Minha N2
– 17/11/13
Resultado
final : 2
PROFISSÃO
DOCENTE
1. Para Moscovici, coexistiram nas sociedades contemporâneas duas
classes distitnas de universos de pensamento:
·
os universos consensuais e os universos reiticados.
Sobre o assunto, assinale o que for correto.
·
Universos
reitificados referem-se às atividades cotidianas, onde se encontram os
elementos formadores das representações sociais.
·
Universos
reitificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a
matériaprima para a construção das representações sociais, que são formadas
efetivamente nso universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações
sociais.
·
Nos
universos consensuais, encontramos o pensamento organizado, erudito, onde
circulam as ideias e conceitos científicos, formadores das representações
sociais.
·
Universos
consensuais e retitificados referem-se ao processo de contrução das
representações sociais, que são fundamentalmente construídas a partir de
símbolos, mitos e tradições, não havendo, porém, distinção significativa entre
eles.
2. Para José Carlos Libâneo, "profissionalismo" significa
·
implementar
políticas de valorização do magistério.
·
compromisso
com um projeto político democrático.
·
uma
dinâmica que procura romper com a tradição.
·
criação
de um código ou princípio ético universal.
3. Qual elemento deve ser levado em consideração para uma formação
docente mais qualificadora?
·
Conhecimento
das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de
modo autônomo.
·
Preparação
para lecionar apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem domínio dos
objetos de ensino.
·
Formação
prática, dispensando recursos, laboratórios, experiências e domínio de
diferentes linguagens.
·
Ausência
de integração permanente e contínua entre teoria e prática desde o início do
curso de graduação.
4. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é
correto afirmar que
·
as
tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem
contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas
em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada
região.
·
as
tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com
qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio
das imagens e do áudio.
·
as
tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle
delas por parte do professor representa a única forma de se educar com
qualidade nos dias atuais.
·
em
um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os
computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os
professores terão que se adequar
Resultado
final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
1. A lei que estabeleceu os parâmetros sob os quais deveriam ser
treinados os professores das províncias brasileiras ficou conhecida como
·
Lei
da Educação Brasileira.
·
Lei
das Primeiras Letras.
·
Lei
do Império.
·
Lei
Lancasteriana.
2. Para
Moscovici, coexistiram nas sociedades contemporâneas duas classes distitnas de
universos de pensamento:
·
os universos consensuais e os universos reiticados.
Sobre o assunto, assinale o que for correto.
·
Universos
reitificados referem-se às atividades cotidianas, onde se encontram os elementos
formadores das representações sociais.
·
Universos
consensuais e retitificados referem-se ao processo de contrução das
representações sociais, que são fundamentalmente construídas a partir de
símbolos, mitos e tradições, não havendo, porém, distinção significativa entre
eles.
·
Universos
reitificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a
matériaprima para a construção das representações sociais, que são formadas
efetivamente nso universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações
sociais.
·
Nos
universos consensuais, encontramos o pensamento organizado, erudito, onde
circulam as ideias e conceitos científicos, formadores das representações
sociais.
3. A
sociedade do conhecimento exige um perfil de educador
·
que
seja apenas comprometido.
·
tenha
uma sólida cultura geral.
·
apenas
competente em sua prática.
·
que
seja comprometido e competente.
4. Em relação
à formação dos professores para atuarem na Educação Básica, é correto afirmar
que
·
os
profissionais das licenciaturas não saem preparados e nem com interesse para
atuar ou mesmo discutir os problemas da Educação Básica.
·
os
currículos teóricos e práticos dos cursos de formação de professores estão
alinhados com as necessidades da educação básica brasileira.
·
com
a gestão democrática, já alcançamos uma padronização na formação de professores
em instituições por todo o território nacional.
·
temos
um quadro que reflete o aperfeiçoamento da gestão democrática escolar, fator
tributário do modelo de formação de professores adotado nos últimos 20 anos
Resultado
final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
1.
Observe o texto abaixo:
- "[...] todos os investimentos que um
grupo deve fazer ao longo do tempo, todo o trabalho necessário para dar a
cada membro do grupo - quer se trate de família ou de nação - o sentimento
de unidade, de continuidade e de coerência" (Michael Pollak).
Essa explicação está relacionada ao conceito de
- democracia.
- exterioridade.
- anomia.
- identidade
coletiva.
2. Para José
Carlos Libâneo, "profissionalismo" significa
- uma
dinâmica que procura romper com a tradição.
- criação
de um código ou princípio ético universal.
- compromisso
com um projeto político democrático.
- implementar
políticas de valorização do magistério.
3.
Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os
estudos em educação, é correto afirmar que
- na
educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos
acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
- tal
conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a
produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
- os
professores são membros da sociedade e constroem suas representações a
partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados
socialmente
- entender
como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das
representações sociais.
4. Em
relação à formação dos professores para atuarem na Educação Básica, é correto
afirmar que
- com
a gestão democrática, já alcançamos uma padronização na formação de
professores em instituições por todo o território nacional.
- os
profissionais das licenciaturas não saem preparados e nem com interesse
para atuar ou mesmo discutir os problemas da
Educação Básica.
- temos
um quadro que reflete o aperfeiçoamento da gestão democrática escolar,
fator tributário do modelo de formação de professores adotado nos últimos
20 anos
Resultado
final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
1. Sobre a
utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que
·
em um futuro
próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores,
substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que
se adequar.
·
as
tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com
qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio
das imagens e do áudio.
·
as
tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle
delas por parte do professor representa a única forma de se educar com
qualidade nos dias atuais.
·
as
tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem
contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas
em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada
região.
2. Por meio
de seus estudos, Eddy realizou uma descrição do início da carreira docente que
se tornou clássica.
·
Sobre a terceira etapa desse processo, é correto afirmar que
·
o grupo
informal de professores inicia os seus colegas novatos na cultura e no folclore
da escola.
·
está
ligada à descoberta dos alunos reais, que não correspondem ao esperado pelos
professores.
·
constitui-se
de uma crença de que os alunos não aprendem, por mais que os novos professores
se esforcem.
·
a transição
do idealismo para a realidade é marcada pela reunião formal de orientação.
3. Conforme
Hewton, as necessidades relativas aos alunos dizem respeito
·
mais à
abordagem dos professores (como profissionais e também como pessoas) que ao
ensino.
·
ao
tratamento da diversidade, aos problemas de disciplina, ao rendimento e à
motivação.
·
a novos
planos curriculares (com aperfeiçoamento dos professores) e novos estilos de
ensino.
·
às
necessidades da instituição na sua globalidade (currículo, alunos, organização
e professores).
4. Para José
Carlos Libâneo, "profissionalismo" significa
·
implementar
políticas de valorização do magistério.
·
compromisso
com um projeto político democrático.
·
uma dinâmica
que procura romper com a tradição.
·
criação de
um código ou princípio ético universal.
Resultado
final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
1. Em
relação à formação dos professores para atuarem na Educação Básica, é correto
afirmar que
- temos
um quadro que reflete o aperfeiçoamento da gestão democrática escolar,
fator tributário do modelo de formação de professores adotado nos últimos
20 anos.
- os profissionais das licenciaturas não
saem preparados e nem com interesse para atuar ou
mesmo discutir os problemas da Educação Básica.
- os
currículos teóricos e práticos dos cursos de formação de professores estão
alinhados com as necessidades da educação básica brasileira.
- com
a gestão democrática, já alcançamos uma padronização na formação de
professores em instituições por todo o território nacional.
2. O
processo de socialização
- é
uma ação unicamente do grupo, que se encarrega de absorver os elementos
sem considerar qualquer das suas características individuais.
- é
um movimento unicamente do indivíduo, que, diante do grupo disponível,
precisa saber se enturmar, criando camaradagem com os colegas.
- é
um processo linear de incorporação dos valores do grupo de pertencimento:
o agente socializado é objeto passivo das condições socializadoras.
constitui-se
da aprendizagem dos valores, crenças e formas de concepção do mundo que são
próprios de uma determinada cultura ocupacional.
3. A
atividade investigativa ou pesquisa deve ser percebida
enquanto
espaço de configuração de possibilidades.
- como
resultante da prática nos períodos de estágio.
- apenas
como mais uma reflexão sobre a teoria.
- apenas
como possibilidade de conhecimento da realidade.
4. Qual
elemento deve ser levado em consideração para uma formação docente mais
qualificadora?
- Conhecimento das condições de trabalho e
carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo.
- Preparação
para lecionar apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem domínio
dos objetos de ensino.
- Formação
prática, dispensando recursos, laboratórios, experiências e domínio de
diferentes linguagens.
- Ausência
de integração permanente e contínua entre teoria e prática desde o início
do curso de graduação
Resultado
final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
1. Sobre o
conceito de "representações sociais", é correto afirmar que
·
para
compreender como a sociedade representa a si própria e ao mundo, precisamos
considerar apenas o somatório dos indivíduos.
·
são
as representações coletivas que impossibilitam a gradativa socialização e
inserção do indivíduo na sociedade, que passa a excluí-lo.
·
as
categorias verbais de apreensão e compreensão do mundo não apresentam
capacidade para uma correta classificação do mundo natural.
·
as
classificações são sistemas de noções hierarquizadas que têm origem nas
relações sociais e têm a função de proporcionar a coesão social.
2. A lei que
estabeleceu os parâmetros sob os quais deveriam ser treinados os professores
das províncias brasileiras ficou conhecida como
·
Lei
Lancasteriana.
·
Lei
da Educação Brasileira.
·
Lei
do Império.
·
Lei
das Primeiras Letras.
3. Leia o
texto abaixo:
·
A afirmação de que "A educação é arte que
consiste em fazer a alma voltar-se ao modo mais expedito a si mesma. Não se
trata de lhe dar a faculdade de ver, que ela já possui, somente seu órgão não
está bem dirigido, não se volta para onde se deve voltar, e isto é o que cumpre
corrigir." pertence a
·
Marcelo
Rossi.
·
Platão.
·
Tomás
de Aquino.
·
Gabriel,
o Pensador.
4. Sobre a utilização
das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que
·
as
tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem
contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas
em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada
região.
·
em
um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os
computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os
professores terão que se adequar.
·
as
tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com
qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio
das imagens e do áudio.
·
as
tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle
delas por parte do professor representa a única forma de se educar com
qualidade nos dias atuais
Resultado
final : 2
PROFISSÃO DOCENTE
1. O
processo de socialização
- é
um processo linear de incorporação dos valores do grupo de pertencimento:
o agente socializado é objeto passivo das condições socializadoras.
- é
um movimento unicamente do indivíduo, que, diante do grupo disponível,
precisa saber se enturmar, criando camaradagem com os colegas.
- é
uma ação unicamente do grupo, que se encarrega de absorver os elementos
sem considerar qualquer das suas características individuais.
- constitui-se
da aprendizagem dos valores, crenças e formas de concepção do mundo que são próprios de uma determinada
cultura ocupacional. CORRETA
2. Para
Moscovici, coexistiram nas sociedades contemporâneas duas classes distitnas de
universos de pensamento:
- os universos consensuais e os
universos reiticados. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
- Universos
reitificados referem-se às atividades cotidianas, onde se encontram os
elementos formadores das representações sociais.
- Universos
consensuais e retitificados referem-se ao processo de contrução das
representações sociais, que são fundamentalmente construídas a partir de
símbolos, mitos e tradições, não havendo, porém, distinção significativa
entre eles.
- Universos
reitificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a matériaprima para a construção das
representações sociais, que são formadas
efetivamente nso universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações sociais. CORRETA
- Nos
universos consensuais, encontramos o pensamento organizado, erudito, onde
circulam as ideias e conceitos científicos, formadores das representações
sociais.
3. Leia
o texto abaixo:
- Qual das etapas da socialização se
caracteriza pela forte conotação pessoal, sendo mais direta e importante
para o indivíduo no processo de integração social?
- A
socialização secundária.
- O
imaginário coletivo.
- A
identidade social.
- A
socialização primária. CORRETA
4. A
ação reflexiva envolve
- a
capacidade de experimentar.
- intuição
e emoção. CORRETA
- técnicas
ensinadas ao professor.
- uma
prática iluminada
Profissão Docente
1. Sobre a utilização das
tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que
as
tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem
contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas
em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada
região.
2. Em relação à formação
continuada, é correto afirmar que
é
um processo de escuta, discussão e socialização da prática pedagógica.
3. Para Moscovici,
coexistiram nas sociedades contemporâneas duas classes distitnas de universos
de pensamento:
os universos
consensuais e os universos reiticados. Sobre o assunto, assinale o que for
correto.
Universos
reitificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a
matériaprima para a construção das representações sociais, que são formadas
efetivamente nso universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações
sociais.
4. Qual elemento deve ser
levado em consideração para uma formação docente mais qualificadora?
Conhecimento
das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de
modo autônomo.
Resultado final : 2
Essa explicação está relacionada ao conceito de
para o indivíduo no processo de integração social?
PROFISSÃO DOCENTE
1.
O ofício de ensinar exige
·
a
descoberta contínua, incorporando e aplicando novas e mais eficientes
habilidades e conhecimentos.
·
a
habilidade de dominar o conhecimento e se relacionar com os alunos.
·
apenas
o domínio do saber sistematizado.
·
apenas
saber ministrar uma boa aula.
2.
Para a prática educativa que fundamenta a educação como arte,
·
a
missão do educador é a de transformar o educando em um artista.
·
o
educador é um cientista, visto que seu objetivo é conhecer o ser humano.
·
o
educador é um técnico cuja ação se baseia no rigoroso conhecimento dos
fenômenos educativos.
·
o
educador não é um cientista, visto que seu objetivo não é conhecer o ser
humano.
3.
Qual elemento deve ser levado em consideração para uma formação docente mais
qualificadora?
·
Preparação
para lecionar apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem domínio dos
objetos de ensino.
·
Formação
prática, dispensando recursos, laboratórios, experiências e domínio de
diferentes linguagens.
·
Conhecimento
das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de
modo autônomo.
·
Ausência
de integração permanente e contínua entre teoria e prática desde o início do
curso de graduação.
4.
Leia o texto abaixo:
·
Em relação à expansão sem precedentes dos meios de
comunicação de massa e sua influência no processo de ensino e aprendizagem e na
profissão docente, é correto afirmar que
·
de
um modo geral os professores estão encarando com tranquilidade a chegada das
tecnologias de informação, e não parece ter havido um impacto significativo na
profissão docente.
·
conclui-se
que, no geral, os profissionais de ensino e as escolas estão atualizando suas
informações no cotidiano e, principalmente, o material didático em relação ao
uso das tecnologias de informação.
·
com
a Terceira Revolução Industrial houve um descompasso entre escola e informação.
Professores e instituições de ensino não
conseguiram acompanhar o ritmo dos meios de comunicação.
·
escolas
e professores precisam atualizar-se para acompanhar a chamada "era
digital", pois, em breve, haverá a substituição do homem pela máquina e do
cérebro pelo computador portátil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário