Prova
N1-1
O que
significa a expressão “a educação é socialmente determinada”.
Significa que a
prática educativa (objetivos e conteúdos principalmente) são determinados pelas
exigências políticas, sociais e ideológicas, e o papel da educação está
implicado nas formas que as relações sociais vão assumindo, de acordo com a
ação dos homens.
Significa que a
prática educativa, e especialmente os objetivos, os conteúdos de ensino e a
prática docente, estão determinadas pelas exigências políticas, sociais e
ideológicas.
Quais são as duas grandes mudanças que diferenciam os seres humanos das demais espécies de animais?
Quais são as duas grandes mudanças que diferenciam os seres humanos das demais espécies de animais?
Uma mudança é a que
se refere ao homem ter abandonado a posição quadrúpede, assumindo a posição
bípede e ereta, passando a ter um campo de visão ampliado, enxergando
alimentos, água, e ameaças, e liberando as mãos para construção de armas, e
outra é que o homem passou a construir grupos socialmente estáveis e passou a
viver em coletividade.
Outra resposta - A
primeira mudança foi o fato do homem ter abandonado a posição bípede, começar a
enxergar em um campo ampliado, e com as mãos livres passou a explorar mais sua
motricidade. A segunda mudança foi quando o homem passou a viver coletivamente,
dividir suas tarefas e trabalhar juntos a fim de manter sua sobrevivência e a
integridade da comunidade.
O que é e onde surgiu a Paidéia?
Paidéia é o termo
dado a educação na Grécia antiga, que na verdade era a formação do povo de um
modo total e profundo, abrangendo a moral, a ética, as condutas e até o gosto,
ou seja, era o “jeito de ser” do grego.
Outra resposta - Paideia
é o termo usado para educação e surgiu na Grécia, porem esse termo abrange
muito mais do que a educação dada na escola, ela abrange o aprendizado dos
valores e costumes, a moral, a ética e todo o conhecimento que o sujeito pode
ter na vida.
Quais principais características da pedagogia nova? Ela é uma teoria educacional critica ou não critica? Justifique.
A Pedagogia Nova
valorizava a qualidade e não a quantidade, no lugar da disciplina, defendia-se
a liberdade e o professor não era o detentor do saber. Ela era uma teoria
não-crítica, pois não criou nenhuma estratégia para que o aluno fosse capaz de
interpretar sua própria realidade social e também a de seus colegas,
continuando a viver em um mundo próprio.
Outra resposta - Na
pedagogia nova valorizava-se qualidade e não quantidade, a liberdade era
defendida ao invés da disciplina rígida, o papel do professor também é
interessante, ele não é visto como detentor do saber e sim como estimulador do
conhecimento, fazendo com que o aluno se torne o descobridor do conhecimento.
Esse tipo de pedagogia também é considerado não crítica, porque ela só
contestou a forma de pensar da pedagogia tradicional, mas não apresentou nenhuma
estratégia que questionasse os pressupostos pedagógicos sobre a realidade
social, continuando a viver em um mundo próprio.
N1-2
Qual o papel da educação para Krarl Marx? Pg. 23
Para Marx a educação tem o papel de nos alertar que
não devemos aceitar os valores impostos pela classe dominante sem que tenhamos
refletido sobre eles, e que sejamos capazes de propiciar um ensino mais amplo,
contemplando várias visões do mundo em
sua diversidade e pluralidade
Quais são os ideais cristãos de educação? Pg. 19
Os ideais cristãos na educação eram os princípios
religiosos, pois eles educavam para que se vivesse sempre no caminho divino e
da moral.
O que são e quais os principais representantes das teorias educacionais
crítica-reprodutivistas? pg. 33
São aquelas que buscam trazer pra dentro da escola,
a realidade social em que o aluno está inserido e problematizar a relação
aluno/professor. As teorias são: - escola dualista, o aparato ideológico do
estado e a escola como espelho da sociedade – violência simbólica.
Está correto afirmar que o mau aluno é aquele que
questiona as regras escolares? Justifique a sua resposta. pg. 77
R:Não, pelo contrário, o aluno que questiona, que é
crítico, pode ser tão bom ou ainda melhor do que aquele que respeita as regras
sem se posicionar ou questionar, não desenvolvendo assim seu lado crítico.
N1-3
De
que forma o trabalho se estrutura nas sociedades complexas?
O
trabalho é dividido e cada membro do grupo tem funções específicas, melhorando
as ações e contribuindo para diferenciar os papéis sociais assumidos pelos
indivíduos de um mesmo grupo e com isso podemos perceber como foi que o
trabalho acabou influenciando a forma de comportamento e conduta. (prova)
Qual
a concepção de educação em Durkheim?
Durkheim acredita
que o ser humano ao nascer é uma espécie de tábua rasa, ou seja, um elemento
vazio, uma espécie de recipiente que deve ser completado para que a criança
seja de fato um homem. Justamente ai está o papel da educação na concepção do
autor, no entanto Durkheim acredita que o indivíduo não cria nada de novo em
sua própria educação, ou seja, a sociedade lhe impõe o que ele deve saber.
(prova)
O que
se entende por educação intencional?
Educação
intencional é quando há intenções e objetivos definidos, como na educação
escolar e extra-escolar. Há uma intencionalidade de uma consciência por parte
do educador, quanto aos objetivos e tarefas que deve cumprir criados para
produzir idéias, comportamentos, atitudes, etc. (prova)
Quais
as principais características da Pedagogia que se entende a escola como
reprodução do Estado? Ela é considerada uma teoria crítica ou não crítica?
Justifique
Ela supõe que a
educação escolar dissemina os valores que interessam à dominação do Estado,
gerando um grande impacto devido ao número de indivíduos que irá atingir,
embora os envolvidos tenham capacidade crítica para contestar, alterar ou
recusar aquilo que lhes pareça incorreto, supondo-se que a escola é
simplesmente um instrumento para a dominação do Estado. Essa teoria não é
crítica. (prova)
N1-4
Qual a
principal característica das teorias educacionais não criticas e
quais são estas teorias?30
A educação não
critica tem seu fundamento na tradição, onde todo saber está na mão do
professor (o aluno não tem nada a acrescentar, pois ela já vem com idéias
pré-estabelecidas), mostra-se distante da realidade social e a disciplina é
muito rígida. EX: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnista.
Outra resposta - A
teoria não critica acredita que os saberes ensinados na escola são universais,
nessa teoria o professor é detentor de todos os saberes e os alunos não
acrescentam nada, as ideias passadas na escola já são pré-estabelecidas e
consideradas corretas, um outro fator marcante nessa vertente é a disciplina
que é muito rígida. Os representantes da teoria não-crítica são: pedagogia
tradicional, pedagogia nova e pedagogia tecnicista.
Outra resposta - As
teorias educacionais não críticas tem seu fundamento na tradição, onde todo o
saber está nas mãos do professor (o aluno não tem nada de novo a acrescentar,
pois ela já vem com as idéias pré-estabelecidas. Limita-se a dar uma educação
sem relação com o mundo em que o aluno vive, mostrando-se distante da realidade
social. Essas teorias são a Tradicional a Tecnista e a Nova.
Qual o papel do docente na estrutura da escola? 12
É ele que vai
estabelecer as relações internas e externas da escola com a comunidade,
valorizar as experiências trazidas pelo aluno e oferecer novas experiências,
propiciando-lhes um novo olhar sobre a vida e a sociedade. Podem também
participar de palestras, campanhas, ações sociais, etc...
Qual é a relação entre o pensamento social e a
educação? 17
A escola tem a
importante tarefa de educar os cidadãos, e por esse motivo deve ter um projeto
educacional visando transmitir os valores sociais, os significados culturais e
as condutas sociais.
Outra resposta - A
escola faz parte da sociedade. Ela tem a importante tarefa de educar os
cidadãos, e por isso, deve ter um projeto educacional visando a transmissão de
valores e condutas sociais e os significados culturais.
Outra resposta - O
pensamento social permite que a escola transmita aos seus alunos valores sem
nenhuma ligação com crenças religiosas, de riquezas ou mesmo de prazeres, o
foco é transmitir valores sociais e culturais, já que hoje a educação ideal é a
laica, ou seja, sem influências de nenhuma crença. (P.19)
Qual o papel da educação para Karl
Marks ou, De que modo a educação é vista
por ele.
Para Marx a educação tem o papel de nos alertar que
não devemos aceitar os valores impostos pela classe dominante sem que tenhamos
refletido sobre eles, e que sejamos capazes de propiciar um ensino mais amplo,
contemplando várias visões do mundo em
sua diversidade e pluralidade
N1-5
De
que forma a escola desenvolve a autonomia dos alunos? 39
A escola deve
construir saberes que levem os alunos a formar opiniões, conceitos e discursos,
e assim por capacidade própria, construa sua autonomia.
Outra resposta - Para
desenvolver um aluno autônomo é preciso criar situações que o aluno precise
emitir sua opinião, desenvolver conceitos e até mesmo discursos. Quando o aluno
se torna autônomo ele consegue atuar na realidade social da escola e de sua
comunidade.
Qual
o papel da associação de pais e mestres na estrutura da escola?61
A associação de
pais e mestres é composta pela direção, professores e alguns familiares dos
alunos, e funciona como conselheira da escola e do diretor, contribuindo para a
democratização das ações escolares.
Outra resposta - A
associação de pais e mestres é composta pela direção, professores e pais e/ou
responsáveis pelos alunos, que colaboram nas decisões dos processos escolares,
formas de apoio ao estudante, contribuem para o planejamento e execução de
atividades envolvendo a escola e a comunidade e tornam a escola mais
democrática.
Outra resposta - Os membros dessa associação
podem atuar como conselheiros da escola
e do próprio filho. Participam de
reuniões de assuntos ligados a avaliação da unidade escolar, das compras de
equipamentos para escola, acompanham as despesas da escola que são
apresentados por demonstrativos de gastos.
A associação é de grande importância na contribuição para a
democratização das ações da escola
Qual
a concepção de educação em Nietzsche?24
Para Nietzsche a
educação deve valorizar a existência, desenvolver um espírito forte e uma
observação crítica sobre os valores morais vige1ntes.
Outra resposta - Para
Nietzsche a educação deve fazer com que a pessoa se torne forte, no sentido de
não se curvar a todos os valores que tentarem lhe impor. Uma pessoa com o
espírito forte se torna capaz de assumir sua própria vida de modo mais amplo e
intenso.
Outra resposta - Para
Nietzsche, a educação deve almejar um homem forte, valorizar a existência, e o
indivíduo deve se recusar a aceitar valores impostos. Para ele, a educação tem
um papel fundamental no pensamento moderno, pois cabe a ela o desenvolvimento
desse espírito forte e uma reflexão crítica sobre os valores morais vigentes.
Quais
as principais características da pedagogia tradicional? Ela é considerada uma
teoria educacional crítica ou não crítica? Justifique. 30
A
Pedagogia Tradicional tem sua base na tradição (moral, de ensino e intelectual)
e a disciplina é rígida. O professor é o detentor do saber, que transmite aos
alunos como se fossem elementos passivos na relação ensino-aprendizagem. O bom
aluno é o que obedece as regras e tira boas notas. É uma teoria não-crítica, já
que conta com idéias pré-estabelecidas, onde o aluno nada pode acrescentar.
Outra resposta - A
pedagogia tradicional se baseia como seu próprio nome já diz na tradição,
moral, intelectual, de ensino e também na disciplina rígida. O professor é o
detentor de todo o conhecimento e o aluno passa a ser um elemento passivo com
relação ao ensino e a aprendizagem, nesse tipo de ensino o bom aluno é aquele
que obedece as regras e tira boas notas. Esse tipo de educação é considerada
não critica porque a escola acredita que a única função é transmitir
conhecimento para o aluno e esses em nada podem opinar, a eles cabe apenas
obedecer.
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