Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Fundamentos Teóricos e Páticos do Ensino de Geografia - Provas Online N2

Minha N2  19/01/14
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Entre os organismos internacionais voltados ao desenvolvimento de políticas para a proteção e defesa da paz mundial, podemos indicar:
·          Fundo Monetário Internacional (FMI).
·          Tratado da Antártida.
·          Área de Livre Comércio da América (ALCA).
·          Organização das Nações Unidas (ONU).

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A complexidade da Natureza exige dos educadores uma nova visão para o trabalho com esse tema. Indique a alternativa que apresenta essa abordagem.
·          Positivista.
·          Materialista.
·          Sistêmica.
·          Cartesiana.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Do que o professor de Geografia necessita para ensinar seus alunos?
·          Apenas da imaginação dos alunos, assim, cada um poderá representar seu espaço geográfico e compará-lo com seus colegas.
·          O professor necessita apenas que cada aluno consiga perceber o mundo em que vive.
·          O conhecimento de mundo do aluno não auxilia no estudo de Geografia e suas representações.
·          Precisa de recursos didáticos e técnicos que permitam a aproximação do objeto de estudo com a representação empírica de seus alunos.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Entre os principais meios para o estímulo ao consumo infantil, podemos destacar os
·          professores e pais.
·          livros escolares.
·          meios de comunicação.
·          amigos da escola
Parte inferior do formulário

Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Leia abaixo
·         Segundo os estudos mais avançados das representações no ensino da Geografia, aceitar a problemática geral das representações é considerar que elas são resultantes das interações do indivíduo com o mundo. O caminho de estudo mais apropriado para essa temática é
·          estudá-la apenas como parte da Geografia sem ligação com as demais disciplinas.
·          aplicar seus métodos para obtenção de resultados quantitativos.
·          considerá-la como técnica para avaliar o comportamento do aluno.
·          considerá-la a partir de várias teorias do conhecimento e campos científicos.

2. Segue abaixo
·         À medida que os seres humanos desenvolveram suas técnicas de produção, aceleraram o processo de transformação da natureza e formaram espaços geográficos diferenciados. O grande avanço da tecnologia de geração de força, que transforma calor em movimento, ocorreu durante a
·          descoberta do petróleo.
·          Revolução Industrial.
·          Revolução Biotecnológica.
·          criação da bomba de nêutrons.

3. Quais tipos de atividades auxiliam os alunos no aprendizado sobre o campo e a cidade?
·          Atividades que promovam a reflexão sobre o nosso país.
·          Atividades que permitam comparações e representações dos diferentes ambientes.
·          Atividades que permitam a classificação das paisagens urbanas.
·          Atividades que explorem as características da vida das plantas.

4. Entre os organismos internacionais voltados ao desenvolvimento de políticas para a proteção e defesa da paz mundial, podemos indicar: 
·          Organização das Nações Unidas (ONU).
·          Tratado da Antártida.
·          Área de Livre Comércio da América (ALCA).
·          Fundo Monetário Internacional (FMI)

Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Como era a forma de ocupação territorial do Brasil antes da Colonização?
  •  Baseada na exploração da terra para o plantio extensivo.
  •  Baseada no monopólio de tribos mais evoluídas.
  •  Baseada no modelo extrativista e minerador.
  •  Baseada na extração natural de subsistência dos povos indígenas. CORRETA

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Uma das estratégias para o reconhecimento dos arredores da escola pode ser desenvolvida por meio de uma aula prática.
  • Assinale a alternativa que indica o nome adequado para essa atividade.
  •  Aula de sala.
  •  Aula de campo. CORRETA
  •  Aula particular.
  •  Aula teórica.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Entre os organismos internacionais voltados ao desenvolvimento de políticas para a proteção e defesa da paz mundial, podemos indicar:
  •  Área de Livre Comércio da América (ALCA).
  •  Fundo Monetário Internacional (FMI).
  •  Organização das Nações Unidas (ONU). CORRETA
  •  Tratado da Antártida.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Segundo Pierce "representâmen é algo que, sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém."
  • Assinale a alternativa que indica o conceito tratado nessa reflexão do autor.
  •  Imagem.
  •  Signo. CORRETA
  •  Semelhante.
  •  Símbolo
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. A percepção das dimensões naturais e culturais dos diferentes lugares auxilia a criança no desenvolvimento de relações com seu espaço vivido.
·         Assinale a alternativa que indica uma dessas importantes relações.
·          A postura corporal.
·          A identidade com o espaço vivido.
·          A posição econômica.
·          A situação política.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Entre as festas populares brasileiras que mais se destacam, pela sua magnitude e abrangência nacional, podemos citar o
·          Maracatu.
·          Baile Religioso.
·          Fandango.
·          Carnaval.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Do que o professor de Geografia necessita para ensinar seus alunos?
·          O professor necessita apenas que cada aluno consiga perceber o mundo em que vive.
·          Apenas da imaginação dos alunos, assim, cada um poderá representar seu espaço geográfico e compará-lo com seus colegas.
·          O conhecimento de mundo do aluno não auxilia no estudo de Geografia e suas representações.
·          Precisa de recursos didáticos e técnicos que permitam a aproximação do objeto de estudo com a representação empírica de seus alunos.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Segue abaixo
·         Assinale a alternativa abaixo que indica o conceito que Castells utiliza para definir "o processo de construção de significados com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados."
·          Complexidade.
·          Identidade.
·          Alteridade.
·          Comunidade
Parte inferior do formulário

Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. O estudo da cultura do povo brasileiro busca ampliar a noção de como as sociedades se estruturam em suas diferentes formas de manifestações.
·         A essa abordagem denominamos
·          divisão cultural.
·          unicidade cultural.
·          discriminação cultural.
·          diversidade cultural.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Qual objetivo é mais adequado para o ensino sobre o tema natureza?
·          Contribuir para a socialização entre alunos e meio ambiente.
·          Reconhecer a importância da escolha dos alimentos.
·          Citar agentes causadores de algumas doenças.
·          Formar hábitos de higiene corporal.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Entre os principais meios para o estímulo ao consumo infantil, podemos destacar os
·          livros escolares.
·          professores e pais.
·          meios de comunicação.
·          amigos da escola.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Entre os itens abaixo, indique o que melhor oportuniza o trabalho com a diversidade cultural do Brasil.
·          Aspectos naturais.
·          Aspectos físicos.
·          Dados econômicos
Parte inferior do formulário


Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Qual objetivo é mais adequado para o ensino sobre o tema natureza?
·          Formar hábitos de higiene corporal.
·          Reconhecer a importância da escolha dos alimentos.
·          Citar agentes causadores de algumas doenças.
·          Contribuir para a socialização entre alunos e meio ambiente.

2. Como os professores devem ensinar as direções com o uso da bússola para os alunos do Ensino Fundamental?
·          Desenhando uma bússola e suas partes.
·          Apenas com o uso de uma bússola verdadeira.
·          Explicando que a direção varia conforme a localização das pessoas.
·          Descrevendo como a bússola é e quais são suas características.
Parte inferior do formulário

3. Com relação à natureza, qual das alternativas abaixo está correta?
·          As crianças não são motivadas pelas atitudes dos adultos.
·          Há inter-relação e interdependência entre o ar, água, solo e seres vivos.
·          As áreas agrícolas estão longe de serem atingidas pela crise ambiental.
·          A criança nasce com a sensibilidade de proteger a natureza.

Parte inferior do formulário
4. Observe abaixo
·         No estudo da geografia do Brasil, o trabalho com os aspectos culturais ganha importância no processo de ensino e aprendizagem pelo fato de, em relação à cultura, o Brasil ser caracterizado pela
·          unidade cultural.
·          neutralidade cultural.
·          conformidade cultural.
·          diversidade cultural
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Entre os diversos itens que são representados em um mapa,qual é aquele que melhor orienta a leitura dessa forma de representação do espaço geográfico?
·          Legenda.
·          Título.
·          Fonte.
·          Escala.

2. Entre os itens abaixo, indique aquele que melhor auxilia no trabalho com reduções ou ampliações de um espaço na construção do mapa.
·          Título.
·          Fonte.
·          Legenda.
·          Escala.

3. Sobre o espaço representado, podemos afirmar:
·          seu conceito não oferece recurso no estudo das construções imaginárias.
·          o lugar existe nele mesmo, sem auxílio de uma sociedade.
·          o uso de representações é importante no estudo da Geografia.
·          não é através da mente que construímos uma ideia de espaço.

4. Sobre a habilidade para o trabalho humano é correto afirmar:
·          os Australopitecus, para sobreviverem, utilizaram sua capacidade de produzir e utilizar artefatos líticos.
·          somente os Australopitecus conseguiram sobreviver à seleção natural imposta pelo ambiente.
·          os Homo habilis tiveram o domínio do fogo e o conhecimento da fabricação de instrumentos.
·          os Homo habilis utilizavam ossos como instrumento para escavar o solo em busca de raízes

Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Entre os diversos itens que são representados em um mapa,qual é aquele que melhor orienta a leitura dessa forma de representação do espaço geográfico?
·          Legenda.
·          Título.
·          Fonte.
·          Escala.

Parte inferior do formulário
2. Entre os itens abaixo, indique aquele que melhor auxilia no trabalho com reduções ou ampliações de um espaço na construção do mapa.
·          Título.
·          Fonte.
·          Legenda.
·          Escala.

Parte inferior do formulário
3. Sobre o espaço representado, podemos afirmar:
·          seu conceito não oferece recurso no estudo das construções imaginárias.
·          o lugar existe nele mesmo, sem auxílio de uma sociedade.
·          o uso de representações é importante no estudo da Geografia.
·          não é através da mente que construímos uma ideia de espaço.

Parte inferior do formulário
4. Sobre a habilidade para o trabalho humano é correto afirmar:
·          os Australopitecus, para sobreviverem, utilizaram sua capacidade de produzir e utilizar artefatos líticos.
·          somente os Australopitecus conseguiram sobreviver à seleção natural imposta pelo ambiente.
·          os Homo habilis tiveram o domínio do fogo e o conhecimento da fabricação de instrumentos.
·          os Homo habilis utilizavam ossos como instrumento para escavar o solo em busca de raízes

Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Entre as festas populares brasileiras que mais se destacam, pela sua magnitude e abrangência nacional, podemos citar o
  •  Maracatu.
  •  Carnaval. ( CORRETA)
  •  Fandango.
  •  Baile Religioso.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Indique a alternativa que apresenta os principais conteúdos trabalhados no tema transversal "Ética e pluralidade cultural", segundo o PCNs.
  •  Bondade, generosidade e submissão.
  •  Temor servil, civismo e força.
  •  Respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. (CORRETA)
  •  Nacionalismo, individualismo e respeito mútuo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Assinale a alternativa mais adequada sobre a representação do espaço escolar.
  •  Permite o desenvolvimento de uma noção espacial sobre a sala de aula.
  •  Permite uma referência básica sobre o lugar onde moram.
  •  Permite noções espaciais sobre a sala de aula e dependências da escola. (CORRETA)
  •  O espaço escolar é o local onde o professor expõe o conteúdo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Assinale a alternativa que indica a divisão do Brasil em regiões geoeconômicas.
  •  Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. (CORRETA)
  •  Amazônia, Pantanal e Cerrado.
  •  Sudeste, Nordeste e Norte.
  •  Centro-Oeste, Meio-Norte e NordesteParte inferior do formulário
Parte superior do formulário
1. Observe abaixo
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Quais os conhecimentos prévios de que o educador necessita para o trabalho com o tema campo-cidade?
  •  Técnicas de produção agrícola.
  •  Dados sobre a produção nacional.
  •  A realidade que distingue e une o campo e a cidade.
  •  Técnicas de produção industrial.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A tecnologia industrial atinge seu mais elevado grau evolutivo no século XX,
  • fazendo com que a atividade que vinha sendo realizada preferencialmente pelo próprio cérebro humano se tornasse independente dele. Assinale a alternativa que indica esse grau evolutivo.
  •  Vapor e Corrente Elétrica.
  •  Microeletrônica e Inteligência Artificial.
  •  Mecânica e Termodinâmica.
  •  Maquinofatura e Eletrônica.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Assinale a alternativa que apresenta a escala mais apropriada para o trabalho de construção de uma maquete da sala de aula.
  •  1:10.
  •  1: 10 000.
  •  1: 20 000.
  •  1:1.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O processo de avaliação sobre os temas da geografia mundial deve privilegiar um tipo de conhecimento específico do aluno,
  • por se tratar de conteúdos e espaços distantes do seu espaço vivido. Que conhecimento é esse?
  •  Teórico.
  •  Abstrato.
  •  Concreto.
  •  Poético
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Como era a forma de ocupação territorial do Brasil antes da Colonização?
  •  Baseada na exploração da terra para o plantio extensivo.
  •  Baseada no monopólio de tribos mais evoluídas.
  •  Baseada no modelo extrativista e minerador.
  •  Baseada na extração natural de subsistência dos povos indígenas. CORRETA
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Uma das estratégias para o reconhecimento dos arredores da escola pode ser desenvolvida por meio de uma aula prática.
  • Assinale a alternativa que indica o nome adequado para essa atividade.
  •  Aula de sala.
  •  Aula de campo. CORRETA
  •  Aula particular.
  •  Aula teórica.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Entre os organismos internacionais voltados ao desenvolvimento de políticas para a proteção e defesa da paz mundial, podemos indicar:
  •  Área de Livre Comércio da América (ALCA).
  •  Fundo Monetário Internacional (FMI).
  •  Organização das Nações Unidas (ONU). CORRETA
  •  Tratado da Antártida.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Segundo Pierce "representâmen é algo que, sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém."
  • Assinale a alternativa que indica o conceito tratado nessa reflexão do autor.
  •  Imagem.
  •  Signo. CORRETA
  •  Semelhante.
  •  Símbolo
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. A percepção das dimensões naturais e culturais dos diferentes lugares auxilia a criança no desenvolvimento de relações com seu espaço vivido.
·         Assinale a alternativa que indica uma dessas importantes relações.
·          A postura corporal.
·          A identidade com o espaço vivido.
·          A posição econômica.
·          A situação política.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Entre as festas populares brasileiras que mais se destacam, pela sua magnitude e abrangência nacional, podemos citar o
·          Maracatu.
·          Baile Religioso.
·          Fandango.
·          Carnaval.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Do que o professor de Geografia necessita para ensinar seus alunos?
·          O professor necessita apenas que cada aluno consiga perceber o mundo em que vive.
·          Apenas da imaginação dos alunos, assim, cada um poderá representar seu espaço geográfico e compará-lo com seus colegas.
·          O conhecimento de mundo do aluno não auxilia no estudo de Geografia e suas representações.
·          Precisa de recursos didáticos e técnicos que permitam a aproximação do objeto de estudo com a representação empírica de seus alunos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Segue abaixo
·         Assinale a alternativa abaixo que indica o conceito que Castells utiliza para definir "o processo de construção de significados com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados."

·          Complexidade.
·          Identidade.
·          Alteridade.
·          Comunidade
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

·         Indique a alternativa que identifica o trabalhador que projeta, prepara, constrói e comercializa seu produto, não dependendo de processos de outros para a produção.
·          Comercial.
·          Artesão.
·          Industrial.
·          Vendedor.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Entre os direitos da criança, relacionados ao seu potencial para o mercado de produtos infantis, podemos destacar a
·          liberação para o trabalho.
·          proteção contra o consumismo.
·          proibição do consumo.
·          liberdade de consumo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Segue abaixo
·         Entre os primeiros registros fósseis, encontramos um ancestral humano que pode ser considerado o primeiro que produziu ferramentas para produção de suas necessidades. Indique a alternativa que apresenta esse ancestral.
·          Homo sapiens.
·          Australopitecus.
·          Homo habilis.
·          Ramapitecus.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. As atividades produtivas responsáveis pela produção de alimentos nas regiões agrícolas podem ser classificadas como
·          secundárias.
·          quaternárias.
·          terciárias.
·          primárias
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao ensino de Geografia no primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
  •  O professor deve orientar seus alunos na representação da vivência, que diz respeito à localização do espaço geográfico.
  •  É importante que os alunos consigam representar o ambiente que os cercam, relacionando elementos culturais e naturais.
  •  O professor deve levar em consideração a percepção do aluno em relação ao espaço onde ocorre a alfabetização.
  •  Os alunos, no primeiro ciclo, são capazes de diferenciar elementos de ambientes, como a zona rural e a zona urbana.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Em relação ao estudo das religiões para a compreensão da diversidade cultural, assinale a alternativa que melhor orienta o trabalho em sala de aula.
  •  A pouca expressão da religião na cultura.
  •  A ideia do sincretismo religioso.
  •  A formação de preconceitos religiosos.
  •  A predominância de uma religião nacional.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A introdução da Geografia como disciplina a ser ensinada nos sistemas de ensino foi inicialmente implantada na Alemanha.
  • Assinale a alternativa que indica os precursores desse movimento.
  •  Darwin e Engels.
  •  Lacoste e La Blache.
  •  Marx e Engels.
  •  Humboldt e Ritter.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Segue abaixo
Entre os primeiros registros fósseis, encontramos um ancestral humano que pode ser considerado o primeiro que produziu ferramentas para produção de suas necessidades. Indique a alternativa que apresenta esse ancestral.
  •  Homo sapiens.
  •  Homo habilis.
  •  Ramapitecus.
  •  Australopitecus
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. O tema transversal ética e pluralidade cultural articulam-se entre si na medida em que compartilham seu objeto de análise.
  • Indique a alternativa que se associa ao objeto citado no enunciado.
  •  As heranças materiais que determinam as classes sociais.
  •  As relações humanas e os processos individuais e coletivos.
  •  O meio natural que não sofreu as ações humanas.
  •  As relações comerciais entre povos dos continentes.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A aprendizagem dos processos produtivos no ensino da Geografia na educação básica contribui para a formação de noções sobre
  •  o consumo ideal.
  •  a relação campo-cidade.
  •  a escolha profissional.
  •  a valorização do consumo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Assinale a alternativa mais adequada sobre a representação do espaço escolar.
  •  Permite noções espaciais sobre a sala de aula e dependências da escola.
  •  Permite uma referência básica sobre o lugar onde moram.
  •  O espaço escolar é o local onde o professor expõe o conteúdo.
  •  Permite o desenvolvimento de uma noção espacial sobre a sala de aula.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Quais tipos de atividades auxiliam os alunos no aprendizado sobre o campo e a cidade?
  •  Atividades que explorem as características da vida das plantas.
  •  Atividades que permitam a classificação das paisagens urbanas.
  •  Atividades que permitam comparações e representações dos diferentes ambientes.
  •  Atividades que promovam a reflexão sobre o nosso país
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Assinale a alternativa que indica a atividade na qual o educando representa e identifica as partes de seu próprio corpo,
·         iniciando os conhecimentos geográficos.
·          O mapa do corpo.
·          A descrição do ambiente.
·          A pesquisa oral com adultos.
·          O desenho abstrato.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a aprendizagem geográfica na Educação Infantil pode auxiliar na percepção espacial das crianças.
·         Indique a alternativa que apresenta os eixos em que os conteúdos de Geografia podem ser trabalhados nessa etapa da formação escolar.
·          Apenas o eixo Música e Dança.
·          Apenas o eixo Natureza e Sociedade.
·          Todos os eixos da Educação Infantil.
·          Apenas os eixos Linguagem e Matemática.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Sobre o espaço representado, podemos afirmar:
·          seu conceito não oferece recurso no estudo das construções imaginárias.
·          não é através da mente que construímos uma ideia de espaço.
·          o uso de representações é importante no estudo da Geografia.
·          o lugar existe nele mesmo, sem auxílio de uma sociedade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Observe abaixo
·         Como vimos no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino da Geografia na Educação Infantil pode auxiliar na percepção espacial das crianças. Os eixos em que os conteúdos de Geografia podem ser trabalhados na Educação Infantil são
I. Música e Dança.
II. Artes Visuais.
III. Natureza e Sociedade.
Agora, assinale a alternativa correta.
·          São corretas apenas as afirmativas II e III.
·          São corretas as afirmativas I, II e III.
·          São corretas apenas as afirmativas I e II.
·          São corretas apenas as afirmativas I e III
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Antes do processo de mundialização das relações mercantilistas, a humanidade estava dividida em diferentes mundos,
  • cada qual correspondendo ao espaço geográfico construído por seus ancestrais. Sobre essa afirmação, indique a alternativa correta sobre quais foram os conhecimentos que permitiram a ligação dos diversos povos da Terra, nesse período.
  •  A descoberta da pólvora.
  •  As embarcações e as grandes rotas marítimas.CORRETA
  •  A criação do automóvel.
  •  A invenção do telégrafo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. As atividades produtivas responsáveis pela produção de alimentos nas regiões agrícolas podem ser classificadas como

  •  secundárias.
  •  quaternárias.
  •  terciárias.
  •  primárias.CORRETA
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A introdução da Geografia como disciplina a ser ensinada nos sistemas de ensino foi inicialmente implantada na Alemanha.
  • Assinale a alternativa que indica os precursores desse movimento.
  •  Darwin e Engels.
  •  Lacoste e La Blache.
  •  Humboldt e Ritter. CORRETA
  •  Marx e Engels
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. A condição básica da percepção, que necessita de um órgão corporal para se realizar, é a
  • assinale o que mais se refere à realidade de nosso país e que está diretamente ligado ao público do Ensino Fundamental.
  •  sensação.
  •  ilusão.
  •  produção.
  •  audição.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Segue abaixo
Indique a alternativa que apresenta o conceito da Geografia segundo o qual o espaço guarda uma dimensão prático-sensível e uma porção espacial necessária e apropriada para existência individual.
  •  Natureza.
  •  Lugar.
  •  Região.
  •  Território.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Assinale a alternativa que indica algumas das capacidades apresentadas pelo educando no trabalho de socialização com a sua turma.
  •  Descaso e incompreensão.
  •  Compaixão e destreza.
  •  Rebeldia e imaturidade.
  •  Cooperação e associação.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Uma das estratégias para o reconhecimento dos arredores da escola pode ser desenvolvida por meio de uma aula prática.
  • Assinale a alternativa que indica o nome adequado para essa atividade.
  •  Aula de sala.
  •  Aula teórica.
  •  Aula de campo.
  •  Aula particularParte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Assinale a alternativa que indica a representação utilizada na orientação geográfica dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
  •  Astrolábio.
  •  Sextante.
  •  Rosa dos ventos.
  •  Quadrante.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A realidade deve ser considerada para o estudo de Geografia e das noções espaciais?
  •  Não. A Geografia é vista ainda como uma matéria fechada: localizar e identificar para realizar uma prova.
  •  Sim. As crianças devem perceber que a realidade do ser humano está inserida no espaço, pois ele é um sujeito ativo que modifica a paisagem.
  •  Não. Os professores ainda não conseguiram assimilar a interatividade entre o estudo de Geografia com o cotidiano dos alunos.
  •  Sim. O espaço escolar auxilia no aprendizado do aluno, o professor explica e o aluno aprende.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Entre os fatores que proporcionaram a expulsão de milhares de famílias das regiões agrícolas, podemos destacar
  •  a Industrialização.
  •  a Criminalidade.
  •  a Favelização.
  •  as Monoculturas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Entre os diversos itens que são representados em um mapa,qual é aquele que melhor orienta a leitura dessa forma de representação do espaço geográfico?
  •  Fonte.
  •  Título.
  •  Legenda.
  •  Escala
Resultado final : 1
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Parte superior do formulário
1. Ao abordar os temas ligados aos recursos naturais e à produção das necessidades humanas,
·         estão sendo analisadas as relações entre o espaço geográfico e a organização da produção rural e urbana. Assinale a categoria fundamental que auxilia na explicação desse processo.
·          O pensamento humano.
·          O trabalho humano.
·          A circulação.
·          O imaginário.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Assinale a alternativa que apresenta a escala mais apropriada para o trabalho de construção de uma maquete da sala de aula.
·          1: 10 000.
·          1: 20 000.
·          1:1.
·          1:10.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Observe abaixo
·         No estudo da geografia do Brasil, o trabalho com os aspectos culturais ganha importância no processo de ensino e aprendizagem pelo fato de, em relação à cultura, o Brasil ser caracterizado pela
·          neutralidade cultural.
·          unidade cultural.
·          conformidade cultural.
·          diversidade cultural.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Leia abaixo
·         Entre os diferentes eixos temáticos da Educação Infantil indique o que mais contribuiu para a formação do sentido de espaço em relação ao corpo da criança e de tempo em relação às distâncias reais no espaço escolar.
·          Geografia e Artes Visuais.
·          Geografia e Movimento.
·          Geografia e Música.
·          Geografia e Matemática.
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Antes do processo de mundialização das relações mercantilistas, a humanidade estava dividida em diferentes mundos, 
         cada qual correspondendo ao espaço geográfico construído por seus ancestrais. Sobre essa afirmação, indique a alternativa correta sobre quais foram os conhecimentos que permitiram a ligação dos diversos povos da Terra, nesse período.
          A invenção do telégrafo.
          A descoberta da pólvora.
          A criação do automóvel.
          As embarcações e as grandes rotas marítimas.XXXXXXXXXXXXXXX

2. Observe abaixo 
         No estudo da geografia do Brasil, o trabalho com os aspectos culturais ganha importância no processo de ensino e aprendizagem pelo fato de, em relação à cultura, o Brasil ser caracterizado pela
           neutralidade cultural.
          unidade cultural.
          conformidade cultural.
          diversidade cultural.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

3. Leia abaixo
          O estudo da Geografia ao aprofundar a essência dos grupos humanos, suas histórias, valores, objetos, representações e manifestações populares envolve um dos importantes temas transversais propostos pelos PCNs. Assinale a alternativa que indica o tema tratado nesse enunciado.
           Trabalho e consumo.
          Educação sexual.
          Ética e pluralidade cultural.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
          Saúde e meio ambiente.

4. As atividades produtivas responsáveis pela produção de bens de consumo como eletrônicos e vestuário podem ser classificadas como
           quaternárias.
          secundárias.XXXXXXXXXXXXXXXXXX
          terciárias.
          primárias

Resultado final : 1.5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1. Segue abaixo 
         Com base nos princípios da Ciência Geográfica, tem-se que "todo fenômeno geográfico é possível de ser comparado a outros fenômenos do mesmo tipo; assim, pode-se estabelecer semelhanças e diferenças que facilitarão a sua compreensão." Esse é o princípio da
           igualdade.
          analogia.
          neutralidade.
          extensão.

2. No estudo da Natureza e suas dinâmicas, a Geografia contribui para a explicação de aspectos fundamentais, tais como:
          a organização dos seres vivos no espaço geográfico.
          os aspectos econômicos e políticos.
          as estruturas celulares do seres vivos.
          as mudanças nas estruturas moleculares.

3. Em qual ciclo devem ser iniciados os estudos sobre o espaço da escola como base para o desenvolvimento da cognição espacial da criança?
           Quarto ciclo.
          Terceiro ciclo.
          Segundo ciclo.
          Primeiro ciclo.

4. Assinale a alternativa que indica a representação utilizada na orientação geográfica dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
          Sextante.
          Astrolábio.
          Quadrante.
          Rosa dos ventos

Parte inferior do formulário

Parte inferior do formulário