No que consiste o conceito do
sujeito histórico? (pag. 50)
Sujeito histórico é todo aquele que direta ou
indiretamente participa da ação social, podemos dizer que o sujeito social está
em todos os contextos históricos e suas características principais é a luta
pela transformação, eles podem ser desde os heróis, como pessoas simples em
suas atividades cotidianas.
Quais as sugestões apontadas pelos
autores do livro texto para o Eixo Natureza e Sociedade? (pag. 32)
Para esse eixo os autores sugerem que as
atividades que vamos desenvolver com os alunos devem transmitir algumas noções
relacionadas aos seres vivos, à natureza e ao homem e de como nós como
indivíduos podemos interagir com essas categorias.
O que se entende por tempo social?
Exemplifique (pag. 151)
Podemos entender que a criança desenvolveu a
noção do que é o tempo social quando ela já sabe de uma forma mais clara o que
é a passagem do tempo, como saber que o tempo passa através dos dias, horas,
anos e etc. e que esse tempo é preenchido por coisas que os seres humanos fazem
como projetos, construções, guerras e outros.
Quando a criança começa a entender essas
coisas podemos dizer que ela já entende o que é o tempo social.
Analise os conceitos de fato,
sujeito e tempo histórico.
Fato histórico é algum acontecimento que
tenha um significado que seja importante para a compreensão do passado, pode
também ser entendido como representando algum momento preciso.
Sujeito histórico é todo aquele que direta ou
indiretamente participa da ação social, podemos dizer que o sujeito social está
em todos os contextos históricos e suas características principais é a luta
pela transformação, eles podem ser desde os heróis, como pessoas simples em
suas atividades cotidianas
Tempo histórico não é linear como o tempo
físico e cronológico que estamos acostumados, para determinar o tempo
histórico, os historiadores se utilizam de vários métodos, como calendários de
diferentes povos, o tempo histórico não é necessariamente medido por um período
certo, pode ser dito como curto período ou longo período.
Quais os seis eixos propostos pelo
RCNEI (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) para
atuação junto às crianças? (pag. 26)
Os seis eixos são: movimento, artes visuais,
música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
Diferentes tipos de fontes que
podem ser utilizadas pelo Historiador . Quais são estas fontes? Exemplifique (p.
83)
Fontes históricas pode ser qualquer coisa que
o ser humano deixa durante sua vida, o historiador pode descobrir várias coisas
de várias formas, ele pode utilizar como fonte, esqueletos, cartas, desenhos,
utensílios domésticos e qualquer coisa que o homem utilizou em determinado
período da história que estiver sendo pesquisado por aquele historiador.
Quais as mudanças
ocorridas na concepção de infância, de acordo com Philippe Ariès, entre a Idade
Média e a Modernidade? (pag. 21)
Na idade média,
assim que as crianças eram desmamadas passavam a serem consideradas como “mini
adultos”, a prova disso são os retratos das crianças daquela época já vestidas
como adultos e com características totalmente diferentes do que vemos hoje nas
crianças.
Aríès
mostrou que com o desenvolvimento da noção da escola, a noção de infância
também foi se desenvolvendo e passou a ter uma preocupação com a formação da
criança, a partir daí a criança começou a ser vista de forma diferente até
chegar a concepção de infância que temos hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário