Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PROFISSÃO DOCENTE - Questões de Prova N1

Concurso para professores - Prefeitura de são Paulo > http://shdias.com.br/concursos/pspmss0022013/editalresumopspmss0022013.pdf

http://shdias.com.br/concursos/pspmss0022013/index.asp




A autora guiomar namo melo aponta uma descrepancia entre a formaçao do prof e a realidade do ensino basico no brasil? qual seria esse problema? cite uma solução apontada pela autora
Os profissionais de licenciatura não saem preparados e nem com interesse para atuar ou mesmo discutir os problemas da educação básica. Outra discrepancia o preocupante fato de não haver avaliações de qualidade sobre os cursos de preparação docente. Solução, conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo frente aos conflitos impasses e dilemas éticos próprios da profissão de docente e do ´processo educacional em geral

A Autora Guiomar Namo de Mello aponta uma discrepância entre a formação do professor e a realidade do ensino básico no Brasil. Qual seria esse problema? Cite uma solução apontada pela autora. (pag. 47)
Conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo frente aos conflitos, dilemas da profissão da educação em geral

Anísio Teixeira, em 1933 propôs mudanças na formação docente e fazia criticas a escola normal; Que criticas eram essas? O que ele propunha para mudar esse quadro?
A escola normal não cumpria a sua principal obrigação, de qualificar o profissional docente. Anísio propôs a reestruturação curricular da escola normal

A formação docente deve estar em consonância com o momento histórico vivido". Comente a afirmação.
É não estar indiferente as características e mudanças da sociedade. Estar atento e aberto as mudanças pessoais e profissional

Comente a frase (...) a prática profissional constitui um lugar original de formação e produção de saberes práticos (...)
A prática se constitui em um espaço de aprendizagem autônoma, ou seja, por mais que o docente recebe no curso de graduação uma grande bagagem de conteúdos teóricos, a sua prática é algo individual, pois cada um tem uma forma de trabalho, fora que o docente em sala, ira verificar como é a escola, como são os seus alunos, a comunidade em que está inserida, para aí sim, planejar a sua forma de trabalho, por isso todo ano é diferente do ano anterior

Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Participar da administração da escola. Comente . pag 133
Não ficar apenas na sala de aula).
·         Elaborar, negociar um projeto da instituição.
·         Administrar os recursos da escola.
·         Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros..
·         Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos

Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação. Comente. PAG 132
R;( Evitar as mesmas lições e exercícios para todos, pois a diversidade de aprendizagem é a norma).
·         Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma.
·         Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto.
·         Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades.
·         Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.

Perrenoud elaborou o que considerou dez competências para ensinar, uma delas é: Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. Comente. pag 133
·          Prevenir a violência na escola e fora dela.
·         Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
·         Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta.
·         Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula.
·         Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
·        
             Perrenoud elaborou o que considerou dez competência para ensinar, uma delas é: Administrar a Progressão das aprendizagens. Comente. pag 132
·         Visão longitudinal do todo.
·         Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e possibilidades dos aprendizes.
·         Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.
·         Estabelecer laços com as teorias subjacentes as atividades de aprendizagem.
·         Observar e avaliar os aprendizes em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
·         Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

Tardif (2002) compara a ação do educador a de um artesão, cite duas características apontadas pelo autor e comente-as. Pag 93
1..arte do escultor..2 arte do educador. O primeiro age sobre um ser um composto de matéria e de forma que não possui em si mesmo mas recebe do artista o principio a (causa e a origem) de sua gênese o segundo age co e sobre um ser que possui por natureza crescimento e desenvolvimento que deve ser acompanhado e fomentado pela atividade educativa..

Comente a frase: “(...) os programas de formação de docentes estão impregnados de diferentes concepções, refletindo uma prática que ainda tem como base o domínio do conteúdo específico desarticulado da realidade”.  Pg 75 76
Esta frase é uma crítica de Zeichner, onde para a formação de docentes é baseado na racionalidade técnica, que se mostra inadequado à realidade prática profissional docente, não existindo preocupação com a questão social, sem levar em consideração o campo de ação do professor, como se todos os alunos reagissem  da mesma maneira.. Ele afirma que todos os programas de formação de professores tem relação com quatro tradições da reforma, e que estes devem contemplar as concpções de ensino subjacentes as quatro tradições, no entanto,sem esquecer as dimensões da suas identidade.

Comente a frase: “ (...) tal proletarização tem gerado, por parte dos prof°, uma maior consciência do fato de que, para mudar esta situação é imprescindível a busca pelo profissionalismo (...)”.  pag 20
- Desenvolver uma identidade profissional baseada na leitura critica de mundo
- Participar das decisões políticas voltadas a educação
- Ter o domínio dos meios de produção do seu trabalho
  Esta frase é uma crítica de Zeichner, onde para a formação de docentes é baseado na racionalidade técnica, que se mostra inadequado à realidade prática profissional docente, não existindo preocupação com a questão social, sem levar em consideração o campo de ação do professor, com se todos os alunos reagissem  da mesma maneira.
  
 No livro texto os autores explicitam a falta de preparo dos professores em lidar com as novas tecnologias, comente essa afirmação. 81
Os professores talvez sejam os profissionais que estão enfrentando os maiores desafios diante das mudanças cada vez mais acelerada..que nos são apresentadas pela mídia.Segundo Amaral, a falta de preparo vem da base, os próprios cursos de graduação não preparam os futuros educadores para a tarefa. E a maioria dos cursos oferecidos posteriormente, segundo ele, são "instrumentais". "O que o professor precisa não é de um treinamento para dominar as tecnologias da informática. Mas para aprender como usar esses recursos, qual é a didática por trás", defende.

Segundo o livro texto vários autores vêm estabelecendo um perfil necessário para a prática docente cite três e comente – os.   pag 126
Na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes: este eixo da formação consiste em favorecer o desenvolvimento de capacidades de reflexão, autonomia, cooperação e participação de princípios, de relação interpessoal e de abertura às diversas formas da cultura contemporânea;

Na década de 1930 o modelo de formação de professores seguia o modelo da racionalidade técnica. Como se caracterizava esse modelo? Que tipo de criticas ele recebia? pag 72
Modelo este no qual o professor é visto como um técnico, um especialista que aplica com rigor, na sua pratica cotidiana, as regras que derivam do conhecimento pedagógico.
As criticas que recebia;
- A separação entre teoria e pratica na formação profissional, a um longo tempo de preparação no qual era oferecido ao aluno ao aluno um rol de disciplinas tanto técnicas como pedagógicas, e somente ao final da formação incluía-se o período da pratica;
- A prioridade dada a formação teórica em detrimento  da formação pratica;
- A concepção da pratica como mero espaço de aplicação de conhecimentos teóricos, sem um estatuto epistemológico próprio;
- A convicção de que para ser bom professor basta o domínio da área do conhecimento especifico que se vai ensinar;

Comente a ideia de Paulo Freire: “(...) quem ensina, aprende ao ensinar e quem
aprende, ensina ao aprender (...)   pag96
De acordo com Paulo Freire, podemos perceber que quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender, assim  o aprender precedeu o ensinar. É de suma importância que exista dentro de quem ensina. Uma vontade, garra, autonomia de pensamentos, de imaginação, entre outros, tudo devidamente  dosado. Portanto, ensinar é preparar o caminho para a total autonomia de quem aprende, fazendo um cidadão consciente de seus deveres e direitos.
   
Confrontar teoria e prática faz parte das atitudes que constituem a identidade docente. Comente esta afirmação. pag 129  é através da pesquisa que o professor tem a possibilidade de confrontar a relação da teoria e pratica, repensando a pratica pedagógica em suas responsabilidades

Segundo MOSCOVICI existem dois universos de pensamento distintos na sociedade contemporânea: o universos consensuais e os universos retificados. O que se entende desses conceitos?pag 61
 aos universo consensuais correspondem as atividades intelectuais da interação social cotidiana pelas quais são produzidas as representações sociais.a matéria prima provem do universo retificados.E o universo retificados...

A formação docente deve estar em consonância com o momento histórico vivido". Comente a afirmação. p74
Durante o processo de formação não se pode ficar alheio às características da sociedade, não podemos prescindir dos fatores sociais que interacionam durante a vida profissional e pessoal do professor, gerando uma relação dialética de influencias mútuas, com consequências para a sua atividade profissional.

Gatti (2003) cita que a formação continuada de professores é composta por uma multiplicidade de dimensões, cite duas delas e explique. Gabarito- pag.79
Especialidade: envolve a atualização de conhecimentos dos professores, estando ancorada na constante reavaliação do saber que deve ser escolarizável, é a que mais direciona a procura por projetos de formação continuada;
Didática Pedagógica: envolve o desempenho de funções docentes e a pratica social contextualizada. Parte-se da compreensão de que a pratica docente é uma pratica social, e como tal historicamente definida pelos valores postos no contexto;
 Pessoal e Social: envolve a perspectiva da formação pessoal e do autoconhecimento, focada na necessidade de entender o mundo e sua inserção profissional neste mundo;
 Expressivo  Comunicativa: refere-se a valorização do potencial dos professores de sua criatividade e expressividade no processo de ensinar e aprender;
 Histórico Cultural: esta dimensão diz respeito ao conhecimento dos aspectos históricos, econômicos, políticos, sociais e culturais;
  
Segundo o livro texto vários autores discutem o "choque de realidade" que o
professor  iniciante passa ao enfrentar sua primeira situação escolar. O que os autores apontam  como forma de superar essa situação inicial? Pag 110
O que se propõe é que os cursos de formação de professores assumam juntamente com outras instancias educativas, o planejamento e o desenvolvimento de programas de iniciação á pratica profissional. Entende-se assim que durante o período de formação inicial, torna-se necessário que as instituições busquem para seus futuros profissionais da educação, períodos de confrontação com a realidade que vão além do estagio supervisionado.
  
Comente a frase(...) a prática profissional constitui um lugar original de formação e produção de saberes práticos(...) pag 74 e 75
O que se busca atualmente é um modelo de formação profissional apoiado na ideia de que a formação de docentes supõe um continuum  no qual, durante toda a carreira docente, fases de trabalho devem alternar com fases de formação continua. Tal epistemologia baseia-se no principio, segundo o qual  a pratica profissional constitui um lugar original de formação e produção de saberes práticos, visto que é portadora de condições e de condicionantes específicos que não se encontram noutra parte, nem podem ser reproduzidos artificialmente num contexto d formação teórica no período de graduação.

QUESTÃO SOBRE AUTONOMIA QUE FOI POSTADO PERCEBI QUE A RESPOSTA ESTÁ IGUAL A PERGUNTA ENTÃO:RESPONDI ASSIM COMO ESTÁ NO PDF PAG 53
O papel  da autonomia , nessa perspectiva a seria o de aproximar escoa e família permitindo uma participação da   mais efetiva da comunidade e colocando na escola a responsabilidade de prestar contas  do que faz ou deixa de fazer , esta intimamente liga  a identidade  da escola: sua missão , e seus princípios e valores, seus clientes e os resultados a que deseja chegar , e preciso deixar claro que  conquista a autonomia não acontece de um dia para outro, as mudanças ocorrem gradativamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário