ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. O que é um sistema de numeração?
Um
conjunto de regras usado para escrever números.
Um
conjunto de símbolos dispostos aleatoriamente.
Uma
base numerativa para cálculos.
Uma
base representativa para ordenar os números.
2. O mililitro (ml) é um submúltiplo do litro (L) e pode ser
representado por
1dm³.
1m³.
61dam³.
1cm³.
3. Sobre a música, podemos dizer que ela é
praticada
com instrumentos musicais somente no Ocidente.
a
arte de coordenar fenômenos acústicos produzindo efeitos estéticos.
a
arte de coordenar fenômenos acústicos produzindo efeitos elétricos.
praticada
como fenômeno acústico somente no Oriente.
4. O pintor do quadro Mona Lisa é
Kandinsky.
Leonardo
da Vinci.
Vincent
Van Gogh.
Pablo
Picasso.
N2 do colega Ary
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. O JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TEM CARÁTER DE MATERIAL DE ENSINO. ELE SE APROXIMA DA MATEMÁTICA VIA DESENVOLVIMENTO DE:
- exercícios repetitivos.
- esquemas e tabelas.
- habilidades de resolução de problemas.
- jogadas sem reflexões.
2. O volume de um cubo, utilizando o Material Dourado, pode ser representado por
- 100 placas.
- 1 000 barras.
- 1 000 cubinhos.
- 10 unidades.
3. QUAIS SÃO OS TIPOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM FORMAS POLIÉDRICAS QUE, PELO SEU EQUILÍBRIO E SIMETRIA, FASCINAM OS HOMENS HÁ MUITO TEMPO?
- Prismas.
- Esferas.
- Pirâmides.
- Cilindros.
4. Com relação ao problema utilizado para praticar a modelagem matemática, é correto afirmar que
- não tem solução matemática. (CORRETA)
- representa um fenômeno abstrato.
- deve abordar apenas um conceito matemático.
- se transforma num modelo matemático.
Resultado
final : 2
ÁREA DE
CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
. O Tangram
tem sido utilizado nas aulas de Matemática para o desenvolvimento do
- raciocínio
algébrico.
- raciocínio
generalizador.
- raciocínio
geométrico.
- pensamento
abstrato.
2. Segundo Kasner (1976), o
homem da Antiguidade se distraía com quebra-cabeças para estimular sua
- agregação.
- imaginação.
- superioridade.
- engenhosidade.
3. COMO SE DENOMINA A
SIMETRIA EM QUE HÁ UM SEGMENTO PASSANDO PELA FIGURA OU FORA DELA, ATUANDO COMO
UM ESPELHO, REFLETINDO A IMAGEM DESENHADA?
- Simetria
de rotação.
- Simetria
de translação.
- Simetria
axial.
- Simetria
de reflexão.
4. A investigação
matemática está relacionada às atividades
- problemáticas
relevantes.
- esquemáticas
relevantes.
- problemáticas
conservantes.
- esquemáticas
conservantes.
1. A área da placa de um cubo é calculada com a multiplicação entre
duas
placas.
uma
placa e uma barra.
duas
barras.
uma
barra e um cubinho.
2. O Tangram é formado por 7 peças:
4
triangulares e 3 quadrangulares.
5
triangulares e 2 quadrangulares.
3
triangulares e 4 quadrangulares.
2
triangulares e 5 quadrangulares.
3. O dodecaedro é um polígono regular convexo que tem faces na forma de
triângulos
isósceles.
quadrados.
triângulos
equiláteros.
pentágonos
regulares.
4. A modelagem matemática é uma forma de utilizar a Matemática para
praticar
as resoluções das quatro operações.
abordar
problemas reais
elaborar
questões fictícias.
abordar
a etnomatemática.
O uso de calculadoras nas aulas de matemática:
·
não depõe contra o ensino, pois pode estar sendo
bem empregada.
·
depõe
contra o ensino de Matemática, pois os alunos são impedidos de raciocinar.
·
não faz parte das novas propostas da Educação Matemática.
2. Os momentos para a realização de uma investigação matemática são:
·
solicitar aos alunos que em grupo elaborem enunciados de problemas,
pedir que resolvam um dos problemas elaborados no grupo, apresentar a
resolução do problema aos demais grupos.
·
explorar e formular questões, fazer conjecturas,
realizar testes e refinar conjecturas.
·
ler o enunciado de um problema, utilizar material manipulável para
resolver tal problema e apresentar solução para os demais colegas da sala.
·
compreender um problema, elaborar uma estratégia de resolver o problema,
executar a estratégia escolhida e apresentar a resolução do problema para
demais alunos da sala.
3. A modelagem matemática é uma forma de utilizar a Matemática para
·
abordar a etnomatemática.
·
praticar as resoluções das quatro operações.
·
elaborar questões fictícias.
·
abordar problemas reais
4. O paralelepípedo é um prisma que
·
tem como base um paralelogramo.
·
possui quatro pares de faces paralelas.
·
possui dois pares de faces paralelas.
·
tem como base um triângulo.
2. Os softwares educacionais ideais devem
·
promover a individualidade em sala de aula.
·
s ubstituir a ação pedagógica do professor
·
priorizar o pensamento mecanizado dos alunos.
·
permitir a construção dos conceitos.
3. O professor deve interferir na investigação matemática quando os
alunos
·
estiverem resolvendo o problema.
·
buscarem respostas a questões desnecessárias.
·
buscarem respostas a questões necessárias.
·
estiverem organizando os dados.
4. A classificação dos quadriláteros, quanto à medida dos ângulos,
é:
·
losango, paralelepípedo, acutângulo.
·
lotângulo, trapézio, acutângulo.
·
losango, trapézio, paralelogramo.
lotângulo, retângulo,
paralelogramo.
1. O ábaco de papel, para trabalhar com
números naturais, é formado, na ordem correta, por:
C, M, D, U.
M, C, D, U.
U, D, C, M.
D, U, M, C.
2. Quantos ladrilhos foram gastos para ladrilhar a sala representada no
desenho?
·
128.
·
134.
·
144.
·
138.
3. Os elementos que formam o ângulo são
·
a base e os lados.
·
o vértice e a altura.
·
o vértice e os lados.
·
a base e a altura.
4. O ângulo com medida menor que 90º recebe o nome de
·
ângulo reto.
·
ângulo obtuso.
·
angulo agudo.
·
ângulo simétrico.
1. Um fazendeiro tem algumas galinhas e alguns coelhos. Juntos, esses
animais têm 50 cabeças e 140 pés.
Quantas galinhas e quantos coelhos o fazendeiro
tem?
·
15 coelhos e 25 galinhas.
·
10 coelhos e 40 galinhas.
·
15 coelhos e 35 galinhas.
·
20 coelhos e 30 galinhas.
2. São exemplos de jogos com regras:
jogos estratégicos, jogos de treinamento e jogos
geométricos.
·
jogos sobrepujantes, jogos suportáveis e jogos morfológicos.
·
jogos estratégicos, jogos suportáveis e jogos geométricos.
·
jogos sobrepujantes, jogos de treinamento e jogos morfológicos.
3. Numa investigação matemática o mais importante é
·
o problema em si.
·
o caminho percorrido pelo aluno.
·
a participação do professor na aula.
·
o resultado da questão.
4. Como Se Denomina O Ponto De Origem De Um Ângulo?
·
Giro.
·
Semi-reta.
·
Vértice.
·
Lado.
1. OS COMPUTADORES NA SALA DE AULA DEVEM SER CONSIDERADOS COMO UM
RECURSO PARA A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS PORQUE:
·
reforçam o modelo de educação que privilegia a transmissão do
conhecimento e a memorização.
·
permitem estabelecer novos padrões e abrem novo
canal de comunicação entre professores e alunos.
·
tornam os conteúdos mais fáceis, dispensando a presença do professor.
·
transformam a sala de aula numa rotina tradicional, facilitando a aula.
2. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DEFINE VOLUME.
·
Volume indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
·
Volume é a medida do espaço ocupado por um corpo
tridimensional.
·
Volume é o espaço interno de uma figura plana.
·
Volume é a propriedade que um recipiente tem de conter algum produto.
4. Quantas faces, vértices e arestas possui um cubo?
·
6 faces, 8 arestas e 12 vértices.
·
4 faces, 8 arestas e 6 vértices.
·
6 faces, 12 arestas e 8 vértices.
·
4 faces, 6 arestas e 8 vértices.
1. A padaria Pão Bão faz uma grande variedade de sanduíches. O
freguês pode escolher três tipos de pão: francês, integral ou pão de forma.
Para o recheio há quatro opções: salame,
queijo, presunto ou mortadela. Quantos tipos de sanduíches diferentes a padaria
oferece?
·
6.
·
10.
·
7.
·
12.
2. Os números racionais podem ser escritos nas formas decimal e
fracionária.
Em que forma de escrita os números racionais são empregados na música
com maior frequência e por que pode se trabalhar esse tipo de arte para ensinar
Matemática?
·
Na forma de escrita decimal (que apresenta vírgula), porque nas letras
das músicas é comum aparecer essa forma de escrita.
·
Na forma de escrita fracionária porque ela aparece
implicitamente nas notas musicais.
·
Na forma de escrita decimal porque ela aparece implicitamente nas notas
musicais.
·
Na forma de escrita fracionária (que apresenta frações), porque nas
letras das músicas é comum aparecer essa forma de escrita.
3. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DEFINE CAPACIDADE.
·
Capacidade indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
·
Capacidade é a medida do espaço ocupado por um corpo tridimensional.
·
Capacidade é a propriedade que um recipiente tem de
conter algum produto.
·
Capacidade é o espaço interno de uma figura plana.
2. Utilizando-se o Material Dourado para o trabalho com os números
naturais, com 1 cubo, 3 placas e 5 cubinhos representamos
·
1 035.
·
1 305.
·
135.
·
1 300.
3. Sobre a relação volume e capacidade, é correto afirmar que
·
o volume deve ser maior que a capacidade do recipiente.
·
a capacidade deve ser inferior ao volume do recipiente.
·
o volume deve ser inferior à capacidade do
recipiente.
·
a capacidade deve ser menor que o volume do recipiente.
1. Dado o conjunto Z = {A, B, C}, o grupo de combinação simples feito
dois a dois é:
·
Cn,k = {ABC, CBA} = 2.
·
Cn,k = {AB, AC, BC} = 3.
·
Cn,k = {CAB, ACB} = 2.
·
Cn,k = {AA, BB, CC} = 3.
2. Utilizando-se as peças do Material Dourado para o trabalho com
números naturais, para representar 2 centenas utilizamos
·
dois cubinhos.
·
duas barras.
·
duas placas.
·
dois cubos.
3. A modelagem matemática é uma forma de utilizar a Matemática para
·
praticar as resoluções das quatro operações.
·
abordar problemas reais
·
elaborar questões fictícias.
·
abordar a etnomatemática.
4. Veja os valores dos
símbolos:
·
13 503.
·
13 353.
·
13 053.
·
13 253.
1. É CONSIDERADA AÇÃO PEDAGÓGICA DO JOGO:
·
solicitar aos alunos que façam registros das
jogadas, pontuação e estratégias para vencer.
·
utilizá-lo em sala de aula apenas para entreter os alunos de uma maneira
agradável.
·
utilizá-lo em sala de aula com muita frequência, mas sem a necessidade
de estabelecer critérios.
·
solicitar aos alunos que observem o jogo, mas não se preocupem em fazer
registros.
2. A simetria axial também pode ser chamada de simetria
·
angular.
·
de translação.
·
de rotação.
·
reflexiva ou espelhada.
3. Como podemos representar o produto cartesiano?
·
Por diagrama de Argand ou diagrama de barras.
·
Por diagrama de blocos ou diagrama de Hubble.
·
Por diagrama de flechas ou diagrama cartesiano.
·
Por diagrama de fases ou diagrama de fluxo.
4. UTILIZANDO-SE O MATERIAL DOURADO PARA O TRABALHO COM OS NÚMEROS
NATURAIS, QUE QUANTIDADE ESTAMOS REPRESENTANDO COM O CONJUNTO DE PEÇAS:
1 cubo, 2 placas e 7 cubinhos?
·
1 270
·
1 207
·
270
·
1 200
1. O Tangram tem sido utilizado nas aulas de Matemática para o desenvolvimento
do
·
Pensamento abstrato.
·
Raciocínio algébrico.
·
raciocínio geométrico.
·
raciocínio generalizador.
2. O sistema de numeração decimal é
·
econômico em relação aos símbolos representativos.
·
imparcial em relação aos símbolos representativos.
·
imparcial no agrupamento dos símbolos representativos.
·
econômico na manipulação algébrica dos símbolos representativos.
3. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:
Escreva o maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor
posicional do número 2 seja 2 000.
·
72 564.
·
76 543.
·
72 654.
·
76 254.
4. O triângulo que possui dois lados de mesma medida e um de medida
diferente é classificado como
·
equilátero.
·
retângulo.
·
escaleno.
·
isósceles.
1. As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem ser
representadas por:
1. O CONJUNTO DE REGRAS UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
·
números arábicos.
·
numeração egípcia.
·
conjuntos numéricos.
·
sistema de numeração.
3. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
·
pelas transformações de unidades.
·
levando-se em conta a maneira como as crianças
fazem medições quando estão brincando.
·
pelas unidades que medem capacidade.
·
utilizando-se medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e
submúltiplos.
4. O ábaco de papel, para trabalhar com os números decimais, é formado
por
·
centésimos, milésimos, inteiros e décimos.
·
milésimos, centésimos, décimos e inteiros.
·
décimos, centésimos, milésimos e inteiros.
·
inteiros, décimos, centésimos e milésimos.
4. Veja os valores dos símbolos:
3. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:
· Escreva o
maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número
2 seja 2 000.
·
72 564.
·
76 543.
·
72 654.
·
76 254.
2. A EXPRESSÃO PRODUTO CARTESIANO É DADA EM HOMENAGEM A:
·
René Descartes.
·
Euclides.
·
Leibniz.
·
Pierre de Fermat.
4. QUAL É O RESULTADO EXATO DA DIVISÃO DE 3,105 POR
3?
·
1,35
·
1,035
·
1,025
·
1,53
1. UM CENTÍMETRO (1CM) EQUIVALE A:
·
dez vezes o metro.
·
décima parte do metro.
·
milésima parte do metro.
·
centésima parte do metro.
3. Com relação ao origami, é correto afirmar que é uma arte
·
japonesa de recortar papel.
·
tailandesa de dobrar papel.
·
chinesa de recortar papel.
·
japonesa de dobrar papel.
4. QUAIS SÃO OS TIPOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM FORMAS POLIÉDRICAS QUE,
PELO SEU EQUILÍBRIO E SIMETRIA, FASCINAM OS HOMENS HÁ MUITO TEMPO?
·
Cilindros.
·
Prismas.
·
Esferas.
·
Pirâmides.
1. Qual é a forma geométrica predominante na tela Pontas no Arco do
pintor Kandinsky?
pintor Kandinsky?
Retângulos.
Círculos.
Quadrados.
Triângulos.
3. As medidas em graus de um ponto na superfície da Terra são
indicadas pela latitude e longitude, chamadas de coordenadas
geográficas.
No mapa abaixo, a cidade de Brasília está localizada a
·
16º ao sul da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich.
Greenwich.
·
16º ao norte da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich.
Greenwich.
·
16º ao sul da linha do Equador e a 48º a oeste do
meridiano de
Greenwich.
Greenwich.
·
16º ao norte da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
Greenwich.
Greenwich.
4. Segundo alguns autores, o fato de estimar é uma atividade cognitiva
que
que
·
não pode ser ensinada na Educação Matemática.
·
não contribui para a explanação cognitiva.
·
deve ser mais explorada na Educação Matemática.
·
não é aceita como atividade cognitiva.
4. Matematicamente, o conceito de ângulo é:
·
abertura de duas semi retas paralelas.
·
reunião de dois segmentos de retas orientados a
partir de um ponto comum.
·
abertura de duas semi retas sem direção.
·
reunião de dois segmentos de área orientados a partir de uma mesma
origem.
1. Quando calculamos quanto cabe de água numa jarra estamos calculando
·
o comprimento da jarra.
·
a capacidade da jarra.
·
o volume da jarra.
·
a superfície da jarra.
2. Os jogos que trabalham o conceito de classificação nas crianças são:
·
jogo do "sim" ou "não", jogo do
anteparo e dominó.
·
jogo do relacionamento, jogo do anteparo e dominó.
·
jogo aberto, dominó e batalha naval.
·
jogo do "mais" ou "menos", jogo aberto e dominó.
1. Foi feita uma pesquisa com 100 alunos, trabalhadores de uma fábrica,
sobre o meio de locomoção de suas casas até o trabalho:
Qual é a probabilidade de que um desses trabalhadores sorteados ao acaso use bicicleta?
Qual é a probabilidade de que um desses trabalhadores sorteados ao acaso use bicicleta?
·
20%.
·
50%.
·
10%.
·
25%.
2. No lançamento de um dado podem ser obtidos os seguintes resultados:
1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Qual a chance de se obter um número menor que 3?
·
3 chances em 2.
·
3 chances em 6.
·
2 chances em 6.
·
2 chances em 3.
3. A nova visão que define a matemática defende que ela é uma
atividade
·
individual e cultural.
·
social e cultural.
·
social e parcial.
·
individual e integral.
4. Matematicamente, o conceito de ângulo é:
·
reunião de dois segmentos de retas orientados a
partir de um ponto comum.
·
abertura de duas semi retas sem direção.
·
abertura de duas semi retas paralelas.
·
reunião de dois segmentos de área orientados a partir de uma mesma
origem.
1. O CONJUNTO DE REGRAS UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
·
números arábicos.
·
numeração egípcia.
·
conjuntos numéricos.
·
sistema de numeração.
2. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:
· Escreva o
maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número
2 seja 2 000.
·
76 254.
·
72 564.
·
76 543.
·
72 654.
3. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
pelas transformações de
unidades.
levando-se em conta a
maneira como as crianças fazem medições quando estão brincando.
pelas unidades que
medem capacidade.
utilizando-se medidas
padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. Os softwares tutoriais são aqueles em que
·
as
informações disponíveis são organizadas pelos professores.
as
informações disponíveis ao aluno foram previamente organizadas.CORRETA
·
o aluno
programa o computador.
·
as
informações disponíveis são organizadas pelos alunos.
2. Como podemos representar o produto
cartesiano?
·
Por diagrama
de blocos ou diagrama de Hubble.
·
Por diagrama
de fases ou diagrama de fluxo.
Por
diagrama de flechas ou diagrama cartesiano.CORRETA
·
Por diagrama
de Argand ou diagrama de barras.
4. Se o fatorial de um número
qualquer é dado pela fórmula: n! = n . (n-1) . (n-2)...,
então é correto afirmar que
·
1! =
0.
·
0! = 0.
3! = 3 .
2 . 1 = 6. CORRETA
·
3! = 3 . 2 .
1 . 0 = 0.
1. A palavra
quebra-cabeça significa um problema que exige
·
experiência
referida.
·
raciocínio
extrapolado.
·
experiência
adquirida.
·
raciocínio
elaborado.
2. COMO SE DENOMINA O PONTO DE ORIGEM DE UM ÂNGULO?
·
Lado.
·
Semi-reta.
·
Vértice.
·
Giro.
3. Antigamente, quais partes do corpo o homem
utilizava como unidades de medida?
·
Cotovelo,
jarda, polegada e pé.
·
Cúbito,
jarda, polegada e pé.
·
Fêmur,
jarda, polegada e mão.
·
Fêmur,
jarda, pé e mão.
4. Numa
sacola há 10 bolas de cores diferentes, sendo 4 azuis, 3 verdes, 2 amarelas e 1
branca. Qual a chance de se retirar ao acaso uma bola verde?
·
1 chance em
10, ou seja 1/10.
·
2 chances em
10, ou seja 2/10.
·
3
chances em 10, ou seja 3/10.
·
4 chances em
10, ou seja 4/10
Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. Havia um pastor que não sabia contar
até 10, e tinha a seu cargo um rebanho numeroso.
Para
saber se não lhe faltava nenhuma ovelha, inventou um sistema, que punha em
prática todos os dias ao cair da tarde. Agrupava-as de duas em duas, de três em
três, de quatro em quatro, de cinco em cinco, e de seis em seis. Em todos os
casos lhe sobrava uma ovelha. Então percebeu que agrupando-as de sete em sete,
todos os grupos teriam o mesmo número de ovelhas. De quantas ovelhas era o seu
rebanho?
49.
301.
70.
121.
2. O TANGRAM É COMPOSTO DE:
8
peças.
6
peças.
5
peças.
7
peças.
3. Qual é a forma geométrica predominante
na tela Pontas no Arco do pintor Kandinsky?
Triângulos.
Quadrados.
Retângulos.
Círculos.
4. Os softwares educacionais ideais devem
priorizar
o pensamento mecanizado dos alunos.
permitir
a construção dos conceitos.
substituir
a ação pedagógica do professor
promover
a individualidade em sala de aula.
Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. O ábaco de papel, para trabalhar com
números naturais, é formado, na ordem correta, por:
- C, M, D,
U.
- M, C, D, U.
- U, D, C,
M.
- D, U, M,
C.
2. Quantos ladrilhos foram gastos para
ladrilhar a sala representada no desenho?
- 128.
- 134.
- 144.
- 138.
3. Os elementos que formam o ângulo são
- a base e
os lados.
- o vértice
e a altura.
- o vértice e os lados.
- a base e a
altura.
4. O ângulo com medida menor que 90º
recebe o nome de
- ângulo
reto.
- ângulo
obtuso.
- angulo agudo.
- ângulo
simétrico.
Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE
INICIAR-SE:
- levando-se em conta a maneira como
as crianças fazem medições quando estão brincando.
- pelas
unidades que medem capacidade.
- utilizando-se
medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.
- pelas
transformações de unidades.
2. QUAIS SÃO OS TIPOS DE SÓLIDOS
GEOMÉTRICOS COM FORMAS POLIÉDRICAS QUE, PELO SEU EQUILÍBRIO E SIMETRIA,
FASCINAM OS HOMENS HÁ MUITO TEMPO?
- Cilindros.
- Esferas.
- Pirâmides.
- Prismas.
3. OS COMPUTADORES NA SALA DE AULA DEVEM
SER CONSIDERADOS COMO UM RECURSO PARA A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS PORQUE:
- tornam os
conteúdos mais fáceis, dispensando a presença do professor.
- transformam
a sala de aula numa rotina tradicional, facilitando a aula.
- permitem estabelecer novos padrões
e abrem novo canal de comunicação entre professores e alunos.
- reforçam o
modelo de educação que privilegia a transmissão do conhecimento e a
memorização.
4. QUAL DAS UNIDADES ABAIXO ESTÁ
RELACIONADA À QUANTIDADE DE MATÉRIA QUE UM CORPO POSSUI?
- Litro.
- Volume.
- Peso.
- Massa.
Resultado final : 1.5
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. Os softwares tutoriais são aqueles em
que
- as
informações disponíveis são organizadas pelos professores.
as
informações disponíveis ao aluno foram previamente organizadas.CORRETA
- o aluno
programa o computador.
- as
informações disponíveis são organizadas pelos alunos.
2. Como podemos representar o produto
cartesiano?
- Por
diagrama de blocos ou diagrama de Hubble.
- Por
diagrama de fases ou diagrama de fluxo.
Por
diagrama de flechas ou diagrama cartesiano.CORRETA
- Por
diagrama de Argand ou diagrama de barras.
3. Numa modelagem matemática, após a
obtenção do modelo matemático o próximo procedimento é a
- coleta de
dados.
- formulação
de hipóteses.
- organização
dos dados.
discussão
sobre sua validade. CORRETA
4. Se o fatorial de um número qualquer é
dado pela fórmula: n! = n . (n-1) . (n-2)..., então é correto afirmar que
- 1! = 0.
- 0! = 0.
3! = 3 .
2 . 1 = 6. CORRETA
- 3! = 3 . 2
. 1 . 0 = 0.
Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. QUANDO A PROPOSTA É UTILIZAR A
MODELAGEM MATEMÁTICA:
- não se
prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos; eles surgem no momento
em que se decide a situação que será modelada.
- se prevê
claramente os conteúdos matemáticos envolvidos.
- devemos
trabalhar com apenas um conteúdo matemático.
- não se prevê claramente os
conteúdos matemáticos envolvidos, mas eles surgem com as decisões tomadas
e com as simplificações realizadas em busca de soluções.
2. Os jogos que trabalham o conceito de
classificação nas crianças são:
- jogo
aberto, dominó e batalha naval.
- jogo do
relacionamento, jogo do anteparo e dominó.
- jogo do "sim" ou
"não", jogo do anteparo e dominó.
- jogo do
"mais" ou "menos", jogo aberto e dominó.
3. Numa modelagem matemática, após a
coleta de dados os alunos devem
- formular
as hipóteses.
- obter o
modelo matemático.
- fazer a
discussão sobre sua validade.
- organizar esses dados.
4. NO DESENVOLVIMENTO DE UMA
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, QUEM FORMULA O PROBLEMA É O
- professor.
- diretor da
escola.
- autor do
livro didático.
- aluno.
1. Quais as unidades de medida de um
ângulo?
- Metro e
grau.
- Radiano e grau.
- Metro e
segundo.
- Radiano e
segundo.
2. Quando calculamos quanto cabe de água
numa jarra estamos calculando
- a capacidade da jarra.
- o volume
da jarra.
- a
superfície da jarra.
- o
comprimento da jarra.
3. As atividades desenvolvidas por meio
da incorporação da informática na educação devem proporcionar a interação entre
- alunos,
computadores e games.
- alunos, computadores e professor.
- orientação,
direção e professor.
- orientação,
alunos e professor.
4. Foi feita uma pesquisa com 100
alunos, trabalhadores de uma fábrica, sobre o meio de locomoção de suas casas
até o trabalho:
Qual é a probabilidade de que
um desses trabalhadores sorteados ao acaso use bicicleta?
- 20%(certa).
- 50%.
- 25%.(minha
resposta)
- 10%.
Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. O CONJUNTO DE REGRAS UTILIZADAS PARA
ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
- números
arábicos.
- numeração
egípcia.
- conjuntos
numéricos.
- sistema de numeração.
2. Em cada um dos quadros abaixo está
indicado um algarismo:
Escreva o
maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número
2 seja 2 000.
- 76 254.
- 72 564.
- 76 543.
- 72 654.
3. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE
INICIAR-SE:
- pelas
transformações de unidades.
- levando-se em conta a maneira como
as crianças fazem medições quando estão brincando.
- pelas
unidades que medem capacidade.
- utilizando-se
medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.
4. São exemplos de jogos com regras:
- jogos estratégicos, jogos de
treinamento e jogos geométricos.
- jogos
estratégicos, jogos suportáveis e jogos geométricos.
- jogos
sobrepujantes, jogos de treinamento e jogos morfológicos.
- jogos
sobrepujantes, jogos suportáveis e jogos morfológicos.
Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. A
investigação matemática está relacionada às atividades
problemáticas
conservantes.
esquemáticas
relevantes.
problemáticas
relevantes. CORRETA
esquemáticas
conservantes.
2. O
GEOPLANO É UM MATERIAL QUE PODE OFERECER EXCELENTES OPORTUNIDADES NO
APRENDIZADO DE VÁRIOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS.
Porém, os
conteúdos essenciais abordados no trabalho com esse material são os de:
álgebra
e de aritmética.
operações.
números.
geometria
e de medidas. CORRETA
3. O
professor deve interferir na investigação matemática quando os alunos
buscarem
respostas a questões desnecessárias. CORRETA
estiverem
organizando os dados.
estiverem
resolvendo o problema.
buscarem
respostas a questões necessárias.
4.
Sobre a relação volume e capacidade, é correto afirmar que
a
capacidade deve ser inferior ao volume do recipiente.
o
volume deve ser maior que a capacidade do recipiente.
o
volume deve ser inferior à capacidade do recipiente. CORRETA
a
capacidade deve ser menor que o volume do recipiente.
Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. Quando calculamos o espaço que um tronco
de árvore ocupa estamos calculando
a
capacidade do tronco.
a
superfície do tronco.
o
comprimento do tronco.
o
volume do tronco.
2. QUANTO À APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA, É
CORRETO AFIRMAR QUE PRIMEIRO OS ALUNOS:
analisam
as propriedades e depois reconhecem as formas globalmente.
dão-se
conta das relações entre as formas e depois analisam as propriedades.
fazem
deduções simples e depois se dão conta das relações entre as formas.
aprendem
a reconhecer as formas globalmente e depois analisam as propriedades
relevantes.
3. Com relação à modelagem matemática, é
correto afirmar que utiliza a matemática para abordar
propostas
inovadoras.
problemas
reais.
problemas
inventados.
soluções
repetidas.
4. QUANTOS CASAIS É POSSÍVEL FORMAR COM UM
GRUPO DE 5 RAPAZES E 3 MOÇAS?
15
10
20
8
2. O USO DE CALCULADORAS NAS AULAS DE
MATEMÁTICA:
não
faz parte das novas propostas da Educação Matemática.
garante
um bom ensino.
não
depõe contra o ensino, pois pode estar sendo bem empregada.
depõe
contra o ensino de Matemática, pois os alunos são impedidos de raciocinar.
3. QUANDO A PROPOSTA É UTILIZAR A MODELAGEM
MATEMÁTICA:
se
prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos.
devemos
trabalhar com apenas um conteúdo matemático.
não
se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos, mas eles surgem com as
decisões tomadas e com as simplificações realizadas em busca de soluções.
não
se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos; eles surgem no momento
em que se decide a situação que será modelada.
4. O que é um sistema de numeração?
Um
conjunto de regras usado para escrever números.
Uma
base representativa para ordenar os números.
Um
conjunto de símbolos dispostos aleatoriamente.
Uma
base numerativa para cálculos.
1.
Papel mais apropriado para completar uma figura e torná-la simétrica:
- cartolina
americana.
- papel
opaco.
- papel
sulfite.
- papel
quadriculado.( correta)
2.
Analise o acontecimento: “conhecer alguém que tenha impressões digitais
idênticas às suas.”
O
acontecimento analisado classifica-se como evento:
- impossível.
( correta)
- improvável.
- possível.
- provável.
3. A simetria de rotação representa a
reprodução da figura
- talhada.
- modificada.
- rotacionada.
- caracterizada.
4. Numa
sacola há 10 bolas de cores diferentes, sendo 4 azuis, 3 verdes, 2 amarelas e 1
branca. Qual a chance de se retirar ao acaso uma bola verde?
- 3
chances em 10, ou seja 3/10.
- 4
chances em 10, ou seja 4/10.
- 1
chance em 10, ou seja 1/10.
- 2
chances em 10, ou seja 2/10.
5. Numa
modelagem matemática, após a coleta de dados os alunos devem
- organizar esses dados.
- obter
o modelo matemático.
- fazer
a discussão sobre sua validade.
- formular
as hipóteses.
Resultado
final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO:
MATEMÁTICA
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