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1. Observe:
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POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
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POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
1. A origem dos Parâmetros Curriculares Nacionais
se encontra relacionada
·
às
diretrizes estabelecidas para o ensino da pré-escola.
·
ao
processo de integração da Educação Básica e do Ensino Superior.
·
ao
processo de construção da reforma educativa.
·
aos
instrumentos que possibilitam o desenvolvimento do Ensino Fundamental.
2. O projeto do Senador Darcy Ribeiro, além de
contribuir para o impasse nas discussões educacionais, cumpriu o papel de:
·
propor
significativos avanços para a educação brasileira.
·
ancorar
as políticas apresentadas pelo Executivo.
·
reconhecer
o estágio de democracia instalado no Congresso.
·
facilitar
o processo de votação da LDB discutida pelo professorado.
3. Muitas manobras foram utilizadas durante o
processo de discussão e votação da nova lei de ensino. Essas estratégias
favoreciam ao governo federal para
·
escamotear
sua intervenção centralizadora.
·
justificar
a inconstitucionalidade do projeto de lei.
·
aproveitar
o momento para buscar apoio do professorado.
·
angariar
simpatias junto à sociedade brasileira.
4. No seu artigo 10.º, a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional (Lei 9.394/96) define que os estados devem oferecer, com
prioridade
·
a
Educação Infantil.
·
o
Ensino Médio.
·
os
anos finais do Ensino Fundamental.
·
os
anos iniciais do Ensino Fundamental.
1. Observe:
A proposta de um modelo de competências ocupando
lugar central nas políticas de educação profissional continua na pauta de
discussões dos educadores. Em geral, as críticas, acentuam-se no contexto das
mudanças para os novos paradigmas de produção capitalista, com esse modelo de
competências, sendo visto como
um modelo ideal de Projeto Político Pedagógico.
um estímulo para todos os alunos trabalhadores.
uma
pedagogia adaptativa, servindo aos interesses do capital.
um incentivo à avaliação do desempenho.
2.
Leia o texto abaixo:
Combinando os dados da Avaliação Nacional do
Rendimento Escolar e a taxa de aprovação da escola e do município, com o
propósito de nortear as políticas educacionais do país, o indicador da
qualidade educacional de cada cidade e de cada escola pública se chama
Prova Brasil.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep).
Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
3.
Leia o texto abaixo:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
constituiu-se na primeira iniciativa governamental de avaliação institucional
da Educação Básica, fornecendo subsídios para a melhoria da qualidade da
educação no Brasil. Nesse sentido, há quem afirme que
levantar informações sobre estilos de ensino dos professores.
levantar informações sobre origem dos alunos e condições de
estudo.
propiciar
uma base para tomada de decisões na administração educacional.
avaliar o desempenho dos alunos das redes pública e particular.
4.
Leia o texto abaixo:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram
apresentados aos professores como um referencial de qualidade para o Ensino
Fundamental, assumindo, segundo o próprio documento, a função de
garantir a
coerência dos investimentos no sistema educacional.
manter contato com a produção pedagógica atual.
orientar a sociedade quanto aos princípios democráticos
norteadores do trabalho escolar.
recomendar a divulgação de trabalhos docentes premiados.
5.
Vários eixos têm permeado as discussões sobre o Ensino Superior. No entanto, um
deles assume a principal luta dos profissionais de ensino:
a
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
os critérios de avaliação das universidades.
a busca permanente de recursos financeiros.
a oferta de serviços de inequívoca relevância social.
6. A
criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em
substituição ao Fundef, expandiu os recursos financeiros para
o Ensino
Médio e a Educação Infantil e a EJA.
apenas a Educação Infantil.
apenas o Ensino Médio.
apenas o Ensino Fundamental.
7.
Diante da modificação no quadro parlamentar, após a eleição de 1990, sabemos
que os caminhos se tornaram mais difíceis. Essa situação expressou-se
no envio do projeto de lei ao plenário da Câmara.
no pedido de arquivamento do projeto de lei
(LDB).
por meio da quantidade de emendas recebidas.
no resgate do sonho educacional.
8. As
escolas públicas ou privadas que não privilegiam a qualidade e a formação do
cidadão apresentam
o pensar e fazer compatíveis com a unidade de prática e teoria.
uma prática comprometida com o currículo de base comum nacional.
uma prática que imprime a lei do Estado
Mínimo.
uma prática em consonância com a comunidade escolar.
9.
Segue abaixo:
Muitas avaliações desfavoráveis ao Plano Nacional
de Educação elaborado pelo governo federal são encontradas em livros,
periódicos, sites e tantas outras fontes educacionais. Esse descontentamento
tem entre suas causas
o atendimento às classes sociais mais favorecidas socialmente.
a introdução de uma forma de gestão que não garantiria os direitos
sociais.
a moda tecnocrática, com restrita audiência
social e política.
o esforço governamental em atender antigas reivindicações do
magistério.
10
Leia o texto abaixo:
Entre as incumbências da União, de acordo com o
artigo 9.° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
encontra-se a elaboração da Política Nacional de Educação e das competências e diretrizes para a Educação Básica, e a apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais pelo Conselho Nacional de Educação, que indica
encontra-se a elaboração da Política Nacional de Educação e das competências e diretrizes para a Educação Básica, e a apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais pelo Conselho Nacional de Educação, que indica
a tentativa de implantar um sistema jurídico único.
o favorecimento das classes menos protegidas socialmente.
o rompimento com o anunciado regime de
cooperação. - RESPOSTA CORRETA
a aceleração de propostas a serem discutidas.
11. A associação das
inovações tecnológicas e da automação, aliada ao progresso das
telecomunicações, exige
cada vez mais empregados e menor qualificação profissional de cada
um.
cada vez menos empregados e menor qualificação profissional de
cada um.
cada vez mais empregados e maior e melhor qualificação
profissional de cada um.
cada vez menos empregados e maior e melhor
qualificação profissional de cada um.
12.
Leia o texto abaixo:
Pela primeira vez uma lei de educação busca
redimensionar a importância da escola e de seus profissionais, cabendo aos
sistemas de ensino o papel de coordenação, apoio e incentivo às escolas,
abandonando práticas autoritárias e assegurando a gestão democrática. Nesse
sentido, para manter a organização e a participação de todos os envolvidos no
processo educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
determina, em um de seus artigos, que
os recursos pedagógicos e materiais serão adquiridos pelas
próprias escolas.
o projeto pedagógico definirá as políticas e os princípios
filosóficos das escolas.
os diferentes setores da comunidade participarão da gestão da
escola.
os docentes deverão participar da elaboração
do projeto pedagógico da escola.
13. Nos
Parâmetros Curriculares Nacionais, o Estado é apresentado como responsável pela
Educação em geral, assumindo o papel de
- provedor e normatizador das propostas em Educação.
- provedor e normatizador das propostas em Educação.
- financiador
e controlador das ações pedagógicas.
- repassador
e normatizador das propostas de ação coletiva.
- controlador
e descentralizador das políticas públicas.
14. Observe abaixo:
No cenário mundial, a difusão da crença no mercado, do estado mínimo, da exaltação da empresa privada e do darwinismo social, com a naturalização dos índices de desemprego, foi responsabilidade do
No cenário mundial, a difusão da crença no mercado, do estado mínimo, da exaltação da empresa privada e do darwinismo social, com a naturalização dos índices de desemprego, foi responsabilidade do
- anarquismo.
-
comunismo
- socialismo
- neoliberalismo.
15. Leia o texto abaixo:
O Plano Nacional de Educação é uma lei
prevista na Constituição da República Federativa do Brasil e referenciada na
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apresentando diretrizes e metas
para os dez anos seguintes a fim de
- cumprir
acordo com o Banco Internacional de Desenvolvimento.
-
contribuir para consolidar as metas da Declaração de Salamanca.
- acelerar
a entrada do Brasil na comunidade internacional.
- sintonizar-se com a Declaração Mundial
sobre Educação para Todos.
16. Em 1930, a 14 de novembro, logo no início do
governo do presidente Getúlio Dornelles Vargas foi criado o
Ministério da
Educação e Saúde.
Ministério da
Tecnologia.
Ministério da
Cultura.
Ministério
dos Desportes.
17. Leia o texto abaixo:
Somente
envidando esforços para que a consciência de cidadania cresça entre a
população, poderemos esperar
mudanças no quadro de desigualdades que constatamos no dia a dia em nosso país e que as estatísticas têm comprovado. Estaremos, assim, cumprindo o preceito contido no artigo 1.º de nossa Constituição, que determina os fundamentos da República Federativa do Brasil. Entre esses fundamentos destacam-se
mudanças no quadro de desigualdades que constatamos no dia a dia em nosso país e que as estatísticas têm comprovado. Estaremos, assim, cumprindo o preceito contido no artigo 1.º de nossa Constituição, que determina os fundamentos da República Federativa do Brasil. Entre esses fundamentos destacam-se
o pluralismo
político e a diversidade cultural.
a
governabilidade e a liderança.
a soberania e
a democracia plena.
a cidadania e
a dignidade da pessoa humana.
18. Leia o texto abaixo:
A Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 9.º, define as
incumbências da União e nos artigos subsequentes - 10 e 11 - as relativas aos
estados e municípios. Fica claro que os municípios devem "organizar,
manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais de seus sistemas de
ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos
estados". Portanto, de acordo com a lei, a elaboração da política nacional
de educação e das competências e diretrizes para a Educação Básica são
competência
do Distrito
Federal.
dos
municípios.
dos estados.
da União.
19. Observe abaixo:
Nos
fins dos anos 1970 e durante a década de 1980 inicia-se a abertura democrática
em nosso país, permitindo as primeiras manifestações públicas expressas em
organizações
do poder estatal.
ações
governamentais.
manifestações
congressuais.
contestações
sindicais.
20. Leia o texto abaixo:
O currículo do Ensino Médio deve destacar a educação tecnológica básica,
a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo
histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como
instrumento de comunicação, o acesso ao conhecimento e o exercício da
cidadania. Essa é uma determinação
dos Parâmetros
Curriculares Nacionais.
do Ministério
da Educação.
da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 36.
do Conselho
Nacional de Educação.
21. A gestão democrática passa pela efetiva divisão
do poder na sociedade.
Reconhecer esse pressuposto é entender que as decisões políticas acabam
indicando o direito de grupos na condução das ações educacionais. Assinale o
eixo que motiva o gerenciamento da educação.
A possibilidade
de tecer políticas para a construção de um projeto de nação.
Estabelecer as
normas de gerenciamento técnico da gestão democrática.
Entender a
escola como espaço de permanente embate político.
Garantir a
governabilidade das instâncias de deliberação educacional.
22. A Comissão de Educação da Câmara criou um grupo
de trabalho, sob a coordenação do deputado Florestan Fernandes, que tinha a
incumbência de
negociar junto
aos parlamentares a votação do projeto.
escolher as
propostas a serem acolhidas.
propor o esboço
de um projeto de lei.
analisar e
debater o material enviado à comissão.
23. Leia o texto abaixo:
Apesar do texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sofrer
duras críticas dos profissionais da educação, todos consideram que o momento da
sua aprovação representou um marco histórico, pois houve
a
presença de entidades sindicais nas discussões.
o
estabelecimento de propostas consensuais.
a participação
de todos os envolvidos no processo educacional.
o
encaminhamento do projeto para votação no plenário da Câmara.
24. Leia o texto abaixo:
A
Constituição de 1988 (art. 210) afirma a necessidade e a obrigação de o Estado
fixar "conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar
formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais
e regionais". Essa determinação deu origem
aos
Parâmetros Curriculares Nacionais.(CORRETA)
às Diretrizes
Curriculares Nacionais.
aos Projetos
Político Pedagógicos.
à Base Comum
Nacional.
25. Trabalhar com os dados históricos não só nos
garante uma visão geral de fatos e acontecimentos também como nos permite
estabelecer
ações cotidianas de combate ao passado.
ultrapassar
os entraves entre as forças políticas que compõem a sociedade.
desenvolver
um projeto já referendado pela sociedade.
compreender
adequadamente o nosso presente.(CORRETA)
26. A Carta de Goiânia, elaborada em 1986, é
considerada um marco histórico nas discussões da nova Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, porque
apontava para
as necessidades salariais.
estabelecia
parâmetros curriculares.
continha
propostas do professorado.(CORRETA)
contava com o
apoio do governo local.
27.
Leia o texto abaixo:
O
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi criado como componente curricular
obrigatório de todos os cursos de graduação e seu resultado vem registrado no histórico
escolar dos alunos. É aplicado de três em três anos aos alunos ao final do
primeiro e do último ano do curso. Assinale uma incoerência nos procedimentos
do Enade.
Tem uma função
classificatória.
É uma avaliação
censitária.
Tem
aplicação amostral.
Apresenta um teste de
entrada.
28.
Leia o texto abaixo:
O
parágrafo 2.º, do artigo 208 da Constituição da República Federativa do Brasil
(1988) determina que todos os jovens, adultos e idosos têm o direito público
subjetivo ao Ensino Fundamental, desde que queiram se valer dele. O não cumprimento
ou omissão desse preceito legal implica exclusão do aluno do sistema escolar
público.
evasão e repetência
do aluno da rede escolar.
crime
de responsabilidade da autoridade competente.
aumento do índice de
analfabetismo na área rural.
29.
A promulgação da Constituição Federal levou os diferentes profissionais a se
organizarem porque era preciso
elaborar
propostas para a Lei de Diretrizes e Bases.
definir as esferas
educacionais a serem contempladas.
elaborar propostas
para as leis complementares.
escolher os
mecanismos para a sua representação.
30.
Leia abaixo:
O
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) difere das outras avaliações institucionais
propostas pelo poder público, centrando-se na avaliação de desempenho por
competências e habilidades. Nesse sentido, possibilita ao aluno, sobretudo,
escolher sua carreira
acadêmica para ter sucesso pessoal e profissional.
transferir
conhecimentos adquiridos na escola para resolver problemas de vida prática.
demonstrar seus
conhecimentos em várias áreas do conhecimento.
demonstrar sua
inteligência de múltiplas formas.
31.
O projeto do Senador Darcy Ribeiro, além de contribuir para o impasse nas
discussões educacionais, cumpriu o papel de:
propor significativos
avanços para a educação brasileira.
reconhecer o estágio
de democracia instalado no Congresso.
facilitar o processo
de votação da LDB discutida pelo professorado.
ancorar
as políticas apresentadas pelo Executivo.
32. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA
DO TRABALHO DA SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?
Política e
planejamento.
Avaliação e
orientação.
Gestão e
política.
Planejamento e
avaliação.
33. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA
GESTÃO ESCOLAR, apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente",
caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem
ser líderes que mobilizam recursos:
políticos,
teóricos e metodológicos para reformular os caminhos da educação.
financeiros,
teóricos e pragmáticos para o crescimento da escola na sociedade.
metodológicos,
físicos e utópicos para reestruturação da educação no Brasil.
humanos,
políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação.
34. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM
GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação profissional de
profissionais da educação foi:
a revisão dos
conteúdos e currículos.
a capacitação
de dirigentes.
a
reelaboração dos projetos pedagógicos.
o afastamento
de profissionais não-qualificados.
35. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO
ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
Que repensem a
função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as
de acordo com as mudanças.
Que se
mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança
no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
Que aceitem
as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este
afete a organização escolar.
Que quebrem
paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as
transformações.
36. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO
QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?
A qualidade
da formação.
As
transformações sociais.
As políticas
administrativas.
As relações
interpessoais.
37. O sucesso do gestor na educação depende
De saber
lidar com o poder, impondo a sua vontade.
Do empenho
dos profissionais da educação na sua prática pedagógica.
Apenas do seu
saber teórico.
De uma boa
estrutura administrativa e física.
38. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL
DA SUPERVISÃO?
Gestão,
orientação a pais e docência.
Política,
planejamento, gestão e avaliação.
Avaliação,
política e docência.
Orientação a
pais e avaliação.
39. LEIA ABAIXO:
A
Gestão Escolar democrática que se desenvolve e se realiza por meio da efetiva
participação precisa basear- se numa definição abrangente do conceito de
"nós". Para tanto, é necessário fortalecer alguns valores, que são:
diminuir a
participação nos movimentos sociais e na escola, não fomentar grupos
silenciados que podem se rebelar, fortalecer as condutas sociais.
aumentar a
participação da escola na sociedade, frente aos movimentos sociais, manter-se
fiel à atual política social, manter o mesmo padrão relacional com a sociedade
e esperar dela a solução para os problemas do mundo.
diminuir a
participação da escola com a sociedade, abster-se de opiniões acerca de
políticas sociais, manter o foco ao processo de aprendizagem sem se influenciar
pelos problemas do mundo.
aumentar a
participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos
em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os
problemas sociais reais com a escola.
