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final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E
SUPERVISÃO
1. Leia abaixo:
Abraham Maslow formulou uma teoria
motivacional muito conhecida e que hierarquiza as necessidades humanas sob a
forma de uma pirâmide. Quais são as cinco
camadas da pirâmide, respectivamente?
Alimentação,
repouso, fisiológicas, social e pessoal.
Sucesso
profissional, estima, repouso, autorrealização e motivação.
Progresso
financeiro, social, fisiológicas, psicológicas e segurança.
Autorrealização,
estima, social, segurança e fisiológicas.
2. Observe a definição abaixo.
Essa é a definição de
gestão
do conhecimento.
planejamento
estratégico.
gerenciamento
da qualidade total.
planejamento
participativo.
3. Segundo o artigo da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da
Educação) os conteúdos curriculares da educação básica observarão, como
diretrizes,
a
colocação direta dos alunos no mercado de trabalho.
a
difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos
cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
a
consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento,
sempre comparando as com as condições ideais ou ótimas.
a
promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
4. Durante o estudo individual, é possível e provável que os alunos
comecem a ocupar-se de atividades não relacionadas à atividade.
Como o professor deve gerenciar essa
situação?
O
professor deve buscar, junto à direção da escola, as diretrizes para o
comportamento dos alunos durante essas atividades.
Ensinar
aos alunos como continuar estudando enquanto esperam pela assistência do
professor.
Não
deve reprimir a turma, aguardando que eles se conscientizem de que devem
realizar somente as atividades propostas.
Permitir
que os alunos continuem dispersos, porém, ao término da aula deverá ser cobrada
a atividade inicial.
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GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Os nomes de Frederick Winslow Taylor
e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
à
Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
à
Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.
às
teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
à
Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração Científica.
2. Leia abaixo:
Abraham Maslow formulou uma teoria
motivacional muito conhecida e que hierarquiza as necessidades humanas sob a
forma de uma pirâmide. Quais são as cinco camadas da pirâmide, respectivamente?
Autorrealização,
estima, social, segurança e fisiológicas.
Progresso
financeiro, social, fisiológicas, psicológicas e segurança.
Alimentação,
repouso, fisiológicas, social e pessoal.
Sucesso
profissional, estima, repouso, autorrealização e motivação.
3. Observe a definição abaixo.
Apresenta grande abrangência social,
é mais que uma ferramenta
para a administração, tem uma visão
própria do que
é participação (colaboração, decisão
e construção coletiva) e
incorpora uma visão estratégica, mas
situacional.
Essa é a definição de:
planejamento
estratégico.
gerenciamento
da qualidade total.
gestão
do conhecimento.
planejamento
participativo.
4. Leia abaixo:
A gestão colegiada, de grande
importância no quadro atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar,
principalmente em relação a uma das suas funções. Essa função é a de
motivar
o grupo para a ação.
iniciar
ações institucionais na escola.
tomar
decisões.
estimular
o desenvolvimento dos membros da sua equipe.Parte inferior do formulário
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO,
COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Observe:
·
Ao gestor escolar compete o resgate da dimensão
educacional das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, como o
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ou iniciativas no
âmbito estadual e municipal. Assinale a alternativa que representa um dos
momentos dessa competência.
·
Restringir a
participação efetiva de segmentos da escola no momento da realização da avaliação.
·
Aplicar os
instrumentos de avaliação que não estavam previstos no processo.
·
Evitar que a
comunidade escolar discuta sobre a importância e o significado de tais
avaliações.
·
Criar espaços de
discussão na escola, envolvendo os vários segmentos escolares.
2. Segue
abaixo:
·
Na escola de Mariana, a diretora é uma pessoa muito
querida. Ela participa de todas as festas promovidas pelos professores, que
adoram conversar com ela e chegam a lhe fazer confidências. Esse tipo de poder
social é chamado de
·
legítimo.
·
recompensa.
·
competência.
·
referência.
3. O Projeto
Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da
escola. Sobre ele podemos dizer que
·
a sua construção
deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo
discente.
·
pode provocar dois
tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina
de tarefas improdutivas.
·
não é necessário
que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a
singularidade que caracteriza a autonomia.
·
é compreendido
como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento
teórico-metodológico.
4. O
estresse, fenômeno muito estudado atualmente, é definido por Couto como:
·
"Um estado em que ocorre um desgaste anormal
da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados
basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se
adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de
vida."
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)
As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)
As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais
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COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. A
influência da Teoria Sistêmica sobre a gestão escolar foi muito marcante no
Brasil da década de 1970. Uma dessas influências é a
·
utilização de planilhas para a
elaboração dos planejamentos e a formulação de objetivos instrucionais.
·
exploração dos trabalhadores pela
organização de trabalho.
·
ênfase nos grupos e relações informais
no trabalho.
·
divisão do trabalho, em que cada tarefa
deve ser dividida no maior número possível de subtarefas.
2. Leia
abaixo:
·
A gestão colegiada, de grande importância no quadro
atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em
relação a uma das suas funções. Essa função é a de
·
estimular o desenvolvimento dos membros
da sua equipe.
·
tomar decisões.
·
motivar o grupo para a ação.
·
iniciar ações institucionais na escola.
3. Um dos
importantes instrumentos que podem ser utilizados em uma instituição para lidar
com as questões grupais é o "grupo operativo".
·
É importante que o gestor escolar conheça essa
estratégia. Com relação à utilização da estratégia do grupo operativo na
escola, podemos afirmar que ela
·
amplia os conflitos existentes, já que
as relações do grupo vão sendo intensificadas, permitindo que as pessoas
repensem várias questões.
·
não deve ser utilizada, pois é apenas
clínica e boa para as psicoterapias de grupo.
·
centra sua dinâmica apenas no sentir e
no pensar dos sujeitos, e não nas tarefas que eles realizam.
·
é mais uma valiosa ferramenta de
trabalho social para ser utilizada na gestão escolar, pois consiste na busca e
criação de condições para que as mudanças ocorram no interior das pessoas.
4. O
estresse, fenômeno muito estudado atualmente, é definido por Couto como:
·
"Um estado em que ocorre um desgaste anormal
da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados
basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se
adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de vida."
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)
As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais.
Essas características constituem o que chamamos de
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)
As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais.
Essas características constituem o que chamamos de
·
tipo A de personalidade.
·
tipo de personalidade de uma pessoa
estressada.
·
tipo B de personalidade.
·
tipo de personalidade de uma pessoa
neurótica
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GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO,
COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1.
Observe:
Michel Foucault é um autor conhecido pelos seus estudos sobre poder e autoridade. Assinale, dos conceitos abaixo, o que pertence ao universo teórico desse autor.
Michel Foucault é um autor conhecido pelos seus estudos sobre poder e autoridade. Assinale, dos conceitos abaixo, o que pertence ao universo teórico desse autor.
- Crise de autoridade historicamente estabelecida.
- Relação entre o exercício da
crítica e a resistência.
- Importância do exercício do poder.
- Distinção entre governo e
governamento.
2. Leia
abaixo:
- Atualmente, consideramos que o
professor também exerce uma forma de gestão, no cotidiano do seu trabalho,
que se chama "gestão instrucional". Esse termo significa que os
professores gerenciam
espaço, materiais, equipamentos, o
movimento de pessoas e as aulas.
- o Projeto Político Pedagógico.
- a escola, junto com a direção.
- o processo de desenvolvimento e
aprendizagem dos alunos.
3. O
estresse, fenômeno muito estudado atualmente, é definido por Couto como:
"Um estado em que ocorre um desgaste anormal da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de vida."
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)
As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais.
Essas características constituem o que chamamos de
"Um estado em que ocorre um desgaste anormal da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de vida."
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)
As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais.
Essas características constituem o que chamamos de
- tipo A de personalidade.
- tipo B de personalidade.
- tipo de personalidade de uma
pessoa neurótica.
- tipo de personalidade de uma
pessoa estressada.
4.
Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade
pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
- organiza as relações estabelecidas
entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em sala de
aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a
sociedade se organiza.
- é efetivada a partir da dimensão
básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas que
trazem um capital cultural de origem.
- deve garantir a todos, tomando
como meta o projeto de sociedade, condições e oportunidade de expor e
aplicar o que sabem, exigindo o
máximo de cada um.
- permite o arbítrio e os abusos do
poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber
hegemônico sobre os demais
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COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. O
Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da
autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que
- não é necessário que os atores institucionais
pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que
caracteriza a autonomia.
- é compreendido como o plano
global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento
teórico-metodológico. CORRETA
- pode provocar dois tipos de
problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de
tarefas improdutivas.
- a sua construção deve articular os
partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
2.
Gustavo Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em
três níveis.
- A definição que melhor se aplica
ao segundo nível (necessidade de aprender/vivência da instituição) é
- o nível que se refere ao
diagnóstico atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós
estamos? Onde nós queremos estar?
- o diagnóstico atual dos recursos
qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que queremos
mudar)?
- aquele que traz a demanda de
construção da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos
estratégicos (novos procedimentos e instrumentos participativos de
avaliação).
- o nível em que ocorre o
verdadeiro desenvolvimento da organização, por meio da aquisição de
habilidades e capacidades. CORRETA
3.
Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade
pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
- deve garantir a todos, tomando
como meta o projeto de sociedade, condições e oportunidade de expor e
aplicar o que sabem, exigindo o
máximo de cada um. CORRETA
- é efetivada a partir da dimensão
básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas que
trazem um capital cultural de origem.
- permite o arbítrio e os abusos do
poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber
hegemônico sobre os demais.
- organiza as relações estabelecidas
entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em sala de
aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a
sociedade se organiza.
4.
Segue abaixo:
- Na escola de Mariana, a diretora é
uma pessoa muito querida. Ela participa de todas as festas promovidas
pelos professores, que adoram conversar com ela e chegam a lhe fazer
confidências. Esse tipo de poder social é chamado de
- legítimo.
- competência.
- recompensa.
- referência. CORRETA
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COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Quando
estudamos a liderança, vimos que ela tem três conceitos correlatos: controle,
poder e autoridade.
·
Faça a correspondência de cada conceito com a sua
significação, numerando a coluna da direita.
1 - Controle
2 - Poder
3 - Autoridade
( ) É a capacidade potencial para o exercício da influência, em sentido mais geral, não dizendo respeito aos atos pontuais.
( ) Neste caso, a influência é suficientemente forte para que o ciclo de mudança de comportamento seja completado, vencendo resistências ou influências em sentido diferente.
( ) Trata-se de poder legítimo, poder que uma pessoa tem em virtude do seu papel, da sua posição hierárquica.
Agora, assinale a alternativa correta, de acordo com o que foi associado acima.
1 - Controle
2 - Poder
3 - Autoridade
( ) É a capacidade potencial para o exercício da influência, em sentido mais geral, não dizendo respeito aos atos pontuais.
( ) Neste caso, a influência é suficientemente forte para que o ciclo de mudança de comportamento seja completado, vencendo resistências ou influências em sentido diferente.
( ) Trata-se de poder legítimo, poder que uma pessoa tem em virtude do seu papel, da sua posição hierárquica.
Agora, assinale a alternativa correta, de acordo com o que foi associado acima.
·
2, 1, 3.
·
3, 1, 2.
·
1, 2, 3.
·
2, 3, 1.
2. A
influência da Teoria Sistêmica sobre a gestão escolar foi muito marcante no
Brasil da década de 1970. Uma dessas influências é a
·
ênfase nos grupos e relações informais
no trabalho
·
exploração dos trabalhadores pela
organização de trabalho.
·
divisão do trabalho, em que cada tarefa
deve ser dividida no maior número possível de subtarefas.
·
utilização de planilhas para a
elaboração dos planejamentos e a formulação de objetivos instrucionais.
3. Gustavo
Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em três
níveis.
·
A definição que melhor se aplica ao segundo nível
(necessidade de aprender/vivência da instituição) é
·
o nível em que ocorre o verdadeiro
desenvolvimento da organização, por meio da aquisição de habilidades e
capacidades.
·
o nível que se refere ao diagnóstico
atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós estamos? Onde nós
queremos estar?
·
aquele que traz a demanda de construção
da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos estratégicos (novos
procedimentos e instrumentos participativos de avaliação).
·
o diagnóstico atual dos recursos
qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que queremos
mudar)?
4. Um dos
importantes instrumentos que podem ser utilizados em uma instituição para lidar
com as questões grupais é o "grupo operativo".
·
É importante que o gestor escolar conheça essa
estratégia. Com relação à utilização da estratégia do grupo operativo na
escola, podemos afirmar que ela
·
centra sua dinâmica apenas no sentir e
no pensar dos sujeitos, e não nas tarefas que eles realizam.
·
amplia os conflitos existentes, já que
as relações do grupo vão sendo intensificadas, permitindo que as pessoas
repensem várias questões.
·
não deve ser utilizada, pois é apenas
clínica e boa para as psicoterapias de grupo.
·
é mais uma valiosa ferramenta de
trabalho social para ser utilizada na gestão escolar, pois consiste na busca e
criação de condições para que as mudanças ocorram no interior das pessoas
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COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Observe:
- A mudança
institucional que requer do gestor escolar competências técnicas
organizativas, pessoais (sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional,
sabedoria, intuição), sociais, conceituais e holísticas é aquela que
ocorre
- na identidade da instituição
escolar.
- nos recursos da instituição.
- nas relações institucionais.
- nos processos desenvolvidos no
interior da instituição.
2. Os nomes
de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
- às teorias modernas de gestão e às
teorias emergentes de gestão.
- à Escola de Administração Científica
e à Escola Clássica de Administração.
- à Escola Clássica de Administração
e à Escola de Administração Científica.
- à Escola de Administração
Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
3. Segundo o
artigo da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) os conteúdos
curriculares da educação básica observarão, como diretrizes,
- a difusão de valores fundamentais
ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao
bem comum e à ordem
democrática.
- a consideração das condições de
escolaridade dos alunos em cada estabelecimento, sempre comparando as com
as condições ideais ou ótimas.
- a promoção do desporto educacional
e apoio às práticas desportivas formais.
- a colocação direta dos alunos no
mercado de trabalho.
4. Observe:
- Ao gestor
escolar compete o resgate da dimensão educacional das avaliações
promovidas pelo Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica (SAEB), ou iniciativas no âmbito estadual e
municipal. Assinale a alternativa que representa um dos momentos dessa
competência.
- Criar espaços de discussão na
escola, envolvendo os vários segmentos escolares.
- Aplicar os instrumentos de
avaliação que não estavam previstos no processo.
- Restringir a participação efetiva
de segmentos da escola no momento da realização da avaliação.
- Evitar que a comunidade escolar
discuta sobre a importância e o significado de tais avaliações
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COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Os
nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados,
respectivamente,
- às teorias modernas de gestão e às
teorias emergentes de gestão.
- à Escola Clássica de Administração
e à Escola de Administração Científica.
- à Escola de Administração
Científica e à Escola Clássica de Administração.
- à Escola de Administração Científica
e à Teoria Sistêmica de Administração.
2.
Gustavo Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em
três níveis.
- A definição que melhor se aplica
ao segundo nível (necessidade de aprender/vivência da instituição) é
- o nível que se refere ao
diagnóstico atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós
estamos? Onde nós queremos estar?
- o diagnóstico atual dos recursos
qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que queremos
mudar)?
- o nível em que ocorre o verdadeiro
desenvolvimento da organização, por meio da aquisição de habilidades e capacidades.
- aquele que traz a demanda de
construção da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos
estratégicos (novos procedimentos e instrumentos participativos de
avaliação).
3.
Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição
que ensina e como instituição aprendente.
- A primeira pretendeu ensinar, e
assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a
segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a
cerca.
Uma das características da escola aprendente é
- ser normativa, linear e
mecanicista.
- ter boas relações que impedem o
surgimento de tensões e conflitos.
- o gestor como incentivador da
construção da cultura institucional.
- possuir ações desenvolvidas, ora
técnicas, ora paternalistas.
4.
Observe:
- A mudança institucional que requer
do gestor escolar competências técnicas organizativas, pessoais
(sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional, sabedoria, intuição),
sociais, conceituais e holísticas é aquela que ocorre
- nos processos desenvolvidos no
interior da instituição.
- na identidade da instituição
escolar.
- nas relações institucionais.
- nos recursos da instituição
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GESTÃO
EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Os nomes de Frederick Winslow Taylor
e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
·
nnàs teorias
modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
·
à Escola Clássica
de Administração e à Escola de Administração Científica.
·
à Escola de
Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
·
à Escola de Administração Científica e à
Escola Clássica de Administração.
2. Leia abaixo:
- A
gestão colegiada, de grande importância no quadro atual da educação,
auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em relação a uma das
suas funções. Essa função é a de
·
motivar o grupo
para a ação.
·
tomar decisões.
·
iniciar ações
institucionais na escola.
·
estimular o
desenvolvimento dos membros da sua equipe.
3. Entre as competências do gestor
escolar, na área de gestão propriamente dita, destacamos a
·
implementação das
políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
·
coordenação da avaliação institucional
da escola.
·
gestão dos
recursos humanos, financeiros e materiais da instituição escolar.
·
definição da
utilização da tecnologia aplicada à educação como prioridade.
4. O Projeto Político Pedagógico é um
importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos
dizer que
·
não é necessário
que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a
singularidade que caracteriza a autonomia.
·
a sua construção
deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo
discente.
·
pode provocar
dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da
rotina de tarefas improdutivas.
·
é compreendido como o plano global da
instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento
teórico-metodológico.
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1.
Quando estudamos a liderança, vimos que ela tem três conceitos correlatos:
controle, poder e autoridade.
· Faça a correspondência de cada
conceito com a sua significação, numerando a coluna da direita.
1 - Controle
2 - Poder
3 - Autoridade
( ) É a capacidade potencial para o exercício da influência, em sentido mais geral, não dizendo respeito aos atos pontuais.
( ) Neste caso, a influência é suficientemente forte para que o ciclo de mudança de comportamento seja completado, vencendo resistências ou influências em sentido diferente.
( ) Trata-se de poder legítimo, poder que uma pessoa tem em virtude do seu papel, da sua posição hierárquica.
Agora, assinale a alternativa correta, de acordo com o que foi associado acima.
1 - Controle
2 - Poder
3 - Autoridade
( ) É a capacidade potencial para o exercício da influência, em sentido mais geral, não dizendo respeito aos atos pontuais.
( ) Neste caso, a influência é suficientemente forte para que o ciclo de mudança de comportamento seja completado, vencendo resistências ou influências em sentido diferente.
( ) Trata-se de poder legítimo, poder que uma pessoa tem em virtude do seu papel, da sua posição hierárquica.
Agora, assinale a alternativa correta, de acordo com o que foi associado acima.
· 3, 1, 2.
· 2,
1, 3.
· 1, 2, 3.
· 2, 3, 1.
2. Observe:
· A mudança institucional que
requer do gestor escolar competências técnicas organizativas, pessoais
(sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional, sabedoria, intuição),
sociais, conceituais e holísticas é aquela que ocorre
· nas relações institucionais.
· nos processos desenvolvidos no
interior da instituição.
· nos recursos da instituição.
· na
identidade da instituição escolar.
3. Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
· às teorias modernas de gestão e
às teorias emergentes de gestão.
· à
Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.
· à Escola Clássica de
Administração e à Escola de Administração Científica.
· à Escola de Administração
Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
4. Um dos importantes instrumentos que podem ser utilizados em uma instituição para lidar com as questões grupais é o "grupo operativo".
· É importante que o gestor
escolar conheça essa estratégia. Com relação à utilização da estratégia do
grupo operativo na escola, podemos afirmar que ela
· é
mais uma valiosa ferramenta de trabalho social para ser utilizada na gestão
escolar, pois consiste na busca e criação de
condições para que as mudanças ocorram no interior das pessoas.
· centra sua dinâmica apenas no
sentir e no pensar dos sujeitos, e não nas tarefas que eles realizam.
· amplia os conflitos existentes,
já que as relações do grupo vão sendo intensificadas, permitindo que as pessoas
repensem várias questões.
· não deve ser utilizada, pois é
apenas clínica e boa para as psicoterapias de grupo
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1. Leia
abaixo:
· O gestor que vê os membros do
seu grupo como pessoas egoístas e interesseiras, que não gostam de trabalhar, e
cujo salário e medo de perder o emprego são os melhores incentivos para
aumentar a motivação, utiliza a visão do homem
· econômico.
· complexo.
· social.
· autorrealizador.
2. Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
· é efetivada a partir da
dimensão básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas
que trazem um capital cultural de origem.
· deve
garantir a todos, tomando como meta o projeto de sociedade, condições e
oportunidade de expor e aplicar o que sabem, exigindo o
máximo de cada um.
· organiza as relações
estabelecidas entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em
sala de aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a
sociedade se organiza.
· permite o arbítrio e os abusos
do poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber
hegemônico sobre os demais.
3. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.
· A primeira pretendeu ensinar, e
assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a
segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a
cerca.
Uma das características da escola aprendente é
Uma das características da escola aprendente é
· ser normativa, linear e
mecanicista.
· o
gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
· possuir ações desenvolvidas,
ora técnicas, ora paternalistas.
· ter boas relações que impedem o
surgimento de tensões e conflitos.
4. Observe:
· Na aferição da qualidade da
instituição escolar, é muito comum utilizar-se o Esquema PDCA, ferramenta
básica para o alcance da qualidade, importada do Modelo Japonês de
Administração. As letras PDCA significam, respectivamente
· planejar, corrigir, avaliar e
executar.
· planejar,
executar, avaliar e corrigir.
· planejar, executar, corrigir e
avaliar.
· executar, corrigir, avaliar e
replanejar.
Resultado
final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. O
Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da
autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que
· não é necessário que os atores
institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que
caracteriza a autonomia.
· é
compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou
seja, um instrumento teórico-metodológico. CORRETA
· pode provocar dois tipos de
problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de
tarefas improdutivas.
· a sua construção deve articular
os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
2. Gustavo Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se estratifica em três níveis.
· A definição que melhor se
aplica ao segundo nível (necessidade de aprender/vivência da instituição) é
· o nível que se refere ao
diagnóstico atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós estamos? Onde
nós queremos estar?
· o diagnóstico atual dos
recursos qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que
queremos mudar)?
· aquele que traz a demanda de
construção da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos estratégicos
(novos procedimentos e instrumentos participativos de avaliação).
· o nível
em que ocorre o verdadeiro desenvolvimento da organização, por meio da
aquisição de habilidades e capacidades. CORRETA
3. Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
· deve
garantir a todos, tomando como meta o projeto de sociedade, condições e
oportunidade de expor e aplicar o
que sabem, exigindo o máximo de cada um. CORRETA
· é efetivada a partir da
dimensão básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas
que trazem um capital cultural de origem.
· permite o arbítrio e os abusos
do poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber
hegemônico sobre os demais.
· organiza as relações
estabelecidas entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em
sala de aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a
sociedade se organiza.
4. Segue abaixo:
· Na escola de Mariana, a
diretora é uma pessoa muito querida. Ela participa de todas as festas
promovidas pelos professores, que adoram conversar com ela e chegam a lhe fazer
confidências. Esse tipo de poder social é chamado de
· legítimo.
· competência.
· recompensa.
· referência.
CORRETA
Resultado
final : 2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Leia
abaixo:
· O gestor que vê os membros do
seu grupo como pessoas egoístas e interesseiras, que não gostam de trabalhar, e
cujo salário e medo de perder o emprego são os melhores incentivos para
aumentar a motivação, utiliza a visão do homem
· econômico.
· complexo.
· social.
· autorrealizador.
2. Paulo Freire é um dos teóricos que melhor explicita o conceito de autoridade pedagógica. A melhor definição desse tipo de autoridade é aquela que
· é efetivada a partir da
dimensão básica da atividade pedagógica: a relação dá-se sempre entre pessoas
que trazem um capital cultural de origem.
· deve
garantir a todos, tomando como meta o projeto de sociedade, condições e oportunidade
de expor e aplicar o que sabem, exigindo o
máximo de cada um.
· organiza as relações
estabelecidas entre educação e comunidade, tornando visível e disponível, em
sala de aula, elementos contextuais que originam referências com as quais a
sociedade se organiza.
· permite o arbítrio e os abusos
do poder, estabelecendo-se sobre o medo e sobre a imposição de um saber
hegemônico sobre os demais.
3. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.
· A primeira pretendeu ensinar, e
assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a
segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a
cerca.
Uma das características da escola aprendente é
Uma das características da escola aprendente é
· ser normativa, linear e
mecanicista.
· o
gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
· possuir ações desenvolvidas,
ora técnicas, ora paternalistas.
· ter boas relações que impedem o
surgimento de tensões e conflitos.
4. Observe:
· Na aferição da qualidade da
instituição escolar, é muito comum utilizar-se o Esquema PDCA, ferramenta
básica para o alcance da qualidade, importada do Modelo Japonês de
Administração. As letras PDCA significam, respectivamente,
· planejar, corrigir, avaliar e
executar.
· planejar,
executar, avaliar e corrigir.
· planejar, executar, corrigir e
avaliar.
· executar, corrigir, avaliar e
replanejar.
N2 GESTÃO
EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Observe a descrição do modelo de administração abaixo.
"Surgiu na década de 1960, e tomou de assalto o cenário da
Administração na década de 1980. É um processo de planejamento de longo
alcance, formalizado, próprio para a definição e a consecução dos objetivos
organizacionais."
Essa descrição se refere à
burocracia de Max Weber.
administração contingencial.
administração por objetivos.
administração estratégica. (RESPOSTA CORRETA)
2. Segue abaixo:
Existe um teórico da Psicologia que tem como característica notável da
sua abordagem o estudo da dinâmica dos grupos e a aplicação de conceitos
relativos ao comportamento individual e grupal. Assim como o indivíduo e o seu
ambiente formam um campo psicológico, assim também o grupo e seu ambiente
compõem um campo social. Esse autor é
Freud.
Skinner.
Lewin. (RESPOSTA CORRETA)
Bion.
3. Gustavo Boog apresentou um modelo esquemático de mudança que se
estratifica em três níveis.
A definição que melhor se aplica ao segundo nível (necessidade de
aprender/vivência da instituição) é
o diagnóstico atual dos
recursos qualitativos da organização: como somos? Como queremos ser (o que
queremos mudar)?
o nível em que ocorre o verdadeiro
desenvolvimento da organização, por meio da aquisição de habilidades e capacidades. (CORRETA)
o nível que se refere ao
diagnóstico atual dos recursos quantitativos da organização: onde nós estamos?
Onde nós queremos estar?
aquele que traz a demanda de
construção da definição de diretrizes, metas, objetivos e planos estratégicos
(novos procedimentos e instrumentos participativos de avaliação).
4. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola
como instituição que ensina e como instituição aprendente.
A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos
pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende
aprender com o contexto que a cerca.
Uma das características da escola aprendente é
o gestor como incentivador da construção da
cultura institucional. (CORRETA)
ter boas relações que impedem o
surgimento de tensões e conflitos.
possuir ações desenvolvidas,
ora técnicas, ora paternalistas.
ser normativa, linear e
mecanicista.
Obrigada!
ResponderExcluirObrigada, tem me ajudado muito!
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