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segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Área de Conhecimento: Matemática - Provas OnLine (N2)

Resultado final : 2 - (minha N2)
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. O que é um sistema de numeração?
 Um conjunto de regras usado para escrever números.
 Um conjunto de símbolos dispostos aleatoriamente.
 Uma base numerativa para cálculos.
 Uma base representativa para ordenar os números.

2. O mililitro (ml) é um submúltiplo do litro (L) e pode ser representado por
 1dm³.
 1m³.
 61dam³.
 1cm³.

3. Sobre a música, podemos dizer que ela é
 praticada com instrumentos musicais somente no Ocidente.
 a arte de coordenar fenômenos acústicos produzindo efeitos estéticos.
 a arte de coordenar fenômenos acústicos produzindo efeitos elétricos.
 praticada como fenômeno acústico somente no Oriente.

4. O pintor do quadro Mona Lisa é
 Kandinsky.
 Leonardo da Vinci.
 Vincent Van Gogh.
 Pablo Picasso.

N2 do colega Ary
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

1. O JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TEM CARÁTER DE MATERIAL DE ENSINO. ELE SE APROXIMA DA MATEMÁTICA VIA DESENVOLVIMENTO DE:


  •  exercícios repetitivos.
  •  esquemas e tabelas.
  •  habilidades de resolução de problemas.
  •  jogadas sem reflexões.

2. O volume de um cubo, utilizando o Material Dourado, pode ser representado por


  •  100 placas.
  •  1 000 barras.
  •  1 000 cubinhos.
  •  10 unidades.

3. QUAIS SÃO OS TIPOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM FORMAS POLIÉDRICAS QUE, PELO SEU EQUILÍBRIO E SIMETRIA, FASCINAM OS HOMENS HÁ MUITO TEMPO?


  •  Prismas.
  •  Esferas.
  •  Pirâmides.
  •  Cilindros.

4. Com relação ao problema utilizado para praticar a modelagem matemática, é correto afirmar que


  •  não tem solução matemática. (CORRETA)
  •  representa um fenômeno abstrato.
  •  deve abordar apenas um conceito matemático.
  •  se transforma num modelo matemático.
Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
. O Tangram tem sido utilizado nas aulas de Matemática para o desenvolvimento do
  • raciocínio algébrico.
  • raciocínio generalizador.
  • raciocínio geométrico.
  • pensamento abstrato.
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2. Segundo Kasner (1976), o homem da Antiguidade se distraía com quebra-cabeças para estimular sua
  • agregação.
  • imaginação.
  • superioridade.
  • engenhosidade.
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3. COMO SE DENOMINA A SIMETRIA EM QUE HÁ UM SEGMENTO PASSANDO PELA FIGURA OU FORA DELA, ATUANDO COMO UM ESPELHO, REFLETINDO A IMAGEM DESENHADA?
  • Simetria de rotação.
  • Simetria de translação.
  • Simetria axial.
  • Simetria de reflexão.
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4. A investigação matemática está relacionada às atividades
  • problemáticas relevantes.
  • esquemáticas relevantes.
  • problemáticas conservantes.
  • esquemáticas conservantes.
1. A área da placa de um cubo é calculada com a multiplicação entre

          duas placas.
         uma placa e uma barra.
          duas barras.
         uma barra e um cubinho.

2. O Tangram é formado por 7 peças:

          4 triangulares e 3 quadrangulares.
          5 triangulares e 2 quadrangulares.
           3 triangulares e 4 quadrangulares.
          2 triangulares e 5 quadrangulares.
3. O dodecaedro é um polígono regular convexo que tem faces na forma de

         triângulos isósceles.
         quadrados.
         triângulos equiláteros.
         pentágonos regulares.

4. A modelagem matemática é uma forma de utilizar a Matemática para

         praticar as resoluções das quatro operações.
         abordar problemas reais
         elaborar questões fictícias.
         abordar a etnomatemática.

 O uso de calculadoras nas aulas de matemática:
·                     não depõe contra o ensino, pois pode estar sendo bem empregada.
·                     depõe contra o ensino de Matemática, pois os alunos são impedidos de raciocinar.
·                     não faz parte das novas propostas da Educação Matemática.

2. Os momentos para a realização de uma investigação matemática são:
·                     solicitar aos alunos que em grupo elaborem enunciados de problemas, pedir que resolvam um dos problemas elaborados no grupo, apresentar a resolução do problema aos demais grupos.
·                     explorar e formular questões, fazer conjecturas, realizar testes e refinar conjecturas.
·                     ler o enunciado de um problema, utilizar material manipulável para resolver tal problema e apresentar solução para os demais colegas da sala.
·                     compreender um problema, elaborar uma estratégia de resolver o problema, executar a estratégia escolhida e apresentar a resolução do problema para demais alunos da sala.

3. A modelagem matemática é uma forma de utilizar a Matemática para
·                     abordar a etnomatemática.
·                     praticar as resoluções das quatro operações.
·                     elaborar questões fictícias.
·                     abordar problemas reais

4. O paralelepípedo é um prisma que
·                     tem como base um paralelogramo.
·                     possui quatro pares de faces paralelas.
·                     possui dois pares de faces paralelas.
·                     tem como base um triângulo.

2. Os softwares educacionais ideais devem
·                     promover a individualidade em sala de aula.
·                     s  ubstituir a ação pedagógica do professor
·                     priorizar o pensamento mecanizado dos alunos.
·                     permitir a construção dos conceitos.

3. O professor deve interferir na investigação matemática quando os alunos
·                     estiverem resolvendo o problema.
·                     buscarem respostas a questões desnecessárias.
·                     buscarem respostas a questões necessárias.
·                     estiverem organizando os dados.

4. A classificação dos quadriláteros, quanto à medida dos ângulos, é:
·                     losango, paralelepípedo, acutângulo.
·                     lotângulo, trapézio, acutângulo.
·                     losango, trapézio, paralelogramo.
        lotângulo, retângulo, paralelogramo.

1. O ábaco de papel, para trabalhar com números naturais, é formado, na ordem correta, por:
        C, M, D, U.
        M, C, D, U.
        U, D, C, M.
        D, U, M, C.

2. Quantos ladrilhos foram gastos para ladrilhar a sala representada no desenho?
·                     128.
·                     134.
·                     144.
·                     138.

3. Os elementos que formam o ângulo são
·                     a base e os lados.
·                     o vértice e a altura.
·                      o vértice e os lados.
·                     a base e a altura.

4. O ângulo com medida menor que 90º recebe o nome de
·                     ângulo reto.
·                     ângulo obtuso.
·                     angulo agudo.
·                     ângulo simétrico.

1. Um fazendeiro tem algumas galinhas e alguns coelhos. Juntos, esses animais têm 50 cabeças e 140 pés.
     Quantas galinhas e quantos coelhos o fazendeiro tem?
·                     15 coelhos e 25 galinhas.
·                     10 coelhos e 40 galinhas.
·                     15 coelhos e 35 galinhas.
·                     20 coelhos e 30 galinhas.

2. São exemplos de jogos com regras:
  jogos estratégicos, jogos de treinamento e jogos geométricos.
·                     jogos sobrepujantes, jogos suportáveis e jogos morfológicos.
·                     jogos estratégicos, jogos suportáveis e jogos geométricos.
·                     jogos sobrepujantes, jogos de treinamento e jogos morfológicos.

3. Numa investigação matemática o mais importante é
·                     o problema em si.
·                     o caminho percorrido pelo aluno.
·                     a participação do professor na aula.
·                     o resultado da questão.

4. Como Se Denomina O Ponto De Origem De Um Ângulo?
·                     Giro.
·                     Semi-reta.
·                     Vértice.
·                     Lado.

1. OS COMPUTADORES NA SALA DE AULA DEVEM SER CONSIDERADOS COMO UM RECURSO PARA A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS PORQUE:
·                     reforçam o modelo de educação que privilegia a transmissão do conhecimento e a memorização.
·                     permitem estabelecer novos padrões e abrem novo canal de comunicação entre professores e alunos.
·                     tornam os conteúdos mais fáceis, dispensando a presença do professor.
·                     transformam a sala de aula numa rotina tradicional, facilitando a aula.

2. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DEFINE VOLUME.

·                     Volume indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
·                     Volume é a medida do espaço ocupado por um corpo tridimensional.
·                     Volume é o espaço interno de uma figura plana.
·                     Volume é a propriedade que um recipiente tem de conter algum produto.

4. Quantas faces, vértices e arestas possui um cubo?
·                     6 faces, 8 arestas e 12 vértices.
·                     4 faces, 8 arestas e 6 vértices.
·                     6 faces, 12 arestas e 8 vértices.
·                     4 faces, 6 arestas e 8 vértices.

1. A padaria Pão Bão faz uma grande variedade de sanduíches. O freguês pode escolher três tipos de pão: francês, integral ou pão de forma.
     Para o recheio há quatro opções: salame, queijo, presunto ou mortadela. Quantos tipos de sanduíches diferentes a padaria oferece?
·                     6.
·                     10.
·                     7.
·                     12.

2. Os números racionais podem ser escritos nas formas decimal e fracionária.
Em que forma de escrita os números racionais são empregados na música com maior frequência e por que pode se trabalhar esse tipo de arte para ensinar Matemática?
·                     Na forma de escrita decimal (que apresenta vírgula), porque nas letras das músicas é comum aparecer essa forma de escrita.
·                     Na forma de escrita fracionária porque ela aparece implicitamente nas notas musicais.
·                     Na forma de escrita decimal porque ela aparece implicitamente nas notas musicais.
·                     Na forma de escrita fracionária (que apresenta frações), porque nas letras das músicas é comum aparecer essa forma de escrita.

3. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DEFINE CAPACIDADE.
·                     Capacidade indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
·                     Capacidade é a medida do espaço ocupado por um corpo tridimensional.
·                     Capacidade é a propriedade que um recipiente tem de conter algum produto.
·                     Capacidade é o espaço interno de uma figura plana.

2. Utilizando-se o Material Dourado para o trabalho com os números naturais, com 1 cubo, 3 placas e 5 cubinhos representamos

·                     1 035.
·                     1 305.
·                     135.
·                     1 300.

3. Sobre a relação volume e capacidade, é correto afirmar que
·                     o volume deve ser maior que a capacidade do recipiente.
·                     a capacidade deve ser inferior ao volume do recipiente.
·                     o volume deve ser inferior à capacidade do recipiente.
·                     a capacidade deve ser menor que o volume do recipiente.


1. Dado o conjunto Z = {A, B, C}, o grupo de combinação simples feito dois a dois é:
·                     Cn,k = {ABC, CBA} = 2.
·                     Cn,k = {AB, AC, BC} = 3.
·                     Cn,k = {CAB, ACB} = 2.
·                     Cn,k = {AA, BB, CC} = 3.

2. Utilizando-se as peças do Material Dourado para o trabalho com números naturais, para representar 2 centenas utilizamos
·                     dois cubinhos.
·                     duas barras.
·                     duas placas.
·                     dois cubos.

3. A modelagem matemática é uma forma de utilizar a Matemática para
·                     praticar as resoluções das quatro operações.
·                     abordar problemas reais
·                     elaborar questões fictícias.
·                     abordar a etnomatemática.

4. Veja os valores dos símbolos:                               
·                     13 503.
·                     13 353.
·                     13 053.
·                     13 253.

1. É CONSIDERADA AÇÃO PEDAGÓGICA DO JOGO:
·                     solicitar aos alunos que façam registros das jogadas, pontuação e estratégias para vencer.
·                     utilizá-lo em sala de aula apenas para entreter os alunos de uma maneira agradável.
·                     utilizá-lo em sala de aula com muita frequência, mas sem a necessidade de estabelecer critérios.
·                     solicitar aos alunos que observem o jogo, mas não se preocupem em fazer registros.

2. A simetria axial também pode ser chamada de simetria
·                     angular.
·                     de translação.
·                     de rotação.
·                     reflexiva ou espelhada.

3. Como podemos representar o produto cartesiano?
·                     Por diagrama de Argand ou diagrama de barras.
·                     Por diagrama de blocos ou diagrama de Hubble.
·                     Por diagrama de flechas ou diagrama cartesiano.
·                     Por diagrama de fases ou diagrama de fluxo.

4. UTILIZANDO-SE O MATERIAL DOURADO PARA O TRABALHO COM OS NÚMEROS NATURAIS, QUE QUANTIDADE ESTAMOS REPRESENTANDO COM O CONJUNTO DE PEÇAS:
1 cubo, 2 placas e 7 cubinhos?
·                     1 270
·                     1 207
·                     270
·                     1 200

1. O Tangram tem sido utilizado nas aulas de Matemática para o desenvolvimento do
·                     Pensamento abstrato.
·                     Raciocínio algébrico.
·                     raciocínio geométrico.
·                     raciocínio generalizador.

2. O sistema de numeração decimal é
·                     econômico em relação aos símbolos representativos.
·                     imparcial em relação aos símbolos representativos.
·                     imparcial no agrupamento dos símbolos representativos.
·                     econômico na manipulação algébrica dos símbolos representativos.

3. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:
Escreva o maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número 2 seja 2 000. 
·                     72 564.
·                     76 543.
·                     72 654.
·                     76 254.

4. O triângulo que possui dois lados de mesma medida e um de medida diferente é classificado como
·                     equilátero.
·                     retângulo.
·                     escaleno.
·                     isósceles.

1. As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem ser representadas por:

1. O CONJUNTO DE REGRAS UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
·                     números arábicos.
·                     numeração egípcia.
·                     conjuntos numéricos.
·                     sistema de numeração.

3. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
·                     pelas transformações de unidades.
·                     levando-se em conta a maneira como as crianças fazem medições quando estão brincando.
·                     pelas unidades que medem capacidade.
·                     utilizando-se medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.

4. O ábaco de papel, para trabalhar com os números decimais, é formado por
·                     centésimos, milésimos, inteiros e décimos.
·                     milésimos, centésimos, décimos e inteiros.
·                     décimos, centésimos, milésimos e inteiros.
·                     inteiros, décimos, centésimos e milésimos.

4. Veja os valores dos símbolos:

3. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:
·  Escreva o maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número 2 seja 2 000.
·                     72 564.
·                     76 543.
·                     72 654.
·                     76 254.

2. A EXPRESSÃO PRODUTO CARTESIANO É DADA EM HOMENAGEM A:
·                     René Descartes.
·                     Euclides.
·                     Leibniz.
·                     Pierre de Fermat.


4. QUAL É O RESULTADO EXATO DA DIVISÃO DE 3,105 POR 3?
·                     1,35
·                     1,035
·                     1,025
·                     1,53

1. UM CENTÍMETRO (1CM) EQUIVALE A:
·                     dez vezes o metro.
·                     décima parte do metro.
·                     milésima parte do metro.
·                     centésima parte do metro.

3. Com relação ao origami, é correto afirmar que é uma arte
·                     japonesa de recortar papel.
·                     tailandesa de dobrar papel.
·                     chinesa de recortar papel.
·                     japonesa de dobrar papel.

4. QUAIS SÃO OS TIPOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM FORMAS POLIÉDRICAS QUE, PELO SEU EQUILÍBRIO E SIMETRIA, FASCINAM OS HOMENS HÁ MUITO TEMPO?
·                     Cilindros.
·                     Prismas.
·                     Esferas.
·                     Pirâmides.

1. Qual é a forma geométrica predominante na tela Pontas no Arco do
pintor Kandinsky?
        Retângulos.
        Círculos.
        Quadrados.
        Triângulos.

3. As medidas em graus de um ponto na superfície da Terra são
indicadas pela latitude e longitude, chamadas de coordenadas
geográficas.

No mapa abaixo, a cidade de Brasília está localizada a
·                     16º ao sul da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich.
·                     16º ao norte da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich. 
·                     16º ao sul da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
Greenwich
.
·                     16º ao norte da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
Greenwich.
4. Segundo alguns autores, o fato de estimar é uma atividade cognitiva
que
·                     não pode ser ensinada na Educação Matemática. 
·                     não contribui para a explanação cognitiva.
·                     deve ser mais explorada na Educação Matemática.
·                     não é aceita como atividade cognitiva.

4. Matematicamente, o conceito de ângulo é:
·                     abertura de duas semi retas paralelas.
·                     reunião de dois segmentos de retas orientados a partir de um ponto comum.
·                     abertura de duas semi retas sem direção.
·                     reunião de dois segmentos de área orientados a partir de uma mesma origem.

1. Quando calculamos quanto cabe de água numa jarra estamos calculando
·                     o comprimento da jarra.
·                     a capacidade da jarra.
·                     o volume da jarra.
·                     a superfície da jarra.

2. Os jogos que trabalham o conceito de classificação nas crianças são:
·                     jogo do "sim" ou "não", jogo do anteparo e dominó.
·                     jogo do relacionamento, jogo do anteparo e dominó.
·                     jogo aberto, dominó e batalha naval.
·                     jogo do "mais" ou "menos", jogo aberto e dominó.

1. Foi feita uma pesquisa com 100 alunos, trabalhadores de uma fábrica, sobre o meio de locomoção de suas casas até o trabalho:
 Qual é a probabilidade de que um desses trabalhadores sorteados ao acaso use bicicleta? 
·                     20%.
·                     50%.
·                     10%.
·                     25%.

2. No lançamento de um dado podem ser obtidos os seguintes resultados: 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Qual a chance de se obter um número menor que 3?
·                     3 chances em 2.
·                     3 chances em 6.
·                     2 chances em 6.
·                     2 chances em 3.

3. A nova visão que define a matemática defende que ela é uma atividade
·                     individual e cultural.
·                     social e cultural.
·                     social e parcial.
·                     individual e integral.

4. Matematicamente, o conceito de ângulo é:
·                     reunião de dois segmentos de retas orientados a partir de um ponto comum.
·                     abertura de duas semi retas sem direção.
·                     abertura de duas semi retas paralelas.
·                     reunião de dois segmentos de área orientados a partir de uma mesma origem.

1. O CONJUNTO DE REGRAS UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
·                     números arábicos.
·                     numeração egípcia.
·                     conjuntos numéricos.
·                     sistema de numeração.
2. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:<b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
·  Escreva o maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número 2 seja 2 000.
·                     76 254.
·                     72 564.
·                     76 543.
·                     72 654.

3. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
        pelas transformações de unidades.
        levando-se em conta a maneira como as crianças fazem medições quando estão brincando.
        pelas unidades que medem capacidade.
        utilizando-se medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.

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ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. Os softwares tutoriais são aqueles em que

·                      as informações disponíveis são organizadas pelos professores.
 as informações disponíveis ao aluno foram previamente organizadas.CORRETA
·                      o aluno programa o computador.
·                      as informações disponíveis são organizadas pelos alunos.

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2. Como podemos representar o produto cartesiano?

·                      Por diagrama de blocos ou diagrama de Hubble.
·                      Por diagrama de fases ou diagrama de fluxo.
 Por diagrama de flechas ou diagrama cartesiano.CORRETA
·                      Por diagrama de Argand ou diagrama de barras.
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4. Se o fatorial de um número qualquer é dado pela fórmula: n! = n . (n-1) . (n-2)..., então é correto afirmar que

·                      1! = 0.
·                      0! = 0.
 3! = 3 . 2 . 1 = 6. CORRETA
·                      3! = 3 . 2 . 1 . 0 = 0.
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1. A palavra quebra-cabeça significa um problema que exige


·                      experiência referida.
·                      raciocínio extrapolado.
·                      experiência adquirida.
·                      raciocínio elaborado.

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2. COMO SE DENOMINA O PONTO DE ORIGEM DE UM ÂNGULO?

·                      Lado.
·                      Semi-reta.
·                      Vértice.
·                      Giro.

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3. Antigamente, quais partes do corpo o homem utilizava como unidades de medida?

·                      Cotovelo, jarda, polegada e pé.
·                      Cúbito, jarda, polegada e pé.
·                      Fêmur, jarda, polegada e mão.
·                      Fêmur, jarda, pé e mão.

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4. Numa sacola há 10 bolas de cores diferentes, sendo 4 azuis, 3 verdes, 2 amarelas e 1 branca. Qual a chance de se retirar ao acaso uma bola verde?
·                      1 chance em 10, ou seja 1/10.
·                      2 chances em 10, ou seja 2/10.
·                      3 chances em 10, ou seja 3/10.
·                      4 chances em 10, ou seja 4/10

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ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
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1. Havia um pastor que não sabia contar até 10, e tinha a seu cargo um rebanho numeroso.
Para saber se não lhe faltava nenhuma ovelha, inventou um sistema, que punha em prática todos os dias ao cair da tarde. Agrupava-as de duas em duas, de três em três, de quatro em quatro, de cinco em cinco, e de seis em seis. Em todos os casos lhe sobrava uma ovelha. Então percebeu que agrupando-as de sete em sete, todos os grupos teriam o mesmo número de ovelhas. De quantas ovelhas era o seu rebanho?
 49.
 301.
 70.
 121.

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2. O TANGRAM É COMPOSTO DE:
 8 peças.
 6 peças.
 5 peças.
 7 peças.

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3. Qual é a forma geométrica predominante na tela Pontas no Arco do pintor Kandinsky?
 Triângulos.
 Quadrados.
 Retângulos.
 Círculos.

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4. Os softwares educacionais ideais devem
 priorizar o pensamento mecanizado dos alunos.
 permitir a construção dos conceitos.
 substituir a ação pedagógica do professor
 promover a individualidade em sala de aula.
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ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
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1. O ábaco de papel, para trabalhar com números naturais, é formado, na ordem correta, por:
  •  C, M, D, U.
  •  M, C, D, U.
  •  U, D, C, M.
  •  D, U, M, C.
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2. Quantos ladrilhos foram gastos para ladrilhar a sala representada no desenho?
  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  •  128.
  •  134.
  •  144.
  •  138.
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3. Os elementos que formam o ângulo são
  •  a base e os lados.
  •  o vértice e a altura.
  •  o vértice e os lados.
  •  a base e a altura.
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4. O ângulo com medida menor que 90º recebe o nome de
  •  ângulo reto.
  •  ângulo obtuso.
  • angulo agudo.
  •  ângulo simétrico.Parte inferior do formulário
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1. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
  •  levando-se em conta a maneira como as crianças fazem medições quando estão brincando.
  •  pelas unidades que medem capacidade.
  •  utilizando-se medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.
  •  pelas transformações de unidades.
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2. QUAIS SÃO OS TIPOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM FORMAS POLIÉDRICAS QUE, PELO SEU EQUILÍBRIO E SIMETRIA, FASCINAM OS HOMENS HÁ MUITO TEMPO?
  •  Cilindros.
  •  Esferas.
  •  Pirâmides.
  •  Prismas.
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3. OS COMPUTADORES NA SALA DE AULA DEVEM SER CONSIDERADOS COMO UM RECURSO PARA A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS PORQUE:
  •  tornam os conteúdos mais fáceis, dispensando a presença do professor.
  •  transformam a sala de aula numa rotina tradicional, facilitando a aula.
  •  permitem estabelecer novos padrões e abrem novo canal de comunicação entre professores e alunos.
  •  reforçam o modelo de educação que privilegia a transmissão do conhecimento e a memorização.
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4. QUAL DAS UNIDADES ABAIXO ESTÁ RELACIONADA À QUANTIDADE DE MATÉRIA QUE UM CORPO POSSUI?
  •  Litro.
  •  Volume.
  •  Peso.
  •  Massa.

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1. Os softwares tutoriais são aqueles em que
  •  as informações disponíveis são organizadas pelos professores.
 as informações disponíveis ao aluno foram previamente organizadas.CORRETA
  •  o aluno programa o computador.
  •  as informações disponíveis são organizadas pelos alunos.
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2. Como podemos representar o produto cartesiano?
  •  Por diagrama de blocos ou diagrama de Hubble.
  •  Por diagrama de fases ou diagrama de fluxo.
 Por diagrama de flechas ou diagrama cartesiano.CORRETA
  •  Por diagrama de Argand ou diagrama de barras.
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3. Numa modelagem matemática, após a obtenção do modelo matemático o próximo procedimento é a
  •  coleta de dados.
  •  formulação de hipóteses.
  •  organização dos dados.
 discussão sobre sua validade. CORRETA
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4. Se o fatorial de um número qualquer é dado pela fórmula: n! = n . (n-1) . (n-2)..., então é correto afirmar que

  •  1! = 0.
  •  0! = 0.
 3! = 3 . 2 . 1 = 6. CORRETA
  •  3! = 3 . 2 . 1 . 0 = 0.

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1. QUANDO A PROPOSTA É UTILIZAR A MODELAGEM MATEMÁTICA:
  •  não se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos; eles surgem no momento em que se decide a situação que será modelada.
  •  se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos.
  •  devemos trabalhar com apenas um conteúdo matemático.
  •  não se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos, mas eles surgem com as decisões tomadas e com as simplificações realizadas em busca de soluções.
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2. Os jogos que trabalham o conceito de classificação nas crianças são:
  •  jogo aberto, dominó e batalha naval.
  •  jogo do relacionamento, jogo do anteparo e dominó.
  •  jogo do "sim" ou "não", jogo do anteparo e dominó.
  •  jogo do "mais" ou "menos", jogo aberto e dominó.
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3. Numa modelagem matemática, após a coleta de dados os alunos devem
  •  formular as hipóteses.
  •  obter o modelo matemático.
  •  fazer a discussão sobre sua validade.
  •  organizar esses dados.
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4. NO DESENVOLVIMENTO DE UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, QUEM FORMULA O PROBLEMA É O
  •  professor.
  •  diretor da escola.
  •  autor do livro didático.
  •  aluno.Parte inferior do formulárioParte inferior do formulárioParte inferior do formulárioParte superior do formulário
1. Quais as unidades de medida de um ângulo?
  •  Metro e grau.
  •  Radiano e grau.
  •  Metro e segundo.
  •  Radiano e segundo.
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2. Quando calculamos quanto cabe de água numa jarra estamos calculando
  •  a capacidade da jarra.
  •  o volume da jarra.
  •  a superfície da jarra.
  •  o comprimento da jarra.
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3. As atividades desenvolvidas por meio da incorporação da informática na educação devem proporcionar a interação entre
  •  alunos, computadores e games.
  •  alunos, computadores e professor.
  •  orientação, direção e professor.
  •  orientação, alunos e professor.
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4. Foi feita uma pesquisa com 100 alunos, trabalhadores de uma fábrica, sobre o meio de locomoção de suas casas até o trabalho:
  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  Qual é a probabilidade de que um desses trabalhadores sorteados ao acaso use bicicleta?
  •  20%(certa).
  •  50%.
  •  25%.(minha resposta)
  •  10%.

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1. O CONJUNTO DE REGRAS UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
  •  números arábicos.
  •  numeração egípcia.
  •  conjuntos numéricos.
  •  sistema de numeração.
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2. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:
  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  Escreva o maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número 2 seja 2 000.
  •  76 254.
  •  72 564.
  •  76 543.
  •  72 654.
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3. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
  •  pelas transformações de unidades.
  •  levando-se em conta a maneira como as crianças fazem medições quando estão brincando.
  •  pelas unidades que medem capacidade.
  •  utilizando-se medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.
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4. São exemplos de jogos com regras:
  •  jogos estratégicos, jogos de treinamento e jogos geométricos.
  •  jogos estratégicos, jogos suportáveis e jogos geométricos.
  •  jogos sobrepujantes, jogos de treinamento e jogos morfológicos.
  •  jogos sobrepujantes, jogos suportáveis e jogos morfológicos.   

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1. A investigação matemática está relacionada às atividades
 problemáticas conservantes.
 esquemáticas relevantes.
 problemáticas relevantes. CORRETA
 esquemáticas conservantes.
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2. O GEOPLANO É UM MATERIAL QUE PODE OFERECER EXCELENTES OPORTUNIDADES NO APRENDIZADO DE VÁRIOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS.
Porém, os conteúdos essenciais abordados no trabalho com esse material são os de:
 álgebra e de aritmética.
 operações.
 números.
 geometria e de medidas. CORRETA

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3. O professor deve interferir na investigação matemática quando os alunos
 buscarem respostas a questões desnecessárias. CORRETA
 estiverem organizando os dados.
 estiverem resolvendo o problema.
 buscarem respostas a questões necessárias.

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4. Sobre a relação volume e capacidade, é correto afirmar que
 a capacidade deve ser inferior ao volume do recipiente.
 o volume deve ser maior que a capacidade do recipiente.
 o volume deve ser inferior à capacidade do recipiente.  CORRETA
 a capacidade deve ser menor que o volume do recipiente.

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1. Quando calculamos o espaço que um tronco de árvore ocupa estamos calculando
          a capacidade do tronco.
          a superfície do tronco.
          o comprimento do tronco.
          o volume do tronco.

2. QUANTO À APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA, É CORRETO AFIRMAR QUE PRIMEIRO OS ALUNOS: 
          analisam as propriedades e depois reconhecem as formas globalmente.
          dão-se conta das relações entre as formas e depois analisam as propriedades.
          fazem deduções simples e depois se dão conta das relações entre as formas.
          aprendem a reconhecer as formas globalmente e depois analisam as propriedades relevantes.

3. Com relação à modelagem matemática, é correto afirmar que utiliza a matemática para abordar
          propostas inovadoras.
          problemas reais.
          problemas inventados.
          soluções repetidas.

4. QUANTOS CASAIS É POSSÍVEL FORMAR COM UM GRUPO DE 5 RAPAZES E 3 MOÇAS?
          15
          10
          20
          8

2. O USO DE CALCULADORAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA:
 não faz parte das novas propostas da Educação Matemática.
 garante um bom ensino.
 não depõe contra o ensino, pois pode estar sendo bem empregada.
 depõe contra o ensino de Matemática, pois os alunos são impedidos de raciocinar.

3. QUANDO A PROPOSTA É UTILIZAR A MODELAGEM MATEMÁTICA:
 se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos.
 devemos trabalhar com apenas um conteúdo matemático.
 não se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos, mas eles surgem com as decisões tomadas e com as simplificações realizadas em busca de soluções.
 não se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos; eles surgem no momento em que se decide a situação que será modelada.

4. O que é um sistema de numeração?
 Um conjunto de regras usado para escrever números.
 Uma base representativa para ordenar os números.
 Um conjunto de símbolos dispostos aleatoriamente.
 Uma base numerativa para cálculos.

1. Papel mais apropriado para completar uma figura e torná-la simétrica:
  • cartolina americana.
  • papel opaco.
  • papel sulfite.
  • papel quadriculado.( correta)                                          
2. Analise o acontecimento: “conhecer alguém que tenha impressões digitais idênticas às suas.”
O acontecimento analisado classifica-se como evento:
  • impossível. ( correta)
  • improvável.
  • possível.
  • provável. 
3. A simetria de rotação representa a reprodução da figura
  • talhada.
  • modificada.
  • rotacionada.
  • caracterizada.
4. Numa sacola há 10 bolas de cores diferentes, sendo 4 azuis, 3 verdes, 2 amarelas e 1 branca. Qual a chance de se retirar ao acaso uma bola verde?
  • 3 chances em 10, ou seja 3/10.
  • 4 chances em 10, ou seja 4/10.
  • 1 chance em 10, ou seja 1/10.
  • 2 chances em 10, ou seja 2/10.
5. Numa modelagem matemática, após a coleta de dados os alunos devem
  • organizar esses dados.
  • obter o modelo matemático.
  • fazer a discussão sobre sua validade.
  • formular as hipóteses.

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1. O ângulo com medida menor que 90º recebe o nome de

  • ângulo agudo.
  • ângulo obtuso.
  • ângulo simétrico.
  • ângulo reto.

2. A simetria de rotação representa a reprodução da figura
  • talhada.
  • modificada.
  • rotacionada.
  • caracterizada.

3. Numa sacola há 10 bolas de cores diferentes, sendo 4 azuis, 3 verdes, 2 amarelas e 1 branca. Qual a chance de se retirar ao acaso uma bola verde?
  • 3 chances em 10, ou seja 3/10.
  • 4 chances em 10, ou seja 4/10.
  • 1 chance em 10, ou seja 1/10.
  • 2 chances em 10, ou seja 2/10.

4. Numa modelagem matemática, após a coleta de dados os alunos devem
  • organizar esses dados.
  • obter o modelo matemático.
  • fazer a discussão sobre sua validade.
  • formular as hipóteses.



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1. Quando calculamos o espaço que um tronco de árvore ocupa estamos calculando
a superfície do tronco.
o volume do tronco.
a capacidade do tronco.
o comprimento do tronco.

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2. Utilizando-se as peças do Material Dourado para o trabalho com números naturais, para representar 2 centenas utilizamos
dois cubinhos.
dois cubos.
duas barras.
duas placas.

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3. Como podemos representar o produto cartesiano?
Por diagrama de Argand ou diagrama de barras.
Por diagrama de fases ou diagrama de fluxo.
Por diagrama de flechas ou diagrama cartesiano.
Por diagrama de blocos ou diagrama de Hubble.

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4. A figura abaixo tem
<b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>

quatro eixos de simetria.
dois eixos de simetria.
nenhum eixo de simetria.
mais de quatro eixos de simetria.

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ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

1. O paralelepípedo é um prisma que

  • possui quatro pares de faces paralelas.
  • tem como base um triângulo.
  • tem como base um paralelogramo.
  • possui dois pares de faces paralelas.


2. Sobre a ilusão de ótica, é correto afirmar que

  • os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
  • se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.
  • os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
  • se aplica a desenhos sem disfarce.


3. As peças do Material Dourado são organizadas de acordo com a base

  • 10.
  • 5.
  • 20.
  • 60.


4. Segundo alguns autores, o fato de estimar é uma atividade cognitiva que

  • não pode ser ensinada na Educação Matemática.
  • deve ser mais explorada na Educação Matemática.
  • não é aceita como atividade cognitiva.
  • não contribui para a explanação cognitiva.

58. Matematicamente, o conceito de ângulo é:
  • abertura de duas semirretas paralelas.
  • reunião de dois segmentos de área orientados a partir de uma mesma origem.
  • reunião de dois segmentos de retas orientados a partir de um ponto comum. CORRETA
  • abertura de duas semirretas sem direção. 

59-. Quais matemáticos famosos aderiram aos desafios matemáticos na Antiguidade?
  • Fermat, Freud, Euler, Lagrange, Kepler e Pascal.
  • Kepler, Einstein, Pascal, Fermat, Freud e Lagrange.
  • Lagrange, Fermat, Euler, Kepler, Pascal e Leibniz. CORRETA
  • Mozart, Euler, Leibniz, Pitágoras, Fermat e Kepler.

60-. Um ônibus carregando 40 passageiros sai para uma viagem de 1 350km.
Depois de 3 horas de viagem ele para, para que os passageiros tomem um lanche. Sabendo que ele já percorreu 420km, quantos quilômetros faltam para terminar a viagem?
  • 930. CORRETA
  • 973.
  • 887.
  • 970.

61-. O triângulo que possui os três lados de mesma medida denomina-se:
  • equilátero.  CORRETA
  • isósceles.
  • escaleno.
  • obtusângulo.

62. A investigação matemática está relacionada às atividades
  • problemáticas conservantes.
  • esquemáticas relevantes.
  • problemáticas relevantes. CORRETA
  • esquemáticas conservantes.

63. O geoplano é um material que pode oferecer excelentes oportunidades no aprendizado de vários conteúdos matemáticos.
Porém, os conteúdos essenciais abordados no trabalho com esse material são os de:
  • álgebra e de aritmética.
  • operações.
  • números.
  • geometria e de medidas. CORRETA 

64. O professor deve interferir na investigação matemática quando os alunos
  • buscarem respostas a questões desnecessárias. CORRETA
  • estiverem organizando os dados.
  • estiverem resolvendo o problema.
  • buscarem respostas a questões necessárias. 

65. Sobre a relação volume e capacidade, é correto afirmar que
  • a capacidade deve ser inferior ao volume do recipiente.
  • o volume deve ser maior que a capacidade do recipiente.
  • o volume deve ser inferior à capacidade do recipiente.  CORRETA
  • a capacidade deve ser menor que o volume do recipiente. 

66-. A simetria axial também pode ser chamada de simetria
  • de rotação.
  • de translação.
  • angular.
  • reflexiva ou espelhada.

67. Segundo Valente, quais são os ingredientes para a implementação da informática na educação?
  • O computador, o software educativo e o aluno.
  • O computador, o professor capacitado e o aluno.
  • O computador, o software educativo e o professor capacitado.
  • O computador, o software educativo, o professor capacitado e o aluno.

68-. Veja os valores dos símbolos:
  • 13 253.
  • 13 353.
  • 13 503.
  • 13 053.

69- Quando se realiza um giro de 720º, realiza-se um giro
  • equivalente a uma volta completa.
  • de 2 voltas.
  • consecutivo de dois ângulos rasos.
  • de 4 voltas.

54-. Com relação aos momentos na realização de uma investigação, podemos afirmar que
  • as conjecturas realizam testes experimentais.
  • as conjecturas realizam testes experimentais.
  • a justificação e a avaliação avaliam o resultado do raciocínio.
  • a exploração e a formulação de questões organizam os dados.

55-. O dodecaedro é um polígono regular convexo que tem faces na forma de
  • triângulos isósceles.
  • triângulos equiláteros.
  • quadrados.
  • pentágonos regulares.

56. O estudo das probabilidades envolve os alunos na
  • exploração de acontecimentos e situações relevantes para o seu dia a dia.
  • extração geométrica e situações intrigantes para o seu dia a dia.
  • expressão morfológica e situações pertinentes para o seu dia a dia.
  • multiplicação numérica e situações atenuantes para o seu dia a dia.

49. Numa investigação matemática o mais importante é
  • o problema em si.
  • o resultado da questão.
  • a participação do professor na aula.
  • o caminho percorrido pelo aluno.

50. É CONSIDERADA AÇÃO PEDAGÓGICA DO JOGO:
  • solicitar aos alunos que observem o jogo, mas não se preocupem em fazer registros.
  • solicitar aos alunos que façam registros das jogadas, pontuação e estratégias para vencer.
  • utilizá-lo em sala de aula apenas para entreter os alunos de uma maneira agradável.
  • utilizá-lo em sala de aula com muita frequência, mas sem a necessidade de estabelecer critérios.

51. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
  • pelas unidades que medem capacidade.
  • levando-se em conta a maneira como as crianças fazem medições quando estão brincando.
  • utilizando-se medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.
  • pelas transformações de unidades.

52. QUANDO A PROPOSTA É UTILIZAR A MODELAGEM MATEMÁTICA:
  • não se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos, mas eles surgem com as decisões tomadas e com as simplificações realizadas em busca de soluções.
  • não se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos; eles surgem no momento em que se decide a situação que será modelada.
  • devemos trabalhar com apenas um conteúdo matemático.
  • se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos.

53-. Numa modelagem matemática, após a obtenção do modelo matemático o próximo procedimento é a
  • coleta de dados.
  • formulação de hipóteses.
  • organização dos dados.
  • discussão sobre sua validade. CORRETA

  • 37. O uso de calculadoras nas aulas de matemática:
  • garante um bom ensino.
  • não faz parte das novas propostas da Educação Matemática.
  • depõe contra o ensino de Matemática, pois os alunos são impedidos de raciocinar.
  • não depõe contra o ensino, pois pode estar sendo bem empregada.

 38. O que é um sistema de numeração?
  • Uma base numerativa para cálculos.
  • Uma base representativa para ordenar os números.
  • Um conjunto de símbolos dispostos aleatoriamente.
  • Um conjunto de regras usado para escrever números.

 39-. Os computadores na sala de aula devem ser considerados como um recurso para a realização das tarefas porque:
  • permitem estabelecer novos padrões e abrem novo canal de comunicação entre professores e alunos.
  • reforçam o modelo de educação que privilegia a transmissão do conhecimento e a memorização.
  • tornam os conteúdos mais fáceis, dispensando a presença do professor.
  • transformam a sala de aula numa rotina tradicional, facilitando a aula.

 40. Os softwares tutoriais são aqueles em que
  • as informações disponíveis são organizadas pelos alunos.
  • as informações disponíveis são organizadas pelos professores.
  • as informações disponíveis ao aluno foram previamente organizadas.
  • o aluno programa o computador.

41. Os problemas desafiadores podem
  • garantir a aprendizagem da Geometria.
  • garantir a aprendizagem das quatro operações fundamentais.
  • colaborar para fazer o aluno pensar produtivamente.
  • impedir que os alunos aprendam Matemática.

42. QUAL É A PRIMEIRA FASE DO DESENHO INFANTIL?
  • O desenho organizado do espaço.
  • O desenho curvo.
  • As representações lineares.
  • Os rabiscos.

43. Sobre a ilusão de ótica, é correto afirmar que
  • se aplica a desenhos sem disfarce.
  • os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
  • se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.
  • os circuitos visuais do sistema neural são constantes.

44. O sistema de numeração que utilizamos é o indo-arábico. qual é a base desse sistema?
  • 10
  • 5
  • 20
  • 60

45-. Como se denomina a simetria em que há um segmento passando pela figura ou fora dela, atuando como um espelho, refletindo a imagem desenhada?
  • Simetria de rotação.
  • Simetria de translação.
  • Simetria de reflexão.
  • Simetria axial.

46-. O tangram é composto de:
  • 6 peças.
  • 5 peças.
  • 7 peças.
  • 8 peças.

47-. Os momentos para a realização de uma investigação matemática são:
  • ler o enunciado de um problema, utilizar material manipulável para resolver tal problema e apresentar solução para os demais colegas da sala.
  • solicitar aos alunos que em grupo elaborem enunciados de problemas, pedir que resolvam um dos problemas elaborados no grupo, apresentar a resolução do problema aos demais grupos.
  • explorar e formular questões, fazer conjecturas, realizar testes e refinar conjecturas.
  • compreender um problema, elaborar uma estratégia de resolver o problema, executar a estratégia escolhida e apresentar a resolução do problema para demais alunos da sala.

48. O ábaco de papel, para trabalhar com os números decimais, é formado por
  • centésimos, milésimos, inteiros e décimos.
  • décimos, centésimos, milésimos e inteiros.
  • inteiros, décimos, centésimos e milésimos.
  • milésimos, centésimos, décimos e inteiros.

33-. O ângulo com medida menor que 90º recebe o nome de
  • ângulo simétrico.
  • ângulo agudo.
  • ângulo reto.
  • ângulo obtuso. 

34.-. Assinale a alternativa que define capacidade.
        Capacidade é o espaço interno de uma figura plana.
        Capacidade indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
        Capacidade é a medida do espaço ocupado por um corpo tridimensional.
        Capacidade é a propriedade que um recipiente tem de conter algum produto.

24. Sobre a ilusão de ótica, é correto afirmar que
•     se aplica a desenhos sem disfarce.
•     os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
•     
os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
•     se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.

25. O jogo na educação matemática tem caráter de material de ensino. Ele se aproxima da matemática via desenvolvimento de:
•     exercícios repetitivos.
•     jogadas sem reflexões.
•     
habilidades de resolução de problemas.
•     esquemas e tabelas.

26. Abri um livro na página 50, ficando assim expostas as páginas 50 e 51. Se eu somar os números dessas páginas obtenho 101.
•    Em quais páginas devo abrir o livro para que a soma dos dois números das páginas seja 313?
•     150 e 163.
•     
156 e 157.
•     161 e 162.
•     157 e 158.

27. O Tangram é formado por 7 peças:
•     
5 triangulares e 2 quadrangulares.
•     2 triangulares e 5 quadrangulares.
•     4 triangulares e 3 quadrangulares.
•     3 triangulares e 4 quadrangulares..

 28, Sobre a ilusão de ótica, é correto afirmar que
•     se aplica a desenhos sem disfarce.
•     os circuitos visuais do sistema neural são constates.
•     
os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
•     se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.