Prova 1
1- As brinquedotecas são espaços organizados
intencionalmente compostos por cantos temáticos e uma diversidade de objetos,
materiais e brinquedos onde a criança e seus pares possam desenvolver, criar, participar,
de uma infinidade de brincadeiras. Enumere uma lista de cantinhos comuns que
compõe uma brinquedoteca. Pag. 105 *
Brinquedoteca é um espaço provido de
brinquedos e jogos educativos, destinados a estimular as crianças e seus
acompanhantes a brincar em um ambiente lúdico. Na brinquedoteca tem-se o
cantinho do faz de conta, cantinho da leitura, canto das invenções, mesa das
atividades, cantinho da pintura, da fantasia, etc.
Outra resposta - Brinquedoteca é um ambiente lúdico, um espaço
com grande variedade de brinquedos para estimular a criança a brincar. Um
espaço composto por:
- Canto do faz de conta,
- Canto da leitura,
- Canto das invenções,
- Sucatoteca,
- Mesa de atividades,
- Estantes com brinquedos.
2- Definir o conceito dos termos
jogos, brinquedos e brincadeiras é uma tarefa de grande complexidade dada a
grande
abrangência e significado da palavra
jogo. Escreva uma reflexão sobre o conceito de jogo baseando se no conceito
de Carneiro (2003) e em suas próprias palavras. Pag. 11 *
Baseado no conceito de Carneiro (2002), a palavra jogo vem do latim que
significa movimentos rápidos, sendo mais tarde incorporado pela língua romena,
referindo-se também aos ritos de iniciação e jogos de azar e, finalmente,
passaram a indicar movimentos, futilidade e ligeireza.
Outra resposta - Os estudiosos definem os
termos jogo, brinquedo e brincadeira apoiados em características das
atividades, situações e comportamentos dos indivíduos em grupos num dado
período e contexto social. Carneiro define a palavra jogo de origem latina
“ludis, ludere”, que designava movimentos rápidos, estendendo-se depois para os
jogos públicos incorporando depois as línguas românticas, passando a indicar
movimento, ligeireza e futilidade.
3- Discorra sobre o jogo tradicional.
*
O jogo tradicional é um tipo de atividade
lúdica que apresenta-se como
manifestação cultural ligada à transmissão oral; folclore, cultura popular,
assumindo características de anonimato, conservação e universidade porque a
pesar de suas origens serem desconhecidas, permanecem no universo infantil,
como por exemplo, o jogo das pedrinhas
ou cinco marias, que preservam a mesma estrutura desde tempos remotos e
que tem incorporado novos formatos, podendo ser adquiridos ou confeccionados em
saquinhos de areia ou arroz.
Outra resposta - O jogo
tradicional é aquele que apresenta-se como manifestação cultural, estando
sempre em transformação. Geralmente acontecem livremente, fora do ambiente
escolar, o que dificulta a sua transmissão. Ex: Amarelinha, pião, cantigas de
roda, jogo cinco Marias, etc.
4- Afinal a criança aprende
brincando? Responda esta pergunta baseando se no pensamento de Brougère.
Pag. 63*
O jogo, a brincadeira e o brinquedo fazem parte da
cultura da infância. Nós educadores temos que ter em mente que a atividade
lúdica tem um objetivo maior do que uma simples ferramenta de ensino e
aprendizagem. De acordo com Brougere, o jogo contribui de maneira indireta para
a educação na medida em que permite ao aluno relaxar e divertir-se, podendo ser
mais eficiente e atencioso nos exercícios que lhes são propostos. Assim, a
criança aprende brincando através do jogo. Podemos também observar seus talentos,
sua criatividade, sua capacidade de resolver problemas e superar desafios.
Outra resposta - Para Brougère, o jogo contribui de forma na
aprendizagem, pois os alunos aprendem melhor divertindo-se, devendo então o
educador aproveitar-se disso em doses limitadas para chegar ao aprendizado
real.
Prova 2
1. Como HUIZINGA se refere ao jogo? Pag. 17
Huizinga
refere-se ao jogo como um elemento da cultura, identificando características
relacionadas a aspectos sociais. Para ele, o jogo não é material e tão pouco
racional.
2. Um dos cantinhos da brinquedoteca é o faz de conta. Escreva
como ele deve ser composto.
O
cantinho do faz de conta deve ser composto com mobília infantis de cozinha com
pia, geladeira, fogão, panelinhas, o quarto com berço, caminha, bonecas e
roupinha de boneca, o supermercado com carrinho e coisas pra comprar, o
hospital com uniforme de enfermeira, consultório, um camarim com espelhos,
fantasias, maquiagem, enfim, tudo o que possa levar a criança a brincar de “
faz de conta”.
3. Discorra sobre o jogo simbólico.
O jogo simbólico ou faz de conta são jogos com brincadeiras de faz de
conta, onde o imaginário infantil é concretizado na transformação de materiais
disponíveis na natureza, para sua imitação do cotidiano social, na expressão da
criatividade dos protagonistas do ato lúdico.
Outra resposta - O jogo simbólico
caracteriza-se a partir do momento em que a criança começa a alterar o
significado dos objetos e dos eventos e passa a expressar seus sonhos e
fantasias assumindo assim, seu papel na sociedade.
Outra resposta - O jogo
simbólico ou “faz de conta”, caracteriza-se a partir do momento em que a
criança passa a expressar seus sonhos e fantasias e assumir seu papel na
sociedade.
Nós,
professores devemos possibilitar que as crianças pratiquem esse jogo,
aproveitando os espaços e a diversidade de materiais, levando-os a imitar e
recriar situações do cotidiano, garantindo assim o desenvolvimento da criança.
4. Escreva sobre o papel do jogo no desenvolvimento da criança
baseado nas idéias de
Coria -Sabini e Regina Lucena.
De
acordo com Coria Sabini e Regina Lucena, os jogos oferecem uma fonte para
estudos, do ponto de vista sociológico, na perspectiva psicológica e numa
abordagem antropológica, reforçando que o brincar está ligado ao
desenvolvimento integral do ser humano, individual ou social, pois ao brincar a
criança diverte-se, aprende regras, resolve problemas, lidera, etc.
Prova 3
1- Qual a importância do jogo para Piaget?
Para
Piaget, o jogo é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. É por meio
dele que a criança passa a similar o que é real do “eu”, de forma a permanecer
centrada sobre si mesma. Ele classifica os jogos em simbólico, de exercício e
de regras.
Outra resposta - Na opinião de Piaget, o jogo é fundamental
para o desenvolvimento humano, começa quando a criança deixa de realizar
uma atividade pelo simples prazer de fazer e passa a realiza - lá com um
sentido, ou seja, joga simbolicamente. E por meio do jogo simbólico que a
criança passa a assimilar o que é real ao “eu”, de forma a permanecer centrada
sobre si mesma. Piaget ainda classifica os jogos em jogo de exercício, jogo
simbólico e jogo de regra.
2- Comente/discorra sobre o jogo de construção.
Os
jogos de construção destinam-se ao livre manuseio de pequenas peças para qual a
criança, componha o seu mundo imaginário, possibilitando o enriquecimento da
criatividade e experiência sensorial, desenvolvendo a capacidade cognitiva e de
manipulação, ampliando a capacidade da criança.
O
jogo de construção está intimamente ao jogo de faz de conta, ou seja, para compreender
a importância das construções é necessário considerar a inter relação entre a
linguagem e a ação da criança que materializam os temas encontrados no mundo
real.
Outra resposta - Os jogos de construção têm sua origem nos dons de Froebel e destina-se
ao livre manuseio e combinação de pequenas peças para a composição do mundo
imaginário da criança. Os jogos de construção possibilitam enriquecer a
experiência sensorial e a criatividade, desenvolverem habilidades cognitivas e
de manipulação. No processo de evolução dos jogos elaborados pelas crianças,
ela desenvolve a capacidade de medir, imaginar, planejar suas ações e
compreender tarefas colocadas pelo adulto. A capacidade de construção da
criança vai sendo aprimorada, diferenciando-se da capacidade de empilhar
blocos, que ocorre antes dos três anos de idade. A idéia da construção já exige
o entendimento da junção de várias peças que pode ser feito inicialmente pela
imitação, com o auxilio de um adulto, para posteriormente chegar á criação
sozinha.
3. Um dos cantinhos de uma brinquedoteca é o “canto de leitura
ou de contar história”. Escreva como ele deve ser composto.
Deve
ser composto de tapetes e almofadas para acolher as crianças que querem ler um
livro deitada no chão ou simplesmente aninhar-se em busca de aconchego.
4. Por que as crianças se interessam tanto por histórias, jogos
e filmes violentos? Responda a essa questão baseando-se no pensamento de Silva
(2009)
Todo ser humano é composto de amor, ódio, raiva e indignação. Esses
sentimentos são importantes para nosso desenvolvimento e crescimento e o
brincar de faz de conta envolvendo fantasias agressivas e violentas são
fundamentais para o equilíbrio emocional da criança. Faz com que elas aprendam
a lidar com a diversidade das emoções, emoções que devem ser questionadas durante ou depois do filme de uma história
para equilíbrio das mesmas ou orientação.
4- Porque as crianças se interessam por livros, jogos e filmes
de terror, de acordo com Silva? Pg. 88
Porque
todo ser humano é composto de amor e ódio, raiva e indignação, e esses
sentimentos são importantes para nosso desenvolvimento e crescimento, e o
brincar de fz de conta envolvendo fantasias agressivas e violentas são
fundamentais para o equilíbrio emocional da criança, o que faz com que elas
aprendam a lidar a diversidade das emoções.
Outra resposta - Todo ser humano é composto
de amor, ódio, raiva e indignação. Esses sentimentos são importantes para nosso
desenvolvimento e crescimento e o brincar de faz de conta envolvendo fantasias
agressivas e violentas são fundamentais para o equilíbrio emocional da criança.
Faz com que elas aprendam a lidar com a diversidade das emoções, emoções que
devem ser questionadas durante ou depois
do filme de uma história para equilíbrio das mesmas ou orientação.
Prova 4
1 - Escreva sobre o sistema ESAR de classificação de brinquedos:
objetivos, teorias em que é fundamentado e como se organiza? Pg. 150
ESAR é analisar os objetivos, com a intenção de melhorar a escola e
compreender a criança que brinca. Esse sistema apoia-se nas teorias
psicológicas correspondentes às etapas do desenvolvimento da criança e sua
atividade lúdica desde o nascimento até a idade adulta. É organizado de acordo
com a primeira letra de cada faceta: “E” – jogo de exercício; “S” – simbólico;
“A” – acoplagem e “R” – jogos de regras.
2 - Discorra sobre o jogo de regras. Pg. 153
O
jogo de regras é um tipo de jogo que auxilia na socialização, sendo complexo
por basear-se em combinações e exercícios de raciocínio lógico, dedução e hipóteses.
As regras podem ser construídas pelos próprio jogadores ou impostas por quem
ETA fora do jogo.
3 - Qual a concepção de Wallon sobre o jogo? Pg. 44
Para
Wallon o jogo é uma forma de exploração, de imitação da situação presente, com
um fim em si mesmo.
Qual a concepção de Wallon
sobre o jogo? Pg.
44
Para Wallon a atividade lúdica é uma forma de exploração, de
infração da situação presente, com um fim em si mesmo.
4 - Faça uma reflexão sobre a importância de brincar para a
criança. Pg. 97
A brincadeira
é importante pra o desenvolvimento do ser humano, principalmente nos primeiros
anos de vida. Através das brincadeiras, experimentamos sensações sonoras e
táteis, nos diferenciamos dos outros, nos comunicamos, exploramos nosso corpo,
etc
Prova 5
1.Discorra
sobre o jogo cooperativo.
O jogo cooperativo estimula a ideia de
cooperação e procura minimizar os aspectos competitivos que são comuns em
muitos jogos. Nele é ressaltada a importância da participação sem enfatizar o
ganhar ou perder e a eliminação. Esse tipo de jogo possibilita ao participante
colocar-se no lugar do outro, ser mais flexível, contribuir com as regras do
jogo, pensar coletivamente e construir relacionamentos mais qualificados. Na
educação, esse tipo de jogo possibilita despertar a confiança, a autoestima, a
motivação e a superação de desafios no aluno.
Outra
resposta - Jogos
cooperativos são dinâmicos de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar,
despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa
possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover
efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos
são, eles próprios, experiências cooperativas.” onde
o participante aprende a se colocar no lugar do outro, a fim de que possam
alcançar um objetivo comum. O importante não é ganhar ou perder, e sim
participar, ganhando confiança em si e no outro, aceitando-o como ele é.
2)
Escreva sobre o ICCP: o brinquedos e o uso que a criança faz, quatro qualidades
fundamentais para a análise dos brinquedos.
O ICCP estabelece uma classificação dos
brinquedos baseado em quatro critérios das qualidades fundamentais para análise
dos brinquedos:
> Valor funcional – relacionado aos
critérios de qualidade e normas de segurança;
> Valor experimental – relacionado
ao que a criança pode aprender em todos os níveis;
> Valor de estruturação –
relacionados aos critérios afetivos e do desenvolvimento da personalidade;
> Valor de relação – relacionado ao
critério de como o jogo facilita a aprendizagem de regras e o relacionamento.
Outra
resposta - O ICCP
elegeu 4 critérios referentes a 4 qualidades fundamentais para a análise dos
brinquedos: o valor funcional (qualidade e normas de segurança), experimental (
o que a criança pode aprender em todos os níveis), estruturação
(desenvolvimento da personalidade, área afetiva) e relação ( forma como o jogo
facilita as relações e aprendizado de regras.)
3)
Quais são os pré-requisitos fundamentais para o profissional que brinca segundo
Maria Angela Barbato Carneiro.
Para a autora, o profissional que
brinca precisa ter um conhecimento aprofundado nos níveis de desenvolvimento da
criança. Deve preocupar-se em seguir corretamente as etapas que cada criança se
encontra e procurar entender o significado das brincadeiras destinadas a cada
fase do desenvolvimento da criança.. É necessário ainda que tenha visão de como
usar o espaço, realizar a classificação dos brinquedos, criar brinquedos e
brincadeiras com os alunos, além de ser expressivo e bem humorado.
Outra
resposta - Para
Maria Angela B. Carneiro, o profissional deve ter um profundo conhecimento das
etapas do desenvolvimento da criança, não pulando etapas, e entender o
significado de cada brincadeira. Deve saber utilizar os espaços, classificar os
brinquedos, criá-los também ser comunicativo, alegre, flexível e sensível.
4)
Qual a importância do jogo para Vygotski
Para
Vygotsky, o jogo representa uma importância no desenvolvimento da criança
quanto ao seu aspecto de representar a imaginação. O jogo possibilita que a
criança imagine várias situações que represente as vivências do seu dia-a-dia,
que imite comportamentos e muitas outras situações.
Quando
a criança participa de um jogo ela está envolvida em situações de hábitos, de
atitudes e de valores que contribuem para o seu processo de criação e para
atingir novos níveis de desenvolvimento.
Outra
resposta -
Vygotsky acredita que o jogo é o elemento que impulsiona o desenvolvimento do
ser humano. Dois momentos importantes na brincadeira infantil são a imaginação
e as regras. Conforme a criança brinca vai ampliando gradualmente o
conhecimento infantil.
O que deve ser composto a brinquedoteca?
A
brinquedoteca deve ser composta por cantos temáticos e uma diversidade de
objetos, brinquedos, e materiais, onde
as crianças possam criar, desenvolver, enfim, participar de inúmeras
brincadeiras, sendo que sua criação deve estar ligada ao grupo que pertence e
sua finalidade.
esiste prova de jogos o meu amg victor pergntou
ResponderExcluir