Minha N2 - 03/06/12
N2 da Adriana - Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque
4. Quanto às ditas capacidades inatas, é correto afirmar que
O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque
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ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
N 2 da Lu - Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. No ato discursivo, a argumentação
- independe de qualquer intenção do autor.
- visa o embelezamento do texto.
- visa o convencimento do interlocutor.
- independe de outros elementos para além do texto.
2. A compreensão de que a escrita é o "desenho" da fala humana pressupõe que
- I. para "desenhar" a fala utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código.
II. para decodificar os sinais da escrita precisamos conhecer a sua relação com os fonemas e demais sinais do código.
III. portanto, precisamos identificar a relação entre a oralidade e a escrita.
São corretas as afirmativas:
- I, II e III.
- II e III.
- I e II.
- I e III.
3. O texto em que predomina a função conativa caracteriza-se por
- apresentar informação objetiva, sem juízo de valor.
- conteúdo persuasivo, imperativo ou sedutor.
- realçar a forma, através do ritmo, por exemplo.
- referir-se à própria linguagem.
4. Assinale a alternativa em que se fez uso do discurso direto.
- Falou que vai, mas não tenho certeza.
- Ficaram com medo, pois ele deu a entender que sabia o que havia acontecido.
- Se eu for, não volto, disse ele.
- É possível que ele volte logo, pois disse que iria à farmácia.
N2 da Andreia
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ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. A seleção do texto de leitura e interpretação obedece a alguns critérios.
- I. Qualidade textual e riqueza vocabular.
II. Conteúdo relevante e atrativo para a faixa etária.
III. Nível de complexidade/dificuldade compatível com a capacidade de compreensão/interpretação dos alunos.
São corretas as afirmativas:
- II e III.
- I e II.
- I, II e III.
- I e III.
2. Sinais gráficos da escrita, como a convenção espacial da direção da escrita, embora conteúdo aparentemente simples,
- precisam ser explicados para o aluno somente uma única vez, o qual deverá empregá-lo sem ajuda do professor.
- não precisam ser explicados para o aluno, basta seguir as sequências apresentadas nos modelos dos livros didáticos.
- não precisam ser explicados para o aluno, pois sua aprendizagem pode se dar espontaneamente.
- precisam ser explicados para o aluno, pois a sequência dos signos sonoros da oralidade não serve de referência gráfico-visual da escrita.
3. Assinale a alternativa em que se fez uso do discurso direto.
- Ficaram com medo, pois ele deu a entender que sabia o que havia acontecido.
- Falou que vai, mas não tenho certeza.
- Se eu for, não volto, disse ele.
- É possível que ele volte logo, pois disse que iria à farmácia.
4. Uma unidade pedagógica é constituída pela articulação de
- quatro práticas: leitura e interpretação, produção de texto, análise linguística e reescrita de texto, e atividades de sistematização de conteúdos específicos.
- duas práticas: leitura e interpretação, e produção de texto.
- duas práticas: análise linguística e reescrita de texto.
- três práticas: a interpretação, a produção de textos e as atividades de sistematização de conteúdos específicos.
N 2 da Renata - Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Sobre a relação entre linguagem e pensamento, é correto afirmar que
a única relação entre linguagem e pensamento é que a linguagem pode expressar o pensamento.
a comunicação é a única função da linguagem.
os signos da linguagem permitem a formulação da representação mental da realidade exterior, ao nível da abstração.
a atividade mental se organiza sem o concurso dos signos da linguagem.
2. Uma unidade pedagógica é constituída pela articulação de
três práticas: a interpretação, a produção de textos e as atividades de sistematização de conteúdos específicos.
duas práticas: análise linguística e reescrita de texto.
duas práticas: leitura e interpretação, e produção de texto.
quatro práticas: leitura e interpretação, produção de texto, análise linguística e reescrita de texto, e atividades de sistematização de conteúdos específicos.
3. Assinale a alternativa correta.
As quatro práticas pedagógicas podem ser realizadas articuladamente, pois os conteúdos não são independentes.
As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar os alunos com um volume exagerado de informações.
As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar a atenção dos alunos.
As quatro práticas pedagógicas devem, sempre que possível, ser realizadas articuladamente, pois um princípio fundamental da proposta pedagógica é a não fragmentação dos conteúdos e das práticas.
4. O texto é tomado, na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa, como eixo articulador, porque
o objetivo do ensino de Língua Portuguesa é produzir um aluno capaz de elaborar textos de qualidade.
o texto é um bom pretexto para o ensino da gramática.
o texto é um material interdisciplinar.
o texto apresenta correção gramatical.
N2 da Alcione - Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. O texto descritivo se caracteriza
· pelo relato de características de personagens, objetos ou uma situação qualquer.
· por apresentar um personagem que realiza um conjunto de ações sucessivas.
· por analisar e interpretar os dados da realidade.
· por apresentar um narrador que relata uma sucessão de ações.
2. Da mesma forma, o ditado, em lugar do tradicional instrumento de avaliação de palavras que o aluno desconhece, passa a ser
· atividade de fixação para aprendizagem do código, podendo ser proposto de forma lúdica.
· atividade para ocupar o aluno que chega atrasado na aula e não acompanhou a reflexão proposta.
· atividade para punir o aluno que ainda não domina palavras já estudadas e fixadas em lições anteriores.
· atividade para disciplinar o comportamento do aluno desatento e desinteressado na sala de aula.
3. Adequação lexical consiste no emprego adequado da
· palavra e seu sentido.
· acentuação gráfica.
· concordância fonética.
· palavra e sua concordância de gênero e número.
4. Quanto às diferenças existentes entre as variedades linguísticas, diz-se que se trata de
· formas adequadas a qualquer situação.
· formas adequadas a qualquer situação.
· meras diferenças, que não constituem erro em relação à variedade padrão.
· erro, nas variedades distintas da variedade padrão.
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
N2 do colega Ary Junior
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ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. O texto é
• um material muito complexo para ser trabalhado nas séries iniciais.
• um material que somente poderá ser apresentado aos alunos ao final do 1.º ano escolar.
• um pretexto para a apresentação de conteúdos gramaticais sem qualquer outro objetivo.
• o elemento articulador da prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.correta
2. Quanto à concepção de trabalho, é correto afirmar que
• o objeto do trabalho são os instrumentos que o homem usa para trabalhar.
• o trabalho é a atividade humana pela qual o homem transforma suas próprias condições de existência.(CORRETA)
• qualquer ato humano pode ser entendido como trabalho.
• o objeto do trabalho é o objeto da ação laboral do homem.
3. Léxico é o repertório
• sintático.
• de fonemas e grafemas.
• de palavras e seus sentidos.(CORRETA)
• gramatical.
4. Assinale a alternativa em que se fez uso do discurso direto.
• É possível que ele volte logo, pois disse que iria à farmácia.
• Falou que vai, mas não tenho certeza.
• Ficaram com medo, pois ele deu a entender que sabia o que havia acontecido.
• Se eu for, não volto, disse ele.(CORRETA)
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N2 do colega Ary Junior
1. O trabalho com o nome próprio dos alunos se inscreve no contexto de significação importante,
- por facilitar o trabalho inicial do professor.
- em cumprimento do preceito religioso.
- tendo em vista o interesse manifesto dos alunos.
- em função do reconhecimento da identidade pessoal.
2. Quanto às funções da linguagem, assinale a alternativa em que se verifica a função metalinguística.
- A região Sul é constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Na língua portuguesa, o verbo apresenta três conjugações.
- Vai chegando, amigo. Faz de conta que a casa é sua!
- Chove chuva, chove sem parar.
3. As quatro práticas pedagógicas: leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística e sistematização de conteúdos específicos
- apresentam cada conteúdo por vez, impedindo que o aluno fique confuso.
- permitem trabalhar cada conteúdo isoladamente.
- isentam os alunos de estudar conteúdos específicos.
- permitem trabalhar de forma articulada os diferentes conteúdos do texto.
4. As atividades de sistematização para o domínio do código consistem no estudo
- específico dos elementos gramaticais relativos à fonética.
- específico dos elementos gramaticais relativos à semântica, a partir da produção textual.
- sistematizado dos elementos do código, a partir das dificuldades encontradas na produção textual.
- das dificuldades de leitura e interpretação textual.
Resultado final : 2 - N2 da colega Marlene Venâncio
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. O texto é
• um material muito complexo para ser trabalhado nas séries iniciais.
• um material que somente poderá ser apresentado aos alunos ao final do 1.º ano escolar.
• um pretexto para a apresentação de conteúdos gramaticais sem qualquer outro objetivo.
• o elemento articulador da prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.correta
2. Quanto à concepção de trabalho, é correto afirmar que
• o objeto do trabalho são os instrumentos que o homem usa para trabalhar.
• o trabalho é a atividade humana pela qual o homem transforma suas próprias condições de existência.(CORRETA)
• qualquer ato humano pode ser entendido como trabalho.
• o objeto do trabalho é o objeto da ação laboral do homem.
3. Léxico é o repertório
• sintático.
• de fonemas e grafemas.
• de palavras e seus sentidos.(CORRETA)
• gramatical.
4. Assinale a alternativa em que se fez uso do discurso direto.
• É possível que ele volte logo, pois disse que iria à farmácia.
• Falou que vai, mas não tenho certeza.
• Ficaram com medo, pois ele deu a entender que sabia o que havia acontecido.
• Se eu for, não volto, disse ele.(CORRETA)
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ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Assinale a alternativa correta, no que se refere à estrutura do texto.
Geralmente, os textos apresentam introdução, desenvolvimento e conclusão.
O tema é o assunto tratado na conclusão do texto.
Enredo de texto corresponde à introdução do texto.
Todo texto apresenta, obrigatoriamente, introdução, desenvolvimento e conclusão.
2. Quanto ao sistema gráfico da Língua Portuguesa, é correto afirmar que consiste
em um sistema biunívoco.
em um sistema misto: alfabético-ideográfico.
no sistema ideográfico.
o sistema alfabético.
3. O trabalho com discriminação de palavras, ainda que isoladas do texto, justifica-se
embora não sejam compreendidas no contexto em que estão inseridas.
porque precisam ser memorizadas mesmo que não compreendidas.
por serem significativas em decorrência do contexto em que são necessárias.
mesmo que não sejam significativas, pois precisam ser memorizadas.
4. Quanto às ditas capacidades inatas, é correto afirmar que
a escola deve levar em conta que as capacidades inatas já predeterminam o que e quanto a criança pode aprender.
elas determinam os limites de possibilidade de aprendizagem das crianças.
não adianta ensinar certos conteúdos às crianças que não nascem com aptidão para aquela área.
a educação não deve conformar-se a essas capacidades, mas promover o desenvolvimento das crianças.
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ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. O trabalho com o nome próprio dos alunos se inscreve no contexto de significação importante,
por facilitar o trabalho inicial do professor.
em função do reconhecimento da identidade pessoal.
tendo em vista o interesse manifesto dos alunos.
em cumprimento do preceito religioso.
2. No enunciado "Perdi meu meio de transporte: roubaram minha bicicleta", é correto afirmar que ocorre coesão
por reiteração, pois perder não é o mesmo que roubar.
referencial, pois "meu" é da mesma classe que "minha".
por substituição, pois "bicicleta" substitui "meio de transporte".
por reiteração, pois "bicicleta" relaciona-se à ideia mais ampla de "meio de transporte".
3. Quanto às ditas capacidades inatas, é correto afirmar que
a educação não deve conformar-se a essas capacidades, mas promover o desenvolvimento das crianças.
a escola deve levar em conta que as capacidades inatas já predeterminam o que e quanto a criança pode aprender.
elas determinam os limites de possibilidade de aprendizagem das crianças.
não adianta ensinar certos conteúdos às crianças que não nascem com aptidão para aquela área.
4. Assinale a alternativa correta.
Toda forma de linguagem é sinônimo de língua.
A língua se estrutura com signos, ícones e sinais.
Língua é a linguagem que se realiza por meio de formas linguísticas organizadas em um sistema não fixo.
A língua é um sistema fechado, um produto acabado que não admite modificações.
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ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. O texto é
um material muito complexo para ser trabalhado nas séries iniciais.
um pretexto para a apresentação de conteúdos gramaticais sem qualquer outro objetivo.
o elemento articulador da prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.
um material que somente poderá ser apresentado aos alunos ao final do 1.º ano escolar.
2. As atividades de leitura e interpretação constituem, ao mesmo tempo, um conteúdo e um recurso da aprendizagem da língua.
Sobre leitura e interpretação, é correto afirmar que
o trabalho de leitura e de interpretação não acontece de forma articulada.
a leitura e a interpretação se complementam, acontecem de forma articulada, mas não são redutíveis uma à outra.
a prática de leitura e interpretação não deve acontecer de forma integrada às atividades de produção textual, de análise linguística e de sistematização de conteúdos específicos.
no período de alfabetização, as atividades de leitura compreensiva (decodificação) não devem ser articuladas à interpretação.
3. O trabalho com o nome próprio dos alunos se inscreve no contexto de significação importante,
tendo em vista o interesse manifesto dos alunos.
por facilitar o trabalho inicial do professor.
em função do reconhecimento da identidade pessoal.
em cumprimento do preceito religioso.
4. A alternativa cujas características enumeradas pertencem ao texto informativo é:
prevalência da conotação, plurissignificação, unidade de sentido, intangibilidade, prevalência da função utilitária.
plurissignificação, intangibilidade, prevalência da função estética, prevalência da conotação, relevância do plano estético.
prevalência da função utilitária, relevância do plano estético, plurissignificação, intangibilidade, unidade de sentido.
prevalência da função utilitária, relevância do plano da informação, tangibilidade, prevalência da denotação, unidade de sentido.
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Sobre a função referencial da linguagem, é correto afirmar que a ênfase encontra-se
na mensagem.
no referente.
no código.
no destinatário.
2. Sob o ponto de vista de Luria, pode-se afirmar que
a escola não tem um papel relevante na educação das crianças.
a escola desempenha um papel importante na formação das crianças.
só há verdadeira educação na escola.
3. Assinale a alternativa correta.
A língua é um sistema fechado, um produto acabado que não admite modificações.
Língua é a linguagem que se realiza por meio de formas linguísticas organizadas em um sistema não fixo.
Toda forma de linguagem é sinônimo de língua.
A língua se estrutura com signos, ícones e sinais.
4. Assinale a alternativa em que se fez uso do discurso direto.
É possível que ele volte logo, pois disse que iria à farmácia.
Se eu for, não volto, disse ele.
Falou que vai, mas não tenho certeza.
Ficaram com medo, pois ele deu a entender que sabia o que havia acontecido. (PERGUNTA INÉDITA)
Prova concluída com sucesso!!!
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ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Quanto às relações entre grafemas e fonemas, é correto afirmar que a letra
"l" insere-se em uma relação arbitrária, pois seu valor fonético é impreciso.
"b" insere-se em uma relação de valor posicional, pois seu valor fonético é impreciso.
"l" insere-se em uma relação de valor posicional, pois dependendo de sua posição na palavra tem o valor de /l/ ou de /u/.
"x" tem um valor fonético fixo.
2. Dizer-se que o texto é elemento articulador da prática pedagógica significa que
o texto é mera referência a ser considerada eventualmente pelo professor.
se atribui ao texto máxima relevância na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
o texto não assume relevância metodológica na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
o texto não é conteúdo, mas estratégia da prática pedagógica.
3. Quanto aos recursos para a produção de sentido, é correto afirmar que
a coerência se refere às relações respeitantes à unidade estrutural do texto.
a coesão se refere à articulação dos elementos linguísticos e a coerência às relações de sentido.
a coesão se refere às relações respeitantes à unidade temática do texto.
a coesão se refere à articulação dos elementos de sentido e a coerência às relações entre elementos linguísticos.
4. Assinale a alternativa cujo enunciado apresenta sentido conotativo.
O leão é um animal originário da África.
Com relação ao Imposto de Renda, o governo nem pensa em amansar o leão.
As lágrimas fizeram arder seus olhos.
Pegou uma canoa furada e quando se deu conta ela estava cheia de água.
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Quanto à concepção de trabalho, é correto afirmar que
o objeto do trabalho é o objeto da ação laboral do homem.
o trabalho é a atividade humana pela qual o homem transforma suas próprias condições de existência.
qualquer ato humano pode ser entendido como trabalho.
o objeto do trabalho são os instrumentos que o homem usa para trabalhar.
2. O argumento pode ser baseado
no acaso.
em raciocínio lógico.
na gramática.
na sintaxe.
3. As atividades de leitura e interpretação constituem, ao mesmo tempo, um conteúdo e um recurso da aprendizagem da língua.
Sobre leitura e interpretação, é correto afirmar que
o trabalho de leitura e de interpretação não acontece de forma articulada.
a prática de leitura e interpretação não deve acontecer de forma integrada às atividades de produção textual, de análise linguística e de sistematização de conteúdos específicos.
a leitura e a interpretação se complementam, acontecem de forma articulada, mas não são redutíveis uma à outra.
no período de alfabetização, as atividades de leitura compreensiva (decodificação) não devem ser articuladas à interpretação.
4. Leia abaixo:
O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque
os alunos podem achar que são pouco inteligentes e não conseguem aprender como construir um bom texto.
o mecanismo coerência/incoerência estará sempre presente no texto dos alunos por mais que se ensine.
a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.
o mecanismo coerência/incoerência é um conteúdo difícil para o aluno, e o professor não deve esperar que o aluno o domine completamente.
1. No enunciado "Ricardo e Antônio são colegas. 'Eles' estudam na mesma escola", o termo em destaque constitui um recurso de
coesão referencial.
unidade estrutural.
unidade temática.
coesão sequencial.
2. Assinale a alternativa que apresenta inadequação em concordância verbal.
Nós dois somos uma coisa séria.
Este pires não combina com aquela xícara.
Serra Leoa são um país que foi colonizado pelos ingleses.
Uma parte dos produtos apodreceu no armazém.
3. O texto descritivo se caracteriza
por apresentar um narrador que relata uma sucessão de ações.
por analisar e interpretar os dados da realidade.
pelo relato de características de personagens, objetos ou uma situação qualquer.
por apresentar um personagem que realiza um conjunto de ações sucessivas.
4. Léxico é o repertório
de palavras e seus sentidos.
sintático.
de fonemas e grafemas.
gramatical.
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. A ortoepia refere-se à adequada
1-concordância de gênero.
2-concordância de número.
3-pronúncia da sílaba tônica.
4-pronúncia dos fonemas.(correta)
2. A produção de um texto constitui uma atividade
1- subjetiva, que não sofre determinações externas.
2-de comunicação, que não sofre determinações externas.
3-social, porém não condicionada.
4-socialmente condicionada(correta).
3. Assinale a alternativa em que se fez uso do discurso direto.
1-Ficaram com medo, pois ele deu a entender que sabia o que havia
acontecido.
2-Falou que vai, mas não tenho certeza.
3=Se eu for, não volto, disse ele.(Correta)
4- É possível que ele volte logo, pois disse que iria à farmácia.
4. Assinale a alternativa que corresponde a um texto dissertativo.
1-O assaltante mede aproximadamente 1,70m, tem pele clara, cabelos
castanhos e aparenta não ter mais que 25 anos.( Errei)
2- Meu filho é muito dedicado, tanto ao trabalho como ao estudo.
3-Ela abriu a janela, debruçou-se sobre o parapeito e contemplou,
extasiada, aquela maravilha de cenário.
4- O aroma, paladar, coloração, viscosidade e propriedades medicinais
do mel estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o
originou e também com a espécie de abelha que o produziu.(Correta)
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Sobre a função referencial da linguagem, é correto afirmar que a ênfase encontra-se
na mensagem.
no referente.
no código.
no destinatário.
2. Sob o ponto de vista de Luria, pode-se afirmar que
a escola não tem um papel relevante na educação das crianças.
a escola desempenha um papel importante na formação das crianças.
o papel educativo da escola é meramente informativo.
só há verdadeira educação na escola.
3. Assinale a alternativa correta.
A língua é um sistema fechado, um produto acabado que não admite modificações.
Língua é a linguagem que se realiza por meio de formas linguísticas organizadas em um sistema não fixo.
Toda forma de linguagem é sinônimo de língua.
A língua se estrutura com signos, ícones e sinais.
4. Assinale a alternativa em que se fez uso do discurso direto.
É possível que ele volte logo, pois disse que iria à farmácia.
Se eu for, não volto, disse ele.
Falou que vai, mas não tenho certeza.
Ficaram com medo, pois ele deu a entender que sabia o que havia acontecido. (PERGUNTA INÉDITA)
1. Sobre a função referencial da linguagem, é correto afirmar que a ênfase encontra-se
· na mensagem.
· no referente.
· no código.
· no destinatário.
2. Assinale a alternativa que apresenta inadequação em concordância verbal.
Serra Leoa são um país que foi colonizado pelos ingleses. (correta)
Nós dois somos uma coisa séria.
Uma parte dos produtos apodreceu no armazém.
Este pires não combina com aquela xícara.
3. Quanto ao sentido das palavras, é correto afirmar que
Quanto ao sentido das palavras, é correto afirmar que
o discurso, mas não a palavra, encontra-se impregnado das contradições que permeiam a vida dos falantes.
as palavras funcionam como elementos de um código de determinada comunidade e, no seu sentido, refletem as condições de existência dessa comunidade.(correta)
os falantes não podem produzir um sentido metafórico para palavras cujo sentido já está fixado no dicionário
Prova concluída com sucesso!!!
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ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
Prova concluída com sucesso!!!
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Prova concluída com sucesso!!!
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ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Assinale a alternativa cujo texto se caracteriza como texto publicitário.
- Arroz, feijão, sabão em pó, sabonete, fósforos, frutas.
- A secretária informou que todos os registros já foram providenciados.
- Caro amigo, espero que você receba esta mensagem. Preciso falar com você urgentemente.
- Sabonete Pluma. O único que deixa em sua pele uma permanente sensação de frescor. Nas melhores casas do ramo.
2. Sobre representação e linguagem, afirma-se corretamente que
- os sinais não sígnicos constituem formas de símbolos linguísticos.
- a linguagem verbal é condição de inteligibilidade de outras formas de linguagem.
- tanto a representação quanto a linguagem verbal podem realizar-se por meio de índices e de ícones.
- o uso de vestes de cor preta constitui uma forma de linguagem verbal.
3. Assinale a alternativa correta.
- O texto narrativo tem as mesmas características de uma fotografia.
- O texto narrativo contém: narrador, personagens e sequência de ações.
- O texto narrativo é exclusivamente poético.
- O texto narrativo é sempre instrucional.
4. Nas primeiras tentativas de escrita é importante que o aluno seja estimulado a escrever suas ideias mesmo que não domine o código porque
- será levado a pensar sobre o código e começará a entender seu mecanismo.
- poderá corrigir o texto, redirecionando-o para melhor precisão ortográfica.
- evitará erros que podem ser controlados pela correção desde o início.
- conhecerá suas dificuldades e entenderá seu processo de amadurecimento.
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. O texto é tomado, na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa, como eixo articulador, porque
- o texto é um bom pretexto para o ensino da gramática.
- o objetivo do ensino de Língua Portuguesa é produzir um aluno capaz de elaborar textos de qualidade.
- o texto apresenta correção gramatical.
- o texto é um material interdisciplinar.
2. Os textos epistolares
- são cartas, recados, e-mails etc.
- não apresentam um tipo específico de estrutura.
- são bíblicos, não literários.
- são literários, de leitura ritmada.
3. O texto em que predomina a função conativa caracteriza-se por
- apresentar informação objetiva, sem juízo de valor.
- conteúdo persuasivo, imperativo ou sedutor.
- referir-se à própria linguagem.
- realçar a forma, através do ritmo, por exemplo.
4. A alternativa cujas características enumeradas pertencem ao texto informativo é:
- prevalência da função utilitária, relevância do plano estético, plurissignificação, intangibilidade, unidade de sentido.
- prevalência da conotação, plurissignificação, unidade de sentido, intangibilidade, prevalência da função utilitária.
- plurissignificação, intangibilidade, prevalência da função estética, prevalência da conotação, relevância do plano estético.
- prevalência da função utilitária, relevância do plano da informação, tangibilidade, prevalência da denotação, unidade de sentido.
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Os textos publicitários podem ser classificados como
- propaganda, folheto, cartaz e classificados.
- propaganda, crônica, poesia e classificados.
- anúncio, cartaz, crônicas e contos.
- dissertativos, científicos, descritivos e poéticos.
2. Assinale a alternativa correta.
- A língua é um sistema fechado, um produto acabado que não admite modificações.
- Toda forma de linguagem é sinônimo de língua.
- A língua se estrutura com signos, ícones e sinais.
- Língua é a linguagem que se realiza por meio de formas linguísticas organizadas em um sistema não fixo.
3. Leia abaixo:
- O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque
- os alunos podem achar que são pouco inteligentes e não conseguem aprender como construir um bom texto.
- a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.
- o mecanismo coerência/incoerência é um conteúdo difícil para o aluno, e o professor não deve esperar que o aluno o domine completamente.
- o mecanismo coerência/incoerência estará sempre presente no texto dos alunos por mais que se ensine.
4. Assinale a alternativa que cita corretamente as quatro práticas fundamentais do ensino da Língua Portuguesa.
- Leitura compreensiva, leitura interpretativa, produção de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.
- Leitura interpretativa, produção de textos, análise gramatical e reescrita de textos.
- Leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.
- Leitura e interpretação de textos, produção de textos, análise linguística e reescrita de textos.
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. A compreensão de que a escrita é o "desenho" da fala humana pressupõe que
· I. para "desenhar" a fala utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código.
II. para decodificar os sinais da escrita precisamos conhecer a sua relação com os fonemas e demais sinais do código.
III. portanto, precisamos identificar a relação entre a oralidade e a escrita.
São corretas as afirmativas:
II. para decodificar os sinais da escrita precisamos conhecer a sua relação com os fonemas e demais sinais do código.
III. portanto, precisamos identificar a relação entre a oralidade e a escrita.
São corretas as afirmativas:
· II e III.
· I e II.
· I e III.
· I, II e III.
2. Quanto às funções da linguagem, assinale a alternativa em que se verifica a função metalinguística.
Chove chuva, chove sem parar.
Chove chuva, chove sem parar.
Vai chegando, amigo. Faz de conta que a casa é sua!
Na língua portuguesa, o verbo apresenta três conjugações.
A região Sul é constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
3. Assinale a alternativa correta.O professor deve proceder às correções dos textos dos alunos e apresentar-lhes o texto já reescrito.
Não convém discutir com os alunos os problemas de inadequação de seus textos, pois os alunos tendem a gravar o erro.
Na linguagem oral existem variedades dialetais que não correspondem à norma-padrão, mas são igualmente válidas, do ponto de vista linguístico. Já o ensino da escrita deve orientar-se pela norma-padrão, mas sem desqualificar preconceituosamente a expressão dialetal dos alunos.
Para que os alunos não gravem os erros, é importante que o professor não utilize, na prática pedagógica, os textos dos próprios alunos, pois eles geralmente apresentam muitos erros.
4. Quanto às ditas capacidades inatas, é correto afirmar que
4. Quanto às ditas capacidades inatas, é correto afirmar que
a educação não deve conformar-se a essas capacidades, mas promover o desenvolvimento das crianças.
não adianta ensinar certos conteúdos às crianças que não nascem com aptidão para aquela área.
elas determinam os limites de possibilidade de aprendizagem das crianças.
a escola deve levar em conta que as capacidades inatas já predeterminam o que e quanto a criança pode aprender.
não adianta ensinar certos conteúdos às crianças que não nascem com aptidão para aquela área.
elas determinam os limites de possibilidade de aprendizagem das crianças.
a escola deve levar em conta que as capacidades inatas já predeterminam o que e quanto a criança pode aprender.
1. Dizer-se que o texto é elemento articulador da prática pedagógica significa que
· o texto é mera referência a ser considerada eventualmente pelo professor.
· o texto não assume relevância metodológica na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
· o texto não é conteúdo, mas estratégia da prática pedagógica.
· se atribui ao texto máxima relevância na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
sobre a concepção de História, proposta por Marilena Chauí, é correto afirmar que a História
· é práxis.
· comporta elementos de irrealidade.
· é o mero transcurso do tempo.
· isola a ação e o produto da ação dos sujeito
3. Sobre texto narrativo, é correto afirmar que
· é construído numa linguagem fortemente apelativa, já que seu objetivo é convencer o consumidor a adquirir um determinado produto.
· expõe a análise e interpretação de dados da realidade, valendo-se de conceitos abstratos. É a modalidade típica do discurso científico e filosófico.
· apresenta os seguintes elementos: enredo, personagens, narrador e ambiente. É marcado pela temporalidade e a sua principal característica é o movimento, ou seja, a sucessão de ações.
· se caracteriza pelo relato de características de uma pessoa, de um objeto, de uma cena ou situação qualquer
4. Assinale a alternativa correta, em relação aos recursos de coesão e coerência.
· Esses conteúdos não devem ser trabalhados nas séries iniciais, porque os alunos ainda nem sequer dominaram o código da escrita.
· Das quatro práticas pedagógicas apenas a última (atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos) é útil para o trabalho com esses conteúdos.
· A dificuldade de trabalho com esses conteúdos é o fato de que o aluno chega à escola sem nenhuma noção sobre eles.
· No caso do tratamento desses conteúdos em atividades de leitura e interpretação, o professor poderá ressaltar a função coesiva de determinados recursos utilizados pelo autor do texto.
1. Assinale a alternativa que corresponde a um texto dissertativo.
· Meu filho é muito dedicado, tanto ao trabalho como ao estudo.
· O assaltante mede aproximadamente 1,70m, tem pele clara, cabelos castanhos e aparenta não ter mais que 25 anos.
· Ela abriu a janela, debruçou-se sobre o parapeito e contemplou, extasiada, aquela maravilha de cenário.
· O aroma, paladar, coloração, viscosidade e propriedades medicinais do mel estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o originou e também com a espécie de abelha que o produziu.
2. Dizer-se que o texto é elemento articulador da prática pedagógica significa que
· o texto é mera referência a ser considerada eventualmente pelo professor.
· o texto não assume relevância metodológica na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
· o texto não é conteúdo, mas estratégia da prática pedagógica.
· se atribui ao texto máxima relevância na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
3. Dois aspectos importantes na construção de um bom texto são a coesão e a coerência. Sobre coesão textual, é correto afirmar que
· diz respeito às relações de sentido do texto.
· pode ser tanto no âmbito intratextual, ou seja, no interior do texto, quanto no âmbito extratextual, isto é, entre as ideias do texto e as ideias consensualmente aceitas pelas pessoas.
· consiste na adequada articulação dos elementos lingüísticos presentes no texto.
· consiste em manter rigorosamente a mesma posição nas atitudes e afirmações posteriores.
4. No que diz respeito à correção da produção do texto escrito, o procedimento pedagógico demanda que o professor
· destaque apenas os erros e não os acertos que os alunos possam apresentar.
· proponha exercícios de fixação gramatical fora do contexto da produção escrita.
· discuta a correção e explique as razões das mudanças que serão realizadas no texto.
· norteie a discussão pela aprendizagem prévia das regras e princípios gramaticais.
2. Das afirmativas abaixo, escolha aquela que é sugestão de estratégias para reescrita do texto.
· É recomendável enfocar todas as dificuldades numa única vez, no mesmo texto, reestruturando-o a partir dos problemas mais evidentes a serem modificados.
· A resposta para alterar a expressão analisada deve sempre emergir do grupo, não sendo nunca prestada pelo professor.
· Cada texto comporta apenas uma forma de reestruturação, que deve ser orientada pelo professor, mostrando aos alunos apenas uma possibilidade de se expressar corretamente.
· É fundamental que os alunos saibam o porquê das alterações realizadas no texto, sendo necessárias várias explicações para que eles entendam as razões das mudanças, apropriando-se progressivamente dos recursos linguísticos.
3. O encaminhamento metodológico recomendado para a prática de reescrita do texto está
· no texto ser elaborado com a contribuição dos alunos e registrado no quadro de giz pelo professor, não sendo necessário ser analisado e reescrito.
· em inicialmente proceder-se à análise dos aspectos textuais e, num segundo momento, ao trabalho com a sistematização de conteúdos específicos do código.
· nos problemas textuais de concordância, coesão, pontuação, emprego da norma-padrão, que estão presentes na oralidade dos alunos, mas não devem ser corrigidos nem reescritos.
· no texto ser escrito pelo aluno, o que evidencia muitos problemas relativos ao domínio do código, que deve ser corrigido individualmente por ele mesmo.
4. Para se obter unidade temática, é necessário
· abordar vários temas, para enriquecer o texto e torná-lo agradável ao leitor.
· não trabalhar com temas, apenas com enredos.
· tratar de um único tema, fazendo convergir para ele todas as ideias do texto.
· tratar os temas em sequência cronológica.
1. Léxico é o repertório
· de palavras e seus sentidos.
· sintático.
· gramatical.
· de fonemas e grafemas.
2. O texto é tomado, na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa, como eixo articulador, porque
· o texto é um material interdisciplinar.
· o texto é um bom pretexto para o ensino da gramática.
· o texto apresenta correção gramatical.
· o objetivo do ensino de Língua Portuguesa é produzir um aluno capaz de elaborar textos de qualidade.
3. No ato discursivo, a argumentação
· visa o convencimento do interlocutor.
· independe de outros elementos para além do texto.
· independe de qualquer intenção do autor.
· visa o embelezamento do texto
4. As modalidades de leitura recomendadas no ensino de Língua Portuguesa são:
· leitura informativa, leitura de fruição e leitura didática.
· leitura de fruição, leitura de busca de informação, leitura de motivação para outra atividade didática e situações de estudo de texto.
· situações de estudo de texto, leitura de fruição, leitura didática e leitura lúdica.
· leitura lúdica, leitura de fruição, leitura informativa e leitura didática.
1. Quanto à intertextualidade, é correto afirmar que
o texto é sempre fechado em si mesmo.
há intertextualidade somente quando o autor cita explicitamente outro texto.
a exploração intencional da intertextualidade só ocorre quando o autor deseja manter o texto fechado em si mesmo.
a intertextualidade pode ocorrer espontaneamente ou ser intencionalmente explorada.
2. O argumento pode ser baseado
no acaso.
na sintaxe.
em raciocínio lógico.
na gramática.
3. Quanto aos recursos para a produção de sentido, é correto afirmar que
a coesão se refere à articulação dos elementos linguísticos e a coerência às relações de sentido.
a coerência se refere às relações respeitantes à unidade estrutural do texto.
a coesão se refere às relações respeitantes à unidade temática do texto.
a coesão se refere à articulação dos elementos de sentido e a coerência às relações entre elementos lingüísticos.
4.
O trabalho com discriminação de palavras, ainda que isoladas do texto, justifica-se
porque precisam ser memorizadas mesmo que não compreendidas.
embora não sejam compreendidas no contexto em que estão inseridas.
por serem significativas em decorrência do contexto em que são necessárias.
mesmo que não sejam significativas, pois precisam ser memorizadas.
5.
Quanto às diferenças existentes entre as variedades lingüísticas, diz-se que se trata de
formas adequadas a qualquer situação.
formas adequadas a qualquer situação.
meras diferenças, que não constituem erro em relação à variedade padrão.
erro, nas variedades distintas da variedade padrão.
7. Leia abaixo:
O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque
os alunos podem achar que são pouco inteligentes e não conseguem aprender como construir um bom texto.
o mecanismo coerência/incoerência é um conteúdo difícil para o aluno, e o professor não deve esperar que o aluno o domine completamente.
o mecanismo coerência/incoerência estará sempre presente no texto dos alunos por mais que se ensine.
a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.
9.
Assinale a alternativa que cita corretamente as quatro práticas fundamentais do ensino da Língua Portuguesa.
Leitura interpretativa, produção de textos, análise gramatical e reescrita de textos.
Leitura e interpretação de textos, produção de textos, análise lingüística e reescrita de textos.
Leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.
Leitura compreensiva, leitura interpretativa, produção de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.
10. A alternativa em que há adequação em termos de regência é:
12. "Eu já disse que vou no cinema."
13. "Aspirei longamente o ar daquela tarde perfumada."
14. "Aspirei ao ar e por isso fiquei com alergia."
15. "Dá de eu ir ao cinema?"
2. O texto descritivo se caracteriza
· por apresentar um narrador que relata uma sucessão de ações.
· por analisar e interpretar os dados da realidade.
· por apresentar um personagem que realiza um conjunto de ações sucessivas.
· pelo relato de características de personagens, objetos ou uma situação qualquer.
O texto acima é classificado como
· narrativo.
· jornalístico.
· dissertativo.
· descritivo.
2. Assinale a alternativa que apresenta inadequação em concordância verbal.
· Serra Leoa são um país que foi colonizado pelos ingleses. (correta)
· Nós dois somos uma coisa séria.
· Uma parte dos produtos apodreceu no armazém.
· Este pires não combina com aquela xícara.
3. Quanto ao sentido das palavras, é correto afirmar que
· Quanto ao sentido das palavras, é correto afirmar que
· o discurso, mas não a palavra, encontra-se impregnado das contradições que permeiam a vida dos falantes.
· as palavras funcionam como elementos de um código de determinada comunidade e, no seu sentido, refletem as condições de existência dessa comunidade.(correta)
· os falantes não podem produzir um sentido metafórico para palavras cujo sentido já está fixado no dicionário.
1. A produção de um texto constitui uma atividade
· subjetiva, que não sofre determinações externas.
· socialmente condicionada.
· de comunicação, que não sofre determinações externas.
· social, porém não condicionada.
2. Das afirmativas abaixo, escolha aquela que é sugestão de estratégias para reescrita do texto.
· Cada texto comporta apenas uma forma de reestruturação, que deve ser orientada pelo professor, mostrando aos alunos apenas uma possibilidade de se expressar corretamente.
· É recomendável enfocar todas as dificuldades numa única vez, no mesmo texto, reestruturando-o a partir dos problemas mais evidentes a serem modificados.
· É fundamental que os alunos saibam o porquê das alterações realizadas no texto, sendo necessárias várias explicações para que eles entendam as razões das mudanças, apropriando-se progressivamente dos recursos linguísticos.
· A resposta para alterar a expressão analisada deve sempre emergir do grupo, não sendo nunca prestada pelo professor.
3. Assinale a alternativa correta.
· As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar a atenção dos alunos.
· As quatro práticas pedagógicas devem, sempre que possível, ser realizadas articuladamente, pois um princípio fundamental da proposta pedagógica é a não fragmentação dos conteúdos e das práticas.
· As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar os alunos com um volume exagerado de informações.
· As quatro práticas pedagógicas podem ser realizadas articuladamente, pois os conteúdos não são independentes.
4. Sobre a função referencial da linguagem, é correto afirmar que a ênfase encontra-se
· na mensagem.
· no referente.
· no destinatário.
· no código.
2. Sob o ponto de vista de Luria, pode-se afirmar que
a escola não tem um papel relevante na educação das crianças.
a escola desempenha um papel importante na formação das crianças.
o papel educativo da escola é meramente informativo.
só há verdadeira educação na escola.
3. Assinale a alternativa correta.
A língua é um sistema fechado, um produto acabado que não admite modificações.
Língua é a linguagem que se realiza por meio de formas linguísticas organizadas em um sistema não fixo.
Toda forma de linguagem é sinônimo de língua.
A língua se estrutura com signos, ícones e sinais.
4. Assinale a alternativa em que se fez uso do discurso direto.
É possível que ele volte logo, pois disse que iria à farmácia.
Se eu for, não volto, disse ele.
Falou que vai, mas não tenho certeza.
Ficaram com medo, pois ele deu a entender que sabia o que havia acontecido.
3. Quanto ao sistema gráfico da Língua Portuguesa, é correto afirmar que consiste
· em um sistema misto: alfabético-ideográfico.
· em um sistema biunívoco.
· no sistema alfabético. CORRETA
· no sistema ideográfico.
1. A compreensão de que a escrita é o "desenho" da fala humana pressupõe que
· I. para "desenhar" a fala utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código.
II. para decodificar os sinais da escrita precisamos conhecer a sua relação com os fonemas e demais sinais do código.
III. portanto, precisamos identificar a relação entre a oralidade e a escrita.
São corretas as afirmativas:
II. para decodificar os sinais da escrita precisamos conhecer a sua relação com os fonemas e demais sinais do código.
III. portanto, precisamos identificar a relação entre a oralidade e a escrita.
São corretas as afirmativas:
· II e III.
· I e II.
· I e III.
· I, II e III.
2. No enunciado "Perdi meu meio de transporte: roubaram minha bicicleta", é correto afirmar que ocorre coesão
· por reiteração, pois "bicicleta" relaciona-se à ideia mais ampla de "meio de transporte".
· referencial, pois "meu" é da mesma classe que "minha".
· por substituição, pois "bicicleta" substitui "meio de transporte".
· por reiteração, pois perder não é o mesmo que roubar.
3. Observe.
· Todos se agitaram. Ouvia-se, ao longe, o rumor do trem que se aproximava. Levantei e fui à janela, tomado pela ansiedade. Algum tempo depois, alguém entrou na sala e falou, numa voz quase inaudível:
- Ninguém desembarcou...
O texto acima é classificado como
- Ninguém desembarcou...
O texto acima é classificado como
· dissertativo.
· narrativo.
· descritivo.
· jornalístico.
4. A seleção do texto de leitura e interpretação obedece a alguns critérios.
· I. Qualidade textual e riqueza vocabular.
II. Conteúdo relevante e atrativo para a faixa etária.
III. Nível de complexidade/dificuldade compatível com a capacidade de compreensão/interpretação dos alunos.
São corretas as afirmativas:
II. Conteúdo relevante e atrativo para a faixa etária.
III. Nível de complexidade/dificuldade compatível com a capacidade de compreensão/interpretação dos alunos.
São corretas as afirmativas:
· I e II.
· I e III.
· II e III.
· I, II e III.
2. Quanto às funções da linguagem, assinale a alternativa em que se verifica a função metalinguística.
Chove chuva, chove sem parar.
Vai chegando, amigo. Faz de conta que a casa é sua!
Na língua portuguesa, o verbo apresenta três conjugações.
A região Sul é constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Chove chuva, chove sem parar.
Vai chegando, amigo. Faz de conta que a casa é sua!
Na língua portuguesa, o verbo apresenta três conjugações.
A região Sul é constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
3. Assinale a alternativa correta.- O professor deve proceder às correções dos textos dos alunos e apresentar-lhes o texto já reescrito.- Não convém discutir com os alunos os problemas de inadequação de seus textos, pois os alunos tendem a gravar o erro.
- Na linguagem oral existem variedades dialetais que não correspondem à norma-padrão, mas são igualmente válidas, do ponto de vista linguístico. Já o ensino da escrita deve orientar-se pela norma-padrão, mas sem desqualificar preconceituosamente a expressão dialetal dos alunos.
- Para que os alunos não gravem os erros, é importante que o professor não utilize, na prática pedagógica, os textos dos próprios alunos, pois eles geralmente apresentam muitos erros.
4. Quanto às ditas capacidades inatas, é correto afirmar que
- a educação não deve conformar-se a essas capacidades, mas promover o desenvolvimento das crianças.
- não adianta ensinar certos conteúdos às crianças que não nascem com aptidão para aquela área.
- elas determinam os limites de possibilidade de aprendizagem das crianças.
- a escola deve levar em conta que as capacidades inatas já predeterminam o que e quanto a criança pode aprender.
- elas determinam os limites de possibilidade de aprendizagem das crianças.
- a escola deve levar em conta que as capacidades inatas já predeterminam o que e quanto a criança pode aprender.
1. Dizer-se que o texto é elemento articulador da prática pedagógica significa que
· o texto é mera referência a ser considerada eventualmente pelo professor.
· o texto não assume relevância metodológica na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
· o texto não é conteúdo, mas estratégia da prática pedagógica.
· se atribui ao texto máxima relevância na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
sobre a concepção de História, proposta por Marilena Chauí, é correto afirmar que a História
· é práxis.
· comporta elementos de irrealidade.
· é o mero transcurso do tempo.
· isola a ação e o produto da ação dos sujeito
3. Sobre texto narrativo, é correto afirmar que
· é construído numa linguagem fortemente apelativa, já que seu objetivo é convencer o consumidor a adquirir um determinado produto.
· expõe a análise e interpretação de dados da realidade, valendo-se de conceitos abstratos. É a modalidade típica do discurso científico e filosófico.
· apresenta os seguintes elementos: enredo, personagens, narrador e ambiente. É marcado pela temporalidade e a sua principal característica é o movimento, ou seja, a sucessão de ações.
· se caracteriza pelo relato de características de uma pessoa, de um objeto, de uma cena ou situação qualquer
4. Assinale a alternativa correta, em relação aos recursos de coesão e coerência.
· Esses conteúdos não devem ser trabalhados nas séries iniciais, porque os alunos ainda nem sequer dominaram o código da escrita.
· Das quatro práticas pedagógicas apenas a última (atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos) é útil para o trabalho com esses conteúdos.
· A dificuldade de trabalho com esses conteúdos é o fato de que o aluno chega à escola sem nenhuma noção sobre eles.
· No caso do tratamento desses conteúdos em atividades de leitura e interpretação, o professor poderá ressaltar a função coesiva de determinados recursos utilizados pelo autor do texto.
1. Assinale a alternativa que corresponde a um texto dissertativo.
· Meu filho é muito dedicado, tanto ao trabalho como ao estudo.
· O assaltante mede aproximadamente 1,70m, tem pele clara, cabelos castanhos e aparenta não ter mais que 25 anos.
· Ela abriu a janela, debruçou-se sobre o parapeito e contemplou, extasiada, aquela maravilha de cenário.
· O aroma, paladar, coloração, viscosidade e propriedades medicinais do mel estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o originou e também com a espécie de abelha que o produziu.
2. Dizer-se que o texto é elemento articulador da prática pedagógica significa que
· o texto é mera referência a ser considerada eventualmente pelo professor.
· o texto não assume relevância metodológica na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
· o texto não é conteúdo, mas estratégia da prática pedagógica.
· se atribui ao texto máxima relevância na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa
3. Dois aspectos importantes na construção de um bom texto são a coesão e a coerência. Sobre coesão textual, é correto afirmar que
· diz respeito às relações de sentido do texto.
· pode ser tanto no âmbito intratextual, ou seja, no interior do texto, quanto no âmbito extratextual, isto é, entre as ideias do texto e as ideias consensualmente aceitas pelas pessoas.
· consiste na adequada articulação dos elementos lingüísticos presentes no texto.
· consiste em manter rigorosamente a mesma posição nas atitudes e afirmações posteriores.
4. No que diz respeito à correção da produção do texto escrito, o procedimento pedagógico demanda que o professor
· destaque apenas os erros e não os acertos que os alunos possam apresentar.
· proponha exercícios de fixação gramatical fora do contexto da produção escrita.
· discuta a correção e explique as razões das mudanças que serão realizadas no texto.
· norteie a discussão pela aprendizagem prévia das regras e princípios gramaticais.
2. Das afirmativas abaixo, escolha aquela que é sugestão de estratégias para reescrita do texto.
· É recomendável enfocar todas as dificuldades numa única vez, no mesmo texto, reestruturando-o a partir dos problemas mais evidentes a serem modificados.
· A resposta para alterar a expressão analisada deve sempre emergir do grupo, não sendo nunca prestada pelo professor.
· Cada texto comporta apenas uma forma de reestruturação, que deve ser orientada pelo professor, mostrando aos alunos apenas uma possibilidade de se expressar corretamente.
· É fundamental que os alunos saibam o porquê das alterações realizadas no texto, sendo necessárias várias explicações para que eles entendam as razões das mudanças, apropriando-se progressivamente dos recursos linguísticos.
3. O encaminhamento metodológico recomendado para a prática de reescrita do texto está
· no texto ser elaborado com a contribuição dos alunos e registrado no quadro de giz pelo professor, não sendo necessário ser analisado e reescrito.
· em inicialmente proceder-se à análise dos aspectos textuais e, num segundo momento, ao trabalho com a sistematização de conteúdos específicos do código.
· nos problemas textuais de concordância, coesão, pontuação, emprego da norma-padrão, que estão presentes na oralidade dos alunos, mas não devem ser corrigidos nem reescritos.
· no texto ser escrito pelo aluno, o que evidencia muitos problemas relativos ao domínio do código, que deve ser corrigido individualmente por ele mesmo.
4. Para se obter unidade temática, é necessário
· abordar vários temas, para enriquecer o texto e torná-lo agradável ao leitor.
· não trabalhar com temas, apenas com enredos.
· tratar de um único tema, fazendo convergir para ele todas as ideias do texto.
· tratar os temas em sequência cronológica.
1. Léxico é o repertório
· de palavras e seus sentidos.
· sintático.
· gramatical.
· de fonemas e grafemas.
2. O texto é tomado, na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa, como eixo articulador, porque
· o texto é um material interdisciplinar.
· o texto é um bom pretexto para o ensino da gramática.
· o texto apresenta correção gramatical.
· o objetivo do ensino de Língua Portuguesa é produzir um aluno capaz de elaborar textos de qualidade.
3. No ato discursivo, a argumentação
· visa o convencimento do interlocutor.
· independe de outros elementos para além do texto.
· independe de qualquer intenção do autor.
· visa o embelezamento do texto
4. As modalidades de leitura recomendadas no ensino de Língua Portuguesa são:
· leitura informativa, leitura de fruição e leitura didática.
· leitura de fruição, leitura de busca de informação, leitura de motivação para outra atividade didática e situações de estudo de texto.
· situações de estudo de texto, leitura de fruição, leitura didática e leitura lúdica.
· leitura lúdica, leitura de fruição, leitura informativa e leitura didática.
1. Quanto à intertextualidade, é correto afirmar que
o texto é sempre fechado em si mesmo.
há intertextualidade somente quando o autor cita explicitamente outro texto.
a exploração intencional da intertextualidade só ocorre quando o autor deseja manter o texto fechado em si mesmo.
a intertextualidade pode ocorrer espontaneamente ou ser intencionalmente explorada.
2. O argumento pode ser baseado
no acaso.
na sintaxe.
em raciocínio lógico.
na gramática.
3. Quanto aos recursos para a produção de sentido, é correto afirmar que
a coesão se refere à articulação dos elementos linguísticos e a coerência às relações de sentido.
a coerência se refere às relações respeitantes à unidade estrutural do texto.
a coesão se refere às relações respeitantes à unidade temática do texto.
a coesão se refere à articulação dos elementos de sentido e a coerência às relações entre elementos lingüísticos.
4.
O trabalho com discriminação de palavras, ainda que isoladas do texto, justifica-se
porque precisam ser memorizadas mesmo que não compreendidas.
embora não sejam compreendidas no contexto em que estão inseridas.
por serem significativas em decorrência do contexto em que são necessárias.
mesmo que não sejam significativas, pois precisam ser memorizadas.
5.
Quanto às diferenças existentes entre as variedades lingüísticas, diz-se que se trata de
formas adequadas a qualquer situação.
formas adequadas a qualquer situação.
meras diferenças, que não constituem erro em relação à variedade padrão.
erro, nas variedades distintas da variedade padrão.
7. Leia abaixo:
O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque
os alunos podem achar que são pouco inteligentes e não conseguem aprender como construir um bom texto.
o mecanismo coerência/incoerência é um conteúdo difícil para o aluno, e o professor não deve esperar que o aluno o domine completamente.
o mecanismo coerência/incoerência estará sempre presente no texto dos alunos por mais que se ensine.
a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.
9.
Assinale a alternativa que cita corretamente as quatro práticas fundamentais do ensino da Língua Portuguesa.
Leitura interpretativa, produção de textos, análise gramatical e reescrita de textos.
Leitura e interpretação de textos, produção de textos, análise lingüística e reescrita de textos.
Leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.
Leitura compreensiva, leitura interpretativa, produção de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.
10. A alternativa em que há adequação em termos de regência é:
12. "Eu já disse que vou no cinema."
13. "Aspirei longamente o ar daquela tarde perfumada."
14. "Aspirei ao ar e por isso fiquei com alergia."
15. "Dá de eu ir ao cinema?"
2. O texto descritivo se caracteriza
· por apresentar um narrador que relata uma sucessão de ações.
· por analisar e interpretar os dados da realidade.
· por apresentar um personagem que realiza um conjunto de ações sucessivas.
· pelo relato de características de personagens, objetos ou uma situação qualquer.
O texto acima é classificado como
· narrativo.
· jornalístico.
· dissertativo.
· descritivo.
2. Assinale a alternativa que apresenta inadequação em concordância verbal.
· Serra Leoa são um país que foi colonizado pelos ingleses. (correta)
· Nós dois somos uma coisa séria.
· Uma parte dos produtos apodreceu no armazém.
· Este pires não combina com aquela xícara.
3. Quanto ao sentido das palavras, é correto afirmar que
· Quanto ao sentido das palavras, é correto afirmar que
· o discurso, mas não a palavra, encontra-se impregnado das contradições que permeiam a vida dos falantes.
· as palavras funcionam como elementos de um código de determinada comunidade e, no seu sentido, refletem as condições de existência dessa comunidade.(correta)
· os falantes não podem produzir um sentido metafórico para palavras cujo sentido já está fixado no dicionário.
1. Sobre a função referencial da linguagem, é correto afirmar que a ênfase encontra-se
no referente.
2. A produção de um texto constitui uma atividade
socialmente condicionada.
3. A intertextualidade refere-se à relação entre
o texto e outros discursos.
4. Das afirmativas abaixo, escolha aquela que é sugestão de estratégias para reescrita do texto.
É fundamental que os alunos saibam o porquê das alterações realizadas no texto, sendo necessárias várias explicações para que eles entendam as razões das mudanças, apropriando-se progressivamente dos recursos linguísticos.
valeu Nil!!! saudades!!
ResponderExcluirbjs lu!!!
ExcluirPRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirQUESTÃO 1
O trabalho com discriminação de palavras, ainda que isoladas do texto, justifica-se:
a ) mesmo que não sejam significativas, pois precisam ser memorizadas.
b ) porque precisam ser memorizadas mesmo que não compreendidas.
c ) por serem significativas em decorrência do contexto em que são necessárias.(CORRETA)
d ) embora não sejam compreendidas no contexto em que estão inseridas.
QUESTÃO 2
O trabalho com o nome próprio dos alunos se inscreve no contexto de significação importante,
a ) tendo em vista o interesse manifesto dos alunos.
b ) em cumprimento do preceito religioso.
c ) por facilitar o trabalho inicial do professor.
d ) em função do reconhecimento da identidade pessoal.(CORRETA)
QUESTÃO 3
Em relação aos objetivos da produção oral, é correto afirmar que:
a ) o professor deve priorizar a experiência linguística adquirida em contextos informais e familiares.
b )
a produção oral deve propiciar o ensino-aprendizagem do uso de diferentes recursos da linguagem oral, adequando-os às diversas situações, ao grau de formalidade necessária e aos objetivos pretendidos.(CORRETA)
c )
ao se trabalhar com a linguagem oral, não se deve levar em conta as diversas formas de expressão que os alunos trazem de sua comunidade.
d )
a produção oral deve possibilitar a aquisição da linguagem coloquial na oralidade, assim como na escrita.
QUESTÃO 4
Os textos epistolares
a ) são literários, de leitura ritmada.
b ) são cartas, recados, e-mails etc.(CORRETA)
c ) são bíblicos, não literários.
d ) não apresentam um tipo específico de estrutura.
QUESTÃO 5
O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque
a )
o mecanismo coerência/incoerência estará sempre presente no texto dos alunos por mais que se ensine.
b )
o mecanismo coerência/incoerência é um conteúdo difícil para o aluno, e o professor não deve esperar que o aluno o domine completamente.
c )
a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.(CORRETA)
d )
os alunos podem achar que são pouco inteligentes e que não conseguem aprender como construir um bom texto.
QUESTÃO 6
Assinale a alternativa correta quanto à interpretação de textos.
a )
A leitura pode limitar-se à simples decodificação (leitura compreensiva), ou seja, à passagem do código escrito para a oralidade.
b )
A interpretação requer, além da compreensão do que está escrito, também a interpretação do conteúdo das ideias do texto e a interpretação das intenções do autor do texto.(CORRETA)
c )
A interpretação é o mesmo que leitura, pois além de serem sinônimas, ambas fazem parte do mesmo processo.
d )
As ideias não se encontram expressas literalmente, situando-se em um nível mais profundo que o nível da literalidade.
QUESTÃO 7
A compreensão de que a escrita é o "desenho" da fala humana pressupõe que:
I. para "desenhar" a fala utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código.
II. para decodificar os sinais da escrita precisamos conhecer a sua relação com os fonemas e demais sinais do código.
III. portanto, precisamos identificar a relação entre a oralidade e a escrita.
São corretas as afirmativas:
a ) I e III.
b ) I e II.
c ) I, II e III.(CORRETA)
d ) II e III.
QUESTÃO 8
Assinale a alternativa correta.
a )
As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar os alunos com um volume exagerado de informações.
b )
As quatro práticas pedagógicas podem ser realizadas articuladamente, pois os conteúdos não são independentes.
c )
As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar a atenção dos alunos.
d )
As quatro práticas pedagógicas devem, sempre que possível, ser realizadas articuladamente, pois um princípio fundamental da proposta pedagógica é a não fragmentação dos conteúdos e das práticas.(CORRETA)
A resposta da questão 10 está errada. Fiz a prova e a alternativa é: "Aspirei longamente o ar daquela tarde perfumada."
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