Minha N2
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS1. "A avaliação aberta é uma forma autêntica de avaliação que permite ao aluno usar altos níveis de raciocínio por uma variedade de estilos de escrita"
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Como se pode medir a velocidade da correnteza de um rio?
- A bolinha é solta na água e o cronômetro ligado, o barbante marca a distância percorrida em 30 segundos. Uma trena mede a distância percorrida. Calcula-se a velocidade dividindo a distância percorrida por 30.
- Coloca-se o cronômetro dentro da água e aperta, deixa-se apertado por um minuto e observa-se o resultado.
- Soltando uma bolinha de tênis na água para ver aonde ela vai, daí mede-se a distância.
- Usa-se uma trena ou um barbante para medir a distância entre as duas bordas do rio. O cronômetro vai medir o tempo que levou para andar de um lado para outro.
2. Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar que
- para germinar as sementes possuem as mesmas necessidades umas das outras.
- o processo reprodutivo pode ser visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais.
- as plantas geradas por meio da semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
- o cruzamento assexuado é aquele que gera as plantas a partir das sementes.
3. Mapas conceituais são diagramas propostos para mostrar como alguém entende um tópico em particular.
- Os conceitos são circulados e unidos por traços a outros conceitos com os quais têm relação. Sobre esse método, é correto afirmar que
- dependendo do assunto que está sendo tratado, o mapa conceitual acaba tornando-se um diagrama confuso, mesmo que o professor tenha bastante experiência com seu uso.
- os problemas conceituais ou erros raramente aparecem nos mapas conceituais.
- por meio desse método, o professor consegue identificar as ideias preliminares e os conceitos equivocados dos alunos.
- ele serve para avaliar alunos com alto grau de inteligência visual. Os demais alunos não conseguiriam montar um mapa conceitual.
4. Associe os termos da primeira coluna com os conceitos da segunda.
- (a) Conteúdos atitudinais.
(b) Conteúdos conceituais.
(c) Conteúdos procedimentais.
( ) Conhecimentos construídos pela humanidade ao longo da história. Engloba fatos e princípios.
( ) Atitudes que se esperam dos alunos a partir de valores universais.
( ) Referem-se ao saber fazer: técnicas e métodos.
A sequência correta é:
- b, c, a.
- a, b, c.
- c, b, a.
- b, a, c
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Sobre a
relação entre o aluno, o professor e a construção do conhecimento é correto
afirmar que
o conhecimento se inicia quando
o aluno passa a frequentar a escola, participando da construção do
conhecimento.
a figura autoritária do
professor ajuda no aprendizado dos alunos por manter a tranquilidade durante a
prática docente.
na pedagogia direcional,
acredita-se que tudo que o aluno constrói o auxiliará na construção de novos
conhecimentos.
as regras têm o objetivo de
possibilitar o desenvolvimento da busca pelo conhecimento no processo de
ensino-aprendizagem.
2. Assinale a
única afirmação incorreta a respeito do tema transversal Ambiente.
Os conceitos e princípios
ecológicos possibilitam aos alunos desenvolverem valores, atitudes e
comportamentos positivos, visando à melhoria da qualidade de vida.
Os conhecimentos ecológicos
possibilitam a identificação das ações humanas prejudiciais ao meio ambiente.
A Ecologia é o principal
referencial teórico para os estudos ambientais.
As ações de Educação Ambiental
orientam os conceitos e princípios da Ecologia.
3. Há várias
estratégias para o ensino de Ciências. Todas elas exigem atenção, disciplina e
muito suporte do professor.
Sobre as estratégias de ensino, assinale a
alternativa correta.
Por meio do uso da internet,
por exemplo, os alunos encontram textos sobre o que estão pesquisando. Com o
simples ato da procura pela informação, eles aprendem o conteúdo sozinhos. O
papel do professor é ensinar a pesquisar.
Por meio da problematização, o
professor consegue estimular os alunos a pensarem sobre o assunto. Porém, isso
nem sempre significa que eles aprenderão o que é certo, nunca acontecendo
conflitos de compreensão e de explicação.
Por meio das aulas de campo, os
alunos observam o ambiente. O professor pode propor uma continuidade do
trabalho em sala de aula ou mesmo fora dela. Professor e alunos acabam
aprendendo mais.
Por meio dos projetos de
pesquisa, os alunos podem aprender os conteúdos que o professor não conseguiu
ensinar na sala de aula. Assim, os alunos acabam aprendendo também a serem
autodidatas.
4. Para
minimizar os efeitos medo e nojo, o professor pode
fazer o aluno segurar e tocar
no animal. Só assim perde-se o medo ou o nojo daquele animal.
imergir na atividade fazendo
com que todos participem. O aluno que não participar deve ter a nota reduzida,
assim ele aprenderá a participar.
selecionar apenas os alunos que
não têm nojo para participar da atividade.
criar uma atividade alternativa,
sem avisar que é para os alunos que têm medo, assim eles poderão participar de
alguma forma
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Sobre a
energia, podemos afirmar que
não convivemos com várias
formas de energia no nosso dia a dia.
a energia química é encontrada
apenas nos combustíveis.
a energia mecânica pode ser
transformada em luz, som ou calor.
a fonte secundária de energia
do planeta é a luz solar.
2. Bruner
(1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser ensinado com
eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em
qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa que
a aprendizagem ocorre apenas
por investigação, ou seja, solucionando-se problemas.
a aprendizagem de certos
assuntos é mais complicada que a de outros, mas com dedicação tudo é possível.
a aprendizagem pode ocorrer em
diferentes níveis, ou seja, um mesmo assunto pode ser ensinado tanto para uma
criança de 8 anos quanto para uma de 13, diferindo apenas no grau de
complexidade e abstração.
os assuntos em Ciências são
complexos por natureza e o professor deve observar que alguns conteúdos não podem
ser ensinados a certas faixas etárias por apresentarem um alto nível de
abstração.
3. O ser
humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua
sobrevivência, de
controle homeostático para
manutenção de um equilíbrio dinâmico.
meio ambiente interno com
constantes alterações.
variação das condições internas
de funcionamento de alguns órgãos.
meio ambiente externo sem
variações bruscas.
4. O método
utilizado diferencia as várias ciências.
A ciência desenvolvida em laboratório usa a
dedução, tal como a Matemática ou a Lógica, mas esse não é o único método
empregado. Empregam-se também a
indução, a experimentação e a observação.
indução, a observação e a
estatística.
analogia, a observação, a
experimentação, a estatística e a indução.
analogia, a estatística e a
indução
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. O
conhecimento científico
registra os fatos, fixa-se
neles e pouco procura explicá-los ou estabelecer relações com outros fatos.
é comunicável graças à exatidão e
à clareza com que é formulado.
é habitualmente obscuro e pouco
preciso.
é dogmático justamente porque
reconhece ser infalível.
2. Os alunos
possuem diferentes níveis de raciocínio.
De acordo com a Taxonomia de Bloom, os níveis são:
conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. A partir do
que você aprendeu sobre os tipos de raciocínio da Taxonomia de Bloom, assinale
a alternativa correta.
Dividindo o conhecimento em
seis categorias, Bloom apresenta a síntese como o momento em que apenas se
descreve informações que devem ser memorizadas.
Bloom estabeleceu uma forma de
identificar raciocínios de baixo nível e raciocínios de alto nível.
Ao estabelecer uma forma de
identificar raciocínios, Bloom não contribuiu para o conhecimento do domínio
cognitivo.
De acordo com a Taxonomia de
Bloom, a avaliação não implica julgar criticamente uma ideia complexa ou um
problema.
3. Os PCN
propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares. Assinale
a alternativa que explica essas mudanças.
A proposta é trabalhar o conteúdo
como meio para que os alunos desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir
e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.
Tem-se um ensino em que o
conteúdo é visto como um fim em si mesmo, e o aluno deve apreendê-los de
qualquer maneira.
Os conteúdos têm um papel
secundário, apesar de se pretender que o aluno entenda que o mais importante é
o conhecimento que o professor vai lhe transmitir.
Os conteúdos ensinados na
escola ainda não têm um propósito, mas isso talvez mude mais tarde.
4. Por mais
aparentemente simples que os organismos vivos possam parecer, na verdade, estes
se apresentam como complexas estruturas.
Sobre esses seres, afirmamos que
todo ser vivo possui um ciclo
vital, ou seja, nasce, cresce, reproduz-se e morre.
as diferenças estruturais
observadas entre os seres vivos se devem à sua forma de nutrição.
o funcionamento de um organismo
depende da quantidade de energia solar que ele consegue assimilar.
a homeostase é o principal
mecanismo responsável por manter inalterados os valores das taxas metabólicas
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Assinale a
única afirmação incorreta a respeito do tema transversal Ambiente.
A Ecologia é o principal
referencial teórico para os estudos ambientais.
As ações de Educação Ambiental
orientam os conceitos e princípios da Ecologia.
Os conceitos e princípios
ecológicos possibilitam aos alunos desenvolverem valores, atitudes e
comportamentos positivos, visando à melhoria da qualidade de vida.
Os conhecimentos ecológicos
possibilitam a identificação das ações humanas prejudiciais ao meio ambiente.
2. Leia
abaixo:
"A importância da experiência na aquisição do
conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele
afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência
ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no
domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar
que
a ideia não é uma função
elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
o ato de pensar segue os
seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis
soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
o homem só começa a pensar
quando se encontra frente às facilidades.
a aprendizagem tem como ponto
de partida uma dificuldade que sempre é superada.
3. O ser
humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua sobrevivência,
de
controle homeostático para
manutenção de um equilíbrio dinâmico.
meio ambiente interno com
constantes alterações.
variação das condições internas
de funcionamento de alguns órgãos.
meio ambiente externo sem
variações bruscas.
4. Há
professores que acreditam que eles ensinam e os alunos aprendem, isto é, que o
conhecimento pode ser transmitido para os alunos.
Acreditam numa determinada epistemologia em que o
indivíduo, ao nascer, nada tem em termos de conhecimento - é uma folha em
branco, uma tábula rasa. A esse pressuposto epistemológico, dá-se o nome de
humanismo.
empirismo.
racionalismo.
apriorismo
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Na meta 1
- fundamentos ecológicos - os alunos deverão
atuar no sentido de transformar
a sala de aula em um ambiente educativo.
descrever os ecossistemas que
estão ameaçados pelas ações humanas.
descrever um ecossistema e suas
variações positivas na manutenção do seu equilíbrio.
coletar dados a respeito das
condições dos rios em sua cidade.
2. O efeito
novidade numa visita dirigida ocorre quando os alunos
procuram preencher as fichas
entregues pelo professor e observar os panfletos do local visitado para
conhecer as novidades.
concentram-se na atividade
organizada pelo professor porque é novidade e eles gostam.
não têm familiaridade com o local
visitado, por isso tenderão a exagerar no comportamento exploratório
interferindo na aprendizagem predeterminada pelo professor.
visitam o endereço eletrônico
da instituição antes da visita para identificar as novidades que o local pode
oferecer.
3. Assinale a
alternativa correta.
Não existem desafios para cada
idade, nem para cada desenvolvimento cognitivo.
As atividades lúdicas não estão
associadas à aprendizagem e nem à formação cognitiva.
O lúdico envolve habilidades
manuais e lógicas, exercitando e tratando o conhecimento.
As atividades lúdicas são, sem
dúvidas, estratégias para que os alunos aprendam brincando.
4. Há
professores que acreditam que eles ensinam e os alunos aprendem, isto é, que o
conhecimento pode ser transmitido para os alunos.
Acreditam numa determinada epistemologia em que o
indivíduo, ao nascer, nada tem em termos de conhecimento - é uma folha em
branco, uma tábula rasa. A esse pressuposto epistemológico, dá-se o nome de
empirismo.
racionalismo.
humanismo.
apriorismo
Resultado
final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Entre os
recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas aulas
são válidas para ensinar Ciências?
Não. As aulas experimentais têm
uma concepção de ciência ultrapassada, que há muito é criticada pelos filósofos
dessa disciplina.
Sim. O conhecimento científico
não pode ser comprovado fora de laboratórios, mas as aulas experimentais podem
ser úteis para os alunos.
Sim. O conhecimento é uma cópia
fiel da natureza e, se for comprovado em laboratório, é uma verdade científica.
Sim. As aulas experimentais
ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e competências que serão úteis não
apenas para a disciplina de Ciências.
2. Sobre a
relação entre o aluno, o professor e a construção do conhecimento é correto
afirmar que
as regras têm o objetivo de
possibilitar o desenvolvimento da busca pelo conhecimento no processo de
ensino-aprendizagem.
na pedagogia direcional,
acredita-se que tudo que o aluno constrói o auxiliará na construção de novos
conhecimentos.
o conhecimento se inicia quando
o aluno passa a frequentar a escola, participando da construção do
conhecimento.
a figura autoritária do
professor ajuda no aprendizado dos alunos por manter a tranquilidade durante a
prática docente.
3. Ao
planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande
porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve
aproveitar ao máximo a visita e
conhecer todas as exibições e seus conteúdos porque essa é uma oportunidade
única.
dar um tempo para que os alunos
circulem livremente pela instituição, para despertar a curiosidade em novos
conteúdos e conhecimentos. (errada)
evitar planejar a atividade, já
que os alunos estão fora da sala de aula e devem relaxar e aproveitar o dia.
evitar visitar cada uma das
exibições para poupar os alunos do excesso de informações. (correta)
4. Por mais
aparentemente simples que os organismos vivos possam parecer, na verdade, estes
se apresentam como complexas estruturas.
Sobre esses seres, afirmamos que
todo ser vivo possui um ciclo
vital, ou seja, nasce, cresce, reproduz-se e morre.
o funcionamento de um organismo
depende da quantidade de energia solar que ele consegue assimilar.
a homeostase é o principal
mecanismo responsável por manter inalterados os valores das taxas metabólicas.
as diferenças estruturais
observadas entre os seres vivos se devem à sua forma de nutrição
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Sobre a
energia, podemos afirmar que
não convivemos com várias
formas de energia no nosso dia a dia.
a energia química é encontrada
apenas nos combustíveis.
a energia mecânica pode ser
transformada em luz, som ou calor.
a fonte secundária de energia
do planeta é a luz solar.
2. Bruner
(1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser ensinado com
eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em
qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa que
a aprendizagem ocorre apenas
por investigação, ou seja, solucionando-se problemas.
a aprendizagem de certos
assuntos é mais complicada que a de outros, mas com dedicação tudo é possível.
a aprendizagem pode ocorrer em
diferentes níveis, ou seja, um mesmo assunto pode ser ensinado tanto para uma
criança de 8 anos quanto para uma de 13, diferindo apenas no grau de
complexidade e abstração.
os assuntos em Ciências são
complexos por natureza e o professor deve observar que alguns conteúdos não
podem ser ensinados a certas faixas etárias por apresentarem um alto nível de
abstração.
3. O ser
humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua
sobrevivência, de
controle homeostático para
manutenção de um equilíbrio dinâmico.
meio ambiente interno com
constantes alterações.
variação das condições internas
de funcionamento de alguns órgãos.
meio ambiente externo sem
variações bruscas.
4. O método
utilizado diferencia as várias ciências.
A ciência desenvolvida em laboratório usa a
dedução, tal como a Matemática ou a Lógica, mas esse não é o único método
empregado. Empregam-se também a
indução, a experimentação e a
observação.
indução, a observação e a
estatística.
analogia, a observação, a
experimentação, a estatística e a indução.
analogia, a estatística e a
indução
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas
aulas são válidas para ensinar Ciências?
Sim. As aulas experimentais
ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e competências que serão úteis não apenas para a disciplina de
Ciências.
Não. As aulas experimentais têm
uma concepção de ciência ultrapassada, que há muito é criticada pelos filósofos
dessa disciplina.
Sim. O conhecimento científico
não pode ser comprovado fora de laboratórios, mas as aulas experimentais podem
ser úteis para os alunos.
Sim. O conhecimento é uma cópia
fiel da natureza e, se for comprovado em laboratório, é uma verdade científica.
2.
Bruner (1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser
ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer
criança, em qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa
que
os assuntos em Ciências são
complexos por natureza e o professor deve observar que alguns conteúdos não podem
ser ensinados a certas faixas etárias por apresentarem um alto nível de
abstração.
a aprendizagem pode ocorrer em
diferentes níveis, ou seja, um mesmo assunto pode ser ensinado tanto para uma criança de 8 anos quanto para uma
de 13, diferindo apenas no grau de complexidade e abstração.
a aprendizagem ocorre apenas
por investigação, ou seja, solucionando-se problemas.
a aprendizagem de certos
assuntos é mais complicada que a de outros, mas com dedicação tudo é possível.
3. Ao
planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande
porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve
evitar visitar cada uma das
exibições para poupar os alunos do excesso de informações.
dar um tempo para que os alunos
circulem livremente pela instituição, para despertar a curiosidade em novos
conteúdos e conhecimentos.
aproveitar ao máximo a visita e
conhecer todas as exibições e seus conteúdos porque essa é uma oportunidade única.
evitar planejar a atividade, já
que os alunos estão fora da sala de aula e devem relaxar e aproveitar o dia.
4.
Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar
que
para germinar as sementes
possuem as mesmas necessidades umas das outras.
o processo reprodutivo pode ser
visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais.
as plantas geradas por meio da
semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
o cruzamento assexuado é aquele
que gera as plantas a partir das sementes
Resultado
final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar
que
o processo reprodutivo pode ser
visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais.(certa)
o cruzamento assexuado é aquele
que gera as plantas a partir das sementes.
para germinar as sementes
possuem as mesmas necessidades umas das outras.
as plantas geradas por meio da
semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
2. Em
qual alternativa os conteúdos conceituais são bem representados?
Engloba fatos, princípios e
conceitos.(certa)
"Saber
fazer".(errada)
Conhecimento didático limitado.
Atitudes esperadas dos alunos.
3.
Sobre a forma de produção de eletricidade, podemos dizer que
o reflexo ambiental da
implantação de uma usina hidroelétrica é de baixo custo e impacto sobre os
organismos vivos.
as termoelétricas são as usinas
mais empregadas no mundo por sua baixa capacidade de poluição.
as usinas hidroelétricas geram
eletricidade através do movimento de água através de uma turbina.(certa)
uma usina nuclear tem como
principal aspecto negativo o aquecimento exagerado da água armazenada em seu
reservatório.
4.
Sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula antes da visita a uma
instituição, podemos dizer que
a familiaridade com o local não
indica uma visita bem aproveitada.
auxiliam no desenvolvimento da
motivação dos alunos.(certa)
aumentam o "efeito
novidade" nos alunos durante a visita.
os alunos não terão interesse
em explorar a instituição
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO
DE CIÊNCIAS
1. Há
várias estratégias para o ensino de Ciências. Todas elas exigem atenção,
disciplina e muito suporte do professor.
Sobre as estratégias de ensino,
assinale a alternativa correta.
Por meio do uso da internet,
por exemplo, os alunos encontram textos sobre o que estão pesquisando. Com o
simples ato da procura pela informação, eles aprendem o conteúdo sozinhos. O
papel do professor é ensinar a pesquisar.
Por meio das aulas de campo, os
alunos observam o ambiente. O professor pode propor uma continuidade do trabalho em sala de aula ou mesmo
fora dela. Professor e alunos acabam aprendendo mais.**********CORRETA
Por meio dos projetos de
pesquisa, os alunos podem aprender os conteúdos que o professor não conseguiu
ensinar na sala de aula. Assim, os alunos acabam aprendendo também a serem
autodidatas.
Por meio da problematização, o
professor consegue estimular os alunos a pensarem sobre o assunto. Porém, isso
nem sempre significa que eles aprenderão o que é certo, nunca acontecendo
conflitos de compreensão e de explicação.
2.
Assinale a alternativa verdadeira.
O código de barras foi
inventado na década de 1970.*******CORRETA
As máquinas foram inventadas
somente para ocupar o lugar dos homens.
O plástico é uma ótima invenção
que não prejudicou o meio ambiente.
Os materiais sintéticos são
sucatas e devem ir para o lixo.
3.
Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar
que
o processo reprodutivo pode ser
visto por meio de sementes e também por partes dos vegetais..*******CORRETA
as plantas geradas por meio da
semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
para germinar as sementes
possuem as mesmas necessidades umas das outras.
o cruzamento assexuado é aquele
que gera as plantas a partir das sementes.
4. Em
qual alternativa os conteúdos conceituais são bem representados?
Engloba fatos, princípios e
conceitos..*******CORRETA
Conhecimento didático limitado.
Atitudes esperadas dos alunos.
"Saber fazer"
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Através
das concepções psicológicas e filosóficas apresentadas no texto:
"Princípios
orientadores do ensino de Ciências I", verifique qual dos métodos foi
utilizado por Descartes.
Conhecimento como síntese de um
jogo combinado entre sensibilidade passiva e receptiva das múltiplas impressões
externas.
O rigor do raciocínio dedutivo,
ignorando a experimentação e a observação.
Menosprezo da dedução como
forma válida de raciocínio, inclusive nas Ciências.
Método indutivo como único para
se conhecer a natureza e fazer a ciência progredir.
2.
Atualmente, as previsões meteorológicas são fundamentais para o gerenciamento
de uma série de atividades produtivas humanas.
A
respeito da meteorologia e da previsão do tempo, podemos dizer que
a meteorologia emprega
atualmente os mesmos recursos tecnológicos da Antiguidade, o que explica os
frequentes erros nas previsões do tempo.
o clima, enquanto estado ou
condição da atmosfera em um dado momento, é o objeto de estudo da ciência da meteorologia.
os equipamentos empregados para
a previsão do tempo permitem uma precisão absoluta das condições climáticas.
a meteorologia é uma ciência
muito recente e por isso mesmo não consegue prever com precisão as condições
climáticas.
3. Durante o
processo de ensino-aprendizagem no ensino sobre plantas, o que é proporcionado
aos alunos?
Que não há reprodução no mundo
das plantas, só no mundo dos animais.
Uma formação inconsciente e
responsável sobre os organismos vivos.
As plantas são insensíveis às
mudanças climáticas.
Reconhecimento de vários
aspectos da vida dos organismos vivos.
4. Sobre o
currículo, assinale a alternativa correta.
O currículo não pode ser usado
como ponto de partida do plano de ensino.
A partir da década de 1970, o
currículo foi entendido como instrumento de análise sobre o que realmente
ocorre nos processos de ensino.
O currículo formal é o guia
orientador do trabalho escolar, mas que não apresenta um plano geral das
matérias específicas.
O currículo real enfatiza os
resultados e não os processos
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE HISTÓRIA
1. LEIA
ABAIXO:
É importante que as crianças percebam
que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso
constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:
construir trabalhos que mostrem
a necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam o
pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem discutir
por que elas existem.
organizar trabalhos que levem à
consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de
culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos de
vida.
organizar trabalhos que levem
as crianças a conhecer a existência de povos de espaços geográficos diferentes, em épocas diferentes, pertencentes a
grupos culturais distintos, e que elas os respeitem.
buscar mostrar às crianças que
essas diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do
que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais poderosos.
2. NA
SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX,
dois processos históricos desencadearam
profundas modificações nas dinâmicas da sociedade e na natureza da sociedade
brasileira. Assinale a alternativa que indica esses processos.
Alfabetização e participação
política.
Reforma agrária e divisão da
renda.
Industrialização e urbanização.
Mecanização e comercialização.
3. ENTRE
MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA
HISTÓRICA:
todas as pessoas têm história e o
registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos.
Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:
que sejam capazes de se
perceber como seres políticos socialmente ativos, compreendendo sua influência
na formação da sociedade.
conhecerem os aspectos que
realmente são importantes da história dos grandes "heróis" nacionais
do passado e seus grandes feitos.
que um dia possam ser pessoas
importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte da
História local.
perceberem que, não obstante o
fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma
importância.
4. A
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM
RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
ocorrer a partir de observação
cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades.
ocorrer a partir de provas com
desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das
perguntas feitas pelo professor.
ser abolida de toda a Educação
Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa
aquisição.
ocorrer em momentos
específicos, organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a
sua compreensão
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE HISTÓRIA
1. O
TRABALHO COM A LINHA DA VIDA LEVA A CRIANÇA A REGISTRAR OS FATOS MAIS MARCANTES
DE SUA VIDA, ANO A ANO.
A importância desse trabalho consiste
em:
demonstrar que as crianças não
são agentes históricos e nem construtoras da História, cabendo-lhes apenas
conhecer os feitos dos "heróis"
mostrar como a história pessoal
da criança é pobre em relação aos feitos dos grandes "heróis"
nacionais, exaltados pelos historiadores.
mostrar para as crianças que
elas fazem a História, tanto quanto os "heróis", e que as suas
histórias também podem ser
contadas.
fazer com que a criança consiga
registrar os fatos da sua vida detalhadamente, após uma pesquisa exaustiva em
seus documentos.
2.
ENTRE MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA
HISTÓRICA:
todas as pessoas têm história e o
registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos.
Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:
que um dia possam ser pessoas
importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte da
História local.
perceberem que, não obstante o
fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma
importância.
conhecerem os aspectos que
realmente são importantes da história dos grandes "heróis" nacionais
do passado e seus grandes feitos.
que sejam capazes de se
perceber como seres políticos socialmente ativos, compreendendo sua influência
na formação da sociedade.
3. COM
O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 - 1945),
houve alterações nas relações
econômicas entre os países capitalistas e socialistas. Assinale a alternativa
que indica uma das transformações que ocorreram nesse período.
Formação da Liga das Nações.
Formação de blocos econômicos.
Formação de blocos sociais.
Formação da aliança monetária
internacional.
4. PARA
UM TRABALHO DE RESGATE DE MEMÓRIA SOBRE UM DETERMINADO LOCAL,
é fundamental a utilização de pelo
menos dois tipos de fontes - documentos escritos e orais (a partir da
realização de entrevistas). Sobre esse segundo tipo de fonte (orais a partir de
entrevistas), é correto afirmar que:
seria uma ótima forma de
contribuir para a abertura da escola ao exterior, facilitando as atividades das
crianças e proporcionando-lhes, embora
com limitações, um contato com um passado próximo.
devem ocorrer sim, mas sem a
participação das crianças: apenas professores que dominam o instrumental
teórico e técnico devem realizar essas entrevistas e levar os resultados, já
organizados, para as crianças.
não devem ocorrer no espaço da
escola, pois várias pesquisas já demonstraram de forma definitiva e irrefutável
que as crianças não valorizam a entrevista com adultos como fonte de
informações.
para a escola é impossível
realizar entrevistas com pessoas da comunidade, pois deve ser mantida uma certa
distância, preservando a sua forma de organizar o trabalho escolar
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Em
relação às atividades lúdicas, assinale com a letra V as afirmações verdadeiras
e com a letra F as falsas.
( ) As atividades lúdicas devem ser
incorporadas ao ensino de Ciências Naturais.
( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.
( ) Os brinquedos e jogos, no ensino de Ciências Naturais, devem se desenvolver sempre com uma intenção pedagógica.
( ) As atividades lúdicas devem ser desenvolvidas sem um objetivo preestabelecido.
( ) As características do conhecimento científico dificultam a utilização de atividades lúdicas no ensino de Ciências Naturais.
( ) Um critério para a escolha da atividade lúdica é a faixa etária dos alunos.
A sequência correta é:
F, F, V, V, F
V, F, F, V, V
F, V, V, F, F
V, V, F, F, V
2. Para
minimizar os efeitos medo e nojo, o professor pode
fazer o aluno segurar e tocar
no animal. Só assim perde-se o medo ou o nojo daquele animal.
imergir na atividade fazendo
com que todos participem. O aluno que não participar deve ter a nota reduzida,
assim ele aprenderá a participar.
selecionar apenas os alunos que
não têm nojo para participar da atividade.
criar uma atividade
alternativa, sem avisar que é para os alunos que têm medo, assim eles poderão
participar de alguma forma.
3. O
ser humano pode ser considerado um animal complexo que depende, para sua
sobrevivência, de
meio ambiente externo sem
variações bruscas.
controle homeostático para
manutenção de um equilíbrio dinâmico.
meio ambiente interno com
constantes alterações.
variação das condições internas
de funcionamento de alguns órgãos.
4. No
ensino por ciclos a fase do envolvimento permite ao aluno
descobrir sempre enganos ou
conceitos equivocados dos alunos.
ensinar técnicas de
interpretação e de análise.
organizar o momento da
aprendizagem.
ajudar os alunos a
compreenderem melhor os conceitos
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas
aulas são válidas para ensinar Ciências?
Sim.
As aulas experimentais ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e
competências que serão úteis não apenas
para a disciplina de Ciências.
Não. As aulas experimentais têm
uma concepção de ciência ultrapassada, que há muito é criticada pelos filósofos
dessa disciplina.
Sim. O conhecimento científico
não pode ser comprovado fora de laboratórios, mas as aulas experimentais podem
ser úteis para os alunos.
Sim. O conhecimento é uma cópia
fiel da natureza e, se for comprovado em laboratório, é uma verdade científica.
2.
Bruner (1973, p. 3), com base na teoria de Piaget, afirma que
"qualquer assunto pode ser
ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer
criança, em qualquer estágio de desenvolvimento." Essa afirmação significa
que
os assuntos em Ciências são
complexos por natureza e o professor deve observar que alguns conteúdos não
podem ser ensinados a certas faixas etárias por apresentarem um alto nível de
abstração.
a
aprendizagem pode ocorrer em diferentes níveis, ou seja, um mesmo assunto pode
ser ensinado tanto para uma criança de 8 anos quanto para uma
de 13, diferindo apenas no grau de complexidade e abstração.
a aprendizagem ocorre apenas
por investigação, ou seja, solucionando-se problemas.
a aprendizagem de certos
assuntos é mais complicada que a de outros, mas com dedicação tudo é possível.
3. Ao
planejar uma visita dirigida a uma instituição não formal de médio ou grande
porte, ou com grande diversidade de exibições, o professor deve
evitar
visitar cada uma das exibições para poupar os alunos do excesso de informações.
dar um tempo para que os alunos
circulem livremente pela instituição, para despertar a curiosidade em novos
conteúdos e conhecimentos.
aproveitar ao máximo a visita e
conhecer todas as exibições e seus conteúdos porque essa é uma oportunidade
única.
evitar planejar a atividade, já
que os alunos estão fora da sala de aula e devem relaxar e aproveitar o dia.
4.
Sobre os processos reprodutivos nas plantas e sua germinação, podemos afirmar
que
para germinar as sementes
possuem as mesmas necessidades umas das outras.
o
processo reprodutivo pode ser visto por meio de sementes e também por partes
dos vegetais.
as plantas geradas por meio da
semente são idênticas à planta mãe e as geradas pelas partes são diferentes.
o cruzamento assexuado é aquele
que gera as plantas a partir das sementes
Resultado
final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Num
ciclo de investigação, questões apropriadas para investigar são as que
são viáveis para a sala de aula
e para o nível dos alunos.
não podem ser respondidas no
âmbito da sala de aula.
requerem um especialista.
precisam de um redirecionamento
ou foco.
2. O
livro didático é, muitas vezes, um dos únicos recursos didáticos disponíveis em
sala de aula.
Por consequência, sua escolha deve ser
levada a sério. Muitos livros e apostilas acabam não passando pela avaliação do
Ministério de Educação e Cultura (MEC), que avalia os livros destinados
principalmente ao ensino público. Como o professor deve proceder para ter um
bom livro didático em sala de aula?
Avaliar o livro de forma
crítica com relação ao seu conteúdo técnico, bem como a abordagem de temas
sociais inclusos nas entrelinhas..
Escolher um livro que seja rico
em figuras, pois o texto não influencia no aprendizado.
Aceitar o livro que lhe é
imposto pela escola e depois tentar "mudá-lo" durante o ano letivo.
3.
Griffin e Simington sugerem que a visita dirigida seja dividida em três
momentos:
exploração com o professor, exploração
motivadora e confraternização. O que caracteriza a exploração motivadora?
O grupo circula em conjunto com
o professor pela instituição, observando as exibições.
Os alunos visitam o local por
conta própria, circulando pelos diferentes ambientes e suas instalações.
Os alunos estão todos juntos e
falam sobre o que aprenderam durante a visita.
O grupo visita todas as
exibições em conjunto com o professor, focalizando-se no conteúdo determinado
em sala de aula.
4. Por
mais aparentemente simples que os organismos vivos possam parecer, na verdade,
estes se apresentam como complexas estruturas.
Sobre esses seres, afirmamos que
as diferenças estruturais
observadas entre os seres vivos se devem à sua forma de nutrição.
todo ser vivo possui um ciclo
vital, ou seja, nasce, cresce, reproduz-se e morre.
a homeostase é o principal
mecanismo responsável por manter inalterados os valores das taxas metabólicas.
o funcionamento de um organismo
depende da quantidade de energia solar que ele consegue assimilar
Resultado final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Associe os termos da primeira coluna com os conceitos apresentados
na segunda.
Termos Conceitos
(a) Educação Ambiental.
(b) Meio ambiente.
(c) Valor.
(d) Comunidade.
(e) Território.
( ) Cada escola e as pessoas a ela vinculadas (alunos, professores,
pais e funcionários).
( ) Espaço delimitado onde o aluno vive.
( ) Processo educativo que permite aos indivíduos adquirirem
conhecimentos e desenvolver valores, atitudes e comportamentos que os
levem a uma interação com o meio ambiente, favorecendo a
sustentabilidade ambiental.
( ) Conjunto de elementos biofísicos, socioeconômicos e culturais que
interagem criando um espaço no qual os homens constroem a
dinâmica de sua vida.
( ) Ideia ou convicção que condiciona as percepções, atitudes e
comportamentos de uma pessoa.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
e, a, d, c, b.
a, b, d, c, e.
d, e, a, b, c.-correta
c, d, e, b, a.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Associe os termos da primeira coluna com os conceitos apresentados
na segunda.
Termos Conceitos
(a) Educação Ambiental.
(b) Meio ambiente.
(c) Valor.
(d) Comunidade.
(e) Território.
( ) Cada escola e as pessoas a ela vinculadas (alunos, professores,
pais e funcionários).
( ) Espaço delimitado onde o aluno vive.
( ) Processo educativo que permite aos indivíduos adquirirem
conhecimentos e desenvolver valores, atitudes e comportamentos que os
levem a uma interação com o meio ambiente, favorecendo a
sustentabilidade ambiental.
( ) Conjunto de elementos biofísicos, socioeconômicos e culturais que
interagem criando um espaço no qual os homens constroem a
dinâmica de sua vida.
( ) Ideia ou convicção que condiciona as percepções, atitudes e
comportamentos de uma pessoa.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
e, a, d, c, b.
a, b, d, c, e.
d, e, a, b, c.-correta
c, d, e, b, a.
2. Para os diversos experimentos possíveis, são muitos os recursos que
podem ser usados nas aulas de Ciências.
Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor.
Mas o importante é construir conceitos a partir dos experimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a concepção que está na base
dessa afirmação.
Nacionalismo.
Liberalismo.
Construtivismo.-correta
Humanismo.
podem ser usados nas aulas de Ciências.
Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor.
Mas o importante é construir conceitos a partir dos experimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a concepção que está na base
dessa afirmação.
Nacionalismo.
Liberalismo.
Construtivismo.-correta
Humanismo.
3. O que acontece com a magnetita quando a aproximamos do papel
alumínio?
É atraída, pois a magnetita puxa objetos finos e leves.
É atraída somente no lado brilhante, pois o lado fosco é papel.
Não atrai, pois a magnetita não atrai o alumínio.-correta
É atraída, pois a magnetita gruda em objetos prateados.
alumínio?
É atraída, pois a magnetita puxa objetos finos e leves.
É atraída somente no lado brilhante, pois o lado fosco é papel.
Não atrai, pois a magnetita não atrai o alumínio.-correta
É atraída, pois a magnetita gruda em objetos prateados.
4. O efeito novidade numa visita dirigida ocorre quando os alunos
visitam o endereço eletrônico da instituição antes da visita para
identificar as novidades que o local pode oferecer.
concentram-se na atividade organizada pelo professor porque é
novidade e eles gostam.
procuram preencher as fichas entregues pelo professor e observar os
panfletos do local visitado para conhecer as novidades.
não têm familiaridade com o local visitado, por isso tenderão a
exagerar no comportamento exploratório interferindo na aprendizagem
predeterminada pelo professor.-correta
visitam o endereço eletrônico da instituição antes da visita para
identificar as novidades que o local pode oferecer.
concentram-se na atividade organizada pelo professor porque é
novidade e eles gostam.
procuram preencher as fichas entregues pelo professor e observar os
panfletos do local visitado para conhecer as novidades.
não têm familiaridade com o local visitado, por isso tenderão a
exagerar no comportamento exploratório interferindo na aprendizagem
predeterminada pelo professor.-correta
Resultado
final : 1 (Confirmar)
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Observe atentamente o esquema abaixo e assinale a alternativa correta.
A tiroxina é um hormônio que
não influi na produção do hormônio (X) hipotalâmico.
O hipotálamo gera o hormônio
(Y), apesar de a glândula hipófise regular sua concentração no sangue.
A produção de tiroxina não
sofre influência do hipotálamo.
O esquema representa um
mecanismo regulador denominado de retroalimentação.
2.
Conforme as etapas do método experimental, que é de fato objetivo e aplica-se a
fatos concretos, analise as questões abaixo verificando sua veracidade
Através de uma situação
problemática é que a investigação científica ocorre. O problema não influi no
desenvolvimento da investigação.
O objetivo da experimentação é
testar as hipóteses ilimitadas e é através delas que se estabelece uma relação
de causa e efeito.
A observação é uma etapa
fundamental para a investigação. Apenas os sentidos bastam para que sejam
realizadas observações acuradas.
As hipóteses surgem através do
problema na tentativa de solucioná-los. As hipóteses podem ser de dois tipos: conceitual e experimental. Correta
3.
Entre os recursos para o ensino de Ciências estão as aulas experimentais. Essas
aulas são válidas para ensinar Ciências?
Sim. O conhecimento científico
não pode ser comprovado fora de laboratórios, mas as aulas experimentais podem
ser úteis para os alunos.
Não. As aulas experimentais têm
uma concepção de ciência ultrapassada, que há muito é criticada pelos filósofos
dessa disciplina.
Sim. O conhecimento é uma cópia
fiel da natureza e, se for comprovado em laboratório, é uma verdade científica.
Sim. As aulas experimentais
ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e competências que serão úteis não apenas para a disciplina de
Ciências.Correta
4.
Assinale a alternativa que mostra a etapa da explicação durante uma atividade
realizada através dos ciclos.
Os alunos buscam, através de
pesquisas, informações que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo
está passando.
A partir da observação os
alunos e o professor interagem sobre o material trazido em sala de aula.
Através do trabalho coletivo,
os alunos construíram o local necessário para analisarem seu material e suas
fases.
Os alunos analisam, com o
auxílio do professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los
Resultado
final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1. Sobre o
currículo, assinale a alternativa correta.
A partir da década de 1970, o currículo
foi entendido como instrumento de análise sobre o que realmente ocorre nos processos de ensino.
O currículo formal é o guia
orientador do trabalho escolar, mas que não apresenta um plano geral das
matérias específicas.
O currículo não pode ser usado
como ponto de partida do plano de ensino.
O currículo real enfatiza os
resultados e não os processos.
2. Quais
cuidados um professor deve ter ao convidar seus alunos para participarem de
atividades fora da sala de aula?
É necessário avisar os pais dos alunos
sobre as atividades que serão desenvolvidas dentro ou fora da escola para evitar qualquer tipo de problema
futuro.
O professor deve fazer de tudo
para que o aluno participe da aula, toque nos animais, sinta a natureza, mesmo
que ele não queria, pois é muito importante para o reconhecimento.
O professor não deve se
preocupar com reações de medo e de nojo, pois são normais em alunos nos tempos
atuais, podendo ser facilmente desconsiderados.
O professor deve perceber que a
maioria dos alunos vive em ambientes que favorecem o contato com a natureza, assim,
situações novas devem ser constantes.
3. Sobre o
sistema respiratório, assinale a alternativa correta.
A respiração é uma das funções
essenciais do nosso organismo, fornecendo oxigênio ao sangue.
A expiração é um movimento de
contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
É um sistema fisiológico em que
os organismos vivos soltam oxigênio e inalam gás carbônico.
A inspiração é um movimento de
relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
4. Sobre os
animais é correto afirmar que
não existem animais que eram do
campo morando nas cidades.
a maioria das espécies
sinantrópicas é nativa do Brasil.
muitos animais das cidades são
apreciados pela população.CORRETA
não existem animais que vivem
somente com o homem por perto
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE CIÊNCIAS
1.
Mapas conceituais são diagramas propostos para mostrar como alguém entende um
tópico em particular.
Os conceitos são circulados e unidos
por traços a outros conceitos com os quais têm relação. Sobre esse método, é
correto afirmar que
dependendo do assunto que está
sendo tratado, o mapa conceitual acaba tornando-se um diagrama confuso, mesmo
que o professor tenha bastante experiência com seu uso.
os problemas conceituais ou
erros raramente aparecem nos mapas conceituais.
por meio desse método, o
professor consegue identificar as ideias preliminares e os conceitos
equivocados dos alunos.
ele serve para avaliar alunos
com alto grau de inteligência visual. Os demais alunos não conseguiriam montar
um mapa conceitual.
2. Como
se pode medir a velocidade da correnteza de um rio?
Soltando uma bolinha de tênis
na água para ver aonde ela vai, daí mede-se a distância.
Coloca-se o cronômetro dentro
da água e aperta, deixa-se apertado por um minuto e observa-se o resultado.
A bolinha é solta na água e o
cronômetro ligado, o barbante marca a distância percorrida em 30 segundos. Uma trena mede a distância percorrida.
Calcula-se a velocidade dividindo a distância percorrida por 30.
Usa-se uma trena ou um barbante
para medir a distância entre as duas bordas do rio. O cronômetro vai medir o
tempo que levou para andar de um lado para outro.
3.
Sobre o telencéfalo, é correto afirmar que
possui dois hemisférios
bastante desenvolvidos e é a sede da memória.
é onde se situam os nervos
espinhais.
é uma glândula localizada na
base do cérebro.
é onde se localiza o líquido
raquidiano.
4. O
ensino de Ciências apresentou várias mudanças ao longo da história do Brasil.
Sobre a evolução do ensino de Ciências
no Brasil, é correto afirmar que
com as mudanças políticas de
1964, o ensino de Ciências passou a ser ainda menos valorizado pelo regime
militar.
foi no período entre 1950 e
1960 que houve a revolução do ensino de Ciências com a inclusão da discussão da
ciência no contexto econômico, social e político.
foi no período entre 1960 e
1970 que surgiram as preocupações com o meio ambiente. Com isso, inclui-se o tema Educação Ambiental no currículo.
no Período Colonial, os padres
jesuítas eram os educadores. Nessa época, o ensino de Ciências era
insignificante, mas servia para desmistificar crenças
1. NA ATUALIDADE,
diferentes formas de abordar e ensinar a História e
a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram
no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o
caminho percorrido por elas.
Nas décadas de 1960 e 70, sob o
domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia
contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de
ideias de caráter moralizante e cívicas.
As mudanças ocorridas na elaboração de novas
teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em
nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda
que simultaneamente.
Durante o século XIX, a partir da definição
do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o estudo da
História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte
europeia.
As abordagens de caráter marxista pouca
influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração
no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
2. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO
DOS MITOS DEVE SER FEITA:
sem a intervenção dos professores, ou seja,
apenas os alunos devem avaliar-se mutuamente, além de ser proposta uma
autoavaliação para cada criança, que assim também aprende sobre suas
responsabilidades.
esporadicamente, sem nenhum tipo de registro
mais organizado: as crianças devem se sentir livres para aprender o que
quiserem e realizarem seus trabalhos da forma que acham mais interessante.
de diversas maneiras: a partir
das observações cotidianas do trabalho da criança, das suas produções escritas
e participações orais, bem como a partir de exercícios de autoavaliação.
a partir de provas que cobrem se o aluno
decorou os conteúdos dos mitos e as informações sobre os respectivos povos, bem
como, provas orais também devem ser realizadas.
3. É IMPORTANTE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS PERCEBAM ALGUMAS RELAÇÕES
SOBRE O FENÔMENO TEMPO:
algumas coisas do passado continuam vivas nos dias
de hoje; outras, deixaram de existir. São as relações de permanência e de
mudança que a escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
que os professores mostrem às crianças que
tudo o que ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive
com saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo
é movido pelas mudanças.
que os trabalhos desenvolvidos juntamente com
as crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado – afinal, as
mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em
relação ao que era antigamente.
que o professor pense em formas
de mostrar que algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem
mudanças, para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que
aconteceu no passado não existe mais.
que as crianças memorizem os conceitos de
mudança e de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o
seu significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu
futuro.
4. LEIA:
Buscar a construção ou resgatar a identidade local
tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo
mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar
projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um
trabalho importante, pois:
faz com que os professores possam conhecer
melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas
atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a
partir do devido acompanhamento.
leva às crianças o conhecimento dos
personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada
como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem
enquanto agentes históricos.
possibilita a construção de provas que levem
as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a
partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela
pesquisa.
faz com que cada uma das crianças
e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos
laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas
enquanto gentes históricos
1. Sobre o deslocamento de nosso
planeta Terra pelo espaço sideral, podemos dizer que
a translação, também denominada revolução, gera a
noção de dia e noite.
a Terra gira ao redor de si mesma, enquanto o Sol
gira ao seu redor.
a
Terra, além de girar em torno de si, também realiza um movimento em torno
do Sol.
o movimento de rotação provoca as sensações de
estações anuais.
2. Assinale a alternativa que mostra a
etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos ciclos.
Os alunos buscam, através de pesquisas, informações
que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
A partir da observação os alunos e o professor
interagem sobre o material trazido em sala de aula.
Os
alunos analisam, com o auxílio do professor, os resultados das observações,
tentando interpretá-los.
Através do trabalho coletivo, os alunos construíram
o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
3. Sobre a relação entre o aluno, o
professor e a construção do conhecimento é correto afirmar que
as
regras têm o objetivo de possibilitar o desenvolvimento da busca pelo
conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
o conhecimento se inicia quando o aluno passa a
frequentar a escola, participando da construção do conhecimento.
na pedagogia direcional, acredita-se que tudo que o
aluno constrói o auxiliará na construção de novos conhecimentos.
a figura autoritária do professor ajuda no
aprendizado dos alunos por manter a tranquilidade durante a prática docente.
4. O conhecimento científico
é habitualmente obscuro e pouco preciso.
é dogmático justamente porque reconhece ser
infalível.
é
comunicável graças à exatidão e à clareza com que é formulado.
registra os fatos, fixa-se neles e pouco procura
explicá-los ou estabelecer relações com outros fatos.
1. Assinale a alternativa que mostra a
etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos ciclos.
A partir da observação os alunos e o professor
interagem sobre o material trazido em sala de aula.
Através do trabalho coletivo, os alunos construíram
o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
Os alunos buscam, através de pesquisas, informações
que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
Os alunos analisam, com o auxílio do
professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los.
2. Leia abaixo:
"A importância da experiência na aquisição do
conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele
afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência
ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no
domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar
que
o homem só começa a pensar quando se encontra frente às
facilidades.
o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
3. As máquinas simples são exemplos de
equipamentos que
utilizam a força humana para complementar seu
efeito.
baseiam-se no fundamento de reserva energética e do princípio da
comodidade humana.
precisam ser aperfeiçoados para serem empregados em
benefício humano.
produzem economia de energia humana, já
que transmitem ou modificam o emprego de sua força.
4. Assinale com a letra V as afirmativas
verdadeiras e com a letra F as falsas.
( ) A extinção de espécies decorre unicamente da
captura das plantas e dos animais.
( ) A introdução de plantas e animais originários de outros ecossistemas compromete a manutenção da biodiversidade.
( ) A perda da biodiversidade se deve ao baixo valor econômico a ela atribuído.
( ) A biodiversidade brasileira é uma das mais privilegiadas e pirateadas do mundo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses acima é:
( ) A introdução de plantas e animais originários de outros ecossistemas compromete a manutenção da biodiversidade.
( ) A perda da biodiversidade se deve ao baixo valor econômico a ela atribuído.
( ) A biodiversidade brasileira é uma das mais privilegiadas e pirateadas do mundo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses acima é:
V, F, F, F
F, V, V, V
V, F, V, F
F, V, F, V
1. uma amostra de solo foi colocada com água em um vidro com tampa e
agitada vigorosamente.
RESP; a distribuição dos componentes
do solo em camadas deve-se ao tamanho dos grãos ou partículas do sedimento.
2. porque ensinar ciências?
RESP; e um direito de todos ter uma
formação cientifica para o desenvolvimento do raciocinio subjetivo, mas sem a
preocupaçâo com a autonomia dos alunos.
3. o efeito novidade de uma visita
ocorre quando os alunos.
RESP; não tem familiaridade com o
local visitado por isso tenderão a exagerar no comportamento exploratório
interferindo na aprendizagem predeterminada pelo professor.
4. sobre o currículo, assinale a
alternativa correta.
RESP; a partir da década de 1970, o
currículo foi entendido como instrumento de análise sobre o que realmente
ocorre nos processos de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário