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segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Gestão Educacional - Questões de Prova

N1-1 
Explique o termo gestor na visão atual.
Gestor é aquele que administra, toma decisões, organiza, dirige e zela pelo bom andamento seja de uma escola ou organização.

Uma das tarefas do gestor é prover condições para o fluxo comunicacional, se realize de modo efetivo na escola. Como a mensagem pode ser transmitida para atingir seus objetivos?
A mensagem pode ser transmitida de várias formas como: panfletos, cartazes, circulares, avisos, sistema de som ou vídeo, conversa direta, entre outros

Objetivos, conteúdos orientações básicas e os critérios da avaliação, são passos importantes para Ralph Tyler para elaborar projetos curriculares. Cite 4 perguntas que o autor propõe que permite elaborar qualquer currículo ou plano de ensino se forem respondidas adequadamente.
Que objetivos educacionais a escola deve procurar atingir? Que experiências educacionais podem ser oferecidas para que os propósitos sejam atingidos? Como organizar efetivamente essas experiências educacionais? Como ter certeza de que os objetivos estão sendo alcançados?

Cite as 3 funções maiores do gestor escolar explicando-as.
Participação na cadeia de formação – O diretor faz parte da equipe técnico-pedagógico da escola, atuando em uma posição intermediária entre as agências de formação de educadores.
Supervisão orientação pedagógica – sem assumir as funções destes outros participantes da equipe técnico-pedagógico da escola, o gestor escolar atua nesta direção sem uma visão prescritiva, mas na visão colaborativa.
Administração – são situadas as competências mais diretamente ligadas a estrutura administrativa da escola.
Planejar, organizar e executar. O gestor deve planejar maneiras de melhorar o ambiente escolar, organizar os funcionários em cada tarefa determinada, executar as tarefas determinadas para que a escola atinja seus objetivos

Prova N1-2 
Conceitue “Escola Democrática” a partir da idéia de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico.
Escola democrática é a participação de todos no seu PPP – gestor, professores, funcionários, alunos e comunidade. É a construção coletiva do PPP numa escola democrática e se dá com a participação de todos; opinando, refletindo, avaliando, executando e reconstruindo, partindo da realidade da comunidade, valorizando sua identidade, seus componentes, estando abertos às opiniões e experiências de vida. (prova)

Numa   escola   democrática,   a construção  do PPP se  dá   coletivamente, respeitando  as  idéias e  valores de cada um, onde se encontra em permanente desenvolvimento e processo  de atualizações contínuas, não se restringindo a discussões  e   reflexões, mas  sim,   colocando  em  pratica  o plano de  ação coletiva e avaliando os resultados.

Uma escola democrática é aquela que conta com a participação de todos na elaboração do seu PPP – gestor, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade. Esta construção coletiva se dá com a avaliação, reflexão, opinião e execução de todos. Neste processo, partimos da realidade da comunidade, valorizando suas experiências de vida, sua cultura e seus valores individual e coletivo e sempre ficando aberto à opiniões. (prova)
                                                                                                                                                                                                                 
Numa escola democrática, a construção do PPP se dá coletivamente, contando com a participação de todos os segmentos envolvidos na vida escolar, respeitando as idéias e valores de cada um.

A escola democrática é aquela que leva em consideração a participação de todos. Docentes, discentes e a comunidade onde está inserida, têm um projeto político pedagógico em desenvolvimento e processo de atualizações contínuas, não se restringindo a discussões e reflexões, mas sim, colocando em pratica o plano de ação coletiva e aferindo os resultados

Quais os desafios a que é chamada a escola considerando as atuais condições do mundo do trabalho globalizado?
A escola é responsável pela formação integral de seus alunos, preparando-os para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho (suas exigências). Atualmente, em um mundo globalizado é preciso que o aluno saiba se comunicar claramente tenha o domínio das tecnologias que saiba conviver em sociedade, respeitando as diferenças. É na escola que tudo isso deve ser proporcionado para que as desigualdades possam diminuir cada vez mais no mercado de trabalho. (prova)

Armar um sistema educacional para toda a vida do aluno, que os coloque em contato com o contínuo aumento dos conhecimentos, das fontes de informação e das transformações atuais, sendo assim um passaporte que o capacite à cidadania e ao mundo do trabalho.

Quais as transformações necessárias para a atuação da escola na construção da cidadania dos agentes que nela atuam? 
É necessário que a escola esteja aberta à participação da comunidade (todos os envolvidos no processo escolar) na execução dos seus projetos, nos planejamentos, na elaboração, respeitando as diferenças entre todos e a pluralidade de idéias, para que cada um encontre o seu papel e o exerça, passando a sentir-se parte do processo. (prova)

É somente numa escola onde se pratique e viva a gestão democrática é possível, efetivamente, formar para a cidadania, pois há a participação efetiva de todos; além disso, é preciso haver qualidade na formação dos alunos.

