1 – QUAL A CONCEITUAÇÃO DA COMPETÊNCIA DO ENEM?
R. A Educação Básica deve objetivar o desenvolvimento de
competências com as quais os alunos possam assimilar informações e utilizá-la
em contextos adequados, interpretando códigos e linguagem e servindo-se de
conhecimentos para a tomada da decisões autônomas e socialmente relevantes.
2 – QUAIS AS COMPETÊNCIAS QUE GERARAM OS DESCRITORES DO DESEMPENHO DO ALUNO, PARA O
NÍVEL BÁSICO?
R. Observar para levantar dados, descobrir informações nos
objetos, acontecimentos, situações etc. – e suas representações; Descriminar,
estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes
níveis de semelhanças, entre outras.
3 – O QUE É AVALIAÇÃO PARA ÉTICA?
R. A avaliação é para ética um movimento, uma pulsão vital.
4 – O QUE É SINAES? O OBJETIVO?
R. SINAIS – Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior e o seu principal objetivo é buscar assegurar, entre outras coisas, a
integração das dimensões internas e externas, particular e global somativo e
formativo, quantitativo e qualitativo e os diversos objetos e objetivos da
avaliação.
5 – O QUE É SAEB?
R. SAEB – Sistema Nacional da Educação Básica, que tem como
um de seus objetivos apoiar os
municípios estados e a União na formulação de políticas que visam
a melhoria da qualidade do ensino.
6 – É POSSIVEL REFORÇAR UMA PEDAGOGIA AUTORITÁRIA POR MEIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM?
R. Sim é possível, através da avaliação coloca nas mãos dos
professores a decisão pela aprovação ou reprovação do aluno.
7 – FREIRE AFIRMA QUE A AVALIAÇÃO VEM SENDO REALIZADA POR MEIOS
DE METODOS
SILENCIADORES VC CONCORDA? POR QUÊ?
R. Sim, concordo, pois nos devemos estimular a falar, que
os alunos sejam críticos, que seja de libertação e não da domesticação.
8 – QUAL O PAPEL DA AVALIAÇÃO NAS DECISÕES CURRICULARES?
R. A avaliação
fornece importantes informações, colocando as claras as contradições e os
enfrentamentos na construção do currículo.
9 – COMO PODEMOS ENTENDER A AFIRMAÇÃO DE ARROYO(2000)”PENSAR A ESCOLA PARA ALÉM DO
FRACASSO OU SUCESSO ESCOLA?
R. Para Arroyo é fundamental a função da escola como
“formadora” /constituidora de humanidade e isto exige mais do que um olhar
técnico e, sim posicionamento políticos e éticos.
21 – EXPLIQUE OS MOTIVOS PELO QUAIS SE PODE AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ORIENTA O CURRICULO E A PRATICA PEDAGOGICA DA ESCOLA.
R.- A avaliação que garante a participação e o diálogo
crítico fundamenta a reorientação escolar e a construção de práticas pedagógico
numa perspectiva emancipadora
11 – QUAIS OS PRINCIPAIS FOCOS DE AVALIAÇÃO DO SAEB?
R. O SAEB tem como foco principal de avaliação o rendimento
dos alunos.
12 – QUAL A FUNÇÃO DE UM SEMINÁRIO AVALIATIVO?
R – É de possibilitar a análise crítica dos dados
decodificação da realidade, ativando o
processo pedagógico de aprendizagem da própria investigação participativa,
garantindo a vez e a voz dos pesquisadores auxiliares; reorientando,
ressignificando, plenificando o processo de participação coletiva.
13 – APRESENTE A RAZÃO PELA QUAL OS ORGÃOS GERENCIADORES DE POLITICAS PUBLICAS DE
AVALIAÇÃO QUEREM AMPLIAR O DIALOGO ENTRE AVALIAÇÕES
NACIONAIS E LOCAIS.
R.- É devido a necessidade de se criar uma nova cultura de
avaliação que inclua, emancipe e organize, estimulando a participação e o
diálogo, qualificando a aprendizagem e a própria avaliação, construindo o novo
cenário de solidariedade.
14 – O QUE SÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA? QUAIS CONSEQUENCIAS DE SUA
ADOÇÃO.
R.- Quando a avaliação exerce a função discriminatória
classificatória, os vencedores seguem em frente e os perdedores são reprovados
pela escola e, em muitos casos se evadem. Em conseqüência disso, ao invés de
ser estimulativa de aprendizagem, transforma-se em situações de exclusão
social.
15 – O QUE É ENEM E QUAL O PRINCIPAL OBJETIVO DO ENEM?
R. ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, com objetivo
principal avaliar o perfil de saída dos
egressos do Ensino Médio por meio de avaliação de desempenho por competência.
16 – o que são competências e habilidades?
R.- Por competência cognitiva entende-se as ações, operações
que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre objetos, situações,
fenômenos e pessoas que deseja m conhecer. As habilidades instrumentais
referem-se especificamente, ao plano do saber fazer.
17 – DESCREVA UMA COMPETENCIA AVALIADA DO ENEM?
R. Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso
das linguagens matemática, artística e cientifica.
18 – COMO É REALIZADA NO ENEM A COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS DOS ALUNOS?
R. Os resultados com suas analises especificas, são
comunicados individualmente, por correspondência, a cada participante.
19 – QUAL É RELAÇÃO DO PROJETO PPP DA ESCOLA COM AS PRATICAS AVALIATIVAS COTIDIANAS?
R.-A proposta da avaliação da aprendizagem, que se
concretiza no dia a dia da sala de aula, pode estar intimamente articulada ao
projeto de escola ou se distanciar dela, portanto, não podemos trabalhar
isolados, mas trocar idéias, dialogar.
20 – EXPLIQUE QUAL A RELAÇÃO ENTRE A AVALIAÇÃO EMANCIPADORA E A CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO
PARA UMA ESCOLA DEMOCRATICA.
R.- A ação formadora/emancipadora precisa garantir a vez e
a voz dos seus sujeitos, caracterizando-se como práxis educativa de
possibilidades libertadoras/emancipadoras.
21 – EXPLIQUE OS MOTIVOS PELO QUAIS SE PODE AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ORIENTA
O CURRICULO E A PRATICA PEDAGOGICA DA ESCOLA.
R.- A avaliação que garante a participação e o diálogo
crítico fundamenta a reorientação escolar e a construção de práticas pedagógico
numa perspectiva emancipadora
22 – COMENTE SOBRE A POSSIBILIDADE DE INVESTIMENTO NA FORMATIVIDADE DA AVALIAÇÃO.
R.- A avaliação formativa constrói-se num processo
compartilhado, dialógico e formativo por excelência, tanto para professores
como para os alunos, e isso toca numa questão política de organização da
escola, de gestão de políticas publicas de educação: curriculares, de
avaliação, entre outras.
23 – A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONFIGURA-SE COMO VETOR ESTRUTURANTE POLITICAS
PUBLICAS? COMENTE.
R.- O debate sobre a centralidade que a avaliação vem
ocupando na elaboração de políticas públicas de educação ganha força nas
sociedades contemporâneas, em especial, quando, como ação política,
transforma-se em estratégia de gestão, não só para a educação, mas também para
o mercado.
24- SEGUNDO ALBUQUERQUE (2008), OS SISTEMAS AVALIATIVOS
DIRECIONAM O NOSSO OLHAR PARA O MUNDO. QUAL A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO ESTA
IMPLICITA NESTA AFIRMATIVA?
R.- Avaliação critica.
25- COMO PROFESSORES, PODEMOS CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA DEMOCRATICA
DE AVALIAÇÃO?
R.- Sim, assumindo o papel de sujeitos históricos,
apresentando soluções criativas para os problemas e propondo ações desafiadoras
e produtivas.
26- {...}ÉTICA E AVALIAÇÃO EXERCEM UMA FORÇA MOBILIZADORA NOS
DEBATES SOBRE QUALIDADE E EDUCAÇÃO ´{...} (ALBUQUERQUE 2008). EXPLIQUE ESTA
AFIRMATIVA.
R.- A ética e a avaliação, em suas interfaces e
articulações, constituen-se como fundamentos da construção da escola numa
perspectiva democrática.
27- EXPLIQUE OS MOTIVOS PELOS QUAIS SE PODE AFIRMAR QUE A
AVALIAÇÃO SISTEMICA ORIENTA O CURRICULO E A PRATICA PEDAGOGICA NA ESCOLA.
R.- Porque constitui-se em um mecanismo privilegiado capaz
de fornecer informações sobre processos e resultados dos sistemas de ensino, as
instancias encarregadas de formular e tomar decisões políticas na área da
educação
28- APRESENTE 3 INDICADORES DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA,
COLOCANDO EM XEQUE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
PEDAGOGICO.
R. – Ser democrática, ser inclusiva , fundar-se em
princípios dialógicos.
29- QUAL O SIGNIFICADO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE RECRIAÇÃO DA
ESCOLA DEMOCRATICA?
R.- O seu significado esta em fortalecer o movimento que
leva a democratização da sociedade, para garantir a educação como direito de
cidadania.
30 – QUAL A RELAÇÃO DO PPP DA ESCOLA DIANTE DOS RESULTADOS DAS
AVALIAÇÕES EXTERNAS?
R.- Com as avaliações externas é possível repensar e
reconstruir o ppp de acordo com a realidade escolar e necessidades da
comunidade escolar.
31- APRESENTE 2 QUESTÕES APRESENTADAS POR PERRENOUD, RELATIVAS
A AVALIAÇÃO
FORMATIVA.
R.- Mudar a avaliação é fácil de dizer e tentativas são
feitas, mas o difícil mesmo é permitir que mexam na minha avaliação; A questão
central é a natureza das mudanças que devem ocorrer na escola, nos processos
educativos dentro e fora da instituição, na própria sala de aula.
32- QUAIS SÃO AS COMPETENCIAS QUE GERARAM OS DESCRITORES DO DESEMPENHO DO ALUNO PARA O
NIVEL BASICO.
R. – Observar para levantar dados, descobrir informações
nos objetos, acontecimentos, situações etc., e suas representações;
Discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos
com diferentes níveis de semelhança, entre outras.
33 – LISTE 3 INDICADORES DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE RECRIAÇÃO
DA ESCOLA
DEMOCRATICA.
R.-Ser democrática, ser inclusiva, fundar-se em princípios
dialógicos.
34- EXPLIQUE A RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO/ESCOLA E
AVALIAÇÃO.
R. – A qualidade educacional, em especial a da escola, deve
ser avaliada em relação ao seu compromisso com a formação plena de seus
educandos, isto expresso em ações afetivas – como práxis social/pedagógica.
35- QUAIS AS DIMENSÕES DO SAEB?
R.- Suas principais dimensões e focos examinados são a
dimensão de produto e as de contexto, processos e insumos.
36- O QUE É AVALIAÇÃO PARA ÉTICA?
R.- Avaliação para ética é uma avaliação emancipadora que
se compromete com a qualidade social,
mantendo com firmeza e de forma critica os pés no chão da escola.
37- COMO É ORGANIZADA A PROVA DO ENEM?
R.- Começa com o preenchimento de um questionário
socioeconômico no ato da inscrição, depois, a elaboração da prova se divide em
duas etapas, ou seja, primeiro é uma prova objetiva com 63 questões de múltipla
escolha, e depois é uma redação com tema da atualidade. Essa prova envolve
varias áreas de conhecimento e as questões são organizadas tendo como
referencia uma matriz de competências e não por disciplinas.
38- CITE QUAIS CONCEITOS INTEGRAM AS DIMENSÕES DO SINAES.
R.- Integração, articulação e participação.
39- O QUE É PORTIFÓLIO?
R.- Portfólio é um instrumento que compreende a compilação
de todos os trabalhos realizados pelos estudantes, durante um curso ou
disciplina.
40- EXPLIQUE A AVALIAÇÃO COMO INTEGRADORA DA UNIDADE DINAMICA E DIALÉTICA DA
REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO.
R.- É avaliação fundamentada no diálogo. É ação
colaborativa do professor com seus alunos
e entre os seus próprios pares, visando a compreensão do processo de
aprendizagem e sua efetiva concretização.
41- DESCREVA UMA PRATICA EDUCATIVA EM QUE O EDUCADOR POSSA CONTRIBUIR PARA A
CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRATICA.
R.- As vozes, tanto dos professores como dos alunos, dever
ser ouvidas no processo de organização do currículo e do trabalho pedagógico
escolar, dos quais a avaliação é parte.
42- RELACIONE 3 PRINCIPIOS QUE SEGUNDO ALBUQUERQUE(2008),
FUNDAMENTEM A IDEIA DE QUE A AVALIAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM UMA ESCOLA
DEMOCRATICA.
R.- A avaliação se fundamenta na relação dialógica e
precisa realizar-se nela- ser diálogo; A avaliação orienta a pratica pedagógica
na escola; A avaliação é uma força criadora do aprender e do ensinar.
43- COMO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PODE CONFIGURA-SE COMO
IMPORTANTE INFLUENCIA NA ORGANIZAÇÃO INTERNA DA ESCOLA?
R.- A avaliação deve
ser inclusiva e lidar com a diversidade, consolidar a pratica democrática sem
desconhecer que o conhecimento tem, atualmente, papel estratégico na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário