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sábado, 26 de janeiro de 2013

Avaliação da Educação e da Aprendizagem - questões de Prova



1 – QUAL A CONCEITUAÇÃO DA COMPETÊNCIA DO ENEM?
R. A Educação Básica deve objetivar o desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam assimilar informações e utilizá-la em contextos adequados, interpretando códigos e linguagem e servindo-se de conhecimentos para a tomada da decisões autônomas e socialmente relevantes.

2 – QUAIS AS COMPETÊNCIAS QUE GERARAM OS DESCRITORES DO DESEMPENHO DO ALUNO, PARA O NÍVEL BÁSICO?
R. Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. – e suas representações; Descriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhanças, entre outras.

3 – O QUE É AVALIAÇÃO PARA ÉTICA?
R. A avaliação é para ética um movimento, uma pulsão vital.

4 – O QUE É SINAES? O OBJETIVO?
R. SINAIS – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e o seu principal objetivo é buscar assegurar, entre outras coisas, a integração das dimensões internas e externas, particular e global somativo e formativo, quantitativo e qualitativo e os diversos objetos e objetivos da avaliação.

5 – O QUE É SAEB?
R. SAEB – Sistema Nacional da Educação Básica, que tem como um de seus objetivos  apoiar os municípios  estados e  a União na formulação de políticas que visam a melhoria da qualidade do ensino.

6 – É POSSIVEL REFORÇAR UMA PEDAGOGIA AUTORITÁRIA POR MEIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM?
R. Sim é possível, através da avaliação coloca nas mãos dos professores a decisão pela aprovação ou reprovação do aluno.

7 – FREIRE AFIRMA QUE A AVALIAÇÃO VEM SENDO REALIZADA POR MEIOS DE METODOS SILENCIADORES VC CONCORDA? POR QUÊ?
R. Sim, concordo, pois nos devemos estimular a falar, que os alunos sejam críticos, que seja de libertação e não da domesticação.

8 – QUAL O PAPEL DA AVALIAÇÃO NAS DECISÕES CURRICULARES?
R.  A avaliação fornece importantes informações, colocando as claras as contradições e os enfrentamentos na construção do currículo.

9 – COMO PODEMOS ENTENDER A AFIRMAÇÃO DE ARROYO(2000)”PENSAR A ESCOLA PARA ALÉM DO FRACASSO OU SUCESSO ESCOLA?
R. Para Arroyo é fundamental a função da escola como “formadora” /constituidora de humanidade e isto exige mais do que um olhar técnico e, sim posicionamento políticos e éticos.

21 – EXPLIQUE OS MOTIVOS PELO QUAIS SE PODE AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ORIENTA O CURRICULO E A PRATICA PEDAGOGICA DA ESCOLA.
R.- A avaliação que garante a participação e o diálogo crítico fundamenta a reorientação escolar e a construção de práticas pedagógico numa perspectiva emancipadora

11 – QUAIS OS PRINCIPAIS FOCOS DE AVALIAÇÃO DO SAEB?
R. O SAEB tem como foco principal de avaliação o rendimento dos alunos.

12 – QUAL A FUNÇÃO DE UM SEMINÁRIO AVALIATIVO?
R – É de possibilitar a análise crítica dos dados decodificação da realidade, ativando  o processo pedagógico de aprendizagem da própria investigação participativa, garantindo a vez e a voz dos pesquisadores auxiliares; reorientando, ressignificando, plenificando o processo de participação coletiva.

13 – APRESENTE A RAZÃO PELA QUAL OS ORGÃOS GERENCIADORES DE POLITICAS PUBLICAS DE AVALIAÇÃO QUEREM AMPLIAR O DIALOGO ENTRE  AVALIAÇÕES NACIONAIS E LOCAIS.
R.- É devido a necessidade de se criar uma nova cultura de avaliação que inclua, emancipe e organize, estimulando a participação e o diálogo, qualificando a aprendizagem e a própria avaliação, construindo o novo cenário de solidariedade.

14 – O QUE SÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA? QUAIS CONSEQUENCIAS DE SUA ADOÇÃO.
R.- Quando a avaliação exerce a função discriminatória classificatória, os vencedores seguem em frente e os perdedores são reprovados pela escola e, em muitos casos se evadem. Em conseqüência disso, ao invés de ser estimulativa de aprendizagem, transforma-se em situações de exclusão social.

15 – O QUE É ENEM E QUAL O PRINCIPAL OBJETIVO DO ENEM?
R. ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, com objetivo principal avaliar o perfil de saída dos egressos do Ensino Médio por meio de avaliação de desempenho por competência.

16 – o que são competências e habilidades?
R.- Por competência cognitiva entende-se as ações, operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja m conhecer. As habilidades instrumentais referem-se especificamente, ao plano do saber fazer.

17 – DESCREVA UMA COMPETENCIA AVALIADA DO ENEM?
R. Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e cientifica.

18 – COMO É REALIZADA NO ENEM A COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS DOS ALUNOS?
R. Os resultados com suas analises especificas, são comunicados individualmente, por correspondência, a cada participante.

19 – QUAL É RELAÇÃO DO PROJETO PPP DA ESCOLA COM AS PRATICAS AVALIATIVAS COTIDIANAS?
R.-A proposta da avaliação da aprendizagem, que se concretiza no dia a dia da sala de aula, pode estar intimamente articulada ao projeto de escola ou se distanciar dela, portanto, não podemos trabalhar isolados, mas trocar idéias, dialogar.

20 – EXPLIQUE QUAL A RELAÇÃO ENTRE A AVALIAÇÃO EMANCIPADORA E A CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO PARA UMA ESCOLA DEMOCRATICA.
R.- A ação formadora/emancipadora precisa garantir a vez e a voz dos seus sujeitos, caracterizando-se como práxis educativa de possibilidades libertadoras/emancipadoras.

21 – EXPLIQUE OS MOTIVOS PELO QUAIS SE PODE AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ORIENTA O CURRICULO E A PRATICA PEDAGOGICA DA ESCOLA.
R.- A avaliação que garante a participação e o diálogo crítico fundamenta a reorientação escolar e a construção de práticas pedagógico numa perspectiva emancipadora

22 – COMENTE SOBRE A POSSIBILIDADE DE INVESTIMENTO NA FORMATIVIDADE DA AVALIAÇÃO.
R.- A avaliação formativa constrói-se num processo compartilhado, dialógico e formativo por excelência, tanto para professores como para os alunos, e isso toca numa questão política de organização da escola, de gestão de políticas publicas de educação: curriculares, de avaliação, entre outras.

23 – A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONFIGURA-SE COMO VETOR ESTRUTURANTE POLITICAS PUBLICAS? COMENTE.
R.- O debate sobre a centralidade que a avaliação vem ocupando na elaboração de políticas públicas de educação ganha força nas sociedades contemporâneas, em especial, quando, como ação política, transforma-se em estratégia de gestão, não só para a educação, mas também para o mercado.

24- SEGUNDO ALBUQUERQUE (2008), OS SISTEMAS AVALIATIVOS DIRECIONAM O NOSSO OLHAR PARA O MUNDO. QUAL A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO ESTA IMPLICITA NESTA AFIRMATIVA?
R.- Avaliação critica.

25- COMO PROFESSORES, PODEMOS CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA DEMOCRATICA DE AVALIAÇÃO?
R.- Sim, assumindo o papel de sujeitos históricos, apresentando soluções criativas para os problemas e propondo ações desafiadoras e produtivas.

26- {...}ÉTICA E AVALIAÇÃO EXERCEM UMA FORÇA MOBILIZADORA NOS DEBATES SOBRE QUALIDADE E EDUCAÇÃO ´{...} (ALBUQUERQUE 2008). EXPLIQUE ESTA AFIRMATIVA.
R.- A ética e a avaliação, em suas interfaces e articulações, constituen-se como fundamentos da construção da escola numa perspectiva democrática.

27- EXPLIQUE OS MOTIVOS PELOS QUAIS SE PODE AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO SISTEMICA ORIENTA O CURRICULO E A PRATICA PEDAGOGICA NA ESCOLA.
R.- Porque constitui-se em um mecanismo privilegiado capaz de fornecer informações sobre processos e resultados dos sistemas de ensino, as instancias encarregadas de formular e tomar decisões políticas na área da educação

28- APRESENTE 3 INDICADORES DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA, COLOCANDO EM XEQUE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO.
R. – Ser democrática, ser inclusiva , fundar-se em princípios dialógicos.

29- QUAL O SIGNIFICADO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE RECRIAÇÃO DA ESCOLA DEMOCRATICA?
R.- O seu significado esta em fortalecer o movimento que leva a democratização da sociedade, para garantir a educação como direito de cidadania.

30 – QUAL A RELAÇÃO DO PPP DA ESCOLA DIANTE DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS?
R.- Com as avaliações externas é possível repensar e reconstruir o ppp de acordo com a realidade escolar e necessidades da comunidade escolar.

31- APRESENTE 2 QUESTÕES APRESENTADAS POR PERRENOUD, RELATIVAS A AVALIAÇÃO FORMATIVA.
R.- Mudar a avaliação é fácil de dizer e tentativas são feitas, mas o difícil mesmo é permitir que mexam na minha avaliação; A questão central é a natureza das mudanças que devem ocorrer na escola, nos processos educativos dentro e fora da instituição, na própria sala de aula.

32- QUAIS SÃO AS COMPETENCIAS QUE GERARAM OS DESCRITORES DO DESEMPENHO DO ALUNO PARA O NIVEL BASICO.
R. – Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc., e suas representações; Discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança, entre outras.

33 – LISTE 3 INDICADORES DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE RECRIAÇÃO DA ESCOLA DEMOCRATICA.
R.-Ser democrática, ser inclusiva, fundar-se em princípios dialógicos.

34- EXPLIQUE A RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO/ESCOLA E AVALIAÇÃO.
R. – A qualidade educacional, em especial a da escola, deve ser avaliada em relação ao seu compromisso com a formação plena de seus educandos, isto expresso em ações afetivas – como práxis social/pedagógica.

35- QUAIS AS DIMENSÕES DO SAEB?
R.- Suas principais dimensões e focos examinados são a dimensão de produto e as de contexto, processos e insumos.

36- O QUE É AVALIAÇÃO PARA ÉTICA?
R.- Avaliação para ética é uma avaliação emancipadora que se  compromete com a qualidade social, mantendo com firmeza e de forma critica os pés no chão da escola.

37- COMO É ORGANIZADA A PROVA DO ENEM?
R.- Começa com o preenchimento de um questionário socioeconômico no ato da inscrição, depois, a elaboração da prova se divide em duas etapas, ou seja, primeiro é uma prova objetiva com 63 questões de múltipla escolha, e depois é uma redação com tema da atualidade. Essa prova envolve varias áreas de conhecimento e as questões são organizadas tendo como referencia uma matriz de competências e não por disciplinas.

38- CITE QUAIS CONCEITOS INTEGRAM AS DIMENSÕES DO SINAES.
R.- Integração, articulação e participação.

39- O QUE É PORTIFÓLIO?
R.- Portfólio é um instrumento que compreende a compilação de todos os trabalhos realizados pelos estudantes, durante um curso ou disciplina.

40- EXPLIQUE A AVALIAÇÃO COMO INTEGRADORA DA UNIDADE DINAMICA E DIALÉTICA DA REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO.
R.- É avaliação fundamentada no diálogo. É ação colaborativa do professor com seus alunos  e entre os seus próprios pares, visando a compreensão do processo de aprendizagem e sua efetiva concretização.

41- DESCREVA UMA PRATICA EDUCATIVA EM QUE O EDUCADOR POSSA CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRATICA.
R.- As vozes, tanto dos professores como dos alunos, dever ser ouvidas no processo de organização do currículo e do trabalho pedagógico escolar, dos quais a avaliação é parte.

42- RELACIONE 3 PRINCIPIOS QUE SEGUNDO ALBUQUERQUE(2008), FUNDAMENTEM A IDEIA DE QUE A AVALIAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM UMA ESCOLA DEMOCRATICA.
R.- A avaliação se fundamenta na relação dialógica e precisa realizar-se nela- ser diálogo; A avaliação orienta a pratica pedagógica na escola; A avaliação é uma força criadora do aprender e do ensinar.

43- COMO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PODE CONFIGURA-SE COMO IMPORTANTE INFLUENCIA NA ORGANIZAÇÃO INTERNA DA ESCOLA?
 R.- A avaliação deve ser inclusiva e lidar com a diversidade, consolidar a pratica democrática sem desconhecer que o conhecimento tem, atualmente, papel estratégico na sociedade.