Pode-se afirmar que o compromisso da
avaliação é com a qualidade. A qualidade não se refere apenas aos produtos
e serviços mais aparentes, e nisto reside à grande complexidade da avaliação.
Comente esta afirmativa, a partir do ponto de vista da avaliação da
educação.
-A qualidade
educativa é sempre concernida pela qualidade social. Deve ser avaliada em
relação aos seu compromisso com a formação plena.
A qualidade da avaliação realmente é
muito complexa, porem a mesma deve ser realizada em conjunto com as propostas e
com o compromisso de cada instituição, essa deve organizar seus conteúdos de
forma coerente. A qualidade da avaliação na escola deve ser em relação ao seu
compromisso com a formação plena de seus alunos, para isso é preciso ações
sociais efetivas.
Qual o significado da avaliação no processo
de recriação da escola democrática?
É através da
avaliação que repensamos, reorientamos nossas atividades no cotidiano e as
relações com toda a comunidade escolar. É uma permanente construção na busca
por uma escola cidadã e de qualidade. A avaliação para uma escola
democrática precisa ser realizada com um objetivo diferente da comum, ela não
deve ser feita para julgar ou para provar algo e sim para ver para qual caminho
a escola deve ir para conseguir com que o aluno realmente tire proveito do que
está sendo passado a ele. A escola democrática quer incluir os alunos e não
excluir como acontece com a avaliação tradicional.
O que
Arroyo (2000) quer dizer com a expressão: "Pensar a escola para
além do fracasso ou sucesso escolar"?
A que ele
quis dizer “ pensar a escola para a formação do ser humano, uma pessoa
capacitada para poder se locomover, se informar, se socializar em grupo ou
autodidata. A escola tem a obrigação de informar e orientar o caminho certo, já
que atualmente o professor é apenas mais uma ferramenta do conhecimento. O
papel do professor é o de direcionar as várias opções que levam o aluno aos
vários conhecimentos, levando os alunos aos debates de forma polida,
esclarecedora e direta. O pensamento de Arroyo leva para a formação de um
cidadão não somente culto, mas acima de tudo uma pessoa humana, sensível capaz
de ouvir e escutar.
Como a
avaliação da aprendizagem pode configurar-se como importante influência na
organização interna da escola?
Uma análise dos resultados dessa
avaliação da apresentação, auxiliam na problematizarão da organização escolar,
levando há uma reorganização interna das escolas. Se métodos utilizados não
estão trazendo bons resultados tanto nas notas doas alunos como no
contentamento do grupo acadêmico, a reorganização na mudança social e política
do PPP das escolas se faz necessário. A organização interna da escola
concretiza o compromisso da mesma para ações sociais com a formação plena de
seus alunos e com a melhoria de vida da comunidade em que esta inserida.
Apresente 3 indicadores de democratização da
escola, colocando em xeque as relações entre professores e professoras
na organização do trabalho pedagógico.
.
Ser democrática
·
Superar as contradições
·
Ser orientado pelo coletivo da escola. (incompleta)
Qual o significado da avaliação no processo
de recriação da escola democrática?
É através da
avaliação que repensamos, reorientamos nossas atividades no cotidiano e as
relações com toda a comunidade escolar. É uma permanente construção na busca
por uma escola cidadã e de qualidade. A avaliação para uma escola
democrática precisa ser realizada com um objetivo diferente da comum, ela não
deve ser feita para julgar ou para provar algo e sim para ver para qual caminho
a escola deve ir para conseguir com que o aluno realmente tire proveito do que
está sendo passado a ele. A escola democrática quer incluir os alunos e não
excluir como acontece com a avaliação tradicional.
Qual a relação do projeto político
pedagógico da escola diante dos resultados das avaliações externas?
R: Com as
avaliações externas é possível repensar e reconstruir o Projeto Político
Pedagógico de acordo com a realidade escolar e necessidades da comunidade
escolar.
Qual a relação do projeto político
pedagógico da escola com as práticas avaliativas cotidianas? Acho que a resposta
é a mesma para as duas perguntas)
A avaliação é um dos principais recursos
utilizados para a elaboração do projeto político pedagógico da escola, já que é
através da avaliação que são analisados quais pontos estão precisando ser
alterados ou melhorados e quais estão funcionando e devem ser mantidos ou até
mesmo aprimorados.
Apresente duas questões apresentadas por
Perrenoud, relativas à avaliação formativa
- uma avaliação formativa ajuda o aluno a
aprender e o professor a ensinar, a aprendizagem precisa ser realizada por
tentativas, erros, acertos, retrocessos e avanços e o indivíduo vai aprender
melhor se a forma de ensinar for envolvente.
- a questão central é a natureza da
mudança que devem ocorrer na escola, dentro e fora da instituição, e dentro da
sala de aula. Nem todas as mudanças tem o mesmo valor democrático.
- Alguns
procedimentos avaliativos identificação dos erros, sugestões e base, trabalho
sobre o sentido da tarefa ou a autoconfiança.
Pode-se afirmar que o compromisso da
avaliação é com a qualidade. A qualidade não se refere apenas aos produtos
e serviços mais aparentes, e nisto reside à grande complexidade da avaliação.
Comente esta afirmativa, a partir do ponto de vista da avaliação da
educação.
-A qualidade
educativa é sempre concernida pela qualidade social. Deve ser avaliada em
relação aos seu compromisso com a formação plena.
A qualidade da avaliação realmente é
muito complexa, porem a mesma deve ser realizada em conjunto com as propostas e
com o compromisso de cada instituição, essa deve organizar seus conteúdos de
forma coerente. A qualidade da avaliação na escola deve ser em relação ao seu
compromisso com a formação plena de seus alunos, para isso é preciso ações
sociais efetivas.
Explique os motivos pelos quais se pode
afirmar que a avaliação da aprendizagem orienta o currículo e a prática
pedagógica da escola? N1-3
É a partir da
avaliação que é possível estabelecer um diálogo crítico e ver a necessidade de
reorientação curricular, a compreensão do currículo como em constante
construção não cristalizado e eterno, favorece a reconstrução das praticas
pedagógicas. Os resultados da avaliação auxiliam a problematização do currículo
existente e provoca-lhe mudanças, qual a concepção de sociedade, quais os
compromissos pedagógicos/sociais da escola com a formação plena de seus alunos
e com a melhoria da qualidade de vida da comunidade que esta inserida e outros.
Coloca as claras as contradições e os enfretamentos na construção do currículo.
Através de uma avaliação crítica é possível contribuir para os
processos emancipatórios e para a democracia na escola
A avaliação da educação configura-se como
setor estruturante de políticas públicas? Comente.
Nas políticas
publicas de avaliação temos o SAEB, ENEM, SINAES que são varias expressões
destes poderes nas definições
curriculares nos critérios de avaliação institucional ou para ingresso
no próprio mercado de trabalho. As políticas públicas de avaliação no
Brasil são questionáveis já que não conseguiu ultrapassar as funções burocráticas
e nem provocar alterações significativas no sistema de ensino. Os órgãos que
gerenciam as políticas públicas no Brasil já reconhecem a necessidade de cada
estado e município organizar processos de avaliação que se relacione com a
realidade das suas escolas para a partir daí ampliar as discussões entre as
avaliações nacionais e locais.
Uma visão crítica dessas políticas já
aponta para a necessidade de uma nova cultura de avaliação que ao invés de
excluir, consiga incluir, para não destruir o sonho e o direito de todos.
Freire afirma que a avaliação vem sendo
realizada por meios de métodos silenciadores. Você concorda? Por quê?
Sim, porque a avaliação normalmente não
leva em conta a cultura adquirida no âmbito familiar, social dos alunos da
escola, os saberes que os mesmos já possuem, a avaliação costuma ser realizada
de forma incisiva onde os professores avaliam de os alunos aprenderam ou não o
conteúdo passado por eles sem levar em conta quais são as qualidades e
dificuldades de cada aluno. As escolas transmitem aos professores o poder de
aprovar ou não o aluno, não se envolvendo no processo de avaliação.
Na grande maioria das vezes a avaliação
que vemos na escola não é uma avaliação emancipadora e sim uma avaliação
silenciadora e que provoca a exclusão.
O que são critérios de avaliação
classificatória? Quais conseqüências de sua adoção?
A avaliação classificatória é algo
destrutivo, capaz de influenciar negativamente no desenvolvimento e formação do
aluno. Ao invés da avaliação classificatória servir como incentivo e estimular
o aluno ela se transforma em bloqueio, em situações de desrespeito e exclusão
social. A conseqüência é que o aluno se sente impotente, tem medo de ser
julgado pelo professor ou mesmo por outros colegas e passam a achar que está
nas mãos do professor decidir sobre o seu sucesso ou fracasso, ou seja, em
nenhum momento ela é benéfica, pois aquele que não está entre os primeiros
colocados se sente excluído e pode até mesmo gerar a evasão escolar.
É possível reforçar uma pedagogia
autoritária por meio da avaliação da aprendizagem?
Sim, é possível, já que algumas escolas
colocam na mão dos professores a decisão de aprovar ou reprovar o aluno. Dessa
forma a escola não se envolve com o processo de avaliação e muito menos dá a
oportunidade ao aluno de participar no processo de aprendizagem e de analisar
junto aos professores qual a melhor forma de avaliação para a realidade de uma
determinada escola.Não devemos resistir a avaliação, só não podemos aceitar os
métodos silenciadores que vem sendo utilizados na maioria das vezes.
Qual a função do seminário avaliativo?
A função do seminário avaliativo é
possibilitar a análise crítica dos dados, ativar o processo pedagógico de
aprendizagem da própria investigação participativa, garantindo a vez e a voz
dos pesquisadores auxiliares. A proposta de seminários avaliativos pode
fornecer subsídios relevantes para a elaboração da proposta política pedagogia
da escola, e também fundamentar o planejamento didático.
O que é Portfólio?
Portfólio é um instrumento que compreende
a compilação de todos os trabalhos realizados pelos estudantes, durante um
curso, através dele é possível que os alunos discutam o que a experiência do
curso mudou sua vida.
Explique a avaliação como integradora da unidade
dinâmica e dialética da reflexão-ação-reflexão?
A avaliação é a força criadora do
aprender e do ensinar, ela é uma espécie de declaração de compromisso com a
aprendizagem por parte dos alunos e das alunas, na prática a
reflexão-ação-reflexão é transformadora. É a ação colaborativa dos professores
e alunos, visando à compreensão do processo de aprendizagem e sua efetiva
concretização. N1-3
Descreva uma prática educativa em que o
educador possa contribuir para a construção de uma escola democrática.
N1-3
Adequar o currículo, articulando os
conteúdos e as práticas pedagógicas à realidade dos educandos, garantindo a
participação de todos os envolvidos no processo e transformando a escola em
núcleo de aprendizagem e de produção de novos conhecimentos.
Relacione três princípios que, segundo
Albuquerque (2008), fundamentem a idéia de que a avaliação pode contribuir
com uma escola democrática. N1-3
- a avaliação orienta o currículo e a
pratica pedagógica na escola: nessa avaliação tanto os professores como os
alunos são ouvidos no processo de organização do currículo e do trabalho
pedagógico no qual a avaliação é parte.
- a avaliação é uma força criadora do
aprender e do ensinar: é uma declaração de compromisso com a aprendizagem dos
alunos co-participando com outras práticas pedagógicas no processo de
construção do conhecimento.
- a avaliação é querer bem, pleno de
respeito e generosidade: é um ato de amor, de humildade e de coragem, é importante que a avaliação produza vida e liberdade,
condenando todo tipo de violência, que humilha, destrata e exclui, ela é
produtora de alegria, participação na aula, e vontade de aprender e estar na
escola.
Avaliação é
ação política ética, é práxis transformadora. A sua base é o conhecimento, a
emancipação e a solidariedade. Ela se faz no e para o coletivo pedagógico, é
prática comunitária. O respeito à autonomia e à dignidade de cada ser humano
não são concessões, mas uma exigência ética desse trabalho.
• A avaliação
se articula a um projeto de sociedade, de educação, de escola. É imperativo
ético construir comunitariamente esses projetos, explicitando os conteúdos e as
direções das lutas pela construção de uma sociedade democrática, digna,
fraterna e justa. A avaliação deve ser um dos motores de sua realização nessa
perspectiva.
• A avaliação
se fundamenta na relação dialógica e precisa realizar-se nela — ser diálogo.
Ela é um processo de comunicação social — ela se faz na relação com o outro,
como aprendizagem de leitura crítica de mundo e da presença de cada um no mundo
para recriá-lo. A rigorosidade teórica e metodológica está submetida à
rigorosidade ética na concretização do pensar e do fazer avaliativos.
• A avaliação
orienta a prática pedagógica na escola. A avaliação da prática educativa é
compromisso com o outro para o bem comum. A participação e o diálogo crítico
são condições para a sua recriação numa perspectiva emancipadora. A voz, tanto
dos professores como dos alunos, deve ser ouvida no processo avaliativo, na
escola e em outros tempos e espaços educativos, nos momentos da investigação,
intervenção e avaliação crítica de todo esse processo. A auto-avaliação
criteriosa é um passo na conquista da autonomia.
• A avaliação
é uma força criadora do aprender e do ensinar. Ela é uma declaração de
compromisso com a aprendizagem dos alunos, co-participando com outras práticas
pedagógicas no processo de construção e ressignificação do conhecimento numa
perspectiva emancipadora. A avaliação integra a unidade dinâmica e dialética da
reflexão–ação–reflexão: práxis transformadora. A avaliação é problematizadora,
desafiadora, estimuladora da “curiosidade epistemológica”. Ela é ação
colaborativa dos professores com os seus alunos e entre os próprios pares,
visando à compreensão do processo de aprendizagem e sua efetiva concretização.
A avaliação crítica tece toda a prática pedagógica escolar, contribuindo para
os processos emancipatórios e a democracia na escola.
• A avaliação
é “querer bem”, pleno de respeito e generosidade. É um ato de amor, de
humildade e de coragem.
É, portanto,
indispensável que a avaliação produza vida, libertação, condenando qualquer
tipo de violência, que humilhe, destrate, exclua. A avaliação na (e da) prática
pedagógica, nessa perspectiva, conduz a seu aperfeiçoamento contínuo, ao ensino
de melhor qualidade. Ela estimula educadores, alunos e todos os que fazem a
escola a desejarem a própria avaliação como algo que produz o bem comum. Ela é
produtora de alegria, de participação na aula, de vontade de aprender e de
estar na escola. Ela co-participa da escola democrática
O que são competências e
habilidades?
Competência
cognitiva entende-se as modalidades estruturais da inteligência: ações,
operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre objetos,
situações, fenômenos e pessoas que deseja m conhecer. As habilidades
instrumentais referem-se especificamente, ao plano do saber fazer e decorrem,
diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas e que se
transformam em habilidades
- A qualidade deve ser compreendida nos dinamismos das ações educativas que buscam a realizações de um conjunto de propostas e compromissos que no interior das instituições educacionais se articulam e se organizam em formas e conteúdos, mais ou menos coerentes, para a formação plena do ser humano como cidadão.
Qual a Relação do PPP da escola coma as praticas avaliativas
R A avaliação é um dos principais motores da construção e do desenvolvimento do PPP , na proposta da avaliação da aprendizagem deve ter clareza das finalidades e dos objetivos da escolarização e do próprio ensino. A avaliação da educação vinculada ao PPP, ela é movimento, não é formativa Por acaso, ela se torna formativa, vinculada a um projeto pedagógico explícito, construído coletivamente.
Explique qual a
relação entre a avaliação emancipadora e a construção de um currículo para uma
escola democrática
R: A avaliação
emancipadora é calcada em princípio que se recuperem o humano e os
possibilitando os alunos(as) possam compreender sua história como uma história
cultural e social.A ação pedagógica formadora emancipadora precisa garantir a
vez e a voz dos seus sujeitos.Nesta visão a avaliação contribui firmemente para
a construção de um novo currículo, de novos conteúdos, práticas de sala de
aula, projetos interdisciplinares, compromissos sociais.
Comente sobre a possibilidade de investimento na formatividade da avaliação. )
Comente sobre a possibilidade de investimento na formatividade da avaliação. )
R: Poderia
haver a possibilidade de investimento, na criação de espaços de discussão,
reflexão e pesquisa na escola.A construção de práticas coletivas e dialógicas
entre os professores. Uma democratização dos currículos escolares
Explique a avaliação como integradora da unidade
dinâmica e dialética da reflexão-ação-reflexão?
A avaliação é a força
criadora do aprender e do ensinar, ela é uma espécie de declaração de
compromisso com a aprendizagem por parte dos alunos e das alunas, na
prática a reflexão-ação-reflexão é transformadora. É a ação colaborativa dos
professores e alunos, visando à compreensão do processo de aprendizagem e
sua efetiva concretização.
Reasposta2..pag
25.....A AVALIAÇÃO INTEGRA A UNIDADE DINAMICA E A DIALETICA DA REFLEXÃO-AÇÃO:
PRÁXIS TRANSFORMADORA. É PROBLEMATIZADORA , DESAFIADORA, ESTIMULADORA DA ‘CURIOSIDADE
EPSTEMOLOGICA. ‘É AÇÃO COLABORATIVA DOS (AS) PROFESSORES(AS) COM SEUS
ALUNOS(AS) E ENTRE OS PRÓPRIOS PARES, VISANDO A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E
SUA EFETIVA CONCRETIZAÇÃO.
Descreva uma prática educativa em que o educador possa contribuir para a
construção de uma escola democrática.
Adequar o currículo,
articulando os conteúdos e as práticas pedagógicas à realidade dos educandos,
garantindo a participação de todos os envolvidos no processo e transformando a
escola em núcleo de aprendizagem e de produção de novos
conhecimentos.
Relacione três princípios que, segundo Albuquerque (2008), fundamentem a
idéia de que a avaliação pode contribuir com uma escola democrática.
- a avaliação orienta
o currículo e a pratica pedagógica na escola: nessa avaliação tanto
os professores como os alunos são ouvidos no processo de organização do
currículo e do trabalho pedagógico no qual a avaliação é parte.
- a avaliação é uma
força criadora do aprender e do ensinar: é uma declaração de compromisso com a aprendizagem dos
alunos co-participando com outras práticas pedagógicas no processo de
construção do conhecimento.
-a avaliação é querer
bem, pleno de respeito e generosidade: é um ato de amor, de humildade e de
coragem, é importante que a avaliaçãoproduza vida e liberdade,
condenando todo tipo de violência, que humilha, destrata e exclui, ela é
produtora de alegria, participação na aula, e vontade de
aprender e estar na escola.
QUAL É RELAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA COM AS
PRATICAS AVALIATIVAS COTIDIANAS?
R.-A PROPOSTA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM,
QUE SE CONCRETIZA NO DIA A DIA DA SALA DE AULA, PODE ESTAR
INTIMAMENTE ARTICULADA AO PROJETO DE ESCOLA OU SE DISTANCIAR DELA, PORTANTO,
NÃO PODEMOS TRABALHAR ISOLADOS, MAS TROCAR IDÉIAS, DIALOGAR.
PODE-SE AFIRMAR QUE O COMPROMISSO DA AVALIAÇÃO E A
QUALIDADE. {...} A QUALIDADE NÃO SE REFERE APENAS AOS PRODUTOS E SERVIÇOS
MAIS APARENTES, E NISSO RESIDE A GRANDE COMPLEXIDADE DA AVALIAÇÃO.
“COMENTE ESTA AFIRMATIVA, A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO”.
R . ESSE TIPO DE AVALIAÇÃO DEVE
CONTEMPLAR O DINAMISMO DA AÇÃO EDUCATIVO E A QUALIDADE VOLTADA
PARA A FORMAÇÃO PLENA DO SER HUMANO COMO CIDADÃO.
A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CONFIGURA-SE COMO VETOR ESTRUTURANTE
POLITICAS PUBLICAS? COMENTE.
R.- O DEBATE SOBRE A
CENTRALIDADE QUE A AVALIAÇÃO VEM OCUPANDO NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS
PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO GANHA FORÇA NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, EM ESPECIAL, QUANDO,
COMO AÇÃO POLÍTICA, TRANSFORMA-SE EM ESTRATÉGIA DE GESTÃO,
NÃO SÓ PARA A EDUCAÇÃO, MAS TAMBÉM PARA O MERCADO.
EXPLIQUE OS MOTIVOS PELO QUAIS SE PODE AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ORIENTA
O CURRICULO E A PRATICA PEDAGOGICA DA ESCOLA.
R.- A AVALIAÇÃO QUE
GARANTE A PARTICIPAÇÃO E O DIÁLOGO CRÍTICO FUNDAMENTA A REORIENTAÇÃO ESCOLAR E
A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICO NUMA PERSPECTIVA EMANCIPADORA.
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