Concurso para professores - Prefeitura de são Paulo > http://shdias.com.br/concursos/pspmss0022013/editalresumopspmss0022013.pdf
> http://shdias.com.br/concursos/pspmss0022013/index.asp
Concurso para Auxiliar técnico de educação - prefeitura de são Paulo
http://www.cetroconcursos.org.br/arquivos/anexos/35360ebebcd895e84f76e61aa3fb498f.pdf
Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia
sobre os temas transversais, aponte: de que forma a geografia pode se relacionar com o tema transversal “Meio Ambiente”?
> http://shdias.com.br/concursos/pspmss0022013/index.asp
Concurso para Auxiliar técnico de educação - prefeitura de são Paulo
http://www.cetroconcursos.org.br/arquivos/anexos/35360ebebcd895e84f76e61aa3fb498f.pdf
Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia
sobre os temas transversais, aponte: de que forma a geografia pode se relacionar com o tema transversal “Meio Ambiente”?
No ensino da Geografia pode-se
relacionar o tema transversal meio ambiente estudando a evolução do planeta, a
formação da biosfera planetária, levando o aluno compreender quais as condições
básicas necessárias para a existência de vida no planeta, estudo da espécie
humana, entre outros.
Refletindo sobre os
temas transversais, aponte: de que forma a Geografia pode se relacionar com o
tema transversal Ética e Pluralidade Cultural? Pg.71
O tema ética, que fala sobre o
respeito mútuo, a solidariedade, a justiça e o dialogo pode ser usado na
Geografia como maneira de se valorizar o ambiente natural e a cultura, levando
os alunos a desenvolverem respeito mútuo, promover justiça, conhecer as
diferenças culturais, entre outros. Quanto a pluralidade cultural, podemos usar
o ensino da Geografia para mostrar a diversidade dos grupos humanos, como seus
valores, histórias, música, dança, entre outros.
Refletindo sobre os
temas transversais, aponte de que forma a geografia pode se relacionar com o
tema transversal “Trabalho e Consumo”? pg.73
A geografia pode ser relacionada
ao tema “trabalho e consumo”, ensinando os alunos a construção da cidadania,
ensinando-lhes os seus direitos constitucionais como ser humano e como
consumidor, relacionar o consumismo e a miséria com a exploração do trabalho
humano, entre outros.
Refletindo sobre os
temas transversais, aponte : de que forma a geografia pode se relacionar com o
tema transversal “Educação Sexual “ ? pg. 72
Podemos abordar esse tema ao
estudarmos assuntos referentes à cidadania, por exemplo, ao falar sobre a
exploração das mulheres na sociedade machista, a distribuição populacional,
doenças sexualmente
transmitidas, ao abordar sobre a violência
sexual, entre outros.
Refletindo sobre os
PCN, cite e explique três eixos temáticos com os quais a Geografia pode se
articular. P60
Movimento – passeios e visitas de
campo na escola e ao seu redor, possibilitando ao aluno ampliar por exemplo sua
percepção de espaço-corporal. Matemática – construção de mapas com escalas.
Linguagem oral –
leitura e escrita de textos.
Apresente uma
atividade a ser desenvolvida em sala de aula, para aprendizagem de noções de
escala.
Podemos propor que os alunos
utilizem o pé como medida, e assim façam a medição da sala de aula e depois
apresentamos as escalas e convertemos para a medição desejada.
Outra atividade é pedir pra que
os alunos desenhem o caminho de casa até a escola (quantas quadras, árvores,
praças, mercados, igrejas), depois comparar os desenhos para que tenham assim
idéia de distância.
Proponha uma
atividade para o estudo do Espaço Geográfico Mundial.
Podemos propor para os alunos que
se dividam em grupos para estudar os continentes. Cada um será responsável por
um continente, que deverá ser pesquisado (quantidade de países, extensão,
clima, vegetação, população), enfim, o aluno deverá estudar bastante sobre o
continente escolhido, e ao final dessa pesquisa, deverá apresentar para o
restante da sala o que conseguiu pesquisar e aprender.