40. Observe
A
modalidade de gestão mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo
educacional, consolidando-se nos Projetos Político-Pedagógicos por ter em sua
base a tolerância, o respeito e a solidariedade é a gestão
democrática.
consultiva.
autocrática.
benevolente.
41. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO
DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?
Estabelecendo
que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais
um será selecionado para representar a escola.
Contando com
o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto
Político Pedagógico, sem muita discussão.
Elaborando o
Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
Trabalhando a
concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o
Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
42. QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO
PEDAGÓGICO?
Estabelecê-lo
como manual, o qual deve ser seguido igualmente por todos os envolvidos no
processo educacional.
A administração
e gestão escolar.
A
intencionalidade, algo desejado e necessário.
Liberação de
funcionamento da escola.
43.
Leia o texto abaixo:
No
século XIX, foi criado um modelo de explicação científica para as lutas políticas
do proletariado, por meio da análise dialética da perspectiva social da classe
dos trabalhadores. A partir da crítica à economia da época e ao socialismo utópico,
foi elaborada uma teoria de formação, desenvolvimento e dissolução da sociedade
capitalista, o materialismo histórico. Essa teoria foi proposta inicialmente
por
Herbert Marcuse.
Karl
Marx e Friedrich Engels.
Antonio Gramsci.
Louis Althusser.
44.
Os quatro pilares da educação - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender
a viver junto e aprender a ser - foram implementados
pela
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
pelo Fundo das Nações
Unidas para a Infência (Unicef).
pelo Programa das
Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Comissão Econômica
para a América Latina e o Caribe (Cepal).
45. O Projeto Político-Pedagógico, de acordo com a
Lei 9.394/96, caracteriza-se por ser um documento
que delineia a
identidade da escola, limitando a sua atuação de forma a impossibilitar ações
diversas das que determina.
que visa
instituir as diretrizes nacionais, estaduais e municipais de educação, regendo
a atuação das instituições escolares em todo o âmbito nacional.
elaborado
exclusivamente pelo gestor, não cabendo a participação de nenhum membro do
corpo escolar, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola.
que delineia
a identidade da escola e a sua ação, sendo o seu instrumento mais importante,
que deve ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática
educacional, visando à qualidade de ensino. (????)
46.
Observe abaixo:
A
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), em seu artigo 39,
afirma que "a educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos
da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de
educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia". No parágrafo
1.º desse mesmo artigo, está previsto que os cursos profissionalizantes poderão
se organizar
por
eixos tecnológicos.
por etapas de ensino.
somente no ensino
regular.
por ciclos de
aprendizagem.
47.
Leia o texto abaixo:
A
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao indicar a necessidade
de a família, a escola e a comunidade atuarem juntas para promoverem ações de
saúde e assistência, em articulação com os setores responsáveis, tem como
objetivo
atender reivindicação
do professorado.
promover atendimento
clínico aos estudantes.
melhorar
a qualidade da educação pública.
minimizar as questões
de saúde da comunidade escolar.
48. Leia abaixo:
Neise Deluiz acredita que há princípios que devem nortear a noção de competência em uma abordagem crítica, comprometida com as necessidades de transformação da nossa realidade social. Ela nos lembra, entre outros princípios, que
a construção de competências leva à autonomia e à emancipação de relações de trabalho, para a simples compreensão do mundo e sua transformação.
a aprendizagem dos saberes disciplinares deve ser acompanhada da aprendizagem dos saberes gerados nas atividades de trabalho, articulando-se teoria e prática.
a formação deve pautar-se pela ótica do mercado e levar em conta a dinâmica e as contradições do mundo do trabalho.
a noção de competência é significativa, atribuindo-lhe um sentido que atende aos interesses dos trabalhadores.
Neise Deluiz acredita que há princípios que devem nortear a noção de competência em uma abordagem crítica, comprometida com as necessidades de transformação da nossa realidade social. Ela nos lembra, entre outros princípios, que
a construção de competências leva à autonomia e à emancipação de relações de trabalho, para a simples compreensão do mundo e sua transformação.
a aprendizagem dos saberes disciplinares deve ser acompanhada da aprendizagem dos saberes gerados nas atividades de trabalho, articulando-se teoria e prática.
a formação deve pautar-se pela ótica do mercado e levar em conta a dinâmica e as contradições do mundo do trabalho.
a noção de competência é significativa, atribuindo-lhe um sentido que atende aos interesses dos trabalhadores.
49. Leia o texto abaixo:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Projeto PLS 4/2006 aprovado no Senado explicitam, dentro de vários conteúdos, a questão da formação do professor, trazendo como novidade
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Projeto PLS 4/2006 aprovado no Senado explicitam, dentro de vários conteúdos, a questão da formação do professor, trazendo como novidade
a obrigatoriedade de constantes atualizações.
o teto salarial na carreira do magistério.
a obrigatoriedade de diploma no Ensino Superior.CORRETA
o fim dos Institutos de Ensino Superior.
o teto salarial na carreira do magistério.
a obrigatoriedade de diploma no Ensino Superior.CORRETA
o fim dos Institutos de Ensino Superior.
50.
Sabemos que dois projetos políticos de educação circularam no seio da sociedade
civil.
Na
proposta construída pelo movimento social organizado, o Sistema Nacional de
Educação apresentava como instância
máxima
de deliberação o
Conselho Nacional de
Educação.
Conselho Federal de
Educação.
Fórum
Nacional de Educação.
Ministério de
Educação.
51.
Observe abaixo:
A
criação do Fórum Nacional de Educação em defesa da escola pública na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional surgiu com o seguinte objetivo:
reunir as várias
propostas divergentes.
estabelecer quais as
normas de convivência.
buscar condições de
intervenção no Congresso.
reunir
esforços para uma luta organizada. CORRETA
52.
A origem dos Parâmetros Curriculares Nacionais se encontra relacionada
aos instrumentos que
possibilitam o desenvolvimento do Ensino Fundamental.
ao processo de
integração da Educação Básica e do Ensino Superior.
às diretrizes
estabelecidas para o ensino da pré-escola.
ao
processo de construção da reforma educativa. CORRETA
53. O
Exame Nacional de Cursos (ENC) foi um exame aplicado até 2003 aos concluintes
dos cursos de Ensino Superior, sendo bastante criticado pela sociedade por sua
função classificatória. A partir de 2004, ele foi substituído pelo
Sinaes.
Paiub.
Saeb.
Enade. certa
54. Leia o texto abaixo:
Entre
os fatores que poderão atuar como condicionantes para que a situação atual de
nossas escolas de Ensino Fundamental se reverta nos próximos anos, podemos
citar
o crescimento
político dos municípios, investindo em projetos de Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Ensino Médio.
a tomada de
consciência pelos professores de que só depende deles a mudança político-social
da educação brasileira.
a capacidade do
governo federal de implementar ações que assegurem a formação dos professores
em nível médio.
a organização de
movimentos da sociedade para lutar por uma escola melhor e por professores mais
bem formados e mais valorizados.
55. Leia abaixo:
O
Programa de Alfabetização Solidária (PAS) teve início, em caráter piloto,
atingindo os municípios mais pobres, sobretudo na Região Nordeste, que
concentravam maiores índices de analfabetismo. Sua implantação se deu no
governo de
Fernando Henrique
Cardoso.
Fernando Collor de
Mello.
Luiz Inácio Lula da
Silva.
Itamar Franco.
56. Leia o texto abaixo:
Como diz a professora Bertha Valle "não basta o texto da lei, há de
se partir para uma ação político-social, a fim de sairmos das boas intenções
para concretizarmos as ações". Para isso, será necessário
contribuição
sistemática das entidades nacionais.
mobilização da
sociedade civil.
visitas
sistemáticas ao Congresso Nacional.
paralisações
e greves constantes.
57. A repetência, a evasão, a qualidadedo trabalho docente e
outros fatores têm sido apontados, em diferentes estudos, como responsáveis
pela
situação degradante do ensino em todos os níveis.
pela desvalorização salarial dos professores.
pela falta de recursos pedagógicos nas salas de aula.
pelas políticas de educação mal implementadas.
pela desvalorização salarial dos professores.
pela falta de recursos pedagógicos nas salas de aula.
pelas políticas de educação mal implementadas.
58. No seu artigo 10.º, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(Lei 9.394/96) define que os estados devem oferecer, com prioridade
a
Educação Infantil.
os anos iniciais do Ensino Fundamental.
os anos finais do Ensino Fundamental.
o Ensino Médio.
os anos iniciais do Ensino Fundamental.
os anos finais do Ensino Fundamental.
o Ensino Médio.
59. O
cerne do pensamento de Paulo Freire está em dois pontos: a conscientização e a
educação como prática da liberdade. Ele desejava educar o povo para a
participação consciente e crítica na realidade política do país. Dizia que a
alfabetização, como leitura do mundo, realiza-se a partir da reflexão dos
alunos sobre sua capacidade de pensar acerca de suas vivências, seu próprio
trabalho, sobre a transformação da realidade. Sua metodologia de ensino se desenvolvia
paralelamente
às realidades culturais da comunidade.
por
meio do diálogo do educador com os educandos.CERTA
com
base nas experiências pessoais dos alunos.
por
meio de leituras em grupo lideradas pelo professor.
60. A omissão sobre o quantitativo de alunos por
classe deixa de resolver um sério problema que vem sendo apontado em todas as
pesquisas educacionais. Esse problema é
O descontrole
das funções pedagógicas.
A
Diminuição no atendimento especial.
O prejuízo nos
resultados finais.
O não
atendimento à comunidade.
61. A avaliação institucional tornou-se um tema
atual de grande relevância, não só no Brasil como no cenário internacional.
Trata-se de um procedimento que tem como objetivo precípuo a avaliação
de
desempenho escolar.
políticas públicas.
gestão.
currículos.
62. Leia o texto abaixo:
Em
1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) trouxe mudanças
para o Ensino Médio (assim como as Diretrizes Curriculares Nacionais, em 1998),
que passou a ter características legais definidas na lei. Uma delas foi a carga
horária dessa etapa de ensino, que no mínimo deverá ter
1 200 horas.
2 400 horas.
800 horas.
3 200 horas.
63. A Prova Brasil foi criada para complementar a
avaliação feita pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ambas avaliam os
alunos das escolas públicas de 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental e são
realizadas em conjunto desde 2007. A principal vantagem da Prova Brasil em
relação às provas do Saeb está relacionada ao
fato de ser
realizada de forma amostral.
foco na resolução
de problemas.
maior alcance dos
resultados dos testes.(CORRETA)
foco na leitura em
Língua Portuguesa.
64. Leia o texto abaixo:
O texto apresentado pelo Congresso sofria a crítica de ser detalhista,
porém a opção por uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de caráter
mais genérico oportunizaria ao governo o comando das formulações das leis em
Educação, e conferia à LDB o papel de
planejadora
das normas curriculares.
norteadora de
propostas educacionais.
legitimadora
das propostas governamentais.
instauradora
da ordem pública.
65. Segue abaixo:
As áreas de conhecimento Linguagens, Códigos e suas tecnologias,
Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas
tecnologias são definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para
o Ensino
Superior.
a Educação
Infantil.
o Ensino Médio.
o Ensino
Fundamental.
66.
Na perspectiva do movimento social organizado, o "aprender a
aprender" exige
capacidade
constante de pensar a realidade.
67. Muitas manobras foram utilizadas durante o
processo de discussão e votação da nova lei de ensino. Essas estratégias
favoreciam ao governo federal para
angariar simpatias
junto à sociedade brasileira.
escamotear
sua intervenção centralizadora.
justificar a
inconstitucionalidade do projeto de lei.
aproveitar o
momento para buscar apoio do professorado.
68. Leia o texto abaixo:
Os
diagnósticos apresentados por diferentes atores da sociedade registram os
grandes "deficits" e expressam a condição subalterna da educação na
sociedade brasileira, sendo que tais "deficits" se ampliaram na
década de 1990 a partir de grandes reformas, muitas delas patrocinadas por
organismos
internacionais.
dirigentes
interessados nas necessidades do capital.
agências
bancárias nacionais.
sujeitos com
interesses no controle social.
69. A aprovação de lei que garanta ao professorado
um piso salarial aponta para a compreensão de que essa proposta
melhora a
origem formativa deficitária.
é qualidade
das condições de trabalho.
resgata a
valorização do profissional.
redefine a
qualidade profissional.
70. O mercado comum do sul (mercosul) reúne países
africanos de linguas
portuguesas
do cone Sul
da america latina
da união Europeia,
da America do
Norte
71. Muito se tem escrito e estudado no Brasil e no
mundo sobre Paulo Freire.
Ele
pretendia educar o povo para a participação consciente e crítica na realidade
política do país. Mostrava como lutar contra as "explorações opressoras e
enganadoras", como ser um cidadão pleno. O cerne de seu pensamento está em
dois pontos:
o acesso à
escola e a democratização do ensino público.
o
financiamento das pesquisas e a formação dos professores.
a
alfabetização dos jovens e a recuperação dos adultos.
a conscientização
e a educação como prática da liberdade.
72. A segunda metade da década de 1980 foi marcada
economicamente por uma inflação nunca antes experimentada no Brasil.
Nessa época, instalou-se a Assembleia Nacional Constituinte para
elaborar a Constituição da República Federativa do Brasil, que foi promulgada
pelo Congresso Nacional e sancionada em 5 de outubro de 1988 pelo então
presidente da República,
Itamar
Franco.
Fernando Henrique
Cardoso.
Fernando
Collor de Mello.
José Sarney.
73. A proposta dos profissionais que pensam uma
Base Comum Nacional difere da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional porque
tenta
recuperar o conceito de "currículo" como estratégia de controle do
ensino nos diferentes estados.
parte de
princípios gerais e estabelece alguns eixos a serem alcançados pela escola.
concebe que o
principal eixo se fundamenta em um currículo mínimo ou elenco de disciplinas.
estabelece uma
concepção básica quanto à formação e define um corpo de conhecimentos
fundamentais.
74. Leia abaixo:
O
Movimento da Escola Nova, liderado pelos reformadores da época, com o objetivo
de influir na implantação de novas políticas de educação, levou à criação, em
1924, da
Academia
Brasileira de Letras.
Confederação
Brasileira de Desportes.
Associação
Brasileira de Educação.
Associação
Brasileira de Imprensa.
75. Leia o texto abaixo:
As
condições dos recursos pedagógicos das escolas brasileiras são preocupantes,
pois a maioria dos nossos estudantes frequenta escolas que dispõem de recursos
pedagógicos básicos para seu funcionamento, mas esses recursos são utilizados
pela maioria dos professores e alunos. Essas informações têm sido comprovadas
pelas pesquisas do
Provão.
Exame
Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem).
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
76. Leia abaixo:
A
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) afirma que a
idade mínima de acesso aos exames supletivos de Ensino Médio deve ser
21 anos.
15 anos.
18 anos.
25 anos.
77. Leia o texto abaixo:
Uma das estratégias utilizadas pelo Fórum Nacional de Educação em Defesa
da Escola Pública para que o projeto para a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (LDB) pudesse ser votado na Câmara foi
a organização de
conciliações políticas.
a alteração do
compromisso sindical.
o clamor aos
líderes partidários.
a organização de novas
discussões.
78. Há concordância entre o professorado de que a
nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) não agradou
a categoria. Uma
das causas do descontentamento se encontra justificada
nas mudanças
de opinião por ocasião das votações.
na retirada
de pontos considerados fundamentais.
nas
interpretações equivocadas de artigos.
na renovação
dos parlamentares após a eleição de 1990.
79. Observe abaixo:
A
construção de um outro projeto educativo, que articule a educação aos demais
processos de desenvolvimento e consolidação de relações sociais verdadeiramente
democrática cabe
à mobilização
da comunidade escolar.
às
estratégias intervencionistas dos governos.
aos
trabalhadores da educação.
aos
sindicatos de professores.
QUESTÃO QUE
RESTOU DÚVIDA QUANTO À RESPOSTA CERTA:
05/03/2012
– Istael Gussi Respondeu (Nota 2.0)
11/03/2012
– Luiza Respondeu (Nota 1.5)
(eu fico
com a resposta do Istael)
80. Leia o texto abaixo:
A
história nos informa que o projeto para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB) se encontrava na ordem do dia desde o mês de novembro de 1992.
Entre as causas que motivaram o atraso no processo de votação, podemos citar:
a falta de estrutura
no Congresso Nacional.
a inserção de
muitas emendas apresentadas ao projeto.
a quantidade de detalhamento nos artigos do
projeto. (Luiza)
o descontentamento com as propostas da lei.(CORRETA) (Istael)
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