N2 da colega Luciana
Resultado final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. SOBRE O TEMA DA
SEXUALIDADE E SEU TRATAMENTO NA ESCOLA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
é adequado o
tratamento do tema pela escola, devendo-se mostrar aos alunos que os tabus são
medos infundados e que a sexualidade não oferece perigos.
·
não é adequado
o tratamento pela escola uma vez que envolve tabus e convicções pessoais.
·
é adequado o tratamento
do tema pela escola, restrito a uma informação médica sobre o assunto, tal como
o do perigo das doenças sexualmente transmissíveis.
·
é adequado o
tratamento do tema pela escola, inclusive, além das informações técnicas,
buscando esclarecer as dúvidas dos alunos sobre a sexualidade em sua amplitude.
2. ANALISE AS AFIRMAÇÕES
ABAIXO.
·
I. O consumo de drogas por parte dos alunos pode,
inclusive, propiciar uma maior incidência de problemas relacionados à violência
e à indisciplina no ambiente escolar.
II. O consumo de drogas é um problema grave, mas o tráfico não pode ser
associado a ele.
III. Para a escola é melhor evitar tratar de temas relacionados às drogas, pois
pode acabar contribuindo para despertar o interesse do aluno pelo seu consumo.
Podemos afirmar que:
·
As alternativas
I e III estão corretas.
·
As alternativas
I e II estão corretas.
·
Somente a
alternativa III está correta.
·
Somente a
alternativa I está correta.
3. COM RELAÇÃO AO ERRO E À
PRÁTICA PEDAGÓGICA PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
é apenas uma
forma de se identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem.
·
trata-se de uma
etapa até mesmo necessária para o sucesso na prática pedagógica.
·
o diagnóstico
do erro deve ser feito imediatamente para que medidas sejam tomadas.
·
não pode ser
considerado como parte da prática pedagógica.
4. COM RELAÇÃO À ASSOCIAÇÃO
DE PAIS E MESTRE (APM) E AO CONSELHO ESCOLAR PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
o Conselho
Escolar é o novo nome dado à estrutura de organização escolar antes chamada de
APM.
·
somente a APM
faz parte da estrutura de organização escolar sendo que o Conselho é um órgão
da Secretaria da Educação.
·
ambas fazem
parte da estrutura de organização própria da escola e são entidades diferentes.
·
APM e Conselho
Escolar são nomes diferentes dados a uma mesma estrutura de organização, ou seja, na prática, são sinônimos.
Minha N2 – 08/10/13
Resultado final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. A TEORIA EDUCACIONAL QUE
SE BASEIA FUNDAMENTALMENTE NO SABER PRÁTICO E QUE TEM COMO FOCO O MUNDO DO
TRABALHO É CONHECIDA COMO:
·
Pedagogia
Prática.
·
Pedagogia
Tecnicista.
·
Pedagogia
Tradicional.
·
Pedagogia
Nova.
2. SOBRE A COMUNICAÇÃO
ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
o
processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para
escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa fragilidade
do conhecimento escolar.
·
deve-se
estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em direção
à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o que oferecer no processo de
conhecimento.
·
a
escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser estabelecido um
canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
·
a
comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar, no
entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da
comunidade.
3. ATUALMENTE PODEMOS
AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:
·
é
um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino Fundamental.
·
embora
tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no
interesse pela questão.
·
é
um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
·
perpassam
reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida social.
4. SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA
AS ESCOLAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
trata-se
de um problema disciplinar grave, no qual os alunos que não se adaptam às
regras escolares, ao serem desligados da escola, investem violentamente contra
essa.
·
trata-se
de um problema social complexo, fundamentalmente resultante de pessoas que não
tiveram acesso à escola e que se revoltam contra os outros que puderam estudar.
·
trata-se
de um problema de várias raízes, protagonizado tanto por alunos da própria
escola como por pessoas residentes no entorno.
·
trata-se
de uma forma de revolta contra o Estado, no qual as pessoas, alheias à escola,
que possuem várias ordens de descontentamento social reagem de modo violento
Resultado
final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. SOBRE A
VIOLÊNCIA CONTRA AS ESCOLAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
trata-se
de um problema de várias raízes, protagonizado tanto por alunos da própria
escola como por pessoas residentes no entorno.
·
trata-se
de uma forma de revolta contra o Estado, no qual as pessoas, alheias à escola,
que possuem várias ordens de descontentamento social reagem de modo violento.
·
trata-se
de um problema disciplinar grave, no qual os alunos que não se adaptam às
regras escolares, ao serem desligados da escola, investem violentamente contra
essa.
·
trata-se
de um problema social complexo, fundamentalmente resultante de pessoas que não
tiveram acesso à escola e que se revoltam contra os outros que puderam estudar.
2. ANALISE AS
AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE A ATITUDE CRÍTICA.
·
I. A atitude crítica coloca a prova tanto o sujeito
quanto o objeto.
I. A atitude crítica é destrutiva, pois se concentra em diminuir o valor das
coisas.
III. A atitude crítica, por sua negatividade, é inadequada para a educação.
Podemos afirmar que:
·
As
alternativas II e III estão corretas.
·
As
alternativas I e II estão corretas.
·
Somente
a alternativa II está correta.
·
Somente
a alternativa I está correta.
3. SOBRE AS
RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO SOCIAL NO RENASCIMENTO É CORRETO
AFIRMAR QUE:
·
o
Renascimento trouxe de novo a importância da educação religiosa.
·
o
Renascimento retomou os ideais que valorizam o homem e propõem uma educação
centrada nos valores humanos.
·
o
Renascimento, ao fazer ressurgir os ideais gregos e romanos, assumiu novamente
a mitologia como orientação para os valores.
·
o
Renascimento, embora inovador no campo das artes em termos de educação, manteve
a mesma visão medieval sobre o papel do homem.
4. A NOÇÃO DE
PAIDÉIA, COMO FORMAÇÃO DO HOMEM GREGO, CORRESPONDE:
·
ao
ensino religioso e sua prática ritual.
·
à
estrutura de divisão de trabalho entre os membros da sociedade.
·
ao
treino guerreiro que os soldados gregos eram submetidos.
·
à
transmissão de virtudes, valores e condutas
Resultado
final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. O
“ENTORNO” DA ESCOLA É ENTENDIDO COMO SENDO:
·
o
espaço físico ocupado pela escola.
·
o
conjunto dos professores, funcionários e direção.
·
o
bairro, a comunidade e as pessoas que residem próximos à escola.
·
os
alunos matriculados regularmente.
2. “APRENDER
A APRENDER” E “APRENDER A FAZER” SÃO PROPÓSITOS, RESPECTIVAMENTE:
·
Da
Pedagogia Tradicional e da Pedagogia Tecnicista.
·
Da
Pedagogia Nova e da Pedagogia Tradicional.
·
Da
Pedagogia Nova e da Pedagogia Tecnicista.
·
Da
Pedagogia Tecnicista e da Pedagogia Nova.
3. SOBRE A
VIOLÊNCIA CONTRA AS ESCOLAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
trata-se
de um problema disciplinar grave, no qual os alunos que não se adaptam às
regras escolares, ao serem desligados da escola, investem violentamente contra
essa.
·
trata-se
de um problema de várias raízes, protagonizado tanto por alunos da própria
escola como por pessoas residentes no entorno.
·
trata-se
de um problema social complexo, fundamentalmente resultante de pessoas que não
tiveram acesso à escola e que se revoltam contra os outros que puderam estudar.
·
trata-se
de uma forma de revolta contra o Estado, no qual as pessoas, alheias à escola,
que possuem várias ordens de descontentamento social reagem de modo violento.
4. COM
RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DO MITO NA EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
os
mitos constituíam uma forma de educação e representavam a estrutura de valores
da sociedade grega.
·
o
homem grego tinha formas de pensar e agir que, mesmo respeitando os mitos,
considerava-os “fantasias poéticas”.
·
embora
os mitos fossem presentes na vida grega, a educação não os utilizava devido ao
seu caráter fantasioso
Resultado
final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. COM
RELAÇÃO À ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRE (APM) E AO CONSELHO ESCOLAR PODEMOS
AFIRMAR QUE:
·
somente
a APM faz parte da estrutura de organização escolar sendo que o Conselho é um
órgão da Secretaria da Educação.
·
APM
e Conselho Escolar são nomes diferentes dados a uma mesma estrutura de
organização, ou seja, na prática, são sinônimos.
·
ambas
fazem parte da estrutura de organização própria da escola e são entidades
diferentes.
·
o
Conselho Escolar é o novo nome dado à estrutura de organização escolar antes
chamada de APM.
2. ENTRE AS
ATRIBUIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES ESTÁ:
·
substituir
professores que estejam afastados ou em licença.
·
prestar
serviço de orientação ao aluno com dificuldade no desenvolvimento escolar.
·
contribui
no planejamento e execução de atividades envolvendo a comunidade e a escola.
·
realizar
as matrículas dos alunos no começo de cada ano letivo.
3. ATUALMENTE
PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:
·
embora
tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no
interesse pela questão.
·
é
um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
·
perpassam
reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida social.
·
é
um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino Fundamental.
4. ANALISE AS
AFIRMAÇÕES ABAIXO.
·
I. O consumo de drogas por parte dos alunos pode,
inclusive, propiciar uma maior incidência de problemas relacionados à violência
e à indisciplina no ambiente escolar.
II. O consumo de drogas é um problema grave, mas o tráfico não pode ser
associado a ele.
III. Para a escola é melhor evitar tratar de temas relacionados às drogas, pois
pode acabar contribuindo para despertar o interesse do aluno pelo seu consumo.
Podemos afirmar que:
·
As
alternativas I e II estão corretas.
·
Somente
a alternativa I está correta.
·
As
alternativas I e III estão corretas.
·
Somente
a alternativa III está correta
Resultado
final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. NAS
SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.
- As
degenerações do poder na monarquia, na aristocracia e na democracia são,
respectivamente:
- plutocracia,
tirania e corrupção.
- oligarquia,
corrupção e tirania.
- tirania,
oligarquia e corrupção.
- tirania,
corrupção e plutocracia.
2. NA IDADE
MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:
- a
educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
- a
educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.
- a
educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a
educação.
- a
educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico.
3. ATUALMENTE
PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:
- perpassam
reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida
social.
- é
um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino
Fundamental.
- é
um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
- embora
tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no
interesse pela questão.
4. SOBRE A
COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:
- a
escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser
estabelecido um canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
- deve-se
estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em
direção à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o
que oferecer no processo de conhecimento.
- o
processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para
escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa
fragilidade do conhecimento escolar.
- a
comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar,
no entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da
comunidade
Resultado
final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. NAS
SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.
- As
degenerações do poder na monarquia, na aristocracia e na democracia são,
respectivamente:
- plutocracia,
tirania e corrupção.
- oligarquia,
corrupção e tirania.
- tirania,
oligarquia e corrupção.
- tirania,
corrupção e plutocracia.
2. NA IDADE
MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:
- a
educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
- a
educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.
- a
educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a
educação.
- a
educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico.
3. ATUALMENTE
PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:
- perpassam
reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida
social.
- é
um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino
Fundamental.
- é
um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
- embora
tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no
interesse pela questão.
4. SOBRE A
COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:
- a
escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser
estabelecido um canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
- deve-se
estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em
direção à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o
que oferecer no processo de conhecimento.
- o
processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para
escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa
fragilidade do conhecimento escolar.
- a
comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar,
no entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da
comunidade
Resultado
final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. SOBRE A
COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
o
processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para
escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa fragilidade
do conhecimento escolar.
·
a
comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar, no
entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da
comunidade.
·
deve-se
estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em direção
à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o que oferecer no processo de
conhecimento.
·
a
escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser estabelecido um
canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
2. NAS
SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.
·
As degenerações do poder na monarquia, na
aristocracia e na democracia são, respectivamente:
·
tirania,
corrupção e plutocracia.
·
plutocracia,
tirania e corrupção.
·
oligarquia,
corrupção e tirania.
·
tirania,
oligarquia e corrupção.
3. SOBRE A
AUTORIDADE NA VIDA SOCIAL É CORRETO AFIRMAR QUE:
·
toda
forma de autoridade leva ao autoritarismo.
·
a
autoridade é necessária ao contrato social para a justa convivência.
·
somente
as autoridades podem criar as leis.
·
a
autoridade só é necessária nas sociedades tirânicas.
4. ANALISE AS
AFIRMAÇÕES ABAIXO.
·
I. A Pedagogia Nova é uma inversão dos valores da
Pedagogia Tradicional.
II. A Pedagogia Tecnicista tem praticamente os mesmos valores da Pedagogia
Tradicional.
III. A Pedagogia Tecnicista tem praticamente os mesmos valores da Pedagogia
Nova.
Podemos afirmar que:
·
As
alternativas I e II estão corretas.
·
Somente
a alternativa III está correta.
·
As
alternativas I e III estão corretas.
·
Somente
a alternativa I está correta
Resultado
final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1.
ATUALMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:
- é
um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
- é
um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino
Fundamental.
- embora
tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no
interesse pela questão.
- perpassam
reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida
social.
2. A
TEORIA EDUCACIONAL QUE SE BASEIA FUNDAMENTALMENTE NO SABER PRÁTICO E QUE TEM
COMO FOCO O MUNDO DO TRABALHO É CONHECIDA COMO:
- Pedagogia
Tecnicista.
- Pedagogia
Tradicional.
- Pedagogia
Nova.
- Pedagogia
Prática.
3.
PODEMOS DIZER QUE A ATITUDE COMPREENSIVA (A COMPREENSÃO NO SENTIDO DO
CONHECIMENTO):
- é
uma tarefa coletiva, mas que só se desenvolve em ambientes não educativos.
- é
uma tarefa coletiva e se desenvolve na relação entre educação e sociedade.
- é
algo que acontece espontaneamente, sem intervenção nem da educação, nem da
sociedade.
- é
uma tarefa individual e não pertencente ao universo da educação.
4.
SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS ESCOLAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- trata-se
de uma forma de revolta contra o Estado, no qual as pessoas, alheias à
escola, que possuem várias ordens de descontentamento social reagem de
modo violento.
- trata-se
de um problema de várias raízes, protagonizado tanto por alunos da própria
escola como por pessoas residentes no entorno.
- trata-se
de um problema disciplinar grave, no qual os alunos que não se adaptam às
regras escolares, ao serem desligados da escola, investem violentamente
contra essa.
- trata-se
de um problema social complexo, fundamentalmente resultante de pessoas que
não tiveram acesso à escola e que se revoltam contra os outros que puderam
estudar
Resultado
final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. NO
IMAGINÁRIO DE NOSSA SOCIEDADE, A PEDAGOGIA TRADICIONAL É RESPONSÁVEL POR DOTAR
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UM CARÁTER:
- “forte” e disciplinado,
sem espaço para distrações e individualidades.
- “fraco” e disciplinado,
enfocando a relação entre professor e aluno.
- “forte”, mas com autonomia
para o aluno se expressar.
- “fraco” e desordenado, com
espaço para distrações e individualidades.
2.
SOBRE O TEMA DA SEXUALIDADE E SEU TRATAMENTO NA ESCOLA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
- é
adequado o tratamento do tema pela escola, devendo-se mostrar aos alunos
que os tabus são medos infundados e que a sexualidade não oferece perigos.
- é
adequado o tratamento do tema pela escola, inclusive, além das informações
técnicas, buscando esclarecer as dúvidas dos alunos sobre a sexualidade em sua
amplitude.
- não
é adequado o tratamento pela escola uma vez que envolve tabus e convicções
pessoais.
- é
adequado o tratamento do tema pela escola, restrito a uma informação
médica sobre o assunto, tal como o do perigo das doenças sexualmente
transmissíveis.
3. A
TEORIA EDUCACIONAL QUE SE BASEIA FUNDAMENTALMENTE NO SABER PRÁTICO E QUE TEM
COMO FOCO O MUNDO DO TRABALHO É CONHECIDA COMO:
- Pedagogia
Nova.
- Pedagogia
Tecnicista.
- Pedagogia
Tradicional.
- Pedagogia
Prática.
4.
ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.
- I. O fato de, em uma sala de aula, serem
encontrados alunos em condições semelhantes (idade, classe social etc.)
não pode ser considerado um estímulo para a competição entre eles.
II. A meritocracia escolar (mérito por notas, presença, participação) são
formas que podem estimular a competição entre os alunos.
III. Embora os alunos possam ser oriundos de realidades sociais diversas,
no interior de uma sala de aula formam uma realidade comum e a competição
entre eles é uma decorrência natural dessa igualdade.
Podemos afirmar que:
- Somente
a alternativa I está correta.
- As
alternativas I e II estão corretas.
- As
alternativas II e III estão corretas.
- Somente
a alternativa III está correta
N2 da colega Luciana
Resultado final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. SOBRE O TEMA DA
SEXUALIDADE E SEU TRATAMENTO NA ESCOLA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
é adequado o
tratamento do tema pela escola, devendo-se mostrar aos alunos que os tabus são
medos infundados e que a sexualidade não oferece perigos.
·
não é adequado
o tratamento pela escola uma vez que envolve tabus e convicções pessoais.
·
é adequado o tratamento
do tema pela escola, restrito a uma informação médica sobre o assunto, tal como
o do perigo das doenças sexualmente transmissíveis.
·
é adequado o
tratamento do tema pela escola, inclusive, além das informações técnicas,
buscando esclarecer as dúvidas dos alunos sobre a sexualidade em sua amplitude.
2. ANALISE AS AFIRMAÇÕES
ABAIXO.
·
I. O consumo de drogas por parte dos alunos pode,
inclusive, propiciar uma maior incidência de problemas relacionados à violência
e à indisciplina no ambiente escolar.
II. O consumo de drogas é um problema grave, mas o tráfico não pode ser associado a ele.
III. Para a escola é melhor evitar tratar de temas relacionados às drogas, pois pode acabar contribuindo para despertar o interesse do aluno pelo seu consumo.
