Concurso para professores - Prefeitura de são Paulo > http://shdias.com.br/concursos/pspmss0022013/editalresumopspmss0022013.pdf
> http://shdias.com.br/concursos/pspmss0022013/index.asp
A autora guiomar namo melo aponta uma descrepancia entre a formaçao do prof e a realidade do ensino basico no brasil? qual seria esse problema? cite uma solução apontada pela autora
> http://shdias.com.br/concursos/pspmss0022013/index.asp
A autora guiomar namo melo aponta uma descrepancia entre a formaçao do prof e a realidade do ensino basico no brasil? qual seria esse problema? cite uma solução apontada pela autora
Os profissionais de licenciatura não saem preparados e nem com interesse para atuar ou mesmo discutir os problemas da educação básica. Outra discrepancia o preocupante fato de não haver avaliações de qualidade sobre os cursos de preparação docente. Solução, conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo frente aos conflitos impasses e dilemas éticos próprios da profissão de docente e do ´processo educacional em geral
A Autora Guiomar Namo de Mello aponta uma discrepância entre a formação do professor e a realidade do ensino básico no Brasil. Qual seria esse problema? Cite uma solução apontada pela autora. (pag. 47)
Conhecimento
das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de
modo autônomo frente aos conflitos, dilemas
da profissão da educação em geral
Anísio Teixeira, em 1933 propôs mudanças na formação docente e fazia
criticas a escola normal; Que criticas eram essas? O que ele propunha para
mudar esse quadro?
A escola
normal não cumpria a sua principal obrigação, de qualificar o profissional
docente. Anísio propôs a reestruturação
curricular da escola normal
A formação docente deve estar em consonância com o momento histórico
vivido". Comente a afirmação.
É não
estar indiferente as características e mudanças da sociedade. Estar atento e
aberto as mudanças pessoais e profissional
Comente a frase (...) a prática profissional constitui um lugar original
de formação e produção de saberes práticos (...)
A prática
se constitui em um espaço de aprendizagem autônoma, ou seja, por mais que o
docente recebe no curso de graduação uma grande bagagem de conteúdos teóricos,
a sua prática é algo individual, pois cada um tem uma forma de trabalho, fora
que o docente em sala, ira verificar como é a escola, como são os seus alunos,
a comunidade em que está inserida, para aí sim, planejar a sua forma de
trabalho, por isso todo ano é diferente do ano anterior
Perrenoud elaborou o que considerou dez
competências para ensinar, uma delas é: Participar da administração
da escola. Comente . pag 133
Não ficar apenas na sala de aula).
·
Elaborar, negociar um projeto da
instituição.
·
Administrar os recursos da escola.
·
Coordenar, dirigir uma escola com
todos os seus parceiros..
·
Organizar e fazer evoluir, no âmbito
da escola, a participação dos alunos
Perrenoud elaborou o que considerou dez
competências para ensinar, uma delas é: Conceber e fazer evoluir
dispositivos de diferenciação. Comente. PAG 132
R;(
Evitar as mesmas lições e exercícios para todos, pois a diversidade de
aprendizagem é a norma).
·
Administrar a heterogeneidade no
âmbito de uma turma.
·
Abrir, ampliar a gestão de classe
para um espaço mais vasto.
·
Fornecer apoio integrado, trabalhar
com alunos portadores de grandes dificuldades.
·
Desenvolver a cooperação entre os
alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
Perrenoud elaborou o que considerou dez
competências para ensinar, uma delas é: Enfrentar os deveres
e os dilemas éticos da profissão. Comente. pag 133
·
Prevenir
a violência na escola e fora dela.
·
Lutar contra os preconceitos e as
discriminações sexuais, étnicas e sociais.
·
Participar da criação de regras de
vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da
conduta.
·
Analisar a relação pedagógica, a
autoridade e a comunicação em aula.
·
Desenvolver o senso de
responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
·
Perrenoud elaborou o que considerou dez competência para ensinar, uma delas é: Administrar a Progressão das aprendizagens. Comente. pag 132
Perrenoud elaborou o que considerou dez competência para ensinar, uma delas é: Administrar a Progressão das aprendizagens. Comente. pag 132
·
Visão longitudinal do todo.
·
Conceber e administrar
situações-problema ajustadas ao nível e possibilidades dos aprendizes.
·
Adquirir uma visão longitudinal dos
objetivos do ensino.
·
Estabelecer laços com as teorias
subjacentes as atividades de aprendizagem.
·
Observar e avaliar os aprendizes em
situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
·
Fazer balanços periódicos de
competências e tomar decisões de progressão.
Tardif (2002) compara a ação do educador a de um
artesão, cite duas características apontadas pelo autor
e comente-as. Pag 93
1..arte
do escultor..2 arte do educador. O primeiro age sobre um ser um composto de
matéria e de forma que não possui em si mesmo mas recebe do artista o principio
a (causa e a origem) de sua gênese o segundo age co e sobre um ser que possui
por natureza crescimento e desenvolvimento que deve ser acompanhado e fomentado
pela atividade educativa..
Comente a frase: “(...) os programas de formação de docentes
estão impregnados de diferentes concepções, refletindo
uma prática que ainda tem como base o domínio do conteúdo específico desarticulado
da realidade”. Pg 75 76
Esta frase é uma
crítica de Zeichner, onde para a formação de docentes é baseado na
racionalidade técnica, que se mostra inadequado à realidade prática
profissional docente, não existindo preocupação com a questão social, sem levar
em consideração o campo de ação do professor, como se todos os alunos reagissem
da mesma maneira.. Ele
afirma que todos os programas de formação de professores tem relação com quatro
tradições da reforma, e que estes devem contemplar as concpções de ensino
subjacentes as quatro tradições, no entanto,sem esquecer as dimensões da suas
identidade.
Comente a frase: “ (...) tal proletarização tem gerado, por
parte dos prof°, uma maior consciência do fato de
que, para mudar esta situação é imprescindível a busca pelo profissionalismo
(...)”. pag 20
- Desenvolver uma identidade profissional
baseada na leitura critica de mundo
- Participar das decisões políticas voltadas a
educação
- Ter o domínio dos meios de
produção do seu trabalho
Esta frase é uma
crítica de Zeichner, onde para a formação de docentes é baseado na
racionalidade técnica, que se mostra inadequado à realidade prática
profissional docente, não existindo preocupação
com a questão social, sem levar em consideração o campo de ação do professor,
com se todos os alunos reagissem da mesma maneira.
No livro texto os autores explicitam a falta
de preparo dos professores em lidar com as novas tecnologias, comente essa afirmação. 81
Os professores talvez sejam os profissionais que
estão enfrentando os maiores desafios diante das mudanças cada vez mais
acelerada..que nos são apresentadas pela mídia.Segundo Amaral, a falta de
preparo vem da base, os próprios cursos de graduação não preparam os futuros
educadores para a tarefa. E a maioria dos cursos oferecidos posteriormente,
segundo ele, são "instrumentais". "O que o professor precisa não
é de um treinamento para dominar as tecnologias da informática. Mas para
aprender como usar esses recursos, qual é a didática por trás", defende.
Segundo o livro texto vários autores vêm
estabelecendo um perfil necessário para a prática docente cite três e comente – os. pag 126
Na formação pessoal, social e
cultural dos futuros docentes: este eixo da formação consiste em favorecer o
desenvolvimento de capacidades de reflexão, autonomia, cooperação e
participação de princípios, de relação interpessoal e de abertura às diversas
formas da cultura contemporânea;
Na década de 1930 o modelo de
formação de professores seguia o modelo da racionalidade técnica.
Como se caracterizava esse modelo? Que tipo de
criticas ele recebia? pag 72
Modelo este no qual o professor é
visto como um técnico, um especialista que aplica com rigor, na sua pratica
cotidiana, as regras que derivam do conhecimento pedagógico.
As criticas que recebia;
- A separação entre teoria e pratica
na formação profissional, a um longo tempo de preparação no qual era oferecido
ao aluno ao aluno um rol de disciplinas tanto técnicas como pedagógicas, e
somente ao final da formação incluía-se o período da pratica;
- A prioridade dada a formação
teórica em detrimento da formação pratica;
- A concepção da pratica como mero
espaço de aplicação de conhecimentos teóricos, sem um estatuto epistemológico
próprio;
- A convicção de que para ser bom
professor basta o domínio da área do conhecimento especifico que se vai
ensinar;
Comente a ideia de Paulo Freire: “(...) quem
ensina, aprende ao ensinar e quem
aprende, ensina ao aprender (...) pag96
De acordo com Paulo Freire, podemos
perceber que quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao
aprender, assim o aprender precedeu o ensinar. É de suma importância
que exista dentro de quem ensina. Uma vontade, garra, autonomia de pensamentos,
de imaginação, entre outros, tudo devidamente dosado. Portanto,
ensinar é preparar o caminho para a total autonomia de quem aprende, fazendo um
cidadão consciente de seus deveres e direitos.
Confrontar teoria e prática faz
parte das atitudes que constituem a identidade docente. Comente esta afirmação. pag
129 é através da pesquisa
que o professor tem a possibilidade de confrontar a relação da teoria e
pratica, repensando a pratica pedagógica em suas responsabilidades
Segundo
MOSCOVICI existem dois universos de pensamento distintos na sociedade
contemporânea: o universos consensuais e os universos retificados. O que
se entende desses conceitos?pag 61
aos universo consensuais
correspondem as atividades intelectuais da interação social cotidiana pelas
quais são produzidas as representações sociais.a matéria prima provem do
universo retificados.E o universo retificados...
A formação docente deve estar em consonância com o
momento histórico vivido". Comente a afirmação. p74
Durante o processo de formação não se
pode ficar alheio às características da sociedade, não podemos prescindir dos
fatores sociais que interacionam durante a vida profissional e pessoal do
professor, gerando uma relação dialética de influencias mútuas, com
consequências para a sua atividade profissional.
Gatti (2003) cita que a formação continuada de
professores é composta por uma multiplicidade de dimensões, cite duas delas e explique. Gabarito- pag.79
Especialidade: envolve a atualização
de conhecimentos dos professores, estando ancorada na constante reavaliação do
saber que deve ser escolarizável, é a que mais direciona a procura por projetos
de formação continuada;
Didática Pedagógica: envolve o desempenho de funções docentes e a pratica social
contextualizada. Parte-se da compreensão de que a pratica docente é uma pratica
social, e como tal historicamente definida pelos valores postos no contexto;
Pessoal e Social: envolve a perspectiva da formação pessoal e do autoconhecimento,
focada na necessidade de entender o mundo e sua inserção profissional neste
mundo;
Expressivo Comunicativa:
refere-se a valorização do potencial dos professores de sua criatividade e
expressividade no processo de ensinar e aprender;
Histórico Cultural: esta
dimensão diz respeito ao conhecimento dos aspectos históricos, econômicos,
políticos, sociais e culturais;
Segundo o livro texto vários autores discutem o
"choque de realidade" que o
professor iniciante passa ao enfrentar
sua primeira situação escolar. O que os autores apontam como forma
de superar essa situação inicial? Pag 110
O que se propõe é que os cursos de
formação de professores assumam juntamente com outras instancias educativas, o
planejamento e o desenvolvimento de programas de iniciação á pratica
profissional. Entende-se assim que durante o período de formação inicial,
torna-se necessário que as instituições busquem para seus futuros
profissionais da educação, períodos de confrontação com a realidade que vão
além do estagio supervisionado.
Comente a frase(...) a prática profissional
constitui um lugar original de formação e produção de saberes
práticos(...) pag 74 e 75
O que se busca atualmente é um modelo
de formação profissional apoiado na ideia de que a formação de docentes supõe
um continuum no qual, durante toda a carreira docente, fases de
trabalho devem alternar com fases de formação continua. Tal epistemologia baseia-se
no principio, segundo o qual a pratica profissional constitui um
lugar original de formação e produção de saberes práticos, visto que é
portadora de condições e de condicionantes específicos que não se encontram
noutra parte, nem podem ser reproduzidos artificialmente num contexto d
formação teórica no período de graduação.
QUESTÃO SOBRE AUTONOMIA QUE FOI POSTADO PERCEBI
QUE A RESPOSTA ESTÁ IGUAL A PERGUNTA
ENTÃO:RESPONDI ASSIM COMO ESTÁ NO PDF PAG 53
O papel da
autonomia , nessa perspectiva a seria o de aproximar escoa e família permitindo
uma participação da mais efetiva da
comunidade e colocando na escola a responsabilidade de prestar contas do que faz ou deixa de fazer , esta
intimamente liga a identidade da escola: sua missão , e seus princípios e
valores, seus clientes e os resultados a que deseja chegar , e preciso deixar
claro que conquista a autonomia não
acontece de um dia para outro, as mudanças ocorrem gradativamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário