Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Profissão Docente - Provas OnLine - N2

Minha N2 – 17/11/13
Resultado final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
Parte superior do formulário
1. Para Moscovici, coexistiram nas sociedades contemporâneas duas classes distitnas de universos de pensamento:
·         os universos consensuais e os universos reiticados. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
·          Universos reitificados referem-se às atividades cotidianas, onde se encontram os elementos formadores das representações sociais.
·          Universos reitificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a matériaprima para a construção das representações sociais, que são formadas efetivamente nso universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações sociais.
·          Nos universos consensuais, encontramos o pensamento organizado, erudito, onde circulam as ideias e conceitos científicos, formadores das representações sociais.
·          Universos consensuais e retitificados referem-se ao processo de contrução das representações sociais, que são fundamentalmente construídas a partir de símbolos, mitos e tradições, não havendo, porém, distinção significativa entre eles.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Para José Carlos Libâneo, "profissionalismo" significa
·          implementar políticas de valorização do magistério.
·          compromisso com um projeto político democrático.
·          uma dinâmica que procura romper com a tradição.
·          criação de um código ou princípio ético universal.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Qual elemento deve ser levado em consideração para uma formação docente mais qualificadora?
·          Conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo.
·          Preparação para lecionar apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem domínio dos objetos de ensino.
·          Formação prática, dispensando recursos, laboratórios, experiências e domínio de diferentes linguagens.
·          Ausência de integração permanente e contínua entre teoria e prática desde o início do curso de graduação.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que
·          as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
·          as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.
·          as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
·          em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequarParte inferior do formulário
Resultado final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
Parte superior do formulário
1. A lei que estabeleceu os parâmetros sob os quais deveriam ser treinados os professores das províncias brasileiras ficou conhecida como
·          Lei da Educação Brasileira.
·          Lei das Primeiras Letras.
·          Lei do Império.
·          Lei Lancasteriana.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Para Moscovici, coexistiram nas sociedades contemporâneas duas classes distitnas de universos de pensamento:
·         os universos consensuais e os universos reiticados. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
·          Universos reitificados referem-se às atividades cotidianas, onde se encontram os elementos formadores das representações sociais.
·          Universos consensuais e retitificados referem-se ao processo de contrução das representações sociais, que são fundamentalmente construídas a partir de símbolos, mitos e tradições, não havendo, porém, distinção significativa entre eles.
·          Universos reitificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a matériaprima para a construção das representações sociais, que são formadas efetivamente nso universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações sociais.
·          Nos universos consensuais, encontramos o pensamento organizado, erudito, onde circulam as ideias e conceitos científicos, formadores das representações sociais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A sociedade do conhecimento exige um perfil de educador
·          que seja apenas comprometido.
·          tenha uma sólida cultura geral.
·          apenas competente em sua prática.
·          que seja comprometido e competente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Em relação à formação dos professores para atuarem na Educação Básica, é correto afirmar que

·          os profissionais das licenciaturas não saem preparados e nem com interesse para atuar ou mesmo discutir os problemas da Educação Básica.
·          os currículos teóricos e práticos dos cursos de formação de professores estão alinhados com as necessidades da educação básica brasileira.
·          com a gestão democrática, já alcançamos uma padronização na formação de professores em instituições por todo o território nacional.
·          temos um quadro que reflete o aperfeiçoamento da gestão democrática escolar, fator tributário do modelo de formação de professores adotado nos últimos 20 anos
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
Parte superior do formulário
1. Observe o texto abaixo:
  • "[...] todos os investimentos que um grupo deve fazer ao longo do tempo, todo o trabalho necessário para dar a cada membro do grupo - quer se trate de família ou de nação - o sentimento de unidade, de continuidade e de coerência" (Michael Pollak).
    Essa explicação está relacionada ao conceito de
  •  democracia.
  •  exterioridade.
  •  anomia.
  •  identidade coletiva.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Para José Carlos Libâneo, "profissionalismo" significa
  •  uma dinâmica que procura romper com a tradição.
  •  criação de um código ou princípio ético universal.
  •  compromisso com um projeto político democrático.
  •  implementar políticas de valorização do magistério.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que
  •  na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
  •  tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
  •  os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
  •  entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Em relação à formação dos professores para atuarem na Educação Básica, é correto afirmar que
  •  com a gestão democrática, já alcançamos uma padronização na formação de professores em instituições por todo o território nacional.
  •  os profissionais das licenciaturas não saem preparados e nem com interesse para atuar ou mesmo discutir os problemas da Educação Básica.
  •  temos um quadro que reflete o aperfeiçoamento da gestão democrática escolar, fator tributário do modelo de formação de professores adotado nos últimos 20 anos
Resultado final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
Parte superior do formulário
1. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que
·          em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.
·          as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.
·          as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
·          as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Por meio de seus estudos, Eddy realizou uma descrição do início da carreira docente que se tornou clássica.
·         Sobre a terceira etapa desse processo, é correto afirmar que
·          o grupo informal de professores inicia os seus colegas novatos na cultura e no folclore da escola.
·          está ligada à descoberta dos alunos reais, que não correspondem ao esperado pelos professores.
·          constitui-se de uma crença de que os alunos não aprendem, por mais que os novos professores se esforcem.
·          a transição do idealismo para a realidade é marcada pela reunião formal de orientação.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Conforme Hewton, as necessidades relativas aos alunos dizem respeito
·          mais à abordagem dos professores (como profissionais e também como pessoas) que ao ensino.
·          ao tratamento da diversidade, aos problemas de disciplina, ao rendimento e à motivação.
·          a novos planos curriculares (com aperfeiçoamento dos professores) e novos estilos de ensino.
·          às necessidades da instituição na sua globalidade (currículo, alunos, organização e professores).
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Para José Carlos Libâneo, "profissionalismo" significa
·          implementar políticas de valorização do magistério.
·          compromisso com um projeto político democrático.
·          uma dinâmica que procura romper com a tradição.
·          criação de um código ou princípio ético universal.
Resultado final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
Parte superior do formulário
1. Em relação à formação dos professores para atuarem na Educação Básica, é correto afirmar que
  •  temos um quadro que reflete o aperfeiçoamento da gestão democrática escolar, fator tributário do modelo de formação de professores adotado nos últimos 20 anos.
  •  os profissionais das licenciaturas não saem preparados e nem com interesse para atuar ou mesmo discutir os problemas da Educação Básica.
  •  os currículos teóricos e práticos dos cursos de formação de professores estão alinhados com as necessidades da educação básica brasileira.
  •  com a gestão democrática, já alcançamos uma padronização na formação de professores em instituições por todo o território nacional.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O processo de socialização
  •  é uma ação unicamente do grupo, que se encarrega de absorver os elementos sem considerar qualquer das suas características individuais.
  •  é um movimento unicamente do indivíduo, que, diante do grupo disponível, precisa saber se enturmar, criando camaradagem com os colegas.
  •  é um processo linear de incorporação dos valores do grupo de pertencimento: o agente socializado é objeto passivo das condições socializadoras.
 constitui-se da aprendizagem dos valores, crenças e formas de concepção do mundo que são próprios de uma determinada cultura ocupacional.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A atividade investigativa ou pesquisa deve ser percebida
 enquanto espaço de configuração de possibilidades.
  •  como resultante da prática nos períodos de estágio.
  •  apenas como mais uma reflexão sobre a teoria.
  •  apenas como possibilidade de conhecimento da realidade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Qual elemento deve ser levado em consideração para uma formação docente mais qualificadora?
  •  Conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo.
  •  Preparação para lecionar apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem domínio dos objetos de ensino.
  •  Formação prática, dispensando recursos, laboratórios, experiências e domínio de diferentes linguagens.
  •  Ausência de integração permanente e contínua entre teoria e prática desde o início do curso de graduação
Resultado final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
Parte superior do formulário
1. Sobre o conceito de "representações sociais", é correto afirmar que
·          para compreender como a sociedade representa a si própria e ao mundo, precisamos considerar apenas o somatório dos indivíduos.
·          são as representações coletivas que impossibilitam a gradativa socialização e inserção do indivíduo na sociedade, que passa a excluí-lo.
·          as categorias verbais de apreensão e compreensão do mundo não apresentam capacidade para uma correta classificação do mundo natural.
·          as classificações são sistemas de noções hierarquizadas que têm origem nas relações sociais e têm a função de proporcionar a coesão social.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A lei que estabeleceu os parâmetros sob os quais deveriam ser treinados os professores das províncias brasileiras ficou conhecida como
·          Lei Lancasteriana.
·          Lei da Educação Brasileira.
·          Lei do Império.
·          Lei das Primeiras Letras.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Leia o texto abaixo:
·         A afirmação de que "A educação é arte que consiste em fazer a alma voltar-se ao modo mais expedito a si mesma. Não se trata de lhe dar a faculdade de ver, que ela já possui, somente seu órgão não está bem dirigido, não se volta para onde se deve voltar, e isto é o que cumpre corrigir." pertence a
·          Marcelo Rossi.
·          Platão.
·          Tomás de Aquino.
·          Gabriel, o Pensador.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que
·          as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
·          em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.
·          as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.
·          as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuaisParte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Resultado final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
Parte superior do formulário
1. O processo de socialização
  •  é um processo linear de incorporação dos valores do grupo de pertencimento: o agente socializado é objeto passivo das condições socializadoras.
  •  é um movimento unicamente do indivíduo, que, diante do grupo disponível, precisa saber se enturmar, criando camaradagem com os colegas.
  •  é uma ação unicamente do grupo, que se encarrega de absorver os elementos sem considerar qualquer das suas características individuais.
  •  constitui-se da aprendizagem dos valores, crenças e formas de concepção do mundo que são próprios de uma determinada cultura ocupacional. CORRETA
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Para Moscovici, coexistiram nas sociedades contemporâneas duas classes distitnas de universos de pensamento:
  • os universos consensuais e os universos reiticados. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
  •  Universos reitificados referem-se às atividades cotidianas, onde se encontram os elementos formadores das representações sociais.
  •  Universos consensuais e retitificados referem-se ao processo de contrução das representações sociais, que são fundamentalmente construídas a partir de símbolos, mitos e tradições, não havendo, porém, distinção significativa entre eles.
  •  Universos reitificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a matériaprima para a construção das representações sociais, que são formadas efetivamente nso universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações sociais. CORRETA
  •  Nos universos consensuais, encontramos o pensamento organizado, erudito, onde circulam as ideias e conceitos científicos, formadores das representações sociais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Leia o texto abaixo:
  • Qual das etapas da socialização se caracteriza pela forte conotação pessoal, sendo mais direta e importante
    para o indivíduo no processo de integração social?
  •  A socialização secundária.
  •  O imaginário coletivo.
  •  A identidade social.
  •  A socialização primária. CORRETA
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A ação reflexiva envolve
  •  a capacidade de experimentar.
  •  intuição e emoção. CORRETA
  •  técnicas ensinadas ao professor.
  •  uma prática iluminadaParte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Profissão Docente
1. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que
 as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Em relação à formação continuada, é correto afirmar que
 é um processo de escuta, discussão e socialização da prática pedagógica.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Para Moscovici, coexistiram nas sociedades contemporâneas duas classes distitnas de universos de pensamento:
os universos consensuais e os universos reiticados. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
 Universos reitificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a matériaprima para a construção das representações sociais, que são formadas efetivamente nso universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações sociais.
4. Qual elemento deve ser levado em consideração para uma formação docente mais qualificadora?
 Conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo.
Resultado final : 2

PROFISSÃO DOCENTE

1. Sobre o conceito de "representações sociais", é correto afirmar que

·          as classificações são sistemas de noções hierarquizadas que têm origem nas relações sociais e têm a função de proporcionar a coesão social.
·          para compreender como a sociedade representa a si própria e ao mundo, precisamos considerar apenas o somatório dos indivíduos.
·          são as representações coletivas que impossibilitam a gradativa socialização e inserção do indivíduo na sociedade, que passa a excluí-lo.
·          as categorias verbais de apreensão e compreensão do mundo não apresentam capacidade para uma correta classificação do mundo natural.

2. O processo de socialização

·          constitui-se da aprendizagem dos valores, crenças e formas de concepção do mundo que são próprios de uma determinada cultura ocupacional.
·          é um movimento unicamente do indivíduo, que, diante do grupo disponível, precisa saber se enturmar, criando camaradagem com os colegas.
·          é um processo linear de incorporação dos valores do grupo de pertencimento: o agente socializado é objeto passivo das condições socializadoras.
·          é uma ação unicamente do grupo, que se encarrega de absorver os elementos sem considerar qualquer das suas características individuais.

3. Estudiosos dos saberes necessários à prática docente recomendam que a formação inicial deve basear-se

·          na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes e na formação científica, tecnológica, técnica ou artística na respectiva especialidade.
·          apenas na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes.
·          na formação pessoal, social e cultural, científica, tecnológica, técnica, na formação do domínio educacional, no desenvolvimento progressivo das competências docentes, no desenvolvimento das capacidades.
·          apenas na formação científica, tecnológica, técnica ou artística na respectiva especialidade.

4. Leia o texto abaixo:

·         A construção da identidade do profissional docente possui dois aspectos que devem ser levados em consideração ao se reavaliar sua função na sociedade, sendo necessário
·          relacionar os aspectos externo e interno, pois só assim teremos a total dimensão da identidade docente.
·          não discutir a identidade do profissional docente, o que atrasaria a luta por melhores condições de trabalho.
·          ignorar o aspecto interno (o cotidiano escolar) e o imaginário do professorado sobre sua própria profissão.
·          ignorar o aspecto externo, ou seja, o que o conjunto da sociedade pensa sobre o profissional docente
·         Resultado final : 2
PROFISSÃO DOCENTE

1. A concepção que associa a atividade do educador como uma arte está relacionada

·          a Alexandria.
·          à Grécia.
·          a Roma.
·          ao Egito.

2. A lei que estabeleceu os parâmetros sob os quais deveriam ser treinados os professores das províncias brasileiras ficou conhecida como

·          Lei da Educação Brasileira.
·          Lei do Império.
·          Lei Lancasteriana.
·          Lei das Primeiras Letras.

3. Leia o texto abaixo:

·         A afirmação de que "A educação é arte que consiste em fazer a alma voltar-se ao modo mais expedito a si mesma. Não se trata de lhe dar a faculdade de ver, que ela já possui, somente seu órgão não está bem dirigido, não se volta para onde se deve voltar, e isto é o que cumpre corrigir." pertence a
·          Marcelo Rossi.
·          Tomás de Aquino.
·          Platão.
·          Gabriel, o Pensador.

4. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que

·          as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
·          as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
·          em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.
·          as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio

1. O ofício de ensinar exige
·                     a descoberta contínua, incorporando e aplicando novas e mais eficientes habilidades e conhecimentos.
·                     a habilidade de dominar o conhecimento e se relacionar com os alunos.
·                     apenas o domínio do saber sistematizado.
·                     apenas saber ministrar uma boa aula.

2. Para a prática educativa que fundamenta a educação como arte, 
·                     a missão do educador é a de transformar o educando em um artista.
·                     o educador é um cientista, visto que seu objetivo é conhecer o ser humano.
·                     o educador é um técnico cuja ação se baseia no rigoroso conhecimento dos fenômenos educativos.
·                     o educador não é um cientista, visto que seu objetivo não é conhecer o ser humano.

3. Qual elemento deve ser levado em consideração para uma formação docente mais qualificadora?
·                     Preparação para lecionar apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem domínio dos objetos de ensino.
·                     Formação prática, dispensando recursos, laboratórios, experiências e domínio de diferentes linguagens.
·                     Conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo.
·                     Ausência de integração permanente e contínua entre teoria e prática desde o início do curso de graduação.

4. Leia o texto abaixo:                                                                                                                                                                     
·                     Em relação à expansão sem precedentes dos meios de comunicação de massa e sua influência no processo de ensino e aprendizagem e na profissão docente, é correto afirmar que

·                     de um modo geral os professores estão encarando com tranquilidade a chegada das tecnologias de informação, e não parece ter havido um impacto significativo na profissão docente.
·                     conclui-se que, no geral, os profissionais de ensino e as escolas estão atualizando suas informações no cotidiano e, principalmente, o material didático em relação ao uso das tecnologias de informação.
·                     com a Terceira Revolução Industrial houve um descompasso entre escola e informação. Professores e instituições de ensino não conseguiram acompanhar o ritmo dos meios de comunicação.
·                     escolas e professores precisam atualizar-se para acompanhar a chamada "era digital", pois, em breve, haverá a substituição do homem pela máquina e do cérebro pelo computador portátil.