturais e Humanas). O critério para essa divisão é o objeto de conhecimento: as Ciências Formais (ou abstratas) estudam a forma (a maneira) como os fenômenos aparecem (a forma do conhecimento).
As Ciências Factuais estudam os fenômenos como eles são. Seus objetos de estudo são reais, têm existência independentemente de nossa mente e suas características são perceptíveis aos sentidos. Às vezes, não podem ser percebidas diretamente e, nesses casos, torna-se necessário o uso de aparelhos como, por exemplo, o microscópio e o telescópio.
2. Nos parâmetros curriculares nacionais das ciências naturais encontramos os conteúdos organizados em blocos temáticos. Em todos os blocos são apontados os conceitos, procedimentos e atitudes necessárias para a compreensão da temática em foco. Considerando essa resposta o que são os conteúdos conceituais procedimentais e atitudinais?
* Conteúdos conceituais – estão relacionados aos conceitos, conhecimentos, fatos e princípios estabelecidos pela humanidade ao longo do tempo.
Conteúdos procedimentais – estão ligados aos procedimentos, métodos, técnicas e como fazer algo.
Conteúdos atitudinais – referem-se as atitudes que são esperadas dos alunos, segundo valores são universais.
Outra resposta - O primeiro conteúdo diz respeito aos aspectos cognitivo, que são chamados conteúdos conceituais. Eles normalmente operam com informações conceituais, com noções especificas de princípios científicos, fatos, fenômenos e de leis gerais que precisam ser interpretadas pelos alunos,
O segundo conjunto de conteúdos são de natureza procedimentais, os conteúdos desta natureza estão relacionados a um saber fazer. O que significa esse saber fazer? Quando pensamos em um conteúdo de natureza procedimental a noção de fazer não é exatamente a mesma de captar um conceito, ou se apropriar de um conceito pronto. Podemos perceber a intencionalidade da realização de uma atitude e que essa seja feita através de um experimento, através da construção de uma maquete ou mesmo na hora da resolução de um questionário. Esses procedimentos, portanto não são assimilando da mesma forma, que são assimilados os conteúdos de natureza conceitual.
O último conteúdo a ser abordado É chamado de conteúdos a atitudinal, esses talvez sejam mais difíceis de serem trabalhados porque reflete a própria postura do professor, eles refletem o posicionamento a forma de encarar a vida de encarar o mundo, as concepções que este professor tem e que consequentemente passa para seus alunos.
3. Segundo capítulo, as concepções epistemológicas do professor como um determinante do processo ensino-aprendizagem. Cite duas características da pedagogia não diretiva. p.59
* Segundo a pedagogia não diretiva o aluno aprende por ele mesmo, sendo que o papel do professor é de despertar no aluno o conhecimento que ele já tem.
Considera-se que o ser humano já nasce com o conhecimento registrado geneticamente e é o aluno, então, que determina a ação do professor em relação ao ensino.
A pedagogia não diretiva tem como característica o conhecimento que o alunos já possui e uma certa autonomia que ele tem na construção do seu aprendizado, ja que ele tem a capacidade de aprender por si só, restando ao professor apenas o papel de despertar esse conhecimento que ele (aluno) já possui.
Essa pedagogia entende também que o ser humano é dotado de um conhecimento herdado geneticamente, ou seja, ele já nasce com um conhecimento programado geneticamente, e nesse caso, é o próprio aluno quem determina a ação do professor.
A pedagogia não diretiva tem como característica o conhecimento que o alunos já possui e uma certa autonomia que ele tem na construção do seu aprendizado, ja que ele tem a capacidade de aprender por si só, restando ao professor apenas o papel de despertar esse conhecimento que ele (aluno) já possui.
Essa pedagogia entende também que o ser humano é dotado de um conhecimento herdado geneticamente, ou seja, ele já nasce com um conhecimento programado geneticamente, e nesse caso, é o próprio aluno quem determina a ação do professor.
Outra resposta - O professor defensor do apriorismo possuem as seguintes crenças o aluno aprende por si mesmo, os professores apriorista não interferem no processo de aprendizagem do aluno. O aluno pelas suas condições prévias determina a ação do professor. O papel do professor é o de auxiliar a aprendizagem do aluno. De acordo com os adeptos do apriorismo o ser humano nasce com o conhecimento já programado em sua herança genética, basta somente um exercício, um estímulo para que o conhecimento desperte. A influência do meio físico ou social deve ser realizada ao mínimo, uma vez que tudo já está previsto.
4. Segundo o módulo, fundamentos teóricos e práticos do ensino de ciências. Cite e descreva sucintamente as duas ideias mais aceita sobre a definição do que é currículo.
* Currículo entendido com estudos a realizar – trata de forma pedagógica o conhecimento que o aluno vai aprender na escola, questionando situações de como organizar o currículo e que tipo de conhecimento deve ser estabelecido no currículo.
Currículo entendido como estudos já realizados – trata das experiências que foram vivenciadas na escola e das etapas que o aluno percorreu no seu percurso de formação.
Outra resposta - As noções de currículos normalmente estão relacionadas a dois conjuntos específicos.
Primeiro: o currículo como um conjunto de conhecimentos que deve ser aprendido pelo aluno. Segundo: a noção do currículo como conjunto de experiências já vividas e organizadas pelo espaço escolar e pelas quais os alunos devem passar. Quando pensamos nesta interpretação de currículo normalmente pensamos no ato de correr, nesta caminhada que normalmente vai estar relacionada à ideia de currículo, é importante perceber que normalmente isso se representa no dia-a-dia da escola através do conjunto de matérias que são apresentados nestes espaços educativos informações, mais habilidades e atitudes. Desenvolvimento cognitivo afetivo emocional e físico social e profissional dos alunos Ao pensar nas duas concepções que foram trazidas para nós acerca do currículo a primeira voltada mais ao conjunto de conhecimentos e a segunda voltada um conjunto de experiências.
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