Tardif (2002) compara a ação do educador a de um
artesão, cite duas características apontadas pelo autor
e comente-as. P.93
O professor auxilia os alunos a tecerem sua rede de conhecimentos
através da interação e diálogo. O educador utiliza-se de seus conhecimentos prévios,
baseados na tradição, assim como o artesão, e possui um conhecimento adquirido
e concreto (prova)
1.arte
do escultor; 2 arte do educador. O primeiro age sobre um ser um composto de
matéria e de forma que não possui em si mesmo, mas recebe do artista o
principio a (causa e a origem) de sua gênese o segundo age co e sobre um ser
que possui por natureza crescimento e desenvolvimento que deve ser acompanhado
e fomentado pela atividade educativa..
Perrenoud elaborou o que considerou dez
competências para ensinar, uma delas é: Participar da administração
da escola. Comente 133
Não ficar apenas na
sala de aula).
·
Elaborar, negociar
um projeto da instituição.
·
Administrar os
recursos da escola.
·
Coordenar, dirigir
uma escola com todos os seus parceiros..
·
Organizar e fazer
evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos
O professor deve ser participativo sempre, levando idéias e soluções
para a coordenação e para a gestão, de acordo com o que vivencia diariamente em
sala de aula, pois, uma boa gestão é dialógica, integrada entre professor e
aluno, toda a escola e comunidade envolvida (prova)
Comente
a frase: “(...) os programas de formação de docentes estão impregnados de
diferentes concepções, refletindo uma prática
que ainda tem como base o domínio do conteúdo específico desarticulado da
realidade”. Pg 75 76
Esta frase é uma
crítica de Zeichner, onde para a formação de docentes é baseado na
racionalidade técnica, que se mostra inadequado à realidade prática
profissional docente, não existindo preocupação com a questão social, sem levar
em consideração o campo de ação do professor, como se todos os alunos reagissem
da mesma maneira.. Ele afirma que todos
os programas de formação de professores têm relação com quatro tradições da
reforma, e que estes devem contemplar as concepções de ensino subjacentes as
quatro tradições, no entanto, sem esquecer as dimensões da sua identidade.
O professor é o construtor do conhecimento, pois é um intermediário
entre o aluno e a informação que é transformada em conhecimentos pelo aluno.
Osso é possível através de uma prática conivente com as teorias existentes e
uma postura racional do professor (prova)
Comente
a frase: “ (...) tal proletarização tem gerado, por parte dos prof°, uma maior
consciência do fato de que, para mudar esta situação
é imprescindível a busca pelo profissionalismo (...)”.P.20
- Desenvolver uma identidade profissional
baseada na leitura critica de mundo
- Participar das decisões políticas voltadas a
educação
- Ter o domínio dos meios de
produção do seu trabalho
Esta frase é uma crítica de Zeichner, onde para a formação de
docentes é baseado na racionalidade técnica, que se mostra inadequado à
realidade prática profissional docente, não existindo
preocupação com a questão social, sem levar em consideração o campo de ação do
professor, com se todos os alunos reagissem da mesma maneira.
O professor deve ter uma consciência crítica
de sua necessidade de constante aprendizado e desenvolvimento, buscando sempre
aprimorar, inovar e se profissionalizar cada vez mais. O professor tem que participar.
(prova)
Prova (n1-5) - No livro texto os autores explicitam a falta
de preparo dos professores em lidar com as novas tecnologias, comente essa
afirmação. P.81
Os professores talvez sejam os profissionais
que estão enfrentando os maiores desafios diante das mudanças cada vez mais
acelerada..que nos são apresentadas pela mídia.Segundo Amaral, a falta de
preparo vem da base, os próprios cursos de graduação não preparam os futuros
educadores para a tarefa. E a maioria dos cursos oferecidos posteriormente,
segundo ele, são "instrumentais". "O que o professor precisa não
é de um treinamento para dominar as tecnologias da informática. Mas para
aprender como usar esses recursos, qual é a didática por trás", defende.
Segundo o livro texto
vários autores vêm estabelecendo um perfil necessário para a prática
docente cite três e comente – os. P.126.
Na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes: este eixo
da formação consiste em favorecer o desenvolvimento de capacidades de reflexão,
autonomia, cooperação e participação de princípios, de relação interpessoal e
de abertura às diversas formas da cultura contemporânea;
Perrenoud elaborou o que
considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Conceber e fazer evoluir
dispositivo de diferenciação. Comente. P.132.
(Evitar as mesmas
lições e exercícios para todos, pois a diversidade de aprendizagem é a norma).
· Administrar a
heterogeneidade no âmbito de uma turma.
· Abrir, ampliar a
gestão de classe para um espaço mais vasto.
· Fornecer apoio
integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades.
Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de
ensino mútuo.
Na década de 1930 o
modelo de formação de professores seguia o modelo da racionalidade técnica.
Como se caracterizava esse modelo? Que tipo de criticas ele recebia? P.72.
Modelo este no qual
o professor é visto como um técnico, um especialista que aplica com rigor, na
sua pratica cotidiana, as regras que derivam do conhecimento pedagógico. As
criticas que recebia;
- A separação entre teoria e pratica na formação
profissional, a um longo tempo de preparação no qual era oferecido ao aluno ao
aluno um rol de disciplinas tanto técnicas como pedagógicas, e somente ao final
da formação incluía-se o período da pratica;
- A prioridade dada a formação teórica em
detrimento da formação pratica;
- A concepção da pratica como mero espaço de
aplicação de conhecimentos teóricos, sem um estatuto epistemológico próprio;
- A convicção de que para ser bom professor basta o domínio da área do
conhecimento especifico que se vai ensinar;
Outra Prova - Perrenoud elaborou o que considerou dez
competências para ensinar, uma delas é: Enfrentar os deveres e os dilemas
éticos da profissão. Comente. P.133
· Prevenir a
violência na escola e fora dela.
· Lutar contra os
preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
· Participar da
criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e
à apreciação da conduta.
· Analisar a relação
pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula.
Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento
de justiça.
Comente a idéia de Paulo
Freire: “(...) quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao
aprender (...)” P.96
De acordo com Paulo Freire, podemos perceber que quem ensina, aprende ao
ensinar e quem aprende, ensina ao aprender, assim o aprender
precedeu o ensinar. É de suma importância que exista dentro de quem ensina. Uma
vontade, garra, autonomia de pensamentos, de imaginação, entre outros, tudo
devidamente dosado. Portanto, ensinar é preparar o caminho para a
total autonomia de quem aprende, fazendo um cidadão consciente de seus deveres
e direitos.
Outra resposta - É de suma importância que exista dentro de quem ensina uma
vontade de sempre aprender acompanhada de vontade, garra, autonomia de
pensamento, imaginação, entre outros, tudo devidamente dosado. Portanto,
ensinar é preparar o caminho para a total autonomia de quem aprende fazendo um
cidadão consciente de seus deveres e direitos
A autora Guiomar Namo de
Mello aponta uma discrepância entre a formação do professor e a realidade do
ensino básico no Brasil? Qual seria esse problema? Cite uma solução apontada
pela autora. P.47.
Conhecimento
das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de
modo autônomo frente aos conflitos, dilemas da profissão da educação em geral.
Outra Resp. Os profissionais de
licenciatura não saem preparados e nem com interesse para atuar ou mesmo
discutir os problemas da educação básica. Outra discrepância o preocupante fato
de não haver avaliações de qualidade sobre os cursos de preparação docente.
Como solução, a autora propõe o
conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender
e atuar de modo autônomo frente aos conflitos, impasses e dilemas éticos,
próprios da profissão de docente e do processo educacional em geral.
Por que a pesquisa deve
ser considerada uma competência fundamental na prática educativa? P.128/128
Porque
é através da pesquisa que o professor tem a possibilidade de comparar a relação
teoria e prática. Como disse Freyre, a pesquisa é essencial à prática docente,
e somente o professor pesquisador detém as condições necessárias para
transmitir o ensino de qualidade, pois à medida que assume uma postura de
questionador, mostra-se desacomodado.
Como
disse Demo, “quem pesquisa tem o que transmitir”. Quem não pesquisa se quer
para transmitir serve, pois não vai além da cópia da cópia “DEMO” (Nil)
A
pesquisa é fundamental na prática educativa porque ela é um dos mais
importantes desafios na busca de uma educação de qualidade. Como disse Freyre,
ela é pode ser considerada como promotora da cidadania e do processo de
emancipação do indivíduo, uma vez que investiga a realidade tal como se
apresenta. A pesquisa possibilita o despertar da curiosidade, da inquietação,
do desejo de descoberta e criação. (Nil)
Outra Prova - Confrontar teoria e
prática faz parte das atitudes que constituem a identidade docente. Comente esta afirmação. P.129.
É através da
pesquisa que o professor tem a possibilidade de confrontar a relação da teoria
e pratica, repensando a prática pedagógica em suas responsabilidades.
Segundo MOSCOVICI existem
dois universos de pensamento distintos na sociedade contemporânea: os universos consensuais e os universos reificados. O que se entende
desses conceitos? P.61
Universos reitificados
referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a matéria prima
para a construção das representações sociais, que são formadas efetivamente
nossos universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações sociais.
Aos universos consensuais correspondem as atividades intelectuais da
interação social cotidiana pelas quais são produzidas as representações
sociais.
Mudanças na educação e na
sociedade têm sobrecarregado o trabalho do professor que, na maioria das vezes, não tem formação adequada para lidar com essas questões. Que
tipo de situações tem aparecido na escola que, de fato, vem desprofissionalizando a profissão e fazendo com que se perca a
identidade profissional? Cite algumas situações e comente-as. P.43 (portal).
Nesse sentido, uma das principais situações
está relacionada ao desvio de função que ocorre, principalmente nas escolas
públicas, onde o professor, muitas vezes, acaba desempenhando funções pelas
quais não estão qualificados. Com isso acaba ocorrendo o que chamamos de
desprofissionalização e perda de identidade profissional, desencadeando assim,
um processo de desqualificação e desvalorização do professor. (Nil)
O
professor, diante das variadas funções que a escola pública assume, tem de
responder a exigências que estão além de sua formação. Muitas vezes são
obrigados a desempenhar outras funções que não condizem com sua formação. Essas
situações acabam criando um sentimento de desprofissionalização e perda de
identidade profissional, culminando em um processo de desqualificação e
desvalorização do professor. (Nil)
"A formação docente
deve estar em consonância com o momento histórico vivido". Comente a afirmação. P.74
Durante o processo de formação não se pode ficar alheio às
características da sociedade, não podemos prescindir dos fatores sociais que
interacionam durante a vida profissional e pessoal do professor, gerando uma
relação dialética de influencias mútuas, com conseqüências para a sua atividade
profissional.
Prova - Gatti (2003) cita que a formação continuada de
professores é composta por uma multiplicidade de dimensões, cite duas delas e
explique. Gabarito- pag.79
Especialidade: envolve a atualização de conhecimentos dos professores,
estando ancorada na constante reavaliação do saber que deve ser escolarizável,
é a que mais direciona a procura por projetos de formação continuada;
Didática Pedagógica: envolve o desempenho de funções docentes e a
pratica social contextualizada. Parte-se da compreensão de que a pratica
docente é uma pratica social, e como tal historicamente definida pelos valores
postos no contexto;
Pessoal e Social: envolve a perspectiva da formação pessoal e do
autoconhecimento, focada na necessidade de entender o mundo e sua inserção
profissional neste mundo;
Expressivo Comunicativa: refere-se a valorização
do potencial dos professores de sua criatividade e expressividade no processo
de ensinar e aprender;
Histórico
Cultural: esta dimensão diz respeito ao conhecimento dos aspectos
históricos, econômicos, políticos, sociais e culturais;
. Segundo o livro texto
vários autores discutem o "choque de realidade" que o professor
iniciante passa ao enfrentar sua primeira situação escolar. O que os autores
apontam como forma de superar essa situação inicial? P.110
O que se
propõe é que os cursos de formação de professores assumam juntamente com outras
instancias educativas, o planejamento e o desenvolvimento de programas de
iniciação à prática profissional. Entende-se assim que durante o período de
formação inicial, torna-se necessário que as instituições busquem para
seus futuros profissionais da educação, períodos de confrontação com a
realidade que vão além do estagio supervisionado.
. Segundo Antonio Nóvoa estamos
passando por um momento de excessos dos discursos e pobreza das práticas na
questão da formação docente. Comente a fala do autor. P.43.
Para Nóvoa
a questão do excesso de pobreza se evidencia com o excesso da retórica política
e dos meios de comunicação à pobreza das políticas educativas; o excesso das
linguagens dos especialistas internacionais à pobreza dos programas de formação
dos professores; do excesso do discurso científico-educacional à pobreza das
práticas pedagógicas; do excesso das “vozes” dos professores à pobreza das
práticas associativas docentes. (Nil)
. Perrenoud elaborou o
que considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Administrar a
Progressão das aprendizagens. Comente. (pag 132/135)
·
Visão longitudinal do todo.
·
Conceber e administrar situações-problema ajustadas
ao nível e possibilidades dos aprendizes.
·
Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do
ensino.
·
Estabelecer laços com as teorias subjacentes as
atividades de aprendizagem.
·
Observar e avaliar os aprendizes em situações de
aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
Fazer
balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
Prova N1-4 - Perrenoud
elaborou o que consideram dez competencias para ensinar uma delas é; Organizar
e dirigir situações de aprendizagem. Comente? P.131 (portal)
Resposta
- Na visão de Perrenoud o professor deve:
Ø Conhecer
os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem;
Ø Trabalhar
a partir das representações dos aprendizes;
Ø Trabalhar
a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem;
Ø Construir
e planejar dispositivos e seqüências didáticas;
Ø Envolver
os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento. (Nil)
Anísio Teixeira, em 1933
propôs mudanças na formação docente e fazia criticas a escola normal; Que criticas era essas? O que
ele propunha para mudar esse quadro.
A escola
normal não cumpria a sua principal obrigação, de qualificar o profissional
docente. Anísio propôs a reestruturação curricular da escola normal
Qual é a relação entre
professor reflexivo e professor pesquisador? P.100 (portal)
A ação reflexiva está diretamente ligada ao trabalho de
investigação, tendo em vista que uma postura reflexiva exige que o professor se
torne pesquisador, no sentido de pensar a sua prática.
Na visão de Paulo Freyre, o exercício da pesquisa deve estar
associado à prática reflexiva, compreende o professor como pesquisador,
reconhecendo nele a postura de produtor de conhecimentos sobre situações
vividas em sua prática docente
Professor pesquisador e professor reflexivo, são termos que
correspondem à correntes diferentes mas que no fundo, abordam uma mesma
realidade, ou seja, o professor pesquisador é aquele que pesquisa ou que
reflete sobre a sua prática, que pensa, que elabora em cima dessa prática.
Portanto, aqui estamos também dentro do paradigma do professor reflexivo. O
professor pesquisador agrega ao seu currículo um forte ponto positivo, pois
consegue aliar prática e teoria. É necessário que o professor reflita sobre a
sua prática, o contexto em que ensina, sua competência pedagógica, a
legitimidade dos métodos que emprega, e as finalidades do ensino.
Comente a frase(...) a
prática profissional constitui um lugar original de formação e produção de saberes práticos(...) P.74/75
O que se busca atualmente é um modelo de formação profissional apoiado
na ideia de que a formação de docentes supõe um continuum no qual,
durante toda a carreira docente, fases de trabalho devem alternar com fases de
formação continua. Tal epistemologia baseia-se no principio, segundo o
qual a pratica profissional constitui um lugar original de formação
e produção de saberes práticos, visto que é portadora de condições e de
condicionantes específicos que não se encontram noutra parte, nem pode ser reproduzida
artificialmente num contexto d formação teórica no período de graduação.
Prova N3-1
Comente
a frase: “A formação teórica e prática do professor pode contribuir para
melhorar a qualidade do ensino, considerando que são as transformações sociais,
que poderão gerar transformações na educação” (livro texto – p.71)
Atualmente os professores precisam
reavaliar seus papeis, pois tais mudanças (sociais, econômicas e políticas)
influenciam os aprendizados dos educandos assim como as atuações dos
professores. Por isso a necessidade de nos tornarmos mais abertos e reflexivos
em nossa atuação profissional. Além dos conhecimentos acadêmicos é necessário
percebermos os acontecimentos e situações ao nosso redor.
Comente as afirmações de
Nóvoa (2002): “A identidade (ser e sentir-se professor), não é um dado, não é
uma propriedade, não é um produto: identidade é um lugar de lutas e conflitos,
é um espaço de construção de maneira de ser e estar na profissão”.
A identidade do indivíduo é uma
construção e não algo pronto ou embalado que compramos. Atualmente a identidade
docente é algo complicado devido a muitas mudanças que ocorrem em nossa
sociedade, por isso precisamos levar em conta a identidade profissional e a
identidade pessoal.
Em 1827 foi estabelecida a
Escola das primeiras Letras para treinar professores, o que ela previa?
Os professores das províncias
brasileiras deveriam ser treinados. As províncias eram responsáveis pelo ensino
elementar, também seriam responsáveis pela preparação dos professores para essa
educação.
A Lei de Diretrizes e Bases
nº 9394/96 trouxe várias mudanças para a educação, entre elas: “a regularidade
e a ampliação dos sistemas nacionais de
avaliação (SAEB, ENEM), bem como a avaliação institucional e os
mecanismos de gestão escolar que insistem na participação da comunidade.” O que
a lei pretende?
Centralidade atribuída a administração
escolar, criação do FUNDEF.
A lei pretende qualificar o sistema de
ensino e melhorar a educação brasileira, ofertando mais vagas com melhores
qualidades, além de gerar oportunidades para os mais carentes, incluindo e ouvindo
a comunidade em torno da escola.
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