Minha N2
19/01/14
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
GEOGRAFIA
1. Entre os organismos
internacionais voltados ao desenvolvimento de políticas para a proteção e
defesa da paz mundial, podemos indicar:
·
Fundo
Monetário Internacional (FMI).
·
Tratado
da Antártida.
·
Área
de Livre Comércio da América (ALCA).
·
Organização
das Nações Unidas (ONU).
2. A complexidade da
Natureza exige dos educadores uma nova visão para o trabalho com esse tema.
Indique a alternativa que apresenta essa abordagem.
·
Positivista.
·
Materialista.
·
Sistêmica.
·
Cartesiana.
3. Do que o professor de
Geografia necessita para ensinar seus alunos?
·
Apenas
da imaginação dos alunos, assim, cada um poderá representar seu espaço
geográfico e compará-lo com seus colegas.
·
O
professor necessita apenas que cada aluno consiga perceber o mundo em que vive.
·
O
conhecimento de mundo do aluno não auxilia no estudo de Geografia e suas
representações.
·
Precisa
de recursos didáticos e técnicos que permitam a aproximação do objeto de estudo
com a representação empírica de seus alunos.
4. Entre os principais
meios para o estímulo ao consumo infantil, podemos destacar os
·
professores
e pais.
·
livros
escolares.
·
meios
de comunicação.
·
amigos
da escola
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Leia abaixo
· Segundo os estudos mais avançados das
representações no ensino da Geografia, aceitar a problemática geral das
representações é considerar que elas são resultantes das interações do
indivíduo com o mundo. O caminho de estudo mais apropriado para essa temática é
· estudá-la
apenas como parte da Geografia sem ligação com as demais disciplinas.
· aplicar
seus métodos para obtenção de resultados quantitativos.
· considerá-la
como técnica para avaliar o comportamento do aluno.
· considerá-la
a partir de várias teorias do conhecimento e campos científicos.
2. Segue abaixo
· À medida que os seres humanos
desenvolveram suas técnicas de produção, aceleraram o processo de transformação
da natureza e formaram espaços geográficos diferenciados. O grande avanço da
tecnologia de geração de força, que transforma calor em movimento, ocorreu
durante a
· descoberta
do petróleo.
· Revolução
Industrial.
· Revolução
Biotecnológica.
· criação
da bomba de nêutrons.
3. Quais tipos de atividades auxiliam
os alunos no aprendizado sobre o campo e a cidade?
· Atividades
que promovam a reflexão sobre o nosso país.
· Atividades
que permitam comparações e representações dos diferentes ambientes.
· Atividades
que permitam a classificação das paisagens urbanas.
· Atividades
que explorem as características da vida das plantas.
4. Entre os organismos internacionais
voltados ao desenvolvimento de políticas para a proteção e defesa da paz
mundial, podemos indicar:
· Organização
das Nações Unidas (ONU).
· Tratado
da Antártida.
· Área
de Livre Comércio da América (ALCA).
· Fundo
Monetário Internacional (FMI)
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Como
era a forma de ocupação territorial do Brasil antes da Colonização?
- Baseada
na exploração da terra para o plantio extensivo.
- Baseada
no monopólio de tribos mais evoluídas.
- Baseada
no modelo extrativista e minerador.
- Baseada
na extração natural de subsistência dos povos indígenas. CORRETA
2. Uma
das estratégias para o reconhecimento dos arredores da escola pode ser
desenvolvida por meio de uma aula prática.
- Assinale a alternativa que indica
o nome adequado para essa atividade.
- Aula
de sala.
- Aula
de campo. CORRETA
- Aula
particular.
- Aula
teórica.
3.
Entre os organismos internacionais voltados ao desenvolvimento de políticas
para a proteção e defesa da paz mundial, podemos indicar:
- Área
de Livre Comércio da América (ALCA).
- Fundo
Monetário Internacional (FMI).
- Organização
das Nações Unidas (ONU). CORRETA
- Tratado
da Antártida.
4.
Segundo Pierce "representâmen é algo que, sob certo aspecto ou de algum
modo, representa alguma coisa para alguém."
- Assinale a alternativa que indica
o conceito tratado nessa reflexão do autor.
- Imagem.
- Signo.
CORRETA
- Semelhante.
- Símbolo
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE GEOGRAFIA
1. A
percepção das dimensões naturais e culturais dos diferentes lugares auxilia a
criança no desenvolvimento de relações com seu espaço vivido.
·
Assinale a alternativa que indica uma dessas
importantes relações.
·
A postura corporal.
·
A identidade com o espaço vivido.
·
A posição econômica.
·
A situação política.
2. Entre as
festas populares brasileiras que mais se destacam, pela sua magnitude e
abrangência nacional, podemos citar o
·
Maracatu.
·
Baile Religioso.
·
Fandango.
·
Carnaval.
3. Do que o
professor de Geografia necessita para ensinar seus alunos?
·
O professor necessita apenas que cada aluno consiga
perceber o mundo em que vive.
·
Apenas da imaginação dos alunos, assim, cada um
poderá representar seu espaço geográfico e compará-lo com seus colegas.
·
O conhecimento de mundo do aluno não auxilia no
estudo de Geografia e suas representações.
·
Precisa de recursos didáticos e técnicos que permitam
a aproximação do objeto de estudo com a representação empírica de seus alunos.
4. Segue
abaixo
·
Assinale a alternativa abaixo que indica o conceito
que Castells utiliza para definir "o processo de construção de
significados com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de
atributos culturais inter-relacionados."
·
Complexidade.
·
Identidade.
·
Alteridade.
·
Comunidade
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO
ENSINO DE GEOGRAFIA
1. O estudo da cultura do povo brasileiro busca
ampliar a noção de como as sociedades se estruturam em suas diferentes formas de manifestações.
·
A essa abordagem denominamos
·
divisão
cultural.
·
unicidade
cultural.
·
discriminação
cultural.
·
diversidade
cultural.
2. Qual objetivo é mais adequado para o ensino
sobre o tema natureza?
·
Contribuir
para a socialização entre alunos e meio ambiente.
·
Reconhecer
a importância da escolha dos alimentos.
·
Citar
agentes causadores de algumas doenças.
·
Formar
hábitos de higiene corporal.
3. Entre os principais meios para o estímulo ao
consumo infantil, podemos destacar os
·
livros
escolares.
·
professores
e pais.
·
meios
de comunicação.
·
amigos
da escola.
4. Entre os itens abaixo, indique o que melhor
oportuniza o trabalho com a diversidade cultural do Brasil.
·
Aspectos
naturais.
·
Aspectos
físicos.
·
Dados
econômicos
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
GEOGRAFIA
1. Qual objetivo é mais
adequado para o ensino sobre o tema natureza?
·
Formar hábitos de higiene corporal.
·
Reconhecer a importância da escolha dos
alimentos.
·
Citar agentes causadores de algumas
doenças.
·
Contribuir para a socialização entre
alunos e meio ambiente.
2. Como os professores devem ensinar as direções com o uso da bússola para os alunos do Ensino Fundamental?
·
Desenhando uma bússola e suas partes.
·
Apenas com o uso de uma bússola
verdadeira.
·
Explicando que a direção varia conforme
a localização das pessoas.
·
Descrevendo como a bússola é e quais
são suas características.
3. Com relação à natureza,
qual das alternativas abaixo está correta?
·
As crianças não são motivadas pelas
atitudes dos adultos.
·
Há inter-relação e interdependência
entre o ar, água, solo e seres vivos.
·
As áreas agrícolas estão longe de serem
atingidas pela crise ambiental.
·
A criança nasce com a sensibilidade de
proteger a natureza.
4. Observe abaixo
·
No estudo da geografia do Brasil, o trabalho com os
aspectos culturais ganha importância no processo de ensino e aprendizagem pelo
fato de, em relação à cultura, o Brasil ser caracterizado pela
·
unidade cultural.
·
neutralidade cultural.
·
conformidade cultural.
·
diversidade cultural
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
GEOGRAFIA
1. Entre os diversos itens
que são representados em um mapa,qual é aquele que melhor orienta a leitura
dessa forma de representação do espaço geográfico?
·
Legenda.
·
Título.
·
Fonte.
·
Escala.
2. Entre os itens abaixo,
indique aquele que melhor auxilia no trabalho com reduções ou ampliações de um
espaço na construção do mapa.
·
Título.
·
Fonte.
·
Legenda.
·
Escala.
3. Sobre o espaço representado, podemos afirmar:
·
seu conceito não oferece recurso no
estudo das construções imaginárias.
·
o lugar existe nele mesmo, sem auxílio
de uma sociedade.
·
o uso de representações é importante no
estudo da Geografia.
·
não é através da mente que construímos
uma ideia de espaço.
4. Sobre a habilidade para o trabalho humano é correto afirmar:
·
os Australopitecus, para sobreviverem,
utilizaram sua capacidade de produzir e utilizar artefatos líticos.
·
somente os Australopitecus conseguiram
sobreviver à seleção natural imposta pelo ambiente.
·
os Homo habilis tiveram o domínio do
fogo e o conhecimento da fabricação de instrumentos.
·
os Homo habilis utilizavam ossos como
instrumento para escavar o solo em busca de raízes
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
GEOGRAFIA
1. Entre os diversos itens
que são representados em um mapa,qual é aquele que melhor orienta a leitura
dessa forma de representação do espaço geográfico?
·
Legenda.
·
Título.
·
Fonte.
·
Escala.
2. Entre os itens abaixo,
indique aquele que melhor auxilia no trabalho com reduções ou ampliações de um
espaço na construção do mapa.
·
Título.
·
Fonte.
·
Legenda.
·
Escala.
3. Sobre o espaço
representado, podemos afirmar:
·
seu conceito não oferece recurso no
estudo das construções imaginárias.
·
o lugar existe nele mesmo, sem auxílio
de uma sociedade.
·
o uso de representações é importante no
estudo da Geografia.
·
não é através da mente que construímos
uma ideia de espaço.
4. Sobre a habilidade para
o trabalho humano é correto afirmar:
·
os Australopitecus, para sobreviverem,
utilizaram sua capacidade de produzir e utilizar artefatos líticos.
·
somente os Australopitecus conseguiram
sobreviver à seleção natural imposta pelo ambiente.
·
os Homo habilis tiveram o domínio do
fogo e o conhecimento da fabricação de instrumentos.
·
os Homo habilis utilizavam ossos como
instrumento para escavar o solo em busca de raízes
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Entre as
festas populares brasileiras que mais se destacam, pela sua magnitude e
abrangência nacional, podemos citar o
- Maracatu.
- Carnaval. ( CORRETA)
- Fandango.
- Baile Religioso.
2. Indique a
alternativa que apresenta os principais conteúdos trabalhados no tema
transversal "Ética e pluralidade cultural", segundo o PCNs.
- Bondade, generosidade e submissão.
- Temor servil, civismo e força.
- Respeito
mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. (CORRETA)
- Nacionalismo, individualismo e
respeito mútuo.
3. Assinale a
alternativa mais adequada sobre a representação do espaço escolar.
- Permite o desenvolvimento de uma
noção espacial sobre a sala de aula.
- Permite uma referência básica
sobre o lugar onde moram.
- Permite
noções espaciais sobre a sala de aula e dependências da escola. (CORRETA)
- O espaço escolar é o local onde o
professor expõe o conteúdo.
4. Assinale a
alternativa que indica a divisão do Brasil em regiões geoeconômicas.
- Amazônia,
Centro-Sul e Nordeste. (CORRETA)
- Amazônia, Pantanal e Cerrado.
- Sudeste, Nordeste e Norte.
- Centro-Oeste, Meio-Norte e
Nordeste
1. Observe abaixo
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Quais os
conhecimentos prévios de que o educador necessita para o trabalho com o tema
campo-cidade?
- Técnicas de produção agrícola.
- Dados sobre a produção nacional.
- A
realidade que distingue e une o campo e a cidade.
- Técnicas de produção industrial.
2. A
tecnologia industrial atinge seu mais elevado grau evolutivo no século XX,
- fazendo
com que a atividade que vinha sendo realizada preferencialmente pelo
próprio cérebro humano se tornasse independente dele. Assinale a
alternativa que indica esse grau evolutivo.
- Vapor e Corrente Elétrica.
- Microeletrônica e Inteligência
Artificial.
- Mecânica e Termodinâmica.
- Maquinofatura e Eletrônica.
3. Assinale a
alternativa que apresenta a escala mais apropriada para o trabalho de
construção de uma maquete da sala de aula.
- 1:10.
- 1: 10 000.
- 1: 20 000.
- 1:1.
4. O processo
de avaliação sobre os temas da geografia mundial deve privilegiar um tipo de
conhecimento específico do aluno,
- por
se tratar de conteúdos e espaços distantes do seu espaço vivido. Que
conhecimento é esse?
- Teórico.
- Abstrato.
- Concreto.
- Poético
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Como era a
forma de ocupação territorial do Brasil antes da Colonização?
- Baseada na exploração da terra
para o plantio extensivo.
- Baseada no monopólio de tribos
mais evoluídas.
- Baseada no modelo extrativista e
minerador.
- Baseada na extração natural de subsistência
dos povos indígenas. CORRETA
2. Uma das
estratégias para o reconhecimento dos arredores da escola pode ser desenvolvida
por meio de uma aula prática.
- Assinale
a alternativa que indica o nome adequado para essa atividade.
- Aula de sala.
- Aula de campo. CORRETA
- Aula particular.
- Aula teórica.
3. Entre os
organismos internacionais voltados ao desenvolvimento de políticas para a proteção
e defesa da paz mundial, podemos indicar:
- Área de Livre Comércio da América
(ALCA).
- Fundo Monetário Internacional
(FMI).
- Organização das Nações Unidas
(ONU). CORRETA
- Tratado da Antártida.
4. Segundo
Pierce "representâmen é algo que, sob certo aspecto ou de algum modo,
representa alguma coisa para alguém."
- Assinale
a alternativa que indica o conceito tratado nessa reflexão do autor.
- Imagem.
- Signo. CORRETA
- Semelhante.
- Símbolo
Resultado final
: 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
GEOGRAFIA
1. A percepção das
dimensões naturais e culturais dos diferentes lugares auxilia a criança no
desenvolvimento de relações com seu espaço vivido.
·
Assinale a alternativa que indica uma dessas
importantes relações.
·
A postura
corporal.
·
A identidade com o
espaço vivido.
·
A posição
econômica.
·
A situação
política.
2. Entre as festas populares
brasileiras que mais se destacam, pela sua magnitude e abrangência nacional,
podemos citar o
·
Maracatu.
·
Baile Religioso.
·
Fandango.
·
Carnaval.
3. Do que o professor de
Geografia necessita para ensinar seus alunos?
·
O professor
necessita apenas que cada aluno consiga perceber o mundo em que vive.
·
Apenas da
imaginação dos alunos, assim, cada um poderá representar seu espaço geográfico
e compará-lo com seus colegas.
·
O conhecimento de
mundo do aluno não auxilia no estudo de Geografia e suas representações.
·
Precisa de
recursos didáticos e técnicos que permitam a aproximação do objeto de estudo
com a representação empírica de seus alunos.
4. Segue abaixo
·
Assinale a alternativa abaixo que indica o conceito
que Castells utiliza para definir "o processo de construção de
significados com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de
atributos culturais inter-relacionados."
·
Complexidade.
·
Identidade.
·
Alteridade.
·
Comunidade
·
Indique a alternativa que identifica o trabalhador
que projeta, prepara, constrói e comercializa seu produto, não dependendo de
processos de outros para a produção.
·
Comercial.
·
Artesão.
·
Industrial.
·
Vendedor.
2. Entre os direitos da
criança, relacionados ao seu potencial para o mercado de produtos infantis,
podemos destacar a
·
liberação para o trabalho.
·
proteção contra o consumismo.
·
proibição do consumo.
·
liberdade de consumo.
3. Segue abaixo
·
Entre os primeiros registros fósseis, encontramos
um ancestral humano que pode ser considerado o primeiro que produziu
ferramentas para produção de suas necessidades. Indique a alternativa que
apresenta esse ancestral.
·
Homo sapiens.
·
Australopitecus.
·
Homo habilis.
·
Ramapitecus.
4. As atividades produtivas
responsáveis pela produção de alimentos nas regiões agrícolas podem ser
classificadas como
·
secundárias.
·
quaternárias.
·
terciárias.
·
primárias
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Assinale a
alternativa correta no que diz respeito ao ensino de Geografia no primeiro
ciclo do Ensino Fundamental.
- O professor deve orientar seus alunos
na representação da vivência, que diz respeito à localização do espaço
geográfico.
- É importante que os alunos
consigam representar o ambiente que os cercam, relacionando elementos
culturais e naturais.
- O professor deve levar em
consideração a percepção do aluno em relação ao espaço onde ocorre a
alfabetização.
- Os alunos, no primeiro ciclo, são
capazes de diferenciar elementos de ambientes, como a zona rural e a zona
urbana.
2. Em relação
ao estudo das religiões para a compreensão da diversidade cultural, assinale a
alternativa que melhor orienta o trabalho em sala de aula.
- A pouca expressão da religião na
cultura.
- A ideia do sincretismo religioso.
- A formação de preconceitos religiosos.
- A predominância de uma religião
nacional.
3. A
introdução da Geografia como disciplina a ser ensinada nos sistemas de ensino
foi inicialmente implantada na Alemanha.
- Assinale
a alternativa que indica os precursores desse movimento.
- Darwin e Engels.
- Lacoste e La Blache.
- Marx e Engels.
- Humboldt e Ritter.
4. Segue
abaixo
Entre
os primeiros registros fósseis, encontramos um ancestral humano que pode ser
considerado o primeiro que produziu ferramentas para produção de suas
necessidades. Indique a alternativa que apresenta esse ancestral.
- Homo sapiens.
- Homo habilis.
- Ramapitecus.
- Australopitecus
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. O tema
transversal ética e pluralidade cultural articulam-se entre si na medida em que
compartilham seu objeto de análise.
- Indique
a alternativa que se associa ao objeto citado no enunciado.
- As heranças materiais que
determinam as classes sociais.
- As
relações humanas e os processos individuais e coletivos.
- O meio natural que não sofreu as
ações humanas.
- As relações comerciais entre povos
dos continentes.
2. A
aprendizagem dos processos produtivos no ensino da Geografia na educação básica
contribui para a formação de noções sobre
- o consumo ideal.
- a relação campo-cidade.
- a escolha profissional.
- a valorização do consumo.
3. Assinale a
alternativa mais adequada sobre a representação do espaço escolar.
- Permite
noções espaciais sobre a sala de aula e dependências da escola.
- Permite uma referência básica
sobre o lugar onde moram.
- O espaço escolar é o local onde o
professor expõe o conteúdo.
- Permite o desenvolvimento de uma
noção espacial sobre a sala de aula.
4. Quais
tipos de atividades auxiliam os alunos no aprendizado sobre o campo e a cidade?
- Atividades que explorem as
características da vida das plantas.
- Atividades que permitam a
classificação das paisagens urbanas.
- Atividades que permitam comparações e representações dos diferentes
ambientes.
- Atividades que promovam a reflexão
sobre o nosso país
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
GEOGRAFIA
1. Assinale a alternativa
que indica a atividade na qual o educando representa e identifica as partes de
seu próprio corpo,
·
iniciando os conhecimentos geográficos.
·
O mapa do corpo.
·
A descrição do ambiente.
·
A pesquisa oral com adultos.
·
O desenho abstrato.
2. Segundo os Parâmetros
Curriculares Nacionais, a aprendizagem geográfica na Educação Infantil pode
auxiliar na percepção espacial das crianças.
·
Indique a alternativa que apresenta os eixos em que
os conteúdos de Geografia podem ser trabalhados nessa etapa da formação
escolar.
·
Apenas o eixo Música e Dança.
·
Apenas o eixo Natureza e Sociedade.
·
Todos os eixos da Educação Infantil.
·
Apenas os eixos Linguagem e Matemática.
3. Sobre o espaço
representado, podemos afirmar:
·
seu conceito não oferece recurso no
estudo das construções imaginárias.
·
não é através da mente que construímos
uma ideia de espaço.
·
o uso de representações é importante no
estudo da Geografia.
·
o lugar existe nele mesmo, sem auxílio
de uma sociedade.
4. Observe abaixo
·
Como vimos no estudo dos Parâmetros Curriculares
Nacionais, o ensino da Geografia na Educação Infantil pode auxiliar na
percepção espacial das crianças. Os eixos em que os conteúdos de Geografia
podem ser trabalhados na Educação Infantil são
I. Música e Dança.
II. Artes Visuais.
III. Natureza e Sociedade.
Agora, assinale a alternativa correta.
I. Música e Dança.
II. Artes Visuais.
III. Natureza e Sociedade.
Agora, assinale a alternativa correta.
·
São corretas apenas as afirmativas II e
III.
·
São corretas as afirmativas I, II e
III.
·
São corretas apenas as afirmativas I e
II.
·
São corretas apenas as afirmativas I e
III
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Antes do
processo de mundialização das relações mercantilistas, a humanidade estava
dividida em diferentes mundos,
- cada
qual correspondendo ao espaço geográfico construído por seus ancestrais.
Sobre essa afirmação, indique a alternativa correta sobre quais foram os
conhecimentos que permitiram a ligação dos diversos povos da Terra, nesse
período.
- A descoberta da pólvora.
- As embarcações e as grandes
rotas marítimas.CORRETA
- A criação do automóvel.
- A invenção do telégrafo.
2. As
atividades produtivas responsáveis pela produção de alimentos nas regiões
agrícolas podem ser classificadas como
- secundárias.
- quaternárias.
- terciárias.
- primárias.CORRETA
3. A
introdução da Geografia como disciplina a ser ensinada nos sistemas de ensino
foi inicialmente implantada na Alemanha.
- Assinale
a alternativa que indica os precursores desse movimento.
- Darwin e Engels.
- Lacoste e La Blache.
- Humboldt e Ritter. CORRETA
- Marx e Engels
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. A condição
básica da percepção, que necessita de um órgão corporal para se realizar, é a
- assinale
o que mais se refere à realidade de nosso país e que está diretamente
ligado ao público do Ensino Fundamental.
- sensação.
- ilusão.
- produção.
- audição.
2. Segue
abaixo
Indique a alternativa que apresenta o
conceito da Geografia segundo o qual o espaço guarda uma dimensão
prático-sensível e uma porção espacial necessária e apropriada para existência
individual.
- Natureza.
- Lugar.
- Região.
- Território.
3. Assinale a
alternativa que indica algumas das capacidades apresentadas pelo educando no
trabalho de socialização com a sua turma.
- Descaso e incompreensão.
- Compaixão e destreza.
- Rebeldia e imaturidade.
- Cooperação e associação.
4. Uma das
estratégias para o reconhecimento dos arredores da escola pode ser desenvolvida
por meio de uma aula prática.
- Assinale
a alternativa que indica o nome adequado para essa atividade.
- Aula de sala.
- Aula teórica.
- Aula de campo.
- Aula particular
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Assinale a
alternativa que indica a representação utilizada na orientação geográfica dos
pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
- Astrolábio.
- Sextante.
- Rosa dos ventos.
- Quadrante.
2. A
realidade deve ser considerada para o estudo de Geografia e das noções
espaciais?
- Não. A Geografia é vista ainda
como uma matéria fechada: localizar e identificar para realizar uma prova.
- Sim. As crianças devem perceber
que a realidade do ser humano está inserida no espaço, pois ele é um
sujeito ativo que modifica a
paisagem.
- Não. Os professores ainda não
conseguiram assimilar a interatividade entre o estudo de Geografia com o
cotidiano dos alunos.
- Sim. O espaço escolar auxilia no
aprendizado do aluno, o professor explica e o aluno aprende.
3. Entre os
fatores que proporcionaram a expulsão de milhares de famílias das regiões
agrícolas, podemos destacar
- a Industrialização.
- a Criminalidade.
- a Favelização.
- as Monoculturas.
4. Entre os
diversos itens que são representados em um mapa,qual é aquele que melhor
orienta a leitura dessa forma de representação do espaço geográfico?
- Fonte.
- Título.
- Legenda.
- Escala
Resultado
final : 1
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE
GEOGRAFIA
1. Ao abordar os temas
ligados aos recursos naturais e à produção das necessidades humanas,
·
estão sendo analisadas as relações entre o espaço
geográfico e a organização da produção rural e urbana. Assinale a categoria
fundamental que auxilia na explicação desse processo.
·
O pensamento humano.
·
O trabalho humano.
·
A circulação.
·
O imaginário.
2. Assinale a alternativa
que apresenta a escala mais apropriada para o trabalho de construção de uma
maquete da sala de aula.
·
1: 10 000.
·
1: 20 000.
·
1:1.
·
1:10.
3. Observe abaixo
·
No estudo da geografia do Brasil, o trabalho com os
aspectos culturais ganha importância no processo de ensino e aprendizagem pelo
fato de, em relação à cultura, o Brasil ser caracterizado pela
·
neutralidade cultural.
·
unidade cultural.
·
conformidade cultural.
·
diversidade cultural.
4. Leia abaixo
·
Entre os diferentes eixos temáticos da Educação
Infantil indique o que mais contribuiu para a formação do sentido de espaço em
relação ao corpo da criança e de tempo em relação às distâncias reais no espaço
escolar.
·
Geografia e Artes Visuais.
·
Geografia e Movimento.
·
Geografia e Música.
·
Geografia e Matemática.
Resultado
final : 2
FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1.
Antes do processo de mundialização das relações mercantilistas, a humanidade
estava dividida em diferentes mundos,
cada qual correspondendo ao espaço
geográfico construído por seus ancestrais. Sobre essa afirmação, indique a
alternativa correta sobre quais foram os conhecimentos que permitiram a ligação
dos diversos povos da Terra, nesse período.
A invenção do telégrafo.
A descoberta da pólvora.
A criação do automóvel.
As embarcações e as grandes rotas
marítimas.XXXXXXXXXXXXXXX
2.
Observe abaixo
No estudo da geografia do Brasil, o
trabalho com os aspectos culturais ganha importância no processo de ensino e
aprendizagem pelo fato de, em relação à cultura, o Brasil ser caracterizado
pela
neutralidade cultural.
unidade cultural.
conformidade cultural.
diversidade cultural.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
3.
Leia abaixo
O estudo da Geografia ao aprofundar a
essência dos grupos humanos, suas histórias, valores, objetos, representações e
manifestações populares envolve um dos importantes temas transversais propostos
pelos PCNs. Assinale a alternativa que indica o tema tratado nesse enunciado.
Trabalho e consumo.
Educação sexual.
Ética e pluralidade
cultural.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Saúde e meio ambiente.
4.
As atividades produtivas responsáveis pela produção de bens de consumo como
eletrônicos e vestuário podem ser classificadas como
quaternárias.
secundárias.XXXXXXXXXXXXXXXXXX
terciárias.
primárias
Resultado
final : 1.5
FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1.
Segue abaixo
Com base nos princípios da Ciência
Geográfica, tem-se que "todo fenômeno geográfico é possível de ser
comparado a outros fenômenos do mesmo tipo; assim, pode-se estabelecer
semelhanças e diferenças que facilitarão a sua compreensão." Esse é o
princípio da
igualdade.
analogia.
neutralidade.
extensão.
2.
No estudo da Natureza e suas dinâmicas, a Geografia contribui para a explicação
de aspectos fundamentais, tais como:
a organização dos seres vivos no espaço
geográfico.
os aspectos econômicos e políticos.
as estruturas celulares do seres vivos.
as mudanças nas estruturas moleculares.
3.
Em qual ciclo devem ser iniciados os estudos sobre o espaço da escola como base
para o desenvolvimento da cognição espacial da criança?
Quarto ciclo.
Terceiro ciclo.
Segundo ciclo.
Primeiro ciclo.
4.
Assinale a alternativa que indica a representação utilizada na orientação
geográfica dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
Sextante.
Astrolábio.
Quadrante.
Rosa dos ventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário