Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Psicologia do Desenvolvimento (material de estudo)

A Psicologia do Desenvolvimento é um campo da psicologia que descreve as funções psicológicas do ser humano, em especial da criança, como por exemplo: suas reações intelectuais, sociais e emocionais em diferentes idades, buscando descobrir como tais funções mudam com a idade


Objetivos: descobrir quando e como cada tipo de comportamento vai aparecendo, o que tornam todos os membros da espécie similares e o que nos individualiza e nos torna diferentes uns dos outros

O objetivo da psicologia do desenvolvimento é colocar como objeto de estudo o ser humano na sua permanente    evolução.

Utilidade: ajudar a criança a desenvolver-se normalmente, tornando-se uma adulto feliz, capaz de agir com autonomia e independência, atenuando os conflitos e reduzindo as frustrações.


A psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo a descrição e a explicação de mudanças nos comportamentos e nos processos mentais, ao longo do tempo e através dos ciclos vitais. Essas mudanças ocorrem não apenas na nossa forma de pensar, mas também na organização social e familiar. Devido a uma constante interação entre estas partes, podemos afirmar que o nosso desenvolvimento é, não só receptor dos efeitos do desenvolvimento do meio, mas também influi nele.
  
As principais áreas do desenvolvimento que são estudadas na psicologia do desenvolvimento são:
         cognitivo: mudanças nos processos de pensamento, memória e capacidades para a linguagem, etc. Se compreendermos como o desenvolvimento cognitivo se processa, pode-se evitar duas questões: ensinar a criança antes que ela esteja pronta para aprender e perder uma oportunidade preciosa por ensiná-la muito tempo após o momento adequado.
         motor ou físico: mudanças na altura e peso,  aquisição de habilidades motoras, etc.
         perceptivo: mudanças na visão e na audição, etc.
         linguagem
         moral
         psicossexual
   comportameto social e personalidade alterações no autoconceito, identidade de gênero e relacionamentos interpessoais, etc.
         emocional

Jean Piaget afirma que, desde os primeiros dias de vida, é necessário que o bebê receba estimulação visual,
auditiva e tátil e que ele tenha uma variedade de objetos para manipular, de possibilidades para se
movimentar. Sua atividade intelectual, nos primeiros meses, é sensório-motora, isto é, consiste em perceber
o ambiente e agir sobre ele.

Piaget afirmava a importância da criança receber estimulação visual, auditiva, tátil, que tenha objetos
variados para manipular e muitas possibilidades para se movimentar para incentivar a inteligência. Ex:
móbiles

A IMPORTANCIA DOS ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO  INFANTIL - (Pag.14)
Os estudos dos processos evolutivos da criança através do psicologia do desenvolvimento colaboram para o
entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais.
Por isso conhecer esses aspectos, que permite o professor a entender e compreender o modo de agir e pensar
da criança.
De acordo com DAVIDOFF no século XIX , a preocupação da psicologia  esteve voltada para o estudo do
cérebro, nervos e órgãos do sentidos, utilizando diferentes procedimentos para explicar a mente humana.

CORRENTES TEORICAS DA PSICOLOGIA VOLTADAS PARA AS INTERAÇÕES SOCIAIS - (pág.20)
Na educação atual, os princípios defendidos pelas teorias sociointeracionista são largamente aplicados nas
escolas por conceberem as crianças como seres ativos nos seus processos de desenvolvimento.

SOCIOINTERACIONISMO
Os desenvolvimentos humanos não e processo composto por estágios lineares. Ele e marcado por períodos de
preponderâncias e alternâncias entre aspectos cognitivos e afetivos. Considera-se que o homem e um ser
biologicamente social. Na sua teoria, os aspectos motores influenciam na construção do pensamento e existe
uma relação expressiva entre emoção, afeto, movimento e inteligência.

PSICOLOGIA SOVIETICA- HISTORICO-CULTURA
A psicologia soviética discute a não universalidade de padrões de desenvolvimento. Nessa corrente psicológica,
a estrutura e o funcionalismo do psiquismo humano são construídos de acordo com a cultura dos indivíduos.

Visão de Vygotsky quanto a formação da consciência humana: - (Pg.21)

A formação da consciência humana se desenvolve a partir do contexto cultural e das relações

sociais. O conhecimento é construído de forma coletiva.


COGNITIVISMO - (pág.21)
O objetivo principal dessa corrente e a atividade humana de um sujeito que busca, escolhe, elabora, interpreta,
transforma, armazena e reproduz a informação proveniente do meio ambiente ou do seu interior. Direcionado por
um objetivo, esse sujeito planeja programa, executa e corrige a ação em processo ate o termino dessa ação.

ACRIANÇA COMO UM SER QUE APRENDE E SE DESENVOLVE - (pág.22)
O principio de que o ser humano não e um sujeito acabado ao nascimento, ele se constitui ao longo do seu
desenvolvimento e de maneira tão peculiar e única que exige um estudo organizado para serem conhecidas, as
formas e as condições em que um sujeito vai se formando ao longo de sua vida, faz-se necessário que a
psicologia do desenvolvimento estude, baseada nos teóricos

 Vida e Obra de Vygotsky. Como ele iniciou na psicologia
Vygotsky se interessou por psicologia através de contatos que teve com crianças deficiêntes, com 
problemas congênitos e neurológicos. A partir dos estudos com essa população, ele procurava
auxiliar no desenvolvimento dessas crianças. (Pg.28)

Psicologia materialista de Vygotsky compreendia que:
O homem em uma relação dialética que é, ao mesmo tempo, produto e produtor de  sua história. O
psiquismo humano é explicado a partir das interações dos aspectos biológicos e sociais no
desenvolvimento. (Pg.30) 
                                                                                      
Bases epistemológicas de Vygotsky e sua teoria quanto à constituição da inteligência
A inteligência ocorria através da complementaridade dos aspectos biológicos e sociais. Segundo
sua teoria, é por meio de suas interações  com outros seres humanos que o homem se contrói, ou
seja,o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas interações que
estabelece ao longo da vida. (Pg.38)


- Vygotsky considera que as formas típicas do comportamento humano como a capacidade de
solucionar problemas; o uso da memória; a formação de conceitos e de desenvolvimentos de
linguagem não estão prontas ao nascer e se desenvolvem no decorrer da vida. (Pg.39

Para Vygotsky, as funções  psicológicas superiores são: a capacidade de solucionar problemas, o uso da memória, a formação de conceitos e o desenvolvimento da linguagem

Para Vygotsky, a utilização da linguagem pela criança constitui um dos meios expressivos para a
formação da consciencia. E é pelo uso da linguagem e dos signos e da imitação que a criança
interioriza o universo que está ao seu redor (40)

A forma da criança adquirir conhecimento e consciência é através da participação ativa dos elementos simbólicos da sociedade. A linguagem faz com que a criança aprenda a pensar e falar conforme a sua cultura. O pensamento e a linguagem são construídos nas interações com os outros sociais e pela imitação (41)


Processo de Humanização e o comportamento humano (Vygotsky):
Comportamentos instintivos são ativados em situações de ameaça, fome, sobrevivência, emoção e
medo. Exemplos de comportamentos instintivos: reagir a um assalto, sentir arrepio frente a um
vento frio e uma mãe que tenta proteger o filho de um afogamento. (pg.47)


Características do homem, de acordo com Vygotsky:
O fato de o homem se tornar bípede (duas mãos), lhe permitiu desenvolver a coordenação motora
fina e o movimento de pinça, que possibilita a escrita. Outra característica humana é a flexibilidade
do nosso cérebro, que permite a adaptação às diversas situações. O homem não possui um cérebro
predeterminado geneticamente ao nascer, mas se desenvolve a partir da maturação biológica e da
interação com o meio social. (Pg.49)

Vygotsky chama de inteligência prática uma nova forma de pensar o mundo natural que faz com que o ser humano desenvolva habilidades diferenciadas em relação a muitos animais. Para ele, existe a função instrumental em animais superiores como o macaco (49)

De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento da criança depende tanto de sua maturação biológica como da sua maturação intelectual e a interação dos adultos faz com que haja formas mais elaboradas de manipular os objetos, perceber as situações, memorizar eventos e buscar variadas tentativas de solucionar os problemas sejam transmitidas e compartilhadas de geração para geração (50)

Ao conceber o homem como um ser eminentemente social, Vygotsky propõe que a formação e o desenvolvimento do psiquismo humano se dão com base em uma crescente apropriação dos modos de agir, pensar e sentir culturalmente elaborados. Para ele, o desenvolvimento caminha do social para o individual (50)

- Vygotsky estabelece que o desenvolvimento do psiquismo humano se dá com base em uma crescente apropriação dos modos de ação culturalmente elaborados (51)


Função do Instrumento, Símbolo e da linguagem do desnvolvimento humano:
No bebê, o controle da cabeça e do tronco é um momento significativo do desenvolvimento
humano.
Quando o bebê começa a se arrastar e consegue ir ao encontro dos brinquedos que procura, aos
poucos ele vai conseguindo conter seus reflexos involuntários
 e começa a desenvolver o sistema de
preensão com as mãos. No momemnto em que ele consegue se sentar, novas possibilidades
interativas vão surgindo no ambiente. (Pg.57)

 A importância da Função Instrumental para a criança:
Os brinquedos são objetos elabotados historicamente, voltados para as características infantis e
são importantes elementos mediadores  da interação das crianças com o mundo, contribui na
construção do desenvolvimento motor, cognitivo e social na criança. (Pg.58)

O brinquedos, além de serem elaborados historicamente para criança brincar, eles trazem modas
aparentes nas suas representações. Assim, eles simbolizam a cultura de cada sociedade:


A boneca Bárbie, por exemplo, representa simbolicamente a sociedade Norte-Americana e seus valores, assim como a boneca Africana trás representações culturais de seu povo.
Esses brinquedos podem ser usados na educação para se discutir as características de cada sociedade e as implicações dos simbolismos expressos nesses brinquedos. (pg.58)


A formação de conceitos elementares:
- Os sígnos são considerados instrumentos psicológicos na teoria de Vygotsky porque tormam
presente o que está ausente eauxiliam na memória (pg.69)

-  A zona de desenvolvimento proximal é a forma compartilhada de construir conhecimentos e
auxiliar as pessoas  na resolução de seus problemas. Ex. Quando um amigo da sala de aula auxilia o
outro na resolução de um problema matemático.(pg.71)

- A zona de desenvolvimento proximal (ZPD), é a forma compartilhada de construir conhecimentos e
auxiliar as pessoas na resolução de seus problemas. Exemplo disso é quando um amigo de sala de
aula auxilia o outro na resolução de um problema matemático. (pg.71)





O Papel da Escola e os Conceitos Científicos: (pg. 80/81)
A escola é criação social e representa um espaço em que as apropriações comuns de uma
sociedade podem ser ordenadas e classificadas de acordo com a utilidade e a significação dos
conceitos sociais. Ela representa os saberes necessários para a participação social, constituída a
partir da realidade conceitual apropriada pelas crianças. 


A escola é uma instituição encarregada de possibilitar o contato sistemático e intenso das crianças
com a leitura e a escrita, com os sistemas de contagem e mensuração, com os conhecimentos
acumulados e organizados pelas diversas disciplinas científicas, com o modos como este tipo de
conhecimento é elaborado e com alguns variados instrumentos de que essas ciências se utilizam
(mapas, dicionários, réguas, transferidores, máquinas de calcular, etc.).




Estágio de desenvolvimento da teoria piagetiana:  (pg.103)
- Os professores precisam estar atentos aos estágios do desenvolvimento porque a compreensão
desses estágios auxilia na construção de suas práticas pedagógicas. No cotidiano do seu trabalho, o
professor precisa realizar planejamento de suas aulas levando em conta as adaptações dos
conteúdos às necessidades referente à faixa etária das crianças e as suas capacidades de         
raciocínio.  


Nesse estágio, as crianças começam a colaborar mais efetivamente com os colegas em trabalho em
grupo, exercitam mais a reflexão e possuem um sentimento maior de justiça, responsabilidade,
respeito e fidelidade grupal.


Para Piaget, o desenvolvimento psíquico começa quando nascemos e segue até a maturidade, sendo
compatível ao crescimento orgânico. Esse desenvolvimento, apesar de contínuo, é caracterizado
por determinadas formas de pensar e agir em diferentes idades. A essas formas, Piaget denominou
estágios e refletem os diferentes modos de a criança pensar ao longo de sua vida.
Para Piaget, o desenvolvimento passa por quatro diferentes estágios:  (pag.104)
- Sensório-motor;
- Pré-operacional;
- Operatório concreto;
- Operatório formal.
 
Desenvolvimento da Inteligência – pg.115
Piaget considera que o desenvolvimento da inteligência ocorre por meio de interação do sujeito como objeto. A partir de suas experiências, ele concluiu que o conhecimento surge da ação do sujeito cognoscente (aquele que conhece) com o objeto cognoscível (aquilo que pode ser conhecido). Assim, para Piaget, são necessários alguns fatores para o desenvolvimento da inteligência nos seres humanos.

Piaget defende em sua teoria que existem alguns aspectos que favorece o desenvolvimento e a inteligência. Esses aspectos dependem de três fatores: Os fatores de ordem absolutamente genética; os fatores influenciados parcialmente pela genética e os fatores que independem da genética.   
·         Os primeiros fatores de inteligência estão associados aos aspectos biológicos.
·         Os segundos fatores estão relacionados com a associação das influencias genéticas e ambientais
·         O terceiro fator são os aspectos que independem da genética e que estão relacionados com o desenvolvimento do homem nas suas relações sociais

É importante ressaltar também outros aspectos que são necessários para a composição da inteligência: a maturação, a relação do homem com os objetos, a transmissão social e os processos de equilibração.

Fatores de Desenvolvimento – pg.116
Segundo Valentini,
Na teoria psicogenética há fatores de interação do sujeito com a realidade. Existem fatores que são influenciadores do desenvolvimento e um fator que Piaget considera como dominante. Os fatores influenciadores são hereditariedade (maturação biológica), experiência física, transmissão social. Para Valentini a hereditariedade influencia o desenvolvimento, mas é insuficiente para explicá-lo. O fator determinante é o processo de equilibração .

Para Piaget, esses fatores são pontos específicos que proporcionam possibilidades para que a gênese da inteligência possa vir a ser formada.     

Para Rappaport:
A inteligência, não a herdamos. Herdamos um organismo que vai amadurecer em contato com o meio ambiente. Dessa interação entre organismo e ambiente resultarão determinados estruturas cognitivas que vão funcionar de modo semelhante durante toda a vida do sujeito.

A maturação biológica colabora de forma marcante para que surjam novas estruturas mentais que possibilitam, cada vez mais, uma maior adaptação o ambiente .

Piaget, no seu modelo explicativo dos processos de conhecimento, afirma que todo organismo tem invariantes funcionais. Ou seja, para funcionar, todo organismo precisa ter uma organização e se adaptar ao meio.
Piaget utiliza o termo invariante porque considera que qualquer pessoa, em qualquer país, independente de sua cultura, passa por esses processos ou seja, por esses  dois aspectos por ele caracterizado como invariante.
Ao se referir ao ambiente Piaget refere-se tanto ao ambiente físico quanto ao social.


Para Valentini  -  (pg.117)
A transmissão social diz respeito ao fator da educação que é fundamental, mas não é suficiente.
Para a transmissão ser possível entre o adulto e a criança ou entre o meio social e a criança a ser educada, é necessário que ela assimile o que o meio lhe quer transmitir. E essa assimilação é acionada pelas leis do desenvolvimento.

Rappaport  Nos diz que :
O processo de equilibração é mais um dos aspectos que intervêm na construção da inteligência da criança. “Em linguagem simples não passaria de um processo de organização das estruturas cognitivas num sistema coerente, interdependente que possibilita ao individuo um tipo ou outro de adaptação a realidade.

Para Valentini:
A equilibração é o fator essencial e determinante no desenvolvimento do sujeito no processo de adaptação ao meio em que vive. A equilibração se caracteriza por dois aspectos, equilibrar entre si os outros três fatores do desenvolvimento e equilibrar as descobertas de uma noção nova com outras já existentes nas possibilidades de entendimentos da criança ou do adulto. 

Período sensório-motor é o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade. Para Piaget nesse periodo há existência de inteligência antes da linguagem. A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo.


As principais características observáveis durante essa fase que é até os dois anos de idade da criança são:
    • A exploração manual e visual do ambiente;
    • A experiência obtida com ações(a imitação);
    • A inteligência prática(através de ações);
    • Ações como agarrar,sugar,atirar,bater e chutar;
    • As ações ocorrem antes do pensamento;
    • A centralização no próprio corpo;
    • Noção de permanência do objeto.

Questionário:
1 - Defina a psicologia do desenvolvimento e seus objetivos:
Objetivos: A psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo a descrição e a explicação de mudanças nos comportamentos e nos processos mentais, ao longo do tempo e através dos ciclos vitais. Essas mudanças ocorrem não apenas na nossa forma de pensar, mas também na organização social e familiar.


ou, descobrir quando e como cada tipo de comportamento vai aparecendo, o que tornam todos os membros da espécie similares e o que nos individualiza e nos torna diferentes uns dos outros

Definição: A Psicologia do Desenvolvimento é um campo da psicologia que descreve as funções psicológicas do ser humano, em especial da criança, como por exemplo: suas reações intelectuais, sociais e emocionais em diferentes idades, buscando descobrir como tais funções mudam com a idade

2 - Qual a importância dos estudos do desenvolvimento infantil?
Esses estudos colaboram muito para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeitos sociais.

3 - A IMPORTANCIA DOS ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO  INFANTIL 
Os estudos dos processos evolutivos da criança através da psicologia do desenvolvimento colaboram para o
entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeito sociais.
Por isso, conhecer esses aspectos permite o professor a entender e compreender o modo de agir e pensar
da criança.

4 - Como Vygotsky se interessou pela psicologia?
Vygotsky se interessou por psicologia através de contatos que teve com crianças deficiêntes, com 
problemas congênitos e neurológicos. A partir dos estudos com essa população, ele procurava
auxiliar no desenvolvimento dessas crianças.

5 - Como a psicologia soviética de Vygotsky define o processo de formação da consciência humana?
Para Vygotsky, a consciência humana é a função mais especializada do cérebro se desenvolve a partir do contexto cultural e das relações sociais. A utilização da linguagem pela criança constitui um dos meios mais expressivos para a formação da consciência. O conhecimento é construído de forma coletiva.

6 - Segundo Vygotsky, como a criança interioriza o mundo ao seu redor?
Pelo uso da linguagem e dos signos

7 - Quais as características da psicologia materialista defendida por Vygotsky?
Uma psicologia voltada para os fenômenos e o psiquismo humano a partir da interação dos aspectos biológicos e sociais no desenvolvimento

8 - O que são comportamentos instintivos? cite exemplos
São comportamentos ativados em situações de ameaça, fome, sobrevivência, emoções e medo, como por exemplo: reagir a um assalto, sentir arrepio ao vento e uma mãe que tenta proteger o filho de uma ventania. 

9 - Qual era  o pensamento de VYGOTSKY em relação entre escola e educação?
Na escola as relações de conhecimento são intencionais e planejadas o ensino é sistematizado para que o indivíduo viva em sociedade. 

10 - Porque os professores precisam estar atentos aos estágios do desenvolvimento de seus alunos?
Porque a compreensão desses estágios auxilia na construção de suas praticas pedagógicas.              O professor precisa realizar planejamentos de suas aulas levando em conta às adaptações dos conteúdos as necessidades referentes à faixa etária das crianças e as sua capacidade de raciocínio. 

11- Em relação à construção de conceitos, pode-se afirmar que: 
A construção de conceitos está vinculada ao amadurecimento (experiências individuais) de certas características do organismo. 

12 - Qual e a fase empregada na aquisição dos conhecimentos necessários a luta pela vida?
latência 

13 -A teoria Defendida por VYGOTSKY ficou conhecida como? 
Teoria socio-historica Ao tratar do desenvolvimento VYGOTSKY deixa claro que?Ao nascer, o homem seria como uma folha em branco e suas características seriam desenvolvidas pela sociedade ao longo da vida

14 - De acordo com a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, como ocorre a construção da inteligência?
Vygotsky entende  que a construção da inteligência humana se dá a partir da  vertente interacionista, que conjugava o corpo com a alma e a complementaridade dos aspectos biológicos e sociais no desenvolvimento.

15 - De acordo com Vygotsky, como se dá o desenvolvimento da criança? 
Seu desenvolvimento depende tanto de sua maturação biológica como da sua maturação intelectual. O desenvolvimento do psiquismo humano se dá com base em uma crescente apropriação dos modos de ação culturalmente elaboradas

 16 - Como Vygotsky entendia a construção da inteligência humana?
Para ele se dava pela vertente interacionista (corpo+alma) e a complementaridade dos aspectos biológicos e sociais do desenvolvimento humano. A teoria de Vygotsky considerava que o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas interações que estabelece ao longo da vida

17 - Funções psicológicas superiores:
- capacidade de solucionar problemas;
- Uso da memória;
- formação de conceitos;
- desenvolvimento da linguagem

18 - Qual a forma de a criança adquirir conhecimento?
É através da participação ativa nos elementos simbólicos da sociedade. A linguagem faz com que a criança aprenda a pensar e falar conforme sua cultura. Pensamento e linguagem são construídos nas interações com outros atores sociais por meio da imitação

19 - Qual a importância da Função Instrumental para o desenvolvimento da criança?
Os brinquedos são objetos elaborados historicamente, voltados para as características infantis e
são importantes elementos mediadores  da interação das crianças com o mundo, contribui na
construção do desenvolvimento motor, cognitivo e social na criança

20 - O brinquedo, sendo um instrumento elaborado historicamente para criança brincar, ele trás modas aparentes nas suas representações. Justifique:
O brinquedo simboliza a cultura de cada sociedade
- A boneca Bárbie, por exemplo, representa simbolicamente a sociedade Norte-Americana e seus valores, assim como a boneca Africana trás representações culturais de seu povo.
Esses brinquedos podem ser usados na educação para se discutir as características de cada sociedade e as implicações dos simbolismos expressos nesses brinquedos