Somente numa escola onde se pratique e viva a gestão democrática é possível se  formar para a cidadania, pois há a participação de todos, com idéias, sugestões, críticas, sendo possível se trabalhar  as necessidades da comunidade com ética e moral, assumindo responsabilidades de desafios, dando qualidade na formação dos alunos e assim formando pessoas preparadas para a vida.

Segundo Kuenzer (1999, p.175) um dos eixos a serem contemplados na formação dos professores do Ensino Médio e Profissional é o eixo da Ética. Comente esta afirmativa.
Esse eixo é muito importante e relevante, pois a ética deve estar presente em todos os campos de nossa vida e, principalmente no ambiente escolar, onde os indivíduos estão se preparando para sua vida futura. E os professores educadores serão referência para essa formação, devendo estar preparados e exercer o seu papel da melhor maneira possível. Os educadores têm que dar o exemplo e serem espelhos para seus alunos. (prova)

A ética deve estar presente em todos os momentos na vida de um ser humano e, fundamentalmente no ambiente escolar, onde está sendo formado o futuro cidadão. Professores e educadores são referências para esta formação e devem estar preparados para exercer seu papel. Isto terá uma influencia futura nas relações sociais e profissionais, segundo princípios de honestidade, solidariedade e democracia. (prova)

Para a formação dos professores mais do que nunca a ética é importante e sustentável da sua conduta profissional, uma ética profissional e humana, que não é reduzida a uma ética corporativista, não pode ser uma ética dentro de uma corporação contra outras éticas, a ética profissional é aquela que é fundada, na ética humana, isto é, aquela ética do profissional que trabalha comprometida com a formação humana, com bem estar humano, com o bem comum, com a qualidade de vida humana em geral para todos, então está ética humana não está restrita é uma ética para toda humanidade

Existem alguns valores de fundamental importância para a educação na atualidade, eleja 5 valores e justifique sua escolha.
 Diálogo – valor enquanto troca de idéias, compreensões, troca de experiências que possibilitam a consciência coletiva, que possibilita superar o individualismo, superar bloqueios e os escudos que as pessoas colocam se defendendo.
Capacidade de convivência – valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim em todos os lugares onde se concentram pessoas de modo a garantir uma convivência harmoniosa.
Respeito mútuo  – valor que leva alguém a tratar com outro alguém com grande atenção, consideração e muito respeito.
Tolerância -  valor que manifesta  nas outras maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmos opostos a nossa.
Igualdade de direitos – valor onde todos os homens são submetidos a lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.

Prova N1-4
No texto " A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação " Eloisa da S.G. de Oliveira e outros citam o quadro comparativo entre a escola que ensina e a escola como instituição aprendente, elaborado por Heloisa Luck (1990, 1995 e nesse quadro,  como aparece o papel do diretor. 
O papel do diretor é de dar igualdade de condições para o acesso e a permanência do aluno na escola,  uma gestão democrática do ensino e a garantia do padrão de qualidade.

 O supervisor Educacional é o profissional que luta contra uma avalanche de tarefas rotineiras e burocráticas, que impede muitas vezes de exercer sua atividade principal  - o pedagogico. Cite no minimo duas atribuições desse profissional relacionadas ao pedagogico da escola. Pg 174
Esse profissional que faz parte da equipe técnicxa-pedagógica da escola. Tem por funções substituir professores em sala de aula, fiscalizar a realização de provas, ministrar aulas de recuperação ou cuidar da disciplina na escola, preencher fichas e planilhas entre outras.

O diretor da escola é responsável pela articulação do processo decisório da instituição escolar como: projetar, planejar, organizar, controlar elaborar, responsabilizar-se, decidir e avaliar. Cite no minimo duas atribuições do diretor elencadas por Eloisa de S.G. de Oliveira.
1-Coordenar a execução do projeto político-pedagógico da escola, acompanhando as ações nos diferentes setores pedagógicos e administrativos.
2-Participar das questões referentes aos aspectos pedagógicos da escola, conjugando-os com os administrativos.
3-Representar a escola junto aos órgãos oficiais, associações de classe, pais e comunidade em geral.
4-Administrar os recursos humanos, financeiros e materiais, obedecendo a legislação compatível.
5-Elaborar a proposta de previsão orçamentária e tributária da escola.
6-Assegurar o cumprimento dos dispositivos legalmente estabelecidos, de acordo com o sistema de ensino a que a escola pertence.

Qual o papel que exerce na escola o projeto politico pedagogico? Pg 92-
Primeiramente unir sujeitos para as tarefas com objetivos em comum, O EXERCICIO DE RESPONDABILIDADE COLETIVA, CRIATIVA E AUTONOMIA DA ESCOLA. Ele é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, um instrumento teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do conhecimento escolar. Sua construção deve articular todos os participes da realidade escolar (corpo docente, discente, comunidade), de forma que estes pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, sua autonomia, os objetivos das ações desenvolvidas  e a maneira de operacionalizá-las de forma mais política, crítica e criativa

Outra Prova  - A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos que se inicia com um processo de transformação da natureza, criando um mundo humano, o mundo da cultura.” (SAVIANI”, 1991). A partir dessa afirmação explique o que significa a produção do “trabalho material” e trabalho “não material” produzido pelo homem. P.11
O trabalho não material refere-se a significação dada ao trabalho material; são as idéias, valores, hábitos, atitudes e teorias e inclui aspectos de conhecimento como ciências, ética e artes; o trabalho material é a produção de objetos e bens materiais, que servem para a garantia da existência humana como transformação de objetos em ferramentas, transformação dos alimentos

Qual relação a ser estabelecida entre o contexto social e econômico da atualidade e a Gestão da Educação?
Configura-se em um contexto mundial que penetra na vida das pessoas através da tecnologia e meio de comunicação em suas formas evoluídas e  envolvendo as pessoas. Sempre que há mudanças na sociedade e em suas bases econômicas, sociais e tecnológicas passam a serem exibidas novas atribuições na escola. A escola e sua gestão estão inseridas na sociedade global refletindo os impactos e exigindo novos conteúdos de formação de organização de gestão da educação dando um novo significado a pratica da administração da educação     

Explique a responsabilidade sobre a Gestão da Educação dentro do contexto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
As políticas e a Gestão da Educação no Brasil caracterizam políticas do governo, a importância dessa disciplina é justificada pelo seu compromisso e formação do cidadão. Vários desafios são colocados p/sociedade, uma vez que o contexto educacional é mediado pelo contexto político, econômico, social e cultural. É necessária as condições de oferta de ensino de qualidade, organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da instituição, há necessidade de formação de professores que vão trabalhar com esses alunos no sentido de devolver a sociedade um novo cidadão mais completo e lúcido, mais em condição de atuar na sociedade contribuindo para o seu enriquecimento. São necessários mecanismos de informação e da comunicação entre todos os segmentos da escola; gestão democrática; participativa incluindo condições administrativas, financeiras e pedagógicas, participação de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos   

Outra Prova - Qual a importância da construção do Projeto político Pedagógico para a escola?
Compreendemos que o Projeto Político-Pedagógico é um instrumento de significativo valor para a escola. Ele é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, um instrumento teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do conhecimento escolar. Sua construção deve articular todos os partícipes da realidade escolar (corpo docente, discente, comunidade), de forma que estes pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, sua autonomia, os objetivos das ações desenvolvidas e a maneira de operacionalizá-las de forma mais política, crítica e criativa

Outra Resposta - assim interessa a um projeto pedagógico não apenas recriar formas pedagógicas, isso não é suficiente embora sejam muito importantes, mas também criar novas metas sociais que venham contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais justa mais humana. O PPP concebido, executado e avaliado na perspectiva do coletivo poderá vir a constituir-se na ferramenta por excelência para a escola construir sua autonomia, a partir da ressignificação de suas praticas e de todo o trabalho escolar.

Cite quatro características de um diretor capaz de exercer liderança educacional.
1 o diretor faz parte da equipe técnico-pedagógica da escola atuando em uma posição intermediaria entre as agencias de formação de educadores os próprios docentes e os alunos atuando efetivamente na formação continuada dos primeiros e na aprendizagens dos últimos.
2 supervisão/orientação pedagógica - esta ação supervisora do diretor não tem o sentido de dirigismo autoritarismo ou imposição mas sim de visão do todo, do processo. Nela está incluída a coordenação da avaliação institucional da escola.  
3 administração - aqui ficam situadas as competências mais diretamente ligadas á estrutura administrativa da instituição escolar associada, por exemplo, a implementação de políticas educacionais á documentação e ás rotinas administrativas , entre outras

A autonomia está sempre associada a idéia de liberdade, que é um principio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Ela está ligada também a temática da democracia, da independência e da participação.
A autonomia está sempre associada à idéia de liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação

A autonomia está sempre associada à idéia de liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação.

Qual o papel da autonomia referente a escola e família?
A autonomia está sempre associada à idéia de liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação

Na escola o gestor coordena o processo cooperativo e participativo de planejamento. Descreva as ações que o gestor deve implementar com relação ao Projeto Pedagógico da escola? 
Os gestores precisam trabalhar com os professores a concepção da escola que desejam implementar e, de acordo com essa concepção, como se definirá o PPE e o trabalho pedagógico de todos os profissionais da educação. Compete discutir, e implementar formas de avaliação.

Prova N1-5
A equipe Técnico pedagógica é responsável pela articulação do sistema de avaliação que engloba a avaliação institucional (interna e externa). Isso leva a equipe algumas ações. Relacione duas delas. P.92
A avaliação institucional é muito importante para que ocorram mudanças nas instituições escolares, ou seja, ela promove condições para que a instituição possa identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e possa explicar suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro
A avaliação institucional é muito importante p/q ocorram mudanças nas instituições escolares, ou seja, ela promove condições p/q a instituição possa identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e possa explicar suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto p/o futuro.

Quais as contribuições da avaliação institucional para a melhoria da escola e da gestão escolar
A avaliação institucional promove condições para que a instituição consiga identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e possibilidades e explicar quais são as suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro.

Facilitar a integração da escola, aumentando a comunicação interna.....benefícios do colegiado na escola. Explique o que corresponde o colegiado da escola.
O colegiado escolar corresponde a um conselho de administração presidido pelo diretor da escola e composto por representantes dos professores e funcionários, dos pais de alunos e dos alunos com 16 anos ou mais, além de representantes da comunidade, se houver interesse.

Quais são as competências compartilhadas entre gestor e os demais membros da equipe escolar?
A criação do projeto político pedagógico, criação das normas internas da escola, elaboração de projetos para a construção do conhecimento dos educadores entre outras. (prova)

Outra Prova
A partir  dos estudos feitos sobre gestão partic. elabore uma situação problema que tenha como foco o papel da organiz. escolar no mundo globalizado, considerando a formação da cidadania.
A escola precisa está organizada, ter uma meta, um objetivo,um horizonte a ser alcançado de forma que transponha ,vá além do universo ideal da cidadania que a teoria vinculadas a organização do espaço escolar, cidadania, qualidade de ensino, gestão democrática,,entre outros faça parte da rotina diária da escola e daqueles que são sujeitos no espaço escolar É importante refletir que não é somente o papel da escola (educação),buscar mecanismo que propiciem ideais democráticos que conduzem a uma sociedade mais justa, solidária e humana

Quais as medidas que você, como gestor, tomaria para tornar uma escola democrática?
A participação de todos é essencial para tornar uma escola democrática, a escola precisa ser encarada como uma comunidade educativa que mobiliza atos sociais em torno de um projeto comum. É importante a participação de toda a comunidade escolar nos projetos da escola, como desenvolver teatros, eventos culturais, esportivos, pois isso vai gerar um clima de proximidade e confiança entre a comunidade e a escola

Cite 3 formas efetivas de participação coletiva em uma gestão escolar.
Respeitar o aluno; dar espaço físico aos professores e alunos; preparar aulas com força de vontade e competência. Pois é preciso proporcionar um melhor conhecimento dos objetivos e metas, e favorecer uma aproximação maior entre alunos, pais e professores através do conselho escolar de classe e associação de pais e mestres. 

Outra Resp. - Assumir a competência primordial da escola: educar, ensinar/aprender. - Lutar pela valorização dos profissionais da educação. - Entender que os alunos provenientes das classes populares também possuem uma rica experiência e são possuidores de diferentes saberes. - Definir a política global da escola por meio do PPP, contando com a participação de todos. - Fortalecer as relações entre as escolas e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Delegacias, Coordenadorias Regionais e Instituições de Ensino Superior.

Explique o papel da avaliação institucional na deflagração das mudanças necessárias na instituição e o papel do gestor nesse processo?
A avaliação institucional tem como principal objetivo identificar como está o andamento da instituição, suas necessidades, sua qualidade de ensino, sua estrutura, e seus objetivos para o futuro. É através da avaliação institucional que evitamos que a instituição escolar caia em uma rotina e deixe de evoluir.
O principal papel do gestor nesse processo é o de mostrar a importância que a avaliação tem para a melhoria da instituição e incentivar todos os envolvidos nesse processo a valorizar e participarem da melhor maneira possível.

A gestão escolar pode assumir várias modalidades dentre elas a Gestão Tradicional e a Gestão Participativa ou colegiada. Escreva sobre cada uma delas.
Na Gestão Tradicional, o diretor detém todo o poder, sendo o único a decidir e tendo a palavra final para resolver ou modificar as coisas dentro da escola. Na Gestão Participativa, o poder não é tirado do diretor, mas abre para que os alunos possam participar, dando a eles responsabilidades, novos modos de olhar para a situação, dever de refletir sobre assuntos e o sentimento de poder fazer a diferença.

De acordo com a autora Eloíza S.G.de Oliveira a comunicação constitui-se em um recurso estratégico  para revigorar a cultural organizacional. Qual a importância da comunicação para revigorar a cultura institucional?
A comunicação é muito importante, pois aumenta a participação do grupo, possibilita as discussões para a solução de conflitos, permite o compartilhamento de nossos valores e também a administração democrática do conhecimento.

1. Explique os princípios da Organização Racional do Trabalho, segundo Taylor. pag 7
Para Taylor, era preciso seguir alguns princípios para ter um bom rendimento no trabalho, para isso ele fez a organização racional do trabalho, cujos princípios eram: Dar ao trabalhador uma atividade compatível com seu perfil e aptidão; Estabelecer um tempo para as atividades serem realizadas; Remuneração do trabalhador equivalente com a produção desse trabalhador, estabelecendo prêmios para os melhores; Dividir as tarefas em etapas, de modo que cada um tenha uma única função aumentando a eficiência na produção; Padronizar a forma de realizar as tarefas e impor isso aos trabalhadores; Estabelecer boas condições de trabalho, visto que só assim o trabalhador conseguirá ter um bom rendimento.
                                                                     
2. Explique as implicações que a vertente ecológica da Psicologia traz para a escola e suas relações. 
A psicologia Descritiva e Explanatória é conhecida como "ecológica” e enfatiza a importância de se estudarem os meios ambientes nos quais o ser humano se comporta; isso traz para escola uma relação mais próxima com o meio ambiente e o comportamento humano. Na perspectiva da psicologia ecológica a aprendizagem do aluno vai muito além do que é ensinado na sala de aula, é preciso considerar todo o contexto que cerca os alunos. Esse contexto envolve muitas coisas, a própria escola, a família e o grupo dos amigos. Para essa vertente a aquisição de novas capacidades e conhecimentos por parte dos alunos vai depender do significado e da intenção que essas atividades têm para esse aluno e também é importante o papel que os participantes (família, professor, gestor e etc.) vão desempenhar no aprendizado desse aluno.

3. O que significa “competências da área de gestão”?
As competências na área de gestão estão relacionadas à orientação e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico às novas legislações, coordenação da avaliação institucional  da escola, escrituração, vida escolar do aluno, lotação de professores e coordenadores, implementação do Censo Escolar, entre outros.

Como os gestores podem utilizar a avaliação de sistema educacional para melhorar os processos da escola?
A avaliação de sistemas de ensinos educacionais busca avaliar o processo educacional,  pois ele avalia o desempenho do aluno e  o nível  da instituição escolar, e através desses resultados, o gestor  poderá diagnosticar os problemas e tentar resolvê-los, melhorando assim a qualidade de ensino na sua escola.

Prova N3-1
1. Cite as 3 funções maiores do gestor escolar explicando-as.
O gestor deve planejar maneiras de aprimorar o ambiente escolar, organizar os funcionários em suas tarefas (de acordo com sua função dentro da escola), deve organizar a escola para que os objetivos sejam alcançados. Sendo assim, as três maiores funções do gestor escolar são: planejar, organizar e executar.

2. Na construção do Projeto Político Pedagógico devem-se levar em conta algumas características para que o mesmo tenha sucesso e cumpra sua finalidade. Cite no mínimo quatro (4) dessas características.
Deve conhecer a realidade de seus alunos; conhecer a comunidade na qual a escola está inserida; envolver professores, alunos e corpo docente; levar em conta, no momento desta construção os seguintes fatores: Autonomia, diversidade cultural, participação social, pluralismo político etc.

3. Explique a teoria sistêmica aplicada a Gestão Escolar.
Essa teoria trata do homem funcional. Na educação vemos que todos devem agir desta forma, o indivíduo deve interagir e integrar-se ao todo. A escola deve estar totalmente entrelaçada com seus agentes, direção, alunos e professores. O gestor escolar deve atuar como este “homem funcional”. Este deve criar um paralelo entre os “organismos vivos” e as organizações.

4. Quais são as competências compartilhadas entre o gestor e os demais membros da equipe escolar.

Entre essas competências estão a criação do PPP, a criação das normas internas da escola, a elaboração de projetos para a construção do conhecimento dos educandos, entre outros.

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