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quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Escola e Sociedade - Provas OnLine - N2

N2 da colega Luciana
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ESCOLA E SOCIEDADE
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1. SOBRE O TEMA DA SEXUALIDADE E SEU TRATAMENTO NA ESCOLA, PODEMOS AFIRMAR QUE:

·          é adequado o tratamento do tema pela escola, devendo-se mostrar aos alunos que os tabus são medos infundados e que a sexualidade não oferece perigos.
·          não é adequado o tratamento pela escola uma vez que envolve tabus e convicções pessoais.
·          é adequado o tratamento do tema pela escola, restrito a uma informação médica sobre o assunto, tal como o do perigo das doenças sexualmente transmissíveis.
·          é adequado o tratamento do tema pela escola, inclusive, além das informações técnicas, buscando esclarecer as dúvidas dos alunos sobre a sexualidade em sua amplitude.

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2. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.

·         I. O consumo de drogas por parte dos alunos pode, inclusive, propiciar uma maior incidência de problemas relacionados à violência e à indisciplina no ambiente escolar.
II. O consumo de drogas é um problema grave, mas o tráfico não pode ser associado a ele.
III. Para a escola é melhor evitar tratar de temas relacionados às drogas, pois pode acabar contribuindo para despertar o interesse do aluno pelo seu consumo.

Podemos afirmar que:
·          As alternativas I e III estão corretas.
·          As alternativas I e II estão corretas.
·          Somente a alternativa III está correta.
·          Somente a alternativa I está correta.Parte inferior do formulário

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3. COM RELAÇÃO AO ERRO E À PRÁTICA PEDAGÓGICA PODEMOS AFIRMAR QUE:
·          é apenas uma forma de se identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem.
·          trata-se de uma etapa até mesmo necessária para o sucesso na prática pedagógica.
·          o diagnóstico do erro deve ser feito imediatamente para que medidas sejam tomadas.
·          não pode ser considerado como parte da prática pedagógica.

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4. COM RELAÇÃO À ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRE (APM) E AO CONSELHO ESCOLAR PODEMOS AFIRMAR QUE:
·          o Conselho Escolar é o novo nome dado à estrutura de organização escolar antes chamada de APM.
·          somente a APM faz parte da estrutura de organização escolar sendo que o Conselho é um órgão da Secretaria da Educação.
·          ambas fazem parte da estrutura de organização própria da escola e são entidades diferentes.
·          APM e Conselho Escolar são nomes diferentes dados a uma mesma estrutura de organização, ou seja, na prática, são sinônimos.

Minha N2 – 08/10/13
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ESCOLA E SOCIEDADE
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1. A TEORIA EDUCACIONAL QUE SE BASEIA FUNDAMENTALMENTE NO SABER PRÁTICO E QUE TEM COMO FOCO O MUNDO DO TRABALHO É CONHECIDA COMO:

·          Pedagogia Prática.
·          Pedagogia Tecnicista.
·          Pedagogia Tradicional.
·          Pedagogia Nova.
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2. SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:

·          o processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa fragilidade do conhecimento escolar.
·          deve-se estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em direção à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o que oferecer no processo de conhecimento.
·          a escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser estabelecido um canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
·          a comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar, no entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da comunidade.
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3. ATUALMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:

·          é um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino Fundamental.
·          embora tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no interesse pela questão.
·          é um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
·          perpassam reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida social.
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4. SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS ESCOLAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:

·          trata-se de um problema disciplinar grave, no qual os alunos que não se adaptam às regras escolares, ao serem desligados da escola, investem violentamente contra essa.
·          trata-se de um problema social complexo, fundamentalmente resultante de pessoas que não tiveram acesso à escola e que se revoltam contra os outros que puderam estudar.
·          trata-se de um problema de várias raízes, protagonizado tanto por alunos da própria escola como por pessoas residentes no entorno.
·          trata-se de uma forma de revolta contra o Estado, no qual as pessoas, alheias à escola, que possuem várias ordens de descontentamento social reagem de modo violento
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ESCOLA E SOCIEDADE
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1. SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS ESCOLAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:

·          trata-se de um problema de várias raízes, protagonizado tanto por alunos da própria escola como por pessoas residentes no entorno.
·          trata-se de uma forma de revolta contra o Estado, no qual as pessoas, alheias à escola, que possuem várias ordens de descontentamento social reagem de modo violento.
·          trata-se de um problema disciplinar grave, no qual os alunos que não se adaptam às regras escolares, ao serem desligados da escola, investem violentamente contra essa.
·          trata-se de um problema social complexo, fundamentalmente resultante de pessoas que não tiveram acesso à escola e que se revoltam contra os outros que puderam estudar.
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2. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE A ATITUDE CRÍTICA.
·         I. A atitude crítica coloca a prova tanto o sujeito quanto o objeto.
I. A atitude crítica é destrutiva, pois se concentra em diminuir o valor das coisas.
III. A atitude crítica, por sua negatividade, é inadequada para a educação.

Podemos afirmar que:
·          As alternativas II e III estão corretas.
·          As alternativas I e II estão corretas.
·          Somente a alternativa II está correta.
·          Somente a alternativa I está correta.
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3. SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO SOCIAL NO RENASCIMENTO É CORRETO AFIRMAR QUE:
·          o Renascimento trouxe de novo a importância da educação religiosa.
·          o Renascimento retomou os ideais que valorizam o homem e propõem uma educação centrada nos valores humanos.
·          o Renascimento, ao fazer ressurgir os ideais gregos e romanos, assumiu novamente a mitologia como orientação para os valores.
·          o Renascimento, embora inovador no campo das artes em termos de educação, manteve a mesma visão medieval sobre o papel do homem.
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4. A NOÇÃO DE PAIDÉIA, COMO FORMAÇÃO DO HOMEM GREGO, CORRESPONDE:
·          ao ensino religioso e sua prática ritual.
·          à estrutura de divisão de trabalho entre os membros da sociedade.
·          ao treino guerreiro que os soldados gregos eram submetidos.
·          à transmissão de virtudes, valores e condutas
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ESCOLA E SOCIEDADE
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1. O “ENTORNO” DA ESCOLA É ENTENDIDO COMO SENDO:
·          o espaço físico ocupado pela escola.
·          o conjunto dos professores, funcionários e direção.
·          o bairro, a comunidade e as pessoas que residem próximos à escola.
·          os alunos matriculados regularmente.
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2. “APRENDER A APRENDER” E “APRENDER A FAZER” SÃO PROPÓSITOS, RESPECTIVAMENTE:
·          Da Pedagogia Tradicional e da Pedagogia Tecnicista.
·          Da Pedagogia Nova e da Pedagogia Tradicional.
·          Da Pedagogia Nova e da Pedagogia Tecnicista.
·          Da Pedagogia Tecnicista e da Pedagogia Nova.
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3. SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS ESCOLAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
·          trata-se de um problema disciplinar grave, no qual os alunos que não se adaptam às regras escolares, ao serem desligados da escola, investem violentamente contra essa.
·          trata-se de um problema de várias raízes, protagonizado tanto por alunos da própria escola como por pessoas residentes no entorno.
·          trata-se de um problema social complexo, fundamentalmente resultante de pessoas que não tiveram acesso à escola e que se revoltam contra os outros que puderam estudar.
·          trata-se de uma forma de revolta contra o Estado, no qual as pessoas, alheias à escola, que possuem várias ordens de descontentamento social reagem de modo violento.
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4. COM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DO MITO NA EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA PODEMOS AFIRMAR QUE:
·          os mitos constituíam uma forma de educação e representavam a estrutura de valores da sociedade grega.
·          o homem grego tinha formas de pensar e agir que, mesmo respeitando os mitos, considerava-os “fantasias poéticas”.
·          embora os mitos fossem presentes na vida grega, a educação não os utilizava devido ao seu caráter fantasiosoParte inferior do formulário
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ESCOLA E SOCIEDADE
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1. COM RELAÇÃO À ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRE (APM) E AO CONSELHO ESCOLAR PODEMOS AFIRMAR QUE:
·          somente a APM faz parte da estrutura de organização escolar sendo que o Conselho é um órgão da Secretaria da Educação.
·          APM e Conselho Escolar são nomes diferentes dados a uma mesma estrutura de organização, ou seja, na prática, são sinônimos.
·          ambas fazem parte da estrutura de organização própria da escola e são entidades diferentes.
·          o Conselho Escolar é o novo nome dado à estrutura de organização escolar antes chamada de APM.
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2. ENTRE AS ATRIBUIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES ESTÁ:
·          substituir professores que estejam afastados ou em licença.
·          prestar serviço de orientação ao aluno com dificuldade no desenvolvimento escolar.
·          contribui no planejamento e execução de atividades envolvendo a comunidade e a escola.
·          realizar as matrículas dos alunos no começo de cada ano letivo.
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3. ATUALMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:
·          embora tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no interesse pela questão.
·          é um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
·          perpassam reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida social.
·          é um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino Fundamental.
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4. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.
·         I. O consumo de drogas por parte dos alunos pode, inclusive, propiciar uma maior incidência de problemas relacionados à violência e à indisciplina no ambiente escolar.
II. O consumo de drogas é um problema grave, mas o tráfico não pode ser associado a ele.
III. Para a escola é melhor evitar tratar de temas relacionados às drogas, pois pode acabar contribuindo para despertar o interesse do aluno pelo seu consumo.
Podemos afirmar que:
·          As alternativas I e II estão corretas.
·          Somente a alternativa I está correta.
·          As alternativas I e III estão corretas.
·          Somente a alternativa III está correta
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ESCOLA E SOCIEDADE
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1. NAS SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.
  • As degenerações do poder na monarquia, na aristocracia e na democracia são, respectivamente:
  •  plutocracia, tirania e corrupção.
  •  oligarquia, corrupção e tirania.
  •  tirania, oligarquia e corrupção.
  •  tirania, corrupção e plutocracia.
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2. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:
  •  a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
  •  a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.
  •  a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
  •  a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico.
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3. ATUALMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:
  •  perpassam reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida social.
  •  é um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino Fundamental.
  •  é um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
  •  embora tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no interesse pela questão.
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4. SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:
  •  a escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser estabelecido um canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
  •  deve-se estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em direção à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o que oferecer no processo de conhecimento.
  •  o processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa fragilidade do conhecimento escolar.
  •  a comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar, no entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da comunidadeParte inferior do formulário
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ESCOLA E SOCIEDADE
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1. NAS SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.
  • As degenerações do poder na monarquia, na aristocracia e na democracia são, respectivamente:
  •  plutocracia, tirania e corrupção.
  •  oligarquia, corrupção e tirania.
  •  tirania, oligarquia e corrupção.
  •  tirania, corrupção e plutocracia.
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2. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:
  •  a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
  •  a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.
  •  a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
  •  a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico.
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3. ATUALMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:
  •  perpassam reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida social.
  •  é um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino Fundamental.
  •  é um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
  •  embora tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no interesse pela questão.
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4. SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:
  •  a escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser estabelecido um canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
  •  deve-se estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em direção à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o que oferecer no processo de conhecimento.
  •  o processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa fragilidade do conhecimento escolar.
  •  a comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar, no entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da comunidadeParte inferior do formulário
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1. SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:
·          o processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa fragilidade do conhecimento escolar.
·          a comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar, no entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da comunidade.
·          deve-se estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em direção à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o que oferecer no processo de conhecimento.
·          a escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser estabelecido um canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
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2. NAS SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.
·         As degenerações do poder na monarquia, na aristocracia e na democracia são, respectivamente:
·          tirania, corrupção e plutocracia.
·          plutocracia, tirania e corrupção.
·          oligarquia, corrupção e tirania.
·          tirania, oligarquia e corrupção.
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3. SOBRE A AUTORIDADE NA VIDA SOCIAL É CORRETO AFIRMAR QUE:
·          toda forma de autoridade leva ao autoritarismo.
·          a autoridade é necessária ao contrato social para a justa convivência.
·          somente as autoridades podem criar as leis.
·          a autoridade só é necessária nas sociedades tirânicas.
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4. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.
·         I. A Pedagogia Nova é uma inversão dos valores da Pedagogia Tradicional.
II. A Pedagogia Tecnicista tem praticamente os mesmos valores da Pedagogia Tradicional.
III. A Pedagogia Tecnicista tem praticamente os mesmos valores da Pedagogia Nova.
Podemos afirmar que:
·          As alternativas I e II estão corretas.
·          Somente a alternativa III está correta.
·          As alternativas I e III estão corretas.
·          Somente a alternativa I está corretaParte inferior do formulário
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1. ATUALMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:
  •  é um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
  •  é um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino Fundamental.
  •  embora tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no interesse pela questão.
  •  perpassam reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida social.
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2. A TEORIA EDUCACIONAL QUE SE BASEIA FUNDAMENTALMENTE NO SABER PRÁTICO E QUE TEM COMO FOCO O MUNDO DO TRABALHO É CONHECIDA COMO:
  •  Pedagogia Tecnicista.
  •  Pedagogia Tradicional.
  •  Pedagogia Nova.
  •  Pedagogia Prática.
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3. PODEMOS DIZER QUE A ATITUDE COMPREENSIVA (A COMPREENSÃO NO SENTIDO DO CONHECIMENTO):
  •  é uma tarefa coletiva, mas que só se desenvolve em ambientes não educativos.
  •  é uma tarefa coletiva e se desenvolve na relação entre educação e sociedade.
  •  é algo que acontece espontaneamente, sem intervenção nem da educação, nem da sociedade.
  •  é uma tarefa individual e não pertencente ao universo da educação.
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4. SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS ESCOLAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
  •  trata-se de uma forma de revolta contra o Estado, no qual as pessoas, alheias à escola, que possuem várias ordens de descontentamento social reagem de modo violento.
  •  trata-se de um problema de várias raízes, protagonizado tanto por alunos da própria escola como por pessoas residentes no entorno.
  •  trata-se de um problema disciplinar grave, no qual os alunos que não se adaptam às regras escolares, ao serem desligados da escola, investem violentamente contra essa.
  •  trata-se de um problema social complexo, fundamentalmente resultante de pessoas que não tiveram acesso à escola e que se revoltam contra os outros que puderam estudar
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1. NO IMAGINÁRIO DE NOSSA SOCIEDADE, A PEDAGOGIA TRADICIONAL É RESPONSÁVEL POR DOTAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UM CARÁTER:
  •  forte e disciplinado, sem espaço para distrações e individualidades.
  •  fraco e disciplinado, enfocando a relação entre professor e aluno.
  •  forte, mas com autonomia para o aluno se expressar.
  •  fraco e desordenado, com espaço para distrações e individualidades.
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2. SOBRE O TEMA DA SEXUALIDADE E SEU TRATAMENTO NA ESCOLA, PODEMOS AFIRMAR QUE:
  •  é adequado o tratamento do tema pela escola, devendo-se mostrar aos alunos que os tabus são medos infundados e que a sexualidade não oferece perigos.
  •  é adequado o tratamento do tema pela escola, inclusive, além das informações técnicas, buscando esclarecer as dúvidas dos alunos sobre a sexualidade em sua amplitude.
  •  não é adequado o tratamento pela escola uma vez que envolve tabus e convicções pessoais.
  •  é adequado o tratamento do tema pela escola, restrito a uma informação médica sobre o assunto, tal como o do perigo das doenças sexualmente transmissíveis.
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3. A TEORIA EDUCACIONAL QUE SE BASEIA FUNDAMENTALMENTE NO SABER PRÁTICO E QUE TEM COMO FOCO O MUNDO DO TRABALHO É CONHECIDA COMO:
  •  Pedagogia Nova.
  •  Pedagogia Tecnicista.
  •  Pedagogia Tradicional.
  •  Pedagogia Prática.
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4. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.
  • I. O fato de, em uma sala de aula, serem encontrados alunos em condições semelhantes (idade, classe social etc.) não pode ser considerado um estímulo para a competição entre eles.
    II. A meritocracia escolar (mérito por notas, presença, participação) são formas que podem estimular a competição entre os alunos.
    III. Embora os alunos possam ser oriundos de realidades sociais diversas, no interior de uma sala de aula formam uma realidade comum e a competição entre eles é uma decorrência natural dessa igualdade.
    Podemos afirmar que:
  •  Somente a alternativa I está correta.
  •  As alternativas I e II estão corretas.
  •  As alternativas II e III estão corretas.
  •  Somente a alternativa III está correta
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ESCOLA E SOCIEDADE

1. COM RELAÇÃO À ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRE (APM) E AO CONSELHO ESCOLAR PODEMOS AFIRMAR QUE:

·                                  APM e Conselho Escolar são nomes diferentes dados a uma mesma estrutura de organização, ou seja, na prática, são sinônimos.
·                                  ambas fazem parte da estrutura de organização própria da escola e são entidades diferentes.
·                                  o Conselho Escolar é o novo nome dado à estrutura de organização escolar antes chamada de APM.
·                                  somente a APM faz parte da estrutura de organização escolar sendo que o Conselho é um órgão da Secretaria da Educação.

2. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:


·                                  a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico.
·                                  a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
·                                  a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
·                                  a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.

3. O “BOM ALUNO” E O “MAU ALUNO” SÃO:


·                                  estereótipos que devem ser evitados, pois podem culminar, inclusive, em indisciplina.
·                                  uma forma de tratamento presente na tradição pedagógica que colabora para a convivência pacífica.
·                                  formas de se reconhecer justamente o esforço.
·                                  tratamentos pedagógicos que auxiliam no processo educativo.

4. COM RELAÇÃO AO PACTO SOCIAL DE PAZ QUE ESTABELECEM OS HOMENS, PODEMOS AFIRMAR QUE:


·                                  trata-se de uma convenção social que, na prática, não se realiza.
·                                  trata-se de um contrato que estabelecemos por medo.
·                                  trata-se, na verdade, de uma forma de guerra sem contrato.
·                                  trata-se do fato de que não temos propensão à guerr
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ESCOLA E SOCIEDADE
1. SOBRE O CONCEITO DE EMPOWERMENT PODEMOS AFIRMAR QUE:

          trata-se de um acréscimo da força espiritual, política e social do indivíduo, grupo ou comunidade.
          refere-se ao poder do professor, que faz dele uma autoridade escolar.
          trata-se de uma forma de reação de um grupo que foi oprimido socialmente.
          refere-se a comunidades e grupos que possuem, de partida, grande poder acumulado.

2. QUANDO NOTAMOS ESCOLAS COM ALTOS MUROS, GRADES E PORTÕES PESADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE:

          a indisciplina tende a ser contornada em escolas com essa aparência, pois instaura-se o sentimento de repressão.
          a aparência estética da escola, assemelhando-se a um cativeiro, pode propiciar um sentimento de revolta dos alunos.
          essa estrutura, apesar de não ser a mais recomendada, é a única expressa segurança e bem estar para os alunos.
          a arquitetura das escolas não é a mais agradável, mas isso não afeta diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

3. SOBRE A AUTORIDADE NA VIDA SOCIAL É CORRETO AFIRMAR QUE:

          a autoridade só é necessária nas sociedades tirânicas.
          toda forma de autoridade leva ao autoritarismo.
          somente as autoridades podem criar as leis.
          a autoridade é necessária ao contrato social para a justa convivência.

4. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:

          a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.
          a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
          a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
          a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico

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ESCOLA E SOCIEDADE

1. QUANDO NOTAMOS ESCOLAS COM ALTOS MUROS, GRADES E PORTÕES PESADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE:


·                                  a aparência estética da escola, assemelhando-se a um cativeiro, pode propiciar um sentimento de revolta dos alunos.
·                                  a indisciplina tende a ser contornada em escolas com essa aparência, pois instaura-se o sentimento de repressão.
·                                  essa estrutura, apesar de não ser a mais recomendada, é a única expressa segurança e bem estar para os alunos.
·                                  a arquitetura das escolas não é a mais agradável, mas isso não afeta diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

2. SOBRE O PAPEL DO TRABALHO NA NOSSA SOCIEDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:


·                                  uma boa escola é aquela que se restringe a preparar o aluno para o mercado de trabalho.
·                                  o trabalho é uma continuidade da vida escolar, tendo as mesmas características que as atividades escolares.
·                                  o trabalho é um sinônimo de emprego e tem sua importância relacionada, exclusivamente, à subsistência.
·                                  além de uma forma econômica básica de existência do cidadão, o trabalho o situa mesmo no universo social que o rodeia.

3. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE OS TIPOS DE GOVERNO.

·                                 I. A monarquia é o governo de um só, seja ele rei ou rainha. A decisão real é soberana e incontestável.
II. A sociedade aristocrática é aquela na qual nenhum estrato social tem privilégios em relação aos demais, havendo equilíbrio entre as classes.
III. A democracia é a forma de governo no qual o povo elege seus representantes que devem defender os interesses públicos.

Podemos afirmar que:
·                                  As alternativas I e III estão corretas.
·                                  Somente a alternativa III está correta.
·                                  As alternativas II e III estão corretas.
·                                  Somente a alternativa I está correta.

4. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


·                                 I. Se uma mudança ocorre no entorno da escola, essa mudança deve ser objeto de reflexão e tratamento por parte da escola.
II. A escola não deve interferir em assuntos extra-escolares, mesmo que se trate de alguma mudança ocorrida em seu entorno.
III. Se uma mudança ocorre no entorno da escola, é bastante provável que os alunos sofram algum impacto com tal mudança.

Podemos afirmar que:
·                                  As alternativas I e II estão corretas.
·                                  Somente a alternativa I está correta.
·                                  Somente a alternativa II está correta.
·                                  As alternativas I e III estão corretas

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ESCOLA E SOCIEDADE

1. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:

·                                  a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico. CORRETO
·                                  a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.
·                                  a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
·                                  a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.

2. AUTONOMIA É A CAPACIDADE DO INDIVÍDUO GUIAR A SI MESMO, OU CONSTRUIR SEUS PRÓPRIOS VALORES.


·                                 O seu contrário, no caso de um indivíduo apenas seguir a lei de outrem sem refletir a respeito, pode ser designado por:
·                                  autogestão.
·                                  ceticismo.
·                                  heteronomia. CORRETA
·                                  isonomia.

3. UMA TEORIA EDUCACIONAL QUE SE PRETENDA CRÍTICA DEVE:

·                                  Fixar-se nos saberes universais e evitar particularidades.
·                                  Relacionar a prática social e a prática educativa. CORRETA
·                                  Basear-se apenas na liberdade individual do aluno.
·                                  Entender a escola como um universo à parte da realidade social.

4. O “BOM ALUNO” E O “MAU ALUNO” SÃO:

·                                  uma forma de tratamento presente na tradição pedagógica que colabora para a convivência pacífica.
·                                  tratamentos pedagógicos que auxiliam no processo educativo.
·                                  estereótipos que devem ser evitados, pois podem culminar, inclusive, em indisciplina. CORRETA
·                                  formas de se reconhecer justamente o esforço

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ESCOLA E SOCIEDADE

1. QUANDO NOTAMOS ESCOLAS COM ALTOS MUROS, GRADES E PORTÕES PESADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE:


·                                  a arquitetura das escolas não é a mais agradável, mas isso não afeta diretamente o processo de ensino-aprendizagem.
·                                  essa estrutura, apesar de não ser a mais recomendada, é a única expressa segurança e bem estar para os alunos.
·                                  a indisciplina tende a ser contornada em escolas com essa aparência, pois instaura-se o sentimento de repressão.
·                                  a aparência estética da escola, assemelhando-se a um cativeiro, pode propiciar um sentimento de revolta dos alunos.

2. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


·                                 I. O pragmatismo elege como verdadeiro o conhecimento mais útil em cada situação.
II. Dogmatismo e ceticismo são opostos entre si.
III. Relativismo e pragmatismo são sinônimos.

Podemos afirmar que:
·                                  As alternativas I e II estão corretas.
·                                  Somente a alternativa III está correta.
·                                  As alternativas I e III estão corretas.
·                                  Somente a alternativa I está correta.

3. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, CONHECIDOS COMO PCN PROPÕEM TEMAS QUE TÊM COMO CARACTERÍSTICAS:

·                                  a interdisciplinaridade e a relação entre a escola e a realidade social.
·                                  o fato de serem temas propostos pela direção da escola, mudados a cada ano letivo.
·                                  a interdisciplinaridade e os problemas específicos do universo escolar.
·                                  o fato de serem trabalhados por cada disciplina isoladamente.

4. O CETICISMO TEM UMA POSIÇÃO QUE:

·                                  assume a verdade como algo dado.
·                                  duvida, pelo menos a princípio, da existência da verdade.
·                                  só crê na verdade que for útil.
·                                  supõe que a verdade depende da situação e do sujeito envolvido
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ESCOLA E SOCIEDADE
1. SOBRE O CONCEITO DE EMPOWERMENT PODEMOS AFIRMAR QUE:

·          trata-se de um acréscimo da força espiritual, política e social do indivíduo, grupo ou comunidade.
·          refere-se ao poder do professor, que faz dele uma autoridade escolar.
·          trata-se de uma forma de reação de um grupo que foi oprimido socialmente.
·          refere-se a comunidades e grupos que possuem, de partida, grande poder acumulado.

2. QUANDO NOTAMOS ESCOLAS COM ALTOS MUROS, GRADES E PORTÕES PESADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE:

·          a indisciplina tende a ser contornada em escolas com essa aparência, pois instaura-se o sentimento de repressão.
·          a aparência estética da escola, assemelhando-se a um cativeiro, pode propiciar um sentimento de revolta dos alunos.
·          essa estrutura, apesar de não ser a mais recomendada, é a única expressa segurança e bem estar para os alunos.
·          a arquitetura das escolas não é a mais agradável, mas isso não afeta diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

3. SOBRE A AUTORIDADE NA VIDA SOCIAL É CORRETO AFIRMAR QUE:

·          a autoridade só é necessária nas sociedades tirânicas.
·          toda forma de autoridade leva ao autoritarismo.
·          somente as autoridades podem criar as leis.
·          a autoridade é necessária ao contrato social para a justa convivência.

4. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:

·          a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.
·          a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
·          a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
·          a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico

Resultado final : 1.5

ESCOLA E SOCIEDADE

1. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.

·                                 I. O consumo de drogas por parte dos alunos pode, inclusive, propiciar uma maior incidência de problemas relacionados à violência e à indisciplina no ambiente escolar.
II. O consumo de drogas é um problema grave, mas o tráfico não pode ser associado a ele.
III. Para a escola é melhor evitar tratar de temas relacionados às drogas, pois pode acabar contribuindo para despertar o interesse do aluno pelo seu consumo.

Podemos afirmar que:
·                                  As alternativas I e III estão corretas.
·                                  As alternativas I e II estão corretas.
·                                  Somente a alternativa I está correta.
·                                  Somente a alternativa III está correta.

2. UMA TEORIA EDUCACIONAL QUE SE PRETENDA CRÍTICA DEVE:

·                                  Fixar-se nos saberes universais e evitar particularidades.
·                                  Entender a escola como um universo à parte da realidade social.
·                                  Basear-se apenas na liberdade individual do aluno.
·                                  Relacionar a prática social e a prática educativa.

3. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO TENDO COMO BASE A EDUCAÇÃO MEDIEVAL.

·                                 I. Na Idade Média, a educação era submetida aos ideais religiosos.
II. Humildade e sacrifício eram valores preconizados pela educação.
III. A aproximação entre a religião e a educação intensificou a importância de se pensar a vida do homem e sua realidade terrena.

Podemos afirmar que:
·                                  Somente a afirmativa III está correta.
·                                  As afirmativas II e III estão corretas.
·                                  As afirmativas I e II estão corretas. (correta)
·                                  Somente a afirmativa I está correta. (incorreta)

4. QUANDO NOTAMOS ESCOLAS COM ALTOS MUROS, GRADES E PORTÕES PESADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE:

·                                  a indisciplina tende a ser contornada em escolas com essa aparência, pois instaura-se o sentimento de repressão.
·                                  a arquitetura das escolas não é a mais agradável, mas isso não afeta diretamente o processo de ensino-aprendizagem.
·                                  essa estrutura, apesar de não ser a mais recomendada, é a única expressa segurança e bem estar para os alunos.
·                                  a aparência estética da escola, assemelhando-se a um cativeiro, pode propiciar um sentimento de revolta dos alunos

 Resultado final : 2

ESCOLA E SOCIEDADE

1. SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:

·                                  o processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa fragilidade do conhecimento escolar.
·                                  a comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar, no entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da comunidade.
·                                  deve-se estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em direção à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o que oferecer no processo de conhecimento.
·                                  a escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser estabelecido um canal no qual a comunidade seja um ouvinte.

2. NAS SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.

·                                 As degenerações do poder na monarquia, na aristocracia e na democracia são, respectivamente:
·                                  tirania, corrupção e plutocracia.
·                                  plutocracia, tirania e corrupção.
·                                  oligarquia, corrupção e tirania.
·                                  tirania, oligarquia e corrupção.

3. SOBRE A AUTORIDADE NA VIDA SOCIAL É CORRETO AFIRMAR QUE:

·                                  toda forma de autoridade leva ao autoritarismo.
·                                  a autoridade é necessária ao contrato social para a justa convivência.
·                                  somente as autoridades podem criar as leis.
·                                  a autoridade só é necessária nas sociedades tirânicas.

4. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


·                                 I. A Pedagogia Nova é uma inversão dos valores da Pedagogia Tradicional.
II. A Pedagogia Tecnicista tem praticamente os mesmos valores da Pedagogia Tradicional.
III. A Pedagogia Tecnicista tem praticamente os mesmos valores da Pedagogia Nova.

Podemos afirmar que:
·                                  As alternativas I e II estão corretas.
·                                  Somente a alternativa III está correta.
·                                  As alternativas I e III estão corretas.
·                                  Somente a alternativa I está correta

 Resultado final : 2

ESCOLA E SOCIEDADE

1. NAS SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.

  • As degenerações do poder na monarquia, na aristocracia e na democracia são, respectivamente:
  •  plutocracia, tirania e corrupção.
  •  oligarquia, corrupção e tirania.
  •  tirania, oligarquia e corrupção.
  •  tirania, corrupção e plutocracia.

2. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:

  •  a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
  •  a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.
  •  a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
  •  a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico.

3. ATUALMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:

  •  perpassam reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida social.
  •  é um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino Fundamental.
  •  é um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
  •  embora tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no interesse pela questão.

4. SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:

  •  a escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser estabelecido um canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
  •  deve-se estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em direção à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o que oferecer no processo de conhecimento.
  •  o processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa fragilidade do conhecimento escolar.
  •  a comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar, no entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da comunidade

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ESCOLA E SOCIEDADE

1. COM RELAÇÃO AOS PADRÕES E NORMAS SOCIAIS É CORRETO AFIRMAR QUE:

  •  os homens que criam os padrões e normas não são obrigados a obedecê-las, pois foram seus idealizadores.
  •  tais normas e padrões não são criadas pelos homens, mas regulam a vida social destes mesmos homens.
  •  os mesmos homens que seguem as normas e padrões da sociedade podem mudar essas normas, democraticamente.
  •  as normas e padrões são imutáveis sendo tarefa dos indivíduos adaptarem-se a elas.

2. NAS SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.

  • As degenerações do poder na monarquia, na aristocracia e na democracia são, respectivamente:
  •  oligarquia, corrupção e tirania.
  •  tirania, oligarquia e corrupção.
  •  plutocracia, tirania e corrupção.
  •  tirania, corrupção e plutocracia.

3. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE A ATITUDE CRÍTICA.

  • I. A atitude crítica coloca a prova tanto o sujeito quanto o objeto.
    I. A atitude crítica é destrutiva, pois se concentra em diminuir o valor das coisas.
    III. A atitude crítica, por sua negatividade, é inadequada para a educação.
    Podemos afirmar que:
  •  As alternativas I e II estão corretas.
  •  As alternativas II e III estão corretas.
  •  Somente a alternativa I está correta.
  •  Somente a alternativa II está correta.

4. QUANDO O CRITÉRIO PARA SE ELEGER UM CONHECIMENTO COMO VERDADEIRO É A UTILIDADE IMEDIATA QUE ESTE CONHECIMENTO APRESENTA, ESTAMOS FRENTE A UM DISCURSO:

  •  dogmático.
  •  pragmático.
  •  cético.
  •  crítico

Resultado final : 2

ESCOLA E SOCIEDADE

1. NAS SOCIEDADES, AS FORMAS DE GOVERNO PODEM SER CORROMPIDAS.

  • As degenerações do poder na monarquia, na aristocracia e na democracia são, respectivamente:
  •  plutocracia, tirania e corrupção.
  •  oligarquia, corrupção e tirania.
  •  tirania, oligarquia e corrupção.
  •  tirania, corrupção e plutocracia.

2. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:

  •  a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma
  •  a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.
  •  a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
  •  a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico.

3. ATUALMENTE PODEMOS AFIRMAR QUE A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE:

  •  perpassam reflexões políticas e econômicas, interessando a muitos setores da vida social.
  •  é um assunto considerado inapropriado para ser trabalhado no Ensino Fundamental.
  •  é um assunto a ser tratado primordialmente pela disciplina de ciências.
  •  embora tenha sido um tema importante no passado, atualmente houve uma perda no interesse pela questão.

4. SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESFERA DA ESCOLA E A DA COMUNIDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:

  •  a escola tem muito a oferecer à comunidade e, por isso, deve ser estabelecido um canal no qual a comunidade seja um ouvinte.
  •  deve-se estabelecer um canal de comunicação de mão dupla, ou seja, da escola em direção à comunidade e vice-versa, pois ambas têm o que oferecer no processo de conhecimento.
  •  o processo de conhecimento pode se valer da experiência da comunidade para escola, mas isso deve ser minimizado, pois pode apontar para certa fragilidade do conhecimento escolar.
  •  a comunidade pode contribuir com experiências relevantes à formação escolar, no entanto, os saberes da escola são de natureza diversa dos interesses da comunidade

Resultado final : 2

ESCOLA E SOCIEDADE

1. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.

  • I. O fato de, em uma sala de aula, serem encontrados alunos em condições semelhantes (idade, classe social etc.) não pode ser considerado um estímulo para a competição entre eles.
    II. A meritocracia escolar (mérito por notas, presença, participação) são formas que podem estimular a competição entre os alunos.
    III. Embora os alunos possam ser oriundos de realidades sociais diversas, no interior de uma sala de aula formam uma realidade comum e a competição entre eles é uma decorrência natural dessa igualdade.

    Podemos afirmar que:
  •  As alternativas II e III estão corretas.
  •  Somente a alternativa III está correta.
  •  As alternativas I e II estão corretas.
  •  Somente a alternativa I está correta.

2. SOBRE O PAPEL DO TRABALHO NA NOSSA SOCIEDADE PODEMOS AFIRMAR QUE:

  •  uma boa escola é aquela que se restringe a preparar o aluno para o mercado de trabalho.
  •  o trabalho é um sinônimo de emprego e tem sua importância relacionada, exclusivamente, à subsistência.
  •  além de uma forma econômica básica de existência do cidadão, o trabalho o situa mesmo no universo social que o rodeia.
  •  o trabalho é uma continuidade da vida escolar, tendo as mesmas características que as atividades escolares.

3. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:

  •  a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico.
  •  a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
  •  a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
  •  a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.

4. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE AS TEORIAS EDUCACIONAIS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS.

  • I. Tais teorias têm como principal característica aplicar ao universo da escola expectativas advindas de uma crítica social mais ampla.
    II. Embora críticas, estas teorias são reprodutivistas, pois ainda acreditam na importância da disciplina e no papel centralizador do professor.
    III. Em relação às chamadas teorias não-críticas estas teorias representam um avanço no pensamento educacional por não isolarem a escola do seu meio social.

    Podemos afirmar que:
  •  Somente a afirmativa III está correta.
  •  Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  •  Somente a afirmativa I está correta.
  •  Somente as alternativas I e II estão corretas

Resultado final : 2

ESCOLA E SOCIEDADE

1. UM TIPO DE CONHECIMENTO QUE SE CONSIDERA UMA VERDADE DADA E IMUTÁVEL É:

  •  Um relativismo.
  •  Um saber subjetivo.
  •  Uma crítica.
  •  Um dogma.

2. NA IDADE MODERNA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA FEZ COM QUE:

  •  a educação entendesse o conhecimento científico como inadequado para a educação.
  •  a educação e a ciência não se relacionassem de nenhuma forma.
  •  a educação buscasse estar em sincronia com o conhecimento científico.
  •  a educação evitasse o conhecimento científico de todas as formas.

3. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.

  • I. O fato de, em uma sala de aula, serem encontrados alunos em condições semelhantes (idade, classe social etc.) não pode ser considerado um estímulo para a competição entre eles.
    II. A meritocracia escolar (mérito por notas, presença, participação) são formas que podem estimular a competição entre os alunos.
    III. Embora os alunos possam ser oriundos de realidades sociais diversas, no interior de uma sala de aula formam uma realidade comum e a competição entre eles é uma decorrência natural dessa igualdade.
    Podemos afirmar que:
  •  As alternativas II e III estão corretas.
  •  Somente a alternativa III está correta.
  •  As alternativas I e II estão corretas.
  •  Somente a alternativa I está correta.

4. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE OS TIPOS DE GOVERNO.

  • I. A monarquia é o governo de um só, seja ele rei ou rainha. A decisão real é soberana e incontestável.
    II. A sociedade aristocrática é aquela na qual nenhum estrato social tem privilégios em relação aos demais, havendo equilíbrio entre as classes.
    III. A democracia é a forma de governo no qual o povo elege seus representantes que devem defender os interesses públicos.
    Podemos afirmar que:
  •  Somente a alternativa III está correta.
  •  As alternativas I e III estão corretas.
  •  Somente a alternativa I está correta.
  •  As alternativas II e III estão corretas

Resultado final : 2

ESCOLA E SOCIEDADE

1. QUANDO NOTAMOS ESCOLAS COM ALTOS MUROS, GRADES E PORTÕES PESADOS, PODEMOS CONCLUIR QUE:

  •  a arquitetura das escolas não é a mais agradável, mas isso não afeta diretamente o processo de ensino-aprendizagem.
  •  a aparência estética da escola, assemelhando-se a um cativeiro, pode propiciar um sentimento de revolta dos alunos.
  •  essa estrutura, apesar de não ser a mais recomendada, é a única expressa segurança e bem estar para os alunos.
  •  a indisciplina tende a ser contornada em escolas com essa aparência, pois instaura-se o sentimento de repressão.

2. “CADA CABEÇA, UMA SENTENÇA” É UM DITADO POPULAR QUE ACABA POR EXPRESSAR UMA FORMA DE DISCURSO QUE CONHECEMOS POR:

  •  pragmatismo.
  •  dogmatismo.
  •  relativismo.
  •  ceticismo.

3. QUAL DAS DEFINIÇÕES ABAIXO CONCEITUA MELHOR A PALAVRA SAÚDE?

  •  Um bem-estar físico-psíquico proporcionado por boas condições de vida.
  •  Ausência de doenças e o bom funcionamento da química cerebral.
  •  Uma condição especificamente biológica e individual.
  •  O estado do indivíduo submetido e aprovado em testes médicos básicos.

4. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE A ATITUDE CRÍTICA.

  • I. A atitude crítica coloca a prova tanto o sujeito quanto o objeto.
    I. A atitude crítica é destrutiva, pois se concentra em diminuir o valor das coisas.
    III. A atitude crítica, por sua negatividade, é inadequada para a educação.
    Podemos afirmar que:
  •  Somente a alternativa II está correta.
  •  As alternativas I e II estão corretas.
  •  Somente a alternativa I está correta.
  •  As alternativas II e III estão corretasParte inferior do formulário

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