Qual a relação do projeto político pedagógico da escola diante
dos resultados das avaliações externas?
A avaliação é um dos principais
recursos utilizados para a elaboração do projeto político pedagógico da escola,
já que é através da avaliação que são analisados quais pontos estão precisando
ser alterados ou melhorados e quais estão funcionando e devem ser mantidos ou
até mesmo aprimorados.
Como você explica a relação entre avaliação e qualidade da
educação da escola?
R 1 - A
qualidade educativa é sempre concernida pela qualidade social. Deve ser
avaliada em relação ao seu compromisso com a formação plena. Constituidora de
humanidade, ações efetivas como práxis social/pedagógica. A qualidade voltada
para a formação plena do ser humano como cidadão
R2 - A qualidade deve ser compreendida nos dinamismos das ações educativas que buscam a realizações de um conjunto de propostas e compromissos que no interior das instituições educacionais se articulam e se organizam em formas e conteúdos, mais ou menos coerentes, para a formação plena do ser humano como cidadão.
R2 - A qualidade deve ser compreendida nos dinamismos das ações educativas que buscam a realizações de um conjunto de propostas e compromissos que no interior das instituições educacionais se articulam e se organizam em formas e conteúdos, mais ou menos coerentes, para a formação plena do ser humano como cidadão.
A avaliação da educação configura-se como vetor estruturante de
políticas
publicas. Comente
publicas. Comente
R Nas políticas publicas de
avaliação temos o SAEB, ENEM, SINAES que são varias expressões destes poderes
nas definições curriculares nos critérios de avaliação institucional ou para
ingresso no próprio mercado de trabalho. Os órgãos gerenciadores, das políticas
publicas, de avaliação já reconhecem a
necessidade de cada estado e município organizar processo de avaliação que possam interagir com a realidade das escolas. Temos que criar uma nova cultura de avaliação que inclua ao invés de excluir.
necessidade de cada estado e município organizar processo de avaliação que possam interagir com a realidade das escolas. Temos que criar uma nova cultura de avaliação que inclua ao invés de excluir.
Não se deve esquecer que o
processo avaliativo em qualquer situação ele tem por objetivo continuar com
ações que dão certo e melhorar ou simplesmente criar novas estratégias pára que
o objetivo seja alcançado.
A
avaliação da educação configura-se como vetor estruturante de politicas
públicas?''comente''
está presente nos cenários nacionais e internacionais e se
constitui não só como uma estratégia política de gestão de um projeto
educacional localizado no país, estado, município, mas também como vetor estruturante de políticas públicas,
diretamente articuladas a um projeto maior de sociedade.
A decisão coletiva de
construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e
na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que
discutam a questão da avaliação.
Isso significa que a avaliação:
crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada
educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto
emancipador de sociedade e de escola.
A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação
adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado,
predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a
adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem
uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores
críticos, isso significa:
Exigir da comunidade acadêmica
e dos profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates
sobre educação e mercado de trabalho.
A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos
uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem. Os alunos
precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo
de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir
qualitativamente para essa proposta educativa?
As fichas de observação e os
pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos,
apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação
da escola e da avaliação numa perspectiva democrática. Dois autores nos
auxiliam nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias
contribuições, podemos destacar a discussão sobre:
A construção de uma ética do
ponto de vista dos povos oprimidos, que defenda a afirmação total da vida
humana e a educação libertadora como um direito universal do ser humano.
Apresente a razão pela qual os orgãos gerenciadores de politicas
publicas de avaliação querem ampliar o dialogo entre avaliações nacionais
e locais.
Que cada estado e município
organize processos de avaliações que possam interagir com a realidade das
escolas, pois quem elabora essas avaliações não enfrentam o cotidiano da
escola, para que não tenha exclusão e sim a inclusão.
Apresente 3 indicadores de democratização da escola, colocando
em xeque as relações entre professores e professoras na organização do trabalho
pedagógico.
Apresente, pelo menos, 3
indicadores da avaliação no processo de recriação da escola democrática:
Ser orientadas pelo coletivo da
escola, ser dinâmica, articuladora e integrativa.
RESP. 02: ser democrática,
fundar-se em princípios dialógicos, ser inclusiva.
A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos
uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem. Os alunos
precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo
de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir
qualitativamente para essa proposta educativa?
As fichas de observação e os
pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos,
apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
Apresente a razão pela qual os órgãos gerenciadores de políticas
públicas de avaliação querem ampliar o dialogo entre avaliações nacionais
e locais.
Que cada estado e município
organize processos de avaliações que possam interagir com a realidade das
escolas, pois quem elabora essas avaliações não enfrentam o cotidiano da
escola, para que não tenha exclusão e sim a inclusão.
RESP 02 - a necessidade de cada
estado e município organizar processos de avaliação que possam interagir com a
realidade das escolas, para que se amplie o diálogo entre as avaliações
nacionais e as locais.
RESP 03 - Uma razão é criar uma
nova cultura de avaliação onde ao invés de excluir, emancipe, exercendo a
autonomia e estimulando a participação e o diálogo franco, aberto e crítico. As
escolas precisam se organizar para que a forma de avaliação não cause a
exclusão de alguns alunos e sim que possa haver a inclusão.
Apresente duas questões apresentadas por Perrenoud, relativas á
avaliação formativa.
A utilização de procedimentos
avaliativos como: identificação dos erros, sugestões e contrassugestões,
explicações complementares, revisão das noções de base, trabalho sobre o
sentido da tarefa ou a autoconfiança. Uma avaliação formativa ajuda o aluno a
aprender e o professor a ensinar.
O uso do contrato didático.
O uso do contrato didático.
RESP 02: Principalmente com as
discussões sobre a construção do êxito e do fracasso escolar, pedagogia
diferenciada e competências e habilidades desde a escola
Cite quais conceitos chave integram as dimensões do SINAE?
Integração, articulação e
participação.
Resp 02: a integração das
dimensões internas e externas, particular e global, somativo e formativo, articulador:O Sistema de Avaliação
deve articular, de forma coerente,os objetivos.
participação: Sistema de
Avaliação é uma construção a ser assumida com a participação coletiva para as
tomadas de decisão de caráter político.
Comente sobre a possibilidade de investimento na formatividade da avaliação.
Poderia haver a possibilidade
de investimento, na criação de espaços de discussão, reflexão e pesquisa na
escola. A construção de práticas coletivas e dialógicas entre os professores.
Uma democratização dos currículos escolares.
A avaliação formativa
constrói-se num processo compartilhado, dialógico e formativo por excelência,
tanto para professores como para os alunos, e isso toca numa questão política
de organização da escola, de gestão de políticas publicas de educação:
curriculares, de avaliação, entre outras.
RESP 02: A certificação é parte da proposta
educacional e deve ser regida pelos princípios que a escola assumiu, poderia
haver a possibilidade de investimento, na criação de espaços de discussão,
reflexão e pesquisa na escola. A construção de práticas coletivas e dialógicas
entre os professores. Uma democratização dos currículos escolares.
Como é feita a avaliação do desempenho dos estudantes?
Cada prova tem um valor de
referência de 100 pontos. O participante receberá duas notas globais, uma para
a parte objetiva e outra para a redação. Receberá, também, uma nota e sua
interpretação para cada uma das cinco competências avaliadas, nas duas partes
da prova.
Como é
organizada a prova do ENEM?
A prova do Enem começa com um
questionário socioeconômico que precisa ser preenchido no ato da inscrição. A
prova é realiza em duas etapas, a primeira é uma prova de múltipla escolha e a
segunda etapa é uma redação sobre um tema social ou da atualidade. A prova
envolve várias áreas do conhecimento e as questões são organizadas tendo como
referência uma matriz de competências e não por disciplinas
Como é realizado o ENEM
a comunicação dos resultados dos alunos?
Após feitas as devidas análises
os resultados são comunicados individualmente, por correspondência a cada
participante.
Como podemos entender a
afirmação de Arroyo (2000) "Pensar a escola para além do fracasso ou
sucesso escolar"?
Para Arroyo é fundamental que a
função da escola seja de formadora de humanidade, ela precisa ser avaliada em
relação ao seu compromisso com a formação plena, e para isso é preciso muito
mais do que um olhar técnico e sim posicionamentos políticos e éticos. A
avaliação deve ser inclusiva e lidar com a diversidade, consolidar a prática
democrática sem desconhecer que o conhecimento tem, atualmente, papel
estratégico na sociedade.
RESP 02 - a função da escola é fundamental que seja de formadora de
humanidade, ela precisa ser avaliada em relação ao seu compromisso com a formação
plena, e para isso é preciso um posicionamentos políticos e éticos. A avaliação
deve ser inclusiva e lidar com a diversidade, com a prática democrática
Como você explica a
relação entre avaliação e qualidade da educação/da escola?
Embora a resposta seja pessoal,
espera-se o destaque de alguns aspectos. O compromisso com a qualidade não
apenas estabelecido em parâmetros quantitativos (ou de resultados), mas com a
qualidade social. Este tipo de avaliação deve contemplar o dinamismo da ação
educativa, complementar ao dinamismo da sociedade em si. A construção de um
conceito de qualidade no seio da própria instituição escolar. A qualidade
voltada para a formação plena do ser humano como cidadão.
Considerando o PPP
(projeto político-pedagógico) da escola, procure definir como os professores
podem participar da construção do mesmo.
Na
participação Coletiva, envolvendo os demais professores e os outros segmentos
da escola; o cuidado com a instituição escolar e a coisa pública; a ética como
princípio de atuação profissional; a participação baseada na democracia e no
diálogo; a superação do conservadorismo e a criação da práxis transformadora; o
respeito à autonomia e à dignidade individual e coletiva, a articulação do
projeto político-pedagógico com a realidade e os movimentos sociais; a
transformação da escola em centro cultura de articulação social, entre outros.
Descreva uma
competência avaliada no ENEM.
Dominar a norma culta da Língua
Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
Descreva uma prática avaliativa que, de algum modo, contribua
para a ética universal do ser humano e para a recriação da escola numa
perspectiva democrática.
O aluno pode descrever qualquer
prática avaliativa em que estejam presentes os cuidados com a ética, as práticas
educativas libertadoras e de combate à exclusão, os procedimentos democráticos,
a preocupação efetiva com a aprendizagem, a participação ativa dos alunos no
processo avaliativo, a inserção de práticas que levem à problematização e à
transformação, entre outras características.
Descreva uma prática educativa em que o educador possa
contribuir para a construção de uma escola democrática.
Adequar o currículo,
articulando os conteúdos e as práticas pedagógicas à realidade dos educandos,
garantindo a participação de todos os envolvidos no processo e transformando a
escola em núcleo de aprendizagem e de produção de novos conhecimentos.
É grande a polêmica entre a utilização de notas ou de conceitos.
Discuta a questão, expondo a sua opinião.
As notas permitem precisão e
confiabilidade da
avaliação. A avaliação por conceitos também é precisa e confiável. O aluno será
avaliado fora da escola, no cotidiano, e sujeito a classificações.
Os conceitos amenizam a
frustração do insucesso, pois permitem intervalos avaliativos mais amplos. O
uso de notas limita a subjetividade do professor, tornando a avaliação mais
precisa. A utilização de conceitos facilita a elaboração de pareceres
avaliativos, em vez da mera atribuição de um grau numérico.
É possível reforçar uma pedagogia autoritária por meio da
avaliação da aprendizagem?
Muitas escolas continuam
reforçando uma pedagogia autoritária, colocando nas mãos dos professores a
decisão pela aprovação ou reprovação do educando excluindo os do direito de participar do seu processo
de aprender e avaliar. Isto também acontece com os professores, quando são
submetidos a um processo de avaliação.
Exemplifique os motivos pelos quais se pode afirmar que a
avaliação da aprendizagem orienta o currículo e a prática pedagógica da escola
A avaliação que garante a
participação e o diálogo crítico fundamenta a reorientação curricular e a
reconstrução de práticas pedagógicas numa perspectiva emancipadora.
Explique a avaliação como integradora da unidade dinâmica e
dialética da reflexão-ação-reflexão?
A avaliação integra a unidade
dinâmica e dialética da reflexão –ação-reflexão: ela na prática é
transformadora, é desafiadora, É a ação colaborativa dos professores e alunos,
visando à compreensão do processo de aprendizagem e sua efetiva concretização.
Explique os motivos pelos quais se pode afirmar que a avaliação
da aprendizagem orienta o currículo e a pratica pedagógica da escola.
A compreensão do currículo como
em constante construção não cristalizado e eterno. Os resultados da avaliação
auxiliam a problematização do currículo existente e provoca-lhe mudanças, a
avaliação fornece informações importantes para a formulação curricular, qual a
concepção de sociedade, quais os compromissos pedagógicos/sociais da escola com
a formação plena de seus alunos e coma melhoria da qualidade de vida da
comunidade que esta inserida e outros. Coloca as claras as contradições e os
enfretamentos na construção do currículo.
Explique qual a relação
entre a avaliação emancipadora e a construção de um currículo para uma escola
democrática.
A avaliação emancipadora é
calcada em princípio que se recuperem o humano e os possibilitando os alunos(as)
possam compreender sua história como uma história cultural e social.A ação
pedagógica formadora emancipadora precisa garantir a vez e a voz dos seus
sujeitos.Nesta visão a avaliação contribui firmemente para a construção de um
novo currículo, de novos conteúdos, práticas de sala de aula, projetos
interdisciplinares, compromissos sociais.
Explique qual a relação
entre a avaliação emancipadora e a construção de um currículo para uma escola
democrática. ***
Avaliação emancipadora é
calcada em princípios que se recuperem, valorizando o ser humano. O conhecimento pode ser compreendido
sob duas lógicas: como regulação ou como emancipação.,baseada em princípios de
solidariedade, de participação coletiva, nos processo de
aprendizagem. Nesta
visão a avaliação contribui firmemente para a construção de um novo currículo , de novos conteúdos, práticas de sala
de aula, projetos interdisciplinares, compromissos sociais.
Formule 3 questões a respeito do SAEB, do ENEM e do SINAES. Uma
questão para cada política de avaliação. Qual o eixo central de cada pergunta.
A visão social e política das formas de avaliação e a real funcionalidade e
importância da existência de cada uma delas.
Esta resposta é eminentemente
pessoal. Pelo conteúdo da aula, espera-se que o aluno destaque, nas
problematizações, aspectos como: a dicotomia entre quantidade e qualidade,
objetividade e subjetividade da avaliação; o fato de serem avaliações de final
de processo e não longitudinais, formativas; a falta de democracia dos processos
avaliativos gerados fora da escola, a avaliação por resultados, a avaliação que
enfatiza o link custo-benefício; a falta de participação dos profissionais de
educação nestes processos.
As questões podem destacar
aspectos positivos destas políticas: a visibilidade social, responsabilização,
desenvolvimento de competência técnico-cientíica, estabelecimento de parcerias,
utilização de resultados para subsidiar a formulação e gestão de políticas e
projetos educacionais, o desenvolvimento e aprofundamento da capacidade
avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional; a regionalização e
operacionalização do processo avaliativo, a geração de informações sobre
qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o
monitoramentopolíticas públicas brasileiras, a realização da regulação
avaliativa
das
Freire afirma que a avaliação vem sendo realizada por meios de
metodos silenciadores vc concorda? por que?
Assim como o aluno e a aluna
são considerados objetos da avaliação e não os seus próprios sujeitos, os
professores e as professoras são submetidos a esse mesmo processo
Liste 3 (tres) indicadores da avaliação no processo de recriação
da escola democrática.
Alguns indicadores possíveis
são:
ser orientada pelo coletivo da
escola; ser dinâmica, articuladora e integrativa; ter caráter permanente de
projeto, numa orientação pró-ativa; caracterizar-se como “prática pedagógica
avaliativa”; promover a liberdade e emancipação; ser democrática; fundar-se em
princípios dialógicos; ser articulada ao projeto político-pedagógico da escola;
auxiliar na promoção da transformação social; superar as contradições sociais;
ser inclusiva; considerar a
inovação e a modernização da sociedade.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 5.692/71
pode-se perceber a influência das concepções positivistas (objetivas) nas
orientações relativas à avaliação escolar, em especial na indicação de três
modalidades de avaliação. São elas?
Diagnóstica, formativa e
somativa.
Na prática escolar, muitos professores justificam a necessidade
de atribuição de notas a partir da aplicação de provas e exercícios, afirmando
que esses são os meios mais adequados e justos para se avaliar turmas numerosas
e para entregar os resultados no prazo estabelecido pelas coordenações
pedagógicas. Se esses docentes compreendessem a diferença entre mensuração e
avaliação e construíssem uma perspectiva de avaliação formativa e emancipadora,
provavelmente constatariam que:
As provas escolares e as notas
estão sendo usadas para legitimar um modo de organização escolar
antidemocrático que dificulta a adoção de metodologias capazes de contribuir
com a aprendizagem dos alunos.
O
aluno tem direito de saber sua nota porque:
dessa forma ele compreenderá melhor o seu processo de
aprendizagem, os acertos, erros e equívocos, ganhando autonomia crítica na
produção de novos conhecimentos
O que Arroyo (2000) quer dizer com a expressão:
Pensar a escola para além do fracasso e do sucesso escolar?
Para Arroyo é fundamental a
função da escola como “formadora” /constituidora de humanidade e isto exige
mais do que um olhar técnico e, sim posicionamento políticos e éticos.
RESP. 02 APOSTILA: Para Arroyo é fundamental a função da
escola como “formadora/constituidora de humanidade” e isto exige muito mais do
que um olhar técnico e, sim posicionamentos políticos e éticos. A avaliação
deve ser inclusiva e lidar com a diversidade, consolidar a prática democrática
sem desconhecer que o conhecimento tem, atualmente, papel estratégico na
sociedade.
O que é avaliação para
ética?
A avaliação para ética é uma
avaliação emancipadora que se compromete com a qualidade social, mantendo com
firmeza e de forma crítica os pés no chão da escola
O que é avaliação para ética?
um movimento -uma pulsão vital
– e a ética é para a avaliação, o seu fundamento e a finalidade de sua
existência – sua direção social
O que e o Enem? Qual é
o objetivo do Enem?
O ENEM é o exame nacional do
ensino médio e o objetivo principal do ENEM é avaliar o perfil de saída dos
egressos do ensino médio por meio de avaliação de desempenho por competência
O QUE É SAEB? QUAL O
OBJETIVO PRINCIPAL DO SAEB?
Sistema Nacional da Educação Básica, que tem como um de seus objetivos apoiar os municípios estados e a União na formulação de políticas que visam a melhoria da qualidade do ensino
Sistema Nacional da Educação Básica, que tem como um de seus objetivos apoiar os municípios estados e a União na formulação de políticas que visam a melhoria da qualidade do ensino
O que é SAEB? Qual seu objetivo principal?
SAEB é o sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica, ele coleta informações sobre alunos, professores
e diretores e escolas públicas privadas em todo o Brasil, seu principal
objetivo é apoiar os municípios, estados e a União na formulação de políticas
que visam à melhoria da qualidade do ensino
O que é SINAES? Qual o principal objetivo dele?
SINAIS – Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior e o seu principal objetivo é buscar assegurar,
entre outras coisas, a integração das dimensões internas e externas, particular
e global somativo e formativo, quantitativo e qualitativo e os diversos objetos
e objetivos da avaliação
O que são competências e habilidades?
Competência cognitiva
entende-se as modalidades estruturais da inteligência: ações, operações que o
sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre objetos, situações,
fenômenos e pessoas que deseja m conhecer. As habilidades instrumentais
referem-se especificamente, ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do
nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em
habilidades
O que são critérios de avaliação classificatória. Quais as
conseqüências de sua adoção?
A avaliação exerce função discriminatória classificatória. os vencedores seguem em frente e os
A avaliação exerce função discriminatória classificatória. os vencedores seguem em frente e os
perdedores são reprovado pela escola e em muitos casos se
evadem. conseqüência, a avaliação ao invés de ser estimulativa de
aprendizagem, transforma-se em bloqueio, em situações de desrespeito ao outro,
de exclusão social
O que são critérios de avaliação classificatória?Quais
asconsequências de sua adoção?
os condicionamentos de classe
social que se expressam na organização
do currículo, éramos colocados
todos diante de uma mesma régua – sob a justificativa de avaliar a todos igualmente,
com os mesmos instrumentos”. Neste jogo, os vencedores seguem em frente e os
perdedores são reprovados pela escola e, em muitos casos se evadem
O que significam Saeb e Enem, respectivamente?
Saeb - Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
O que é SINAIS? Qual é o principal objetivo do SINAES?
Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Superior - e o seu principal objetivo é buscar assegurar, entre
outras coisas, a integração das dimensões internas e externas,
particular e global, somativo e formativo, quantitativo e qualitativo e
os diversos objetos e objetivos da avaliação. O Sistema de Avaliação deve
articular, de forma coerente, objetivos, metodologias, práticas, agentes da
comunidade acadêmica e de instancias do governo
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
utiliza descritores relacionados com: "a modalidades estruturais da
inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer
relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja
conhecer". Isso significa que os descritores são:
Competências cognitivas
Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos. Os homens e as
mulheres, na relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e
qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a
vida e a liberdade do outro é denominado de:
transgressão da ética
Podemos
afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do
parecer descritivo/avaliativo é:
desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e
suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o
processo de aprendizagem dos alunos.
Pode-se
afirmar que o compromisso da avaliação é com a qualidade.a qualidade não se
refere apenas aos produtos e serviços mais aparentes,e nisto reside a grande
complexidade da avaliação .''comente'' esta afirmativa, a partir do ponto de
vista da avaliação da educação.
Uma vez que a qualidade educativa é sempre tem relação com a
qualidade social, vale dizer, que é relativa , à qualidade da sociedade que
queremos para hoje e projetamos para as próximas gerações, seu conceito não é
unívoco nem fixo, e só pode ser construído por consensos, como resultado das
relações de força
Por que a avaliação é uma importante estratégia de gestão
educacional?
Porque a avaliação pode ser
usada em nível federal, estadual, municipal e pela própria escola para orientar
a elaboração de políticas, projetos e propostas educacionais, entre outras
ações
Por que as crianças e os jovens podem ter bom desempenho fora da
escola, ao lidar com conceitos matemáticos e dentro desta mesma escola serem
reprovados?
Espera-se que o aluno, nesta
resposta, enfatize e critique a dissociação entre as práticas avaliativas e a
realidade dos alunos. Poderá focalizar alguns aspectos do texto como:
o divórcio entre o conhecimento
formal (conhecimento elaborado pelas leis da lógica através da dedução) do
conhecimento construído pela experiência (conhecimento elaborado pelo indivíduo
em sua atividade
de adaptação ao meio); a
discrepância entre o que a criança sabe fazer na vida e o que elas
demonstram fazer nas provas
escolares; a diferença entre estas habilidades de sobrevivência e o
conhecimento adquirido na escola.
A crença ainda vigente de que
se pode classificar os alunos e as alunas em mais ou menos inteligentes, e da
falsa predição de que eles serão mais ou menos bem-sucedidos na prática social,
a partir dos resultados de provas realizadas na escola
Preencha os itens a seguir, comentando os aspectos de um bom
instrumento de avaliação da aprendizagem.
Validade – refere-se ao grau de certeza dos itens da
avaliação, a precisão com que ela mede aquilo que se propõe a medir.
Fidedignidade – refere-se ao conjunto de qualidades de
precisão, consistência, estabilidade e confiabilidade do instrumento de
avaliação.
Praticidade – o instrumento de
avaliação deve se remeter ao contexto em que o curso é desenvolvido, e ser
objetivo, permitindo ao professor ter acesso rápido às informações que desejava
ao elaborá-lo.
Simplicidade – deve haver, no momento da elaboração do
instrumento de avaliação, a preocupação com a adequação da linguagem de
formulação, sem rebuscamentos ou dificuldades adicionais desnecessários.
Economia – é necessário que o
instrumento seja extenso o suficiente para avaliar os critérios a que se
propõe, sem itens em excesso
Quais as dimensões do SAEB?
Suas principais dimensões e
focos examinados são a dimensão de produto e as de contexto, processos e
insumos
Quais as dimensões do SAEB?
Apresenta três eixos de
avaliação: a qualidade de ensino, valorização do magistério e democratização da
gestão, Suas principais dimensões e focos examinados são a dimensão de produto
e as de contexto, processo e insumos
Quais os principais focos
de avaliação do SAEB?
O saeb durante muitos anos teve
uma preocupação maior com os escritores, ou seja, com as habilidades de leitura
a serem avaliadas que com diversidades de gêneros textuais ou com a utilização
pratica, desses textos na nossa sociedade
Quais os principais focos de avaliação do SAEB?
O SAEB durante muitos anos teve
uma preocupação maior com os escritores, ou seja, com as habilidades de leitura
a serem avaliadas que com diversidades de gêneros textuais ou com a utilização
pratica, desses textos na nossa sociedade.
O principal foco do SAEB é a
avaliação do rendimento dos alunos e o principal instrumento para fazer essa
avaliação é o teste de rendimento nas áreas de Português e Matemática, tomando
como base os Parâmetros Curriculares Nacionais
Quais são os eixos mediados pela avaliação em uma escola
democrática?
a escola se constrói no
diálogo, na conscientização: problematização e inserção crítica na realidade/na
escola, através da superação do conservadorismo e criação da práxis
transformadora: participação democrática da comunidade escolar – direção,
coordenação, coletivo de professores(as), alunos(as), funcionários(as), entre
outros – nos processos de gestão, desenvolvimento e avaliação das ações
pedagógicas dentro e fora de sala de aula, fundada no respeito à autonomia e à
dignidade individual e coletiva.
Democratização do poder dentro e fora da sala de aula. Implementação da gestão colegiada,
investimento na formação de um coletivo pedagógico forte, em que todos os
membros da escola tornem-se parceiros da construção do ensino e da aprendizagem
da educação emancipadora; currículo como prática social de significação, articulando
conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos educandos(as): profundo
respeito aos saberes de experiência feitos; reorientação curricular garantindo
a participação de todos(as) os envolvidos(as) no processo; transformação da
escola em núcleo de aprendizagem, de criticidade dos saberes hegemonicamente
instituídos, de produção de novos conhecimentos plenos de eticidade e
solidariedade. Em síntese, a educação, que move a escola porque é a sua seiva
vital, precisa garantir a articulação entre vida – realidade concreta – e as
várias dimensões do conhecimento sistematizado;
Ética e avaliação: uma
discussão necessária para a construção da escola democrática formação
permanente dos professores(as), indissociável do movimento de reorientação
curricular: necessidade de formação permanente dos professores(as), numa
perspectiva interdisciplinar, garantindo-lhes a elaboração de uma tela crítica
para leitura da realidade e autonomia na elaboração de projetos pedagógicos;
problematização das relações sociais intra e extraescolares, visando à
superação dos preconceitos de raça, classe e sexo, entre outros, e
radicalização da democracia para garantir a todos(as) os(as) alunos(as) o
direito a uma educação de qualidade; abertura constante a novos saberes socialmente
construídos, com estudos das novas tecnologias, e sua utilização no ensino;
acompanhamento crítico das novas exigências sociais, recriando e criando
práticas pedagógicas democráticas; articulação com os movimentos sociais em
programas, projetos, práticas educativas de educação de jovens e adultos(as):
estimulação à participação organizada dos movimentos sociais populares em
projetos educacionais emancipadores. A escola como locus de sistematização dos
desejos, dos sonhos e das iniciativas populares; reconhecimento de que a escola
não é o único espaço de veiculação do conhecimento, mas que ela só realiza
educação, através de suas práticas pedagógicas que garantam aos seus alunos e
alunas a formação do sujeito popular crítico, consciente de suas
possibilidades de atuação no contexto social;
transformação da escola em centro cultural de articulação
social, como espaço do fazer ciência, arte, política, tecnologia, comunicação
em várias linguagens, do fazer alegria, curiosidade, do construir uma
convivência
solidária pela crítica e superação dos conflitos.
Qual a conceituação da competência do Enem? Qual o
objetivo do Enem?
A Educação Básica deve
objetivar o desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam
assimilar informações e utilizá-la em contextos adequados, interpretando
códigos e linguagem e servindo se de conhecimentos para a tomada das decisões
autônomas e socialmente relevantes. Objetivo do ENEM é com objetivo fundamental
de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir
o desenvolvimento de competências fundamentais aos exercícios da cidadania.
Qual a conceituação de competência para o ENEM? O que são
competências e habilidades?
A prova do Enem é elaborada com
o objetivo de testar a capacidade do participante em cinco grandes
competências, que podem ser assim resumidas: dominar linguagens, compreender
fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar
propostas. Estas competências serão avaliadas por meio de 21 habilidades, sendo
três questões para cada. Habilidade nada mais é do que o conhecimento ou
talento que você tem para cumprir determinada tarefa ou, como no caso,
responder a uma questão
Qual a função de um seminário avaliativo?
a de possibilitar a análise
crítica dos dados – descodificação da realidade, ativando o processo pedagógico
de aprendizagem participativa; garantindo a vez e a voz dos pesquisadores
auxiliares – “representantes do povo”; reorientando, o processo de participação
coletiva: substantivamente democrática
Qual a relação do projeto politico pedagógico da escola com as
práticas avaliativas cotidianas?
a avaliação educacional
circunscreve-se em decisões políticas., no sentido de desvelar os problemas
educacionais e assumir o compromisso com a sua solução, não apenas simulando a
participação de alguns professores(as), mas garantindo a ampla participação
docente nas discussões, na efetivação de ações compartilhadas
Qual a relação do projeto político pedagógico da escola diante
dos resultados das avaliações externas?
A avaliação é um dos principais
recursos utilizados para a elaboração do projeto político pedagógico da escola,
já que é através da avaliação que são analisados quais pontos estão precisando
ser alterados ou melhorados e quais estão funcionando e devem ser mantidos ou
até mesmo aprimorados.adquiridos para a tomada de decisões autônomas e
socialmente relevantes.
Essas competências podem ser
associadas desde os esquemas mais simples de ação até as formas mais elaboradas
de mobilização do conhecimento, como a capacidade de argumentar, tomar
decisões, enfrentar situações problemas, de pensar entre outrasQual é a relação do
projeto PPP da escola com as práticas avaliativas cotidianas? pg 40
Pg 47 - Atualmente uma visão
crítica dessas políticas vem apontando para a urgência de os educadores e
educadoras posicionarem-se como sujeitos críticos, construtores do projeto
político-pedagógico da escola, para criarem uma nova cultura da avaliação que
inclua aO invés de excluir; emancipe, exercendo a autonomia para não domesticas
e escravizar; organize, estimulando a participação e o diálogo franco, aberto e
crítico para não fragmentar e isolar; qualifique a aprendizagem e a própria
avaliação de alegria, curiosidade, ciência, investimento na unidade do pensar,
do sentir, do fazer e do conviver na justiça, na dignidade e na solidariedade,
para romper com regulação e se recriar como emancipação, para não destruir o
sonho, a esperança e o direito de cada ser humano de ser feliz e de exercer a
liberdade.
A avaliação é um dos principais motores da
construção e do desenvolvimento do PPP , na proposta da avaliação da
aprendizagem deve ter clareza das finalidades e dos objetivos da escolarização
e do próprio ensino. A avaliação da educação vinculada ao PPP, ela é
movimento, não é formativa Por
acaso, ela se torna formativa, vinculada a um projeto pedagógico explícito, construído coletivamente
acaso, ela se torna formativa, vinculada a um projeto pedagógico explícito, construído coletivamente
Qual o papel da avaliação nas decisões curriculares?
Através da avaliação podemos
verificar o que está dando certo e o que precisa ser alterado no planejamento
escolar e evoluir de acordo com as mudanças sociais e políticas. A partir dos
resultados da avaliação é possível verificar no que a escola precisa focar e
ver quais são as reais necessidades da escola para a adequação do currículo.
A compreensão do currículo como
em constante construção não cristalizado e eterno. – a necessidade de
historização do currículo compreendendo que ele evolui de acordo com as
mudanças sociais e políticas. –os resultados da avaliação auxiliam a
problematizar o currículo existente a provocar-lhe mudanças. – a avaliação
fornece informações importantes para a formulação curricular, qual a concepção
de sociedade, de escola não abriria mão investiria todos os princípios
educacionais de que a escola não abriria mão e investiria todos os esforços
para desenvolver ações para concretizá-los, quais os compromissos
pedagógico-sociais da escola com a formação plena de seus alunos (as) e com a
melhoria da qualidade de vida da comunidade em que esta inserida entre outros.
– colocam as claras as contradições e os enfrentamentos na construção do
currículo
Qual o significado da avaliação no processo de recriação da
escola democrática?
Ao maior significado da
avaliação está em fortalecer o movimento que leva à democratização da
sociedade.
A avaliação é condição
fundamental, garantindo a participação da comunidade educativa na sua
autoavaliação, recriação democrática para reafirmar a sua autonomia
Se defendemos uma avaliação comprometida com a qualidade social,
entendemos que ela:
possibilita uma análise crítica da realidade, desvela a trama
política educativa em que as políticas são geradas e concretizadas no cotidiano
escolar, orienta decisões e reafirma o compromisso da escola com os projetos
emancipadores.
Segundo
Paulo Freire, o desvio ético:
não pode receber outra designação senão a de transgressão
Um dos
objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é:
gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e
eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das
políticas brasileiras
Uma
professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação: "Para nós,
professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a
aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados". Isso sugere que:
o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua
formação plena
Várias
pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo
formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da
aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica
do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça:
o contraponto entre o currículo formal e o
significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação
coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário