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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Avaliação da Educação - Provas OnLine (N2)

Minha N2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:

  • I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
    II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
    III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.

    Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
  • III está correta.
  • I e II estão corretas.
  • I, II e III estão corretas.
  • II e III estão corretas.

2. Observe abaixo:

  • Quando falamos da parte da filosofia cujo objetivo é elaborar uma reflexão sobre a finalidade e o sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, estamos falando de
  • ciência.
  • ética.
  • superego.
  • epistemologia.

3. Segundo Paulo Freire, o desvio ético

  • é natural no processo de construção da sociedade.
  • não pode receber outra designação senão a de transgressão.
  • deve ser controlado pelo processo democrático e dialógico.
  • é aceitável, de acordo com o contexto vivido pelo homem naquele momento histórico.

4. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.

  • Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?
  • Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
  • Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
  • As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
  • As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem
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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.

Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
De que processo está falando Paulo Freire?
 Consciência de mundo.
 Diálogo.
 Solidariedade.
 Emancipação.

2. Um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é
 punir as escolas que apresentem baixos resultados no exame.
 centralizar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
 gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
 fornecer subsídios para as políticas econômicas no Brasil.

3. Segue abaixo:
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 5.692/71, pode-se perceber a influência das concepções positivistas (objetivas) nas orientações relativas à avaliação escolar, em especial na indicação de três modalidades de avaliação. São elas:
 diagnóstica, formativa e emancipatória.
 somativa, emancipatória e formativa.
 formativa, emancipadora e seletiva.
 diagnóstica, formativa e somativa.

4. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?
 Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
 Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
 Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
 Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.


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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.
Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos

 de Portugal.
 da África.
 da Alemanha.
 dos Estados Unidos da América.

2. Um novo projeto de sociedade exige a mudança da "cara da escola".

Porém, mexer na escola significa, entre muitas coisas, ter coragem de transformar a avaliação. Quando puxamos o fio da avaliação, verificamos que ele está imbricado em muitos outros fios - problemas, questões e desafios a serem enfrentados. Entre vários princípios que podem orientar a construção de um projeto de avaliação, fundamentado na ética universal do ser humano, podemos destacar que

I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola.
II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora.
III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação.
IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.

Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que

 II, III e IV estão corretas.
 as sentenças I, II, III e IV estão corretas.
 I e III estão corretas.
 I, II e IV estão corretas.

3. A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da escola e da avaliação numa perspectiva democrática.
 
Dois autores nos auxiliam nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias contribuições, podemos destacar a discussão sobre

 a importância de os povos se unirem para combater as injustiças sociais, defendendo os processos de globalização de mercado e construindo uma educação democrática.
 a necessidade de uma ética universal do ser humano, para que os pontos de vista das camadas populares sejam respeitados pelo mercado.
 a construção de uma ética do ponto de vista dos povos oprimidos, que defenda a afirmação total da vida humana e a educação libertadora como um direito universal do ser humano.
 o dever dos empresários e do estado em decidirem sobre os rumos da educação, pois eles estão melhor preparados e articulados para defender os direitos da classe trabalhadora.

4. Observe abaixo:

Quando falamos da parte da filosofia cujo objetivo é elaborar uma reflexão sobre a finalidade e o sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, estamos falando de

 ética.
 epistemologia.
 superego.
 ciência.



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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. O aluno tem direito de saber sua nota porque

 é uma espécie de "favor" que a escola faz, seguindo os princípios dialógicos e da educação libertadora de Paulo Freire.
 dessa forma ele compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem, os acertos, erros e equívocos, ganhando autonomia crítica na produção de novos conhecimentos.
 deve haver centralização do processo de avaliação nos resultados e o professor é o agente fundamental desse processo; afinal, é dele a gestão da sala de aula.
 isso faz parte das exigências de precisão e validade da avaliação quantitativa, única forma que pode ser realmente considerada científica.

2. Considerando a trajetória da avaliação da aprendizagem no Brasil, podemos afirmar que

 sua história foi marcada pelo caráter participativo emancipador das gestões educacionais.
 a avaliação da aprendizagem foi determinada pela herança inglesa, com ênfase nas medidas educacionais, permanecendo inalteradas até os dias de hoje.
 a avaliação da aprendizagem superou o tecnicismo e reafirmou-se como práxis emancipadora a partir dos anos 1980.
 está em construção uma abordagem de avaliação como ação sociopolítica emancipadora, abrindo um novo caminho para a superação da abordagem tecnicista de avaliação.

3. Escolha, das opções a seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 São aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
 Participam da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
 Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da escola.
 Tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino.

4. Qual das palavras abaixo melhor completa esta afirmação?

A avaliação surge para fazer acontecer a própria _________________ da educação.
(PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. 1990.)

 crítica.
 autonomia.
 qualidade.
 igualdade.


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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Observe abaixo:

Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça

 uma avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a política governamental.
 o contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
 uma distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
 uma análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Se defendemos uma avaliação comprometida com a qualidade social, entendemos que ela

 proporciona uma articulação entre a escola e o mercado de trabalho, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos para que eles possam ser trabalhadores mais eficientes e atualizados.
 concretiza um conjunto de ações pedagógicas entre a escola e a comunidade para que os alunos sejam avaliados justamente, segundo as suas capacidades.
 possibilita uma análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores.
 auxilia a obedecer às diretrizes e às políticas públicas educacionais produzidas pelo estado, evitando-se os desvios e interesses de determinados grupos de educadores críticos que representam problemas na escola.

3. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:

I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

 apenas III.
 apenas I, III e IV.
 apenas I, II e III.
 apenas II e III.

4. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?

 Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
 Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
 Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
 Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:
 
"as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

Isso significa que os descritores são

 conteúdos inertes.
 altas habilidades.
 habilidades motoras globais.
 competências cognitivas.

2. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.
Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos

 de Portugal.
 da África.
 da Alemanha.
 dos Estados Unidos da América.

3. Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento efetivo do indivíduo

 refere-se ao estabelecimento da idade cronológica da criança.
 começa com o início da vida escolar da criança.
 relaciona-se com o desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança.
 antepõe-se à zona de desenvolvimento proximal.

4. Observe abaixo:
Quando falamos da parte da filosofia cujo objetivo é elaborar uma reflexão sobre a finalidade e o sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, estamos falando de

 ética.
 superego.
 ciência.
 epistemologia.


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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Escolha, das opções a seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
 Participam da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
 Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da escola.( correta)
 São aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
 Tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino. (errada)


2. Leia atentamente o texto abaixo.
  
O Banco Mundial reforça a ideia de que os estabelecimentos educacionais sejam avaliados por seus resultados em termos de aprendizagem dos alunos e pela relação entre custo e benefício no processo de formação dos alunos, retrocedendo às políticas tecnoburocráticas de herança norte-americana, implementadas no Brasil, na década de 1970 e negando os avanços teóricos, metodológicos e políticos da Ciência da Educação, em especial, na área de avaliação.

Podemos afirmar que a proposta de avaliação do Banco Mundial está

 vinculada às propostas emancipadoras das escolas públicas.
 subordinada aos interesses da maioria da população brasileira.
 articulada a um projeto de sociedade democrática.
 comprometida com a ideologia e os interesses do mercado.

3. Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:

 "Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados".
Isso sugere que
  o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
 a finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
 os professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
 a avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.

4. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional.


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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.

Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
De que processo está falando Paulo Freire?

 Solidariedade.
 Diálogo.
 Consciência de mundo.
 Emancipação.

2. Nas décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta curricular.
Os professores deveriam elaborar, com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por

 habilidades.
 atitudes.
 testes.
 objetivos.

3. Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos.
Os homens e as mulheres, na relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade do outro é denominado de

 transgressão da ética.
 desordem da ética.
 afronta da ética.
 subordinação da ética.

4. Leia abaixo:
A decisão coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a questão da avaliação. Isso significa que a avaliação

 precisa orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na escola.
 é uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica, devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o mercado de trabalho.
 crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto emancipador de sociedade e de escola.
 deve ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos níveis de rendimento do aluno.


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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Escolha, das opções a seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 Participam da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
 Tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino.
 Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da escola.
 São aplicadas provas de todos os componentes curriculares.

2. Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento efetivo do indivíduo

 refere-se ao estabelecimento da idade cronológica da criança.
 relaciona-se com o desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança.
 antepõe-se à zona de desenvolvimento proximal.
 começa com o início da vida escolar da criança.

3. A definição "atribuição de numerais a objetos ou acontecimentos de acordo com normas" corresponde à(ao)

 mensuração.
 classificação.
 escalonamento.
 isomorfismo.

4. Observe abaixo:
Esperança e ética crítica, de mãos dadas, criam possibilidades de avaliar o mundo, a nossa existência no mundo, e nos mobilizam para enfrentar questionamentos que são essenciais. Entre estes, uma questão indispensável é:

 Quais os teóricos que fundamentarão os grupos de estudo para a elaboração do currículo?
 Como recriar a escola numa perspectiva democrática?
 Em que local devem ser realizadas as reuniões e os debates do conselho da escola?
 Como conseguir recursos econômicos para a escola?


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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Observe abaixo:
Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.

I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
 apenas I, III e IV.
 apenas I e IV.
 as opções I, II, III e IV.
 apenas II e III.


2. Leia abaixo:

A decisão coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a questão da avaliação. Isso significa que a avaliação

 precisa orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na escola.
 deve ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos níveis de rendimento do aluno.
 é uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica, devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o mercado de trabalho.
 crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto emancipador de sociedade e de escola.


3. Leia abaixo:

Abaixo, encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.

Das afirmativas acima, somente
 I e II estão corretas.
 I e III estão corretas.
 II está correta.
 III está correta.

4. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é

 documentar a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.
 sistematizar informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
 desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos.
 registrar a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.


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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Escolha, das opções a seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 Participam da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
 São aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
 Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da escola.
 Tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino.

2. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:

"as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

Isso significa que os descritores são

 competências cognitivas.
 habilidades motoras globais.
 conteúdos inertes.
 altas habilidades.

3. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.

Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?

 Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
 As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
 As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
 Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.

4. Quando Hadji utiliza como título de uma das suas obras a expressão "avaliação desmistificada", ele se refere ao fato de que a

 interação e o diálogo devem ser excluídos das práticas avaliativas.
 avaliação deve utilizar cada vez mais as escalas de mensuração.
 avaliação precisa separar as questões relacionadas à aprendizagem daquelas que se relacionam ao desenvolvimento humano.
 avaliação não é medida do conhecimento, seu compromisso maior é com a aprendizagem do aluno, com a sua formação plena.


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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Aprendemos com Goodson que o currículo é uma produção social.

Considerando as múltiplas inter-relações entre currículo e avaliação, precisamos, como educadores críticos,

 reconhecer a diversidade cultural como parte do currículo, procurando sempre construir a homogeneidade social como condição de qualidade educativa.
 ampliar a visão multicultural do currículo e da avaliação, consolidando o diálogo crítico entre educadores, educandos e famílias, e investindo na construção de uma proposta pedagógica emancipadora.
 organizar o currículo e a avaliação numa abordagem objetivista, visando apenas uma maior participação dos educadores na construção da proposta pedagógica da escola.
 dar uma maior ênfase aos índices de rendimento dos alunos para avaliar a qualidade do ensino da escola e melhorar o currículo.


2. Segue abaixo:

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 5.692/71, pode-se perceber a influência das concepções positivistas (objetivas) nas orientações relativas à avaliação escolar, em especial na indicação de três modalidades de avaliação. São elas:

 somativa, emancipatória e formativa.
 diagnóstica, formativa e emancipatória.
 formativa, emancipadora e seletiva.
 diagnóstica, formativa e somativa.

3. Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:

"Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados".
Isso sugere que

 a finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
 o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
 os professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
 a avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.


4. Uma ideia central da avaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.

A concepção de aprendizagem norteadora dessa proposta nos informa que

 a aprendizagem é linear, e o significado que os professores dão ao seu ensino deve ser priorizado no processo de aprendizagem dos seus alunos.
 o ensino e a aprendizagem são processos complexos e contínuos, que devem ser realizados em parceria, para o professor ressaltar os resultados finais de seus alunos e promover a qualidade do ensino.
 a aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas.
 o ensino e a aprendizagem são os objetivos mais importantes da escola, cabendo aos educadores corrigir os erros dos alunos para que estes possam ser aprovados ou reprovados com justiça.


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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. A questão da atribuição de notas escolares é muito polêmica e coloca em xeque as concepções de conhecimento, de aprendizagem e de avaliação.

Aprendemos com Vygotsky que a aprendizagem

 para ser avaliada com objetividade e não ser arbitrária, necessita de um registro sistemático de informações, apenas por meio de notas.
 escolar nunca parte do ponto zero. Toda a aprendizagem da criança na escola tem uma pré-história.
 escolar tem como referência o ponto zero, especialmente quando o aluno erra a questão.
 escolar pode variar numa escala de zero a dez. Cabe ao professor ter precisão na atribuição de notas para não ser arbitrário.


2. Segundo Paulo Freire, o desvio ético

 é natural no processo de construção da sociedade.
 deve ser controlado pelo processo democrático e dialógico.
 não pode receber outra designação senão a de transgressão.
 é aceitável, de acordo com o contexto vivido pelo homem naquele momento histórico.

3. Leia abaixo:

Abaixo, encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.

Das afirmativas acima, somente

 I e III estão corretas.
 III está correta.
 I e II estão corretas.
 II está correta.

4. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:

I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.

Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que

 II e III estão corretas.
 I e II estão corretas.
 III está correta.
 I, II e III estão corretas.

Resultado final : 1.5

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Observe abaixo:
Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça

 uma avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a política governamental.
 o contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
 uma análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.
 uma distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.

2. Nas décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta curricular.

Os professores deveriam elaborar, com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por

 habilidades.
 objetivos.
 atitudes.
 testes.

3. Observe abaixo:

Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar.
Escolha, entre as alternativas, quais são eles.

 Testagem e avaliação.
 Prova e avaliação por objetivos.
 Arguição oral e diagnose.
 Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.

4. Aprendemos com Goodson que o currículo é uma produção social.

Considerando as múltiplas inter-relações entre currículo e avaliação, precisamos, como educadores críticos,

 ampliar a visão multicultural do currículo e da avaliação, consolidando o diálogo crítico entre educadores, educandos e famílias, e investindo na construção de uma proposta pedagógica emancipadora.
 reconhecer a diversidade cultural como parte do currículo, procurando sempre construir a homogeneidade social como condição de qualidade educativa.
 organizar o currículo e a avaliação numa abordagem objetivista, visando apenas uma maior participação dos educadores na construção da proposta pedagógica da escola.
 dar uma maior ênfase aos índices de rendimento dos alunos para avaliar a qualidade do ensino da escola e melhorar o currículo


Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Observe abaixo:
  
·         Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com freqüência em debates sobre avaliação.

I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

·          apenas I, III e IV.
·          apenas I e IV.
·          as opções I, II, III e IV.
·          apenas II e III.

2. Leia abaixo:


·         A decisão coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a questão da avaliação. Isso significa que a avaliação

·          precisa orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na escola.
·          deve ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos níveis de rendimento do aluno.
·          é uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica, devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o mercado de trabalho.
·          crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto emancipador de sociedade e de escola.


3. Leia abaixo:
  
·         Abaixo, encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.

Das afirmativas acima, somente

·          I e II estão corretas.
·          I e III estão corretas.
·          II está correta.
·          III está correta.

4. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é

·          documentar a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.
·          sistematizar informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
·          desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos.
·          registrar a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.
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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1. Ela é uma conquista da luta intensa e contínua desenvolvida pela práxis humana, pelo homem como ser sempre incompleto.


Para Paulo Freire a libertação é a superação da contradição opressores-oprimidos. Segundo ele a meta fundamental da avaliação é a

 emancipação do homem.
 educação bancária.
 pedagogia humanista.
 opressão do opressor pelo oprimido.


2. O que significa "avaliar com os pés no chão da escola, da sala de aula"?

 Perguntar aos professores como eles gostariam que as estratégias de avaliação da aprendizagem fossem desenvolvidas.
 Manter as práticas avaliativas existentes, mudando apenas aquelas que não dão certo.
 Conhecer o trabalho pedagógico, o cotidiano da sala de aula, e as práticas avaliativas que se concretizam nos diferentes tempos e espaços da escola.
 Chegar mais perto dos alunos, tornar-se amigo deles, conhecê-los profundamente.


3. Obsrve abaixo:

 a observação é um procedimento de mensuração do processo de aprendizagem, constituindo-se como uma das condições básicas para a concretização de uma proposta pedagógica.
 a observação, com base no diálogo e na problematização, possibilita a interpretação do processo de aprendizagem, a construção da autonomia e do trabalho coletivo em sala de aula.
 por meio da observação, o professor demonstra a sua competência e a autoridade em lidar com as informações que vai registrando no processo de ensino-aprendizagem.
 a observação é uma condição indispensável à avaliação da escola, sendo uma atividade pedagógica exclusiva dos gestores e professores.


4. Ao observarmos os paradigmas emancipatório e formativo da avaliação verificamos que uma não pode ser construída sem a outra.

A avaliação que defendemos e queremos construir é uma prática avaliativa

I. que parta da proposta pedagógica construída com a participação dos alunos em sala de aula, diretamente articulada ao projeto da escola.
II. que colabore com a autonomia e emancipação dos educandos.
III. interativa, qualitativa, compartilhada e dialógica.
IV. ético-crítica que articule as diferentes dimensões e áreas do currículo, do projeto da escola, das práticas pedagógicas de sala de aula.

Dessas opções estão corretas apenas

 III e IV.
 I, II e III.
 I e IV.
 II, III e IV.

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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Observe abaixo:

  • Esperança e ética crítica, de mãos dadas, criam possibilidades de avaliar o mundo, a nossa existência no mundo, e nos mobilizam para enfrentar questionamentos que são essenciais. Entre estes, uma questão indispensável é:
  • Como recriar a escola numa perspectiva democrática?
  • Em que local devem ser realizadas as reuniões e os debates do conselho da escola?
  • Como conseguir recursos econômicos para a escola?
  • Quais os teóricos que fundamentarão os grupos de estudo para a elaboração do currículo?

2. Leia abaixo:

  • Muitas vezes temos uma intencionalidade formativa quanto à avaliação, mas somos "forçados" a cumprir exigências legais e atribuir notas aos nossos alunos. É aconselhável que
  • as escalas intervalar e de razão sejam utilizadas adequadamente para o cálculo das médias e atribuição de notas finais.
  • os alunos participem das decisões sobre os critérios de avaliação, bem como da forma de comunicação dos resultados desse processo.
  • cada trabalho, exercício ou teste de aproveitamento escolar, entre outros instrumentos, tenha um valor preestabelecido, perfazendo um total de zero a dez.
  • cada professor decida sozinho sobre os critérios de avaliação e dê ciência aos seus alunos, para não provocar equívocos.

3. A definição "atribuição de numerais a objetos ou acontecimentos de acordo com normas" corresponde à(ao)

  • isomorfismo.
  • mensuração.
  • escalonamento.
  • classificação.

4. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:

  • I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
    II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
    III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.

    Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
  • III está correta.
  • I e II estão corretas.
  • I, II e III estão corretas.
  • II e III estão corretas.

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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
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1. A questão da atribuição de notas escolares é muito polêmica e coloca em xeque as concepções de conhecimento, de aprendizagem e de avaliação.


·                                 Aprendemos com Vygotsky que a aprendizagem

·                                  escolar pode variar numa escala de zero a dez. Cabe ao professor ter precisão na atribuição de notas para não ser arbitrário.
·                                  escolar nunca parte do ponto zero. Toda a aprendizagem da criança na escola tem uma pré-história.
·                                  para ser avaliada com objetividade e não ser arbitrária, necessita de um registro sistemático de informações, apenas por meio de notas.
·                                  escolar tem como referência o ponto zero, especialmente quando o aluno erra a questão.
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2. Observe abaixo:


·                                 Quando falamos da parte da filosofia cujo objetivo é elaborar uma reflexão sobre a finalidade e o sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, estamos falando de

·                                  ciência.
·                                  superego.
·                                  epistemologia.
·                                  ética.
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3. Nas décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta curricular.


·                                 Os professores deveriam elaborar, com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por

·                                  testes.
·                                  objetivos.
·                                  atitudes.
·                                  habilidades.
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4. Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento efetivo do indivíduo

·                                  começa com o início da vida escolar da criança.
·                                  relaciona-se com o desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança.
·                                  refere-se ao estabelecimento da idade cronológica da criança.
·                                  antepõe-se à zona de desenvolvimento proximal.
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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
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1. Segue abaixo:


·                                 Em 1996, o MEC implantou o Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão, que constituía-se de uma prova escrita de conhecimentos referentes à área do curso avaliado, realizada no último ano/período da graduação dos mais diversos cursos do país. Havia ainda um questionário - pesquisa a ser respondida pelo aluno com relação à organização curricular, ao corpo docente, à qualidade dos laboratórios e outras condições oferecidas pelos respectivos cursos, assim como dados sobre o perfil socioeconômico e cultural
dos futuros profissionais. Era feita também uma análise das condições de oferta dos cursos de graduação, in loco, por uma comissão de especialistas, procedimento complementar previsto na legislação envolvendo a qualificação dos docentes, organização didático-pedagógica e suas instalações, tanto as físicas em geral, quanto as especiais, tais como laboratórios, equipamentos e bibliotecas. Esses três procedimentos, em seu conjunto, embasavam a avaliação do ensino da graduação por curso, constituindo os indicadores para a
avaliação do desempenho individual das instituições de Ensino Superior.
Em 2003, o Ensino Superior no Brasil passou a ser avaliado de uma outra forma que busca assegurar, entre outras coisas, a integração das dimensões internas e externas, particular e global, somativa e formativa, quantitativa e qualitativa e os diversos objetos e objetivos da avaliação.

Essa nova forma de avaliação é chamada de

·                                  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
·                                  Análise das Condições de Oferta dos Cursos de Graduação (ACOCG).
·                                  Avaliação das Condições de Ensino (ACE).
·                                  Processo de Avaliação Integrada do Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área (Paideia).
·                                  
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2. Observe abaixo:


·                                 Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.

I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

·                                  apenas II e III.
·                                  apenas I e IV.
·                                  as opções I, II, III e IV.
·                                  apenas I, III e IV.
·                                  
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3. Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento efetivo do indivíduo

·                                  relaciona-se com o desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança.
·                                  antepõe-se à zona de desenvolvimento proximal.
·                                  começa com o início da vida escolar da criança.
·                                  refere-se ao estabelecimento da idade cronológica da criança.
·                                  
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4. Um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é

·                                  fornecer subsídios para as políticas econômicas no Brasil.
·                                  centralizar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
·                                  gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
·                                  punir as escolas que apresentem baixos resultados no exame.
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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
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1. Por que a avaliação é uma importante estratégia de gestão educacional?

·                                  Porque a avaliação educacional é uma política utilizada pelos gestores que defendem a ideologia meritocrática, para determinarem a direção do processo educativo em prol das camadas populares.
·                                  Porque a avaliação pode ser usada em nível federal, estadual, municipal e pela própria escola para orientar a elaboração de políticas, projetos e propostas educacionais, entre outras ações.
·                                  Porque os governos criam seus sistemas de avaliação para garantir a democratização das escolas e a formação de seus educadores, bem como a participação das famílias e das comunidades.
·                                  Porque as gestões educacionais utilizam os resultados do processo de avaliação para identificarem as melhores escolas e poderem, assim, serem justas na alocação dos recursos.
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2. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional.


·                                 Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial.
Leia com atenção as quatro características da avaliação.

I. Ser comprometida com a emancipação social.
II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.

·                                  I, III e IV.
·                                  I, II e III.
·                                  I, II e IV.
·                                  II, III e IV.
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3. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:


·                                 I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

·                                  apenas III.
·                                  apenas I, III e IV.
·                                  apenas II e III.
·                                  apenas I, II e III.
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4. Apresentamos a seguir uma asserção e uma razão que a justifica. Leia atentamente:


·                                 Asserção - Ao construirmos um conhecimento sobre a avaliação numa perspectiva de totalidade social, estamos, também, aprendendo a lidar com os enfrentamentos e desafios cotidianos.
Razão - Porque estaremos exercitando a resistência ativa, construindo um coletivo forte, capaz de se fazer ouvir, de ser respeitado e valorizado pela sua capacidade de não apenas criticar, mas de intervir eticamente no sentido de recriar a escola, a educação substantivamente democrática, de consubstanciar uma práxis emancipadora em prol da melhoria da qualidade da educação das nossas escolas no Brasil.

Sobre a relação entre as duas podemos afirmar que

·                                  estão totalmente corretas e a segunda justifica a primeira.
·                                  não se referem à avaliação escolar.
·                                  estão totalmente corretas, mas não possuem relação entre si.
·                                  ambas estão incorretas.Parte inferior do formulário
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1. Observe abaixo:
·  Esperança e ética crítica, de mãos dadas, criam possibilidades de avaliar o mundo, a nossa existência no mundo, e nos mobilizam para enfrentar questionamentos que são essenciais. Entre estes, uma questão indispensável é:
·   Quais os teóricos que fundamentarão os grupos de estudo para a elaboração do currículo?
·   Em que local devem ser realizadas as reuniões e os debates do conselho da escola?
·   Como conseguir recursos econômicos para a escola?
·   Como recriar a escola numa perspectiva democrática?
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2. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.
·  Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos
·   da Alemanha.
·   da África.
·   de Portugal.
·   dos Estados Unidos da América.
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3. Nas décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta curricular.
·  Os professores deveriam elaborar, com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por
·   habilidades.
·   objetivos.
·   testes.
·   atitudes.
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4. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional
·  Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial.
Leia com atenção as quatro características da avaliação.

I. Ser comprometida com a emancipação social.
II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.
·   I, III e IV.
·   II, III e IV.
·   I, II e III.
·   I, II e IV.
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1. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:
I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.

Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
·   I, II e III estão corretas. (correta)
·   II e III estão corretas.
·   I e II estão corretas.
·   III está correta.
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2. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional.
·  Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial.
Leia com atenção as quatro características da avaliação.

I. Ser comprometida com a emancipação social.
II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.
·   I, III e IV. (correta)
·   I, II e III.
·   I, II e IV.
·   II, III e IV.
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3. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:

·  "as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

Isso significa que os descritores são
·   conteúdos inertes.
·   habilidades motoras globais.
·   competências cognitivas.(correta)
·   altas habilidades.
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4. Almerindo Janela Afonso e muitos outros autores fazem críticas às ações do estado avaliador, levantando várias questões.
·  Entre elas temos:

I. São iniciativas de avaliação centradas na eficiência e na produtividade sob o controle do estado.
II. Permitem a responsabilização individual por resultados.
III. Foram criadas no século XVIII, sob a influência do paradigma tradicional de educação.
IV. Desvalorizam a avaliação de processo.

Pode-se afirmar que estão corretas
·   I, II e III.
·   I, II e IV.(correta)
·   I, II, III e IV.
·   apenas I e IV.
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1. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional.


·                                 Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial.
Leia com atenção as quatro características da avaliação.

I. Ser comprometida com a emancipação social.
II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.

·                                  I, III e IV.
·                                  I, II e IV.
·                                  I, II e III.
·                                  II, III e IV.
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2. Leia abaixo:


·                                 A relevância das estratégias educacionais nos cenários nacionais e internacionais deve-se em grande parte, segundo Guadilla, às pressões exógenas advindas do cenário de mercado.
Na visão do autor as principais pressões são:

I. o valor econômico do conhecimento - a pressão das forças produtivas.
II. a manutenção do valor do conhecimento como força de ascensão social - a pressão da conservação social.
III. o valor econômico da competitividade educativa - a pressão dos mercados.
IV. o valor das novas tecnologias da informação e da comunicação - a pressão por uma maior produtividade cognitiva.

Assinale abaixo a alternativa correta.

·                                  Estão corretas I, II, III e IV.
·                                  Estão corretas I, II e III.
·                                  Estão corretas I, II e IV.
·                                  Estão corretas I, III e IV.
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3. A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da escola e da avaliação numa perspectiva democrática.


·                                 Dois autores nos auxiliam nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias contribuições, podemos destacar a discussão sobre

·                                  a necessidade de uma ética universal do ser humano, para que os pontos de vista das camadas populares sejam respeitados pelo mercado.
·                                  a importância de os povos se unirem para combater as injustiças sociais, defendendo os processos de globalização de mercado e construindo uma educação democrática.
·                                  a construção de uma ética do ponto de vista dos povos oprimidos, que defenda a afirmação total da vida humana e a educação libertadora como um direito universal do ser humano.
·                                  o dever dos empresários e do estado em decidirem sobre os rumos da educação, pois eles estão melhor preparados e articulados para defender os direitos da classe trabalhadora.
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4. O aluno tem direito de saber sua nota porque

·                                  dessa forma ele compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem, os acertos, erros e equívocos, ganhando autonomia crítica na produção de novos conhecimentos.
·                                  é uma espécie de "favor" que a escola faz, seguindo os princípios dialógicos e da educação libertadora de Paulo Freire.
·                                  deve haver centralização do processo de avaliação nos resultados e o professor é o agente fundamental desse processo; afinal, é dele a gestão da sala de aula.
·                                  isso faz parte das exigências de precisão e validade da avaliação quantitativa, única forma que pode ser realmente considerada científica
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1. A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional.


Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial.
Leia com atenção as quatro características da avaliação.

I. Ser comprometida com a emancipação social.
II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.

 II, III e IV.
 I, II e III.
 I, II e IV.
 I, III e IV.


2. Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:

"Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados".
Isso sugere que

 os professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
 o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
 a finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
 a avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.


3. Observe abaixo:

Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.

I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

 apenas I, III e IV.
 apenas I e IV.
 as opções I, II, III e IV.
 apenas II e III.


4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:

"as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

Isso significa que os descritores são

 conteúdos inertes.
 altas habilidades.
 competências cognitivas.
 habilidades motoras globais


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1. Segue abaixo:

Em 1996, o MEC implantou o Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão, que constituía-se de uma prova escrita de conhecimentos referentes à área do curso avaliado, realizada no último ano/período da graduação dos mais diversos cursos do país. Havia ainda um questionário - pesquisa a ser respondida pelo aluno com relação à organização curricular, ao corpo docente, à qualidade dos laboratórios e outras condições oferecidas pelos respectivos cursos, assim como dados sobre o perfil socioeconômico e cultural
dos futuros profissionais. Era feita também uma análise das condições de oferta dos cursos de graduação, in loco, por uma comissão de especialistas, procedimento complementar previsto na legislação envolvendo a qualificação dos docentes, organização didático-pedagógica e suas instalações, tanto as físicas em geral, quanto as especiais, tais como laboratórios, equipamentos e bibliotecas. Esses três procedimentos, em seu conjunto, embasavam a avaliação do ensino da graduação por curso, constituindo os indicadores para a
avaliação do desempenho individual das instituições de Ensino Superior.
Em 2003, o Ensino Superior no Brasil passou a ser avaliado de uma outra forma que busca assegurar, entre outras coisas, a integração das dimensões internas e externas, particular e global, somativa e formativa, quantitativa e qualitativa e os diversos objetos e objetivos da avaliação.

Essa nova forma de avaliação é chamada de

 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
 Análise das Condições de Oferta dos Cursos de Graduação (ACOCG).
 Avaliação das Condições de Ensino (ACE).
 Processo de Avaliação Integrada do Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área (Paideia).


2. Observe abaixo:
Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.

I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

 apenas II e III.
 apenas I e IV.
 as opções I, II, III e IV.
 apenas I, III e IV.


3. Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento efetivo do indivíduo

 relaciona-se com o desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança.
 antepõe-se à zona de desenvolvimento proximal.
 começa com o início da vida escolar da criança.
 refere-se ao estabelecimento da idade cronológica da criança.


4. Um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é

 fornecer subsídios para as políticas econômicas no Brasil.
 centralizar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
 gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
 punir as escolas que apresentem baixos resultados no exame.


Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.


Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
De que processo está falando Paulo Freire?

 Consciência de mundo.
 Diálogo.
 Solidariedade.
 Emancipação.


2. Um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é

 punir as escolas que apresentem baixos resultados no exame.
 centralizar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
 gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
 fornecer subsídios para as políticas econômicas no Brasil.


3. Segue abaixo:

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 5.692/71, pode-se perceber a influência das concepções positivistas (objetivas) nas orientações relativas à avaliação escolar, em especial na indicação de três modalidades de avaliação. São elas:

 diagnóstica, formativa e emancipatória.
 somativa, emancipatória e formativa.
 formativa, emancipadora e seletiva.
 diagnóstica, formativa e somativa.


4. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?

 Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
 Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
 Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
 Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio


Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Segue abaixo:

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 5.692/71, pode-se perceber a influência das concepções positivistas (objetivas) nas orientações relativas à avaliação escolar, em especial na indicação de três modalidades de avaliação. São elas:

 diagnóstica, formativa e emancipatória.
 diagnóstica, formativa e somativa.
 formativa, emancipadora e seletiva.
 somativa, emancipatória e formativa.


2. O aluno tem direito de saber sua nota porque

 dessa forma ele compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem, os acertos, erros e equívocos, ganhando autonomia crítica na produção de novos conhecimentos.
 deve haver centralização do processo de avaliação nos resultados e o professor é o agente fundamental desse processo; afinal, é dele a gestão da sala de aula.
 é uma espécie de "favor" que a escola faz, seguindo os princípios dialógicos e da educação libertadora de Paulo Freire.
 isso faz parte das exigências de precisão e validade da avaliação quantitativa, única forma que pode ser realmente considerada científica.


3. Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos.

Os homens e as mulheres, na relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade do outro é denominado de

 transgressão da ética.
 subordinação da ética.
 afronta da ética.
 desordem da ética.


4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:

"as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

Isso significa que os descritores são

 altas habilidades.
 conteúdos inertes.
 competências cognitivas.
 habilidades motoras globais.


Resultado final : 1.5
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?

 Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
 Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
 Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
 Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.


2. Observe abaixo:

Esperança e ética crítica, de mãos dadas, criam possibilidades de avaliar o mundo, a nossa existência no mundo, e nos mobilizam para enfrentar questionamentos que são essenciais. Entre estes, uma questão indispensável é:

 Como conseguir recursos econômicos para a escola?
 Como recriar a escola numa perspectiva democrática?
 Quais os teóricos que fundamentarão os grupos de estudo para a elaboração do currículo?
 Em que local devem ser realizadas as reuniões e os debates do conselho da escola?


3. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:

I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

 apenas I, II e III.
 apenas III.
 apenas II e III.
 apenas I, III e IV.


4. Observe abaixo:
Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.

I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação

 as opções I, II, III e IV.
 apenas I e IV.
 apenas II e III.
 apenas I, III e IV.


AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

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1. Escolha, das opções a seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
São aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da escola.

Tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino.
Participam da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.


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2. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é
desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos.

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3. No processo de (re)criação da escola substantivamente democrática, proposto por Paulo Freire, há alguns processos que são essenciais.
Observe com atenção os processos descritos abaixo.

I. A construção da escola baseada nos processos de diálogo e conscientização.
II. A construção do currículo como prática social de significação, articulando conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos educandos.
III. A seleção de professores com aprimorada formação inicial, para elevar a qualidade do processo educativo.
IV. A articulação com os movimentos sociais em programas, projetos, práticas educativas de educação de jovens e adultos.

Sobre eles podemos afirmar que são realmente essenciais

I e III.
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I, II e III.


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4. Quando Hadji utiliza como título de uma das suas obras a expressão "avaliação desmistificada", ele se refere ao fato de que a

avaliação precisa separar as questões relacionadas à aprendizagem daquelas que se relacionam ao desenvolvimento humano.

avaliação deve utilizar cada vez mais as escalas de mensuração.

avaliação não é medida do conhecimento, seu compromisso maior é com a aprendizagem do aluno, com a sua formação plena.
interação e o diálogo devem ser excluídos das práticas avaliativas.


N2 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

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1. Leia abaixo:
A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado, predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores críticos, isso significa
vincular a alocação dos recursos aos resultados dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como indispensável à realização da proposta da escola.
valorizar uma concepção de avaliação comprometida com a democratização social, garantindo uma adequada distribuição de recursos.
exigir da comunidade acadêmica e dos profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates sobre educação e mercado de trabalho.
restringir o conceito de qualidade da educação à aplicação de recursos em detrimento de uma concepção de qualidade comprometida com a cidadania e democratização social.


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2. Observe abaixo:
Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar.
Escolha, entre as alternativas, quais são eles.
Testagem e avaliação.
Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.
Arguição oral e diagnose.
Prova e avaliação por objetivos.


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3. Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental.
Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa?

I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação.
II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem.
III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes.

Das sentenças acima
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
I e III estão corretas.


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4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:
"as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".

Isso significa que os descritores são
conteúdos inertes.
altas habilidades.
competências cognitivas.
habilidades motoras globais.
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