Minha N2 - Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
3. De acordo com Saul os objetivos da avaliação emancipatória são
alcançar o caminho da transformação e torná-la autodeterminada.
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1. Na elaboração de questões de múltipla escolha é um cuidado necessário:
· Utilizar afirmações negativas.
· O problema central de um item deve ficar bastante obscuro no corpo da questão.
· Cada item deverá ter mais de uma resposta correta.
· Os itens devem ser escritos em linguagem clara e simples, utilizando um vocabulário tão fácil quanto possível.
·
2. Ao observarmos os paradigmas emancipatório e formativo da avaliação verificamos que uma não pode ser construída sem a outra.
· A avaliação que defendemos e queremos construir é uma prática avaliativa
I. que parta da proposta pedagógica construída com a participação dos alunos em sala de aula, diretamente articulada ao projeto da escola.
II. que colabore com a autonomia e emancipação dos educandos.
III. interativa, qualitativa, compartilhada e dialógica.
IV. ético-crítica que articule as diferentes dimensões e áreas do currículo, do projeto da escola, das práticas pedagógicas de sala de aula.
Dessas opções estão corretas apenas
I. que parta da proposta pedagógica construída com a participação dos alunos em sala de aula, diretamente articulada ao projeto da escola.
II. que colabore com a autonomia e emancipação dos educandos.
III. interativa, qualitativa, compartilhada e dialógica.
IV. ético-crítica que articule as diferentes dimensões e áreas do currículo, do projeto da escola, das práticas pedagógicas de sala de aula.
Dessas opções estão corretas apenas
· III e IV.
· I e IV.
· I, II e III.
· II, III e IV.
·
3. Ela é uma conquista da luta intensa e contínua desenvolvida pela práxis humana, pelo homem como ser sempre incompleto.
· Para Paulo Freire a libertação é a superação da contradição opressores-oprimidos. Segundo ele a meta fundamental da avaliação é a
· pedagogia humanista.
· educação bancária.
· emancipação do homem.
· opressão do opressor pelo oprimido.
·
4. Para Fusari há alguns entraves que dificultam o trabalho coletivo na escola.
· Coloque, ao lado de cada um deles, V para verdadeiro e F para falso.
( ) A sociedade valoriza e reforça o individualismo nas pessoas como elemento básico para a manutenção e expansão do sistema capitalista.
( ) O calendário escolar não prevê momentos para a articulação dos educadores.
( ) O excesso de propostas e iniciativas de trabalho coletivo nas escolas.
( ) A ausência de um trabalho pedagógico interdisciplinar nos próprios cursos de formação de professores.
A sequência correta das respostas é:
( ) A sociedade valoriza e reforça o individualismo nas pessoas como elemento básico para a manutenção e expansão do sistema capitalista.
( ) O calendário escolar não prevê momentos para a articulação dos educadores.
( ) O excesso de propostas e iniciativas de trabalho coletivo nas escolas.
( ) A ausência de um trabalho pedagógico interdisciplinar nos próprios cursos de formação de professores.
A sequência correta das respostas é:
· F, F, V, V.
· F, V, F, V.
· V, V, V, F.
· V, V, F, V.
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
2. Ao falar da avaliação formativa Philippe Perrenoud faz algumas ênfases. Apresentamos algumas a seguir.
· I. A utilização de procedimentos avaliativos como: identificação dos erros, sugestões e contrassugestões, explicações complementares, revisão das noções de base, trabalho sobre o sentido da tarefa ou a autoconfiança.
II. A aproximação com os modelos tradicionais, quantitativistas.
III. Uma avaliação formativa ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar.
IV. O uso do contrato didático.
Sobre essas ênfases podemos afirmar que estão corretas as afirmações
II. A aproximação com os modelos tradicionais, quantitativistas.
III. Uma avaliação formativa ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar.
IV. O uso do contrato didático.
Sobre essas ênfases podemos afirmar que estão corretas as afirmações
· II, III e IV.
· I, II e IV.
· I e II.
· I, III e IV. (correta)
3. Quando um professor utiliza questões dissertativas em sua avaliação deve
· utilizar poucas questões extensas, em vez de muitas questões breves.
· manter os alunos no desconhecimento dos critérios para a avaliação da produção oral ou escrita.
· utilizar palavras novas para os alunos, cujo significado eles não conheçam.
· indicar, claramente, em cada questão, a extensão e a profundidade das respostas desejadas. (correta)
4. Marque a alternativa correta, em relação à elaboração de testes de aproveitamento escolar.
· O teste precisa ter uma coerência externa e interna, tomando-se como referência a proposta educacional da escola e da área específica do conhecimento. (correta
· O teste deve ser uma provocação para o aluno, levando-o a responder os itens a qualquer preço.
· O plano de testagem e a organização do instrumento dispensam a expressão do seu grau de contribuição para a melhoria do processo de aprendizagem.
· O teste deve incluir itens cuja razão educativa seja aleatória.
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1. Para Hadji os trabalhos dos alunos serão os "desencadeadores" dos comportamentos que serão objeto de observação e interpretação.
· Ele propõe que sejam construídas(os) _____________________ para que se possa observar e analisar o processo de aprendizagem e seus respectivos produtos.
· grades de leitura. (correta)
· bancos de questões.
· listas de respostas.
· gabaritos objetivos.
2. Ao falar da avaliação formativa Philippe Perrenoud faz algumas ênfases. Apresentamos algumas a seguir.
· I. A utilização de procedimentos avaliativos como: identificação dos erros, sugestões e contrassugestões, explicações complementares, revisão das noções de base, trabalho sobre o sentido da tarefa ou a autoconfiança.
II. A aproximação com os modelos tradicionais, quantitativistas.
III. Uma avaliação formativa ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar.
IV. O uso do contrato didático.
Sobre essas ênfases podemos afirmar que estão corretas as afirmações
II. A aproximação com os modelos tradicionais, quantitativistas.
III. Uma avaliação formativa ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar.
IV. O uso do contrato didático.
Sobre essas ênfases podemos afirmar que estão corretas as afirmações
· II, III e IV.
· I, II e IV.
· I e II.
· I, III e IV. (correta)
3. Quando um professor utiliza questões dissertativas em sua avaliação deve
· utilizar poucas questões extensas, em vez de muitas questões breves.
· manter os alunos no desconhecimento dos critérios para a avaliação da produção oral ou escrita.
· utilizar palavras novas para os alunos, cujo significado eles não conheçam.
· indicar, claramente, em cada questão, a extensão e a profundidade das respostas desejadas. (correta)
4. Marque a alternativa correta, em relação à elaboração de testes de aproveitamento escolar.
· O teste precisa ter uma coerência externa e interna, tomando-se como referência a proposta educacional da escola e da área específica do conhecimento. (correta
· O teste deve ser uma provocação para o aluno, levando-o a responder os itens a qualquer preço.
· O plano de testagem e a organização do instrumento dispensam a expressão do seu grau de contribuição para a melhoria do processo de aprendizagem.
· O teste deve incluir itens cuja razão educativa seja aleatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário