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domingo, 11 de novembro de 2012

Área do Conhecimento: Matemática - Questões de Prova

O que significa base de um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no procedimento de agrupar e reagrupar elementos de um conjunto. Ex.: no sistema egípcio o nº 1 era representado por uma determinada figura. quando chegava no 10 eles trocavam por um novo símbolo. No sistema decimal a base é 10.

Considerando no material dourado o cubo como unidade represente ultilizando desenhos das peças desse material : (representar com desenho)
a)     número 3,33
b)     a número 2,67
c)     adição 3,33+2,67

Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
(tem q fazer o desenho)

Explique porque medir é comparar.
Para medir um objeto é necessário ter uma referência p/estabelecer um conceito.No cotidiano necessitamos de marcar o tempo,tamanho,capacidade,volume,etc. Faz a escolha da unidade de medida,observa as características do objeto a ser medido e aproxima aquilo q estamos pretendendo comparar.Há várias situações de medidas em algumas é preciso um instrumento adequado à situação proposta de medição. Podemos fazer estimativa,mas só através da comparação q se obtém uma resposta correta.

Como se dá a ideia de medida?
Medir é comparar grandezas de mesma espécie. Para Medir precisamos envolver dois componentes a interferência transitiva e a compreensão das unidades. Para medir podemos usar diversos recursos como, por exemplo, um lápis, uma madeira e até mesmo as partes do corpo como palmos e polegadas, entretanto para termos uma medida mais precisa é necessário um modelo de referencia fixa como, por exemplo, a régua.

Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais?
No caso do trabalho com os decimais, o cubo maior será Considerado como inteiro e as demais peças, partes deste inteiro...

Descreva uma atividade citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
usando os solidos geometricos pedir que as crianças indentifiquem as formas; ou pode-se usar o tangran, para montar figuras.

Escreva atividade envolvendo o aprendizado de matemática  e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.  
levar para sala fotos de quadros de Tarsila Amaral,como este abaixo; e pedir que indiquem as formas, quantas foram usadas, etc

Descreva uma atividade no geoplano  para explorar o conceito de área. (responder)


Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas. (responder)


Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59
(construir o desenho)

O que é um sistema de numeração? O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.

Descreva uma atividade citando o material necessário p/o estabelecimento da diferença entre poliedros e demais sólidos geométricos.
Pedir p/ os alunos trazerem de suas casas embalagens diversas como caixas de creme dental,fósforos,sabonetes,frascos de desodorantes ou de produtos de limpeza etc.Após o manuseio e exploração de todos eles de forma livre,pedir p/q os comparem,apontando suas características (de qtos lados tem,qtos são planos,quais embalagem rolam,etc). Pode-se desmontar as caixas p/verificar melhor sua composição,e depois monta-las novamente. Após essa exploração inicial, dar os sólidos geométricos p/ q os alunos comparem e identifiquem c/quais deles cada embalagem se parece mais. Somente através desse contato de interação com os objetos ficará mais claro e compreensível p/eles as diferenças e semelhanças entre os sólidos geométricos.

Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado p/o trabalho c/ as quatro operações fundamentais.
O material dourado é um recurso muito rico p/se trabalhar as quatro operações fundamentais pois: àa cça interage c/os bloquinhos,placas e cubos,assim pode compreender de forma mais concreta o significado de cada valor numérico q estes representam;   àos cálculos mentais realizados pelas cças,principalmente as dos anos iniciais do ensino fundamental,são limitados,portanto o material dourado permite q visualizem numerais maiores e os manipulem,assim será mais fácil p/elas realizarem as operações básicas de adição,subtração,multiplicação e divisão. à a cça assimila melhor e tende a lembrar-se depois do q faz sentido p/ela, o q é real, o q vivenciou-muito melhor do q somente ouvindo o professor explicar e copiando o conteúdo da lousa.

Quais são as peças (formas geométricas)que compõem o Tangran?
5 triangulos retângulos e isósceles, sendo, 2 triangulos grandes, um triangulo médio, dois triângulos pequenos, além de um quadrado e um paralelogramo.

Qual a diferença entre volume e capacidade?
Volume é a capacidade existente no frasco o que há dentro dele, preenchendo-o. Capacidade é quanto ele pode conter se for cheio até seu máximo.

Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:

a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes

Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numeração.
o número 3,33
a)           3 cubos,    3 placas,     3 barras

1 cubo representa 1 inteiro, então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3 cubos,   3 barras,    3 cubinhos
a)           a número 2,67
então = 2 cubos, 6 barras,  6 cubinhos
c) a adição 3,33+2,67


O que significa base de um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no procedimento de agrupar e reagrupar elementos de um conjunto. Ex.: no sistema egípcio o nº 1 era representado por uma determinada figura. quando chegava no 10 eles trocavam por um novo símbolo. No sistema decimal a base é 10.

Considerando no material dourado o cubo como unidade represente ultilizando desenhos das peças desse material : (representar com desenho)
a)       número 3,33
b)       a número 2,67
c)       adição 3,33+2,67

Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
(tem q fazer o desenho)

Explique porque medir é comparar.
Para medir um objeto é necessário ter uma referência p/estabelecer um conceito.No cotidiano necessitamos de marcar o tempo,tamanho,capacidade,volume,etc. Faz a escolha da unidade de medida,observa as características do objeto a ser medido e aproxima aquilo q estamos pretendendo comparar.Há várias situações de medidas em algumas é preciso um instrumento adequado à situação proposta de medição. Podemos fazer estimativa,mas só através da comparação q se obtém uma resposta correta.

Como se dá a ideia de medida?
Medir é comparar grandezas de mesma espécie. Para Medir precisamos envolver dois componentes a interferência transitiva e a compreensão das unidades. Para medir podemos usar diversos recursos como, por exemplo, um lápis, uma madeira e até mesmo as partes do corpo como palmos e polegadas, entretanto para termos uma medida mais precisa é necessário um modelo de referencia fixa como, por exemplo, a régua.

Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais?
No caso do trabalho com os decimais, o cubo maior será Considerado como inteiro e as demais peças, partes deste inteiro...

Descreva uma atividade citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
usando os solidos geometricos pedir que as crianças indentifiquem as formas; ou pode-se usar o tangran, para montar figuras.

Escreva atividade envolvendo o aprendizado de matemática  e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.  
levar para sala fotos de quadros de Tarsila Amaral,como este abaixo; e pedir que indiquem as formas, quantas foram usadas, etc

Descreva uma atividade no geoplano  para explorar o conceito de área.

Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.

Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59

O que é um sistema de numeração? O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.

Descreva uma atividade citando o material necessário p/o estabelecimento da diferença entre poliedros e demais sólidos geométricos.
Pedir p/ os alunos trazerem de suas casas embalagens diversas como caixas de creme dental,fósforos,sabonetes,frascos de desodorantes ou de produtos de limpeza etc.Após o manuseio e exploração de todos eles de forma livre,pedir p/q os comparem,apontando suas características (de qtos lados tem,qtos são planos,quais embalagem rolam,etc). Pode-se desmontar as caixas p/verificar melhor sua composição,e depois monta-las novamente. Após essa exploração inicial, dar os sólidos geométricos p/ q os alunos comparem e identifiquem c/quais deles cada embalagem se parece mais. Somente através desse contato de interação com os objetos ficará mais claro e compreensível p/eles as diferenças e semelhanças entre os sólidos geométricos.

Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado p/o trabalho c/ as quatro operações fundamentais.
O material dourado é um recurso muito rico p/se trabalhar as quatro operações fundamentais pois: àa cça interage c/os bloquinhos,placas e cubos,assim pode compreender de forma mais concreta o significado de cada valor numérico q estes representam;   àos cálculos mentais realizados pelas cças,principalmente as dos anos iniciais do ensino fundamental,são limitados,portanto o material dourado permite q visualizem numerais maiores e os manipulem,assim será mais fácil p/elas realizarem as operações básicas de adição,subtração,multiplicação e divisão. à a cça assimila melhor e tende a lembrar-se depois do q faz sentido p/ela, o q é real, o q vivenciou-muito melhor do q somente ouvindo o professor explicar e copiando o conteúdo da lousa.

Quais são as peças (formas geométricas)que compõem o Tangran?
5 triangulos retângulos e isósceles, sendo, 2 triangulos grandes, um triangulo médio, dois triângulos pequenos, além de um quadrado e um paralelogramo.

Qual a diferença entre volume e capacidade?
Volume é a capacidade existente no frasco o que há dentro dele, preenchendo-o. Capacidade é quanto ele pode conter se for cheio até seu máximo.


Minha N1
N1-3  Área de Conhecimento: Matemática
2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material(construir os desenhos)
a) número 3,33 ( 3 cubos + 3 placas + 3 barras) 
b) a número 2,67 (2 cubos + 6 placas + 7 barras)
c) a adição 3,33+2,67 ( 3 + 2 cubos); (3 + 6 placas); (3 + 7 barras ou 1 placa)
5 cubos    +     9 placas      +    10 barras ou 1 placa
Simplificando: 5 cubos + 10 placas = 6 cubos     
Obs. 10 barras é igual a 1 placa e 10 placas é igual a 1 cubo

Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
(fazer o desenho do Geoplano)
 exemplo de uma figura de 5 lados (colocar dentro do Geoplano)
Explique porque medir é comparar.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza tida como padrão

Outra resposta - Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento, para medir um volume, comparamos com outro volume. Ex. alguns meninos e meninas estão jogando futebol na praia, eles querem que a marca do gol  tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica. Então eles devem medir com passos a linha do gol.

O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade que se usa para agrupar os números. No sistema brasileiro a base é 10

Outra resposta – base de um sistema de numeração é a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de conjunto. Por exemplo, no sistema de numeração decimal a base é dez


Área de Conhecimento Matemática

1- Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59
a)68 = 6barras e 8cubinhos 
b)59 = 5barras e 9cubinhos
c)68-59 =09
temos que retira 9unidades de 18unidades e 5dezenas de 5dezenas, ficamos com 09 unidades.

2- O que é um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de um conjunto. Por exemplo, no sistema de numeração decimal, a base é dez.

3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar o conceito de área conceito de área. Pedir que reproduza o desenho e cacule a área.

4- Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.
O tangran


1-O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.


2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes

3). Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numeração.
o número 3,33
a)               3 cubos,    3 placas,     3 barras

1 cubo representa 1 inteiro, então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3 cubos,   3 barras,    3 cubinhos
a)               a número 2,67
então = 2 cubos, 6 barras,  6 cubinhos
c) a adição 3,33+2,67



Área de conhecimento matemática

Prova 1

1- O que significa base de um sistema de numeração?


2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente ultilizando desenhos das peças desse material :
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

3- Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.


4- Explique porque medir é comparar.

Prova 2

1- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.    

2-- Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.

3- descreva o tangram e para que serve

4- crie situações em que pode ser utilizado o material dourado

Prova 3
1- Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59

2- O que é um sistema de numeração?

3- Descreva uma atividade no geoplano  para explorar o conceito de área.

4-descreva 1 atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.

Prova 4
1)enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado para o trabalho com quatro operações.

2)descreva uma atividade citando o material necessário para o estabelecimento da diferença entre poliedros e demais sólidos geométricos.

3qual a diferença entre volume e capacidade?

4)quais são as peças (formas geométricas) que compõem o tangram

Prova 5
1 – Descreva uma atividade citando o material necessário para a descoberta de característica dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas. Pg 198 / 200

2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a-  o número 5,67
b- a número 1,53
c- a adição 5,67 + 1,53

3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar figuras geometricas planas.

4- se perguntarmos a mil pessoas "o que é arte?", obteremos mil respostas diferentes. A arte pode ser manifestada
de muitas maneiras, e entre elas, por manifestações de um grupo cultural, pelo trabalho de um artesão, pela fotografia, pintura, escultura, música e cinema.
A arte e a matemática estiveram juntas nas primeiras manifestaçãoes do Homem e por motivos que não podem ser discutidos aqui elas foram separadas. Cabe a nós professores do sec. XXI restabelecer essa ligação. Escreva uma atividade envolvendo o aprendizado da Matemática e da arte para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Prova 6
1 – Como se dá a ideia de medida
2 – Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais?
3 – Descreva uma atividade citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
4 – Escreva atividade envolvendo o aprendizado de matemática  e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

3-Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.


4-Explique porque medir é comparar.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento, para medir um volume, comparamos com outro volume. Ex. alguns meninos e meninas estão jogando futebol, na praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica ..então eles devem medir com passos...a linha do gol.
A necessidade de avaliar, comparando, deve ser algo que surgiu nos primórdios de qualquer civilização. Logo que se atingiu a capacidade de comunicar, e o interesse na permuta de bens, deve ter sido imprescindível tratar de avaliar as equivalências. Não só se tornou pertinente estabelecer um método equitativo que permitisse satisfazer os diversos intervenientes no incipiente comércio, como também avaliar distâncias e tempo.
Hoje estamos habituados a que existam uns padrões de medida quase que universais. Ninguém discute a medição do tempo em segundos, minutos, horas, dias, etc. Os mais habilitados falam com aparente à vontade tanto em nanossegundos como em anos-luz, sendo este último um padrão híbrido de velocidade (da luz) e de distâncias siderais. Fica a noção de que, progressivamente, os padrões que fixam as medidas se tornam indiscutíveis e longe dos caprichos de uma pessoa qualquer que assim decidiu, mesmo que a sua identificação tenha-se diluído no tempo.
Quando a base de partida para um padrão, como é o caso do metro, deixou de se poder considerar rigoroso, procurou-se lhe dar um aval mais científico. Mas sempre regressamos ao ponto de partida, que não é outro do que aceitar um padrão, venha ele de onde vier.


Área de Conhecimento Matemática

1- Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59
a)68 = 6barras e 8cubinhos 
b)59 = 5barras e 9cubinhos
c)68-59 =09
temos que retira 9unidades de 18unidades e 5dezenas de 5dezenas, ficamos com 09 unidades.

2- O que é um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de um conjunto. Por exemplo, no sistema de numeração decimal, a base é dez.

3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar o conceito de área conceito de área. Pedir que reproduza o desenho e cacule a área.

4- Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.
O tangran


1-O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.


2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes

3). Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numeração.
o número 3,33
b)              3 cubos,    3 placas,     3 barras

1 cubo representa 1 inteiro, então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3 cubos,   3 barras,    3 cubinhos
b)              a número 2,67
então = 2 cubos, 6 barras,  6 cubinhos
c) a adição 3,33+2,67


3-Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.


4-Explique porque medir é comparar.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento, para medir um volume, comparamos com outro volume. Ex. alguns meninos e meninas estão jogando futebol, na praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica ..então eles devem medir com passos...a linha do gol.
A necessidade de avaliar, comparando, deve ser algo que surgiu nos primórdios de qualquer civilização. Logo que se atingiu a capacidade de comunicar, e o interesse na permuta de bens, deve ter sido imprescindível tratar de avaliar as equivalências. Não só se tornou pertinente estabelecer um método equitativo que permitisse satisfazer os diversos intervenientes no incipiente comércio, como também avaliar distâncias e tempo.
Hoje estamos habituados a que existam uns padrões de medida quase que universais. Ninguém discute a medição do tempo em segundos, minutos, horas, dias, etc. Os mais habilitados falam com aparente à vontade tanto em nanossegundos como em anos-luz, sendo este último um padrão híbrido de velocidade (da luz) e de distâncias siderais. Fica a noção de que, progressivamente, os padrões que fixam as medidas se tornam indiscutíveis e longe dos caprichos de uma pessoa qualquer que assim decidiu, mesmo que a sua identificação tenha-se diluído no tempo.
Quando a base de partida para um padrão, como é o caso do metro, deixou de se poder considerar rigoroso, procurou-se lhe dar um aval mais científico. Mas sempre regressamos ao ponto de partida, que não é outro do que aceitar um padrão, venha ele de onde vier.



Fundamentos Matemática

3 - de a mediana e a moda dos números 10, 12,15,15,15,20,24,32
ME =10+ 12+15+15+15+20+24+32  ME= 15+15 / 2  ME=30 / 2  ME =  15
MO=10+ 12+15+15+15+20+24+32  / 8 = MO =15

3- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente
5 cm e 6,4 cm.
A=B x H
A= 5 X 6,4
A= 32,0


1-A seguir aparecem as idades de algumas pessoas: 10,20,15,12,32,15,24,15. Calcule:
Resp- mediana é o numero que se encontra no centro de uma serie de valores, dispostos em ordem crescente ou decrescente.
a) a mediana das idades
ME= 10,20,15,12,32,15,24,15
ME = 12+32 = ME = 44/2 ME =22
2
b) a média aritmética das idades
Resp-a média aritmética das idades é a soma dos valores da variável, pelo numero desses valores.
10+20+15+12+32+15+24+15 = 153/8 = 19,125
8
.
3- Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
Resp.. 1/8 = 0,125
1/9 = 0,1111.....
4/9 = 2/3 = 0,4444....

4- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
A = B X H
A= 6cm x 7,5 cm =
A = 6 x 7,5 = 45,0 cm2

3- descreva o tangram e para que serve:
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento,para medir um volume, comparamos com outro volume.ex. alguns meninos e menians estão jogando futebol, na praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica ..entao eles devem medir com passos...a linha do gol.

4- crie situações em que pode ser utilizado o material dourado
Pedir que o aluno represente em quantidades, ex 8
E deve ser  representado desenhado 8 quadradinhos.

prova2

1) A seguir aparecem as idades de algumas pessoas
10,20,15,12,32,15,24,15.
calcule.
a) A média aritimética das idades
b) A moda (ou mediana) das idades.
a) 10 + 20 + 15 + 12 + 32 + 15 + 24 + 15 / 8 =
143 / 8 = 17 anos
b) 15 anos
. A seguir aparecem as idades de algumas pessoas: 10,20,15,12,32,15,24,15. Calcule:
a) a mediana das idades;
Resp- mediana é o numero que se encontra no centro de uma serie de valores, dispostos em ordem crescente ou decrescente.
ME= 10,20,15,12,32,15,24,15
 ME = 12+32  =  ME = 44/2   ME =22
              2
b) a média aritmética das idades.
Resp-a média aritmética das idades é a soma dos valores da variável,(*) pelo numero desses valores. (/) = dividido
 MA= 10+20+15+12+32+15+24+15 / 8   =   MA= 143 / 8 = MA=17,875

2) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos
medindo respectivamente 4cm e 3, 5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 4,0 cm X 3,5 cm
A = 14,0 cm²

3) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 8cm e 6,5cm.
A (área) =L (lado) * L (lado)
A = 8,0 cm X 6,5 cm
A = 52,0 cm²

4) O que é seriar? Dê exemplos.
R: Seriar é ordenar diferenças, distinguir objetos com características
diferentes. Ex: Organizar a fila por tamanho (menor para o maior),
ordenar os brinquedos da sala de aula.

5) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/3; 1/7 e 4/7.
1/3 = 0,333.....
1/7 = 0,142
4/7 = 0,571

6) A média aritmética das idades de quatro pessoas é 16 anos. Três
dessas pessoas tem respectivamente 20, 25 e 15 anos. Qual a idade da
quarta pessoa?
15+20+25+X / 4 = 16
15+20+25+X = 16 * 4
60 + X = 64
X = 64 – 60 = 4

7) Escreva os decimais da seguinte fração: 1/2, 1/5, 4/5
1/2 = 0,5
1/5 = 0,2
4/5 = 0,8

8) Quais as propriedades fundamentais da seriação? Exemplifique cada
uma
usando o conjunto de números naturais.
R: Transitividade - Ex: Se 6 é menor que 7 e 7 é menor que 8, então 6
é menor que 8.
Reciprocidade – Ex: Se 4 é menor que 5, então 5 é maior que 4.

9) Classificar é "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças.
Dê um exemplo de cada tipo de classificação.
R: Podemos exemplificar uma classificação de separação por semelhança
quando dizemos: “gosto de doces", pois estamos “juntando” alimentos
que apresentam algumas qualidades, “separando-os” de outros que não
tem. Outro exemplo pode ser “cidades litorâneas”, onde estou
“juntando” cidades que estão localizadas próximas do mar, e
“separando” daquelas localizadas distantes do mar.

10) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
1/8 = 0,125
1/9 = 0,111...
4/9 = 0,444...

11) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 6,0 cm X 7,5 cm
A = 45,0 cm²

12) O que é moda e mediana?
R: Moda é o valor que ocorre com maior freqüência em uma série de
valores, e mediana é o número que se encontra no centro de uma série
de valores, sendo que estes devem estar dispostos me ordem crescente
ou decrescente.

13) De acordo com a Teoria de Piaget decomo as crianças aprendem
matemática, comente o que diz sobre esse assunto Constance Kamii.
R: Para Piaget, as crianças adquirem o conhecimento lógico-matemático
por um processo de construção, ação, de dentro para fora. Pg.43 (não
sei se está correta)

14) O que é classificação? Dê exemplo.
R: Classificação é uma operação lógica, fundamental no desenvolvimento
do pensamento, sendo que sua importância não se refere apenas a sua
relação com o conceito de número, pois intervem na construção de todos
os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana. Ex: Gosto
de cães.
Ex. crianças costumam colecionar pedrinhas, conchinhas, tampinhas.etc.naturalmente elas classificam ou seriam algumas dessas coleções, o mais adquado são os blocos lógicos são peças com quatro características cor, tamanho, espessura, e forma geométrica. Elas aprendem melhor por meio de suas própria ação podem classificar as peças quanto a cor, espessura forma e tamnho..


15) Escreva os decimais das frações 1/4, 1/6 e 4/6
1/4 = 0,25
1/6 = 0,16
4/6 = 0,66.

16) Dê a área de um retângulo de 5 e 6,4cm.
32 cm²