Material enviado pela colega Regiane
Minha N2 - Resultado final : 1.5
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resultado final : 2
2. Realizar um planejamento é
3. Um dos eixos norteadores do trabalho de formação realizado com os
educadores de cabo delgado pautou-se no estímulo à produção de:
4. Enquanto o planejamento envolve a programação de ações,
re-significação do trabalho e de nossos conceitos, a avaliação permite
realizar:
Resultado final : 2
1. O letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que
seu processo inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de
escrever.
2. Leia-se:
3. A primeira orientação para se utilizar alguns gêneros dos textos
populares, tais como os contos e as fábulas, em sala de aula, é partir sempre
da
4. Em 1997 alguns programas na área de alfabetização de adultos foram
lançados pelo Governo, do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Resultado
final : 1.5
1. Segue
abaixo:
3. Um dos
eixos norteadores do trabalho de formação realizado com os educadores de cabo
delgado pautou-se no estímulo à produção de:
4. Enquanto
o planejamento envolve a programação de ações, re-significação do trabalho e de
nossos conceitos, a avaliação permite realizar:
Resultado
final : 2
1. O
letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo
inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.
2. Leia-se:
4. Em 1997
alguns programas na área de alfabetização de adultos foram lançados pelo
Governo, do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
2. A forma epistolar e seus sentidos foram se definindo,
ou pelo menos consolidando determinadas formas e não outras, conjuntamente com
as práticas do:
3. Uma característica significativa apresentada pelos alunos da EJA é que:
4. EM QUE TIPO
DE SOCIEDADE, SABER LER E ESCREVER UMA CARTA SE CONSTITUI NUM GRANDE
INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO QUE DEVERIA ESTAR AO ALCANCE DE TODOS?
·
Monárquica.
·
Anarquista.
·
Ditatorial.
·
Democrática.
1. O GOVERNO
BRASILEIRO CRIOU O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA (PAS), EM JANEIRO DE 1997,
·
com o objetivo de mudar o quadro da
educação fundamental no país, o Programa foi criado:
·
em
São Paulo.
·
no
Rio Grande do Sul.
·
no Rio Grande do Norte.
·
no
Paraná.
2. QUAL É A
FILOSOFIA BÁSICA NO TRABALHO COM PROJETOS?
·
Interdisciplinaridade.
·
Metodologia.
·
Financiamento.
·
Empreendimento.
3. O conceito:
·
"[...] é um perguntar-se constante
e consciente. É um pensar livre, mas crítico, que ajuda a pessoa do aluno a se
situar como agente de sua aprendizagem, de forma responsável e dinâmica", corresponde
à
·
contextualização.
·
interpretação.
·
textualização.
·
avaliação.
4. EM QUE TIPO
DE SOCIEDADE, SABER LER E ESCREVER UMA CARTA SE CONSTITUI NUM GRANDE
INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO QUE DEVERIA ESTAR AO ALCANCE DE TODOS?
·
Monárquica.
·
Anarquista.
·
Ditatorial.
·
Democrática.
Material enviado pela colega Luciana
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
1. Cada espécie de texto
possui seus próprios esquemas de gênero,
- sendo assim qual é o gênero
que é dependente da natureza do conhecimento de mundo, podendo assumir
três formas distintas: conto, novela e romance?
- Gênero estrutural.
- Gênero narrativo.
- Gênero epistolar.
- Gênero discursivo.
2. Uma
das características fundamentais de um projeto é que ele
- não prevê um produto final,
mas compartilha seus objetivos.
- prevê um produto final, predefinido e
compartilhado com os participantes.
- prevê um produto final,
predefinido de forma individual.
- tem objetivo individual, com
um único participante.
3.
DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO RIO
GRANDE DO NORTE,
- em virtude de haver uma
quantidade muito grande de alfabetizadoras, sentiu-se a necessidade de se
fazer um resgate:
- da valorização da mulher.
- da valorização do homem.
- da igualdade entre homens e
mulheres.
- das dificuldades e submissão
da mulher.
4. As
instituições de ensino desenvolvem um projeto que o grupo elabora tendo em
vista trabalhar aspectos da localidade,
- tendo a liberdade de
realizar adaptações sempre que houver necessidade. Esse projeto é o
- Projeto Político Pedagógico.
- Projeto Político Social.
- Projeto Político
Educacional.
- Projeto Político Econômico.
N2-Educação de jovens e adultos
4. Na EJA o grande desafio é encontrar
soluções para vencer as dificuldades presentes nesse segmento de ensino,
tentando atender a qual princípio?
- De acesso dos alunos à escola.
- De irrenunciabilidade do direito à educação.
- De disponibilidade de vagas na escola.
- De permanência dos alunos na escola. (correta)
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
N2 do colega Ary - Resultado final : 1.5
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. QUAL É A FILOSOFIA BÁSICA NO TRABALHO COM PROJETOS?
- Interdisciplinaridade. (correta)
- Financiamento.
- Empreendimento.
- Metodologia.
2. QUAL A BASE DO PENSAMENTO FREIREANO?
- Decodificação e codificação do código escrito.
- Enxergar a Educação como um processo de libertação do homem (politização do ato educativo).
- Alfabetização como um processo contínuo de memorização de letras.
- A Educação é vista como um processo fragmentado.
3. As instituições de ensino desenvolvem um projeto que o grupo elabora tendo em vista trabalhar aspectos da localidade,
- tendo a liberdade de realizar adaptações sempre que houver necessidade. Esse projeto é o
- Projeto Político Educacional.
- Projeto Político Econômico.
- Projeto Político Pedagógico.
- Projeto Político Social.
4. NA DÉCADA DE 1950,
- auge do desenvolvimentismo e populismo no Brasil, quais âmbitos institucionais inspiraram os agentes de Educação nas linhas dominantes e nas formas de intervenção junto aos grupos populares?
- As universidades, os partidos e as organizações não governamentais e a diversidade de religiões.
- As escolas públicas, os partidos e as organizações privadas de programas socialistas e a Igreja.
- As escolas particulares, os partidos e as organizações políticas de programas socialistas e a diversidade de religiões.
- As universidades, os partidos e as organizações políticas de programas socialistas e a Igreja.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. O
letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo
inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.
·
Essa concepção admite uma relação
muito estreita entre
·
escolarização,
alfabetização e letramento. - correta
·
educação
formal e informal.
·
a
ação de ensinar e aprender.
·
leitura
e escrita.
2. A
NECESSIDADE DA EJA TORNA-SE EVIDENTE EM RAZÃO DE DEVOLVER, À GRANDE PARCELA DA
POPULAÇÃO ADULTA QUE NÃO SABE LER E ESCREVER, O DIREITO DE:
·
capacitá-la
para o trabalho.
·
viver
plenamente a cidadania.
·
completar
o Ensino Fundamental.
·
frequentar
a universidade.
3. Quantos e
quais são os aspectos fundamentais que caracterizam um bom projeto?
·
2:
embasamento e clareza.
·
3:
ser realizado de acordo com interesses comuns, metodologia e contextualização.
·
3:
contextualização com a realidade, ter como objetivo a melhoria das condições de
vida dos envolvidos e ser implementado por sujeitos com interesses comuns.
·
4:
embasamento, objetividade, empreendedorismo e interesses comuns.
4. À medida
que o enfoque passa a ser centrado no professor,
·
qual, dentre as alternativas abaixo,
corresponde a uma significativa mudança provocada na formação dos docentes?
·
O
tempo de formação dos alfabetizandos.
·
Os
saberes próprios da profissão. - correta
·
O
que os professores sabem ou pensam sobre os alunos.
·
O
sentido de se conceber a relação entre teoria e prática.
Resultado final : 1
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. O
letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo
inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.
·
Essa concepção admite uma relação muito estreita entre
·
escolarização,
alfabetização e letramento. - correta
·
educação formal e informal.
·
a ação de ensinar e aprender.
·
leitura
e escrita.
2. A
NECESSIDADE DA EJA TORNA-SE EVIDENTE EM RAZÃO DE DEVOLVER, À GRANDE PARCELA DA
POPULAÇÃO ADULTA QUE NÃO SABE LER E ESCREVER, O DIREITO DE:
·
capacitá-la para o trabalho.
·
viver
plenamente a cidadania.
·
completar o Ensino Fundamental.
·
frequentar a universidade.
3. Quantos e
quais são os aspectos fundamentais que caracterizam um bom projeto?
·
2: embasamento e clareza.
·
3: ser realizado de acordo com interesses
comuns, metodologia e contextualização.
·
3: contextualização
com a realidade, ter como objetivo a melhoria das condições de vida dos
envolvidos e ser implementado por sujeitos com interesses comuns.
·
4: embasamento, objetividade,
empreendedorismo e interesses comuns.
4. À medida
que o enfoque passa a ser centrado no professor,
· qual, dentre as alternativas abaixo, corresponde a uma significativa
mudança provocada na formação dos docentes?
·
O tempo de formação dos alfabetizandos.
·
Os saberes
próprios da profissão. - correta
·
O que os professores sabem ou pensam sobre os
alunos.
·
O
sentido de se conceber a relação entre teoria e prática.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
1. QUANDO SE FALA EM
PRODUÇÃO DO GRUPO,
- não se deve fazer referência somente às
atividades realizadas em sala de aula, mas tudo aquilo que os alunos
pensam e dizem, ou seja, suas opiniões e visões acerca:
- de
cada tema debatido.
- da
vida familiar.
- do
meio profissional.
- do
meio social.
2. NA CONCEPÇÃO DE SEUS
IDEALIZADORES, O FALA COMUNIDADE CUMPRE A FINALIDADE DE SER UM MATERIAL DE
ESCRITA E DE LEITURA DIRIGIDO:
- exclusivamente
aos professores da EJA.
- aos
professores da EJA e de suas comunidades.
- aos
alunos da EJA e de suas comunidades.
- exclusivamente
aos alunos da EJA.
3. LEIA ABAIXO:
- Uma preocupação sempre recorrente nas
experiências implementadas pelo Núcleo de Educação de Adultos (Nead)
Raízes Comunitárias tem sido a de estabelecer um confronto entre
diferentes sistemas de produção de conhecimento:
- o
saber escolar; e o saber político.
- o
saber social; e o saber político.
- o
saber social; e o saber popular.
- o
saber escolar; e o saber popular.
4. Segue abaixo:
- Temos conhecimento de que toda pessoa é capaz
de aprender, mas há necessidade de oferecer condições adequadas para que
essa aprendizagem ocorra. Na Educação de Jovens e Adultos devemos lançar
mão de ensinamentos para facilitar o ensino. Esses ensinamentos podem ser
resgatados
- dos
livros didáticos, única forma pela qual os adultos têm acesso ao
conhecimento sistematizado.
- do
cotidiano do aluno, pois ditados e contos acumulativos permitem contato com algo já conhecido.
- da
cultura erudita e não da cultura popular, pois é somente na alta cultura
que está o saber.
- apenas
dos meios de comunicação de massa, os únicos verdadeiramente modernos.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. Uma das características
fundamentais de um projeto é que ele
- prevê
um produto final, predefinido e compartilhado com os participantes.
- não
prevê um produto final, mas compartilha seus objetivos.
- prevê
um produto final, predefinido de forma individual.
- tem
objetivo individual, com um único participante.
2. Qual é o único meio que
uma pessoa tem para atingir e interagir com outra, por ser ela meio de
expressão e de comunicação?
- A
experiência.
- A
cultura.
- A
sociedade.
- A
linguagem.
3. QUAL DAS ALTERNATIVAS
ABAIXO CORRESPONDE ÀS ESTRATÉGIAS DE LEITURA?
- Formação,
seleção, interferência.
- Antecipação,
verificação, inferência.
- Decodificação,
interpretação, informação.
- Verificação,
inferência, aquisição.
4. O PORTFÓLIO PERMITE A
PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO NOSSO CONHECIMENTO TENDO EM CONTA QUE
ELE É UM PODEROSO INSTRUMENTO DE:
- aprendizagem
e reflexão.
- avaliação
e mensuração.
- reflexão
e mensuração.
- avaliação
e reflexão.
Resultado final : 2
1. EM QUE TIPO DE
SOCIEDADE, SABER LER E ESCREVER UMA CARTA SE CONSTITUI NUM GRANDE INSTRUMENTO
DE COMUNICAÇÃO QUE DEVERIA ESTAR AO ALCANCE DE TODOS?
- Ditatorial.
- Democrática.
- Monárquica.
- Anarquista.
2. NA MEDIDA EM QUE O HOMEM
INTEGRA-SE NAS CONDIÇÕES DO SEU CONTEXTO SOCIAL, REFLETE SOBRE ELAS E RESPONDE
AOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM.
- A partir das relações que estabelece com seu
mundo, o homem cria recria decide e dinamiza esse mundo. Essa relação do
homem em sociedade cria:
- a
reflexão.
- a
cultura.
- a
experiência.
- o
conhecimento.
3. O que é trabalho de
projeto?
- É
uma metodologia assumida em grupo que pressupõe uma grande implicação de
uma única pessoa.
- É
uma metodologia assumida de forma individual que pressupõe uma grande
implicação da comunidade.
- É
uma metodologia assumida em grupo que pressupõe uma grande implicação de
todos os participantes.
- É
uma metodologia assumida de forma individual que pressupõe uma grande
implicação do responsável.
4. DURANTE O
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO RIO GRANDE DO
NORTE,
- em virtude de haver uma quantidade muito
grande de alfabetizadoras, sentiu-se a necessidade de se fazer um resgate:
- da
valorização do homem.
- da
valorização da mulher.
- das
dificuldades e submissão da mulher.
- da
igualdade entre homens e mulheres.
Resultado final : 2
1. Segue
abaixo:
O que é
conceituado como uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações,
que se não pensarmos detidamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho
este ficará entregue aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na
sociedade?
O planejamento.
2. Realizar um planejamento é
refletir sobre a realidade da escola e da
sala de aula, perceber necessidades, ressignificar o trabalho e comprometer-se
com a transformação da prática.
3. Um dos eixos norteadores do trabalho de formação realizado com os
educadores de cabo delgado pautou-se no estímulo à produção de:
escrita dos educadores.
4. Enquanto o planejamento envolve a programação de ações,
re-significação do trabalho e de nossos conceitos, a avaliação permite
realizar:
um ato crítico.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
1. O letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que
seu processo inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de
escrever.
Essa concepção admite uma relação muito estreita
entre
escolarização, alfabetização e letramento.
2. Leia-se:
Apesar das mobilizações e dos avanços alcançados
pela EJA por meio das lutas, acordos e toda legislação pertinente, a sua
implementação como um direito efetivamente consolidado ainda é um desafio a ser
superado. Isso se deve basicamente
pela falta de políticas públicas que invistam
nas redes públicas de ensino e valorizem a formação de educadores.
3. A primeira orientação para se utilizar alguns gêneros dos textos
populares, tais como os contos e as fábulas, em sala de aula, é partir sempre
da
leitura.
4. Em 1997 alguns programas na área de alfabetização de adultos foram
lançados pelo Governo, do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Qual desses programas desenvolvia ações de
alfabetização de jovens e adultos em cidades do interior do país, atendendo
basicamente ao Norte e ao Nordeste?
Programa Alfabetização Solidária.
Resultado final
: 2
EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS
1. As
narrativas que sempre serviram a propósitos específicos de manutenção de
ideologias das classes hegemônicas estão dentro do contexto:
·
econômico e cultural.
·
político e social.
·
econômico e social.
·
político e cultural.
2. A forma
epistolar e seus sentidos foram se definindo, ou pelo menos consolidando
determinadas formas e não outras, conjuntamente com as práticas do:
·
Modernismo.
·
Cristianismo.
·
Ocidentalismo.
·
Judaísmo.
3. Cada espécie
de texto possui seus próprios esquemas de gênero,
sendo assim
qual é o gênero que é dependente da natureza do conhecimento de mundo, podendo
assumir três formas distintas: conto, novela e romance?
·
Gênero
narrativo.
·
Gênero estrutural.
·
Gênero epistolar.
·
Gênero discursivo.
4. Uma
característica significativa apresentada pelos alunos da EJA é que:
"[...] em geral, é muito difícil
encontrar alunos que nunca tenham vivenciado uma experiência de sala de aula
[...]". De que forma esse contato repercute na vida desses alunos?
·
É
suficiente para criar um imaginário sobre esse espaço tão desejado e, ao mesmo
tempo, tão distante.
·
Não representa uma experiência significativa.
·
É uma experiência da qual preferem abrir mão.
·
Reconhecem na escola um espaço que não tem nada a oferecer, e por
isso se distanciam dela.
Resultado final : 1.5
EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS
1. Entre as práticas de leitura,que abrem novas possibilidades de
avançar a capacidade leitora do aluno,pode-se destacar a valorização da leitura
como de
- aprendizagem e conhecimento.(errada) atenção!
- prazer e conhecimento.
- aprendizagem e entretenimento.
- prazer e
entretenimento.( correta)
2. O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA TEVE SUA ORIGEM NO PROGRAMA:
- Comunidade
Solidária(correta).
- Erradicação do Analfabetismo.
- Capacitação Solidária.
- Universidade Solidária.
3. UMA VEZ QUE TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL TRANSMITIR CONHECIMENTOS E
PERMITIR A TODOS,
- sem
exceção, o acesso às riquezas culturais acumuladas há muitos séculos, a
escola é fundamental na construção de uma educação de:
- qualidade.(correta)
- quantidade.
- direcionamento.
- continuidade.
4. Fazer textos de própria autoria não é tarefa fácil, pois exige do
aluno
- empenho, dedicação, atenção, paciência,
revisão etc., porque produzir bons textos depende somente da sua boa
vontade.
- que ele ouça alguém que lhe aponte caminhos,
mas ele já traz para a escola todo o conhecimento oral para produzir seus
textos.
- empenho,
dedicação, atenção, paciência, revisão etc. e sobretudo ouvir alguém que o
ensine, ou seja, seguir alguém que lhe indique os caminhos.(correta)
- um dom especial para que ele consiga produzir
bons textos.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
1. UMA VEZ QUE TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL TRANSMITIR
CONHECIMENTOS E PERMITIR A TODOS,
·
sem
exceção, o acesso às riquezas culturais acumuladas há muitos séculos, a escola
é fundamental na construção de uma educação de:
·
quantidade.
·
direcionamento.
·
qualidade.
·
continuidade.
2. De acordo com o planejamento feito pelo grupo de
formadores do II Curso de Formação de Alfabetizadores do Pasmo,
·
o
curso seria desenvolvido com o objetivo de
·
manter as concepções de leitura.
·
eliminar reflexões críticas sobre a
alfabetização.
·
eternizar o fazer pedagógico.
·
desenvolver
reflexões críticas sobre a alfabetização.
3. A ESCOLA É A INSTITUIÇÃO SOCIAL RESPONSÁVEL
PELA:
·
obrigatoriedade do conhecimento.
·
imposição do conhecimento.
·
transmissão
do conhecimento.
·
memorização do conhecimento.
4. Em 2003, com a instituição do governo Lula,
·
foi
criado um novo programa, com velhos desafios, que retoma a estrutura de uma
campanha nacional e a ideia de "erradicação" do analfabetismo em
quatro anos de mandato. Esse programa corresponde ao
·
Programa Alfabetização Solidária.
·
Programa
Brasil Alfabetizado.
·
Programa Alfabetização Continuada.
·
Programa Erradicação do Analfabetismo.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. Ler é uma
condição para a plena participação no mundo.
·
Pela leitura o ser humano não só absorve conhecimento como pode
transformá-lo em um processo contínuo de aperfeiçoamento. Entretanto, o mero
ato de ler também pode conduzir o sujeito a um distanciamento da realidade, ou
mesmo alienação. Para que cumpra suas funções social e cultural, e possibilite
a emancipação e o enriquecimento do pensar e do fazer a leitura precisa ser
exercida de forma
·
crítica
e reflexiva.
·
habitual e descompromissada.
·
didática e prazerosa.
·
metódica e interativa.
2. Para Solé,
uma leitura fluente envolve algumas estratégias, uma delas leva o leitor a se
deter apenas aos aspectos úteis,
·
isto é, àquilo que lhe interessa naquele momento da vida, deixando de
lado outros aspectos irrelevantes. Essa estratégia específica é a estratégia de
·
inferência.
·
antecipação.
·
seleção.
·
verificação.
3. É muito
importante conhecer o sujeito-aluno que compõe a Educação de Jovens e Adultos,
·
ele é o centro do processo, portanto, sua maneira de se colocar em sala
de aula determina a
·
ação e a avaliação diagnosticada.
·
ação
e as metodologias construídas.
·
avaliação e as metodologias construídas.
·
ação e os conteúdos de alfabetismo.
4. Podemos
considerar que existem muitas diferenças entre um indivíduo que aprendeu a ler
e escrever e outro que,por qualquer motivo,não conseguiu.
·
Essas diferenças, segundo Tolchinsky e Teberosky, estão associadas a
quais aspectos?
·
Culturais e econômicos.
·
Sociais e políticos.
·
Políticos e culturais.
·
Sociais
e econômicos.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. O letramento, na sua dimensão individual,
defende a ideia de que seu processo inicial implica na aquisição,ainda que
mínima,da habilidade de escrever.
·
Essa concepção admite uma relação muito estreita entre
·
educação formal e informal.
·
escolarização,
alfabetização e letramento.
·
a ação de ensinar e aprender.
·
leitura e escrita.
2. AS NARRATIVAS QUE SEMPRE SERVIRAM A
PROPÓSITOS ESPECÍFICOS DE MANUTENÇÃO DE IDEOLOGIAS DAS CLASSES HEGEMÔNICAS
ESTÃO DENTRO DO CONTEXTO:
·
econômico e cultural.
·
econômico e social.
·
político e cultural.
·
político
e social.
3. UMA VEZ QUE A EJA TEM COMO PRINCIPAL
FINALIDADE PAGAR A DÍVIDA SOCIAL REGISTRADA EM NOSSA HISTÓRIA E NA VIDA DE
MUITOS CIDADÃOS BRASILEIROS,
·
seu foco deve estar voltado para o reconhecimento do princípio da:
·
valorização.
·
igualdade.
·
dignidade.
·
impessoalidade.
4. Qual é o único meio que uma pessoa tem
para atingir e interagir com outra, por ser ela meio de expressão e de
comunicação?
·
A experiência.
·
A
linguagem.
·
A cultura.
·
A sociedade.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
1. Ser cidadão é uma realidade formada,
necessariamente, por três aspectos, para garantir ao indivíduo os direitos
·
civis, culturais e sociais.
·
econômicos, políticos e sociais.
·
civis,
políticos e sociais.
·
econômicos, políticos e culturais.
2. Leia abaixo:
·
O
princípio básico adotado em um trabalho de formação de professores é
desenvolver junto aos alfabetizadores uma ampliação do conceito de leitura e
escrita. Esse objetivo estava pautado em qual perspectiva?
·
Perceber
a leitura e a escrita como um processo de construção e representação da
oralidade e do pensamento.
·
Entender a leitura e a escrita apenas como
transcrição ou decodificação do código.
·
Estabelecer a leitura e a escrita como
processos distintos e autônomos.
·
Conceituar leitura e escrita em uma única perspectiva,
definindo forma específica para o seu desenvolvimento.
3. Realizar um planejamento é
·
entender que, embora a realidade dos alunos
mude a cada período escolar, devemos seguir sempre um padrão preestabelecido
pelos dirigentes da escola.
·
verificar o que todos os professores da
unidade escolar estão realizando para que, a partir desses dados, o
planejamento seja feito individualmente.
·
refletir
sobre a realidade da escola e da sala de aula, perceber necessidades,
ressignificar o trabalho e comprometer-se com a transformação da prática.
·
entender que ele tem um enfoque baseado no
idealismo, isto é, ele cumpre um papel ideológico, um formalismo, e coloca o
professor na função de executor.
4. O QUE HÁ DE DIFERENTE NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS (EJA)?
·
Os educadores.
·
O ambiente de estudo.
·
O seu conteúdo.
·
O seu
público.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
1. Por que acredita-se na inconveniência de afirmar
que existe na sociedade indivíduo iletrado?
·
Por se tratar a Educação de um direito
público subjetivo, portanto, inerente a todas as pessoas; valorizar a
experiência de um ou outro alfabetizando.
·
Porque a escola deve dar oportunidade às
pessoas de terem acesso à cultura popular.
·
Porque
em uma sociedade letrada as pessoas, desde o nascimento, estão rodeadas de
situações em que a leitura e a escrita são utilizadas.
·
Porque o letramento é um conhecimento nato.
2. O trabalho implementado pela equipe de Paulo
Freire, na década de 1960, iniciava-se
·
pelos círculos de cultura.
·
pela
pesquisa do universo vocabular.
·
pela produção coletiva.
·
pelo processo de alfabetização.
3. Ler é uma condição para a plena participação no
mundo.
·
Pela
leitura o ser humano não só absorve conhecimento como pode transformá-lo em um
processo contínuo de aperfeiçoamento. Entretanto, o mero ato de ler também pode
conduzir o sujeito a um distanciamento da realidade, ou mesmo alienação. Para
que cumpra suas funções social e cultural, e possibilite a emancipação e o
enriquecimento do pensar e do fazer a leitura precisa ser exercida de forma
·
crítica
e reflexiva.
·
metódica e interativa.
·
didática e prazerosa.
·
habitual e descompromissada.
4. Segundo o estudo de Maria José Nóbrega, qual das
alternativas abaixo elenca algumas categorias didáticas de produção de texto?
·
Transcrição, autoria, análise.
·
Transcrição, análise, escrita.
·
Reprodução,
decalque, autoria.
·
Observação, decalque, interpretação.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
1. É muito importante conhecer o sujeito-aluno que
compõe a Educação de Jovens e Adultos,
·
ele
é o centro do processo, portanto, sua maneira de se colocar em sala de aula
determina a
·
ação e
as metodologias construídas.
·
ação e a avaliação diagnosticada.
·
ação e os conteúdos de alfabetismo.
·
avaliação e as metodologias construídas.
2. De acordo com Coelho, na matéria narrativa (a
invenção transformada em palavras) entram fatores estruturantes que são:
·
narrador, foco narrativo, história,
personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte,
texto em versos.
·
narrador,
foco narrativo, história, efabulação, gênero narrativo, personagens, espaço,
tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte.
·
narrador, efabulação, início, meio e fim.
·
narrador, início da história, história,
efabulação, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor
ou ouvinte, desfecho final.
3. Uma característica significativa apresentada
pelos alunos da EJA é que:
·
"[...]
em geral, é muito difícil encontrar alunos que nunca tenham vivenciado uma
experiência de sala de aula [...]". De que forma esse contato repercute na
vida desses alunos?
·
Reconhecem na escola um espaço que não tem
nada a oferecer, e por isso se distanciam dela.
·
É
suficiente para criar um imaginário sobre esse espaço tão desejado e, ao mesmo
tempo, tão distante.
·
Não representa uma experiência significativa.
·
É uma experiência da qual preferem abrir mão.
4. Leia abaixo:
·
O
princípio básico adotado em um trabalho de formação de professores é
desenvolver junto aos alfabetizadores uma ampliação do conceito de leitura e
escrita. Esse objetivo estava pautado em qual perspectiva?
·
Conceituar leitura e escrita em uma única
perspectiva, definindo forma específica para o seu desenvolvimento.
·
Estabelecer a leitura e a escrita como
processos distintos e autônomos.
·
Entender a leitura e a escrita apenas como
transcrição ou decodificação do código.
·
Perceber
a leitura e a escrita como um processo de construção e representação da
oralidade e do pensamento.
Resultado
final : 1.5
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. Segue
abaixo:
O que é conceituado como uma atividade
de reflexão acerca das nossas opções e ações, que se não pensarmos detidamente
sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho este ficará entregue aos rumos
estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade?
O
planejamento.
2. Realizar um planejamento é
refletir
sobre a realidade da escola e da sala de aula, perceber necessidades,
ressignificar o trabalho e comprometer-se com a transformação da prática.
3. Um dos
eixos norteadores do trabalho de formação realizado com os educadores de cabo
delgado pautou-se no estímulo à produção de:
escrita
dos educadores.
4. Enquanto
o planejamento envolve a programação de ações, re-significação do trabalho e de
nossos conceitos, a avaliação permite realizar:
um
ato crítico.
Resultado
final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. O
letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo
inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever.
Essa
concepção admite uma relação muito estreita entre
escolarização,
alfabetização e letramento.
2. Leia-se:
Apesar das
mobilizações e dos avanços alcançados pela EJA por meio das lutas, acordos e
toda legislação pertinente, a sua implementação como um direito efetivamente
consolidado ainda é um desafio a ser superado. Isso se deve basicamente
pela
falta de políticas públicas que invistam nas redes públicas de ensino e
valorizem a formação de educadores.
3. A primeira
orientação para se utilizar alguns gêneros dos textos populares, tais como os
contos e as fábulas, em sala de aula, é partir sempre da
leitura.
4. Em 1997
alguns programas na área de alfabetização de adultos foram lançados pelo
Governo, do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Qual desses
programas desenvolvia ações de alfabetização de jovens e adultos em cidades do
interior do país, atendendo basicamente ao Norte e ao Nordeste?
Programa
Alfabetização Solidária.
Resultado
final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. As
narrativas que sempre serviram a propósitos específicos de manutenção de
ideologias das classes hegemônicas estão dentro do contexto:
·
econômico e cultural.
·
político e social.
·
econômico e social.
·
político e cultural.
·
Modernismo.
·
Cristianismo.
·
Ocidentalismo.
·
Judaísmo.
3. Cada
espécie de texto possui seus próprios esquemas de gênero,
sendo assim
qual é o gênero que é dependente da natureza do conhecimento de mundo, podendo
assumir três formas distintas: conto, novela e romance?
·
Gênero
narrativo.
·
Gênero estrutural.
·
Gênero epistolar.
·
Gênero discursivo.
4. Uma
característica significativa apresentada pelos alunos da EJA é que:
"[...] em geral, é muito difícil encontrar alunos que
nunca tenham vivenciado uma experiência de sala de aula [...]". De que
forma esse contato repercute na vida desses alunos?
·
É suficiente
para criar um imaginário sobre esse espaço tão desejado e, ao mesmo tempo, tão
distante.
·
Não representa uma experiência significativa.
·
É uma experiência da qual preferem abrir mão.
·
Reconhecem na escola um espaço que não tem nada a oferecer, e por isso
se distanciam dela.
Resultado
final : 1.5
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. Entre
as práticas de leitura,que abrem novas possibilidades de avançar a capacidade
leitora do aluno,pode-se destacar a valorização da leitura como de
- aprendizagem e conhecimento.(errada) atenção!
- prazer e conhecimento.
- aprendizagem e entretenimento.
- prazer
e entretenimento.( correta)
2. O
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA TEVE SUA ORIGEM NO PROGRAMA:
- Comunidade
Solidária(correta).
- Erradicação do Analfabetismo.
- Capacitação Solidária.
- Universidade Solidária.
3. UMA
VEZ QUE TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL TRANSMITIR CONHECIMENTOS E PERMITIR A TODOS,
- sem exceção, o acesso às riquezas culturais acumuladas há muitos séculos, a escola é fundamental na construção de uma educação de:
- qualidade.(correta)
- quantidade.
- direcionamento.
- continuidade.
4. Fazer
textos de própria autoria não é tarefa fácil, pois exige do aluno
- empenho, dedicação, atenção, paciência, revisão etc., porque
produzir bons textos depende somente da sua boa vontade.
- que ele ouça alguém que lhe aponte caminhos, mas ele já traz para a
escola todo o conhecimento oral para produzir seus textos.
- empenho,
dedicação, atenção, paciência, revisão etc. e sobretudo ouvir alguém que o
ensine, ou seja, seguir alguém que lhe indique os caminhos.(correta)
- um dom especial para que ele consiga produzir bons textos.
Resultado final : 2
1. UMA VEZ QUE TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL TRANSMITIR CONHECIMENTOS E
PERMITIR A TODOS,
·
sem exceção, o acesso às riquezas
culturais acumuladas há muitos séculos, a escola é fundamental na construção de
uma educação de:
·
quantidade.
·
direcionamento.
·
qualidade.
·
continuidade.
2. De acordo com o planejamento feito pelo grupo de formadores do II
Curso de Formação de Alfabetizadores do Pasmo,
·
o curso seria desenvolvido com o
objetivo de
·
manter
as concepções de leitura.
·
eliminar
reflexões críticas sobre a alfabetização.
·
eternizar
o fazer pedagógico.
·
desenvolver reflexões críticas
sobre a alfabetização.
3. A ESCOLA É A INSTITUIÇÃO SOCIAL RESPONSÁVEL PELA:
·
obrigatoriedade
do conhecimento.
·
imposição
do conhecimento.
·
transmissão do conhecimento.
·
memorização
do conhecimento.
·
4. Em 2003, com a instituição do governo Lula,
·
foi criado um novo programa, com
velhos desafios, que retoma a estrutura de uma campanha nacional e a ideia de
"erradicação" do analfabetismo em quatro anos de mandato. Esse
programa corresponde ao
·
Programa
Alfabetização Solidária.
·
Programa Brasil Alfabetizado.
·
Programa
Alfabetização Continuada.
·
Programa
Erradicação do Analfabetismo.
Resultado
final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. Ler é uma
condição para a plena participação no mundo.
·
Pela leitura o ser humano não só
absorve conhecimento como pode transformá-lo em um processo contínuo de
aperfeiçoamento. Entretanto, o mero ato de ler também pode conduzir o sujeito a
um distanciamento da realidade, ou mesmo alienação. Para que cumpra suas
funções social e cultural, e possibilite a emancipação e o enriquecimento do
pensar e do fazer a leitura precisa ser exercida de forma
·
crítica
e reflexiva.
·
habitual
e descompromissada.
·
didática
e prazerosa.
·
metódica
e interativa.
2. Para Solé,
uma leitura fluente envolve algumas estratégias, uma delas leva o leitor a se
deter apenas aos aspectos úteis,
·
isto é, àquilo que lhe interessa
naquele momento da vida, deixando de lado outros aspectos irrelevantes. Essa
estratégia específica é a estratégia de
·
inferência.
·
antecipação.
·
seleção.
·
verificação.
3. É muito
importante conhecer o sujeito-aluno que compõe a Educação de Jovens e Adultos,
·
ele é o centro do processo, portanto,
sua maneira de se colocar em sala de aula determina a
·
ação
e a avaliação diagnosticada.
·
ação
e as metodologias construídas.
·
avaliação
e as metodologias construídas.
·
ação
e os conteúdos de alfabetismo.
4. Podemos
considerar que existem muitas diferenças entre um indivíduo que aprendeu a ler
e escrever e outro que,por qualquer motivo,não conseguiu.
·
Essas diferenças, segundo Tolchinsky
e Teberosky, estão associadas a quais aspectos?
·
Culturais
e econômicos.
·
Sociais
e políticos.
·
Políticos
e culturais.
·
Sociais
e econômicos.
Resultado final : 2
1. O letramento, na sua dimensão individual,
defende a ideia de que seu processo inicial implica na aquisição,ainda que
mínima,da habilidade de escrever.
·
Essa concepção admite uma relação
muito estreita entre
·
educação
formal e informal.
·
escolarização, alfabetização e
letramento.
·
a
ação de ensinar e aprender.
·
leitura
e escrita.
2. AS NARRATIVAS QUE SEMPRE SERVIRAM A PROPÓSITOS
ESPECÍFICOS DE MANUTENÇÃO DE IDEOLOGIAS DAS CLASSES HEGEMÔNICAS ESTÃO DENTRO DO
CONTEXTO:
·
econômico
e cultural.
·
econômico
e social.
·
político
e cultural.
·
político e social.
3. UMA VEZ QUE A EJA TEM COMO PRINCIPAL FINALIDADE
PAGAR A DÍVIDA SOCIAL REGISTRADA EM NOSSA HISTÓRIA E NA VIDA DE MUITOS CIDADÃOS
BRASILEIROS,
·
seu foco deve estar voltado para o
reconhecimento do princípio da:
·
valorização.
·
igualdade.
·
dignidade.
·
impessoalidade.
4. Qual é o único meio que uma pessoa tem para
atingir e interagir com outra, por ser ela meio de expressão e de comunicação?
·
A
experiência.
·
A linguagem.
·
A
cultura.
·
A
sociedade.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. Ser cidadão é uma realidade formada, necessariamente, por três
aspectos, para garantir ao indivíduo os direitos
·
civis,
culturais e sociais.
·
econômicos,
políticos e sociais.
·
civis, políticos e sociais.
·
econômicos,
políticos e culturais.
2. Leia abaixo:
·
O princípio básico adotado em um
trabalho de formação de professores é desenvolver junto aos alfabetizadores uma
ampliação do conceito de leitura e escrita. Esse objetivo estava pautado em
qual perspectiva?
·
Perceber a leitura e a escrita como
um processo de construção e representação da oralidade e do pensamento.
·
Entender
a leitura e a escrita apenas como transcrição ou decodificação do código.
·
Estabelecer
a leitura e a escrita como processos distintos e autônomos.
·
Conceituar
leitura e escrita em uma única perspectiva, definindo forma específica para o
seu desenvolvimento.
·
3. Realizar um planejamento é
·
entender
que, embora a realidade dos alunos mude a cada período escolar, devemos seguir
sempre um padrão preestabelecido pelos dirigentes da escola.
·
verificar
o que todos os professores da unidade escolar estão realizando para que, a
partir desses dados, o planejamento seja feito individualmente.
·
refletir sobre a realidade da
escola e da sala de aula, perceber necessidades, ressignificar o trabalho e
comprometer-se com a transformação da prática.
·
entender
que ele tem um enfoque baseado no idealismo, isto é, ele cumpre um papel
ideológico, um formalismo, e coloca o professor na função de executor.
·
4. O QUE HÁ DE DIFERENTE NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
(EJA)?
·
Os
educadores.
·
O
ambiente de estudo.
·
O
seu conteúdo.
·
O seu público.
Resultado final : 2
1. Por que acredita-se na inconveniência de afirmar que existe na
sociedade indivíduo iletrado?
·
Por
se tratar a Educação de um direito público subjetivo, portanto, inerente a
todas as pessoas; valorizar a experiência de um ou outro alfabetizando.
·
Porque
a escola deve dar oportunidade às pessoas de terem acesso à cultura popular.
·
Porque em uma sociedade letrada as
pessoas, desde o nascimento, estão rodeadas de situações em que a leitura e a
escrita são utilizadas.
·
Porque
o letramento é um conhecimento nato.
2. O trabalho implementado pela equipe de Paulo Freire, na década de
1960, iniciava-se
·
pelos
círculos de cultura.
·
pela pesquisa do universo
vocabular.
·
pela
produção coletiva.
·
pelo
processo de alfabetização.
3. Ler é uma condição para a plena participação no mundo.
·
Pela leitura o ser humano não só
absorve conhecimento como pode transformá-lo em um processo contínuo de
aperfeiçoamento. Entretanto, o mero ato de ler também pode conduzir o sujeito a
um distanciamento da realidade, ou mesmo alienação. Para que cumpra suas
funções social e cultural, e possibilite a emancipação e o enriquecimento do
pensar e do fazer a leitura precisa ser exercida de forma
·
crítica e reflexiva.
·
metódica
e interativa.
·
didática
e prazerosa.
·
habitual
e descompromissada.
4. Segundo o estudo de Maria José Nóbrega, qual das alternativas abaixo
elenca algumas categorias didáticas de produção de texto?
·
Transcrição,
autoria, análise.
·
Transcrição,
análise, escrita.
·
Reprodução, decalque, autoria.
·
Observação,
decalque, interpretação.
Resultado final : 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. É muito importante conhecer o sujeito-aluno que compõe a Educação de
Jovens e Adultos,
·
ele é o centro do processo, portanto,
sua maneira de se colocar em sala de aula determina a
·
ação e as metodologias construídas.
·
ação
e a avaliação diagnosticada.
·
ação
e os conteúdos de alfabetismo.
·
avaliação
e as metodologias construídas.
2. De acordo com Coelho, na matéria narrativa (a invenção transformada
em palavras) entram fatores estruturantes que são:
·
narrador,
foco narrativo, história, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso
narrativo, leitor ou ouvinte, texto em versos.
·
narrador, foco narrativo, história,
efabulação, gênero narrativo, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso
narrativo, leitor ou ouvinte.
·
narrador,
efabulação, início, meio e fim.
·
narrador,
início da história, história, efabulação, personagens, espaço, tempo, linguagem
ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte, desfecho final.
3. Uma característica significativa apresentada pelos alunos da EJA é que:
·
"[...] em geral, é muito difícil
encontrar alunos que nunca tenham vivenciado uma experiência de sala de aula
[...]". De que forma esse contato repercute na vida desses alunos?
·
Reconhecem
na escola um espaço que não tem nada a oferecer, e por isso se distanciam dela.
·
É suficiente para criar um
imaginário sobre esse espaço tão desejado e, ao mesmo tempo, tão distante.
·
Não
representa uma experiência significativa.
·
É
uma experiência da qual preferem abrir mão.
4. Leia abaixo:
·
O princípio básico adotado em um
trabalho de formação de professores é desenvolver junto aos alfabetizadores uma
ampliação do conceito de leitura e escrita. Esse objetivo estava pautado em
qual perspectiva?
·
Conceituar
leitura e escrita em uma única perspectiva, definindo forma específica para o
seu desenvolvimento.
·
Estabelecer
a leitura e a escrita como processos distintos e autônomos.
·
Entender
a leitura e a escrita apenas como transcrição ou decodificação do código.
·
Perceber a leitura e a escrita como
um processo de construção e representação da oralidade e do pensamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário