N1-1
Explique o termo gestor na visão atual.
Gestor é aquele que administra, toma decisões, organiza, dirige e zela
pelo bom andamento seja de uma escola ou organização.
Uma das tarefas do gestor é prover condições para o fluxo
comunicacional, se realize de modo efetivo na escola. Como a mensagem pode ser
transmitida para atingir seus objetivos?
A mensagem pode ser
transmitida de várias formas como: panfletos, cartazes, circulares, avisos,
sistema de som ou vídeo, conversa direta, entre outros
Objetivos, conteúdos orientações básicas e
os critérios da avaliação, são passos importantes para Ralph Tyler
para elaborar projetos curriculares. Cite 4 perguntas que o autor propõe que
permite elaborar qualquer currículo ou plano de ensino se forem respondidas
adequadamente.
Que objetivos educacionais a escola
deve procurar atingir? Que experiências educacionais podem ser oferecidas para
que os propósitos sejam atingidos? Como organizar efetivamente essas
experiências educacionais? Como ter certeza de que os objetivos estão sendo
alcançados?
Cite as 3 funções maiores do gestor escolar
explicando-as.
Participação na cadeia
de formação – O diretor faz parte da equipe técnico-pedagógico da
escola, atuando em uma posição intermediária entre as agências de formação de
educadores.
Supervisão orientação
pedagógica – sem assumir as funções destes outros participantes da equipe
técnico-pedagógico da escola, o gestor escolar atua nesta direção sem uma visão
prescritiva, mas na visão colaborativa.
Administração – são situadas as competências
mais diretamente ligadas a estrutura administrativa da escola.
Planejar, organizar e
executar. O gestor deve planejar maneiras de melhorar o ambiente
escolar, organizar os funcionários em cada tarefa determinada, executar as
tarefas determinadas para que a escola atinja seus objetivos
Prova N1-2
Conceitue “Escola Democrática” a partir da idéia de construção
coletiva do Projeto Político Pedagógico.
Escola democrática é a participação de todos no seu
PPP – gestor, professores, funcionários, alunos e comunidade. É a construção
coletiva do PPP numa escola democrática e se dá com a participação de todos;
opinando, refletindo, avaliando, executando e reconstruindo, partindo da
realidade da comunidade, valorizando sua identidade, seus componentes, estando
abertos às opiniões e experiências de vida. (prova)
Numa escola
democrática, a construção do PPP
se dá coletivamente, respeitando as idéias
e valores de cada um, onde se encontra em permanente desenvolvimento e
processo de atualizações contínuas, não se restringindo a
discussões e reflexões, mas sim, colocando
em pratica o plano de ação coletiva e avaliando os
resultados.
Uma escola democrática é
aquela que conta com a participação de todos na elaboração do seu PPP – gestor,
professores, funcionários, alunos, pais e comunidade. Esta construção coletiva
se dá com a avaliação, reflexão, opinião e execução de todos. Neste processo,
partimos da realidade da comunidade, valorizando suas experiências de vida, sua
cultura e seus valores individual e coletivo e sempre ficando aberto à
opiniões. (prova)
Numa escola democrática, a construção do
PPP se dá coletivamente, contando com a participação de todos os segmentos
envolvidos na vida escolar, respeitando as idéias e valores de cada um.
A escola democrática é aquela que leva em
consideração a participação de todos. Docentes, discentes e a
comunidade onde está inserida, têm um projeto político pedagógico em
desenvolvimento e processo de atualizações contínuas, não se restringindo a discussões e
reflexões, mas sim, colocando em pratica o plano de ação coletiva e aferindo os
resultados
Quais os desafios a que é chamada a escola considerando as atuais
condições do mundo do trabalho globalizado?
A escola é responsável pela formação integral de
seus alunos, preparando-os para a vida em sociedade e para o mercado de
trabalho (suas exigências). Atualmente, em um mundo globalizado é preciso que o
aluno saiba se comunicar claramente tenha o domínio das tecnologias que saiba
conviver em sociedade, respeitando as diferenças. É na escola que tudo isso
deve ser proporcionado para que as desigualdades possam diminuir cada vez mais
no mercado de trabalho. (prova)
Armar um sistema educacional para toda
a vida do aluno, que os coloque em contato com o contínuo aumento dos
conhecimentos, das fontes de informação e das transformações atuais, sendo
assim um passaporte que o capacite à cidadania e ao mundo do trabalho.
Quais as transformações necessárias para a atuação da escola na
construção da cidadania dos agentes que nela atuam?
É necessário que a
escola esteja aberta à participação da comunidade (todos os envolvidos no
processo escolar) na execução dos seus projetos, nos planejamentos, na
elaboração, respeitando as diferenças entre todos e a pluralidade de idéias,
para que cada um encontre o seu papel e o exerça, passando a sentir-se parte do
processo. (prova)
É somente numa escola onde se pratique e viva a gestão democrática
é possível, efetivamente, formar para a cidadania, pois há a participação
efetiva de todos; além disso, é preciso haver qualidade na formação dos alunos.
Somente numa escola onde
se pratique e viva a gestão democrática é possível se formar para a
cidadania, pois há a participação de todos, com idéias, sugestões, críticas,
sendo possível se trabalhar as necessidades da comunidade com ética e
moral, assumindo responsabilidades de desafios, dando qualidade na formação dos
alunos e assim formando pessoas preparadas para a vida.
Segundo Kuenzer (1999, p.175) um dos eixos a serem contemplados na
formação dos professores do Ensino Médio e Profissional é o eixo da Ética. Comente esta afirmativa.
Esse eixo é muito importante e relevante, pois a ética
deve estar presente em todos os campos de nossa vida e, principalmente no
ambiente escolar, onde os indivíduos estão se preparando para sua vida futura.
E os professores educadores serão referência para essa formação, devendo estar
preparados e exercer o seu papel da melhor maneira possível. Os educadores têm
que dar o exemplo e serem espelhos para seus alunos. (prova)
A ética deve estar presente em todos os momentos na
vida de um ser humano e, fundamentalmente no ambiente escolar, onde está sendo
formado o futuro cidadão. Professores e educadores são referências para esta
formação e devem estar preparados para exercer seu papel. Isto terá uma
influencia futura nas relações sociais e profissionais, segundo princípios de
honestidade, solidariedade e democracia. (prova)
Para a formação dos professores mais do que nunca a ética é
importante e sustentável da sua conduta profissional, uma ética profissional e humana, que não é reduzida a uma ética corporativista, não pode ser uma ética dentro de uma corporação contra outras éticas, a ética profissional é aquela que é fundada, na ética humana, isto é, aquela ética do profissional que trabalha comprometida com a
formação humana, com bem estar humano, com o bem comum, com a qualidade de vida humana em geral para todos, então está ética humana não está restrita é uma ética para toda
humanidade
Existem alguns
valores de fundamental importância para a educação na atualidade, eleja 5
valores e justifique sua escolha.
Diálogo – valor enquanto troca de
idéias, compreensões, troca de experiências que possibilitam a consciência
coletiva, que possibilita superar o individualismo, superar bloqueios e os
escudos que as pessoas colocam se defendendo.
Capacidade de
convivência – valor que desenvolve
no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas
igrejas, nos parques, enfim em todos os lugares onde se concentram pessoas de
modo a garantir uma convivência harmoniosa.
Respeito mútuo – valor que leva alguém a
tratar com outro alguém com grande atenção, consideração e muito respeito.
Tolerância - valor que
manifesta nas outras maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes
ou mesmos opostos a nossa.
Igualdade de direitos – valor onde todos os homens
são submetidos a lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.
Prova N1-4
No texto " A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação " Eloisa da S.G. de Oliveira e outros citam o quadro comparativo entre a escola que ensina e a escola como instituição aprendente, elaborado por Heloisa Luck (1990, 1995 e nesse quadro, como aparece o papel do diretor.
O papel do diretor é de dar igualdade de condições para o acesso e a permanência do aluno na escola, uma gestão democrática do ensino e a garantia do padrão de qualidade.
O supervisor Educacional é o profissional que luta contra uma avalanche de tarefas rotineiras e burocráticas, que impede muitas vezes de exercer sua atividade principal - o pedagogico. Cite no minimo duas atribuições desse profissional relacionadas ao pedagogico da escola. Pg 174
Esse profissional que faz parte da equipe técnicxa-pedagógica da escola. Tem por funções substituir professores em sala de aula, fiscalizar a realização de provas, ministrar aulas de recuperação ou cuidar da disciplina na escola, preencher fichas e planilhas entre outras.
O diretor da escola é responsável pela articulação do processo decisório da instituição escolar como: projetar, planejar, organizar, controlar elaborar, responsabilizar-se, decidir e avaliar. Cite no minimo duas atribuições do diretor elencadas por Eloisa de S.G. de Oliveira.
1-Coordenar a execução do projeto político-pedagógico da escola, acompanhando as ações nos diferentes setores pedagógicos e administrativos.
2-Participar das questões referentes aos aspectos pedagógicos da escola, conjugando-os com os administrativos.
3-Representar a escola junto aos órgãos oficiais, associações de classe, pais e comunidade em geral.
4-Administrar os recursos humanos, financeiros e materiais, obedecendo a legislação compatível.
5-Elaborar a proposta de previsão orçamentária e tributária da escola.
6-Assegurar o cumprimento dos dispositivos legalmente estabelecidos, de acordo com o sistema de ensino a que a escola pertence.
Qual o papel que exerce na escola o projeto politico pedagogico? Pg 92-
Primeiramente unir sujeitos para as tarefas com objetivos em comum, O EXERCICIO DE RESPONDABILIDADE COLETIVA, CRIATIVA E AUTONOMIA DA ESCOLA. Ele é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, um instrumento teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do conhecimento escolar. Sua construção deve articular todos os participes da realidade escolar (corpo docente, discente, comunidade), de forma que estes pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, sua autonomia, os objetivos das ações desenvolvidas e a maneira de operacionalizá-las de forma mais política, crítica e criativa
Outra Prova - A educação é um fenômeno próprio dos seres
humanos que se inicia com um processo de transformação da natureza, criando um
mundo humano, o mundo da cultura.” (SAVIANI”, 1991). A partir dessa afirmação
explique o que significa a produção do “trabalho material” e trabalho “não
material” produzido pelo homem. P.11
O trabalho não material refere-se a significação dada ao trabalho
material; são as idéias, valores, hábitos, atitudes e teorias e inclui aspectos
de conhecimento como ciências, ética e artes; o trabalho material é a produção
de objetos e bens materiais, que servem para a garantia da existência humana
como transformação de objetos em ferramentas, transformação dos alimentos
Qual relação a ser estabelecida entre o contexto social e
econômico da atualidade e a Gestão da Educação?
Configura-se
em um contexto mundial que penetra na vida das pessoas através da tecnologia e
meio de comunicação em suas formas evoluídas e envolvendo as pessoas.
Sempre que há mudanças na sociedade e em suas bases econômicas, sociais e
tecnológicas passam a serem exibidas novas atribuições na escola. A
escola e sua gestão estão inseridas na sociedade global refletindo os impactos
e exigindo novos conteúdos de formação de organização de gestão da educação
dando um novo significado a pratica da administração da educação
Explique a responsabilidade sobre a Gestão da Educação
dentro do contexto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais,
culturais e tecnológicas.
As políticas
e a Gestão da Educação no Brasil caracterizam políticas do governo, a
importância dessa disciplina é justificada pelo seu compromisso e formação do
cidadão. Vários desafios são colocados p/sociedade, uma vez que o contexto
educacional é mediado pelo contexto político, econômico, social e cultural. É
necessária as condições de oferta de ensino de qualidade, organização do
trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da instituição, há
necessidade de formação de professores que vão trabalhar com esses alunos no
sentido de devolver a sociedade um novo cidadão mais completo e lúcido, mais em
condição de atuar na sociedade contribuindo para o seu enriquecimento.
São necessários mecanismos de informação e da comunicação entre todos os
segmentos da escola; gestão democrática; participativa incluindo condições administrativas,
financeiras e pedagógicas, participação de diversos grupos e pessoas nas
atividades e espaços educativos
Outra Prova - Qual a importância da construção do Projeto político Pedagógico
para a escola?
Compreendemos que o Projeto Político-Pedagógico
é um instrumento de significativo valor para a escola. Ele é compreendido
como o plano global da instituição ou o projeto educativo, um instrumento
teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do
conhecimento escolar. Sua construção deve articular todos os partícipes da
realidade escolar (corpo docente, discente, comunidade), de forma que
estes pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a
caracteriza, sua autonomia, os objetivos das ações desenvolvidas e a
maneira de operacionalizá-las de forma mais política, crítica e criativa
Outra Resposta - assim interessa a um projeto
pedagógico não apenas recriar formas pedagógicas, isso não é suficiente embora
sejam muito importantes, mas também criar novas metas sociais que venham
contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais justa mais humana. O
PPP concebido, executado e avaliado na perspectiva do coletivo poderá vir a
constituir-se na ferramenta por excelência para a escola construir sua autonomia,
a partir da ressignificação de suas praticas e de todo o trabalho escolar.
Cite quatro características de um diretor capaz de exercer
liderança educacional.
1 o diretor faz parte da equipe
técnico-pedagógica da escola atuando em uma posição intermediaria entre as
agencias de formação de educadores os próprios docentes e os alunos atuando
efetivamente na formação continuada dos primeiros e na aprendizagens dos
últimos.
2 supervisão/orientação
pedagógica - esta ação supervisora do diretor não tem o sentido de dirigismo
autoritarismo ou imposição mas sim de visão do todo, do processo. Nela está
incluída a coordenação da avaliação institucional da escola.
3 administração - aqui ficam
situadas as competências mais diretamente ligadas á estrutura administrativa da
instituição escolar associada, por exemplo, a implementação de políticas
educacionais á documentação e ás rotinas administrativas , entre outras
A autonomia está sempre associada a idéia de liberdade, que é um
principio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Ela está ligada
também a temática da democracia, da independência e da participação.
A autonomia está sempre
associada à idéia de liberdade, que é um princípio
constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico.
Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da
democracia, da independência e da participação
A autonomia está sempre
associada à idéia de liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia
e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de
associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia,
da independência e da participação.
Qual o papel da autonomia referente a escola e família?
A autonomia está sempre
associada à idéia de liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia
e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de
associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia,
da independência e da participação
Na escola o gestor coordena o processo cooperativo e
participativo de planejamento. Descreva as ações que o gestor deve implementar com relação
ao Projeto Pedagógico da escola?
Os gestores precisam
trabalhar com os professores a concepção da escola que desejam implementar e,
de acordo com essa concepção, como se definirá o PPE e o trabalho pedagógico de
todos os profissionais da educação. Compete discutir, e implementar formas de
avaliação.
Prova N1-5
A equipe Técnico pedagógica é responsável pela articulação
do sistema de avaliação que engloba a avaliação institucional (interna e
externa). Isso leva a equipe algumas ações. Relacione duas delas. P.92
A avaliação institucional é muito importante para que
ocorram mudanças nas instituições escolares, ou seja, ela promove condições
para que a instituição possa identificar suas práticas, refletir sobre seus
limites e possa explicar suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para
o futuro
A avaliação
institucional é muito importante p/q ocorram mudanças nas instituições
escolares, ou seja, ela promove condições p/q a instituição possa identificar
suas práticas, refletir sobre seus limites e possa explicar suas políticas, os
seus objetivos e o seu projeto p/o futuro.
Quais as contribuições da avaliação institucional para a
melhoria da escola e da gestão escolar
A avaliação institucional promove condições para que a instituição
consiga identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e possibilidades
e explicar quais são as suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para
o futuro.
Facilitar a integração da escola, aumentando a comunicação
interna.....benefícios do colegiado na escola. Explique o que corresponde o colegiado da escola.
O colegiado escolar corresponde a um conselho de administração presidido
pelo diretor da escola e composto por representantes dos professores e
funcionários, dos pais de alunos e dos alunos com 16 anos ou mais, além de
representantes da comunidade, se houver interesse.
Quais são as competências compartilhadas entre gestor e os
demais membros da equipe escolar?
A
criação do projeto político pedagógico, criação das normas internas da escola,
elaboração de projetos para a construção do conhecimento dos educadores entre
outras. (prova)
Outra Prova
A partir dos
estudos feitos sobre gestão partic. elabore uma situação problema que tenha
como foco o papel da organiz. escolar no mundo globalizado,
considerando a formação da cidadania.
A escola precisa está
organizada, ter uma meta, um objetivo,um horizonte a ser alcançado de forma que
transponha ,vá além do universo ideal da cidadania que a teoria vinculadas a
organização do espaço escolar, cidadania, qualidade de ensino, gestão
democrática,,entre outros faça parte da rotina diária da escola e daqueles que
são sujeitos no espaço escolar É importante refletir que não é somente o papel
da escola (educação),buscar mecanismo que propiciem ideais democráticos que
conduzem a uma sociedade mais justa, solidária e humana
Quais as medidas que
você, como gestor, tomaria para tornar uma escola democrática?
A participação de todos
é essencial para tornar uma escola democrática, a escola precisa ser encarada
como uma comunidade educativa que mobiliza atos sociais em torno de um projeto
comum. É importante a participação de toda a comunidade escolar nos projetos da
escola, como desenvolver teatros, eventos culturais, esportivos, pois isso vai
gerar um clima de proximidade e confiança entre a comunidade e a escola
Cite 3 formas
efetivas de participação coletiva em uma gestão escolar.
Respeitar o
aluno; dar espaço físico aos professores e alunos; preparar aulas com força de
vontade e competência. Pois é preciso proporcionar um melhor conhecimento dos
objetivos e metas, e favorecer uma aproximação maior entre alunos, pais e
professores através do conselho escolar de classe e
associação de pais e mestres.
Outra Resp. - Assumir a competência primordial
da escola: educar, ensinar/aprender. - Lutar pela valorização dos profissionais
da educação. - Entender que os alunos provenientes das classes populares também
possuem uma rica experiência e são possuidores de diferentes saberes. - Definir
a política global da escola por meio do PPP, contando com a participação de
todos. - Fortalecer as relações entre as escolas e Secretarias Estaduais e
Municipais de Educação, Delegacias, Coordenadorias Regionais e Instituições de
Ensino Superior.
Explique o papel da avaliação institucional
na deflagração das mudanças necessárias na instituição e o papel do gestor
nesse processo?
A avaliação institucional tem como principal objetivo identificar como
está o andamento da instituição, suas necessidades, sua qualidade de ensino,
sua estrutura, e seus objetivos para o futuro. É através da avaliação
institucional que evitamos que a instituição escolar caia em uma rotina e deixe
de evoluir.
O principal papel do gestor nesse processo é o de mostrar a importância
que a avaliação tem para a melhoria da instituição e incentivar todos os
envolvidos nesse processo a valorizar e participarem da melhor maneira
possível.
A gestão escolar pode
assumir várias modalidades dentre elas a Gestão Tradicional e a Gestão
Participativa ou colegiada. Escreva sobre cada uma delas.
Na Gestão Tradicional, o
diretor detém todo o poder, sendo o único a decidir e tendo a palavra final
para resolver ou modificar as coisas dentro da escola. Na Gestão Participativa,
o poder não é tirado do diretor, mas abre para que os alunos possam participar,
dando a eles responsabilidades, novos modos de olhar para a situação, dever de
refletir sobre assuntos e o sentimento de poder fazer a diferença.
De acordo com a autora
Eloíza S.G.de Oliveira a comunicação constitui-se em um recurso
estratégico para revigorar a cultural
organizacional. Qual a importância da comunicação para revigorar a cultura institucional?
A comunicação é muito
importante, pois aumenta a participação do grupo, possibilita as discussões
para a solução de conflitos, permite o compartilhamento de nossos valores e
também a administração democrática do conhecimento.
