Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

História, Política e Sociedade - Questões de Prova

(Resposta do Grupo Pedagogiaonline)

1- Analise a relação entre países com alta tecnologia e dominação  pg. 159
Os países do primeiro mundo continuam desenvolvendo altas tecnologias, agregando valores, enquanto os do terceiro mundo são os consumidores.

2- Quais as principais características do chamado "mercantilismo"? Qual o contexto histórico em que surgiu pg. 41 42
As terras na idade media passaram a ter valor de troca, sinal de riqueza não era mais o fato de possuir terras e sim o valor que se poderia obter por elas. Lentamente a economia se monetarizava e por volta do sec.XV esse movimento de riqueza ganhou nome  de mercantilismo. Principais características:metalismo, quantidade de ouro e prata, comercio favorável, vender e comprar protecionismo auto impostos para a importação, intervenção do reino na economia.

A partir do século XV surgiram teorias para explicar as relações de poder e o homem em sociedade. Explique a teoria de John Locke. pg. pg. 75
Para John Locke os homens nascem iguais, mas se diferenciam por meio do trabalho, para que todos tivessem segurança, o governo foi instituído por um contrato. Esse governo deveria obedecer alguns preceitos fundamentais como a vida, a propriedade e a liberdade. 

4- Analise e explique o trecho a seguir: "...Todas essas idéias e acontecimentos encontraram expressão em um outro evento que marcou a história - a chamada Revolução Industrial, que, muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas"
Foi uma mudança mental, trabalhar não significava mais estar submetido à alguém, mais era honrado e bom, novos comportamentos com relação ao tempo, ao trabalho, à ciência.
1- analise o trecho a seguir e explique o seu contexto: "... No final do século XIX, e Europa vivia uma febre nacionalista. As potências buscavam ampliar as suas colônias, o que resultava em conflitos entre estas potências em muitas regiões do planeta". 

2- O que é chamado de Sociedade Global? Exemplifique. pg. 158
O planeta se tornou um grande negocio, na segunda metade do sec. XX, a alta circulação de capitais e tecnologias provocou a criação de um mercado global.

3- A partir do século XV surgiram teorias para explicar as relações de poder e o homem em sociedade. Explique a teoria de Thomas Hobbes pg. 75
Para Thomas Hobber, os homens procuram viver juntos por segurança, pois ser humano é ambicioso, mas tem medo e por isso busca instituir governos, para coibir os impulsos e impor a ordem. O homem sem governo seria a realidade é a  guerra de todos contra todos.

4- O que foi o chamado utópico - qual o contexto histórico em que surgiu?pg. 35  80 115  114
Socialismo utópico, segundo Marx os pensadores dessa corrente não conseguiam formular uma teoria social que desse uma razão histórica para o socialismo. Para ele, o que a corrente propunha era uma utopia, no sentido de ser uma quem era, uma ilusão pois o socialismo dependeria da boa vontade das pessoas. Durante o século XIX, com o avanço das lutas dos trabalhadores.

1 - Explique o que Michel Foucault chamou de biopolítica.pg. 64
Michel Foucault chamou de biopolitica, uma forma de governo prevê a gestão da vida.

2- Explique e analise os chamados Movimentos totalitários.pg. 129
São os regimes  totalitários, não deixam espaços para duvidas, pois atuam diretamente nas crenças das pessoas. Dificilmente alguém consegue fazer oposição, pois o partido sempre parece possuir a única  verdade possível de tudo.

3- Analise o trecho a seguir e explique o seu contexto "... apos a Segunda Guerra Mundial,o planeta ficou marcado pela bipolaridade..." pg. 151
Apos a Segunda Guerra Mundial, o planeta ficou marcado pela bipolaridade. Os estados Unidos e a União Soviética, eles dividiam o planeta m áreas de influencia. EUA os países capitalistas os |Soviéticos  os comunistas.

4- Explique o chamado Socialismo Científico. Quais suas principais características?pg. 80 115
A segunda corrente foi nomeada por Marx de científica e é a teoria que ele mesmo propunha. Para ele o capitalismo é possível graças às extração da mais valia , que é o salário não pago aos trabalhadores, o patrão não paga o que vale, ficando com esse e assim o transfere a riqueza criada pelo trabalho para o patrão.

1). Explique o chamado anarquismo. Quais suas principais Características?pg.116
Arnaquismo, o nome significa recusa de governo, eles acreditam que os homens poderiam criar uma sociedade na qual não haveria Estado ou autoridade, não haveria motivo para desejar os bens alheios na medida em que tudo pertencia a todos.

2). Analise o trecho a seguir e explique o seu contexto: "...No final dos anos de 1980, a Guerra Fria acabou drasticamente, quando a União Soviética estava exaurida pelo esforço de manter seu poder..." .pg. 153
Ela não conseguia manter um poderoso arsenal nuclear e um exercito em condições de enfrentar os nortes-americanos.

3). O que é a chamada micro política? Exemplifique. pg.65
O governo não deve somente responder aos problemas religiosos, mas muito mais aos problemas de ordenação do tecido político e de forma de conduta, ou seja, governar se torna cada vez mais uma arte do detalhe uma micropolitica. Relação entre as pessoas e entre instituição e pessoas.

4). Quais as principais características da chamada Teoria Marxista?
O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade.

1) A partir do sec. XV surgiram teorias para explicar as relações de poder e o homem em sociedade. Explique a teoria de Jean-Jacques Rousseau. pg. 76
Cada cidadão representa a si mesmo, ele acredita que a natureza do homem é boa, mas a sociedade corrompe, por isso é necessário um contrato social para trazer a bondade natural e o melhor meio é a |Democracia, na qual todos teriam os mesmos direitos e deveres e ninguém se imporia sobre o outro.

2) Analise e explique o texto a seguir que fala sobre o impacto da chegada entre europeus e nativos, ... de um lado as visões de um paraíso;de outro o inferno. De um lado, pobres exploradores escreviam sobre a inocência dos índios, a falta da ganância e a docilidade. De outro, relatos sobre a ferocidade e as praticas de canibalismo que demonizavam os habitantes da América".  pg. 50
Essa dualidade se deve, em primeiro lugar, a falta de reconhecimento das diferenças por parte dos europeus com relação às varias etnias indígenas e a segunda sobre se os indígenas são humanos ou não.

3) Explique os chamados Movimentos Nacionalistas. pg.77  78
Os chamados movimentos nacionalistas se deram quando as populações perceberam que seus países estavam sendo invadidos(Napoleão|)surgiu como um movimento reverso. Afirmam que a nação esta acima dos reis e dos despostas, pois ele é o resultado de forças históricas do povo e o rei deve cumprir também esse papel.

4) Qual a diferença entre o Socialismo Cientifico e o Socialismo Utópico? pg.14  115
Socialismo Utópico fruto de quimeras, e sonhos utópicos por parte de socialistas, melhores condições aos trabalhadores. Socialismo cientifico. Os operários eram explorados.

1) De que forma o relógio simboliza as transformações sociais e mentais da Revolução industrial? pg.100 101
No inicio ele era apenas artigo de decoração, também item de prestigio, depois passou a ser utilizado para precisar as atividades do dia a dia , sincronizar o tempo para as atividades e tarefas nos serviços.

2) Cite e explique 2 características do mercantilismo do sec. XVI. pg. 42
Mercantilismo: a riqueza do rei era medida pelo ouro e prata que o mesmo possuía; Protecionismo. criar altos impostos para os produtos importados.

3) Comente a seguinte afirmação:"A história é uma disciplina que estuda o presente."pg.11
Quando estudamos o passado podemos aprender para melhorar o presente, É nas práticas cotidianas que a história acontece.

4) Explique a teoria do pensador inglês John Locke(1632-1704), para o surgimento dos governos. pg.75

Para ele os homens nascem iguais, mas se diferenciam por meio do trabalho, então, para que todos tivessem segurança, o governo foi instituído por um contrato.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário