Ao visitar uma
escola, observamos os diversos ambientes em seu estado de conservação e
limpeza. Em duplas, escreva uma lista contendo atitudes erradas que podem ser
encontradas e, para cada atitude errada, sugira medidas corretas
para as seguintes áreas: cozinha, refeitório, lixeiras, banheiros, pátio
interno, externo, limpeza das salas, laboratórios, cantinas, bebedouros etc.
R: Cozinha: foram encontrados alimentos em cima da
mesa aguardando para ser preparados; as merendeiras não estavam utilizando
luvas. Nos banheiros foi encontrado tudo limpo, havia sabonete e papel para
utilização dos alunos. Porem, as paredes continham bolores. Nos refeitórios
havia presença de pombas e as crianças alimentavam as mesmas. No fraldário, as
fraldas estavam em lixeiras sem tampa, causando mau cheiro. Sugestões de
melhorias: solicitaria luvas descartáveis para as merendeiras, lixeiras com
tampas e pedais, lavagem dos banheiros duas vezes ao dia na troca de alunos;
não deixar pombas perto do refeitório. Colocar telas nas janelas para não
entrar insetos nos quartos de dormir
Após ter lido o
texto complementar, faca um breve resumo sobre o que aprendeu e argumente sobre
sua importância.
R: A importância do assunto na formação de
educadores infantis, além de prepará-los para o desenvolvimento do projeto
pedagógico, demanda a inclusão de conteúdos relativos a promoção da saúde,
tendo como finalidade aprimorar a qualidade dos serviços prestados as crianças,
reduzindo o risco de adoecimento, que e maior nas crianças que frequentam
creches em relação aquelas que são cuidadas no contexto familiar
Como a escola pode
contribuir para que a criança tenha controle do esfíncter?
Cabe
ao educador dar o espaço para que a criança procure fazer colocações verbais
sobre os seus sentimentos. Sendo também fundamental a clara existência de
regras e limites e a necessidade do comprimento dos combinados para que seja
possível o estabelecimento do trabalho e das relações sociais.
R: Podemos contribuir para o controle do esfíncter
na escola, criando situações para que a criança possa vivenciar o treino do
controle, aceitando os retrocessos que possam acontecer. O educador deve
procurar entender que a criança precisa descobrir quem ela é, e o que pode ou
não fazer, dando espaço para que ela faça colocações sobre seus sentimentos.
Não deve ficar reprimindo-a ou deixar que os colegas o façam se por
acaso ocorrer da criança involuntariamente fazer suas necessidades na sala de
aula
Como deve acontecer
o desfralde?
R: Quando a criança está na fase de tirar as
fraldas, é importante convidar as crianças a cada 2 horas mais ou menos ir ao
banheiro, e deixá-la escolher se vai ou não, também devemos associar as fezes e
a urina com o local de fazê-las, evitando assim que elas o façam em lugares
inadequados. Também não devemos dizer que a criança está suja, evitando levá-la
a sentir vergonha de um ato que para ela é natural.
Como o
(a) educador (a) pode contribuir para o desenvolvimento
postural do aluno?
Os professores devem estar atentos às crianças no
caminhar, na postura dos ombros, quando estão fazendo atividade física, na hora
de alimentar-se e também na hora de fazer seus estudos. A criança deve ser
ensinada que, ao sentar-se na carteira ou na frente do computador, deve ter os
pés apoiados em uma superfície solida coxas paralelas ao solo e ajustar a
cadeira de modo que fique bem encostada na parte de trás, com os joelhos
dobrados 90º. Outro problema sério e que merece atenção são as mochilas que as
crianças levam para a escola. Ao carregarem muitos materiais, o peso das
mochilas excede o ideal para a criança. E necessário que os professores e
principalmente os pais observem se os materiais que a criança irá levar para
cada dia de aula são apenas os necessários ou se a criança esta levando
materiais excedentes. O excesso de peso pode prejudicar a saúde da criança
Como
o professor deve observar o desenvolvimento postural de seus alunos?
Mães
e professoras devem estar atentas às crianças no caminhar, na postura dos
ombros, quando estas estão fazendo atividades físicas, na hora de se alimentar
e também na hora de estudar.
Crianças
que estudam deitadas e relaxadas comprometem a postura e a concentração,
causando sonolência. Durante a alimentação, crianças que ficam na frente da televisão
relaxadas comprometem a digestão; esse hábito também contribuirá para torná-las
crianças obesas.
Observe:
Toda
criança de um ano de idade já deve começar a ficar de pé e dar os primeiros
passos.
Aos
dois anos já deve andar sozinha, usar as mãos para levar ate a boca os
alimentos e falar muitas palavras. Aos três anos já deve saber comer sozinha e
correr. A partir dai a criança deve adquirir cada vez mais liberdade e
segurança para realizar movimentos e controlar seu corpo. Uma criança “quieta”
e que não dar trabalho pode ser sinal de que alguma coisa não vai bem com o seu
desenvolvimento físico. Observe o seu jeito de andar, comer e sentar. Crianças
que caem com frequência, que reclamam de dores nas pernas, nas costas e cansaço
precisam ser avaliadas e orientadas. Na adolescência, quando o corpo cresce e
se modifica rapidamente, os vícios de postura são muito comuns (ombros caídos,
coluna torta, pés planos) e precisam ser avaliados para que não se transformem
em problemas sérios de saúde na idade adulta.
Portanto,
além da vigilância, e necessário oferecer a criança e ao adolescente estímulo e
condições apropriadas, para um bom desenvolvimento físico, e uma boa postura. É
importante brincar, praticar esportes e ter contato com a natureza.
Tudo isso e essencial para ter corpo e mente
saudável. Pense nisso, qualquer duvida encaminhe a criança a um serviço de
saúde. P 24
Outra
resposta: O professor deve observar a postura de seus alunos no caminhar,
quando estão fazendo atividades físicas, se alimentando e estudando, devendo
oferecer aos seus alunos estímulos e condições para que tenham uma boa postura.
Outra resposta:
Os professores devem estar atentos as crianças no caminhar, na postura dos
ombros, quando estão fazendo atividade física, na hora de alimentar-se e também
na hora de fazer seus estudos. A criança deve ser ensinada que, ao sentar-se na
carteira ou na frente do computador, deve ter os pés apoiados em uma superfície
solida, coxas paralelas ao solo e ajustar a cadeira de modo que fique bem
encostada na parte de trás, com os joelhos dobrados 90º. Outro problema sério e
que merece atenção são as mochilas que as crianças levam para a escola. Ao carregarem
muitos materiais, o peso das mochilas excede o ideal para a criança. E
necessário que os professores e principalmente os pais observem se os materiais
que a criança ira levar para cada dia de aula são apenas os necessários ou se a
criança esta levando materiais excedentes. O excesso de peso pode prejudicar a
saúde da criança
Como os pais e os
educadores podem contribuir na fase de controle do esfíncter pela
criança? Descreva como deve ser seu aprendizado.
R: Para a retirada das fraldas, é necessário esperar
que a criança seja capaz de controlar os esfíncteres. O controle do esfíncter
constitui um processo complexo, trazendo a tona funções de socialização, de
maior independência do adulto em relação aos cuidados com o corpo da criança e
de obtenção de um controle maior sobre si própria. E importante salientar que a
forma como o educador e os pais reagem frente ao controle esfincteriano
desencadeará marcas na qualidade do desenvolvimento global da criança. O
educador e os pais terão de criar situações para que a criança possa vivenciar
este treino, devendo aceitar os momentos de retrocesso na aquisição dessa nova
conquista como sendo parte do processo de construção do controle sobre o seu
corpo e sobre sua independência. O educador deve procurar entender que a
criança precisa descobrir quem ela e, o que pode e o que não pode fazer. Para
construir sua identidade, ela passa por conflitos emocionais. Cabe ao educador
dar espaços para que a criança procure fazer colocações verbais sobre seus
sentimentos. Também e fundamental deixar clara a existência de regras e limites
e a necessidade do cumprimento dos combinados, para que seja possível o
estabelecimento dos trabalhos e das relações sociais (CAMARGO; HOLZHEIM, 2008)
Como podemos
conscientizar todos os alunos da escola sobre a limpeza e manutenção dela e
envolve-los nisso? Sugira cinco atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos.
R: Após utilizar o banheiro e lavar as mãos, jogar
o papel na lixeira e não no chão; não desperdiçar e nem jogar copos descartáveis
no chão; não deixar restos de alimentos em cima da mesa; não jogar pontas de
lápis nem balas no chão da sala de aula e sim nas lixeiras; não escrever nas
paredes e nem nas carteiras. Se derrubar sucos, seque o local ou peca para
alguém limpar
Controle
do Esfíncter na escola.
As
mães e a escola precisam ter comunicação direta para que ambas ajudem nesse
processo até à criança se sentir segura e não necessitar mais de ajuda para
evacuar. É importante que a mãe sempre envie para a escola pelo menos uma peça
de roupa caso seja necessário trocar.
Sempre
que possível, devemos oferecer água para as crianças beberem, e jamais
proibi-las. Ingerir água em grande quantidade beneficia o perfeito
funcionamento dos órgãos e lubrificam as cordas vocais esse conselho é
importante para os professores.
Não podemos coibir a criança de ir ao banheiro,
pois, se a criança bebeu água, consequentemente necessitará sanar sua vontade
de micção. Caso ocorra que a criança faça, involuntariamente, suas necessidades
na sala de aula, o professor não pode reprimi-la e nem deixar que os colegas
façam com que o aluno fique numa situação constrangedora. A criança precisa
aprender a controlar seu esfíncter conforme seu desenvolvimento maturacional,
assim, se toda vez ela for repreendida ao pedir para ir ao banheiro, isso
acarretará uma confusão mental e esse controle poderá ser adquirido por volta
dos 10 anos de idade
Escreva sobre a
importância da água para a saúde.
R:O nosso corpo e, em grande parte, constituído de
água. Todas as partes do nosso corpo têm água, ate mesmo os nossos ossos. Nosso
corpo perde muita água quando elimina urina, fezes, suor e lagrimas. Por isso
temos de beber água e outros líquidos para repor essa perda. A água ajuda no
bom funcionamento de todo o organismo. Por exemplo: no trabalho dos rins e dos
intestinos, na circulação sanguínea e na hidratação da pele. Todos os seres
vivos necessitam de água, por isso e muito importante preservá-la
Escreva um breve
texto sobre os benefícios da relação materno-infantil durante a amamentação e
discuta com seu grupo de estudo.
R: A
amamentação não e somente uma questão de satisfação da fome. Nesse momento, a
proximidade entre mãe e ilho proporciona uma experiência importante no alivio
da angustia que o bebe sente. Na atividade de sucção que faz surgir o leite na
mãe, ocorre o alivio da tensão provocada pela fome e a consequente experiência
do prazer, bem como a estimulação do vinculo afetivo. Assim, a mãe recebe em
troca o relaxamento do ilho, e tem seu olhar capturado e fixado pelos olhos do
bebe. Durante essa experiência de satisfação, a mãe sente-se segura de poder
prover o ilho daquilo que necessita e consegue obter prazer nessa experiência,
libertando-se das próprias tensões e ansiedades. Ha assim uma troca em que um
estimula o outro a manter essa intimidade, na qual acontece uma doação mutua,
um investimento de atenção, carinho e afeto
Explique: como os
resíduos são eliminados do corpo.
Através
do sistema urinário, sistema respiratório (emite co2) , suor e sistema
digestores (evacuação).
Nosso corpo necessita de alimentos que cumprem suas
funções de nutrição das células, e os produtos do metabolismo que não servem
mais para o corpo transformam-se em resíduos e devem ser eliminados. São os
produtos de excreção. Esses resíduos são eliminados de várias formas, através
do sistema urinário (resíduos do metabolismo celular), sistema respiratório
(emite CO2), suor e do sistema digestório por meio da evacuação. É importante
sabermos diferenciar urina, suor e expiração da evacuação, pois enquanto
aqueles possuem resíduos de produtos do metabolismo celular, as fezes contêm
resíduos de alimentos não digeridos nem absorvidos, por exemplo, restos de
verduras (celulose). Para o perfeito funcionamento de todos os sistemas do nosso
corpo, é necessário, durante toda nossa vida, beber muita água. A água ajuda
para que as fezes não fiquem duras ou ressecadas e faz com que nossos rins, que
fazem a filtragem do nosso sangue, funcionem melhor para expelir os resíduos
que filtraram. Na falta de água, esses resíduos ficam retidos nos rins e também
levam às cólicas renais, muito comuns em adultos. Fibras encontradas nas
verduras e frutas com cascas também são muito importantes para o funcionamento
do intestino. O ato reflexo de ter vontade de ir ao banheiro e urinar chama-se
micção. O ato de irmos ao banheiro para expelir fezes chama de defecação ou
evacuação. Quando transpiramos chamamos de sudorese. A micção é controlada pelo
sistema nervoso, que possui vários pontos envolvidos na coordenação dos órgãos
do sistema urinário. Esses diferentes núcleos localizam-se no cérebro e medula
espinhal e estão conectados entre si e com os diferentes órgãos do sistema
urinário
Faça uma pesquisa a
respeito de como o professor pode acompanhar os alunos acometidos
pelo diabetes e elabore um resumo.
O aluno com diabetes não precisa ser submetido a
rígidas restrições alimentares, como pães, cereais e outras fontes de
carboidratos, pois eles fornecem energia, especialmente durante a infância. Já
as preparações dentro da merenda com adição de açúcar (doces) devem ser
substituídas por uma versão sem açúcar ou por frutas. Mesmo com o diabetes
controlado, podem ocorrer hiperglicemias (alta taxa de açúcar no sangue) e
hipoglicemias (baixa taxa de açúcar no sangue). A hiperglicemia pode ser
percebida por meio de sintomas como: visão turva, náuseas, vômitos, urina
excessiva, sede intensa e hálito com cheiro similar ao de uma maca. Já na
hipoglicemia o aluno pode apresentar sonolência, irritabilidade, fome, suor
frio, taquicardia e ate perda de consciência. Na hipoglicemia deve-se oferecer
um alimento fonte de carboidratos simples como um copo de água com uma colher
de sopa de açúcar reinado, ou um copo de suco de laranja, ou um copo de
refrigerante que não seja diet ou light; caso em 15 minutos os sintomas ainda persistirem,
o ideal e repetir o processo. Na hiperglicemia deve-se permitir o maior consumo
de água para a hidratação e em consequência o uso mais frequente do banheiro. O
educador e fundamental no apoio a esse aluno. Ele tem como objetivo orientar e
facilitar a criação de atitudes positivas em relação a doença e colaborar na
integração social do aluno
Faca uma pesquisa a
respeito do sistema urinário em homens e mulheres. Em seguida, desenhe e
compare ambos, respondendo se existem diferenças nos sistemas urinários dos
homens e das mulheres.
R: Não são diferentes
O desenvolvimento
infantil deve ser acompanhado e estimulado levando-se em consideração todos os
fatores que possam interferir antes e/ou depois do nascimento. Quais são esses
fatores?
Desenvolvimento
corporal:
Motor
– controle dos movimentos.
Curvas
de crescimento – peso, altura, crescimento da circunferência da cabeça e dos
braços.
Perceptivo
– visão, audição, olfato, tato e paladar.
Desenvolvimento
cognitivo: linguagem e memória.
Desenvolvimento psicossocial: social, emocional e
adaptativo
O que causa alergia
ao glúten?
R:
A alergia ao glúten é causada por uma substância que encontramos na maioria das
farinhas, impedindo que os nutrientes sejam absorvidos pelo organismo, causando
anemia ou desnutrição.
Uma alergia pouco conhecida e a alergia ao glúten
substancia que encontramos na maioria das farinhas. Ele causa uma alergia que
não conseguimos observar, pois inicialmente acarreta irritação nas paredes do
intestino. Suas manifestações ocorrem no intestino delgado, onde são absorvidos
os nutrientes.O glúten impede a absorção desses nutrientes, logo a criança pode
iniciar um quadro de anemia ou desnutrição mesmo alimentando-se bem. Em um
quadro mais severo, pode causar irritação no intestino, aparecendo sangue nas
fezes, fato que pode ser confundido com verminoses. P 45,42
O que é anemia?
R: A
anemia é um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está
anormalmente baixa, em conseqüência da carência de um ou mais nutrientes
essenciais, qualquer que seja a origem da carência.
Outra resposta :A
anemia pode ser definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no
sangue está anormalmente baixa, em consequência da carência de um ou mais
nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência. A anemia por
deficiência de ferro é atualmente um dos mais graves problemas mundiais
relativos à nutrição em termos de prevalência, sendo determinada quase sempre
pela carência na ingestão de alimentos ricos em ferro ou quando o organismo não
consegue absorver o ferro através das células
O que é ciclo
biológico?
R:
Ciclo biológico é o desenvolvimento embrionário-fetal, ou seja, o nascimento, o
crescimento, a reprodução, o envelhecimento e a morte.
O
ciclo biológico do ser humano é considerado como sendo o desenvolvimento
embrionário-fetal, o nascimento, o crescimento, a reprodução, o envelhecimento
e a morte. O desenvolvimento e o crescimento se dão pelos seguintes aspectos:
desenvolvimento biológico, hereditário, adquirido (como doenças), psicológico e
socioambiental. Um ser humano necessita que seu crescimento e desenvolvimento
sejam saudáveis desde o início para que tenha condições favoráveis a uma vida
plenamente satisfatória e exerça suas atividades por toda vida.
A partir do seu nascimento o ser humano irá passar,
durante sua existência, por várias fases: ele nasce, cresce se reproduz e
morre. A essas fases damos o nome de ciclo da vida e cada um de nós possui seu
ciclo biológico (mecanismos internos de funcionamento e regulação de todos os
sistemas e órgãos do corpo) no qual consideramos fases em que nosso organismo
vai se alterando para mantê-lo em perfeito estado nos aspectos físico, mental e
intelectual
O que é enurese
noturna?
Vale
lembrar que cada criança é um ser diferente, cada uma tem seu tempo e devemos
respeitá-lo, isso quer dizer que mesmo após a retirada da fralda a criança
ainda poderá urinar à noite; chamamos isso de enurese noturna. A enurese
representa a perda involuntária de urina durante a noite e geralmente ocorre
duas vezes ao mês. Esse fato é considerado normal quando a criança possui até
cinco anos, mas se o problema persistir, a criança deve ser levada ao médico
para diagnosticar possíveis problemas. P 84
R: A enurese noturna é a perda involuntária de
urina durante a noite, e geralmente ocorre duas vezes ao mês, sendo normal
quando a criança possui até 5 anos
O que é enurese
noturna?
Vale
lembrar que cada criança é um ser diferente, cada uma tem seu tempo e devemos
respeitá-lo, isso quer dizer que mesmo após a retirada da fralda a criança
ainda poderá urinar à noite; chamamos isso de enurese noturna. A enurese
representa a perda involuntária de urina durante a noite e geralmente ocorre
duas vezes ao mês. Esse fato é considerado normal quando a criança possui até
cinco anos, mas se o problema persistir, a criança deve ser levada ao médico
para diagnosticar possíveis problemas. P 84
R: A enurese noturna é a perda involuntária de
urina durante a noite, e geralmente ocorre duas vezes ao mês, sendo normal
quando a criança possui até 5 anos
O que são
distúrbios do sono? Explique dois exemplos.
São alterações orgânicas relacionadas ao começo do
sono, durante todo o sono ou a comportamentos anormais, associados ao sono,
como terror noturno ou sonambulismo
Exemplos; 1- Fibromialgia; distúrbio caracterizado por diversos pontos de dor muscular Espalhado pelo corpo. 2- sonambulismo; estado em que a pessoa ainda dormindo realiza movimentos com sentar, na cama ou andar pela casa
Exemplos; 1- Fibromialgia; distúrbio caracterizado por diversos pontos de dor muscular Espalhado pelo corpo. 2- sonambulismo; estado em que a pessoa ainda dormindo realiza movimentos com sentar, na cama ou andar pela casa
O que são
distúrbios do sono? Explique dois exemplos.
São alterações orgânicas relacionadas ao começo do
sono, durante todo o sono ou a comportamentos anormais, associados ao sono,
como terror noturno ou sonambulismo
Exemplos; 1- Fibromialgia; distúrbio caracterizado por diversos pontos de dor muscular Espalhado pelo corpo. 2- sonambulismo; estado em que a pessoa ainda dormindo realiza movimentos com sentar, na cama ou andar pela casa
Exemplos; 1- Fibromialgia; distúrbio caracterizado por diversos pontos de dor muscular Espalhado pelo corpo. 2- sonambulismo; estado em que a pessoa ainda dormindo realiza movimentos com sentar, na cama ou andar pela casa
O que
é ciclo biológico? 107
O ciclo biológico
do ser humano é considerado como sendo o desenvolvimento embrionário-fetal, o
nascimento, o crescimento, a reprodução, o envelhecimento e a morte. O
desenvolvimento e o crescimento se dão pelos seguintes aspectos:
desenvolvimento biológico, hereditário, adquirido (como doenças), psicológico e
socioambiental. Um ser humano necessita que seu crescimento e desenvolvimento
sejam saudáveis desde o início para que tenha condições favoráveis a uma vida
plenamente satisfatória e exerça suas atividades por toda vida.
A partir do seu nascimento o ser humano irá passar, durante sua
existência, por várias fases: ele nasce, cresce se reproduz e morre. A essas
fases damos o nome de ciclo da vida e cada um de nós possui seu ciclo biológico
(mecanismos internos de funcionamento e regulação de todos os sistemas e órgãos
do corpo) no qual consideramos fases em que nosso organismo vai se alterando
para mantê-lo em perfeito estado nos aspectos físico, mental e intelectual
Organizar trios
para selecionar embalagens de produtos alimentícios. Cada participante deve
escolher um grupo diferente de alimentos. Por exemplo: um escolhe três embalagens de
salgadinhos, outro seleciona embalagens de bebidas e outro escolhe as de doces. Compare as
tabelas nutricionais e descreva o que encontrou e se aquele
alimento é considerado bom ou ruim para sua saúde.
Qualquer produto cuja embalagem não contenha
gorduras trans, gorduras saturadas, colesterol e excesso de carboidratos pode
ser considerado bom
Para ampliar nosso
tema, pesquise as diferenças entre sono e cansaço, buscando quais as relações
entre esses dois conceitos.
R:
Sono e uma necessidade fisiológica do corpo, e cansaço e um estado do corpo que
mostra a necessidade de parar, que muitas vezes se da pela privação do sono.
Ambos interferem diretamente na vida e no aprendizado da criança. Uma criança
que não dorme direito fica cansada e, portanto, não conseguira fazer as
atividades diárias e, consequentemente, não aprendera
Pesquise quanto
tempo uma criança deve dormir diariamente.
R:Depende da idade da criança. Um recém-nascido:
entre 16 e 17 horas; uma criança de 1 mês a 6 meses: entre 14 e 15 horas; de 7
meses a 1 ano: entre 13 e 14 horas; e de 2 a 5 anos: entre 11 e 13 horas, mas
deve-se respeitar cada criança, pois elas possuem tempos e horários diferentes
(total de horas aproximadas)
Por que o ferro e
tão importante no desenvolvimento da criança?
R: Reduz o índice de nascimento de bebês prematuros
e com peso abaixo da média; reduz o risco de morte materna no parto e no
pós-parto imediato; melhora a capacidade de aprendizagem da criança; melhora a
resistência imunológica na aquisição de infecções; é fundamental para o
crescimento saudável e melhor oxigenação das células do corpo.
Porque a vacinas é
importante?
Após
o nascimento, o bebê necessita receber alimento, que nessa fase deve ser
exclusivamente o leite materno, pois ele possui nutrientes essenciais para a
criança, como água, proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas, cálcio,
fósforo, ferro, sódio, potássio e os anticorpos. Os anticorpos são nossas
células de defesa contra doenças e os bebês nascem sem essa defesa, por isso
devem ser vacinados na maternidade e nos primeiros anos de vida.
Além das primeiras vacinas, a criança precisa
receber anticorpos de sua mãe, pois as vacinas são insuficientes para a
completa proteção do bebê, e elas protegem somente contra as doenças
específicas. Para a proteção de todas as outras doenças, o bebê precisa dos
anticorpos da mãe que são transferidos pelo leite materno. A criança só passará
a produzir seus próprios anticorpos mais ou menos a partir dos 5-6 anos
Quais alimentos são
ricos em ferro?
R: Ressalta-se que o leite materno e considerado
fator protetor contra anemia por deficiência de ferro devido a alta
biodisponibilidade do ferro existente em sua composição. Estudos evidenciam associação
de anemia em crianças que tiveram pouco tempo de aleitamento materno exclusivo,
alimentação prolongada com leite de vaca e com a introdução da alimentação
complementar precoce. O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de
origem animal e vegetal. O ferro de origem animal e mais bem aproveitado pelo
organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente
fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração;
carnes de aves e de peixe; e mariscos crus. Ao contrário do que muitas pessoas
pensam o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro. Contudo, no mercado
já existem os leites enriquecidos com ferro. Dentre os alimentos de origem
vegetal, destacam-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros tais como
agrião, couve, cheiro-verde, taioba (exceto espinafre); as leguminosas
(feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou
enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar
mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos fortificados com ferro
como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.
Quais as diferenças
entre desenvolvimento corporal, cognitivo e psicossocial?
Corporal-
é o mesmo que envolve a mudanças que ocorrem no corpo, no cérebro, na
capacidade sensorial, e nas habilidades motoras.
Cognitivo-
é o que abrange as capacidades, mentais como; pensamento, atenção, memória,
raciocínio, percepção, linguagem, etc..
Psicossocial, - ele proporciona a formação da personalidade
e a aquisição de característica própria. Este desenvolvimento também esta
relacionado, as emoções e suas mudanças decorrentes principalmente de fatores
sociais, emocionais, e adaptativos.
Quais os
componentes essenciais para a implantação de uma escola que queira
trabalhar com promoção da saúde?
A
promoção da saúde implica, entre outras coisas, a construção de uma politica
que agrega as áreas de saúde, educação, meio ambiente, assistência social,
esporte, cultura, trabalho, organizações governamentais e não governamentais
que atuam na área social.
O
trabalho na escola que se propõe a promover a saúde e realizado deforma
Intersetorial, com a mobilização e participação direta da comunidade, desde as
decisões sobre o projeto de trabalho e o envolvimento de toda a escola e
unidade de saúde, comunidade de pais, voluntários, empresas, parceiros
diversos, ate a sua execução e avaliação.
Como
componentes essenciais que identificam uma escola que busca promover a saúde
estão o desenvolvimento de habilidades e praticas saudáveis visando melhorar os
padrões de saúde e projetos que envolvem as crianças, adolescentes e adultos,
em um processo de reflexão sobre o cotidiano, a adequação e conservação dos
espaços físicos, entorno da escola e comunidade e outros fatores fundamentais
para que, na pratica, sejam desenvolvidas habilidades pessoais que contribuam
para uma vivencia mais comprometida com a qualidade de vida. Pág.
26, 27,28
R:
Um componente essencial para a implantação de uma escola que queira trabalhar
com a promoção da saúde seria mobilizar a participação da
comunidade para decidir o projeto de trabalho e envolver todos (escola,
comunidade de pais, unidade de saúde, empresas, voluntários) desde a execução
até a finalização do projeto.
Quais os fatores
que levam uma criança a ter obesidade infantil? P. 58
Atualmente,
existe um grande índice mundial de obesidade e diabete infantil; tal fato
decorre da grande oferta de produtos prontos, como salgadinhos, doces, bebidas
isotônicas, todas com altas porcentagens de calorias. Esse índice pode aumentar
quando a criança não pratica atividades físicas. Muitas mães, pelo sentimento
de culpa por ficar a maior parte do tempo trabalhando, e com isso passam longos
períodos longe do(s) filho(s), acabam exagerando na compra de produtos que as
crianças escolhem e, por terem disponibilidade econômica, fazem as vontades dos
pequenos.
Um
exemplo de uma situação muito corriqueira: atualmente, nas habitações
encontra-se uma geladeira farta de produtos industrializados, um armário cheio
de doces, chocolates e salgadinhos, um freezer cheio de congelados, crianças em
frente ao computador ou videogame durante longos períodos, comendo doces e
bebendo refrigerantes. O que podemos esperar do organismo dessa criança?
Como
ela vai gastar todas as calorias que come durante todos os dias? E como seu
corpo resiste a tantos processos de digestão diários?
Crianças
obesas não são necessariamente as que se superalimentam, depende da qualidade
dos alimentos que ingerem, pois muitas vezes são muito calóricos e com grande
quantidade de gordura, portanto, mesmo comendo sem exagero e não praticando
atividade física suficientemente para gastar, engordam. O consumo excessivo de
refrigerantes e sucos industrializados ricos em calorias pode agravar o
problema. Atualmente, as crianças em idade escolar ingerem mais do que o dobro
da quantidade de refrigerante de duas décadas atrás. Além disso, crianças comem
geralmente em fast-foods, cujos alimentos são riquíssimos em gorduras.
Os
hábitos nutricionais familiares inadequados são a grande causa da obesidade
infantil. A vida sedentária da criança também. Hoje, com a grande incidência de
violência nas cidades, muitos pais têm medo de que seus filhos saiam de casa,
estes, então, ficam muitas horas do dia em frente de uma TV, videogame ou
computadores. As facilidades dos avanços tecnológicos como controle remoto,
vidro elétrico, escadas rolantes etc. diminuem o esforço físico e o gasto de
calorias diárias. O controle de peso envolve o equilíbrio entre a ingestão
alimentar e a energia gasta nas atividades diárias.
Na
obesidade infantil a baixa frequência de atividade física tem maior relação com
a obesidade do que o consumo alimentar.
Fatores
genéticos também são importantes. Quando apenas um dos pais é obeso, a criança
tem 40% de chances de se tornar obesa. Quando os dois pais são obesos, essa
chance sobe para 80%.
Outro
ato de grande importância é a verificação do ambiente familiar frente à
alimentação. Uma mãe que come pratos fartos e gordurosos acaba transmitindo
suas preferências alimentares ao filho. Para a criança é muito importante ter
um modelo. Se os pais não comem verduras, legumes, frutas etc., ela não vai
adquirir o hábito de comer esses alimentos.
R:
Alguns fatores que levam uma criança a ter obesidade são: falta de atividade
física (ficam muito parados em frente a TV, videogames e computadores),
alimentação desequilibrada rica em carboidratos e gorduras (fast food).
Quais são as
consequências da anemia por deficiência de ferro?
R:
Em crianças, a anemia está associada ao retardo do crescimento, comprometimento
da capacidade de aprendizagem (desenvolvimento cognitivo), da coordenação
motora e da linguagem, efeitos comportamentais como a falta de atenção, fadiga,
redução da atividade física e da afetividade, assim como uma baixa resistência
a infecções. Nos adultos, a anemia produz fadiga e diminui a capacidade
produtiva. Nas grávidas, a anemia é associada ao baixo peso da criança ao
nascer e a um aumento na mortalidade perinatal.
Quais são os
benefícios da atividade física para a criança?
R:
Com atividade física podemos obter:
corpo
mais firme com músculos mais fortes: exercícios de forca com pesos
ou
em aparelhos que fortalecem e desenvolvem os músculos;
um
corpo mais magro, pois a pratica de atividades físicas diminui a porcentagem
de
gordura corporal; com isso pode-se emagrecer e conquistar
um
corpo harmonioso;
facilidade
para manter o peso: a atividade física aumenta o gasto de energia
diário,
sendo assim, fica mais fácil se manter no mesmo peso;
melhora
da resistência: o exercício deixa o individuo mais disposto e com
isso
o cansaço e menor, tanto em atividades do dia-a-dia como em situações de
extremo esforço físico;
melhora
do humor: a atividade física libera substancias que nos trazem a
sensação
de bem-estar;
diminuição
do estresse;
o
sono e mais tranquilo e relaxante;
diminuição
da possibilidade de lesões;
melhora
da coordenação motora;
diminuição
do risco de doenças, principalmente doenças cardiovasculares.
Para
as crianças, alem de todos os benefícios acima descritos:
melhora
a flexibilidade e elasticidade corporal;
facilita
o crescimento;
estabelece
regras e confere limites
Qual a diferença
entre os alimentos light e diet?
O
termo light, segundo portaria 41/95 do Ministério da Saúde, refere-se ao
produto que apresenta uma redução de, no mínimo, 25% do valor calórico total em
relação ao alimento convencional, por exemplo: sucos adoçados e sucos com pouco
açúcar. Segundo a mesma portaria, o produto diet o que deve atender a restrição
de certos ingredientes, sendo o mais comum o açúcar, pois estes geralmente são
produtos de uso para diabéticos. P 42
Qual a importância
da água para a saúde? pg. 35/81
R:
A água é importante para o perfeito funcionamento dos sistemas de nosso corpo,
ajudando no bom funcionamento dos rins, intestinos, hidratação da pele e
circulação sanguínea, por exemplo
Qual a importância
da relação materno-infantil e a nutrição da criança?
R:
A relação materno-infantil tem grande influência na vida da criança. Alimentar
não é só fornecer o alimento, é preciso uma relação de afetividade, carinho e
atenção, sendo que os hábitos alimentares são passados para seu filho, e uma má
nutrição pode afetar o crescimento da criança
Qual a importância
da vacinação em crianças?
A
vacina nos oferece a imunização de diversas doenças e alem de nos prevenir
quando ainda criança ate chegarmos à fase adulta e às vezes terceira idade. Ela
nos previne de diversas bactérias e vírus causadores de doenças. As vacinas são
tão boas assim, pois possuem os micro-organismos que são causadores das doenças
e com isso o nosso corpo reage produzindo anticorpos que ajudam combater esses
vírus.
R:
A vacina é importante nas crianças, pois os anticorpos são nossas células de
defesa contra as doenças, e os bebês nascem sem essa defesa, devendo ser
vacinados na maternidade e nos primeiros anos de vida
Qual a importância
e como deve ser a "hora do soninho"de uma criança na escola?
R:
A hora do soninho é fundamental para criar esse hábito nas crianças. As
crianças, antes de dormir, devem ir ao banheiro fazer suas
necessidades, escovar os dentes e colocar roupas leves em dias muito quentes.
Cada criança deve ter seu próprio lugar de dormir, assim como seus pertences
como travesseiro, lençol, fronha, sempre limpos, evitando-se assim a
transmissão de doenças (pele, piolho, etc.) O local deve ser arejado e as
janelas devem ter tela de proteção, para que mesmo abertas não entrem insetos e
nem muita luz. Dormir com seus “paninhos, chupetas, bichinhos”, pode trazer
mais segurança e conforto. É preciso ter sempre uma pessoa responsável
observando as crianças enquanto dormem, caso ocorra algum incidente (acordar
assustadas, se levantarem e tropeçar, uma criança morder a outra, etc.)
A
organização da escola para promover a “hora do soninho” e fundamental para
criar este hábito nas crianças. “Não ha segredos para promover a hora do
repouso”, explica a diretora Luciana Fiel apud Maragon (2008). Em primeiro
lugar, é preciso organizar os horários de trabalho dos funcionários da escola
de acordo com a rotina dos pequenos – e não o contrario – para que eles não
sejam acordados pelo entra-e-sai. “Um pessoal começa às 7 horas e vai ate as
11, enquanto outro vai das 11 às 17 horas. [...] Dessa maneira, evitamos tumultos
no momento de descanso, apos a refeição.”
Algumas
dicas importantes para a “hora do soninho”:
Local
deve ser arejado, janelas de vidro que possibilitem sua abertura para entrada
de ar e quando as janelas estiverem totalmente abertas, devido ao intenso calor,
deve haver a tela de proteção para que não entrem insetos servindo de proteção
para que a luz não atrapalhe o sono das crianças.
O
clima também pode interferir no sono da criança, dias muito quentes fazem a
criança suar e ficar agitada, durante o sono e necessário que a criança esteja
com roupas leves.
Local
silencioso e disponível para crianças descansarem. TVs e brinquedos devem ser
evitados para não distraírem a criança na hora de dormir.
Berços
devem estar separados por uma distancia de 60 cm e obedecer às normas de
fabricação que visam à segurança do bebe.
A
utilização de colchonetes diretamente no chão requer cuidados: higienização do
chão, colocar tapete emborrachado embaixo para que não fique diretamente no
piso frio; não deixar as crianças subirem nos colchoes com calcados; observar o
local em que ficam os colchonetes para que a criança não receba corrente de
vento ou ar frio, principalmente no inverno; higienizar periodicamente os
colchonetes com agua e sabão neutro.
Dormir
com seus pertences, como “paninhos”, bichinhos, chupetas, pode trazer mais
segurança e conforto para as crianças. Devemos sempre lembrar que elas não
estão em suas casas e nem com sua mãe, logo precisamos proporcionar-lhes
atenção e conforto.
E
necessário sempre ter uma pessoa responsável observando as crianças enquanto
dormem, pois elas podem acordar assustadas, caso tenham sonhos ou ouçam algum
barulho muito forte (motor de motocicletas), ou ao se levantar, podem tropeçar
por cima de outro colega, como pode acontecer de uma criança morder a outra
etc.
Uma
boa soneca na escola ajuda no bem-estar da criança, no crescimento, no
autocontrole emocional, no humor, na memoria e no desenvolvimento geral.
Assim,
temos de respeitar cada criança como única e, portanto, devemos estar preparados
para crianças que não querem dormir. Fatores como o livre acesso, a brinquedos,
crianças gritando, dentes nascendo, doenças incubadas, ou simplesmente pela
falta de vontade de dormir, dificultam que a criança tenha sono e durma. Nesses
casos deve-se ter outra sala para que ela descanse sem necessariamente dormir:
salas de leitura, pintura, para assistir desenhos etc. são boas programações
para esse momento.
Qual a relação
entre o sono e a memória?
R:
Estudos comprovam que, de maneira geral, quem dorme bem possui órgãos
funcionando bem, consequentemente o cérebro e a memória funcionam melhor, bem
como as capacidades motoras, perceptivas e cognitivas
Qual
a importância da amamentação na vida de
uma criança? 52
A
amamentação é muito importante para a mãe e para o bebê. É o momento em que,
além do alimento, a criança recebe o afeto, o carinho e a proteção que ele
sentia durante o seu desenvolvimento intrauterino. A falta desse momento entre
eles poderá ter consequências no desenvolvimento da personalidade da criança,
afetando também a saúde mental do bebê e de sua mãe (BRÊTAS, 2006)
Qual é a
importância da relação materno-infantil, e a nutrição da criança?
A
alimentação é fundamental para a promoção da saúde, pois propiciará ao
organismo condições para seu completo desenvolvimento e amadurecimento.
Uma
boa alimentação requer cuidados e hábitos saudáveis por toda a vida.
Alguns
estudos apontam que a relação materno-infantil tem grande influência na vida da
criança. Alimentar é muito mais que fornecer o alimento. Nesse ato existe uma
relação de afetividade, cuidado, atenção e carinho. Os hábitos e as práticas
alimentares são decorrentes de todo um aprendizado que a mãe passa para a
criança. Papalia (2006, p. 129) diz: “como o ambiente pré-natal é o corpo da
mãe, praticamente tudo que afeta o bem-estar dela, desde sua dieta a seu humor,
pode alterar o ambiente da criança e afetar seu crescimento”.
A
alimentação do ser humano inicia-se durante a vida intrauterina, assim o feto
capta da mãe os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento biológico.
O
período de gestação é o primeiro momento de relacionamento entre mãe e filho,
por isso a gestante precisa ter hábitos saudáveis para fornecer ao feto todo o
alimento necessário. Uma gestante infeliz, que utiliza drogas ou álcool, não se
alimenta corretamente. Assim, uma gravidez indesejada comprometerá tanto o
desenvolvimento físico/biológico da criança quanto seu desenvolvimento
psicológico.
Logo
após o nascimento vem o período de amamentação; o leite materno é quase sempre
o melhor alimento para o recém-nascido, pois é mais bem digerido e é mais
nutritivo, diz Papalia (2006, p. 165). Completa: [...] as vantagens do leite
materno para a saúde durante os dois primeiros anos de vida e até
posteriormente, entre as doenças prevenidas ou minimizadas pela amamentação
estão a diarreia, as infecções respiratórias (como pneumonia e bronquite),
otite média (infecção no ouvido) e infecções bacterianas e do trato urinário. O
leite materno também parece trazer benefícios para a acuidade visual, no
desenvolvimento neurológico e no desenvolvimento cognitivo. A amamentação é
desaconselhável se a mãe estiver infectada com o vírus da AIDS, pois pode ser
transmitido pelo leite materno se, estiver com outras doenças infecciosas ou
tomando remédios que não sejam seguros para o bebê.
Quando a criança
está na fase de tirar as fraldas o que é importante fazer para ajudar
este processo?
Quando
a criança começa a perceber os controles que tem sobre seu corpo, inicia-se o
processo de retirada das fraldas (por volta de um ano e meio a dois anos).
Nessa fase tanto a mãe como outras pessoas que cuidam da criança precisam
ajuda-la. Assim, sempre que a criança sentir vontade de evacuar, e preciso
conduzi-la ao vaso sanitário infantil ou de adulto (com adaptador), mas nunca
deixar a criança sozinha. No inicio, e preciso limpar a criança ensinando-a
como ela fara sozinha, com tempo deve-se incentivar a criança a fazer a higiene
sem o auxilio, acompanhando-a e ensinando-a a dar descarga e lavar as mãos. E
importante vestir a criança com roupas flexíveis para que ela possa tirar
facilmente na hora de ir ao banheiro.
Durante
a noite, os pediatras recomendam o uso da fralda. Sua utilização deve persistir
pelo tempo necessário ate o dia em que ela estiver seca na manha seguinte; isso
demonstra que a criança adquiriu o controle de sua micção. E importante lembrar
a criança para ir ao banheiro antes de dormir e assim que acordar; essa medida
ajuda no processo de retirada da fralda noturna. Ao retirar as fraldas da
criança e importante: associar as fezes e a urina com o local de fazê-las.
Deve-se evitar que a criança urine e ou evacue em plantas, ralos e areia não só
por questões de higiene, como também para incentivar hábitos que posteriormente
deverão ser deixados, são passiveis de criticas e motivo de apelidos e
brincadeiras pejorativas; deve-se convidar as crianças mais ou menos de duas em
duas horas a ir ao banheiro para urinar ou evacuar e deixar que ela vá ou não;
uma atitude facilitadora e deixar que a criança veja outra criança usando
normalmente a privada; nunca punir, premiar, prometer recompensas para a
criança aprender mais depressa. Deve-se evitar também usar expressões como “é
sujo”, “é feio”, “fulano já é grande e sabe” ou “criança bonita faz xixi no
penico”.
Dizer
que a criança esta suja ou mostrar repugnância pode leva-la a sentir vergonha
de um ato, para ela, natural e fonte de prazer. Considerar problema uma criança
que, aos dois anos, não tenha controle dos esfíncteres e o mesmo que considerar
um bebe que engatinha ou balbucia imaturo por ainda não falar nem andar.
As
meninas devem ser ensinadas a se secar sempre apos urinar, e todos devem ser
ensinados a se limpar depois de evacuar, por volta de quatro anos, mesmo que no
inicio o façam sem muita eficiência e precisem de ajuda e/ou averiguação do
adulto. Pág. 83,89
R:
Quando a criança está na fase de tirar as fraldas, é importante convidar as
crianças a cada 2 horas mais ou menos ir ao banheiro, e deixá-la escolher se
vai ou não, também devemos associar as fezes e a urina com o local de fazê-las,
evitando assim que elas o façam em lugares inadequados. Também não devemos
dizer que a criança está suja, evitando levá-la a sentir vergonha de um ato que
para ela é natural
Segundo a curva do
crescimento o que pode significar uma criança de baixo peso e altura?
As
curvas de crescimento nos ajudam a quantificar o crescimento corporal da
criança. Estão relacionados às suas necessidades fisiológicas para o bom
desenvolvimento, tais como: possuir um bom sistema imunológico para não
contrair doenças, ter alimentação saudável e seu sistema corporal em perfeito
funcionamento, como no que se refere à produção de hormônios que ajudam a
crescer.
As
curvas de crescimento medem peso, altura e circunferência da cabeça e do braço
em relação à idade da criança.
Crianças
de baixo peso e altura podem indicar desnutrição (no entanto, outros fatores
como o genético podem estar presentes); a desnutrição faz com que a criança
apresente sinais como sonolência, desânimo, e possa contrair doenças mais
facilmente, deixando o rendimento escolar comprometido
Segundo o
ministério da saúde qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento?
Segundo
o Ministério da Saúde, considera-se crescimento o aumento do tamanho corporal.
É um processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a fecundação até a morte dos
sistemas orgânicos, considerando os processos de substituição e regeneração de
tecidos e órgãos. Assim, o crescimento é considerado como um dos melhores
indicadores de saúde da criança. Desenvolvimento é a transformação, complexa,
contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, a maturação,
a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais. Desenvolvimento psicossocial
é o processo de humanização que Inter--relaciona aspectos biológicos,
psíquicos, cognitivos, ambientais, socioeconômicos e culturais, mediante o qual
a criança vai adquirindo maior capacidade para mover-se, coordenar, sentir,
pensar e interagir com os outros e o meio que a rodeia; em síntese, é o que lhe
permitirá incorporar--se, de forma ativa e transformadora, à sociedade em que
vive. Pág.13
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