Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras - Prova N3


Cursos online na área de pedagogia
http://www.cursos24horas.com.br/cursos/pedagogia/


1. Escreva sobre o sistema ESAR de classificação de brinquedos: objetivos, teorias em que é fundamentado e como se organiza.
ESAR é analisar os objetivos, com a intenção de melhorar a escola e compreender a criança que brinca. Esse sistema apoia-se nas teorias psicológicas correspondentes às etapas do desenvolvimento da criança e sua atividade lúdica desde o nascimento até a idade adulta. É organizado de acordo com a primeira letra de cada faceta: “E” – jogo de exercício; “S” – simbólico; “A” – acoplagem e “R” – jogos de regras.

Outra resposta - O objetivo do sistema ESAR é analisar os objetos de jogo, com a intenção de melhorar a escola e melhor compreender a criança que brinca. Esse sistema apóia-se nas teorias psicológicas correspondentes às etapas do desenvolvimento da criança e sua atividade lúdica, desde o nascimento até a idade adulta. É organizado de acordo com a primeira letra de cada faceta: E -  jogo de exercício, S - simbólico, A -  acoplagem e R - jogos de regras.

2. Discorra sobre o jogo simbólico.
O jogo simbólico ou faz de conta são jogos com brincadeiras de faz de conta, onde  o imaginário infantil é concretizado na transformação de materiais disponíveis na natureza, para sua imitação do cotidiano social, na expressão da criatividade dos protagonistas do ato lúdico. 

Outra resposta - O jogo simbólico ou “faz de conta”, caracteriza-se a partir do momento em, que a criança passa a expressar seus sonhos e fantasias e assumir seu papel na sociedade.
Nós, professores devemos possibilitar que as crianças pratiquem esse jogo, aproveitando os espaços e a diversidade de materiais, levando-os a imitar e recriar situações do cotidiano, garantindo assim o desenvolvimento da criança.

3. Por que as crianças se interessam tanto por histórias, jogos e filmes violentos? Responda a essa questão baseando-se no pensamento de Silva (2009).
Todo ser humano é composto de amor, ódio, raiva e indignação. Esses sentimentos são importantes para nosso desenvolvimento e crescimento e o brincar de faz de conta envolvendo fantasias agressivas e violentas são fundamentais para o equilíbrio emocional da criança. Faz com que elas aprendam a lidar com a diversidade das emoções, emoções que devem ser questionadas durante ou depois do filme de uma história para equilíbrio das mesmas ou orientação.

4. Definir o conceito dos termos jogo, brinquedo e brincadeira é uma tarefa de grande complexidade dada a grande abrangência e significado da palavra jogo. Escreva uma reflexão sobre o conceito de jogo baseando-se no conceito de Carneiro (2003) e em suas próprias palavras.
Baseado no conceito de Carneiro (2002), a palavra jogo vem do latim que significa movimentos rápidos, sendo mais tarde incorporado pela língua romena, referindo-se também aos ritos de iniciação e jogos de azar e, finalmente, passaram a indicar movimentos, futilidade e ligeireza.