Quais os três
fundamentos sobre como ensinar geografia defendido por Yves André e Antoine
Bailly? P 53
Para Yves André e Antoine Baily,
o conhecimento geográfico circula num contexto de representações sociais, sendo
que a pedagogia deve evitar proteger os conteúdos do saber formal, e que o
imaginário deve ser utilizado em sua ligação com o conhecimento científico.
Qual é o papel do
trabalho na Produção do Espaço? pg.50
É por meio do trabalho que o ser
humano expressa sua relação com o espaço, com a natureza, se apropriando dela e
transformando-a. O trabalho surgiu para atender as necessidades mais básicas do
ser humano como,
primordialmente, se alimentar.
Qual a finalidade
de uma atividade como “O caminho dos alimentos” para o ensino de Geografia” ?
p.94
Esse tipo de atividade permite ao
educador ensinar os tipos de trabalho, as relações com o tempo, as diferentes
modos de vida das populações, a diferença entre o campo e a cidade, entre
outros.
Apresente uma
atividade a ser desenvolvida em sala de aula, que permita às crianças
compreender as diferenças entre campo e cidade.
Podemos pedir para que as
crianças façam uma lista ou recortem gravuras de produtos produzidos no campo,
e outra lista com produtos produzidos na cidade. Depois discutiremos sobre cada
uma delas.
Proponha uma
atividade para o estudo do Espaço Geográfico Mundial.
Podemos construir uma ampliação do
Mapa Mundi com a cartografação dos grandes biomas terrestres. Após formarmos
equipes, cada uma deverá pesquisar sobre o ecossistema, localização, clima,
vegetação, fauna, recolher imagens, enfim, quanto mais informações melhor. A
partir das observações das crianças, elas perceberão suas características e
poderão então compará- las com as paisagens naturais de sua região, levando-as
a pesquisar mais a fundo, sobre os principais ecossistemas da região em que
vive.
Quais os
procedimentos para construir um Mapa da sala de aula com alunos do ensino
fundamental? Qual a finalidade desta atividade?pg. 83
Usando-se a escala de redução de
acordo com as proporções dos objetos da sala, desenhar os objetos e recortar,
transpondo-os para o mapa. Colocar a legenda (pode-se usar símbolos que
representem os elementos do mapa), título, escala de redução e indicação do
norte terrestre. Essa atividade tem como finalidade desenvolver a orientação e
organização espacial, a noção de escala e a representação simbólica.
Apresente uma
atividade que possibilite às crianças reconhecer os principais processos de
produtivos (agricultura, indústria, etc.) de nossa sociedade. Pg. 113
Podemos pedir para as crianças
trazerem embalagens de produtos consumidos em casa e observar sua origem,
processo de produção até chegar ao supermercado e posteriormente a sua mesa.
Após a pesquisa e debate com a turma, podemos montar um “mini-mercado” e
convidar uma nutricionista para falar sobre o valor nutricional dos alimentos
em questão.
Quais os
conhecimentos prévios de que o educador necessita para o trabalho com o tema
campo cidade.
É importante que o educador tenha
o conhecimento dos processos históricos, econômicos, ecológicos e
socioambientais que distinguem e unem o campo e a cidade.
Qual é o objetivo
da geografia de acordo com o autor do livro texto?
Para que o indivíduo tenha uma
atitude crítica, de reflexão e que seja capaz de provocar ações, ele tem que
ter consciência da realidade, e ao ensinarmos a Geografia pra as crianças,
devemos torna-las capazes de construir um espaço geográfico mais humano,
crítico e solidário.
De que forma a
geografia pode se articular com a música ?pg. 60
Através de uma música, podemos
relatar histórias, crenças, culturas; pelos sons da natureza podemos
identificar lugares, etc.
Em que a relação de
atividades como a promoção de um “Baile de Carnaval”, “festas populares” e
contação de “causos e lendas” em sala de aula, contribui para a formação de
nossos educandos do ensino fundamental?
