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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. O JOGO É
CAPAZ DE PROMOVER:
·
o
livre-arbítrio.
·
a
aprendizagem formal e informal.
·
a
aprendizagem escolar.
·
somente a
aprendizagem informal.
2. É
IMPORTANTE QUE NOSSO OLHAR SOBRE A DANÇA NA ESCOLA CONSIDERE:
·
as formas
clássicas de dança.
·
somente o
desempenho corporal dos alunos.
·
a
plasticidade das coreografias.
·
a
diversidade de propostas e ações que caracterizam o mundo contemporâneo.
3. SÃO
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS:
·
conscientizar
as crianças de que elas são o futuro da sociedade.
·
impor regras
rígidas às crianças.
·
desenvolver
a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade.
·
trabalhar
aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.
4. Qual das
alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências
artísticas?
·
Atividades
de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
·
Atividades
de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.
·
Atividades
de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
·
Atividades
de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança
Resultado final : 1.5
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. A
CRIATIVIDADE É A CAPACIDADE QUE TODO SER HUMANO TEM DE:
- gerar novas idéias ou ações, independentemente de sua classe
social, mas dependentemente de seu meio.
- repetir padrões e comportamentos sociais, independentemente
de sua classe social.
- criar obras artísticas de vanguarda, reconhecidas pela
sociedade.
- respeitar e valorizar a expressão de seu grupo em qualquer
circunstância.
2. SEGUNDO
PIAGET, A INTELIGÊNCIA HUMANA É: (as de verde são as corretas)
- a capacidade de copiar a realidade.
- a capacidade de responder a estímulos propostos.
- a capacidade de armazenar conteúdos e reproduzir padrões.
- um fato de assimilação que ocorre a partir das relações
sujeito-objeto.
3. Qual das
alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências
artísticas?
- Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e
atividades musicais.
- Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades
musicais.
- Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e
atividades de dança.
- Atividades de criação, atividades de artes visuais e
atividades de desenho.
4. A INTERAÇÃO
É UM FATOR FUNDAMENTAL PARA:
- o desenvolvimento físico da criança.
- a criação de vínculos, aprendizagem e integração das
crianças.
- a garantia de uma educação de qualidade, sem preocupação com
a criança.
- melhorar a memória dos alunos.
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Leia abaixo:
·
Brougère identifica que o jogo contribui de maneira indireta para a
educação na medida em que permite ao aluno relaxar e divertir-se, podendo assim
ser mais eficiente e atencioso nos exercícios que lhe são determinados.
Ou seja,
Ou seja,
·
as crianças
precisam descansar para serem adultos trabalhadores.
·
os educadores
procuram enganar a criança dando jogos.
·
as crianças só
aprendem se jogarem.
·
como as
crianças gostam de jogar pode-se utilizá-lo para motivar a aprendizagem.
2. Leia abaixo:
·
Froebel foi criador do Kindergarten (Jardim de Infância), onde as
crianças eram consideradas "plantinhas" que precisavam ser cuidadas
pelas "jardineiras", denominação das professoras. O brincar livre e
espontâneo em contato com a natureza, conjugado à utilização de materiais como
bolas, cilindro e cubos denominados
como dons, além de possibilitarem atividades de manipulação, percepção sensorial, e linguagem, seriam os recursos necessários para a aquisição de conhecimento.
como dons, além de possibilitarem atividades de manipulação, percepção sensorial, e linguagem, seriam os recursos necessários para a aquisição de conhecimento.
·
A afirmação
acima está correta.
·
A afirmação
acima está incorreta.
·
A afirmação
acima refere-se aos jogos cooperativos.
·
A afirmação
acima refere-se apenas às escolas montessorianas.
3. Leia abaixo:
·
O jogo, o brinquedo e a brincadeira nos acompanham durante toda vida, e
quando nos tornamos profissionais da educação, passamos a utilizá-los como
ferramentas para transmitir, estimular e desafiar nossos alunos na construção
do conhecimento dentro e fora da escola, porém
·
não
desperdiçamos oportunidades de troca de conhecimento.
·
não
reconhecemos a importância do brincar.
·
não
aproveitamos corretamente essas poderosas ferramentas por que não fomos
preparados para utilizá-las.
·
não devemos
deixar as crianças brincarem na escola.
4. Froebel, criador do Jardim de Infância,
utilizava jogos em sua pedagogia porque acreditava que
·
os brinquedos
possuíam a característica intencional de contribuir para a formação das
qualidades morais, por meio do uso das histórias, mitos, lendas, contos de
fadas e fábulas.
·
os brinquedos
poderiam ajudar na aproximação entre pais e professores.
·
era importante
inserir as brincadeiras simbólicas como forma de preparação para o trabalho.
·
os brinquedos
educativos só podiam ser utilizados pelos adultos.
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JOGOS,
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. PODEMOS CITAR COMO DOIS
FATORES FUNDAMENTAIS DOS JOGOS NA ESCOLA A:
- competência e habilidade.
- valorização e motivação.
- organização e
arbitrariedade.
- destreza e autocrítica.
2. Como trabalhar com a
diversidade de músicas presentes em nossa realidade hoje?
- Com canções da faixa etária da criança e as
atuais que ouvem e se interessam.
- Trabalhar apenas com músicas
atuais que as crianças se interessam.
- Trabalhar apenas com músicas
referentes à faixa etária das crianças.
- Trabalhar apenas com as
canções antigas, de roda e de ninar.
3. O principal aspecto
abordado por Piaget sobre os jogos e as brincadeiras refere-se
- à imaginação e criatividade.
- às relações com as outras
crianças com as quais convive.
- às fases de desenvolvimento pelas quais as
crianças passam.
- às relações com o meio em
que vive.
4. OS PROCESSOS AVALIATIVOS
ESTÃO PRESENTES:
- somente na escola e
universidades.
- nos ambientes com grande desenvolvimento
tecnológico.
- nas empresas bem-sucedidas.
- em cada indivíduo, na vida em sociedade, nos
ambientes educacionais e corporativos.
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Orgão reguladores como o Inmetro e o IQB
realizam fiscalizações periódicas na indústria e no comércio, tomando por
referência os seguintes itens:
- rotulagem; toxicologia; ensaio de
abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos pequenos, pontas
e projeções perigosas; ensaios de distração para retirada de componentes;
pular cordas e elástico; ensaios para batedores.
- rotulagem; toxicomania; ensaio de
abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos pequenos, pontas
e projeções perigosas; ensaios de torção e tração para retirada de
componentes; pular cordas e elástico; ensaios para batedores.
- rotulagem; toxicologia; ensaio de
abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos pequenos, pontas e projeções
perigosas; ensaios de torção e tração para retirada de componentes; cordas e elástico;
ensaios para mordedores.
- camuflagem torção e tração;
pontas e projeções perigosas; ensaios de distração para retirada de
componentes; pular cordas e elástico; ensaios para mordedores.
2. São exemplos de jogos tradicionais:
- a pipa, a bola de gude, o jogo de
pedrinhas e os blocos lógicos.
- a pipa, a bola de gude, o pião e
as cantigas de roda.
- a pipa, a bola de gude, o jogo de
futebol de salão e o pião.
- a pipa, a bola de gude, os jogos
eletrônicos e a boneca.
3. De acordo com Friedmann (1992),
- "os brinquedos podem ser elementos
da natureza, objetos artesanais,
industrializados, simples ou sofisticados, que aparecem nos mais diversos contextos. Tais objetos, transformados em brinquedos pelas crianças, ao mesmo tempo em que estimulam a brincadeira, desenvolvem a inteligência e refletem padrões sociais" (p. 70). Ou seja,
- a natureza deve ser
potencializada, quando reciclamos os brinquedos.
- elementos da natureza ou objetos
industrializados são transformados pelas paixões.
- ao escolherem e utilizarem os
brinquedos, as crianças ficaram mais próximas da natureza e contra os
brinquedos industrializados conforme os novos padrões sociais.
- ao brincarem com elementos da
natureza ou com brinquedos industrializados, as crianças têm a capacidade de
transformá-los de acordo com padrões do grupo social ao que pertencem.
4. Aprendemos que como educadores temos o
dever de garantir o direito de a criança brincar e, para tanto, precisamos
- escolher objetos que os
transformarão em ambientes educativos na medida em que forem adquiridos no
exterior.
- promover interação entre o
espaço, os materiais (objetos, brinquedos e jogos) e os pais, porque
brincar é tarefa deles.
- organizar espaços, estimular
continuamente a criança, sermos criativos, sensíveis, comunicativos e alegres para interagir e
promover a ludicidade.
- reconhecer que as crianças não
têm experiência de vida suficiente para escolher brincadeiras.
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1. Leia abaixo:
- O jogo, o brinquedo e a brincadeira nos
acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos profissionais da
educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para transmitir,
estimular e desafiar nossos alunos na construção do conhecimento dentro e
fora da escola, porém
- não desperdiçamos oportunidades
de troca de conhecimento.
- não aproveitamos corretamente
essas poderosas ferramentas por que não fomos preparados para utilizá-las.
- não devemos deixar as crianças
brincarem na escola.
- não reconhecemos a importância do
brincar.
2. Segundo John Dewey, por meio da
brincadeira de faz de conta, a criança imita a vida real, pais e adultos, o que
por consequência
- contribui para a educação na
medida em que os professores relaxam enquanto as crianças brincam.
- essas brincadeiras não devem ser
levadas para o ambiente educacional para não atrapalhar o andamento da
educação.
- pode ser livremente reproduzida
em espaços públicos sem contribuir para a formalização de um currículo.
- nesse tipo de brincadeira, ela
simplesmente reproduz o que há de melhor e pior no que observa. Ou seja,
imita situações e valores do
meio social em que está inserida.
3. No jogo tradicional, a atividade lúdica
apresenta-se como manifestação cultural ligada à transmissão oral, folclore e
cultura popular.
- Assinale abaixo a alternativa que justifica a necessidade de utilizar tal modalidade de jogo na educação.
- Os encontros intergeracionais só
atrapalham a organização escolar. Todas as afirmações anteriores reforçam
a necessidade de utilizar o jogo tradicional na educação.
- O jogo tradicional está fora do
universo infantil, é preciso vinculá-lo ao reforço escolar.
- O jogo tradicional não deve ser
anônimo, é preciso ter autoria.
- A utilização do jogo tradicional
reforça a importância da cultura popular para a educação.
4. Leia abaixo:
- Froebel foi criador do Kindergarten
(Jardim de Infância), onde as crianças eram consideradas
"plantinhas" que precisavam ser cuidadas pelas
"jardineiras", denominação das professoras. O brincar livre e
espontâneo em contato com a natureza, conjugado à utilização de materiais
como bolas, cilindro e cubos denominados
como dons, além de possibilitarem atividades de manipulação, percepção sensorial, e linguagem, seriam os recursos necessários para a aquisição de conhecimento.
- A afirmação acima está incorreta.
- A afirmação acima refere-se
apenas às escolas montessorianas.
- A afirmação acima refere-se aos
jogos cooperativos.
- A afirmação acima está correta.
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Cabe aos educadores reconhecer que o conceito de criança é
muito maior do que as experiências pessoais que possuímos, porque
·
as
crianças não devem brincar sozinhas.
·
as
brincadeiras, se iniciadas na idade errada, podem prejudicar o desenvolvimento
das crianças.
·
é
preciso considerar todas as crianças como cidadãos de direitos que vivem num
determinado tempo e contexto sociocultural.
·
as
crianças não têm experiência de vida suficiente para escolher brincadeiras
2. Orgão reguladores como o Inmetro e o IQB realizam
fiscalizações periódicas na indústria e no comércio, tomando por referência os
seguintes itens:
·
camuflagem
torção e tração; pontas e projeções perigosas; ensaios de distração para
retirada de componentes; pular cordas e elástico; ensaios para mordedores.
·
rotulagem;
toxicomania; ensaio de abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos
pequenos, pontas e projeções perigosas; ensaios de torção e tração para
retirada de componentes; pular cordas e elástico; ensaios para batedores.
·
rotulagem;
toxicologia; ensaio de abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos
pequenos, pontas e projeções perigosas; ensaios de torção e tração para
retirada de componentes; cordas e elástico; ensaios para mordedores.
·
rotulagem;
toxicologia; ensaio de abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos
pequenos, pontas e projeções perigosas; ensaios de distração para retirada de
componentes; pular cordas e elástico; ensaios para batedores.
3. Para escolher brinquedos para as crianças devemos levar em
consideração as afirmações a seguir.
·
I. Para os bebês, dê preferência a brinquedos que possam ser
higienizados com facilidade, que não soltem fiapos ou pequenos pedaços, quando
forem de tecido devem estar firmemente costurados e
que não sejam pontiagudos.
II. Quando um bebê já consegue sentar-se os melhores brinquedos são aqueles que possam ser empilhados ou encaixados uns dentro dos outros, de fácil manuseio como as argolas, caixas, potes etc.
III. Na idade escolar são indicados os jogos de regras, os super-heróis e personagens de tramas variadas, as experiências científicas, a moda (confeccionar roupinhas para vestir bonecas), as coleções e hobbies servem como instrumento para explorar o mundo, jogos tradicionais, eletrônicos e de tabuleiro, os esportes de salão e os brinquedos de armar, colaboram no aprendizado das normas sociais.
IV. Após os nove anos as crianças deixam de interessar-se por brinquedos mais elaborados como jogos de mágica e kits ligados à ciência, jogos de tabuleiros, de cartas, pebolim e bilhar, entre outros.
que não sejam pontiagudos.
II. Quando um bebê já consegue sentar-se os melhores brinquedos são aqueles que possam ser empilhados ou encaixados uns dentro dos outros, de fácil manuseio como as argolas, caixas, potes etc.
III. Na idade escolar são indicados os jogos de regras, os super-heróis e personagens de tramas variadas, as experiências científicas, a moda (confeccionar roupinhas para vestir bonecas), as coleções e hobbies servem como instrumento para explorar o mundo, jogos tradicionais, eletrônicos e de tabuleiro, os esportes de salão e os brinquedos de armar, colaboram no aprendizado das normas sociais.
IV. Após os nove anos as crianças deixam de interessar-se por brinquedos mais elaborados como jogos de mágica e kits ligados à ciência, jogos de tabuleiros, de cartas, pebolim e bilhar, entre outros.
·
I, III
e IV estão corretas.
·
I,
II e III estão corretas.
·
I e IV
estão corretas.
·
Apenas
a IV está correta.
4. No jogo tradicional, a atividade lúdica apresenta-se como
manifestação cultural ligada à transmissão oral, folclore e cultura popular.
Assinale abaixo a alternativa que justifica
a necessidade de utilizar tal modalidade de jogo na educação.
·
Os
encontros intergeracionais só atrapalham a organização escolar. Todas as
afirmações anteriores reforçam a necessidade de utilizar o jogo tradicional na
educação.
·
A
utilização do jogo tradicional reforça a importância da cultura popular para a
educação.
·
O
jogo tradicional está fora do universo infantil, é preciso vinculá-lo ao
reforço escolar.
·
O
jogo tradicional não deve ser anônimo, é preciso ter autoria.
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. ENTRE OS BENEFÍCIOS DOS JOGOS CRIATIVOS NA EDUCAÇÃO, DESTACAM-SE:
·
o incremento
da abordagem dos conteúdos curriculares.
·
a compreensão, a aceitação dos
diferentes padrões de comportamento e a autoconfiança.
·
o aprimoramento
da performance do professor.
·
o
desenvolvimento das habilidades físicas.
2. DO PONTO DE VISTA EDUCACIONAL, O JOGO DEVE:
·
explorar a
realidade.
·
oportunizar a participação ativa das
crianças.
·
estimular a
individualidade da criança.
·
promover a
competição.
3. UMA DAS DIFERENÇAS ENTRE UMA PESSOA CRIATIVA E UMA NÃO CRIATIVA É QUE
A:
·
não criativa
tem curiosidade, mas é preguiçosa.
·
criativa gera
novas idéias, mas tem medo de colocá-las em prática.
·
criativa tem a curiosidade e a candura
da descoberta.
·
não criativa
imita padrões estabelecidos e não quer aprender.
4. A que se deve a quantidade de brinquedos eletrônicos e
computadorizados atualmente?
·
Às
brincadeiras antigas terem sido deixadas de lado pelas crianças.
·
Ao crescente desenvolvimento da tecnologia e industrialização.
·
Ao fato de
os pais não quererem que seus filhos brinquem mais na rua.
·
Ao fato das
crianças verem propagandas na TV e cobiçar esses brinquedos
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1. UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO LAZER NO AMBIENTE ESCOLAR É:
·
promover a
competição.
·
promover o
descanso das crianças.
·
desenvolver
a criatividade da criança.
·
apresentar
conteúdos curriculares.
2. DO PONTO DE VISTA EDUCACIONAL, O JOGO DEVE:
·
promover a
competição.
·
estimular a
individualidade da criança.
·
explorar a
realidade.
·
oportunizar
a participação ativa das crianças.
3. O JOGO É CAPAZ DE PROMOVER:
·
a
aprendizagem escolar.
·
o
livre-arbítrio.
·
a
aprendizagem formal e informal.
·
somente a
aprendizagem informal.
4. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as
competências artísticas?
·
Atividades
de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
·
Atividades
de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
·
Atividades
de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.
·
Atividades
de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. A RECREAÇÃO ESCOLAR ENGLOBA:
- desporto
competitivo.
- treinamento
de força física.
- música
e dança.
- atividades
que promovam a alegria dos participantes.
2. Para que a avaliação seja processual deve-se considerar quais aspectos
dos alunos?
- A
relação entre aprendizagem e nota.
- A
comparação entre os alunos.
- O
ritmo e o tempo de cada um para se apropriar do conhecimento.
- O
trabalho com suas condutas morais.
3. As brincadeiras antigas trabalham com qual principal aspecto não tão
trabalhado pelas brincadeiras atuais?
- Os
movimentos e a escrita.
- A
fala e a escuta.
- A
criatividade e a coordenação motora.
- A
corrida.
4. Qual a relação estabelecida entre recreação, lazer e atividade
recreativa?
- Lazer
é a prática da recreação, e esta, por sua vez, é uma atividade ligada à
atividade recreativa.
- Atividade
recreativa é a prática do lazer, e este, por sua vez, é uma atividade
ligada à recreação.
- Recreação
é a prática do lazer, e esta, por sua vez, é uma atividade ligada à atividade
recreativa.
- Atividade
recreativa é a prática da recreação, e esta, por sua vez, é uma atividade
ligada ao lazer
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1.
Desenvolvendo a sua criatividade, o aluno desenvolve quais outras habilidades?
- Senso
crítico, imaginação e expressão.(CORRETA)
- Fala,
escuta e ação.
- Arte,
solidariedade e criação.
- Coleguismo,
participação e interação.
2. UMA DAS
DIFERENÇAS ENTRE UMA PESSOA CRIATIVA E UMA NÃO CRIATIVA É QUE A:
- criativa
tem a curiosidade e a candura da descoberta.(CORRETA)
- criativa
gera novas idéias, mas tem medo de colocá-las em prática.
- não
criativa tem curiosidade, mas é preguiçosa.
- não
criativa imita padrões estabelecidos e não quer aprender.
3. O trecho a
seguir refere-se às características de qual fase de desenvolvimento proposta
por Piaget?
- "A criança pequena demonstra
crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e
imagens".
- Operações
formais.
- Operações
concretas.
- Sensório-motor.
- Pensamento
pré-operacional.(CORRETA)
4. NA ESCOLA,
A EXPRESSÃO DRAMÁTICA ACONTECE QUANDO:
- propomos
atividades corporais com recursos audiovisuais modernos.
- fazemos
um jogral com temática preestabelecida pelo professor.
- deixamos
que o aluno invente suas histórias e as conte, representando-as à sua
maneira.(CORRETA)
- formamos
um grupo de alunos que “têm jeito para ser ator”.
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Qual o importante papel que o brincar desempenha na vida escolar das
crianças?
- Por
meio do brincar a criança discute com os colegas suas ideias.
- Por
meio do brincar a criança aprende como se brinca.
- Por meio do brincar a criança vivencia o que aprende.
- Por
meio do brincar a criança se relaciona com os brinquedos.
2. O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM REQUER QUE PROFESSORES
E ALUNOS:
- tenham gosto
pela pesquisa, inovação e trabalho.
- pratiquem
atividades lúdicas.
- sejam
pontuais e criativos.
- saibam
respeitar o próximo.
3. NA FASE DO PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL, A CRIANÇA:
- é
capaz de pensar logicamente.
- desenvolve o
pensamento simbólico com a aquisição da linguagem.
- aprimora
o seu senso estético.
- é
capaz de abstrair e idealizar conceitos.
4. Qual o papel do professor no trabalho com a expressão dramática com
os alunos?
- Seu
papel é apenas avaliar esse processo.
- Seu
papel é brincar com as crianças.
- Seu papel é
intervir para enriquecer e possibilitar outras estratégias.
- Seu
papel é não participar para não intimidar a brincadeira das crianças
Resultado
final : 2
·
1. Segundo John Dewey, por meio da brincadeira de
faz de conta, a criança imita a vida real, pais e adultos, o que por
consequência
nesse tipo de brincadeira, ela
simplesmente reproduz o que há de melhor e pior no que observa. Ou seja, imita
situações e valores do meio social em que está inserida.
pode ser livremente reproduzida em
espaços públicos sem contribuir para a formalização de um currículo.
contribui para a educação na medida em
que os professores relaxam enquanto as crianças brincam.
essas brincadeiras não devem ser
levadas para o ambiente educacional para não atrapalhar o andamento da
educação.
·
2. No jogo tradicional, a atividade lúdica
apresenta-se como manifestação cultural ligada à transmissão oral, folclore e
cultura popular.
Assinale
abaixo a alternativa que justifica a necessidade de utilizar tal modalidade de
jogo na educação.
Os encontros intergeracionais só
atrapalham a organização escolar. Todas as afirmações anteriores reforçam a
necessidade de utilizar o jogo tradicional na educação.
A utilização do jogo tradicional
reforça a importância da cultura popular para a educação.
O jogo tradicional não deve ser
anônimo, é preciso ter autoria.
O jogo tradicional está fora do
universo infantil, é preciso vinculá-lo ao reforço escolar.
3.
Froebel, criador do Jardim de Infância, utilizava jogos em sua pedagogia porque
acreditava que.
os brinquedos possuíam a característica
intencional de contribuir para a formação das qualidades morais, por meio do
uso das histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas.
era importante inserir as brincadeiras
simbólicas como forma de preparação para o trabalho.
os brinquedos poderiam ajudar na
aproximação entre pais e professores.
os brinquedos educativos só podiam ser
utilizados pelos adultos.
·
4. Cada criança é única. Os educadores precisam
observá-las para melhor conhecê-las.
Esse
conhecimento é construído no dia a dia, no toque, na troca de olhares, na
escuta atenta do choro, da fala, do balbucio, do riso, das primeiras palavras,
porém cada um desses acontecimentos pode ser mediado por um elo de ligação, um
instrumento muito importante e presente desde a mais tenra idade: o brinquedo.
A afirmação acima está correta.
A afirmação acima está incorreta.
A afirmação acima refere-se apenas às
escolas montessorianas.
A afirmação acima refere-se aos jogos
cooperativos
1.
SEGUNDO PIAGET, QUANDO A CRIANÇA BRINCA, ELA:
assimila o
mundo sem compromisso com a realidade
2. BRINCAR É UMA ATIVIDADE QUE:
estreita
vínculos, explora a imaginação e desenvolve a criatividade.
3. O TERMO ÓCIO CRIATIVO SIGNIFICA:
conjugar
trabalho, estudo e jogo em prol da criatividade.
4.
O principal aspecto abordado por Piaget sobre os jogos e as brincadeiras
refere-
às fases de
desenvolvimento pelas quais as crianças passam
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. O
principal aspecto abordado por Piaget sobre os jogos e as brincadeiras
refere-se
·
às
fases de desenvolvimento pelas quais as crianças passam.
·
às relações
com as outras crianças com as quais convive.
·
à imaginação
e criatividade.
·
às relações
com o meio em que vive.
2. É
IMPORTANTE QUE NOSSO OLHAR SOBRE A DANÇA NA ESCOLA CONSIDERE:
·
a
plasticidade das coreografias.
·
somente o
desempenho corporal dos alunos.
·
a
diversidade de propostas e ações que caracterizam o mundo contemporâneo.
·
as formas
clássicas de dança.
3. AO
PROPORMOS ATIVIDADES MUSICAIS, PODEMOS ENFRENTAR O SEGUINTE DILEMA:
·
músicas de roda x músicas da mídia. Nessa circunstância, devemos:
·
deixar de
lado as atividades musicais para evitar problemas.
·
usar somente
as músicas que são sucesso.
·
usar somente
as músicas de roda e afastar-se da realidade dos alunos.
·
usar
o bom senso e permitir que os alunos auxiliem na escolha das músicas.
4. NA FASE DO
PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL, A CRIANÇA:
·
é capaz de
pensar logicamente.
·
é capaz de
abstrair e idealizar conceitos.
·
aprimora o
seu senso estético.
·
desenvolve
o pensamento simbólico com a aquisição da linguagem
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Aprendemos que como educadores temos o dever de garantir o direito de
a criança brincar e, para tanto, precisamos
- escolher
objetos que os transformarão em ambientes educativos na medida em que
forem adquiridos no exterior.
- promover
interação entre o espaço, os materiais (objetos, brinquedos e jogos) e os
pais, porque brincar é tarefa deles.
- reconhecer
que as crianças não têm experiência de vida suficiente para escolher
brincadeiras.
- organizar
espaços, estimular continuamente a criança, sermos criativos, sensíveis,
comunicativos e alegres para interagir e promover a ludicidade. CORRETA
2. O direito de brincar é entendido como direito à liberdade e foi
contemplado na legislação brasileira por meio de qual documento legal?
- Estatuto
da Criança e do Adolescente.CORRETA
- Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
- Lei
Orgânica da Assistência Social.
- Código
Civil.
3. Em 1959,
·
a
Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou sua Declaração Universal dos
Direitos da Criança, com significativo e profundo impacto nas atitudes de cada
nação diante da infância. Nela a ONU reafirmava a importância de se garantir a
universalidade, objetividade e igualdade na consideração de questões relativas
aos direitos da criança. Podemos dizer em decorrência da declaração que
I. a criança passa a ser considerada, pela primeira vez na história, prioridade absoluta e sujeito de Direito, o que por si só é uma profunda revolução.
II. todas as crianças podem brincar onde e quando quiserem.
III. essa nova concepção de criança - um ser sujeito de direitos - implica a adoção de medidas legais e implementação de ações que garantam seu desenvolvimento pleno.
IV. os adultos são obrigados a brincar três vezes por semana para relembrar os tempos de infância.
- Apenas
a IV está correta.
- III
e IV estão corretas.
- I
e III estão corretas. CORRETA
- I
e II estão corretas.
4. Para escolher brinquedos para as crianças devemos levar em
consideração as afirmações a seguir.
- I. Para os bebês, dê preferência a
brinquedos que possam ser higienizados com facilidade, que não soltem
fiapos ou pequenos pedaços, quando forem de tecido devem estar firmemente
costurados e
que não sejam pontiagudos.
II. Quando um bebê já consegue sentar-se os melhores brinquedos são aqueles que possam ser empilhados ou encaixados uns dentro dos outros, de fácil manuseio como as argolas, caixas, potes etc.
III. Na idade escolar são indicados os jogos de regras, os super-heróis e personagens de tramas variadas, as experiências científicas, a moda (confeccionar roupinhas para vestir bonecas), as coleções e hobbies servem como instrumento para explorar o mundo, jogos tradicionais, eletrônicos e de tabuleiro, os esportes de salão e os brinquedos de armar, colaboram no aprendizado das normas sociais.
IV. Após os nove anos as crianças deixam de interessar-se por brinquedos mais elaborados como jogos de mágica e kits ligados à ciência, jogos de tabuleiros, de cartas, pebolim e bilhar, entre outros.
- I,
II e III estão corretas. CORRETA
- I,
III e IV estão corretas.
- I
e IV estão corretas.
- Apenas
a IV está correta
Resultado final : 2
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Aprendemos
que como educadores temos o dever de garantir o direito de a criança brincar e,
para tanto, precisamos
- escolher
objetos que os transformarão em ambientes educativos na medida em que
forem adquiridos no exterior.
- organizar
espaços, estimular continuamente a criança, sermos criativos, sensíveis,
comunicativos e alegres para interagir e
promover a ludicidade.
- promover
interação entre o espaço, os materiais (objetos, brinquedos e jogos) e os
pais, porque brincar é tarefa deles.
- reconhecer
que as crianças não têm experiência de vida suficiente para escolher
brincadeiras.
2. Froebel,
criador do Jardim de Infância, utilizava jogos em sua pedagogia porque
acreditava que
- os
brinquedos possuíam a característica intencional de contribuir para a
formação das qualidades morais, por meio do uso das histórias, mitos, lendas, contos de
fadas e fábulas.
- era
importante inserir as brincadeiras simbólicas como forma de preparação
para o trabalho.
- os
brinquedos educativos só podiam ser utilizados pelos adultos.
- os
brinquedos poderiam ajudar na aproximação entre pais e professores.
3. O direito
de brincar é entendido como direito à liberdade e foi contemplado na legislação
brasileira por meio de qual documento legal?
- Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
- Estatuto
da Criança e do Adolescente.
- Lei
Orgânica da Assistência Social.
- Código
Civil.
4. Para o
professor Gilles Brougère o conceito de jogo e o espaço que ocupa nas relações
sociais estão diretamente ligados à cultura.
- Para ele, por ser o jogo uma
atividade de segundo grau, ou seja, aprendida por meio de inter-relações
sociais é, ao mesmo tempo, um "mecanismo psicológico", que
I. garante aos indivíduos a possibilidade de um certo afastamento da realidade para recriação dessa realidade.
II. caracteriza a atividade lúdica como "estado de espírito" de quem está brincando, mais do que a atividade em si.
III. independe diretamente da interpretação do contexto cultural onde a atividade lúdica está acontecendo.
IV. compreende um conjunto de atividades, procedimentos, palavras, gestos e silêncios que permitem interpretações comuns, dentro de um determinado grupo social.
Estão corretas
- I,
II, III e IV.
- I,
II e IV.
- I,
III e IV.
- II,
III e I
Resultado final : 2
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Froebel, criador do Jardim de Infância, utilizava jogos em sua
pedagogia porque acreditava que
- os
brinquedos poderiam ajudar na aproximação entre pais e professores.
- os
brinquedos possuíam a característica intencional de contribuir para a
formação das qualidades morais, por meio do uso das histórias, mitos, lendas, contos de
fadas e fábulas. CORRETA
- era
importante inserir as brincadeiras simbólicas como forma de preparação
para o trabalho.
- os
brinquedos educativos só podiam ser utilizados pelos adultos.
2. Aprendemos que como educadores temos o dever de garantir o direito de
a criança brincar e, para tanto, precisamos
- promover
interação entre o espaço, os materiais (objetos, brinquedos e jogos) e os pais,
porque brincar é tarefa deles.
- reconhecer
que as crianças não têm experiência de vida suficiente para escolher
brincadeiras.
- organizar
espaços, estimular continuamente a criança, sermos criativos, sensíveis,
comunicativos e alegres para interagir e promover a ludicidade. CORRETA
- escolher
objetos que os transformarão em ambientes educativos na medida em que
forem adquiridos no exterior.
3. Leia abaixo:
- Brougère identifica que o jogo
contribui de maneira indireta para a educação na medida em que permite ao
aluno relaxar e divertir-se, podendo assim ser mais eficiente e atencioso
nos exercícios que lhe são determinados.
Ou seja,
- as
crianças só aprendem se jogarem.
- os
educadores procuram enganar a criança dando jogos.
- as
crianças precisam descansar para serem adultos trabalhadores.
- como
as crianças gostam de jogar pode-se utilizá-lo para motivar a
aprendizagem. CORRETA
4. Leia abaixo:
- Froebel foi criador do
Kindergarten (Jardim de Infância), onde as crianças eram consideradas
"plantinhas" que precisavam ser cuidadas pelas
"jardineiras", denominação das professoras. O brincar livre e
espontâneo em contato com a natureza, conjugado à utilização de materiais
como bolas, cilindro e cubos denominados
como dons, além de possibilitarem atividades de manipulação, percepção sensorial, e linguagem, seriam os recursos necessários para a aquisição de conhecimento.
- A
afirmação acima está correta. CORRETA
- A
afirmação acima refere-se aos jogos cooperativos.
- A
afirmação acima está incorreta.
- A
afirmação acima refere-se apenas às escolas montessorianas
Resultado final : 2
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Assinale a
alternativa que melhor descreve o conceito de criatividade.
- É
o processo de discernimento de sua autoestima.
- É
a capacidade de criar novas ideias.
- É
a capacidade de articular teoria e prática.
- Criar estratégias para resolver
situações críticas e desafiadoras.
2. Qual das
alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências
artísticas?
- Atividades
de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.
- Atividades
de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
- Atividades
de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
- Atividades
de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.
3. NA FASE DO
PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL, A CRIANÇA:
- aprimora
o seu senso estético.
- desenvolve
o pensamento simbólico com a aquisição da linguagem.
- é
capaz de pensar logicamente.
- é
capaz de abstrair e idealizar conceitos.
4. PARA
PLANEJAR AS ATIVIDADES LÚDICAS E PROPÔ-LAS AOS ALUNOS, O PROFESSOR DEVE:
- transitar
em diversas áreas do conhecimento.
- ingressar no universo infantil e
considerar o interesse dos alunos.
- considerar
somente seus objetivos educacionais.
- ter
ampla formação acadêmica
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. SEGUNDO PIAGET, QUANDO A CRIANÇA BRINCA, ELA:
manipula
a realidade.
aprimora
a linguagem.
assimila
suas idéias.
assimila
o mundo sem compromisso com a realidade.
2. A RECREAÇÃO ESCOLAR ENGLOBA:
atividades
que promovam a alegria dos participantes.
desporto
competitivo.
treinamento
de força física.
música
e dança.
3. NA SOCIEDADE ATUAL, AS CRIANÇAS TAMBÉM SÃO EDUCADAS:
pelos
colegas e amigos.
pelos
meios de comunicação e informação.
pela
família.
pela
convivência com os adultos.
4. O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE GERA:
aprimoramento
do senso estético para a realização de trabalhos artísticos.
a
resolução lógica-padrão dos problemas cotidianos.
novas
idéias, melhoria da auto-imagem e auto-estima, e aprimoramento do senso
crítico.
apenas
a melhoria das relações sociais
Resultado
final : 2
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. É
IMPORTANTE QUE NOSSO OLHAR SOBRE A DANÇA NA ESCOLA CONSIDERE:
·
a
plasticidade das coreografias.
·
as formas
clássicas de dança.
·
a
diversidade de propostas e ações que caracterizam o mundo contemporâneo.
·
somente o
desempenho corporal dos alunos.
2. O JOGO É
CAPAZ DE PROMOVER:
·
a
aprendizagem escolar.
·
a
aprendizagem formal e informal.
·
o
livre-arbítrio.
·
somente a
aprendizagem informal.
3. EM
QUALQUER PROCESSO DE AVALIAÇÃO, PRECISAMOS:
·
observar
os alunos e avaliá-los individualmente, entendendo suas qualidades e
limitações.
·
valorizar o
nível de abstração dos alunos.
·
traçar
padrões de performance a serem atingidos por todos.
·
considerar
somente o erro e o acerto.
4. UMA DAS
PRINCIPAIS FUNÇÕES DO LAZER NO AMBIENTE ESCOLAR É:
·
promover a
competição.
·
apresentar
conteúdos curriculares.
·
desenvolver
a criatividade da criança.
·
promover o
descanso das crianças
Resultado final : 2
1. Segundo John Dewey, por meio da brincadeira de faz de conta, a
criança imita a vida real, pais e adultos, o que por consequência
- essas
brincadeiras não devem ser levadas para o ambiente educacional para não
atrapalhar o andamento da educação.
- contribui
para a educação na medida em que os professores relaxam enquanto as
crianças brincam.
- pode
ser livremente reproduzida em espaços públicos sem contribuir para a
formalização de um currículo.
- nesse
tipo de brincadeira, ela simplesmente reproduz o que há de melhor e pior
no que observa. Ou seja, imita situações e
valores do meio social em que está inserida.
2. Cada criança é única. Os educadores precisam observá-las para melhor
conhecê-las.
- Esse conhecimento é construído no
dia a dia, no toque, na troca de olhares, na escuta atenta do choro, da
fala, do balbucio, do riso, das primeiras palavras, porém cada um desses
acontecimentos pode ser mediado por um elo de ligação, um instrumento muito
importante e presente desde a mais tenra idade: o brinquedo.
- A
afirmação acima refere-se apenas às escolas montessorianas.
- A
afirmação acima refere-se aos jogos cooperativos.
- A
afirmação acima está correta.
- A
afirmação acima está incorreta.
3. São exemplos de jogos tradicionais:
- a
pipa, a bola de gude, os jogos eletrônicos e a boneca.
- a
pipa, a bola de gude, o jogo de futebol de salão e o pião.
- a
pipa, a bola de gude, o jogo de pedrinhas e os blocos lógicos.
- a
pipa, a bola de gude, o pião e as cantigas de roda.
4. Leia abaixo:
- O jogo, o brinquedo e a
brincadeira nos acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos
profissionais da educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para
transmitir, estimular e desafiar nossos alunos na construção do
conhecimento dentro e fora da escola, porém
- não
aproveitamos corretamente essas poderosas ferramentas por que não fomos
preparados para utilizá-las.
- não
reconhecemos a importância do brincar.
- não
devemos deixar as crianças brincarem na escola.
- não
desperdiçamos oportunidades de troca de conhecimento
Resultado final : 2
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Qual o
importante papel que o brincar desempenha na vida escolar das crianças?
·
Por meio do
brincar a criança discute com os colegas suas ideias.
·
Por meio do
brincar a criança aprende como se brinca.
·
Por
meio do brincar a criança vivencia o que aprende.
·
Por meio do
brincar a criança se relaciona com os brinquedos.
2. NA ESCOLA,
A EXPRESSÃO DRAMÁTICA ACONTECE QUANDO:
·
deixamos
que o aluno invente suas histórias e as conte, representando-as à sua maneira.
·
propomos
atividades corporais com recursos audiovisuais modernos.
·
fazemos um
jogral com temática preestabelecida pelo professor.
·
formamos um
grupo de alunos que “têm jeito para ser ator”.
3. SEGUNDO
PIAGET, A INTELIGÊNCIA HUMANA É:
·
um
fato de assimilação que ocorre a partir das relações sujeito-objeto.
·
a capacidade
de armazenar conteúdos e reproduzir padrões.
·
a capacidade
de copiar a realidade.
·
a capacidade
de responder a estímulos propostos.
4. O JOGO É
UMA ATIVIDADE ESCOLAR QUE:
·
promove a
diversão e o lazer.
·
desenvolve
somente os aspectos psicomotores.
·
baseia-se nos
aspectos cognitivos do sujeito.
·
potencializa
a apreensão do conhecimento, relacionando vários aspectos do desenvolvimento
humano
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JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
1. Em 1959,
- a Organização das Nações Unidas
(ONU) proclamou sua Declaração Universal dos Direitos da Criança, com
significativo e profundo impacto nas atitudes de cada nação diante da
infância. Nela a ONU reafirmava a importância de se garantir a
universalidade, objetividade e igualdade na consideração de questões
relativas aos direitos da criança. Podemos dizer em decorrência da
declaração que
I. a criança passa a ser considerada, pela primeira vez na história, prioridade absoluta e sujeito de Direito, o que por si só é uma profunda revolução.
II. todas as crianças podem brincar onde e quando quiserem.
III. essa nova concepção de criança - um ser sujeito de direitos - implica a adoção de medidas legais e implementação de ações que garantam seu desenvolvimento pleno.
IV. os adultos são obrigados a brincar três vezes por semana para relembrar os tempos de infância.
- I
e III estão corretas.
- III e
IV estão corretas.
- Apenas
a IV está correta.
- I e
II estão corretas.
2. Para escolher brinquedos para as crianças devemos levar em
consideração as afirmações a seguir.
- I. Para os bebês, dê preferência a
brinquedos que possam ser higienizados com facilidade, que não soltem
fiapos ou pequenos pedaços, quando forem de tecido devem estar firmemente
costurados e
que não sejam pontiagudos.
II. Quando um bebê já consegue sentar-se os melhores brinquedos são aqueles que possam ser empilhados ou encaixados uns dentro dos outros, de fácil manuseio como as argolas, caixas, potes etc.
III. Na idade escolar são indicados os jogos de regras, os super-heróis e personagens de tramas variadas, as experiências científicas, a moda (confeccionar roupinhas para vestir bonecas), as coleções e hobbies servem como instrumento para explorar o mundo, jogos tradicionais, eletrônicos e de tabuleiro, os esportes de salão e os brinquedos de armar, colaboram no aprendizado das normas sociais.
IV. Após os nove anos as crianças deixam de interessar-se por brinquedos mais elaborados como jogos de mágica e kits ligados à ciência, jogos de tabuleiros, de cartas, pebolim e bilhar, entre outros.
- I e
IV estão corretas.
- I,
III e IV estão corretas.
- I,
II e III estão corretas.
- Apenas
a IV está correta.
3. A utilização do jogo na educação suscita algumas dúvidas entre os
educadores, em especial se há diferença entre jogo e material pedagógico.
- Para Kishimoto (1994), aceitar o
uso de brinquedos e jogos dentro da sala de aula nem sempre aconteceu,
esse uso depende diretamente do conceito e da visão que o profissional tem
das crianças e da própria instituição.
- A
afirmação acima refere-se apenas aos hospitais.
- A
afirmação acima refere-se às universidades.
- A
afirmação acima está correta.
- A
afirmação acima está incorreta.
4. Cada criança é única. Os educadores precisam observá-las para melhor
conhecê-las.
- Esse conhecimento é construído no
dia a dia, no toque, na troca de olhares, na escuta atenta do choro, da
fala, do balbucio, do riso, das primeiras palavras, porém cada um desses
acontecimentos pode ser mediado por um elo de ligação, um instrumento
muito importante e presente desde a mais tenra idade: o brinquedo.
- A
afirmação acima refere-se aos jogos cooperativos.
- A
afirmação acima está incorreta.
- A
afirmação acima está correta.
- A
afirmação acima refere-se apenas às escolas montessorianas
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JOGOS, BRINQUEDOS E
BRINCADEIRAS
1. Leia abaixo:
O jogo, o brinquedo e a
brincadeira nos acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos
profissionais da educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para
transmitir, estimular e desafiar nossos alunos na construção do conhecimento
dentro e fora da escola, porém
R: não aproveitamos corretamente essas poderosas ferramentas por
que não fomos preparados para utilizá-las.
2. Para escolher
brinquedos para as crianças devemos levar em consideração as afirmações a
seguir.
I. Para os bebês, dê
preferência a brinquedos que possam ser higienizados com facilidade, que não soltem
fiapos ou pequenos pedaços, quando forem de tecido devem estar firmemente
costurados e
que não sejam pontiagudos.
II. Quando um bebê já consegue sentar-se os melhores brinquedos são aqueles que possam ser empilhados ou encaixados uns dentro dos outros, de fácil manuseio como as argolas, caixas, potes etc.
III. Na idade escolar são indicados os jogos de regras, os super-heróis e personagens de tramas variadas, as experiências científicas, a moda (confeccionar roupinhas para vestir bonecas), as coleções e hobbies servem como instrumento para explorar o mundo, jogos tradicionais, eletrônicos e de tabuleiro, os esportes de salão e os brinquedos de armar, colaboram no aprendizado das normas sociais.
IV. Após os nove anos as crianças deixam de interessar-se por brinquedos mais elaborados como jogos de mágica e kits ligados à ciência, jogos de tabuleiros, de cartas, pebolim e bilhar, entre outros.
que não sejam pontiagudos.
II. Quando um bebê já consegue sentar-se os melhores brinquedos são aqueles que possam ser empilhados ou encaixados uns dentro dos outros, de fácil manuseio como as argolas, caixas, potes etc.
III. Na idade escolar são indicados os jogos de regras, os super-heróis e personagens de tramas variadas, as experiências científicas, a moda (confeccionar roupinhas para vestir bonecas), as coleções e hobbies servem como instrumento para explorar o mundo, jogos tradicionais, eletrônicos e de tabuleiro, os esportes de salão e os brinquedos de armar, colaboram no aprendizado das normas sociais.
IV. Após os nove anos as crianças deixam de interessar-se por brinquedos mais elaborados como jogos de mágica e kits ligados à ciência, jogos de tabuleiros, de cartas, pebolim e bilhar, entre outros.
R: I, II e III estão corretas.
3. Aprendemos que
como educadores temos o dever de garantir o direito de a criança brincar e,
para tanto, precisamos
R: organizar espaços, estimular continuamente a criança, sermos
criativos, sensíveis, comunicativos e alegres para interagir e promover a
ludicidade.
4. Para o professor
Gilles Brougère o conceito de jogo e o espaço que ocupa nas relações sociais
estão diretamente ligados à cultura.
Para ele, por ser o jogo uma
atividade de segundo grau, ou seja, aprendida por meio de inter-relações
sociais é, ao mesmo tempo, um "mecanismo psicológico", que
I. garante aos indivíduos a possibilidade de um certo afastamento da realidade para recriação dessa realidade.
II. caracteriza a atividade lúdica como "estado de espírito" de quem está brincando, mais do que a atividade em si.
III. independe diretamente da interpretação do contexto cultural onde a atividade lúdica está acontecendo.
IV. compreende um conjunto de atividades, procedimentos, palavras, gestos e silêncios que permitem interpretações comuns, dentro de um determinado grupo social.
Estão corretas
I. garante aos indivíduos a possibilidade de um certo afastamento da realidade para recriação dessa realidade.
II. caracteriza a atividade lúdica como "estado de espírito" de quem está brincando, mais do que a atividade em si.
III. independe diretamente da interpretação do contexto cultural onde a atividade lúdica está acontecendo.
IV. compreende um conjunto de atividades, procedimentos, palavras, gestos e silêncios que permitem interpretações comuns, dentro de um determinado grupo social.
Estão corretas
R: I, II e IV.
Prova concluída com
sucesso!!!
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JOGOS, BRINQUEDOS E
BRINCADEIRAS
1. Aprendemos que
como educadores temos o dever de garantir o direito de a criança brincar e,
para tanto, precisamos
R: organizar espaços, estimular continuamente a criança, sermos
criativos, sensíveis, comunicativos e alegres para interagir e promover a
ludicidade.
2. Cada criança é
única. Os educadores precisam observá-las para melhor conhecê-las.
Esse conhecimento é
construído no dia a dia, no toque, na troca de olhares, na escuta atenta do
choro, da fala, do balbucio, do riso, das primeiras palavras, porém cada um
desses acontecimentos pode ser mediado por um elo de ligação, um instrumento
muito importante e presente desde a mais tenra idade: o brinquedo.
R: A afirmação acima está correta.
3.
A
utilização do jogo na educação suscita algumas dúvidas entre os educadores, em
especial se há diferença entre jogo e material pedagógico.
Para Kishimoto (1994),
aceitar o uso de brinquedos e jogos dentro da sala de aula nem sempre aconteceu,
esse uso depende diretamente do conceito e da visão que o profissional tem das
crianças e da própria instituição.
R: A afirmação acima está correta.
4. Em 1959,
a Organização das Nações
Unidas (ONU) proclamou sua Declaração Universal dos Direitos da Criança, com
significativo e profundo impacto nas atitudes de cada nação diante da infância.
Nela a ONU reafirmava a importância de se garantir a universalidade,
objetividade e igualdade na consideração de questões relativas aos direitos da
criança. Podemos dizer em decorrência da declaração que
I. a criança passa a ser considerada, pela primeira vez na história, prioridade absoluta e sujeito de Direito, o que por si só é uma profunda revolução.
II. todas as crianças podem brincar onde e quando quiserem.
III. essa nova concepção de criança - um ser sujeito de direitos - implica a adoção de medidas legais e implementação de ações que garantam seu desenvolvimento pleno.
IV. os adultos são obrigados a brincar três vezes por semana para relembrar os tempos de infância.
I. a criança passa a ser considerada, pela primeira vez na história, prioridade absoluta e sujeito de Direito, o que por si só é uma profunda revolução.
II. todas as crianças podem brincar onde e quando quiserem.
III. essa nova concepção de criança - um ser sujeito de direitos - implica a adoção de medidas legais e implementação de ações que garantam seu desenvolvimento pleno.
IV. os adultos são obrigados a brincar três vezes por semana para relembrar os tempos de infância.
R: I e III estão corretas.
adorei, consegui efetuar as minhas respostas conforme meu aprendizado.
ResponderExcluirPaula caldeira de Almeida
ResponderExcluirPreciso da resposta da questão É possível afirmar que os seguintes jogos,da mesma forma que divertem também podem, contribuir com a aquisição de novos conhecimentos sobre o mundo.
ResponderExcluirQueria saber a resposta da, como podem ser considerados a urbanização descontrolada??
ResponderExcluirProva Online
ResponderExcluirDisciplina: 100030 - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
A criatividade é a capacidade que todo ser humano tem de
a ) respeitar e valorizar a expressão de seu grupo em qualquer circunstância.
b ) criar obras artísticas de vanguarda, reconhecidas pela sociedade.
c ) repetir padrões e comportamentos sociais, independentemente de sua classe social.
x d )gerar novas ideias ou ações, independentemente de sua classe social, mas dependentemente de seu meio.
QUESTÃO 2
Na escola, a expressão dramática acontece quando
a ) formamos um grupo de alunos que "têm jeito para serem atores".
b ) propomos atividades corporais com recursos audiovisuais modernos.
x c ) deixamos que o aluno invente suas histórias e as conte, representando-as à sua maneira.
d ) fazemos um jogral com temática preestabelecida pelo professor.
QUESTÃO 3
Ser construtivista significa
a ) trabalhar com fórmulas e regras preestabelecidas em sala de aula.
b ) propor atividades repetitivas e aulas expositivas aos alunos.
x c ) auxiliar o aluno na construção do conhecimento, mediando a relação sujeito-objeto.
d ) propor atividades que explorem o pensamento divergente dos alunos.
QUESTÃO 4
Uma das principais funções do lazer no ambiente escolar é
a ) promover a competição.
b ) apresentar conteúdos curriculares.
x c ) desenvolver a criatividade da criança.
d ) promover o descanso das crianças.
QUESTÃO 5
As brincadeiras antigas trabalham com qual principal aspecto não tão trabalhado pelas brincadeiras atuais?
a ) Os movimentos e a escrita.
b ) A fala e a escuta.
x c ) A criatividade e a coordenação motora.
d ) A corrida.
QUESTÃO 6
O lazer exerce papel importante no trabalho da escola. Como ele deve acontecer?
a ) De forma a organizar várias atividades para seguirem corretamente cada qual em sua vez.
x b )De forma a qualificar o tempo de lazer das crianças para que tenham algum direcionamento nesse momento.
c ) De forma a deixar as crianças livres para brincarem à vontade em seu tempo livre de lazer.
d )De forma a deixar as crianças com apenas algum tempo livre para brincarem à vontade e, no tempo restante, direcionar alguma atividade.
QUESTÃO 7
O desenvolvimento de projetos de aprendizagem requer que professores e alunos
x a ) tenham gosto pela pesquisa, inovação e trabalho.
b ) sejam pontuais e criativos.
c ) saibam respeitar o próximo.
d ) pratiquem atividades lúdicas.
QUESTÃO 8
Do ponto de vista educacional, o jogo deve
a ) estimular a individualidade da criança.
x b ) oportunizar a participação ativa das crianças.
c ) explorar a realidade.
d ) promover a competição.
QUESTÃO 9
A recreação escolar engloba
a ) música e dança.
b ) treinamento de força física.
c ) desporto competitivo.
x d ) atividades que promovam a alegria dos participantes.
QUESTÃO 10
Em que momento acontece a avaliação das pessoas?
a ) Na escola.
x b ) Em todos os momentos da vida.
c ) Em casa.
d ) Na sala de aula