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segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Fundamentos Teóricos e Práticos o Ensino de História (Respostas do Grupo Pedagogiaonline)

No que consiste o conceito do sujeito histórico? (pag. 50)
Sujeito histórico é todo aquele que direta ou indiretamente participa da ação social, podemos dizer que o sujeito social está em todos os contextos históricos e suas características principais é a luta pela transformação, eles podem ser desde os heróis, como pessoas simples em suas atividades cotidianas.

Quais as sugestões apontadas pelos autores do livro texto para o Eixo Natureza e Sociedade? (pag. 32)
Para esse eixo os autores sugerem que as atividades que vamos desenvolver com os alunos devem transmitir algumas noções relacionadas aos seres vivos, à natureza e ao homem e de como nós como indivíduos podemos interagir com essas categorias.

O que se entende por tempo social? Exemplifique (pag. 151)
Podemos entender que a criança desenvolveu a noção do que é o tempo social quando ela já sabe de uma forma mais clara o que é a passagem do tempo, como saber que o tempo passa através dos dias, horas, anos e etc. e que esse tempo é preenchido por coisas que os seres humanos fazem como projetos, construções, guerras e outros.
Quando a criança começa a entender essas coisas podemos dizer que ela já entende o que é o tempo social.

Analise os conceitos de fato, sujeito e tempo histórico.
Fato histórico é algum acontecimento que tenha um significado que seja importante para a compreensão do passado, pode também ser entendido como representando algum momento preciso.
Sujeito histórico é todo aquele que direta ou indiretamente participa da ação social, podemos dizer que o sujeito social está em todos os contextos históricos e suas características principais é a luta pela transformação, eles podem ser desde os heróis, como pessoas simples em suas atividades cotidianas
Tempo histórico não é linear como o tempo físico e cronológico que estamos acostumados, para determinar o tempo histórico, os historiadores se utilizam de vários métodos, como calendários de diferentes povos, o tempo histórico não é necessariamente medido por um período certo, pode ser dito como curto período ou longo período.

Quais os seis eixos propostos pelo RCNEI (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) para atuação junto às crianças? (pag. 26)
Os seis eixos são: movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e  matemática.

Diferentes tipos de fontes que podem ser utilizadas pelo Historiador . Quais são estas fontes? Exemplifique (p. 83)
Fontes históricas pode ser qualquer coisa que o ser humano deixa durante sua vida, o historiador pode descobrir várias coisas de várias formas, ele pode utilizar como fonte, esqueletos, cartas, desenhos, utensílios domésticos e qualquer coisa que o homem utilizou em determinado período da história que estiver sendo pesquisado por aquele historiador.

Quais as mudanças ocorridas na concepção de infância, de acordo com Philippe Ariès, entre a Idade Média e a Modernidade? (pag. 21)
Na idade média, assim que as crianças eram desmamadas passavam a serem consideradas como “mini adultos”, a prova disso são os retratos das crianças daquela época já vestidas como adultos e com características totalmente diferentes do que vemos hoje nas crianças.
Aríès mostrou que com o desenvolvimento da noção da escola, a noção de infância também foi se desenvolvendo e passou a ter uma preocupação com a formação da criança, a partir daí a criança começou a ser vista de forma diferente até chegar a concepção de infância que temos hoje.