Podemos afirmar que:
II. O consumo de drogas é um problema grave, mas o tráfico não pode ser associado a ele.
III. Para a escola é melhor evitar tratar de temas relacionados às drogas, pois pode acabar contribuindo para despertar o interesse do aluno pelo seu consumo.
Podemos afirmar que:
·
As alternativas
I e III estão corretas.
·
As alternativas
I e II estão corretas.
·
Somente a
alternativa III está correta.
·
Somente a
alternativa I está correta.
3. COM RELAÇÃO AO ERRO E À
PRÁTICA PEDAGÓGICA PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
é apenas uma
forma de se identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem.
·
trata-se de uma
etapa até mesmo necessária para o sucesso na prática pedagógica.
·
o diagnóstico
do erro deve ser feito imediatamente para que medidas sejam tomadas.
·
não pode ser
considerado como parte da prática pedagógica.
4. COM RELAÇÃO À ASSOCIAÇÃO
DE PAIS E MESTRE (APM) E AO CONSELHO ESCOLAR PODEMOS AFIRMAR QUE:
·
o Conselho
Escolar é o novo nome dado à estrutura de organização escolar antes chamada de
APM.
·
somente a APM
faz parte da estrutura de organização escolar sendo que o Conselho é um órgão
da Secretaria da Educação.
·
ambas fazem
parte da estrutura de organização própria da escola e são entidades diferentes.
·
APM e Conselho
Escolar são nomes diferentes dados a uma mesma estrutura de organização, ou seja, na prática, são sinônimos.
I. A atitude crítica é destrutiva, pois se concentra em diminuir o valor das coisas.
III. A atitude crítica, por sua negatividade, é inadequada para a educação.
Podemos afirmar que:
II. O consumo de drogas é um problema grave, mas o tráfico não pode ser associado a ele.
III. Para a escola é melhor evitar tratar de temas relacionados às drogas, pois pode acabar contribuindo para despertar o interesse do aluno pelo seu consumo.
Podemos afirmar que:
II. A Pedagogia Tecnicista tem praticamente os mesmos valores da Pedagogia Tradicional.
III. A Pedagogia Tecnicista tem praticamente os mesmos valores da Pedagogia Nova.
Podemos afirmar que:
II. A meritocracia escolar (mérito por notas, presença, participação) são formas que podem estimular a competição entre os alunos.
III. Embora os alunos possam ser oriundos de realidades sociais diversas, no interior de uma sala de aula formam uma realidade comum e a competição entre eles é uma decorrência natural dessa igualdade.
Podemos afirmar que:
Resultado final
: 2
ESCOLA E SOCIEDADE
Resultado final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
1. SOBRE O CONCEITO DE EMPOWERMENT PODEMOS AFIRMAR QUE:
trata-se de um acréscimo
da força espiritual, política e social do indivíduo, grupo ou comunidade.
refere-se ao poder do
professor, que faz dele uma autoridade escolar.
trata-se de uma forma de
reação de um grupo que foi oprimido socialmente.
refere-se a comunidades e
grupos que possuem, de partida, grande poder acumulado.
2. QUANDO NOTAMOS ESCOLAS COM ALTOS MUROS, GRADES E PORTÕES
PESADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE:
a indisciplina tende a
ser contornada em escolas com essa aparência, pois instaura-se o sentimento de
repressão.
a aparência estética da
escola, assemelhando-se a um cativeiro, pode propiciar um sentimento de revolta
dos alunos.
essa estrutura, apesar de
não ser a mais recomendada, é a única expressa segurança e bem estar para os
alunos.
a arquitetura das escolas
não é a mais agradável, mas isso não afeta diretamente o processo de
ensino-aprendizagem.
3. SOBRE A AUTORIDADE NA VIDA SOCIAL É CORRETO AFIRMAR QUE:
a autoridade só é
necessária nas sociedades tirânicas.
toda forma de autoridade
leva ao autoritarismo.
somente as autoridades
podem criar as leis.
a autoridade é necessária
ao contrato social para a justa convivência.
4. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:
a educação evitasse o
conhecimento científico de todas as formas.
a educação entendesse o
conhecimento científico como inadequado para a educação.
a educação e a ciência
não se relacionassem de nenhuma forma.
a educação buscasse estar
em sincronia com o conhecimento científico
Resultado final
: 2
ESCOLA E SOCIEDADE
Resultado final
: 1.5
ESCOLA E SOCIEDADE
Resultado final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
Resultado final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
Resultado final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
Resultado final : 2
ESCOLA E SOCIEDADE
material muito bom
ResponderExcluir