Minha N2
(nivaldo)
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. COM O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 - 1945),
·
houve alterações nas relações econômicas entre os
países capitalistas e socialistas. Assinale a alternativa que indica uma das
transformações que ocorreram nesse período.
·
Formação
de blocos econômicos.
·
Formação
da Liga das Nações.
·
Formação
da aliança monetária internacional.
·
Formação
de blocos sociais.
2. NA ATUALIDADE,
·
diferentes formas de abordar e ensinar a História e
a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas
sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor
apresenta o caminho percorrido por elas.
·
As
abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma
postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que
era oferecido aos nossos estudantes.
·
Durante
o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente cosiderado alta
cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por
compreender as obras sacras e a arte europeia.
·
As
mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno
particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e
as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
·
Nas
décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a
História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista
e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
3. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO
LONGO DO TEMPO.
·
A partir desses registros, os historiadores podem
estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando
a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou
de documentos históricos, podemos afirmar que:
·
são
registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos,
com o propósito de serem estudados pelas historiadores.
·
são
registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material,
produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores.
·
são
invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e
na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
·
trazem
poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes,
tais registros estão danificados pela ação do tempo.
4. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE INDICA O CONCEITO APRESENTADO NESTA FRASE.
·
Entendo por ___________________ o processo de
construção de significados com base em um atributo cultural, ou ainda um
conjunto de atributos culturais inter-relacionados.
·
complexidade
·
superioridade
·
identidade
·
comunidade
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. O TRABALHO COM A LINHA DA VIDA LEVA A CRIANÇA A REGISTRAR OS FATOS
MAIS MARCANTES DE SUA VIDA, ANO A ANO.
A
importância desse trabalho consiste em:
demonstrar que
as crianças não são agentes históricos e nem construtoras da História,
cabendo-lhes apenas conhecer os feitos dos "heróis"
mostrar como a
história pessoal da criança é pobre em relação aos feitos dos grandes
"heróis" nacionais, exaltados pelos historiadores.
mostrar para
as crianças que elas fazem a História, tanto quanto os "heróis", e
que as suas histórias tambémpodem ser contadas.
fazer com que
a criança consiga registrar os fatos da sua vida detalhadamente, após uma
pesquisa exaustiva em seus documentos.
2. ENTRE MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA
A CIÊNCIA HISTÓRICA:
todas
as pessoas têm história e o registro de tal história está vinculado à
existência de documentos históricos. Na escola, é fundamental que as crianças
compreendam esses conceitos para:
que um dia
possam ser pessoas importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a
fazer parte da História local.
perceberem
que, não obstante o fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não
traz em si nenhuma importância.
conhecerem os
aspectos que realmente são importantes da história dos grandes
"heróis" nacionais do passado e seus grandes feitos.
que sejam
capazes de se perceber como seres políticos socialmente ativos, compreendendo
sua influência naformação da sociedade.
3. COM O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 - 1945),
houve
alterações nas relações econômicas entre os países capitalistas e socialistas.
Assinale a alternativa que indica uma das transformações que ocorreram nesse
período.
Formação da
Liga das Nações.
Formação de
blocos econômicos.
Formação de
blocos sociais.
Formação da
aliança monetária internacional.
4. PARA UM TRABALHO DE RESGATE DE MEMÓRIA SOBRE UM DETERMINADO LOCAL,
é
fundamental a utilização de pelo menos dois tipos de fontes - documentos
escritos e orais (a partir da realização de entrevistas). Sobre esse segundo
tipo de fonte (orais a partir de entrevistas), é correto afirmar que:
seria uma
ótima forma de contribuir para a abertura da escola ao exterior, facilitando as
atividades das crianças e
proporcionando-lhes, embora com limitações, um contato com um passado próximo.
devem ocorrer
sim, mas sem a participação das crianças: apenas professores que dominam o
instrumental teórico e técnico devem realizar essas entrevistas e levar os
resultados, já organizados, para as crianças.
não devem
ocorrer no espaço da escola, pois várias pesquisas já demonstraram de forma
definitiva e irrefutável que as crianças não valorizam a entrevista com adultos
como fonte de informações.
para a escola
é impossível realizar entrevistas com pessoas da comunidade, pois deve ser
mantida uma certa distância, preservando a sua forma de organizar o trabalho
escolar
Resultado final
: 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
HISTÓRIA
1. A AVALIAÇÃO DOS
TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM RELAÇÃO AO
FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
·
ocorrer em momentos específicos, organizando-se
pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua compreensão.
·
ocorrer a partir de observação cotidiana, registrando
como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas dificuldades.
·
ser abolida de toda a Educação Infantil não devendo
ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa aquisição.
·
ocorrer a partir de provas com desenhos em que as
crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas feitas pelo
professor.
2. NA ATUALIDADE,
·
diferentes formas de abordar e ensinar a História e
a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas
sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor
apresenta o caminho percorrido por elas.
·
As abordagens de caráter marxista pouca influência
tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo
da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
·
As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias
históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se
relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que
simultaneamente.
·
Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e
com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a
elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter
moralizante e cívicas.
·
Durante o século XIX, a partir da definição do que é
habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o estudo da História se
definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
3. ANTES DO PROCESSO DE
MUNDIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES MERCANTILISTAS,
·
a humanidade estava dividida em diferentes mundos,
cada qual correspondendo ao espaço geográfico construído por seus ancestrais.
Qual dos seguintes conhecimentos foi definitivo para a ligação dos diversos
povos da Terra?
·
A invenção do telégrafo.
·
A descoberta da pólvora.
·
A criação do automóvel.
·
As grandes rotas marítimas.
4. É IMPORTANTE FAZER COM
QUE AS CRIANÇAS PERCEBAM ALGUMAS RELAÇÕES SOBRE O FENÔMENO TEMPO:
·
algumas coisas do passado continuam vivas nos dias
de hoje; outras, deixaram de existir. São as relações de permanência e de
mudança que a escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
·
que o professor pense em formas de mostrar que
algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem mudanças, para que as
crianças não fiquem com a impressão de que tudo que aconteceu no passado não
existe mais.
·
que os professores mostrem às crianças que tudo o que
ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive com
saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo é
movido pelas mudanças.
·
que os trabalhos desenvolvidos juntamente com as
crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado – afinal, as
mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em
relação ao que era antigamente.
·
que as crianças memorizem os conceitos de mudança e
de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o seu
significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu futuro
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
HISTÓRIA
1. PARA A REALIZAÇÃO DO
TRABALHO COM O TEMA DOS CALENDÁRIOS, É FUNDAMENTAL QUE AS CRIANÇAS SE ENVOLVAM
NA COLETA DE DADOS A PARTIR:
·
da
busca em diferentes fontes, como livros, enciclopédias, internet e entrevistas
com pessoas da comunidade, contando com o auxílio do professor.
·
dos
textos ditados pelo professor, em sala de aula, para serem copiados no caderno,
já que o professor é conhecedor da matéria, sendo para o aluno uma fonte segura
e acessível.
·
de
uma única fonte, para que as crianças não se percam ao se verem obrigadas ao
manejo de diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema.
·
de
diversas fontes, como livros, enciclopédias, internet e entrevistas com pessoas
da comunidade, trazem diferentes pontos de vista e sem nenhum auxílio do
professor.
2. LEIA ABAIXO:
·
Assinale a alternativa que indica o modo de
produção em que a fabricação dos produtos é acelerada e o trabalhador dedica-se
à
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
·
Maquinofatura.
·
Agricultura.
·
Artesanato.
·
Manufatura.
3. EXISTEM DIFERENTES
REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
·
A partir desses registros, os historiadores podem
estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando
a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou
de documentos históricos, podemos afirmar que:
·
são
registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos,
com o propósito de serem estudados pelas historiadores.
·
são
invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e
na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
·
são
registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material,
produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores.
·
trazem
poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes,
tais registros estão danificados pela ação do tempo.
4. NO FINAL DO SÉCULO XX,
·
vários eventos marcaram o reconhecimento de que
vivemos uma crise socioambiental profunda e de proporções planetárias. Entre
esses encontros internacionais, assinale qual deles teve maior importância para
as questões ambientais.
·
Fórum
Econômico de Davos.
·
Reunião
da ONU sobre a guerra no Iraque.
·
Conferência
do Rio de Janeiro - Rio 92.
·
Reunião
do Mercosul.
Resultado final
: 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
HISTÓRIA
1. EXISTEM DIFERENTES
REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
·
A partir desses registros, os historiadores podem
estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando
a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou
de documentos históricos, podemos afirmar que:
·
são
invenções de historiadores, pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e
na sobrevivência, nunca produziu esses documentos.
·
trazem
poucas contribuições ao trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes,
tais registros estão danificados pela ação do tempo.
·
são
registros escritos produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos,
com o propósito de serem estudados pelas historiadores.
·
são
registros escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material,
produzidos pela humanidade, que são estudados por historiadores. CORRETA
2. LEIA:
·
Buscar a construção ou resgatar a identidade local
tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo
mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar
projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um
trabalho importante, pois:
·
faz
com que os professores possam conhecer melhor a história das crianças o que
possibilita uma correta avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em
um mais eficiente trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
·
faz
com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se
inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela
pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos. CORRETA
·
possibilita
a construção de provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como
mais importante do que os outros a partir de dados comprobatórios e informações
de variadas fontes resgatadas pela pesquisa.
·
leva
às crianças o conhecimento dos personagens locais importantes e a sua história
como aquela a ser considerada como um símbolo para todos, eliminando a
possibilidade de se reconhecerem enquanto agentes históricos.
3. ASSINALE A ALTERNATIVA
QUE INDICA O CONCEITO APRESENTADO NESTA FRASE.
·
Entendo por ___________________ o processo de
construção de significados com base em um atributo cultural, ou ainda um
conjunto de atributos culturais inter-relacionados.
·
superioridade
·
identidade
CORRETA
·
complexidade
·
comunidade
4. LEIA ABAIXO:
·
Assinale a alternativa que indica o modo de
produção em que a fabricação dos produtos é acelerada e o trabalhador dedica-se
à
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
·
Agricultura.
·
Artesanato.
·
Manufatura.
CORRETA
·
Maquinofatura
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. LEIA
ABAIXO:
- É
importante que as crianças percebam que os diferentes grupos humanos se
organizam de maneira diversa e por isso constroem culturas próprias. Para
isso, o professor deve:
- construir trabalhos que mostrem a
necessidade de se eliminar essas diferenças culturais que tanto atravancam
o pleno e livre desenvolvimento cultural e econômico da sociedade sem
discutir por que elas existem.
- organizar trabalhos que levem à
consolidação de posturas preconceituosas por parte das crianças diante de
culturas diferentes e de seus estranhos e amplamente questionáveis modos
de vida.
- organizar
trabalhos que levem as crianças a conhecer a existência de povos de
espaços geográficos diferentes, em
épocas diferentes, pertencentes a grupos culturais distintos, e que elas
os respeitem.
- buscar mostrar às crianças que essas
diferenças existem, mas que alguns grupos humanos são mais importantes do
que outros, pois desenvolveram tecnologia mais avançada e são mais
poderosos.
2. NA SEGUNDA
METADE DO SÉCULO XX,
- dois
processos históricos desencadearam profundas modificações nas dinâmicas da
sociedade e na natureza da sociedade brasileira. Assinale a alternativa
que indica esses processos.
- Alfabetização e participação política.
- Reforma agrária e divisão da renda.
- Industrialização
e urbanização.
- Mecanização e comercialização.
3. ENTRE
MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA
HISTÓRICA:
- todas
as pessoas têm história e o registro de tal história está vinculado à
existência de documentos históricos. Na escola, é fundamental que as
crianças compreendam esses conceitos para:
- que sejam
capazes de se perceber como seres políticos socialmente ativos,
compreendendo sua influência na formação da
sociedade.
- conhecerem os aspectos que realmente são
importantes da história dos grandes "heróis" nacionais do
passado e seus grandes feitos.
- que um dia possam ser pessoas
importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte
da História local.
- perceberem que, não obstante o fato
evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma
importância.
4. A
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM
RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
- ocorrer a partir
de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua
compreensão e as suas
dificuldades.
- ocorrer a partir de provas com desenhos
em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas
feitas pelo professor.
- ser abolida de toda a Educação Infantil
não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa
aquisição.
- ocorrer em momentos específicos,
organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua
compreensão
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
HISTÓRIA
1. NA SEGUNDA
METADE DO SÉCULO XX,
·
dois processos históricos desencadearam profundas
modificações nas dinâmicas da sociedade e na natureza da sociedade brasileira.
Assinale a alternativa que indica esses processos.
·
Alfabetização e participação
política.
·
Mecanização e comercialização.
·
Reforma agrária e divisão da
renda.
·
Industrialização e urbanização.
2. ENTRE
MUITOS OUTROS, DOIS CONCEITOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA
HISTÓRICA:
·
todas as pessoas têm história e o registro de tal
história está vinculado à existência de documentos históricos. Na escola, é
fundamental que as crianças compreendam esses conceitos para:
·
que sejam capazes de se perceber
como seres políticos socialmente ativos, compreendendo sua influência na
formação da sociedade.
·
que um dia possam ser pessoas
importantes na comunidade em que vivem, a partir daí vindo a fazer parte da
História local.
·
conhecerem os aspectos que
realmente são importantes da história dos grandes "heróis" nacionais
do passado e seus grandes feitos.
·
perceberem que, não obstante o
fato evidente de todas as pessoas terem histórias, isso não traz em si nenhuma
importância.
3. NA
ATUALIDADE,
·
diferentes formas de abordar e ensinar a História e
a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram
no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o
caminho percorrido por elas.
·
As abordagens de caráter marxista
pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na
elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos
estudantes.
·
Nas décadas de 1960 e 70, sob o
domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia
contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de
ideias de caráter moralizante e cívicas.
·
As mudanças ocorridas na
elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a
essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas
pela Geografia, ainda que simultaneamente.
·
Durante o século XIX, a partir da
definição do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o
estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a
arte europeia.
4. LEIA:
·
Buscar a construção ou resgatar a identidade local
tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo
mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar
projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um
trabalho importante, pois:
·
faz com que os professores possam
conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação
de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho
pedagógico a partir do devido acompanhamento.
·
faz com que cada uma das crianças
e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos
laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto
gentes históricos.
·
possibilita a construção de
provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do
que os outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes
resgatadas pela pesquisa.
·
leva às crianças o conhecimento
dos personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser
considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se
reconhecerem enquanto agentes históricos
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1.
NO FINAL DO SÉCULO XX,
vários eventos marcaram o
reconhecimento de que vivemos uma crise socioambiental profunda e de proporções
planetárias. Entre esses encontros internacionais, assinale qual deles teve
maior importância para as questões ambientais.
Reunião do Mercosul.
Fórum Econômico de Davos.
Conferência do Rio de Janeiro -
Rio 92.
Reunião da ONU sobre a guerra no
Iraque.
2.
NA ATUALIDADE,
diferentes formas de abordar e ensinar
a História e a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas
disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que
melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
Durante o século XIX, a partir da
definição do que é habitualmente cosiderado alta cultura e refinamento, o
estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a
arte europeia.
As mudanças ocorridas na
elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a
essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas
pela Geografia, ainda que simultaneamente.
Nas décadas de 1960 e 70, sob o
domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia
contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de
ideias de caráter moralizante e cívicas.
As abordagens de caráter marxista
pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na
elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos
estudantes.
3.
OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA
TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E PERCEBA QUE ELES:
são histórias produzidas pelos
diferentes povos do planeta e podem ser provadas as verdades que contam por
meio de experiências científicas, realizadas em laboratórios - e isso demonstra
como o arcaico e o moderno se somam, comprovando a unidade da espécie humana.
são invenções sem fundamentos, e
as histórias nunca se relacionam com elementos que fazem parte do cotidiano do
povo que os criou e por isso devem ser lidos como diversão, e nunca como uma
forma de transmissão de conhecimento - o qual deve ser procurado em outras
fontes, mais confiáveis.
contam sempre a mesma história e
nunca apresentam variação de uma cultura para a outra, demonstrando a forte
unidade da espécie humana, de modo que estudar um mito de um povo é suficiente
para se conhecer todos os mitos de todos os povos em qualquer época histórica.
nasceram de uma necessidade de
vários povos perpetuarem a sua história e, portanto, não se apresentam de forma
neutra, mas se impõem, justificam-se, legitimam projetos, regras, condutas
determinantes nas identidades culturais de pessoas, grupos, países e
sociedades.
4. A
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM
RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
ocorrer em momentos específicos,
organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua
compreensão.
ocorrer a partir de provas com
desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das
perguntas feitas pelo professor.
ser abolida de toda a Educação
Infantil não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa
aquisição.
ocorrer a partir de observação
cotidiana, registrando como as crianças demonstram a sua compreensão e as suas
dificuldades
Resultado final
: 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
HISTÓRIA
1. NO ESTUDO
DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO,
·
é importante que sejam esclarecidas as diferenças e
semelhanças entre os modos de produção das necessidades humanas. Assinale a
alternativa que indica os principais modos de produção desenvolvidos pela
humanidade.
·
Indústria, construção e
comunicação.
·
Artesanato, circulação e
indústria.
·
Artesanato, manufatura e
indústria.
·
Animal, vegetal e mineral.
2. O TRABALHO
COM A LINHA DA VIDA LEVA A CRIANÇA A REGISTRAR OS FATOS MAIS MARCANTES DE SUA
VIDA, ANO A ANO.
·
A importância desse trabalho consiste em:
·
fazer com que a criança consiga registrar
os fatos da sua vida detalhadamente, após uma pesquisa exaustiva em seus
documentos.
·
mostrar para as crianças que elas
fazem a História, tanto quanto os "heróis", e que as suas histórias
também podem ser contadas.
·
mostrar como a história pessoal
da criança é pobre em relação aos feitos dos grandes "heróis"
nacionais, exaltados pelos historiadores.
·
demonstrar que as crianças não
são agentes históricos e nem construtoras da História, cabendo-lhes apenas
conhecer os feitos dos "heróis"
3. A
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DOS MITOS
DEVE SER FEITA:
·
a partir de provas que cobrem se
o aluno decorou os conteúdos dos mitos e as informações sobre os respectivos
povos, bem como, provas orais também devem ser realizadas.
·
sem a intervenção dos
professores, ou seja, apenas os alunos devem avaliar-se mutuamente, além de ser
proposta uma autoavaliação para cada criança, que assim também aprende sobre
suas responsabilidades.
·
de diversas maneiras: a partir
das observações cotidianas do trabalho da criança, das suas produções escritas
e participações orais, bem como a partir de exercícios de autoavaliação.
·
esporadicamente, sem nenhum tipo
de registro mais organizado: as crianças devem se sentir livres para aprender o
que quiserem e realizarem seus trabalhos da forma que acham mais interessante.
4. PARA QUE O
ALUNO ELABORE DETERMINADO TIPO DE CONHECIMENTO RELACIONADO À HISTÓRIA E À
GEOGRAFIA,
·
é preciso que ele tenha ferramentas suficientes
para manusear as informações que lhe são propostas, inteirar-se e aprender
diferentes conceitos relacionados a essas disciplinas. Assinale a alternativa
que melhor se enquadra aos conceitos sugeridos.
·
A variedade dos conceitos e
enfoques envolvidos na produção de um conhecimento desse tipo se resume no fato
de que o estudo da História exige do professor uma compreensão total da
geografia mundial.
·
Para que se compreenda a dinâmica
das sociedades, é relevante que o aluno saiba localizar determinada sociedade
no tempo e saiba que rios são os mais significativos para sociedade atual.
·
São relevantes para essa
compreensão da História os conceitos de fato, sujeito e tempo históricos. Da
mesma forma, o ensino da Geografia deve trabalhar as noções de paisagem,
território e lugar.
·
Para que o aluno tenha a
capacidade de bem compreender a sua realidade e a história humana, é preciso
que ele saiba desenvolver a ideia de tempo histórico e conheça a geografia
contemporânea
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
HISTÓRIA
1. PARA A
REALIZAÇÃO DO TRABALHO COM O TEMA DOS CALENDÁRIOS, É FUNDAMENTAL QUE AS
CRIANÇAS SE ENVOLVAM NA COLETA DE DADOS A PARTIR:
·
da busca em diferentes fontes,
como livros, enciclopédias, internet e entrevistas com pessoas da comunidade,
contando com o auxílio do professor.
·
dos textos ditados pelo
professor, em sala de aula, para serem copiados no caderno, já que o professor
é conhecedor da matéria, sendo para o aluno uma fonte segura e acessível.
·
de uma única fonte, para que as
crianças não se percam ao se verem obrigadas ao manejo de diferentes pontos de
vista sobre um mesmo tema.
·
de diversas fontes, como
livros, enciclopédias, internet e entrevistas com pessoas da comunidade, trazem
diferentes pontos de vista e sem nenhum auxílio do professor.
2. LEIA
ABAIXO:
·
Assinale a alternativa que indica o modo de
produção em que a fabricação dos produtos é acelerada e o trabalhador dedica-se
à
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
confecção segmentada das mercadorias, gerando a divisão do trabalho.
·
Maquinofatura.
·
Agricultura.
·
Artesanato.
·
Manufatura.
3. EXISTEM
DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
·
A partir desses registros, os historiadores podem
estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir significados, registrando
a história. Em relação a esses registros, que chamamos de fontes históricas ou
de documentos históricos, podemos afirmar que:
·
são registros escritos
produzidos pela humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de
serem estudados pelas historiadores.
·
são invenções de historiadores,
pois a humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca
produziu esses documentos.
·
são registros escritos, visuais,
orais, sonoros ou vindos da cultura material, produzidos pela humanidade, que
são estudados por historiadores.
·
trazem poucas contribuições ao
trabalho de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão
danificados pela ação do tempo.
4. NO FINAL
DO SÉCULO XX,
·
vários eventos marcaram o reconhecimento de que
vivemos uma crise socioambiental profunda e de proporções planetárias. Entre
esses encontros internacionais, assinale qual deles teve maior importância para
as questões ambientais.
·
Fórum Econômico de Davos.
·
Reunião da ONU sobre a guerra
no Iraque.
·
Conferência do Rio de Janeiro -
Rio 92.
·
Reunião do Mercosul
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. A
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM
RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
- ocorrer em momentos específicos,
organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua
compreensão.
- ser abolida de toda a Educação Infantil
não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa
aquisição.
- ocorrer a partir de provas
com desenhos em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir
das perguntas feitas pelo professor.
- ocorrer a
partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a
sua compreensão e as suas dificuldades.
2. A
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DOS MITOS
DEVE SER FEITA:
- esporadicamente, sem nenhum tipo de
registro mais organizado: as crianças devem se sentir livres para aprender
o que quiserem e realizarem seus trabalhos da forma que acham mais
interessante.
- de diversas
maneiras: a partir das observações cotidianas do trabalho da criança, das
suas produções escritas e participações orais, bem como a partir de
exercícios de autoavaliação.
- sem a intervenção dos professores, ou
seja, apenas os alunos devem avaliar-se mutuamente, além de ser proposta
uma autoavaliação para cada criança, que assim também aprende sobre suas
responsabilidades.
- a partir de provas que cobrem se o aluno
decorou os conteúdos dos mitos e as informações sobre os respectivos
povos, bem como, provas orais também devem ser realizadas.
3. UMA FORMA
DE MOSTRAR À CRIANÇA A RELAÇÃO DA SUA VIDA PESSOAL COM O CONTEXTO SOCIAL É O
EXERCÍCIO LINHA DA VIDA II QUE,
- por
meio da pesquisa, leva a criança ao contato com os fatos marcantes de sua
cidade, de seu país e do mundo. Para a realização desse exercício, o
professor deve:
- deixar as crianças bastante livres para
realizarem a organização dos materiais, das pesquisas e dos registros -
sua interferência limitaria a ação e as conquistas das crianças.
- organizar tudo sozinho, eliminando a
participação das crianças durante o processo de organização do material e
das pesquisas, para que não ocorra nenhum problema.
- avaliar o
melhor momento para a realização desse exercício longo, organizando o
material de pesquisa e de registro previamente com a participação das
crianças.
- trabalhar com as crianças, porém sem
organizar anteriormente os passos do trabalho, para permitir que as
surpresas tragam maior qualidade aos resultados do trabalho.
4. PARA O
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM A CULTURA DO POVO BRASILEIRO,
- é
importante que, no estudo dos costumes, hábitos, crenças e outras
manifestações culturais, o educador evite:
- a diversidade de idéias.
- o imaginário da criança.
- estereótipos
e alegorizações.
- o debate com os alunos
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. A
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DAS SUAS AQUISIÇÕES EM
RELAÇÃO AO FENÔMENO DO TEMPO DEVE:
- ocorrer a partir de provas com desenhos
em que as crianças identifiquem as respostas certas a partir das perguntas
feitas pelo professor.
- ocorrer em momentos específicos,
organizando-se pequenos desafios em que elas possam demonstrar a sua
compreensão.
- ocorrer a
partir de observação cotidiana, registrando como as crianças demonstram a
sua compreensão e as suas dificuldades.
- ser abolida de toda a Educação Infantil
não devendo ocorrer nenhum tipo de avaliação das crianças sobre essa
aquisição.
2. EM NOSSO
PAÍS,
- construímos,
ao longo do tempo uma crença sem fundamento: não temos preconceitos, convivemos
muito bem com todas as diferenças. Atualmente, essa crença já demonstrou
sua incoerência por meio dos relatos cotidianos de desrespeito e violência
a negros, mulheres, deficientes físicos, pobres, entre outros casos
comuns. Por isso, é importante que a escola:
- reconheça as suas limitações diante de
um problema tão sério e desista de, com as poucas forças de que pode
dispor, tentar um caminho para a realização de qualquer trabalho para
superar esses problemas.
- desenvolva
trabalhos, proponha discussões com as crianças, com os pais e toda a
comunidade sobre a necessidade do estabelecimento de relações mais
respeitosas e do crescimento da tolerância diante do diferente.
- permita que situações de desrespeito
aconteçam em seu espaço: não é produtivo afastar as crianças da realidade,
pois elas têm de enfrentar o mundo como ele é, sem propor soluções ou
mudanças.
- reforce as posturas preconceituosas
existentes na sociedade – afinal, o importante é vencer e quem não
consegue competir será completa e irreversívelmente discriminado em uma
sociedade como a nossa.
3. PARA QUE
AS CRIANÇAS SE PERCEBAM ENQUANTO CONSTRUTORAS DA HISTÓRIA DO SEU TEMPO, É
PRECISO QUE NO ENSINO DE HISTÓRIA A ESCOLA PROPORCIONE:
- que se trabalhe sempre com um único
ponto de vista sobre os fatos estudados, jamais questionando a sua
veracidade, pois a escola deve possibilitar às crianças a construção do
conhecimento correto sobre a história do Brasil.
- a
solidificação de relações mais justas e democráticas na sociedade, fazendo
que os alunos se percebam como construtores da história do presente e
questionadores das "verdades históricas" do passado.
- que se busque estabelecer a verdade
histórica sobre os fatos, fazendo com que as crianças percebam que quem
realmente faz a história são as pessoas importantes na sociedade.
- o respeito pelas pessoas importantes do
país por meio da memorização de datas, fatos e nomes importantes: dessa
forma, as crianças compreenderão o seu papel de construtores da História.
4. O
TRABALHADOR QUE PROJETA, PREPARA A MATÉRIA-PRIMA, ELABORA O PRODUTO E O
COMERCIALIZA É O:
- mestre.
- artesão.
- operário.
- agricultor
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. É IMPORTANTE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS
PERCEBAM ALGUMAS RELAÇÕES SOBRE O FENÔMENO TEMPO:
- algumas coisas do passado
continuam vivas nos dias de hoje; outras, deixaram de existir. São as
relações de permanência e de mudança que a escola trabalhará com as
crianças. Para isso, é fundamental:
- que os trabalhos desenvolvidos
juntamente com as crianças mostrem como o presente é melhor do que o
passado – afinal, as mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito
melhor hoje em dia em relação ao que era antigamente.
- que os professores mostrem às crianças
que tudo o que ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados
(inclusive com saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de
hoje, pois o mundo é movido pelas mudanças.
- que o
professor pense em formas de mostrar que algumas coisas permanecem como no
passado e outras sofrem mudanças,
para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que aconteceu no
passado não existe
mais**(correta.
- que as crianças memorizem os conceitos
de mudança e de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível
compreender o seu significado, porque serão conceitos importantes e
bastante úteis ao seu futuro.
2. ANTES DO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO DAS
RELAÇÕES MERCANTILISTAS,
- a humanidade estava dividida em
diferentes mundos, cada qual correspondendo ao espaço geográfico
construído por seus ancestrais. Qual dos seguintes conhecimentos foi
definitivo para a ligação dos diversos povos da Terra?
- A descoberta da pólvora.
- As grandes
rotas marítimas**correta.
- A invenção do telégrafo.
- A criação do automóvel.
3. EXISTEM DIFERENTES REGISTROS SOBRE A VIDA
DEIXADOS PELA HUMANIDADE AO LONGO DO TEMPO.
- A partir desses registros, os
historiadores podem estudar um determinado assunto e, sobre ele, atribuir
significados, registrando a história. Em relação a esses registros, que
chamamos de fontes históricas ou de documentos históricos, podemos afirmar
que:
- são registros escritos produzidos pela
humanidade como uma vasta memória dos povos, com o propósito de serem
estudados pelas historiadores.
- trazem poucas contribuições ao trabalho
de historiadores, pois, na maioria das vezes, tais registros estão
danificados pela ação do tempo.
- são registros
escritos, visuais, orais, sonoros ou vindos da cultura material,
produzidos pela humanidade, que são estudados por
historiadores.**(correta
- são invenções de historiadores, pois a
humanidade, sempre envolvida no dia a dia e na sobrevivência, nunca
produziu esses documentos.
4. LEIA:
- Buscar a construção ou resgatar a
identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes
comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns
erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa
construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
- leva às crianças o conhecimento dos
personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser
considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se
reconhecerem enquanto agentes históricos.
- faz com que os professores possam
conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta
avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente
trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
- faz com que
cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas
na sociedade, por meio dos laços
culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas
enquanto gentes históricos.**(correta
- possibilita a construção de provas que
levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os
outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes
resgatadas pela pesquisa
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário