A
inclusão de alunos com necessidades especiais é
contemplada pelas Políticas Pública Brasileira.
Descreva como surgiu o conceito de Educação
Inclusiva. Pág
148
A proposta de
Educação Inclusiva tem sua gênese na
Conferência Mundial de Educação para
Todos, promovida pela UNESCO, em 1990, na Tailândia.
Nesse evento, por meio de um Plano de Ação, foi
estabelecida Perspetiva educacional de inclusão. Uma
orientação político-filosófica relativa
às propostas educacionais dirigidas aos alunos com
necessidades educacionais especiais para contemplar questões
básicas de aprendizagem. A referida Conferência, cujos
resultados foram assinados por todos os países presentes, pretendeu
ampliar o conceito de aprendizagem para todas as crianças,
jovens e adultos, incluindo aqueles com necessidades educacionais
especiais. A esse respeito, cabe lembrar o seu art. I: Essas
necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a
aprendizagem (como a leitura e a escrita, a expressão oral, o
cálculo, a solução de problemas) quanto os
conteúdos básicos da aprendizagem (como conhecimentos,
habilidades, valores e atitudes) necessários para que os seres
humanos possam sobreviver, desenvolver plenamente suas
potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, participar
plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida, tomar
decisões fundamentadas e continuar aprendendo. ( p. 1)
Com
relação ao atendimento aos alunos com necessidades
educacionais especiais como deve ser o processo de construção
do PPP da escola? Pág
150
R- Face aos
princípios e diretrizes da educação inclusiva é
possível afirmar que o Brasil ainda não reune condições
de efetivar tal projeto em toda a sua dimensão. Ainda hoje o
precário atendimento as necessidades escolares dos aluno
brasileiro é responsável pelos elevados índices
de evasão e repetência escolar.
R1 : **O
processo de construção do PPP da escola, deverá
levar em consideração a diversidade dos sujeitos nele
inscritos-incorporando as necesidades comuns e especiais de seu
alunado-e estimulando a participação dos envolvidos.*
Como
a autora Maria Fernanda Rezende Nunes define que o neoliberalismo
entra no cenário mundial? Pág
184
R- Entra no cenario
mundial difundindo a crença no mercado o Estado mínimo a
exaltação da empresa privada e o darwinismo social, com
a naturalização dos indices de desemprego. As políticas
passam a se dirigir para a privatização o corte dos
gastos públicos entre eles os benefícios sociais.
Entretanto o desmonte do Estado do Bem-Estar Social nos países
que foram efetivamente beneficiados por ele não é e nem
tem sido tão fácil quanto a formulação
teórica sugere pois os trabalhadores organizados tem forças
pra lutar pela garantia das suas conquistas. Ele vai entrando como
“uma luva” no Brasil sendo defendidas por tendências
políticas divergentes.
Como esta organizada a educação básica no Brasil?
R: Educação
básica compreende a educação infantil, o ensino
fundamental e o ensino médio e Educação
Superior.
A educação
básica poderá organizar-se em séries anuais,
período semestrais, ciclos alternância regular de
períodos de estudos, grupos não seriados, com base na
idade, na competência e em outros critérios ou forma
diversa de organização, sempre que o interesse do
processo de aprendizagem assim recomendar
Como
Fávero e Andrade definem a Política Pública da
Educação de Jovens e adultos no Brasil? Pág
164, 165, 166
A Educação
de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil, sempre ocupou espaço
reduzido nos sistemas educativos, com um caráter estritamente
compensatório e quase que exclusivo dos desprovidos de valor
social. Os currículos, conteúdos, métodos e
materiais didáticos utilizados na Educação de
Jovens e Adultos geralmente reproduzem inadequadamente os modelos
voltados às crianças.
A origem dos
problemas está na não-universalização do
Ensino fundamental e no afastamento do poder público no que se
refere à definição e implementação
de políticas públicas que garantam o atendimento de
jovens e adultos trabalhadores. As ações definidas para
a EJA configuram-se como campanhas ou movimentos, em geral
desenvolvidos a partir do governo, com envolvimento de organizações
da sociedade civil para a realização de propostas de
eliminação do analfabetismo ou de formação
de mão-de-obra, em curtos espaços de tempo. Essas
políticas não têm atingido as causas do problema,
perdem -se na
descontinuidade
administrativa e são associadas ao ensino noturno supletivo
que absorve jovens e adultos que não conseguiram concluir o
ensino básico na idade regular.
Dentre
as políticas em curso que estão voltadas a Educação
de Jovens e Adultos no Brasil encontraremos o Programa Brasil
Alfabetizado. Quais as características desse programa? Pág
168
R- O Programa Brasil
Alfabetizado tem como característica continuar todos os
projetos (governamentais e não governamentais) que tenham como
fomo o aumento da escolarização e o fim do
analfabetismo.
Escreva como você conceitua democracia e as diferenças entre democracia
clássica e democracia moderna.
A democracia clássica se caracteriza pela soberania popular; já a democracia moderna, pelos direitos humanos.
Escreva sobre
as construções de Magda Soares e
Mary Kato para a introdução do
termo letramento na alfabetização e o que ele
significa? Pág
64
A palavra letramento é nova
em nossa língua e surgiu com a autora Mary Kato em 1986em seu
livro “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística”,
sendo em seguida usadaem diversos livros, muitos de educação.A
tradução de “literacy” por letramento é
atribuída a Mary Kato, em 1986.Leda VerdianiTfouni, em 1988 e
Magda Soares, em 1998, apontam a distinçãoentre
alfabetização e letramento.Este trabalho discute os
desafios do letramento/literacia2 (considerados sinônimos) na
educação infantil como prática social, incluindo
as diversasmodalidades, propostas, pesquisas e sua relevância
na formação de profissionais.O letramento é
constituído por competências distribuídas de
maneira contínua, cadaponto ao longo desse contínuo
indicando diversos tipos e níveis de habilidades, capacidades
e conhecimentos que podem ser aplicados a diferentes tipos de
material escrito A autora destaca que a definição de
letramento e os seus
critérios
para avaliá-lo variam enormemente. A linha divisória
para distinguir o alfabetizado, do letrado e o analfabeto do iletrado
varia de sociedade para sociedade.
Explique
o que vem a ser o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB). Pág
260
R1-O Ideb foi
criado pelo Inep (Instituto
Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação
(PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar
(aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos
no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica) e na Prova
Brasil.
Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no
teste e quanto menos repetências e desistências ela
registrar, melhor será a sua classificação, numa
escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por
especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma
escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente
aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise
do desempenho dela no Ideb.
R2-O IDEB é um indicador
da qualidade educacional, que combina o Saeb, a Prova Brasil e a taxa
de aprovação de cada escola e de cada município,
considerada como o tempo médio que o aluno leva para concluir
uma série. Foi criado com o propósito de nortear as
políticas educacionais do país, a fim de melhorar a
qualidade do processo ensino-aprendizagem. Este índice
analisa, no mesmo indicador, o desempenho dos alunos nas avaliações
aplicadas pelo MEC nas redes públicas de todo o país e
as taxas de evasão e repetência destas mesmas escolas.
R3- O Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi
criado pelo Inep em 2007 e representa ainiciativa pioneira de reunir
num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a
qualidade da educação: fluxo escolar e médias de
desempenho nas avaliações. Ele agrega ao
enfoquepedagógico dos resultados das avaliações
em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos,
facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de
qualidade educacional para os sistemas. O indicador é
calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar,
obtidos no CensoEscolar, e médias de desempenho nas avaliações
do Inep, o Saeb – para as unidades da federaçãoe para
o país, e a Prova Brasil – para os municípios
Explique a responsabilidade sobre a Gestão da
Educação dentro do contexto moderno tecnológicas.
Nesse sentido, a
concepção de Educação Profissional e
Tecnológica (EPT) orienta os processos de formação
com base nas premissas da integração e da articulação
entre ciência, tecnologia, cultura e conhecimentos específicos
e do desenvolvimento da capacidade de investigação
científica como dimensões essenciais à
manutenção da autonomia e dos saberes necessários
ao permanente exercício da laboralidade, que se traduzem nas
ações de ensino, pesquisa e extensão. Por outro
lado, tendo em vista que é essencial à educação
profissional e tecnológica contribuir para o progresso
socioeconômico, as atuais políticas dialogam
efetivamente com as políticas sociais e econômicas,
dentre outras, com destaque para aquelas com enfoques locais e
regionais.
O sentido de política pública que o atual governo adota amplia de forma significativa esse conceito, ou seja, não basta a garantia de que é pública por estar vinculada ao orçamento e aos recursos de origem pública. Ainda que o financiamento da manutenção, a partir de fonte orçamentária pública, represente condição indispensável para tal, a política pública assenta-se em outros itens também obrigatórios, como estar comprometida com o todo social, como algo que funda a igualdade na diversidade (social, econômica, geográfi ca, cultural, etc.); e ainda estar articulada a outras políticas (de trabalho e renda, de desenvolvimento setorial, ambiental, social e mesmo educacional) de modo a provocar impactos nesse universo.
O sentido de política pública que o atual governo adota amplia de forma significativa esse conceito, ou seja, não basta a garantia de que é pública por estar vinculada ao orçamento e aos recursos de origem pública. Ainda que o financiamento da manutenção, a partir de fonte orçamentária pública, represente condição indispensável para tal, a política pública assenta-se em outros itens também obrigatórios, como estar comprometida com o todo social, como algo que funda a igualdade na diversidade (social, econômica, geográfi ca, cultural, etc.); e ainda estar articulada a outras políticas (de trabalho e renda, de desenvolvimento setorial, ambiental, social e mesmo educacional) de modo a provocar impactos nesse universo.
Fale
do funcionamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros
Curriculares Nacionais são referências para o
trabalho dos professores das diversas disciplinas e áreas do
ensino fundamental e médio, tendo, como objetivo, garantir que
todas as crianças e jovens brasileiros possam usufruir dos
conhecimentos básicos necessários para o exercício
da cidadania.
Os PCN têm como
função subsidiar a elaboração ou a
revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando
com as propostas e experiências já existentes,
incentivando a discussão pedagógica interna das escolas
e a elaboração de projetos educativos, assim como
servir de material de reflexão para a prática de
professores.
Mesmo apontando um
conjunto de conteúdos e objetivos para as diversas
disciplinas, os Parâmetros Curriculares Nacionais não
são uma diretriz obrigatória. Suas propostas devem ser
adaptadas à realidade de cada comunidade escolar, servindo
como eixo norteador na revisão ou elaboração
de propostas curriculares próprias.
José
Luiz C. Antunes no texto Impasses Políticos atuais em relação
à educação, afirma que "... o texto por si
só não garante sua aplicação", que
recomendações o autor propõe? PAG
138
R-Propõe
buscar mecanismos de acompanhamento das estratégias que serão
utilizados pelos diferentes governos, como justificativa pelo não
cumprimento de seu propósito. Há de se acrescentar que
da própria análise seria sobre os conteúdos
apresentados, novas propostas surgirão alimentando as lutas da
categoria por melhores condições de trabalho e salários
O
Brasil assinou na Espanha um documento que foi o ponto de partida
para as políticas de educação inclusiva. Como se
chama este documento, e qual sua proposta.
DECLARAÇÃO
DE SALAMANCA.
R- Esse
documento aponta para a necessidade de os países reverem as
bases filosóficas e metodológicas de suas políticas
educacionais no sentido de garantirem, efetivamente, Educação
para todos, sem discriminações ou privilégios.Portanto,
todos, deficientes ou não, tem igual direito de exercitar a
sua cidadania e construir, na escola conhecimentos, atitudes e
habilidades que possibilitem sua participação social
contributiva.
R2- Sua proposta era
de mostrar a necessidade de os países reverem as bases
filosóficas e metodológicas de suas políticas
educacionais no sentido de garantirem, efetivamente, Educação
para todos, sem discriminações ou privilégios.
Portanto, todos, deficientes ou não, tem igual direito de
exercitar a sua cidadania e construir, na escola conhecimentos,
atitudes e habilidades que possibilitem sua participação
social contributiva.
O
Plano de Desenvolvimento da Educação estabeleceu metas
a serem alcançadas até 2022. Quais são?
Educação
básica de qualidade para todos, buscando o envolvimento de
pais, alunos, professores e gestores para alcançar o sucesso e
a permanência do aluno na escola, completando seus estudos
básicos com conhecimento das ciências, das artes, da
língua escrita e falada e etc.. Procura também, em
algumas de suas ações, investir na Educação
Profissional e na Educação Superior, que estão
interligadas com todo o processo educativo. O plano prevê ainda
que os municípios com baixos indicadores de ensino terão
acompanhamento e acessoria direta do MEC, para que superem as
dificuldades apresentadas.
O
que é o FUNDEB?
O Fundo de Manutenção
e Desenvolvimento da Educação Básica e de
Valorização dos Profissionais da Educação
(Fundeb) atende toda a educação básica, da
creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção
e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização
do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb
está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até
2020.
É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.
A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação.
É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.
A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação.
O
que é processo para se alcançar uma dimensão
de cidadania?Pag. 35
R- Garantir os
direitos dos estudantes, através de uma organização
pedagógica adequada que atenda suas necessidades e interesses.
Levante aspectos da Educação Básica que você acha relevante para uma
Lei de
Educação. Constate se esses aspectos estão ou não contemplados
na Lei 9.394/96
e elabore uma listagem dos principais aspectos.
Esta primeira questão tem por objetivo verificar o grau de comprometimento do professor/aluno com uma Lei que sedimenta sua profissão, a estruturae o funcionamento do
Sistema educacional e da escola e que aponta para as
questões de gestão e formação.
Portanto, os artigos relativos à Educação Básica não podem ser deixados de lado.
É importante não só o texto da Lei, mas
principalmente como ela se encontra ou
não direcionando o profissional no
cotidiano de seu fazer pedagógico.
A nova legislação de ensino garante a você, professor, o direito à educação
continuada, uma das antigas reivindicações do magistério. Teça comentários
sobre
este importante direito assegurado.
É interessante que diante de avanços e retrocessos se tenha conseguido assegurar um procedimento bastante importante para a profissão de quem
necessita estar sempre
se atualizando diante das modificações do mundo.
A garantia de licença remunerada a cada sete anos de trabalho indica que oaprimoramento
profissional se torna reconhecido enquanto parte de nossa
profissão.
Qual
a função dos Parâmetros Curriculares Nacionais?
R- Apresentado para
todos os professores como um referencial de qualidade para a educação
no ensino Fundamental do pais, segundo o documento é sua
função: orientar e garantir a coerência
dos investimentos no sistema educacional, socializando
discussões pesquisas e recomendações,
subsidiando a participação de técnicos e
professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram
mais isolados, com menor contato com a produção
pedagógica atual (BRASIL, PCN, 1997)
Fale
do funcionamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
R- Os Parâmetros
Curriculares Nacionais são elaborados pela Secretaria da
Educação com função normativa, sendo
responsável pela articulação de diferentes
sistemas e níveis; visa assegurar o acesso a escola e a
permanência do aluno na escola. Os PCNs tem a função
de garantir a coerência dos investimentos no sistema
educacional. Pg 117
Explique
a responsabilidade sobre a Gestão da Educação
dentro do contexto moderno a partir dos impactos e
demandas
econômicas, políticas e sociais, culturais e
tecnológicas.
R-As políticas
e a gestão da educação no Brasil caracteriza
politicas do governo, a importância dessa disciplina é
justificada pelo seu compromisso e formação do cidadão.
Vários desafios são colocados para sociedade uma vez
que o contexto educacional é mediado pelo contento político
econômico, social e cultural. É necessária as
condições da oferta de ensino de qualidade, organização
do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da
instituição, há necessidade de formação
de professores que vão trabalhar com esses alunos no sentido
de desenvolver a sociedade um novo cidadão mais completo e
lúcido, mas em condição de atuar na sociedade
contribuindo para o seu enriquecimento. São necessários
mecanismos de informação e da comunicação
entre todos os segmentos da escola, gestão democrática,
participação de diversos grupos e pessoas nas
atividades e espaços educativos.
O
Plano de Desenvolvimento da Educação estabeleceu metas
a serem alcançadas até 2022. Quais são?
Educação
básica de qualidade para todos, buscando o envolvimento de
pais, alunos, professores e gestores para alcançar o sucesso e
a permanência do aluno na escola, completando seus estudos
básicos com conhecimento das ciências, das artes, da
língua escrita e falada e etc.. Procura também, em
algumas de suas ações, investir na Educação
Profissional e na Educação Superior, que estão
interligadas com todo o processo educativo. O plano prevê ainda
que os municípios com baixos indicadores de ensino terão
acompanhamento e acessoria direta do MEC, para que superem as
dificuldades apresentadas
As metas, tem como
prioridade uma educação básica de qualidade para
todos,as mais de 30 ações implementadas pelo Ministério
da Educação, em parceria com os sistemas estaduais e
municipais de Educação, buscam o envolvimento de pais,
alunos na escola, complementando os seus estudos básicos com
conhecimento das ciências, das artes, da língua escrita
e falada etc. Procura também, em algumas das ações
investir na Educação Profissional e na Educação
Superior, que estão interligadas com todo o processo
educativo.O plano
prevê
ainda que os municípios com baixo indicadores de ensino terão
acompanhamento e assessoria direta com o MEC, para que superem as
dificuldades apresentadas.
O
que é o FUNDEB?
R: FUNDEB – Fundo
de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação; atende toda a educação básica,
da creche ao ensino médio.
Relacione os aspectos que você considerou importantes na luta do Fórum
Nacional em Defesa da escola
Pública e na LDB.
Liste algumas estratégias que poderiam ter sido utilizadas pelo movimento
(Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, na LDB).
Um dos pontos a ser destacado na proposta da sociedade civil organizado
da era
o de participação nas definições das políticas públicas da educação.
Aponte ações
onde se percebe a não-participação da sociedade nos rumos
educacionais.
Com base nos Pareceres e Resoluções que instituem as Diretrizes para a Educação Básica (Educação Infanil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), sinalizados na nossa aula, organize uma síntese apresentando as principais idéias
do documento.
Trabalhe com os documentos, respeitando a sua prática pedagógica atual.
Quais são os questionamentos acerca da Base Nacional Comum: seus princípios, objetivos e fundamentos. Que proposta poderíamos contrapor?
Descreva como estão vigorando as políticas educacionais na atualidade. E
responda qual a relação que
estabelecem com a construção do projeto político-pedagógico?
O Plano Nacional de Educação é uma lei que já se encontrava prevista des-
de a Constituição Federativa do Brasil, em 1998, e assim sendo, contem-
plada em artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Você
apresentaria alguma crítica ao Plano Nacional de Educação aprovado
pelo Congresso Nacional?
A Declaração de Salamanca resultou na ampliação do conceito de neces
sidades educacionais especiais e em uma abordagem de Educação Inclusiva.
Escreva quais são os alunos que demandam essa modalidade educacional.
A LDB diz que: “O aluno matriculado ou egresso do Ensino Fundamental Mé-
dio e Superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contará
com a possibilidade de acesso à Educação Profissional”. (art. 39). Analise essa
afirmação e aponte aspectos positivos e negativos que passou (ou não) a
vigorar.
De
acordo com Valle (2009), como o pensamento neoliberal educacional vê
a escola? Pág
255
R- Vê a escola
como espaço do desenvolvimento de talentos ,hábitos de
preparação para desafios conectada com a atividade
geral das vidas humanas, pois a nova liberdade é a politica do
conflito regulado e a economia social da maximização de
oportunidades da vida intelectual
De
acordo com Boff (1994), in Valle (Políticas Publicas em
Educação) como acontece a construção da
cidadania?
R- Segundo Boff, a
construção da cidadania começa com um base
social e não se realiza apenas face ao Estado, mas também
diante de outro cidadão por meio da solidariedade e da
cooperação que se expressa pela consciência de
concidadania
De
acordo com Simons (1979) em Valle, quando a escola assumirá
sua função libertadora? Pág 36
R1-Por meio do
diálogo entre educador e seus educandos, dos educandos entre
si, e de todos com as realidades naturais e culturais da comunidade,
as populações caminharão para o autogoverno e
para a participação dos homens na construção
da vida coletiva.
R2 Por meio do
diálogo entre educador e seus educandos, dos educandos entre
si, e de todos com as realidades naturais e culturais da comunidade,
as populações caminharão para o autogoverno e
para a participação dos homens na construção
da vida coletiva. A escola assumirá sua função
libertadora, pela utilização do debate e do diálogo
como métodos, tendo o professor como animador do grupo, a sala
de aula como um grande espaço de pesquisa, investigação
e exercício da cidadania
Cite
3 documentos que expressam as políticas públicas em
educação.
São eles: PNE
- Plano Nacional de Educação; PEE - Plano Estadual de
Educação;PME- Plano Municipal de Educação.
Cite
3 documentos que expressam as políticas públicas em
educação.
-Plano Decenal de
Educação para todos
-Política de
Educação Infantil
-Por uma Política
de formação dos Profissionais de EducaçãoInfantil.
PNE-Plano
Nacional de Educação
PPE-Plano
Estadual de Educação
PME-Plano
Municipal de Educação
Declaração
deSalamanca (1994),
Lei de
Diretrizes e Bases para aEducação- LDB (1996),
Parâmetros
Curriculares Nacionais –
Com
a promulgação da LDB 9394/96 como está
organizada a educação básica no Brasil? Pág
51
R- Nomenclatura
adotada para identificar a nova composição dos níveis
escolares, que não mais privilegia o ensino começando
aos sete anos mas reconhecendo o direito da crianças de 0 a 6
anos conforme o artigo 21: a educação escolar compõem
–se de: educação básica formada pela educação
infantil, ensino fundamental, e ensino médio
Educação
Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5
anos) – gratuito.
Ensino Fundamental –
anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º
ao 9º ano) – É obrigatório e gratuito.
Ensino Médio –
O antigo 2º grau (do 1º ao 3º ano). É de
responsabilidade dos Estados. Pode ser técnico
profissionalizante, ou não.
A educação
brasileira conta ainda com algumas modalidades de educação,
que perpassam todos os níveis da educação
nacional. São elas:
-Educação
Especial –
Atende aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na
rede regular de ensino.
-Educação
a distância – Atende aos estudantes em
tempos e espaços diversos, com a utilização de
meios e tecnologias de informação e comunicação.
-Educação
Profissional e Tecnológica – Visa preparar os estudantes a
exercerem atividades produtivas, atualizar e aperfeiçoar
conhecimentos tecnológicos e científicos.
-Educação
de Jovens e Adultos – Atende as pessoas que não tiveram
acesso a educação na idade apropriada.
-Educação
Indígena –
Atende as comunidades indígenas, de forma a respeitar a
cultura e língua materna de cada tribo.
Qual o papel da Educação Infantil na educação das crianças? 187 E 193
Qual o papel da Educação Infantil na educação das crianças? 187 E 193
R-
A EDUCAÇÃO infantil tem o papel de valorizar os
conhecimentos que as crianças possuem e garantir a aquisição
de novos conhecimentos, mas para tanto é fundamental um
profissional que reconheça as características da
infânc
O que estabelece a LDB 9394/96 com relação ao Projeto Pedagógico da Escola?
O que estabelece a LDB 9394/96 com relação ao Projeto Pedagógico da Escola?
R:A
Lei 9.3934/96 em seus artigos12, 13 e 14 estabelece de forma bastante
enfática a responsabilidade da escola e de seus profissionais
“respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino” a
elaboração do projeto pedagógico conforme se
pode constatar nos artigos citados e seus incisos
De acordo como que estabelece a LDB 9394/96, de onde deve vir os recursos para o financiamento da educação?
De acordo como que estabelece a LDB 9394/96, de onde deve vir os recursos para o financiamento da educação?
R- O financiamento
escolar deriva de elementos básicos, compreendendo um conjunto
de normas constitucionais que se originam de receitas de impostos
próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e
dos Municípios.
Resp.2-na
Constituição Federal de 1988; identificando as fontes
de recursos para a educação, de forma geral, e da
educação básica, de modo particular; comentando
o processo de implantação de um novo fundo para
financiar a educação básica - o FUNDEB; e
conclui demonstrando a possibilidade de uma gestão democrática
na gestãofinanceira da escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário