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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

EJA - Educação de Jovens e Adultos - (provas OnLine)

Material enviado pela colega Regiane
4. EM QUE TIPO DE SOCIEDADE, SABER LER E ESCREVER UMA CARTA SE CONSTITUI NUM GRANDE INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO QUE DEVERIA ESTAR AO ALCANCE DE TODOS?

·         Monárquica.
·         Anarquista.
·         Ditatorial.
·         Democrática.

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1. O GOVERNO BRASILEIRO CRIOU O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA (PAS), EM JANEIRO DE 1997,

·         com o objetivo de mudar o quadro da educação fundamental no país, o Programa foi criado:

·          em São Paulo.
·          no Rio Grande do Sul.
·          no Rio Grande do Norte.
·          no Paraná.
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2. QUAL É A FILOSOFIA BÁSICA NO TRABALHO COM PROJETOS?

·          Interdisciplinaridade.
·          Metodologia.
·          Financiamento.
·          Empreendimento.
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3. O conceito:
·         "[...] é um perguntar-se constante e consciente. É um pensar livre, mas crítico, que ajuda a pessoa do aluno a se situar como agente de sua aprendizagem, de forma responsável e dinâmica", corresponde à
·          contextualização.
·          interpretação.
·          textualização.
·          avaliação.
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4. EM QUE TIPO DE SOCIEDADE, SABER LER E ESCREVER UMA CARTA SE CONSTITUI NUM GRANDE INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO QUE DEVERIA ESTAR AO ALCANCE DE TODOS?
·          Monárquica.
·          Anarquista.
·          Ditatorial.
·          Democrática. 

       Material enviado pela colega Luciana
      Resultado final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. Cada espécie de texto possui seus próprios esquemas de gênero,
  • sendo assim qual é o gênero que é dependente da natureza do conhecimento de mundo, podendo assumir três formas distintas: conto, novela e romance?
  • Gênero estrutural.
  • Gênero narrativo.
  • Gênero epistolar.
  • Gênero discursivo.

2. Uma das características fundamentais de um projeto é que ele
  • não prevê um produto final, mas compartilha seus objetivos.
  • prevê um produto final, predefinido e compartilhado com os participantes.
  • prevê um produto final, predefinido de forma individual.
  • tem objetivo individual, com um único participante.

3. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO RIO GRANDE DO NORTE,
  • em virtude de haver uma quantidade muito grande de alfabetizadoras, sentiu-se a necessidade de se fazer um resgate:
  • da valorização da mulher.
  • da valorização do homem.
  • da igualdade entre homens e mulheres.
  • das dificuldades e submissão da mulher.

4. As instituições de ensino desenvolvem um projeto que o grupo elabora tendo em vista trabalhar aspectos da localidade,
  • tendo a liberdade de realizar adaptações sempre que houver necessidade. Esse projeto é o
  • Projeto Político Pedagógico.
  • Projeto Político Social.
  • Projeto Político Educacional.
  • Projeto Político Econômico.

N2-Educação de jovens e adultos
4. Na EJA o grande desafio é encontrar soluções para vencer as dificuldades presentes nesse segmento de ensino, tentando atender a qual princípio?
  • De acesso dos alunos à escola.
  • De irrenunciabilidade do direito à educação.
  • De disponibilidade de vagas na escola.
  • De permanência dos alunos na escola. (correta)


Minha N2 - Resultado final : 1.5
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. Leia abaixo:


  • O Método Paulo Freire inaugura uma nova forma de fazer alfabetização, que valoriza a cultura e o universo vocabular da população e das localidades em que se realizariam os trabalhos de alfabetização. Qual o principal objetivo desse processo?


  •  Despertar a reflexão do grupo de alfabetizandos para um olhar crítico das condições de vida da população local. (correta)
  •  Realizar uma investigação acadêmica dos meios de vida e da linguagem falada na localidade em que se realizaria o trabalho de alfabetização. (errada)
  •  Avaliar o nível de conhecimento de cada alfabetizando.
  •  Valorizar a experiência de um ou outro alfabetizando.

2. Ser cidadão é uma realidade formada, necessariamente, por três aspectos, para garantir ao indivíduo os direitos



  •  civis, políticos e sociais.
  •  civis, culturais e sociais.
  •  econômicos, políticos e sociais.
  •  econômicos, políticos e culturais.

3. A avaliação formativa é aquela



  •  realizada no final de um período de aprendizagem, tendo em vista as competências básicas, para dar uma visão geral sobre o desempenho do aluno.
  •  cuja realização consegue garantir o acerto e evitar que os alunos errem, facilitando o processo de aprendizagem em sala de aula.
  •  que, apesar da função formadora, pode prejudicar o processo de ensino, pois o professor precisa considerar as diferenças individuais entre os alunos.
  •  realizada durante o processo educativo, com a intenção de acompanhar os alunos, intervindo quando necessário para atingir os objetivos previstos.

4. LEIA ABAIXO:


  • No Programa Alfabetização Solidária o foco na formação era levar os alfabetizadores a vivenciar intensamente o estudo dos mais diferentes tipos de textos sob o ponto de vista:
  •  do letramento.
  •  da avaliação.
  •  da aprendizagem.
  •  do planejamento.


N2 do colega Ary - Resultado final : 1.5

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. QUAL É A FILOSOFIA BÁSICA NO TRABALHO COM PROJETOS?



  •  Interdisciplinaridade. (correta)
  •  Financiamento.
  •  Empreendimento.
  •  Metodologia.

2. QUAL A BASE DO PENSAMENTO FREIREANO?



  •  Decodificação e codificação do código escrito.
  •  Enxergar a Educação como um processo de libertação do homem (politização do ato educativo).
  •  Alfabetização como um processo contínuo de memorização de letras.
  •  A Educação é vista como um processo fragmentado.

3. As instituições de ensino desenvolvem um projeto que o grupo elabora tendo em vista trabalhar aspectos da localidade,


  • tendo a liberdade de realizar adaptações sempre que houver necessidade. Esse projeto é o
  •  Projeto Político Educacional.
  •  Projeto Político Econômico.
  •  Projeto Político Pedagógico.
  •  Projeto Político Social.

4. NA DÉCADA DE 1950,


  • auge do desenvolvimentismo e populismo no Brasil, quais âmbitos institucionais inspiraram os agentes de Educação nas linhas dominantes e nas formas de intervenção junto aos grupos populares?
  •  As universidades, os partidos e as organizações não governamentais e a diversidade de religiões.
  •  As escolas públicas, os partidos e as organizações privadas de programas socialistas e a Igreja.
  •  As escolas particulares, os partidos e as organizações políticas de programas socialistas e a diversidade de religiões.
  •  As universidades, os partidos e as organizações políticas de programas socialistas e a Igreja.


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
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1. O letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.

·         Essa concepção admite uma relação muito estreita entre

·          escolarização, alfabetização e letramento. - correta
·          educação formal e informal.
·          a ação de ensinar e aprender.
·          leitura e escrita.
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2. A NECESSIDADE DA EJA TORNA-SE EVIDENTE EM RAZÃO DE DEVOLVER, À GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO ADULTA QUE NÃO SABE LER E ESCREVER, O DIREITO DE:

·          capacitá-la para o trabalho.
·          viver plenamente a cidadania.
·          completar o Ensino Fundamental.
·          frequentar a universidade.
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3. Quantos e quais são os aspectos fundamentais que caracterizam um bom projeto?

·          2: embasamento e clareza.
·          3: ser realizado de acordo com interesses comuns, metodologia e contextualização.
·          3: contextualização com a realidade, ter como objetivo a melhoria das condições de vida dos envolvidos e ser implementado por sujeitos com interesses comuns.
·          4: embasamento, objetividade, empreendedorismo e interesses comuns.
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4. À medida que o enfoque passa a ser centrado no professor,

·         qual, dentre as alternativas abaixo, corresponde a uma significativa mudança provocada na formação dos docentes?
·          O tempo de formação dos alfabetizandos.
·          Os saberes próprios da profissão. - correta
·          O que os professores sabem ou pensam sobre os alunos.
·          O sentido de se conceber a relação entre teoria e prática.
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1. O letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.

·         Essa concepção admite uma relação muito estreita entre
·          escolarização, alfabetização e letramento. - correta
·          educação formal e informal.
·          a ação de ensinar e aprender.
·          leitura e escrita.
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2. A NECESSIDADE DA EJA TORNA-SE EVIDENTE EM RAZÃO DE DEVOLVER, À GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO ADULTA QUE NÃO SABE LER E ESCREVER, O DIREITO DE:

·          capacitá-la para o trabalho.
·          viver plenamente a cidadania.
·          completar o Ensino Fundamental.
·          frequentar a universidade.
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3. Quantos e quais são os aspectos fundamentais que caracterizam um bom projeto?

·          2: embasamento e clareza.
·          3: ser realizado de acordo com interesses comuns, metodologia e contextualização.
·          3: contextualização com a realidade, ter como objetivo a melhoria das condições de vida dos envolvidos e ser implementado por sujeitos com interesses comuns.
·          4: embasamento, objetividade, empreendedorismo e interesses comuns.
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4. À medida que o enfoque passa a ser centrado no professor,
·       qual, dentre as alternativas abaixo, corresponde a uma significativa mudança provocada na formação dos docentes?

·          O tempo de formação dos alfabetizandos.
·          Os saberes próprios da profissão. - correta
·          O que os professores sabem ou pensam sobre os alunos.
·          O sentido de se conceber a relação entre teoria e prática.

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1. QUANDO SE FALA EM PRODUÇÃO DO GRUPO,
  • não se deve fazer referência somente às atividades realizadas em sala de aula, mas tudo aquilo que os alunos pensam e dizem, ou seja, suas opiniões e visões acerca:
  • de cada tema debatido.
  • da vida familiar.
  • do meio profissional.
  • do meio social.
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2. NA CONCEPÇÃO DE SEUS IDEALIZADORES, O FALA COMUNIDADE CUMPRE A FINALIDADE DE SER UM MATERIAL DE ESCRITA E DE LEITURA DIRIGIDO:
  • exclusivamente aos professores da EJA.
  • aos professores da EJA e de suas comunidades.
  • aos alunos da EJA e de suas comunidades.
  • exclusivamente aos alunos da EJA.
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3. LEIA ABAIXO:
  • Uma preocupação sempre recorrente nas experiências implementadas pelo Núcleo de Educação de Adultos (Nead) Raízes Comunitárias tem sido a de estabelecer um confronto entre diferentes sistemas de produção de conhecimento:
  • o saber escolar; e o saber político.
  • o saber social; e o saber político.
  • o saber social; e o saber popular.
  • o saber escolar; e o saber popular.
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4. Segue abaixo:
  • Temos conhecimento de que toda pessoa é capaz de aprender, mas há necessidade de oferecer condições adequadas para que essa aprendizagem ocorra. Na Educação de Jovens e Adultos devemos lançar mão de ensinamentos para facilitar o ensino. Esses ensinamentos podem ser resgatados
  • dos livros didáticos, única forma pela qual os adultos têm acesso ao conhecimento sistematizado.
  • do cotidiano do aluno, pois ditados e contos acumulativos permitem contato com algo já conhecido.
  • da cultura erudita e não da cultura popular, pois é somente na alta cultura que está o saber.
  • apenas dos meios de comunicação de massa, os únicos verdadeiramente modernos.
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1. Uma das características fundamentais de um projeto é que ele
  • prevê um produto final, predefinido e compartilhado com os participantes.
  • não prevê um produto final, mas compartilha seus objetivos.
  • prevê um produto final, predefinido de forma individual.
  • tem objetivo individual, com um único participante.
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2. Qual é o único meio que uma pessoa tem para atingir e interagir com outra, por ser ela meio de expressão e de comunicação?
  • A experiência.
  • A cultura.
  • A sociedade.
  • A linguagem.
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3. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO CORRESPONDE ÀS ESTRATÉGIAS DE LEITURA?
  • Formação, seleção, interferência.
  • Antecipação, verificação, inferência.
  • Decodificação, interpretação, informação.
  • Verificação, inferência, aquisição.
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4. O PORTFÓLIO PERMITE A PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO NOSSO CONHECIMENTO TENDO EM CONTA QUE ELE É UM PODEROSO INSTRUMENTO DE:
  • aprendizagem e reflexão.
  • avaliação e mensuração.
  • reflexão e mensuração.
  • avaliação e reflexão.
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1. EM QUE TIPO DE SOCIEDADE, SABER LER E ESCREVER UMA CARTA SE CONSTITUI NUM GRANDE INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO QUE DEVERIA ESTAR AO ALCANCE DE TODOS?
  • Ditatorial.
  • Democrática.
  • Monárquica.
  • Anarquista.
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2. NA MEDIDA EM QUE O HOMEM INTEGRA-SE NAS CONDIÇÕES DO SEU CONTEXTO SOCIAL, REFLETE SOBRE ELAS E RESPONDE AOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM.
  • A partir das relações que estabelece com seu mundo, o homem cria recria decide e dinamiza esse mundo. Essa relação do homem em sociedade cria:
  • a reflexão.
  • a cultura.
  • a experiência.
  • o conhecimento.
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3. O que é trabalho de projeto?
  • É uma metodologia assumida em grupo que pressupõe uma grande implicação de uma única pessoa.
  • É uma metodologia assumida de forma individual que pressupõe uma grande implicação da comunidade.
  • É uma metodologia assumida em grupo que pressupõe uma grande implicação de todos os participantes.
  • É uma metodologia assumida de forma individual que pressupõe uma grande implicação do responsável.
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4. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO RIO GRANDE DO NORTE,
  • em virtude de haver uma quantidade muito grande de alfabetizadoras, sentiu-se a necessidade de se fazer um resgate:
  • da valorização do homem.
  • da valorização da mulher.
  • das dificuldades e submissão da mulher.
  • da igualdade entre homens e mulheres.

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1. Segue abaixo:
O que é conceituado como uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações, que se não pensarmos detidamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho este ficará entregue aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade?
O planejamento.

2. Realizar um planejamento é

refletir sobre a realidade da escola e da sala de aula, perceber necessidades, ressignificar o trabalho e comprometer-se com a transformação da prática.


3. Um dos eixos norteadores do trabalho de formação realizado com os educadores de cabo delgado pautou-se no estímulo à produção de:

escrita dos educadores.

4. Enquanto o planejamento envolve a programação de ações, re-significação do trabalho e de nossos conceitos, a avaliação permite realizar:

um ato crítico.

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1. O letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.

Essa concepção admite uma relação muito estreita entre
escolarização, alfabetização e letramento.

2. Leia-se:

Apesar das mobilizações e dos avanços alcançados pela EJA por meio das lutas, acordos e toda legislação pertinente, a sua implementação como um direito efetivamente consolidado ainda é um desafio a ser superado. Isso se deve basicamente
pela falta de políticas públicas que invistam nas redes públicas de ensino e valorizem a formação de educadores.

3. A primeira orientação para se utilizar alguns gêneros dos textos populares, tais como os contos e as fábulas, em sala de aula, é partir sempre da

leitura.

4. Em 1997 alguns programas na área de alfabetização de adultos foram lançados pelo Governo, do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Qual desses programas desenvolvia ações de alfabetização de jovens e adultos em cidades do interior do país, atendendo basicamente ao Norte e ao Nordeste?
Programa Alfabetização Solidária.
  
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1. As narrativas que sempre serviram a propósitos específicos de manutenção de ideologias das classes hegemônicas estão dentro do contexto:
·        econômico e cultural.
·        político e social.
·        econômico e social.
·        político e cultural.

2. A forma epistolar e seus sentidos foram se definindo, ou pelo menos consolidando determinadas formas e não outras, conjuntamente com as práticas do:
·        Modernismo.
·        Cristianismo.
·        Ocidentalismo.
·        Judaísmo.

3. Cada espécie de texto possui seus próprios esquemas de gênero,
sendo assim qual é o gênero que é dependente da natureza do conhecimento de mundo, podendo assumir três formas distintas: conto, novela e romance?
·        Gênero narrativo.
·        Gênero estrutural.
·        Gênero epistolar.
·        Gênero discursivo.

4. Uma característica significativa apresentada pelos alunos da EJA é que:
"[...] em geral, é muito difícil encontrar alunos que nunca tenham vivenciado uma experiência de sala de aula [...]". De que forma esse contato repercute na vida desses alunos?
·        É suficiente para criar um imaginário sobre esse espaço tão desejado e, ao mesmo tempo, tão distante.
·        Não representa uma experiência significativa.
·        É uma experiência da qual preferem abrir mão.
·        Reconhecem na escola um espaço que não tem nada a oferecer, e por isso se distanciam dela.

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1. Entre as práticas de leitura,que abrem novas possibilidades de avançar a capacidade leitora do aluno,pode-se destacar a valorização da leitura como de
  • aprendizagem e conhecimento.(errada) atenção!
  • prazer e conhecimento.
  • aprendizagem e entretenimento.
  • prazer e entretenimento.( correta)
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2. O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA TEVE SUA ORIGEM NO PROGRAMA:
  • Comunidade Solidária(correta).
  • Erradicação do Analfabetismo.
  • Capacitação Solidária.
  • Universidade Solidária.
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3. UMA VEZ QUE TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL TRANSMITIR CONHECIMENTOS E PERMITIR A TODOS,
  • sem exceção, o acesso às riquezas culturais acumuladas há muitos séculos, a escola é fundamental na construção de uma educação de:
  • qualidade.(correta)
  • quantidade.
  • direcionamento.
  • continuidade.
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4. Fazer textos de própria autoria não é tarefa fácil, pois exige do aluno
  • empenho, dedicação, atenção, paciência, revisão etc., porque produzir bons textos depende somente da sua boa vontade.
  • que ele ouça alguém que lhe aponte caminhos, mas ele já traz para a escola todo o conhecimento oral para produzir seus textos.
  • empenho, dedicação, atenção, paciência, revisão etc. e sobretudo ouvir alguém que o ensine, ou seja, seguir alguém que lhe indique os caminhos.(correta)
  • um dom especial para que ele consiga produzir bons textos.

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1. UMA VEZ QUE TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL TRANSMITIR CONHECIMENTOS E PERMITIR A TODOS,
·         sem exceção, o acesso às riquezas culturais acumuladas há muitos séculos, a escola é fundamental na construção de uma educação de:
·          quantidade.
·          direcionamento.
·          qualidade.
·          continuidade.
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2. De acordo com o planejamento feito pelo grupo de formadores do II Curso de Formação de Alfabetizadores do Pasmo,
  
·         o curso seria desenvolvido com o objetivo de
·          manter as concepções de leitura.
·          eliminar reflexões críticas sobre a alfabetização.
·          eternizar o fazer pedagógico.
·          desenvolver reflexões críticas sobre a alfabetização.
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3. A ESCOLA É A INSTITUIÇÃO SOCIAL RESPONSÁVEL PELA:
·          obrigatoriedade do conhecimento.
·          imposição do conhecimento.
·          transmissão do conhecimento.
·          memorização do conhecimento.
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4. Em 2003, com a instituição do governo Lula,
·         foi criado um novo programa, com velhos desafios, que retoma a estrutura de uma campanha nacional e a ideia de "erradicação" do analfabetismo em quatro anos de mandato. Esse programa corresponde ao
·          Programa Alfabetização Solidária.
·          Programa Brasil Alfabetizado.
·          Programa Alfabetização Continuada.
·          Programa Erradicação do Analfabetismo.

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1. Ler é uma condição para a plena participação no mundo.

·         Pela leitura o ser humano não só absorve conhecimento como pode transformá-lo em um processo contínuo de aperfeiçoamento. Entretanto, o mero ato de ler também pode conduzir o sujeito a um distanciamento da realidade, ou mesmo alienação. Para que cumpra suas funções social e cultural, e possibilite a emancipação e o enriquecimento do pensar e do fazer a leitura precisa ser exercida de forma

·          crítica e reflexiva.
·          habitual e descompromissada.
·          didática e prazerosa.
·          metódica e interativa.
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2. Para Solé, uma leitura fluente envolve algumas estratégias, uma delas leva o leitor a se deter apenas aos aspectos úteis,

·         isto é, àquilo que lhe interessa naquele momento da vida, deixando de lado outros aspectos irrelevantes. Essa estratégia específica é a estratégia de
·          inferência.
·          antecipação.
·          seleção.
·          verificação.
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3. É muito importante conhecer o sujeito-aluno que compõe a Educação de Jovens e Adultos, 

·         ele é o centro do processo, portanto, sua maneira de se colocar em sala de aula determina a 
·          ação e a avaliação diagnosticada.
·          ação e as metodologias construídas.
·          avaliação e as metodologias construídas.
·          ação e os conteúdos de alfabetismo.
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4. Podemos considerar que existem muitas diferenças entre um indivíduo que aprendeu a ler e escrever e outro que,por qualquer motivo,não conseguiu.

·         Essas diferenças, segundo Tolchinsky e Teberosky, estão associadas a quais aspectos? 
·          Culturais e econômicos.
·          Sociais e políticos.
·          Políticos e culturais.
·          Sociais e econômicos.

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1. O letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.
·         Essa concepção admite uma relação muito estreita entre
·          educação formal e informal.
·          escolarização, alfabetização e letramento.
·          a ação de ensinar e aprender.
·          leitura e escrita.

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2. AS NARRATIVAS QUE SEMPRE SERVIRAM A PROPÓSITOS ESPECÍFICOS DE MANUTENÇÃO DE IDEOLOGIAS DAS CLASSES HEGEMÔNICAS ESTÃO DENTRO DO CONTEXTO:

·          econômico e cultural.
·          econômico e social.
·          político e cultural.
·          político e social.

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3. UMA VEZ QUE A EJA TEM COMO PRINCIPAL FINALIDADE PAGAR A DÍVIDA SOCIAL REGISTRADA EM NOSSA HISTÓRIA E NA VIDA DE MUITOS CIDADÃOS BRASILEIROS,
·         seu foco deve estar voltado para o reconhecimento do princípio da:
·          valorização.
·          igualdade.
·          dignidade.
·          impessoalidade.

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4. Qual é o único meio que uma pessoa tem para atingir e interagir com outra, por ser ela meio de expressão e de comunicação?
·          A experiência.
·          A linguagem.
·          A cultura.
·          A sociedade.

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1. Ser cidadão é uma realidade formada, necessariamente, por três aspectos, para garantir ao indivíduo os direitos
·          civis, culturais e sociais.
·          econômicos, políticos e sociais.
·          civis, políticos e sociais.
·          econômicos, políticos e culturais.

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2. Leia abaixo:
·         O princípio básico adotado em um trabalho de formação de professores é desenvolver junto aos alfabetizadores uma ampliação do conceito de leitura e escrita. Esse objetivo estava pautado em qual perspectiva?
·          Perceber a leitura e a escrita como um processo de construção e representação da oralidade e do pensamento.
·          Entender a leitura e a escrita apenas como transcrição ou decodificação do código.
·          Estabelecer a leitura e a escrita como processos distintos e autônomos.
·          Conceituar leitura e escrita em uma única perspectiva, definindo forma específica para o seu desenvolvimento.

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3. Realizar um planejamento é
·          entender que, embora a realidade dos alunos mude a cada período escolar, devemos seguir sempre um padrão preestabelecido pelos dirigentes da escola.
·          verificar o que todos os professores da unidade escolar estão realizando para que, a partir desses dados, o planejamento seja feito individualmente.
·          refletir sobre a realidade da escola e da sala de aula, perceber necessidades, ressignificar o trabalho e comprometer-se com a transformação da prática.
·          entender que ele tem um enfoque baseado no idealismo, isto é, ele cumpre um papel ideológico, um formalismo, e coloca o professor na função de executor.

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4. O QUE HÁ DE DIFERENTE NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)?
·          Os educadores.
·          O ambiente de estudo.
·          O seu conteúdo.
·          O seu público.


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1. Por que acredita-se na inconveniência de afirmar que existe na sociedade indivíduo iletrado?
·          Por se tratar a Educação de um direito público subjetivo, portanto, inerente a todas as pessoas; valorizar a experiência de um ou outro alfabetizando.
·          Porque a escola deve dar oportunidade às pessoas de terem acesso à cultura popular.
·          Porque em uma sociedade letrada as pessoas, desde o nascimento, estão rodeadas de situações em que a leitura e a escrita são utilizadas.
·          Porque o letramento é um conhecimento nato.

2. O trabalho implementado pela equipe de Paulo Freire, na década de 1960, iniciava-se
·          pelos círculos de cultura.
·          pela pesquisa do universo vocabular.
·          pela produção coletiva.
·          pelo processo de alfabetização.

3. Ler é uma condição para a plena participação no mundo.
·         Pela leitura o ser humano não só absorve conhecimento como pode transformá-lo em um processo contínuo de aperfeiçoamento. Entretanto, o mero ato de ler também pode conduzir o sujeito a um distanciamento da realidade, ou mesmo alienação. Para que cumpra suas funções social e cultural, e possibilite a emancipação e o enriquecimento do pensar e do fazer a leitura precisa ser exercida de forma
·          crítica e reflexiva.
·          metódica e interativa.
·          didática e prazerosa.
·          habitual e descompromissada.

4. Segundo o estudo de Maria José Nóbrega, qual das alternativas abaixo elenca algumas categorias didáticas de produção de texto?
·          Transcrição, autoria, análise.
·          Transcrição, análise, escrita.
·          Reprodução, decalque, autoria.
·          Observação, decalque, interpretação.


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1. É muito importante conhecer o sujeito-aluno que compõe a Educação de Jovens e Adultos,
·         ele é o centro do processo, portanto, sua maneira de se colocar em sala de aula determina a
·          ação e as metodologias construídas.
·          ação e a avaliação diagnosticada.
·          ação e os conteúdos de alfabetismo.
·          avaliação e as metodologias construídas.

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2. De acordo com Coelho, na matéria narrativa (a invenção transformada em palavras) entram fatores estruturantes que são:
·          narrador, foco narrativo, história, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte, texto em versos.
·          narrador, foco narrativo, história, efabulação, gênero narrativo, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte.
·          narrador, efabulação, início, meio e fim.
·          narrador, início da história, história, efabulação, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte, desfecho final.

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3. Uma característica significativa apresentada pelos alunos da EJA é que:
·         "[...] em geral, é muito difícil encontrar alunos que nunca tenham vivenciado uma experiência de sala de aula [...]". De que forma esse contato repercute na vida desses alunos?
·          Reconhecem na escola um espaço que não tem nada a oferecer, e por isso se distanciam dela.
·          É suficiente para criar um imaginário sobre esse espaço tão desejado e, ao mesmo tempo, tão distante.
·          Não representa uma experiência significativa.
·          É uma experiência da qual preferem abrir mão.

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4. Leia abaixo:
·         O princípio básico adotado em um trabalho de formação de professores é desenvolver junto aos alfabetizadores uma ampliação do conceito de leitura e escrita. Esse objetivo estava pautado em qual perspectiva?
·          Conceituar leitura e escrita em uma única perspectiva, definindo forma específica para o seu desenvolvimento.
·          Estabelecer a leitura e a escrita como processos distintos e autônomos.
·          Entender a leitura e a escrita apenas como transcrição ou decodificação do código.
·          Perceber a leitura e a escrita como um processo de construção e representação da oralidade e do pensamento.
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1. As instituições de ensino desenvolvem um projeto que o grupo elabora tendo em vista trabalhar aspectos da localidade,

·         tendo a liberdade de realizar adaptações sempre que houver necessidade. Esse projeto é o
·          Projeto Político Econômico.
·          Projeto Político Educacional.
·          Projeto Político Pedagógico. (correta)
·          Projeto Político Social.

2. Leia abaixo:

·         Na EJA os conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula, construídos no seu cotidiano ou integrantes desse cotidiano, precisam ser valorizados e aproveitados. Isso porque alfabetizar é
·          apenas decodificar símbolos, razão por que a Pedagogia deve utilizar palavras significativas para o aluno.
·          uma aprendizagem de um conhecimento formal que o aluno só é capaz de desenvolver na escola.
·          um fenômeno social, sendo que a Pedagogia já construiu conhecimentos específicos para lidar com essas questões.
·          um fenômeno de características sociais, políticas, pedagógicas, antropológicas, históricas e linguísticas. (correta)

3. Qual é o único meio que uma pessoa tem para atingir e interagir com outra, por ser ela meio de expressão e de comunicação?

·          A cultura.
·          A experiência.
·          A linguagem. (correta)
·          A sociedade.

4. Para escrever uma carta do leitor, com argumentação e opinião, o aluno precisa conhecer muito bem o tema de que vai tratar para

·          aprender a identificar argumentos e defender sua ideia por escrito. (correta)
·          contar sua ideia, de modo claro e coerente em uma carta de amor ou pessoal.
·          saber como agradecer nas mais diferentes situações.
·          conseguir contar todos os fatos da maneira mais completa possível.

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1. Segue abaixo:

O que é conceituado como uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações, que se não pensarmos detidamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho este ficará entregue aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade?
O planejamento.

2. Realizar um planejamento é

refletir sobre a realidade da escola e da sala de aula, perceber necessidades, ressignificar o trabalho e comprometer-se com a transformação da prática.

3. Um dos eixos norteadores do trabalho de formação realizado com os educadores de cabo delgado pautou-se no estímulo à produção de:

escrita dos educadores.

4. Enquanto o planejamento envolve a programação de ações, re-significação do trabalho e de nossos conceitos, a avaliação permite realizar:

um ato crítico.

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1. O letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.

Essa concepção admite uma relação muito estreita entre
escolarização, alfabetização e letramento.

2. Leia-se:

Apesar das mobilizações e dos avanços alcançados pela EJA por meio das lutas, acordos e toda legislação pertinente, a sua implementação como um direito efetivamente consolidado ainda é um desafio a ser superado. Isso se deve basicamente
pela falta de políticas públicas que invistam nas redes públicas de ensino e valorizem a formação de educadores.

3. A primeira orientação para se utilizar alguns gêneros dos textos populares, tais como os contos e as fábulas, em sala de aula, é partir sempre da

leitura.

4. Em 1997 alguns programas na área de alfabetização de adultos foram lançados pelo Governo, do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Qual desses programas desenvolvia ações de alfabetização de jovens e adultos em cidades do interior do país, atendendo basicamente ao Norte e ao Nordeste?
Programa Alfabetização Solidária.

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1. As narrativas que sempre serviram a propósitos específicos de manutenção de ideologias das classes hegemônicas estão dentro do contexto:
·        econômico e cultural.
·        político e social.
·        econômico e social.
·        político e cultural.


2. A forma epistolar e seus sentidos foram se definindo, ou pelo menos consolidando determinadas formas e não outras, conjuntamente com as práticas do:
·        Modernismo.
·        Cristianismo.
·        Ocidentalismo.
·        Judaísmo.

3. Cada espécie de texto possui seus próprios esquemas de gênero,
sendo assim qual é o gênero que é dependente da natureza do conhecimento de mundo, podendo assumir três formas distintas: conto, novela e romance?

·        Gênero narrativo.
·        Gênero estrutural.
·        Gênero epistolar.
·        Gênero discursivo.

4. Uma característica significativa apresentada pelos alunos da EJA é que:
"[...] em geral, é muito difícil encontrar alunos que nunca tenham vivenciado uma experiência de sala de aula [...]". De que forma esse contato repercute na vida desses alunos?
·        É suficiente para criar um imaginário sobre esse espaço tão desejado e, ao mesmo tempo, tão distante.
·        Não representa uma experiência significativa.
·        É uma experiência da qual preferem abrir mão.
·        Reconhecem na escola um espaço que não tem nada a oferecer, e por isso se distanciam dela.

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1. Entre as práticas de leitura,que abrem novas possibilidades de avançar a capacidade leitora do aluno,pode-se destacar a valorização da leitura como de
  • aprendizagem e conhecimento.(errada) atenção!
  • prazer e conhecimento.
  • aprendizagem e entretenimento.
  • prazer e entretenimento.( correta)
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2. O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA TEVE SUA ORIGEM NO PROGRAMA:
  • Comunidade Solidária(correta).
  • Erradicação do Analfabetismo.
  • Capacitação Solidária.
  • Universidade Solidária.
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3. UMA VEZ QUE TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL TRANSMITIR CONHECIMENTOS E PERMITIR A TODOS,
  • sem exceção, o acesso às riquezas culturais acumuladas há muitos séculos, a escola é fundamental na construção de uma educação de:
  • qualidade.(correta)
  • quantidade.
  • direcionamento.
  • continuidade. 
4. Fazer textos de própria autoria não é tarefa fácil, pois exige do aluno
  • empenho, dedicação, atenção, paciência, revisão etc., porque produzir bons textos depende somente da sua boa vontade.
  • que ele ouça alguém que lhe aponte caminhos, mas ele já traz para a escola todo o conhecimento oral para produzir seus textos.
  • empenho, dedicação, atenção, paciência, revisão etc. e sobretudo ouvir alguém que o ensine, ou seja, seguir alguém que lhe indique os caminhos.(correta)
  • um dom especial para que ele consiga produzir bons textos.

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1. UMA VEZ QUE TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL TRANSMITIR CONHECIMENTOS E PERMITIR A TODOS,
·         sem exceção, o acesso às riquezas culturais acumuladas há muitos séculos, a escola é fundamental na construção de uma educação de:

·          quantidade.
·          direcionamento.
·          qualidade.
·          continuidade.

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2. De acordo com o planejamento feito pelo grupo de formadores do II Curso de Formação de Alfabetizadores do Pasmo,
·         o curso seria desenvolvido com o objetivo de

·          manter as concepções de leitura.
·          eliminar reflexões críticas sobre a alfabetização.
·          eternizar o fazer pedagógico.
·          desenvolver reflexões críticas sobre a alfabetização.

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3. A ESCOLA É A INSTITUIÇÃO SOCIAL RESPONSÁVEL PELA:
·          obrigatoriedade do conhecimento.
·          imposição do conhecimento.
·          transmissão do conhecimento.
·          memorização do conhecimento.
·          
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4. Em 2003, com a instituição do governo Lula,
·         foi criado um novo programa, com velhos desafios, que retoma a estrutura de uma campanha nacional e a ideia de "erradicação" do analfabetismo em quatro anos de mandato. Esse programa corresponde ao
·          Programa Alfabetização Solidária.
·          Programa Brasil Alfabetizado.
·          Programa Alfabetização Continuada.
·          Programa Erradicação do Analfabetismo.

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1. Ler é uma condição para a plena participação no mundo.

·         Pela leitura o ser humano não só absorve conhecimento como pode transformá-lo em um processo contínuo de aperfeiçoamento. Entretanto, o mero ato de ler também pode conduzir o sujeito a um distanciamento da realidade, ou mesmo alienação. Para que cumpra suas funções social e cultural, e possibilite a emancipação e o enriquecimento do pensar e do fazer a leitura precisa ser exercida de forma
·          crítica e reflexiva.
·          habitual e descompromissada.
·          didática e prazerosa.
·          metódica e interativa.
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2. Para Solé, uma leitura fluente envolve algumas estratégias, uma delas leva o leitor a se deter apenas aos aspectos úteis,

·         isto é, àquilo que lhe interessa naquele momento da vida, deixando de lado outros aspectos irrelevantes. Essa estratégia específica é a estratégia de
·          inferência.
·          antecipação.
·          seleção.
·          verificação.
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3. É muito importante conhecer o sujeito-aluno que compõe a Educação de Jovens e Adultos,
·         ele é o centro do processo, portanto, sua maneira de se colocar em sala de aula determina a
·          ação e a avaliação diagnosticada.
·          ação e as metodologias construídas.
·          avaliação e as metodologias construídas.
·          ação e os conteúdos de alfabetismo.
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4. Podemos considerar que existem muitas diferenças entre um indivíduo que aprendeu a ler e escrever e outro que,por qualquer motivo,não conseguiu.

·         Essas diferenças, segundo Tolchinsky e Teberosky, estão associadas a quais aspectos?
·          Culturais e econômicos.
·          Sociais e políticos.
·          Políticos e culturais.
·          Sociais e econômicos.

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1. O letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.
·         Essa concepção admite uma relação muito estreita entre
·          educação formal e informal.
·          escolarização, alfabetização e letramento.
·          a ação de ensinar e aprender.
·          leitura e escrita.

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2. AS NARRATIVAS QUE SEMPRE SERVIRAM A PROPÓSITOS ESPECÍFICOS DE MANUTENÇÃO DE IDEOLOGIAS DAS CLASSES HEGEMÔNICAS ESTÃO DENTRO DO CONTEXTO:
·          econômico e cultural.
·          econômico e social.
·          político e cultural.
·          político e social.

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3. UMA VEZ QUE A EJA TEM COMO PRINCIPAL FINALIDADE PAGAR A DÍVIDA SOCIAL REGISTRADA EM NOSSA HISTÓRIA E NA VIDA DE MUITOS CIDADÃOS BRASILEIROS,
·         seu foco deve estar voltado para o reconhecimento do princípio da:
·          valorização.
·          igualdade.
·          dignidade.
·          impessoalidade.

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4. Qual é o único meio que uma pessoa tem para atingir e interagir com outra, por ser ela meio de expressão e de comunicação?

·          A experiência.
·          A linguagem.
·          A cultura.
·          A sociedade.
          
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1. Ser cidadão é uma realidade formada, necessariamente, por três aspectos, para garantir ao indivíduo os direitos

·          civis, culturais e sociais.
·          econômicos, políticos e sociais.
·          civis, políticos e sociais.
·          econômicos, políticos e culturais.

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2. Leia abaixo:
·         O princípio básico adotado em um trabalho de formação de professores é desenvolver junto aos alfabetizadores uma ampliação do conceito de leitura e escrita. Esse objetivo estava pautado em qual perspectiva?
·          Perceber a leitura e a escrita como um processo de construção e representação da oralidade e do pensamento.
·          Entender a leitura e a escrita apenas como transcrição ou decodificação do código.
·          Estabelecer a leitura e a escrita como processos distintos e autônomos.
·          Conceituar leitura e escrita em uma única perspectiva, definindo forma específica para o seu desenvolvimento.
·          
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3. Realizar um planejamento é

·          entender que, embora a realidade dos alunos mude a cada período escolar, devemos seguir sempre um padrão preestabelecido pelos dirigentes da escola.
·          verificar o que todos os professores da unidade escolar estão realizando para que, a partir desses dados, o planejamento seja feito individualmente.
·          refletir sobre a realidade da escola e da sala de aula, perceber necessidades, ressignificar o trabalho e comprometer-se com a transformação da prática.
·          entender que ele tem um enfoque baseado no idealismo, isto é, ele cumpre um papel ideológico, um formalismo, e coloca o professor na função de executor.
·          
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4. O QUE HÁ DE DIFERENTE NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)?
·          Os educadores.
·          O ambiente de estudo.
·          O seu conteúdo.
·          O seu público.

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1. Por que acredita-se na inconveniência de afirmar que existe na sociedade indivíduo iletrado?
·          Por se tratar a Educação de um direito público subjetivo, portanto, inerente a todas as pessoas; valorizar a experiência de um ou outro alfabetizando.
·          Porque a escola deve dar oportunidade às pessoas de terem acesso à cultura popular.
·          Porque em uma sociedade letrada as pessoas, desde o nascimento, estão rodeadas de situações em que a leitura e a escrita são utilizadas.
·          Porque o letramento é um conhecimento nato.

2. O trabalho implementado pela equipe de Paulo Freire, na década de 1960, iniciava-se
·          pelos círculos de cultura.
·          pela pesquisa do universo vocabular.
·          pela produção coletiva.
·          pelo processo de alfabetização.

3. Ler é uma condição para a plena participação no mundo.
·         Pela leitura o ser humano não só absorve conhecimento como pode transformá-lo em um processo contínuo de aperfeiçoamento. Entretanto, o mero ato de ler também pode conduzir o sujeito a um distanciamento da realidade, ou mesmo alienação. Para que cumpra suas funções social e cultural, e possibilite a emancipação e o enriquecimento do pensar e do fazer a leitura precisa ser exercida de forma

·          crítica e reflexiva.
·          metódica e interativa.
·          didática e prazerosa.
·          habitual e descompromissada.

4. Segundo o estudo de Maria José Nóbrega, qual das alternativas abaixo elenca algumas categorias didáticas de produção de texto?
·          Transcrição, autoria, análise.
·          Transcrição, análise, escrita.
·          Reprodução, decalque, autoria.
·          Observação, decalque, interpretação.

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1. É muito importante conhecer o sujeito-aluno que compõe a Educação de Jovens e Adultos,
·         ele é o centro do processo, portanto, sua maneira de se colocar em sala de aula determina a
·          ação e as metodologias construídas.
·          ação e a avaliação diagnosticada.
·          ação e os conteúdos de alfabetismo.
·          avaliação e as metodologias construídas.

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2. De acordo com Coelho, na matéria narrativa (a invenção transformada em palavras) entram fatores estruturantes que são:
·          narrador, foco narrativo, história, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte, texto em versos.
·          narrador, foco narrativo, história, efabulação, gênero narrativo, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte.
·          narrador, efabulação, início, meio e fim.
·          narrador, início da história, história, efabulação, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte, desfecho final.
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3. Uma característica significativa apresentada pelos alunos da EJA é que:
·         "[...] em geral, é muito difícil encontrar alunos que nunca tenham vivenciado uma experiência de sala de aula [...]". De que forma esse contato repercute na vida desses alunos?

·          Reconhecem na escola um espaço que não tem nada a oferecer, e por isso se distanciam dela.
·          É suficiente para criar um imaginário sobre esse espaço tão desejado e, ao mesmo tempo, tão distante.
·          Não representa uma experiência significativa.
·          É uma experiência da qual preferem abrir mão.

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4. Leia abaixo:
·         O princípio básico adotado em um trabalho de formação de professores é desenvolver junto aos alfabetizadores uma ampliação do conceito de leitura e escrita. Esse objetivo estava pautado em qual perspectiva?
·          Conceituar leitura e escrita em uma única perspectiva, definindo forma específica para o seu desenvolvimento.
·          Estabelecer a leitura e a escrita como processos distintos e autônomos.
·          Entender a leitura e a escrita apenas como transcrição ou decodificação do código.
·          Perceber a leitura e a escrita como um processo de construção e representação da oralidade e do pensamento.
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