1. Defina sucintamente o que
são leis e teoria, segundo a leitura do módulo.
As leis
científicas estabelecem relações necessárias entre dois fenômenos. São
enunciados universais que devem ser suscetíveis de reformulação ou refutação.
Se valerem absolutamente para todos os casos, não são leis científicas. As
teorias científicas reagrupam e representam as leis de modo sintético e
simples; coordenam e unificam o saber científico. Por exemplo: a teoria de
Newton da gravitação universal unifica as leis planetárias de Kepler e a lei da
queda dos corpos de Galileu.
* Outra resposta – As leis científicas
estabelecem relações necessárias entre dois fenômenos. As teorias científicas
reagrupam e representam as leis de modo sintético e simples. As teorias
coordenam e unificam o saber científico.
Se valerem absolutamente para todos os casos;
não são leis científicas
2. Segundo a leitura do
módulo, Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências, as ciências
podem ser classificadas de duas formas diferentes: as naturais e as humanas.
Descreva a diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de conhecimentos
que pertencem a cada uma delas.
Existem
fatos do mundo real que podemos ver sentir ou, pelo menos, perceber
indiretamente por meio de aparelhos. Por exemplo, uma mesa é um objeto visível,
uma força pode ser sentida, o calor é percebido pelos nossos sentidos ou então
por aparelhos. Esses fatos são estudados pelas Ciências Naturais. Já os fatos
relacionados à mente, aos conflitos humanos, aos grupos sociais, à família, às
populações, por exemplo, são estudados pelas Ciências Humanas. A Física, a
Química, a Biologia, a Geologia e a Astronomia são exemplos de Ciências Naturais.
A História, a Psicologia, a Economia são exemplos de Ciências Humanas.
* Outra resposta – Uma mesa é um
objeto visível, uma força pode ser sentida, o calor é percebido pelos sentidos
ou por aparelhos, isto é ciência natural. Já a ciência humana é aquela
relacionada aos conflitos humanos.
Ciências
naturais pertencem a área de conhecimento da física, química, entre outras. Já
a história e a psicologia, por exemplo, pertencem as humanas.
3. Segundo o capítulo
Parâmetros Curriculares Nacionais presente na literatura do Módulo, apresente
três elementos presentes na sua estrutura organizacional.
Os
documentos das áreas têm uma estrutura comum: apresentam a concepção da área,
objetivos, avaliação, conteúdos e orientações didáticas.
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais indicam critérios de avaliação da
aprendizagem a serem realizados em cada ciclo e se constituem em indicadores
para a reorganização do processo de ensino-aprendizagem.
O item
orientações didáticas discute questões sobre a aprendizagem de determinados
conteúdos, como ensiná-los de maneira coerente com a fundamentação explicitada
nos documentos.
O que podemos perceber em termos de estrutura
organizacional é que os parâmetros são basicamente divididos em dois blocos. A
escolaridade é separada por ciclos. A organização da escolaridade por ciclos
busca respeitar o ritmo de atividades de cada um dos alunos. Observamos também
a organização dos conhecimentos. Em termo de conhecimentos estas estruturas são
organizadas de acordo com áreas e temas.
* Outra resposta – Os conteúdos serão
apresentados como blocos no interior de cada área, que devem estar presentes em
toda a escolaridade fundamental.
A
avaliação, os documentos, concepção da área, objetivos construídos e orientações.
4. Cite duas características do
Conhecimento Cotidiano, segundo a Literatura do Módulo, Fundamentos Teóricos e
Práticos do Ensino de Ciências.
O
conhecimento cotidiano é o conhecimento que as pessoas adquirem por acaso, ao
longo de sua vida, a partir de experiências vivenciadas ou que lhes são
transmitidas por outras pessoas. É transmitido de uma geração para outra e que
constitui a tradição de uma determinada sociedade.
* Outra resposta – É o conhecimento
que as pessoas adquirem ao longo da vida, a partir de experiências transmitidas
de geração para geração. Ele é ametódico e assistêmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário