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domingo, 9 de fevereiro de 2014

Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História - Provas N2 (Online)

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FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
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1. COM O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 - 1945),
·         houve alterações nas relações econômicas entre os países capitalistas e socialistas. Assinale a alternativa que indica uma das transformações que ocorreram nesse período.
·          Formação de blocos econômicos.
·          Formação da Liga das Nações.
·          Formação da aliança monetária internacional.
·          Formação de blocos sociais.
 2. NA ATUALIDADE,
·         diferentes formas de abordar e ensinar a História e a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
·          As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
·          Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
·          As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
·          Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.

3. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
·         A partir desses registros, os historiadores podem estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou de documentos históricos, podemos afirmar que:
·          são registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de serem estudados pelas historiadores.
·          são registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material, produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores.
·          são invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
·          trazem poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão danificados pela ação do tempo.Parte inferior do formulário

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4. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE INDICA O CONCEITO APRESENTADO NESTA FRASE.
·         Entendo por ___________________ o processo de construção de significados com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados.
·          complexidade
·          superioridade
·          identidade
·          comunidadeParte inferior do formulário

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FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. O TRABALHO COM A LINHA DA VIDA LEVA A CRIANÇA A REGISTRAR OS FATOS MAIS MARCANTES DE SUA VIDA, ANO A ANO.
A importância desse trabalho consiste em:
 demonstrar que as crianças não são agentes históricos e nem construtoras da História, cabendo-lhes apenas conhecer os feitos dos "heróis"
 mostrar como a história pessoal da criança é pobre em relação aos feitos dos grandes "heróis" nacionais, exaltados pelos historiadores.
 mostrar para as crianças que elas fazem a História, tanto quanto os "heróis", e que as suas histórias tambémpodem ser contadas.
 fazer com que a criança consiga registrar os fatos da sua vida detalhadamente, após uma pesquisa exaustiva em seus documentos.

2. ENTRE MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA HISTÓRICA:
todas as pessoas têm história e o registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos. Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:
 que um dia possam ser pessoas importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte da História local.
 perceberem que, não obstante o fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma importância.
 conhecerem os aspectos que realmente são importantes da história dos grandes "heróis" nacionais do passado e seus grandes feitos.
 que sejam capazes de se perceber como seres políticos socialmente ativos, compreendendo sua influência naformação da sociedade.

3. COM O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 - 1945),
houve alterações nas relações econômicas entre os países capitalistas e socialistas. Assinale a alternativa que indica uma das transformações que ocorreram nesse período.
 Formação da Liga das Nações.
 Formação de blocos econômicos.
 Formação de blocos sociais.
 Formação da aliança monetária internacional.

4. PARA UM TRABALHO DE RESGATE DE MEMÓRIA SOBRE UM DETERMINADO LOCAL,
é fundamental a utilização de pelo menos dois tipos de fontes - documentos escritos e orais (a partir da realização de entrevistas). Sobre esse segundo tipo de fonte (orais a partir de entrevistas), é correto afirmar que:
 seria uma ótima forma de contribuir para a abertura da escola ao exterior, facilitando as atividades das crianças e proporcionando-lhes, embora com limitações, um contato com um passado próximo.
 devem ocorrer sim, mas sem a participação das crianças: apenas professores que dominam o instrumental teórico e técnico devem realizar essas entrevistas e levar os resultados, já organizados, para as crianças.
 não devem ocorrer no espaço da escola, pois várias pesquisas já demonstraram de forma definitiva e irrefutável que as crianças não valorizam a entrevista com adultos como fonte de informações.
 para a escola é impossível realizar entrevistas com pessoas da comunidade, pois deve ser mantida uma certa distância, preservando a sua forma de organizar o trabalho escolar

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1. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
·          ocorrer em momentos específicos, organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua compreensão.
·          ocorrer a partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades.
·          ser abolida de toda a Educação Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa aquisição.
·          ocorrer a partir de provas com desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas feitas pelo professor.

2. NA ATUALIDADE,
·         diferentes formas de abordar e ensinar a História e a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
·          As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
·          As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
·          Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
·          Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.

3. ANTES DO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES MERCANTILISTAS,
·         a humanidade estava dividida em diferentes mundos, cada qual correspondendo ao espaço geográfico construído por seus ancestrais. Qual dos seguintes conhecimentos foi definitivo para a ligação dos diversos povos da Terra?
·          A invenção do telégrafo.
·          A descoberta da pólvora.
·          A criação do automóvel.
·          As grandes rotas marítimas.

4. É IMPORTANTE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS PERCEBAM ALGUMAS RELAÇÕES SOBRE O FENÔMENO TEMPO:
·         algumas coisas do passado continuam vivas nos dias de hoje; outras, deixaram de existir. São as relações de permanência e de mudança que a escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
·          que o professor pense em formas de mostrar que algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem mudanças, para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que aconteceu no passado não existe mais.
·          que os professores mostrem às crianças que tudo o que ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive com saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo é movido pelas mudanças.
·          que os trabalhos desenvolvidos juntamente com as crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado – afinal, as mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em relação ao que era antigamente.
·          que as crianças memorizem os conceitos de mudança e de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o seu significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu futuro
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1. PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO COM O TEMA DOS CALENDÁRIOS, É FUNDAMENTAL QUE AS CRIANÇAS SE ENVOLVAM NA COLETA DE DADOS A PARTIR:
·          da busca em diferentes fontes, como livros, enciclopédias, internet e entrevistas com pessoas da comunidade, contando com o auxílio do professor.
·          dos textos ditados pelo professor, em sala de aula, para serem copiados no caderno, já que o professor é conhecedor da matéria, sendo para o aluno uma fonte segura e acessível.
·          de uma única fonte, para que as crianças não se percam ao se verem obrigadas ao manejo de diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema.
·          de diversas fontes, como livros, enciclopédias, internet e entrevistas com pessoas da comunidade, trazem diferentes pontos de vista e sem nenhum auxílio do professor.

2. LEIA ABAIXO:
·         Assinale a alternativa que indica o modo de produção em que a fabricação dos produtos é acelerada e o trabalhador dedica-se à
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
·          Maquinofatura.
·          Agricultura.
·          Artesanato.
·          Manufatura.

3. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
·         A partir desses registros, os historiadores podem estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou de documentos históricos, podemos afirmar que:
·          são registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de serem estudados pelas historiadores.
·          são invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
·          são registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material, produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores.
·          trazem poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão danificados pela ação do tempo.

4. NO FINAL DO SÉCULO XX,
·         vários eventos marcaram o reconhecimento de que vivemos uma crise socioambiental profunda e de proporções planetárias. Entre esses encontros internacionais, assinale qual deles teve maior importância para as questões ambientais.
·          Fórum Econômico de Davos.
·          Reunião da ONU sobre a guerra no Iraque.
·          Conferência do Rio de Janeiro - Rio 92.
·          Reunião do Mercosul.

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1. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
·         A partir desses registros, os historiadores podem estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou de documentos históricos, podemos afirmar que:
·          são invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
·          trazem poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão danificados pela ação do tempo.
·          são registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de serem estudados pelas historiadores.
·          são registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material, produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores. CORRETA

2. LEIA:
·         Buscar a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
·          faz com que os professores possam conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
·          faz com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos. CORRETA
·          possibilita a construção de provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela pesquisa.
·          leva às crianças o conhecimento dos personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem enquanto agentes históricos.

3. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE INDICA O CONCEITO APRESENTADO NESTA FRASE.
·         Entendo por ___________________ o processo de construção de significados com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados.
·          superioridade
·          identidade CORRETA
·          complexidade
·          comunidade

4. LEIA ABAIXO:
·         Assinale a alternativa que indica o modo de produção em que a fabricação dos produtos é acelerada e o trabalhador dedica-se à
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
·          Agricultura.
·          Artesanato.
·          Manufatura. CORRETA
·          Maquinofatura
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1. LEIA ABAIXO:
  • É importante que as crianças percebam que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:
  •  construir trabalhos que mostrem a necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam o pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem discutir por que elas existem.
  •  organizar trabalhos que levem à consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos de vida.
  •  organizar trabalhos que levem as crianças a conhecer a existência de povos de espaços geográficos diferentes, em épocas diferentes, pertencentes a grupos culturais distintos, e que elas os respeitem.
  •  buscar mostrar às crianças que essas diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais poderosos.

2. NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX,
  • dois processos históricos desencadearam profundas modificações nas dinâmicas da sociedade e na natureza da sociedade brasileira. Assinale a alternativa que indica esses processos.
  •  Alfabetização e participação política.
  •  Reforma agrária e divisão da renda.
  •  Industrialização e urbanização.
  •  Mecanização e comercialização.

3. ENTRE MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA HISTÓRICA:
  • todas as pessoas têm história e o registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos. Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:
  •  que sejam capazes de se perceber como seres políticos socialmente ativos, compreendendo sua influência na formação da sociedade.
  •  conhecerem os aspectos que realmente são importantes da história dos grandes "heróis" nacionais do passado e seus grandes feitos.
  •  que um dia possam ser pessoas importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte da História local.
  •  perceberem que, não obstante o fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma importância.

4. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
  •  ocorrer a partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades.
  •  ocorrer a partir de provas com desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas feitas pelo professor.
  •  ser abolida de toda a Educação Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa aquisição.
  •  ocorrer em momentos específicos, organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua compreensão

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1. NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX,
·         dois processos históricos desencadearam profundas modificações nas dinâmicas da sociedade e na natureza da sociedade brasileira. Assinale a alternativa que indica esses processos.
·          Alfabetização e participação política.
·          Mecanização e comercialização.
·          Reforma agrária e divisão da renda.
·          Industrialização e urbanização.

2. ENTRE MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA HISTÓRICA:
·         todas as pessoas têm história e o registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos. Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:
·          que sejam capazes de se perceber como seres políticos socialmente ativos, compreendendo sua influência na formação da sociedade.
·          que um dia possam ser pessoas importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte da História local.
·          conhecerem os aspectos que realmente são importantes da história dos grandes "heróis" nacionais do passado e seus grandes feitos.
·          perceberem que, não obstante o fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma importância.Parte inferior do formulário

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3. NA ATUALIDADE,
·         diferentes formas de abordar e ensinar a História e a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
·          As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
·          Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
·          As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
·          Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.

4. LEIA:
·         Buscar a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
·          faz com que os professores possam conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
·          faz com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos.
·          possibilita a construção de provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela pesquisa.
·          leva às crianças o conhecimento dos personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem enquanto agentes históricosParte inferior do formulário

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1. NO FINAL DO SÉCULO XX, 
         vários eventos marcaram o reconhecimento de que vivemos uma crise socioambiental profunda e de proporções planetárias. Entre esses encontros internacionais, assinale qual deles teve maior importância para as questões ambientais. 
          Reunião do Mercosul.
          Fórum Econômico de Davos.
          Conferência do Rio de Janeiro - Rio 92.
          Reunião da ONU sobre a guerra no Iraque.

2. NA ATUALIDADE, 
         diferentes formas de abordar e ensinar a História e a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
          Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
          As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
          Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
          As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.

3. OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E PERCEBA QUE ELES: 
          são histórias produzidas pelos diferentes povos do planeta e podem ser provadas as verdades que contam por meio de experiências científicas, realizadas em laboratórios - e isso demonstra como o arcaico e o moderno se somam, comprovando a unidade da espécie humana.
          são invenções sem fundamentos, e as histórias nunca se relacionam com elementos que fazem parte do cotidiano do povo que os criou e por isso devem ser lidos como diversão, e nunca como uma forma de transmissão de conhecimento - o qual deve ser procurado em outras fontes, mais confiáveis.
          contam sempre a mesma história e nunca apresentam variação de uma cultura para a outra, demonstrando a forte unidade da espécie humana, de modo que estudar um mito de um povo é suficiente para se conhecer todos os mitos de todos os povos em qualquer época histórica.
          nasceram de uma necessidade de vários povos perpetuarem a sua história e, portanto, não se apresentam de forma neutra, mas se impõem, justificam-se, legitimam projetos, regras, condutas determinantes nas identidades culturais de pessoas, grupos, países e sociedades.

4. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE: 
          ocorrer em momentos específicos, organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua compreensão.
          ocorrer a partir de provas com desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas feitas pelo professor.
          ser abolida de toda a Educação Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa aquisição.
          ocorrer a partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades

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1. NO ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO,
·         é importante que sejam esclarecidas as diferenças e semelhanças entre os modos de produção das necessidades humanas. Assinale a alternativa que indica os principais modos de produção desenvolvidos pela humanidade.
·          Indústria, construção e comunicação.
·          Artesanato, circulação e indústria.
·          Artesanato, manufatura e indústria.
·          Animal, vegetal e mineral.

2. O TRABALHO COM A LINHA DA VIDA LEVA A CRIANÇA A REGISTRAR OS FATOS MAIS MARCANTES DE SUA VIDA, ANO A ANO.
·         A importância desse trabalho consiste em:
·          fazer com que a criança consiga registrar os fatos da sua vida detalhadamente, após uma pesquisa exaustiva em seus documentos.
·          mostrar para as crianças que elas fazem a História, tanto quanto os "heróis", e que as suas histórias também podem ser contadas.
·          mostrar como a história pessoal da criança é pobre em relação aos feitos dos grandes "heróis" nacionais, exaltados pelos historiadores.
·          demonstrar que as crianças não são agentes históricos e nem construtoras da História, cabendo-lhes apenas conhecer os feitos dos "heróis"

3. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DOS MITOS DEVE SER FEITA:
·          a partir de provas que cobrem se o aluno decorou os conteúdos dos mitos e as informações sobre os respectivos povos, bem como, provas orais também devem ser realizadas.
·          sem a intervenção dos professores, ou seja, apenas os alunos devem avaliar-se mutuamente, além de ser proposta uma autoavaliação para cada criança, que assim também aprende sobre suas responsabilidades.
·          de diversas maneiras: a partir das observações cotidianas do trabalho da criança, das suas produções escritas e participações orais, bem como a partir de exercícios de autoavaliação.
·          esporadicamente, sem nenhum tipo de registro mais organizado: as crianças devem se sentir livres para aprender o que quiserem e realizarem seus trabalhos da forma que acham mais interessante.

4. PARA QUE O ALUNO ELABORE DETERMINADO TIPO DE CONHECIMENTO RELACIONADO À HISTÓRIA E À GEOGRAFIA,
·         é preciso que ele tenha ferramentas suficientes para manusear as informações que lhe são propostas, inteirar-se e aprender diferentes conceitos relacionados a essas disciplinas. Assinale a alternativa que melhor se enquadra aos conceitos sugeridos.
·          A variedade dos conceitos e enfoques envolvidos na produção de um conhecimento desse tipo se resume no fato de que o estudo da História exige do professor uma compreensão total da geografia mundial.
·          Para que se compreenda a dinâmica das sociedades, é relevante que o aluno saiba localizar determinada sociedade no tempo e saiba que rios são os mais significativos para sociedade atual.
·          São relevantes para essa compreensão da História os conceitos de fato, sujeito e tempo históricos. Da mesma forma, o ensino da Geografia deve trabalhar as noções de paisagem, território e lugar.
·          Para que o aluno tenha a capacidade de bem compreender a sua realidade e a história humana, é preciso que ele saiba desenvolver a ideia de tempo histórico e conheça a geografia contemporânea

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1. PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO COM O TEMA DOS CALENDÁRIOS, É FUNDAMENTAL QUE AS CRIANÇAS SE ENVOLVAM NA COLETA DE DADOS A PARTIR:
·          da busca em diferentes fontes, como livros, enciclopédias, internet e entrevistas com pessoas da comunidade, contando com o auxílio do professor.
·          dos textos ditados pelo professor, em sala de aula, para serem copiados no caderno, já que o professor é conhecedor da matéria, sendo para o aluno uma fonte segura e acessível.
·          de uma única fonte, para que as crianças não se percam ao se verem obrigadas ao manejo de diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema.
·          de diversas fontes, como livros, enciclopédias, internet e entrevistas com pessoas da comunidade, trazem diferentes pontos de vista e sem nenhum auxílio do professor.

2. LEIA ABAIXO:
·         Assinale a alternativa que indica o modo de produção em que a fabricação dos produtos é acelerada e o trabalhador dedica-se à
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
·          Maquinofatura.
·          Agricultura.
·          Artesanato.
·          Manufatura.

3. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
·         A partir desses registros, os historiadores podem estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou de documentos históricos, podemos afirmar que:
·          são registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de serem estudados pelas historiadores.
·          são invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
·          são registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material, produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores.
·          trazem poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão danificados pela ação do tempo.

4. NO FINAL DO SÉCULO XX,
·         vários eventos marcaram o reconhecimento de que vivemos uma crise socioambiental profunda e de proporções planetárias. Entre esses encontros internacionais, assinale qual deles teve maior importância para as questões ambientais.
·          Fórum Econômico de Davos.
·          Reunião da ONU sobre a guerra no Iraque.
·          Conferência do Rio de Janeiro - Rio 92.
·          Reunião do MercosulParte inferior do formulário

Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Parte superior do formulário
1. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
  •  ocorrer em momentos específicos, organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua compreensão.
  •  ser abolida de toda a Educação Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa aquisição.
  •  ocorrer a partir de provas com desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas feitas pelo professor.
  •  ocorrer a partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades.

2. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DOS MITOS DEVE SER FEITA:
  •  esporadicamente, sem nenhum tipo de registro mais organizado: as crianças devem se sentir livres para aprender o que quiserem e realizarem seus trabalhos da forma que acham mais interessante.
  •  de diversas maneiras: a partir das observações cotidianas do trabalho da criança, das suas produções escritas e participações orais, bem como a partir de exercícios de autoavaliação.
  •  sem a intervenção dos professores, ou seja, apenas os alunos devem avaliar-se mutuamente, além de ser proposta uma autoavaliação para cada criança, que assim também aprende sobre suas responsabilidades.
  •  a partir de provas que cobrem se o aluno decorou os conteúdos dos mitos e as informações sobre os respectivos povos, bem como, provas orais também devem ser realizadas.

3. UMA FORMA DE MOSTRAR À CRIANÇA A RELAÇÃO DA SUA VIDA PESSOAL COM O CONTEXTO SOCIAL É O EXERCÍCIO LINHA DA VIDA II QUE,
  • por meio da pesquisa, leva a criança ao contato com os fatos marcantes de sua cidade, de seu país e do mundo. Para a realização desse exercício, o professor deve:
  •  deixar as crianças bastante livres para realizarem a organização dos materiais, das pesquisas e dos registros - sua interferência limitaria a ação e as conquistas das crianças.
  •  organizar tudo sozinho, eliminando a participação das crianças durante o processo de organização do material e das pesquisas, para que não ocorra nenhum problema.
  •  avaliar o melhor momento para a realização desse exercício longo, organizando o material de pesquisa e de registro previamente com a participação das crianças.
  •  trabalhar com as crianças, porém sem organizar anteriormente os passos do trabalho, para permitir que as surpresas tragam maior qualidade aos resultados do trabalho.

4. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM A CULTURA DO POVO BRASILEIRO,
  • é importante que, no estudo dos costumes, hábitos, crenças e outras manifestações culturais, o educador evite:
  •  a diversidade de idéias.
  •  o imaginário da criança.
  •  estereótipos e alegorizações.
  •  o debate com os alunos

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1. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
  •  ocorrer a partir de provas com desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas feitas pelo professor.
  •  ocorrer em momentos específicos, organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua compreensão.
  •  ocorrer a partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades.
  •  ser abolida de toda a Educação Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa aquisição.

2. EM NOSSO PAÍS,
  • construímos, ao longo do tempo uma crença sem fundamento: não temos preconceitos, convivemos muito bem com todas as diferenças. Atualmente, essa crença já demonstrou sua incoerência por meio dos relatos cotidianos de desrespeito e violência a negros, mulheres, deficientes físicos, pobres, entre outros casos comuns. Por isso, é importante que a escola:
  •  reconheça as suas limitações diante de um problema tão sério e desista de, com as poucas forças de que pode dispor, tentar um caminho para a realização de qualquer trabalho para superar esses problemas.
  •  desenvolva trabalhos, proponha discussões com as crianças, com os pais e toda a comunidade sobre a necessidade do estabelecimento de relações mais respeitosas e do crescimento da tolerância diante do diferente.
  •  permita que situações de desrespeito aconteçam em seu espaço: não é produtivo afastar as crianças da realidade, pois elas têm de enfrentar o mundo como ele é, sem propor soluções ou mudanças.
  •  reforce as posturas preconceituosas existentes na sociedade – afinal, o importante é vencer e quem não consegue competir será completa e irreversívelmente discriminado em uma sociedade como a nossa.

3. PARA QUE AS CRIANÇAS SE PERCEBAM ENQUANTO CONSTRUTORAS DA HISTÓRIA DO SEU TEMPO, É PRECISO QUE NO ENSINO DE HISTÓRIA A ESCOLA PROPORCIONE:
  •  que se trabalhe sempre com um único ponto de vista sobre os fatos estudados, jamais questionando a sua veracidade, pois a escola deve possibilitar às crianças a construção do conhecimento correto sobre a história do Brasil.
  •  a solidificação de relações mais justas e democráticas na sociedade, fazendo que os alunos se percebam como construtores da história do presente e questionadores das "verdades históricas" do passado.
  •  que se busque estabelecer a verdade histórica sobre os fatos, fazendo com que as crianças percebam que quem realmente faz a história são as pessoas importantes na sociedade.
  •  o respeito pelas pessoas importantes do país por meio da memorização de datas, fatos e nomes importantes: dessa forma, as crianças compreenderão o seu papel de construtores da História.

4. O TRABALHADOR QUE PROJETA, PREPARA A MATÉRIA-PRIMA, ELABORA O PRODUTO E O COMERCIALIZA É O:
  •  mestre.
  •  artesão.
  •  operário.
  •  agricultor

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1. É IMPORTANTE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS PERCEBAM ALGUMAS RELAÇÕES SOBRE O FENÔMENO TEMPO:
  • algumas coisas do passado continuam vivas nos dias de hoje; outras, deixaram de existir. São as relações de permanência e de mudança que a escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
  •  que os trabalhos desenvolvidos juntamente com as crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado – afinal, as mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em relação ao que era antigamente.
  •  que os professores mostrem às crianças que tudo o que ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive com saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo é movido pelas mudanças.
  •  que o professor pense em formas de mostrar que algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem mudanças, para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que aconteceu no passado não existe mais**(correta.
  •  que as crianças memorizem os conceitos de mudança e de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o seu significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu futuro.

2. ANTES DO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES MERCANTILISTAS,
  • a humanidade estava dividida em diferentes mundos, cada qual correspondendo ao espaço geográfico construído por seus ancestrais. Qual dos seguintes conhecimentos foi definitivo para a ligação dos diversos povos da Terra?
  •  A descoberta da pólvora.
  •  As grandes rotas marítimas**correta.
  •  A invenção do telégrafo.
  •  A criação do automóvel.

3. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
  • A partir desses registros, os historiadores podem estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou de documentos históricos, podemos afirmar que:
  •  são registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de serem estudados pelas historiadores.
  •  trazem poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão danificados pela ação do tempo.
  •  são registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material, produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores.**(correta
  •  são invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.

4. LEIA:
  • Buscar a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
  •  leva às crianças o conhecimento dos personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem enquanto agentes históricos.
  •  faz com que os professores possam conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
  •  faz com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos.**(correta
  •  possibilita a construção de provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela pesquisa
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1. LEIA ABAIXO:

  • É importante que as crianças percebam que os diferentes grupos humanos se organizam de maneira diversa e por isso constroem culturas próprias. Para isso, o professor deve:
  •  construir trabalhos que mostrem a necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam o pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem discutir por que elas existem.
  •  organizar trabalhos que levem à consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos de vida.
  •  organizar trabalhos que levem as crianças a conhecer a existência de povos de espaços geográficos diferentes, em épocas diferentes, pertencentes a grupos culturais distintos, e que elas os respeitem.
  •  buscar mostrar às crianças que essas diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais poderosos.

2. NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX,


  • dois processos históricos desencadearam profundas modificações nas dinâmicas da sociedade e na natureza da sociedade brasileira. Assinale a alternativa que indica esses processos.
  •  Alfabetização e participação política.
  •  Reforma agrária e divisão da renda.
  •  Industrialização e urbanização.
  •  Mecanização e comercialização.

3. ENTRE MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA HISTÓRICA:

  • todas as pessoas têm história e o registro de tal história está vinculado à existência de documentos históricos. Na escola, é fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:
  •  que sejam capazes de se perceber como seres políticos socialmente ativos, compreendendo sua influência na formação da sociedade.
  •  conhecerem os aspectos que realmente são importantes da história dos grandes "heróis" nacionais do passado e seus grandes feitos.
  •  que um dia possam ser pessoas importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte da História local.
  •  perceberem que, não obstante o fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma importância.

4. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:

  •  ocorrer a partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades.
  •  ocorrer a partir de provas com desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas feitas pelo professor.
  •  ser abolida de toda a Educação Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa aquisição.
  •  ocorrer em momentos específicos, organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua compreensãoParte inferior do formulário
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1. COMPLETE A FRASE ABAIXO COM AS PALAVRAS ADEQUADAS.
  • Até onde sabemos, a ______________________ é a única a ter consciência da necessidade de produzir as condições ____________________ de existências pelo trabalho organizado _______________________.

    A sequência correta das palavras é:
  • espécie humana - materiais - socialmente    correta
  • espécie animal - vegetais - socialmente
  • espécie animal - ecológicas - naturalmente
  • espécie humana - espirituais - mecanicamente

2. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM A CULTURA DO POVO BRASILEIRO, 
  • é importante que, no estudo dos costumes, hábitos, crenças e outras manifestações culturais, o educador evite:
  • o imaginário da criança.
  • a diversidade de idéias.
  • o debate com os alunos.
  • estereótipos e alegorizações.  Correta

3. NOS ESTUDOS SOBRE A EVOLUÇÃO HUMANA, PERCEBEMOS QUE A HUMANIZAÇÃO OCORRE SOMENTE POR UM DOS PROCESSOS ABAIXO INDICADOS. 
  • Assinale a alternativa que corresponde a esse processo.
  • Individualidade.
  • Interiorização.
  • Convívio social.   correta
  • Espiritualidade.

4. A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE: 
  • ocorrer a partir de provas com desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas feitas pelo professor.
  • ocorrer em momentos específicos, organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua compreensão.
  • ocorrer a partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades.   correta
  • ser abolida de toda a Educação Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa aquisição.

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1. PARA UM TRABALHO DE RESGATE DE MEMÓRIA SOBRE UM DETERMINADO LOCAL,
  • é fundamental a utilização de pelo menos dois tipos de fontes - documentos escritos e orais (a partir da realização de entrevistas). Sobre esse segundo tipo de fonte (orais a partir de entrevistas), é correto afirmar que:
  • devem ocorrer sim, mas sem a participação das crianças: apenas professores que dominam o instrumental teórico e técnico devem realizar essas entrevistas e levar os resultados, já organizados, para as crianças.
  • seria uma ótima forma de contribuir para a abertura da escola ao exterior, facilitando as atividades das crianças e proporcionando-lhes, embora com limitações, um contato com um passado próximo.   correta
  • não devem ocorrer no espaço da escola, pois várias pesquisas já demonstraram de forma definitiva e irrefutável que as crianças não valorizam a entrevista com adultos como fonte de informações.
  • para a escola é impossível realizar entrevistas com pessoas da comunidade, pois deve ser mantida uma certa distância, preservando a sua forma de organizar o trabalho escolar.

2. NO ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, 
  • é importante que sejam esclarecidas as diferenças e semelhanças entre os modos de produção das necessidades humanas. Assinale a alternativa que indica os principais modos de produção desenvolvidos pela humanidade.
  • Animal, vegetal e mineral.
  • Artesanato, circulação e indústria.
  • Artesanato, manufatura e indústria.   correta
  • Indústria, construção e comunicação.

3. PARA QUE O ALUNO ELABORE DETERMINADO TIPO DE CONHECIMENTO RELACIONADO À HISTÓRIA E À GEOGRAFIA, 
  • é preciso que ele tenha ferramentas suficientes para manusear as informações que lhe são propostas, inteirar-se e aprender diferentes conceitos relacionados a essas disciplinas. Assinale a alternativa que melhor se enquadra aos conceitos sugeridos.
  • Para que o aluno tenha a capacidade de bem compreender a sua realidade e a história humana, é preciso que ele saiba desenvolver a ideia de tempo histórico e conheça a geografia contemporânea.
  • São relevantes para essa compreensão da História os conceitos de fato, sujeito e tempo históricos. Da mesma forma, o ensino da Geografia deve trabalhar as noções de paisagem, território e lugar.   correta
  • Para que se compreenda a dinâmica das sociedades, é relevante que o aluno saiba localizar determinada sociedade no tempo e saiba que rios são os mais significativos para sociedade atual.
  • A variedade dos conceitos e enfoques envolvidos na produção de um conhecimento desse tipo se resume no fato de que o estudo da História exige do professor uma compreensão total da geografia mundial.

4. NA ATUALIDADE, 
  • diferentes formas de abordar e ensinar a História e a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
  • As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
  • As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
  • Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
  • Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.    correta
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