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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Quetões que caíram na N2

Somente questões que caíram nas provas N2


*Os processos dissociativos tendem a: separar.

*Refere-se ao significado da educação formal: Tem como espaço próprio a escola, sendo intencional e organizada.

*Definição de comportamento desviante: o comportamento é considerado desviante quando não é majoritariamente aceito pela sociedade.
O que são comportamentos desviantes? É o comportamento na qual não é aceito pela maioria da sociedade. Não é padrão; pois o que é aceito por uma sociedade pode não ser aceito por outra e vice-versa;

*O processo inicial de apropriação da língua escrita assume: a apropriação da linguagem quer oral, quer escrita, não é natural ou espontânea: exige a inserção do aluno na realidade histórico-social pela mediação do professor, que desenvolve um processo pedagógico com encaminhamentos metodológicos bem-definidos;

*Três elementos relacionados ao papel do professor como facilitador da aprendizagem: Diálogo, troca e interação.

*A estratificação social: é fundada em uma hierarquia de posições segundo o que a sociedade considera importante, socialmente valorizado.

*O magistério como vocação e a formação do professor como profissional: Um dos aspectos relacionados à formação de base do professor é a necessidade de desenvolvimento do papel de investigador, de fazer da sala de aula um lugar de pesquisas e de produção de conhecimentos que visam a mudanças.

*Trabalhando os conceitos de mobilidade social e estratificação social dentro de uma sociedade, e como os indivíduos podem reagir dentro dessa estrutura: A mobilidade vertical ascendente é aquela em que o indivíduo sobe na escala social.

*Qual pensador deu início aos estudos sociológicos? - Auguste Comte.

*Definição do conceito de educar, segundo “Pedro Demo”: formação da personalidade.

*O que é conformidade? Qual a diferença do Conformismo? Fala-se de conformidade quando a ação social é orientada para uma norma (ou conjunto de normas) que definem os limies do comportamento considerando permitido, delimitado, definido ou esperado. Já o conformismo é a atitude de quem se conforma com todas as situações sociais, incluídas aí as normas e regras impostas, sem necessariamente pensar sobre elas.

*Quais os fatores que geram a mudança social? Os fatores determinantes da mudança podem ser geográficos, biológicos, sociais e culturais. O conflito também é um aspecto transformador;

*Palavras que representam o conformismo: aceitação e passividade.

*Diferença entre movimentos sociais e manifestação popular momentânea: o principal fator que característica um movimento social é a existência de uma ideologia em comum que orienta a ação do grupo.

*O multiculturalismo e a diversidade cultural são questões muito trabalhadas pela Sociologia, principalmente no mundo globalizado: compreender uma sociedade e a sua cultura é importantíssimo para compreender a si mesmo, e para desenvolver diálogos que sirvam de pontes de entendimento entre as diferentes culturas em um mundo globalizado.

*O que seriam "menos iguais" dentro de uma sociedade? São pessoas que não desfrutam dos mesmos bens e serviços que as camadas privilegiadas de uma sociedade.

*Pensando na educação como possível promotor de mudanças sociais, é correto afirmar que: - a educação tem um grande poder de difundir novas visões, valores e atitudes que podem alterar radicalmente as instituições sociais.

*Para diminuir as desigualdades sociais é necessária a democratização da educação. -educação deve ser vista sob dois aspectos que se completam: direito da população e dever do Estado.

*Como podemos democratizar a educação no Brasil? Através da busca da igualdade de oportunidades, pois é um direito da população e um dever do estado;

*Analisando sociologicamente, um fracasso escolar como a repetência e a evasão podem ser entendidos como: relacionado com o nível de renda das famílias dos estudantes.

*Quais as causas do fracasso escolar no Brasil? A família, suas condições sociais, seu capital cultural e financeiro, a repetência e ou a evasão escolar (pode desestimular o aluno)

*Um controle social negativo externo origina-se: Fora do indivíduo.

*Uma das formas de controle social mais eficaz na atualidade é os meios de comunicação: - de massa, especialmente a mídia eletrônica;

*A que se deve a situação de profundas desigualdades sociais que ainda vivemos? A grande concentração de renda.

*Dentro da perspectiva sociológica, o que podemos entender por coerção social? pressão para que os indivíduos desempenhem os papéis sociais esperados;

*Linguagem Formal é aceita como legítima pela sociedade, está presente nos livros e permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade. *No trabalho de revisão de texto, reescrever ajuda a criança a ser um interlocutor que se afirma ao produzir seu texto para o outro ler, entender, questionar, aceitar ou recusar.

*Importância do processo de revisão dos textos produzidos pelos alunos e sua reescrita: esse processo possibilita que os alunos exercitem para tornar o texto mais compreensível para o leitor (com ajuda do professor); a reescrita ajuda a criança a refletir sobre sua própria escrita sob vários enfoques. É importante que o professor aponte aquilo que o aluno já domina para que possa perceber questões ainda não compreendidas;

*A leitura é uma relação de diálogo entre o leitor e o texto, porém, não constitui livre interpretação de sentido. Por isso a importância da pratica pedagógica, capaz de produzir um leitor capaz de perceber a riqueza de possibilidades e os limites da interpretação do texto;

*Na prática pedag. da leitura e interpretação; é importante que a criança seja levada a posicionar-se criticamente diante do texto, que aprenda a efetuar uma análise desse texto para perceber a intenção do autor e suas idéias, assim como sua inserção na sociedade que lhe é contemporânea;

* Quanto a interpretação, os alunos serão incentivados a assumir uma postura crítica na leitura, realizando um estudo aprofundado do texto.

*O professor precisa ter clareza sobre a função dos textos que irá trabalhar com os alunos e o cuidado com contexto escolhido, verificando se ele pode ou não ser alvo de interpretação critica.

*O desenvolvimento da prática de leitura como forma de produção de sentido: a sistematização da leitura na escola tem o objetivo de possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas.

*Quais as exigências pedagógicas para produzirmos alunos leitores e escritores competentes? É fundamental, ainda na alfabetização, desenvolver leituras, escrita, produção, interpretação e análise dos textos, utilizando textos que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como: cantigas de roda, parlendas, poesias, crônicas e histórias da literatura infantil.

* O conceito da escrita como representação da oralidade: para decodificar os sinais de escrita, precisamos conhecer sua relação com os fonemas; a forma visual da coisa que é fonetizada guarda relação com sua representação escrita; a escrita se relaciona com a fala;

*Conteúdos mais específicos da produção oral: procurar pronunciar as palavras corretamente fugindo das ortoépias, prosódias e hipercorreção; recursos de entonação para expressar sentimentos (ternura, raiva, medo); expõe as idéias com clareza; apresenta as idéias em seqüência lógica; ritmo adequado: sem lerdeza, nem atropelo.

*Quanto ao conceito da escrita como representação da oralidade: a forma visual da coisa que é fonetizada guarda relação com sua representação escrita;

*Atividade prática de produção de texto escrito: Promover discussão prévia sobre a organização do texto.

*O processo de alfabetização está centrado em quatro práticas: Leitura e interpretação; produção de textos; análise lingüística; e sistematização do código.

*A principal característica da analise lingüística é a: atividade de reflexão sobre a língua portuguesa;

*A correção lingüística é eficiente porque além de defender a língua contra o que chamam de agressões ao idioma, sustenta uma concepção de língua e um valor lingüístico, mantém a unidade da língua nacional e cria padrão que reforça uma ideologia cultural que sustenta e reproduz privilégios;

*Fale sobre a análise lingüística. A prática da análise lingüística constitui um trabalho de reflexão sobre a organização do texto escrito e/ou falado. Sua principal característica é a atividade de reflexão sobre a língua portuguesa.È uma atividade paralela às atividades de leitura e produção textual que objetiva assimilar os mecanismos de constituição de sentido do texto.

*Práticas de analise lingüística: é saber usar a escrita para apoiar a oralidade na prática profissional para ler com organização, para produzir textos escritos e circulação publica para uso pessoal;

*A análise lingüística, como uma das quatro práticas que norteiam o processo de alfabetização: é uma atividade paralela às atividades de leitura e produção textual que objetiva assimilar os mecanismos de constituição de sentido do texto.

*A principal característica da analise lingüística é: atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.

*A eficiência da correção lingüística sistematizada que defende a língua contra o que chamam de agressões ao idioma: sua eficiência não está em manter a unidade lingüística nacional nem em contribuir para o uso eficiente das formas lingüísticas, mas sim, em criar um padrão que reforça uma ideologia cultural que sustenta e produz privilégios;

*É fundamental, na alfabetização, desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil como: cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos. *Procedimento pedagógico que não deve ser utilizado para sistematização do domínio do código: apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.

*A sistematização para o domínio do código: compreende as relações entre fonemas e letras, percebendo a existência de relações permanentes, cruzadas e arbitrárias, identificando as letras e seus diferentes valores fonéticos, e reconhecendo a exigência de uma única forma de grafia para uma dada palavra.

*Procedimentos pedagógicos que devem ser utilizados para sistematização do domínio do código: Insistir na apresentação até perceber que os alunos já fazem uma leitura globalizada das palavras, fazendo a correspondência entre aquele grafismo e a expressão oral. - Escolher palavras no texto com bom teor referencial: a mais repetida, a que chamou a atenção dos alunos, a que faz parte do título do texto. - Decompor as palavras em sílabas e fazer a relação oralidade/escrita, escrita/oralidade com cada sílaba. *Concepção de texto como principio norteador do processo de alfabetização: O elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.

*Sistematização para o domínio do código: é necessário o desenvolvimento de atividades específicas que auxiliem as crianças a compreenderem as relações entre letra e fonema, percebendo a existência de relações permanentes.

*Importância de se trabalhar atividades práticas de produção de texto: essas atividades são essenciais para que o aluno adquira competência como escritor, que seja capaz de escrever com qualidade verbal e correção lingüística.

*As crianças, mesmo as menores, quando chegam à escola, já apresentam suficiente domínio da linguagem oral para produzirem textos, se comunicarem e interagirem verbalmente com os outros: A escola deve levar em consideração as diferentes formas de expressão da linguagem oral que as crianças trazem de sua comunidade.
*A forma mais adequada de acabar com a indisciplina dos alunos: - Busca da auto-estima do jovem

*Explique as transformações sociais ocorridos na transição do séc. XIX para o séc. XX que foram decisivas para a constituição da sociologia como ciência: A consolidação do capitalismo, crescente urbanização, a nova sociedade industrial, a separação do homem dos seus meios de trabalho, as novas formas de organização da família e do trabalho e as novas formas de pensamento,

*Por que podemos afirmar que a partir da década de 80 consolidam-se as reflexões sobre os problemas educacionais entendendo o processo educacional como conjunto de relações externas e internas: Porque a partir deste momento com o fim da ditadura e a abertura política e com a constituição de 1988, consolidam-se os estudos marxistas e os questionamentos sobre o caráter ideológico do material didático, e com a promulgação de uma nova constituição e o restabelecimento da ordem democrática.

*Sobre a relação entre educação e desenvolvimento é correto afirmar que: - o nível de escolaridade está intimamente ligado ao grau de desenvolvimento econômico.

O que são os PCNs? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor. Os PCN, como uma proposta inovadora e abrangente, expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar idéias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Os PCN não são uma coleção de regras e sim, um pilar para a transformação de objetivos, conteúdo e didática do ensino.

*Quando se fala de inclusão na escola, acesso à educação, preconceitos da sociedade brasileira, a reflexão sobre os PCNS ganham grande importância;

*O Brasil chega ao final do século e do milênio com três grandes desafios: a inserção competitiva na economia globalizada, a erradicação das desigualdades sociais e a elevação dos níveis de participação democrática da população e dos direitos humanos. Entre os grandes problemas a serem enfrentados no Brasil, há alguns muito importantes para a educação como: - a grande participação dos atores envolvidos na discussão dos problemas da educação;

*As conseqüências da Revolução de 1930, encabeçada por Getúlio Vargas, alteraram significativamente a condição da educação no Brasil: na Constituição de 1891, o tema da educação ainda não entrava em discussão, só vindo a se tornar motivo de debate preocupação do Estado muitas décadas depois.

*O grau de instrução dos pais e da família pode ser relacionado ao desempenho escolar do indivíduo: Essa idéia pode ser relacionada a um autor que muito contribuiu para a Sociologia da Educação. * Pierre Bourdieu.

*A cultura não é algo que possa ser dada como pronta: ela é dinâmica e está em constante mudança. Assim, as mudanças sociais: - podem alterar a história de um grupo ou mesmo de toda humanidade.

*Cultura - definição: é o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária vestuário, religião, etc.), estando em permanente processo de mudança.

*O que é cultura? Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização.

*Conceitos de hereditariedade e capital cultural de Pierre Bourdieu. A maior ou menor importância que a criança dá para a escola pode estar ligada à imagem e ao objetivo que a própria família dessa criança tem sobre a educação.

*Definição de alfabetização: Aquisição das habilidades de ler e escrever, caracterizada pela aquisição de códigos para a leitura e a escrita;

*Alfabetizado: Indivíduo de sabe ler e escrever;

*Alfabetização (conceito): é a aquisição do conhecimento da codificação/decodificação para fins de ler e escrever.

*Atualmente o que implica que uma pessoa é alfabetizada? A pessoa alfabetizada é quem sabe ler e escrever pelo menos um bilhete simples;

*Concepção de letramento: comporta a dimensão individual do domínio técnico de ler e escrever e a dimensão cultural, com um conjunto de atividades sociais que envolvem a língua escrita;

*Letramento ”definição de Soares”: consiste não apenas em saber ler e escrever, mas também no cultivo das atividades de leitura e escrita que respondem às demandas sociais de exercício destas práticas;

*É correto afirmar que letramento é: o resultado da ação de ensinar/aprender a ler e escrever, o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita;

*O que difere uma pessoa letrada de uma pessoa alfabetizada?
Alfabetizado é o indivíduo que adquiriu o conhecimento do alfabeto, através do processo de representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas e fonemas. Letrado é o indivíduo que além de ler e escrever consegue analisar e interpretar os textos e fazer uso através de sua capacidade de entendimento do texto em todo seu contexto.

*Letramento (conceito): é a técnica de ler e escrever com inserção nas práticas sociais de leitura e escrita;

*Letramento (conceito): realizar práticas sociais numa sociedade de cultura escrita;

*Letrado: é o indivíduo que sabe ler e escrever, e que responde adequadamente as demandas sociais da leitura e da escrita;

*Letrado: é saber ler e escrever e fazer uso da escrita e da leitura;

*Letrado: é o indivíduo que sabe ler e produzir textos dos mais variados gêneros e temas;

*Letramento: se inicia antes mesmo da alfabetização, quando a pessoa começa a interagir socialmente e segue durante toda a vida;

*Alfabetizar letrando: é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita;

*A emergência do conceito de letramento resulta, entre outros fatores: do aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita. *Valor posicional de uma letra dentro do processo de alfabetização: é quando uma única letra pode representar dois fonemas diferentes dependendo da sua posição na sílaba (L, M, N). Ex. a letra ”L” tem um valor fonético antes da vogal e outro depois da vogal, em: lata/alta, os valores são diferentes.

*Arbitrárias – letras com múltiplos valores das letras e dos fonemas: Z, S, X, K.
- Apesar da possibilidade de uma letra representar mais de um fonema e um fonema ser representado por mais de uma letra, a língua escrita tem um princípio que estabelece uma grafia fixa para cada vocábulo e cada vocábulo admite um único registro.

*regulares e biunívocas – letras que representam um único e mesmo fonema: B, F, P, T, V.

*Sociologia: é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações e comunidades;

*Sociologia: Ciência humana que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições, ela tenta explicar a vida durante o surgimento do capitalismo.

*Sociologia: Ciência humana que estuda o comportamento da sociedade em geral e busca uma perfeita organização na vida social;

*Sociologia e seu objetivo maior: é uma ciência que estuda, baseada em fundamentos, os fenômenos sociais, analisando os homens e suas relações. Objetivo: o homem e sua interação com a sociedade.

*Sociologia: foi criada pela necessidade do sistema capitalista.

*Sociologia/Objetivo: Estuda sistematicamente as relações sociais que se desenvolvem entre os indivíduos, os grupos e as instituições sociais;

*Sociologia na formação do professor: fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igreja, dentre outras).

*Sociologia da educação: é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Sua teoria base está focada na formação do homem, no processo educativo, para que atue com mais criticidade e cidadania no mundo;

*Sociologia da educação (prática social, prática pedagógica): trabalhar problemas educacionais brasileiros como: evasão escolar, democratização do acesso a educação, reprovação escolar, as dificuldades, os embates, as dificuldades materiais.

*Objetivo da sociologia: estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade;

*Quem foram e o que pensavam os 1os. Sociólogos? Auguste Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber: Comte – para ele, a sociedade era passível de ser controlada por regras, normas e leis (Estado); a sociologia se encarregava de fornecer os instrumentos de controle da sociedade (positivismo). Atribuiu pela 1ª. Vez o uso da palavra sociologia: Marx – para ele, a sociedade é composta de economia, política e idéias (cultura), considerou o capitalismo como o pior tipo de sociedade, escreveu sobre o comunismo; fundamentou vários movimentos sociais e regimes políticos: Durkheim - a ele é atribuído os 1os. Trabalhos de pesquisa na sociologia e da sociologia da educação. Em sua concepção, a sociedade é um conjunto de fatos sociais que só poderiam ser estudados e tratados como coisa: Weber – preocupava-se com o estudo da ação social e da interação, vistas por ele como processo básico de constituição social, da cultura e da própria sociedade. Para ele, o equilíbrio social é dado através da padronização na forma de pensar e agir.

*Positivismo: uma corrente filosófica iniciada por Auguste Comte, tinha a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis naturais. O positivismo exaltava a coesão social e a harmonia dos indivíduos em sociedade;

*Corcitividade: é a obrigação do indivíduo a seguir determinada orientação, conceito ou norma já estabelecida pela sociedade (Estado).

*Durkheim e Educação: a formação do ser social é feita em boa parte pela educação, que é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas, princípios morais, religiosos, étnicos e de comportamento.

*Educação: é uma socialização da jovem geração pela geração adulta, e quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da Comunidade em que a escola esteja inserida.

*Educação: objetivo é suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto;

*Faça um resumo do papel da educação no Brasil. A educação durante o séc. XX foi vista como uma forma de pacificar a sociedade, formando trabalhadores treinados para as novas exigências do mercado de trabalho. Com a chegada do século XXI e da Era da Informação, as discussões sobre o papel da educação no Brasil são retomadas pela intelectualidade e da inserção do aluno na sociedade

*Fale da educação e a família no Brasil. A educação foi organizada para as elites econômicas. No período colonial foi marcada pelo desejo da elite adquirir cultura branca européia e diferenciadas dos negros e nativos. Em 1808, com a chegada da família real foram criados cursos superiores, houve a criação da imprensa, mas o ensino fundamental continuou desprezado. O ensino secundário transformou-se no preparo para candidatos para o ensino superior. Na virada do séc XIX para XX, as discussões sobre o papel da educação estavam acirrados e sua importância valorizada.

*Que transformações a família sofreu na sociedade? Pode-se analisar as transformações em 2 níveis: de estrutura e de funções.Até meados do séc. XX,as famílias eram extensas e nucleares, com diversos membros morando em amplos espaços. Após este período as famílias eram compostas por 2 adultos(pai e mãe) e seus filhos morando em espaços menores e mais funcionais. Atualmente nota-se a existência de famílias diferenciadas com apenas 1 adulto e filhos, casais homossexuais, avós e netos, A função com maior alteração foi a econômica após a revolução industrial:as mulheres entram em força no mercado de
trabalho, o local de trabalho não é mais o de moradia, criando-se a privacidade familiar, etc

*Função do professor: formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social;

*Função da Escola: preparar o indivíduo para a vida adulta em sociedade, além de desenvolver suas potencialidades e capacidades individuais;

*Movimentos Sociais: organizações de alguma forma estruturadas com vista à defesa e promoção de certos objetivos, e agindo, por vezes como grupos de pressão junto dos órgãos de poder;

*O que é mobilidade social? Consiste no movimento de um indivíduo ou de um grupo no sistema de estratificação que existe na sociedade à qual pertence; movimento este de uma posição para outra, podendo ser horizontal ou vertical.

*Qual a relação da educação com os movimentos sociais? A educação se integra aos movimentos sociais porque não é possível pensar em sociedade sem essa chamada “3ª via” que é exatamente a sociedade civil organizada de alguma forma. Em 2º. Lugar, mesmo que muitas vezes não surjam da educação sistemática, se reflete ou se expressa na escola em forma de debates, seminários e outras manifestações.

*Fale sobre a cartilha desde Comenius - Comenius simplificou o trabalho do professor concentrando todo o processo de ensino em um manual didático. Elaborou a cartilha de ensinar a ler, com a preocupação didática de iniciação à leitura, ilustrada com figuras ao lado de palavras, sílabas e do alfabeto. Outro aspecto da escola da época foi o ensino simultâneo, heterogêneo, em classes diferenciadas, utilizando o mesmo princípio de trabalho coletivo manufatureiro e sua divisão de tarefas que viabiliza o aumento da produção. Assim, o aprendizado de leitura e escrita passou a ocupar um lugar de destaque no ensino-aprendizagem.

*Qual a crítica a fazer sobre os métodos tradicionais de alfabetização? O processo de alfabetização não pode limitar-se ao reconhecimento dos elementos materiais da escrita e do domínio do código escrito, embora seja um dos eixos importantes do processo. A palavra isolada não garante a apropriação das possibilidades amplas de significação; o que é relevante na alfabetização é a apropriação do código escrito enquanto veículo de significação.

*Explique o que Pierre Bourdieu chama de violência simbólica: Para Bourdieu é um tipo de violência que é exercida em parte com o consentimento de quem a sofre. A raiz da violência simbólica estaria deste modo presente nos símbolos e signos culturais, especialmente no reconhecimento tácito da autoridade exercida por certas pessoas e grupos de pessoas. Deste modo, a violência simbólica nem é percebida como violência, mas sim como uma espécie de interdição desenvolvida com base em um respeito que "naturalmente" se exerce de um para outro. Como exemplo disto tem-se a atitude professoral, a qual pressupõe o uso legitimado de estratégias punitivas em relação aos alunos (como reprovações e castigos) que não se enquadram nos moldes sociais da instituição escolar;

*Defina Estado estabelecendo uma relação entre soberania e autonomia. Por formas de Estado, entendemos a maneira pela qual o Estado organiza o povo, o território e estrutura o seu poder relativamente a outros de igual natureza. Estado goza de autonomia no plano interno e externo e é soberano sobre seu território.

*Conceito de Estado: Objeto das ciências sociais, é uma das instituições políticas, uma das formas de controle social através de leis, normas e constituição por meio de um governo supremo que exerce autoridade sobre seu povo, dentro de um território delimitado, com direito a regulamentação de ordem econômica e social. Ao conceito de Estado ligam-se os conceitos de soberania e autonomia.

*Como a utilização pedagógica das novas tecnologias da informação pode auxiliar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos? Todo tipo de contato com a escrita, seja pela interação com pessoas que lêem e escrevem, seja pela manipulação com os materiais escritos, são considerados partes do processo de aquisição da escrita; inclusive através de inserção do aluno no mundo virtual, através de aprendizado através da utilização da tecnologia moderna e seus recursos (utilização de computadores, internet, aulas audio-visuais).

*Cite uma crítica feita por estudiosos da atualidade, sobre os procedimentos analíticos como método de alfabetização. A crítica deve-se ao fato de que o texto é tomado como pretexto para apresentação da palavra-chave, na tentativa de motivação para seu estudo, em detrimento do texto concebido como uma unidade de sentido. Além disso, esse método supõe que a criança esteja alfabetizada quando conhece o conjunto de famílias silábicas.

*Fale sobre Vygotsky: Pesquisador e professor russo, trouxe o lúdico para a sala de aula e para o ensino. Foi um dos pioneiros nos estudos de desenvolvimento intelectual da criança. Para Vygotsky, deve-se compreender a interação entre o desenvolvimento e o aprendizado para determinar os níveis de aprendizado, sendo que o aprendizado é um fato e cria a zona proximal, desperta capacidade na criança de interagir com outras pessoas. Quanto mais cedo a criança se iniciar na escrita e leitura, melhor. *Liste 6 características de um professor pesquisador ou investigador: O professor deve ter uma visão macro-social (deve perceber o aluno, a sociedade e todo o entorno para entender as necessidades, dificuldades, etc.) para entender melhor o universo na qual atua; deve sempre se atualizar; pois as mudanças são constantes; deve ser paciente e calmo; organizado e disciplinado.

*Modelo de família no Brasil: - Família patriarcal;

*Caracteristicas da família hoje no Brasil: - uma família mais democrática, principalmente com a inserção da mulher no mercado de trabalho, a autonomia dos adolescentes, um regime menos autoritátio, onde o pai não é mais aquela pessoa de poder absoluto.

Vamos estudar galera.
abraços.
nivaldo!