O que significa base de um sistema de numeração?
Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado p/o trabalho c/ as quatro operações fundamentais.
É a quantidade escolhida no procedimento de
agrupar e reagrupar elementos de um conjunto. Ex.: no sistema egípcio o nº 1
era representado por uma determinada figura. quando chegava no 10 eles trocavam
por um novo símbolo. No sistema decimal a base é 10.
Considerando no material dourado o cubo como unidade represente
ultilizando desenhos das peças desse material : (representar com
desenho)
a)
número
3,33
b)
a
número 2,67
c)
adição
3,33+2,67
Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
(tem q fazer o
desenho)
Explique porque medir é comparar.
Para medir um objeto é necessário ter uma
referência p/estabelecer um conceito.No cotidiano necessitamos de marcar o
tempo,tamanho,capacidade,volume,etc. Faz a escolha da unidade de medida,observa
as características do objeto a ser medido e aproxima aquilo q estamos
pretendendo comparar.Há várias situações de medidas em algumas é preciso um
instrumento adequado à situação proposta de medição. Podemos fazer estimativa,mas
só através da comparação q se obtém uma resposta correta.
Como se dá a ideia de medida?
Medir é comparar grandezas de mesma espécie.
Para Medir precisamos envolver dois componentes a interferência transitiva e a
compreensão das unidades. Para medir podemos usar diversos recursos como, por
exemplo, um lápis, uma madeira e até mesmo as partes do corpo como palmos e
polegadas, entretanto para termos uma medida mais precisa é necessário um
modelo de referencia fixa como, por exemplo, a régua.
Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números
naturais com os números decimais?
No caso do
trabalho com os decimais, o cubo maior será Considerado como inteiro e as
demais peças, partes deste inteiro...
Descreva uma
atividade citando o material necessário para descoberta de características dos
sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
usando
os solidos geometricos pedir que as crianças indentifiquem as formas; ou
pode-se usar o tangran, para montar figuras.
Escreva
atividade envolvendo o aprendizado de matemática e de arte para alunos
dos anos iniciais do ensino fundamental.
levar
para sala fotos de quadros de Tarsila Amaral,como este abaixo; e pedir que
indiquem as formas, quantas foram usadas, etc
Descreva uma
atividade no geoplano para explorar o conceito de área. (responder)
Descreva uma
atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de
formas geométricas. (responder)
Considerando
o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os
seguintes valores:
a-
O número 68
b-
O número 59
c-
A subtração 68-59
(construir o desenho)
O que é um
sistema de numeração? O que significa
base de um sistema de numeração?
A
base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na
representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a
única utilizada.
Descreva uma atividade citando o material
necessário p/o estabelecimento da diferença entre poliedros e demais sólidos
geométricos.
Pedir p/ os alunos
trazerem de suas casas embalagens diversas como caixas de creme
dental,fósforos,sabonetes,frascos de desodorantes ou de produtos de limpeza
etc.Após o manuseio e exploração de todos eles de forma livre,pedir p/q os
comparem,apontando suas características (de qtos lados tem,qtos são
planos,quais embalagem rolam,etc). Pode-se desmontar as caixas p/verificar
melhor sua composição,e depois monta-las novamente. Após essa exploração
inicial, dar os sólidos geométricos p/ q os alunos comparem e identifiquem
c/quais deles cada embalagem se parece mais. Somente através desse contato de
interação com os objetos ficará mais claro e compreensível p/eles as diferenças
e semelhanças entre os sólidos geométricos.
Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado p/o trabalho c/ as quatro operações fundamentais.
O
material dourado é um recurso muito rico p/se trabalhar as quatro operações
fundamentais pois: àa cça interage c/os
bloquinhos,placas e cubos,assim pode compreender de forma mais concreta o significado
de cada valor numérico q estes representam;
àos cálculos mentais realizados pelas
cças,principalmente as dos anos iniciais do ensino fundamental,são
limitados,portanto o material dourado permite q visualizem numerais maiores e
os manipulem,assim será mais fácil p/elas realizarem as operações básicas de
adição,subtração,multiplicação e divisão. à a cça assimila melhor
e tende a lembrar-se depois do q faz sentido p/ela, o q é real, o q
vivenciou-muito melhor do q somente ouvindo o professor explicar e copiando o
conteúdo da lousa.
Quais são as
peças (formas geométricas)que compõem o Tangran?
5
triangulos retângulos e isósceles, sendo, 2 triangulos grandes, um triangulo
médio, dois triângulos pequenos, além de um quadrado e um paralelogramo.
Qual a
diferença entre volume e capacidade?
Volume é a capacidade
existente no frasco o que há dentro dele, preenchendo-o. Capacidade é quanto ele pode conter se for cheio até seu
máximo.
Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67
a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes
Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67
a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes
Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe que o cubo é
formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada
por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de
numeração.
o número 3,33
a)
3 cubos, 3 placas, 3 barras
1 cubo representa 1 inteiro,
então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3 cubos, 3 barras,
3 cubinhos
a)
a número 2,67
então = 2 cubos, 6
barras, 6 cubinhos
c) a adição 3,33+2,67
Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado p/o trabalho c/ as quatro operações fundamentais.
b)59 = 5barras e 9cubinhos
c)68-59 =09
2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente ultilizando desenhos das peças desse material :
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67
3- Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
4- Explique porque medir é comparar.
b)59 = 5barras e 9cubinhos
c)68-59 =09
prova2
2) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos
medindo respectivamente 4cm e 3, 5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 4,0 cm X 3,5 cm
A = 14,0 cm²
3) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 8cm e 6,5cm.
A (área) =L (lado) * L (lado)
A = 8,0 cm X 6,5 cm
A = 52,0 cm²
4) O que é seriar? Dê exemplos.
R: Seriar é ordenar diferenças, distinguir objetos com características
diferentes. Ex: Organizar a fila por tamanho (menor para o maior),
ordenar os brinquedos da sala de aula.
5) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/3; 1/7 e 4/7.
1/3 = 0,333.....
1/7 = 0,142
4/7 = 0,571
6) A média aritmética das idades de quatro pessoas é 16 anos. Três
dessas pessoas tem respectivamente 20, 25 e 15 anos. Qual a idade da
quarta pessoa?
15+20+25+X / 4 = 16
15+20+25+X = 16 * 4
60 + X = 64
X = 64 – 60 = 4
7) Escreva os decimais da seguinte fração: 1/2, 1/5, 4/5
1/2 = 0,5
1/5 = 0,2
4/5 = 0,8
8) Quais as propriedades fundamentais da seriação? Exemplifique cada
uma
usando o conjunto de números naturais.
R: Transitividade - Ex: Se 6 é menor que 7 e 7 é menor que 8, então 6
é menor que 8.
Reciprocidade – Ex: Se 4 é menor que 5, então 5 é maior que 4.
9) Classificar é "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças.
Dê um exemplo de cada tipo de classificação.
R: Podemos exemplificar uma classificação de separação por semelhança
quando dizemos: “gosto de doces", pois estamos “juntando” alimentos
que apresentam algumas qualidades, “separando-os” de outros que não
tem. Outro exemplo pode ser “cidades litorâneas”, onde estou
“juntando” cidades que estão localizadas próximas do mar, e
“separando” daquelas localizadas distantes do mar.
10) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
1/8 = 0,125
1/9 = 0,111...
4/9 = 0,444...
11) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 6,0 cm X 7,5 cm
A = 45,0 cm²
12) O que é moda e mediana?
R: Moda é o valor que ocorre com maior freqüência em uma série de
valores, e mediana é o número que se encontra no centro de uma série
de valores, sendo que estes devem estar dispostos me ordem crescente
ou decrescente.
13) De acordo com a Teoria de Piaget decomo as crianças aprendem
matemática, comente o que diz sobre esse assunto Constance Kamii.
R: Para Piaget, as crianças adquirem o conhecimento lógico-matemático
por um processo de construção, ação, de dentro para fora. Pg.43 (não
sei se está correta)
14) O que é classificação? Dê exemplo.
R: Classificação é uma operação lógica, fundamental no desenvolvimento
do pensamento, sendo que sua importância não se refere apenas a sua
relação com o conceito de número, pois intervem na construção de todos
os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana. Ex: Gosto
de cães. Ex. crianças costumam colecionar pedrinhas, conchinhas, tampinhas.etc.naturalmente elas classificam ou seriam algumas dessas coleções, o mais adquado são os blocos lógicos são peças com quatro características cor, tamanho, espessura, e forma geométrica. Elas aprendem melhor por meio de suas própria ação podem classificar as peças quanto a cor, espessura forma e tamnho..
15) Escreva os decimais das frações 1/4, 1/6 e 4/6
1/4 = 0,25
1/6 = 0,16
4/6 = 0,66.
16) Dê a área de um retângulo de 5 e 6,4cm.
32 cm²
O que
significa base de um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no procedimento de agrupar e
reagrupar elementos de um conjunto. Ex.: no sistema egípcio o nº 1 era
representado por uma determinada figura. quando chegava no 10 eles trocavam por
um novo símbolo. No sistema decimal a base é 10.
Considerando
no material dourado o cubo como unidade represente ultilizando desenhos das
peças desse material : (representar com desenho)
a)
número
3,33
b)
a
número 2,67
c)
adição
3,33+2,67
Desenhe um
geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
(tem q fazer o desenho)
Explique
porque medir é comparar.
Para medir um objeto é necessário ter uma referência
p/estabelecer um conceito.No cotidiano necessitamos de marcar o
tempo,tamanho,capacidade,volume,etc. Faz a escolha da unidade de medida,observa
as características do objeto a ser medido e aproxima aquilo q estamos
pretendendo comparar.Há várias situações de medidas em algumas é preciso um
instrumento adequado à situação proposta de medição. Podemos fazer estimativa,mas
só através da comparação q se obtém uma resposta correta.
Como se dá a
ideia de medida?
Medir é comparar grandezas de mesma espécie. Para Medir
precisamos envolver dois componentes a interferência transitiva e a compreensão
das unidades. Para medir podemos usar diversos recursos como, por exemplo, um
lápis, uma madeira e até mesmo as partes do corpo como palmos e polegadas,
entretanto para termos uma medida mais precisa é necessário um modelo de
referencia fixa como, por exemplo, a régua.
Que diferença
fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números
decimais?
No caso do trabalho com os decimais, o cubo
maior será Considerado como inteiro e as demais peças, partes deste inteiro...
Descreva uma atividade
citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos
geométricos por meio de modelos que representam formas.
usando os
solidos geometricos pedir que as crianças indentifiquem as formas; ou pode-se
usar o tangran, para montar figuras.
Escreva atividade
envolvendo o aprendizado de matemática e de arte para alunos dos anos
iniciais do ensino fundamental.
levar para
sala fotos de quadros de Tarsila Amaral,como este abaixo; e pedir que indiquem
as formas, quantas foram usadas, etc
Descreva uma atividade no
geoplano para explorar o conceito de área.
Descreva uma atividade
citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas
geométricas.
Considerando o material
dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes
valores:
a- O número
68
b- O número
59
c- A
subtração 68-59
O que é um sistema de
numeração? O que significa base de um
sistema de numeração?
A base de
um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na
representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a
única utilizada.
Descreva uma atividade citando o material necessário p/o estabelecimento
da diferença entre poliedros e demais sólidos geométricos.
Pedir p/ os alunos trazerem de suas
casas embalagens diversas como caixas de creme
dental,fósforos,sabonetes,frascos de desodorantes ou de produtos de limpeza
etc.Após o manuseio e exploração de todos eles de forma livre,pedir p/q os
comparem,apontando suas características (de qtos lados tem,qtos são planos,quais
embalagem rolam,etc). Pode-se desmontar as caixas p/verificar melhor sua
composição,e depois monta-las novamente. Após essa exploração inicial, dar os
sólidos geométricos p/ q os alunos comparem e identifiquem c/quais deles cada
embalagem se parece mais. Somente através desse contato de interação com os
objetos ficará mais claro e compreensível p/eles as diferenças e semelhanças
entre os sólidos geométricos.
Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado p/o trabalho c/ as quatro operações fundamentais.
O material
dourado é um recurso muito rico p/se trabalhar as quatro operações fundamentais
pois: àa cça interage c/os bloquinhos,placas e cubos,assim pode
compreender de forma mais concreta o significado de cada valor numérico q estes
representam; àos
cálculos mentais realizados pelas cças,principalmente as dos anos iniciais do
ensino fundamental,são limitados,portanto o material dourado permite q
visualizem numerais maiores e os manipulem,assim será mais fácil p/elas
realizarem as operações básicas de adição,subtração,multiplicação e divisão. à a
cça assimila melhor e tende a lembrar-se depois do q faz sentido p/ela, o q é
real, o q vivenciou-muito melhor do q somente ouvindo o professor explicar e
copiando o conteúdo da lousa.
Quais são as peças (formas
geométricas)que compõem o Tangran?
5 triangulos
retângulos e isósceles, sendo, 2 triangulos grandes, um triangulo médio, dois
triângulos pequenos, além de um quadrado e um paralelogramo.
Qual a diferença entre
volume e capacidade?
Volume é a capacidade existente no frasco o
que há dentro dele, preenchendo-o. Capacidade é
quanto ele pode conter se for cheio até seu máximo.
Minha N1
N1-3 Área de Conhecimento: Matemática
2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente
utilizando desenhos das peças desse material: (construir os desenhos)
a) número 3,33 ( 3 cubos + 3 placas + 3 barras)
a) número 3,33 ( 3 cubos + 3 placas + 3 barras)
b) a
número 2,67 (2 cubos + 6 placas + 7 barras)
c) a adição 3,33+2,67 ( 3 + 2 cubos); (3 + 6 placas); (3 + 7 barras ou 1 placa)
c) a adição 3,33+2,67 ( 3 + 2 cubos); (3 + 6 placas); (3 + 7 barras ou 1 placa)
5
cubos + 9 placas +
10 barras ou 1 placa
Simplificando: 5 cubos + 10 placas = 6 cubos
Obs. 10 barras é igual a 1 placa e 10 placas é igual a 1 cubo
Desenhe um
geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
(fazer o desenho
do Geoplano)
exemplo de uma figura
de 5 lados (colocar dentro do Geoplano)
Explique porque medir é comparar.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza
tida como padrão
Outra resposta - Medir é
comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento,
para medir um volume, comparamos com outro volume. Ex. alguns meninos e meninas
estão jogando futebol na praia, eles querem que a marca do gol tenha o mesmo comprimento para o dois times,
mas não dispõe de fita métrica. Então eles devem medir com passos a linha do
gol.
O que significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade que se usa
para agrupar os números. No sistema brasileiro a base é 10
Outra resposta – base de um sistema de numeração é
a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de
conjunto. Por exemplo, no sistema de numeração decimal a base é dez
Área
de Conhecimento Matemática
1-
Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse
material os seguintes valores:
a-
O número 68
b-
O número 59
c-
A subtração 68-59
a)68 = 6barras e
8cubinhos b)59 = 5barras e 9cubinhos
c)68-59 =09
temos que retira
9unidades de 18unidades e 5dezenas de 5dezenas, ficamos com 09 unidades.
2-
O que é um sistema de numeração?
É a quantidade
escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de um conjunto. Por
exemplo, no sistema de numeração decimal, a base é dez.
3-
Descreva uma atividade no geoplano para explorar o conceito de área conceito de
área. Pedir que reproduza o desenho e cacule a
área.
4-
Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do
reconhecimento de formas geométricas.
O
tangran
1-O que
significa base de um sistema de numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.
2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67
a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes
3). Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.
2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67
a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes
3). Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe
que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a
barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso
sistema de numeração.
o número 3,33
a)
3
cubos, 3 placas, 3 barras
1 cubo
representa 1 inteiro, então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3
cubos, 3 barras, 3 cubinhos
a)
a
número 2,67
então = 2
cubos, 6 barras, 6 cubinhos
c) a adição
3,33+2,67
Área de conhecimento
matemática
Prova 1
1- O que significa base de um sistema de numeração?
2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente ultilizando desenhos das peças desse material :
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67
3- Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
4- Explique porque medir é comparar.
Prova 2
1-
Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo
respectivamente 6cm e 7,5cm.
2--
Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
3- descreva o tangram e para
que serve
4- crie situações em que pode
ser utilizado o material dourado
Prova 3
1- Considerando o material
dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes
valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59
2- O que é um sistema de
numeração?
3- Descreva uma atividade
no geoplano para explorar o conceito de área.
4-descreva 1 atividade
citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas
geométricas.
Prova 4
1)enumere
alguns motivos que tornam o material dourado indicado para o trabalho com
quatro operações.
2)descreva
uma atividade citando o material necessário para o estabelecimento da diferença
entre poliedros e demais sólidos geométricos.
3qual a
diferença entre volume e capacidade?
4)quais
são as peças (formas geométricas) que compõem o tangram
Prova 5
1 – Descreva uma
atividade citando o material necessário para a descoberta de característica dos
sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas. Pg 198 / 200
2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a- o número 5,67
b- a número 1,53
c- a adição 5,67 + 1,53
3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar figuras geometricas planas.
4- se perguntarmos a mil pessoas "o que é arte?", obteremos mil respostas diferentes. A arte pode ser manifestada
de muitas maneiras, e entre elas, por manifestações de um grupo cultural, pelo trabalho de um artesão, pela fotografia, pintura, escultura, música e cinema.
A arte e a matemática estiveram juntas nas primeiras manifestaçãoes do Homem e por motivos que não podem ser discutidos aqui elas foram separadas. Cabe a nós professores do sec. XXI restabelecer essa ligação. Escreva uma atividade envolvendo o aprendizado da Matemática e da arte para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a- o número 5,67
b- a número 1,53
c- a adição 5,67 + 1,53
3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar figuras geometricas planas.
4- se perguntarmos a mil pessoas "o que é arte?", obteremos mil respostas diferentes. A arte pode ser manifestada
de muitas maneiras, e entre elas, por manifestações de um grupo cultural, pelo trabalho de um artesão, pela fotografia, pintura, escultura, música e cinema.
A arte e a matemática estiveram juntas nas primeiras manifestaçãoes do Homem e por motivos que não podem ser discutidos aqui elas foram separadas. Cabe a nós professores do sec. XXI restabelecer essa ligação. Escreva uma atividade envolvendo o aprendizado da Matemática e da arte para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Prova 6
1
– Como se dá a ideia de medida
2 – Que diferença fundamental vemos no material
dourado nos números naturais com os números decimais?
3 – Descreva uma atividade citando o material
necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio
de modelos que representam formas.
4 – Escreva atividade envolvendo o aprendizado de
matemática e de arte para alunos dos
anos iniciais do ensino fundamental.
3-Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5
lados.
4-Explique porque medir é comparar.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Para medir um
comprimento comparamos com outro comprimento, para medir um volume, comparamos
com outro volume. Ex. alguns meninos e meninas estão jogando futebol, na
praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois
times, mas não dispõe de fita métrica
..então eles devem medir com passos...a linha do gol.
A necessidade de avaliar, comparando, deve ser algo que surgiu
nos primórdios de qualquer civilização. Logo que se atingiu a capacidade de
comunicar, e o interesse na permuta de bens, deve ter sido imprescindível
tratar de avaliar as equivalências. Não só se tornou pertinente estabelecer um
método equitativo que permitisse satisfazer os diversos intervenientes no
incipiente comércio, como também avaliar distâncias e tempo.
Hoje estamos habituados a que existam uns padrões de medida
quase que universais. Ninguém discute a medição do tempo em segundos, minutos,
horas, dias, etc. Os mais habilitados falam com aparente à vontade tanto em
nanossegundos como em anos-luz, sendo este último um padrão híbrido de
velocidade (da luz) e de distâncias siderais. Fica a noção de que,
progressivamente, os padrões que fixam as medidas se tornam indiscutíveis e
longe dos caprichos de uma pessoa qualquer que assim decidiu, mesmo que a sua
identificação tenha-se diluído no tempo.
Quando a base de partida para um padrão, como é o caso do metro,
deixou de se poder considerar rigoroso, procurou-se lhe dar um aval mais
científico. Mas sempre regressamos ao ponto de partida, que não é outro do que
aceitar um padrão, venha ele de onde vier.
Área
de Conhecimento Matemática
1- Considerando o
material dourado, represente utilizando desenho das peças
desse material os seguintes valores:
a-
O número 68
b-
O número 59
c-
A subtração 68-59
a)68 = 6barras e
8cubinhos b)59 = 5barras e 9cubinhos
c)68-59 =09
temos
que retira 9unidades de 18unidades e 5dezenas de 5dezenas, ficamos com 09
unidades.
2- O que é um sistema
de numeração?
É a quantidade
escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de um conjunto. Por
exemplo, no sistema de numeração decimal, a base é dez.
3- Descreva uma atividade
no geoplano para explorar o conceito de área conceito de área. Pedir que reproduza o desenho e cacule a
área.
4- Descreva uma atividade
citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas
geométricas.
O tangran
1-O que significa base de um sistema de
numeração?
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.
2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67
a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes
3). Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada.
2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67
a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras
B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras
A soma são 6 cubos grandes
3). Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe
que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a
barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso
sistema de numeração.
o número 3,33
b)
3
cubos, 3 placas, 3 barras
1 cubo
representa 1 inteiro, então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3
cubos, 3 barras, 3 cubinhos
b)
a
número 2,67
então = 2
cubos, 6 barras, 6 cubinhos
c) a adição
3,33+2,67
3-Desenhe um geoplano e faça a construção de
uma figura com 5 lados.
4-Explique porque medir é comparar.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Medir é comparar uma grandeza com outra da mesma natureza, tomada como padrão.
Para medir um
comprimento comparamos com outro comprimento, para medir um volume, comparamos
com outro volume. Ex. alguns meninos e meninas estão jogando futebol, na
praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois
times, mas não dispõe de fita métrica
..então eles devem medir com passos...a linha do gol.
A necessidade de avaliar, comparando, deve ser algo que surgiu
nos primórdios de qualquer civilização. Logo que se atingiu a capacidade de
comunicar, e o interesse na permuta de bens, deve ter sido imprescindível
tratar de avaliar as equivalências. Não só se tornou pertinente estabelecer um
método equitativo que permitisse satisfazer os diversos intervenientes no
incipiente comércio, como também avaliar distâncias e tempo.
Hoje estamos habituados a que existam uns padrões de medida
quase que universais. Ninguém discute a medição do tempo em segundos, minutos,
horas, dias, etc. Os mais habilitados falam com aparente à vontade tanto em
nanossegundos como em anos-luz, sendo este último um padrão híbrido de
velocidade (da luz) e de distâncias siderais. Fica a noção de que,
progressivamente, os padrões que fixam as medidas se tornam indiscutíveis e
longe dos caprichos de uma pessoa qualquer que assim decidiu, mesmo que a sua
identificação tenha-se diluído no tempo.
Quando a base de partida para um padrão, como é o caso do metro,
deixou de se poder considerar rigoroso, procurou-se lhe dar um aval mais
científico. Mas sempre regressamos ao ponto de partida, que não é outro do que
aceitar um padrão, venha ele de onde vier.
Fundamentos
Matemática
3 - de a
mediana e a moda dos números 10, 12,15,15,15,20,24,32
ME =10+ 12+15+15+15+20+24+32
ME= 15+15 / 2 ME=30 / 2 ME =
15
MO=10+ 12+15+15+15+20+24+32
/ 8 = MO =15
3-
Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo
respectivamente
5
cm e 6,4 cm.
A=B x H
A= 5 X 6,4
A= 32,0
1-A seguir aparecem as idades de algumas pessoas:
10,20,15,12,32,15,24,15. Calcule:
Resp- mediana é o numero que se encontra no centro de uma serie
de valores, dispostos em ordem crescente ou decrescente.
a) a mediana das idades
ME= 10,20,15,12,32,15,24,15
ME
= 12+32 = ME = 44/2 ME =22
2
b) a média aritmética das idades
Resp-a média aritmética das idades é a soma dos valores da
variável, pelo numero desses valores.
10+20+15+12+32+15+24+15 = 153/8 = 19,125
8
.
3- Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
Resp.. 1/8 = 0,125
1/9 = 0,1111.....
4/9 = 2/3 = 0,4444....
4- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos
medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
A = B X H
A= 6cm x 7,5 cm =
A = 6 x 7,5 = 45,0 cm2
3- descreva o tangram e para que serve:
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7
peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos
formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a
Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado
pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das
formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a
criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo
da matemática.
Para medir um
comprimento comparamos com outro comprimento,para medir um volume, comparamos
com outro volume.ex. alguns meninos e menians estão jogando futebol, na
praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois
times, mas não dispõe de fita métrica ..entao eles devem medir com passos...a
linha do gol.
4- crie
situações em que pode ser utilizado o material dourado
Pedir que o aluno represente em quantidades, ex 8
E deve ser
representado desenhado 8 quadradinhos.
prova2
1) A seguir
aparecem as idades de algumas pessoas
10,20,15,12,32,15,24,15.
calcule.
a) A média aritimética das idades
b) A moda (ou mediana) das idades.
a) 10 + 20 + 15 + 12 + 32 + 15 + 24 + 15 / 8 =
143 / 8 = 17 anos
b) 15 anos
. A seguir aparecem as idades de algumas pessoas: 10,20,15,12,32,15,24,15. Calcule:
10,20,15,12,32,15,24,15.
calcule.
a) A média aritimética das idades
b) A moda (ou mediana) das idades.
a) 10 + 20 + 15 + 12 + 32 + 15 + 24 + 15 / 8 =
143 / 8 = 17 anos
b) 15 anos
. A seguir aparecem as idades de algumas pessoas: 10,20,15,12,32,15,24,15. Calcule:
a) a mediana
das idades;
Resp-
mediana é o numero que se encontra no centro de uma serie de valores, dispostos
em ordem crescente ou decrescente.
ME=
10,20,15,12,32,15,24,15
ME
= 12+32 = ME = 44/2 ME =22
2
b) a média
aritmética das idades.
Resp-a média aritmética das idades é a
soma dos valores da variável,(*) pelo numero desses valores. (/) = dividido
MA=
10+20+15+12+32+15+24+15 /
8
= MA= 143 / 8 = MA=17,875
2) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos
medindo respectivamente 4cm e 3, 5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 4,0 cm X 3,5 cm
A = 14,0 cm²
3) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 8cm e 6,5cm.
A (área) =L (lado) * L (lado)
A = 8,0 cm X 6,5 cm
A = 52,0 cm²
4) O que é seriar? Dê exemplos.
R: Seriar é ordenar diferenças, distinguir objetos com características
diferentes. Ex: Organizar a fila por tamanho (menor para o maior),
ordenar os brinquedos da sala de aula.
5) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/3; 1/7 e 4/7.
1/3 = 0,333.....
1/7 = 0,142
4/7 = 0,571
6) A média aritmética das idades de quatro pessoas é 16 anos. Três
dessas pessoas tem respectivamente 20, 25 e 15 anos. Qual a idade da
quarta pessoa?
15+20+25+X / 4 = 16
15+20+25+X = 16 * 4
60 + X = 64
X = 64 – 60 = 4
7) Escreva os decimais da seguinte fração: 1/2, 1/5, 4/5
1/2 = 0,5
1/5 = 0,2
4/5 = 0,8
8) Quais as propriedades fundamentais da seriação? Exemplifique cada
uma
usando o conjunto de números naturais.
R: Transitividade - Ex: Se 6 é menor que 7 e 7 é menor que 8, então 6
é menor que 8.
Reciprocidade – Ex: Se 4 é menor que 5, então 5 é maior que 4.
9) Classificar é "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças.
Dê um exemplo de cada tipo de classificação.
R: Podemos exemplificar uma classificação de separação por semelhança
quando dizemos: “gosto de doces", pois estamos “juntando” alimentos
que apresentam algumas qualidades, “separando-os” de outros que não
tem. Outro exemplo pode ser “cidades litorâneas”, onde estou
“juntando” cidades que estão localizadas próximas do mar, e
“separando” daquelas localizadas distantes do mar.
10) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
1/8 = 0,125
1/9 = 0,111...
4/9 = 0,444...
11) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 6,0 cm X 7,5 cm
A = 45,0 cm²
12) O que é moda e mediana?
R: Moda é o valor que ocorre com maior freqüência em uma série de
valores, e mediana é o número que se encontra no centro de uma série
de valores, sendo que estes devem estar dispostos me ordem crescente
ou decrescente.
13) De acordo com a Teoria de Piaget decomo as crianças aprendem
matemática, comente o que diz sobre esse assunto Constance Kamii.
R: Para Piaget, as crianças adquirem o conhecimento lógico-matemático
por um processo de construção, ação, de dentro para fora. Pg.43 (não
sei se está correta)
14) O que é classificação? Dê exemplo.
R: Classificação é uma operação lógica, fundamental no desenvolvimento
do pensamento, sendo que sua importância não se refere apenas a sua
relação com o conceito de número, pois intervem na construção de todos
os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana. Ex: Gosto
de cães. Ex. crianças costumam colecionar pedrinhas, conchinhas, tampinhas.etc.naturalmente elas classificam ou seriam algumas dessas coleções, o mais adquado são os blocos lógicos são peças com quatro características cor, tamanho, espessura, e forma geométrica. Elas aprendem melhor por meio de suas própria ação podem classificar as peças quanto a cor, espessura forma e tamnho..
15) Escreva os decimais das frações 1/4, 1/6 e 4/6
1/4 = 0,25
1/6 = 0,16
4/6 = 0,66.
16) Dê a área de um retângulo de 5 e 6,4cm.
32 cm²
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