Páginas

Minha foto
são paulo, zona leste, Brazil

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Novas Linguagens em Educação - Provas OnLine (N2)

Minha N2 - 05/07
Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. O potencial da multimídia interativa na Educação é


  •  combinar diversas mídias como televisão, internet, entre outras que possam ilustrar os conteúdos abordados em sala.
  •  construir sistemas inteligentes utilizando imagens e sons que possibilitem a conversa com o usuário por meio de personagens animados.
  •  elaborar materiais através de uma linguagem multissensorial, que possibilite acesso não linear e navegação conforme os interesses do sujeito.
  •  possibilitar o acesso organizado a várias informações, de forma a manter uma sequência hierárquica bem definida para ensinar os alunos.

2. Durante a edição de uma apresentação multimídia no Microsoft® PowerPoint 2003, é possível


  • I. ir e vir entre os slides já criados.
    II. alterar a ordem dos slides.
    III. alterar o layout de um slide em edição.
    Os itens corretos são

  •  apenas II e III.
  •  apenas I e II.
  •  I, II e III.
  •  apenas I e III.

3. Em relação aos campos de preenchimento para envio de uma mensagem eletrônica (e-mail) é correto afirmar que


  •  Cc e Cco são sinôminos, ou seja, são dois nomes possíveis para um mesmo campo.
  •  no campo Para só é possível colocar um endereço eletrônico de destinatário.
  •  o campo Assunto apresenta uma lista de temas prontos e fixos para seleção.
  •  o campo Anexo serve para selecionar e enviar, junto à mensagem, arquivos variados.

4. A linguagem Logo é


  •  um recurso que permite a construção de programas, o teste de hipóteses, a manipulação de variáveis e a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem.
  •  um dicionário eletrônico que permite traduzir palavras de um idioma para outro e procurar o significado de verbetes variados.
  •  uma forma de se comunicar com o computador através de desenhos, selecionando figuras e permitindo a criação de objetos matemáticos na tela.
  •  um editor de textos que permite à criança escrever suas histórias em um ambiente lúdico, de forma simplificada e diagramá-las utilizando imagens.

N2 da Colega Luciana - Resultado final : 2

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO 

1. Os editores gráficos permitem a

  •  representação gráfica a partir de equações matemáticas.
  •  interação com jogos que respondem às intervenções do usuário.
  •  representação do mundo real através do simbólico.
  •  construção de diversos textos e correção ortográfica.

2. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve

  •  ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
  •  frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
  •  ter computador com acesso à internet em casa.
  •  conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.

3. Uma boa programação radiofônica em rádios comunitárias deve considerar

  •  a programação que busque legitimar o pensamento dos líderes da comunidade.
  •  equipamentos sofisticados que transmitam a programação a longas distâncias.
  •  o público-alvo, adequando formato e conteúdo ao público que pretendem atender.
  •  a linguagem, utilizando-se da norma culta e palavras corretas segundo a gramática.

4. Escolha a alternativa em que as ferramentas de comunicação estão devidamente classificadas em relação à questão temporal.

  •  O chat e a lista de discussão são síncronos.
  •  O correio eletrônico e o fórum de discussão são assíncronos.
  •  O correio eletrônico e o fórum de discussão são síncronos.
  •  O chat e a lista de discussão são assíncronos.
N2 da Colega Alcione - Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Ao criar uma apresentação multimídia com o Microsoft® PowerPoint 2003, é possível
  
·         I. modificar o plano de fundo, colocando uma cor ou uma figura, por exemplo.
II. desenhar à mão livre com a ferramenta lápis, localizada na barra de desenho.
III. acrescentar efeitos de transição entre um slide e outro.
Os itens corretos são 
·          I e III. (Correta)
·          I e II.
·          I, II e III.
·          II e III.

2. Em relação aos computadores nas escolas é correto afirmar que 
·          servem para premiar os melhores alunos, com horas de utilização extraclasse.
·          são desnecessários, visto o crescente número de residências que já possuem computadores.
·          é preciso propiciar uma cultura tecnológica de base, com políticas públicas para inclusão. (Correta)
·          são mantidos por associações, já que não há programas de governo para implantação de laboratórios.

3. A linguagem Logo é 
·          um editor de textos que permite à criança escrever suas histórias em um ambiente lúdico, de forma simplificada e diagramá-las utilizando imagens.
·          um recurso que permite a construção de programas, o teste de hipóteses, a manipulação de variáveis e a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem. (Correta)
·          um dicionário eletrônico que permite traduzir palavras de um idioma para outro e procurar o significado de verbetes variados.
·          uma forma de se comunicar com o computador através de desenhos, selecionando figuras e permitindo a criação de objetos matemáticos na tela.

4. Em relação aos recursos de Informática na Educação,
 ·         I. os editores gráficos podem ser utilizados em atividades lúdicas, mas não trazem ganhos pedagógicos.
II. os editores de texto podem ser utilizados no ambiente escolar, para motivar/apoiar a produção escrita.
III. os jogos de computador não devem ser utilizados no ambiente escolar, pois não são concebidos para esse fim.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

·          II. (Correta)
·          III.
·          I e III.
·          I e II.


N2 da colega Adriana
Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
1. Uma apresentação multimídia é composta por um conjunto de

·                                  diversos vídeos editados.
·                                  inúmeras imagens animadas.
·                                  slides com mídias e efeitos variados.
·                                  diferentes textos com efeitos especiais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Para que as tecnologias tragam benefícios ao campo educacional,

·                                  a escola, que tem um papel fundamental na formação dos sujeitos, deve incorporar apenas tecnologias consolidadas há mais de vinte anos.
·                                  cabe ao governo investir continuamente na aquisição dos últimos lançamentos, para que a escola coloque-os à disposição da comunidade escolar.
·                                  é suficiente disponibilizá-las aos alunos, pois são nascidos na Era Digital e aprendem naturalmente a tirar proveito dos recursos tecnológicos.
·                                  investimentos em recursos tecnológicos adequados e na formação de professores para a sua utilização devem ocorrer simultaneamente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Ao elaborar um trabalho com pesquisa na internet, as informações acessadas

·                                  não podem ser copiadas e coladas diretamente, mas podem ser redigitadas.
·                                  são protegidas por direitos autorais, devendo ser referenciadas se utilizadas.
·                                  podem ser utilizadas livremente, pois estão em domínio público.
·                                  agilizam o processo de construção dos documentos, com confiabilidade garantida.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Em relação às inteligências múltiplas, são exemplos


·                                 I. bailarinos e atletas, de sujeitos com boa inteligência corporal-cinestésica.
II. pintores e escultores, de sujeitos com boa inteligência intrapessoal.
III. jornalistas e escritores, de sujeitos com boa inteligência linguística.
Estão corretas as afirmativas

·                                  I, II e III.
·                                  I e II.
·                                  I e III.
·                                  II e III.
Parte inferior do formulário




N2 da colega Andreia
Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
1. Em relação às inteligências múltiplas,
  • I. a inteligência linguística relaciona-se à expressão verbal, oral ou escrita.
    II. a inteligência lógico-matemática relaciona-se ao pensamento científico.
    III. a inteligência espacial relaciona-se à compreensão da interdependência planetária.
    Estão corretas as afirmativas
  • I e III.
  • I, II e III.
  • I e II.
  • II e III.
2. A linguagem Logo é
  • um editor de textos que permite à criança escrever suas histórias em um ambiente lúdico, de forma simplificada e diagramá-las utilizando imagens.
  • um dicionário eletrônico que permite traduzir palavras de um idioma para outro e procurar o significado de verbetes variados.
  • um recurso que permite a construção de programas, o teste de hipóteses, a manipulação de variáveis e a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem.
  • uma forma de se comunicar com o computador através de desenhos, selecionando figuras e permitindo a criação de objetos matemáticos na tela.
3. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.
  • O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
  • O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
  • O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
  • O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.
4. Em relação ao funcionamento de uma lista de discussões é correto afirmar que

  • funciona de forma similar aos blogs, pois os donos da lista podem postar mensagens novas em uma página e as demais pessoas podem comentá-las.
  • as discussões são agendadas com antecedência, para que os participantes possam estar com os temas estudados e conectados no momento do debate.
  • uma característica essencial de uma lista de discussões é que todos que recebem mensagens da lista também possuem o direito de enviar mensagens para a mesma.
  • pode ser moderada, ou seja, pode haver uma pessoa responsável por ler as mensagens enviadas para a lista e decidir se devem ser encaminhadas aos demais participantes.
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
1. Uma apresentação multimídia é composta por um conjunto de

·                                  diversos vídeos editados.
·                                  inúmeras imagens animadas.
·                                  slides com mídias e efeitos variados.
·                                  diferentes textos com efeitos especiais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Para que as tecnologias tragam benefícios ao campo educacional,

·                                  a escola, que tem um papel fundamental na formação dos sujeitos, deve incorporar apenas tecnologias consolidadas há mais de vinte anos.
·                                  cabe ao governo investir continuamente na aquisição dos últimos lançamentos, para que a escola coloque-os à disposição da comunidade escolar.
·                                  é suficiente disponibilizá-las aos alunos, pois são nascidos na Era Digital e aprendem naturalmente a tirar proveito dos recursos tecnológicos.
·                                  investimentos em recursos tecnológicos adequados e na formação de professores para a sua utilização devem ocorrer simultaneamente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Ao elaborar um trabalho com pesquisa na internet, as informações acessadas

·                                  não podem ser copiadas e coladas diretamente, mas podem ser redigitadas.
·                                  são protegidas por direitos autorais, devendo ser referenciadas se utilizadas.
·                                  podem ser utilizadas livremente, pois estão em domínio público.
·                                  agilizam o processo de construção dos documentos, com confiabilidade garantida.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Em relação às inteligências múltiplas, são exemplos


·                                 I. bailarinos e atletas, de sujeitos com boa inteligência corporal-cinestésica.
II. pintores e escultores, de sujeitos com boa inteligência intrapessoal.
III. jornalistas e escritores, de sujeitos com boa inteligência linguística.
Estão corretas as afirmativas

·                                  I, II e III.
·                                  I e II.
·                                  I e III.
·                                  II e III.
Parte inferior do formulário

Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
1. Uma utilização adequada da internet no espaço escolar é

·          possibilitar ao aluno a construção de sua pesquisa, a partir da busca em diversas fontes e do confrontamento e aproximação entre os materiais resultantes.
·          escolher a fonte de pesquisa e indicar aos alunos os trechos importantes que devem copiar, de acordo com os temas abordados na aula.
·          indicar poucos, mas significativos sites de pesquisa, previamente selecionados, para evitar as informações falsas e irrelevantes.
·          após a utilização da biblioteca física da escola, caso haja tempo, pois a internet não é uma fonte segura de informação.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Um editor de texto, como o Microsoft® Word 2003, permite

·          trabalhar com vários recursos de edição de texto, possibilitando incluir, também, elementos como imagens e símbolos.
·          construir textos, utilizando os recursos revisão e formatação, e pesquisar sobre a definição de verbetes.
·          trabalhar apenas com a digitação de textos, de acordo com o formato predefinido pelo software.
·          trabalhar apenas com texto, digitando e formatando de acordo com as possibilidades do software e as escolhas do usuário.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Valente coloca que os softwares educacionais podem ser divididos em grandes grupos:

·          os básicos (como os sistemas operacionais), os aplicativos gerais (como as planilhas eletrônicas) e os aplicativos específicos (como os editores de texto).
·          os de uso do professor (para preparação das aulas com recursos multimídia) e os de uso do aluno (para acesso aos materiais da aula, pesquisa e comunicação).
·          os de edição gráfica (para a construção de desenhos e edição de imagens) e os de edição de texto (para a produção escrita e correção ortográfica).
·          os que promovem o ensino (com materiais prontos, fechados) e os que auxiliam na construção do conhecimento (exigindo participação/expressão ativa do aluno).
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Leia abaixo:



·         Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
II. capacidade para programar computadores.
III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
Estão corretas as afirmativas

·          I e III.
·          I e II.
·          I, II e III.
·          II e III.
Parte inferior do formulário




1. O Projeto Rived, do MEC, consiste no desenvolvimento de

·                      programas radiofônicos para divulgação da cultura popular.
·                      programas televisivos para formação de professores.
·                      animações e simulações para fins pedagógicos.
·                      textos de jornal para divulgação dos projetos do Ministério.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Na área da Informática na Educação, o que é um objeto concreto-abstrato?

·                      É uma nova designação para softwares educacionais, atualizando a nomenclatura antes utilizada.
·                      É aquele que existe no mundo físico, podendo ser tocado, criado a partir de uma descrição gerada por computador.
·                      É aquele que existe na tela do computador, podendo ser manipulado, criado a partir da representação de construções mentais.
·                      É uma nova designação para os softwares de programação e simuladores, adequada à sociedade do conhecimento.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. A primeira rede de computadores surgiu no final da década de 1960 por iniciativa da Agência de Projetos Avançados de Pesquisa dos Estados Unidos.

·                     O projeto inicial pretendia conectar computadores para possibilitar a comunicação de dados

·                      militares.
·                      acadêmicos.
·                      comerciais.
·                      demográficos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A Teoria das Inteligências Múltiplas tem implicações educacionais, cabendo à escola reconhecer que

·                      cada sujeito é único e por isso não é possível desenvolver inteligências que o sujeito não tem.
·                      cada sujeito deve ter liberdade de estudar apenas aquilo em que tem interesse, para ter um diferencial.
·                      as inteligências mais desenvolvidas de cada aluno devem ser melhoradas, deixando de lado as demais
·                      todas as inteligências podem ser potencialmente desenvolvidas por meio de atividades diferenciadas.
Parte inferior do formulário


·                     frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
·                     ter computador com acesso à internet em casa.
·                     ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
·                     conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


2. No software Microsoft® Word 2003, são exemplos de ferramentas para trabalhar com efeitos diferenciados de texto:
·                     idioma, ortografia e gramática.
·                     configurar página e propriedades.
·                     tela inteira e zoom.
·                     capitular e WordArt.


3. Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.
·                     I. Na Era Agrícola, o poder está, principalmente, nas mãos dos detentores de terra.
II. Na Era Industrial, a produção de informação e cultura é massificada.
III. Na Era Digital, a avaliação escolar baseia-se na memorização de informações.
Estão corretas as afirmativas
·                     I e III.
·                     I e II.
·                     I, II e III.
·                     II e III.

·                     3. Leia abaixo:
·                                             Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
II. capacidade para programar computadores.
III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
Estão corretas as afirmativas
·                                             II e III.
·                                             I e II.
·                                             I e III.
·                                             I, II e III.


4. O potencial educacional dos jornais deve-se à forma como abordam os temas, caracterizada pela
·                                             leveza e diagramação.
·                                             imparcialidade e correção.
·                                             completude e profundidade.
·                                             variedade e atualidade

Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em uma apresentação multimídia elaborada no Microsoft® PowerPoint 2003, é possível inserir
·                     I. imagens, sons e filmes.
II. tabelas e gráficos.
III. autoformas e wordart.
Os itens corretos são
·                     I, II e III.
·                     somente I e III.
·                     somente I e II.
·                     somente II e III.
3. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão
·                     o jornal e o rádio.
·                     a TV digital e a internet.
·                     o jornal e a internet.
·                     o rádio e a internet.
4. Utilizado em atividades pedagógicas, um editor de texto como o Microsoft® Word 2003
·                     permite, durante a construção do texto, inserir, excluir, deslocar e reeditar partes de texto.
·                     substitui o professor, pois permite a correção automática do texto do aluno.
·                     contribui para a aprendizagem de idiomas, pois traduz corretamente o texto para qualquer língua.
·                     analisa as ideias escritas pelos alunos e corrige-as de acordo com os temas propostos.

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.
·                     O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
·                     O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
·                     O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
·                     O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.
2. Em relação ao rádio, é correto afirmar que
·                     as rádios comunitárias são empresas do governo que pretendem levar notícias a populações carentes.
·                     o MEC produziu e disponibilizou programas para a capacitação de alfabetizadores de jovens e adultos de todo o país.
·                     é possível montar uma rádio na escola, desde que se tenha um jornalista que se responsabilize pela programação.
·                     as rádios comerciais têm como objetivo o entretenimento, ficando em segundo plano a prestação de serviço.
3. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
·                     I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
O(s) item(ns) correto(s) é(são)
·                     I.
·                     I e II.
·                     II.
·                     III.
1. Em relação aos recursos de Informática na Educação,
·                     I. os editores gráficos podem ser utilizados em atividades lúdicas, mas não trazem ganhos pedagógicos.
II. os editores de texto podem ser utilizados no ambiente escolar, para motivar/apoiar a produção escrita.
III. os jogos de computador não devem ser utilizados no ambiente escolar, pois não são concebidos para esse fim.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
·                     I e II.
·                     I e III.
·                     II.
·                     III.
2. Em relação às tecnologias:
·                     I. as tecnologias instrumentais trazem conforto, rapidez e qualidade às tarefas cotidianas. Exemplos: carros, eletrodomésticos, computadores e telefones.
II. as tecnologias intelectuais quase sempre exteriorizam, objetivam, virtualizam uma função cognitiva, uma atividade mental. Exemplos: a linguagem, a escrita e os hipertextos.
III. as tecnologias educacionais ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Exemplos: livros didáticos, laboratórios de ciências, recursos audiovisuais e computadores.
Estão corretas
·                     somente as afirmações I e III.
·                     somente as afirmações I e II.
·                     somente as afirmações II e III.
·                     as afirmações I, II e III.
3. Para pesquisar informações sobre assuntos variados na internet, é possível acessar, por exemplo,
·                     ferramentas de e-mail e enciclopédias multimídia.
·                     bibliotecas virtuais e traçadores gráficos.
·                     ferramentas de busca e enciclopédias virtuais.
·                     simuladores e ambientes de programação.
4. São exemplos de tecnologias assistivas
·                     I. softwares para navegação na internet.
II. softwares para leitura da tela de computador.
III. softwares de reconhecimento de voz.
Estão corretas as afirmativas
·                     I, II e III.
·                     I e III.
·                     II e III. Correta
·                     I e II.
Resultado final : 2
 NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. No trabalho com Tabelas, em softwares como o Microsoft® Word 2003, é possível
I. adicionar novas linhas e colunas a uma tabela já criada.
II. definir o alinhamento da tabela na folha e do conteúdo nas células.
III. ordenar a tabela em ordem alfabética.
Está(ão) correta(s)
I, II e III.

2. Ao utilizar um elemento das AutoFormas (formas básicas e textos explicativos), no software Microsoft® Word 2003, é possível
I. trocar a cor de preenchimento, da linha e do texto.
II. acrescentar sombra ou efeitos 3D.
III. ordenar em ordem alfabética.
Estão corretas as afirmativas
 I e III.

3. Valente coloca que os softwares educacionais podem ser divididos em grandes grupos:
os que promovem o ensino (com materiais prontos, fechados) e os que auxiliam na construção do conhecimento (exigindo participação/expressão ativa do aluno).

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Para realizar um bate-papo pedagógico, por meio de uma sala de chat, é recomendável
I. limitar o número de participantes, para que todos tenham a possibilidade de enviar mensagens e acompanhar o que escrevem os demais colegas.
II. ter um animador, que chame as pessoas a participar e retome o foco da discussão quando o grupo se afastar dele.
III. solicitar que separem artigos completos sobre o tema, para colagem na sala de chat, com vistas a fornecer embasamentos ao debate.
Estão corretas as afirmativas

 I, II e III.
 I e II.
 I e III.
 II e III.


2. Está entre os códigos da modernidade, de Bernardo Toro,
 a capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
 a capacidade de agir criativamente em situações inovadoras.
 a capacidade de manter o equilíbrio emocional em momentos de adversidade.
 a capacidade de mobilizar pessoas para atingir seus objetivos.


3. Em relação à pesquisa na internet,
é possível pesquisar textos, imagens, sons e vídeos, dependendo da ferramenta de busca utilizada.
 é possível pesquisar todo o conhecimento humano, inclusive o disponível nos materiais em mídia impressa.
 é preciso ter previamente os endereços de sites que contenham as informações desejadas.
 é possível pesquisar apenas textos disponibilizados em sites especializados.



NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
O(s) item(ns) correto(s) é(são)
III.
 II.
 I e II.
 I.


2. Em relação às inteligências múltiplas,
I. os sujeitos apresentam diversas inteligências, em diferentes graus, que interagem na resolução de problemas.
II. as inteligências linguística e lógico-matemática são as mais importantes para o desenvolvimento dos sujeitos.
III. existem testes eficientes para medir o grau de cada inteligência em cada sujeito, mostrando em números o quanto se possui de cada uma.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 I.
 I e II.
 I e III.
 III.


3. A linguagem Logo é
uma forma de se comunicar com o computador através de desenhos, selecionando figuras e permitindo a criação de objetos matemáticos na tela.
 um dicionário eletrônico que permite traduzir palavras de um idioma para outro e procurar o significado de verbetes variados.
 um recurso que permite a construção de programas, o teste de hipóteses, a manipulação de variáveis e a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem.
 um editor de textos que permite à criança escrever suas histórias em um ambiente lúdico, de forma simplificada e diagramá-las utilizando imagens.


4. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve
frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
 ter computador com acesso à internet em casa.
 ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
 conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.

Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em uma apresentação multimídia elaborada no Microsoft® PowerPoint 2003, é possível inserir
·                     I. imagens, sons e filmes.
II. tabelas e gráficos.
III. autoformas e wordart.
Os itens corretos são
·                     I, II e III.
·                     somente I e III.
·                     somente I e II.
·                     somente II e III.
2. Os editores de texto apresentam maiores benefícios para a Educação quando são utilizados para
·                     encaminhar atividades textuais de gramática e ortografia, para que os alunos realizem em horário extraclasse.
·                     levar os alunos a laboratórios de informática para passar a limpo suas produções textuais, previamente prontas e corrigidas.
·                     desonerar o professor do trabalho enfadonho de correção, graças ao potencial dos corretores gramaticais e ortográficos.
·                     que o professor acompanhe e faça orientações durante a construção textual dos alunos em aula ou laboratório de informática.
3. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão
·                     o jornal e o rádio.
·                     a TV digital e a internet.
·                     o jornal e a internet.
·                     o rádio e a internet.
4. Utilizado em atividades pedagógicas, um editor de texto como o Microsoft® Word 2003
·                     permite, durante a construção do texto, inserir, excluir, deslocar e reeditar partes de texto.
·                     substitui o professor, pois permite a correção automática do texto do aluno.
·                     contribui para a aprendizagem de idiomas, pois traduz corretamente o texto para qualquer língua.
·                     analisa as ideias escritas pelos alunos e corrige-as de acordo com os temas propostos.
Resultado final : 1.5
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.
·                     O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
·                     O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
·                     O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
·                     O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.
2. Em relação ao rádio, é correto afirmar que
·                     as rádios comunitárias são empresas do governo que pretendem levar notícias a populações carentes.
·                     o MEC produziu e disponibilizou programas para a capacitação de alfabetizadores de jovens e adultos de todo o país.
·                     é possível montar uma rádio na escola, desde que se tenha um jornalista que se responsabilize pela programação.
·                     as rádios comerciais têm como objetivo o entretenimento, ficando em segundo plano a prestação de serviço.
3. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
·                     I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
O(s) item(ns) correto(s) é(são)
·                     I.
·                     I e II.
·                     II.
·                     III.
Resultado final : 1.5
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em relação aos recursos de Informática na Educação,
·                     I. os editores gráficos podem ser utilizados em atividades lúdicas, mas não trazem ganhos pedagógicos.
II. os editores de texto podem ser utilizados no ambiente escolar, para motivar/apoiar a produção escrita.
III. os jogos de computador não devem ser utilizados no ambiente escolar, pois não são concebidos para esse fim.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
·                     I e II.
·                     I e III.
·                     II.
·                     III.
2. Em relação às tecnologias:
·                     I. as tecnologias instrumentais trazem conforto, rapidez e qualidade às tarefas cotidianas. Exemplos: carros, eletrodomésticos, computadores e telefones.
II. as tecnologias intelectuais quase sempre exteriorizam, objetivam, virtualizam uma função cognitiva, uma atividade mental. Exemplos: a linguagem, a escrita e os hipertextos.
III. as tecnologias educacionais ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Exemplos: livros didáticos, laboratórios de ciências, recursos audiovisuais e computadores.
Estão corretas
·                     somente as afirmações I e III.
·                     somente as afirmações I e II.
·                     somente as afirmações II e III.
·                     as afirmações I, II e III.
3. Para pesquisar informações sobre assuntos variados na internet, é possível acessar, por exemplo,
·                     ferramentas de e-mail e enciclopédias multimídia.
·                     bibliotecas virtuais e traçadores gráficos.
·                     ferramentas de busca e enciclopédias virtuais.
·                     simuladores e ambientes de programação.
4. São exemplos de tecnologias assistivas
·                     I. softwares para navegação na internet.
II. softwares para leitura da tela de computador.
III. softwares de reconhecimento de voz.
Estão corretas as afirmativas
·                     I, II e III.
·                     I e III.
·                     II e III. Correta
·                     I e II.
Resultado final : 2
 NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. No trabalho com Tabelas, em softwares como o Microsoft® Word 2003, é possível
I. adicionar novas linhas e colunas a uma tabela já criada.
II. definir o alinhamento da tabela na folha e do conteúdo nas células.
III. ordenar a tabela em ordem alfabética.
Está(ão) correta(s)
I, II e III.

2. Ao utilizar um elemento das AutoFormas (formas básicas e textos explicativos), no software Microsoft® Word 2003, é possível
I. trocar a cor de preenchimento, da linha e do texto.
II. acrescentar sombra ou efeitos 3D.
III. ordenar em ordem alfabética.
Estão corretas as afirmativas
 I e III.

3. Valente coloca que os softwares educacionais podem ser divididos em grandes grupos:
os que promovem o ensino (com materiais prontos, fechados) e os que auxiliam na construção do conhecimento (exigindo participação/expressão ativa do aluno).

4. Ao elaborar um trabalho com pesquisa na internet, as informações acessadas
são protegidas por direitos autorais, devendo ser referenciadas se utilizadas.

1. Para realizar um bate-papo pedagógico, por meio de uma sala de chat, é recomendável
I. limitar o número de participantes, para que todos tenham a possibilidade de enviar mensagens e acompanhar o que escrevem os demais colegas.
II. ter um animador, que chame as pessoas a participar e retome o foco da discussão quando o grupo se afastar dele.
III. solicitar que separem artigos completos sobre o tema, para colagem na sala de chat, com vistas a fornecer embasamentos ao debate.
Estão corretas as afirmativas

 I, II e III.
 I e II.
 I e III.
 II e III.


2. Está entre os códigos da modernidade, de Bernardo Toro,
 a capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
 a capacidade de agir criativamente em situações inovadoras.
 a capacidade de manter o equilíbrio emocional em momentos de adversidade.
 a capacidade de mobilizar pessoas para atingir seus objetivos.


3. Em relação à pesquisa na internet,
é possível pesquisar textos, imagens, sons e vídeos, dependendo da ferramenta de busca utilizada.
 é possível pesquisar todo o conhecimento humano, inclusive o disponível nos materiais em mídia impressa.
 é preciso ter previamente os endereços de sites que contenham as informações desejadas.
 é possível pesquisar apenas textos disponibilizados em sites especializados.


NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
O(s) item(ns) correto(s) é(são)
III.
 II.
 I e II.
 I.


2. Em relação às inteligências múltiplas,
I. os sujeitos apresentam diversas inteligências, em diferentes graus, que interagem na resolução de problemas.
II. as inteligências linguística e lógico-matemática são as mais importantes para o desenvolvimento dos sujeitos.
III. existem testes eficientes para medir o grau de cada inteligência em cada sujeito, mostrando em números o quanto se possui de cada uma.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 I.
 I e II.
 I e III.
 III.


3. A linguagem Logo é
uma forma de se comunicar com o computador através de desenhos, selecionando figuras e permitindo a criação de objetos matemáticos na tela.
 um dicionário eletrônico que permite traduzir palavras de um idioma para outro e procurar o significado de verbetes variados.
 um recurso que permite a construção de programas, o teste de hipóteses, a manipulação de variáveis e a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem.
 um editor de textos que permite à criança escrever suas histórias em um ambiente lúdico, de forma simplificada e diagramá-las utilizando imagens.


4. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve
frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
 ter computador com acesso à internet em casa.
 ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
 conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.


1. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve

·                     frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
·                     ter computador com acesso à internet em casa.
·                     ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
·                     conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação. ???
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


2. No software Microsoft® Word 2003, são exemplos de ferramentas para trabalhar com efeitos diferenciados de texto:

·                     idioma, ortografia e gramática.
·                     configurar página e propriedades.
·                     tela inteira e zoom.
·                     capitular e WordArt.  ???


3. Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.

·                     I. Na Era Agrícola, o poder está, principalmente, nas mãos dos detentores de terra.
II. Na Era Industrial, a produção de informação e cultura é massificada.
III. Na Era Digital, a avaliação escolar baseia-se na memorização de informações.
Estão corretas as afirmativas

·                     I e III.
·                     I e II.
·                     I, II e III.
·                     II e III.


3. Leia abaixo:
·                                             Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
II. capacidade para programar computadores.
III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
Estão corretas as afirmativas
·                                             II e III.
·                                             I e II.
·                                             I e III.
·                                             I, II e III.


4. O potencial educacional dos jornais deve-se à forma como abordam os temas, caracterizada pela
·                                             leveza e diagramação.
·                                             imparcialidade e correção.
·                                             completude e profundidade.
·                                             variedade e atualidade.
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em relação aos softwares livres, é possível afirmar que
•       I. estão disponíveis para serem copiados, redistribuídos e
modificados.
II. o governo tem incentivado seu uso.
III. facilitam a expansão do processo de inclusão digital.
Estão corretas
•        apenas as alternativas I e II.
•        I, II e III.-correta
•        apenas as alternativas I e III.
•        apenas as alternativas II e III.

2. Ao formatar o plano de fundo de um slide do Microsoft® PowerPoint
2003, é possível colocar
•       I. uma cor sólida.
II. uma textura.
III. uma imagem.
Os itens corretos são
•        somente I e II.
•        I, II e III.correta
•        somente I e III.
•        somente II e III.

3. As transformações necessárias para qualificar a Educação são
complexas, abrangendo
•       I. a reestruturação dos currículos.
II. a formação adequada de professores.
III. a inserção das diversas tecnologias da informação e da
comunicação.
Estão corretas
•        somente II e III.
•        somente I e III.
•        I, II e III.correta
•        somente I e II.

4. Os produtos multimídia interativos são interessantes do ponto de
vista cognitivo, pois
•        todas as informações são apresentadas, simultaneamente, nos
formatos de texto, vídeo e som, reforçando a mensagem que apresenta.
•        permitem uma navegação não linear, prevendo associações entre
informações, de forma mais próxima à atividade cognitiva
natural.correta
•        apresentam todas as combinações de informação possíveis, de forma
que o usuário possa esclarecer todas as suas dúvidas.
•        aprendem com o usuário, interagindo em linguagem natural,
incorporando exemplos e linguagem coloquial na apresentação dos
assuntos.



NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. O Projeto Rived, do MEC, consiste no desenvolvimento de


  •  programas radiofônicos para divulgação da cultura popular.
  •  programas televisivos para formação de professores.
  •  animações e simulações para fins pedagógicos.
  •  textos de jornal para divulgação dos projetos do Ministério.

2. Na área da Informática na Educação, o que é um objeto concreto-abstrato?


  •  É uma nova designação para softwares educacionais, atualizando a nomenclatura antes utilizada.
  •  É aquele que existe no mundo físico, podendo ser tocado, criado a partir de uma descrição gerada por computador.
  •  É aquele que existe na tela do computador, podendo ser manipulado, criado a partir da representação de construções mentais.
  •  É uma nova designação para os softwares de programação e simuladores, adequada à sociedade do conhecimento.

3. A primeira rede de computadores surgiu no final da década de 1960 por iniciativa da Agência de Projetos Avançados de Pesquisa dos Estados Unidos.


  • O projeto inicial pretendia conectar computadores para possibilitar a comunicação de dados

  •  militares.
  •  acadêmicos.
  •  comerciais.
  •  demográficos.

4. A Teoria das Inteligências Múltiplas tem implicações educacionais, cabendo à escola reconhecer que


  •  cada sujeito é único e por isso não é possível desenvolver inteligências que o sujeito não tem.
  •  cada sujeito deve ter liberdade de estudar apenas aquilo em que tem interesse, para ter um diferencial.
  •  as inteligências mais desenvolvidas de cada aluno devem ser melhoradas, deixando de lado as demais
  •  todas as inteligências podem ser potencialmente desenvolvidas por meio de atividades diferenciadas.


  • frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
  • ter computador com acesso à internet em casa.
  • ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
  • conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.

2. No software Microsoft® Word 2003, são exemplos de ferramentas para trabalhar com efeitos diferenciados de texto:

  • idioma, ortografia e gramática.
  • configurar página e propriedades.
  • tela inteira e zoom.
  • capitular e WordArt.

3. Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.

  • I. Na Era Agrícola, o poder está, principalmente, nas mãos dos detentores de terra.
    II. Na Era Industrial, a produção de informação e cultura é massificada.
    III. Na Era Digital, a avaliação escolar baseia-se na memorização de informações.
    Estão corretas as afirmativas
  • I e III.
  • I e II.
  • I, II e III.
  • II e III.

  • 3. Leia abaixo:
    • Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
      I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
      II. capacidade para programar computadores.
      III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
      Estão corretas as afirmativas
    • II e III.
    • I e II.
    • I e III.
    • I, II e III.

4. O potencial educacional dos jornais deve-se à forma como abordam os temas, caracterizada pela

    • leveza e diagramação.
    • imparcialidade e correção.
    • completude e profundidade.
    • variedade e atualidade

Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em uma apresentação multimídia elaborada no Microsoft® PowerPoint 2003, é possível inserir
  • I. imagens, sons e filmes.
    II. tabelas e gráficos.
    III. autoformas e wordart.
    Os itens corretos são
  • I, II e III.
  • somente I e III.
  • somente I e II.
  • somente II e III.
3. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão
  • o jornal e o rádio.
  • a TV digital e a internet.
  • o jornal e a internet.
  • o rádio e a internet.
4. Utilizado em atividades pedagógicas, um editor de texto como o Microsoft® Word 2003
  • permite, durante a construção do texto, inserir, excluir, deslocar e reeditar partes de texto.
  • substitui o professor, pois permite a correção automática do texto do aluno.
  • contribui para a aprendizagem de idiomas, pois traduz corretamente o texto para qualquer língua.
  • analisa as ideias escritas pelos alunos e corrige-as de acordo com os temas propostos.

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.
  • O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
  • O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
  • O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
  • O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.
2. Em relação ao rádio, é correto afirmar que
  • as rádios comunitárias são empresas do governo que pretendem levar notícias a populações carentes.
  • o MEC produziu e disponibilizou programas para a capacitação de alfabetizadores de jovens e adultos de todo o país.
  • é possível montar uma rádio na escola, desde que se tenha um jornalista que se responsabilize pela programação.
  • as rádios comerciais têm como objetivo o entretenimento, ficando em segundo plano a prestação de serviço.
3. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
  • I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
    II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
    III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
    O(s) item(ns) correto(s) é(são)
  • I.
  • I e II.
  • II.
  • III.
1. Em relação aos recursos de Informática na Educação,
  • I. os editores gráficos podem ser utilizados em atividades lúdicas, mas não trazem ganhos pedagógicos.
    II. os editores de texto podem ser utilizados no ambiente escolar, para motivar/apoiar a produção escrita.
    III. os jogos de computador não devem ser utilizados no ambiente escolar, pois não são concebidos para esse fim.
    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • I e II.
  • I e III.
  • II.
  • III.
2. Em relação às tecnologias:
  • I. as tecnologias instrumentais trazem conforto, rapidez e qualidade às tarefas cotidianas. Exemplos: carros, eletrodomésticos, computadores e telefones.
    II. as tecnologias intelectuais quase sempre exteriorizam, objetivam, virtualizam uma função cognitiva, uma atividade mental. Exemplos: a linguagem, a escrita e os hipertextos.
    III. as tecnologias educacionais ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Exemplos: livros didáticos, laboratórios de ciências, recursos audiovisuais e computadores.
    Estão corretas
  • somente as afirmações I e III.
  • somente as afirmações I e II.
  • somente as afirmações II e III.
  • as afirmações I, II e III.
3. Para pesquisar informações sobre assuntos variados na internet, é possível acessar, por exemplo,
  • ferramentas de e-mail e enciclopédias multimídia.
  • bibliotecas virtuais e traçadores gráficos.
  • ferramentas de busca e enciclopédias virtuais.
  • simuladores e ambientes de programação.
4. São exemplos de tecnologias assistivas
  • I. softwares para navegação na internet.
    II. softwares para leitura da tela de computador.
    III. softwares de reconhecimento de voz.
    Estão corretas as afirmativas
  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III. Correta
  • I e II.
Resultado final : 2
 NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. No trabalho com Tabelas, em softwares como o Microsoft® Word 2003, é possível
I. adicionar novas linhas e colunas a uma tabela já criada.
II. definir o alinhamento da tabela na folha e do conteúdo nas células.
III. ordenar a tabela em ordem alfabética.
Está(ão) correta(s)
I, II e III.

2. Ao utilizar um elemento das AutoFormas (formas básicas e textos explicativos), no software Microsoft® Word 2003, é possível
I. trocar a cor de preenchimento, da linha e do texto.
II. acrescentar sombra ou efeitos 3D.
III. ordenar em ordem alfabética.
Estão corretas as afirmativas
 I e III.

3. Valente coloca que os softwares educacionais podem ser divididos em grandes grupos:
os que promovem o ensino (com materiais prontos, fechados) e os que auxiliam na construção do conhecimento (exigindo participação/expressão ativa do aluno).

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Para realizar um bate-papo pedagógico, por meio de uma sala de chat, é recomendável
I. limitar o número de participantes, para que todos tenham a possibilidade de enviar mensagens e acompanhar o que escrevem os demais colegas.
II. ter um animador, que chame as pessoas a participar e retome o foco da discussão quando o grupo se afastar dele.
III. solicitar que separem artigos completos sobre o tema, para colagem na sala de chat, com vistas a fornecer embasamentos ao debate.
Estão corretas as afirmativas

 I, II e III.
 I e II.
 I e III.
 II e III.


2. Está entre os códigos da modernidade, de Bernardo Toro,
 a capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
 a capacidade de agir criativamente em situações inovadoras.
 a capacidade de manter o equilíbrio emocional em momentos de adversidade.
 a capacidade de mobilizar pessoas para atingir seus objetivos.


3. Em relação à pesquisa na internet,
é possível pesquisar textos, imagens, sons e vídeos, dependendo da ferramenta de busca utilizada.
 é possível pesquisar todo o conhecimento humano, inclusive o disponível nos materiais em mídia impressa.
 é preciso ter previamente os endereços de sites que contenham as informações desejadas.
 é possível pesquisar apenas textos disponibilizados em sites especializados.



NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
O(s) item(ns) correto(s) é(são)
III.
 II.
 I e II.
 I.


2. Em relação às inteligências múltiplas,
I. os sujeitos apresentam diversas inteligências, em diferentes graus, que interagem na resolução de problemas.
II. as inteligências linguística e lógico-matemática são as mais importantes para o desenvolvimento dos sujeitos.
III. existem testes eficientes para medir o grau de cada inteligência em cada sujeito, mostrando em números o quanto se possui de cada uma.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 I.
 I e II.
 I e III.
 III.


3. A linguagem Logo é
uma forma de se comunicar com o computador através de desenhos, selecionando figuras e permitindo a criação de objetos matemáticos na tela.
 um dicionário eletrônico que permite traduzir palavras de um idioma para outro e procurar o significado de verbetes variados.
 um recurso que permite a construção de programas, o teste de hipóteses, a manipulação de variáveis e a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem.
 um editor de textos que permite à criança escrever suas histórias em um ambiente lúdico, de forma simplificada e diagramá-las utilizando imagens.


4. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve
frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
 ter computador com acesso à internet em casa.
 ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
 conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.

Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em uma apresentação multimídia elaborada no Microsoft® PowerPoint 2003, é possível inserir
  • I. imagens, sons e filmes.
    II. tabelas e gráficos.
    III. autoformas e wordart.
    Os itens corretos são
  • I, II e III.
  • somente I e III.
  • somente I e II.
  • somente II e III.
2. Os editores de texto apresentam maiores benefícios para a Educação quando são utilizados para
  • encaminhar atividades textuais de gramática e ortografia, para que os alunos realizem em horário extraclasse.
  • levar os alunos a laboratórios de informática para passar a limpo suas produções textuais, previamente prontas e corrigidas.
  • desonerar o professor do trabalho enfadonho de correção, graças ao potencial dos corretores gramaticais e ortográficos.
  • que o professor acompanhe e faça orientações durante a construção textual dos alunos em aula ou laboratório de informática.
3. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão
  • o jornal e o rádio.
  • a TV digital e a internet.
  • o jornal e a internet.
  • o rádio e a internet.
4. Utilizado em atividades pedagógicas, um editor de texto como o Microsoft® Word 2003
  • permite, durante a construção do texto, inserir, excluir, deslocar e reeditar partes de texto.
  • substitui o professor, pois permite a correção automática do texto do aluno.
  • contribui para a aprendizagem de idiomas, pois traduz corretamente o texto para qualquer língua.
  • analisa as ideias escritas pelos alunos e corrige-as de acordo com os temas propostos.
Resultado final : 1.5
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.
  • O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
  • O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
  • O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
  • O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.
2. Em relação ao rádio, é correto afirmar que
  • as rádios comunitárias são empresas do governo que pretendem levar notícias a populações carentes.
  • o MEC produziu e disponibilizou programas para a capacitação de alfabetizadores de jovens e adultos de todo o país.
  • é possível montar uma rádio na escola, desde que se tenha um jornalista que se responsabilize pela programação.
  • as rádios comerciais têm como objetivo o entretenimento, ficando em segundo plano a prestação de serviço.
3. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
  • I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
    II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
    III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
    O(s) item(ns) correto(s) é(são)
  • I.
  • I e II.
  • II.
  • III.
Resultado final : 1.5
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em relação aos recursos de Informática na Educação,
  • I. os editores gráficos podem ser utilizados em atividades lúdicas, mas não trazem ganhos pedagógicos.
    II. os editores de texto podem ser utilizados no ambiente escolar, para motivar/apoiar a produção escrita.
    III. os jogos de computador não devem ser utilizados no ambiente escolar, pois não são concebidos para esse fim.
    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • I e II.
  • I e III.
  • II.
  • III.
2. Em relação às tecnologias:
  • I. as tecnologias instrumentais trazem conforto, rapidez e qualidade às tarefas cotidianas. Exemplos: carros, eletrodomésticos, computadores e telefones.
    II. as tecnologias intelectuais quase sempre exteriorizam, objetivam, virtualizam uma função cognitiva, uma atividade mental. Exemplos: a linguagem, a escrita e os hipertextos.
    III. as tecnologias educacionais ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Exemplos: livros didáticos, laboratórios de ciências, recursos audiovisuais e computadores.
    Estão corretas
  • somente as afirmações I e III.
  • somente as afirmações I e II.
  • somente as afirmações II e III.
  • as afirmações I, II e III.
3. Para pesquisar informações sobre assuntos variados na internet, é possível acessar, por exemplo,
  • ferramentas de e-mail e enciclopédias multimídia.
  • bibliotecas virtuais e traçadores gráficos.
  • ferramentas de busca e enciclopédias virtuais.
  • simuladores e ambientes de programação.
4. São exemplos de tecnologias assistivas
  • I. softwares para navegação na internet.
    II. softwares para leitura da tela de computador.
    III. softwares de reconhecimento de voz.
    Estão corretas as afirmativas
  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III. Correta
  • I e II.
Resultado final : 2
 NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. No trabalho com Tabelas, em softwares como o Microsoft® Word 2003, é possível
I. adicionar novas linhas e colunas a uma tabela já criada.
II. definir o alinhamento da tabela na folha e do conteúdo nas células.
III. ordenar a tabela em ordem alfabética.
Está(ão) correta(s)
I, II e III.

2. Ao utilizar um elemento das AutoFormas (formas básicas e textos explicativos), no software Microsoft® Word 2003, é possível
I. trocar a cor de preenchimento, da linha e do texto.
II. acrescentar sombra ou efeitos 3D.
III. ordenar em ordem alfabética.
Estão corretas as afirmativas
 I e III.

3. Valente coloca que os softwares educacionais podem ser divididos em grandes grupos:
os que promovem o ensino (com materiais prontos, fechados) e os que auxiliam na construção do conhecimento (exigindo participação/expressão ativa do aluno).

4. Ao elaborar um trabalho com pesquisa na internet, as informações acessadas
são protegidas por direitos autorais, devendo ser referenciadas se utilizadas.

1. Para realizar um bate-papo pedagógico, por meio de uma sala de chat, é recomendável
I. limitar o número de participantes, para que todos tenham a possibilidade de enviar mensagens e acompanhar o que escrevem os demais colegas.
II. ter um animador, que chame as pessoas a participar e retome o foco da discussão quando o grupo se afastar dele.
III. solicitar que separem artigos completos sobre o tema, para colagem na sala de chat, com vistas a fornecer embasamentos ao debate.
Estão corretas as afirmativas

 I, II e III.
 I e II.
 I e III.
 II e III.


2. Está entre os códigos da modernidade, de Bernardo Toro,
 a capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
 a capacidade de agir criativamente em situações inovadoras.
 a capacidade de manter o equilíbrio emocional em momentos de adversidade.
 a capacidade de mobilizar pessoas para atingir seus objetivos.


3. Em relação à pesquisa na internet,
é possível pesquisar textos, imagens, sons e vídeos, dependendo da ferramenta de busca utilizada.
 é possível pesquisar todo o conhecimento humano, inclusive o disponível nos materiais em mídia impressa.
 é preciso ter previamente os endereços de sites que contenham as informações desejadas.
 é possível pesquisar apenas textos disponibilizados em sites especializados.


NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
O(s) item(ns) correto(s) é(são)
III.
 II.
 I e II.
 I.


2. Em relação às inteligências múltiplas,
I. os sujeitos apresentam diversas inteligências, em diferentes graus, que interagem na resolução de problemas.
II. as inteligências linguística e lógico-matemática são as mais importantes para o desenvolvimento dos sujeitos.
III. existem testes eficientes para medir o grau de cada inteligência em cada sujeito, mostrando em números o quanto se possui de cada uma.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 I.
 I e II.
 I e III.
 III.


3. A linguagem Logo é
uma forma de se comunicar com o computador através de desenhos, selecionando figuras e permitindo a criação de objetos matemáticos na tela.
 um dicionário eletrônico que permite traduzir palavras de um idioma para outro e procurar o significado de verbetes variados.
 um recurso que permite a construção de programas, o teste de hipóteses, a manipulação de variáveis e a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem.
 um editor de textos que permite à criança escrever suas histórias em um ambiente lúdico, de forma simplificada e diagramá-las utilizando imagens.


4. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve
frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
 ter computador com acesso à internet em casa.
 ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
 conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.


1. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve


  • frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
  • ter computador com acesso à internet em casa.
  • ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
  • conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação. ???

2. No software Microsoft® Word 2003, são exemplos de ferramentas para trabalhar com efeitos diferenciados de texto:


  • idioma, ortografia e gramática.
  • configurar página e propriedades.
  • tela inteira e zoom.
  • capitular e WordArt.  ???

3. Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.


  • I. Na Era Agrícola, o poder está, principalmente, nas mãos dos detentores de terra.
    II. Na Era Industrial, a produção de informação e cultura é massificada.
    III. Na Era Digital, a avaliação escolar baseia-se na memorização de informações.
    Estão corretas as afirmativas

  • I e III.
  • I e II.
  • I, II e III.
  • II e III.

3. Leia abaixo:

    • Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
      I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
      II. capacidade para programar computadores.
      III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
      Estão corretas as afirmativas
    • II e III.
    • I e II.
    • I e III.
    • I, II e III.

4. O potencial educacional dos jornais deve-se à forma como abordam os temas, caracterizada pela

    • leveza e diagramação.
    • imparcialidade e correção.
    • completude e profundidade.
    • variedade e atualidade.
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em relação aos softwares livres, é possível afirmar que
•       I. estão disponíveis para serem copiados, redistribuídos e
modificados.
II. o governo tem incentivado seu uso.
III. facilitam a expansão do processo de inclusão digital.
Estão corretas
•        apenas as alternativas I e II.
•        I, II e III.-correta
•        apenas as alternativas I e III.
•        apenas as alternativas II e III.

2. Ao formatar o plano de fundo de um slide do Microsoft® PowerPoint
2003, é possível colocar
•       I. uma cor sólida.
II. uma textura.
III. uma imagem.
Os itens corretos são
•        somente I e II.
•        I, II e III.correta
•        somente I e III.
•        somente II e III.

3. As transformações necessárias para qualificar a Educação são
complexas, abrangendo
•       I. a reestruturação dos currículos.
II. a formação adequada de professores.
III. a inserção das diversas tecnologias da informação e da
comunicação.
Estão corretas
•        somente II e III.
•        somente I e III.
•        I, II e III.correta
•        somente I e II.

4. Os produtos multimídia interativos são interessantes do ponto de
vista cognitivo, pois
•        todas as informações são apresentadas, simultaneamente, nos
formatos de texto, vídeo e som, reforçando a mensagem que apresenta.
•        permitem uma navegação não linear, prevendo associações entre
informações, de forma mais próxima à atividade cognitiva
natural.correta
•        apresentam todas as combinações de informação possíveis, de forma
que o usuário possa esclarecer todas as suas dúvidas.
•        aprendem com o usuário, interagindo em linguagem natural,
incorporando exemplos e linguagem coloquial na apresentação dos
assuntos.

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. O Projeto Rived, do MEC, consiste no desenvolvimento de


  •  programas radiofônicos para divulgação da cultura popular.
  •  programas televisivos para formação de professores.
  •  animações e simulações para fins pedagógicos.
  •  textos de jornal para divulgação dos projetos do Ministério.

2. Na área da Informática na Educação, o que é um objeto concreto-abstrato?


  •  É uma nova designação para softwares educacionais, atualizando a nomenclatura antes utilizada.
  •  É aquele que existe no mundo físico, podendo ser tocado, criado a partir de uma descrição gerada por computador.
  •  É aquele que existe na tela do computador, podendo ser manipulado, criado a partir da representação de construções mentais.
  •  É uma nova designação para os softwares de programação e simuladores, adequada à sociedade do conhecimento.

3. A primeira rede de computadores surgiu no final da década de 1960 por iniciativa da Agência de Projetos Avançados de Pesquisa dos Estados Unidos.


  • O projeto inicial pretendia conectar computadores para possibilitar a comunicação de dados

  •  militares.
  •  acadêmicos.
  •  comerciais.
  •  demográficos.

4. A Teoria das Inteligências Múltiplas tem implicações educacionais, cabendo à escola reconhecer que


  •  cada sujeito é único e por isso não é possível desenvolver inteligências que o sujeito não tem.
  •  cada sujeito deve ter liberdade de estudar apenas aquilo em que tem interesse, para ter um diferencial.
  •  as inteligências mais desenvolvidas de cada aluno devem ser melhoradas, deixando de lado as demais
  •  todas as inteligências podem ser potencialmente desenvolvidas por meio de atividades diferenciadas.


  • frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
  • ter computador com acesso à internet em casa.
  • ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
  • conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.

2. No software Microsoft® Word 2003, são exemplos de ferramentas para trabalhar com efeitos diferenciados de texto:

  • idioma, ortografia e gramática.
  • configurar página e propriedades.
  • tela inteira e zoom.
  • capitular e WordArt.

3. Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.

  • I. Na Era Agrícola, o poder está, principalmente, nas mãos dos detentores de terra.
    II. Na Era Industrial, a produção de informação e cultura é massificada.
    III. Na Era Digital, a avaliação escolar baseia-se na memorização de informações.
    Estão corretas as afirmativas
  • I e III.
  • I e II.
  • I, II e III.
  • II e III.

  • 3. Leia abaixo:
    • Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
      I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
      II. capacidade para programar computadores.
      III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
      Estão corretas as afirmativas
    • II e III.
    • I e II.
    • I e III.
    • I, II e III.

4. O potencial educacional dos jornais deve-se à forma como abordam os temas, caracterizada pela

    • leveza e diagramação.
    • imparcialidade e correção.
    • completude e profundidade.
    • variedade e atualidade

Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em uma apresentação multimídia elaborada no Microsoft® PowerPoint 2003, é possível inserir
  • I. imagens, sons e filmes.
    II. tabelas e gráficos.
    III. autoformas e wordart.
    Os itens corretos são
  • I, II e III.
  • somente I e III.
  • somente I e II.
  • somente II e III.
3. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão
  • o jornal e o rádio.
  • a TV digital e a internet.
  • o jornal e a internet.
  • o rádio e a internet.
4. Utilizado em atividades pedagógicas, um editor de texto como o Microsoft® Word 2003
  • permite, durante a construção do texto, inserir, excluir, deslocar e reeditar partes de texto.
  • substitui o professor, pois permite a correção automática do texto do aluno.
  • contribui para a aprendizagem de idiomas, pois traduz corretamente o texto para qualquer língua.
  • analisa as ideias escritas pelos alunos e corrige-as de acordo com os temas propostos.

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.
  • O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
  • O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
  • O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
  • O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.
2. Em relação ao rádio, é correto afirmar que
  • as rádios comunitárias são empresas do governo que pretendem levar notícias a populações carentes.
  • o MEC produziu e disponibilizou programas para a capacitação de alfabetizadores de jovens e adultos de todo o país.
  • é possível montar uma rádio na escola, desde que se tenha um jornalista que se responsabilize pela programação.
  • as rádios comerciais têm como objetivo o entretenimento, ficando em segundo plano a prestação de serviço.
3. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
  • I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
    II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
    III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
    O(s) item(ns) correto(s) é(são)
  • I.
  • I e II.
  • II.
  • III.
1. Em relação aos recursos de Informática na Educação,
  • I. os editores gráficos podem ser utilizados em atividades lúdicas, mas não trazem ganhos pedagógicos.
    II. os editores de texto podem ser utilizados no ambiente escolar, para motivar/apoiar a produção escrita.
    III. os jogos de computador não devem ser utilizados no ambiente escolar, pois não são concebidos para esse fim.
    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • I e II.
  • I e III.
  • II.
  • III.
2. Em relação às tecnologias:
  • I. as tecnologias instrumentais trazem conforto, rapidez e qualidade às tarefas cotidianas. Exemplos: carros, eletrodomésticos, computadores e telefones.
    II. as tecnologias intelectuais quase sempre exteriorizam, objetivam, virtualizam uma função cognitiva, uma atividade mental. Exemplos: a linguagem, a escrita e os hipertextos.
    III. as tecnologias educacionais ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Exemplos: livros didáticos, laboratórios de ciências, recursos audiovisuais e computadores.
    Estão corretas
  • somente as afirmações I e III.
  • somente as afirmações I e II.
  • somente as afirmações II e III.
  • as afirmações I, II e III.
3. Para pesquisar informações sobre assuntos variados na internet, é possível acessar, por exemplo,
  • ferramentas de e-mail e enciclopédias multimídia.
  • bibliotecas virtuais e traçadores gráficos.
  • ferramentas de busca e enciclopédias virtuais.
  • simuladores e ambientes de programação.
4. São exemplos de tecnologias assistivas
  • I. softwares para navegação na internet.
    II. softwares para leitura da tela de computador.
    III. softwares de reconhecimento de voz.
    Estão corretas as afirmativas
  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III. Correta
  • I e II.
Resultado final : 2
 NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. No trabalho com Tabelas, em softwares como o Microsoft® Word 2003, é possível
I. adicionar novas linhas e colunas a uma tabela já criada.
II. definir o alinhamento da tabela na folha e do conteúdo nas células.
III. ordenar a tabela em ordem alfabética.
Está(ão) correta(s)
I, II e III.

2. Ao utilizar um elemento das AutoFormas (formas básicas e textos explicativos), no software Microsoft® Word 2003, é possível
I. trocar a cor de preenchimento, da linha e do texto.
II. acrescentar sombra ou efeitos 3D.
III. ordenar em ordem alfabética.
Estão corretas as afirmativas
 I e III.

3. Valente coloca que os softwares educacionais podem ser divididos em grandes grupos:
os que promovem o ensino (com materiais prontos, fechados) e os que auxiliam na construção do conhecimento (exigindo participação/expressão ativa do aluno).

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Para realizar um bate-papo pedagógico, por meio de uma sala de chat, é recomendável
I. limitar o número de participantes, para que todos tenham a possibilidade de enviar mensagens e acompanhar o que escrevem os demais colegas.
II. ter um animador, que chame as pessoas a participar e retome o foco da discussão quando o grupo se afastar dele.
III. solicitar que separem artigos completos sobre o tema, para colagem na sala de chat, com vistas a fornecer embasamentos ao debate.
Estão corretas as afirmativas

 I, II e III.
 I e II.
 I e III.
 II e III.


2. Está entre os códigos da modernidade, de Bernardo Toro,
 a capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
 a capacidade de agir criativamente em situações inovadoras.
 a capacidade de manter o equilíbrio emocional em momentos de adversidade.
 a capacidade de mobilizar pessoas para atingir seus objetivos.


3. Em relação à pesquisa na internet,
é possível pesquisar textos, imagens, sons e vídeos, dependendo da ferramenta de busca utilizada.
 é possível pesquisar todo o conhecimento humano, inclusive o disponível nos materiais em mídia impressa.
 é preciso ter previamente os endereços de sites que contenham as informações desejadas.
 é possível pesquisar apenas textos disponibilizados em sites especializados.



NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
O(s) item(ns) correto(s) é(são)
III.
 II.
 I e II.
 I.


2. Em relação às inteligências múltiplas,
I. os sujeitos apresentam diversas inteligências, em diferentes graus, que interagem na resolução de problemas.
II. as inteligências linguística e lógico-matemática são as mais importantes para o desenvolvimento dos sujeitos.
III. existem testes eficientes para medir o grau de cada inteligência em cada sujeito, mostrando em números o quanto se possui de cada uma.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 I.
 I e II.
 I e III.
 III.


3. A linguagem Logo é
uma forma de se comunicar com o computador através de desenhos, selecionando figuras e permitindo a criação de objetos matemáticos na tela.
 um dicionário eletrônico que permite traduzir palavras de um idioma para outro e procurar o significado de verbetes variados.
 um recurso que permite a construção de programas, o teste de hipóteses, a manipulação de variáveis e a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem.
 um editor de textos que permite à criança escrever suas histórias em um ambiente lúdico, de forma simplificada e diagramá-las utilizando imagens.


4. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve
frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
 ter computador com acesso à internet em casa.
 ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
 conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.

Resultado final : 2
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em uma apresentação multimídia elaborada no Microsoft® PowerPoint 2003, é possível inserir
  • I. imagens, sons e filmes.
    II. tabelas e gráficos.
    III. autoformas e wordart.
    Os itens corretos são
  • I, II e III.
  • somente I e III.
  • somente I e II.
  • somente II e III.
2. Os editores de texto apresentam maiores benefícios para a Educação quando são utilizados para
  • encaminhar atividades textuais de gramática e ortografia, para que os alunos realizem em horário extraclasse.
  • levar os alunos a laboratórios de informática para passar a limpo suas produções textuais, previamente prontas e corrigidas.
  • desonerar o professor do trabalho enfadonho de correção, graças ao potencial dos corretores gramaticais e ortográficos.
  • que o professor acompanhe e faça orientações durante a construção textual dos alunos em aula ou laboratório de informática.
3. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão
  • o jornal e o rádio.
  • a TV digital e a internet.
  • o jornal e a internet.
  • o rádio e a internet.
4. Utilizado em atividades pedagógicas, um editor de texto como o Microsoft® Word 2003
  • permite, durante a construção do texto, inserir, excluir, deslocar e reeditar partes de texto.
  • substitui o professor, pois permite a correção automática do texto do aluno.
  • contribui para a aprendizagem de idiomas, pois traduz corretamente o texto para qualquer língua.
  • analisa as ideias escritas pelos alunos e corrige-as de acordo com os temas propostos.
Resultado final : 1.5
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.
  • O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
  • O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
  • O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
  • O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.
2. Em relação ao rádio, é correto afirmar que
  • as rádios comunitárias são empresas do governo que pretendem levar notícias a populações carentes.
  • o MEC produziu e disponibilizou programas para a capacitação de alfabetizadores de jovens e adultos de todo o país.
  • é possível montar uma rádio na escola, desde que se tenha um jornalista que se responsabilize pela programação.
  • as rádios comerciais têm como objetivo o entretenimento, ficando em segundo plano a prestação de serviço.
3. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
  • I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
    II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
    III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
    O(s) item(ns) correto(s) é(são)
  • I.
  • I e II.
  • II.
  • III.
Resultado final : 1.5
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em relação aos recursos de Informática na Educação,
  • I. os editores gráficos podem ser utilizados em atividades lúdicas, mas não trazem ganhos pedagógicos.
    II. os editores de texto podem ser utilizados no ambiente escolar, para motivar/apoiar a produção escrita.
    III. os jogos de computador não devem ser utilizados no ambiente escolar, pois não são concebidos para esse fim.
    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • I e II.
  • I e III.
  • II.
  • III.
2. Em relação às tecnologias:
  • I. as tecnologias instrumentais trazem conforto, rapidez e qualidade às tarefas cotidianas. Exemplos: carros, eletrodomésticos, computadores e telefones.
    II. as tecnologias intelectuais quase sempre exteriorizam, objetivam, virtualizam uma função cognitiva, uma atividade mental. Exemplos: a linguagem, a escrita e os hipertextos.
    III. as tecnologias educacionais ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Exemplos: livros didáticos, laboratórios de ciências, recursos audiovisuais e computadores.
    Estão corretas
  • somente as afirmações I e III.
  • somente as afirmações I e II.
  • somente as afirmações II e III.
  • as afirmações I, II e III.
3. Para pesquisar informações sobre assuntos variados na internet, é possível acessar, por exemplo,
  • ferramentas de e-mail e enciclopédias multimídia.
  • bibliotecas virtuais e traçadores gráficos.
  • ferramentas de busca e enciclopédias virtuais.
  • simuladores e ambientes de programação.
4. São exemplos de tecnologias assistivas
  • I. softwares para navegação na internet.
    II. softwares para leitura da tela de computador.
    III. softwares de reconhecimento de voz.
    Estão corretas as afirmativas
  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III. Correta
  • I e II.
Resultado final : 2
 NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. No trabalho com Tabelas, em softwares como o Microsoft® Word 2003, é possível
I. adicionar novas linhas e colunas a uma tabela já criada.
II. definir o alinhamento da tabela na folha e do conteúdo nas células.
III. ordenar a tabela em ordem alfabética.
Está(ão) correta(s)
I, II e III.

2. Ao utilizar um elemento das AutoFormas (formas básicas e textos explicativos), no software Microsoft® Word 2003, é possível
I. trocar a cor de preenchimento, da linha e do texto.
II. acrescentar sombra ou efeitos 3D.
III. ordenar em ordem alfabética.
Estão corretas as afirmativas
 I e III.

3. Valente coloca que os softwares educacionais podem ser divididos em grandes grupos:
os que promovem o ensino (com materiais prontos, fechados) e os que auxiliam na construção do conhecimento (exigindo participação/expressão ativa do aluno).

4. Ao elaborar um trabalho com pesquisa na internet, as informações acessadas
são protegidas por direitos autorais, devendo ser referenciadas se utilizadas.

1. Para realizar um bate-papo pedagógico, por meio de uma sala de chat, é recomendável
I. limitar o número de participantes, para que todos tenham a possibilidade de enviar mensagens e acompanhar o que escrevem os demais colegas.
II. ter um animador, que chame as pessoas a participar e retome o foco da discussão quando o grupo se afastar dele.
III. solicitar que separem artigos completos sobre o tema, para colagem na sala de chat, com vistas a fornecer embasamentos ao debate.
Estão corretas as afirmativas

 I, II e III.
 I e II.
 I e III.
 II e III.


2. Está entre os códigos da modernidade, de Bernardo Toro,
 a capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
 a capacidade de agir criativamente em situações inovadoras.
 a capacidade de manter o equilíbrio emocional em momentos de adversidade.
 a capacidade de mobilizar pessoas para atingir seus objetivos.


3. Em relação à pesquisa na internet,
é possível pesquisar textos, imagens, sons e vídeos, dependendo da ferramenta de busca utilizada.
 é possível pesquisar todo o conhecimento humano, inclusive o disponível nos materiais em mídia impressa.
 é preciso ter previamente os endereços de sites que contenham as informações desejadas.
 é possível pesquisar apenas textos disponibilizados em sites especializados.


NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Em relação a uma apresentação multimídia criada no Microsoft® PowerPoint 2003,
I. após salvar um arquivo, é possível abri-lo e alterá-lo, mas não é possível ampliar o número de slides.
II. cada slide, de um conjunto de slides que compõem uma apresentação, é armazenado em um arquivo diferente.
III. durante a edição de uma apresentação (conjunto de slides), é possível incluir slides de outros arquivos.
O(s) item(ns) correto(s) é(são)
III.
 II.
 I e II.
 I.


2. Em relação às inteligências múltiplas,
I. os sujeitos apresentam diversas inteligências, em diferentes graus, que interagem na resolução de problemas.
II. as inteligências linguística e lógico-matemática são as mais importantes para o desenvolvimento dos sujeitos.
III. existem testes eficientes para medir o grau de cada inteligência em cada sujeito, mostrando em números o quanto se possui de cada uma.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 I.
 I e II.
 I e III.
 III.


3. A linguagem Logo é
uma forma de se comunicar com o computador através de desenhos, selecionando figuras e permitindo a criação de objetos matemáticos na tela.
 um dicionário eletrônico que permite traduzir palavras de um idioma para outro e procurar o significado de verbetes variados.
 um recurso que permite a construção de programas, o teste de hipóteses, a manipulação de variáveis e a reflexão sobre os próprios processos de aprendizagem.
 um editor de textos que permite à criança escrever suas histórias em um ambiente lúdico, de forma simplificada e diagramá-las utilizando imagens.


4. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve
frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
 ter computador com acesso à internet em casa.
 ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
 conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.


1. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve


  • frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
  • ter computador com acesso à internet em casa.
  • ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
  • conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação. ???

2. No software Microsoft® Word 2003, são exemplos de ferramentas para trabalhar com efeitos diferenciados de texto:


  • idioma, ortografia e gramática.
  • configurar página e propriedades.
  • tela inteira e zoom.
  • capitular e WordArt.  ???

3. Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.


  • I. Na Era Agrícola, o poder está, principalmente, nas mãos dos detentores de terra.
    II. Na Era Industrial, a produção de informação e cultura é massificada.
    III. Na Era Digital, a avaliação escolar baseia-se na memorização de informações.
    Estão corretas as afirmativas

  • I e III.
  • I e II.
  • I, II e III.
  • II e III.

3. Leia abaixo:

    • Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
      I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
      II. capacidade para programar computadores.
      III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
      Estão corretas as afirmativas
    • II e III.
    • I e II.
    • I e III.
    • I, II e III.

4. O potencial educacional dos jornais deve-se à forma como abordam os temas, caracterizada pela

    • leveza e diagramação.
    • imparcialidade e correção.
    • completude e profundidade.
    • variedade e atualidade.
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em relação aos softwares livres, é possível afirmar que
•       I. estão disponíveis para serem copiados, redistribuídos e
modificados.
II. o governo tem incentivado seu uso.
III. facilitam a expansão do processo de inclusão digital.
Estão corretas
•        apenas as alternativas I e II.
•        I, II e III.-correta
•        apenas as alternativas I e III.
•        apenas as alternativas II e III.

2. Ao formatar o plano de fundo de um slide do Microsoft® PowerPoint
2003, é possível colocar
•       I. uma cor sólida.
II. uma textura.
III. uma imagem.
Os itens corretos são
•        somente I e II.
•        I, II e III.correta
•        somente I e III.
•        somente II e III.

3. As transformações necessárias para qualificar a Educação são
complexas, abrangendo
•       I. a reestruturação dos currículos.
II. a formação adequada de professores.
III. a inserção das diversas tecnologias da informação e da
comunicação.
Estão corretas
•        somente II e III.
•        somente I e III.
•        I, II e III.correta
•        somente I e II.

4. Os produtos multimídia interativos são interessantes do ponto de
vista cognitivo, pois
•        todas as informações são apresentadas, simultaneamente, nos
formatos de texto, vídeo e som, reforçando a mensagem que apresenta.
•        permitem uma navegação não linear, prevendo associações entre
informações, de forma mais próxima à atividade cognitiva
natural.correta
•        apresentam todas as combinações de informação possíveis, de forma
que o usuário possa esclarecer todas as suas dúvidas.
•        aprendem com o usuário, interagindo em linguagem natural,
incorporando exemplos e linguagem coloquial na apresentação dos
assuntos.