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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

EJA - Ed. de Jovens e Adultos - Questões de prova


O que a EJA (Educação de Jovens e Adultos) representa?
A Educação de Jovens e Adultos - EJA representa, hoje, uma nova probabilidade de acesso ao direito à educação sob uma nova opção legal, acompanhada de garantias legais. A Educação de Jovens e Adultos não é um presente, nem um favor, tal como antes a própria legislação ou a prática das políticas educacionais a viam. Desde a Constituição de 1988 ela se tornou um direito de todos os que não tiveram acesso à escolaridade e de todos que tiveram este ingresso, mas não puderam completá-lo.
Qual um dos principais objetivos da EJA?
A aceitação da EJA é de grande sucesso, pois visa escolarizar e socializar esses indivíduos que não tiveram a oportunidade de estudar e, por conseguinte, sentem-se discriminados por não saberem ler, escrever, nem calcularem.

Quais são as vantagens de estar sendo alfabetizado na fase adulta?
A educação é tão valiosa que é uma condição prévia a muitas outras coisas de nossa sociedade: ler livros, entender cartazes, escrever cartas, sentar-se ao computador, navegar na rede mundial de computadores, votarem com consciência, assinar o nome em registros, ler um manual de instruções, participarem mais conscientemente de associações, partidos e desenvolver o poeta, ou o músico, ou o artista que reside em cada pessoa.

Ao longo dos anos, como tem sido a questão da EJA no Brasil?
A EJA vem ocupando um espaço reduzido no sistema educativo, estando marcada por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.

Quais possibilidades que a EJA em sua composição desperta para os alunos?
Possibilidades de uma educação de jovens e adultos trabalhadores, concebida não como estratégia de compensação, reposição, suplência ou de adequação ao mercado, mas principalmente, como meio de formação ampla e integral de homens e mulheres.

No que se baseia a EJA?
No princípio, estabelecido pela Constituição de 1988 e em seu artigo 205: toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Qual a melhor maneira de ensinar alunos na EJA?
Para trabalhar com esses estudantes, é fundamental conhecê-los bem, as classes são heterogêneas, desta forma deverá haver uma diversificação de materiais e métodos, sendo eles adequados a idade e a necessidade.

O que acha dos recursos que utiliza na EJA? Por quê?
A EJA utiliza integralmente ou em partes, experiências da educação não-formal seguem as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas. Esse material tem uma flexibilidade que possibilita a liberdade do professor preparar seu planejamento, podendo incluir textos e atividades que possam melhorar a sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.

Qual é a relação de aluno professor na EJA?
Uma das principais características dos alunos na EJA é que têm baixa auto-estima e acanhamento da sociedade, por não ser alfabetizado. Uma das mais importantes lições para o professor é saber que ele é quem vai descobrir que tem muito a aprender, o professor irá perceber que tem muito a descobrir. Deste modo deve informar que a educação facilita as relações pessoais e sua integração profissional de seus alunos.

Porque há tanta evasão nesta educação?
A evasão nesse segmento é tão alta que chega a ser encarada como natural. Os conteúdos devem ter relação com a vida dos alunos, estimulante, tem-se a obrigação de responder as necessidades e lidar com os problemas pessoais dos alunos, afinal, na maioria dos casos eles sofrem com questões familiares, profissionais, conjugais entre tantas outras. É necessário que o professor além de um mediador de informações também seja um estimulador a prática escolar. 
 Porque a Educação de Jovens e Adultos no Brasil ocupa um lugar reduzido, marginal no cenário das políticas publicas para educação?
Pela escassez dos recursos financeiros e materiais disponíveis para a área como também por praticas profundamente compensatórias, assistencialistas, aligeiradas, mecanicistas, com resultado pouco satisfatório, sem avaliação.

 Há uma explicação para o difícil processo de legitimação do direito à educação para as populações pobres no Brasil?
O modo de tratar sujeitos analfabetos ou de baixa escolaridade como um grupo homogêneo, inadequação de currículos, conteúdos, métodos e materiais didáticos são a marca da discriminação que contribui significativamente para a manutenção das desigualdade e, consequentemente, para uma recorrente produção de excluídos.

Pode-se considerar o Eja como uma educação que irá suprir aquilo que ficou faltando na ausência de uma escola na idade própria, ou pela evasão?
Não, EJA deve ser tratada com valor em si mesma, considerando-se principalmente, as singularidades e propriedades dessa modalidade educacional, levando em conta as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
 Por que o EJA, no Brasil, sempre ocupou espaço reduzido no sistema educativo?
Por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.

Como está a porcentagem de analfabetismo no Brasil?
O maior estado de numero de analfabetos e a Bahia, seguido de São Paulo. Mais da metade dos analfabetos encontran-se na região norte, depois vem o sudeste. A mesma taxa de analfabetismo é Distrito federal, seguido de Santa Catarina.

Os jovens e adultos que freqüentam o EJA tem qual objetivo em mente?
O objetivo maior é ingressar no mercado de trabalho ou garantir a permanência em seu trabalho.

O que a LDB determina quanto aos sistemas de ensino da EJA?
Determina que os sistemas de ensino devem viabilizar e estimular a acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre os diversos setores das esferas publicas.

Qual é a dificuldade enfrentada pelo sistema de ensino?
Incorporar as contribuições que a ed. popular tem trazido para a EJA. Os projetos que contemplam tais contribuições geralmente se organizam paralelamente ás estruturas das próprias secretarias de educação e da rede escolar, ficando sujeitos á descontinuidade das gestões administrativas.

Porque a juventude vem sendo um dos grandes protagonistas na sala de aula?
Porque a maioria desses jovens é produto de uma escolarização sem qualidade, pois as crianças entram na escola, não aprendem, repetem ou são empurradas para as series seguintes até se evadirem. Tornam-se jovem e adultos que receberam apenas um verniz de escolarização e um acúmulo de histórias educacionais de fracasso.

O que aponta o art 211 da Constituição?
A necessidade de haver uma atuação solidária dos sistemas de ensino da união, dos Estados e dos municípios, os quais devem responder solidariamente à crescente demanda e estimular inovações que possibilitem a organização de estratégias afirmativas entre parceiros
O aluno do eja possui caracteristicas proprias quais sao?
Dona de casa  Trabalhadores formais i informais- O aluno que não teve oportunidade de estudar;       -   É responsável, pois tem família a qual deve sustentar.    Buscam formação rápida, pois necessitam para seu crescimento no mercado de trabalho     Possui limitações, mas busca solucioná-las, pois tem muita força de vontade.             Tem consciência da necessidade de aprender   Valoriza suas conquistas estabelecendo associações por decisão própria e perseverança.    O aluno que não permaneceu no ensino regular por falta de disciplina.    Multi-repetentes no ensino diurno, vão para a EJA para escapar dos Constran-gimentos.

Escreva sobre a importância de paulo freire na atualidade do eja e a educação como um todo?
Paulo Freire foi mais que intelectual  foi um militante político, ao colocar seus conhecimentos em pratica. Valorizando o homem do povo, aprendendo c/a vida, formando educadores  engajados e respeitadores da experiência e sabedoria popular , transformava valores, valorizava o homem e a natureza .A contribuição do pensamento freiriano é enxergar a Educação como processo que sirva de libertação e não domesticação do homem

Escreva sobre como deve ser a avaliação na EJA?
A avaliação na EJA deve ser orientada pelas habilidades, valores e competências, estabelecidos no plano didático. Ela vai considerar a construção do conhecimento de cada aluno. O professor deve avaliar constantemente, propiciando atividades diferenciadas como reforço ao desenvolvimento das habilidades dos alunos em defasagem. O professor não deve enfatizar apenas os erros ou os desconhecimentos dos alunos, mas levar em conta tudo o que já conseguiram aprender.
A avaliação final deve basear-se nas aprendizagens significativas que os alunos tenham tido condições de desenvolver.
É fundamental a participação dos próprios alunos na avaliação contínua de sua aprendizagem. Essa modalidade de avaliação permite organizar e reorganizar quando necessário, o percurso do ensino e da aprendizagem

Como é o aluno do EJA?
pag 34
Em uma tentativa de cauterização ampla podemos que os alunos do EJA representam uma grande parcela da população brasileira que não teve acesso ao direito básico constitucional de freqüentar a escola no tempo previsto em lei (6 a 24 anos). De acordo com o censo de 2000 esse publico abrange mais de 70 milhões de pessoas com mais de 15 anos que ainda não concluíram o ensino Fundamental.

 Escreva sobre a importância de Paulo Freire na atualidade da EJA e a educação como um todo.
Paulo Freire como intelectual organico e, mais do que isso, como militante politico, ao colocar seus conhecimentos em pratica, valorizando o homem do povo, aprendendo com a vida, formandoeducadores engajados e respeitadores da experiencia e da sabedoria popular, tranformava valores, atacava o sistema de acesso a cargos e posições sociais, o autoritarismo e a hierarquização nas relaçoes. Revoltava-se contra o poder constituido, do fascinio capitalista, valorizando o homem e a natureza.

Elabore uma lista sobre as características  do aluno da EJA.
Dona de casa Trabalhadores formais i informais     O aluno que não teve oportunidade de estudar;  Buscam formação rápida, pois necessitam para seu crescimento no mercado de trabalho  É responsável, pois tem família a qual deve sustentar.  Possui limitações, mas busca solucioná-las, pois tem muita força de vontade.  Tem consciência da necessidade de aprender  Valoriza suas conquistas estabelecendo associações por decisão própria e perseverança.  O aluno que não permaneceu no ensino regular por falta de disciplina.  Multi-repetentes no ensino diurno, vão para a EJA para escapar dos constrangimentos.

Qual é o perfil do aluno do EJA?
Quem não teve oportunidade de estudar na idade apropriada, por motivos variados, (desde o abandono da escola, por causa do trabalho, antes de terminar a Educação Básica ou porque não tinha escola na região onde morava). Desde os que não sabem ler e escrever que querem ser alfabetizados e os que já possuem essas habilidades mas desejam adquirir o diploma e outros saberes para se sentirem mais cidadãos e participativos.

Escreva sobre a importância do planejamento didático
A importância  do planejamento é para fugir da rotina, da repetição mecânica dos cursos e das aulas; Para evitar a improvisação o que pode provocar ações soltas, desintegradas
É um processo que “visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para a sua superação de modo a atingir objetivos previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro”, mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos, culturais, econômicos e político de quem planeja e com quem se planeja.
Para  garantir: a eficiência, eficácia e efetividade do processo ensino-aprendizagem; a continuidade do trabalho do professor; o cumprimento da programação estabelecida; a distribuição racional do tempo disponível; a seleção cuidadosa dos objetivos, dos conteúdos, assim como de metodologia, recursos e procedimentos de avaliação; o conhecimento por parte dos alunos, das metas do trabalho do professor.

Escreva sobre o trabalho com projetos na EJA.
O que é? Como deve ser o trabalho? O que significa um bom projeto? Especifique suas partes.   PG 81
Preparar um projeto requer a integração de múltiplos recursos, conhecimento e estratégias. O projeto parte de uma situação-problema, de uma necessidade, tem o objetivo compartilhado com todos os envolvidos e prevê um produto final, predefinido e compartilhado com os participantes.  Todo projeto necessita de uma metodologia e a metodologia de projetos está relacionada a uma visão interdisciplinar dos saberes, pelo fato dela estar centrada na resolução de problemas da vida prática. Deve-se ter em mente que um projeto deve estar embasado em problemas da vida cotidiana para que a fatia de realidade recortada para o estudo seja inteiramente analisada, desmistificada e conhecida por todos os envolvidos. Além disso, deve-se ter me mente que o conhecimento advindo desse processo, resultado de uma metodologia de integração e superposição de saberes, possa proporcionar um novo jeito de ser e de sentir, trazer uma nova luz, que reflita uma nova forma de “estar no mundo”, processo este que nos exige sabedoria para bem conviver conosco e com o que nos rodeia. Entre outras coisas, um bom projeto tem um objetivo claro e uma justificativa coerente com o mesmo, o educando conhece o assunto e sabe o que os alunos conhecem e desconhecem do mesmo, o conteúdo do projeto é significativo em si e  para os alunos, os alunos compartilham o objetivo do projeto, o tema e os desdobramentos do projeto estão incluídos em práticas sociais, de modo a sempre transcender os muros da escola e o produto final do projeto torna visíveis os processos de aprendizagem e conteúdo apreendidos.

Como é composto os alunos do eja.
 Os alunos do EJA são jovens e adultos que representam uma parcela grande da população, que não teve acesso ao seu direito de estudar no tempo previsto em Lei, de 6 a 14 anos. Estava conversando com a Sandra e com a Adriana, segue o que elas concluíram sem resumir... O público da EJA é composto, como o nome mesmo já diz, de pessoas  jovens e adultas, e isso significa que, do ponto de vista da aprendizagem, elas não podem ser consideradas pessoas vazias. Elas têm uma história, uma trajetória de vida e, por isso mesmo, trazem consigo diferentes experiências, bagagens  e conhecimentos acumulados ao longo de sua existência.  A inserção em diferentes espaços, como família, trabalho, grupo religioso,  entre outros, vai dando a esses jovens e adultos uma visão muito particular de  mundo, de valores, vai formando sua personalidade. Além disso, no contexto da sala de aula, é impossível dissociar a vida pessoal de cada um: seus sonhos e frustrações, conquistas e decepções, memórias, alegrias e traumas construídos ao longo de sua trajetória de vida.