Minha N2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Paulo Freire fala da importância
do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se
expondo, portanto, na relação eu-tu.
Trata-se de uma opção
emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
De que processo está falando Paulo Freire?
De que processo está falando Paulo Freire?
Consciência
de mundo.
Diálogo.
Solidariedade.
Emancipação.
2. Um dos objetivos do Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é
punir
as escolas que apresentem baixos resultados no exame.
centralizar
a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e
eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das
políticas brasileiras.
fornecer
subsídios para as políticas econômicas no Brasil.
3. Segue abaixo:
Na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional - Lei 5.692/71, pode-se perceber a influência das concepções
positivistas (objetivas) nas orientações relativas à avaliação escolar, em
especial na indicação de três modalidades de avaliação. São elas:
diagnóstica,
formativa e emancipatória.
somativa,
emancipatória e formativa.
formativa,
emancipadora e seletiva.
diagnóstica, formativa e somativa.
4. O que significam Saeb e Enem,
respectivamente?
Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
Saeb
- Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação
Média.
Saeb
- Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da
Educação Média.
Saeb
- Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em
Nível Médio.
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. A história da avaliação
educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem
tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.
Isso tem trazido graves
consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido,
é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos
de
Portugal.
da
África.
da
Alemanha.
dos
Estados Unidos da América.
2. Um novo projeto de sociedade
exige a mudança da "cara da escola".
Porém, mexer na escola significa,
entre muitas coisas, ter coragem de transformar a avaliação. Quando puxamos o
fio da avaliação, verificamos que ele está imbricado em muitos outros fios -
problemas, questões e desafios a serem enfrentados. Entre vários princípios que
podem orientar a construção de um projeto de avaliação, fundamentado na ética
universal do ser humano, podemos destacar que
I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola.
II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora.
III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação.
IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola.
II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora.
III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação.
IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
II,
III e IV estão corretas.
as
sentenças I, II, III e IV estão corretas.
I
e III estão corretas.
I,
II e IV estão corretas.
3. A questão da ética é fundamental
nos debates sobre a recriação da escola e da avaliação numa perspectiva
democrática.
Dois autores nos auxiliam nesse
estudo: Enrique Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias contribuições, podemos
destacar a discussão sobre
a
importância de os povos se unirem para combater as injustiças sociais,
defendendo os processos de globalização de mercado e construindo uma educação
democrática.
a
necessidade de uma ética universal do ser humano, para que os pontos de vista
das camadas populares sejam respeitados pelo mercado.
a
construção de uma ética do ponto de vista dos povos oprimidos, que defenda a
afirmação total da vida humana e a educação libertadora como um direito
universal do ser humano.
o
dever dos empresários e do estado em decidirem sobre os rumos da educação, pois
eles estão melhor preparados e articulados para defender os direitos da classe
trabalhadora.
4. Observe abaixo:
Quando falamos da parte da filosofia
cujo objetivo é elaborar uma reflexão sobre a finalidade e o sentido da vida
humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o
valor da consciência moral, estamos falando de
ética.
epistemologia.
superego.
ciência.
Resultado final : 1.5
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. O aluno tem direito de saber sua
nota porque
é
uma espécie de "favor" que a escola faz, seguindo os princípios
dialógicos e da educação libertadora de Paulo Freire.
dessa
forma ele compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem, os acertos, erros
e equívocos, ganhando autonomia crítica na produção de novos conhecimentos.
deve
haver centralização do processo de avaliação nos resultados e o professor é o
agente fundamental desse processo; afinal, é dele a gestão da sala de aula.
isso
faz parte das exigências de precisão e validade da avaliação quantitativa,
única forma que pode ser realmente considerada científica.
2. Considerando a trajetória da
avaliação da aprendizagem no Brasil, podemos afirmar que
sua
história foi marcada pelo caráter participativo emancipador das gestões
educacionais.
a
avaliação da aprendizagem foi determinada pela herança inglesa, com ênfase nas
medidas educacionais, permanecendo inalteradas até os dias de hoje.
a
avaliação da aprendizagem superou o tecnicismo e reafirmou-se como práxis emancipadora
a partir dos anos 1980.
está
em construção uma abordagem de avaliação como ação sociopolítica emancipadora,
abrindo um novo caminho para a superação da abordagem tecnicista de avaliação.
3. Escolha, das opções a seguir, a
afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
(Saeb).
São
aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
Participam
da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
Os
professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam
sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da
escola.
Tem
como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à
melhoria da qualidade do ensino.
4. Qual das palavras abaixo melhor
completa esta afirmação?
A avaliação surge para fazer
acontecer a própria _________________ da educação.
(PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. 1990.)
(PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. 1990.)
crítica.
autonomia.
qualidade.
igualdade.
Resultado final : 1.5
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Observe abaixo:
Várias pesquisas têm demonstrado
que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da
cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem
significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e
da avaliação, torna-se necessário que se faça
uma
avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola
para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a
política governamental.
o
contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão
dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de
ensino-aprendizagem e de avaliação.
uma
distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando
a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
uma
análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se
garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Se defendemos uma avaliação
comprometida com a qualidade social, entendemos que ela
proporciona
uma articulação entre a escola e o mercado de trabalho, objetivando a melhoria
da aprendizagem dos alunos para que eles possam ser trabalhadores mais
eficientes e atualizados.
concretiza
um conjunto de ações pedagógicas entre a escola e a comunidade para que os
alunos sejam avaliados justamente, segundo as suas capacidades.
possibilita
uma análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as
políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e
reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores.
auxilia
a obedecer às diretrizes e às políticas públicas educacionais produzidas pelo
estado, evitando-se os desvios e interesses de determinados grupos de
educadores críticos que representam problemas na escola.
3. Quando uma escola faz a sua
autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios
pedagógicos como:
I. a necessidade de fidedignidade e
validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
apenas
III.
apenas
I, III e IV.
apenas
I, II e III.
apenas
II e III.
4. O que significam Saeb e Enem,
respectivamente?
Saeb
- Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da
Educação Média.
Saeb
- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do
Ensino Médio.
Saeb
- Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em
Nível Médio.
Saeb
- Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação
Média.
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. O Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:
"as modalidades estruturais da
inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer
relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja
conhecer".
Isso significa que os descritores são
Isso significa que os descritores são
conteúdos
inertes.
altas
habilidades.
habilidades
motoras globais.
competências
cognitivas.
2. A história da avaliação
educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem
tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.
Isso tem trazido graves
consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse
sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos
de
Portugal.
da
África.
da
Alemanha.
dos
Estados Unidos da América.
3. Segundo Vygotsky, o nível de
desenvolvimento efetivo do indivíduo
refere-se
ao estabelecimento da idade cronológica da criança.
começa
com o início da vida escolar da criança.
relaciona-se
com o desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança.
antepõe-se
à zona de desenvolvimento proximal.
4. Observe abaixo:
Quando falamos da parte da filosofia
cujo objetivo é elaborar uma reflexão sobre a finalidade e o sentido da vida
humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o
valor da consciência moral, estamos falando de
ética.
superego.
ciência.
epistemologia.
Resultado final : 1.5
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Escolha, das opções a
seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica (Saeb).
Participam
da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
Os
professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam
sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da
escola.( correta)
São
aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
Tem
como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à
melhoria da qualidade do ensino. (errada)
2. Leia atentamente o texto
abaixo.
O Banco Mundial reforça a ideia
de que os estabelecimentos educacionais sejam avaliados por seus resultados em
termos de aprendizagem dos alunos e pela relação entre custo e benefício no
processo de formação dos alunos, retrocedendo às políticas tecnoburocráticas de
herança norte-americana, implementadas no Brasil, na década de 1970 e negando
os avanços teóricos, metodológicos e políticos da Ciência da Educação, em
especial, na área de avaliação.
Podemos afirmar que a proposta de avaliação do Banco Mundial está
Podemos afirmar que a proposta de avaliação do Banco Mundial está
vinculada
às propostas emancipadoras das escolas públicas.
subordinada
aos interesses da maioria da população brasileira.
articulada
a um projeto de sociedade democrática.
comprometida
com a ideologia e os interesses do mercado.
3. Uma professora do Ensino
Fundamental fez a seguinte afirmação:
"Para nós,
professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a
aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados".
Isso sugere que
Isso sugere que
o
compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
a
finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
os
professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
a
avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.
4. A avaliação é uma tela
crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de
gestão educacional.
Resultado final : 1.5
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Paulo Freire fala da importância
do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se
expondo, portanto, na relação eu-tu.
Trata-se de uma opção emancipadora
para democratizar a avaliação na escola.
De que processo está falando Paulo Freire?
De que processo está falando Paulo Freire?
Solidariedade.
Diálogo.
Consciência
de mundo.
Emancipação.
2. Nas décadas de 1960 e 1970,
predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta
curricular.
Os professores deveriam elaborar,
com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita
relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a
sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por
habilidades.
atitudes.
testes.
objetivos.
3. Para Paulo Freire, não nascemos
seres éticos.
Os homens e as mulheres, na relação
uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de
desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade
do outro é denominado de
transgressão
da ética.
desordem
da ética.
afronta
da ética.
subordinação
da ética.
4. Leia abaixo:
A decisão coletiva de construir uma
proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e na
ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a
questão da avaliação. Isso significa que a avaliação
precisa
orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os
professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na
escola.
é
uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica,
devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o
mercado de trabalho.
crítica
deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador
e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto
emancipador de sociedade e de escola.
deve
ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos
níveis de rendimento do aluno.
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Escolha, das opções a seguir, a
afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
(Saeb).
Participam
da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
Tem
como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à
melhoria da qualidade do ensino.
Os
professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam
sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da
escola.
São
aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
2. Segundo Vygotsky, o nível de
desenvolvimento efetivo do indivíduo
refere-se
ao estabelecimento da idade cronológica da criança.
relaciona-se
com o desenvolvimento das funções psicointelectuais da criança.
antepõe-se
à zona de desenvolvimento proximal.
começa
com o início da vida escolar da criança.
3. A definição "atribuição de
numerais a objetos ou acontecimentos de acordo com normas" corresponde
à(ao)
mensuração.
classificação.
escalonamento.
isomorfismo.
4. Observe abaixo:
Esperança e ética crítica, de mãos
dadas, criam possibilidades de avaliar o mundo, a nossa existência no mundo, e
nos mobilizam para enfrentar questionamentos que são essenciais. Entre estes,
uma questão indispensável é:
Quais
os teóricos que fundamentarão os grupos de estudo para a elaboração do
currículo?
Como
recriar a escola numa perspectiva democrática?
Em
que local devem ser realizadas as reuniões e os debates do conselho da escola?
Como
conseguir recursos econômicos para a escola?
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Observe abaixo:
Muitos são os que defendem a
avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos,
epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor
positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.
I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.
I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
apenas
I, III e IV.
apenas
I e IV.
as
opções I, II, III e IV.
apenas
II e III.
2. Leia abaixo:
A decisão coletiva de construir
uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e
na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a
questão da avaliação. Isso significa que a avaliação
precisa
orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os
professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na
escola.
deve
ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos
níveis de rendimento do aluno.
é
uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica,
devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o
mercado de trabalho.
crítica
deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador
e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto
emancipador de sociedade e de escola.
3. Leia abaixo:
Abaixo, encontram-se
afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e
outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma
perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação,
analise as afirmativas a seguir.
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
I
e II estão corretas.
I
e III estão corretas.
II
está correta.
III
está correta.
4. Podemos afirmar, numa
perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer
descritivo/avaliativo é
documentar
a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus
êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.
sistematizar
informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores
possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
desencadear
e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de
uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos
alunos.
registrar
a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar
a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Escolha, das opções a seguir, a
afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
(Saeb).
Participam
da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
São
aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
Os
professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam
sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da
escola.
Tem
como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à
melhoria da qualidade do ensino.
2. O Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:
"as modalidades estruturais da
inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer
relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja
conhecer".
Isso significa que os descritores são
Isso significa que os descritores são
competências
cognitivas.
habilidades
motoras globais.
conteúdos
inertes.
altas
habilidades.
3. A variabilidade didática deve
garantir aos professores e alunos uma vivência de múltiplas possibilidades de
ensino e de aprendizagem.
Os alunos precisam poder se
expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem.
Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa
proposta educativa?
Os
boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos
alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
As
fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com
educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de
aprendizagem.
As
provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas,
para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da
aprendizagem.
Os
testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões
de pais e mestres.
4. Quando Hadji utiliza como título
de uma das suas obras a expressão "avaliação desmistificada", ele se
refere ao fato de que a
interação
e o diálogo devem ser excluídos das práticas avaliativas.
avaliação
deve utilizar cada vez mais as escalas de mensuração.
avaliação
precisa separar as questões relacionadas à aprendizagem daquelas que se
relacionam ao desenvolvimento humano.
avaliação
não é medida do conhecimento, seu compromisso maior é com a aprendizagem do
aluno, com a sua formação plena.
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Aprendemos com Goodson que o
currículo é uma produção social.
Considerando as múltiplas
inter-relações entre currículo e avaliação, precisamos, como educadores
críticos,
reconhecer
a diversidade cultural como parte do currículo, procurando sempre construir a
homogeneidade social como condição de qualidade educativa.
ampliar
a visão multicultural do currículo e da avaliação, consolidando o diálogo
crítico entre educadores, educandos e famílias, e investindo na construção de
uma proposta pedagógica emancipadora.
organizar
o currículo e a avaliação numa abordagem objetivista, visando apenas uma maior
participação dos educadores na construção da proposta pedagógica da escola.
dar
uma maior ênfase aos índices de rendimento dos alunos para avaliar a qualidade
do ensino da escola e melhorar o currículo.
2. Segue abaixo:
Na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional - Lei 5.692/71, pode-se perceber a influência das concepções
positivistas (objetivas) nas orientações relativas à avaliação escolar, em
especial na indicação de três modalidades de avaliação. São elas:
somativa,
emancipatória e formativa.
diagnóstica,
formativa e emancipatória.
formativa,
emancipadora e seletiva.
diagnóstica,
formativa e somativa.
3. Uma professora do Ensino
Fundamental fez a seguinte afirmação:
"Para nós, professores, a
avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos
alunos, ou julgar resultados".
Isso sugere que
Isso sugere que
a
finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
o
compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
os
professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
a
avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.
4. Uma ideia central da avaliação
formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.
A concepção de aprendizagem
norteadora dessa proposta nos informa que
a
aprendizagem é linear, e o significado que os professores dão ao seu ensino
deve ser priorizado no processo de aprendizagem dos seus alunos.
o
ensino e a aprendizagem são processos complexos e contínuos, que devem ser
realizados em parceria, para o professor ressaltar os resultados finais de seus
alunos e promover a qualidade do ensino.
a
aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e
avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de
lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas.
o
ensino e a aprendizagem são os objetivos mais importantes da escola, cabendo
aos educadores corrigir os erros dos alunos para que estes possam ser aprovados
ou reprovados com justiça.
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. A questão da atribuição de notas
escolares é muito polêmica e coloca em xeque as concepções de conhecimento, de
aprendizagem e de avaliação.
Aprendemos com Vygotsky que a
aprendizagem
para
ser avaliada com objetividade e não ser arbitrária, necessita de um registro
sistemático de informações, apenas por meio de notas.
escolar
nunca parte do ponto zero. Toda a aprendizagem da criança na escola tem uma
pré-história.
escolar
tem como referência o ponto zero, especialmente quando o aluno erra a questão.
escolar
pode variar numa escala de zero a dez. Cabe ao professor ter precisão na
atribuição de notas para não ser arbitrário.
2. Segundo Paulo Freire, o desvio
ético
é
natural no processo de construção da sociedade.
deve
ser controlado pelo processo democrático e dialógico.
não
pode receber outra designação senão a de transgressão.
é
aceitável, de acordo com o contexto vivido pelo homem naquele momento
histórico.
3. Leia abaixo:
Abaixo, encontram-se afirmativas que
estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem
respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora.
Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a
seguir.
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
I
e III estão corretas.
III
está correta.
I
e II estão corretas.
II
está correta.
4. Podemos destacar entre os
principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:
I. apoiar os municípios, os Estados
e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do
ensino.
II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
II
e III estão corretas.
I
e II estão corretas.
III
está correta.
I,
II e III estão corretas.
Resultado final : 1.5
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Observe abaixo:
Várias pesquisas têm
demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal
desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da
aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica
do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça
uma
avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola
para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a
política governamental.
o contraponto entre o currículo formal e o significado das
aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e
democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
uma
análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se
garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.
uma
distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando
a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
2. Nas décadas de 1960 e 1970,
predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta
curricular.
Os professores deveriam elaborar,
com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita
relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a
sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por
habilidades.
objetivos.
atitudes.
testes.
3. Observe abaixo:
Referindo-se à herança
norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana
Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do
rendimento escolar.
Escolha, entre as alternativas, quais são eles.
Escolha, entre as alternativas, quais são eles.
Testagem e avaliação.
Prova
e avaliação por objetivos.
Arguição
oral e diagnose.
Avaliação
qualitativa e avaliação quantitativa.
4. Aprendemos com Goodson que o
currículo é uma produção social.
Considerando as múltiplas
inter-relações entre currículo e avaliação, precisamos, como educadores
críticos,
ampliar a visão multicultural do currículo e da avaliação,
consolidando o diálogo crítico entre educadores, educandos e famílias, e
investindo na construção de uma proposta pedagógica emancipadora.
reconhecer
a diversidade cultural como parte do currículo, procurando sempre construir a
homogeneidade social como condição de qualidade educativa.
organizar
o currículo e a avaliação numa abordagem objetivista, visando apenas uma maior
participação dos educadores na construção da proposta pedagógica da escola.
dar
uma maior ênfase aos índices de rendimento dos alunos para avaliar a qualidade
do ensino da escola e melhorar o currículo
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Observe abaixo:
· Muitos
são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em
pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte
influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com freqüência em debates sobre avaliação.
I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com freqüência em debates sobre avaliação.
I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
· apenas
I, III e IV.
· apenas
I e IV.
· as
opções I, II, III e IV.
· apenas
II e III.
2. Leia abaixo:
· A
decisão coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na
ética da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige
dos educadores que discutam a questão da avaliação. Isso significa que a
avaliação
· precisa
orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os
professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na
escola.
· deve
ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos
níveis de rendimento do aluno.
· é
uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica,
devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o
mercado de trabalho.
· crítica
deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador
e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto
emancipador de sociedade e de escola.
3. Leia abaixo:
· Abaixo,
encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da
avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam
uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de
avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
· I
e II estão corretas.
· I
e III estão corretas.
· II
está correta.
· III
está correta.
4. Podemos afirmar, numa perspectiva
formativa e emancipadora, que a função principal do parecer
descritivo/avaliativo é
· documentar
a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus
êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.
· sistematizar
informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores
possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
· desencadear
e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de
uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos
alunos.
· registrar
a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar
a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.
Parte inferior do formulário
Prova concluída com
sucesso!!!
Resultado final : 2
AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
1. Ela é uma conquista
da luta intensa e contínua desenvolvida pela práxis humana, pelo homem como ser
sempre incompleto.
Para Paulo Freire a
libertação é a superação da contradição opressores-oprimidos. Segundo ele a
meta fundamental da avaliação é a
emancipação
do homem.
educação bancária.
pedagogia humanista.
opressão do opressor pelo oprimido.
2. O que significa
"avaliar com os pés no chão da escola, da sala de aula"?
Perguntar aos professores como eles
gostariam que as estratégias de avaliação da aprendizagem fossem desenvolvidas.
Manter as práticas avaliativas
existentes, mudando apenas aquelas que não dão certo.
Conhecer
o trabalho pedagógico, o cotidiano da sala de aula, e as práticas avaliativas
que se concretizam nos diferentes tempos e espaços da escola.
Chegar mais perto dos alunos,
tornar-se amigo deles, conhecê-los profundamente.
3. Obsrve abaixo:
a observação é um procedimento de
mensuração do processo de aprendizagem, constituindo-se como uma das condições
básicas para a concretização de uma proposta pedagógica.
a
observação, com base no diálogo e na problematização, possibilita a
interpretação do processo de aprendizagem, a construção da autonomia e do
trabalho coletivo em sala de aula.
por meio da observação, o professor
demonstra a sua competência e a autoridade em lidar com as informações que vai
registrando no processo de ensino-aprendizagem.
a observação é uma condição
indispensável à avaliação da escola, sendo uma atividade pedagógica exclusiva
dos gestores e professores.
4. Ao observarmos os
paradigmas emancipatório e formativo da avaliação verificamos que uma não pode
ser construída sem a outra.
A avaliação que
defendemos e queremos construir é uma prática avaliativa
I. que parta da proposta pedagógica construída com a participação dos alunos em sala de aula, diretamente articulada ao projeto da escola.
II. que colabore com a autonomia e emancipação dos educandos.
III. interativa, qualitativa, compartilhada e dialógica.
IV. ético-crítica que articule as diferentes dimensões e áreas do currículo, do projeto da escola, das práticas pedagógicas de sala de aula.
Dessas opções estão corretas apenas
I. que parta da proposta pedagógica construída com a participação dos alunos em sala de aula, diretamente articulada ao projeto da escola.
II. que colabore com a autonomia e emancipação dos educandos.
III. interativa, qualitativa, compartilhada e dialógica.
IV. ético-crítica que articule as diferentes dimensões e áreas do currículo, do projeto da escola, das práticas pedagógicas de sala de aula.
Dessas opções estão corretas apenas
III e IV.
I,
II e III.
I e IV.
II, III e IV.
AVALIAÇÃO
DA EDUCAÇÃO
1. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.
ResponderExcluirA avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas.
(Ana Maria Saul, 1988.)
Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
interpretação, registro, crítica da realidade.
descrição, análise, crítica da realidade.
conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
2. Um novo projeto de sociedade exige a mudança da "cara da escola".
Porém, mexer na escola significa, entre muitas coisas, ter coragem de transformar a avaliação. Quando puxamos o fio da avaliação, verificamos que ele está imbricado em muitos outros fios - problemas, questões e desafios a serem enfrentados. Entre vários princípios que podem orientar a construção de um projeto de avaliação, fundamentado na ética universal do ser humano, podemos destacar que
I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola.
II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora.
III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação.
IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
II, III e IV estão corretas.
I e III estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
as sentenças I, II, III e IV estão corretas.
3. Escolha, das opções a seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Participam da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
São aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
Tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino.
Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da escola.
4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:
"as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".
Isso significa que os descritores são
habilidades motoras globais.
conteúdos inertes.
altas habilidades.
competências cognitivas.