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domingo, 11 de novembro de 2012

Área do Conhecimento: Matemática - Questões de Prova

O que significa base de um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no procedimento de agrupar e reagrupar elementos de um conjunto. Ex.: no sistema egípcio o nº 1 era representado por uma determinada figura. quando chegava no 10 eles trocavam por um novo símbolo. No sistema decimal a base é 10.

Considerando no material dourado o cubo como unidade represente ultilizando desenhos das peças desse material : (representar com desenho)
a)     número 3,33
b)     a número 2,67
c)     adição 3,33+2,67

Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
(tem q fazer o desenho)

Explique porque medir é comparar.
Para medir um objeto é necessário ter uma referência p/estabelecer um conceito.No cotidiano necessitamos de marcar o tempo,tamanho,capacidade,volume,etc. Faz a escolha da unidade de medida,observa as características do objeto a ser medido e aproxima aquilo q estamos pretendendo comparar.Há várias situações de medidas em algumas é preciso um instrumento adequado à situação proposta de medição. Podemos fazer estimativa,mas só através da comparação q se obtém uma resposta correta.

Como se dá a ideia de medida?
Medir é comparar grandezas de mesma espécie. Para Medir precisamos envolver dois componentes a interferência transitiva e a compreensão das unidades. Para medir podemos usar diversos recursos como, por exemplo, um lápis, uma madeira e até mesmo as partes do corpo como palmos e polegadas, entretanto para termos uma medida mais precisa é necessário um modelo de referencia fixa como, por exemplo, a régua.

Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais?
No caso do trabalho com os decimais, o cubo maior será Considerado como inteiro e as demais peças, partes deste inteiro...

Descreva uma atividade citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
usando os solidos geometricos pedir que as crianças indentifiquem as formas; ou pode-se usar o tangran, para montar figuras.

Escreva atividade envolvendo o aprendizado de matemática  e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.  
levar para sala fotos de quadros de Tarsila Amaral,como este abaixo; e pedir que indiquem as formas, quantas foram usadas, etc

Descreva uma atividade no geoplano  para explorar o conceito de área. (responder)


Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas. (responder)


Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59
(construir o desenho)

O que é um sistema de numeração? O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.

Descreva uma atividade citando o material necessário p/o estabelecimento da diferença entre poliedros e demais sólidos geométricos.
Pedir p/ os alunos trazerem de suas casas embalagens diversas como caixas de creme dental,fósforos,sabonetes,frascos de desodorantes ou de produtos de limpeza etc.Após o manuseio e exploração de todos eles de forma livre,pedir p/q os comparem,apontando suas características (de qtos lados tem,qtos são planos,quais embalagem rolam,etc). Pode-se desmontar as caixas p/verificar melhor sua composição,e depois monta-las novamente. Após essa exploração inicial, dar os sólidos geométricos p/ q os alunos comparem e identifiquem c/quais deles cada embalagem se parece mais. Somente através desse contato de interação com os objetos ficará mais claro e compreensível p/eles as diferenças e semelhanças entre os sólidos geométricos.

Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado p/o trabalho c/ as quatro operações fundamentais.
O material dourado é um recurso muito rico p/se trabalhar as quatro operações fundamentais pois: àa cça interage c/os bloquinhos,placas e cubos,assim pode compreender de forma mais concreta o significado de cada valor numérico q estes representam;   àos cálculos mentais realizados pelas cças,principalmente as dos anos iniciais do ensino fundamental,são limitados,portanto o material dourado permite q visualizem numerais maiores e os manipulem,assim será mais fácil p/elas realizarem as operações básicas de adição,subtração,multiplicação e divisão. à a cça assimila melhor e tende a lembrar-se depois do q faz sentido p/ela, o q é real, o q vivenciou-muito melhor do q somente ouvindo o professor explicar e copiando o conteúdo da lousa.

Quais são as peças (formas geométricas)que compõem o Tangran?
5 triangulos retângulos e isósceles, sendo, 2 triangulos grandes, um triangulo médio, dois triângulos pequenos, além de um quadrado e um paralelogramo.

Qual a diferença entre volume e capacidade?
Volume é a capacidade existente no frasco o que há dentro dele, preenchendo-o. Capacidade é quanto ele pode conter se for cheio até seu máximo.

Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:

a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes

Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numeração.
o número 3,33
a)           3 cubos,    3 placas,     3 barras

1 cubo representa 1 inteiro, então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3 cubos,   3 barras,    3 cubinhos
a)           a número 2,67
então = 2 cubos, 6 barras,  6 cubinhos
c) a adição 3,33+2,67


O que significa base de um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no procedimento de agrupar e reagrupar elementos de um conjunto. Ex.: no sistema egípcio o nº 1 era representado por uma determinada figura. quando chegava no 10 eles trocavam por um novo símbolo. No sistema decimal a base é 10.

Considerando no material dourado o cubo como unidade represente ultilizando desenhos das peças desse material : (representar com desenho)
a)       número 3,33
b)       a número 2,67
c)       adição 3,33+2,67

Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
(tem q fazer o desenho)

Explique porque medir é comparar.
Para medir um objeto é necessário ter uma referência p/estabelecer um conceito.No cotidiano necessitamos de marcar o tempo,tamanho,capacidade,volume,etc. Faz a escolha da unidade de medida,observa as características do objeto a ser medido e aproxima aquilo q estamos pretendendo comparar.Há várias situações de medidas em algumas é preciso um instrumento adequado à situação proposta de medição. Podemos fazer estimativa,mas só através da comparação q se obtém uma resposta correta.

Como se dá a ideia de medida?
Medir é comparar grandezas de mesma espécie. Para Medir precisamos envolver dois componentes a interferência transitiva e a compreensão das unidades. Para medir podemos usar diversos recursos como, por exemplo, um lápis, uma madeira e até mesmo as partes do corpo como palmos e polegadas, entretanto para termos uma medida mais precisa é necessário um modelo de referencia fixa como, por exemplo, a régua.

Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais?
No caso do trabalho com os decimais, o cubo maior será Considerado como inteiro e as demais peças, partes deste inteiro...

Descreva uma atividade citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
usando os solidos geometricos pedir que as crianças indentifiquem as formas; ou pode-se usar o tangran, para montar figuras.

Escreva atividade envolvendo o aprendizado de matemática  e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.  
levar para sala fotos de quadros de Tarsila Amaral,como este abaixo; e pedir que indiquem as formas, quantas foram usadas, etc

Descreva uma atividade no geoplano  para explorar o conceito de área.

Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.

Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59

O que é um sistema de numeração? O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.

Descreva uma atividade citando o material necessário p/o estabelecimento da diferença entre poliedros e demais sólidos geométricos.
Pedir p/ os alunos trazerem de suas casas embalagens diversas como caixas de creme dental,fósforos,sabonetes,frascos de desodorantes ou de produtos de limpeza etc.Após o manuseio e exploração de todos eles de forma livre,pedir p/q os comparem,apontando suas características (de qtos lados tem,qtos são planos,quais embalagem rolam,etc). Pode-se desmontar as caixas p/verificar melhor sua composição,e depois monta-las novamente. Após essa exploração inicial, dar os sólidos geométricos p/ q os alunos comparem e identifiquem c/quais deles cada embalagem se parece mais. Somente através desse contato de interação com os objetos ficará mais claro e compreensível p/eles as diferenças e semelhanças entre os sólidos geométricos.

Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado p/o trabalho c/ as quatro operações fundamentais.
O material dourado é um recurso muito rico p/se trabalhar as quatro operações fundamentais pois: àa cça interage c/os bloquinhos,placas e cubos,assim pode compreender de forma mais concreta o significado de cada valor numérico q estes representam;   àos cálculos mentais realizados pelas cças,principalmente as dos anos iniciais do ensino fundamental,são limitados,portanto o material dourado permite q visualizem numerais maiores e os manipulem,assim será mais fácil p/elas realizarem as operações básicas de adição,subtração,multiplicação e divisão. à a cça assimila melhor e tende a lembrar-se depois do q faz sentido p/ela, o q é real, o q vivenciou-muito melhor do q somente ouvindo o professor explicar e copiando o conteúdo da lousa.

Quais são as peças (formas geométricas)que compõem o Tangran?
5 triangulos retângulos e isósceles, sendo, 2 triangulos grandes, um triangulo médio, dois triângulos pequenos, além de um quadrado e um paralelogramo.

Qual a diferença entre volume e capacidade?
Volume é a capacidade existente no frasco o que há dentro dele, preenchendo-o. Capacidade é quanto ele pode conter se for cheio até seu máximo.


Minha N1
N1-3  Área de Conhecimento: Matemática
2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material(construir os desenhos)
a) número 3,33 ( 3 cubos + 3 placas + 3 barras) 
b) a número 2,67 (2 cubos + 6 placas + 7 barras)
c) a adição 3,33+2,67 ( 3 + 2 cubos); (3 + 6 placas); (3 + 7 barras ou 1 placa)
5 cubos    +     9 placas      +    10 barras ou 1 placa
Simplificando: 5 cubos + 10 placas = 6 cubos     
Obs. 10 barras é igual a 1 placa e 10 placas é igual a 1 cubo

Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
(fazer o desenho do Geoplano)
 exemplo de uma figura de 5 lados (colocar dentro do Geoplano)
Explique porque medir é comparar.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza tida como padrão

Outra resposta - Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento, para medir um volume, comparamos com outro volume. Ex. alguns meninos e meninas estão jogando futebol na praia, eles querem que a marca do gol  tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica. Então eles devem medir com passos a linha do gol.

O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade que se usa para agrupar os números. No sistema brasileiro a base é 10

Outra resposta – base de um sistema de numeração é a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de conjunto. Por exemplo, no sistema de numeração decimal a base é dez


Área de Conhecimento Matemática

1- Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59
a)68 = 6barras e 8cubinhos 
b)59 = 5barras e 9cubinhos
c)68-59 =09
temos que retira 9unidades de 18unidades e 5dezenas de 5dezenas, ficamos com 09 unidades.

2- O que é um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de um conjunto. Por exemplo, no sistema de numeração decimal, a base é dez.

3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar o conceito de área conceito de área. Pedir que reproduza o desenho e cacule a área.

4- Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.
O tangran


1-O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.


2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes

3). Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numeração.
o número 3,33
a)               3 cubos,    3 placas,     3 barras

1 cubo representa 1 inteiro, então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3 cubos,   3 barras,    3 cubinhos
a)               a número 2,67
então = 2 cubos, 6 barras,  6 cubinhos
c) a adição 3,33+2,67



Área de conhecimento matemática

Prova 1

1- O que significa base de um sistema de numeração?


2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente ultilizando desenhos das peças desse material :
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

3- Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.


4- Explique porque medir é comparar.

Prova 2

1- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.    

2-- Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.

3- descreva o tangram e para que serve

4- crie situações em que pode ser utilizado o material dourado

Prova 3
1- Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59

2- O que é um sistema de numeração?

3- Descreva uma atividade no geoplano  para explorar o conceito de área.

4-descreva 1 atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.

Prova 4
1)enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado para o trabalho com quatro operações.

2)descreva uma atividade citando o material necessário para o estabelecimento da diferença entre poliedros e demais sólidos geométricos.

3qual a diferença entre volume e capacidade?

4)quais são as peças (formas geométricas) que compõem o tangram

Prova 5
1 – Descreva uma atividade citando o material necessário para a descoberta de característica dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas. Pg 198 / 200

2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a-  o número 5,67
b- a número 1,53
c- a adição 5,67 + 1,53

3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar figuras geometricas planas.

4- se perguntarmos a mil pessoas "o que é arte?", obteremos mil respostas diferentes. A arte pode ser manifestada
de muitas maneiras, e entre elas, por manifestações de um grupo cultural, pelo trabalho de um artesão, pela fotografia, pintura, escultura, música e cinema.
A arte e a matemática estiveram juntas nas primeiras manifestaçãoes do Homem e por motivos que não podem ser discutidos aqui elas foram separadas. Cabe a nós professores do sec. XXI restabelecer essa ligação. Escreva uma atividade envolvendo o aprendizado da Matemática e da arte para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Prova 6
1 – Como se dá a ideia de medida
2 – Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais?
3 – Descreva uma atividade citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
4 – Escreva atividade envolvendo o aprendizado de matemática  e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

3-Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.


4-Explique porque medir é comparar.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento, para medir um volume, comparamos com outro volume. Ex. alguns meninos e meninas estão jogando futebol, na praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica ..então eles devem medir com passos...a linha do gol.
A necessidade de avaliar, comparando, deve ser algo que surgiu nos primórdios de qualquer civilização. Logo que se atingiu a capacidade de comunicar, e o interesse na permuta de bens, deve ter sido imprescindível tratar de avaliar as equivalências. Não só se tornou pertinente estabelecer um método equitativo que permitisse satisfazer os diversos intervenientes no incipiente comércio, como também avaliar distâncias e tempo.
Hoje estamos habituados a que existam uns padrões de medida quase que universais. Ninguém discute a medição do tempo em segundos, minutos, horas, dias, etc. Os mais habilitados falam com aparente à vontade tanto em nanossegundos como em anos-luz, sendo este último um padrão híbrido de velocidade (da luz) e de distâncias siderais. Fica a noção de que, progressivamente, os padrões que fixam as medidas se tornam indiscutíveis e longe dos caprichos de uma pessoa qualquer que assim decidiu, mesmo que a sua identificação tenha-se diluído no tempo.
Quando a base de partida para um padrão, como é o caso do metro, deixou de se poder considerar rigoroso, procurou-se lhe dar um aval mais científico. Mas sempre regressamos ao ponto de partida, que não é outro do que aceitar um padrão, venha ele de onde vier.


Área de Conhecimento Matemática

1- Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59
a)68 = 6barras e 8cubinhos 
b)59 = 5barras e 9cubinhos
c)68-59 =09
temos que retira 9unidades de 18unidades e 5dezenas de 5dezenas, ficamos com 09 unidades.

2- O que é um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de um conjunto. Por exemplo, no sistema de numeração decimal, a base é dez.

3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar o conceito de área conceito de área. Pedir que reproduza o desenho e cacule a área.

4- Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.
O tangran


1-O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.


2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes

3). Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numeração.
o número 3,33
b)              3 cubos,    3 placas,     3 barras

1 cubo representa 1 inteiro, então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3 cubos,   3 barras,    3 cubinhos
b)              a número 2,67
então = 2 cubos, 6 barras,  6 cubinhos
c) a adição 3,33+2,67


3-Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.


4-Explique porque medir é comparar.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento, para medir um volume, comparamos com outro volume. Ex. alguns meninos e meninas estão jogando futebol, na praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica ..então eles devem medir com passos...a linha do gol.
A necessidade de avaliar, comparando, deve ser algo que surgiu nos primórdios de qualquer civilização. Logo que se atingiu a capacidade de comunicar, e o interesse na permuta de bens, deve ter sido imprescindível tratar de avaliar as equivalências. Não só se tornou pertinente estabelecer um método equitativo que permitisse satisfazer os diversos intervenientes no incipiente comércio, como também avaliar distâncias e tempo.
Hoje estamos habituados a que existam uns padrões de medida quase que universais. Ninguém discute a medição do tempo em segundos, minutos, horas, dias, etc. Os mais habilitados falam com aparente à vontade tanto em nanossegundos como em anos-luz, sendo este último um padrão híbrido de velocidade (da luz) e de distâncias siderais. Fica a noção de que, progressivamente, os padrões que fixam as medidas se tornam indiscutíveis e longe dos caprichos de uma pessoa qualquer que assim decidiu, mesmo que a sua identificação tenha-se diluído no tempo.
Quando a base de partida para um padrão, como é o caso do metro, deixou de se poder considerar rigoroso, procurou-se lhe dar um aval mais científico. Mas sempre regressamos ao ponto de partida, que não é outro do que aceitar um padrão, venha ele de onde vier.



Fundamentos Matemática

3 - de a mediana e a moda dos números 10, 12,15,15,15,20,24,32
ME =10+ 12+15+15+15+20+24+32  ME= 15+15 / 2  ME=30 / 2  ME =  15
MO=10+ 12+15+15+15+20+24+32  / 8 = MO =15

3- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente
5 cm e 6,4 cm.
A=B x H
A= 5 X 6,4
A= 32,0


1-A seguir aparecem as idades de algumas pessoas: 10,20,15,12,32,15,24,15. Calcule:
Resp- mediana é o numero que se encontra no centro de uma serie de valores, dispostos em ordem crescente ou decrescente.
a) a mediana das idades
ME= 10,20,15,12,32,15,24,15
ME = 12+32 = ME = 44/2 ME =22
2
b) a média aritmética das idades
Resp-a média aritmética das idades é a soma dos valores da variável, pelo numero desses valores.
10+20+15+12+32+15+24+15 = 153/8 = 19,125
8
.
3- Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
Resp.. 1/8 = 0,125
1/9 = 0,1111.....
4/9 = 2/3 = 0,4444....

4- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
A = B X H
A= 6cm x 7,5 cm =
A = 6 x 7,5 = 45,0 cm2

3- descreva o tangram e para que serve:
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento,para medir um volume, comparamos com outro volume.ex. alguns meninos e menians estão jogando futebol, na praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica ..entao eles devem medir com passos...a linha do gol.

4- crie situações em que pode ser utilizado o material dourado
Pedir que o aluno represente em quantidades, ex 8
E deve ser  representado desenhado 8 quadradinhos.

prova2

1) A seguir aparecem as idades de algumas pessoas
10,20,15,12,32,15,24,15.
calcule.
a) A média aritimética das idades
b) A moda (ou mediana) das idades.
a) 10 + 20 + 15 + 12 + 32 + 15 + 24 + 15 / 8 =
143 / 8 = 17 anos
b) 15 anos
. A seguir aparecem as idades de algumas pessoas: 10,20,15,12,32,15,24,15. Calcule:
a) a mediana das idades;
Resp- mediana é o numero que se encontra no centro de uma serie de valores, dispostos em ordem crescente ou decrescente.
ME= 10,20,15,12,32,15,24,15
 ME = 12+32  =  ME = 44/2   ME =22
              2
b) a média aritmética das idades.
Resp-a média aritmética das idades é a soma dos valores da variável,(*) pelo numero desses valores. (/) = dividido
 MA= 10+20+15+12+32+15+24+15 / 8   =   MA= 143 / 8 = MA=17,875

2) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos
medindo respectivamente 4cm e 3, 5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 4,0 cm X 3,5 cm
A = 14,0 cm²

3) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 8cm e 6,5cm.
A (área) =L (lado) * L (lado)
A = 8,0 cm X 6,5 cm
A = 52,0 cm²

4) O que é seriar? Dê exemplos.
R: Seriar é ordenar diferenças, distinguir objetos com características
diferentes. Ex: Organizar a fila por tamanho (menor para o maior),
ordenar os brinquedos da sala de aula.

5) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/3; 1/7 e 4/7.
1/3 = 0,333.....
1/7 = 0,142
4/7 = 0,571

6) A média aritmética das idades de quatro pessoas é 16 anos. Três
dessas pessoas tem respectivamente 20, 25 e 15 anos. Qual a idade da
quarta pessoa?
15+20+25+X / 4 = 16
15+20+25+X = 16 * 4
60 + X = 64
X = 64 – 60 = 4

7) Escreva os decimais da seguinte fração: 1/2, 1/5, 4/5
1/2 = 0,5
1/5 = 0,2
4/5 = 0,8

8) Quais as propriedades fundamentais da seriação? Exemplifique cada
uma
usando o conjunto de números naturais.
R: Transitividade - Ex: Se 6 é menor que 7 e 7 é menor que 8, então 6
é menor que 8.
Reciprocidade – Ex: Se 4 é menor que 5, então 5 é maior que 4.

9) Classificar é "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças.
Dê um exemplo de cada tipo de classificação.
R: Podemos exemplificar uma classificação de separação por semelhança
quando dizemos: “gosto de doces", pois estamos “juntando” alimentos
que apresentam algumas qualidades, “separando-os” de outros que não
tem. Outro exemplo pode ser “cidades litorâneas”, onde estou
“juntando” cidades que estão localizadas próximas do mar, e
“separando” daquelas localizadas distantes do mar.

10) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
1/8 = 0,125
1/9 = 0,111...
4/9 = 0,444...

11) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 6,0 cm X 7,5 cm
A = 45,0 cm²

12) O que é moda e mediana?
R: Moda é o valor que ocorre com maior freqüência em uma série de
valores, e mediana é o número que se encontra no centro de uma série
de valores, sendo que estes devem estar dispostos me ordem crescente
ou decrescente.

13) De acordo com a Teoria de Piaget decomo as crianças aprendem
matemática, comente o que diz sobre esse assunto Constance Kamii.
R: Para Piaget, as crianças adquirem o conhecimento lógico-matemático
por um processo de construção, ação, de dentro para fora. Pg.43 (não
sei se está correta)

14) O que é classificação? Dê exemplo.
R: Classificação é uma operação lógica, fundamental no desenvolvimento
do pensamento, sendo que sua importância não se refere apenas a sua
relação com o conceito de número, pois intervem na construção de todos
os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana. Ex: Gosto
de cães.
Ex. crianças costumam colecionar pedrinhas, conchinhas, tampinhas.etc.naturalmente elas classificam ou seriam algumas dessas coleções, o mais adquado são os blocos lógicos são peças com quatro características cor, tamanho, espessura, e forma geométrica. Elas aprendem melhor por meio de suas própria ação podem classificar as peças quanto a cor, espessura forma e tamnho..


15) Escreva os decimais das frações 1/4, 1/6 e 4/6
1/4 = 0,25
1/6 = 0,16
4/6 = 0,66.

16) Dê a área de um retângulo de 5 e 6,4cm.
32 cm²


domingo, 28 de outubro de 2012

Fund. da Ed. Mat. - prova OnLine (N2)


Resultado final : 2 – Minha N2
Segundo Polya, as etapas para resolução de problemas são:
 compreender o problema, elaborar um plano, executar o plano e fazer a verificação ou o retrospecto.

2. Qual ideia da divisão está presente no método de dividir conhecido como "método americano"?
Medir.

3. A área do retângulo é obtida
 multiplicando-se a base pela altura.

4. Quando a avaliação assume uma função classificatória, ela
 é voltada quase exclusivamente para a competição.

N2 da Colega Renata
2. Leia abaixo:
·                     A professora de matemática de determinada série calcula a média bimestral dos alunos fazendo a média aritmética entre todas as atividades realizadas durante o bimestre. Qual a média de um aluno que obteve 7,0 num trabalho, 7,5 na prova e 8,5 nas tarefas?
Entre 7,0 e 8,0 pontos

3. Numa nova perspectiva, a avaliação deve ser considerada
como parte integrante do processo de aprendizagem.

4. É exemplo de classificação
decorar cada um dos diferentes ambientes de uma loja com móveis de diferentes estilos.

N2 da Colega Michele 
Resultado final : 2
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
1. O cilindro, o cone, a pirâmide, o prisma, o cubo e a esfera são figuras
tridimensionais.

2. Qual a ideia presente no problema a seguir?
Tenho 35 litros de água para colocar em jarros com capacidade de 5 litros. De quantos jarros eu preciso?
 Ideia de medir.

3. É correto dizer que o conhecimento físico é
o conhecimento dos objetos do mundo exterior.

4. Dado o retângulo de dimensões m e n. Seu perímetro pode ser expresso por
2m + 2n.

N2 do colega Ary
Resultado final : 2
1. Segue abaixo:
1/100 pode ser expresso por
 0,01.

2. Podemos citar como exemplo de quantidade discreta
 os alunos de uma classe.

3. A Álgebra passou por várias fases de desenvolvimento, sendo que a fase simbólica é aquela em que
são utilizados somente símbolos.

4. Segundo Vergnaud, um problema que envolve relações proporcionais pode ser resolvido por meio de três estratégias principais:
escalar, funcional e da regra de três. A estratégia em que a solução é encontrada a partir da análise das relações numéricas, no interior de uma mesma variável, é a estratégia
escalar.

Resultado final : 2
1. Segundo Ifrah, o que fez o homem ter a ideia de fazer grupos de 10 foi
 os dez dedos.

2. A Álgebra passou por várias fases de desenvolvimento, sendo que a fase simbólica é aquela em que
são utilizados somente símbolos.

3. Em qual geometria as figuras são submetidas a transformações violentas que as levam a perder suas propriedades métricas e projetivas?
 Geometria topológica.

4. A álgebra passou por várias fases de desenvolvimento, são elas:
retórica, sincopada e simbólica.

Resultado final : 2
É (são) função(ções) dos símbolos em matemática:
 designar com precisão, clareza e também abreviar.

3. No processo de ensino-aprendizagem, o erro
deve ajudar na construção do conhecimento.
4. Podemos afirmar que
medir é comparar, utilizando uma certa unidade como padrão.

Resultado final : 2
1.     O ábaco ainda é muito utilizado
em muitos países da Ásia.

2.       Segundo Ifrah, o que fez o homem ter a ideia de fazer grupos de 10 foi
os dez dedos. CORRETA

3.     A classificação e a seriação se fundem no conceito de número. Classificar é
"juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças. CORRETA

4.     A área de uma sala de aula usualmente é expressa em
m². CORRETA

1. A utilidade do número está ligada aos seus aspectos de cardinalidade e ordinalidade. A cardinalidade refere-se
à quantidade de elementos de uma coleção. CORRETA

2. É provável que a invenção da base tenha se dado pela
insuficiência de objetos para representar quantidades extensivas.

3. O professor deve considerar dois fatores que desempenham papel importante na resolução de problemas:
os conceitos e as habilidades da criança para encontrar a solução. CORRETA

4. A geometria conhecida como a das sombras e que se ocupa das propriedades espaciais que se conservam ao projetar um objeto, é a geometria
projetiva. CORRETA

Qual significado de fração está presente na seguinte questão:
Numa sala temos 15 alunos e 22 carteiras. Qual a relação entre alunos e carteiras dessa sala?
 Razão.

Qual significado de fração está presente na seguinte questão:
Qual o número decimal que expressa a fração 2/5?
 Quociente.

Quais foram os primeiros conceitos numéricos concebidos pelo homem?
O um e o dois.

A classificação e a seriação se fundem no conceito de número.
Seriar é:
 "juntar" por diferenças e "separar" por semelhanças.*****certa

A multiplicação oferece ao aluno o contato com um importante conteúdo matemático. Qual é esse conteúdo?
 Proporcionalidade.

A unidade de medida mais adequada para expressar o perímetro de campo de futebol é o
m.

A área de uma sala de aula usualmente é expressa em
m².

A característica principal do conhecimento social é que
sua natureza é preponderantemente arbitrária

Dado o retângulo de dimensões m e n. Seu perímetro pode ser expresso por
2m + 2n.

Van Hiele estabelece cinco fases de aprendizagem para que os alunos passem de um nível para o outro imediatamente superior
Orientação livre.

De acordo com Inhelder, Sinclair e Bovet (1974), crianças no estágio II, relativo à construção do conceito de número
4 e 5 anos.(Resposta correta)

Duas grandezas são inversamente proporcionais quando uma
diminui e a outra aumenta na mesma razão

Os problemas de adição podem apresentar duas ideias,
juntar e acrescentar.

Leia abaixo: 
 A geometria que se refere às transformações que somente alteram a posição do objeto, mas seu tamanho, distâncias e direções se conservam, é a geometria
euclidiana.

Leia abaixo:
 A professora de matemática de determinada série calcula a média bimestral dos alunos fazendo a média aritmética entre todas as atividades realizadas durante o bimestre. Qual a média de um aluno que obteve 7,0 num trabalho, 7,5
na prova e 8,5 nas tarefas
Entre 7,0 e 8,0 pontos

A Álgebra passou por várias fases de desenvolvimento, sendo que a fase retórica é aquela em que
o pensamento algébrico era expresso com palavras
A área do retângulo é obtida
multiplicando-se a base pela altura

É relevante que a criança, ao começar a realizar algoritmos das operações básicas,
 elabore seus próprios raciocínios
Podemos citar como exemplo de quantidade discreta
os alunos de uma classe

A função da vírgula, no número decimal, é separar
a parte inteira da parte decimal

As três propriedades julgadas essenciais para caracterizar a grandeza área, segundo Bellemain e Lima, são:
Positividade, aditividade e invariância por isometrias

conhecimento lógico-matemático consiste
em relações criadas pelo sujeito.

Leia abaixo:
·                     A geometria que se refere às transformações que somente alteram a posição do objeto, mas seu tamanho, distâncias e direções se conservam, é a geometria
euclidiana.

É correto dizer que o conhecimento físico é
o conhecimento dos objetos do mundo exterior

A estatística pode ser definida como a parte da Matemática
aplicada, que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisões.

Em relação ao erro que o aluno comete, é preciso
trabalhar com ele para, a partir daí, construir um conhecimento correto

São exemplos de grandezas mensuráveis
o volume e a massa.

Quando a avaliação assume uma função classificatória, ela
é voltada quase exclusivamente para a competição

O homem fez a abstração dos números a partir
da distinção entre o número cardinal e o número ordinal.

O ábaco ainda é muito utilizado
em muitos países da Ásia.

A abstração reflexiva envolve
a construção de uma relação entre objetos.    correto

Uma das características da abstração reflexiva é
envolver a construção de uma relação entre os objetos     .correto

Os algarismos que utilizamos atualmente foram criados pelos
hindus e árabes

Qual dos materiais manipuláveis abaixo é o mais apropriado para o trabalho com decimais?
 Material dourado

Ensinar a resolver problemas requer que o professor
coloque os alunos frente a diferentes situações

Em Estatística, ao valor que ocorre com maior frequência numa série de valores, dá-se o nome de
moda

Em relação ao erro que o aluno comete, é preciso
trabalhar com ele para, a partir daí, construir um conhecimento correto. (CORRETO)

São exemplos de grandezas não mensuráveis
o tempo e a temperatura (CORRETA)

A classificação e a seriação se fundem no conceito de número. Seriar é
"juj”juntar" por diferenças e "separar" por semelhanças.

Os romanos utilizavam uma tábua de cálculos como a representada na figura a seguir:
1 320.

O sistema de numeração decimal indo-arábico passou a ser aceito como sistema oficial de computação por volta de
1600.

As categorias de problemas, segundo Thomas Butts, que mais possibilitam reflexões, discussões e, consequentemente, aprendizado significativo são
problemas em aberto e situação-problema.

Os problemas de subtração podem apresentar três ideias, são elas:
 tirar, comparar e completar. correta

A geometria conhecida como a das sombras e que se ocupa das propriedades espaciais que se conservam ao projetar um objeto, é a geometria
projetiva.

Se com 2 litros de leite eu consigo fazer 10 mamadeiras, quantas mamadeiras eu consigo fazer com 3 litros de leite?
 15 mamadeiras

Leia abaixo:
      A professora de matemática de determinada série calcula a média bimestral dos alunos fazendo a média aritmética entre todas as atividades realizadas durante o bimestre. Qual a média de um aluno que obteve 7,0 num trabalho, 7,5 na prova e 8,5 nas tarefas?
Enentre 7,0 e 8,0 pontos.

Qual das alternativas seguintes está de acordo com a tabela a seguir? Sexo dos alunos da 5.ª Série A
 A porcentagem de meninas é de aproximadamente 47% e de meninos de 53%.

Segundo Inhelder, Sinclair e Bovet (1974), crianças no estágio III relativo à construção do conceito de número são
dar respostas corretas às perguntas que lhes são feitas referentes à prova de conservação, não são influenciadas pela contra-argumentação e sabem justificar sua resposta. (correta)

Segundo Ifrah, o que fez o homem ter a idéia de fazer grupos de 10 foi
os dez dedos

Um pictograma é um gráfico
constituído de figuras

A forma como realizamos as operações fundamentais com lápis em
papel
 é o resultado de uma variedade de procedimentos que foram
desenvolvidos.(correta)

Os problemas de multiplicação podem apresentar duas ideias:
 soma de parcelas iguais e combinatória.( certa)

Quando comparo, num concurso, o número de vagas por candidato,
posso expressar essa ideia utilizando uma fração.
 razão. (correta)

Um dos grandes estudiosos que investigou a respeito da construção
do conhecimento e seus diferentes tipos foi
 Piaget.(certa)

O resultado da operação 1,35 + 2,7 é
 4,05.(certa)

O(s) primeiro(s) símbolo(s) numérico(s) utilizado(s) pelo homem foi(foram)
contas, conchas e pedrinhas. CORRETA

É exemplo de todo contínuo:
uma pizza.

Medir é:
 comparar grandezas de mesma espécie.

O conhecimento lógico-matemático consiste
em relações criadas pelo sujeito.

com o significado de
quociente.

1. Qual significado de fração está presente na seguinte questão:
O senhor Osvaldo já carpiu um terço do terreno que se propôs a limpar no dia de hoje. Quanto falta para ele terminar o serviço?
Parte-todo.

2. Em relação ao erro que o aluno comete, é preciso
trabalhar com ele para, a partir daí, construir um conhecimento correto.

 3. De acordo com Hadji, avaliação cumulativa é aquela que
tem a função de verificar se as aquisições visadas pela formação foram efetivadas.

4. Os problemas de subtração podem apresentar três ideias, são elas:
tirar, comparar e completar.Parte superior do formulário

O princípio da correspondência das pedrinhas para cada ovelha, utilizado pelos pastores, é também conhecido como
correspondência termo a termo.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O sistema de numeração decimal indo-arábico passou a ser aceito como sistema oficial de computação por volta de
1600
Parte inferior do formuláriParte superior do formulário
Quais foram os primeiros conceitos numéricos concebidos pelo homem?
O um e o dois. Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

4. As três propriedades julgadas essenciais para caracterizar a grandeza área, segundo Bellemain e Lima, são: 
positividade, aditividade e invariância por isometrias.
Parte inferior do formulário

1. A utilidade do número está ligada aos seus aspectos de cardinalidade e ordinalidade. A cardinalidade refere-se
à quantidade de elementos de uma coleção. CORRETA

É provável que a invenção da base tenha se dado pela
insuficiência de objetos para representar quantidades extensivas. CORRETA

3. O professor deve considerar dois fatores que desempenham papel importante na resolução de problemas:
os conceitos e as habilidades da criança para encontrar a solução. CORRETA

4. A geometria conhecida como a das sombras e que se ocupa das propriedades espaciais que se conservam ao projetar um objeto, é a geometria
projetiva. CORRETA

O(s) primeiro(s) símbolo(s) numérico(s) utilizado(s) pelo homem foi(foram)
contas, conchas e pedrinhas.
30% de R$700,00 são
R$210,00.
 É exemplo de classificação:
decorar cada um dos diferentes ambientes de uma loja com móveis de diferentes estilos.
Numa nova perspectiva, a avaliação deve ser considerada
como parte integrante do processo de aprendizagem.
A maioria dos nossos sistemas de medidas é
decimal.
Qual significado de fração está presente na seguinte questão:
Razão.
Qual significado de fração está presente na seguinte questão:
Quociente.
De acordo com Inhelder, Sinclair e Bovet (1974), crianças no estágio II, relativo à construção do conceito de número,
6 e 7 anos.(minha resposta)
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando uma
diminui e a outra aumenta na mesma razão.
Os problemas de adição podem apresentar duas ideias,
 juntar e acrescentar.
Leia abaixo:
·                     A geometria que se refere às transformações que somente alteram a posição do objeto, mas seu tamanho, distâncias e direções se conservam, é a geometria
euclidiana.
Leia abaixo:
·         A professora de matemática de determinada série calcula a média bimestral dos alunos fazendo a média aritmética entre todas as atividades realizadas durante o bimestre. Qual a média de um aluno que obteve 7,0 num trabalho, 7,5 na prova e 8,5 nas tarefas?
 Entre 7,0 e 8,0 pontos.
Segundo Polya, as etapas para resolução de problemas são:
compreender o problema, elaborar um plano, executar o plano e fazer a verificação ou o retrospecto.
A Álgebra passou por várias fases de desenvolvimento, sendo que a fase retórica é aquela em que
o pensamento algébrico era expresso com palavras.
A área do retângulo é obtida
multiplicando-se a base pela altura.
É relevante que a criança, ao começar a realizar algoritmos das operações básicas, elabore seus próprios raciocínios.
A função da vírgula, no número decimal, é separar
a parte inteira da parte decimal.
Podemos citar como exemplo de quantidade discreta
os alunos de uma classe.
As três propriedades julgadas essenciais para caracterizar a grandeza área, segundo Bellemain e Lima, são:
Positividade, aditividade e invariância por isometrias.
conhecimento lógico-matemático consiste
em relações criadas pelo sujeito.
É correto dizer que o conhecimento físico é
o conhecimento dos objetos do mundo exterior.
A estatística pode ser definida como a parte da Matemática
aplicada, que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisões.
São exemplos de grandezas mensuráveis
o volume e a massa.

Os algarismos que utilizamos atualmente foram criados pelos
hindus e árabes.
Segundo as categorias de Butts, a questão seguinte pode ser classificada como
·         Arme e Efetue: 125 + 64 =
 exercícios algoritmos.
Qual dos materiais manipuláveis abaixo é o mais apropriado para o trabalho com decimais?
 Material dourado.
Ensinar a resolver problemas requer que o professor
coloque os alunos frente a diferentes situações.
Em Estatística, ao valor que ocorre com maior frequência numa série de valores, dá-se o nome de
moda.
Em relação ao erro que o aluno comete, é preciso
trabalhar com ele para, a partir daí, construir um conhecimento correto. (CORRETO)
São exemplos de grandezas não mensuráveis
o tempo e a temperatura (CORRETA)
Quando trabalhamos com os números decimais utilizando o material dourado, em relação ao inteiro, a placa representa
um décimo.
Os romanos utilizavam uma tábua de cálculos como a representada na figura a seguir:
Qual é a quantidade representada na tábua anterior?
1 320.
O sistema de numeração decimal indo-arábico passou a ser aceito como sistema oficial de computação por volta de
1600.
As categorias de problemas, segundo Thomas Butts, que mais possibilitam reflexões, discussões e, consequentemente, aprendizado significativo são
problemas em aberto e situação-problema. correta
Os problemas de subtração podem apresentar três ideias, são elas:
 tirar, comparar e completar. correta
A geometria conhecida como a das sombras e que se ocupa das propriedades espaciais que se conservam ao projetar um objeto, é a geometria
projetiva.
Se com 2 litros de leite eu consigo fazer 10 mamadeiras, quantas mamadeiras eu consigo fazer com 3 litros de leite?
15 mamadeiras.
Leia abaixo:
     A professora de matemática de determinada série calcula a média bimestral dos alunos fazendo a média aritmética entre todas as atividades realizadas durante o bimestre. Qual a média de um aluno que obteve 7,0 num trabalho, 7,5 na prova e 8,5 nas tarefas?
Entre 7,0 e 8,0 pontos.
Segundo Inhelder, Sinclair e Bovet (1974), crianças no estágio III relativo à construção do conceito de número são capazes de
dar respostas corretas às perguntas que lhes são feitas referentes à prova de conservação, não são influenciadas pela contra-argumentação e sabem justificar sua resposta. (correta)
Um dos grandes estudiosos que investigou a respeito da construção
do conhecimento e seus diferentes tipos foi
 Piaget.(certa)
O resultado da operação 1,35 + 2,7 é
 4,05.(certa)
Medir é:
 comparar grandezas de mesma espécie.
O conhecimento lógico-matemático consiste
em relações criadas pelo sujeito.
É exemplo de todo contínuo:
uma pizza.
O(s) primeiro(s) símbolo(s) numérico(s) utilizado(s) pelo homem foi(foram)
contas, conchas e pedrinhas. CORRETA
Quando utilizamos a fração para expressar a divisão de um número natural por outro diferente de zero, estamos trabalhando com o significado de
quociente

Resultado final : 2
1. Qual significado de fração está presente na seguinte questão:
O senhor Osvaldo já carpiu um terço do terreno que se propôs a limpar no dia de hoje. Quanto falta para ele terminar o serviço?
Parte-todo.

2. Em relação ao erro que o aluno comete, é preciso
trabalhar com ele para, a partir daí, construir um conhecimento correto.

 3. De acordo com Hadji, avaliação cumulativa é aquela que
tem a função de verificar se as aquisições visadas pela formação foram efetivadas.

 4. Os problemas de subtração podem apresentar três ideias, são elas:
tirar, comparar e completar.

2. Quando trabalhamos com os números decimais utilizando o material dourado, em relação ao inteiro, a placa representa
um décimo.

3. De acordo com Inhelder, Sinclair e Bovet (1974), crianças no estágio II, relativo à construção do conceito de número,
 podem fazer um conjunto que tem o mesmo número, mas não consegue conservar a igualdade. Nessa fase as crianças têm entre
 4 e 5 anos.

4. Qual das unidades seguintes é a mais usada para medir extensões muito grandes?
 Quilômetro.

1. O sistema de numeração decimal indo-arábico passou a ser aceito como sistema oficial de computação por volta de
 1600.

2. São quatro as fases do método estatístico.
Qual delas é considerada mais importante, na qual se faz as inferências que permitem tirar conclusões que transcendem os dados iniciais?
 Análise de resultados.

3. Podemos afirmar que
 medir é comparar, utilizando uma certa unidade como padrão.

4. São grandezas diretamente proporcionais
 a velocidade de um carro e a distância percorrida..

O(s) primeiro(s) símbolo(s) numérico(s) utilizado(s) pelo homem foi(foram)
 contas, conchas e pedrinhas.

É exemplo de classificação:
 decorar cada um dos diferentes ambientes de uma loja com móveis de diferentes estilos.

Numa nova perspectiva, a avaliação deve ser considerada
como parte integrante do processo de aprendizagem.

maioria dos nossos sistemas de medidas é
decimal.

12.Qual significado de fração está presente na seguinte questão:
Numa sala temos 15 alunos e 22 carteiras. Qual a relação entre alunos e carteiras dessa sala?
 Razão.

 Van Hiele estabelece cinco fases de aprendizagem para que os alunos passem de um nível para o outro imediatamente superior.
·                     Em qual das seguintes fases o aluno realiza sozinho atividades mais complexas, ganhando autoconfiança?
 Orientação livre.

No processo de ensino-aprendizagem, o erro
deve ajudar na construção do conhecimento.

Podemos citar como exemplo de quantidade discreta
os alunos de uma classe.

As três propriedades julgadas essenciais para caracterizar a grandeza área, segundo Bellemain e Lima, são:
positividade, aditividade e invariância por isometrias.

1. Para abordar o conceito de área, faz-se necessário.
pressupor conhecimentos referentes ao conceito de comprimento e também assumir uma outra superfície, que será tomada como unidade de área.

2. É exemplo de classificação:
 decorar cada um dos diferentes ambientes de uma loja com móveis de diferentes estilos.

3. Em qual geometria as figuras são submetidas a transformações violentas que as levam a perder suas propriedades métricas e projetivas?
 Geometria topológica.

4. Segundo as categorias de Butts, a questão seguinte pode ser classificada como.
 exercícios algoritmos.