1. Explique os princípios da Organização Racional do Trabalho,
segundo Taylor. pag 7
Para Taylor, era preciso seguir alguns
princípios para ter um bom rendimento no trabalho, para isso ele fez a
organização racional do trabalho, cujos princípios eram: Dar ao trabalhador uma
atividade compatível com seu perfil e aptidão; Estabelecer um tempo para as atividades
serem realizadas; Remuneração do trabalhador equivalente com a produção desse
trabalhador, estabelecendo prêmios para os melhores; Dividir as tarefas em
etapas, de modo que cada um tenha uma única função aumentando a eficiência na
produção; Padronizar a forma de realizar as tarefas e impor isso aos
trabalhadores; Estabelecer boas condições de trabalho, visto que só assim o
trabalhador conseguirá ter um bom rendimento.
2. Explique as implicações que a vertente ecológica da
Psicologia traz para a escola e suas
relações.
A psicologia Descritiva
e Explanatória é conhecida como "ecológica” e enfatiza a importância de se
estudarem os meios ambientes nos quais o ser humano se comporta; isso traz para
escola uma relação mais próxima com o meio ambiente e o comportamento humano.
Na perspectiva da psicologia ecológica a aprendizagem do aluno vai muito além
do que é ensinado na sala de aula, é preciso considerar todo o contexto que
cerca os alunos. Esse contexto envolve muitas coisas, a própria escola, a
família e o grupo dos amigos. Para essa vertente a aquisição de novas
capacidades e conhecimentos por parte dos alunos vai depender do significado e
da intenção que essas atividades têm para esse aluno e também é importante o
papel que os participantes (família, professor, gestor e etc.) vão desempenhar
no aprendizado desse aluno.
3. O que significa “competências da área de gestão”?
As competências na área
de gestão estão relacionadas à orientação e acompanhamento do Projeto Político
Pedagógico às novas legislações, coordenação da avaliação institucional
da escola, escrituração, vida escolar do aluno, lotação de professores e coordenadores,
implementação do Censo Escolar, entre outros.
Como os gestores podem utilizar a avaliação de sistema
educacional para melhorar os processos da escola?
A avaliação de sistemas
de ensinos educacionais busca avaliar o processo educacional, pois
ele avalia o desempenho do aluno e o nível da instituição escolar,
e através desses resultados, o gestor poderá diagnosticar os problemas e
tentar resolvê-los, melhorando assim a qualidade de ensino na sua escola.
Prova N3-1
1. Cite
as 3 funções maiores do gestor escolar explicando-as.
O gestor deve
planejar maneiras de aprimorar o ambiente escolar, organizar os funcionários em
suas tarefas (de acordo com sua função dentro da escola), deve organizar a
escola para que os objetivos sejam alcançados. Sendo assim, as três maiores
funções do gestor escolar são: planejar, organizar e executar.
2. Na
construção do Projeto Político Pedagógico devem-se levar em conta algumas
características para que o mesmo tenha sucesso e cumpra sua finalidade. Cite no
mínimo quatro (4) dessas características.
Deve conhecer a
realidade de seus alunos; conhecer a comunidade na qual a escola está inserida;
envolver professores, alunos e corpo docente; levar em conta, no momento desta
construção os seguintes fatores: Autonomia, diversidade cultural, participação social,
pluralismo político etc.
3.
Explique a teoria sistêmica aplicada a Gestão Escolar.
Essa teoria trata
do homem funcional. Na educação vemos que todos devem agir desta forma, o
indivíduo deve interagir e integrar-se ao todo. A escola deve estar totalmente
entrelaçada com seus agentes, direção, alunos e professores. O gestor escolar
deve atuar como este “homem funcional”. Este deve criar um paralelo entre os “organismos
vivos” e as organizações.
4.
Quais são as competências compartilhadas entre o gestor e os demais membros da
equipe escolar.
Entre essas
competências estão a criação do PPP, a criação das normas internas da escola, a
elaboração de projetos para a construção do conhecimento dos educandos, entre
outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário