(Resposta do Grupo Pedagogia Online)
Fale sobre a escola e as relações humanas.
É uma escola preocupada c/a
integração social, c/ aspectos ligados à criatividade e motivação e c/ grupos
informais existentes. Tem que ter uma cultura de confraternização e dinâmicas
integradoras dos grupos.
Na escola o gestor coordena o
processo cooperativo e participativo de planejamento. Descreva as ações que o gestor deve implementar com relação
ao Projeto Pedagógico da escola?
Os gestores precisam
trabalhar com os professores a concepção da escola que desejam implementar e,
de acordo com essa concepção, como se definirá o PPE e o trabalho pedagógico de
todos os profissionais da educação. Compete discutir, e implementar formas de
avaliação.
Fale sobre escola e as relações
humanas:
É uma escola preocupada com a integração
social, com aspectos ligados à criatividade e motivação e com os grupos
informais existentes. Tem que ter uma cultura de confraternização e dinâmicas
integradoras dos grupos.-
Quais são as teorias
tradicionais da gestão?
: Administração cientifica (Taylor); Teoria
clássica da administração (Fayol) e Elton Mayo e a Escola de Relações Humanas,
por fim as teorias X e Y de Mc GREGOR
Qual relação a ser estabelecida
entre o contexto social e econômico a atualidade e a gestão da educação.
: Configura-se em um contexto mundial que penetra na vida
das pessoas através da tecnologia e meio de comunicação em suas formas
evoluídas e envolvendo as pessoas. Sempre que há mudanças na sociedade e
em suas bases econômicas, sociais e tecnológicas passam a ser exibidas novas
atribuições na escola. A escola e sua gestão estão inseridas na sociedade
global refletindo os impactos e exigindo novos conteúdos de formação de
organização de gestão da educação dando um novo significado a pratica da administração
da educação.
Explique a responsabilidade sobre a
gestão da educação dentro do contesto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais,
culturais e tecnológicas.
As políticas e a Gestão da Educação
no Brasil, caracteriza políticas do governo, a importância dessa disciplina é
justificada pelo seu compromisso e formação do cidadão. Vários desafios são
colocados p/sociedade, uma vez que o contexto educacional é mediado pelo
contexto político, econômico, social e cultural. É necessária as condições de
oferta de ensino de qualidade, organização do trabalho escolar compatível c/os
objetivos educativos da instituição, há necessidade de formação de professores
que vão trabalhar com esses alunos no sentido de devolver a sociedade um novo
cidadão mais completo e lúcido, mais em condição de atuar na sociedade
contribuindo para o seu enriquecimento. São necessários mecanismos de
informação e da comunicação entre todos os segmentos da escola; gestão
democrática; participativa incluindo condições administrativas, financeiras e
pedagógicas, participação de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços
educativos.
Explique o termo gestor na visão
atual.
Gestor é aquele que administra, toma
decisões, organiza, dirige e zela pelo bom andamento seja de uma escola ou
organização.
Uma das tarefas do gestor é prover
condições para o fluxo comunicacional, se realize de modo efetivo na escola. Como a
mensagem pode ser transmitida para atingir seus objetivos?
A mensagem pode ser transmitida
de várias formas como: panfletos, cartazes, circulares, avisos, sistema de som
ou vídeo, conversa direta, entre outros
No texto " A escola como instituição aprendente: a busca da
qualidade da educação " Eloisa da S.G. de Oliveira e outros citam o quadro
comparativo entre a escola que ensina e a escola como instituição
aprendente, elaborado por Heloisa Luck (1990, 1995 e nesse quadro,
como aparece o papel do diretor.
O papel do diretor é de dar igualdade
de condições para o acesso e a permanência do aluno na escola, uma gestão
democrática do ensino e a garantia do padrão de qualidade.
O supervisor Educacional é o profissional que luta contra uma avalanche
de tarefas rotineiras e burocráticas, que impede muitas vezes de exercer sua atividade
principal - o pedagogico. Cite no minimo duas atribuições desse
profissional relacionadas ao pedagogico da escola. Pg 174
Esse profissional que faz parte da
equipe técnicxa-pedagógica da escola. Tem por funções substituir professores em
sala de aula, fiscalizar a realização de provas, ministrar aulas de recuperação
ou cuidar da disciplina na escola, preencher fichas e planilhas entre outras.
