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sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências - Provas Online (N2)

Minha N2

Resultado final : 2

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

1. "A avaliação aberta é uma forma autêntica de avaliação que permite ao aluno usar altos níveis de raciocínio por uma variedade de estilos de escrita"
  • e "permite que o aluno expresse suas próprias ideias." Sobre esse tipo de avaliação, assinale a opção incorreta.
  •  Em uma avaliação aberta, o aluno será avaliado tanto na sua escrita e concepções quanto na habilidade de resolver problemas.
  •  Nessa avaliação, os alunos expressam seus pensamentos com pelo menos quatro estilos diferentes de escrita: mecânico, transacional, expressivo e criativo.
  •  Essa avaliação desafia o aluno a pensar.
  •  Nessa avaliação, os alunos expressam apenas o que sabem mais, dificultando o diagnóstico pelo professor. Eles geralmente escrevem mais no estilo expressivo, ou seja, resumindo suas ideias e comparando-as. (p 124)

2. Deve-se trabalhar com assuntos controversos principalmente porque são uma estratégia para


  •  debater o problema do desperdício dos alimentos.
  •  colocar os alunos em conflito, para desenvolver a competitividade.
  •  analisar com mais propriedade assuntos divulgados pela mídia. (p. 231)
  •  analisar o problema dos lixões nas cidades.

  • 3. Observe atentamente o esquema abaixo e assinale a alternativa correta.
  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>

  •  A produção de tiroxina não sofre influência do hipotálamo.
  •  O esquema representa um mecanismo regulador denominado de retroalimentação.
  •  O hipotálamo gera o hormônio (Y), apesar de a glândula hipófise regular sua concentração no sangue.
  •  A tiroxina é um hormônio que não influi na produção do hormônio (X) hipotalâmico.

  • 4. Assinale a alternativa verdadeira.
  •  Os materiais sintéticos são sucatas e devem ir para o lixo.
  •  As máquinas foram inventadas somente para ocupar o lugar dos homens.
  •  O plástico é uma ótima invenção que não prejudicou o meio ambiente.
  •  O código de barras foi inventado na década de 1970
N2 do colega Ary Júnior

Resultado final : 2


FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

1. Como se pode medir a velocidade da correnteza de um rio?

  •  A bolinha é solta na água e o cronômetro ligado, o barbante marca a distância percorrida em 30 segundos. Uma trena mede a distância percorrida. Calcula-se a velocidade dividindo a distância percorrida por 30.
  •  Coloca-se o cronômetro dentro da água e aperta, deixa-se apertado por um minuto e observa-se o resultado.
  •  Soltando uma bolinha de tênis na água para ver aonde ela vai, daí mede-se a distância.
  •  Usa-se uma trena ou um barbante para medir a distância entre as duas bordas do rio. O cronômetro vai medir o tempo que levou para andar de um lado para outro.

2. Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar que


  •  para germinar as sementes possuem as mesmas necessidades umas das outras.
  •  o processo reprodutivo pode ser visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais.
  •  as plantas geradas por meio da semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
  •  o cruzamento assexuado é aquele que gera as plantas a partir das sementes.

3. Mapas conceituais são diagramas propostos para mostrar como alguém entende um tópico em particular.


  • Os conceitos são circulados e unidos por traços a outros conceitos com os quais têm relação. Sobre esse método, é correto afirmar que
  •  dependendo do assunto que está sendo tratado, o mapa conceitual acaba tornando-se um diagrama confuso, mesmo que o professor tenha bastante experiência com seu uso.
  •  os problemas conceituais ou erros raramente aparecem nos mapas conceituais.
  •  por meio desse método, o professor consegue identificar as ideias preliminares e os conceitos equivocados dos alunos.
  •  ele serve para avaliar alunos com alto grau de inteligência visual. Os demais alunos não conseguiriam montar um mapa conceitual.

4. Associe os termos da primeira coluna com os conceitos da segunda.


  • (a) Conteúdos atitudinais.
    (b) Conteúdos conceituais.
    (c) Conteúdos procedimentais.

    ( ) Conhecimentos construídos pela humanidade ao longo da história. Engloba fatos e princípios.
    ( ) Atitudes que se esperam dos alunos a partir de valores universais.
    ( ) Referem-se ao saber fazer: técnicas e métodos.

    A sequência correta é:
  •  b, c, a.
  •  a, b, c.
  •  c, b, a.
  •  b, a, c
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FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
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1. Sobre a relação entre o aluno, o professor e a construção do conhecimento é correto afirmar que
 o conhecimento se inicia quando o aluno passa a frequentar a escola, participando da construção do conhecimento.
 a figura autoritária do professor ajuda no aprendizado dos alunos por manter a tranquilidade durante a prática docente.
 na pedagogia direcional, acredita-se que tudo que o aluno constrói o auxiliará na construção de novos conhecimentos.
 as regras têm o objetivo de possibilitar o desenvolvimento da busca pelo conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
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2. Assinale a única afirmação incorreta a respeito do tema transversal Ambiente.
 Os conceitos e princípios ecológicos possibilitam aos alunos desenvolverem valores, atitudes e comportamentos positivos, visando à melhoria da qualidade de vida.
 Os conhecimentos ecológicos possibilitam a identificação das ações humanas prejudiciais ao meio ambiente.
 A Ecologia é o principal referencial teórico para os estudos ambientais.
 As ações de Educação Ambiental orientam os conceitos e princípios da Ecologia.
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3. Há várias estratégias para o ensino de Ciências. Todas elas exigem atenção, disciplina e muito suporte do professor.

Sobre as estratégias de ensino, assinale a alternativa correta.
 Por meio do uso da internet, por exemplo, os alunos encontram textos sobre o que estão pesquisando. Com o simples ato da procura pela informação, eles aprendem o conteúdo sozinhos. O papel do professor é ensinar a pesquisar.
 Por meio da problematização, o professor consegue estimular os alunos a pensarem sobre o assunto. Porém, isso nem sempre significa que eles aprenderão o que é certo, nunca acontecendo conflitos de compreensão e de explicação.
 Por meio das aulas de campo, os alunos observam o ambiente. O professor pode propor uma continuidade do trabalho em sala de aula ou mesmo fora dela. Professor e alunos acabam aprendendo mais.
 Por meio dos projetos de pesquisa, os alunos podem aprender os conteúdos que o professor não conseguiu ensinar na sala de aula. Assim, os alunos acabam aprendendo também a serem autodidatas.
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4. Para minimizar os efeitos medo e nojo, o professor pode
 fazer o aluno segurar e tocar no animal. Só assim perde-se o medo ou o nojo daquele animal.
 imergir na atividade fazendo com que todos participem. O aluno que não participar deve ter a nota reduzida, assim ele aprenderá a participar.
 selecionar apenas os alunos que não têm nojo para participar da atividade.
 criar uma atividade alternativa, sem avisar que é para os alunos que têm medo, assim eles poderão participar de alguma forma
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1. Sobre a energia, podemos afirmar que
 não convivemos com várias formas de energia no nosso dia a dia.
 a energia química é encontrada apenas nos combustíveis.
 a energia mecânica pode ser transformada em luz, som ou calor.
 a fonte secundária de energia do planeta é a luz solar.
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2. Bruner (1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa que
 a aprendizagem ocorre apenas por investigação, ou seja, solucionando-se problemas.
 a aprendizagem de certos assuntos é mais complicada que a de outros, mas com dedicação tudo é possível.
 a aprendizagem pode ocorrer em diferentes níveis, ou seja, um mesmo assunto pode ser ensinado tanto para uma criança de 8 anos quanto para uma de 13, diferindo apenas no grau de complexidade e abstração.
 os assuntos em Ciências são complexos por natureza e o professor deve observar que alguns conteúdos não podem ser ensinados a certas faixas etárias por apresentarem um alto nível de abstração.
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3. O ser humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua sobrevivência, de
 controle homeostático para manutenção de um equilíbrio dinâmico.
 meio ambiente interno com constantes alterações.
 variação das condições internas de funcionamento de alguns órgãos.
 meio ambiente externo sem variações bruscas.
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4. O método utilizado diferencia as várias ciências.
A ciência desenvolvida em laboratório usa a dedução, tal como a Matemática ou a Lógica, mas esse não é o único método empregado. Empregam-se também a
 indução, a experimentação e a observação.
 indução, a observação e a estatística.
 analogia, a observação, a experimentação, a estatística e a indução.
 analogia, a estatística e a indução
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1. O conhecimento científico
 registra os fatos, fixa-se neles e pouco procura explicá-los ou estabelecer relações com outros fatos.
 é comunicável graças à exatidão e à clareza com que é formulado.
 é habitualmente obscuro e pouco preciso.
 é dogmático justamente porque reconhece ser infalível.
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2. Os alunos possuem diferentes níveis de raciocínio.
De acordo com a Taxonomia de Bloom, os níveis são: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. A partir do que você aprendeu sobre os tipos de raciocínio da Taxonomia de Bloom, assinale a alternativa correta.

 Dividindo o conhecimento em seis categorias, Bloom apresenta a síntese como o momento em que apenas se descreve informações que devem ser memorizadas.
 Bloom estabeleceu uma forma de identificar raciocínios de baixo nível e raciocínios de alto nível.
 Ao estabelecer uma forma de identificar raciocínios, Bloom não contribuiu para o conhecimento do domínio cognitivo.
 De acordo com a Taxonomia de Bloom, a avaliação não implica julgar criticamente uma ideia complexa ou um problema.
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3. Os PCN propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares. Assinale a alternativa que explica essas mudanças.
 A proposta é trabalhar o conteúdo como meio para que os alunos desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.
 Tem-se um ensino em que o conteúdo é visto como um fim em si mesmo, e o aluno deve apreendê-los de qualquer maneira.
 Os conteúdos têm um papel secundário, apesar de se pretender que o aluno entenda que o mais importante é o conhecimento que o professor vai lhe transmitir.
 Os conteúdos ensinados na escola ainda não têm um propósito, mas isso talvez mude mais tarde.
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4. Por mais aparentemente simples que os organismos vivos possam parecer, na verdade, estes se apresentam como complexas estruturas.
Sobre esses seres, afirmamos que
 todo ser vivo possui um ciclo vital, ou seja, nasce, cresce, reproduz-se e morre.
 as diferenças estruturais observadas entre os seres vivos se devem à sua forma de nutrição.
 o funcionamento de um organismo depende da quantidade de energia solar que ele consegue assimilar.
 a homeostase é o principal mecanismo responsável por manter inalterados os valores das taxas metabólicas
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1. Assinale a única afirmação incorreta a respeito do tema transversal Ambiente.
 A Ecologia é o principal referencial teórico para os estudos ambientais.
 As ações de Educação Ambiental orientam os conceitos e princípios da Ecologia.
 Os conceitos e princípios ecológicos possibilitam aos alunos desenvolverem valores, atitudes e comportamentos positivos, visando à melhoria da qualidade de vida.
 Os conhecimentos ecológicos possibilitam a identificação das ações humanas prejudiciais ao meio ambiente.
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2. Leia abaixo:
"A importância da experiência na aquisição do conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar que
 a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
 o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
 o homem só começa a pensar quando se encontra frente às facilidades.
 a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
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3. O ser humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua sobrevivência, de
 controle homeostático para manutenção de um equilíbrio dinâmico.
 meio ambiente interno com constantes alterações.
 variação das condições internas de funcionamento de alguns órgãos.
 meio ambiente externo sem variações bruscas.
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4. Há professores que acreditam que eles ensinam e os alunos aprendem, isto é, que o conhecimento pode ser transmitido para os alunos.
Acreditam numa determinada epistemologia em que o indivíduo, ao nascer, nada tem em termos de conhecimento - é uma folha em branco, uma tábula rasa. A esse pressuposto epistemológico, dá-se o nome de
 humanismo.
 empirismo.
 racionalismo.
 apriorismo
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1. Na meta 1 - fundamentos ecológicos - os alunos deverão
 atuar no sentido de transformar a sala de aula em um ambiente educativo.
 descrever os ecossistemas que estão ameaçados pelas ações humanas.
 descrever um ecossistema e suas variações positivas na manutenção do seu equilíbrio.
 coletar dados a respeito das condições dos rios em sua cidade.
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2. O efeito novidade numa visita dirigida ocorre quando os alunos
 procuram preencher as fichas entregues pelo professor e observar os panfletos do local visitado para conhecer as novidades.
 concentram-se na atividade organizada pelo professor porque é novidade e eles gostam.
 não têm familiaridade com o local visitado, por isso tenderão a exagerar no comportamento exploratório interferindo na aprendizagem predeterminada pelo professor.
 visitam o endereço eletrônico da instituição antes da visita para identificar as novidades que o local pode oferecer.
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3. Assinale a alternativa correta.
 Não existem desafios para cada idade, nem para cada desenvolvimento cognitivo.
 As atividades lúdicas não estão associadas à aprendizagem e nem à formação cognitiva.
 O lúdico envolve habilidades manuais e lógicas, exercitando e tratando o conhecimento.
 As atividades lúdicas são, sem dúvidas, estratégias para que os alunos aprendam brincando.
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4. Há professores que acreditam que eles ensinam e os alunos aprendem, isto é, que o conhecimento pode ser transmitido para os alunos.
Acreditam numa determinada epistemologia em que o indivíduo, ao nascer, nada tem em termos de conhecimento - é uma folha em branco, uma tábula rasa. A esse pressuposto epistemológico, dá-se o nome de
 empirismo.
 racionalismo.
 humanismo.
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1. Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas aulas são válidas para ensinar Ciências?
 Não. As aulas experimentais têm uma concepção de ciência ultrapassada, que há muito é criticada pelos filósofos dessa disciplina.
 Sim. O conhecimento científico não pode ser comprovado fora de laboratórios, mas as aulas experimentais podem ser úteis para os alunos.
 Sim. O conhecimento é uma cópia fiel da natureza e, se for comprovado em laboratório, é uma verdade científica.
 Sim. As aulas experimentais ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e competências que serão úteis não apenas para a disciplina de Ciências.
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2. Sobre a relação entre o aluno, o professor e a construção do conhecimento é correto afirmar que
 as regras têm o objetivo de possibilitar o desenvolvimento da busca pelo conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
 na pedagogia direcional, acredita-se que tudo que o aluno constrói o auxiliará na construção de novos conhecimentos.
 o conhecimento se inicia quando o aluno passa a frequentar a escola, participando da construção do conhecimento.
 a figura autoritária do professor ajuda no aprendizado dos alunos por manter a tranquilidade durante a prática docente.
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3. Ao planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve
 aproveitar ao máximo a visita e conhecer todas as exibições e seus conteúdos porque essa é uma oportunidade única.
 dar um tempo para que os alunos circulem livremente pela instituição, para despertar a curiosidade em novos conteúdos e conhecimentos. (errada)
 evitar planejar a atividade, já que os alunos estão fora da sala de aula e devem relaxar e aproveitar o dia.
 evitar visitar cada uma das exibições para poupar os alunos do excesso de informações. (correta)
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4. Por mais aparentemente simples que os organismos vivos possam parecer, na verdade, estes se apresentam como complexas estruturas.
Sobre esses seres, afirmamos que
 todo ser vivo possui um ciclo vital, ou seja, nasce, cresce, reproduz-se e morre.
 o funcionamento de um organismo depende da quantidade de energia solar que ele consegue assimilar.
 a homeostase é o principal mecanismo responsável por manter inalterados os valores das taxas metabólicas.
 as diferenças estruturais observadas entre os seres vivos se devem à sua forma de nutrição
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1. Sobre a energia, podemos afirmar que
 não convivemos com várias formas de energia no nosso dia a dia.
 a energia química é encontrada apenas nos combustíveis.
 a energia mecânica pode ser transformada em luz, som ou calor.
 a fonte secundária de energia do planeta é a luz solar.
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2. Bruner (1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa que
 a aprendizagem ocorre apenas por investigação, ou seja, solucionando-se problemas.
 a aprendizagem de certos assuntos é mais complicada que a de outros, mas com dedicação tudo é possível.
 a aprendizagem pode ocorrer em diferentes níveis, ou seja, um mesmo assunto pode ser ensinado tanto para uma criança de 8 anos quanto para uma de 13, diferindo apenas no grau de complexidade e abstração.
 os assuntos em Ciências são complexos por natureza e o professor deve observar que alguns conteúdos não podem ser ensinados a certas faixas etárias por apresentarem um alto nível de abstração.
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3. O ser humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua sobrevivência, de
 controle homeostático para manutenção de um equilíbrio dinâmico.
 meio ambiente interno com constantes alterações.
 variação das condições internas de funcionamento de alguns órgãos.
 meio ambiente externo sem variações bruscas.
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4. O método utilizado diferencia as várias ciências.
A ciência desenvolvida em laboratório usa a dedução, tal como a Matemática ou a Lógica, mas esse não é o único método empregado. Empregam-se também a
 indução, a experimentação e a observação.
 indução, a observação e a estatística.
 analogia, a observação, a experimentação, a estatística e a indução.
 analogia, a estatística e a indução
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1. Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas aulas são válidas para ensinar Ciências?
 Sim. As aulas experimentais ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e competências que serão úteis não apenas para a disciplina de Ciências.
 Não. As aulas experimentais têm uma concepção de ciência ultrapassada, que há muito é criticada pelos filósofos dessa disciplina.
 Sim. O conhecimento científico não pode ser comprovado fora de laboratórios, mas as aulas experimentais podem ser úteis para os alunos.
 Sim. O conhecimento é uma cópia fiel da natureza e, se for comprovado em laboratório, é uma verdade científica.
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2. Bruner (1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa que
 os assuntos em Ciências são complexos por natureza e o professor deve observar que alguns conteúdos não podem ser ensinados a certas faixas etárias por apresentarem um alto nível de abstração.
 a aprendizagem pode ocorrer em diferentes níveis, ou seja, um mesmo assunto pode ser ensinado tanto para uma criança de 8 anos quanto para uma de 13, diferindo apenas no grau de complexidade e abstração.
 a aprendizagem ocorre apenas por investigação, ou seja, solucionando-se problemas.
 a aprendizagem de certos assuntos é mais complicada que a de outros, mas com dedicação tudo é possível.
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3. Ao planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve
 evitar visitar cada uma das exibições para poupar os alunos do excesso de informações.
 dar um tempo para que os alunos circulem livremente pela instituição, para despertar a curiosidade em novos conteúdos e conhecimentos.
 aproveitar ao máximo a visita e conhecer todas as exibições e seus conteúdos porque essa é uma oportunidade única.
 evitar planejar a atividade, já que os alunos estão fora da sala de aula e devem relaxar e aproveitar o dia.
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4. Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar que
 para germinar as sementes possuem as mesmas necessidades umas das outras.
 o processo reprodutivo pode ser visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais.
 as plantas geradas por meio da semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
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1. Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar que
 o processo reprodutivo pode ser visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais.(certa)
 o cruzamento assexuado é aquele que gera as plantas a partir das sementes.
 para germinar as sementes possuem as mesmas necessidades umas das outras.
 as plantas geradas por meio da semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
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2. Em qual alternativa os conteúdos conceituais são bem representados?
 Engloba fatos, princípios e conceitos.(certa)
 "Saber fazer".(errada)
 Conhecimento didático limitado.
 Atitudes esperadas dos alunos.
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3. Sobre a forma de produção de eletricidade, podemos dizer que
 o reflexo ambiental da implantação de uma usina hidroelétrica é de baixo custo e impacto sobre os organismos vivos.
 as termoelétricas são as usinas mais empregadas no mundo por sua baixa capacidade de poluição.
 as usinas hidroelétricas geram eletricidade através do movimento de água através de uma turbina.(certa)
 uma usina nuclear tem como principal aspecto negativo o aquecimento exagerado da água armazenada em seu reservatório.
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4. Sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula antes da visita a uma instituição, podemos dizer que
 a familiaridade com o local não indica uma visita bem aproveitada.
 auxiliam no desenvolvimento da motivação dos alunos.(certa)
 aumentam o "efeito novidade" nos alunos durante a visita.
 os alunos não terão interesse em explorar a instituição

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1. Há várias estratégias para o ensino de Ciências. Todas elas exigem atenção, disciplina e muito suporte do professor.
Sobre as estratégias de ensino, assinale a alternativa correta.
 Por meio do uso da internet, por exemplo, os alunos encontram textos sobre o que estão pesquisando. Com o simples ato da procura pela informação, eles aprendem o conteúdo sozinhos. O papel do professor é ensinar a pesquisar.
 Por meio das aulas de campo, os alunos observam o ambiente. O professor pode propor uma continuidade do trabalho em sala de aula ou mesmo fora dela. Professor e alunos acabam aprendendo mais.**********CORRETA
 Por meio dos projetos de pesquisa, os alunos podem aprender os conteúdos que o professor não conseguiu ensinar na sala de aula. Assim, os alunos acabam aprendendo também a serem autodidatas.
 Por meio da problematização, o professor consegue estimular os alunos a pensarem sobre o assunto. Porém, isso nem sempre significa que eles aprenderão o que é certo, nunca acontecendo conflitos de compreensão e de explicação.
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2. Assinale a alternativa verdadeira.
 O código de barras foi inventado na década de 1970.*******CORRETA
 As máquinas foram inventadas somente para ocupar o lugar dos homens.
 O plástico é uma ótima invenção que não prejudicou o meio ambiente.
 Os materiais sintéticos são sucatas e devem ir para o lixo.
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3. Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar que
 o processo reprodutivo pode ser visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais..*******CORRETA
 as plantas geradas por meio da semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
 para germinar as sementes possuem as mesmas necessidades umas das outras.
 o cruzamento assexuado é aquele que gera as plantas a partir das sementes.
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4. Em qual alternativa os conteúdos conceituais são bem representados?
 Engloba fatos, princípios e conceitos..*******CORRETA
 Conhecimento didático limitado.
 Atitudes esperadas dos alunos.
 "Saber fazer"
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1. Através das concepções psicológicas e filosóficas apresentadas no texto:
"Princípios orientadores do ensino de Ciências I", verifique qual dos métodos foi utilizado por Descartes.
 Conhecimento como síntese de um jogo combinado entre sensibilidade passiva e receptiva das múltiplas impressões externas.
 O rigor do raciocínio dedutivo, ignorando a experimentação e a observação.
 Menosprezo da dedução como forma válida de raciocínio, inclusive nas Ciências.
 Método indutivo como único para se conhecer a natureza e fazer a ciência progredir.
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2. Atualmente, as previsões meteorológicas são fundamentais para o gerenciamento de uma série de atividades produtivas humanas.
A respeito da meteorologia e da previsão do tempo, podemos dizer que
 a meteorologia emprega atualmente os mesmos recursos tecnológicos da Antiguidade, o que explica os frequentes erros nas previsões do tempo.
 o clima, enquanto estado ou condição da atmosfera em um dado momento, é o objeto de estudo da ciência da meteorologia.
 os equipamentos empregados para a previsão do tempo permitem uma precisão absoluta das condições climáticas.
 a meteorologia é uma ciência muito recente e por isso mesmo não consegue prever com precisão as condições climáticas.
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3. Durante o processo de ensino-aprendizagem no ensino sobre plantas, o que é proporcionado aos alunos?
 Que não há reprodução no mundo das plantas, só no mundo dos animais.
 Uma formação inconsciente e responsável sobre os organismos vivos.
 As plantas são insensíveis às mudanças climáticas.
 Reconhecimento de vários aspectos da vida dos organismos vivos.
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4. Sobre o currículo, assinale a alternativa correta.
 O currículo não pode ser usado como ponto de partida do plano de ensino.
 A partir da década de 1970, o currículo foi entendido como instrumento de análise sobre o que realmente ocorre nos processos de ensino.
 O currículo formal é o guia orientador do trabalho escolar, mas que não apresenta um plano geral das matérias específicas.
 O currículo real enfatiza os resultados e não os processos

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FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
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1. LEIA ABAIXO:
É importante que as crianças percebam que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:
 construir trabalhos que mostrem a necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam o pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem discutir por que elas existem.
 organizar trabalhos que levem à consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos de vida.
 organizar trabalhos que levem as crianças a conhecer a existência de povos de espaços geográficos diferentes, em épocas diferentes, pertencentes a grupos culturais distintos, e que elas os respeitem.
 buscar mostrar às crianças que essas diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais poderosos.
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2. NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX,
dois processos históricos desencadearam profundas modificações nas dinâmicas da sociedade e na natureza da sociedade brasileira. Assinale a alternativa que indica esses processos.
 Alfabetização e participação política.
 Reforma agrária e divisão da renda.
 Industrialização e urbanização.
 Mecanização e comercialização.
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3. ENTRE MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA HISTÓRICA:
todas as pessoas têm história e o registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos. Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:
 que sejam capazes de se perceber como seres políticos socialmente ativos, compreendendo sua influência na formação da sociedade.
 conhecerem os aspectos que realmente são importantes da história dos grandes "heróis" nacionais do passado e seus grandes feitos.
 que um dia possam ser pessoas importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte da História local.
 perceberem que, não obstante o fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma importância.
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4. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
 ocorrer a partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades.
 ocorrer a partir de provas com desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas feitas pelo professor.
 ser abolida de toda a Educação Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa aquisição.
 ocorrer em momentos específicos, organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua compreensão

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FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
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1. O TRABALHO COM A LINHA DA VIDA LEVA A CRIANÇA A REGISTRAR OS FATOS MAIS MARCANTES DE SUA VIDA, ANO A ANO.
A importância desse trabalho consiste em:
 demonstrar que as crianças não são agentes históricos e nem construtoras da História, cabendo-lhes apenas conhecer os feitos dos "heróis"
 mostrar como a história pessoal da criança é pobre em relação aos feitos dos grandes "heróis" nacionais, exaltados pelos historiadores.
 mostrar para as crianças que elas fazem a História, tanto quanto os "heróis", e que as suas histórias também podem ser contadas.
 fazer com que a criança consiga registrar os fatos da sua vida detalhadamente, após uma pesquisa exaustiva em seus documentos.
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2. ENTRE MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA HISTÓRICA:
todas as pessoas têm história e o registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos. Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:
 que um dia possam ser pessoas importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte da História local.
 perceberem que, não obstante o fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma importância.
 conhecerem os aspectos que realmente são importantes da história dos grandes "heróis" nacionais do passado e seus grandes feitos.
 que sejam capazes de se perceber como seres políticos socialmente ativos, compreendendo sua influência na formação da sociedade.
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3. COM O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 - 1945),
houve alterações nas relações econômicas entre os países capitalistas e socialistas. Assinale a alternativa que indica uma das transformações que ocorreram nesse período.
 Formação da Liga das Nações.
 Formação de blocos econômicos.
 Formação de blocos sociais.
 Formação da aliança monetária internacional.
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4. PARA UM TRABALHO DE RESGATE DE MEMÓRIA SOBRE UM DETERMINADO LOCAL,
é fundamental a utilização de pelo menos dois tipos de fontes - documentos escritos e orais (a partir da realização de entrevistas). Sobre esse segundo tipo de fonte (orais a partir de entrevistas), é correto afirmar que:
 seria uma ótima forma de contribuir para a abertura da escola ao exterior, facilitando as atividades das crianças e proporcionando-lhes, embora com limitações, um contato com um passado próximo.
 devem ocorrer sim, mas sem a participação das crianças: apenas professores que dominam o instrumental teórico e técnico devem realizar essas entrevistas e levar os resultados, já organizados, para as crianças.
 não devem ocorrer no espaço da escola, pois várias pesquisas já demonstraram de forma definitiva e irrefutável que as crianças não valorizam a entrevista com adultos como fonte de informações.
 para a escola é impossível realizar entrevistas com pessoas da comunidade, pois deve ser mantida uma certa distância, preservando a sua forma de organizar o trabalho escolarParte inferior do formulárioParte inferior do formulárioParte inferior do formulário
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1. Em relação às atividades lúdicas, assinale com a letra V as afirmações verdadeiras e com a letra F as falsas.
( ) As atividades lúdicas devem ser incorporadas ao ensino de Ciências Naturais.
( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.

A sequência correta é:
 F, F, V, V, F
 V, F, F, V, V
 F, V, V, F, F
 V, V, F, F, V
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2. Para minimizar os efeitos medo e nojo, o professor pode
 fazer o aluno segurar e tocar no animal. Só assim perde-se o medo ou o nojo daquele animal.
 imergir na atividade fazendo com que todos participem. O aluno que não participar deve ter a nota reduzida, assim ele aprenderá a participar.
 selecionar apenas os alunos que não têm nojo para participar da atividade.
 criar uma atividade alternativa, sem avisar que é para os alunos que têm medo, assim eles poderão participar de alguma forma.
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3. O ser humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua sobrevivência, de
 meio ambiente externo sem variações bruscas.
 controle homeostático para manutenção de um equilíbrio dinâmico.
 meio ambiente interno com constantes alterações.
 variação das condições internas de funcionamento de alguns órgãos.
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4. No ensino por ciclos a fase do envolvimento permite ao aluno
 descobrir sempre enganos ou conceitos equivocados dos alunos.
 ensinar técnicas de interpretação e de análise.
 organizar o momento da aprendizagem.
 ajudar os alunos a compreenderem melhor os conceitosParte inferior do formulárioParte inferior do formulário

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FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
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1. Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas aulas são válidas para ensinar Ciências?
 Sim. As aulas experimentais ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e competências que serão úteis não apenas para a disciplina de Ciências.
 Não. As aulas experimentais têm uma concepção de ciência ultrapassada, que há muito é criticada pelos filósofos dessa disciplina.
 Sim. O conhecimento científico não pode ser comprovado fora de laboratórios, mas as aulas experimentais podem ser úteis para os alunos.
 Sim. O conhecimento é uma cópia fiel da natureza e, se for comprovado em laboratório, é uma verdade científica.
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2. Bruner (1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa que
 os assuntos em Ciências são complexos por natureza e o professor deve observar que alguns conteúdos não podem ser ensinados a certas faixas etárias por apresentarem um alto nível de abstração.
 a aprendizagem pode ocorrer em diferentes níveis, ou seja, um mesmo assunto pode ser ensinado tanto para uma criança de 8 anos quanto para uma de 13, diferindo apenas no grau de complexidade e abstração.
 a aprendizagem ocorre apenas por investigação, ou seja, solucionando-se problemas.
 a aprendizagem de certos assuntos é mais complicada que a de outros, mas com dedicação tudo é possível.
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3. Ao planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve
 evitar visitar cada uma das exibições para poupar os alunos do excesso de informações.
 dar um tempo para que os alunos circulem livremente pela instituição, para despertar a curiosidade em novos conteúdos e conhecimentos.
 aproveitar ao máximo a visita e conhecer todas as exibições e seus conteúdos porque essa é uma oportunidade única.
 evitar planejar a atividade, já que os alunos estão fora da sala de aula e devem relaxar e aproveitar o dia.
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4. Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar que
 para germinar as sementes possuem as mesmas necessidades umas das outras.
 o processo reprodutivo pode ser visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais.
 as plantas geradas por meio da semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
 o cruzamento assexuado é aquele que gera as plantas a partir das sementes

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1. Num ciclo de investigação, questões apropriadas para investigar são as que
 são viáveis para a sala de aula e para o nível dos alunos.
 não podem ser respondidas no âmbito da sala de aula.
 requerem um especialista.
 precisam de um redirecionamento ou foco.
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2. O livro didático é, muitas vezes, um dos únicos recursos didáticos disponíveis em sala de aula.
Por consequência, sua escolha deve ser levada a sério. Muitos livros e apostilas acabam não passando pela avaliação do Ministério de Educação e Cultura (MEC), que avalia os livros destinados principalmente ao ensino público. Como o professor deve proceder para ter um bom livro didático em sala de aula?
 Avaliar o livro de forma crítica com relação ao seu conteúdo técnico, bem como a abordagem de temas sociais inclusos nas entrelinhas..
 Escolher um livro que seja rico em figuras, pois o texto não influencia no aprendizado.
 Aceitar o livro que lhe é imposto pela escola e depois tentar "mudá-lo" durante o ano letivo.
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3. Griffin e Simington sugerem que a visita dirigida seja dividida em três momentos:
exploração com o professor, exploração motivadora e confraternização. O que caracteriza a exploração motivadora?
 O grupo circula em conjunto com o professor pela instituição, observando as exibições.
 Os alunos visitam o local por conta própria, circulando pelos diferentes ambientes e suas instalações.
 Os alunos estão todos juntos e falam sobre o que aprenderam durante a visita.
 O grupo visita todas as exibições em conjunto com o professor, focalizando-se no conteúdo determinado em sala de aula.
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4. Por mais aparentemente simples que os organismos vivos possam parecer, na verdade, estes se apresentam como complexas estruturas.
Sobre esses seres, afirmamos que
 as diferenças estruturais observadas entre os seres vivos se devem à sua forma de nutrição.
 todo ser vivo possui um ciclo vital, ou seja, nasce, cresce, reproduz-se e morre.
 a homeostase é o principal mecanismo responsável por manter inalterados os valores das taxas metabólicas.
 o funcionamento de um organismo depende da quantidade de energia solar que ele consegue assimilarParte inferior do formulário

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1. Associe os termos da primeira coluna com os conceitos apresentados 
na segunda. 
Termos Conceitos 
(a) Educação Ambiental. 
(b) Meio ambiente. 
(c) Valor. 
(d) Comunidade. 
(e) Território. 
( ) Cada escola e as pessoas a ela vinculadas (alunos, professores, 
pais e funcionários). 
( ) Espaço delimitado onde o aluno vive. 
( ) Processo educativo que permite aos indivíduos adquirirem 
conhecimentos e desenvolver valores, atitudes e comportamentos que os 
levem a uma interação com o meio ambiente, favorecendo a 
sustentabilidade ambiental. 
( ) Conjunto de elementos biofísicos, socioeconômicos e culturais que 
interagem criando um espaço no qual os homens constroem a 
dinâmica de sua vida. 
( ) Ideia ou convicção que condiciona as percepções, atitudes e 
comportamentos de uma pessoa. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é: 
 e, a, d, c, b. 
 a, b, d, c, e. 
 d, e, a, b, c.-correta 
 c, d, e, b, a. 

2. Para os diversos experimentos possíveis, são muitos os recursos que 
podem ser usados nas aulas de Ciências. 
Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor. 
Mas o importante é construir conceitos a partir dos experimentos. 
Assinale a alternativa que apresenta a concepção que está na base 
dessa afirmação. 
 Nacionalismo. 
 Liberalismo. 
 
Construtivismo.-correta 
 Humanismo. 

3. O que acontece com a magnetita quando a aproximamos do papel 
alumínio? 
 É atraída, pois a magnetita puxa objetos finos e leves. 
 É atraída somente no lado brilhante, pois o lado fosco é papel. 
 
Não atrai, pois a magnetita não atrai o alumínio.-correta 
 É atraída, pois a magnetita gruda em objetos prateados. 

4. O efeito novidade numa visita dirigida ocorre quando os alunos 
visitam o endereço eletrônico da instituição antes da visita para 
identificar as novidades que o local pode oferecer. 
 concentram-se na atividade organizada pelo professor porque é 
novidade e eles gostam. 
 procuram preencher as fichas entregues pelo professor e observar os 
panfletos do local visitado para conhecer as novidades. 
 não têm familiaridade com o local visitado, por isso tenderão a 
exagerar no comportamento exploratório interferindo na aprendizagem 
predeterminada pelo professor.-correta 

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1. Observe atentamente o esquema abaixo e assinale a alternativa correta.
<b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>

 A tiroxina é um hormônio que não influi na produção do hormônio (X) hipotalâmico.
 O hipotálamo gera o hormônio (Y), apesar de a glândula hipófise regular sua concentração no sangue.
 A produção de tiroxina não sofre influência do hipotálamo.
 O esquema representa um mecanismo regulador denominado de retroalimentação.
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2. Conforme as etapas do método experimental, que é de fato objetivo e aplica-se a fatos concretos, analise as questões abaixo verificando sua veracidade
 Através de uma situação problemática é que a investigação científica ocorre. O problema não influi no desenvolvimento da investigação.
 O objetivo da experimentação é testar as hipóteses ilimitadas e é através delas que se estabelece uma relação de causa e efeito.
 A observação é uma etapa fundamental para a investigação. Apenas os sentidos bastam para que sejam realizadas observações acuradas.
 As hipóteses surgem através do problema na tentativa de solucioná-los. As hipóteses podem ser de dois tipos: conceitual e experimental. Correta
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3. Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas aulas são válidas para ensinar Ciências?
 Sim. O conhecimento científico não pode ser comprovado fora de laboratórios, mas as aulas experimentais podem ser úteis para os alunos.
 Não. As aulas experimentais têm uma concepção de ciência ultrapassada, que há muito é criticada pelos filósofos dessa disciplina.
 Sim. O conhecimento é uma cópia fiel da natureza e, se for comprovado em laboratório, é uma verdade científica.
 Sim. As aulas experimentais ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e competências que serão úteis não apenas para a disciplina de Ciências.Correta
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4. Assinale a alternativa que mostra a etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos ciclos.
 Os alunos buscam, através de pesquisas, informações que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
 A partir da observação os alunos e o professor interagem sobre o material trazido em sala de aula.
 Através do trabalho coletivo, os alunos construíram o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
 Os alunos analisam, com o auxílio do professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los
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1. Sobre o currículo, assinale a alternativa correta.
 A partir da década de 1970, o currículo foi entendido como instrumento de análise sobre o que realmente ocorre nos processos de ensino.
 O currículo formal é o guia orientador do trabalho escolar, mas que não apresenta um plano geral das matérias específicas.
 O currículo não pode ser usado como ponto de partida do plano de ensino.
 O currículo real enfatiza os resultados e não os processos.
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2. Quais cuidados um professor deve ter ao convidar seus alunos para participarem de atividades fora da sala de aula?
 É necessário avisar os pais dos alunos sobre as atividades que serão desenvolvidas dentro ou fora da escola para evitar qualquer tipo de problema futuro.
 O professor deve fazer de tudo para que o aluno participe da aula, toque nos animais, sinta a natureza, mesmo que ele não queria, pois é muito importante para o reconhecimento.
 O professor não deve se preocupar com reações de medo e de nojo, pois são normais em alunos nos tempos atuais, podendo ser facilmente desconsiderados.
 O professor deve perceber que a maioria dos alunos vive em ambientes que favorecem o contato com a natureza, assim, situações novas devem ser constantes.
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3. Sobre o sistema respiratório, assinale a alternativa correta.
 A respiração é uma das funções essenciais do nosso organismo, fornecendo oxigênio ao sangue.
 A expiração é um movimento de contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
 É um sistema fisiológico em que os organismos vivos soltam oxigênio e inalam gás carbônico.
 A inspiração é um movimento de relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
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4. Sobre os animais é correto afirmar que
 não existem animais que eram do campo morando nas cidades.
 a maioria das espécies sinantrópicas é nativa do Brasil.
 muitos animais das cidades são apreciados pela população.CORRETA
 não existem animais que vivem somente com o homem por perto
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1. Mapas conceituais são diagramas propostos para mostrar como alguém entende um tópico em particular.
Os conceitos são circulados e unidos por traços a outros conceitos com os quais têm relação. Sobre esse método, é correto afirmar que
 dependendo do assunto que está sendo tratado, o mapa conceitual acaba tornando-se um diagrama confuso, mesmo que o professor tenha bastante experiência com seu uso.
 os problemas conceituais ou erros raramente aparecem nos mapas conceituais.
 por meio desse método, o professor consegue identificar as ideias preliminares e os conceitos equivocados dos alunos.
 ele serve para avaliar alunos com alto grau de inteligência visual. Os demais alunos não conseguiriam montar um mapa conceitual.
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2. Como se pode medir a velocidade da correnteza de um rio?
 Soltando uma bolinha de tênis na água para ver aonde ela vai, daí mede-se a distância.
 Coloca-se o cronômetro dentro da água e aperta, deixa-se apertado por um minuto e observa-se o resultado.
 A bolinha é solta na água e o cronômetro ligado, o barbante marca a distância percorrida em 30 segundos. Uma trena mede a distância percorrida. Calcula-se a velocidade dividindo a distância percorrida por 30.
 Usa-se uma trena ou um barbante para medir a distância entre as duas bordas do rio. O cronômetro vai medir o tempo que levou para andar de um lado para outro.
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3. Sobre o telencéfalo, é correto afirmar que
 possui dois hemisférios bastante desenvolvidos e é a sede da memória.
 é onde se situam os nervos espinhais.
 é uma glândula localizada na base do cérebro.
 é onde se localiza o líquido raquidiano.
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4. O ensino de Ciências apresentou várias mudanças ao longo da história do Brasil.
Sobre a evolução do ensino de Ciências no Brasil, é correto afirmar que
 com as mudanças políticas de 1964, o ensino de Ciências passou a ser ainda menos valorizado pelo regime militar.
 foi no período entre 1950 e 1960 que houve a revolução do ensino de Ciências com a inclusão da discussão da ciência no contexto econômico, social e político.
 foi no período entre 1960 e 1970 que surgiram as preocupações com o meio ambiente. Com isso, inclui-se o tema Educação Ambiental no currículo.
 no Período Colonial, os padres jesuítas eram os educadores. Nessa época, o ensino de Ciências era insignificante, mas servia para desmistificar crençasParte inferior do formulário
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1. NA ATUALIDADE,
diferentes formas de abordar e ensinar a História e a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
 Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
 As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
 Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
 As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.

2. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DOS MITOS DEVE SER FEITA:
 sem a intervenção dos professores, ou seja, apenas os alunos devem avaliar-se mutuamente, além de ser proposta uma autoavaliação para cada criança, que assim também aprende sobre suas responsabilidades.
 esporadicamente, sem nenhum tipo de registro mais organizado: as crianças devem se sentir livres para aprender o que quiserem e realizarem seus trabalhos da forma que acham mais interessante.
 de diversas maneiras: a partir das observações cotidianas do trabalho da criança, das suas produções escritas e participações orais, bem como a partir de exercícios de autoavaliação.
 a partir de provas que cobrem se o aluno decorou os conteúdos dos mitos e as informações sobre os respectivos povos, bem como, provas orais também devem ser realizadas.

3. É IMPORTANTE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS PERCEBAM ALGUMAS RELAÇÕES SOBRE O FENÔMENO TEMPO:
algumas coisas do passado continuam vivas nos dias de hoje; outras, deixaram de existir. São as relações de permanência e de mudança que a escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
 que os professores mostrem às crianças que tudo o que ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive com saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo é movido pelas mudanças.
 que os trabalhos desenvolvidos juntamente com as crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado – afinal, as mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em relação ao que era antigamente.
 que o professor pense em formas de mostrar que algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem mudanças, para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que aconteceu no passado não existe mais.
 que as crianças memorizem os conceitos de mudança e de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o seu significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu futuro.

4. LEIA:
Buscar a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
 faz com que os professores possam conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
 leva às crianças o conhecimento dos personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem enquanto agentes históricos.
 possibilita a construção de provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela pesquisa.
 faz com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos

1. Sobre o deslocamento de nosso planeta Terra pelo espaço sideral, podemos dizer que
a translação, também denominada revolução, gera a noção de dia e noite.
a Terra gira ao redor de si mesma, enquanto o Sol gira ao seu redor.
a Terra, além de girar em torno de si, também realiza um movimento em torno do Sol.
o movimento de rotação provoca as sensações de estações anuais.

2. Assinale a alternativa que mostra a etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos ciclos.
Os alunos buscam, através de pesquisas, informações que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
A partir da observação os alunos e o professor interagem sobre o material trazido em sala de aula.
Os alunos analisam, com o auxílio do professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los.
Através do trabalho coletivo, os alunos construíram o local necessário para analisarem seu material e suas fases.

3. Sobre a relação entre o aluno, o professor e a construção do conhecimento é correto afirmar que
as regras têm o objetivo de possibilitar o desenvolvimento da busca pelo conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
o conhecimento se inicia quando o aluno passa a frequentar a escola, participando da construção do conhecimento.
na pedagogia direcional, acredita-se que tudo que o aluno constrói o auxiliará na construção de novos conhecimentos.
a figura autoritária do professor ajuda no aprendizado dos alunos por manter a tranquilidade durante a prática docente.

4. O conhecimento científico
é habitualmente obscuro e pouco preciso.
é dogmático justamente porque reconhece ser infalível.
é comunicável graças à exatidão e à clareza com que é formulado.
registra os fatos, fixa-se neles e pouco procura explicá-los ou estabelecer relações com outros fatos.

1. Assinale a alternativa que mostra a etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos ciclos.
A partir da observação os alunos e o professor interagem sobre o material trazido em sala de aula.
Através do trabalho coletivo, os alunos construíram o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
Os alunos buscam, através de pesquisas, informações que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
Os alunos analisam, com o auxílio do professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los.

2. Leia abaixo:
"A importância da experiência na aquisição do conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar que
 o homem só começa a pensar quando se encontra frente às facilidades.
o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência. 

3. As máquinas simples são exemplos de equipamentos que
utilizam a força humana para complementar seu efeito.
baseiam-se no fundamento de reserva energética e do princípio da comodidade humana.
precisam ser aperfeiçoados para serem empregados em benefício humano.
produzem economia de energia humana, já que transmitem ou modificam o emprego de sua força.

4. Assinale com a letra V as afirmativas verdadeiras e com a letra F as falsas.
( ) A extinção de espécies decorre unicamente da captura das plantas e dos animais.
( ) A introdução de plantas e animais originários de outros ecossistemas compromete a manutenção da biodiversidade.
( ) A perda da biodiversidade se deve ao baixo valor econômico a ela atribuído.
( ) A biodiversidade brasileira é uma das mais privilegiadas e pirateadas do mundo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses acima é:
V, F, F, F
F, V, V, V
V, F, V, F
F, V, F, V
1. uma amostra de solo foi colocada com água em um vidro com tampa e agitada vigorosamente.

RESP; a distribuição dos componentes do solo em camadas deve-se ao tamanho dos grãos ou partículas do sedimento.

2. porque ensinar ciências?

RESP; e um direito de todos ter uma formação cientifica para o desenvolvimento do raciocinio subjetivo, mas sem a preocupaçâo com a autonomia dos alunos.

3. o efeito novidade de uma visita ocorre quando os alunos.

RESP; não tem familiaridade com o local visitado por isso tenderão a exagerar no comportamento exploratório interferindo na aprendizagem predeterminada pelo professor.

4. sobre o currículo, assinale a alternativa correta.

RESP; a partir da década de 1970, o currículo foi entendido como instrumento de análise sobre o que realmente ocorre nos processos de ensino.