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sábado, 6 de agosto de 2011

Psicologia do Desenvolvimento - Resumo



CAPITULO 1: ASPECTOS HISTORICOS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

A IMPORTANCIA DOS ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO  INFANTIL

Os estudos dos processos evolutivos da criança através do psicologia do desenvolvimento colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais. Por isso conhecer esses aspectos, que permite o professor a entender e compreender o modo de agir e pensar da criança.
De acordo com DAVIDOFF no século XIX , a preocupação da psicologia  esteve voltada para o estudo do cérebro, nervos e órgãos do sentidos, utilizando diferentes procedimentos para explicar a mente humana.

“ AS PRIMEIRAS CORRENTES PSICOLOGICAS
As primeiras correntes psicológicas do estudos da psicologia do desenvolvimento estavam centradas em definir métodos de estudos da personalidade humana, muitas correntes foram se estabelecendo na psicologia, centrado a entender como o ser humano poderia ser concebido.

“FUNCIONALISMO”
A psicologia funcionalista consiste em compreender como ocorre funcionamento e adaptação da mente dos indivíduos, no meio em que se inserem. De acordo com SHULTZ, o funcionalismo estuda as influencias das crenças no comportamento emocional e corporal das pessoas, bem como investiga a formação dos conceitos de acordo com as necessidades humanas. Para essa corrente psicológica as pessoas apresentam comportamentos diferenciados em relação ao estimulo que recebem.

‘’ASSOCIACIONISMO’’
Para a psicologia Edward, o comportamento do sujeito e modelado pelo ambiente e segue leis que o direcionam. Esse comportamento so será efetivo de for condicionado por três princípios:
  • Lei do efeito
  • Lei do exercício
  • Lei da disposição

‘’ESTRUTURALISMO’’
O objeto de estudo dessa escola e a consciência mediante a introspecção e a auto-observação controlada. A mente ou consciência imediata não e algo substancial, mas somente processos elementares da atividade mental: sensação, sentimento e imagem, ou seja, através de estímulos.

‘’INATISMO’’
A concepção inatista considera o comportamento do homem inato, ou seja, já nasce com ele e não são modificados ao longo do seu processo de desenvolvimento. Essa teoria tem como principio a idéia de que não somente a personalidade, mas os valores do homem, seus habito suas crenças. Já se encontrariam prontas desde o nascimento do individuo.

GESTALT
A gestalt prega que o todo e maior que soma de suas portes, buscando ser uma psicologia integrativa de caráter globalista. A gestalt e uma corrente significativa no estudo da percepção e também contribui para compreensão dos indivíduos como parte de um campo mais amplo, que inclui o organismo e ao meio.

“BEHAVIORISMO
O fisiologista  IVAN SECHENOV e o psicólogo soviético IVAN PETROVICH   descobrem os mecanismo reguladores da conduta, os quais podem ser inibidos ou intensificados pelos mecanismo de estímulos e respostas.O behaviorismo tem como base a psicologia pratica sem nada de introspecção, tendo como objetivos a predição e o controle da conduta. Toda conduta humana e completa determinada, nunca havendo liberdade de escolha.

CORRENTE TEORICA DA PSICOLOGIA VOLTADA PARA OS ESTUDOPS DA INCONSCIENTE E DA AFETIVIDADE.
A psicologia do desenvolvimento também se preocupou com as manifestações afetivas e emocionais do comportamento humano influenciados por mecanismo inconsciente.

PSICANALISE
Os processos psíquicos são de natureza inconsciente e os processos conscientes não são senão atos isolados ou fracionados da vida total.
A psicanálise considera que os processos mentais não ocorrem ao acaso. Existem razões para o acontecimento humanos sentimentos ou ações. A psicanálise busca o significado oculto das nossas ações que e expresso por meio de gesto, palavras ou sonhos.

CORRENTES TEORICAS DA PSICOLOGIA VOLTADAS PARA AS INTERIÇÕES SOCIAIS.
 Na educação atual, os princípios defendidos pelas teorias sociointeracionista são largamente aplicados nas escolas por conceberem as crianças como seres ativos nos seus processos de desenvolvimento.

SOCIOINTERACIONISMO
Os desenvolvimentos humanos não e processo composto por estágios lineares. Ele e marcado por períodos de preponderâncias e alternâncias entre aspectos cognitivos e afetivos. Considera-se que o homem e um ser biologicamente social. Na sua teoria, os aspectos motores influenciam na construção do pensamento e existe uma relação expressiva entre emoção, afeto, movimento e inteligência.

PSICOLOGIA SOVIETICA- HISTORICO-CULTURA
A psicologia soviética discute a não universalidade de padrões de desenvolvimento. Nessa corrente psicológica, a estrutura e o funcionalismo do psiquismo humano são construídos de acordo com a cultura dos indivíduos.

COGNITIVISMO
O objetivo principal dessa corrente e a atividade humana de um sujeito que busca, escolhe, elabora, interpreta, transforma, armazena e reproduz a informação proveniente do meio ambiente ou do seu interior. Direcionado por um objetivo, esse sujeito planeja programa, executa e corrige a ação em processo ate o termino dessa ação.

ACRIANÇA COMO UM SER QUE APRENDE E SE DESENVOLVE.
 O principio de que o ser humano não e um sujeito acabado ao nascimento, ele se constitui ao longo do seu desenvolvimento e de maneira tão peculiar e única que exige um estudo organizado para serem conhecidas, as formas e as condições em que um sujeito vai se formando ao longo de sua vida, faz-se necessário que a psicologia do desenvolvimento estude, baseada nos teóricos que admitem tais condições de desenvolvimentos da criança, o processo de constituição de cada um.
Nesse sentido, e preciso entender a relação das correntes teóricas como os contextos de vida das crianças, as diversidades nos modos de ser agir e pensar. Essas corrente teóricas situam o modo de agir e pensar dos adultos.





PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
 

1.     Aspectos Históricos da psicologia do desenvolvimento:
Os estudos do desenvolvimento infantil colaboram significativamente para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeitos sociais. Conhecer esses aspectos e a evolução humana permite que os professores possam entender os alunos nas suas características globais. Sendo assim, o professor que compreende o modo de agir e pensar da criança, com suas especificidades, contribui para uma melhor qualidade de seu trabalho cotidiano. (Pg.13)

2.     Os princípios do Associacionismo (linha do pensamento psicologico)são:
- Lei do efeito - a aprendizagem se manterá ou não segundo as consequências que produz (reforçamento)
- Lei do exercício – a importância da prática para que se mantenham as conexões nervosas e se fortaleça o aprendido;
- Lei da disposição – se não existe disposição, não se produz comportamento aprendido, pois é a disposição que permite o comportamento. (pg.15)


3.     Correntes teóricas da psicologia (sec. XX)

- Inatismo – esta concepcão considera o homem o comportamento humano inata, ou seja as caractésticas de sua personalodade nascem com ele e não se modificam com o processo de desenvolvimento. Para Oliveira, os valores, os hábitos, as crenças, as reações emocionais e a forma de pensar do homem, já estariam prontas desde seu nascimento. Por isso a frase “pau que nasce torto morre torto”.

- Gestalt – essa corrente surgiu como um protesto contra o estruturalismo e contra a redução de experiencias  complexas em elementos simples. Ela prega que o “todo” é maior que a soma de suas partes e para entender o todo, é preciso a análise integrando as suas partes constituintes. (Pg.17)

- Behaviorismo – apoiada na psicologia prática, sem introspecção, tem como objetivos a predição e o contrlole da conduta.                                                                                                                                                                        
A teoria condutivista é criticada na educação, por estudar formas de recompensas no processo educacional, forma de controle do comportamento e enfatizar o ensino programado, no qual existe uma centralização do processo educacional do professor.                                                                                                                              Segundo Fadiman, quando uma criança, após realizar uma ação positiva, recebe algo em troca, esse ato reforça os comportamentos positivos da criança.                                                                                                                        
Já quando a mesma criança realiza comportamento de birra com a mãe, quando entra em uma loja para que a mãe lhe compre um brinquedo, se a mãe atender o seu apelo e lhe der o brinquedo, estará reforçando comportamentos negativos de seu filho. (pg.19)                                                                                                  ”Behaviorismo>comportamento”

4.     Visão de Vygotsky quanto a psicologia do desenvolvimento:
A formação da consciência humana se desenvolve a partir do contexto cultural e das relações sociais. O conhecimento é construído de forma coletiva. (Pg.21)

5.     Vida e Obra de Vygotsky. Como ele iniciou na psicologia:

Vygotsky se interessou por psicologia através de contatos que teve com crianças deficiêntes, com problemas congênitos e neurológicos. A partir dos estudos com essa população, ele procurava auxiliar no desenvolvimento dessas crianças. (Pg.28)

6.     Psicologia materialista de Vygotsky compreendia que:
O homem em uma relação dialética que é, ao mesmo tempo, produto e produtor de  sua história. O psiquismo humano é explicado a partir das interações dos aspectos biológicos e sociais no desenvolvimento. (Pg.30)

7.     Bases epistemológicas de Vygotsky e sua teoria quanto à contituição da inteligência:
A inteligência ocorria através da complementaridade dos aspectos biológicos e sociais. Segundo sua teoria, é por meio de suas interações  com outros seres humanos que o homem se contrói, ou seja,o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas interações que estabelece ao longo da vida. (Pg.38)
- Para Vygotsky, a criança interioriza o mundo ao seu redor através da linguagem, do uso dos signos e da imitação.
- Vygotsky considera que as formas típicas do comportamento humano como a capacidade de solucionar problemas; o uso da memória; a formação de conceitos e de desenvolvimentos de linguagem não estão prontas ao nascer e se desenvolvem no decorrer da vida. (Pg.39)

8.     Processo de Humanização e o comportamento humano (Vygotsky):
Comportamentos instintivos são ativados em situações de ameaça, fome, sobrevivência, emoção e medo. Exemplos de comportamentos instintivos: reagir a um assalto, sentir arrepio frente a um vento frio e uma mãe que tenta proteger o filho de um afogamento. (pg.47)

9.     Características do homem, de acordo com Vygotsky:
O fato de o homem se tronar bípede (duas mãos), lhe permitiu desenvolver a coordenação motora fina e o movimento de pinça, que possibilita a escrita. Outra característica humana é a flexibilidade do nosso cérebro, que permite a adaptação às diversas situações. O homem não possui um cérebro predeterminado geneticamente ao nascer, mas se desenvolve a partir da maturação biológica e da interação com o meio social. (Pg.49)

10.  Função do Instrumento, Símbolo e da linguagem do desnvolvimento humano:
No bebê, o controle da cabeça e do tronco é um momento significativo do desenvolvimento humano. Quando o bebê começa a se arrastar e consegue ir ao encontro dos brinquedos que procura, aos poucos ele vai conseguindo conter seus reflexos involuntários e começa a desenvolver o sistema de preensão com as mãos. No momemnto em que ele consegue se sentar, novas possibilidades interativas vão surgindo no ambiente. (Pg.57)

11.  A importância da Função Instromental para a criança:
Os brinquedos são objetos elabotados historicamente, voltados para as características infantis e são importantes elementos mediadores  da interação das crianças com o mundo, contribui na construção do desenvolvimento motor, cognitivo e social na criança. (Pg.58) 
                                                                                                                                    
- A boneca bárbie repredente simbolicamente a sociedade norte-americana e seus valores, assim como a boneca africana traz representações culturais de seu povo. Esses brinquedos podem ser usados na educação para discutir as características de cada sociedade e as implicações dos simbolismos expressos nesses brinquedos

12.   A formação de conceitos elementares:

- Os sígnos são considerados instrumentos psicológicos na teoria de Vygotsky porque tormam presente o que está ausente eauxiliam na memória (pg.69)

-  A zona de desenvolvimento proximal é a forma compartilhada de construir conhecimentos e auxiliar as pessoas  na resolução de seus problemas. Ex. Quando um amigo da sala de aula auxilia o outro na resolução de um problema matemático.(pg.71)