O diretor da escola é responsável pela articulação do processo decisório
da instituição escolar como: projetar, planejar, organizar, controlar elaborar,
responsabilizar-se, decidir e avaliar. Cite no minimo duas atribuições do
diretor elencadas por Eloisa de S.G. de Oliveira.
1-Coordenar a execução
do projeto político-pedagógico da escola, acompanhando as ações nos diferentes
setores pedagógicos e administrativos.
2-Participar das
questões referentes aos aspectos pedagógicos da escola, conjugando-os com os
administrativos.
3-Representar a escola
junto aos órgãos oficiais, associações de classe, pais e comunidade em geral.
4-Administrar os
recursos humanos, financeiros e materiais, obedecendo a legislação compatível.
5-Elaborar a proposta de
previsão orçamentária e tributária da escola.
6-Assegurar o
cumprimento dos dispositivos legalmente estabelecidos, de acordo com o sistema
de ensino a que a escola pertence.
Qual o papel que exerce na escola o projeto politico pedagogico? Pg 92-
Primeiramente unir sujeitos para as
tarefas com objetivos em comum, O EXERCICIO DE RESPONDABILIDADE COLETIVA,
CRIATIVA E AUTONOMIA DA ESCOLA. Ele é compreendido como o plano global da
instituição ou o projeto educativo, um instrumento teórico-metodológico, cuja
finalidade é contribuir para a organização do conhecimento escolar. Sua
construção deve articular todos os participes da realidade escolar (corpo
docente, discente, comunidade), de forma que estes pensem, com base na própria
realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, sua autonomia, os objetivos
das ações desenvolvidas e a maneira de operacionalizá-las de forma mais
política, crítica e criativa.
Qual a importância da construção do Projeto político Pedagógico para a
escola? (pag. 83)
É na construção do Projeto Político Pedagógico que a
todos os envolvidos com a escola, direção, professores e comunidade podem
discutir a realidade da escola e quais suas necessidades, e é através dessas
necessidades que cada escola tem em particular que é feito o PPP, com o
objetivo de desenvolver ações que possam colaborar com o crescimento da escola.
Quando uma escola faz uso de um bom PPP ela evita cair em uma rotina
improdutiva, melhora a qualidade do seu ensino entre outras coisas.
Cite
quatro características de um diretor capaz de exercer liderança educacional. *
1 o diretor faz parte técnico-pedagógica da escola atuando em uma posição
intermediaria entre as agencias de formação de educadores os próprios docentes
e os alunos atuando efetivamente na formação continuada dos primeiros e na
aprendizagens dos últimos. 2 supervisão/orientação pedagógica ...esta
ação supervisora do diretor não tem o sentido de dirigismo autoritarismo ou
imposição mas sim de visão do todo, do processo. nela esta incluída a
coordenação da avaliação institucional da escola.
3 administração ....aqui ficam situadas as competências mais diretamente ligadas
á estrutura administrativa da instituição escolar associada, por exemplo, a
implementação de políticas educacionais á documentação e ás rotinas
administrativas , entre outras
Outra resposta - O diretor que exerce liderança educacional é aquele que está em
contato permanente com os docentes, é visto todos os dias pelos
professores, alunos e pais, faz com que sua equipe sinta que tem poder para
realizar e transformar e vai além do gerenciamento, colocando as pessoas em
primeiro lugar.
A
autonomia está sempre associada a ideia de liberdade, que é um principio
constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do
ato pedagógico. Ela está ligada também a temática da democracia, da
independência e da participação. Qual o papel da autonomia referente a escola e
família?***
A autonomia está sempre associada à ideia de
liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem
parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à
liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da
participação.
Na escola
o gestor coordena o processo cooperativo e participativo de planejamento.
Descreva as ações que o gestor deve implementar com relação ao Projeto
Pedagógico da escola? (pag. 59)
-os gestores precisam trabalhar com os professores a
concepção da escola que desejam implementar e, de acordo com essa concepção,
como se definira o PPE e o trabalho pedagógico de todos os profissionais da
educação.Compete discutir, e implementar formas de avaliação.
A
gestão democrática da escola implica que a comunidade, os usuários da escola,
sejam os seus dirigentes e gestores e não apenas os seus fiscalizadores ou
meros receptores dos serviços educacionais. Na gestão democrática, pais,
alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo
projeto da
escola.”
(GADOTTI, 2009,
p.
2)resp - espera-se que o Projeto Pedagógico seja um processo reflexivo, em que
os diferentes atores envolvidos coloquem as suas experiências profissionais e
pessoais, tendo como ponto de partida e ponto de chega-da a aprendizagem do
aluno.
Explique o
papel da avaliação institucional na deflagração das mudanças necessárias
na
instituição e o papel do gestor nesse processo?
A avaliação institucional tem como principal objetivo identificar
como está o andamento da instituição, quais suas necessidades, qual a qualidade
do seu ensino, sua estrutura, e seus objetivos para o futuro. É através da
avaliação institucional que evitamos que a instituição escolar caia em uma
rotina e deixe de evoluir.
Quando se faz uma avaliação institucional eficiente e sincera é
possível ver os pontos fortes e fracos da escola com relação a sociedade e
pensar nas mudanças necessárias.
O principal papel do gestor nesse processo e mostrar a importância
que a avaliação tem para a melhoria da instituição e incentivar que todos os
envolvidos nesse processo deem o devido valor e participem da melhor maneira
possível.
A equipe técnico-pedagógico é
responsável pela articulação do sistema de avaliação que engloba a avaliação da
aprendizagem e a avaliação institucional (interna e externa). Que papel
desempenha a avaliação institucional?***pag 92
a avaliação institucional é muito importante para que ocorram
mudanças nas instituições escolares, ou seja, ela promove condições para que a
instituição possa identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e
possa explicar suas politicas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro.
A gestão
escolar pode assumir várias modalidades dentre elas a Gestão Tradicional e
a Gestão
Participativa ou colegiada. Escreva sobre cada uma delas.
Na Gestão Tradicional, o diretor detém todo o poder,
sendo o único a decidir e tendo a palavra final para resolver ou modificar as
coisas dentro da escola. Na Gestão Participativa, o poder não é tirado do
diretor, mas abre para que os alunos possam participar, dando a eles
responsabilidades, novos modos de olhar para a situação, dever de refletir
sobre assuntos e o sentimento de poder fazer a diferença.
De acordo
com a autora Eloíza S.G.de Oliveira a comunicação constitui-se em um recurso
estratégico para revigorar a cultural
organizacional. Qual a importância da comunicação para revigorar a cultura
institucional?
A comunicação é muito importante pois aumenta a
participação do grupo, possibilita as discussões para a solução de conflitos,
permite o compartilhamento de nossos valores e também a administração
democrática do conhecimento.
A Educação é um
fenômeno próprio dos seres humanos que inicia com um processo
de
transformação da natureza, criando um mundo humano, o mundo da cultura."
(SAVIANI,
1991). A partir desta afirmação explique o que significa a produção do "trabalho
material" e trabalho "não-material" produzido pelo
homem.*** pag 11
O trabalho não material refere-se a significação dada ao trabalho material; são as ideias, valores, hábitos, atitudes e teorias e inclui aspectos de conhecimento como ciências, ética e artes; o trabalho material é a produção de objetos e bens materiais, que servem para a garantia da existência humana como transformação de objetos em ferramentas, transformação dos alimentos.
O trabalho não material refere-se a significação dada ao trabalho material; são as ideias, valores, hábitos, atitudes e teorias e inclui aspectos de conhecimento como ciências, ética e artes; o trabalho material é a produção de objetos e bens materiais, que servem para a garantia da existência humana como transformação de objetos em ferramentas, transformação dos alimentos.
porque não tem concerto. A educação é aquela que
forma ou deforma o ser humano.
Existem
alguns valores de fundamental importância para a educação na atualidade,
eleja 5
valores e justifique sua escolha..
Diálogo – valor enquanto troca de idéias, compreensões, troca de
experiências que possibilitam a consciência coletiva, que possibilita superar o
individualismo, superar bloqueios e os escudos que as pessoas colocam se
defendendo. Capacidade de
convivência – valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em
comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim em todos os
lugares onde se concentram pessoas de modo a garantir uma convivência
harmoniosa. Respeito mútuo – valor que leva alguém a tratar com
outro alguém com grande atenção, consideração e muito respeito.
Tolerância - valor que manifesta nos outros maneira de pensar,
de agir e de sentir diferentes ou mesmos opostos a nossa. Igualdade de
direitos – valor onde todos os homens são submetidos a lei e gozam dos
mesmos direitos e obrigações.
Explique
as implicações que a vertente ecológica da Psicologia traz para a escola e
suas
relações.
A psicologia Descritiva e Explanatória é
conhecida como "ecológica” e enfatiza a importância de se estudarem os
meios ambientes nos quais o ser humano se comporta; isso traz para escola uma
relação mais próxima com o meio ambiente e o comportamento humano. Na
perspectiva da psicologia ecológica a aprendizagem do aluno vai muito além do
que é ensinado na sala de aula, é preciso considerar todo o contexto que cerca
os alunos. Esse contexto envolve muitas coisas, a própria escola, a família e o
grupo dos amigos. Para essa vertente a aquisição de novas capacidades e
conhecimentos por parte dos alunos vai depender do significado e da intenção
que essas atividades tem para esse aluno e também é importante o papel que os
participantes (família, professor, gestor e etc.) vão desempenhar no aprendizado
desse aluno.
O que significa “competências da área de gestão”?
As competências na área de gestão estão relacionadas
à orientação e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico às novas
legislações, coordenação da avaliação institucional da escola,
escrituração, vida escolar do aluno, lotação de professores e coordenadores,
implementação do Censo Escolar, entre outros.
Como os
gestores podem utilizar a avaliação de sistema educacionais para melhorar
os
processos da escola?
A avaliação
de sistemas de ensinos educacionais buscam avaliar o processo
educacional, pois ele avalia o desempenho do aluno e o nível
da instituição escolar, e através desses resultados, o gestor poderá
diagnosticar os problemas e tentar resolvê-los, melhorando assim a qualidade de
ensino na sua escola.
Explique o
termo gestor na visão atual.
Gestor é aquele que
administra, toma decisões, organiza, dirige e zela pelo bom andamento seja de
uma escola ou organização.
Uma das
tarefas do gestor é prover condições para o fluxo comunicacional, se realize de
modo efetivo na escola. Como a mensagem pode ser transmitida para atingir seus
objetivos?
A mensagem pode
ser transmitida de várias formas como: panfletos, cartazes, circulares, avisos,
sistema de som ou vídeo, conversa direta, entre outros.
Objetivos,conteúdos, as orientações
básicas e os critérios de avaliação são passos importantes citados por Ralph
Tyler para a elaboração de Projetos Curriculares. Cite as quatro perguntas que
o autor propõe elaborar qualquer currículo ou plano de ensino se forem
respondidas adequadamente.
Que objetivos educacionais a escola deve
procurar atingir? Que experiências educacionais podem ser oferecidas para que
os propósitos sejam atingidos? Como organizar efetivamente essas experiências educacionais?
Como ter certeza de que os objetivos estão sendo alcançados?
Cite as
3 funções maiores do gestor escolar explicando-as.
Participação na cadeia de formação – O diretor
faz parte da equipe técnico-pedagógico da escola, atuando em uma posição
intermediária entre as agências de formação de educadores.
Supervisão orientação pedagógica – sem assumir as
funções destes outros participantes da equipe técnico-pedagógico da escola, o
gestor escolar atua nesta direção sem uma visão prescritiva, mas na visão
colaborativa.
Administração – são situadas as competências mais diretamente ligadas a
estrutura administrativa da escola.
Planejar, organizar e executar. O gestor deve
planejar maneiras de melhorar o ambiente escolar, organizar os funcionários em
cada tarefa determinada, executar as tarefas determinadas para que a escola
atinja seus objetivos.
A liderança é um atributo
importante na atuação do gestor escolar. A partir desta afirmação relacione cinco atitudes que demonstram a atuação
de um líder
- Assumir a competência primordial da escola: educar,
ensinar/aprender.
- Lutar pela valorização dos profissionais da
educação.
- Entender que os alunos provenientes das classes
populares também possuem uma rica experiência e são possuidores de
diferentes saberes.
- Definir a política global da escola por meio do
PPP, contando com a participação de todos.
- Fortalecer as relações entre as escolas e
Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Delegacias, Coordenadorias
Regionais e Instituições de Ensino Superior.
A partir dos estudos feitos sobre gestão
participativa elabore uma situação problema
que tenha
como foco o papel da organização escolar no mundo globalizado, considerando
a formação
da cidadania
A escola precisa está organizada, ter uma meta, um
objetivo,um horizonte a ser alcançado de forma que transponha ,vá além do
universo ideal da cidadania que a teoria vinculadas a organização do espaço
escolar, cidadania, qualidade de ensino, gestão democrática,,entre outros faça
parte da rotina diária da escola e daqueles que são sujeitos no espaço escolar
É importante refletir que não é somente o papel da escola (educação),buscar
mecanismo que propiciem ideais democráticos que conduzem a uma sociedade mais
justa, solidária e humana.
Apresente quais foram as criticas feitas a Taylor.
Taylor tinha um enfoque mecanicista do homem, ou
seja, o via como máquina; explorava trabalhadores, pois a administração
científica contribui para legitimar a exploração dos trabalhadores e enfatiza
os interesses dos patrões; superespecialização do trabalhador, tornando o
serviço monótono e repetitivo e uma abordagem fechada, desconhecendo o ambiente
da empresa e as influências que ele tem sobre o processo de produção.
Cite 3 formas efetivas de participação coletiva em uma
gestão escolar.
Respeitar o aluno; dar espaço físico aos professores e alunos; preparar aulas com
força de vontade e competência.
Pois é preciso proporcionar um melhor conhecimento
dos objetivos e metas, e favorecer uma aproximação maior entre alunos, pais e
professores através do conselho escolar de classe e associação de pais e
mestres.
Conceitue “Escola Democrática” a partir da idéia de
construção coletiva do Projeto Político
Pedagógico.
Numa escola democrática, a construção do PPP se dá coletivamente, respeitando as idéias e valores de cada um, onde se encontra em permanente desenvolvimento e processo de atualizações contínuas, não se restringindo a discussões e reflexões, mas sim, colocando em pratica o plano de ação coletiva e avaliando os resultados.
Numa escola democrática, a construção do PPP se dá coletivamente, respeitando as idéias e valores de cada um, onde se encontra em permanente desenvolvimento e processo de atualizações contínuas, não se restringindo a discussões e reflexões, mas sim, colocando em pratica o plano de ação coletiva e avaliando os resultados.
Defina gestão e administração conforme o material estudado.
O primeiro termo (gerere) tem o sentido de governar,
conduzir, dirigir. O segundo termo
(administrare), tem um significado mais
restrito – gerir um bem, defendendo os interesses daquele que o possui –
constituindo-se em uma aplicação do gerir. Para outros autores, como Wittmann e
Franco, no entanto “como uma instância inerente à prática educativa, que
abrange o conjunto de normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de
um lado, o significado ou o sentido histórico do que se faz e, de
outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização. A
administração da educação engloba as políticas, o planejamento, a gestão e a
avaliação da educação.”
Explique com suas palavras o que
significa gestão escolar.
Quando falamos em gestão escolar trata-se, numa
visão atual, do conjunto de funções desempenhadas pelos “atores institucionais”
da escola (ou seja, toda a comunidade escolar), com diferentes graus de
complexidade e responsabilidade, coordenadas pela equipe técnico-pedagógica,
encabeçada pelo diretor da escola. Já fica claro, portanto, que desvinculamos
da Figura do diretor da escola todas as características de autoridade máxima,
unipessoalidade, centralização, linha hierárquica, ênfase e relevo único – e às
vezes onipotência – que lhe eram atribuídas há alguns anos
(em especial na década De 70).
Gestão do movimento, focar o grupo e evitar saturação são
alguns elementos de uma organização
segundo o foco da gestão de conteúdos. Explique-os.
A gestão do movimento refere-se à capacidade do
professor de organizar e dirigir as atividades na sala de aula, como: não
interromper subitamente uma atividade e começar outra, não deixar atividades
“penduradas”, não “saltar” de uma atividade para outra sem ter uma
continuidade, evitar a lentidão com excesso de discursos, explicações,
detalhes,etc. Focar o grupo é manter o grupo concentrado durante uma
atividade, usando estratégias e técnicas como oferecer oportunidades iguais de
respostas aos alunos, criar um sentimento de responsabilidade e prender a
atenção por meio da entonação da voz, olhar e gestos. Para se evitar a
saturação, o professor deve saber reestruturar o planejamento se for
necessário, oferecer atividades variadas e estimulantes que envolvam os alunos
e quebrem a rotina escolar.
O que é um paradigma?
Kuhn (1992) afirmou que paradigmas são “realizações
reconhecidas durante algum tempo por uma comunidade científica específica,
proporcionando os fundamentos para sua prática posterior.”. Não é, portanto, um
simples modelo, mas uma explicação da realidade em constante reformulação,
buscando fazê-lo de forma cada vez mais clara e completa. É a evolução
histórica de paradigmas que faz a Ciência evoluir.
Quais as transformações
necessárias para a atuação da escola na
construção da cidadania dos agentes que nela
atuam?
Somente numa
escola onde se pratique e viva a gestão democrática é possível se formar
para a cidadania, pois há a participação de todos, com idéias, sugestões,
críticas, sendo possível se trabalhar as necessidades da comunidade com
ética e moral, assumindo responsabilidades de desafios, dando qualidade na formação
dos alunos e assim formando pessoas preparadas para a vida.
Quais as características de um
processo formativo que considere a complexidade da educação brasileira e a realidade social vigente.
Educação brasileira é fruto de todo um contexto histórico;
transformações ocorridas pelas necessidades políticas econômicas e sociais no
momento que todo o ocorrido na educação teve razão de ser. Hoje a complexidade
da educação brasileira escolar publicas principalmente no ensino fundamental e
médio, é a violência e o bullyg que é praticada pelos responsáveis do alunos
que estão preocupados com a segurança .A falta de professores no ensino publico
por causa desse problema faz com que se contratem professores ma preparados.
Quais as diferenças entre Taylor
e Faeyoul?
Taylor Abordagem analítica e concreta e Fayoul
abordagem anatômica e estrutural.
Quais as medidas que você, como
gestor, tomaria para tornar uma escola democrática?
A participação de todos é essencial para
tornar uma escola democrática, a escola precisa ser encarada como uma
comunidade educativa que mobiliza atos sociais em torno de um projeto comum. É
importante a participação de toda a comunidade escolar nos projetos da escola,
como desenvolver teatros, eventos culturais, esportivos, pois isso vai gerar um
clima de proximidade e confiança entre a comunidade e a escola.
Quais características permitem
afirmar que a escola é uma organização similar a uma empresa?
Tem objetivos comuns, o trabalho é divido por
funções, há uma integração, onde todos tem responsabilidades e existe um
esforço para que os objetivos comuns sejam atingidos.
Quais os desafios a que é
chamada a escola considerando as atuais
condições do mundo do
trabalho globalizado?
Armar um sistema educacional para toda a vida do
aluno, que os coloque em contato com o contínuo aumento dos conhecimentos, das
fontes de informação e das transformações atuais, sendo
assim um passaporte que o capacite à cidadania e ao
mundo do trabalho.
Quais são as ações que
desencadeiam uma ampliação horizontal e vertical dos valores de democracia dentro da escola?
Os gestores
precisam trabalhar com os professores a concepção das escolas que desejam
implementar e de acordo com a concepção como definirá o projeto pedagógico da
escola e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.A instalação de um
clima favorável ao trabalho é a aprendizagem, a redução da dependência
vertical, com a construção da autonomia e a ampliação da integração horizontal,
pela participação.
Qual a real importância da
participação coletiva no direcionamento dos destinos de uma escola?
Trabalhar coletivamente para defender e ampliar a
democracia, formar por meio de conteúdos não materiais, preparar todos os
indivíduos para exercer a cidadania, favorecer o crescimento dos indivíduos
como cidadãos e o crescimento da sociedade enquanto sociedade
democrática, fazer da escola publica um valor nacional.
Qual o papel da autonomia
referente a escola e família?
A autonomia está sempre associada à ideia de
liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem
parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a
autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da
independência e da participação.
Relacione e explique 10 características
de um bom professor.
O bom professor não significa apenas ter capacidade
de transferir conhecimentos, é necessário também: =>1) ter uma postura
reflexiva, =>2) ter capacidade de observação, =>3) Deve aprender também
com os outros, =>4) organizar situações de aprendizagem, =>5) Inovar,
=>6) trabalhar em equipe, =>7) informar e envolver os pais,=> 8)
utilizar novas tecnologias, =>9) administrar sua formação continuada,
=>10) envolver os alunos em suas aprendizagens.
Segundo os estudos mais recentes
responda. O que faz de um estabelecimento de ensino uma escola de qualidade?
Faz-se por meio da participação de toda equipe
escolar, definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos os profissionais
com intuito de promover a aprendizagem continua dos alunos. Discutir e
implementar formas de avaliação, obter um diagnostico que responda às
necessidades de cada aluno para que avaliação seja para reforçar os pontos
fracos e se necessários corrigir seus rumos.que efetivamente consiga que os
alunos aprendam mesmo o que são desprivilegiados socialmente.
Uma escola de qualidade tem como principio a ser
cumprido, uma educação comprometida com os domínios de conteúdos que habilitem
ao mundo do trabalho, comprometido com a sabedoria de viver em sociedade
respeitando as diferenças, comprometida com a construção de um mundo mais justo
e humano para todos independentemente de raça, cor, credo, ou opção de vida. A
gestão da educação na atualidade necessita ser compreendida a partir dos
impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
Segundo Taylor o que é a
Administração Cientifica
A administração é uma ciência que não encerra,
necessariamente, invenção, nem descobertas de fatos novos ou surpreendentes.
Consiste, entretanto, em certa combinação de elementos que não fora antes
realizada, isto é, conhecimentos coletados, analisados, agrupados e
classificados, para efeito de leis e normas que constituem uma ciência, seguida
de completa mudança na atitude mental dos trabalhadores e da direção, quer
reciprocamente, quer nas respectivas atribuições e responsabilidades... (1962,
p. 126).
Fica claro que, neste enfoque, a improvisação dá
origem ao planejamento e o empirismo, à ciência. O objetivo desta forma de
administração seria contemplar a identidade de interesses entre patrão e
empregado (o máximo de prosperidade), conjugando o baixo custo da produção,
desejado pelo empregador, aos altos salários, anseio dos empregados.
Sobre a função gestora da
escola, Escaméz e Gil(2003) falam sobre 3 grupos de habilidades no âmbito cognitivo, no âmbito
avaliativo-afetivo e âmbito comportamental. Explique-as.
No âmbito cognitivo, a escola tem a capacidade de
avaliar a analisar suas ações, compreender que essas ações repercutem sobre o
mundo e sobre os outros, afetando o futuro. No âmbito avaliativo-afetivo, a
escola tem capacidade de domínio sobre si mesma, assumindo as conseqüências
sobre suas decisões, resistindo às pressões internas e externas,
comprometendo-se em construir um mundo melhor. No âmbito comportamental, a
escola tem a capacidade de realizar na comunidade, com os meios disponíveis, as
ações pretendidas.
Explique os princípios da Organização Racional do Trabalho,
segundo Taylor. pag 7
Para Taylor, era preciso seguir alguns princípios para
ter um bom rendimento no trabalho, para isso ele fez a organização racional do
trabalho, cujo os princípios eram os seguintes: =>- Dar ao trabalhador uma
atividade compatível com seu perfil e aptidão; => - Estabelecer um tempo
para as atividades serem realizadas; => Remuneração do trabalhador
equivalente com a produção desse trabalhador, estabelecendo prêmios para os
melhores; => - Dividir as tarefas em etapas, de modo que cada um tenha uma
única função aumentando a eficiência na produção; => - Padronizar a forma de
realizar as tarefas e impor isso aos trabalhadores; => Estabelecer boas condições de trabalho, visto
que só assim o trabalhador conseguirá ter um bom rendimento.
O que é burocracia?
Na linguagem corrente, é a lentidão no
processo administrativo, e na sua origem era a adequação dos meios aos fins
para se alcançar com a máxima eficiência os objetivos de uma organização.
Descreva os
componentes da cultura escolar.
Valores, crenças e pressupostos, relação teórica pratica ,os significados no ensino, na escola e o aprendizado dos alunos Cultura escolar é tudo como se dão as coisas no interior da escola.
Valores, crenças e pressupostos, relação teórica pratica ,os significados no ensino, na escola e o aprendizado dos alunos Cultura escolar é tudo como se dão as coisas no interior da escola.
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