Essas atividades são preciosas,
pois é uma maneira gostosa e se estudar a cultura do povo brasileiro e desse
modo espera-se que as crianças ampliem a sua noção de diversidade cultural e
compreendam de que maneira as sociedades organizam-se em suas diferentes formas
de manifestação.
Qual a principal
idéia do Possibilismo defendido por Vidal de La Blache ?
O Possibilismo de La Blache deixa evidente a
ruptura com a visão naturalista quando afirma que a Geografia é uma ciência dos
lugares, não dos homens, sendo que o que importava era a análise do resultado
da ação humana na paisagem, e não a paisagem propriamente dita.
O que significa
“espaço vivido”?
Espaço vivido é a porção
necessária e apropriada para a existência individual, ou seja, é o lugar onde o
indivíduo vive.
De acordo com o
autor do livro texto, um importante pensador da Geografia, Milton Santos,
sugere o uso das categorias “Forma, Função, Estrutura e Processo”, para a
análise do espaço. Defina cada uma dessas categorias (Forma, Função, Estrutura
e Processo). Pg. 28
Forma é o aspecto visível,
exterior e perceptível ao se observar um objeto ou um conjunto de objetos.
Função é uma tarefa, atividade ou
papel desempenhados por um objeto ou conjuntos de objetos em forma.
Estrutura é a matriz social na
qual as formas e funções são criadas e justificadas.
Processo é a ação que se realiza
continuamente visando resultados, que freqüentemente são reformulados pelas
contradições internas de cada sociedade ao longo do tempo.
Durante a evolução
da Geografia surgiram várias correntes de pensamento que se apresentavam como
alternativas para a explicação do espaço geográfico. Cite e apresente as
principais características de uma dessas correntes do pensamento geográfico.
Prova N3
Refletindo sobre a história da Geografia, discorra sobre a
formação dos seguintes autores clássicos desta ciência: Humbolt e Ritter.
Se antes a geografia era destinada "aos estados maiores", faz-se necessário ensinar geografia aos futuros cidadãos (povo), por isso eles foram responsáveis pelo ensino de geografia nas universidades, neste momento a visão naturalista e mecanicista da realidade organizou os conteúdos de geografia.
O que são e qual a finalidade das Representações do espaço?
Podemos considerar as representações como uma forma de conhecimento, que se elabora na vida social e partilha-se através das práticas sociais. Ao mesmo tempo em que os indivíduos reproduzem as suas relações na atividade conjunta da construção e reconstrução do espaço geográfico, eles representam essas relações.
A representação revela o espaço imaginativo que é inseparável do significativo.
A representação revela o espaço imaginativo que é inseparável do significativo.
Estudar a cultura do povo brasileiro é importante para a
ampliação da consciência da criança sobre nossa diversidade cultural. Apresente
duas atividades, a serem desenvolvidas em sala de aula, para abordar este tema.
A primeira atividade poderia ser a construção da árvore genecológica de cada aluno, onde ao final apontaríamos a diversidade de discentes.
A segunda atividade seria uma colagem de comidas típicas de cada região do país no caderno.
A segunda atividade seria uma colagem de comidas típicas de cada região do país no caderno.
Qual a importância do estudo e do ensino de geografia de acordo com o autor do livro texto?
Dar suporte a cidadania e a formação da criança, criando uma ponte entre o espaço percebido e o vivido, desenvolver a autonomia diante da sociedade e do ambiente. Ensinar geografia é ensinar as gerações a conhecer e reconhecer-se, todos os dias no espaço social onde tudo o que praticamos produz causa e efeito.
Outra resposta
Para que o indivíduo tenha uma atitude crítica, de reflexão e que seja capaz de provocar ações, ele tem que ter consciência da realidade, e ao ensinarmos a Geografia pra as crianças, devemos torna-las capazes de construir um espaço geográfico mais humano, crítico e solidário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário