Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências - Prova N3

1. Defina sucintamente o que são leis e teoria, segundo a leitura do módulo.
As leis científicas estabelecem relações necessárias entre dois fenômenos. São enunciados universais que devem ser suscetíveis de reformulação ou refutação. Se valerem absolutamente para todos os casos, não são leis científicas. As teorias científicas reagrupam e representam as leis de modo sintético e simples; coordenam e unificam o saber científico. Por exemplo: a teoria de Newton da gravitação universal unifica as leis planetárias de Kepler e a lei da queda dos corpos de Galileu.

* Outra resposta – As leis científicas estabelecem relações necessárias entre dois fenômenos. As teorias científicas reagrupam e representam as leis de modo sintético e simples. As teorias coordenam e unificam o saber científico.
 Se valerem absolutamente para todos os casos; não são leis científicas

2. Segundo a leitura do módulo, Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências, as ciências podem ser classificadas de duas formas diferentes: as naturais e as humanas. Descreva a diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de conhecimentos que pertencem a cada uma delas.
Existem fatos do mundo real que podemos ver sentir ou, pelo menos, perceber indiretamente por meio de aparelhos. Por exemplo, uma mesa é um objeto visível, uma força pode ser sentida, o calor é percebido pelos nossos sentidos ou então por aparelhos. Esses fatos são estudados pelas Ciências Naturais. Já os fatos relacionados à mente, aos conflitos humanos, aos grupos sociais, à família, às populações, por exemplo, são estudados pelas Ciências Humanas. A Física, a Química, a Biologia, a Geologia e a Astronomia são exemplos de Ciências Naturais. A História, a Psicologia, a Economia são exemplos de Ciências Humanas.

* Outra resposta – Uma mesa é um objeto visível, uma força pode ser sentida, o calor é percebido pelos sentidos ou por aparelhos, isto é ciência natural. Já a ciência humana é aquela relacionada aos conflitos humanos.
Ciências naturais pertencem a área de conhecimento da física, química, entre outras. Já a história e a psicologia, por exemplo, pertencem as humanas.

3. Segundo o capítulo Parâmetros Curriculares Nacionais presente na literatura do Módulo, apresente três elementos presentes na sua estrutura organizacional.
Os documentos das áreas têm uma estrutura comum: apresentam a concepção da área, objetivos, avaliação, conteúdos e orientações didáticas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam critérios de avaliação da aprendizagem a serem realizados em cada ciclo e se constituem em indicadores para a reorganização do processo de ensino-aprendizagem.
O item orientações didáticas discute questões sobre a aprendizagem de determinados conteúdos, como ensiná-los de maneira coerente com a fundamentação explicitada nos documentos.
 O que podemos perceber em termos de estrutura organizacional é que os parâmetros são basicamente divididos em dois blocos. A escolaridade é separada por ciclos. A organização da escolaridade por ciclos busca respeitar o ritmo de atividades de cada um dos alunos. Observamos também a organização dos conhecimentos. Em termo de conhecimentos estas estruturas são organizadas de acordo com áreas e temas.

* Outra resposta – Os conteúdos serão apresentados como blocos no interior de cada área, que devem estar presentes em toda a escolaridade fundamental.
A avaliação, os documentos, concepção da área, objetivos construídos e orientações.

4. Cite duas características do Conhecimento Cotidiano, segundo a Literatura do Módulo, Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências.
O conhecimento cotidiano é o conhecimento que as pessoas adquirem por acaso, ao longo de sua vida, a partir de experiências vivenciadas ou que lhes são transmitidas por outras pessoas. É transmitido de uma geração para outra e que constitui a tradição de uma determinada sociedade.

* Outra resposta – É o conhecimento que as pessoas adquirem ao longo da vida, a partir de experiências transmitidas de geração para geração. Ele é ametódico e assistêmico.